HILLEGONDA MARIA DUTILH NOVAES

Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (1971), mestrado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1979), doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (1987) e pós-doutoramento no Institut National de Santé et Recherches Médicales/INSERM, Paris (1990-92). Professora Associada nível 3 da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital das Clínicas da FM/USP. Pesquisadora e membro do Conselho Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do CNPq em Avaliação de Tecnologias da Saúde/IATS de desde 2009. Membro do CA em Saúde Coletiva e Nutrição do CNPq de 12/2011 a 11/2014 e coordenadora do CA de 10/2013 a 11/2014. Representante adjunta da área de Saúde Coletiva de 11/2014 a 02/2018.Tem experiência em pesquisa na área de Saúde Coletiva, com ênfase em avaliação em saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de tecnologias e serviços de saúde, avaliação econômica em vacinas, sistemas de informação hospitalares e de sistemas de saúde, saúde materno-infantil e mortalidade perinatal e políticas de C&T&I em Saúde.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Medicina (Medicina Preventiva)

1983 - 1987

Universidade de São Paulo
Título: Diagnosticar e Classificar: o limite do olhar
Orientador: Luci Moreira da Silva
Palavras-chave: classificações de doenças; processo diagnóstico em medicina; história da medicina.Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Medicina Preventiva

1974 - 1979

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Título: A Puericultura em questão,Ano de Obtenção: 1979
Orientador: João Yunes
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Puericultura; história da medicina.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina Preventiva.

Especialização em Residência em Pediatria

1972 - 1974

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Graduação em Faculdade de Ciências Médica

1966 - 1971

Universidade Estadual de Campinas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

1999

Livre-docência. , Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP, Brasil. , Título: Mortalidade neonatal e avaliação da qualidade da atenção ao parto e ao recém-nascido no Município de São Paulo, Ano de obtenção: 1999., Palavras-chave: Avaliação em serviços de saúde; Avaliação de qualidade em saúde; Saúde materno-infantil; Epidemiologia a avaliação em saúde., Grande área: Ciências da Saúde

1990 - 1992

Pós-Doutorado. , Institut National de Santé et Recherche Médicale, INSERM, França. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Holandês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Avaliação Em Saúde.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Ciência e Tecnologia Em Saúde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

NOVAES, H. M. D. . Qualihosp 2003. 2003. (Congresso).

NOVAES, H. M. D. . Qualihosp 2002. 2002. (Congresso).

NOVAES, H. M. D. . Qualihosp 2001. 2001. (Congresso).

NOVAES, H. M. D. . QualiHosp 2000. 2000. (Congresso).

NOVAES, H. M. D. . Qualihosp'99. 1999. (Congresso).

NOVAES, H. M. D. . Simpósio Internacional de Sistemas de Informação Hospitalar. 1998. (Congresso).

NOVAES, H. M. D. . Qualihosp'98. 1998. (Congresso).

NOVAES, H. M. D. . V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e V Congresso Paulista de Saúde Pública. 1997. (Congresso).

NOVAES, H. M. D. . 2o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 3o Congresso Paulista de Saúde Pública. 1989. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

8th Annual Meeting HTAi. Health Technology Assessment and introduction of new vaccines in National Immunizattion Programs: what are the challenges?. 2011. (Congresso).

Simpósio Internacional de Economia da Saúde.Sustentabilidade do Sistema de Saúde. 2010. (Simpósio).

IX Congresso Brasileiro de Saúde Colettiva. Pesquisa em Saúde e Políticas Públicas: desafios e oportunidades. 2009. (Congresso).

Oficina de Lançamento da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde - REBRATS.Avaliação de Tecnologias em Saúde: desafios metodológicos e políticos. 2008. (Oficina).

XVIII World Congress of Epidemiology. Epidemiologia e Avaliação em Saúde. 2008. (Congresso).

Simpósio Nacional de Vigilância: Pneumococo e Influenza.Estudo de custo-efetividade da vacina contra pneumococo: dados preliminares. 2007. (Simpósio).

6o Simpósio Internacional de Economia da Saúde.Debatedora na Mesa 3 - Futuro próximo e propostas para a avaliação e incorporação de tecnologias em saúde no Brasil. 2006. (Simpósio).

Equitable Access to Health Care and Infectious Diseases Control: concepts, measurement and interventions.Coordenadora de Grupo de Trabalho. 2006. (Simpósio).

III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Co-autora de Comunicação Oral. 2005. (Congresso).

Forum HC.Forum HC: Gestão do relacionamento com operadoras de planos de saúde. 2004. (Encontro).

I Congresso de Atenção Básica de Saúde do Estado de São Paulo. Avaliação de programas de Atenção Básica em Saúde. 2004. (Congresso).

IV Encontro de Gerentes de Risco do Estado de São Paulo. 2004. (Encontro).

Research Ethics NIH.Ehical Aspects of Clinical Research. 2004. (Seminário).

Seminário Informação de apoio à Tomada de Decisão - ITD.Mortalidade Infantil. 2004. (Seminário).

Seminário Internacional da Associação Latina para Análise dos Sistemas de Saúde.Sistemas de informação e indicadores de desempenho hospitalar: desafios para a integração e interoperabilidade de dados hospitalares. 2004. (Seminário).

VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia.A integração necessária: a perspectiva da epidemiologia na definição de padrões para as informações de saúde. 2004. (Oficina).

11 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP- SIICUSP.Estudo da prevalência dos transtornos mentais comuns(TMC) em população atendida pelo Programa de Saúde da Famíli (PSF/QUALIS) no Município de São Paulo. 2003. (Simpósio).

Encontro Internacional sobre células tronco. Aplicações e implicações dos avanços na biologia das células tronco.Aspectos legais e éticos na pesquisa e tratamento. 2003. (Encontro).

II Encontro do programa de pós-graduação em infecções e saúde pública.Incorporação e avaliação de tecnologias em saúde. 2003. (Encontro).

Qualihosp 2003. Eventos Adversos e Óbitos Hospitalares em Serviços de Emergências Clínicas de um hospital universitário terciário. 2003. (Congresso).

Qualihosp 2003. Avaliador e debatedor de pôster. 2003. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletica. Comparação de grupo selecionado de AIHS com as saídas hospitalares correspondentes classificadas em DRGss do ICHC-FMUSP. 2003. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. O papel da avaliação tecnológica na equidade e eficiência do SUS. 2003. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Qualidade de vida em populações atendidas pelo programa de Saúde da Família (Qualis) no Município de São Paulo. 2003. (Congresso).

AIDS 2002 Barcelona. 2002. (Congresso).

Intervenções para redução da Mortalidade Materna e Perinatal no Município de São Paulo.Intervenções para redução da mortalidade materna e perinatal no Município de São Paulo. 2002. (Seminário).

Qualihosp 2002. Avaliador e debatedor de pôster. 2002. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Mortalidade perinatal. 2002. (Congresso).

Qaulihosp 2001. Congresso Qualidade Hospitalar. 2001. (Congresso).

Qaulihosp 2000. Congresso Qualidade Hospitalar. 2000. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marcia Martiniano de Sousa e Sá

NOVAES, H. M. D.ELUF NETO, José; Martins VR; Estevez Diz MP. Registros Hospitalares de Câncer de São Paulo: produção e utilização de informações. 2017. Dissertação (Mestrado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Aluno: Vaneça Santos Leal Figuerêdo

Coimbra LC; Lamy Filho F;NOVAES, H. M. D.. Cobertura vacinal em crianças de 12 a 59 meses nos seis municípios mais populosos do Maranhão. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Andéia Rodrigues Gonçalves Ayres

NOVAES, H. M. D.; Valente JG; Braga JU. Revisão Sistemática sobre os estudos de prevalência de infecção do colo do útero pelo papilomavirus humano (HPV) no Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Instituto de Medicina Social da UERJ.

Aluno: Maria Luciana Botti

NOVAES, H. M. D.; Scochi M J. A trajetoria academica dos casos de transmissao vertical do HIV na regiao Noroeste do Parana: identificando os nos criticos da assistencia. 2008. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Ana Paula Neves Marques de Pinho

NOVAES, H. M. D.; TANAKA, O. Y.; Fortes P A C. Avaliacao das repercussoes da expansao da atencao basica em municipios em gestao plena do sistema do Estado de Sao Paulo. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gisele Martins Paula

FORSTER, Aldaísa Castanho;NOVAES, H. M. D.; BAVA, Maria Do Carmo G Caccia. Avaliação dos serviços de atenção primária no município de Uberaba: acessibilidade, utilização e longitudinalidade da atenção. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde na Comunidade) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Julia Garcia Durand

SCHRAIBER, Lilia Blima;NOVAES, H. M. D.; MELONI, Elisabeth. Gestação e Violência: Estudo com usuárias de serviços públicos de saúde da Grande São Paulo. 2006. Dissertação (Mestrado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Aluno: Sergio Slawka

NOVAES, H. M. D.; CASTILHO, Euclides Ayres de; ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavoni. O termo de consentimento livre e esclarecido e a pesquisa em seres humanos na área da saúde: uma revisão crítica. 2005. Dissertação (Mestrado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Aluno: Andréa Peneluppi de Medeiros

GOUVEIA, N.NOVAES, H. M. D.. Baixo peso ao nascer e a poluição do ar no Município de São Paulo. 2004. Dissertação (Mestrado em Medicina (Medicina Preventiva)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcelo Eduardo Pfeiffer Castellanos

NOVAES, H. M. D.; NUNES, E. D.; RIVOREDO, C. R. S. F.. Pediatria e a Construção Social da Infância: uma análise do discurso médico-pediátrico. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cátia Regina Marzola de Lima

NOVAES, H. M. D.; MALIK, A. M.; LEBRÃO, M. L.. Morbidade Hospitalar como instrumento gerencial. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luis Antonio Silva

SILVA, L. A.;NOVAES, H. M. D.; FREITAS, S. F. T.. Um instrumento de avaliação hospitalar: limites e possibilidades do PNASH. 2001. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eva Tereza Scazufka

SCAZUFKA, E. T.;NOVAES, H. M. D.; MENEZES, Paulo Rossi. Prevalência de depressão pós-parto e fatores associados em mães que deram à luz em um hospital universitário do Município de São Paulo. 2000. Dissertação (Mestrado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Aluno: Patricia Carla dos Santos

ALMEIDA, Marcia Furquim de; Antunes JLF; Ortiz, Luís Patrício; Torloni MR;NOVAES, H. M. D.. Análise socioespacial dos nascimentos, óbitos neonatais e fetais ocorridos no município de São Paulo em 2010. 2017. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Barbar Laisa Alves Moura

ALMEIDA, Marcia Furquim deNOVAES, H. M. D.; Cardoso MRA; Mota ELA; BUCHALLA, C. M.. Gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde no município de São Paulo: desfechos de uma coorte de dados secundários. 2017. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Danise Senna Oliveira

SARTORI, A. M. C.; Andrade AL;NOVAES, H. M. D.; Barroso LV; Lopes MH. Distribuição da meningite pneumocócica no Brasil e distribuição espacial de meningite pneumocócica no Estado de São Paulo no período pré e pós vacinação infantil. 2017. Tese (Doutorado em Moléstias Infecciosas e Parasitárias) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Aluno: Christine Grützmann Faustino

NOVAES, H. M. D.; Scheffer MC; Camarano AA; Duarte YAO. Gasto em medicamentos por famílias com idosos no Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Aluno: Julia Garcia Durand

SCHRAIBER, L. B.; Diniz CSG; BARBOSA, Heráclito; Avanci JQ;NOVAES, H. M. D.. Violência por parceiro íntimo contra a mulher e desenvolvimento infantil. 2010. Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Aluno: Nadia Bonfim do Nascimento

TRAVASSOS, Claudia; SA, M. C.; Carvalho PVR; Marcondes WB;NOVAES, H. M. D.. Segurança do paciente. Violação às normas e prescrições em saúde.. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria Regina Fernandes de Oliveira

Gomes AC;NOVAES, H. M. D.; Toscano CM;BARATA, Rita de Cassia Barradas; Fontes CJF. Análise de Custo-efetividade de teste rápido para o diagnóstico de casos novos de malária em doze municípios endêmicos do Estado do Pará. 2009. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Aluno: Rogério Araujo de Medeiros

Wen Chao L; Wainer J; Adorno RCF;NOVAES, H. M. D.. O impacto da telemedicina no Brasil: estudo qualitativo de 3 casos no período de 2005 e 2006. 2009. Tese (Doutorado em Informática na saude UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Katia Regina Luhm

NOVAES, H. M. D.WALDMAN, EliseuCÉSAR, Chester L G; Barros A J D; Moraes J C. Cobertura Vacinal e fatores determinantes da situacao vacinal em Curitiba. 2008. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alcione Brasileiro Cunha Oliveira

SILVA, Ligia M Vieira da; Giovanella L; TEIXEIRA C F;NOVAES, H. M. D.; NASCIMENTO, C. M. C.. Acesso e utilização de serviços de saúde no Estado da Bahia. 2007. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Geirgia Sibele Nogueira da Silva

AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita;NOVAES, H. M. D.. A construção do "ser médico" e a morte: significados e implicações para a humanização do cuidado. 2007. Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Departamento de Medicina Preventiva.

Aluno: Maria del Pilar Estevez Diniz

HONDA, F. M.;NOVAES, H. M. D.. Impacto do encaminhamento para ambulatório de câncer hereditário na qualidade de vida de pacientes portadoras de câncer de mama. 2007. Tese (Doutorado em Oncologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Aluno: Walter Vieira Mendes Junior

TRAVASSOS, ClaudiaNOVAES, H. M. D.; GARCIA ROSA, M L; PEPE, V. L. E.; CAMACHO, L A B. Avaliação da ocorrência de eventos adversos em hospitais no Brasil. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Evelinda Trindade

NOVAES, H. M. D.; NOBRE, Moacyr Roberto Cuce; POMERANTZEFF, Pablo Maria Alberto;BARATA, Rita de Cassia Barradas; ALMEIDA, Rosimary Terezinha. Incorporação e avaliação de novas tecnologias no sistema de serviços de saúde brasileiro: estudo de caso na área de cardiologia. 2006. Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Aluno: José Fernando de Souza Verani

SILVA, Luiz Fernando Rocha Ferreira da;NOVAES, H. M. D.; MINAYO, Maria Cecília de Souza; HERDY, Gesmar Volga Haddad; SILVA, Edson Elias da. Crítica metodológica sobre avaliação de programa de imunização: contribuição para a construção de um novo modelo.. 2005. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sergio Marcio Pacheco Paschoal

LITVOC, Julio;NOVAES, H. M. D.; RAMOS, Luis Roberto; KIMURA, Miako; JACOB FILHO, Wilson. Qualidade de vida do idoso: construção de instrumento de avaliação através de método de impacto clínico. 2005. Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Aluno: Lillian Daisy Gonçalves Wolff

LAPA, Jair dos Santos; FIGUEIREDO, João Neiva de;NOVAES, H. M. D.; LOZANA, Álvaro Guilherme; UGÁ, Maria Alicia Dominguéz; ENSSLIN, Leonardo; SILVEIRA, João Serafim Tusi da; OLIVEIRA, Walter Ferreira de. Um modelo para avaliar o impacto do ambiente operacional na produtividade de hospitais brasileiros. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Laura Maria Schiesari

MALIK, A. M.;NOVAES, H. M. D.; HILEL, J. T.; CSILLAG, J. M.; CECILIO, L. C. O.. Resultados de iniciativas de qualidade em hospitais brasileiros. 2004. Tese (Doutorado em Medicina (Medicina Preventiva)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Antonio Carlos Marasciulo

NOVAES, H. M. D.; COHN, A.; VIANNA, A. L. D.; SCHWARTZER, H.; WUNSCH FILHO, V.. Avaliação de desempenho do programa de benefícios por incapacidade do Instituto Nacional do Seguro Social/INSS, gerência de Florianópolis, SC, 2000-2002. 2004. Tese (Doutorado em Medicina (Medicina Preventiva)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alfredo Manoel da Silva Fernandes

NOVAES, H. M. D.; MANSUR, A. J.;POLANCZYK, C. A.; TEIXEIRA, J. M. C.; CANEO, L. F.. Duração da hospitalização e faturamento das despesas hospitalares em portadores de Cardipatia congênita e de cardiopatia isquêmica submetidos à intervenção cirúrgica cardiovascular assistidos no protocolo da via rápida. 2003. Tese (Doutorado em Cardiologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Aluno: Jozana do Rosario de Moura Caetano

SIQUEIRA, Arnaldo Augusto Franco de; VILLELA, W. V.; ALVARENGA, A. T.;NOVAES, H. M. D.; REIS, A. O. A.. O risco perinatal (re)visitado: um estudo sobre percepção materna sobre a experiência da morte perinatal. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Cristina Marino Calvo

LAPA, Jair dos Santos;NOVAES, H. M. D.; BOTELHO, L. J.; ZANON, U.; KUPEK, E.; SILVEIRA, João Serafim Tusi da; BLANK, V. L.. Hospitais públicos e privados no Sistema Único de Saúde do Brasil: o mito da eficiência privada no Estado do Mato Grosso em 1998. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marina Ferreira de Noronha

LEBRÃO, M. L.; NORONHA, M. F.; ROCHA, J. S. Y.;CARVALHEIRO, J. R.NOVAES, H. M. D.; CORTEZ JUNIOR, L. S.. Classificação de hospitalizações em Ribeirão Preto: os Diagnosis Related Groups. 2001. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: João henrique Gutler Scatena

SCATENA, J. H. G.;NOVAES, H. M. D.; TANAKA, Oswaldo Yoshimi. Avaliação da descentralização da assistência à saúde no Estado do Mato Grosso. 2001. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Joana Azevedo da Silva

MALIK, A. M.;NOVAES, H. M. D.; MARSIGLIA, Regina Maria Giffoni; SCHRAIBER, Lilia Blima; SEIXAS, J. C.. O agente comunitário de saúde do Projeto Qualis: agente institucional ou agente da comunidade?. 2001. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Carvalho de Noronha

FIORI, J. L. C.; COSTA, L. M. V.;NOVAES, H. M. D.; BENCHIMOL, C. B.; CORDEIRO, H. A.. Utilização de indicadores de resultados para avaliação da qualidade em hospitais de agudos: mortalidade hospitalar após cirurgia de revascularização de Miocárdio em hospitais brasileiros. 2001. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elisa Maria da Silva Brito

TANAKA, A. C. D.;NOVAES, H. M. D.LATORRE, M. R. D. O.; MENDONÇA, G. A. E. S.; WUNSCH FILHO, V.. Estudo de caso-controle em dois tempos para analisar os pricipais preditores do coeficiente de mortalidade neonatal precoce intra-hospitalar das maternidades de Sorocaba, 1995. 2001. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Selma Cristina Franco

RIVOREDO, C. R. S. F.;NOVAES, H. M. D.; GARCIA, M. A. A.; MENDES, R. T.; CORREA, C. R. S.. A qualidade possível: o pediatra e o processo de decisão médica nos serviços públicos de saúde. 2001. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Oduvalo Góes

GÓES, O.;NOVAES, H. M. D.GOLDBAUM, Moisés. Repercussão de política pública de saúde em serviço de emergências clínicas de nível terciário. 2000. Tese (Doutorado em Emergências Clínicas) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Aluno: Alvaro Escrivão Junior

ESCRIVÃO JÚNIOR, Á.;NOVAES, H. M. D.GOLDBAUM, Moisés. Análise de situação de saúde: estudo numa área restrita da região metropolitana de são Paulo. 1999. Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Matta Machado ATG; Paniset UB; Silva JM; Guerra H;NOVAES, H.M.D.. Concurso docente área de Medicina Preventiva e Social. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

NOVAES, H. M. D.CAETANO, Rosângela; Krauss L. ´Concurso Público Fundação Oswaldo Cruz. 2011. Fundação Oswaldo Cruz.

NOVAES, H. M. D.; SCHRAIBER, Lilia Blima; MENEZES, Paulo Rossi. Participação em banca para seleção de curso de pós-graduação. 2006. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

RAMOS, Luiz Roberto;NOVAES, H. M. D.; MARSIGLIA, Regina Maria Giffoni; CYRINO, Eliana Goldfarb; PUCCINI, Rosana Fiorini; LACAZ, Francisco Antonio de Castro. Participação em banca para concurso para provimento de cargo professor adjunto Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista. 2005. Universidade Federal de São Paulo.

NOVAES, H. M. D.; AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita; BARBOSA, Heráclito. Participação em comissão de seleção para curso de pós-graduação. 2003. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

NOVAES, H. M. D.. Processo seletivo para médico. Área de Informação em Saúde. Hospital Universitário/HU - USP. 2002. Universidade de São Paulo.

NOVAES, H. M. D.. Processo seletivo para Professor Doutor. Departamento de Medicina Preventiva. 2002. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

NOVAES, H. M. D.; SOUZA, J. M. P.; BUCHALLA, C. M.; CORTEZ JÚNIOR, L. S. S.; BARROS, M. B. A.. Processo seletivo para contratação de docente. 2001. Universidade de São Paulo.

NOVAES, H. M. D.. Comissão de seleção para curso de pós-graduação. 2001. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

SOUZA, J. M. P.; BUCHALLA, C. M.;NOVAES, H. M. D.; COTEZ JÚNIOR, L. S.; BARROS, M. B. A.. Processo seletivo para contratação de docente na categoria professor-doutor junto ao Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública. 2001. Universidade de São Paulo.

NOVAES, H. M. D.. Concurso para Professor Doutor. 2000. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

NOVAES, H. M. D.. Concurso para Professor Doutor. 1999. Universidade Estadual de Campinas.

NOVAES, H. M. D.. Concurso para cargo de Professor Doutor. 1998. Universidade de São Paulo.

NOVAES, H. M. D.. Concurso para cargo de Professor Doutor. 1997. Universidade Estadual de Campinas.

NOVAES, H. M. D.; AYRES, José Ricardo C M; SANTOS, Jair Licio Ferreira; CECCATTI, José Guilherme. Membro efetivo da Comissão Julgadora de Concurso visando obtenção do Título de Livre-Docente de Elisabeth Meloni Vieira. 2006. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

NOVAES, H. M. D.; Castilho, E. A.; ALMEIDA JR, N.; LUZ, M.; MINAYO, M. C. S.. José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres. 2003. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

NOVAES, H. M. D.; MERHY, Emerson Elias; MOREIRA, Maria Elisabeth Lopes. Participação em Comissão de Avaliação de Cursos de Mestrado Profissional da ENSP/Fiocruz. 2005. Fundação Oswaldo Cruz.

NOVAES, H. M. D.; CARVALHO, Silvino de; LOPES, Marta; SIPAHI, Aytan;WALDMAN, Eliseu. Concurso para provimento de cargo de professor-doutor. 2006. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

NOVAES, H. M. D.. Participação na comissão de seleção para curso pós-graduação. 2000. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Lúcia Lebrão

SILVA, L. M.; LAURENTI, R.;LITVOC, J.LEBRÃO, Maria Lucia; GOLDBAUM, M.; OSELKA, G. W.; COHN, A.. 10.1.2-1. 1987. Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculade de Medicina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Vera Lucia Edais Pepe

Início: 2018; Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;

Renan Gonçalves Leonel da Silva

Início: 2016; Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo;

Márcia Martiniano de S

e Sá; Registros de Câncer de Base Hospitalar/RHC no Município de São Paulo; 2013; Dissertação (Mestrado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Rodrigo França Gomes

Estratégias de aprimoramento do acesso à assistência: estudo de caso em nível municipal; 2013; Dissertação (Mestrado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Felix Duarte de Barros Duailibe

Os mecanismos de controle previstos para as organizações sociais no Brasil: a comparação com mecanismos correlatos no controle dos serviços de saúde; 2012; Dissertação (Mestrado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Carlos Odair Carmona

Influenza A H1N1 no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FM-USP): perfil doa pacientes que evoluíram para síndrome respiratória grave; 2010; Dissertação (Mestrado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Jacson Venâncio de Barros

Sistemas de informação e avaliação de desempenho hospitalar: a integração e interoperabilidade entre fontes de dados hospitalares; 2008; Dissertação (Mestrado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Sergio Slawka

O termo de consentimento livre e esclarecido e a pesquisa em seres humanos na área da Saúde: uma revisão crítica; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

José Antônio Sieczkowski Martins Vianna

Avaliação da participação institucional da comunidade no Sistema Único de Saúde em uma cidade de porte médio; 2003; Dissertação (Mestrado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Luis Gracindo Bastos

Trabalho em equipe em atenção primária à saúde e o Programa Saúde da Família; 2003; Dissertação (Mestrado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Clara Sette Whitaker Ferreira

Os serviços de assistência às urgências no Município de São Paulo: implantação de um sistema de atendimento pré-hospitalar; 1999; Dissertação (Mestrado em Medicina (Medicina Preventiva)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Ana Maria Figueiredo de Souza

Sistemas de Informação Em Saúde e Avaliação de Serviços de Saúde: O Sia do Sus; 1997; Dissertação (Mestrado em Medicina (Medicina Preventiva)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Elen Rose Lodeiro Castanheira

Gerência do Trabalho Em Saúde Nos Serviços Públicos do Estado de São Paulo; 1996; Dissertação (Mestrado em Medicina (Medicina Preventiva)) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Angela Maria Machado de Lima

Saúde No Envelhecimento; O Discurso Sanitário Nos Programas de Saúde; 1996; Dissertação (Mestrado em Medicina (Medicina Preventiva)) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Ivan Franca Junior

A antropometria como prática social de saúde: uma abordagem histórica; 1993; Dissertação (Mestrado em Medicina (Medicina Preventiva)) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Laura A

L; Nobrega; Avaliação da implantação dos CRIES do PNI no Brasil; 2015; Tese (Doutorado em Moléstias Infecciosas e Parasitárias) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,; Coorientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Cátia Oliveira

Avaliação da atenção pré-hospitalar de urgência na Região do Grande ABC; 2015; Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Tania Yuka Yuba

Políticas de incorporação de tecnologias no Sistema Único de Saúde no Brasil; 2014; Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Coorientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Carlos E

M; de Rezende; Regionalização e internações hospitalares na Região de Ribeirão Preto; 2013; Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Christine G

Faustino; Consumo de medicamentos em famílias com idosos no Brasil com base na POF; 2013; Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Eder Gatti Fernandes

Avaliação de custo-efetividade da introdução no Programa Nacional de Imunizações da vacina dTpa em gestantes; 2013; Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Alexander Itria

Análise e determinação de custos específicos e consequências econômico-sociais na incorporação da vacina contra Meningite e Doença Meningocócica C conjugada na rotina do programa nacional de imunizações; 2011; Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Paula Lisiane de Assunção

Fatores associados ao nascimento pré-termo em Campina Grande/PB, Brasil:um estudo de caso-controle; 2010; 0 f; Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Marizélia Leão Moreira

Reinternações nos sistemas de serviços hospitalares no Brasil; 2010; Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Patricia Coelho de Soárez

Uso de modelos de análise de decisão nos programas de vacinação contra a varicela; 2009; 0 f; Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Joice Valentim

Metodologias de estimativas de custos nas avaliações econômicas em vacinas; 2009; Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Corina Bontempo Duca de Freitas

O sistema de avaliação da ética em pesquisa no Brasil: estudo dos conhecimentos e práticas de lideranças de Comitês de Ética em Pesquisa; 2007; Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Norma Suely de Almeida Araujo

O papel da assistência hospitalar na mortalidade neonatal precoce na Região Sul do Município de São Paulo: estudo caso-controle; 2007; Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Maria Lúcia Machado Salomão

Necessidades de adolescentes atendidos em Unidades Básicas de Saúde do município de São José do Rio Preto e suas demandas para o cuidado em saúde: encontros e desencontros; 2007; Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Evelinda Trindade

Incorporação e avaliação de novas tecnologias no sistema de serviços de saúde brasileiro: estudo de caso na área de cardiologia; 2006; 0 f; Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Antônio Carlos Estima Marasciulo

Avaliação do Programa de Benefícios por incapacidade do Instituto Nacional do Seguro Social, Gerência de Florianópolis, SC,; 2004; 180 f; Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Fátima Maria Alves

Asma na infância: prevalência, saberes e práticas na clientela de um plano privado de assistência médica na cidade de São Paulo; 2003; Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Ana Cecília Silveira Lins Sucupira

Fracasso escolar e condições de vida em crianças de 7 a 10 anos de idade, Sobral, Ceará; 2003; Tese (Doutorado em Pediatria) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Renata Daud Mahfuz Gallotti

Mortalidade e eventos adversos em serviço de emergências clínicas; 2003; Tese (Doutorado em Emergências Clínicas) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,; Coorientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Vera Lucia Edais Pepe

Sistemas de informações hospitalares e as reinternações psiquiátricas na cidade do Rio de Janeiro; 2002; 200 f; Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Maristela Chitto Sisson

Avaliação de implantação do Programa de Saúde da Família no Distrito Docente-Asistencial de Florianópolis; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Denise Siqueira de Carvalho

Avaliação do programa de atenção pré-natal no Município de Curitiba - Paraná; 2002; 146 f; Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Maria Bernadete de Paula Eduardo

Vigilância sanitária de serviços de saúde: uma avaliação do controle sanitário nos serviços de radioterapia no estado de São Paulo; 2001; 291 f; Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Keiko Miyasaki Teruya

Classificação de Risco em RN como preditor de mortalidade e internação no primeiro ano de vida em crainças nascidas no Município de Santos; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Medicina (Medicina Preventiva)) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Dulce Maria Senna

As mil faces de Ananké: o sofrimento feminino e a prática de saúde; 1999; Tese (Doutorado em Medicina (Medicina Preventiva)) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Expedito J

A; Luna; Uma Abordagem Epidemiológica dos Comportamentos de Risco Para A Infeçcão Pelo Hiv Entre Homens Que Fazem Sexo Com Homens; ; 1998; Tese (Doutorado em Medicina (Medicina Preventiva)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Carlos Eduardo M de Rezende

2015; Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,; Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Edna Harumi Goto

Epidemiologia do Sarcoma de Kaposi no Hospital das Clínicas FMUSP: tendência temporal e quadro clínico; 2005; Iniciação Científica - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

FABRÍCIO LOPES

Monitoramento para sífilis congênita em hospital universitário; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Hillegonda Maria Dutilh Novaes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luci Moreira da Silva

Diagnosticar e Classificar: O Limite do Olhar; 1987; Tese - Universidade de São Paulo,; Orientador: Luci Moreira da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • WILDER-SMITH, ANNELIES ; HOMBACH, JOACHIM ; FERGUSON, NEIL ; SELGELID, MICHAEL ; O'BRIEN, KATE ; VANNICE, KIRSTEN ; BARRETT, ALAN ; FERDINAND, ELIZABETH ; FLASCHE, STEFAN ; GUZMAN, MARIA ; NOVAES, HILLEGONDE MARIA ; NG, LEE-CHING ; SMITH, PETER G ; THARMAPHORNPILAS, PIYANIT ; YOON, IN-KYU ; CRAVIOTO, ALEJANDRO ; FARRAR, JEREMY ; NOLAN, TERRY M . Deliberations of the Strategic Advisory Group of Experts on Immunization on the use of CYD-TDV dengue vaccine. LANCET INFECTIOUS DISEASES , v. 19, p. e31-e38, 2019.

  • Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; Soárez, Patrícia Coelho de . Doenças raras, drogas órfãs e as políticas para avaliação e incorporação de tecnologias nos sistemas de saúde. Sociologias (UFRGS) , v. 21, p. 332-365, 2019.

  • De Soárez, Patrícia Coelho ; SILVA, ALINE BLUMER ; RANDI, BRUNO AZEVEDO ; AZEVEDO, LAURA MARQUES ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; SARTORI, Ana Marli Christovam . Systematic review of health economic evaluation studies of dengue vaccines. VACCINE , v. 37, p. 2298-2310, 2019.

  • DECIMONI, TASSIA CRISTINA ; LEANDRO, ROSELI ; ROZMAN, LUCIANA MARTINS ; CRAIG, DAWN ; IGLESIAS, CYNTHIA P. ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; De Soárez, Patrícia Coelho . Systematic Review of Health Economic Evaluation Studies Developed in Brazil from 1980 to 2013. FRONTIERS IN PUBLIC HEALTH , v. 6, p. .52, 2018.

  • FERNANDES, EDER GATTI ; SARTORI, Ana Marli Christovam ; De Soárez, Patrícia Coelho ; CARVALHANAS, TELMA REGINA M. P. ; RODRIGUES, MARCELA ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh . Challenges of interpreting epidemiologic surveillance pertussis data with changing diagnostic and immunization practices: the case of the state of São Paulo, Brazil. BMC INFECTIOUS DISEASES , v. 18, p. 126, 2018.

  • YUBA, TANIA YUKA ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; De Soárez, Patrícia Coelho . Challenges to decision-making processes in the national HTA agency in Brazil: operational procedures, evidence use and recommendations. Health Research Policy and Systems , v. 16, p. 1, 2018.

  • Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; WERNECK, GUILHERME LOUREIRO ; CESSE, EDUARDA ANGELA PESSOA ; GOLDBAUM, MOISES ; MINAYO, Maria Cecília de Souza . Pós-Graduação senso estrito em Saúde Coletiva e o Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva , v. 23, p. 2017-2025, 2018.

  • CAMPOLINA, ALESSANDRO G. ; YUBA, TANIA Y. ; DECIMONI, TASSIA C. ; LEANDRO, ROSELI ; DIZ, MARIA DEL PILAR ESTEVEZ ; NOVAES, HILLEGONDA M. D. ; DE SOÁREZ, PATRÍCIA C. . Health Economic Evaluations of Cancer in Brazil: A Systematic Review. FRONTIERS IN PUBLIC HEALTH , v. 6, p. 205, 2018.

  • FERNANDES, EDER GATTI ; RODRIGUES, CAMILA CRISTINA MARTINI ; SARTORI, Ana Marli Christovam ; De Soárez, Patrícia Coelho ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh . Economic evaluation of adolescents and adults? pertussis vaccination: A systematic review of current strategies. Human Vaccines & Immunotherapeutics , v. 14, p. 1, 2018.

  • Ramos MCA ; Folgueira MAK ; Maistro S ; Campolina AG ; SOÁREZ, Patricia Coelho de ; Bock GH ; NOVAES, H. M. D. ; Estevez Diz MP . Cost effectiveness of the cancer prevention program for carriers of the BRCA1/2 mutation. REVISTA DE SAUDE PUBLICA , v. 52, p. 94, 2018.

  • NISHIKAWA, ALVARO MITSUNORI ; SARTORI, Ana Marli Christovam ; MAINARDI, GIULIA MARCELINO ; FREITAS, ANGELA CARVALHO ; Itria, Alexander ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; De Soárez, Patrícia Coelho . Systematic review of economic evaluations of the 23-valent pneumococcal polysaccharide vaccine (PPV23) in individuals 60-years of age or older. VACCINE , v. 36, p. 2510-2522, 2018.

  • SARTORI, Ana Marli Christovam ; ROZMAN, LUCIANA MARTINS ; DECIMONI, TASSIA CRISTINA ; LEANDRO, ROSELI ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; De Soárez, Patrícia Coelho . A systematic review of health economic evaluations of vaccines in Brazil. Human Vaccines & Immunotherapeutics , v. 13, p. 00-00, 2017.

  • LOZE, PRISCILLA MAGALHAES ; NASCIBEN, LUCIANA BERTHOLIM ; SARTORI, Ana Marli Christovam ; Itria, Alexander ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; De Soárez, Patrícia Coelho . Vaccines are different: A systematic review of budget impact analyses of vaccines. VACCINE , v. 35, p. 2781-2783, 2017.

  • SOAREZ, PATRICIA COELHO DE ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh . Limiares de custo-efetividade e o Sistema Único de Saúde. Cadernos de Saude Publica , v. 33, p. e00040717, 2017.

  • Silva, RGL ; NOVAES, H. M. D. . El debate acerca de las politicas de Ciencia y tecnologia en Salud: instrumentos de coordenación institucional para la producción de medicamentos en Brasil. Revista Administración Pública y Sociedad , v. 03, p. 39-48, 2017.

  • Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; SOAREZ, PATRICIA COELHO DE . As autoras respondem. Cadernos de Saude Publica , v. 33, p. e0012151, 2017.

  • OLIVEIRA, MR ; LEANDRO, R ; DECIMONI, TC ; ROZMAN, LM ; NOVAES, HM ; SOÁREZ, PC . Systematic Review of Health Economic Evaluations of Diagnostic Tests in Brazil: How accurate are the results?. Clinics , v. 72, p. 499-509, 2017.

  • SARTORI, Ana Marli Christovam ; De Soárez, Patrícia Coelho ; FERNANDES, EDER GATTI ; GRYNINGER, LIGIA CASTELLON FIGUEIREDO ; VISCONDI, JULIANA YUKARI KODAIRA ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh . Cost-effectiveness analysis of universal maternal immunization with tetanus-diphtheria-acellular pertussis (Tdap) vaccine in Brazil. Vaccine (Guildford) , v. 34, p. 1531-1539, 2016.

  • VIEIRA-DA-SILVA, LIGIA MARIA ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; TRAVASSOS, Claudia ; LIMA, LUCIANA DIAS DE . Artigos sobre políticas e serviços de saúde em Cadernos de Saúde Pública. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 32, p. e00032716, 2016.

  • NÓBREGA, LAURA ANDRADE LAGÔA ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; SARTORI, Ana Marli Christovam . Evaluation of Reference Centers for Special Immunobiologicals implementation. Revista de Saúde Pública (Online) , v. 50, p. 58, 2016.

  • CAMPOLINA, ALESSANDRO G. ; ROZMAN, LUCIANA M. ; DECIMONI, TASSIA C. ; LEANDRO, ROSELI ; NOVAES, HILLEGONDA M. D. ; De Soárez, Patrícia Coelho . Many Miles to Go: A Systematic Review of the State of Cost-Utility Analyses in Brazil. Applied Health Economics and Health Policy , v. 12, p. 1-10, 2016.

  • Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; Soárez, Patrícia Coelho de . Health technology assessment (HTA) organizations: dimensions of the institutional and political framework. Cadernos de Saúde Pública (Online) , v. 32, p. S1-S14, 2016.

  • SARTORI, Ana Marli Christovam ; VICENTINE, MARGARETE PAGANOTTI ; GRYNINGER, LÍGIA CASTELLONI FIGUEIREDO ; SOÁREZ, Patricia Coelho de ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh . Polio inactivated vaccine costs into routine childhood immunization in Brazil. Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 49, p. 1-10, 2015.

  • Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; De Soárez, Patrícia Coelho ; SILVA, GULNAR AZEVEDO ; AYRES, ANDREIA ; Itria, Alexander ; RAMA, CRISTINA HELENA ; SARTORI, Ana Marli Christovam ; CLARK, ANDREW D. ; RESCH, STEPHEN . Cost-effectiveness analysis of introducing universal human papillomavirus vaccination of girls aged 11 years into the National Immunization Program in Brazil. Vaccine (Guildford) , v. 33, p. A135-A142, 2015.

  • NOVAES, HM ; ITRIA, A ; SILVA, GA ; SARTORI, AM ; RAMA, CH ; SOÁREZ, PC . Annual national direct and indirect cost estimates of the prevention and treatment of cervical cancer in Brazil. Clinics (USP. Impresso) , v. 70, p. 289-295, 2015.

  • De Soárez, Patrícia Coelho ; SARTORI, Ana Marli Christovam ; FREITAS, ANGELA CARVALHO ; NISHIKAWA, ÁLVARO MITSUNORI ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh . Cost-Effectiveness Analysis of Universal Vaccination of Adults Aged 60 Years with 23-Valent Pneumococcal Polysaccharide Vaccine versus Current Practice in Brazil. Plos One , v. 10, p. e0130217, 2015.

  • SARTORI, Ana Marli Christovam ; NASCIMENTO, ANDRÉIA DE FÁTIMA ; YUBA, TÂNIA YUKA ; Soárez, Patrícia Coelho de ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh . Methods and challenges for the health impact assessment of vaccination programs in Latin America. Revista de Saúde Pública (Online) , v. 49, p. 1, 2015.

  • CANELLA, DANIELA S. ; NOVAES, HILLEGONDA M. D. ; LEVY, RENATA B. . Medicine expenses and obesity in Brazil: an analysis based on the household budget survey. BMC Public Health (Online) , v. 16, p. 54, 2015.

  • CANELLA, DANIELA SILVA ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; LEVY, RENATA BERTAZZI . Influência do excesso de peso e da obesidade nos gastos em saúde nos domicílios brasileiros. Cadernos de Saúde Pública (Online) , v. 31, p. 2331-2341, 2015.

  • XIMENES, RICARDO ARRAES DE ALENCAR ; Martelli, Celina Maria Turchi ; AMAKU, MARCOS ; Sartori, Ana Marli C. ; DE SOÁREZ, PATRICIA COELHO ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; PEREIRA, LEILA MARIA MOREIRA BELTRÃO ; MOREIRA, REGINA CÉLIA ; FIGUEIREDO, GERUSA MARIA ; DE AZEVEDO, RAYMUNDO SOARES . Modelling the Force of Infection for Hepatitis A in an Urban Population-Based Survey: A Comparison of Transmission Patterns in Brazilian Macro-Regions. Plos One , v. 9, p. e94622, 2014.

  • SCHOEPS, Daniela ; LEFEVRE, FERNANDO ; SILVA, ZILDA PEREIRA ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; Raspantini, Priscila Ribeiro ; Almeida, Márcia Furquim de . Social representations of obstetricians and neonatologists about fetal and early neonatal death certificate in the city of São Paulo. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso) , v. 17, p. 105-118, 2014.

  • Soárez, Patrícia Coelho de ; SOARES, MARTA OLIVEIRA ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh . Modelos de decisão para avaliações econômicas de tecnologias em saúde. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 19, p. 4209-4222, 2014.

  • SOÁREZ, Patricia Coelho de ; LARA, AMANDA NAZARETH ; SARTORI, Ana Marli Christovam ; ABDALA, EDSON ; HADDAD, LUCIANA BERTOCCO DE PAIVA ; D'ALBUQUERQUE, LUIZ AUGUSTO CARNEIRO ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh . Healthcare resource utilization and costs of outpatient follow-up after liver transplantation in a university hospital in São Paulo, Brazil: cost description study. São Paulo Medical Journal (Impresso) , v. 00, p. 00-00, 2014.

  • NOVAES, HILLEGONDA M D ; E SILVA, GULNAR AZEVEDO ; Itria, Alexander ; RAMA, CRISTINA H ; SARTORI, ANA M ; De Soárez, Patrícia Coelho ; CLARK, ANDREW ; RESCH, STEPHEN . Introduction of universal human papillomavirus vaccination of girls aged 11 years to the National Immunization Program in Brazil: a cost-effectiveness analysis. Lancet (British edition) , v. 384, p. S19, 2014.

  • SCHOEPS, Daniela ; ALMEIDA, Marcia Furquim de ; Raspantini, Priscila Ribeiro ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; Silva, Zilda Pereira da ; LEFEVRE, FERNANDO . SIM e SINASC: representação social de enfermeiros e profissionais de setores administrativos que atuam em hospitais no município de São Paulo. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 18, p. 1483-1492, 2013.

  • SARTORI, A.M.C. ; NOVAES, C.G. ; DE SOÁREZ, P.C. ; TOSCANO, C.M. ; NOVAES, H.M.D. . Estimating health service utilization for treatment of pneumococcal disease: The case of Brazil. Vaccine (Guildford) , v. 31, p. C63-C71, 2013.

  • Novaes, Hillegonda Maria Dutilh . Muitas dúvidas, poucas certezas, enquanto isso.... Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 29, p. 1715-1716, 2013.

  • Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; ELIAS, FLÁVIA TAVARES SILVA . Uso da avaliação de tecnologias em saúde em processos de análise para incorporação de tecnologias no Sistema Único de Saúde no Ministério da Saúde. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 29, p. s7-s16, 2013.

  • SARTORI, Ana Marli Christovam ; SOÁREZ, Patricia Coelho de ; NOVAES, H. M. D. . Cost-effectiveness of introducing the 10-valent pneumococcal conjugate vaccine into the universal immunisation of infants in Brazil. Journal of Epidemiology and Community Health (1979) , v. 66, p. 210-217, 2012.

  • Assunção, Paula Lisiane ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; ALENCAR, Gizelton Pereira ; Melo, Adriana Suely de Oliveira ; ALMEIDA, Marcia Furquim de . Fatores associados ao nascimento pré-termo em Campina Grande, Paraíba, Brasil: um estudo caso-controle. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 28, p. 1078-1090, 2012.

  • De Soárez, Patrícia Coelho ; SARTORI, Ana Marli Christovam ; Santos, Andreia ; Itria, Alexander ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; Martelli, Celina Maria Turchi . Contributions from the systematic review of economic evaluations: the case of childhood hepatitis A vaccination in Brazil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 28, p. 211-228, 2012.

  • Itria, Alexander ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; Soárez, Patrícia Coelho de ; Nobrega, Laura de Andrade Lagoa ; Sartori, Ana Marli Cristovam . A importância dos métodos de custeio e valoração nas avaliações econômicas em saúde: repercussões sobre os resultados de avaliação da vacina antimeningocócica C. Physis (UERJ. Impresso) , v. 22, p. 641-658, 2012.

  • Sartori, Ana Marli C. ; De Soárez, Patrícia Coelho ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; AMAKU, MARCOS ; DE AZEVEDO, RAYMUNDO SOARES ; MOREIRA, REGINA CÉLIA ; PEREIRA, LEILA MARIA MOREIRA BELTRÃO ; XIMENES, RICARDO ARRAES DE ALENCAR ; Martelli, Celina Maria Turchi . Cost-effectiveness analysis of universal childhood hepatitis A vaccination in Brazil: Regional analyses according to the endemic context. Vaccine (Guildford) , v. 30, p. 7489-7497, 2012.

  • Brandao, J. R. M. ; GIANINI, R. J. ; NOVAES, H. M. D. ; Goldbaum, M. . The family health system: analysis of a health survey in Sao Paulo, Brazil. Journal of Epidemiology and Community Health (1979) , v. 65, p. 483-490, 2011.

  • Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; SARTORI, Ana Marli Christovam ; SOÁREZ, Patricia Coelho de . Hospitalization rates for pneumococcal disease in Brazil, 2004 - 2006. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 45, p. 539-547, 2011.

  • de Soarez, Patricia Coelho ; Sartori, Ana Marli C. ; de Andrade Lagoa Nóbrega, Laura ; Itria, Alexander ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh . Cost-Effectiveness Analysis of a Universal Infant Immunization Program with Meningococcal C Conjugate Vaccine in Brazil. Value in Health , v. 14, p. 1019-1027, 2011.

  • ALMEIDA, Marcia Furquim de ; ALENCAR, Gizelton Pereira ; SCHOEPS, Daniela ; Minuci, Elaine Garcia ; Silva, Zilda Pereira da ; ORTIZ, Luis Patrício ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; Alencar, Airlane Pereira ; Raspantini, Priscila Ribeiro ; Santos, Patrícia Carla dos . Qualidade das informações registradas nas declarações de óbito fetal em São Paulo, SP. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 45, p. 845-853, 2011.

  • ALMEIDA, Marcia Furquim de ; ALENCAR, Gizelton Pereira ; SCHOEPS, Daniela ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; CAMPBELL, Oona ; Rodrigues, Laura C. . Sobrevida e fatores de risco para mortalidade neonatal em uma coorte de nascidos vivos de muito baixo peso ao nascer, na Região Sul do Município de São Paulo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 27, p. 1088-1098, 2011.

  • ASSUNÇÃO, Paula Lisiane de ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; ALENCAR, Gizelton Pereira ; Melo, Adriana Suely de Oliveira ; ALMEIDA, Marcia Furquim de . Desafios na definição da idade gestacional em estudos populacionais sobre parto pré-termo: o caso de um estudo em Campina Grande (PB), Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso) , v. 14, p. 455-466, 2011.

  • NOVAES, H. M. D. . Prevalências de realização de mamografia em mulheres obtidas em inquéritos populacionais: usos e limitações. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 16, p. 3667-3668, 2011.

  • Moreira ML ; Dutilh Novaes, Hillegonda Maria . Internações no sistema de serviços hospitalares, SUS e não SUS: Brasil, 2006. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso) , v. 14, p. 411-422, 2011.

  • Andermann, A. ; Ginsburg, L. ; Norton, P. ; Arora, N. ; Bates, D. ; Wu, A. ; Larizgoitia, I. ; NOVAES, H. M. D. . Core competencies for patient safety research: a cornerstone for global capacity strengthening. BMJ Quality & Safety , v. 20, p. 96-101, 2011.

  • Silva, Zilda Pereira da ; Almeida, Márcia Furquim de ; Ortiz, Luís Patrício ; ALENCAR, Gizelton Pereira ; Alencar, Airlane Pereira ; SCHOEPS, Daniela ; Minuci, Elaine Garcia ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh . Morte neonatal precoce segundo complexidade hospitalar e rede SUS e não-SUS na Região Metropolitana de São Paulo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 26, p. 123-134, 2010.

  • FREITAS, C. B. D. DE ; NOVAES, H. M. D. . Lideranças de comitês de ética em pesquisa no Brasil: pefil e atuação. Bioética (Brasília) (Cessou em 2006. Cont. ISSN 1983-8042 Revista Bioética (Impresso)) , v. 18, p. 185-200, 2010.

  • NOVAES, H. M. D. ; GOUVEIA, N. ; Peneluppi de Medeiros, Andréa Paula . Mortalidade perinatal e poluição do ar gerada por veículos. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Impresso) , v. 32, p. 471-475, 2010.

  • Peneluppi de Medeiros, Andréa Paula ; Gouveia, Nelson ; Pérez Machado, Reinaldo Paul ; de Souza, Miriam Regina ; Pereira Alencar, Gizelton ; Dutilh Novaes, Hillegonda Maria ; Furquim de Almeida, Márcia . Traffic Related Air Pollution and Perinatal Mortality: a Case-Control Study. Environmental Health Perspectives , v. 117, p. 127-132, 2009.

  • Silva, Zilda Pereira da ; Almeida, Márcia Furquim de ; Ortiz, Luís Patrício ; ALENCAR, Gizelton Pereira ; Alencar, Airlane Pereira ; SCHOEPS, Daniela ; Minuci, Elaine G. ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh . Características dos nascidos vivos, das mães e mortalidade neonatal precoce na Região Metropolitana de São Paulo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 25, p. 1981-1989, 2009.

  • Carvalho, RS ; Kara-José, N ; Noma, RK ; NOVAES, H. M. D. . Prontuário incompleto no pronto-socorro: uma barreira para a qualidade em saúde. RBM. Revista Brasileira de Medicina (Rio de Janeiro) , v. 66, p. 218-222, 2009.

  • Soárez, Patrícia Coelho de ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; Sartori, Ana Marli Christovan . Impact of methodology on the results of economic evaluations of varicella vaccination programs: is it important for decision-making?. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 25, p. S401-S414, 2009.

  • Vianni T ; Luz PM ; Ribeiro RA ; NOVAES, H. M. D. ; POLANCZYK, C. A. . Avaliação econômica em saúde: aplicações em doenças infecciosas. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 25, p. 2543-2552, 2009.

  • SARTORI, Ana Marli Christovam ; VALENTIM, Joice ; SOÁREZ, Patricia Coelho de ; NOVAES, H. M. D. . Rotavirus morbidity and mortality in children in Brazil. Revista Panamericana de Salud Pública / Pan American Journal of Public Health , v. 23, p. 92-100, 2008.

  • SOÁREZ, Patricia Coelho de ; VALENTIM, Joice ; SARTORI, Ana Marli Christovam ; NOVAES, H. M. D. . Cost-effectiveness analysis of routine rotavirus vaccination in Brazil. Revista Panamericana de Salud Pública / Pan American Journal of Public Health , v. 23, p. 221-230, 2008.

  • WALDMAN, Eliseu ; NOVAES, H. M. D. ; Albuquerque M F M ; LATORRE, M. R. D. O. ; RIBEIRO, Manoel Carlos Sampaio de Almeida ; Vasconcelos M ; Ximenes R A A ; BARATA, R. B. ; Lago T G ; Silva Z P . Inquéritos populacionais: aspectos metodológicos, operacionais e éticos. Revista Brasileira de Epidemiologia , v. 11, p. 168-179, 2008.

  • VALENTIM, J ; SARTORI, A ; DESOAREZ, P ; Amaku, M ; AZEVEDO, R ; NOVAES, H. M. D. . Cost-effectiveness analysis of universal childhood vaccination against varicella in Brazil. Vaccine (Guildford) , v. 26, p. 6281-6291, 2008.

  • NOVAES, H. M. D. . A vacina contra HPV e o câncer de colo de útero: desafios para a sua incorporaçãoem sistemas de saúde. Revista Brasileira de Epidemiologia , v. 11, p. 524-525, 2008.

  • ALMEIDA, Marcia Furquim de ; ALENCAR, Gizelton Pereira de ; NOVAES, H. M. D. ; FRANÇA JR, Ivan ; SIQUEIRA, Arnaldo Augusto Franco de ; CAMPBELL, Oona ; SCHOEPS, Daniela ; RODRIGUES, Laura C . Risk-factors for antepartum fetal deaths in the city of São Paulo, Brazil. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , v. 41, p. 35-43, 2007.

  • SCHOUT, D. ; NOVAES, H. M. D. . Do registro ao indicador: gestão da produção assistencial nos hospitais. Ciência & Saúde Coletiva , v. 12, p. 935-944, 2007.

  • SCHOEPS, Daniela ; ALMEIDA, Marcia Furquim de ; ALENCAR, Gizelton Pereira ; FRANÇA JR, Ivan ; NOVAES, H. M. D. ; SIQUEIRA, Arnaldo A F ; CAMPBELL, Oona ; RODRIGUES, Laura Cunha . Fatores de risco para mortalidade neonatal precoce. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , v. 41, p. 1013-1022, 2007.

  • NOVAES, H. M. D. ; CARVALHEIRO, J. R. . Ciência, tecnologia e inovação em saúde e desenvolvimento social e qualidade de vida: teses para debate. Ciência & Saúde Coletiva , v. 12, p. 1841-1849, 2007.

  • NOVAES, H. M. D. . Artigos científicos e a produção em Saúde Coletiva no Brasil. Pósfácio. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 23, p. 3051-3052, 2007.

  • FREITAS, C. B. D. DE ; NOVAES, H. M. D. . Posicionamentos de lideranças do sistema de avaliação da ética em pesquisa no Brasil - consensos e divergências. Bioética (Brasília) , v. 15, p. 101-116, 2007.

  • ALMEIDA, Marcia Furquim de ; ALENCAR, Gizelton Pereira de ; NOVAES, H. M. D. ; ORTIZ, Luis Patrício . Sistemas de informação e mortalidade perinatal: conceitos e condições de uso em estudos epidemiológicos.. Revista Brasileira de Epidemiologia , São Paulo, v. 9, n.1, p. 56-68, 2006.

  • GALLOTTI, Renata Daud ; NOVAES, H. M. D. ; LORENZI, Maria Cecilia ; ELUF NETO, José ; OKAMURA, Mirna Namie ; PIZZO, Vladimir Pinto Ribeiro ; VELASCO, Irineu Tadeu . Adverse events in patients with community acquired pneumonia presenting to an academic tertiary department: do they contribute to hospital death?. Infectious Diseases in Clinical Practice , Estados Unidos, v. 14, p. 350-360, 2006.

  • ALMEIDA, Marcia Furquim de ; ALENCAR, Gizelton Pereira ; FRANÇA JR, Ivan ; NOVAES, H. M. D. ; SIQUEIRA, Arnaldo Augusto Franco de ; SCHOEPS, Daniela ; CAMPBELL, Oona ; RODRIGUES, Laura C . Validação de informações do Sinasc em estudo caso-controle de mortalidade perinatal.. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 22, n.3, p. 643-652, 2006.

  • MARAGNO, Luciana ; GOLDBAUM, Moisés ; GIANINI, Reinaldo ; NOVAES, H. M. D. ; CÉSAR, Chester L G . Prevalência de transtornos mentais comuns em populações atendidas pelo Programa de Saúde da Família (Qualis) no Município de São Paulo.. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 22, n.8, p. 1639-1648, 2006.

  • NOVAES, H. M. D. . Da produção à avaliação de tecnologias dos sistemas de saúde: desafios do século XXI. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , São Paulo, v. 40, p. 133-140, 2006.

  • VIANA, Ana Luiza D'avila ; ROCHA, Juan S Y ; ELIAS, Paulo Eduardo M ; IBAÑEZ, Nelson ; NOVAES, H. M. D. . Modelos de atenção básica nos grandes municípios paulistas: efetividade, eficácia, sustentabilidade e governabilidade. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 11, n.3, p. 577-606, 2006.

  • IBAÑEZ, Nelson ; ROCHA, Juan S Y ; CASTRO, Paulo Carrara de ; RIBEIRO, Manoel Carlos Sampaio de Almeida ; FORSTER, Aldaísa Castanho ; NOVAES, H. M. D. ; VIANA, Ana Luiza D'avila . Avaliação do desempenho da atenção básica no Estado de São Paulo. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 11, n.3, p. 683-704, 2006.

  • NOVAES, H. M. D. . Debate on the paper by Guimarães et al. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 22, n.9, p. 1787-1788, 2006.

  • NOVAES, H. M. D. ; BRAGA, P. E. ; SCHOUT, D. . Fatores associados à realização de exames preventivos para câncer em mulheres brasileiras, PNAD 2003. Ciência & Saúde Coletiva , v. 11, p. 1023-1035, 2006.

  • GOLDBAUM, Moisés ; GIANINI, Reinaldo José ; NOVAES, H. M. D. ; CÉSAR, Chester Luiz Galvão . Utilização de serviços de saúde em áreas cobertas pelo Programa Saúde da Família (Qualis) no Município de São Paulo. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , São Paulo, v. 39, n.1, p. 90-99, 2005.

  • GALLOTTI, Renata M Daud ; NOVAES, H. M. D. ; LORENZI, Maria Cecilia ; ELUF NETO, José ; OKAMURA, Mirna Namie ; VELASCO, Itineu Tadeu . Adverse events and death in stroke patients admitted to the emergency department of a tertiary hospital. European Journal of Emergency Medicine , v. 12, n.2, p. 63-71, 2005.

  • ALMEIDA, Marcia Furquim de ; ALENCAR, Gizelton Pereira ; NOVAES, H. M. D. ; FRANÇA JR, Ivan ; SIQUEIRA, Arnaldo Augusto ; SCHOEPS, Daniela ; CAMPBELL, Oona ; RODRIGUES, Laura . Partos domiciliares acidentais no região sul do município de São Paulo. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , São Paulo, v. 39, n.3, p. 366-375, 2005.

  • GOUVEIA, N. ; BREMMER, S. A. ; NOVAES, H. M. D. . Association between ambient air pollution and birth weight in São Paulo, Brazil. Journal of Epidemiology and Community Health , Grã-Bretanha, v. 58, p. 11-17, 2004.

  • VIACAVA, Francisco ; ALMEIDA, Célia ; CAETANO, Rosângela ; FAUSTO, Márcia ; MACINKO, James ; MARTINS, Mônica ; NORONHA, José Carvalho de ; NOVAES, H. M. D. ; OLIVEIRA, Eliane dos Santos ; PORTO, Sivia Maria ; SILVA, Ligia M Vieira da ; SZWARCWALD, Célia Landmann . Uma metodologia de avaliação do desempenho do sistema de saúde brasileiro. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 9, n.3, p. 711-724, 2004.

  • NOVAES, H. M. D. ; EDUARDO, M. B. P. . Análise de conformidades às normas técnicas de proteção radiológica dos serviços de radioterapia no Estado de São Paulo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 20, p. S256-S267, 2004.

  • NOVAES, H. M. D. ; CARVALHO, D. S. . Avaliação da implantação de programa de atenção pré-natal no Município de Curitiba, Paraná, Brasil: estudo em coorte de primigestas. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 20, n.sup 2, p. S220-S230, 2004.

  • NOVAES, H. M. D. . Pesquisa em, sobre e para os serviços de saúde: panorama internacional e questões para a pesqisa em saúde no Brasil. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 20, n.sup 2, p. S147-S174, 2004.

  • TRAVASSOS, Claudia ; NOVAES, H. M. D. . Investigação e avaliação em serviços de saúde. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 20, n.sup 2, p. S144-S145, 2004.

  • SONG, A. T. W. ; SCHOUT, D. ; NOVAES, H. M. D. ; Goldbaum,M. . Clinical and epidemiological features of aids/tuberculosis comorbidity. Revista do Hospital das Clínicas (FMUSP) , São Paulo, v. 58, n.4, p. 207-214, 2003.

  • ALMEIDA, M. F. ; NOVAES, H. M. D. ; ALENCAR, Gizelton Pereira de ; RODRIGUES, Laura C . Mortalidade neonatal no Município de São Paulo: influência do peso ao nascer e de fatores socioeconômicos e assistenciais. Revista Brasileira de Epidemiologia , São Paulo, v. 5, n.1, p. 93-107, 2002.

  • NOVAES, H. M. D. . Informações em saúde: a importância dos inquéritos populacionais. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 7, n.4, p. 633-634, 2002.

  • NOVAES, H. M. D. . Book review: The abortion debate in the world arena. Social Science & Medicine , Grã-Bretanha, v. 52, p. 1474-1476, 2001.

  • NOVAES, H. M. D. ; GOLDBAUM, Moisés ; CARVALHEIRO, J. R. . Políticas Científicas eTecnológicas e Saúde. Revista USP , São Paulo, v. 51, n.51, p. 28-37, 2001.

  • NOVAES, H. M. D. . Social impacts of technological diffusion: prenatal diagnosis and induced abortion in Brazil. Social Science & Medicine , Grã-Bretanha, v. 50, p. 41-51, 2000.

  • NOVAES, H. M. D. . Avaliação de programas, serviços e tecnologias em saúde. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , São Paulo, v. 34, n.5, p. 547-559, 2000.

  • ALMEIDA, Marcia Furquim de ; ALENCAR, Gizelton Pereira ; RODRIGUES, Laura C ; NOVAES, H. M. D. . Neonatal mortality by place of delivery. Journal of Epidemiology and Community Health , Inglaterra, v. 54, n.11, p. 879-880, 2000.

  • NOVAES, H. M. D. ; TANAKA, O. Y. ; CESAR, C. S. L. ; Nemes, M.I.B. . Formação de gestores locais de saúde: processos para identificar estratégias de atuação. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , São Paulo, v. 33, n.3, p. 219-229, 1999.

  • NOVAES, H. M. D. . Institucionalizando a avaliação de programas e políticas de saúde: comentário sobre o artigo de Zulmira M. A. Hartz. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 15, n.2, p. 250-251, 1999.

  • NOVAES, H. M. D. . Epidemiologia e Avaliação em Serviços de Atenção Médica: Novas Tendências de Pesquisa. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro (ENSP), v. 12, n.02, p. 07-12, 1996.

  • NOVAES, H. M. D. . Epidemiologia e Avaliação de Serviços de Saúde. (Editorial). Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro (ENSP), v. 12, n.2, p. 04-05, 1996.

  • NOVAES, H. M. D. ; NOVAES, R. L. . Políticas Científicas e Tecnológicas Para a Saúde Coletiva. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 01, n.01, p. 39-54, 1996.

  • NOVAES, H. M. D. . Desenvolvimento Científico e Tecnológico Em Saúde: Ciência, Tecnológia, Política, Economia e Saúde. Saúde em Debate , Londrina - PR, v. 46, p. 34-43, 1995.

  • NOVAES, H. M. D. ; NOVAES, R. L. . Saúde, Doença e Inovação Tecnológica. Saúde e Sociedade , São Paulo, v. 3, n.1, p. 61-78, 1994.

  • NOVAES, H. M. D. . São Paulo: Consumo e Demanda de Tecnologia em saúde. Divulgação em Saúde para Debate , Londrina, v. 3, p. 42-44, 1991.

  • SUCUPIRA, A. C. S. L. ; MOISÉS, M. A. ; NOVAES, H. M. D. . O papel do pediatra nas dificuldades escolares. Pediatria (USP) , São Paulo, v. 8, p. 23-32, 1986.

  • NOVAES, H. M. D. ; ZUCCOLOTTO, S. S. M. C. . A saúde do escolar. Cadernos do CEDES (UNICAMP) , São Paulo, v. 15, p. 17-29, 1985.

  • SUCUPIRA, A. C. S. L. ; NOVAES, H. M. D. ; MOISÉS, M. A. ; COSTA, M. C. L. . Programa de Ensino de Saúde da Criança em idade escolar na residência de pediatria do Instituto da Criança. Pediatria (USP) , São Paulo, v. 2, p. 3-12, 1980.

  • BRESOLIN, A. M. B. ; SUCUPIRA, A. C. S. L. ; LIMA, G. Z. ; NOVAES, H. M. D. ; NAKAMURA, N. . Ambulatório Assistencial: descrição da clientela. Pediatria (USP) , São Paulo, v. 2, p. 230-235, 1980.

  • NOVAES, H. M. D. . A puericultura em questão. Almanaque CIFEFIL , São Paulo, v. 11, p. 37-47, 1980.

  • NOVAES, H. M. D. ; Luna, E.J.A. ; Goldbaum,M. ; KILSZTAJN, S. ; ROSSBACH, A. ; CARVALHEIRO, J. R. . The potential demand for an HIV/AIDS vaccine in Brazil. Policy Research Working Paper n.2940. Washington: World Bank, 2002. v. 1. 31p .

  • Nemes, M.I.B. ; BARBOSA, Heráclito ; NOVAES, H. M. D. ; LITVOC, Julio ; SCHOUT, D. ; GIANINI, R. J. ; SOÁREZ, Patricia Coelho de . Diagnóstico de Saúde de Populações: o que todo médico deve saber. In: Milton Arruda Martins;Flair José Carrilho; Venâncio Avancini Ferreira Alves; Euclides Ayres de Castilho; Giovanni Guido Cerri. (Org.). Clínica Médica. 2ed.Barueri: Manole, 2016, v. 1, p. 419-435.

  • SCHOUT, D. ; Marcílio IO ; NOVAES, H. M. D. . Vigilância Epidemiológica. In: Milton Arruda Martins; Flair José Carrilho; Venâncio Avancini Ferreira Alves; Euclides Ayres de Castilho; Giovanni Guido Cerri. (Org.). Clínica Médica. 2ed.Barueri: Manole, 2016, v. 1, p. 455-463.

  • NOVAES, H. M. D. ; SOÁREZ, Patricia Coelho de . Avaliação de tecnologias em saúde: técnicas, práticas e políticas. In: Lais Silveira Costa; Ligia Bahia; Carlos Augusto Grabois Gadelha. (Org.). Saúde, Desenvolvimento e Inovação. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 2015, v. 2, p. 327-358.

  • NOVAES, H. M. D. ; De Soárez, Patrícia Coelho . Avaliação de Tecnologias em Saúde. In: Marco Akerman; Juarez Pereira Furtado. (Org.). Práticas de Avaliação em Saúde no Brasil. Diálogos. 1ed.Porto Alegre: Editora Rede UNIDA, 2015, v. 1, p. 63-98.

  • NOVAES, H. M. D. ; SARTORI, Ana Marli Christovam ; SOÁREZ, Patricia Coelho de ; VALENTIM, Joice ; A Itria . Estudos de custo-efetividade da incorporação de novas vacinas à rotina do Programa Nacional de Imunizações: varicela, rotavirus, meningocócica C conjugada, hepatite A e pneumocócica conjugada. In: CAG Gadelha; ALA Viana; CNS Koury;FTS Elias, MT Silva. (Org.). Avaliação de tecnologias em saúde: seleção de estudos apoiados pelo Decit. Brasília: Ministério da Saúde, 2011, v. , p. 62-63.

  • Nemes, M.I.B. ; BARBOSA, Heráclito ; NOVAES, H. M. D. ; LITVOC, Julio ; SCHOUT, D. ; GIANINI, Reinaldo José . Diagnóstico de saúde de populações: o que todo médico deve saber. In: Milton de Arruda Martins; Flair José Carrilho; Venâncio Avancini Ferreira Alves; Euclides Ayres de Castilho Giovanni Guido Cerri, Chao Lung Wen. (Org.). Clínica Médica. São Paulo: Sarvier, 2009, v. 1, p. 421-436.

  • SCHOUT, D. ; NOVAES, H. M. D. . Vigilância Epidemiológica. In: Milton de Arruda Martins; Flair José Carrilho; Venâncio Avancini Ferreira Alves; Euclides Ayres de Castilho Giovanni Guido Cerri, Chao Lung Wen. (Org.). Clínica Médica. São Paulo: Manole, 2009, v. 1, p. 458-469.

  • NOVAES, H. M. D. ; SCHOUT, D. . Epidemiologia de Câncer no Brasil. In: Milton de Arruda Martins; Flair José Carrilho; Venâncio Avancini Ferreira Alves; Euclides Ayres de Castilho Giovanni Guido Cerri, Chao Lung Wen. (Org.). Clínica Médica. São Paulo: Manole, 2009, v. 3, p. 467-482.

  • NOVAES, H. M. D. . A puericultura em questão. In: André Mota; Lilia Blima Schraiber. (Org.). Infância & Saúde. Perspectivas históricas. São Paulo: Hucitec (Aderaldo % Rothschild Editores Ltda), 2009, v. , p. 121-170.

  • NOVAES, H. M. D. . Aleitamento materno e puericultura: uma história partilhada. In: Hugo Issler, coordenador geral. (Org.). O Aleitamento Materno no Contexto Atual. Sâo Paulo: Sarvier, 2008, v. , p. 8-11.

  • BARATA, Rita de Cassia Barradas ; Silva PLB ; Rehem R ; Biasoto Jr G ; Costa VLC ; Giovanni G ; Costa NR ; Dachs N ; NOVAES, H. M. D. ; Silva HP . Metodologia para estudos de caso. In: VLC Costa; PLB Silva; G BiasotoJr. (Org.). Efetividade das Políticas de Saúde. Experiências bem-sucedidas na América Latina. São Paulo: Biruta, 2008, v. , p. 9-29.

  • SCHRAIBER, Lilia Blima ; Mota A ; NOVAES, H. M. D. . Tecnologias em Saúde. In: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Estação de Trabalho Observatório de Técnicos em Saúde. (Org.). Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, 2006, v. , p. 248-257.

  • NOVAES, H. M. D. . A evolução do registro médico. In: Massad E; Marin H F; Azevedo Neto RS. (Org.). O prontuário eletrônico do paciente na assistência, informação e conhecimento médico. São Paulo: H. de F Marin, 2003, v. , p. 39-48.

  • CARVALHEIRO, J. R. ; GOLDBAUM, Moisés ; NOVAES, H. M. D. . Impactos sociais da ciência e tecnologia em saúde. In: Francisco Romeu Landi. (Org.). Indicadores de Ciência e Tecnologia e Inovação em São Paulo. São Paulo: FAPESP, 2002, v. , p. -.

  • SUCUPIRA, A. C. S. L. ; NOVAES, H. M. D. . A prática pediátrica no Consultório. In: Ana Cecilia Silveira Lins Sucupira; Lucia Ferro Bricks; Maria Elisabeth B A Kobinger; Maria Ignez Saito; Sandra Maria Callioli Zuccolotto. (Org.). Pediatria em Consultório. 4ed.São Paulo: Sarvier, 2000, v. , p. 3-7.

  • KOBINGER, M. E. B. A. ; BRESOLIN, A. M. B. ; NOVAES, H. M. D. . Afecções de vias aéreas superiores. In: Ana Cecilia S L Sucupira; Lucia F Bricks; Maria Elisabeth B A Kobinger; Maria Ignez Saito; Sandra Maria Callioli Zuccolotto. (Org.). Pediatria em Consultório. 4ed.São Paulo: Sarvier, 2000, v. , p. 267-293.

  • NOVAES, H. M. D. . Tecnologia e Saúde: A Construção Social da Prática Odontológicas,. In: Carlos Botazzo; Sergio Freitas. (Org.). Ciências Sociais e Saúde Bucal: questões e perspectivas.. Bauru - São Paulo: EDUSC/UNESP, 1998, v. , p. 141-158.

  • KOBINGER, E. M. B. ; BRESOLIN, A. M. B. ; NOVAES, H. M. D. . Afecções de Vias Aéreas Superiores. In: Eduardo Marcondes; Ana Cecilia S L Sucupira. (Org.). Pediatría em consultório. 3aed.São Paulo: Sarvier, 1996, v. , p. 234-254.

  • SUCUPIRA, A. C. S. L. ; NOVAES, H. M. D. . A Prática Pediátrica no Consultório. In: Eduardo Marcondes; Ana Cecilia S L Sucupira. (Org.). Pediátria em consultório. 3aed.São Paulo: Sarvier, 1996, v. , p. 9-13.

  • NOVAES, H. M. D. ; LIMA, G. Z. ; SUCUPIRA, A. C. S. L. . A criança na escola. In: Eduardo Marcondes. (Org.). Pediatria Básica. São Paulo: Sarvier, 1985, v. 1, p. 69-73.

  • NOVAES, H. M. D. ; SUCUPIRA, A. C. S. L. ; INFANTE, D. P. . A relação médico paciente. In: Eduardo Marcondes. (Org.). Pediatria em consultório. 1aed.São Paulo: Sarvier, 1984, v. , p. 15-24.

  • NOVAES, H. M. D. ; KOBINGER, M. E. B. ; SAYON, R. . Infecção de vias aéreas superiores. In: Eduardo Marcondes. (Org.). Pediatria em consultório. 1aed.São Paulo: Sarvier, 1984, v. , p. 375-398.

  • LIMA, G. Z. ; MOISÉS, M. A. ; SUCUPIRA, A. C. S. L. ; NOVAES, H. M. D. . A escola. In: Eduardo Marcondes. (Org.). Ecopediatria. São Paulo: Sarvier, 1981, v. , p. 21-43.

  • NOVAES, H. M. D. . O papel da academia. Incorporação e utilização de Tecnologias. A boa prática médica. Médicos. HC-FMUSP, São Paulo, p. 18 - 21, 01 mar. 1999.

  • NOVAES, H. M. D. . Condição de análise de pesquisa. Cadernos de Ética em Pesquisa, Brasília, p. 30 - 30.

  • NOVAES, R. L. ; NOVAES, H. M. D. . Medicina Preventiva e Ensino Médico. Ponto e Vírgula, Boletim FMUSP, CEDEM, São Paulo, , v. 32, p. 7 - 10.

  • Silva, RGL ; NOVAES, H. M. D. . Understanding the political framework of biophramaceutical development in Brazil: the case of monoclonal antibodies. In: 23rd International Conference on Science and Technology Indicators, 2018, Leiden/Paises Baixos. STI2018 Leiden. Leiden: Centre for Science and Technology Leiden University, 2018. p. 566-575.

  • BARATA, Rita de Cassia Barradas ; Silva PLB ; Rehem R ; Biasoto Jr G ; Costa VLC ; Giovanni G ; Costa NR ; NOVAES, H. M. D. ; Silva HP . Metodologia para estudos de caso. In: Efetividade das políticas de Saúde. Experi~encias bem sucedidas na América Latina, 2008, São Paulo. Anais do Seminário. Campinas. SP: NEPP/UNICAMP, 2008. p. 10-29.

  • NOVAES, H. M. D. . Os hospitais universitários e a pesquisa em saúde. In: 2o Simpósio de Avanços em Pesquisas Médicas dos LIM/FM-USP, 2005, São Paulo. 2o Simpósio de Avanços em Pesquisas Médicas dos LIM-USP, 2005. v. 1. p. 18-19.

  • GOLDBAUM, Moisés ; NOVAES, H. M. D. ; CARVALHEIRO, J. R. . Impacto de C&T sobre a saúde populacional. In: Fórum de C&T em Medicina, 2001, São Paulo. Fórum de C&T em Medicina. São Paulo: Unifesp/Academia Brasileira de Ciências, 2001. p. 01-12.

  • FERREIRA, C. S. W. ; NOVAES, H. M. D. . Os serviços de assistência às urgências no Município de São Paulo: implantação de um sistema de atendimento pré-hospitalar. In: VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2000, Salvador. Anais do VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2000.

  • NOVAES, H. M. D. ; ALMEIDA, Marcia Furquim de ; VALENÇA, O. A. . Desenvolvimento de indicadores para avaliação da qualidade dos serviços na atenção ao parto e ao recém-nascido. In: VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2000, Salvador. Anais do VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2000.

  • NOVAES, H. M. D. ; Goldbaum,M. . Panorama de la situación y tendencias del financiamiento de la investigación en salud en Brasil: hallazgos principales, problemas y propuestas. In: Taller Desarrollo de las oportunidades de financiamiento de la investigación en salud en las Américas/OPS-OMS, 1999, Havana/Cuba. Desarrollo del financiamiento en salud en las Américas, 1999. p. 8-46.

  • AMARAL, M. B. ; HARTMANN, R. ; NOVAES, H. M. D. ; VELASCO, Irineu Tadeu ; MASSAD, E. . A general model for the electronic medical record based os ASTM-E131-1383, www architecture amd standards at all levels. In: Toward an electronic health record Europe 99, 1999, Londres. Proceedings: toward an Electronic Health Record Europe 99, 1999. v. I. p. 36-46.

  • NOVAES, H. M. D. . Os Prontuários dos Pacientes no HC-FMUSP. In: Seminário - Informação em saúde: A Transição do Papel para o Meio Eletrônico, 1996, São Paulo. Anais, 1996. p. 1-20.

  • BARATA, R. B. ; GOLDBAUM, Moisés ; NOVAES, H. M. D. . Revisão de Áreas Temáticas da Saúde Coletiva. In: Oficina de Trabalho CNPq/ABRASCO, 1996, São Paulo. Relatório de Oficina de Trabalho, 1996.

  • NOVAES, H. M. D. . Reforma do Estado no Brasil Hoje: Limites e Possibilidades. In: Reforma do Estado no Brasil Hoje, 1995, São Paulo. Cadernos do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo- EAESP-FGV. São Paulo: FGV, 1995. v. I. p. 27-31.

  • NOVAES, H. M. D. . Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde. In: Encontros Setoriais da Academia Brasileira de Ciências: contribuições da ciência e da tecnologia para a área social: Saúde, 1994, Rio de Janeiro. Encontros Setoriais: Contribuições da ciência e da tecnologia para a área social: saúde, 1994. p. 1-20.

  • NOVAES, H. M. D. ; SZKLO, F. ; NOVAES, R. L. . Termos de referência para construção de um diagnóstico da ciência e tecnologia em saúde no Brasil. In: Encontros Setoriais da Academia Brasileira de Ciências: contribuições da ciência e tecnologia para a a'rae social: saúde, 1994, Rio de Janeiro. Encontros Setorais: Saúde, 1994. p. 1-10.

  • NOVAES, H. M. D. . Proceso de Desarrollo Tecnologico en Salud: Demanda y Uso de Tecnologia. El Consumo Hospitalario en el Município de São Paulo. In: Reunión Regional sobre Políticas Y Desarrollo tecnlogico en Salud, 1989, Camaguey, Cuba. Reunión Regional sobre Políticas Y Desarrollo Tecnologico en Salud, 1989. p. 18-36.

  • NOVAES, H. M. D. . Padrões de incorporação de tecnologia em rede de serviços no Brasil. In: Seminário Internacional de Tecnologia OPAS/UERJ, 1989, Rio de Janeiro. Anais, 1989. p. 52-64.

  • NOVAES, H. M. D. ; BERQUÓ, E. . Amamentação e Fecundidade em dois contextos brasileiros. In: Simpósio sobre o Progresso da Pesquisa Demográfica no Brasil, 1976, Rio de Janeiro. Fecundidade Padrões Brasileiros. Rio de Janeiro: Editora Altiva, 1976. v. II. p. 39-56.

  • Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; Soárez, Patrícia Coelho de ; Itria, Alexander ; SILVA, G. A. E. ; Sartori, Ana Marli Christovan ; Rama, C . NATIONAL SPENDING WITH SCREENING, DIAGNOSIS AND TREATMENT OF CERVICAL CANCER: ESTIMATES BASED ON HEALTH INFORMATION SYSTEMS, BRAZIL, 2006.. In: ISPOR Latin America Congress, 2013, Buenos Aires. Valui in Healtg. Estados Unidos: Value in Health, 2013. v. 16. p. A669-A669.

  • NOVAES, H ; SILVA, G. A. E. ; Ayres, A ; ITRIA, A. ; Rama, C ; SARTORI, Ana Marli Christovam ; SOÁREZ, Patricia Coelho de ; Clark A ; Resch S . COST-EFFECTIVENESS ANALYSIS OF INCORPORATION OF THE HPV VACCINE TO THE NATIONAL IMMUNIZATION PROGRAM / NIP OF BRAZIL. In: ISPOR Latin America Regional Meeting, 2013, Buenos Aires. Value in Health, 2013. v. 16. p. A685-A685.

  • CANELLA, D. S. ; LEVY, R. B. ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh . Out-of-pocket healthcare expenditure associated to obesity in Brazil: an evaluation based on household budget survey 2008-2009. In: 20th International Conference on Nutrition, 2013, Granada. Annals of Nutrition and Metabolism, 2013. v. 63. p. 938.

  • Soárez, Patrícia Coelho de ; Sartori, Ana Marli C. ; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh ; Amaku, M ; Azevedo RS ; Ximenes R A A ; Martelli, Celina Maria Turchi . Regional cost-effectiveness analysis of universal childhood Hepatitis A vaccination in Brazil. In: ISPOR, 2012. Value in Health. v. 15. p. A194-A194.

  • Almeida, Márcia Furquim de ; SCHOEPS, Daniela ; ALENCAR, Gizelton ; MINUCI Elaine G ; Silva Z P ; Ortiz, Luís Patrício ; NOVAES, H. M. D. ; Alencar, Airlane Pereira ; Raspantini PR . Autopsy and information quality of fetal death certificates in São Paulo City, Brazil. In: 2012 International Conference on Stillbirth, SIDS and Infant Survival, 2012, Baltimore/Maryland. 2012 International Conference on Stillbirth, SIDS and Infant Survival, 2012. v. 1. p. 83-84.

  • ASSUNÇÃO, Paula Lisiane de ; NOVAES, H. M. D. ; ALENCAR, Gizelton Pereira ; AS de Oliveira Melo ; ALMEIDA, Marcia Furquim de . P2-834 Risk of Preterm birth: a case control population based. In: IEA World Congress of Epidemiology, 2011, Edinburgh. Journal of Epidemiology & Community Health. London: BMJ Journals, 2011. v. 65. p. A328-A328.

  • ALMEIDA, Marcia Furquim de ; ALENCAR, Gizelton Pereira de ; SCHOEPS, Daniela ; MINUCI Elaine G ; Silva Z P ; ORTIZ, Luis Patrício ; NOVAES, H. M. D. ; SCHOUT, D. ; ALENCAR Airlane Pereira ; P Raspantini ; P Santos . SP6-15 Fetal autopsy and information quality of death certificates. In: IEA World Congress of Epidemiology, 2011, Edinburgh. Journal of Epidemiology & Community Health. London: BMJ Journals, 2011. v. 64. p. A458-A459.

  • Nóbrega AAL ; SOÁREZ, Patricia Coelho de ; SARTORI, Ana Marli Christovam ; A Itria ; NOVAES, H. M. D. . Cost-effectiveness analysis of universal childhood vaccination program against meningococcus C in Brazil. In: 4th Symposium Advances in Medical Research, 2010, São Paulo. Clinics, 2010. v. 65.

  • SARTORI, Ana Marli Christovam ; SOÁREZ, Patricia Coelho de ; NOVAES, H. M. D. . Hospital admissions and pneumococcal disease surveillance: estimating pneumococcal disease hospitalizaions in BRazil, 2004-2006. In: 4th Symposium Advances in Medical Research, 2010, São Paulo. Clinics, 2010. v. 65.

  • VALENTIM, Joice ; SARTORI, Ana Marli Christovam ; Amaku, M ; SOÁREZ, Patricia Coelho de ; Soares, R M ; NOVAES, H. M. D. . Cost-estimates in the economic evaluations of vaccination programmes: the cases of rotavirus and varicella in Brazil. In: ISPOR twelfth Annual European Congress, 2009, Paris. Value in Health, 2009. v. 12. p. A427-A427.

  • VALENTIM, Joice ; SARTORI, Ana Marli Christovam ; SOÁREZ, Patricia Coelho de ; Amaku, M ; Soares, R M ; NOVAES, H. M. D. . Cost-effectiveness analysis of universal childhood vaccination program against varicella in Brazil. In: 3o Simpósio Avanços em Pesquisas Médicas LIM/HC-FMUSP, 2007, São Paulo. Clinics. São Paulo, 2007. v. 62. p. S21-S21.

  • VALENTIM, Joice ; SARTORI, Ana Marli Christovam ; SOÁREZ, Patricia Coelho de ; Amaku, M ; Soares, R M ; NOVAES, H. M. D. . Cost-effectiveness analysis of universal childhood vaccination program against varicella in Brazil. In: Vaccine Congress, 2007, Amterdam/Paises Baixos. Vaccine Congress Abstract Book. Grã-Bretanha: Elsevier, 2007.

  • MARASCIULO, A. C. E. ; NOVAES, H. M. D. ; KNAPP, M. . Evaluation of the programme of incapacity benefits of the Brazilian National Institute of Social Security: the case of the Regional Office in Florianópolis, SC, Brazil, 2000-2002. In: !4th Annual EUPHA Meeting, 2006, Montreux. European Journal of Public Health. Oxford: Oxford University Press, 2006. v. 16. p. 213-214.

  • LITVOC, Julio ; NOVAES, H. M. D. ; CESAR, C. S. L. ; Goldbaum,M. . Qualidade de vida em populações atendidas pelo Programa de saúde da Família (Qualis) no Município de São Paulo. In: VII Congreso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: Ciência & Saúde Coletiva/Abrasco, 2003. v. II. p. 133-133.

  • PEPE, V. L. E. ; NOVAES, H. M. D. ; SOUSA JR, R. B. . Proposta metodológica de análise das internações e reinternações psiquiátricas a partir do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS). In: VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Livro de Resumos. Brasília: Ciência & Saúde Coletiva/Abrasco, 2003. v. II. p. 546-546.

  • PEPE, V. L. E. ; NOVAES, H. M. D. ; SOUSA JR, R. B. . Internações e reinternações psiquiátricas no Estado do Rio de Janeiro. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: Ciência & Saúed Coletiva/Abrasco, 2003. v. II. p. 834-834.

  • MARAGNO, Luciana ; GIANINI, R. J. ; GOLDBAUM, Moisés ; NOVAES, H. M. D. . Estudo da prevalência dos transtornos mentais comuns em população atendida pelo Programa de Saúde da Família (Qualis) no Município de São Paulo. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: Ciência & Saúde Coletiva/Abrasco, 2003. v. II. p. 839-839.

  • GIANINI, R. J. ; GOLDBAUM, Moisés ; NOVAES, H. M. D. ; CESAR, C. S. L. . Utilização dos serviços de saúde em áreas cobertas pelo Programa de Saúde da Família (Qualis) no Município de São Paulo. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: Ciência & Saúde Coletiva/Abrasco, 2003. v. II. p. 844-844.

  • ZANETTA, S. F. R. ; NOVAES, H. M. D. ; GOLDBAUM, Moisés . Classificação das Saídas Hospitalares do ICHC do Hospital das Clínicas da FMUSP em Diagnosis Related Groups/DRGs. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: Ciência & Saúde Coletiva/Abrasco, 2003. v. II. p. 567-567.

  • PEPE, V. L. E. ; NOVAES, H. M. D. ; SOUZA JUNIOR, P. R. B. . Análise das autorizações de internação hospitalar na psiquiatria no Estado do Rio de Janeiro, através do SIH/SUS. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. Livro de Resumos, 2002. p. 438-438.

  • NESTI, M. M. ; SCHOUT, D. ; NOVAES, H. M. D. ; Goldbaum,M. . Vigilância Epidemiológica Hospitalar: o pronto socorro como fonte de notificação. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. Livro de Resumos. São Paulo: Revista Brasileira de Epidemiologia, 2002. p. 256-256.

  • HAUR, W. C. ; OKAMURA, Mirna Namie ; SCHOUT, D. ; NOVAES, H. M. D. . Modelo de acompanhamento dos pacientes em tratamento para tuberculose no Hospital das Clínicas. FMUSP. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. Livro de Resumos. São Paulo: Revista Brasileira de Epidemiologia, 2002. p. 262-262.

  • ANDRADE, J. Q. ; KASHIWAGI, N. M. ; SCHOUT, D. ; NOVAES, H. M. D. ; GOLDBAUM, Moisés ; BUNDUKI, V. . Acompanhamento das gestantes vacinadas na campanha da rubéola de Novembro 2001- ICHC/FMUSP. In: VII Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetricia, 2002, São Paulo. Anais, 2002.

  • ALMEIDA, Marcia Furquim de ; FRANÇA JUNIOR, I. ; NOVAES, H. M. D. ; ALENCAR, Gizelton Pereira ; SIQUEIRA, Arnaldo Augusto Franco de ; MONTERO, C. ; RODRIGUES, Laura C . Mortalidade neonatal em RN < 1500 g (RNMBPN) na região sul da cidade de São Paulo. Um estudo de coorte. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. Livro de Resumos. São Paulo: Revista Brasileira de Epidemiologia, 2002. p. 61-61.

  • ALMEIDA, Marcia Furquim de ; ORTIZ, L. P. ; ALENCAR, Gizelton Pereira ; NOVAES, H. M. D. ; SIQUEIRA, Arnaldo Augusto Franco de ; FRANÇA JUNIOR, I. ; MONTERO, C. . Mudanças na estrutura da mortalidade perinatal no Município de São Paulo (MSP), 1980 a 2000. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. Livro de Resumos. São Paulo: Revista Brasileira de Epidemiologia, 2002. p. 61-61.

  • NOVAES, H. M. D. ; PEPE, V. L. E. ; SOUSA JR, R. B. . Vigilância sanitária e avaliação em saúde: o uso do SIH/SUS na definição de indicadores de monitoramento dos hospitais psiquiátricos no Estado do Rio de Janeiro. In: I Simbravisa. Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, 2002, São Paulo. Livro de resumos. São Paulo: Revista Brasileira de Epidemiologia, 2002.

  • SCHOUT, D. ; JONES, J. B. ; NOVAES, H. M. D. ; GOLDBAUM, Moisés . Estudo descritivo da tuberculose em funcionários do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. In: QualiHosp 2000, 2000, São Paulo. Resumos, 2000.

  • LIMA, C. R. M. ; SCHOUT, D. ; GOLDBAUM, Moisés ; NOVAES, H. M. D. . Estudo da morbidade hospitalar como instrumento gerencial. In: QualiHosp, 2000, São Paulo. Resumos, 2000.

  • SCHOUT, D. ; HAUR, W. C. ; NOVAES, H. M. D. ; GOLDBAUM, Moisés . A estrutura e a organização do atendimento da tuberculose no Hospital das Clinicas. In: QualiHosp, 2000, São Paulo. Resumos, 2000.

  • NOVAES, H. M. D. ; ALMEIDA, Marcia Furquim de . Diferenciais de mortalidade neonatal no Município de São Paulo. In: VI Congresso Paulista de Saúde Pública, 1999, Aguas de Lindóia. Livro de Resumos, 1999. p. 47-47.

  • NOVAES, H. M. D. ; ALMEIDA, Marcia Furquim de ; VALENÇA, O. O. . Qualidade da atenção ao parto e ao recém-nascido no Município de São Paulo. In: 2o Congresso Brasileiro de Ciências Sociais, 1999, São Paulo. Livro de resumos, 1999. p. 112-112.

  • NOVAES, H. M. D. ; JATENE, A. ; Goldbaum,M. ; MALIK, A. M. ; MARSIGLIA, R. M. G. ; SEIXAS, J. C. ; GUEDES, J. S. ; LEBRÃO, M. L. . Novos Modelos de Assistência à Saúde: avaliação do programa de saúde da família no Município de São Paulo. In: 2o Congresso Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde, 1999, São Paulo. Livro de resumos, 1999. p. 113-113.

  • NOVAES, H. M. D. ; ALMEIDA, Marcia Furquim de ; VALENÇA, O. ; MADI, M. C. . Qualidade da assistência ao parto: taxas de cesárea e capacidade instalada de hospitais e maternidades públicas e privadas no Município de São Paulo. In: IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 1998, Rio de Janeiro. Livro de Resumos EpiRio, 1998. p. 81-81.

  • NOVAES, H. M. D. ; ALMEIDA, Marcia Furquim de ; MONTERO, C. . Análise da tendência das principais causas da mortalidade infantil no Município de São Paulo, 1998. In: IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 1998, Rio de Janeiro. Livro de Resumos EpiRio, 1998. p. 329-329.

  • NOVAES, H. M. D. ; Castilho, E. A. ; Luna, E.J.A. . Risk behaviors for HIV infection among men who have sex with men. In: 12th World AIDS Conference, 1998, Genebra. Abstracts, 1998. p. 361-361.

  • NOVAES, H. M. D. ; OKAMURA, M. N. ; SCHOUT, D. ; GOLDBAUM, Moisés . Vigilância Epidemiológica em Pronto-Socorro hospitalar. In: IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 1998, Rio de Janeiro. Livro de Resumos EpiRio, 1998. p. 256-256.

  • NOVAES, H. M. D. ; LIMA, C. R. M. ; SCHOUT, D. ; Goldbaum,M. . Descrição das causas de internação no Instituto Central do Hospital das Clínicas, 1987 a 1997, São Paulo. In: VI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 1998, Campos de Jordão. Livro de Resumos EpiRio, 1998. p. 138-138.

  • SCHOUT, D. ; KATZ, G. ; NOVAES, H. M. D. ; Goldbaum,M. . Campanha de vacinação em Hospital Universitário - Medidas de prevenção precoce na epidemia do sarampo em São Paulo. In: IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia, EpiRio-98, 1998, Rio de Janeiro. Livro de Resumos EpiRio, 1998. p. 206.

  • ZANETTA, S. F. R. ; SCHOUT, D. ; NOVAES, H. M. D. ; GOLDBAUM, Moisés . Primeira Avaliação da Captação de Doenças de Notificação Compulsória no sistema de entrada de pacientes internados no HC-FMUSP. In: VI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 1998, Campos do Jordão. Livro de Resumos EpiRio, 1998. p. 140.

  • NOVAES, H. M. D. ; ALMEIDA, Marcia Furquim de . Mortalidade Neonatal: Estudo das Associações Entre Os Fatores de Risco Materno-Infantil e Assistencia Ao Parto e Recém-Nascido. In: V Congresso Paulista de Saúde Pública e V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 1997, Aguas de Lindóia. Anais. Aguas de Lindóia, 1997.

  • NOVAES, H. M. D. . Social Impacts Of Technological Diffusion: Obstetrical Ultrasonography And Abortion In Brazil. In: 13th Annual Meeting International Society of Technology Assessment in Health Care, 1997. Anais. Barcelona.

  • TANAKA, O. Y. ; NOVAES, H. M. D. ; CESAR, C. S. L. ; RIEDEL, L. ; ROSALEN, J. ; GATTAS, V. . A Abordagem de Focalização Para Avaliação de Projetos. In: V. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, V Congresso Paulista de Saúde Pública, 1997. Livro de Resumos. Águas de Lindóia - São Paulo.

  • NOVAES, H. M. D. ; AMARAL, M. B. ; HARTMANN, R. ; MASSAD, E. . Applying ASTM E31 Standard Guidelines for modeling the São Paulo University Hospital Computerized Medical Record. In: Annual Medical Informatics Association Congress, 1997. Proceedings - AMIA 1997, 1997. p. 909-909.

  • NOVAES, H. M. D. ; GOLDMAUM, M. ; ODA, A. ; LEITE, R. M. . Casos de Meningites notificados no Hospital das Clínicas da FMUSP- 1991-1995. In: Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e Congresso Paulista de Saúde Pública, 1997, Aguas de Lindóia. Anais do Congresso, 1997. p. 135.

  • NOVAES, H. M. D. . Medical Ethics, The Diffusion Of Fetal Malformations Diagnostic Technologies And Anti-Abortion Legislation: The Situation In Brazil. In: 9th Congress of the Internation Association of Health policy, 1996. Anais.

  • NOVAES, H. M. D. . A Epidemiologia Na Avaliação dos Serviços de Saúde: A Discussão da Qualidade. In: I Encontro Paulista de Epidemiologia, 1995. Anais. São Paulo.

  • NOVAES, H. M. D. . Epidemiologia e Avaliação Em Servicos de Atenção Médica: Novas Têndencias de Pesquisa. In: III Congresso Brasileiro de Epidemiologia II Congresso Ibero-Americano e I Congresso Latino-Americao, 1995, Salvador. Anais, 1995. p. 49-49.

  • NOVAES, H. M. D. . O Monitoramento da Qualidade da Assistência Ao Parto e Ao Recém-Nascido: Possibilidades de Utilização de Bases de Dados Existentes. In: III Congresso Brasileiro de Epidemiologia II Congresso Ibero-Americano e I Congresso Latino-American de Epidemiologia, 1995, Salvador. Anais. Salvador, 1995.

  • GALLOTTI, Renata Mahfuz Daud ; NOVAES, H. M. D. ; LORENZI, Maria Cecilia ; ELUF NETO, José ; VELASCO, Irineu Tadeu . Adverse events and hospital death in the Emergency Department of a major hospital in Brazil. American Journal of Epidemiology , Estados Unidos, v. 159, n.11, p. S40-S40, 2004.

  • NOVAES, H. M. D. ; ALVES, Fátima Maria . Asma na infância: prevalência, saberes e práticas na clientela de plano privado de assistência médica na cidade de São Paulo. Revista brasileira de epidemiologia , 2004.

  • ALMEIDA, Marcia Furquim de ; ORTIZ, Luis Patrício ; NOVAES, H. M. D. ; YAMASAKI, Lincoln Cardoso ; ALENCAR, Gizelton Pereira ; SCHOEPS, Daniela . Diferenciais intra-urbanos de mortalidade perinatal em São Paulo MSP). Revista brasileira de epidemiologia , São Paulo, 2004.

  • GALLOTTI, Renata Mahfuz Daud ; NOVAES, H. M. D. ; LORENZI, Maria Cecilia ; ELUF NETO, José ; VELASCO, Irineu Tadeu . Eventos adversos e óbito em serviço de emergência de um hospital universitário terciário. Revista brasileira de epidemiologia , São Paulo, 2004.

  • KASHIWAGI, N. M. ; SCHOUT, D. ; NESTI, M. M. ; OKAMURA, Mirna Namie ; NOVAES, H. M. D. ; MOISÉSGOLDBAUM . Vigilância epidemiológica das gestantes HIV positivas e crianças expostas ao HIV no Hospital das Clínicas - FMUSP. Revista brasileira de epidemiologia , 2004.

  • NESTI, M. M. ; SCHOUT, D. ; KASHIWAGI, N. M. ; NOVAES, H. M. D. ; GOLDBAUM, Moisés . Sistema de Vigilância Hospitalar. O papel da fonte necrópsia HC-FMUSP, 2003. Revista brasileira de epidemiologia , São Paulo, 2004.

  • OKAMURA, Mirna Namie ; SCHOUT, D. ; KASHIWAGI, N. M. ; NOVAES, H. M. D. ; GOLDBAUM, Moisés . Integraçaõ da vigilância hospitalar e rede básica de serviços de saúde. Visitas domiciliares aos pacientes com tuberculose notificados pelo HC-FMUSP. Revista brasileira de epidemiologia , 2004.

  • ALMEIDA, Marcia Furquim de ; ALENCAR, Gizelton Pereira ; NOVAES, H. M. D. ; SCHOEPS, Daniela ; FRANÇA JUNIOR, I. ; SIQUEIRA, Arnaldo Augusto Franco de ; RODRIGUES, Laura C . Partos domiciliares acidentais na Região Sul do Município de São Paulo. Revista brasileira de epidemiologia , São Paulo, 2004.

  • SUCUPIRA, Ana Cecilia Ls ; NOVAES, H. M. D. ; MENEZES, Paulo Rossi . School failure and life conditions in children aged 7-10 years old, Sobral, Ceará. Journal of Epidemiology and Community Health , v. 58, n.suppl1, p. A54-A55, 2004.

  • ALMEIDA, Marcia Furquim de ; ALENCAR, Gizelton ; RODRIGUES, Laura ; FRANÇA JR, Ivan ; SIQUEIRA, Arnaldo A F ; SCHOEPS, Daniela ; NOVAES, H. M. D. . Risk factors to foetal deaths in São paulo, Brazil. Journal of Epidemiology and Community Health , v. 58, n.suppl 1, p. A4-A4, 2004.

  • NOVAES, H. M. D. ; SOÁREZ, Patricia Coelho de . Doenças raras, drogas órfãs e as políticas para avaliação e incorporação de tecnologias nos sistemas de saúde. Sociologias (UFRGS) , 2019.

  • NOVAES, H. M. D. . Avaliação de tecnologias em saúde: uma política em saúde. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Silva, RGL ; NOVAES, H. M. D. . Understanding the political framework of biopharmaceutical development in Brazil: the case of monoclonal antibodies. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Silva, RGL ; NOVAES, H. M. D. . Pesquisa e desenvolvimento em saúde no Brasil: dinâmicas do ambiente de inovação tecnológica em anicorpos monoclonais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NOVAES, H. M. D. . As contribuições da área de Saúde Coletiva para a discussão do processo de avaliação da pesquisa e da pós-graduação no país. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOVAES, H. M. D. . Políticas de segurança para os pacientes em serviços de saúde no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOVAES, H. M. D. . Estratégias metodológicas para avaliação de desempenho de sistemas de saúde. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOVAES, H. M. D. . Articulação Interinstitucional e pesquisa em serviço: novos desafios para o SUS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOVAES, H. M. D. . Avaliação e monitoramento na atenção hospitalar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOVAES, H. M. D. . Avaliação da Atenção Básica em Saúde. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOVAES, H. M. D. . Debatedora no Painel Monitoramento e Avaliação em Promoção da Saúde no Brasil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NOVAES, H. M. D. . Monitoramento de Indicadores Gerenciais Hospitalares. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOVAES, H. M. D. . Epidemiologia e Avaliação em Saúde. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALLOTTI, Renata Mahfuz Daud ; NOVAES, H. M. D. ; LORENZI, Maria Cecília ; ELUF NETO, José ; VELASCO, Irineu Tadeu . Eventos Adversos e Óbito em Serviço de Emergências Clínicas de Hospital Universitário Terciário. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOVAES, H. M. D. . Mortalidade Neonatal: fatores de risco e causalidade. Dificuldades na identificação de fatores determinantes. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOVAES, H. M. D. . Pesquisa em serviços de saúde: processos complexos de produção e disseminação do conhecimento. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOVAES, H. M. D. . Informações e indicadores em saúde. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOVAES, H. M. D. . Ethics in clinical research: case presentation. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOVAES, H. M. D. . Avaliação de programas. serviços e tecnologias em saúde. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOVAES, H. M. D. . Indicadores e Informações em Saúde. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOVAES, H. M. D. . Avaliação e Visa: Acreditação e Regulação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARAGNO, Luciana ; GIANINI, R. J. ; CESAR, C. S. L. ; NOVAES, H. M. D. ; GOLDBAUM, Moisés . Estudo da Prevalência dos Transtornos Mentais Comuns (TMC) em população atendida pelo Programa de Saúde da Família (PSF/Qualis) no Município de São Paulo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NOVAES, H. M. D. . Aspectos legais e éticos na pesquisa e tratamento com células tronco. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOVAES, H. M. D. . Incorporação e Avaliação de Tecnologias em Saúde. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOVAES, H. M. D. . Avaliação em saúde. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOVAES, H. M. D. . Avaliação de políticas públicas para a criança no âmbito institucional. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NOVAES, H. M. D. . O papel da avaliação tecnológica na equidade e eficiência do SUS. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOVAES, H. M. D. ; PEPE, V. L. E. ; SOUSA JR, R. B. . Vigilância Sanitária e avaliação em saúde: o uso do SIH/SUS na definição de indicadores de monitoramento dos hospitais psiquiátricos no Estado do RJ. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NOVAES, H. M. D. . O prontuário do paciente no Hospital das Clínicas da FMUSP. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NOVAES, H. M. D. . Impacto de C&T sobre a saúde populacional. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NOVAES, H. M. D. . Experiências de qualidade nos hospitais brasileiros - Metodologia de pesquisa aplicada à avaliação e qualidade. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOVAES, H. M. D. . Recent tendencies of resource flows for health research in Brazil. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOVAES, H. M. D. . Qualidade de serviços de saúde e qualidade de vida. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NOVAES, H. M. D. . Tecnologia, ética e qualidade. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NOVAES, H. M. D. . Aspectos éticos e legais do prontuário eletrônico. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOVAES, H. M. D. . Avaliação e qualidade em serviços de saúde: metodologias de investigação. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOVAES, H. M. D. . Avaliação tecnológica em Saúde: aplicação em UTI neonatal. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOVAES, H. M. D. . Medical Ethics, the diffusion of fetal malformations, diagnostic technologies and anti-abortion legislation: the situation in Brazil. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOVAES, H. M. D. . Sigilo Profissional e prontuário do paciente. 1996. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NOVAES, H. M. D. . Desenvolvimento científico e tecnológico em saúde. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOVAES, H. M. D. . Saúde, Doença e Inovação Tecnológica. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOVAES, H. M. D. . Resenha do livro Vacinas, soros e imunizações no Brasi, publicado na revista Cadernos de Saúde Pública 2006,22:2255-2257.l. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006 (resenha de livro).

  • ZAWISLAK, Fernando ; MANGRICH, Antonio Salvio ; NOVAES, H. M. D. ; BEIRÃO, Paulo ; SILVA, Ana Márcia ; MACIEL, Maria Lucia . Proposta de Diretrizes e Programas do GT de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. São Paulo: SBPC, 2005 (Relatório científico).

  • NOVAES, H. M. D. ; BARATA, R. B. ; SEGURADO, A. A. C. ; TESS, B. H. C. ; SARNO, E. N. ; GUIMARAES, J. A. ; MARQUES, M. B. ; PACHECO, M. F. ; CURADO, M. P. ; GUIMARAES, R. . Proposta de Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002 (Relatório científico).

  • NOVAES, H. M. D. ; ALMEIDA, Marcia Furquim de ; ORTIZ, L. P. . Fontes de informação técnico-científica de apoio a tomadores de decisão em saúde pública: redução da mortalidade infantil. São Paulo: Biblioteca Regional de Medicina, 2002 (Relatório científico).

  • MALIK, A. M. ; NOVAES, H. M. D. ; SILVA, J. A. ; GOLDBAUM, Moisés ; MARSIGLIA, R. G. . Novos modelos de assistência à Saúde: Avaliação do Programa de Saúde da Família no Município de São Paulo. São Paulo: mímeo, 2000 (Relatório científico).

  • NOVAES, H. M. D. . Mortalidade Neonatal e avaliação da qualidade da atenção ao parto e ao recém-nascido no Município de São Paulo 1999 (Tese de Livre Docência).

  • NOVAES, H. M. D. ; NOVAES, R. L. . Elaboração de proposta para programa de desenvolvimento de Ciência e Tecnologia em Saúde. FINEP/Academia Brasileira de Ciências. Rio de Janeiro: mimeo, 1997 (Relatório científico).

  • NOVAES, H. M. D. . Avaliação Tecnológica em Saúde. Subsidiando a melhoria da qualidade e eficiência. Relatório do Seminário Nacional de Avaliação Tecnológica. Brasília: Ministério da Saúde, 1997 (Relatório científico).

  • NOVAES, H. M. D. . Procesus de Développement scientifique et technologique: technologies médicales en France. 1970-1990. Paris: INSERM, 1992 (Relatório científico).

  • NOVAES, H. M. D. . Subsídios para políticas de incorporação e desenvolvimento tecnológico de biomateriais. Instituto Nacional de tecnologia, 1990 (Relatório científico).

  • NOVAES, H. M. D. . Processo de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde: Demanda e uso de tecnologia. O consumo hospitalar no Município de São Paulo. São Paulo: mimeo, 1990 (Relatório científico).

  • NOVAES, H. M. D. . Diagnosticar e Classificar: O limite do olhar 1987 (Tese de Doutorado).

  • NOVAES, H. M. D. . A Puericultura em questão 1979 (Dissertação de mestrado).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NOVAES, H. M. D. . Membro do SAGE Working Group on Dengue Vaccines da Organização Mundial da Saúde. 2015.

NOVAES, H. M. D. . Membro do Comitê Científico Internacional do HTAi 2011. 2010.

NOVAES, H. M. D. . Consultor ad hoc para selecao de trabalhos inscritos no Premio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS. 2009.

NOVAES, H. M. D. . Membro do Comitê Executivo da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde/REBRATS do Decit/SCTIE?MS. 2009.

FD Fuchs ; POLANCZYK, C. A. ; Fuchs S ; Vianna D ; Ribeiro RA ; NOVAES, H. M. D. . membro do Comitê Gestor Do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Avaliação de Tecnologiasem Saúde/INCT-IATS. 2009.

NOVAES, H. M. D. . Membro do Education and Training in patient safety research Expert Working Group. 2008.

NOVAES, H. M. D. . Membro da Comissao de Avaliacao da Execucao dos Contratos de Gestao com Organizacoes Sociais/Secretaria do Estado da Saude de Sao Paulo. 2007.

NOVAES, H. M. D. ; ALMEIDA, Rosimary Terezinha ; Lemgruber A . Relatora proposta de Política da Gestão de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde. 2006.

NOVAES, H. M. D. . Membro do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Científico eTecnológico do Projeto C&T no Brasil da SBPC. 2005.

NOVAES, H. M. D. . Coordenadora da Comissão de Ciência e Tecnologia da Abrasco. 2005.

NOVAES, H. M. D. . Membro da Comissão de Seleção de projetos apresentados ao Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública: Sistema Único de Saúde. 2004.

NOVAES, H. M. D. . Membro do Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia da Abrasco. 2004.

NOVAES, H. M. D. . Participar de Grupo de Trabalho para elaboração de proposta de Avaliação Tecnológica em Saúde no âmbito do SUS. 2003.

NOVAES, H. M. D. . Membro de Comissão Julgadora de Prêmio de Incentivo em C&T para o SUS. 2003.

NOVAES, H. M. D. . Membro do Comitê de Consultores para avaliação de mérito de propostas do Edital 02/2003. Novos Grupos de Pesquisas do Fundo CT Infra. Finep. 2003.

NOVAES, H. M. D. . Participação no Seminário para construção da Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde. 2003.

NOVAES, H. M. D. . Integrar Grupo de Trabalho encarregado de elaborar o documento preliminar de Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde para a Secretaria de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde. 2002.

NOVAES, H. M. D. . Avaliação dos trabalhos concorrentes ao edital n.252/2002 Unesco: Desenvolvimento de projeto de pesquisa para avaliação nacional do programa de humanizaçãono pré-natal e nascimento. 2002.

NOVAES, H. M. D. . Consultor ad hoc para análise de projetos submetidos à Alliance on Health for Health Policy and Systems Research. 2001.

NOVAES, H. M. D. . Membro do Conselho Editorial da Cadernos de Saúde Pública. 2000.

NOVAES, H. M. D. . Membro da Comissão de Análise de Ética na Pesquisa/CAPPesq da Faculdade de Medicina e Hospital da Clínicas da FMUSP. 1999.

NOVAES, H. M. D. . Comissão Estadual de Controle de Iatrogenias. 1998.

NOVAES, H. M. D. ; NOVAES, R. L. . Elaboração de proposta para um Programa de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia em Saúde - Pró-Saúde. 1997.

NOVAES, H. M. D. . Parecer processo seleção e avaliação periódicos coleção SciELO Brasil. 2011.

NOVAES, H. M. D. . Parecer sobre revista para Coleção SciELO. BIREME/OPAS. 2009.

NOVAES, H. M. D. . Parecerista ad hoc para analise de projetos submetidos a FAPESP. 2009.

NOVAES, H. M. D. . Parecerista ad hoc para trabalhos científicos submetidos e avaliadora de pôsteres do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2006.

NOVAES, H. M. D. . Parecerista "ad hoc" para seleção de trabalhos científicos enviados ao Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2004.

NOVAES, H. M. D. . Parecerista ad hoc para textos submetidos a revistas nacionais da área de Saúde Coletiva: Revista de Saúde Pública, Cadernos de Saúde Pública, Revista AMB, Revista Ciência e Saúde Coletiva, Revista Brasileira de Epidemiologia. 2004.

NOVAES, H. M. D. . Membro de Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos do XXXIII ECEM - Encontro Científico dos Estudantes de Medicina. 2003.

NOVAES, H. M. D. . Parecerista "ad hoc" para revistas científicas nacionais da área de Saúde Coletiva. 2003.

NOVAES, H. M. D. . Parecerista "ad hoc" para projetos submetidos às agências finaciadoras nacionais de pesquisa: Capes, Fapesp, CNPq, Finep. 2003.

NOVAES, H. M. D. . Coordenadora do Núcleo de Informações em Saúde. 2002.

NOVAES, H. M. D. . Participação no Programa Tutores FMUSP. 2002.

NOVAES, H. M. D. . Presidente da Comissão de Avaliação Tecnológica em Saúde do Hospital das Clínicas da FMUSP. 2001.

NOVAES, H. M. D. . Participação no Programa Tutores FMUSP. 2001.

NOVAES, H. M. D. ; MALIK, A. M. ; GOLDBAUM, Moisés ; MARSIGLIA, R. G. ; SILVA, J. A. ; SEIXAS, P. . 1o Relatório técnico-científico da pesquisa Novos Modelos de Assistência a Saúde: Avaliação do Programa de Saúde da Família no Município de São Paulo. 2000.

NOVAES, H. M. D. . Parecerista ad hoc para revista internacional de Ciencias Sociais e Saúde. 1999.

NOVAES, H. M. D. . Núcleo de Epicemiologia Hospitalar do Hospital das Clínicas-NEHC. 1998.

NOVAES, H. M. D. . Avaliação Tecnológica em saúde. 1997.

NOVAES, H. M. D. ; ESCRIVÃO, Á. ; NOVAES, R. L. . Exercícios de Estatísticas de Saúde. 1996.

NOVAES, H. M. D. . Parecerista ad hoc para revistas científicas da área de Saúde Coletiva. 1995.

NOVAES, H. M. D. . Presidente da Comissão de Prontuários e de Informação sobre pacientes do HC-FMUSP. 1995.

NOVAES, H. M. D. . Processo de desenvolvimento tecnológico em saúde: demanda e uso de tecnologia. O consumo hospitalar no Município de São Paulo. 1990.

NOVAES, H. M. D. ; NOVAES, R. L. ; SCHRAIBER, L. B. ; MENDESGONÇALVES, R. B. . Tecnologia na rede hospitalar de São Paulo: estudo da incorporação tecnológica e sua repercussão nos serviços de saúde. 1986.

NOVAES, H. M. D. . Avaliação tecnológica e de qualidade da atenção em saúde. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NOVAES, H. M. D. ; TANAKA, Oswaldo Yoshimi . Avaliação de serviços de saúde e sistemas de saúde: para quê e como avaliar. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NOVAES, H. M. D. . 2o Simpósio Avanços em pesquisas médicas dos Laboratórios de Investigação Médica do Hospital das Clínicas. 2005. (comissão avaliadora de pôsteres de evento científico).

NOVAES, H. M. D. . Plano Diretor de Ciência e Tecnologia em Saúde Coletiva no Brasil. 2005. (Organizadora de Oficina pré-congresso).

NOVAES, H. M. D. ; PEPE, Vera Edais ; SCHRAMM, Joyce . Avaliação em saúde e vigilância sanitária. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NOVAES, H. M. D. . Avaliação de Tecnologia em Saúde. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NOVAES, H. M. D. . Avaliação em saúde: avaliação de programas e serviços de saúde. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NOVAES, H. M. D. ; TANAKA, O. Y. . Avaliação de serviços e sistemas de saúde: principais abordagens e uma proposta operacional. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NOVAES, H. M. D. . Concurso para Professor Titular no Departamento de Medicina Preventiva. 2005 (Concurso) .

NOVAES, H. M. D. . Concurso para Professor Titular no Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. 2001 (Concurso) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    MORTALIDADE FETAL: DESAFIOS DO CONHECIMENTO E DA INTERVENÇÃO, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Nelson da Cruz Gouveia em 07/01/2019., Descrição: Embora a mortalidade fetal represente um crescente e importante componente da mortalidade na infância, ainda é insuficientemente conhecida, valorizada e estudada enquanto problema de saúde pública, e principalmente por meio de abordagens que integrem as dimensões biológicas, epidemiológicas e sociais. Assim, este estudo pretende contribuir para a diminuição da mortalidade fetal por meio da compreensão da complexa gama de aspectos relacionados ao óbito fetal sob perspectiva multidisciplinar, de modo a fornecer subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas e protocolos de atenção pré-natal e ao parto, voltados para sua prevenção, acolhimento da gestante nos serviços de saúde e apoio aos familiares no luto pós-perda fetal. Pretende-se desenvolver estudo de caso-controle prospectivo, com 415 casos (óbitos fetais) e 415 controles nascidos vivos (aleatórios) em 15 hospitais do SUS, que concentram elevada proporção dos óbitos fetais do Município de São Paulo. Serão realizadas entrevistas hospitalares com mães de casos e controles, aplicados protocolos para coleta de dados nos prontuários, copiados os cartões de pré-natal das gestantes. Serão coletados sangue materno e do cordão e a placenta, para análise dos marcadores de angiogênese séricos e teciduais, de exposição à poluição do ar e de infecção. Será também realizada autopsia minimamente invasiva (exames de imagem e histopatológico guiado por biópsia) e autopsia tradicional. Serão realizadas entrevistas com gestores dos hospitais e do Programa Rede Cegonha/Mãe Paulistana municipal e estadual e entrevistas com a mãe após 2 meses de perda fetal em amostra de 100 casos. Análises irão identificar fatores de risco para óbitos fetais, investigar as suas inter-relações e estimar as contribuições individuais para a mortalidade fetal neste cenário, bem como necessidades de apoio para as famílias enlutadas; resultados serão divulgados nas comunidades científicas e políticas . Projeto Temático.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Integrante / Expedito J. A. Luna - Integrante / Gizelton Pereira Alencar - Integrante / Nelson Gouveia - Coordenador / Zilda Pereira da Silva - Integrante / MARCIA - Integrante / FIGUEIREDO, GERUSA MARIA - Integrante / Rossana Pulcineli Vieira Francisco - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Avaliação de custo-efetividade e de impacto orçamentário da introdução da vacina de dengue no Programa Nacional de Imunizações no Brasil, Descrição: A dengue é considerada a mais importante doença viral transmitida por mosquito no mundo. Sua incidência vem crescendo globalmente nas últimas décadas. No Brasil, nos últimos 15 anos, houve grande aumento do número de casos da doença com rápida dispersão geográfica, epidemias de grande magnitude atingindo todas as regiões do país, expansão para municípios de menor porte, circulação simultânea de diferentes sorotipos, caracterizando cenário de hiperendemicidade, com ocorrência de casos graves, hospitalizações e óbitos, constituindo um dos maiores desafios de saúde pública. Do ponto de vista de prevenção da transmissão da dengue, a vigilância e controle vetorial vêm se mostrando insuficiente e de alto custo para interromper o ciclo de transmissão. Há consenso sobre a necessidade de múltiplas estratégias no combate à dengue, com integração do controle de vetor e uso de vacinas. Várias questões devem ser analisadas ao se considerar a introdução de uma vacina de dengue nos calendários do Programa Nacional de Imunização (PNI) brasileiro, como a importância e impacto da doença na saúde pública, as características da vacina candidata ? segurança; esquema vacinal - número de doses e intervalo entre doses; idade para a qual a vacina poderá ser utilizada; uso concomitante com outras vacinas já incluídas no calendário; eficácia/efetividade para os quatro sorotipos virais, duração da proteção e possível impacto de um programa de vacinação na epidemiologia da doença, além do preço e disponibilidade da vacina. Outra questão importante é que, levando em conta a disseminação global da dengue, provavelmente não haverá vacina suficiente para toda a população, pelo menos nas fases iniciais de produção e comercialização, sendo necessário definir qual a(s) população(ões) prioritária(s) para a vacinação no cenário epidemiológico atual. Estudos de avaliação econômica têm sido considerado uma prioridade em saúde pública mundial, devendo ser incorporado na tomada de decisão de políticas públicas. No Brasil, nos últimos 10 anos, estudos de avaliação econômica têm sido realizados, enquanto parte do processo de tomada de decisão de introdução de novas vacinas no PNI. Com o objetivo de produzir evidências para subsidiar a decisão de introdução de uma vacina de dengue no PNI brasileiro, será realizado estudo de custo-efetividade e de análise de impacto orçamentário da introdução de uma vacina de dengue no contexto brasileiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Integrante / Expedito J. A. Luna - Integrante / Patricia Coelho de Soárez - Integrante / Marcos Amaku - Integrante / Raymundo Soares Azevedo - Integrante / Ana Marli Christovam Sartori - Coordenador., Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Avaliação de implantação do Programa de Atenção Pré-Hospitalar no Grande ABC, Descrição: A Atenção Pré-Hospitalar é parte importante do Sistema de Atenção Médica de Urgência/SAMU, implantado de forma progressiva nos últimos anos no Brasil. Foram realizados estudos anteriores em diferentes regiões, com base em entrevistas com informantes chave, mas são poucos os estudos que utilizaram métodos quantitativos para a mensuração de resultados obtidos. A Região do Grande ABC foi uma das regiões em que a implantação foi iniciada há mais de 10 anos. O estudo tem por objetivo avaliar a sua implantação com a utilização de evento sentinela, mortalidade por Infarto Agudo do Miocárdio, por meio do acesso a dados secundários e desenvolvimento de modelo de séries temporais interrompidas para estudar a mortalidade hospitalar na região antes e depois da implantação do programa. Essa análise será complementada pelas informações obtidas em entrevistas com informantes chave.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Catia Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2015 - Atual

    Políticas de Saúde, Políticas Científicas, Tecnológicas e Inovação e a Incorporação e Avaliação de Tecnologias em Saúde, Descrição: O projeto tem por objetivo estudar, em diferentes perspectivas e metodologias, as articulações existentes entre as Políticas de Saúde, Políticas Científicas, Tecnológicas e Inovação e a incorporação e avaliação de tecnologias em saúde, em perspectiva nacional e internacional. Um sub-projeto inicial, em desenvolvimento como projeto de doutorado, analisa o contexto das políticas de incorporação de tecnologias no contexto internacional e nacional; e avalia a compreensão dos atores que participam do desenvolvimento e gestão da avaliação e incorporação de tecnologias no Brasil sobre a utilização de limiar de custo-efetividade nas avaliações econômicas nacionais. Outro sub-projeto, a ser desenvolvido durante pós-doutorado, pretende investigar as características do arcabouço institucional em implementação no País, criado para promover a pesquisa sobre uma classe específica de medicamentos biológicos: os Anticorpos Monoclonais (mAbs). Propõe-se elaborar um quadro analítico dos atores públicos e privados que compõem a agenda de pesquisa em medicamentos biológicos (universidades, institutos de pesquisa, empresas de biotecnologia e hospitais). O objetivo é entender como a política pública (Política Científica e Tecnológica, Política Nacional de Saúde e a Política de Desenvolvimento Produtivo) tem interferido no avanço da pesquisa sobre Medicamentos Biológicos no Brasil. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Pós-Doutorado: 1. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Patricia Coelho de Soárez - Integrante / YUBA, TÂNIA YUKA - Integrante / Renan Gonçalves Leonel da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2014 - Atual

    Análise de Impacto Orçamentário no Sistema Único de Saúde (SUS) da introdução das vacinas de hepatite A e varicela no Programa Nacional de Imunizações (PNI), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Patricia Coelho de Soárez em 08/10/2015., Descrição: O objetivo dessa estudo é estimar o impacto orçamentário no Sistema Único de Saúde (SUS) da incorporação das vacinas de hepatite A e varicela no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Será adotada a perspectiva do gestor do orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e adotado um horizonte temporal de 3 anos. As estimativas desenvolvidas serão inseridas na Planilha Brasileira de Impacto Orçamentário para Fármacos (PBIO), recomendada pelo Ministério da Saúde. Será construído um modelo de decisão para comparação e validação dos resultados obtidos com a PBIO e calculada projeção orçamentária anual, no horizonte temporal de 3 anos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Integrante / Patricia Coelho de Soárez - Coordenador / Cristiana Maria Toscano - Integrante / Alexander Itria - Integrante / Ana Marli Christovam Sartori - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - Atual

    Gasto em medicamentos por famílias com idosos no Brasil, Descrição: Com o crescimento do contingente de idosos na população brasileira, observa-se aumento da incidência e da prevalência de doenças associadas ao envelhecimento, em especial das crônicas. A presença das multimorbidades implica o aumento na quantidade de medicamentos e nos gastos familiares. Justificativa: Estudar o perfil de gasto dos medicamentos dos idosos e suas famílias poderá contribuir para o conhecimento de como estes indivíduos respondem às necessidades de saúde em diferentes contextos. Objetivo: Avaliar o perfil das famílias com e sem idosos e o gasto com medicamentos, e verificar se idosos considerados chefes de família apresentam maior percepção de restrição orçamentária em comparação aos idosos que não possuem esta denominação.Método: Será realizado estudo transversal retrospectivo por meio da descrição e análise de dados da POF nas versões 2002-2003 e 2008-2009, totalizando 104.440 domicílios. Serão quantificados o número e proporção dos idosos nas famílias e verificados as despesas monetárias e não monetárias com medicamentos e os fatores associados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Renata Bertazzi Levy - Integrante / Christine Gurtzmann Faustino - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2013 - Atual

    Avaliação de custo-efetividade da introdução da vacina tríplice acelular do adulto (dTpa) no calendário de imunização de gestantes do Programa Nacional de Imunizações no Brasil, Descrição: Apesar da existência, desde os anos 1940s, de vacinas eficazes, a coqueluche continua causando significativa morbi-mortalidade em todo mundo, o que é atribuído a vários fatores, entre eles, eficácia inicial da vacina menor que o esperado, diminuição da imunidade com o passar do tempo após a imunização ativa na infância e alterações genéticas na B. pertussis. No Brasil, embora a morbi-mortalidade por coqueluche tenha sido drasticamente reduzida após a inclusão da vacina de células inteiras no calendário de vacinação de rotina das crianças do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em 1973, a coqueluche continua causando doença grave, principalmente em crianças no primeiro ano de vida, tendo sido registrado importante aumento do número de casos da doença a partir de 2011. Várias estratégias tem sido propostas para o controle da coqueluche, a saber, vacinação de adolescentes e adultos jovens, vacinação dos familiares, profissionais de saúde e outros adultos em contato próximo com o recém-nascido ("cocooning"), e a vacinação de gestantes no terceiro trimestre, com o objetivo de induzir altos títulos de anticorpos anticoqueluche na mãe, e a transferência transplacentária dos anticorpos para o feto, resultando na proteção do recém nascido nos primeiros meses de vida. O objetivo desse estudo é avaliar a custo-efetividade da incorporação da vacina tríplice acelular do adulto (dTpa) no calendário de imunizações da gestante do Programa Nacional de Imunizações e realizar análise comparativa das demais estratégias propostas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Ana Marli Christovam Sartori - Integrante / Patricia Coelho de Soárez - Integrante / Ligia Figueiredo - Integrante / Eder Gatti Fernandes - Integrante., Financiador(es): Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Registros Hospitalares de Câncer de São Paulo: produção e utilização de informações, Descrição: Os Registros Hospitalares de Câncer foram criados há décadas e são considerados instrumentos importantes para a produção de informações sobre a prevalência e evolução dos casos de câncer na população. No entanto, atualmente, inúmeros desfaios estão colocados para a sua atuação e potencial relevância para a gestão e pesquisa. Esse projeto se propõe a compreender a situação atual dos Registros de Câncer de Base Hospitalar no Município de São Paulo, os seus desafios e possibilidades de renovação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Marcia Martiniano de Sousa e Sá - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2013 - Atual

    Avaliação de custo-efetividade da introdução da vacina antipneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23) no calendário de imunização de rotina das pessoas com 60 anos ou mais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Patricia Coelho de Soárez em 06/01/2014., Descrição: O estudo tem como objetivos estimar a carga de doença e os custos associados à doença pneumocócica entre adultos com 60 ou mais anos, assim como os custos associados à vacinação com a VPP23; estimar a cobertura vacinal da VPP23 entre a população de adultos com 60 ou mais anos com a atual estratégia de vacinação, com base em dados administrativos; avaliar o custo-efetividade da vacinação universal de adultos com 60 anos ou mais com a VPP23, na perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS) e da sociedade; subsidiar os gestores do PNI no processo de decisão sobre a estratégia de vacinação dos adultos com 60 ou mais anos no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Integrante / Ana Marli Christovam Sartori - Integrante / Patricia Coelho de Soárez - Coordenador., Financiador(es): Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2015

    A influência do excesso de peso e da obesidade nos gastos domiciliares com saúde no Brasil: uma avaliação baseada na Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, Descrição: A prevalência de excesso de peso no Brasil é crescente e constitui importante fator de risco para diversas doenças crônicas não transmissíveis, podendo acarretar em maiores gastos em saúde. Objetivos: Avaliar a influência do excesso de peso e da obesidade nos gastos domiciliares em saúde, considerando o gasto total, e suas frações, gastos com medicamentos e gastos com assistência à saúde, das famílias brasileiras, por meio de dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE 2008-2009. Métodos: Os dados da POF 2008-2009 foram coletados pelo IBGE, em uma amostra probabilística de 55.970 domicílios, sendo estes utilizados como unidade de estudo. Serão analisadas informações referentes ao estado nutricional dos adultos moradores do domicílio e os registros de aquisições de produtos farmacêuticos e serviços de assistência à saúde Para avaliar a influência do excesso de peso e da obesidade nos gastos em saúde (com medicamento, serviços e gasto total) serão testados modelos de regressão linear múltipla, tendo como desfecho os gastos per capita em saúde e como variáveis exploratórias categorias de IMC médio do domicílio, e a proporção de indivíduos com excesso de peso e de obesidade no domicílio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Integrante / Renata Bertazzi Levy - Coordenador / Daniela Silva Canella - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2015

    Network ProVac Centers of Excellence in Economic Evaluations and Decision Analysis, Descrição: Projeto multicêntrico coordenado pelo Programa ProVac da Organização Panamericana de Saúde e que tem por objetivo desenvolver projetos com produtos para o apoio ao desenvolvimento metodológico de estudos de avaliação econômica e análise de decisão e vacinas e programas de imunização na região das Américas. Fazem parte da Rede 6 Centros de Excelência, dois no Brasil (USP, UERJ), Argentina (IECS), Colombia (Nacional e Cartagena) e Mexico (UNAM). O Centro de Excelência da USP é constituído por docentes e pesquisadores vinculados aos Departamentos de Medicina Preventiva e de Moléstias Infecciosas e Parasitárias e está responsável por dois projetos: desenvolvimento de diretrizes para o uso de dados secundários no desenvolvimento de estimativas de utilização de serviços em estudos de avaliação econômica e desenvolvimento de modelo analítico de referência para estudos de CE para a vacina HPV.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Ana Marli Christovam Sartori - Integrante / Patricia Coelho de Soárez - Integrante / Alexander Itria - Integrante / Laura Lagôa - Integrante., Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2015

    Análise do custo-efetividade e impacto ambiental da substituição da vacina contra poliomielite de virus vivo atenuado e uso oral (VOP) por esquemas contendo a vacina inativada (VIP) na rotina do Programa Nacional de Imunizações/PNI, Descrição: O projeto tem por objetivo sistematizar a informação existente sobre a epidemiologia da poliomielite no Brasil e no mundo, as estratégias e esquemas de vacinação contra poliomielite, o impacto ambiental do virus vacinal e seus derivados, estimar custos associados à atual estratégia de vacinação, incluindo a paralisia flácida associada ao virus vacinal (VAPP) e custos potenciais de nova estratégia, estimar o impacto orçamentário da mudança nas estratégia atual e elaborar sínteses e propostas de ação para os gestores do PNI.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Ana Marli Christovam Sartori - Integrante / Patricia Coelho de Soárez - Integrante., Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2015

    Avaliação tecnológica de vacinas para a prevenção de infecção por papilomavirus humano (HPV): estudo de custo-efetividade da incorporação de vacina contra HPV no Programa Nacional de Imunizações/PNI do Brasil, Descrição: Estudo que se insere na linha de investigação em avaliação econômica em vacinas e que tem por objetivo desenvolver, com base em dados epidemiológicos da infecção por HPV e de câncer de colo de útero, de consumo de serviços (com especial atenção para os programas de rastreamento Papanicolaou) e de custos, estimativas para modelos de análise de decisão de tipo custo-efetividade, para a possível introdução de vacina contra HPV no Brasil, na perspectiva do PNI.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Gulnar Azevedo e Silva Mendonça - Integrante / José Eluf Neto - Integrante / Ana Marli Christovam Sartori - Integrante / Patricia Coelho de Soárez - Integrante / Alexander Itria - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - Atual

    Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Avaliação de Tecnologias em Saúde, Descrição: O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Avaliação de Tecnologias em Saúde é coordenado por pesquisadores da UFRGS e tem pesquisadores associados de sete universidades (USP, Unifesp, UFG, UFPE, UnB, UERJ, UFMG) além de hospitais de ensino e instituições internacionais. Desenvolve pesquisas em ATS em grandes áreas temáticas: Doenças do aparelho circulatório, Doenças Infecciosas, Vacinas, Atenção Primária em Saúde e Oncologia. A equipe de pesquisadores da USP coordena e/ou participa dos projetos de ATS em Vacinas: Estudos de custo-efetividade em hepatite A, Análise econômica da vacinação contra poliomielite: Sabin x Salk,Vacina contra Influeza:revisão dos esquemas de imunização,Avaliação dos Centros de Referência de Imunização-CRIE, Custo-efetividade da Vacina HPV e suas repercussões sobre o rastreamento do câncer cervical, Custos associados à doença pneumocócica em crianças, Avaliação da custo-efetividade da introdução pelo PNI da vacina anti-pneumocócica pneumo 23 em idosos,Avaliação do custo-efetividade da introdução pelo PNI da vacina de adulto dTpa em gestantes, Avaliação da implantação dos Registros de Câncer de Base Hospitalar no Município de São Paulo. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Ana Marli Christovam Sartori - Integrante / Patricia Coelho de Soárez - Integrante / Alexander Itria - Integrante / Laura Lagôa - Integrante / Marcia Martiniano de Sousa e Sá - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2012

    Estudos de custo-efetividade da incorporação de novas vacinas à rotina do Programa Nacional de Imunizações: varicela, rotavirus, meningocócica C conjugada, hepatite A e pneumocócica conjugada. Financiamento Ministério da Saúde e CNPq, Descrição: O projeto tem por objetivo atender a uma necessidade do Programa Nacional de Imunizações/PNI da Secretaria de Vigilância à Saúde do Ministério da Saúde de dispor de estudos de custo-efetividade sobre vacinas que estão sendo consideradas para introdução no programa: rotavirus, varicela, pneumocócica conjugada, meningite C e hepatite A. Serão desenvolvidas estimativas para as informações epidemiológicas e de gastos em atenção à saúde utilizando dados primários e secundários e elaborados modelos de análise de custo-efetividade para as diferentes alternativas de esquemas vacinais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Ana Marli Christovam Sartori - Integrante / Patricia Coelho de Soárez - Integrante / Joice Valentim - Integrante / Alexander Itria - Integrante / Laura Lagôa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Ministério da Saúde - Auxílio financeiro / Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2007

    Avaliação da Atenção Básica no Estado de São Paulo. Projeto Proesf, Descrição: Projeto de pesquisa multi-institucional financiado pelo Projeto Proesf do Ministério da Saúde que tem por objetivo avaliar a Atenção Básica em 64 municípios do Estado de São Paulo por meio de dois sub-projetos: 1) estudo das condições político-institucionais, de organização da atenção, do cuidado integral e do desempenho apresentados pelo município de São Paulo antes e depois do Programa de Apoio à Estratégia de Saúde da Famílis/PROESF e 2) estudo amostral do impacto do PROESF. O projeto deverá ter como produto final uma proposta validada de avaliação de processo, desempenho e impacto dos modelos de atenção implantados na Atenção Básica, com ênfase na ESF e os resultados obtidos na análise dos municípios deverão apoiar as atividades de um Núcleo Estratégico de Avalição da Atenção Básica integrado pelas secretarias municipais de saúde, Secretaria Estadual da Saúde e Universidades. As instituições acadêmicas e de pesquisa responsáveis pelo desenvolvimento do projeto são: Departamento de Medicina Preventiva da FM-USP (coordenação geral), Departamento de Medicina Social da FMRP-USP, Departamento de Medicina Social da FCM Sta Casa e Centro de Estudos de Cultura Contemporânea/CEDEC. A coordenação do projeto está sob a responsabilidade da Ana Luiza Viana (coordenadora geral), Paulo Eduardo Mangeon Elias, Juan Stardo Yazzle Rocha, Hillegonda Maria Dutilh Novaes e Nelson Ibãnez.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Integrante / Ana Luiza Viana - Coordenador / Paulo Eduardo Mangeon Elias - Integrante / Juan Stardo Yazzle Roche - Integrante / Nelson Ibãnez - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 1997 - Atual

    Epidemiologia da mortalidade neonatal e perinatal, Descrição: O estudo da epidemiologia da mortalidade neonatal e perinatal se desenvolve de forma contínua desde 1997, por meio de projetos sucessivos, com parceria com pesquisadores do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP,dos Departamentos de Epidemiologia e Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública, Fundação SEADE e da London School of Hygiene and Tropical Medicine. Em fase inicial,a mortalidade neonatal do Município de São Paulo, foi estudada utilizando dados dos Sistemas de Informação SIM e SINASC. Foi desenvolvido estudo caso-controle de base populacional na Região Sul do MSP para estudo dos FR associados à mortalidade perinatal. Foram coletados também informações para coorte de RN de baixo peso. Uma das ênfases nos projetos desenvolvidos, entre outras, tem sido a inclusão de variáveis relativas à assistência pré-natal, parto e ao RN, associadas às variáveis epidemiológicas sócio-econômicas, demográficas usuais. Em 2008 foi concluído doutorado que associou dados do inquérito com exposição a poluição do ar. Pesquisadores principais vinculados ao projeto: Marcia Furquim de Almeida, Hillegonda Maria Dutilh Novaes, Laura Rodrigues, Gizelton Pereira Alencar, Zilda Pereira da Silva. Foi desenvolvido projeto de pesquisa de Doutorado, com apoio FAPESP, sobre os fatores associados a prematuridade em Campina Grande/Paraiba, que permitiu comparação com estudo semelhante (coordenação de Márcia Furquim de Almeida) em São Paulo e Londrina/Parana. Foi concluído o projeto "Avaliação da qualidade da informação sobre Mortalidade Perinatal no Município de São Paulo", com resultados apresentados em artigos publicados em 2013 e 2014.Os projetos receberam financiamentos de agência financiadoras diversas: Ministério da Saúde, Fapesp, CNPq.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Integrante / Marcia Furquim de Almeida - Coordenador / Gizelton Pereira Alencar - Integrante / Daniela Schoeps - Integrante / Laura Rodrigues - Integrante / Oona Campbell - Integrante / Paula Lisiane de Assunção - Integrante / Zilda Pereira da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2002 - 2011

    Desenvolvimento de área de informações em saúde hospitalares: vigilância epidemiológica, perfil da morbi-mortalidade, monitoramento de desempenho e vigilância sanitária, Descrição: O Núcleo de Informações em Saúde/NIS, foi criado em 2002 no Hospital das Clínicas, a partir de atividades já desenvolvidas isoladamente (vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e registro hospitalar de câncer) e a criação de novas atividades (monitoramento do desempenho da gestão). Além da prestação de serviços, ao atender exigências legais de vigilância epidemiológica hospitalar e notificação das DNC, o Registro de Câncer de Base Hospitalar e o envio de informações sobre os casos de câncer atendidos no Hospital das Clínicas para a Fundação Oncocentro, a vigilância sanitária, o que inclui ser Hospital Sentinela para a ANVISA, o Controle da Infecção Hospitalar e o desenvolvimento e monitoramento de indicadores assistenciais para os gestores institucionais e dos níveis locais, regionais e nacionais, desenvolvem-se no NIS, no que se refere ao tema geral do projeto, sub-projetos de pesquisa que têm por objetivo otimizar o desenvolvimento e integração dos sistemas de informação existentes no Hospital para o apoio às atividades de assistência, vigilância e gestão, por meio de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Pesquisadores principais do projeto: Hillegonda Maria Dutilh Novaes e Moisés Goldbaum, Denise Schout. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Moisés Goldbaum - Integrante / Denise Schout - Integrante / Mirna Namie Okamura - Integrante / Néa Miwa Kashiwagi - Integrante / Jacson Venancio de Barros - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2

  • 2002 - 2011

    Desenvolvimento de área de informações em saúde hospitalares: vigilância epidemiológica, perfil da morbi-mortalidade, monitoramento de desempenho e vigilância sanitária, Descrição: O Núcleo de Informações em Saúde/NIS, foi criado em 2002 no Hospital das Clínicas, a partir de atividades já desenvolvidas isoladamente (vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e registro hospitalar de câncer) e a criação de novas atividades (monitoramento do desempenho da gestão). Além da prestação de serviços, ao atender exigências legais de vigilância epidemiológica hospitalar e notificação das DNC, o Registro de Câncer de Base Hospitalar e o envio de informações sobre os casos de câncer atendidos no Hospital das Clínicas para a Fundação Oncocentro, a vigilância sanitária, o que inclui ser Hospital Sentinela para a ANVISA, o Controle da Infecção Hospitalar e o desenvolvimento e monitoramento de indicadores assistenciais para os gestores institucionais e dos níveis locais, regionais e nacionais, desenvolvem-se no NIS, no que se refere ao tema geral do projeto, sub-projetos de pesquisa que têm por objetivo otimizar o desenvolvimento e integração dos sistemas de informação existentes no Hospital para o apoio às atividades de assistência, vigilância e gestão, por meio de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Pesquisadores principais do projeto: Hillegonda Maria Dutilh Novaes e Moisés Goldbaum, Denise Schout. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Moisés Goldbaum - Integrante / Denise Schout - Integrante / Mirna Namie Okamura - Integrante / Néa Miwa Kashiwagi - Integrante / Jacson Venancio de Barros - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2

  • 2002 - 2011

    Desenvolvimento de área de informações em saúde hospitalares: vigilância epidemiológica, perfil da morbi-mortalidade, monitoramento de desempenho e vigilância sanitária, Descrição: O Núcleo de Informações em Saúde/NIS, foi criado em 2002 no Hospital das Clínicas, a partir de atividades já desenvolvidas isoladamente (vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e registro hospitalar de câncer) e a criação de novas atividades (monitoramento do desempenho da gestão). Além da prestação de serviços, ao atender exigências legais de vigilância epidemiológica hospitalar e notificação das DNC, o Registro de Câncer de Base Hospitalar e o envio de informações sobre os casos de câncer atendidos no Hospital das Clínicas para a Fundação Oncocentro, a vigilância sanitária, o que inclui ser Hospital Sentinela para a ANVISA, o Controle da Infecção Hospitalar e o desenvolvimento e monitoramento de indicadores assistenciais para os gestores institucionais e dos níveis locais, regionais e nacionais, desenvolvem-se no NIS, no que se refere ao tema geral do projeto, sub-projetos de pesquisa que têm por objetivo otimizar o desenvolvimento e integração dos sistemas de informação existentes no Hospital para o apoio às atividades de assistência, vigilância e gestão, por meio de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Pesquisadores principais do projeto: Hillegonda Maria Dutilh Novaes e Moisés Goldbaum, Denise Schout. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Moisés Goldbaum - Integrante / Denise Schout - Integrante / Mirna Namie Okamura - Integrante / Néa Miwa Kashiwagi - Integrante / Jacson Venancio de Barros - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2

  • 2002 - 2011

    Desenvolvimento de área de informações em saúde hospitalares: vigilância epidemiológica, perfil da morbi-mortalidade, monitoramento de desempenho e vigilância sanitária, Descrição: O Núcleo de Informações em Saúde/NIS, foi criado em 2002 no Hospital das Clínicas, a partir de atividades já desenvolvidas isoladamente (vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e registro hospitalar de câncer) e a criação de novas atividades (monitoramento do desempenho da gestão). Além da prestação de serviços, ao atender exigências legais de vigilância epidemiológica hospitalar e notificação das DNC, o Registro de Câncer de Base Hospitalar e o envio de informações sobre os casos de câncer atendidos no Hospital das Clínicas para a Fundação Oncocentro, a vigilância sanitária, o que inclui ser Hospital Sentinela para a ANVISA, o Controle da Infecção Hospitalar e o desenvolvimento e monitoramento de indicadores assistenciais para os gestores institucionais e dos níveis locais, regionais e nacionais, desenvolvem-se no NIS, no que se refere ao tema geral do projeto, sub-projetos de pesquisa que têm por objetivo otimizar o desenvolvimento e integração dos sistemas de informação existentes no Hospital para o apoio às atividades de assistência, vigilância e gestão, por meio de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Pesquisadores principais do projeto: Hillegonda Maria Dutilh Novaes e Moisés Goldbaum, Denise Schout. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Moisés Goldbaum - Integrante / Denise Schout - Integrante / Mirna Namie Okamura - Integrante / Néa Miwa Kashiwagi - Integrante / Jacson Venancio de Barros - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2

  • 2002 - 2011

    Desenvolvimento de área de informações em saúde hospitalares: vigilância epidemiológica, perfil da morbi-mortalidade, monitoramento de desempenho e vigilância sanitária, Descrição: O Núcleo de Informações em Saúde/NIS, foi criado em 2002 no Hospital das Clínicas, a partir de atividades já desenvolvidas isoladamente (vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e registro hospitalar de câncer) e a criação de novas atividades (monitoramento do desempenho da gestão). Além da prestação de serviços, ao atender exigências legais de vigilância epidemiológica hospitalar e notificação das DNC, o Registro de Câncer de Base Hospitalar e o envio de informações sobre os casos de câncer atendidos no Hospital das Clínicas para a Fundação Oncocentro, a vigilância sanitária, o que inclui ser Hospital Sentinela para a ANVISA, o Controle da Infecção Hospitalar e o desenvolvimento e monitoramento de indicadores assistenciais para os gestores institucionais e dos níveis locais, regionais e nacionais, desenvolvem-se no NIS, no que se refere ao tema geral do projeto, sub-projetos de pesquisa que têm por objetivo otimizar o desenvolvimento e integração dos sistemas de informação existentes no Hospital para o apoio às atividades de assistência, vigilância e gestão, por meio de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Pesquisadores principais do projeto: Hillegonda Maria Dutilh Novaes e Moisés Goldbaum, Denise Schout. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Moisés Goldbaum - Integrante / Denise Schout - Integrante / Mirna Namie Okamura - Integrante / Néa Miwa Kashiwagi - Integrante / Jacson Venancio de Barros - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2

  • 2002 - 2011

    Desenvolvimento de área de informações em saúde hospitalares: vigilância epidemiológica, perfil da morbi-mortalidade, monitoramento de desempenho e vigilância sanitária, Descrição: O Núcleo de Informações em Saúde/NIS, foi criado em 2002 no Hospital das Clínicas, a partir de atividades já desenvolvidas isoladamente (vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e registro hospitalar de câncer) e a criação de novas atividades (monitoramento do desempenho da gestão). Além da prestação de serviços, ao atender exigências legais de vigilância epidemiológica hospitalar e notificação das DNC, o Registro de Câncer de Base Hospitalar e o envio de informações sobre os casos de câncer atendidos no Hospital das Clínicas para a Fundação Oncocentro, a vigilância sanitária, o que inclui ser Hospital Sentinela para a ANVISA, o Controle da Infecção Hospitalar e o desenvolvimento e monitoramento de indicadores assistenciais para os gestores institucionais e dos níveis locais, regionais e nacionais, desenvolvem-se no NIS, no que se refere ao tema geral do projeto, sub-projetos de pesquisa que têm por objetivo otimizar o desenvolvimento e integração dos sistemas de informação existentes no Hospital para o apoio às atividades de assistência, vigilância e gestão, por meio de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Pesquisadores principais do projeto: Hillegonda Maria Dutilh Novaes e Moisés Goldbaum, Denise Schout. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Moisés Goldbaum - Integrante / Denise Schout - Integrante / Mirna Namie Okamura - Integrante / Néa Miwa Kashiwagi - Integrante / Jacson Venancio de Barros - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2

  • 2002 - 2011

    Desenvolvimento de área de informações em saúde hospitalares: vigilância epidemiológica, perfil da morbi-mortalidade, monitoramento de desempenho e vigilância sanitária, Descrição: O Núcleo de Informações em Saúde/NIS, foi criado em 2002 no Hospital das Clínicas, a partir de atividades já desenvolvidas isoladamente (vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e registro hospitalar de câncer) e a criação de novas atividades (monitoramento do desempenho da gestão). Além da prestação de serviços, ao atender exigências legais de vigilância epidemiológica hospitalar e notificação das DNC, o Registro de Câncer de Base Hospitalar e o envio de informações sobre os casos de câncer atendidos no Hospital das Clínicas para a Fundação Oncocentro, a vigilância sanitária, o que inclui ser Hospital Sentinela para a ANVISA, o Controle da Infecção Hospitalar e o desenvolvimento e monitoramento de indicadores assistenciais para os gestores institucionais e dos níveis locais, regionais e nacionais, desenvolvem-se no NIS, no que se refere ao tema geral do projeto, sub-projetos de pesquisa que têm por objetivo otimizar o desenvolvimento e integração dos sistemas de informação existentes no Hospital para o apoio às atividades de assistência, vigilância e gestão, por meio de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Pesquisadores principais do projeto: Hillegonda Maria Dutilh Novaes e Moisés Goldbaum, Denise Schout. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Moisés Goldbaum - Integrante / Denise Schout - Integrante / Mirna Namie Okamura - Integrante / Néa Miwa Kashiwagi - Integrante / Jacson Venancio de Barros - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2

  • 2002 - 2011

    Desenvolvimento de área de informações em saúde hospitalares: vigilância epidemiológica, perfil da morbi-mortalidade, monitoramento de desempenho e vigilância sanitária, Descrição: O Núcleo de Informações em Saúde/NIS, foi criado em 2002 no Hospital das Clínicas, a partir de atividades já desenvolvidas isoladamente (vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e registro hospitalar de câncer) e a criação de novas atividades (monitoramento do desempenho da gestão). Além da prestação de serviços, ao atender exigências legais de vigilância epidemiológica hospitalar e notificação das DNC, o Registro de Câncer de Base Hospitalar e o envio de informações sobre os casos de câncer atendidos no Hospital das Clínicas para a Fundação Oncocentro, a vigilância sanitária, o que inclui ser Hospital Sentinela para a ANVISA, o Controle da Infecção Hospitalar e o desenvolvimento e monitoramento de indicadores assistenciais para os gestores institucionais e dos níveis locais, regionais e nacionais, desenvolvem-se no NIS, no que se refere ao tema geral do projeto, sub-projetos de pesquisa que têm por objetivo otimizar o desenvolvimento e integração dos sistemas de informação existentes no Hospital para o apoio às atividades de assistência, vigilância e gestão, por meio de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Pesquisadores principais do projeto: Hillegonda Maria Dutilh Novaes e Moisés Goldbaum, Denise Schout. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Moisés Goldbaum - Integrante / Denise Schout - Integrante / Mirna Namie Okamura - Integrante / Néa Miwa Kashiwagi - Integrante / Jacson Venancio de Barros - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2

  • 2002 - 2011

    Desenvolvimento de área de informações em saúde hospitalares: vigilância epidemiológica, perfil da morbi-mortalidade, monitoramento de desempenho e vigilância sanitária, Descrição: O Núcleo de Informações em Saúde/NIS, foi criado em 2002 no Hospital das Clínicas, a partir de atividades já desenvolvidas isoladamente (vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e registro hospitalar de câncer) e a criação de novas atividades (monitoramento do desempenho da gestão). Além da prestação de serviços, ao atender exigências legais de vigilância epidemiológica hospitalar e notificação das DNC, o Registro de Câncer de Base Hospitalar e o envio de informações sobre os casos de câncer atendidos no Hospital das Clínicas para a Fundação Oncocentro, a vigilância sanitária, o que inclui ser Hospital Sentinela para a ANVISA, o Controle da Infecção Hospitalar e o desenvolvimento e monitoramento de indicadores assistenciais para os gestores institucionais e dos níveis locais, regionais e nacionais, desenvolvem-se no NIS, no que se refere ao tema geral do projeto, sub-projetos de pesquisa que têm por objetivo otimizar o desenvolvimento e integração dos sistemas de informação existentes no Hospital para o apoio às atividades de assistência, vigilância e gestão, por meio de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Pesquisadores principais do projeto: Hillegonda Maria Dutilh Novaes e Moisés Goldbaum, Denise Schout. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Moisés Goldbaum - Integrante / Denise Schout - Integrante / Mirna Namie Okamura - Integrante / Néa Miwa Kashiwagi - Integrante / Jacson Venancio de Barros - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2

  • 2002 - 2011

    Desenvolvimento de área de informações em saúde hospitalares: vigilância epidemiológica, perfil da morbi-mortalidade, monitoramento de desempenho e vigilância sanitária, Descrição: O Núcleo de Informações em Saúde/NIS, foi criado em 2002 no Hospital das Clínicas, a partir de atividades já desenvolvidas isoladamente (vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e registro hospitalar de câncer) e a criação de novas atividades (monitoramento do desempenho da gestão). Além da prestação de serviços, ao atender exigências legais de vigilância epidemiológica hospitalar e notificação das DNC, o Registro de Câncer de Base Hospitalar e o envio de informações sobre os casos de câncer atendidos no Hospital das Clínicas para a Fundação Oncocentro, a vigilância sanitária, o que inclui ser Hospital Sentinela para a ANVISA, o Controle da Infecção Hospitalar e o desenvolvimento e monitoramento de indicadores assistenciais para os gestores institucionais e dos níveis locais, regionais e nacionais, desenvolvem-se no NIS, no que se refere ao tema geral do projeto, sub-projetos de pesquisa que têm por objetivo otimizar o desenvolvimento e integração dos sistemas de informação existentes no Hospital para o apoio às atividades de assistência, vigilância e gestão, por meio de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Pesquisadores principais do projeto: Hillegonda Maria Dutilh Novaes e Moisés Goldbaum, Denise Schout. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Moisés Goldbaum - Integrante / Denise Schout - Integrante / Mirna Namie Okamura - Integrante / Néa Miwa Kashiwagi - Integrante / Jacson Venancio de Barros - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2

  • 2002 - 2011

    Desenvolvimento de área de informações em saúde hospitalares: vigilância epidemiológica, perfil da morbi-mortalidade, monitoramento de desempenho e vigilância sanitária, Descrição: O Núcleo de Informações em Saúde/NIS, foi criado em 2002 no Hospital das Clínicas, a partir de atividades já desenvolvidas isoladamente (vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e registro hospitalar de câncer) e a criação de novas atividades (monitoramento do desempenho da gestão). Além da prestação de serviços, ao atender exigências legais de vigilância epidemiológica hospitalar e notificação das DNC, o Registro de Câncer de Base Hospitalar e o envio de informações sobre os casos de câncer atendidos no Hospital das Clínicas para a Fundação Oncocentro, a vigilância sanitária, o que inclui ser Hospital Sentinela para a ANVISA, o Controle da Infecção Hospitalar e o desenvolvimento e monitoramento de indicadores assistenciais para os gestores institucionais e dos níveis locais, regionais e nacionais, desenvolvem-se no NIS, no que se refere ao tema geral do projeto, sub-projetos de pesquisa que têm por objetivo otimizar o desenvolvimento e integração dos sistemas de informação existentes no Hospital para o apoio às atividades de assistência, vigilância e gestão, por meio de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Pesquisadores principais do projeto: Hillegonda Maria Dutilh Novaes e Moisés Goldbaum, Denise Schout. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Moisés Goldbaum - Integrante / Denise Schout - Integrante / Mirna Namie Okamura - Integrante / Néa Miwa Kashiwagi - Integrante / Jacson Venancio de Barros - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2

  • 2002 - 2011

    Desenvolvimento de área de informações em saúde hospitalares: vigilância epidemiológica, perfil da morbi-mortalidade, monitoramento de desempenho e vigilância sanitária, Descrição: O Núcleo de Informações em Saúde/NIS, foi criado em 2002 no Hospital das Clínicas, a partir de atividades já desenvolvidas isoladamente (vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e registro hospitalar de câncer) e a criação de novas atividades (monitoramento do desempenho da gestão). Além da prestação de serviços, ao atender exigências legais de vigilância epidemiológica hospitalar e notificação das DNC, o Registro de Câncer de Base Hospitalar e o envio de informações sobre os casos de câncer atendidos no Hospital das Clínicas para a Fundação Oncocentro, a vigilância sanitária, o que inclui ser Hospital Sentinela para a ANVISA, o Controle da Infecção Hospitalar e o desenvolvimento e monitoramento de indicadores assistenciais para os gestores institucionais e dos níveis locais, regionais e nacionais, desenvolvem-se no NIS, no que se refere ao tema geral do projeto, sub-projetos de pesquisa que têm por objetivo otimizar o desenvolvimento e integração dos sistemas de informação existentes no Hospital para o apoio às atividades de assistência, vigilância e gestão, por meio de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Pesquisadores principais do projeto: Hillegonda Maria Dutilh Novaes e Moisés Goldbaum, Denise Schout. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Moisés Goldbaum - Integrante / Denise Schout - Integrante / Mirna Namie Okamura - Integrante / Néa Miwa Kashiwagi - Integrante / Jacson Venancio de Barros - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2

  • 2002 - 2011

    Desenvolvimento de área de informações em saúde hospitalares: vigilância epidemiológica, perfil da morbi-mortalidade, monitoramento de desempenho e vigilância sanitária, Descrição: O Núcleo de Informações em Saúde/NIS, foi criado em 2002 no Hospital das Clínicas, a partir de atividades já desenvolvidas isoladamente (vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e registro hospitalar de câncer) e a criação de novas atividades (monitoramento do desempenho da gestão). Além da prestação de serviços, ao atender exigências legais de vigilância epidemiológica hospitalar e notificação das DNC, o Registro de Câncer de Base Hospitalar e o envio de informações sobre os casos de câncer atendidos no Hospital das Clínicas para a Fundação Oncocentro, a vigilância sanitária, o que inclui ser Hospital Sentinela para a ANVISA, o Controle da Infecção Hospitalar e o desenvolvimento e monitoramento de indicadores assistenciais para os gestores institucionais e dos níveis locais, regionais e nacionais, desenvolvem-se no NIS, no que se refere ao tema geral do projeto, sub-projetos de pesquisa que têm por objetivo otimizar o desenvolvimento e integração dos sistemas de informação existentes no Hospital para o apoio às atividades de assistência, vigilância e gestão, por meio de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Pesquisadores principais do projeto: Hillegonda Maria Dutilh Novaes e Moisés Goldbaum, Denise Schout. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Moisés Goldbaum - Integrante / Denise Schout - Integrante / Mirna Namie Okamura - Integrante / Néa Miwa Kashiwagi - Integrante / Jacson Venancio de Barros - Integrante.Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2

  • 2002 - 2011

    Desenvolvimento de área de informações em saúde hospitalares: vigilância epidemiológica, perfil da morbi-mortalidade, monitoramento de desempenho e vigilância sanitária, Descrição: O Núcleo de Informações em Saúde/NIS, foi criado em 2002 no Hospital das Clínicas, a partir de atividades já desenvolvidas isoladamente (vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e registro hospitalar de câncer) e a criação de novas atividades (monitoramento do desempenho da gestão). Além da prestação de serviços, ao atender exigências legais de vigilância epidemiológica hospitalar e notificação das DNC, o Registro de Câncer de Base Hospitalar e o envio de informações sobre os casos de câncer atendidos no Hospital das Clínicas para a Fundação Oncocentro, a vigilância sanitária, o que inclui ser Hospital Sentinela para a ANVISA, o Controle da Infecção Hospitalar e o desenvolvimento e monitoramento de indicadores assistenciais para os gestores institucionais e dos níveis locais, regionais e nacionais, desenvolvem-se no NIS, no que se refere ao tema geral do projeto, sub-projetos de pesquisa que têm por objetivo otimizar o desenvolvimento e integração dos sistemas de informação existentes no Hospital para o apoio às atividades de assistência, vigilância e gestão, por meio de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Pesquisadores principais do projeto: Hillegonda Maria Dutilh Novaes e Moisés Goldbaum, Denise Schout. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Moisés Goldbaum - Integrante / Denise Schout - Integrante / Mirna Namie Okamura - Integrante / Néa Miwa Kashiwagi - Integrante / Jacson Venancio de Barros - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2

  • 2002 - 2011

    Desenvolvimento de área de informações em saúde hospitalares: vigilância epidemiológica, perfil da morbi-mortalidade, monitoramento de desempenho e vigilância sanitária, Descrição: O Núcleo de Informações em Saúde/NIS, foi criado em 2002 no Hospital das Clínicas, a partir de atividades já desenvolvidas isoladamente (vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e registro hospitalar de câncer) e a criação de novas atividades (monitoramento do desempenho da gestão). Além da prestação de serviços, ao atender exigências legais de vigilância epidemiológica hospitalar e notificação das DNC, o Registro de Câncer de Base Hospitalar e o envio de informações sobre os casos de câncer atendidos no Hospital das Clínicas para a Fundação Oncocentro, a vigilância sanitária, o que inclui ser Hospital Sentinela para a ANVISA, o Controle da Infecção Hospitalar e o desenvolvimento e monitoramento de indicadores assistenciais para os gestores institucionais e dos níveis locais, regionais e nacionais, desenvolvem-se no NIS, no que se refere ao tema geral do projeto, sub-projetos de pesquisa que têm por objetivo otimizar o desenvolvimento e integração dos sistemas de informação existentes no Hospital para o apoio às atividades de assistência, vigilância e gestão, por meio de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Pesquisadores principais do projeto: Hillegonda Maria Dutilh Novaes e Moisés Goldbaum, Denise Schout. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hillegonda Maria Dutilh Novaes - Coordenador / Moisés Goldbaum - Integrante / Denise Schout - Integrante / Mirna Namie Okamura - Integrante / Néa Miwa Kashiwagi - Integrante / Jacson Venancio de Barros - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Prêmio Eleutério Rodigues Neto, Abrasco.

2004

Menção honrosa para pôster em congresso, Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/ABRASCO.

2004

Menção honrosa para pôster em congresso., Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/ABRASCO.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Medicina Preventiva. , Av. Dr. Arnaldo, 455 - 2º andar, Cerqueira César, 01246-903 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30617092

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1999 - Atual

    Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor associado, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor associado

  • 1987 - 1999

    Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor doutor, Carga horária: 0

  • 1980 - 1987

    Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 0

    Atividades

    • 10/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Medicina Preventiva, .,Cargo ou função, Representante de área adjunta de Saúde Coletiva na CAPES.

    • 07/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina, .,Cargo ou função, Representante titular do Departamento de Medicina Preventiva na Comissão de Pesquisa da FMUSP.

    • 08/2013

      Ensino, Medicina Preventiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação econômica em saúde

    • 07/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Medicina Preventiva, .,Cargo ou função, Editora Associada Cadernos de Saúde Pública.

    • 04/2013

      Ensino, Medicina Preventiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação em saúde

    • 01/2013

      Direção e administração, Hospital das Clínicas FMUSP, .,Cargo ou função, Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica/NUVE vinculado à Diretoria Clínica.

    • 03/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Medicina Preventiva, .,Cargo ou função, Editora Associada da Revista Ciência & Saúde Coletiva.

    • 08/2002

      Estágios , Hospital das Clínicas FMUSP, Núcleo de Informações Em Saúde.,Estágio realizado, Coordenação de estágios para treinamento em vigilância epidemiológica hospitalar.

    • 01/2002

      Extensão universitária , Departamento de Medicina Preventiva, .,Atividade de extensão realizada, Membro do Conselho Editorial da Revista AMB.

    • 03/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Medicina Preventiva, .,Cargo ou função, Representante dos professores associados no Conselho do Departamento.

    • 01/1992

      Extensão universitária , Departamento de Medicina Preventiva, .,Atividade de extensão realizada, Cursos de atualização na área de avaliação em saúde.

    • 01/1980

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Medicina Preventiva, .,Linhas de pesquisa

    • 01/1980

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Medicina Preventiva/MPR 110

    • 12/2011 - 11/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Medicina Preventiva, .,Cargo ou função, Membro do CA de Saúde Coletiva e Nutrição do CNpq.

    • 01/2004 - 07/2013

      Extensão universitária , Departamento de Medicina Preventiva, .,Atividade de extensão realizada, Membro do Conselho Editorial da Cadernos de Saúde Pública.

    • 06/2002 - 01/2013

      Direção e administração, Hospital das Clínicas FMUSP, Núcleo de Informações Em Saúde.,Cargo ou função, Coordenadora Núcleo de Informações em Saúde/NIS, vinculado à Diretoria Clínica e Superintendência do HC-FMUSP.

    • 03/2006 - 12/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Medicina Preventiva, .,Cargo ou função, Coordenadora da Comissão de Ciência & Tecnologia da ABRASCO.

    • 01/1993

      Ensino, Medicina Preventiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Qualidade e avaliação em saúde I, Qualidade e avaliação em saúde II

    • 11/2007 - 12/2011

      Extensão universitária , Departamento de Medicina Preventiva, .,Atividade de extensão realizada, Vice-coordenadora do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

    • 10/2007 - 10/2011

      Direção e administração, Departamento de Medicina Preventiva, .,Cargo ou função, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva.

    • 03/2006 - 12/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Medicina Preventiva, .,Cargo ou função, Membro em comissões de avaliação de projetos de pesquisa PPSUS da FAPESP.

    • 08/2008 - 08/2008

      Extensão universitária , Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFPel, .,Atividade de extensão realizada, Disciplina de Avaliação de Tecnologias em Saúde no curso Mestrado Profissional Saúde Pública Baseada em Evidências.

    • 08/2001 - 12/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital das Clínicas FMUSP, .,Cargo ou função, Presidente de comissão de assessoria técnico científica à Diretoria Clínica: Comissão de Avaliação Tecnológica em Saúde/CATS.

    • 03/2003 - 10/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Medicina Preventiva, .,Cargo ou função, Membro suplente da Comissão de Pesquisa da FMUSP.

    • 03/2001 - 03/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital das Clínicas FMUSP, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ética em Pesquisa (CAPpesq) do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina da USP.

    • 03/2001 - 03/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Medicina Preventiva, .,Cargo ou função, Membro da Comissão PAE (Programa de Aperfeiçoamento Didático) da Comissão de Pós-Graduação da FMUSP.

    • 03/2003 - 03/2005

      Direção e administração, Departamento de Medicina Preventiva, .,Cargo ou função, Vice-chefe de Departamento.

    • 02/2001 - 02/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Medicina Preventiva, .,Cargo ou função, Representante dos professores associados na Congregação.

    • 03/1997 - 12/2004

      Extensão universitária , Departamento de Medicina Preventiva, .,Atividade de extensão realizada, Membro do Conselho Editorial da revista Ciência & Saúde Coletiva.

    • 02/2004 - 08/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Medicina Preventiva, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Gestão de Sistemas de Saúde e Administração criada para desenvolver proposta para consolidação da área no complexo HC-FMUSP.

    • 02/2004 - 08/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Medicina Preventiva, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Educação Médica, criada com o obejtivo de desenvolver proposta para inserção da Educação Médica no ensino de graduação e pós-graduação.

    • 03/1999 - 03/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Medicina Preventiva, .,Cargo ou função, Vice-coordenadora da Comissão de Extensão da Faculdade de Medicina da USP.

    • 03/1999 - 12/2002

      Direção e administração, Departamento de Medicina Preventiva, .,Cargo ou função, Responsável substituta pelo Laboratório de Processamento de Dados/LIM29 vinculado ao Departamento de Medicina Preventiva.

    • 03/1999 - 09/2002

      Direção e administração, Departamento de Medicina Preventiva, .,Cargo ou função, Coordenadora convênio Centro de Saúde-Escola-Departamento de Medicina Preventiva FMUSP.

    • 01/1998 - 06/2002

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, .,Serviço realizado, Vice-coordenação de Núcleo de Epidemiologia do HC-FMUSP.

    • 03/1995 - 07/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital das Clínicas FMUSP, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de assessoria técnico científica à Diretoria Clínica: Comissão de Análise de Informações de Pacientes/CAIP.

    • 03/1993 - 12/1998

      Direção e administração, Departamento de Medicina Preventiva, .,Cargo ou função, Coordenador da disciplina de graduação Introdução à Medicina Preventiva (MPR-110) da Faculdade de Medicina da USP.

    • 01/1995

      Direção e administração, Departamento de Medicina Preventiva, .,Cargo ou função, Coordenador de curso de Pós-Graduação em Medicina Preventiva do Departamento de Medicina Preventiva.