Claudia Maria Coelho Alves
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Maranhão (1982), Especialização em Periodontia pela UFRJ (1984), Mestrado em Odontologia (Periodontia) pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutorado em Odontologia (Dentística) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFMA no período de 2003 a 2007. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA no biênio 208/2010 e no biênio 2010/2012. Exerceu a função de Assessora do Diretor-Presidente da FAPEMA de junho de 2012 a março de 2013 e a função de Diretora Científica da FAPEMA de abril de 2013 a dezembro de 2014. Foi membro do colegiado do Prgrama de Pós-graduação em Saúde Coletiva no período de 1010 a 2012. Membro do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Odontologia. É revisora dos periódicos BMC Women's Health, International Journal of Paediatric Dentistry, Oral Diseases, The Journal of Nutrition, Health and Aging, Ciência e Saúde Coletiva, The Chinese Journal of Dental Research, Plos One e Brazilian Oral Research. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Dentística e Periodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: Relação das doenças periodontais com doenças sitêmicas, intervenções em Saúde bucal e materiais odontológicos e suas propriedades.
Informações coletadas do Lattes em 01/07/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Odontologia (Dentística)
1997 - 2001
Universidade de São Paulo
Título: ESTUDO IN VITRO" DA RUGOSIDADE SUPERFICIAL DE TRÊS LIGAS DE AMÁLGAMA ATRAVÉS DO MÉTODO DE CORRELAÇÃO ANGULAR DE "SPECKLE"
Orientador: Prof Dr. EDMIR MATSON
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Dentística; Restaurações com amálgama dentário; Ligas de aálgama; Rugosidade superficial.Grande área: Ciências da Saúde
Mestrado em Odontologia (Periodontia)
1993 - 1995
Universidade de São Paulo
Título: Análise morfométrica dos melanosoomos presentes no interior dos queratinócitos na gengiva normal e inflamada em humanos,Ano de Obtenção: 1996
Orientador: Simão Kon
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: melanossomos; queratinócitos; Gengiva.Grande área: Ciências da Saúde
Pós-doutorado
2018
Pós-Doutorado. , University of British Columbia, UBC, Canadá. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde
Formação complementar
2017 - 2017
Extensão universitária em Introdução à Bioestatística. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, FSP-USP, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em REDAÇÃO CIENTÍFICA: BASES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS. (Carga horária: 24h). , Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, FSP-USP, Brasil.
2004 - 2004
Modelo de Avaliação do Patencial anticariogênico. (Carga horária: 3h). , Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, SBPQO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Dentística.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Periodontia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Materiais Odontológicos.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Odontologia Social e Preventiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterpia.
Organização de eventos
ALVES, C. M. C. . XVII Seminário de Iniciação Científica. 2005. (Outro).
ALVES, C. M. C. . 1o. Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão -1o. CONEPEX. 2004. (Outro).
MOUCHRECK FILHO, João Elias ; GUERRA, Rosane Nassar Meireles ; ALVES, C. M. C. . XV Seminário de Iniciação Científica - SEMIC. 2003. (Outro).
ALVES, C. M. C. . Curso Integrado sobre a Interrelação da prótese com outras especialidaes. 1997. (Outro).
Participação em eventos
62th ORCA Congress.. Anemia and Dental Caries in Pregnant Women: A Prospective Cohort Study. 2015. (Congresso).
50 Encontro do Grupo Brasileiro de Materiais Dentários. 2014. (Encontro).
IV Encontro da Pós-graduação em Odontologia da UFC..A trajetória do PPGO-UFMA.. 2014. (Encontro).
28th SBPqO Annual Meeting. 2013. (Congresso).
3° ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DA UEPB.Desafios para a produção intelectual qualificada em Odontologia.. 2013. (Encontro).
30th SBPqO Annual Meeting. Doença periodontal materna e desfechos da gestação: um estudo caso-controle. 2013. (Congresso).
XV Reuniao Anual da Sociedade Nordeste Norte de Pesquisa Odontológica. COMPARAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE UNIÃO DE UM CIMENTO RESINOSO À SUBSTRATOS BIOLÓGICOS E A ZIRCÔNIA. 2013. (Congresso).
XX Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística. O clareamento dental interfere na resistência de união de bráquetes ortodônticos?. 2013. (Congresso).
XXV Congresso Brasileiro de Periodontologia. 2013. (Congresso).
XXV Congresso Brasileiro de Periodontologia. GENGIVITE DESCAMATIVA EM PACIENTE COM LÍQUEN PLANO ORAL: relato de caso clínico.. 2013. (Congresso).
XXV Congresso Brasileiro de Periodontologia. INFECÇÃO ORAL E GENGIVITE POR PSEUDOMONAS AERUGINOSA EM PACIENTE COM DOENÇA RENAL CRÔNICA - RELATO DE CASO.. 2013. (Congresso).
1st COPE South American Seminar 2012 " Correcting the literature". 2012. (Seminário).
59th Congress of the European Organization for Caries Research. Association between prolonged breastfeeding and early childhood caries: a hierarchical approach. 2012. (Congresso).
90th General Session & Exhibition of the IADR- International Association for Dental Research. Chlorexidine mouthrinses effects on S. mutans biofilm and enamel demineralization. 2012. (Congresso).
VII Workshop de Editoração Científica. 2012. (Outra).
VI SEMINÁRIO SATÉLITE PARA EDITORES PLENOS. 2012. (Seminário).
XX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2012. (Congresso).
28th SBPqO Annual Meeting. Fluorose Dentária: Estudo de base populacional. 2011. (Congresso).
26a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Condição dental de pacientes com doença renal crônica submetidos à hemodiálise: análise clínica e microbiológica.. 2009. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. INDICADORES DE RISCO PARA CÁRIE DE ESTABELECIMENTO PRECOCE EM UMA POPULAÇÃO COM PRÁTICA ATUAL DE ALEITAMENTO MATERNO APÓS 18 MESES DE IDADE. 2009. (Congresso).
25a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 2008. (Congresso).
43a. Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. 2008. (Congresso).
44o. Encontro do Grupo de Materiais Dentários.Efeito da temperatura do corante sobre a microinfiltração em resina com posta. 2008. (Encontro).
XX Seminário de Inciação Científica da Universidade Federal do Maranhão. 2008. (Seminário).
24a Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 2007. (Congresso).
IX Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica.Efeito do substrato e do tipo de adesivo dental na microinfiltração em restaurações de resina composta.. 2007. (Encontro).
VIII Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa odontológica. Avaliação de Placa, gengivite e superfície dentária em usuários de prótese parcial removível.. 2006. (Congresso).
VII Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica. 2005. (Encontro).
XVII Seminário de Iniciação Científica. 2005. (Seminário).
XXI Congresso Brasileiro de Periodontia. 2005. (Congresso).
1o CONEPEX. 2004. (Congresso).
21a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 2004. (Congresso).
21a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 2004. (Congresso).
Encontro Internacional de Editores e Autore de Revistas Científicas da área de Odontologia. 2004. (Encontro).
VII Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica. 2004. (Congresso).
20a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 2003. (Congresso).
XV ENCONTRO do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística.XV ENCONTRO do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística - Curso de Fundamentos Clínicos e Bases Biológicas em Dentística. - No período de 08 a 11 de janeiro de 2003, em Fortaleza -CE. A entidade promotora do evento foi o Grupo Brasileiro de Professores de Dentística. Participação como membro efetivo.. 2003. (Encontro).
XV ENCONTRO do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística.XV ENCONTRO do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística - Curso: Novas Visões do Tratamento Restaurador - No período de 08 a 11 de janeiro de 2003, em Fortaleza -CE. A entidade promotora do evento foi o Grupo Brasileiro de Professores de Dentística. Participação como membro efetivo.. 2003. (Encontro).
XV ENCONTRO do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística. 2003. (Encontro).
19a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 2002. (Congresso).
XIV Seminário de Iniciação Científica - SEMIC. 2002. (Seminário).
18a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 2001. (Congresso).
17a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 2000. (Congresso).
78th General Session of the Internation Association for Dental Research. 2000. (Congresso).
16a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 1999. (Congresso).
32a. Reunion Anual de la Sociedad Argentina de Investigacion Odontologica. 1999. (Congresso).
Participação em bancas
ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO; Branco, Maria dos Remédios Freitas Carvalho; Queiroz, RCS; Almeida, Fabiano de Jesus Furtado. Repercussões respiratórias e motoras em pacientes que necessitaram de internação em unidade de terapia intensiva por covid-19. 2022. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, CLAUDIA MARIA COELHORIBEIRO, Cecília Cláudia Costa; Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão. Influência da sonolência diurna excessiva e qualidade do sono nos níveis séricos de bdnf e ngf em adolescentes. 2020. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO; Oliveira, Tarcísio Jorge Leitão;Carmo, Cadidja Dayane Sousa do. Avaliação do efeito de enxaguantes bucais à base de clorexidina sobre o biofilme de streptococcus mutans e sua influência na desmineralização do esmalte. 2019. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
Tavarez, Rudys de Jesus Tavarez; ALVES, Cláudia Maria Coêlho; Hass, Viviane. Avaliaçã da atividade inflamatória, do volume do fluido e da eficácia do clareamento dental de consultório sobre diferentes concentrações: ensaio clínico randomizado.. 2016. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Ceuma.
ALVES, Cláudia Maria Coêlho;LOPES, Fernanda Ferreira; FIGUEIREDO, E. P.. AVALIAÇÃO DAS CONCAVIDADES RADICULARES e da espessura e volume dentinários EM PRÉ-MOLARES SUPERIORES. 2015. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
Hugo, Fernando NevesALVES, C. M. C.; CASTILHOS, E. D.. FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA E SUA ASSOCIAÇÃO COM DESEMPENHO EM PROCESSOS DE TRABALHO DAS EQUIPES DE SAÚDE BUCAL DA ATENÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DOS DADOS DO PMAQ-AB. 2015. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
ALVES, Cláudia Maria Coêlho; OLIVEIRA, Flávia Helen Furtado de;COSTA, José Ferreira. COMPARAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE UNIÃO DE UM CIMENTO RESINOSO À ZIRCÔNIA E À SUBSTRATOS BIOLÓGICOS.. 2014. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
CRUZ, S. S.; PASSOS, J. S.;ALVES, C. M. C.. Satisfação do Ususário adulto com a atenção em Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
Gomes Filho Isaac Suzart; Trindade, Soraya Castro;ALVES, C. M. C.. Nível glicêmico e doença periodontal materna.. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
ALVES, Cláudia Maria Coêlho; LIMA, D. M.; VASCONCELOS, Lucíola Maria de. INFLUÊNCIA DO CLAREAMENTO DENTAL COM PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO A 35% NA RESISTÊNCIA ADESIVA DE BRÁQUETES ORTODÔNTICOS ATRAVÉS DO TESTE DE CISALHAMENTO. 2012. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
RIBEIRO, Cecília Cláudia CostaGomes Filho Isaac Suzart; ALVES, Cláudia Maria Coêlho. Doença periodontal materna e desfechos da gestação: um estudo caso-controle.. 2012. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
Cruz, Simone Seixas da; Coelho, Julita Maria Freitas; ALVES, Cláudia Maria Coêlho. Relação entre Doença Periodontal em Gestantes e Nascidos Vivos de Baixo Peso: Um estudo de Casos e Controle. 2012. Dissertação (Mestrado em SAÚDE COLETIVA) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, Cecília Cláudia CostaHugo, Fernando Neves; ALVES, Cláudia Maria Coêlho. Efeito de diferentes formas do uso de flureto, usadas isoladamente ou em associação, na desmineralização do esmalte e da dentina: estudo in vitro utilizando modelo microbiológico de indução de cáries. Exame de Qualificação.. 2011. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
Spolidorio, Luis Carlos; Cirelli, Joni Augusto; ALVES, Cláudia Maria Coêlho. Efeito da Inibição da ativação plaquetária durante o deenvolvimento da doença periodontal em ratos.. 2010. Dissertação (Mestrado em Odontologia (Endodontia) [Araraquara]) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
CURY, Altair Antoninha Del Bel;RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa; Tenuta, Lívia Maria Andaló; ALVES, Cláudia Maria Coêlho. Efeito de limpadores químicos sobre biofilmes de candida formados sobre a superfície de materiais para base de próteses removíveis.. 2010. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Campinas.
RIBEIRO, Cecília Cláudia CostaCRUZ, Maria Carmen Fontoura Nogueira da; ALVES, Cláudia Maria Coêlho. Potencial acidogêncio do leite materno em crianaças com cárie de estabelecimento precoce (Exame de qualificação).. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Saúde Materno Infanti) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, Cláudia Maria Coêlho;Souza, Soraia de Fátima CarvalhoCOSTA, José Ferreira; Tavarez, Rudys de Jesus Tavarez. Avaliação do Impacto do preparo para pinos intra-radiculares na espessura dentinároia de raízes palatinas de molares superiores. Estudo "in vitro".. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.
RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa; Mouchrek Filho, Victor Elias; Tabchoury, Cínthia Pereira Machado; ALVES, Cláudia Maria Coêlho. Avaliação do potencial cariogênico do leite materno em crianças com diferentes experiências de cárie.. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Saúde Materno Infanti) - Universidade Federal do Maranhão.
CURY, Altair Antoninha Del Bel; Sousa, Maria da Luz Rosário de; ALVES, Cláudia Maria Coêlho. Avaliação Funcional de Próteses Totais e Satisfação do Paciente: Correlação com Peformance Mastigatória e Limiar de Deglutição.. 2010. Dissertação (Mestrado em Clinica Odontologica) - Universidade Estadual de Campinas.
RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa; Tenuta, Lívia Maria Andaló;ALVES, C. M. C.; RIBEIRO, Valdinar Sousa. Indicadores de risco associados à cárie de estabelecimento precoce severa em crianças de 18 a 42 meses em uma população de baixa renda.. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.PEREIRA, A. F. V.RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa; Figueiredo, Patrícia Maria da Silva. Avaliação da atividade antimicrobiana de dentifrícios a base de própolis sobre patógenos bucais.. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C; PEREIRA, Antônio Luz Amaral; Thomaz, E.B.A.F.; Araújo, F.B.. ASSOCIAÇÃO ENTRE ALEITAMENTO MATERNO E CÁRIE DE MANIFESTAÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS DE 12 A 36 MESES.. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.COSTA, José FerreiraSANTANA, Ivone LimaMEDEIROS, I. S.. Avaliação da rugosidade superficial de compósitos micro-hibridos submetidos a diferentes sistemas de polimento. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; AHID, Fernando Jorge Mende;COSTA, José FerreiraMEDEIROS, I. S.. Influência do substrato e da configuração cavitária na microinfiltração de quatro sistemas adesivos. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.LOPES, Fernanda Ferreira; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costra;MAIA FILHO, Etevaldo Matos. Avaliação clínica e microbiológica em pacientes com insuficiência renal crônica submetidos à hemodiálise. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costra; CAVALCANTI, Paulo Roberto Saraiva;MAIA FILHO, Etevaldo Matos. Retenção oral do flúor após aplicação tópica profissional em crianças com atividade de cárie: efeito do consumo imediato de água.. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; TANAKA, Auro Atsushi;RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa. Exame de qualificação de mestrado. Retenção Oral de flúor após aplicação tópica profissional em crianças com atividade de cárie: efeito do consumo imediato de água.. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; OLIVEIRA, Ana Emília Figuerêdo de; BELTRAME, Mônica; SANTOS, Alcione Miranda dos. Relação entre os índices de maturação das vértebras cervicais e os estágios de calcificação dentária.. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; SILVA, Raimundo Antônio da; TUJI, Fabrício Mesquita; SOUZA, Samira Albuquerque de. Prevalência de Periodontite Crônica em instituições de ensino superior em Odontologia em São Luiz-MA.. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa; SOUZA, João Inácio Lima de;MAIA FILHO, Etevaldo Matos. Atividade antimicrobiana da própolis e geoprópolis contra periodontopatógenos.. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.
OLIVEIRA, Ana Emília Figueiredo de; SPYRIDES, Kyria Spyro; RIBEIRO, Valdinar Sousa;ALVES, C. M. C.. Análise das condições de processamento radiográfico e de proteção ao aos Raios X nos consultórios odontológicos de São Luiz.. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; RABÊLO, Luiz Raimundo Serra; FREITAS, Benedito Viana; SILVA, Raimundo Antônio da. Prevalência de retenção prolongada de incisivos superiores permanentes em escolares de São Luiz.. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.
MAIA FILHO, Etevaldo MatosALVES, C. M. C.; SOUSA, Samira Albuquerque de; RABELO, Luis Raimundo Serra. Estudo Radiográfico da prevalência da periodontite apical crônica em São Luiz-Ma. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.MAIA FILHO, Etevaldo Matos; BORGES, Antônio Carlos Romão; BASTOS, Eider Guimarães. Estudo clínico comparativo entre duas dosagens de dexametasona no controle de edema e trismo após cirurgia de terceiros molares inferiores inclusos.. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; RODRIGUES FILHO, Joaquim Mochel; CARVALHO, Adréa Lúcia Almeida de; SOUZA, Samira Albuquerque de. Avaliação clínica de placa, gengivite e superfície dentária em usuários de prótese parcial removível. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.
Cruz, Simone Seixas da; Trindade, Soraya Castro; Ferreira, Suelem Maria Santana Pinheiro;FIGUEIREDO, A. C. M. G.ALVES, CLAUDIA MARIA COELHO. Periodontite em gestantes e insuficiente/baixo peso ao nascer.. 2020. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
ALVES, Cláudia Maria Coêlho; Oliveira, Ana Regina Moreira; BRITO, Luciane Maria Oliveira.;LOPES, Fernanda Ferreira; VASCONCELOS, A. F. P.. Existe associação entre as doenças periodontais e a redução da idade gestacional e um critério ideal para o diagnóstico da periodontite?. 2017. Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, Cláudia Maria Coêlho;Gomes Filho Isaac SuzartPEREIRA, Antônio Luiz Amaral; Queiroz, RCS;Benatti Bruno Braga. ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E SAÚDE BUCAL EM GESTANTES: ESTUDO TRANSVERSAL ANINHADO À COORTE BRISA. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão.
LOPES, Fernanda Ferreira; Godoy, Gustavo Pina; Oliveira, Ana Regina Moreira;CRUZ, Maria Carmen Fontoura Nogueira daALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO. ?Cárie dentária em mulheres no pós-parto imediato: aspectos de interesse?. 2016. Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, Cláudia Maria Coêlho;RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa; LIBÉRIO, Silvana Amado; Silva, Mariana Carvalho Batista; FERREIRA, M. C.. Má oclusão, alterações funcionais, necessidades de tratamento ortodôntico e qualidade de vida em adolescentes.. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; Sallum, Enilson Antônio; Cesar Neto, João Batista; Salmon, Crsitiane Ribeiro; Ruiz, Karina Gonzales Silverio. ESTUDO PROSPECTIVO DO RETALHO POSICIONADO CORONARIAMENTE ASSOCIADO OU NÃO A MATRIZ DE COLÁGENO XENÓGENO NO TRATAMENTO DE RETRAÇÕES GENGIVAIS CLASSE I E II DE MILLER: RESULTADOS CLÍNICOS E IMUNOLÓGICOS. 2014. Tese (Doutorado em Clínica Odontológica) - Universidade Estadual de Campinas.
ALVES, Cláudia Maria Coêlho;LIMA, Liana Linhares; Pereira, Alex Luiz Pozzobon; SILVA, R. A.; LIBÉRIO, Silvana Amado. FATORES ASSOCIADOS AO USO DE CHUPETAS CONVENCIONAIS E ORTODÔNTICAS E SUAS RALAÇÕES COM AS OCORRÊNCIAS DE MÁS OCLUSÕES NA DENTIÇÃO DECÍDUA.. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão.
Silva, Wander José da; CUSTODIO, W.; STRAIOTO, F. G.; TABCHOURY, C. P. M.; ALVES, Cláudia Maria Coêlho. Desenvolvimento de Biofilmes de Candida albicans na presença de fluconozal: efeitos na matrix extracelular. 2013. Tese (Doutorado em Clinica Odontologica) - Universidade Estadual de Campinas.
CURY, Altair Antoninha Del Bel; Consani, Rafael Leonardo Xediek; Faot, Fernanda; Mesquita, Marcelo Ferraz; ALVES, Cláudia Maria Coêlho. Efeito do uso diário de um limpador químico enzimático sobre biofilme de Candida albicans formado sobre materiais para base de próteses removíveis.. 2011. Tese (Doutorado em Clínica Odontológica) - Faculdade de Odontolofia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas.
RODRIGUES FILHO, Leonardo Eloy; ALVES, Cláudia Maria Coêlho; Mondelli, José; Miranda, Walter Gomes; Souza, Sérgio Moraes de. Efeito do tratamento térmico sobre a sorção e solubilidade, tenacidade à fratura e grau de conversão de compósitos restauradores diretos,. 2010. Tese (Doutorado em Materiais Dentários) - Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
Garcia, Renata Cunha Matheus Rodrigues; Carvalho, Adriana Silva de; Silva, Wander José da; Consani, Rafael Leonardo Xediek; ALVES, Cláudia Maria Coêlho. A Influência da flutuação hormonal do ciclo menstrual na força máxima de mordida de portadoras de desordens temporomandibulares. 2009. Tese (Doutorado em Odontologia UNICAMP/Pi) - Universidade Estadual de Campinas.
Miranda, Walter Gomes;ALVES, C. M. C.GRANDE, Rosa Helena Miranda; Moura, Sandra Kiss; Olveira Júnior, Osmir Batista. Microinfiltração e adaptação marginal de restaurações classe V simulando lesões de abfração.. 2007. Tese (Doutorado em Odontologia (Materiais Dentários)) - Universidade de São Paulo.
FRANCCI, Carlos Eduardo;ALVES, C. M. C.; Bombana, Antônio Carlos; Bonetti Filho, Idomeo; Souza Filho, Francisco José. Cimentos resinosos endodônticos: selamento apical, aspectos micromorfológicos, características físicas e resistência de união à dentina.. 2007. Tese (Doutorado em Odontologia (Materiais Dentários)) - Universidade de São Paulo.
ALVES, C. M. C.; OLIVEIRA, M. C.; SOUZA, Lélia Batista de; FREITAS, R. A.; PINTO, L. P.. Expressão imunohistoquímica das integrinas a2b1,a3b1 e a5b1 em carcinoma epidermóide de lábio inferior e língua.. 2006. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ALVES, C. M. C.GRANDE, Rosa Helena Miranda; LOGUÉRCIO, Alessandro Dourado; RODRIGUES, Célia Regina Martins Delgado; MATOS, Adriana Bona. Soluções aquosas de nitrato de prta: características e desempenho nos testes de microinfiltração.. 2005. Tese (Doutorado em Odontologia (Materiais Dentários)) - Universidade de São Paulo.
ALVES, C. M. C.; RODRIGUES FILHO, Leonardo Eloy; RODRIGUES, Célia Regina Martins Delgado; MATOS, Jivaldo Do Rosário;REIS, Alessandra. Estudo da influência do tratamento por calor em propriedades mecânicas de resinas compostas.. 2005. Tese (Doutorado em Odontologia (Materiais Dentários)) - Universidade de São Paulo.
ALVES, C. M. C.; FRANCCI, Carlos Eduardo; ADABO, Gelson Luiz; CÉSAR, Paulo Francisco; GERALDELI, Saulo. Diferentes métodos de otimização da polimerização de resinas compostas de uso direto.. 2005. Tese (Doutorado em Odontologia (Materiais Dentários)) - Universidade de São Paulo.
ALVES, Cláudia Maria Coêlho;PEREIRA, Adriana de Fátima VasconcelosRIBEIRO, Cecília Cláudia Costa. Existe associação entre as doenças periodontais e a redução da idade gestacional e um critério ideal para o diagnóstico da periodontite?. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa; RIBEIRO, M. R. C.; ALVES, Cláudia Maria Coêlho. Agravos bucais em adolescentes estão associados aos marcadores de doenças crônicas não transmissíveis?. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
LIMA, D. M.; Firoozmand, Leily Macedo; ALVES, Cláudia Maria Coêlho. Retenção de Pinos a.de fibra de vidro: influência da técnica de inserção do cimento e fadiga mecânic. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, Cláudia Maria Coêlho;RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa; Pereira, Alex Luiz Pozzobon. Má oclusão, alterações funcionais, necessidades de tratamento ortodôntico e qualidade de vida em adolescentes.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão.
GUERRA, Rosane Nassar Meireles; Nascimento, Flávia Raquel Fernandes do; Freire, Sônia Maria de Farias; ALVES, Cláudia Maria Coêlho. Avaliação Bioquímica e imunológica de pacientes diabéticos tratados com plantas com atividade hipoglicemiante.. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, Cláudia Maria Coêlho;PEREIRA, A. F. V.LIMA, Liana Linhares. Prevalência das concavidades radiculares em pré-molares superiores.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
SANTANA, Ivone Lima; ALVES, Cláudia Maria Coêlho; VASCONCELOS, Lucíola Maria de. Influência da adaptação de pino de fibra de vidro ao canal radicular no parâmetro mecânico push-out.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, Cláudia Maria Coêlho; PEREIRA, P. V. S.. Caracterização fenotípica de células mononucleares do sangue periférico de pacientes com periodontite crônica.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.Thomaz, Érika Bárbara Abreu FonsecaRIBEIRO, Cecília Cláudia Costa. Más oclusões e alterações funcionais em escolares de 12 anos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
LOPES, Fernanda Ferreira; BRITO, Luciane Maria Oliveira.; ALVES, Cláudia Maria Coêlho. Influência da situação óssea sistêmica na condição periodontal em mulheres na pós-menopausa.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
da Silva, Vanessa Camila;Benatti Bruno Braga; ALVES, Cláudia Maria Coêlho. Efeito da Irrigação Subgengival Ultrassônica Passiva no tratamento da Doença Periodontal induzida em ratos: estudo histométrico e imunológico". 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; da Silva, E.L.. Estudo do conhecimento das equipes de saúde de UTIs relacionadas aos cuidados de saúde bucal. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização-Residência Integrada Multiprofissio) - Universidade Federal do Maranhão.
LOPES, Fernanda Ferreira; SANTANA, E. E. C.; ALVES, Cláudia Maria Coêlho. Mortalidade por Câncer de Boca e orofaringe no Brasil entre 1996 e 2010: tendências por região, gênero e faixa etária.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estatística) - Universidade Estadual do Maranhão.
Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca; SANTANA, E. E. C.; ALVES, Cláudia Maria Coêlho. Prevalência de Defeitos de desenvolvimento do Esmalte de origem intra e extra uterina na dentição decídua.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estatística) - Universidade Estadual do Maranhão.
ALVES, C. M. C.PEREIRA, Antônio Luiz Amaral; PEREIRA, Adriana Defátima Vasconcelos. A importância do tabagismo e das imunoglobulinas IgG2 nas doenças periodontais.. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Imunologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.PEREIRA, Antônio Luiz Amaral; SILVA, Bárbara Tereza Fonseca da. Dor Orofacial. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.PEREIRA, Antônio Luiz Amaral; CUTRIM, Maria Carmen Fontoura Nogueira. Resposta Imunológica frente às doenças periodontais. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Imunologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, Cláudia Maria Coêlho; Martins, Darlon Lima; Almeida, Ana Maria Lima. Gengivite Descamativa em paciente com líquem plano oral: relato de caso.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C; BATISTA, José Eduardo. Conhecimento de infecções orais pelos profissionais de saúde que atendem em hospitais na cidade de São Luiz-MA.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
Benatti Bruno BragaRIBEIRO, Cecília Cláudia Costa; ALVES, Cláudia Maria Coêlho. O efeito da administração de ferro na cariogenicidade do biofilme oral em crianças com anemia ferropriva: um estudo piloto.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, Cláudia Maria Coêlho; AHID, Fernado Jorge Mendes;PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos. O USO DO CIMENTO DE IONÔMERO DE VIDRO NO TRATAMENTO DE REABSORÇÃO RADICULAR EXTERNA: CASO CLÍNICO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C; CUTRIM, Maria Carmen Fontoura Nogueira;Benatti Bruno Braga. Abordagem Cirúrgica na reconstrução da papila interdental.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, Cláudia Maria Coêlho; AHID, Fernando Jorge Mendes; FERREIRA, Nila da Conceição Cardoso. Efeito da temperatura do corante sobre a microinfiltração em resina composta.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, Cláudia Maria Coêlho;COSTA, Elizabeth Lima; LIMA, Gisele Quariguasi Tobias. Reabilitação Oral de paciente com Histiocitose das céluas de Langehans - relato de caso clínico.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, Cláudia Maria Coêlho; BASTOS, Eider Guimarães; Camelo, Josimar. Ámeloblastoma:Cirurgia radical ou Abordagens conservadoras?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.PEREIRA, Antônio Luiz Amaral; Mendes FMP. Influência da morfologia dental na microinfiltração de resinas compostas.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; LEITE, Sandra Augusta de Moua;PEREIRA, Antônio Luiz Amaral. Estudo das recessões gengivais em pacientes adultos atendidos na clínica da Faculdade de Odontologia da UFMA: etiologia, prevençaõ e severidade.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; AHID, Fernando Jorge Mendes;PEREIRA, Antônio Luiz Amaral. Correlação entre o teste Bana e o e os paraâmetros clínicos de diagnósticos da doença periodontal.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.PEREIRA, Antônio Luiz AmaralLOPES, Fernanda Ferreira. Estágio atual da Regeneração Tecidual Guiada.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.LOPES, Fernanda Ferreira; LIBÉRIO, Silvana Amado. Análise do diâmetro e alinhamento do campo de radiação e da distância focal de 100 aparelhos de raios-X odontológicos de São luiz.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; LEITE, Sandra Augusta de Moua; AHID, Fernado Jorge Mendes. Avaliação da rugosidade superficial de três resinas compostas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; FERREIRA, Nila da Conceição Cardoso; ANTUNES, Francisco Marinho. Avaliação da cárie dentária através de levantamento epidemiológico, realizado em escolares de 06 a 14 anos, beneficiados por fluoretação sistêmica no Município de Arari.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; FREITAS, Benedito Viana; AHID, Fernando Jorge Mendes. Síndrome da respiração bucal: prevalência de alterações dento-esqulético-faciais, em crianças de 07 a 11 anos de uma escola pública de São Luiz.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.COSTA, José Ferreira; PINHEIRO, José Marcos de Matos. Avaliação da perda óssea adjacente à restaurações classe II com excesso de material restaurador realizada nas clínicas do Curso de Odontologia da UFMA.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos; AHID, Fernado Jorge Mendes. Avaliação da eficiência de dentifrícios herbais na reduação de palca dental e gengivite comparando com os dentifrícios convencionais.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; LEITE, Sandra Augusta de Moura; PEREIRA, Adiana de Fatima Vasconcelos. Estudo comparativo entre pacientes obesos e não obesos quanto à condição periodontal atendidos no Hospital Universitário Presidente Dutra e no Curso de odontologia da UFMA.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; BASTOS, Eider Guimarães;SANTANA, Ivone Lima. AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS SOBRE A TUBERCULOSE: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
PEREIRA, Adriana de Fátima VasconcelosALVES, C. M. C.; AHID, Fernando Jorge Mende. Reconhecimento Clínico e a influência dos recursos suplementares no Diagnóstico Periodontal frente a um para digma de eficiência e acuracidade.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
PEREIRA, Antônio Luiz AmaralALVES, C. M. C.; LEITE, Sandra Augusta de Moura. Avaliação da condição Periodontal em Pacientes Renais Crônicos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos; LEITE, Sandra Augusta de Moura. Prevalência de Periodontite Agressiva junto a população de baixa condição sócio-econômicada Cidade de São Luiz.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
COSTA, Elizabeth LimaALVES, C. M. C.RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa. A importância do tratamento integrado no diagnóstico e prevenção dos hábitos bucais deletérios. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
PEREIRA, Adriana de Fátima VasconcelosALVES, C. M. C.; LEITE, Sandra Augusta Moura. Diagnóstico de Periodontite Agressiva em pacientes da clínica de Periodontia-UFMA: análise retrospectiva das ficha de 1998 a 2003.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
LOPES, Fernanda FerreiraALVES, C. M. C.PEREIRA, Antônio Luiz Amaral. Estudo da Prevalência de Periodontite Crônica junto a paciente da 3a. idade na cidade de São Luiz-Ma.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; VASCONCELOS, Lucíola Maria de; FIGUEREDO, Ana Emília de Oliveira. Avaliação do excesso de material restaurador em restaurações Classe II nas clínicas do curso de Odontologia da UFMA.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos; PINHEIRO, José Marcos de Matos. Estudo clínico da relação do hábito de fumar e sua influência sobre as estruturas periodontais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.COSTA, Elizabeth Lima; LIBÉRIO, Silavana Amado. ESTUDO DE PREVALÊNCIA DE DTM EM CRIANÇAS QUE BUSCAM ATENDIMENTO NA CLÍNICA INFANTIL E DE ODONTOPEDIATRIA DA UFMA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.PEREIRA, Antônio Luiz Amaral; BASTOS, Eider Guimarães. Avaliação clínica da condição periodontal em pacientes portadores de Artrite Reumatóide. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.LOPES, Fernanda Ferreira; LEITE, Sandra Augusta Moura. Levantamento do Índice de Necessidade de Tratamento Periodontal da Comunidade (INTPC) em pacientes Não irradiados para a terapia Oncológica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.PEREIRA, Antônio Luiz AmaralLOPES, Fernanda Ferreira. Avaliação da necessidade de tratamento periodontal em pacientes do município de Peri-Mirim/MA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.LOPES, Fernanda Ferreira; LEITE, Sandra Augusta Moura. A condição periodontal de puérperas e sua relação com o nascimento de bebês de baixo peso. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.PEREIRA, Antônio Luiz AmaralPEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos. Prevalência das doenças periodontais em crianças e adolescentes. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.PEREIRA, Antônio Luiz AmaralPEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos. O papel da descontaminação radicular na terapia periodontal. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.PEREIRA, Adriana de Fátima VasconcelosPEREIRA, Antônio Luiz Amaral. Estudo clínico da largura de gengiva inserida nas dentições decídua e mista. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.PEREIRA, Antônio Luiz AmaralPEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos. O uso do fio de sutura e do adesivo (cianoacrilato) na cicatrização de feridas cirúrgicas periodontais. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.PEREIRA, Adriana de Fátima VasconcelosPEREIRA, Antônio Luiz Amaral. Doença Periodontal associada à infecção pelo Vírus HIV. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; CUTRIM, Maria Carmem Fontoura Nogueira; NEVES, Maria Inês Rodrigues. Complicações bucais em crianças leucêmicas submetidas à quimioterapia. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; CASANOVAS, Rosana Costa; TRAVASSOS, João Rodrigues. Perfil do uso de amálgama na clínica odontológica da Faculdade de Odontologia da UFMA. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; SÁ, Cíntia Ferro de;PEREIRA, Antônio Luiz Amaral. Aspectos clínicos da doença periodontal em pacientes diabéticos. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos; NEVES, Maria Inês Rodrigues. Odontologia na terceira idade: considerações sobre a situação periodontal.. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos; MOCHEL FILHO, Joaquim Rodrigues. Enxerto gengival livre: uma altetrnativa para o tratamento da recessão gengival localizada. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; VANDELEI, Maria Iêda Gomes; SILVA, Raimundo Antônio da. Exame de qualificação de Mestrado. Perfil da prestação de assistência odontológica pública para a infância e adolescência em São Luiz (MA).. 2005. Outra participação, Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; BASTOS, Eider Guimarães; OLIVEIRA, Ana Emília Figueredo. Exame de Qualificação de Mestrado. Análise das condições de processamento radiográfico e de proteção ao Raios X nos consultórios odontológicos de São luiz.. 2004. Outra participação, Universidade Federal do Maranhão.
BASTOS, Eider Guimarães;ALVES, C. M. C.; SILVA, Wilson José Oliveira. Exame de qualificação de Mestrado. Estudo clínico comparativo entre duas dosagens de dexametasona no controle de edema e trismo após cirurgia de terceiros molares inferiores inclusos.. 2004. Outra participação, Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; BASTOS, Eider Guimarães; RIBEIRO, Valdinar Sousa. Exame de qualificação de Mestrado. Prevalência de retenção prolongada de incisivos superiores permanentes em escolares de São Luiz.. 2004. Outra participação, Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; BASTOS, Eider Guimarães; RODRIGUES FILHO, Joaquim Mochel. Exame de qualificação de Mestrado. Avaliação clínica de placa, gengivite e superfície dentária em usuários de prótese parcial removível. 2003. Outra participação, Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, CGomes Filho Isaac Suzart; PEREIRA, Antônio Luz Amaral. Concurso Público para Provimento de Cargos e carreira do Magistério Superior - área de Periodontia. 2008. Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C; Almeida, Ana Maria Lima; Mendes, Regina Ferraz. Concurso Público para Provimento de Cargos e Carreira do Magistério Superior - área de Dentística e Materiais dentários. 2008. Universidade Federal do Maranhão.
PEREIRA, A. L. A.; FREITAS, Benedito Viana; ALVES, Cláudia Maria Coêlho. Comissão para análise e parecer sobre Progresão Funcional de Professores do Departamento de Odontologia II. 2010. Universidade Federal do Maranhão.
Campos, Liberata Cmpos;Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca; ALVES, Cláudia Maria Coêlho; Alves, M.T.S,S.B.; SANTOS, Alcione Miranda dos; SILVA, Raimundo Antônio da. Comissãp para elaborar proposta de seleção para o Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva. 2009. Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, Cláudia Maria Coêlho;LOPES, Fernanda FerreiraRIBEIRO, Cecília Cláudia Costa. Processo Seletivo de Bolsas de Iniciação Científica da Fapema. 2008. Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA.
ALVES, Cláudia Maria Coêlho;PEREIRA, Adriana de Fátima VasconcelosPEREIRA, Antônio Luiz Amaral. Comissão para Análise das Solicitações de Inscrição para o Concurso Público para Ingresso na Carreira de Magistério Superior. 2008. Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, Cláudia Maria Coêlho;LOPES, Fernanda FerreiraRIBEIRO, Cecília Cláudia Costa. Processo Seletivo de Bolsas de Iniciação Científica da Fapema. 2007. Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA.
ALVES, C. M. C.PEREIRA, Antônio Luiz Amaral; BASTOS, Eider Guimarães. Comissão para avaliação de Progressão Funcional de professores do Departamento de Odontologia II.. 2005. Universidade Federal do Maranhão.
FREITAS, Benedito Viana;ALVES, C. M. C.; BASTOS, Eider Guimares. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para professor substituto na área de Ortodontia.. 2005. Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.PEREIRA, Antônio Luiz AmaralPEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para professor substituto na área de Periodontia.. 2005. Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; AIRES, Ataíde Mendes;COSTA, José Ferreira. Comissão Julgadora de Revalidação de Diploma Estrangeiro de Ana Regina Portugal Carlos. 2004. Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.COSTA, José Ferreira. Comissão Julgadora de Revalidação de Diploma Estrangeiro de CHRISTOF HERBERT MICHAEL GUHR. 2004. Universidade Federal do Maranhão.
MOCHEL FILHO, Joaquim Rodrigues;ALVES, C. M. C.; CARVALHO, Andréa Lúcia Almeida de. Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto na área de Materiais Dentários. 2004. Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.. Comissão de Seleção do Mestrado em Ciências da Saúde. 2004. Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; BASTOS, Eider Guimarães; FREITAS, Benedito Viana. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto na área de Cirurgia Bucal. 2003. Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.PEREIRA, Adriana de Fátima VasconcelosBASTOS, Andrezza de Almeida. Banca Examinadora de seleção de Monitoria. 2003. Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.. Comissão de Pré-avaliação dos resumos submetidos à 20a. Reunião Anual da SBPqO.. 2003. Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.
ALVES, C. M. C.COSTA, José FerreiraLOPES, Fernanda Ferreira. Comissão Julgadora de Revalidação de Diploma Estrangeiro de Rudys Rodolfo Tavares de Jesus. 2002. Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos; RIBEIRO, V. V.. Banca Examinadora de seleção de Monitoria da disciplina de Periodontia. 2002. Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; RODRIGUES FILHO, Joaquim Mochel;LOPES, Fernanda Ferreira; SILVA, R. A.. Comissão de Seleção do Mestrado em Ciências da Saúde. 2002. Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; SILVA, Nolma Barradas; BASTOS, Eider Guimarães. Comissão para Avaliação da Progressão funcionalda Professora Maria Inez Rodrigues Neves. 2002. Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.PEREIRA, Antônio Luiz AmaralPEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto na área de conhecimento de Periodontia. 2002. Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; BARRADAS, Nolma Silva; BASTOS, Eider Guimarães. Comissão para Avaliação de Estágio Probatório do Professor Antônio José Duarte Ferreira Júnior. 2002. Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; BARRADAS, Nolma Silva; BASTOS, Eider Guimarães. Comissão para Avaliação da Progressão funcionalda Professora Cecília Cláudia Costa Ribeiro. 2002. Universidade Federal do Maranhão.
ALVES, C. M. C.; RODRIGUS FILHO, Joaquim Mochel; SOUSA, João Inácio Lima de; FIGUEIREDO, Ana Emília Oilveira. Comissão de Seleção do Mestrado em Ciências da Saúde. 2001. Universidade Federal do Maranhão.
Orientou
Lesões maxilofaciais em idosos: causas mais frequentes durante a pandemia da Covid-19; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Os primeiros 1000 dias de vida- Fatores associados com HMI: Brisa Coorte, Brasil; Início: 2020; Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
AVALIAÇÃO DA PERDA DENTÁRIAL E A RELAÇÃO COM A INSEGURANÇA ALIMENTAR EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO ESTADO DO MARANHÃO; Início: 2019; Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);
Elaboração e validação de protocolo para reuso de cateteres de eletrofisiologia não canulados no Hospital Universitário Presidente Dutra-MA; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
AVALIAÇÃO DA SAÚDE BUCAL E A RELAÇÃO COM A INSEGURANÇA ALIMENTAR EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO ESTADO DO MARANHÃO; Início: 2017; Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão; (Coorientador);
Repercussões respiratórias e motoras da infecção pelo covid-19 em pacientes submetidos à ventilação mecânica invasiva; 2022; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Influência da sonolência diurna excessiva e qualidade do sono nos níveis séricos de bdnf e ngf em adolescentes; 2020; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Alteração das funções do sistema estomatognático e seu impacto na qualidade de vida de adolescentes; 2020; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Avaliação do efeito de enxaguantes bucais à base de clorexidina sobre o biofilme de streptococcus mutans e sua influência na desmineralização do esmalte; 2019; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Fatores associados à periodontite agressiva em uma população do nordeste brasileiro: um estudo de corte transversal aninhado à Coorte RPS; 2018; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
influência da silanização de pinos de fibra de vidro na resistência de união a um cimento resinoso auto adesivo; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Insegurança Alimentar e Saúde Bucal em Comunidades Quilombolas do Rio Grande do Sul ? Estudo Transversal; 2016; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Coorientador: Claudia Maria Coelho Alves;
AVALIAÇÃO DAS CONCAVIDADES RADICULARES e da espessura e volume dentinários EM PRÉ-MOLARES SUPERIORES; 2015; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
COMPARAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE UNIÃO DE UM CIMENTO RESINOSO À ZIRCÔNIA E À SUBSTRATOS BIOLÓGICOS; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
INFLUÊNCIA DO CLAREAMENTO DENTAL COM PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO A 35% NA RESISTÊNCIA ADESIVA DE BRÁQUETES ORTODÔNTICOS ATRAVÉS DO TESTE DE CISALHAMENTO; 2012; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Doença periodontal materna e desfechos da gestação: um estudo caso-controle; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
EFEITO DO TRATAMENTO PERIODONTAL NÃO-CIRÚRGICO EM GESTANTES COM PERIODONTITE: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Avaliação do impacto do preparo para pinos intra-radiculares na espessura dentinária de raízes palatinas de molares superiores; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
ASSOCIAÇÃO ENTRE ALEITAMENTO MATERNO E CÁRIE DE MANIFESTAÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS DE 12 A 36 MESES; ; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Avaliação da atividade antimicrobiana de dentifrícios a base de própolis sobre patógenos bucais; ; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Avaliação da rugosidade superficial de compósitos micro-híbridos submetidos a diferentes sistemas de polimento; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Avaliação clínica e microbiológica em pacientes com insuficiência renal crônica submetidos à hemodiálise; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
PREVALÊNCIA DE PERIODONTITE CRÔNICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO ODONTOLÓGICO NA CIDADE DE SÃO LUÍS-MA; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Atividade antimicrobiana da própolis e geoprópolis contra periodontopatógenos; ; 2005; 71 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Prevalência de retenção prolongada de incisivos superiores permanentes em escolares de São Luiz; 2004; 57 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Avaliação clínica de placa, gengivite e superfície dentária em usuários de prótese parcial removível; ; 2003; 44 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
IMPACTO DO PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA NAS INTERNAÇÕES PEDIÁTRICAS POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA NO BRASIL; 2021; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
AVALIAÇÃO DO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE, SAÚDE BUCAL E A RELAÇÃO COM A Discriminação EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO ESTADO DO MARANHÃO; ; 2020; Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
PSaúde Bucal de crianças e adolescentes vítimas de violência; 2018; Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
"Periodontite em puérperas e sua relação com a prematuridade: análise de parâmetros clínicos e micrbiológicos"; 2018; Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Peregrinação de gestantes em busca de assistência ao parto e sua associação às condições desfavoráveis ao nascer: uma contribuição da coorte BRISA; 2018; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Existe associação entre as doenças periodontais e a redução da idade gestacional e um critério ideal para o diagnóstico da periodontite?; 2017; Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
SINTOMATOLOGIA DEPRESSIVA ASSOCIADA À DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E SAÚDE BUCAL EM GESTANTES: ESTUDO TRANSVERSAL ANINHADO À COORTE BRISA; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
A Influência da Obesidade no sucesso do tratamento com implantes dentários; ; 2016; Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Má oclusão, alterações funcionais, necessidades de tratamento ortodôntico e qualidade de vida em adolescentes; ; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
ATORES ASSOCIADOS AO USO DE CHUPETAS CONVENCIONAIS E ORTODÔNTICAS E SUAS RALAÇÕES COM AS OCORRÊNCIAS DE MÁS OCLUSÕES NA DENTIÇÃO DECÍDUA; ; 2013; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Estudo do conhecimento das equipes de Saúde de UTIs relacionados aos cuidado com a saúde bucal; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização-Residência Integrada Multiprofissio) - Universidade Federal do Maranhão, Ministério da Educação; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Caracterização da Doença Periodontal em pacientes portadores de doença renal crônica submetidos a hemodiálise no Hospital Universitário Presidente Dutra; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização-Residência Integrada Multiprofissio) - Universidade Federal do Maranhão, Ministério da Educação; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
CUIDADOS BUCAIS E PREVENÇÃO DE PNEUMONIA ASPIRATIVA EM IDOSOS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização-Residência Integrada Multiprofissio) - Universidade Federal do Maranhão, Ministério da Educação; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Infecção Oral por Pseudomonas Aeruginosa em paciente com Doença Renal Crônica; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização-Residência Integrada Multiprofissio) - Universidade Federal do Maranhão, Ministério da Educação; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Motivação dos Profissionais e da Comunidade após palestras realizadas na Estratégia Saúde da Família; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
ESTUDO MORFOMÉTRICO DA CONCAVIDADE MESIAL DAS RAÍZES DO PRIMEIRO PREMOLAR SUPERIOR; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Avaliação da inflamação gengival após uma atividade de promoção de saúde bucal em gestantes atendidas na UMI-HUUFMA; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Hábitos de higiene e condições de saúde bucal de gestantes atendidas na Unidade Materno Infantil do Hospital Universitário da UFMA (UMI-HUUFMA); ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Gengivite Descamativa em paciente com líquem plano oral: relato de caso; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Conhecimento de infecções orais pelos profissionais de saúde que atendem em hospitais na cidade de São Luiz-MA; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
O USO DO CIMENTO DE IONÔMERO DE VIDRO NO TRATAMENTO DE REABSORÇÃO RADICULAR EXTERNA: CASO CLÍNICO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Influência da morfologia dental sobre a microinfiltração de resinas compostas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Efeito da temperatura do corante sobre a microinfiltração em resina composta; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Relação entre os parâmetros clínicos de diagnóstico da doença periodontal e o teste Bana; ; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Avaliação da rugosidade superficial de resina composta com três tipos de tratamento superficial; ; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Avaliação da eficácia de DENTIFRÍCIOS NA REDUÇÃO DE PLACA DENTAL E GENGIVITE; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
AVALIAÇÃO DA PERDA ÓSSEA ADJACENTE À RESTAURAÇÕES CLASSE II COM EXCESSO DE MATERIAL RESTAURADOR REALIZADAS NAS CLÍNICAS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UFMA; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Avaliação do excesso de material restaurador em restaurações classe II realizadas na clínica de Odontologia da UFMA; ; 2004; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Estudo da Prevalência da Periodontite Agressiva na cidade de São Luiz; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS SOBRE A TUBERCULOSE: Um estudo no município de SÃO LUÍS; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Avaliação clínica da condição periodontal em pacientes portadorese de Artrite Reumatóide; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Estudo clínico da largura da gengiva inserida nas dentições decídua, mista e permanente; ; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Perfil do uso do Amálgama na Clínica Odontológica da Faculdade de Odontologia da U; F; MA; ; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odfontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Complicações bucais em crianças submetidas à quimioterapia; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Aspectos clínicos da Doença periodontal em pacientes diabéticos adultos; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Incidência e Prevalência de alterações gengivais em pacientes trans plantados renais; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odfontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Ação da Clorexidina sobre os tecidos periodontais; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Avaliação das reações do paciente portador de Síndrome de Down quando submetido à tratamento odontológico; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Prevalência e incidência de gengivite em 100 alunos da Unidade Estadual Sotero dos Reis; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Impacto da periodontite agressiva na qualidade de vida relacionada à saúde bucal; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Cárie Dentária e Doença Periodontal na Dentição de Crianças com nascimento pré-termo: Estudo Transversal; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Avaliação do acesso aos serviços de saúde, saúde bucal e a relação com a insegurança alimentar em comunidades quilombolas do estado do Maranhão; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
AVALIAÇÃO DA SAÚDE BUCAL E A RELAÇÃO COM A INSEGURANÇA ALIMENTAR EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO ESTADO DO MARANHÃO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
AVALIAÇÃO DO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE, A SAÚDE BUCAL E FATORES ASSOCIADOS EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO ESTADO DO MARANHÃO; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
AVALIAÇÃO DA SAÚDE BUCAL E DA INSEGURANÇA ALIMENTAR EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO ESTADO DO MARANHÃO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
AVALIAÇÃO DO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE BUCAL EM QUILOMBOLAS DO ESTADO DO MARANHÃO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ENTRE OBESIDADE E OSSEOINTEGRAÇÃO DE IMPLANTES: ESTUDO EXPERIMENTAL EM RATOS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Avaliação do acesso aos serviços de saúde, saúde bucal e a relação com a insegurança alimentar em comunidades quilombolas do estado do Maranhão; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
ESTUDO MORFOMÉTRICO DAS CONCAVIDADES PROXIMAIS DAS RAÍZES DO PRIMEIRO PRE-MOLAR SUPERIOR; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ENTRE OBESIDADE E OSSEOINTEGRAÇÃO DE IMPLANTES: ESTUDO EXPERIMENTAL EM RATOS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
ESTUDO MORFOMÉTRICO DAS CONCAVIDADES PROXIMAIS DAS RAÍZES DO PRIMEIRO PREMOLAR SUPERIOR; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
PERDA DENTÁRIA EM MULHERES ATENDIDAS NA UNIDADE MATERNO INFANTIL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFMA (HUUFMA); ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
PERDA DENTÁRIA EM MULHERES ATENDIDAS NA UNIDADE MATERNO INFANTIL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFMA (HUUFMA); ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
EFEITO DO TRATAMENTO PERIODONTAL EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
PERDA DENTÁRIA EM MULHERES ATENDIDAS NA UNIDADE MATERNO INFANTIL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFMA (HUUFMA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
PERDA DENTÁRIA EM MULHERES ATENDIDAS NA UNIDADE MATERNO INFANTIL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFMA (HUUFMA); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO PERIODONTAL EM Pacientes com Insuficiência Renal Crônica; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
AVALIAÇÃO DO EFEITO DE UMA SESSÃO CONTROLE DE PLACA SUPRA E SUBGENGIVAL; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
AVALIAÇÃO CLÍNICA DA CONDIÇÃO PERIODONTAL E DA RESPOSTA AO TRATAMENTO PERIODONTAL EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA SUBMETIDOS OU NÃO À HEMODIÁLISE; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
AVALIAÇÃO CLÍNICA DE RESTAURAÇÕES EM RESINA COMPOSTA E AMÁLGAMA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
AVALIAÇÃO CLÍNICA DE RESTAURAÇÕES EM RESINA COMPOSTA E AMÁLGAMA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
?Avaliação do efeito de uma sessão controle de placa supra e sub-gengival em gestantes com doença periodontal?; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
AVALIAÇÃO CLÍNICA DE RESTAURAÇÕES DE AMÁLGAMA E RESINA COMPOSTA; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Efeito de diferentes temperaturas do corante sobre a microinfiltração em resinas compostas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
AVALIAÇÃO CLÍNICA DE RESTAURAÇÕES DE AMÁLGAMA E RESINA COMPOSTA; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Avaliação clínica de amálgama e resina cmposta executadas em serviço público; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Avaliação do efeito da temperatura do corante sobre a microinfiltração de resinas compostas; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
AVALIAÇÃO CLÍNICA DE RESTAURAÇÕES EM RESINA COMPOSTA E AMÁLGAMA; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Avaliação do efeito do tipo de corante sobre a microinfiltração de resinas compostas; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Influência da morfologia dental na microinfiltração de restaurações de resina composta; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Influência do tempo de armazenamento na microinfiltração de restaurações com resina composta; ; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Avaliação da microinfiltração marginal em restaurações de amálgama: Influência da configuração da cavidade; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Influência da temperatura do corante na microinfiltração de resinas compostas; ; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Identificação da flora da placa bacteriana subgengival em pacientes diabéticos; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS SOBRE A TUBERCULOSE NA CIDADE DE SÃO LUÍS; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Avaliação das Manifestações Bucais em crianças com diagnóstico de leucemia, antes, durante e depois da quimioterapia; ; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Avaliação da prevalência de gengivite em duas escolas públicas municipais; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Estudo Clínico da largura da gengiva inserida nas dentições decídua, mista e permanente; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Avaliação da condiçaõ periodontal em pacientes diabéticos controlados e não controlados; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Avaliação da presença de gengivite em duas escolças públicas municipais; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Aspectos Psicoemocionais de pacientes portadores de distúrbios neurológicos; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Avaliação da condiçaõ periodontal em pacientes diabéticos controlados; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Aspectos psicoemocionais dos pacientes portadores de distúrbios neurológicos; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Características histopatológicas associadas com supuração de bolsas; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Odfontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Manutenção da Saúde Bucal em gestantes atendidas na Unidade Materno Infantil do Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA); 2013; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Claudia Maria Coelho Alves;
Produções bibliográficas
-
Silva, Júnior, Antônio Carlos ; ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO ; MARTINS, R. F. M. ; Rodrigues, Vandilson Pinheiro ; Souza, Soraia de Fátima Carvalho ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; THOMAZ, ERIKA BARBARA ABREU FONSECA . Low birth weight and occlusal traitsin the primary dentition a prospective cohort (BRISA). Orthodontics & Craniofacial Research , v. 25, p. 1-11, 2022.
-
COSTA, SUSILENA AROUCHE ; NASCIMENTO, GUSTAVO G. ; Colins, Patricia Maria Gomes ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO ; THOMAZ, ERIKA BARBARA ABREU FONSECA ; Souza, Soraia de Fátima Carvalho ; da Silva, Antônio Augusto Moura ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Investigating Oral and Systemic Pathways between Unhealthy and Healthy Dietary Patterns to Periodontitis in Adolescents: a population-based study.. JOURNAL OF CLINICAL PERIODONTOLOGY , v. 49, p. 580-590, 2022.
-
Freitas, Heloiza Viana ; ALVES, CLAUDIA MARIA COELHO ; Silva, Luciana Freitas Gomes ; Pereira, Alex Luiz Pozzobon ; Hugo, Fernando Neves ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca . Alterations of oral functions and dental malocclusions in adolescents: a cross-sectional population-based study.. Ciencia & Saude Coletiva , v. 26, p. 5261-5272, 2021.
-
Oliveira, Ana Regina Moreira ; BATISTA, R. F. L. ; LADEIRA, L. L. C. ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca ; ALVES, CLAUDIA MARIA COELHO ; SARAIVA, M. C. ; da Silva, Antônio Augusto Moura ; Brondani, Mário Augusto ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Higher sugar intake is associated with periodontal disease in adolescents.. Clinical Oral Investigations , v. 25, p. 983-991, 2021.
-
Brondani, Mário Augusto ; Siarkowski, Michael ; ALIBRAHIM, I. ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; ALVES, CLAUDIA MARIA COELHO ; DONNELLY, L. R. ; Mathu-Muju, Kavita . An Overview of Pedagogical Approaches for Caries Control Management in Canadian Dental and Dental Hygiene Programs.. JOURNAL OF THE CANADIAN DENTAL ASSOCIATION , v. 87, p. 1-11, 2021.
-
Soares, Ana Larissa Holanda ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca ; Queiroz, RCS ; ALVES, CLAUDIA MARIA COELHO ; FERRARO, A. A. ; da Silva, Antônio Augusto Moura ; BETTIOL, H. ; BARBIERI, M. A. ; SARAIVA, M. C. P. . Socio-environmental determinants of the delay in the first dental visit: results of two population based cohort studies in Brazil.. BRAZILIAN JOURNAL OF MEDICAL AND BIOLOGICAL RESEARCH , v. 54, p. e10161, 2021.
-
dos Santos, Danilo Marcelo Araujo ; ALVES, CLAUDIA MARIA COELHO ; Rocha, Thiago Augusto Hernandes ; Queiroz, RCS ; da Silva, Núbia Cristina ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca . Structure and work process regarding child care in Primary Health Care in Brazil: an ecological study with data from the Program for Primary Health Care Access and Quality Improvement 2012-2018.. EPIDEMIOLOGIA E SERVICOS DE SAUDE , v. 30, p. e2020425, 2021.
-
Teixeira, Cinthia Nara Gadelha ; RODRIGUES, M. I. Q. ; BARROS, M. M. A. F. ; SILVA, P. G. B. ; ALVES, CLAUDIA MARIA COELHO ; ALMEIDA, M. E. L. . Qualidade de vida dos estudantes de um programa de pós-graduação em odontologia do nordeste brasileiro. REVISTA DA ABENO , v. 21, p. 1110, 2021.
-
Sousa, Francenilde Silva de ; COSTA, ELISA MIRANDA ; ALVES, CLAUDIA MARIA COELHO ; Queiroz, RCS ; Tonello, Aline Sampieri ; RIBEIRO, C. C. C. ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca . Socioeconomic inequalities and temporomandibular joint disorders in adolescents: contributions from a Maranhão cohort.. COMMUNITY DENTAL HEALTH , v. 38, p. 192-197, 2021.
-
RIBEIRO, CECILIA C. C. ; CARMO, CADIDJA D. S. ; BENATTI, BRUNO B. ; CASARIN, RENATO V. C. ; ALVES, C. M. C. ; NASCIMENTO, GUSTAVO G. ; MOREIRA, A. R. O. . Systemic circulating inflammatory burden and periodontitis in adolescents. Clinical Oral Investigations , v. 25, p. 5855-5865, 2021.
-
Sousa, Francenilde Silva de ; LOPES, B. C. ; Costa, EM ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO ; Queiroz, RCS ; Tonello, Aline Sampieri ; RIBEIRO, C. C. C. ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca . Do social inequalities persist in the distribution of dental caries in adolescents from Maranhão? Contributions of a population-based study.. Ciencia & Saude Coletiva , v. 26, p. 2625-2634, 2021.
-
Silva Júnior, João José ; Eckeli, Alan Luiz ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; BATISTA, R. F. L. ; da Silva, Antônio Augusto Moura ; ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO . Influence of excessive daily sleeping and sleep quality on BDNF and NGF serum levels in adolescents. SLEEP MEDICINE , v. 84, p. 415-423, 2021.
-
COSTA, SUSILENA AROUCHE ; RIBEIRO, CECILIA CLAUDIA COSTA ; OLIVEIRA, KHEOPS RENOIR ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO ; THOMAZ, ERIKA BARBARA ABREU FONSECA ; CASARIN, RENATO CORRÊA VIANA ; Souza, Soraia de Fátima Carvalho . Low bone mineral density is associated with severe periodontitis at the end of the second decade of life: A populationbased study. JOURNAL OF CLINICAL PERIODONTOLOGY , v. 48, p. 1322-1332, 2021.
-
Santos, Lairds Rodrigues dos ; LIMA, D. M. ; Carvalho, Edilausson Moreno ; Rodrigues, Vandilson Pinheiro ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO . Effect of glass fiber post surface treatment on bond strength of a self-adhesive resin cement: an ?in vitro? study.. INTERNATIONAL JOURNAL OF DENTISTRY (PRINT) , v. 2021, p. 8856657, 2021.
-
Gomes-Filho, Isaac Suzart ; Trindade, Soraya Castro ; Cruz, Simone Seixas da ; FIGUEIREDO, ANA CLAUDIA MORAIS GODOY ; HINTZ, ALEXANDRE MARCELO ; Adan, Fernando Fernandes ; Cerqueira, Eneida de Moraes Marcílio ; Johele Santana Passos Soares ; VIANA, M. I. P. ; Coelho, Julita Maria Freitas ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO ; Barreto, Mauricio Lima ; Seymour, Gregory John ; Loomer, Peter Michael ; Scannapieco, Frank Andrew . Mothers? high glycemic levels and the association between periodontitis and low birth weight. JOURNAL OF PERIODONTOLOGY , v. 93, p. 1-12, 2021.
-
Vieira, Anna Clara Fontes ; ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO ; Rodrigues, Vandilson Pinheiro ; Gomes Filho Isaac Suzart ; Calixto, Nayra Rodrigues de Vasconcelos ; LOPES, Fernanda Ferreira . Hyperglycemia and factors associated with dental caries in immediate postpartum women. ACTA ODONTOLOGICA SCANDINAVICA , v. 78, p. 146-151, 2020.
-
SÁ, Tatiana Cerveira Valois de ; MONTEIRO NETO, Valério ; Carmo, Cadidja Dayane Sousa do ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO . EVALUATION OF THE ANTIMICROBIAL ACTIVITY OF PROPOLIS TOOTHPASTES ON ORAL PATHOGENS. CES ODONTOLOGIA , v. 33, p. 12-22, 2020.
-
Brondani, Mário Augusto ; Harjani, Maxine G. ; Alfazwzan, Nawaf ; Wrdh, Inger ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO ; Donnelly, Leann . Discussing Elder Abuse and Neglect in Undergraduate Dental Education: a commentary.. Journal of Elder Abuse & Neglect , v. 32, p. 399-408, 2020.
-
DOS SANTOS, LAIRDS RODRIGUES ; COELHO ALVES, CLAUDIA MARIA . Cerâmicas odontológicas na confecção de facetas laminadas: qual a melhor escolha?. VITALLE , v. 32, p. 257-265, 2020.
-
Santos, Lairds Rodrigues dos ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO . O desafio do clareamento dental sem sensibilidade: qual a melhor estratégia dessensibilizante?. JOURNAL OF HEALTH , v. 1, p. 24-38, 2020.
-
MENEZES, C. C. ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO ; Franco, Mayra Moura ; BATISTA, R. F. L. ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca ; BARBIERI, M. A. ; da Silva, Antônio Augusto Moura . Soft drink consumption and periodontal status in pregnant women.. JOURNAL OF PERIODONTOLOGY , v. 90, p. 159-166, 2019.
-
MENEZES, C. R. S. D. ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costra ; Chaves, Cláudia Oliveira ; GUERRA, Rosane Nassar Meireles ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca ; MONTEIRO NETO, Valério ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO . Is there association between chronic kidney disease and dental caries? A case-controlled study.. Medicina Oral Patologia Oral y Cirugia Bucal , v. 24, p. e211-e216, 2019.
-
Vieira, Anna Clara Fontes ; ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO ; Rodrigues, Vandilson Pinheiro ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; GOMES FILHO, ISAAC SUZART ; LOPES, Fernanda Ferreira . Oral, systemic and socioeconomic factors associated with preterm birth. Women and Birth , v. 32, p. e12-e16, 2019.
-
ALMEIDA, A. A. L. ; Martins, Darlon Lima ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; Souza, Soraia de Fátima Carvalho ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO . Influence of delay between dental bleaching with 35% hydrogen peroxide and orthodontic brackets on the bond strength at the enamel/adhesive interface.. JOURNAL OF CLINICAL AND EXPERIMENTAL DENTISTRY , v. 11, p. e447-e451, 2019.
-
Pinho, Judith Rafaelle Oliveira ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO ; da Silva, Antônio Augusto Moura . Factors associated with the development of dental defects acquired in the extrauterine environment.. Brazilian Oral Research , v. 33, p. 1-13, 2019.
-
Calixto, Nayra Rodrigues de Vasconcelos ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO ; Abreu, Luciene Maria Gomes ; CABRAL, FLAVIA CASTELLO BRANCO VIDAL ; Thomaz, E.B.A.F. ; Gomes Filho Isaac Suzart ; LOPES, Fernanda Ferreira . Detection of periodontal pathogens in mothers of premature babies and/or low weight. Medicina Oral Patologia Oral y Cirugia Bucal , v. 24, p. e776-e781, 2019.
-
COSTA, ELISA MIRANDA ; FIGUEIREDO, C. S. A. ; MARTINS, R. F. M. ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO ; Sesso, Maria Lúcia Talarico ; NOGUEIRA, R. D. ; SARAIVA, M. C. ; Barbiere, Marco Antonio ; BETTIOL, H. ; da Silva, Antônio Augusto Moura ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca . Periodontopathogenic Microbiota, Infectious Mechanisms and Preterm Birth: analysis with structural equations (Cohort-BRISA). ARCHIVES OF GYNECOLOGY AND OBSTETRICS , v. 300, p. 1521-1530, 2019.
-
BRONDANI, MARIO A. ; SIQUEIRA, ADRIANA B. ; ALVES, CLAUDIA MARIA COELHO . Exploring lay public and dental professional knowledge around HPV transmission via oral sex and oral cancer development. BMC PUBLIC HEALTH , v. 19, p. 1-8, 2019.
-
Oliveira, Marisa Borges ; LOPES, Fernanda Ferreira ; Rodrigues, Vandilson Pinheiro ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Hugo, Fernando Neves . Associação entre fatores socioeconômicos, comportamentais, saúde geral e condição da mucosa bucal em idosos. Ciência & Saúde Coletiva , v. 23, p. 3663-3674, 2018.
-
Diniz, Luana Carneiro da Silva ; LOPES, Fernanda Ferreira ; BASTOS, Eider Guimarães ; ALVES, CLAUDIA MARIA COELHO . Oral infection by pseudomonas aeruginosa in patient with chronic kidney disease - case report. JORNAL BRASILEIRO DE NEFROLOGIA , v. 40, p. 82-85, 2018.
-
CARMO, C.D.S. ; RIBEIRO, M.R.C. ; TEIXEIRA, J.X.P ; ALVES, C.M.C. ; FRANCO, M.M. ; FRANÇA, A.K.T.C. ; BENATTI, B.B. ; CUNHA-CRUZ, J. ; RIBEIRO, C.C.C. . Added Sugar Consumption and Chronic Oral Disease Burden among Adolescents in Brazil. JOURNAL OF DENTAL RESEARCH , v. 97, p. 002203451774532-514, 2018.
-
MARTINS, R. F. M. ; Lima, Andréa Arraes dos Santos Jacintho ; RIBEIRO, CECÍLIA COSTA ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; da Silva, Antônio Augusto Moura ; THOMAZ, ERIKA BARBARA ABREU FONSECA . Lower birth weights, shorter breastfeeding and lack of primary healthcare contributed to higher pacifier use in a birth cohort.. ACTA PAEDIATRICA , v. 107, p. 1650-1651, 2018.
-
Moraes, Lílian Machado Vilarinho de Moraes ; SIMOES, V. M. F. ; Carvalho, Carolina de Abreu ; BATISTA, R. F. L. ; Alves, M.T.S,S.B. ; BARBIERI, M. A. ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca ; ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO . Fatores associados à peregrinação para o parto em São Luís (Maranhão) e Ribeirão Preto (São Paulo), Brasil: uma contribuição da coorte BRISA. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 34, p. e00151217, 2018.
-
THOMAZ, ERIKA BARBARA ABREU FONSECA ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO ; GOMES E SILVA, LUCIANA FREITAS ; RIBEIRO DE ALMEIDA, CECÍLIA CLÁUDIA COSTA ; SOARES DE BRITTO E ALVES, MARIA TERESA SEABRA ; HILGERT, JULIANA BALBINOT ; DA ROS WENDLAND, ELIANA MARCIA . Breastfeeding Versus Bottle Feeding on Malocclusion in Children: A Meta-Analysis Study. JOURNAL OF HUMAN LACTATION , v. 34, p. 089033441875568-688, 2018.
-
FEITOSA, Danieli Maria Zucateli ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO . Existe un criterio ideal para el diagnóstico de la Periodontitis Crónica?. Acta Odontologica Venezolana , v. 56, p. 1-11, 2018.
-
PAIVA, M. L. D. ; LOPES, Fernanda Ferreira ; FORTES, G. C. ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Hábitos de higiene e saúde bucal de gestantes atendidas em um hospital universitário. Revista de Pesquisa em Saúde / Journal of Health Research , v. 19, p. 61-65, 2018.
-
Santos, Lairds Rodrigues dos ; LOPES, Fernanda Ferreira ; NEVES, Maria Inês Rodrigues ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . CÁRIE E HIGIENE BUCAL EM PACIENTES ESPECIAIS DE UM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DO NORDESTE DO BRASIL. Revista de Pesquisa em Saúde / Journal of Health Research , v. 18, p. 45-48, 2017.
-
Lima, Andréa Arraes dos Santos Jacintho ; ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; Pereira, Alex Luiz Pozzobon ; da Silva, Antônio Augusto Moura ; Silva, Luciana Freitas Gomes ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca . Effects of conventional and orthodontic pacifiers on the dental occlusion of children aged 24-36months old. International Journal of Paediatric dentistry (Print) , v. 27, p. 108-119, 2017.
-
Chaves, Cláudia Oliveira ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Serra, Liana Linhares Lima ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos . Autopercepção e condição periodontal de pacientes com periodontite agressiva atendidos na clínica de periodontia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.. Revista de Pesquisa em Saúde / Journal of Health Research , v. 18, p. 71-75, 2017.
-
Trindade, Soraya Castro ; SOUZA, NÁTILA CIBELE ARAÚJO DE ; Cruz, Simone Seixas da ; SOARES, JOHELLE DE SANTANA PASSOS ; PEREIRA, ELIESITA COSTA ; CAMPOS, GABRIELA SAMPAIO ; BARRETO, JULIANA ALBUQUERQUE R. ; CERQUEIRA, DENISE DE OLIVEIRA ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO ; LOPES, Fernanda Ferreira ; HINTZ, ALEXANDRE MARCELO ; GOMES FILHO, ISAAC SUZART . CONDIÇÃO BUCAL DE PUÉRPERAS ATENDIDAS EM UM HOSPITAL PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA, BRASIL. REVISTA DE SAÚDE COLETIVA DA UEFS , v. 7, p. 44-50, 2017.
-
COSTA, ELISA MIRANDA ; AZEVEDO, J. A. P. ; MARTINS, R. F. M. ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; THOMAZ, ERIKA BARBARA ABREU FONSECA . Anemia and Dental Caries in Pregnant Women: a Prospective Cohort Study. BIOLOGICAL TRACE ELEMENT RESEARCH , v. 177, p. 241-250, 2017.
-
SOUSA, A. C. S. ; ROSALEM, C. G. C. ; COELHO, F. A. O. ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO . O maracujá (passiflora sp) e suas propriedades com potencial uso para a pesquisa odontológica.. REVISTA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (SÃO LUIS) , v. 19, p. 14-19, 2017.
-
Costa, EM ; Azevêdo, Juliana Aires Paiva de ; MARTINS, R. F. M. ; Rodrigues, Vandilson Pinheiro ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costra ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca . Salivary Fe ion levels, serum markers of anemia and caries activity in pregnant women. REVISTA BRASILEIRA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (IMPRESSO) , v. 39, p. 94-101, 2017.
-
CARVALHO, H. L. C. C. ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca ; ALVES, C. M. C. ; Souza, Soraia de Fátima Carvalho . Are sickle-cell anaemia and sickle-cell trait predictive factors for periodontal disease? A cohort study. Journal of Periodontal Research , v. 15, p. 622-629, 2016.
-
LOPES, Fernanda Ferreira ; RIBEIRO, T. V. ; Fernandes, Daniela Braga ; Vasconcelos, Nayra Rodrigues ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; PEREIRA, A. L. A. ; PEREIRA, A. F. V. . Conhecimentos e práticas de saúde bucal de gestantes usuárias dos serviços de saúde em São Luís, Maranhão, 2007-2008*. Epidemiologia e Servicos de Saude , v. 25, p. 819-826, 2016.
-
Silva, Luciana Freitas Gomes ; Thomaz, E.B.A.F. ; Freitas, Heloiza Viana ; Pereira, Alex Luiz Pozzobon ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO . Impact of Malocclusion on the Quality of Life of Brazilian Adolescents: A Population-Based Study. Plos One , v. 11, p. e0162715, 2016.
-
Santos, Lairds Rodrigues dos ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; LIMA, D. M. . Efeito dos tratamentos da superfície de pinos de fibra de vidro na resistência de união em canais radiculares.. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , v. 18, p. 5-11, 2016.
-
Souza, Luise Maria ; Cruz, Simone Seixas da ; Gomes Filho Isaac Suzart ; Barreto, Mauricio Lima ; Passos-Soares, Johele Santana ; Trindade, Soraya Castro ; FIGUEIREDO, A. C. M. G. ; ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO ; Coelho, Julita Maria Freitas ; VIANA, M. I. P. . Effect of maternal periodontitis and low birth weight-A case control study. ACTA ODONTOLOGICA SCANDINAVICA , v. 74, p. 73-80, 2016.
-
Silva, Luciana Freitas Gomes ; THOMAZ, ERIKA BARBARA ABREU FONSECA ; Freitas, Heloiza Viana ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; Pereira, Alex Luiz Pozzobon ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO . Self-perceived need for dental treatment and related factors. A cross-sectional population-based study. BRAZILIAN ORAL RESEARCH , v. 30, p. e55, 2016.
-
ALVES, C. M. ; LOTUFO, Roberto Fraga Moreira ; IMBRONITO, A. V. ; CHAVEZ, Victor Elias Arana . Scaling and Root Planning decreases the Number of Melanosomes within Keratinocytes in Human Gingiva: Ultrastructural Analysis of Three Cases. The Journal of Contemporary Dental Practice , v. 16, p. 537-541, 2015.
-
Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; BATISTA, R. F. L. ; SIMOES, V. M. F. ; CAVALLI, R. ; SARAIVA, M. C. ; BETTIOL, H. ; Barbiere, Marco Antonio ; da Silva, Antônio Augusto Moura . Desfechos perinatais e alterações na cavidade bucal: coortes brasileiras de Ribeirão Preto e São Luís. Revista Brasileira de Epidemiologia (Online) , v. 18, p. 966-970, 2015.
-
SANTOS, M. L. M. ; Cruz, Simone Seixas da ; Gomes Filho Isaac Suzart ; Johele Santana Passos Soares ; FIGUEIREDO, A. C. M. G. ; ALVES, C. M. C. . Satisfação dos usuários adultos com a atenção em saúde bucal na Estratégia Saúde da Família.. Cadernos de Saúde Coletiva , v. 232, p. 163-171, 2015.
-
Oliveira, Neurinéia Margarida Alves de ; Santos, Lairds Rodrigues dos ; LOPES, F. F. ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Tumor odontogênico adenomatóide: Relato de caso.. Revista de Pesquisa em Saúde , v. 16, p. 83-89, 2015.
-
PROENÇA, MARIANA ALMEIDA MELLO ; Bringel, Amanda de Oliveira ; CARMO, CADIDJA DAYANE SOUZA DO ; NEVES, PIERRE ADRIANO MORENO ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO ; RIBEIRO, CECÍLIA COSTA . Fluoretação da água de abastecimento público em municípios do estado do Maranhão, Brasil. Revista Odonto Ciência (Online) , v. 30, p. 101-104, 2015.
-
LULA, E. C. O. ; LEITE, T. H. M. ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; SANTANA, Ivone Lima ; Almeida, Ana Maria Lima ; COSTA, José Ferreira . Parameters that influence microtensile bond testing of adhesive systems.. RGO. Revista Gaúcha de Odontologia (Impresso) , v. 62, p. 65-70, 2014.
-
MARTINS, R. F. M. ; DOURADO, C. R. L. ; AZEVEDO, J. A. P. ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca . Oral Health Behaviors and Dental Treatment During Pregnancy: A Cross-Sectional Study Nested in a Cohort in Northeast Brazil. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada (Impresso) , v. 14, p. 5-11, 2014.
-
CARVALHO, R. C. C. ; LEITE, Sandra Augusta de Moua ; Duarte, Karlinne Maria Martins ; BASTOS, M. G. ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Benatti Bruno Braga ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral . RELAÇÃO ENTRE DOENÇA PERIODONTAL E ANEMIA.. Periodontia (Fortaleza) , v. 24, p. 52-57, 2014.
-
NUNES, A. M. M. ; ALVES, C. M. C. ; Hugo, Fernando Neves ; da Silva, Antônio Augusto Moura ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Factors Underlying the Polarization of Early Childhood Caries within a High-Risk Population. BMC Public Health (Online) , v. 14, p. 1-18, 2014.
-
da Silva, Antônio Augusto Moura ; BATISTA, R. F. L. ; SIMOES, V. M. F. ; ALVES, C. M. C. ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca ; Queiroz, RCS ; BETTIOL, H. ; Cavalli, RC ; CARDOSO, V. C. ; BARBIERI, M. A. . A protocol to identify non-classical risk factors for preterm births: the Brazilian Ribeirao Preto and Sao Luis prenatal cohort (BRISA). Reproductive Health , v. 11, p. 79, 2014.
-
Vasconcelos, Nayra Rodrigues ; LOPES, Fernanda Ferreira ; CRUZ, Maria Carmen Fontoura Nogueira da ; ALVES, C. M. C. . GENGIVITE DESCAMATIVA EM PACIENTE COM LÍQUEN PLANO ORAL: RELATO DE CASO E CONDUTA CLÍNICA.. Revista de Pesquisa em Saúde / Journal of Health Research , v. 15, p. 301-303, 2014.
-
Silva, Gracileyde Pinheiro ; Sousa Neto, Aluisio Cruz de ; PEREIRA, A. F. V. ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; LIMA, Liana Linhares . CLASSIFICAÇÃO E TRATAMENTO DE LESÕES DE FURCA.. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , v. 16, p. 34-36, 2014.
-
LULA, E. C. ; RIBEIRO, C. C. ; HUGO, F. N. ; ALVES, C. M. ; SILVA, A. A. . Added sugars and periodontal disease in young adults: an analysis of NHANES III data. American Journal of Clinical Nutrition , v. 100, p. 1182-1187, 2014.
-
PEREIRA, A. F. V. ; CASTRO, A. C. S. ; Ramos, Quézia de Lima ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral . EFFECT OF CIGARETTE SMOKING ON ORAL HYGIENE STATUS. Revista Odonto Ciência (PUCRS. Impresso) , v. 28, p. 4-7, 2013.
-
TELES, P. ; PEREIRA, A. F. V. ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; IMBRONITO, A. V. . TRATAMENTO DE REABSORÇÃO RADICULAR COM CIMENTO DE IONÔMERO DE VIDRO: RELATO DE CASO.. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , v. 15, p. 68-72, 2013.
-
BRAHUNA, D. F. ; Franco, Marcela Mayana Pereira ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; PEREIRA, A. F. V. ; Benatti Bruno Braga ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . PROFUNDIDADE DO SULCO GENGIVAL NAS DENTIÇÕES DECÍDUA, MISTA e PERMANENTE.. Revista de Pesquisa em Saúde / Journal of Health Research , v. 14, p. 17-20, 2013.
-
Reis,Alessandra Rodrigues ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; LOPES, Fernanda Ferreira ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos . Influência do tempo de cessação do hábito de fumar na condição periodontal. Revista do Instituto de Ciências da Saúde (UNIP) , v. 30, p. 31-36, 2012.
-
Freitas, Pollyanna Queiroz ; Rabêlo Júnior, Paulo Maria Santos ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Souza, Soraia de Fátima Carvalho . The diagnostic challenge of vertical root fracture in endodontically treated teeth: A case report.. Revista Odonto Ciência (PUCRS. Impresso) , v. 27, p. 82-86, 2012.
-
Franco, Mayra Moura ; Silva, Alice Carvalho ; COSTA, Elizabeth Lima ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Bauer, José Roberto Oliveira ; COSTA, José Ferreira . Microinfiltração em restaurações classe V: análise da forma geométrica da cavidade e do tipo de adesivo. Revista de Odontologia da UNESP (Impresso) , v. 41, p. 9-14, 2012.
-
NUNES, A. M. M. ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; ARAUJO, F. B. ; ORTIZ, T. M. L. ; Ribeiro, M.C. ; da Silva, Antônio Augusto Moura ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Association between prolonged breastfeeding and early childhood caries: a hierarchical approach.. Community Dentistry and Oral Epidemiology , v. 40, p. 542-49, 2012.
-
RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; Ccahuana-Vásquez, Renzo Alberto ; Carmo, Cadidja Dayane Sousa do ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Leitão, Tarcísio Jorge ; Vidotti, Lisandra Rocha ; Cury, Jaime Aparecido . The effect of iron on Streptococcus mutans biofilm and on enamel demineralization. Brazilian Oral Research (Impresso) , v. 26, p. 300-305, 2012.
-
SILVA, D. O. ; MARTINS, A. L. G. ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Bauer, José Roberto Oliveira ; PAIVA, A. E. M. ; COSTA, Elizabeth Lima ; COSTA, José Ferreira . Efeito da clorexidina a 2% no mecanismo de adesão do cimento de ionômero de vidro: resistência ao cisalhamento.. Odontologia Clínico-Científica (Impresso) , v. 11, p. 229-32, 2012.
-
Abreu, L.M.G ; LOPES, Fernanda Ferreira ; PEREIRA, Adriana Vasconcelos ; PEREIRA, A. L. A. ; ALVES, C. M. C. . The interface between metabolic syndrome and periodontal disease. RSBO. Revista Sul-Brasileira de Odontologia , v. 9, p. 434-441, 2012.
-
Oliveira, Marisa Borges ; PEREIRA, A. F. V. ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; LOPES, Fernanda Ferreira . INFLUÊNCIA DA PLACA DENTAL SOBRE A SAÚDE BUCAL DE IDOSOS DE 80 ANOS OU MAIS / INFLUENCE OF DENTAL PLAQUE ON ORAL HEALTH OF ELDERLY PEOPLE AGED 80 YEARS OR OLDER. Revista de Pesquisa em Saúde / Journal of Health Research , v. 13, p. 186-188, 2012.
-
COSTA, José Ferreira ; Siqueira, Walter Luiz ; LOGUÉRCIO, Alessandro Dourado ; REIS, Alessandra ; de Oliveira, Elizabeth ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Bauer, José Roberto Oliveira ; GRANDE, Rosa Helena Miranda . Characterization of aqueous silver nitrate solutions for leakage tests.. Journal of Applied Oral Science (Impresso) , v. 19, p. 254-259, 2011.
-
Costa, Márcio Cavassana ; Franco, Marcela Mayana Pereira ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; LOPES, Fernanda Ferreira ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos . Reparo dos tecidos periodontais após cirurgia ressectiva: relato de caso clínico.. Odontologia Clínico-Científica (Impresso) , v. 10, p. 181-184, 2011.
-
LULA, E. C. O. ; MONTEIRO NETO, Valério ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Almeida Júnior, Lauber José dos Santos ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Partial caries removal: Association of clinical parameters with microbiological status.. Caries Research , v. 45, p. 275-280, 2011.
-
de Souza, Erick Miranda ; Nascimento, Luciano Maurício do ; MAIA FILHO, Etevaldo Matos ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . The impact of post preparation on the residual dentin thickness of maxillary molars. The Journal of Prosthetic Dentistry (Print) , v. 106, p. 184-190, 2011.
-
Simas, Camila Maria de Sousa ; COSTA, Elizabeth Lima ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; LOPES, Fernanda Ferreira ; COSTA, José Ferreira . Efeito do substrato e do tipo de adesivo dental na microinfiltração em restaurações de resina composta. Odontologia Clínico-Científica (Impresso) , v. 10, p. 43-47, 2011.
-
Duarte, Karlinne Maria Martins ; Costa, Cyrene Piazera Silva ; Souza, Soraia de Fátima Carvalho ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . DESEMPENHO MECÂNICO E BIOLÓGICO DE MATERIAIS EMPREGADOS NO REPARO DE PERFURAÇÕES ACIDENTAIS DE FURCA EM DENTES PERMANENTES: O ESTADO DA ARTE. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , v. 13, p. 31-36, 2011.
-
LEITE, T. H. M. ; ALVES, Maria do Socorro Coelho ; VIEIRA, Denise Regina Pontes ; CRUZ, Maria Carmen Fontoura Nogueira da ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Diagnóstico e tratamento de anquilose dento-alveolar severa na dentição decídua: relato de caso. Revista de Odontologia da UNESP (Impresso) , v. 40, p. 154-159, 2011.
-
ALMEIDA, Luciana Salles Branco de ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; LOPES, Fernanda Ferreira ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; GUERRA, Rosane Nassar Meireles ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral . Salivary IgA and periodontal treatment needs in diabetic patients. Brazilian Oral Research (Impresso) , v. 25, p. 550-555, 2011.
-
ARAÚJO, Gessana Maria Lobo de ; CONDE DM ; Marques RVCF ; FIGUEIREDO, Ana Emília Oilveira ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; LOPES, Fernanda Ferreira ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Alterações gengivais em área de restaurações classe II com excesso de material restaurador. Odontologia Clínico-Científica (Impresso) , v. 10, p. 357-359, 2011.
-
Ramos, Quézia de Lima ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; LOPES, Fernanda Ferreira ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos . AVALIAÇÃO CLÍNICA DA CONDIÇÃO PERIODONTAL EM FUMANTES E NÃO FUMANTES: ESTUDO CORTE TRANSVERSAL. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , v. 13, p. 108-113, 2011.
-
FREIRE JUNIOR, J. C. ; LOPES, Fernanda Ferreira ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos . PERFIL SISTÊMICO DE PACIENTES PERIODONTAIS: estudo retrospectivo 2006 a 2009.. Revista de Pesquisa em Saúde / Journal of Health Research , v. 12, p. 11-15, 2011.
-
Azevedo IMC ; COSTA, R. C. N. ; ALVES, C. M. C. ; RIBEIRO, C. C. C. . Remoção Parcial do Tecido Cariado. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , v. 13, p. 88-91, 2011.
-
CONDE DM ; Marques RVCF ; ALVES, C. M. C. ; LOPES, Fernanda Ferreira . Atendimento odontológico em pacientes com hemofilia e doença de Von Willebrand?. Arquivos em Odontologia (UFMG) , v. 46, p. 176-180, 2010.
-
Carmo, CDS ; ALVES, C. M. C. ; CAVALCANTI, Paulo Roberto Saraiva ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costra . Avaliação da fluoretação da água do sistema de abastecimento público na Ilha de São Luís, Maranhão, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva , v. 15, p. 1835-1840, 2010.
-
FEITOSA, Danieli Maria Zucateli ; Fialho Fernando Pinheiro ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Restauração direta de dente anterior fraturado com pinos intra-dentinários: Caso clínico. Clínica (São José) , v. 6, p. 176-182, 2010.
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; ROSSA, M. L. ; PUSTIGLIONE, F. E. . ?Repigmentação melânica gengival após cirurgia periodontal: relato de caso?,. Odontologia Clínico-Científica (Impresso) , v. 9, p. 369-372, 2010.
-
NUNES, A. M. M. ; Nunes, Wellington José Alves ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; LOPES, Fernanda Ferreira ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Oral myiasis: A case report in a child with cerebral palsy. Journal of Clinical and Experimental Dentistry , v. 2, p. e157-e159, 2010.
-
de Souza, Márcio Roberto Praseres ; COSTA, Elizabeth Lima ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; COSTA, José Ferreira . Efeito da forma geométrica da cavidade e do tipo de adesivo na microinfiltração em restaurações classe V. Odontologia Clínico-Científica (Impresso) , v. 9, p. 341-344, 2010.
-
Silva, Luciana Freitas Gomes ; Lima, Mônica Virgínia Viégas ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; LOPES, Fernanda Ferreira ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . ALTERAÇÕES PERIODONTAIS EM PACIENTES PORTADORES DE HEPATITE. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , v. 12, p. 146-150, 2010.
-
Abreu, Luciene Maria Gomes ; LOPES, Fernanda Ferreira ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . DOENÇA PERIODONTAL E CONDIÇÕES SISTÊMICAS: MECANISMOS DE INTERAÇÃO.. Revista de Pesquisa em Saúde , v. 11, p. 32-44, 2010.
-
Rabêlo Júnior, Paulo Maria Santos ; VELOSO, Suzanni do Amaral Rodrigues ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; LOPES, Fernanda Ferreira ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . RECOMENDAÇÕES PARA O TRATAMENTO PERIODONTAL NO PACIENTE LEUCÊMICO: REVISÃO DE LITERATURA. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , v. 12, p. 151-155, 2010.
-
CASTRO, C. P. ; ALVES, C. M. C. ; LOPES, F. F. . Fatores sistêmicos associados à doença periodontal em idosos. RBCEH. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano , v. 7, p. 289-295, 2010.
-
SCHEIBE, K. G. B. A. ; ALMEIDA, Karoline Brusaca Guará ; MEDEIROS, I. S. ; COSTA, José Ferreira ; ALVES, C. M. C. . Effect of different polishing systems on the surface roughness of microhybrid composites. Journal of Applied Oral Science , v. 17, p. 21-26, 2009.
-
ALMEIDA, Karoline Brusaca Guará ; SCHEIBE, K. G. B. A. ; OLIVEIRA, Ana Emília Figueirêdo ; ALVES, C. M. C. ; COSTA, José Ferreira . The influence of the human and bovine substrate in the microleakage of 2 adhesive systems.. Journal of Applied Oral Science , v. 17, p. 92-96, 2009.
-
LULA, E. C. O. ; MONTEIRO NETO, Valério ; ALVES, C ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Microbiological Analysis after Complete or Partial Removal of Carious Dentin in Primary Teeth: A Randomized Clinical Trial. Caries Research , v. 43, p. 354-358, 2009.
-
Freitas, Janaína de Fátima dos Santos de ; Aragão, Ana Carolina Lopes ; FREITAS, Jakeline dos Santos de ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; LOPES, Fernanda Ferreira ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE DENTIFRÍCIOS HERBAIS NA REDUÇÃO DA PLACA DENTAL E GENGIVITE: REVISÃO DE LITERATURA. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , v. 11, p. 59-66, 2009.
-
PEREIRA, A. F. V. ; Nunes, Antônio Rubens Goçalves ; Souza, Soraia de Fátima Carvalho ; Franco, Marcela Mayana Pereira ; LOPES, Fernanda Ferreira ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Reflexões sobre as doenças periodontais como um problema de saúde pública.. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , v. 11, p. 41-47, 2009.
-
Moraes, Arthur Oliveira ; Lima, Leonardo Abrantes ; Freitas, Samantha Ariadne Alves de ; COSTA, Elizabeth Lima ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; COSTA, José Ferreira . Restaurações Complexas de Amálgama: uma alternativa para grandes reconstruções. Revisão de Literatura.. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , v. 11, p. 103-112, 2009.
-
FEITOSA, Danieli Maria Zucateli ; Santos, Larissa André dos ; Teixeira, Maria de Fátima Lopes ; Barreto, Saira de Almeida Lima ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; FERREIRA, Nila da Conceição Cardoso . Especialidades odontológicas: avaliação de um centro de asistência secundária na rede municipal em São Luis -MA. Revista do Hospital Universitário/UFMA , v. 10, p. 35-39, 2009.
-
LOPES, Fernanda Ferreira ; LOUREIRO, F. H. F. ; ALVES, C. M. C. ; PEREIRA, A. F. V. ; OLIVEIRA, Ana Emília Figuerêdo de . DENSIDADE MINERAL ÓSSEA SISTÊMICA VERSUS SITUAÇÃO CLÍNICA PERIODONTAL: estudo transversal em mulheres na pós-menopausa.. Revista da Associação Médica Brasileira , v. 54, p. 411-414, 2008.
-
Paredes, Suyene de Oliveira ; da Silva, Viviane Soares ; PEREIRA, A. F. V. ; ALVES, C. M. C. ; PEREIRA, A. L. A. . ESTUDO DAS RECESSÕES GENGIVAIS EM PACIENTES ADULTOS ATENDIDOS NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFMA: etiologia, prevalência e severidade.. Periodontia (Fortaleza) , v. 18, p. 85-91, 2008.
-
LOPES, Fernanda Ferreira ; LOUREIRO, Flávia Helena F ; PEREIRA, A. F. V. ; PEREIRA, Antônio Luz Amaral ; ALVES, C. M. C. . Associação entre osteoporose e doença periodontal em mulheres na pós-menopausa. RBGO. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia , v. 30, p. 379-383, 2008.
-
Soares, Cleidiane Maria P. S. ; Santos, Simone Mendes ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; LOPES, Fernanda Ferreira ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . MOTIVAÇÃO DO PROFISSIONAL E DA COMUNIDADE APÓS AS PALESTRAS REALIZADAS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA.. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , v. 10, p. 101-106, 2008.
-
RAMOS, Leandro Luiz Barros ; Fagundes, Daniela Malagoni ; SILVA, Lídia Burlamaqui ; COSTA, Elizabeth Lima ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; COSTA, José Ferreira . Nanoinfiltração e seus efeitos no mecanismo de adesão dos sistemas adesivos: revisão de literatura.. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , v. 10, p. 136-142, 2008.
-
DIAS, Cláudia Régia de Souza ; ALMEIDA, Karoline Brusaca Guará ; ALMEIDA, Kristine Guará Brusaca ; PEREIRA, Antônio Luz Amaral ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; ALVES, C. M. C. . A doença periodontal como fator de risco para os acidentes cerebrovasculares. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada , v. 7, p. 325-329, 2007.
-
DEOLIVEIRALULA, E ; DEOLIVEIRALULA, C ; ALVES, C. M. C. ; LOPES, F ; PEREIRA, A . Chemotherapy-induced oral complications in leukemic patients. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology , v. 71, p. 1681-1685, 2007.
-
ALMEIDA, Luciana Salles Branco de ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; PEREIRA, Adriana de Fátia Vasconcelos ; ALVES, C. M. C. ; LOPES, Fernanda Ferreira ; GUERRA, Rosane Nassar Meireles . Influência da IgA nas doenças periodontais. Revista Peridontia. Sociedade Brasileira de Periodontologia , v. 17, p. 30-34, 2007.
-
DIAS, Cláudia Régia de Souza ; SÁ, Tatiana Cerveira Valois de ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; ALVES, C. M. C. . AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO BUCAL EM PACIENTES RENAIS CRÔNICOS. Revista da Associação Médica Brasileira (1992. Impresso) , v. 53, p. 510-514, 2007.
-
MARQUES, André de Castro ; BATISTA, C. E. M. ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; BATISTA, José Eduardo ; ALVES, C. M. C. . Detecção de microrganismos específicos na placa bacteriana sub-gengival de pacientes diabéticos.. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , São Luiz, v. 8, n.1, p. 36-41, 2006.
-
Pereira, Hellen-Bry Wanderley ; Castro, Mayara Lívia Baldez ; COSTA, José Ferreira ; COSTA, Elizabeth Lima ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DOIS SUBSTRATOS E DOIS SISTEMAS ADESIVOS NA MICROINFILTRAÇÃO EM RESTAURAÇÕES DE RESINA COMPOSTA. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , v. 8, p. 38-43, 2006.
-
LIMA, Liana Linhares ; RODRIGUES, Maria Carmem de Araújo ; LOPES, Fernanda Ferreira ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; ALVES, C. M. C. . Levantamento em Saúde Bucal de Gestantes de São Luís-MA: Análise da Condição Periodontal e Necessidade de Tratamento. RPE. Revista Internacional de Periodontia Clínica , Curitiba-PR, v. 2, n.4, p. 17-22, 2005.
-
JESUS, Adriana Santos Malheiros de ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; ALVES, C. M. C. . AVALIAÇÃO CLÍNICA DE PLACA, GENGIVITE E SUPERFÍCIE DENTÁRIA EM USUÁRIOS DE PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL.. Arquivos do Centro de Estudos de Odontologia , Belo Horizonte, v. 41, n.2, p. 123-131, 2005.
-
LOPES, Fernanda Ferreira ; LIMA, Liana Linhares ; RODRIGUES, Maria Carmem de Albuquerque ; CRUZ, Maria Carmen Fontoura Nogueira da ; OLIVEIRA, Ana Emília Figueiredo de ; ALVES, C. M. C. . A CONDIÇÃO PERIODONTAL MATERNA E O NASCIMENTO DE PREMATURO DE BAIXO PESO: estudo caso-controle. RBGO. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia , São Paulo, v. 27, n.7, p. 382-386, 2005.
-
BASTOS, Andrezza de Almeida ; FALCÃO, Camila Belo ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; ALVES, C. M. C. . Obesidade e deonça periodontal.. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada , João Pessoa - PB, v. 5, n.3, p. 275-279, 2005.
-
CORTELLI, José Roberto ; LOTUFO, Roberto Fraga Moreira ; OPPERMANN, Rui Vicente ; SALLUM, Antônio Wilson ; AUTORES, Varios . Glossário da Sociedade Brasileira de Periodontia.. Revista Peridontia. Sociedade Brasileira de Periodontologia , São Paulo, v. 15, n.04, p. 01-61, 2005.
-
NUNES, Lívia Helena de Araújo Castro ; Rizzi CC ; LEAL, C. B. ; LOPES, Fernanda Ferreira ; PEREIRA, A. F. V. ; ALVES, C. M. C. . Doença Periodontal versus parto prematuro de bebê de baixo peso.. Arquivos em Odontologia (UFMG) , v. 41, p. 197-202, 2005.
-
CONDE DM ; Marques RVCF ; Pedrosa MCA ; ALVES, C. M. C. ; LOPES, Fernanda Ferreira . Conhecimento da hepatite B entre cirurgiões-dentistas e acadêmicos de Odontologia de São Luís-MA. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , v. 7, p. 43-48, 2005.
-
ALVES, C. M. C. ; PAIVA JÚNIOR, Raul Dias ; MORI, M. ; MURAMATSU, Mikiya ; MATSON, Edmir . CURRENTS CONCEPTS ABOUT ROUGHNESS MEASUREMENTS.. RPG. Revista de Pós-Graduação (USP) , São Paulo, v. 11, n.4, p. 327-330, 2004.
-
ALVES, C. M. C. ; IMBRONITO, A. V. ; MATSON, Edmir . THE USE OF IONOMER CEMENTS IN SUBGINGIVAL RESTORATIONS AND IN GUIDED TISSUE REGENERATIVE PROCEDURES. CURRENT CONCEPTS.. Arquivos do Centro de Estudos de Odontologia , Belo Horizonte, v. 40, n.4, p. 237-244, 2004.
-
NEVES, Pierre Alexandre Moreno ; LIMA, Gisele Quariguasi Tobias ; PEREIRA, Adriana de Fátia Vasconcelos ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; ALVES, C. M. C. . HISTIOCITOSE DAS CÉLULAS DE LANGERHANS-MANIFESTAÇÕES ORAIS E CRANIOFACIAIS.. Revista Peridontia. Sociedade Brasileira de Periodontologia , São Paulo, v. 14, n.03, p. 47-52, 2004.
-
LOPES, Fernanda Ferreira ; ALVES, C. M. C. ; PEREIRA, A. L. A. . Aspectos Clínicos, Microbiológicos, imunológicos e fisiológicos da Doença Periodontal em diabéticos.. Revista Peridontia. Sociedade Brasileira de Periodontologia , São Paulo, v. 13, n.7, p. 9-13, 2003.
-
ALVES, C. M. C. ; GARONE NETO, Narciso . RELAÇÃO ENTRE ESPAÇO BIOLÓGICO COM O PREPARO CAVITÁRIO E SUA MOLDAGEM*.. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , São Luiz, v. 5, n.1, p. 93-97, 2003.
-
SOUSA, Denira Fróes Brahuna Serejo ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Estudo clínico da largura da gengiva inserida nas dentições decídua e mista. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , São Luiz, v. 5, n.2, p. 60-69, 2003.
-
FALCÃO, Camila Belo ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; LOPES, Fernanda Ferreira ; ALVES, C. M. C. . Prevalência de crescimento gengival em pacientes sob terapia com ciclosporina A.. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , São Luiz, v. 4, n.1, p. 93-99, 2002.
-
ALMEIDA, P. H. P. ; PEREIRA, A. L. A. ; ALVES, C. M. C. . Considerações ortodôntico-periodontais de interesse clínico.. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , São Luis, v. 4, n.1, p. 61-67, 2002.
-
LOPES, Fernanda Ferreira ; RODRIGUES, Maria Carmem de Albuquerque ; LIMA, Liana Linhares ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; ALVES, C. M. C. . ESTUDO CASO CONTROLE SOBRE O NASCIMENTO DE BEBÊS DE BAIXO PESO E A CONDIÇÃO PERIODONTAL DAS PUÉRPERAS.. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , São Luiz, v. 4, n.2, p. 51-57, 2002.
-
PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; OLIVEIRA, Darlene Damasceno de ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; ALVES, C. M. C. ; LOPES, Fernanda Ferreira . AVALIAÇÃO PERIODONTAL EM PACIENTES ATENDIDOS NA CLÍNICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NA CIDADE DE SÃO LUÍS- MA. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , São Luiz, v. 4, n.2, p. 58-64, 2002.
-
OLIVEIRA, Eurielva Sraiva de Sousa ; CARLOS, Iluska Maria Fontes ; JESUS, A. S. M. ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; ALVES, C. M. C. . RELAÇÃO DAS CONDIÇÕES PERIODONTAIS COM O USO DE PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL (PPR) - REVISÃO DE LITERATURA.. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , São Luiz, v. 4, n.2, p. 91-95, 2002.
-
ALVES, C. M. C. ; CARVALHO, M. S. S. ; LOPES, Fernanda Ferreira ; PEREIRA, A. L. A. ; PEREIRA, A. F. V. . Avaliação da prevalência de gengivite em escolares da Unidade Estadual Sotero dos Reis. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , São Luis, v. 3, n.1, p. 41-45, 2001.
-
ALVES, C. M. C. ; SILVA, D. S. E. ; COSTA, José Ferreira ; GARONE NETO, Narciso . Perfil do uso de amálgama nas clínicas do Curso de Odontologia da Universidae Federal do Maranhão. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , São Luis, v. 3, n.1, p. 57-61, 2001.
-
ALVES, C. M. C. ; ROCHA, R. G. . A Tetraciclina e o Metronidazol: vantagens, desvantagens e sua eficácia no tratamento periodontal.. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , São Luis, v. 03, n.02, p. 73-82, 2001.
-
LULA, C. E. O. ; ALVES, C. M. C. ; LULA, E. C. O. ; LOPES, Fernanda Ferreira ; PEREIRA, A. L. A. ; PEREIRA, A. F. V. . Complicações bucais mais frequentes em pacientes portadores de leucemia. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , São Luis, v. 2, n.3, p. 17-21, 2000.
-
PEREIRA, A. F. V. ; PEREIRA, A. L. A. ; ALVES, C. M. C. . Avaliação das condições periodontais em pacientes fumantes e não fumantes. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , São Luis, v. 2, n.2, p. 31-37, 2000.
-
PEREIRA, A. L. A. ; BASTOS, Andrezza de Almeida ; ALVES, C. M. C. ; PEREIRA, A. F. V. ; LOPES, Fernanda Ferreira . Aspectos genéticos das Doenças Periodontais. Revista de Ciências da Saúde (São Luis) , São Luis, v. 2, n.3, p. 23-28, 2000.
-
ROSSA, M. L. ; IMBRONITO, A. V. ; ALVES, C. M. C. ; TRAMONTINA, R. G. ; KON, S. ; PUSTIGLIONE, F. E. ; GOMEZ, R. S. . Neutrófilos e seu papel na doença Periodontal. RPG. Revista de Pós-Graduação (USP) , Brasil, v. 1, n.3, p. 3-34, 1994.
-
Franco, Marcela Mayana Pereira ; ALVES, CLAUDIA MARIA COELHO . Relação entre envelhecimento e saúde bucal do idoso.. In: Layanne Christinne dos Passos Miguens e Luciana Araújo dos Reis. (Org.). Discussões Multidisciplinares sobre Envelhecimento. 1ed.São Luís: Editora IFMA, 2019, v. 1, p. 1-271.
-
Thomaz, E.B.A.F. ; Alves, M.T.S,S.B. ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Situação de Saúde Bucal nos seis municípios mais populosos do Maranhão. In: Maria Teresa Seabra Soares de Britto e Alves; Salviana de Maria Pastor Santos Sousa; Liberata Campos Coimbra.. (Org.). Atenção à Saúde do Adulto e da Criança no Maranhão.. 1ed.São Luiz: EDUFMA, 2009, v. 1, p. 77-83.
-
Oliveira, Neurinéia Margarida Alves de ; Montenegro, Ana Karla Ramalho de Aragão ; LOPES, F. F. ; Stein, Caroline ; RIBEIRO, C. C. C. ; CHAVES, C. O. ; Hugo, Fernando Neves ; HILGERT, J. B. ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO . Relationship Between Child Maltreatment And Oral Health: A Systematic Review.. In: 2020 IADR/AADR/CADR General Session, 2020, Washington. Journal of Dental Research, 2020. v. 99. p. 1219-1219.
-
Sousa, Francenilde Silva de ; LOPES, B. C. ; COSTA, ELISA MIRANDA ; ALVES, CLAUDIA MARIA COELHO ; Queiroz, RCS ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; Tonello, Aline Sampieri ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca . Persistem iniquidades sociais em saúde bucal? Contribuições de uma coorte de origem maranhense.. In: 37th SBPqO Virtual Annual Meeting, 2020, Campinas. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 37th SBPqO Virtual Annual Meeting. São Paulo: Editora Cabo Verde, 2020. v. 34. p. 381-381.
-
RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; LADEIRA, L. L. C. ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca ; Oliveira, Ana Regina Moreira ; ALVES, CLAUDIA MARIA COELHO . Consumo de açúcar e doenças crônicas bucais : estudo populacional suporta a Teoria Integrada da Cárie e Doença Periodontal em adolescentes.. In: 37th SBPqO Virtual Annual Meeting, 2020, Campinas. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 37th SBPqO Virtual Annual Meeting. São Paulo: Editora Cabo Verde, 2020. v. 34. p. 424-424.
-
ALVES, CLAUDIA MARIA COELHO ; Sousa, Francenilde Silva de ; COSTA, ELISA MIRANDA ; Queiroz, RCS ; Tonello, Aline Sampieri ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca . Desvantagens socioeconômicas e distúrbios da articulação temporomandibular em adolescentes: contribuições de uma coorte de nascimento.. In: 37th SBPqO Virtual Annual Meeting, 2020, Campinas. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 37th SBPqO Virtual Annual Meeting. São Paulo: Editora Cabo Verde, 2020. v. 34. p. 426-426.
-
RIBEIRO, C. C. C. ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca ; Oliveira, Ana Regina Moreira . Added Sugar Behind Chronic Oral Diseases: Higher Caries and Periodontal Diseases Rates.. In: 67th ORCA Congress, 2020. Caries Research 67th ORCA Congress. Basel: Karger, 2020. v. 54. p. 37-37.
-
ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO ; COSTA, Elizabeth Lima ; LIMA, Gisele Quariguasi Tobias ; NUNES, A. M. M. ; RIBEIRO, C. C. C. . Added Sugars Intake and Obesity in Mother-Child Dyads with Oral Disease Burden in Early Childhood. In: 67th ORCA Congress, 2020, Basel. Caries Research 67th ORCA Congress. Basel: Karger, 2020. v. 54. p. 34-34.
-
Siarkowski, Michael ; ALIBRAHIM, I. ; ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; Brondani, Mário Augusto . 'The State-of-the-Art in Teaching Caries Control Agents'.. In: Research Day 2019, 2019, VANCOUVER. RESEARCH POSTER ABSTRACTS - Research Day 2019, 2019. v. 2019. p. 1-45.
-
Harjani, Maxine ; Alfazwzan, Nawaf ; WRDH, I. ; ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO ; Brondani, Mário Augusto . Elder Abuse and Neglect: Undergraduate Dental Students' Knowledge and Pedagogies. In: Research Day 2019, 2019, Vancouver. RESEARCH POSTER ABSTRACTS, 2019. v. 1. p. 2-2.
-
ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO ; SIQUEIRA, A. B. ; Brondani, Mário Augusto . Lay Public and Dental Professional Knowledge Around HPV Transmission. In: Research Day 2019, 2019, VANCOUVER. RESEARCH POSTER ABSTRACTS, 2019. v. 1. p. 41-41.
-
LADEIRA, L. L. C. ; Oliveira, Ana Regina Moreira ; Carmo, Cadidja Dayane Sousa do ; Benatti Bruno Braga ; COELHO ALVES, CLAUDIA MARIA ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Modelando os caminhos entre risco metabólico, resistência insulínica e doença periodontal em adolescentes: estudo de base populacional.. In: 36th SBPqO Annual Meeting, 2019, Campinas. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 36th SBPqO Annual Meeting. Campinas: Editora Cabo Verde, 2019. v. 33. p. 79-79.
-
Ferreira, Cibelly de Fátima Vieira ; RIBEIRO, I. C. ; Assunção, Mila Roselaine Lima de ; LAGO, A. D. N. ; SAUAIA, T. S. ; CONDE DM ; PEREIRA, A. F. V. ; ALVES, CLAUDIA MARIA COELHO . Impacto da hipersensibilidade dentinária na qualidade de vida e eficácia de dessensibilizantes.. In: 36th SBPqO Annual Meeting, 2019, Campinas. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 36th SBPqO Annual Meeting. São Paulo: Editora Cabo Verde, 2019. v. 33. p. 109-109.
-
MENEZES, K. K. C. ; MELO, A. R. C. ; VERAS, E. M. L. ; PEREIRA, M. E. O. ; PEREIRA, A. F. V. ; LOPES, Fernanda Ferreira ; ALVES, CLAUDIA MARIA COELHO . Avaliação da higiene bucal em pacientes infantis submetidos a tratamento antineoplásico.. In: Proceedings of the 36th SBPqO Annual Meeting, 2019, Campinas. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 36th SBPqO Annual Meeting. São Paulo: Editora Cabo Verde, 2019. v. 36. p. 157-157.
-
COSTA, C. M. ; Oliveira, Ana Regina Moreira ; LADEIRA, L. L. C. ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca ; ALVES, CLAUDIA MARIA COELHO ; da Silva, Antônio Augusto Moura ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Associação entre 'Fenótipo de Risco Vascular' e 'Carga de Doença Periodontal' em adolescentes.. In: 36th SBPqO Annual Meeting, 2019, Campinas. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 36th SBPqO Annual Meeting. São Paulo: Editora Cabo Verde, 2019. v. 33. p. 158-158.
-
Franco, Marcela Mayana Pereira ; Montenegro, Ana Karla Ramalho de Aragão ; LOPES, Fernanda Ferreira ; Oliveira, Neurinéia Margarida Alves de ; ALVES, CLAUDIA MARIA COELHO . Avaliação do acesso ao atendimento odontológico, hábitos de higiene e frequência de cárie em escolares. Estudo Piloto.. In: 36th SBPqO Annual Meeting, 2019, Campinas. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 36th SBPqO Annual Meeting. São Paulo: Editora Cabo Verde, 2019. v. 33. p. 429-429.
-
Colins, Patricia Maria Gomes ; Montenegro, Ana Karla Ramalho de Aragão ; LOPES, Fernanda Ferreira ; Franco, Marcela Mayana Pereira ; Oliveira, Neurinéia Margarida Alves de ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; Hugo, Fernando Neves ; ALVES, CLAUDIA MARIA COELHO . Ocorrência de maus-tratos na infância e a presença de doenças bucais em crianças e adolescentes.. In: 36th SBPqO Annual Meeting, 2019, Campinas. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 36th SBPqO Annual Meeting. São Paulo: Editora Cabo Verde, 2019. v. 33. p. 430-430.
-
Teixeira, Cinthia Nara Gadelha ; Hugo, Fernando Neves ; Oliveira, Neurinéia Margarida Alves de ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; ALVES, CLAUDIA MARIA COELHO . Acesso aos serviços de Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde por quilombolas.. In: 36th SBPqO Annual Meeting, 2019, Campinas. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 36th SBPqO Annual Meeting. São Paulo: Editora Cabo Verde, 2019. v. 33. p. 481-481.
-
MALUF, V. M. C. T. ; Rodrigues, Vandilson Pinheiro ; LOPES, Fernanda Ferreira ; ALVES, CLAUDIA MARIA COELHO . Avaliação dos hábitos de higiene e condição da mucosa oral em pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise.. In: 36th SBPqO Annual Meeting, 2019, Campinas. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 36th SBPqO Annual Meeting. São Paulo: Editora Cabo Verde, 2019. v. 33. p. 530-530.
-
ALVES, CLAUDIA MARIA COELHO ; Chaves, Cláudia Oliveira ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca ; VASCONCELOS, A. F. P. ; COSTA, ELISA MIRANDA ; da Silva, Antônio Augusto Moura ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Prevalência de periodontite agressiva e fatores associados em uma coorte de adolescentes no Brasil.. In: 36th SBPqO Annual Meeting, 2019, Campinas. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 36th SBPqO Annual Meeting. São Paulo: Editora Cabo Verde, 2019. v. 33. p. 536-536.
-
Franco, Mayra Moura ; MENEZES, C. C. ; ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca ; da Silva, Antônio Augusto Moura ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Consumo de bebidas com açúcar de adição e doença periodontal na gestação.. In: 35th SBPqO Annual Meeting, 2018, CAmpinas. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 35th SBPqO Annual Meeting. SÃO PAULO: Caboverde Tecnologia e Serviços, 2018. v. 32. p. 71-71.
-
Carmo, CDS ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO ; Franco, Mayra Moura ; Benatti Bruno Braga ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . A carga inflamatória sistêmica de 'risco cardiovascular' está aumentada na doença periodontal em adolescentes?. In: 35th SBPqO Annual Meeting, 2018, Campinas. Proceedings of the 35th SBPqO Annual Meeting. SÃO PAULO: Caboverde Tecnologia e Serviços Ltda., 2018. v. 32. p. 66-66.
-
CHAVES, C. O. ; Teixeira, Cinthia Nara Gadelha ; THOMAZ, ERIKA B. A. F. ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; da Silva, Antônio Augusto Moura ; VASCONCELOS, A. F. P. ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO . Prevalência de Periodontite Agressiva entre adolescentes no Brasil.. In: 35th SBPqO Annual Meeting, 2018, Campinas. Proceedings of the 35th SBPqO Annual Meeting. SÃO PAULO: Caboverde Tecnologia e Serviços Ltda., 2018. v. 32. p. 419-419.
-
Oliveira, Neurinéia Margarida Alves de ; Montenegro, Ana Karla Ramalho de Aragão ; Franco, Marcela Mayana Pereira ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; Hugo, Fernando Neves ; LOPES, Fernanda Ferreira ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO . Maus tratos infantis e problemas de saúde bucal em crianças e adolescentes.. In: 35th SBPqO Annual Meeting, 2018, Campinas. Proceedings of the 35th SBPqO Annual Meeting. SÃO PAULO: Caboverde Tecnologia e Serviços Ltda., 2018. v. 32. p. 473-473.
-
ALVES, C. M. C. ; Pachêco, Crysthian de Jesus Borges ; COSTA, Elizabeth Lima ; NEVES, P. A. M. ; Souza, Soraia de Fátima Carvalho ; RIBEIRO, C. C. C. . Correlation of Inflammatory Markers in Saliva and Early Childhood Caries: Analysis of the Mother-child Binomial. In: 64th ORCA Congress, 2017, Oslo. Caries Research. Suíça: Karger, 2017. v. 51. p. 1-96.
-
RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; CARMO, CADIDJA DAYANE SOUZA DO ; Benatti Bruno Braga ; Franco, Mayra Moura ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO . Sugar Consumption and Obesity Associated with ?Burden of Chronic Oral Diseases? in Adolescents.. In: 64th ORCA Congress, 2017, Oslo. Caries Research. Basel: Karger, 2017. v. 51. p. 1-96.
-
Montenegro, Ana Karla Ramalho de Aragão ; Franco, Marcela Mayana Pereira ; LOPES, F. F. ; ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO . Saúde Bucal de Crianças Vítimas de Violência Doméstica. Estudo piloto.. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - 34nd SBPqO Annual Meeting, 2017, Campinas. Proceedings of the 34nd SBPqO Annual Meeting. SÃO PAULO: Caboverde Tecnologia e Serviços Ltda., 2017. v. 34. p. 41-41.
-
Carvalho, Natália Maria Porto ; SOUSA, A. C. S. ; Valois, Érika Martins ; Souza, Soraia de Fátima Carvalho ; VASCONCELOS, A. F. P. ; Bauer, José Roberto Oliveira ; ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO . O tipo de tratamento endodôntico influencia na espessura dentinária residual de primeiros pré-molares superiores?. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - 34nd SBPqO Annual Meeting, 2017, Campinas. 34nd SBPqO Annual Meeting. SÃO PAULO: Caboverde Tecnologia e Serviços Ltda., 2017. v. 34. p. 289-289.
-
Vasconcelos, Nayra Rodrigues ; GOMES FILHO, ISAAC SUZART ; CABRAL, FLAVIA CASTELLO BRANCO VIDAL ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; LOPES, F. F. . Expressão de Prevotella intermedia (Pi) no biofilme gengival de puérperas e sua relação com o nascimento de bebês prematuros e de baixo peso.. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - 34nd SBPqO Annual Meeting, 2017, Campinas. 34nd SBPqO Annual Meeting. SÃO PAULO: Caboverde Tecnologia e Serviços Ltda., 2017. v. 34. p. 474-474.
-
ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO ; FEITOSA, Danieli Maria Zucateli ; THOMAZ, ERIKA BARBARA ABREU FONSECA ; da Silva, Antônio Augusto Moura ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Existe associação entre as doenças periodontais e a redução da idade gestacional?. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - 34nd SBPqO Annual Meeting, 2017, Campinas. Proceedings of the 34nd SBPqO Annual Meeting. SÃO PAULO: Caboverde Tecnologia e Serviços Ltda., 2017. v. 34. p. 529-529.
-
Chaves, Cláudia Oliveira ; Teixeira, Cinthia Nara Gadelha ; THOMAZ, ERIKA BARBARA ABREU FONSECA ; RIBEIRO, CECÍLIA COSTA ; da Silva, Antônio Augusto Moura ; ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO . Prevalência de periodontite agressiva em uma coorte de adolescentes em uma cidade do nordeste brasileiro. Estudo piloto. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - 34nd SBPqO Annual Meeting, 2017, Campinas. Proceedings of the 34nd SBPqO Annual Meeting. SÃO PAULO: Caboverde Tecnologia e Serviços Ltda., 2017. v. 34. p. 529-529.
-
Franco, Mayra Moura ; Benatti Bruno Braga ; Carmo, Cadidja Dayane Sousa do ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO ; LIMA, Gisele Quariguasi Tobias ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Componentes da síndrome metabólica associados à doença periodontal em adolescentes. In: 33a Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2016, Campinas. Brazilian Oral Research. São Paulo: Caboverde Tecnologia e Serviços Ltda., 2016. v. 30. p. 53-53.
-
CARMO, CADIDJA DAYANE SOUZA DO ; Franco, Mayra Moura ; ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO ; Benatti Bruno Braga ; LIMA, Gisele Quariguasi Tobias ; RIBEIRO, C. C. C. . Marcadores de Risco Cardiovascular e Cárie Dentária em Adolescentes. In: 34a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2016, Campinas. Proceedings of the 33nd SBPqO Annual Meeting. São Pauo: Caboverde Tecnologia e Serviços Ltda., 2016. v. 30. p. 56-56.
-
Oliveira, Neurinéia Margarida Alves de ; Hugo, Fernando Neves ; HILGERT, J. B. ; ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO . Insegurança Alimentar e Autopercepção de Saúde Bucal em Comunidades Quilombolas do Rio Grande do Sul - Estudo Transversal. In: 33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2016, Campinas. Proceedings of the 33nd SBPqO Annual Meeting. São Paulo: Caboverde Tecnologia e Serviços Ltda., 2016. v. 30. p. 90-90.
-
COSTA, ELISA MIRANDA ; Azevêdo, Juliana Aires Paiva de ; MARTINS, RAFIZA F. M. ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca . A anemia é um fator de risco para o desenvolvimento de cárie, durante a gravidez?. In: 33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2016, Campinas. Proceedings of the 33nd SBPqO Annual Meeting. São Paulo: Caboverde Tecnologia e Serviços Ltda., 2016. v. 30. p. 316-316.
-
FREITAS, C. V. S. ; Benatti Bruno Braga ; LIMA, Gisele Quariguasi Tobias ; Souza, Soraia de Fátima Carvalho ; ALVES, CLÁUDIA M. C. . Prevalência da concavidade mesial nas raízes do primeiro pré-molar superior. In: 33a Reunião Anual da Scoiedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2016, Campinas. Proceedings of the 33nd SBPqO Annual Meeting. São Paulo: Caboverde Tecnologia e Serviços Ltda., 2016. v. 30. p. 411-411.
-
Freitas, Samantha Ariadne Alves de ; Bauer, José Roberto Oliveira ; ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO ; PEREIRA, Adriana de Fátia Vasconcelos . AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO PERIODONTAL EM EX-FUMANTES: estudo retrospectivo 2010-2013.. In: 33a Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa odontológica - 33nd SBPqO Annual Meeting, 2016, Campinas. Proceedings of the 33nd SBPqO Annual Meeting. São Paulo: Caboverde Tecnologia e Serviços Ltda., 2016. v. 30. p. 456-456.
-
FEITOSA, Danieli Maria Zucateli ; RIBEIRO, C. C. C. ; LOPES, Fernanda Ferreira ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca ; CASTRO, A. C. S. ; PAIVA, M. L. D. ; ALVES, CLÁUDIA M. C. . Hábitos de higiene e condição de saúde bucal de gestantes atendidas em um Hospital Universitário.. In: 33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - 33nd SBPqO Annual Meeting, 2016, Campinas. Proceedings of the 33nd SBPqO Annual Meeting. São Paulo: Caboverde Tecnologia e Serviços Ltda, 2016. v. 30. p. 508-508.
-
Vasconcelos, Nayra Rodrigues ; CABRAL, FLAVIA CASTELLO BRANCO VIDAL ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO ; GOMES FILHO, ISAAC SUZART ; LOPES, Fernanda Ferreira . Detecção de Aggregatibacter Actinomycetemcomitans no biofilme gengival de puérperas e sua relação com bebês prematuros e de baixo peso.. In: 33a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - 33nd SBPqO Annual Meeting, 2016, Campinas. Proceedings of the 33nd SBPqO Annual Meeting. São Paulo: Caboverde Tecnologia e Serviços Ltda, 2016. v. 30. p. 508-508.
-
Santos, Lairds Rodrigues dos ; LOPES, Fernanda Ferreira ; ALVES, CLÁUDIA M. C. . Cárie dentária e higiene bucal em pacientes especiais de um hospital psiquiátrico do nordeste do Brasil. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - 33nd SBPqO Annual Meeting, 2016, Campinas. Proceedings of the 33nd SBPqO Annual Meeting. São Paulo: Caboverde Tecnologia e Serviços Ltda., 2016. v. 30. p. 510-510.
-
Alves, Claudia MAria ; DIAS, Cláudia Régia de Souza ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca ; da Silva, Antônio Augusto Moura . Depressão, ansiedade e estresse como indicadores de risco de doenças periodontais durante a gravidez. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - 33nd SBPqO Annual Meeting, 2016, Campinas. Proceedings of the 33nd SBPqO Annual Meeting. São Paulo: Caboverde Tecnologia e Serviços Ltda., 2016. v. 30. p. 563-563.
-
Montenegro, Ana Karla Ramalho de Aragão ; DIAS, Cláudia Régia de Souza ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costra ; da Silva, Antônio Augusto Moura ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca ; ALVES, CLÁUDIA M. C. . Há relação entre Distúrbios psíquicos menores, cárie dentária e indicadores de higiene bucal em gestantes?. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - 33nd SBPqO Annual Meeting, 2016, Campinas. Proceedings of the 33nd SBPqO Annual Meeting. SÃO PAULO: Caboverde Tecnologia e Serviços Ltda., 2016. v. 30. p. 566-566.
-
ALVES, C. M. C. ; Costa, EM ; MARTINS, R. F. M. ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca . Anemia and Dental Caries in Pregnant Women: A Prospective Cohort Study. In: 62th ORCA Congress, 2015, Bruxelas. Caries Research. Basileia: 0008-6568, 2015. v. 49. p. 1-72.
-
RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; NUNES, A. M. M. ; ALVES, C. M. C. ; LULA, E. C. O. . Are Markers of Metabolic Syndrome Associated with Caries in Children?. In: 62th ORCA Congress, 2015, Bruxelas. Caries Research. BAsileia: KArger, 2015. v. 49. p. 1-72.
-
AZEVEDO, J. A. P. ; MARTINS, R. F. M. ; Fagundes, Daniela Malagoni ; ALVES, C. M. C. ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca . Systemic Calcium/Phosphorus and Caries in Pregnancy: A Prospective Cohort Study. In: 62th ORCA Congress, 2015, Bruxelas. Caries Research. Basileia: Karger, 2015. v. 49. p. 1-72.
-
RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; LULA, E. C. O. ; Hugo, Fernando Neves ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Consumo de refrigerantes, marcadores da síndrome metabólica e sangramento gengival em adolescentes americanos: análise do NHANES III.. In: 32nd SBPqO Annual Meeting, 2015, Campinas. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 32nd SBPqO Annual Meeting, 2015. v. 29. p. 44-44.
-
Proença, Mariana Almeida melo ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; Carmo, CDS ; NEVES, P. A. M. ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; FREITAS, C. V. S. . Efeito da suplementação com Sulfato Ferroso sobreStreptococcus mutans em crianças com cárie da primeira infância e anemia. In: the 32nd SBPqO Annual Meeting, 2015, Campinas. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 32nd SBPqO Annual Meeting, 2015. v. 29. p. 240-240.
-
Franco, Marcela Mayana Pereira ; Souza, Soraia de Fátima Carvalho ; FRANCCI, Carlos Eduardo ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; VASCONCELOS, A. F. P. . Impacto do agente cimentante no comportamento mecânico de dentes restaurados com auxílio de pinos de fibra de vidro. In: 32nd SBPqO Annual Meeting, 2015, Campinas. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 32nd SBPqO Annual Meeting, 2015. v. 29. p. 255-255.
-
FREITAS, C. V. S. ; Proença, Mariana Almeida melo ; COSTA, José Ferreira ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; AHID, Fernando Jorge Mende . Avaliação do tempo de espera para imersão de dentes recém clareados em pigmento: um estudo in vitro.. In: 32nd SBPqO Annual Meeting, 2015, Campinas. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 32nd SBPqO Annual Meeting, 2015. v. 29. p. 304-304.
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Carmo, CDS ; Ribeiro, M.C. ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Doença Periodontal e Marcadores de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes. In: 32nd SBPqO Annual Meeting, 2015, Campinas. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 32nd SBPqO Annual Meeting, 2015. v. 29. p. 472-472.
-
Carmo, CDS ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Ribeiro, M.C. ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Cárie Dentária e Marcadores de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes.. In: 32nd SBPqO Annual Meeting, 2015, Campinas. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 32nd SBPqO Annual Meeting, 2015. v. 29. p. 499-499.
-
Marques RVCF ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; LOPES, F. F. ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca ; COSTA, ANNE KAROLINE SILVA ; PAIVA, M. L. D. ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Efeito de um programa de promoção de saúde bucal em gestantes sobre a inflamação gengival.. In: 32nd SBPqO Annual Meeting, 2015, Campinas. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 32nd SBPqO Annual Meeting, 2015. v. 29. p. 524-524.
-
CARVALHO, H. L. C. C. ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca ; Souza, Soraia de Fátima Carvalho . Traço Falciforme é um fator preditor para doenças periodontais?.. In: 31st SBPqO Annual Meeting, 2014, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 31st SBPqO Annual Meeting, 2014. v. 28. p. 298-298.
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Freitas, Heloiza Viana ; Silva, Luciana Freitas Gomes ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca . Má oclusão e necessidade normativa e autopercebida de tratamento ortodôntico em adolescentes.. In: 31st SBPqO Annual Meeting, 2014, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 31st SBPqO Annual Meeting, 2014. v. 28. p. 359.
-
Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca ; Freitas, Heloiza Viana ; Silva, Luciana Freitas Gomes ; Hugo, Fernando Neves ; Pereira, Alex Luiz Pozzobon ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Alterações das funções orais e más oclusões dentárias em adolescentes.. In: 31st SBPqO Annual Meeting, 2014, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 31st SBPqO Annual Meeting, 2014. v. 28. p. 364-364.
-
Vasconcelos, Nayra Rodrigues ; LOPES, F. F. ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Avaliação da utilização de agentes antimicrobianos sistêmicos em terapia periodontal pelos cirurgiões dentistas de São Luís- MA. In: 31st SBPqO Annual Meeting, 2014, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 31st SBPqO Annual Meeting, 2014. v. 28. p. 476-476.
-
AZEVEDO, J. A. P. ; Pinho, Judith Rafaelle Oliveira ; FERNANDES, J. K. B. ; MARTINS, R. F. M. ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; DOURADO, C. R. L. ; Thomaz, E.B.A.F. . Gravidez x mitos sobre saúde bucal: Uma revisão sistemática. In: 10° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2013. 10° Congresso Brasilleiro de Saúde coletiva.
-
Muorão, Rafisa Félix ; AZEVEDO, J. A. P. ; BARBOSA K.L.T ; COSTA E. M. ; SILVA D. G. ; APINHEIRO A.C.M. ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . As gestantes estão sendo bem orientadas sobre saúde bucal durante o pré-natal?. In: 30th SBPqO Annual Meeting, 2013, ÁGUAS DE LINDÓIA. 30th SBPqO Annual Meeting, 2013. v. 27. p. 129-129.
-
FREITAS, C. V. S. ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Cirelli, Joni Augusto ; SLUIS L.W ; SOUSA E. M. ; da Silva, Vanessa Camila . Efeito da irrigação subgengival ultrassônica passiva no tratamento da doença periodontal em ratos. In: 30th SBPqO Annual Meeting, 2013. 30th SBPqO Annual Meeting, 2013. p. 195-195.
-
Vasconcelos, Nayra Rodrigues ; Abreu, Luciene Maria Gomes ; VASCONCELOS, A. F. P. ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costra ; Thomaz, E.B.A.F. ; LOPES, Fernanda Ferreira ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; GOMES-FILHO I.S . Doença periodontal materna e desfechos da gestação: um estudo caso-controle. In: 30th SBPqO Annual Meeting, 2013, Águas de Lindóia. 30th SBPqO Annual Meeting, 2013. p. 229-229.
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; ALMEIDA AAL ; LIMA, D. M. . O clareamento dental interfere na resistência de união de bráquetes ortodônticos?. In: 30th SBPqO Annual Meeting, 2013, ÁGUAS DE LINDÓIA. 30th SBPqO Annual Meeting, 2013. p. 282-282.
-
Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca ; AZEVEDO, J. A. P. ; MARTINS, R. F. M. ; COSTA E. M. ; APINHEIRO A.C.M. ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; CURY, J. A. ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Efeito das alterações de Ca e P no sangue e saliva sobre a incidência de cárie dentária em gestantes: estudo piloto. In: 30th SBPqO Annual Meeting, 2013. 30th SBPqO Annual Meeting, 2013. p. 329-329.
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Nogueira, RN ; Souza, Soraia de Fátima Carvalho ; PEREIRA, A. F. V. ; LIMA, D. M. . COMPARAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE UNIÃO DE UM CIMENTO RESINOSO À SUBSTRATOS BIOLÓGICOS E A ZIRCÔNIA. In: XV Reunião Anual da Sociedade Norte Nordeste de Pesquisa Odontológica, 2013, Aracajú. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada. Campina Grande-PB, 2013. v. 13. p. 31-31.
-
LIMA, Gisele Quariguasi Tobias ; CARNEIRO, A. P. S. ; Rodrigues, Vandilson Pinheiro ; LOPES, Fernanda Ferreira ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO PERIODONTAL EM PACIENTESCOM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA EM HEMODIÁLISE. In: XV Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica, 2013, Aracajú. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada. Campina Grande - PB, 2013. v. 13. p. 144-144.
-
ALVES, C. M. C. ; NUNES, A. M. M. ; da Silva, Antônio Augusto Moura ; Hugo, Fernando Neves ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costra . Risk Indicators of Severe Dental Caries in Low-Income Brazilian Children. In: 60th ORCA Congress, 2013, Liverpool. Caries Research. Basel: Karger, 2013. v. 65. p. 69-69.
-
Rodrigues, Vandilson Pinheiro ; Franco, Mayra Moura ; Benatti Bruno Braga ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Distribuição das Equipes de Saúde Bucal e Centros de Especialidades Odontológicas: correlação entre os níveis de atenção em Saúde Buca. In: 30th SBPqO Annual Meeting, 2013. 30th SBPqO Annual Meeting, 2013. p. 263-263.
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; NUNES, A. M. M. ; Araújo, F.B. ; ORTIZ, T. M. L. ; Ribeiro, M.C. ; da Silva, Antônio Augusto Moura ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Association between Prolonged Breastfeeding and Early Childhood Caries: A Hierarchical Approach. In: 59th ORCA Congress, 2012, Cabo Frio. Caries Research, 2012. v. 46. p. 305-305.
-
Azevêdo, Juliana Aires Paiva de ; DOURADO, C. R. L. ; MARTINS, R. F. M. ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca . Beliefs about oral health during pregnancy: a systematic review.. In: 90th General Session & Exhibition of the IADR, 2012, Foz do Iguaçú. Journal of Dental Reserach, 2012. v. 91. p. 177-177.
-
MARTINS, R. F. M. ; Dourado, Carolina Raiane Leite ; Azevêdo, Juliana Aires Paiva de ; ALVES, C. M. C. ; Thomaz, E.B.A.F. . Oral health care and habits during pregnancy in northeastern Brazil. In: IADR - 90th General Session & Exhibition of the IADR, 2012, Foz do Iguaçú. Caries Research, 2012. v. 91.
-
ALVES, C. M. C. ; Franco, Marcela Mayana Pereira ; BOTELHO, J. N. ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costra ; CURY, J. A. . Chlorexidine mouthrinses effects on S. mutans biofilm and enamel demineralization. In: IADR - 90th General Session & Exhibition of the IADR, 2012, Foz do Iguaçú. Caries Research, 2012.
-
Vasconcelos, Nayra Rodrigues ; ALVES, C. M. C. . Infiltration was evaluated with temporary cement intermediate layer of adhesive. In: IADR - 90th General Session & Exhibition of the IADR, 2012, Foz do Iguaçú. Caries Research, 2012.
-
PROENCA, M. A. M. ; Carmo, CDS ; ALVES, C. M. C. ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . External Control of Fluoridation in Public Water Supplies of Maranhão.. In: IADR - 90th General Session & Exhibition of the IADR, 2012, Foz do Iguaçú. Caries Research, 2012.
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Abreu, Luciene Maria Gomes ; LIBÉRIO, Silvana Amado ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca . Fluorose Dentária: estudo de base populacional.. In: 28a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2011, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso). São Paulo, 2011. v. 25. p. 289-289.
-
COSTA, Elizabeth Lima ; COSTA, José Ferreira ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Bauer, José Roberto Oliveira . Efeito da clorexidina a 2% no mecanismo de adesão do cimento de ionômero de vidro através do teste de cisalhamento. In: 28a. reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2011, àguas de Lindóia - SP.. Brazilian Oral Research, 2011. v. 25. p. 160-160.
-
COSTA, José Ferreira ; COSTA, Elizabeth Lima ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Costa, Maria Aprecida ; Bauer, José Roberto Oliveira . Análise da força de adesão da colagem de acessórios ortodônticos através de teste de cisalhamento.. In: 28a. reunião Anual da sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2011, Águas de Lindóia-SP. Brazilian Oral Reserach, 2011. v. 25. p. 205-205.
-
RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; NUNES, A. M. M. ; ORTIZ, T. M. L. . Indicadores de risco associados à cárie precoce da infância em uma população de baixa renda: uma abordagem hierárquica.. In: 28a. reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2011, Àguas de lLndóia-SP. Brazilian Oral Research, 2011. v. 25. p. 268-268.
-
Viana, Leonel Ramonnd Ferreira ; Benatti Bruno Braga ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; LOPES, Fernanda Ferreira . Autopercepção da saúde bucal relacionada a parâmetros clínicos e periodontais.. In: 28a. reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2011, Águas de lindóia-SP. Brazilian Oral Research, 2011. v. 25. p. 283-283.
-
PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; Rodrigues, Vandilson Pinheiro ; LIBÉRIO, Silvana Amado ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; GUERRA, Rosane Nassar Meireles . Relação entre biomarcadores séricos e condição periodontal de pacientes submetidos à terapia renal substitutiva.. In: 28a. reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2011, Águas de lindóia-SP. Brazilian Oral Research, 2011. v. 25. p. 331-331.
-
Marques RVCF ; MARQUES, André de Castro ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; LOPES, Fernanda Ferreira ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos . Detecção de microorganismos específicos na placa bacteriana subgengival em pacientes diabéticos. In: 28a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2011, Águas de Lindóia-SP. Brazilian Oral Research, 2011. v. 25. p. 331-331.
-
Azevêdo, Juliana Aires Paiva de ; Muorão, Rafisa Félix ; Lamy, Zeni Carvalho ; Dourado, Carolina Raiane Leite ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca . Mitos e crenças sobre saúde bucal na gestação: uma revisão crítica da literatura.. In: XIII Reunião da Sociedade Nordeste Norte de Pesquisa Odontológica, 2011, Teresina - Piauí. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, 2011. v. 11. p. 9-9.
-
Muorão, Rafisa Félix ; Dourado, Carolina Raiane Leite ; Azevêdo, Juliana Aires Paiva de ; Lamy, Zeni Carvalho ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca . SAÚDE BUCAL NA GESTAÇÃO: COMPORTAMENTOS, CRENÇAS E ADESÃO AO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO.. In: XIII Reunião da Sociedade Nordeste Norte de Pesquisa Odontológica, 2011, Teresina - PI. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, 2011. v. 11. p. 9-9.
-
NUNES, A. M. M. ; Nunes, Wellington José Alves ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; LOPES, Fernanda Ferreira ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Míiase oral: uma realidade em pacientes portadores de necessidades especiais. In: 23 Congresso Brasileiro de Odontopediatria, 2011, Rio de Janeiro -RJ. Anais do 23 Congresso Brasileiro de Odontopediatria - Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, 2011. v. 11. p. 7-7.
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Abreu, Luciene Maria Gomes ; LIBÉRIO, Silvana Amado ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca . FATORES ASSOCIADOS À FREQÜÊNCIA DE FLUOROSE EM ADOLESCENTES. In: VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011, São Paulo-SP. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. São Paulo: Abrasco, 2011.
-
Vasconcelos, Nayra Rodrigues ; FEITOSA, Danieli Maria Zucateli ; LOPES, Fernanda Ferreira ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca ; PEREIRA, A. F. V. ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Periodontal treatment in pregnant women with periodontitis: randomized clinical trial.. In: Chilean IADR Division Meeting, 2011, Santiago. Journal of Dental Research, 2011. v. 90. p. 154458-154458.
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Franco, Marcela Mayana Pereira ; BOTELHO, J. N. ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; Cury, Jaime Aparecido . Antimicrobial activity of chlorhexidine mouthrinses against S. mutans biofilm.. In: Chilean IADR Meeting, 2011, Santiago. Journal of Dental Research, 2011. v. 90. p. 154563-154563.
-
COSTA, José Ferreira ; COSTA, Elizabeth Lima ; Costa, Maria Aprecida ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Perfil do acadêmico de odontologia da Universidade Federal do Maranhão. In: 27th SBPqO Annual Meeting, 2010, Águas de Lindóia. Proceedings of the 27th SBPqO Annual Meeting, 2010. v. 24. p. 23-23.
-
Franco, Marcela Mayana Pereira ; Santos, Flávia Fernanda Carvalho ; Raposo, Carolina Carramilo ; LOPES, Fernanda Ferreira ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos . Efeito do fumo sobre os tecidos periodontais e higiene bucal. In: 27th SBPqO Annual Meeting, 2010, Águas de Lindóia. Proceedings of the 27th SBPqO Annual Meeting, 2010. v. 24. p. 357-357.
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; LULA, E. C. O. ; LULA, C. E. O. ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; LOPES, Fernanda Ferreira . Complicações bucais em pacientes leucêmicos submetidos à quimioterapia.. In: 27th SBPqO 388 Annual Meeting, 2010, Águas de Lindóia. Proceedings of the 27th SBPqO 388 Annual Meeting, 2010. v. 24. p. 388-388.
-
Cury, Jaime Aparecido ; Carmo, CDS ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Oliveira, Tarcísio Jorge Leitão ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Effect of iron(II) on S. mutans biofilm and enamel demineralization. In: 39th Annual Meeting of the AADR, 2010, Washington. Journal of Dental Research, 2010.
-
Farah Filho, Miguel ; ALVES, C. M. C. ; LOPES, Fernanda Ferreira ; PEREIRA, A. F. V. . Influência do fumo nos tecidos periodontais: uma resposta dose-dependente.. In: III Congresso Internacional de Odontologia, 2009, Fortaleza. Anais do III Congresso Intarnacional de Odontologia, 2009.
-
SILVA, Aguinaldo Braga e ; da Silva, Nayris Soraya COSTA ; CORREA, Rosyara Silva ; FIGUEIREDO, Thyago Furtado ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos . Efeito de recursos motivacionais no controle do biofilme bacteriano em escolares.. In: XI Reunião Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica (SNPqO), 2009, Fortaleza. Intenational Journal of Dentistry. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2009. v. 8. p. 22-93.
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Ribeiro, Isabela Santos ; Silva, Marcelo Lopes ; Martins, Darlon Lima ; COSTA, José Ferreira . Avaliação da rugosidade superficial de resinas compostas submetidas a duas técnicas de polimento. Estudo. In: XI Reunião Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica (SNPqO), 2009, Recife. Intenational Journal of Dentistry. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2009. v. 8. p. 22-93.
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; COSTA, José Ferreira ; Franco, Marcela Mayana Pereira . Avaliação IN VITRO da rugosidade superficial de ligas de amálgama. In: XI Reunião Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica (SNPqO), 2009, Fortaleza. Intenational Journal of Dentistry, 2009. v. 8. p. 22-93.
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; NUNES, Lívia Helena de Araújo Castro ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; LOPES, Fernanda Ferreira ; OLIVEIRA, Ana Emília Figueirêdo . Prevalência da periodontite crônica em pacientes oriundos de instituições de ensino superior em odontologia em São Luiz.. In: XI Reunião Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica (SNPqO), 2009, Fortaleza. Intenational Journal of Dentistry, 2009. v. 8. p. 22-93.
-
Franco, Marcela Mayana Pereira ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; PEREIRA, A. F. V. ; COSTA, José Ferreira . Avaliação clínica de restaurações em amálgama e resina composta no período de 24 meses realizadas em serviço público.. In: 26a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2009, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 26th SBPqO 18 Annual Meeting, 2009. v. 23. p. 35-53.
-
LULA, E. C. O. ; MONTEIRO NETO, Valério ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costra . Microbiological analysis after complete or partial removal of carious dentin in primary teeth: a randomized clinical trial. In: 26ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica., 2009, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 26th SBPqO Annual Meeting, 2009. v. 23. p. 18-21.
-
Vasconcelos, Nayra Rodrigues ; COSTA, José Ferreira ; COSTA, Elizabeth Lima ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Estudo comparativo entre dentes humanos e bovinos na adesão de compósitos usando dois sistemas adesivos em restauração com margem em dentina. In: 26ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica., 2009, Águas de Lindóia. Proceedings of the 26th SBPqO 18 Annual Meeting, 2009. v. 23. p. 92-110.
-
NUNES, A. M. M. ; Araújo, F.B. ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; ORTIZ, T. M. L. ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Indicadores de risco para cárie de estabelecimento precoce em uma população com prática atual de aleitamento materno após 18 meses de idade. In: 26ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica., 2009, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 26th SBPqO Annual Meeting, 2009. v. 23. p. 149-182.
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; DIAS, Cláudia Régia de Souza ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; MONTEIRO NETO, Valério . Condição dental de pacientes com doença renal crônica submetidos à hemodiálise. Avaliação clínica e microbiológica.. In: 26ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica., 2009, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research - Proceedings of the 26th SBPqO Annual Meeting, 2009. v. 23. p. 217-250.
-
LOPES, Fernanda Ferreira ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos . Conhecimentos e práticas de saúde bucal adotadas pelas gestantes usuárias dos serviços de saúde em São Luís-MA, BR. In: 26ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica., 2009, Águas de Lindóia. Proceedings of the 26th SBPqO Annual Meeting, 2009. v. 23. p. 285-318.
-
NUNES, A. M. M. ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; ORTIZ, T. M. L. ; Araújo, F.B. ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . INDICADORES DE RISCO PARA CÁRIE DE ESTABELECIMENTO PRECOCE EM UMA POPULAÇÃO COM PRÁTICA ATUAL DE ALEITAMENTO MATERNO APÓS 18 MESES DE IDADE. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), 2009.
-
SÁ, Tatiana Cerveira Valois de ; MONTEIRO NETO, Valério ; ALVES, C ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Atividade antimicrobiana de dentifrícios à base de própolis sobre patógenos bucais.. In: 25a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2008, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso). São Paulo: Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2008. v. 22. p. 181-2008.
-
LULA, Estavão Carlos de Oliveira ; ALVES, C ; MONTEIRO NETO, Valério ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Avaliação clínica e microbiológica da remoção parcial de tecido cariado em dentes decíduos. Um estudo piloto.. In: 25a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2008, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso). São Paulo: Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2008. v. 22. p. 209-273.
-
RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; ORTIZ, T. M. L. ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; NUNES, A. M. M. . INDICADORES DE RISCO ASSOCIADOS À CÁRIE DE ESTABELECIMENTO PRECOCE EM CRIANÇAS DE 18-42 MESES EM UMA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA.. In: XVII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2008. v. 11.
-
COSTA, José Ferreira ; COSTA, Elizabeth Lima ; Vasconcelos, Nayra Rodrigues ; Vasconcelos, Igor Rodrigues ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Efeito da clorexidina na adesão do cimento de ionômero de vidro em restaurações atraumáticas (ART) através de teste de microinfiltração.. In: 25a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2008, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso). São Paulo: Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2008. v. 22. p. 310-310.
-
ALMEIDA, Karoline Brusaca Guará ; SCHEIBE, K. G. B. A. ; FIGUEIREDO, Ana Emília Oilveira ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; COSTA, José Ferreira . Influência do substrato humano e bovino na microinfiltração de 2 sistemas adesivos.. In: 25a. reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica., 2008, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso). São Paulo: Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontlógica, 2008. v. 22. p. 316-316.
-
COSTA, Elizabeth Lima ; COSTA, José Ferreira ; Vasconcelos, Nayra Rodrigues ; Vasconcelos, Igor Rodrigues ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Estudo da prevalência da doença periodontal em crianças infectada e não infectadas pelo HIV.. In: 25a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontpológica, 2008, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso). São Paulo: Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontpológica, 2008. v. 22. p. 47-47.
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; FORTES, Myrna Pinheiro ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; COSTA, José Ferreira ; GRANDE, Rosa Helena Miranda . Influence of dental morphology on microleakage of resin composite restorations. In: 86th General Session & Exhibition of the IADR, 2008, Toronto. Journal of Dental Research, 2008. v. 87.
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; TRAVINCAS, Renato Costa ; FORTES, Myrna Pinheiro ; COSTA, José Ferreira ; GRANDE, Rosa Helena Miranda . Efeito da temperatura do corante sobre a microinfiltração em resina composta.. In: 44o. Reunião do Grupo Brasileiro de Materiais Dentários, 2008, São Paulo. RPG Revista de Pós Graduação. São Paulo: EDUSP, 2008. v. 12. p. 221-221.
-
TRAVINCAS, Renato Costa ; FORTES, Myrna Pinheiro ; COSTA, José Ferreira ; GRANDE, Rosa Helena Miranda ; ALVES, C. M. C. . Efeito da temperatura do corante sobre a microinfiltração em resina composta. In: XXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2007, Atibaia. Brazilian Oral Research (Impresso). São Paulo: Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2007. v. 21. p. 61-94.
-
MARQUES, André de Castro ; ALVES, C. M. C. ; COSTA, José Ferreira ; Tavares AU ; CARDOSO, Paulo Eduardo Capel . Influência do tempo de armazenamento sobre a microinfiltração marginal em restaurações de resina composta. In: XXIV Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2007, Atibaia. Brazilian Oral Research (Impresso). São Paulo: Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2007. v. 21. p. 129-161.
-
DIAS, Cláudia Régia de Souza ; ARRUDA, M. O. ; MENDES, H. B. R. ; MONTEIRO NETO, Valério ; PEREIRA, A. L. A. ; ALVES, C. M. C. . Avaliação da condição bucal em pacientes com insuficiência renal crônica submetidos à hemodiálise: análise clínica e microbiológica. In: XXIV Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2007, Atibaia. Brazilian Oral Research (Impresso). São Paulo: Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2007. v. 21. p. 162-222.
-
SCHEIBE, K. G. B. A. ; ALVES, C. M. C. ; MEDEIROS, I. S. ; COSTA, José Ferreira . Avaliação da rugosidade superficial de compósitos micro-híbridos submetidos a diferentes sistemas de polimento. In: XXIV Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2007, Atibaia. Brazilian Oral Research (Impresso). São Paulo: Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2007. v. 21. p. 284-344.
-
Simas, Camila Maria de Sousa ; COSTA, José Ferreira ; COSTA, Elizabeth Lima ; LOPES, Fernanda Ferreira ; ALVES, C. M. C. ; Machado, Bruna Carmela Polli . Efeito do substrato e do tipo de adesivo na microinfiltração em restaurações resina composta. In: IX Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica, 2007, Campina Grande. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada. Campina Grande: EDUEP, 2007. v. 7. p. 32-32.
-
JESUS, Adriana Santos Malheiros de ; PEREIRA, A. L. A. ; ALVES, C. M. C. . Avalçiação clínica de placa gengivite e superfície dentária em usuários de prótese parcial removível.. In: VIII Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa odontológica, 2006, São luiz. Anais da VIII Reuniãoda Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica. São luiz: EDUFMA, 2006. v. 8. p. 1-96.
-
ALMEIDA, Kristine Guará Brusaca ; COSTA, José Ferreira ; ALVES, C. M. C. . Avaliação da rugosidade superficial de resinas compostas híbridas submetidas a três diferentes técnicas de polimento.. In: VIII Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica, 2006, São luiz. Revista de Ciências da Saúde. São Luiz: EDUFMA, 2006. v. 8. p. 1-96.
-
Luz MP ; Castro MFS ; Padilha LN ; ALVES, C. M. C. ; LIBÉRIO, Silvana Amado ; PEREIRA, Antônio Luz Amaral . Avaliação da condição periodontal em pacientes cardíacos e não cardíacos. In: VIII Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica, 2006, São Luiz. Anais da VIII Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica-Revista de Ciências da Saúde. São luiz: EDUFMA, 2006. v. 8. p. 1-96.
-
DIAS, Cláudia Régia de Souza ; SÁ, Tatian Vallois ; PEREIRA, A. L. A. ; ALVES, C. M. C. . Avaliação da condição bucal em pacientes com insuficiência renal crônica submetidos à hemodiálise: CPO-D e Índice de Placa. In: VIII Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica, 2006, São Luiz. Anais da VIII Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica- Revista de Ciências da Saúde. São Luiz: EDUFMA, 2006. v. 8. p. 1-96.
-
Araújo I ; DIAS, Cláudia Régia de Souza ; LIBÉRIO, Silvana Amdo ; LIBÉRIO, Silvana Amado ; ALVES, C. M. C. ; PEREIRA, Antônio Luz Amaral . Avaliação da necessidade de tratamento periodontal em pacientes do município de Peri-Mirim. In: VIII Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica, 2006, São LUuz. Anais da VIII Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica- Revista de Ciências da Saúde. São Luiz: EDUFMA, 2006. v. 8. p. 1-96.
-
ALVES, C. M. C. ; TRAVINCAS, Renato Costa ; COSTA, José Ferreira ; Tavares AU ; CARDOSOS, Paulo Eduardo Capel . Influência do tempo de armazenamento sobre a microinfiltração marginal em restaurações de resina composta.. In: VIII Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica, 2006, São Luiz. Anais da VIII Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica- Revista de Ciências da Saúde. São Luiz: RDUFMA, 2006. v. 8. p. 1-96.
-
MARQUES, André de Castro ; COSTA, José Ferreira ; GRANDE, Rosa Helena Miranda ; CARDOSO, Paulo Eduardo Capel ; ALVES, C. M. C. . Influência do tempo de armazenamento e da termociclagem sobre a microinfiltração em resinas compostas. In: 23a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2006, Atibaia. Brazilana Oral Research - Resumos da 23a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2006. v. 20. p. 1-375.
-
COSTA, José Ferreira ; COSTA, Elizabeth Lima ; ALVES, C. M. C. ; Tavares AU ; Tadeo F ; CARDOSOS, Paulo Eduardo Capel . Influência do substrato e do sistema adesivo na microinfiltração de restaurações em resina composta.. In: 23a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2006, Atibaia. Brazilian Oral Research - Resumos da 23a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2006. v. 8. p. 1-376.
-
BASTOS, Andrezza de Almeida ; MONTEIRO NETO, Valério ; ALVES, C. M. C. . Atividade antimicrobiana da própolis e geoprópolis sobre periodontopatógenos.. In: 23a Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2006, Atibaia. Brazilian Oral Research - Resumos da 23a Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2006. v. 20. p. 1-376.
-
FERREIRA, Elza Bernardes ; ALVES, C. M. C. ; SÁ, Tatiana Cerveira Valois de ; PEREIRA, Antônio Luz Amaral ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos . Avaliação da Perda Dentária em paciente diabéticos contolados e não-controlados.. In: XIII Congresso Internacional de Odontologia da Bahia, 2004, Salvador. Anais do XIII CIOBA, 2004.
-
GOMES, Mirella Lindoso ; ALVES, C. M. C. . AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS QUE TRABALHAM EXCLUSIVAMENTE EM CONSULTÓRIOS PARTICULARES SOBRE A TUBERCULOSE: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS. In: XV Seminário de Iniciação Científica, 2003, São Luiz. Anais do XV Seminário de Iniciação Científica, 2003. p. 47-47.
-
ALVES, C. M. C. ; MORI, M. ; MURAMATSU, Mikyia ; MATSON, Edmir ; PAIVA JÚNIOR, Raul Dias . In vitro evaluation of the surface of three amalgam alloys through angular correlation of speckle method.. In: Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2002, São Pedro. Journal of Dental Research. Alexandria, 2002. v. 81. p. A-175-A-175.
-
MONTEIRO, Andrei Braga ; LOPES, Fernanda Ferreira ; ALMEIDA, Luciana Salles Branco de ; JESUS, Eliane Costa de ; ALVES, C. M. C. . Manifestações orais da Tuberculose. In: XII Congresso Internacional de Odontologia da Bahia, 2002, Salvador. Anais do XII Congresso Internacional de Odontologia da Bahia, 2002.
-
ALVES, C. M. C. ; PAIVA JÚNIOR, Raul Dias ; MORI, M. ; MURAMATSU, Mikiya ; MATSON, Edmir . Estudo in vitro da rugosidade superficial do amálgama através do método da Correlação Angular de ?Speckle? Resumo Pa 255).. In: 19a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2002, Água de Lindóia, 2002.
-
LOPES, Fernanda Ferreira ; RODRIGUES, Maria Carmen Albuquerque ; LIMA, Liana Linhares ; ALVES, C. M. C. ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral . A condição periodontal das puérperas e sua relação com o nascimento de bebês de baixo peso (Resumo Pb 361). In: 19a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2002, Águas de Lindóia, 2002.
-
ALVES, C. M. C. ; PAIVA JÚNIOR, Raul Dias ; MORI, M. ; MURAMATSU, Mikiya ; MATSON, Edmir . Estudo in vitro da rugosidade superficial de três ligas de amálgama através do método da correlação angular de Speckle. (Resumo PA26).. In: 10a Reunião de Pesquisa da Faculdade de Odontologia da USP, 2002, São Paulo, 2002.
-
ALVES, C. M. C. ; BRAHÚNA, D. F. ; PEREIRA, A. L. A. ; PEREIRA, A. F. V. . Avaliação da profundidade de sondagem de sulco nas dentições decídua, mista e permanente.. In: 18a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2001, Águas de Lindóia-SP. Pesquisa Odontológica Brasileira (Impresso) (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1806-8324 Brazilian Oral Research (Impresso)). São Paulo-SP: Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, 2001. v. 15. p. 190-190.
-
ALVES, C. M. C. ; BRAHUNA, D. F. ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral . Avaliação da profundidade de sondagem de sulco nas dentições decídua, mista e permanente (B 477).. In: 18a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2001, Águas de Lindóia, 2001.
-
MIRANDA, D. C. ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; ALVES, C. M. C. ; PEREIRA, A. L. A. . Assessment of periodontal disease status with CPITN in school children of São Luis City. In: 78th General Session of the International Association for Dental Research, 2000, Washington, DC. Journal of Dental Research, 2000. v. 79. p. 106-695.
-
BRAHUNA, D. F. ; ALVES, C. M. C. . Estudo clínico da largura da gengiva queratinizada nas dentições decídua, mista e permanente.. In: 17a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2000, Águas de Lindóia -SP. Pesquisa Odontológica Brasileira (Impresso) (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1806-8324 Brazilian Oral Research (Impresso)), 2000. v. 14. p. 13-13.
-
GONÇALVES, L. S. ; ALVES, C. M. C. . Avaliação da prevalencia de gengivite em duas escolas públicas municipais que possuem modelos diferentes de atendimento odontológico. In: 17a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2000, Águas de Lindóia (SP). Pesquisa Odontológica Brasileira (Anais da 17a Reunião Anual da SBPqO), 2000. v. 14. p. 29-29.
-
GONÇALVES, L. S. ; ALVES, C. M. C. . AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE GENGIVITE EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS. In: XII Seminário de Iniciação Científica - SEMIC, 2000, São Luis -MA. SEMIC - XII Seminário de Iniciação Científica - RESUMOS, 2000. p. 38-38.
-
BRAHUNA, D. F. ; ALVES, C. M. C. . Estudo clínico da largura da gengiva inserida nas dentições mista, decídua e permanente.. In: XII Seminário de Inicição Científica - SEMIC, 2000, São Luis - MA. SEMIC - XII Seminário de Iniciação Científica - RESUMOS, 2000. p. 76-76.
-
BRAHUNA, D. F. ; ALVES, C. M. C. . Estudo clínico da largura de gengiva queratinizada nas dentições decídua, mista, permanente (I 012).. In: 17a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2000, Águas de São Pedro, 2000.
-
ALVES, C. M. C. ; GONÇALVES, L. S. . Avaliação da prevalência de gengivite em duas escolas públicas municipais que possuem modelos diferentes de atendimento odontológico (I 136).. In: 17a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2000, Águas de São Pedro, 2000.
-
ALVES, C. M. C. ; SILVA, D. S. E. ; PEREIRA, A. L. A. ; VASCONCELOS, A. F. P. . Avaliação do tipo de material restaurador utilizado em dentes posteriores na clínica odontológica da F.O.U.F.MA.. In: 16a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 1999, Águas de São Pedro. Anais da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica _ Divisão Brasileira da I.A.D.R., 1999.
-
LULA, C. E. O. ; LULA, E. C. O. ; ALVES, C. M. C. . Avaliação Clínica das alterações bucais leucêmicas submetidas à quimioterapia. In: 16a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 1999, Águas de São Pedro. Anais da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - Divisão Brasileira da I.A.D.R, 1999.
-
PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; ALVES, C. M. C. ; PEREIRA, A. L. A. . Estudio de las condiciones periodontales en fumadores y non fumadores. In: XXXII Reunión Anual da Sociedad Argentina de Investigación Odontológica, 1999, Mar del Plata. Resumenes de Trabajo da XXXII Reunión Anual da Sociedad Argentina de Investigación Odontológica - Didision Argentina Da I.A.D.R., 1999.
-
ALVES, C. M. C. ; SANTANA, A. P. C. . Avaliação da condição periodontal em paciente diabéticos e não diabéticos. In: XI Seminário de Iniciação Científica, 1999, São Luis. XI Seminário de Iniciação Científica - Resumos, 1999. p. 01-158.
-
ALVES, C. M. C. ; GONÇALVES, L. S. . Avaliação da prevalência de gengivite em duas escolas públicas municipais. In: XI Seminário de Iniciação Científica, 1999, São Luis. IX Seminário de Iniciação Científica, 1999. p. 01-158.
-
LULA, Carlos Estevão de Oliveira ; LULA, Estavão Carlos de Oliveira ; ALVES, C. M. C. . Avaliação clínica das alterações bucais em crianças leucêmicas submetidas à quimioterapia (Resumo A 209).. In: 16a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 1999, Águas de São Pedro, 1999.
-
ALVES, C. M. C. ; SILVA, D. S. E. ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral . Avaliação do tipo de material restaurador utilizado em dentes posteriores na Clínica Odontológica da F.O.UFMA (Resumo B 155).. In: 16a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 1999, Águas de São Pedro, 1999.
-
SILVA, J. A. ; NEVES, P. A. M. ; ALVES, C. M. C. . Reconstituição da distância biológica através do aumento de coroa clínica - Caso clínico. In: IV Congresso de Odontologia do Maranhão, 1998, São Luis. Anais do IV Congresso de Odontologia do Maranhão, 1998. p. 08-96.
-
ALVES, C. M. C. ; SILVA, J. A. ; SANTANA, A. P. C. . Tumor odontogênico adenomatóide- Relato de um caso. In: IV Congresso de Odontologia do Maranhão, 1998, São Luis. Anais do IV Congresso de Odontologia do Maranhão, 1998. p. 08-96.
-
ALVES, C. M. C. ; LULA, C. E. O. ; NEVES, T. N. M. . Histiocitose de células de Langerhans, relato de caso clínico. In: IV Congresso de Odontologia do Maranhão, 1998, São Luis. Anais do IV Congresso de odontologia do Maranhão, 1998. p. 08-96.
-
ALVES, C. M. C. ; SOUSA, D. N. ; ARAUJO, C. R. . Aspectos psicoemocionais dos pacientes portadores de deficiências neurológicas. In: IV Congreeso de Odontologia do Maranhão, 1998, São Luis. Anais do IV Congresso de Odontologia do Maranhão, 1998. p. 08-96.
-
ALVES, C. M. C. ; CARVALHO, M. S. S. ; PEREIRA, A. L. A. ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos . Prevalência de gengivite em escolares que recebem atendimento odontológico. In: 15a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa odontológica, 1998, Águas de São Pedro. Anais da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - Divisão Brasileira da I.A.D.R., 1998. p. 03-192.
-
SOUSA, D. N. ; SILVA, R. A. ; ALVES, C. M. C. . Avaliação clínica e radiográfica dos distúrbios de erupção dos caninos superiores. In: 15a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 1998, Águas de São Pedro. Anais da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica -Divisão Brasileira da I.A.D.R., 1998. p. 03-192.
-
ARAÚJO, C. R. ; ALVES, C. M. C. ; PEREIRA, A. L. A. ; PEREIRA, A. F. V. . Aspectos psicoemocionais dos pacientes portadores dos distúrbios neurológicos. In: 15a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 1998, Águas de São Pedro. Anais da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 1998. p. 03-192.
-
ALVES, C. M. C. ; FALCÃO, Camila Belo . Estudo sobre a prevalência do crescimento gengival em pacientes sob Terapia com ciclosporina. In: X Seminário de Iniciação Científica, 1998, São Luis. Resumos do X Seminário de Iniciação Científica, 1998. p. 203-203.
-
ALVES, C. M. C. ; SILVA, D. S. E. . Avaliação Periodontal de pacientes diabéticos controlados e não controlados. In: X Seminário de Iniciação Científica, 1998, São Luis. Resumos do X seminário de Iniciação Científica, 1998. p. 209-209.
-
ALVES, C. M. C. ; ARAÚJO, C. R. . Aspectos psico-emocionais de pacientes portadores de deficiências neurológica. In: X Seminário de Iniciação Científica, 1998, São Luis. Resumos do X Seninário de Iniciaçõa Científica, 1998. p. 198-198.
-
ALVES, C. M. C. ; ROMITO, G. A. ; LOTUFO, Roberto Fraga Moreira ; ARANA-CHAVEZ, V. E. ; KON, S. . Morfometric analysis of melanossomes within keratinocytes in normal and inflamed gingiva in humans. In: Reuniãoda Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 1998, São Pedro. Journal of Dental Research. Estados Unidos, 1998. v. 77. p. 1173-1173.
-
ALVES, C. M. C. ; SOUSA, Dircilei Nunes de ; SILVA, R. A. . Avaliação clínica e radiográfica dos distúrbios de erupção dos caninos superiores (Resumo A175). In: 15a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 1998, Águas de São pedro, 1998.
-
ALVES, C. M. C. ; CARVALHO, Mardja Stela Souza ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral . Prevalência de gengivite em escolares que recebem atendimento odontológico ( Resumo A246). In: 15a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 1998, Águas de São Pedro, 1998.
-
ALVES, C. M. C. ; ARAÚJO, C. R. ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral . Aspectos psicoemocionais dos pacientes portadores de deficiências neurológicas (Resumo B 250). In: 15a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 1998, Águas de São Pedro, 1998.
-
ALVES, C. M. C. ; LULA, C. E. O. ; LULA, E. C. O. . Histiocitose X - Relato de caso clínico. In: VII Cogresso Piauiense de Odontologia, 1997, Teresina. Anais VII Congresso Piauiense de odontologia, 1997. p. 05-316.
-
SILVA, J. A. ; ALVES, C. M. C. ; PEREIRA, A. L. A. . Fibroma Ossificante Periférico: Relato de um caso. In: VII Congresso Piauiense de Odontologia, 1997, Teresina. Anais do VII Congresso Piaiense de odontologia, 1997. p. 05-316.
-
ALVES, C. M. C. ; ROMITO, G. A. ; LOTUFO, Roberto Fraga Moreira ; ARANA-CHAVEZ, V. E. ; KON, S. . Análise morfométrica dos melanossomos presentes no interior dos queratinócitos na gengiva normal e inflamada em humanos. In: 14a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 1997, Águas de São Pedro. Anais da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - Divisão Brasileira da I.A.D.R., 1997.
-
ALVES, C. M. C. ; ROMITO, G. A. ; LOTUFO, Roberto Fraga Moreira ; ARANACHAVEZ, Víctor Elias ; KON, Smão . Análise Morfométrica dos melanossomos presentes no interior do queratinócito na gengiva normal e inflamada, em humanos (Resumo n. 247). In: 14a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 1997, Águas de São Pedro, 1997.
-
ALVES, C. M. C. ; ROSSA, M. L. ; KON, S. . Repigmentação melânica fisiológica em humanos após cirurgia periodontal. In: XIII Congresso Pernambucano de Odontologia, 1996, Recife. Anais do XIII Cogresso Pernambucano de Odontologia, 1996.
-
FALCÃO, C. B. ; ALVES, C. M. C. ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos . Projeto de prevenção para aplicação na clínica de Periodontia da F.O.U.F.MA.. In: III Congresso de Odontologia do Maranhão, 1996, São Luis. Anais do III Congresso de Odontologia do Maranhão, 1996.
-
PEREIRA, A. L. A. ; ALVES, C. M. C. ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos . Critérios para Terapia Periodontal. In: III Congresso de Odontologia do Maranhão, 1996, São Luis. Anais do III Congresso de Odontologia do Maranhão, 1996.
-
ALVES, C. M. C. ; ROSSA, M. L. ; KON, S. . Repigmentação melânica fisiológica em humanos após cirurgia periodontal. In: III Congresso de Odontologia do Maranhão, 1996, São Luis. Anais do III Congresso de Odontologia do maranhão, 1996.
-
MEDEIROS, É. S. ; BARROS, C. V. ; ALVES, C. M. C. . Manifestações Bucais de Pacientes com Síndrome de Down. In: III Congresso de Odontologia da Maranhão, 1996, São Luis. Anais do III Congresso de Odontologia do Maranhão, 1996.
-
ALVES, C. M. C. ; PEREIRA, A. L. A. ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos . Relação Prótese -Periodontia: Cirurgia com finalidade protética. In: III Congresso de Odontologia do Maranhão, 1996, São Luis. Anais do III Congresso de Odontologia do Maranhão, 1996.
-
PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; ALVES, C. M. C. ; PEREIRA, A. L. A. . Manifestações Periodontais Agudas. In: III Congresso Maranhense de Odontologia, 1996, São Luis. Anais do III Congresso Maranhense de Odontologia, 1996.
-
ASSIS, A. L. C. ; SOUSA, C. C. ; ALVES, C. M. C. . Periodontite Juvenil. In: III Congresso Maranhense de Odontologia, 1996, São Luis. Anais do III Congresso de Odontologia do Maranhão, 1996.
-
ALVES, C. M. C. ; MORAES RÊGO, D. N. . Relação paciente x profissional no consultório odontológico. In: 12a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 1995, Águas de São Pedro. Anais da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - Divisão Brasileira da International Assossiation of Dental Research, 1995. p. 01-185.
-
ALVES, C. M. C. ; ROSSA, M. L. ; KON, S. . Repigmentação melânica fisiológica após cirurgia periodontal em humanos. In: 12a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 1995, Águas de São Pedro. Anais da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - Divisão Brasileira da I.A.D.R., 1995. p. 01-185.
-
LOPES, Fernanda Ferreira ; LOUREIRO, Flávia Helena F ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; OLIVEIRA, Ana Emília Figueiredo ; ALVES, C. M. C. ; SOUZA, Lélia Batista de . Estudo longitudinal sobre a relação entre a condição periodontal e densidade mineral óssea em mulheres na pós-menopausa (Abstract Pa348).. Brazilian Oral Research , São Paulo, v. 19, n.Supplement, p. 154-154, 2005.
-
ALVES, C. M. C. ; PAIVA JÚNIOR, Raul Dias ; MURAMATSU, Mikyia ; MATSON, Edmir . Avaliação da rugosidade superficial do amálagama: a direção da medida interfere nos resultados?. Revista de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 12, n.03, p. 74-74, 2005.
-
MARQUES, André de Castro ; COSTA, José Ferreira ; CARDOSO, Paulo Eduardo Capel ; GRANDE, Rosa Helena Miranda ; ALVES, C. M. C. . Influência do tempo de armazenamento e da termociclagem sobre a microinfiltração marginal em restaurações de resina composta. Cadernos de Pesquisa , São Luiz, v. 16, n.Supl. 1, p. 01-124, 2005.
-
FORTES, Myrna Pinheiro ; ALVES, C. M. C. ; PAIVA JÚNIOR, Raul Dias ; MURAMATSU, Mikiya ; MATSON, Edmir . Avaliação in vitro da rugosidade superficial do Amálgama. Cadernos de Pesquisa da Ufma , São Luiz - MA, v. 15, n.Supl. 1/2, p. 318-318, 2004.
-
SÁ, Tatian Vallois ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; ALVES, C. M. C. . Diabetes Mellitus versus Perda Dentária. Cadernos de Pesquisa da Ufma , São Luiz-MA, v. 15, n.Supl. 1/2, p. 313-313, 2004.
-
GOMES, Mirela Lindoso ; ALVES, C. M. C. . Knowledge Evaluation of Tuberculosis in São Luís Dentists. Journal of Dental Research , Estados Unidos, v. 83, n.Sp Issue B, 2004.
-
LOPES, Fernanda Ferreira ; PEREIRA, Flávia Tereza F ; CUTRIM, Maria Carmem Fontoura Nogueira ; OLIVEIRA, Ana Emília Figueirêdo ; ALVES, C. M. C. . Prevalência dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho em cirurgiões-dentistas de São Luiz (Resumo Pc 138). Pesquisa Odontológica Brasileira , São Paulo, v. 17, n.Suplemento, p. 227-227, 2003.
-
ALMEIDA, Luciana Salles Branco ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; GUERRA, Rosane Nassar Meireles ; ALVES, C. M. C. ; LOPES, Fernanda Ferreira ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; LIMA, Liana Linhares . Variação da Ig salivar em pacientes diabéticos e não diabéticos com diferentes necessidades de tratamento periodontal (Resumo Ic 183). Pesquisa Odontológica Brasileira , São Paulo, v. 17, n.Suplmento, p. 102-102, 2003.
-
ALVES, C. M. C. ; FORTES, Myrna Pinheiro ; PAIVA JÚNIOR, Raul Dias ; MURAMATSU, Mikyia ; MATSON, Edmir . Avaliação in vitro da rugosidade superficial do amálgama (Resumo Ib 136). Pesquisa Odontológica Brasileira , São Paulo, v. 17, n.Suplemento, p. 72-72, 2003.
-
LOPES, Fernanda Ferreira ; RODRIGUES, M. C. A. ; LIMA, L. L. ; ALVES, C. M. C. ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; PEREIRA, A. L. A. . A condição periodontal de puérperas e sua relação com o nascimento de bebês de baixo peso.. Pesquisa Odontológica Brasileira , São Paulo, v. 16, n.Suplemento, p. 214-214, 2002.
-
ALVES, C. M. C. ; MORI, M. ; MURAMATSU, Mikiya ; MATSON, Edmir ; PAIVA JÚNIOR, Raul Dias . Estudo in vitro da rugosidade superficial do amálgama através do método da Correlação Angular de speckle.. Pesquisa Odontológica Brasileira , São Paulo, v. 16, n.Suplemento, p. 154-154, 2002.
-
ALVES, C. M. C. ; BRAHÚNA, D. F. ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; PEREIRA, A. L. A. . Evaluation of the gingival sulcus in the deciduous, transitional and permanent dentitions. (Abstract 1250).. Journal of Dental Research , Estados Unidos, v. 81, n.Spec Iss B, p. B-197-B-197, 2002.
-
ALVES, C. M. C. ; PAIVA JÚNIOR, Raul Dias ; MURAMATSU, Mikiya ; MORI, M. ; MATSON, Edmir . Estudo In Vitro da rugosidade superficial de três ligas de amálgama através do método da correlação angular de Speckle. (Resumo PA26).. Revista de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 9, n.3, p. 258-258, 2002.
-
ALVES, C. M. C. ; BRAHÚNA, D. F. ; PEREIRA, A. L. A. ; PEREIRA, A. F. V. . Avaliação da profundidade de sulco nas dentições decíduas, mista e permanente. Pesquisa Odontológica Brasileira , São Paulo -SP - Brasil, v. 15, n.Suplemento, p. 190-190, 2001.
-
BRAHÚNA, D. F. ; ALVES, C. M. C. . Study Clinical of width of keratinized gingiva in the deciduous, transitional, permanent dentition (Abstract 579). Journal of Dental Research , Estados Unidos, v. 80, n.4, p. 1071-1071, 2001.
-
GONÇALVES, L. S. ; ALVES, C. M. C. . Evaluation of the gingivitis prevalence in two municipal public school that possess models diferent from atendance odontological (Abstract 581). Journal of Dental Research , Estados Unidos, v. 80, n.4, p. 1072-1072, 2001.
-
MIRANDA, D. C. ; PEREIRA, A. F. V. ; ALVES, C. M. C. ; PEREIRA, A. L. A. . Assessment of periodontal status with CPITN in school children of São Luis City. Journal of Dental Research , Estados Unidos, v. 79, n.Special Is, p. 582-582, 2000.
-
PEREIRA, A. V. ; ALVES, C. M. C. ; PEREIRA, A. L. A. . Assessment of periodontal status in smokers and non smokers patient. Journal of Dental Research , Estados Unidos, v. 79, n.5, p. 1022-1022, 2000.
-
LULA, C. E. O. ; LULA, E. C. O. ; ALVES, C. M. C. . Clinical assessment of oral lesions in children with leukemia under chemotherapy.. Journal of Dental Research , Estados Unidos, v. 79, n.5, p. 1095-1095, 2000.
-
ALVES, C. M. C. ; SILVA, D. S. E. ; PEREIRA, A. L. A. ; VASCONCELOS, A. F. P. . Profile of the use of amalgam in posterior teeth in the Dental Scholl of Federal University of Maranhão.. Journal of Dental Research , Estados Unidos, v. 79, n.5, p. 1137-1137, 2000.
-
GONÇALVES, L. S. ; ALVES, C. M. C. . Avaliação da prevalência de gengivite em duas escolas pública municipais que possuem modelos diferentes de atendimento odontológico.. Pesquisa Odontológica Brasileira , São Paulo - SP, v. 14, n.Suplemento, p. 28-28, 2000.
-
BRAHUNA, D. F. ; ALVES, C. M. C. . Estudo clínico da largura de gengiva queratinizada nas dentições decídua, mista e permanente.. Sociedade Brasileira de Pesquisas Odontológicas , São Paulo, v. 14, n.Suplemento, p. 13-13, 2000.
-
ALVES, C. M. C. ; BRAHUNA, D. F. . Estudo clínico da largura de gengiva queratinizada nas dentições decídua, mista, permanente.. Pesquisa Odontológica Brasileira , São Paulo, v. 14, n.suplemento, 2000.
-
SOUSA, D. N. ; ALVES, C. M. C. ; SILVA, R. A. . Clinical and radiographic evaluation of disturbance of superior canines eruption. Journal of Dental Research , Estados Unidos, v. 78, n.5, 1999.
-
ALVES, C. M. C. ; CARVALHO, M. S. S. ; PEREIRA, A. L. A. ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos . Prevalence of gingivitis in school children that receive dentistry attendance. Journal of Dental Research , Estados Unidos, v. 78, n.5, 1999.
-
ALVES, C. M. C. ; ARAÚJO, C. R. ; PEREIRA, A. L. A. ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos . Psycoemotional aspects of neurological deficiencies patients. Journal of Dental Research , Estados Unidos, v. 78, n.5, 1999.
-
ALVES, C. M. C. ; MORAES RÊGO, D. N. . Pacient x Professional relationshup at the dental office. Journal of Dental Research , Estados Unidos, v. 75, n.5, p. 1109-1109, 1996.
-
ALVES, C. M. C. ; ROSSA, M. L. ; KON, S. . Melanin Repigmentation in Human following periodontal surgery. Journal of Dental Research , Estados Unidos, v. 75, n.5, p. 1119-1119, 1996.
-
dos Santos, Danilo Marcelo Araujo ; ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO ; Rocha, Thiago Augusto Hernandes ; da Silva, Núbia Cristina ; Queiroz, RCS ; Pinho, Judith Rafaelle Oliveira ; LOPES, C. G. S. ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca . Fatores associados às internações infantis por condições sensíveis no Brasil: estudo ecológico. REVISTA PANAMERICANA DE SALUD PUBLICA-PAN AMERICAN JOURNAL OF PUBLIC HEALTH , 2022.
-
Moraes, Lílian Machado Vilarinho de Moraes ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca ; Carvalho, Carolina de Abreu ; BATISTA, R. F. L. ; CORREA, R. G. C. F. ; SIMOES, V. M. F. . ASSOCIAÇÃO ENTRE PEREGRINAÇÃO PARA O PARTO E CONDIÇÕES DESFAVORÁVEIS AO NASCER: UMA CONTRIBUIÇÃO DA COORTE BRISA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Moraes, Lílian Machado Vilarinho de Moraes ; Miranda, Sara Machado ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO ; SIMOES, V. M. F. . CARACTERÍSTICAS DAS MÃES DE RÉCEM-NASCIDOS COM MORBIDADE NEONATAL NEAR MISS NA COORTE BRISA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO ; SIQUEIRA, A. B. ; Brondani, Mário Augusto . Let?s talk about sex - Lay public and dental professional knowledge around HPV transmission via oral sex and oral cancer development. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; COSTA, Elizabeth Lima ; Pachêco, Crysthian de Jesus Borges ; NEVES, P. A. M. ; Souza, Soraia de Fátima Carvalho ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Correlation of Inflammatory Markers in Saliva and Early Childhood Caries: Analysis of the Mother-child Binomial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO ; FEITOSA, Danieli Maria Zucateli ; THOMAZ, ERIKA BARBARA ABREU FONSECA ; da Silva, Antônio Augusto Moura ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Existe associação entre as doenças periodontais e a redução da idade gestacional?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO ; MENEZES, C. R. S. D. ; THOMAZ, ERIKA BARBARA ABREU FONSECA ; da Silva, Antônio Augusto Moura ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Depressão, ansiedade e estresse como indicadores de risco de doenças periodontais durante a gravidez.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, C. M. C. ; Costa, EM ; MARTINS, R. F. M. ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca . Anemia and Dental Caries in Pregnant Women: A Prospective Cohort Study. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Iniciação científica: a pesquisa acadêmica como ferramenta para a popularização da Ciência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, Gisele Quariguasi Tobias ; CARNEIRO, A. P. S. ; Rodrigues, Vandilson Pinheiro ; LOPES, Fernanda Ferreira ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO PERIODONTAL EM PACIENTESCOM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA EM HEMODIÁLISE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Nogueira, RN ; PEREIRA, Adriana de Fátima Vasconcelos ; Souza, Soraia de Fátima Carvalho ; Martins, Darlon Lima . COMPARAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE UNIÃO DE UM CIMENTO RESINOSO À SUBSTRATOS BIOLÓGICOS E A ZIRCÔNIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, C ; NUNES, A. M. M. ; Hugo, Fernando Neves ; da Silva, Antônio Augusto Moura ; RIBEIRO, C. C. C. . Risk Indicators of Severe Dental Caries in Low-Income Brazilian Children. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; NUNES, A. M. M. ; da Silva, Antônio Augusto Moura ; Hugo, Fernando Neves ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Risk Indicators of Severe Dental Caries in Low-Income Brazilian Children. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Diniz, Luana Carneiro da Silva ; BASTOS, Eider Guimares ; LOPES, Fernanda Ferreira . INFECÇÃO ORAL E GENGIVITE POR PSEUDOMONAS AERUGINOSA EM PACIENTE COM DOENÇA RENAL CRÔNICA- RELATO DE CASO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Franco, Marcela Mayana Pereira ; BOTELHO, J. N. ; RIBEIRO, C. C. C. ; CURY, J. A. . Chlorexidine mouthrinses effects on S. mutans biofilm and enamel demineralization. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Vasconcelos, Nayra Rodrigues ; RODRIGUES, M. C. A. ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; LOPES, Fernanda Ferreira . Gengivite descamativa em paciente com Línquen Plano oral: Relato de caso clínico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Diniz, Luana Carneiro da Silva ; SÁ, Tatiana Cerveira Valois de ; DIAS, Cláudia Régia de Souza ; PEREIRA, Antônio Luiz Amaral ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . A condiçã bucal de pacientes renais crônicos em hemodiálise. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Diniz, Luana Carneiro da Silva ; Rodrigues, Raphael Vale ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Inserção do Odontólogo na equipe multiprofissional do pré-transplante renal do Hospital Universitário Presidente Dutra. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Abreu, Luciene Maria Gomes ; LIBÉRIO, Silvana Amado ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca . Fluorose Dentária: Estudo de base populacional.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; Abreu, Luciene Maria Gomes ; LIBÉRIO, Silvana Amado ; Thomaz, Érika Bárbara Abreu Fonseca . FATORES ASSOCIADOS À FREQÜÊNCIA DE FLUOROSE EM ADOLESCENTES.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; ORTIZ, T. M. L. ; ALVES, C ; NUNES, A. M. M. . INDICADORES DE RISCO ASSOCIADOS À CÁRIE DE ESTABELECIMENTO PRECOCE EM CRIANÇAS DE 18-42 MESES EM UMA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SÁ, Tatiana Cerveira Valois de ; ALVES, C ; MONTEIRO NETO, Valério ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa . Atividade antimicrobiana de dentifrícios à base de própolis sobre patógenos bucais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, C ; TRAVINCAS, Renato Costa ; RIBEIRO, Cecília Cláudia Costa ; COSTA, José Ferreira ; GRANDE, Rosa Helena Miranda . Efeito da temperatura do corante sobre a microinfiltração em resina composta. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, C . Instituição de Ensino Superior e o estudo multicêntrico.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALMEIDA, Karoline Brusaca Guará ; ALMEIDA, Kristine Guará Brusaca ; FIGUEIREDO, Ana Emília Oilveira ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; COSTA, José Ferreira . Influência do substrato humano e bovino na microinfiltração de 2 sistemas adesivos.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TRAVINCAS, Renato Costa ; FORTES, Myrna Pinheiro ; COSTA, José Ferreira ; GRANDE, Rosa Helena Miranda ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Efeito da temperatura do corante sobre a microinfiltração em resina composta.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARQUES, André de Castro ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho ; COSTA, José Ferreira ; Tavares AU ; CARDOSO, Paulo Eduardo Capel . Influência do tempo de armazenamento sobre a microinfiltração marginal em restaurações de resina composta. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DIAS, Cláudia Régia de Souza ; ARRUDA, M. O. ; MENDES, H. B. R. ; MONTEIRO NETO, Valério ; PEREIRA, A. L. A. ; ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Avaliação da condição bucal em pacientes com insuficiência renal crônica submetidos à hemodiálise: análise clínica e microbiológica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, C. M. C. . Doença Periodontal: bases anátomo-clínicas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, C. M. C. . Reconhecimento sobre a Doença Periodontal. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, C. M. C. ; PEREIRA, A. L. A. ; OPEREIRA, A. F. V. . Relação Prótese-Periodontia: Cirurgia com finalidade Protética. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, C. M. C. . Cirurgia Muco-gengival. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALVES, C. M. C. . Doenças Periodontais na Infância e Adolescência. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
Tabchoury, Cínthia Pereira Machado ; PORDEUS, I. A. ; ALVES, CLAÚDIA MARIA COÊLHO . 'Desafios para a produção Intelectual qualificada em odontologia'.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ALVES, Cláudia Maria Coêlho . Espectroscopia no infravermelho FTIR: Teoria, técnicas e aplicações na pesquisa Laboratorial de materiais dentários.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TRAVINCAS, Renato Costa ; ALVES, C. M. C. . Influência da temperatura do corante sobre a microinfiltração de restaurações em resina composta. 2006. (Relatório de pesquisa).
FORTES, Myrna Pinheiro ; ALVES, C. M. C. . Influência da morfologia dental sobre a microinfiltração em restaurações de resina composta.. 2005. (Relatório de pesquisa).
MARQUES, André de Castro ; ALVES, C. M. C. . André de Castro Marques. 2005. (Relatório de pesquisa).
MARQUES, André de Castro ; ALVES, C. M. C. . Prevalência de microrganismos específicos em pacientes diabéticos.. 2004. (Relatório de pesquisa).
ALVES, C. M. C. . Curso de Periodontia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVES, C. M. C. ; GOMES, Mirela Lindoso . Avaliação do Nvel de Conhecimento dos Cirurgiões Dentistas sobre a Tuberculose: Um estudo no município de São Luiz.. 2003. (Relatório de pesquisa).
ALVES, C. M. C. ; RIBEIRO, Marina Lima . Avaliação das Manifestações bucias em crianças com diagnóstico de leucemia, antes, durante e depois da quimioterapia.. 2002. (Relatório de pesquisa).
ALVES, C. M. C. ; BRAHUNA, D. F. . Estudo da largura da gengiva queratinizada na dentição decídua, mista e permanente.. 2000. (Relatório de pesquisa).
ALVES, C. M. C. ; GONÇALVES, L. S. . Prevalência de gengivite em duas escolas públicas municipais.. 2000. (Relatório de pesquisa).
ALVES, C. M. C. ; SANTANA, A. P. C. . Avaliação da condição periodontal em pacientes diabéticos controlados e não controlados. 1999. (Relatório de pesquisa).
ALVES, C. M. C. ; GONALVES, L. S. . Avaliação da prevalência de gengivite em duas escolas pública municipais. 1999. (Relatório de pesquisa).
ALVES, C. M. C. ; ARAÚJO, C. R. . Aspectos psicoemocionais dos pacientes portadores de distúrbios neurológicos. 1998. (Relatório de pesquisa).
ALVES, C. M. C. ; SILVA, D. S. E. . Avaliação da condiçaõ periodontal em pacientes diabéticos controlados e não controlados. 1998. (Relatório de pesquisa).
ALVES, C. M. C. . Curso Integrado sobre a Interrelação da Prótese com outras especialidades. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALVES, C. M. C. ; ARAÚJO, C. R. . Aspectos Psicoemocionais dos pacientes portadores de distúrbios neurológicos. 1997. (Relatório de pesquisa).
ALVES, C. M. C. ; SOUSA, C. C. . Características histopatológicas associadas com supuração de bolsas periodontais. 1997. (Relatório de pesquisa).
ALVES, C. M. C. . Técnicas cirúrgicas periodontais com finalidade protética. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVES, C. M. C. . I Curso Integrado de Atualização Odontológica. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVES, C. M. C. . 19a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 2002 (Participação em congresso como membro efetivo) .
ALVES, C. M. C. . Metodologia em Pesquisa biológica - Microbiologia - durante a 19a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa odontológica. 2002 (Participação em Curso como membro efetivo) .
ALVES, C. M. C. . Metodologia em pesquisa biológica - BiologiaMolecular , durante a 19a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.. 2002 (Participação em Curso como membro efetivo) .
ALVES, C. M. C. . XIX Congresso Brasileiro de Periodontologia. 2001 (Participação em congresso como membro efetivo) .
BRAHUNA, D. F. ; ALVES, C. M. C. . Estudo Clínico da largura da gengiva inserida nas dentições decídua e mista.. 2001 (Participação em banca de monografia de graduação) .
ALVES, C. M. C. . XIX Cogresso Brasileiro de Periodontologia, XXV Reunião de Profssores de Peridontia, II PerioBrasil Estudantil. 2001 (Participação em congresso no Brasil como membro efetivo) .
ALVES, C. M. C. . Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 2001 (Participação em congresso no Brasil como membro efetivo) .
ALVES, C. M. C. . Curso de Treinamento para redação de resumos científicos em inglês. 2001 (Participação em Curso como membro efetivo) .
ALVES, C. M. C. . Treinamento para redação de resumos científicos em português. 2001 (Participação em Curso como membro efetivo) .
ALVES, C. M. C. . O papel da descontaminação radicular na terapia periodontal. 2001 (Paricipação em banca de monografia de graduação) .
SANTOS, V. C. F. ; ALVES, C. M. C. . O uso do fio de sutura e do adesivo tecidual (Cianoacrilato) na cicatrização de feridas cirúrgicas periodontais. 2000 (Participação em banca de monografia de graduação) .
ARAÚJO, I. P. ; ALVES, C. M. C. . Doença periodontal associada à infecçaõ pelo vírus HIV. 2000 (Participação em banca de monografia de graduação) .
VASCONCELOS, A. F. P. ; ALVES, C. M. C. ; PEREIRA, A. L. A. . Assessment of periodontal status with CPITN in school children of São Luis City. 2000 (Participação em congresso como membro efetivo) .
ALVES, C. M. C. . 17a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 2000 (Participação em congresso no Brasil como membro efetivo) .
ALVES, C. M. C. . XII Seminário de Iniciação Científica. 2000 (Participação em seminários como membro efetivo) .
SILVA, D. S. E. ; ALVES, C. M. C. . Perfil do uso de Amálgama na Clínica Odontológica da Faculdade de odontologia da U.F.MA>. 1999 (Paricipação em banca de monografia de graduação) .
LULA, C. E. O. ; ALVES, C. M. C. . Complicações bucais em crianças submetidas à quimioterapia. 1999 (Participação em banca de monografia de graduação) .
PINHEIRO, J. R. ; ALVES, C. M. C. . Enxerto gengival livre: Uma alternativa para o tratamento da recessão gengival localizada. 1999 (Participação em banca de monografia de graduação) .
SILVA, J. A. ; ALVES, C. M. C. . Odotologia na Terceira Idade: Considerações sobre a situação periodontal. 1999 (Participação em banca de monografia de graduação) .
SANTANE, A. P. C. ; ALVES, C. M. C. . Aspectos clínicos da doença periodontal em pacientes diabéticos adultos. 1999 (Participação em banca de monografia de graduação) .
MOUCHERECK JÚNIOR, J. C. E. ; ALVES, C. M. C. . Resposta Imunológica frente às doenças periodontais: interrelação sistema imune x periodonto. 1999 (Participação em banca de monografia de especialização) .
PEREIRA, A. F. V. ; ALVES, C. M. C. ; PEREIRA, A. L. A. . Estudio de las condiciones periodontales en fumadores y non fumadores. 1999 (Participação em congresso no exterior como membro efetivo) .
ALVES, C. M. C. . I Semana de Dentítica Estética. 1999 (Participação em Curso como membro efetivo) .
ALVES, C. M. C. . XVIII Congresso Brasileiro de Periodontologia, XXIV Reunião de Professores de Periodontia. 1999 (Participação em congresso no Brasil como membro efetivo) .
ALVES, C. M. C. . 13o. Coclave Odontológico Internacional de Campinas. 1999 (Participação em congresso no Brasil como membro efetivo) .
ALVES, C. M. C. . 13o. Conclave Odontológico Internacional de Campinas - Curso Interrelação Periodontia-Ortodontia-Prótese em adultos periodontalmente comprometidos. É possível?. 1999 (Participação em congresso no Brasil como membro efetivo) .
ALVES, C. M. C. . 13o. Conclave Odontológico Internacional de Campinas - Curso Periodontia e Implantodontia: Evidência de sucesso em estética e regeneração óssea guiada.. 1999 (Participação em congresso no Brasil como membro efetivo) .
ALVES, C. M. C. . 16a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 1999 (Participação em congresso no Brasil como membro efetivo) .
ALVES, C. M. C. . XI Seminário de Iniciação Científica. 1999 (Participação em congresso no Brasil como membro efetivo) .
ALVES, C. M. C. . 15a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 1998 (Participação em congresso como membro efetivo) .
ALVES, C. M. C. . Seminário de Pós-Graduação. 1998 (Participação em congresso no Brasil como membro efetivo) .
ALVES, C. M. C. . VI Reunião de Pesquisa, III Seminário de Iniciação Científica. 1998 (Participação em congresso no Brasil como membro efetivo) .
ALVES, C. M. C. . VI REUNIÃO DE PESQUISA, III SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CURSO INTERNACIONAL DE PERIODONTIA. 1998 (Participação em congresso no Brasil como membro efetivo) .
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Repercussões respiratórias e motoras da infecção pelo covid-19 em pacientes submetidos à ventilação mecânica invasiva, Descrição: A COVID-19 é uma doença respiratória recente causada por um tipo de coronavírus identificada pela primeira vez na China. A letalidade dessa patologia varia de 3% a 15%. Pacientes que desenvolvem a forma grave da doença podem ter um maior risco de fraqueza muscular respiratória e periférica associado ao uso do ventilador mecânico e de períodos prolongados de imobilização, assim torna-se fundamental estudar repercussões respiratórias e motoras nesses pacientes. Objetivo: Avaliar repercussões respiratórias e motoras da infecção pelo COVID-19 em pacientes que necessitaram de ventilação mecânica invasiva (VMI) durante a internação na unidade de terapia intensiva (UTI). Método: Trata-se de um estudo observacional, transversal e analítico. A população do estudo será constituída por 50 pacientes com diagnóstico de COVID-19, procedentes da UTI COVID do anexo do HUPD, internados na enfermaria da Clínica Médica do HUUFMA no período de maio a dezembro de 2020. Todos os pacientes serão submetidos à avaliação da força muscular respiratória e periférica e capacidade funcional através de manovacuometria, dinamometria e escala de medida de independência funcional em até 24h da admissão no setor e no dia da alta hospitalar. Os dados coletados serão submetidos à análise estatística. As variáveis quantitativas serão expressas por meio de média e desvio-padrão e suas diferenças verificadas empregando-se os testes t de Student, Mann-Whitney ou Wilcoxon. As variáveis qualitativas serão apresentadas como frequências absolutas e relativas, sendo comparadas utilizando-se o teste Exato de Fisher ou Qui-quadrado. Os resultados serão considerados estatisticamente significantes quando p < 0,05. Resultados Esperados: identificação de dados de força muscular respiratória e periférica e capacidade funcional que podem ser influenciados pela COVID-19 em pacientes que desenvolveram a forma grave da doença e necessitaram de VMI, aplicação dos resultados no planejamento de programas de reabilitação no período hospitalar e extra-hospitalar e publicação em Periódicos Indexados da área. Projeto Finaciado através do Edital EDITAL FAPEMA N° 06/2020 - FOMENTO À PESQUISA NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA DO COVID-19. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Coordenador / Maria dos Remédios Freitas Carvalho Branco - Integrante / Maria Jhany da Silva Marques - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
-
2020 - Atual
Cárie Dentária e Doença Periodontal na Dentição de Crianças com nascimento pré-termo: Estudo Transversal, Descrição: A Organização Mundial de Saúde (OMS) define qualquer nascimento antes da 37ª semana de gravidez como nascimento pré-termo (NPT), sendo um dos principais problemas de Saúde Pública. Ele está presente em 5 a 18% das gestações e é a principal causa de mortalidade neonatal e a segunda causa de morte de crianças abaixo de 5 anos de idade. A cárie dentária e a periodontite são exemplos de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e são as principais causas de perda de dentes em todo o mundo. Apenas um trabalho mostrou que crianças que nasceram pré-termo tiveram menos dentes saudáveis do que os que nasceram a termo e tem maior risco de defeitos de esmalte, cáries e gengivite. O objetivo deste trabalho é avaliar se há associação entre a ocorrência de parto pré-termo e a presença de cárie dentária e doença periodontal em crianças da coorte de nascimento Brisa, bem como avaliar se as condições sócio-econômicas e hábitos de higiene desta população interferem nestes dois desfechos. Trata-se de um estudo de corte transversal aninhado à coorte de nascimento BRISA, composto por 192 crianças de 8 e 10 anos residentes em São Luís, selecionados por meio de amostragem probabilística. Os participantes responderão a questionários que abordarão temas referentes às condições demográficas, socioeconômicas, dados de saúde geral e hábitos de higiene bucal e serão submetidos a exame clínico periodontal em 6 sítios por dente. Os parâmetros periodontais investigados serão: profundidade clínica de sondagem, perda de inserção clínica, índice de placa visível e índice de sangramento à sondagem. Também serão avaliadas a condição de cárie dentária por meio dos Índices CPOD e ICDAS. Para análise estatística será utilizado o programa Stata 14. Os resultados serão tabulados e submetidos à análise descritiva de média e desvio-padrão. Para todos os parâmetros avaliados, a normalidade dos dados será verificada pelo teste de Shapiro-Wilk. A relação entre as variáveis dependente (cárie dentária e doença periodontal) e as variáveis independentes será avaliada pelo teste t de Student. Em caso de distribuição não normal dos dados, será utilizado o teste não paramétrico de Man-Whitney. Será considerado nível de significância de 5%.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Coordenador / Cecília Cláudia Costa Ribeiro - Integrante / Érika Bárbara Abreu Fonseca Thomaz - Integrante / Valéria Maria Costa Teixeira Maluf - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
-
2018 - 2020
Efeito do consumo de açúcar sobre a doença periodontal: análise de dados do 'Canadian Health Measures Survey', Descrição: A cárie e a deonça periodontal (DP) são os principais problemas de saúde bucal. A doença periodontal tem sido associada com doenças crônicas não transmissíveis e também como consumos de açúcar de adição. O excesso de açúcar pode desencadear um estado hiperinflamatório e pode resultar em adiposidade visceral, dislipidemia e resistência à insulina - essas condições são fatores de risco para a doença periodontal. Ensaios controlados documentaram um aumento no sangramento gengival com aumento da ingestão de açúcares. O aumento da Profundidade de Sondagem também foi observado em adultos jovens em estudo de base populacional, no entanto, este resultado foi baseado em uma subpopulação da coorte NHANES III, com 2.437 participantes de 18 a 25 anos de idade. Há, portanto, a necessidade de estudos adicionais que quantifiquem o impacto do consumo do mesmo na DP. O objetivo desta pesquisa é estudar a associação entre o consumo de açúcar e a doença periodontal em uma amostra representativa da população canadense obtida através do "The Canadian Health Measures Survey". Os dados serão obtidos por meio da avaliação dos resultados do relatório "Oral Health Component of the Canadian Health Measures Survey" (Módulo de Saúde Bucal do Inquérito Geral de Medidas de Saúde do Canadá), realizado de 2007 a 2009. Dos 5.600 entrevistados, 5.586 foram examinados por dentistas calibrados para este estudo. Serão analisados os dados referentes às seguintes faixas estárias: adolescentes (12-19 anos), adultos jovens (20-39 anos), adultos (40-59 anos) e adultos mais velhos (60-79 anos de idade). Serão analisados dados socioeconômicos (principal atividade, renda, moradia) saúde geral (condições crônicas), nutrição (consumos de alimentos, frequência de consumo de alimentos, medidas físicas e avaliação sanguínea. Serão avaliados os seguintes parâmetros periodontais, medidos em seis sítios: Profundidade Clínica de Sondagem e Nível de Inserção Clínica. Também serão avaliados, o sangramento à sondagem e presença de biofilme. Os dados serão analisados individualmente e tabulados por meio de média (desvio padrão) e mediana (intervalo interquartílico). A escolha da análise estatística mais adequada será definida após a análise exploratória dos dados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Coordenador / Cecília Cláudia Costa Ribeiro - Integrante / Mário Augusto Brondani - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2018 - Atual
?Avaliação do nível de conhecimento de estudantes de odontologia e pedagogias de ensino sobre abuso e negligência de idosos?., Descrição: Objetivo: avaliar o nível de conhecimento de estudantes de Odontologia de graduaçãosobre abuso e negligência de idosos no Canadá e revisar as pedagogias existentes empregadas para discutir abuso e negligência de idosos na graduação em Odontologia. Métodos: Um questionário anônimo de onze itens sobre abuso e negligência a idosos foi aplicado a 370 estudantes de Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de British Columbia, entre 2011 e 2018. As respostas estavam em formato verdadeiro/falso. Os dados foram analisados pelo conteúdo das questões com estatística descritiva, enquanto o teste ANOVA foi usado para comparar a variação nas respostas. Também foi realizada uma revisão abrangente da literatura sobre abuso e negligência de idosos usando as palavras-chave "educação dental" E "abuso de idosos" E "pedagogia" através do PubMed/MEDLINE e ProQuest. As referências foram escrutinadas por dois pares de pesquisadores trabalhando de forma independente. Resultados: De um total de 370 estudantes de odontologia de graduação matriculados no período do estudo, 253 (68%) completaram o questionário. Nenhum dos alunos respondeu a todas as perguntas corretamente. Os alunos que identificaram idosos que sofriam abuso, principalmente por membros da família, tinham 1,4 vezes mais probabilidade de também saber que o abuso era mais provável de acontecer dentro de um relacionamento que envolvesse confiança do que aqueles que não identificaram tal abuso. Das 1.616 referências encontradas, nenhuma se concentrava na graduação em Odontologia, mas foram sugeridas palestras didáticas, vídeos e discussões baseadas em casos. Conclusão: O conhecimento dos alunos sobre abuso e negligência de idosos pode ser melhorado, uma vez que há uma falta de estudos sobre abuso e negligência de idosos na graduação em Odontologia. O ensino do abuso e negligência dos idosos deve ir além da conscientização e deve empregar pedagogias envolventes além das palestras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Coordenador / Mário Augusto Brondani - Integrante / Maxine Harjani - Integrante / Nawaf Alfazwzan - Integrante.
-
2018 - Atual
?O estado-da-arte em ensinar sobre agentes de controle de cáries dentária?, Descrição: Objetivos: Investigar as práticas de ensino e barreiras percebidas para discutir agentes de controle de cárie dentária em escolas de Higiene dentária e Odontológica do Canadá e revisar as pedagogias disponíveis envolvidas no ensino de tais tópicos nos níveis de graduação. Métodos: Um breve questionário de 10 itens foi distribuído para todas as 10 escolas de Odontologia e todos os 32 programas de Higiene dentária no Canadá durante o verão de 2018. As questões cobriam os tipos de agentes de controle de cárie ensinados e as pedagogias usadas para educar os alunos sobre estes agentes. Uma revisão bibliográfica semi-sistemática foi realizada utilizando as palavras-chave ?agentes de controle da cárie? AND ?diamine fluoreto de prata (SDF)? e ?educação?, no PubMED/Medline. Dois pares independentes de pesquisadores examinaram as publicações nos níveis de título, resumo e texto completo até o consenso. As publicações incluídas foram limitadas aos idiomas inglês, português e espanhol. Resultados: Sete escolas de Odontologia e 23 programas de Higiene dental responderam ao questionário; Destes, 93% discutiram SDF principalmente através de palestras, enquanto 30% usaram SDF clinicamente (todos em dentes decíduos). Aproximadamente metade dos programas/ escolas (n = 14) mencionou diretrizes pouco claras para o uso clínico da SDF como uma barreira ao ensino e à implementação deste. A revisão da literatura resultou em 307 trabalhos, dos quais 26 artigos completos foram incluídos. Doze estudos discutiram o ensino do controle de cárie com palestras didáticas como a única metodologia e um estudo discutiu o ensino da SDF somente em nível de pós-graduação. Conclusões: Embora todas as escolas e programas ensinem o controle da cárie em geral, nem todos eles incluem SDF - com diretrizes pouco claras citadas como a principal barreira que impede o ensino e o uso de SDF clinicamente. A maioria das pedagogias de ensino usadas para apresentar agentes de controle de cáries tem sido na forma de palestras didáticas. À medida que o uso do SDF se torna mais popular, os estudos de acompanhamento devem explorar até que ponto os profissionais de Odontologia estão utilizando o SDF em suas práticas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Coordenador / Mário Augusto Brondani - Integrante / Michael Siarkowski - Integrante / Ibrahim Alibrahim - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2017 - 2020
Fatores associados à Periodontite Agressiva em uma população do nordeste brasileiro: um estudo de corte transversal aninhado à coorte RPS? ?, Descrição: A periodontite agressiva (PA) é uma doença rara e está associada ao biofilme bacteriano e à fatores do hospedeiro, ambientais e genéticos, entretanto estudos que investigaram a PA no nordeste brasileiro são escassos na literatura. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi estimar a prevalência de PA e os possíveis fatores associados à doença em uma população de adolescentes de São Luís, Maranhão, Brasil. Métodos: Trata-se de um estudo de corte transversal aninhado à coorte de nascimento Ribeirão Preto, Pelotas, São Luís (RPS), composto por 1570 adolescentes de 18 e 19 anos residentes em São Luís, selecionados por meio de amostragem probabilística que responderam a questionários e foram submetidos a exame clínico periodontal em 6 sítios por dente. Os parâmetros periodontais investigados foram: profundidade clínica de sondagem, perda de inserção clínica, índice de placa visível e índice de sangramento à sondagem. Foram utilizadas frequências absolutas e relativas para descrição da amostra e regressão de Poisson robusta para estimar as associações de interesse nas análises bruta e ajustada. O nível de significância para rejeição da hipótese nula foi de 5% e o intervalo de confiança foi de 95%. Resultados: A prevalência de PA foi de 13,06%, e 8,34% corresponderam à PA generalizada na amostra. A doença foi mais frequente em adolescentes pardos, de classe econômica média e significativamente maior em homens (64,39%).As médias dos parâmetros periodontais avaliados foram maiores no grupo com PA e os molares foram o grupo de dentes mais afetados (83,41%). A análise de regressão mostrou que o uso infrequente de fio dental (RP 1,16; IC95% 1,04-2,46; p=0,030) ou nunca utilizá-lo (RP 1,74; IC95% 1,14-2,66; p=0,009), usar colutório com mais frequência (RP 1,81; IC95% 1,02-3,22; p=0,042) e nunca ter ido ao dentista (RP 1,84; IC95% 1,09-3,09; p=0,021) foram positivamente associadas à PA e que a escovação diária (RP 0,30; IC95% 0,15-0,61; p=0,001) teve associação inversa. Variáveis sociodemográficas e de hábitos de vida não foram associados à PA neste estudo. Conclusão: Concluiu-se que a prevalência da PA nesta população foi mais alta que a observada na literatura e que uso do fio dental e de colutório, a escovação diária e a data da última visita ao dentista foram fatores associados à doença.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Coordenador / Cecília Cláudia Costa Ribeiro - Integrante / Érika Bárbara Abreu Fonseca Thomaz - Integrante / COSTA, ELISA MIRANDA - Integrante / Cláudia de Oliveira Chaves - Integrante., Número de produções C, T & A: 3
-
2016 - Atual
AVALIAÇÃO DA SAÚDE BUCAL E A RELAÇÃO COM A INSEGURANÇA ALIMENTAR EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO ESTADO DO MARANHÃO., Descrição: EDITAL IGUALDADAE RACIAL 06/2016/FAPEMA -As comunidades quilombolas são grupos étnico-raciais com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais. A Política Nacional de Saúde da População Negra promove a equidade no acesso ao SUS dessa população e apesar dos avanços obtidos ainda são observadas desigualdades sociogeográficas no acesso, utilização e qualidade dos serviços de saúde. O Maranhão é o segundo estado brasileiro que possui mais comunidades quilombolas certificadas, com escassez de estudos sobre as mesmas. O objetivo do estudo é avaliar o acesso aos programas de desenvolvimento social e combate à fome, saúde geral e saúde bucal, visando conhecer as condições de saúde, a prevalência de insegurança alimentar e a existência de discriminação no acesso aos serviços de saúde. Trata-se de estudo transversal de base populacional. Serão avaliadas as comunidades de Santa Rosa dos Pretos localizada em Itapecuru Mirim com 750 famílias e 3700 individuos. O cálculo do número de famílias a serem entrevistadas será através da amostragem com probabilidade proporcional ao tamanho da mesma. Serão utilizados questionários que abordarão temas referentes às condições demográficas, socioeconômicas, acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos, segurança alimentar e nutricional, saúde bucal, acesso aos serviços de saúde, experiência de discriminação no acesso aos serviços de saúde e consumo de fumo e alcóol. Para avaliação do estado nutricional, será feita a aferição de medidas de peso, altura e circunferência da cintura. As condições de segurança alimentar e os diferentes graus de insegurança alimentar serão investigados mediante o uso da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. Para avaliação da saúde bucal, será realizado o exame clínico por examinadores treinados e calibrados. Serão utilizados o índice CPO-D para avaliar a cárie dentária e o índice CPI (Community Periodontal Index, além do uso e ou da necessidade do uso de próteses e também o exame das mucosas bucais. Os dados do questionário e do levantamento epidemiológico serão avaliados por meio do programa estatístico SPSS 18.0.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Integrante / Cláudia Maria Coêlho Alves - Coordenador / Cecília Cláudia Costa Ribeiro - Integrante / Fernando Neves Hugo - Integrante / Juliana Balbinot Hilgert - Integrante / Neurinéia Margarida Alves de Oliveira - Integrante / Mariana Alves Fernandes Ribeiro - Integrante / Patricia Maria Gomes Colins - Integrante / Gabriela Rodrigues Paiva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
-
2016 - Atual
AVALIAÇÃO DO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE, A SAÚDE BUCAL E A RELAÇÃO COM A INSEGURANÇA ALIMENTAR EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO ESTADO DO MARANHÃO, Descrição: EDITAL 08/2016 PPSUS-FAPEMA As comunidades quilombolas são grupos étnico-raciais com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais.Em 2006, foi aprovada a Política Nacional de Saúde da População Negra, que promove a equidade no acesso ao Sistema Único de Saúde dessa população e apesar dos avanços obtidos ainda são observadas desigualdades sociogeográficas no acesso, utilização e qualidade dos serviços de saúde no Brasil. Onde aqueles pardos, pretos ou índios possuem maior desigualdades nas condições de saúde, piores indicadores de mortalidade, menor esperança de vida ao nascer e acesso desigual aos serviços de saúde . E onde os afrodescendentes relatam experiências de discriminação com mais frequência no acesso as serviços de saúde. Apesar do Maranhão ser o segundo estado brasileiro que possui mais comunidades quilombolas certificadas, há uma escassez na literatura de estudos sobre estas comunidades.Portanto o objetivo do presente estudo é avaliar o acesso aos programas de desenvolvimento social e combate à fome, saúde geral e saúde bucal, visando conhecer as condições de saúde, a prevalência de insegurança alimentar e a existência de discriminação no acesso aos serviços de saúde referente aos quilombolas do Maranh enses.Trata-se de um estudo transversal de base populacional.Inicialmente, serão avaliadas as comunidades de Santa Rosa dos Pretos localizada no município de Itapecuru Mirim e que possui 750 famílias e 3700 individuos e comunidade de Recurso, situada no município de Santa Rita e que possui 188 famílias e 1282 pessoas.O cálculo do número de famílias a serem entrevistadas em cada comunidade será através da amostragem com probabilidade proporcional ao tamanho da mesma. Serão utilizados questionários padronizados, pré-codificados e pré-testados. O questionário abordará temas referentes às condições demográficas, socioeconômicas, o acesso ao programa Bolsa Família, Programa de Aquisição de Alimentos, atividades agrícolas, segurança alimentar e nutricional, saúde bucal, saúde mental, acesso aos serviços de saúde, experiência de discriminação no acesso aos serviços de saúde e consumo de fumo e bebidas alcoólicas . Para avaliação do estado nutricional, será utilizada balança digital portátil, estadiômetro portátil e fita métrica para aferição de medidas de peso, altura e circunferência da cintura. As condições de segurança alimentar e os diferentes graus de insegurança alimentar serão investigados mediante o uso da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. Para avaliação da saúde bucal, será realizado o exame clínico por examinadores treinados e calibrados. Serão utilizados o índice CPO-D para avaliar a cárie dentária e o índice CPI (Community Periodontal Index , além do uso e ou da necessidade do uso de próteses e também o exame das mucosas bucais.A apuração dos resultados do questionário e do levantamento epidemiológico será realizada por programa estatístico SPSS 18.0.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Integrante / Cláudia Maria Coêlho Alves - Coordenador / Fernando Neves Hugo - Integrante / Cecilia Claudia Costa Ribeiro - Integrante / Juliana Balbinot Hilgert - Integrante / Neurinéia Margarida Alves de Oliveira - Integrante / Mariana Alves Fernandes Ribeiro - Integrante / Patricia Maria Gomes Colins - Integrante / Gabriela Rodrigues Paiva - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
-
2015 - Atual
MAUS TRATOS INFANTIS E PROBLEMAS DE SAÚDE BUCAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES, Descrição: Objetivo: Analisar a possível associação entre maus tratos e a situação bucal de crianças e adolescentes. Metodologia: Esse estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão. Será um estudo transversal que terá como amostra 165 crianças e adolescentes que vivem em abrigos no Estado (grupo exposto) e 165 crianças e adolescentes estudantes de escolas públicas (grupo controle, pareados por sexo e idade). Serão incluídos na pesquisa os abrigos das cidades de São Luís e Imperatriz cujas diretoras concordarem e assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e as crianças das escolas cujos pais autorizarem sua participação. Os exames clínicos serão realizados, após calibração do examinador, em cadeira portátil, utilizando equipamentos de proteção individual, sonda PCP10-SE, Hu-Friedy Mfg. Co. Inc., Chicago, IL, USA) da Trinity e espelho bucal plano. As variáveis dependentes estudadas serão cárie dentária, doença periodontal e traumatismo dentário. Cárie Dentária será avaliadas utilizando o índice CPOD. Doença Periodontal será avaliada através dos seguintes parâmetros: profundidade clínica de sondagem (PCS) nível de inserção clínica (NIC), sangramento a sondagem medidas em seis sítios (mésio-vestibular, disto-vestibular, médio-vestibular, mésio-lingual, disto-lingual e médio-lingual), em todos os dentes presentes, exceto 3os. molares. Todos os dentes serão avaliados quanto à presença de biofilme visível e cálculo supragengival. Para a avaliação quanto ao traumatismo dentário, serão considerados os incisivos superiores e inferiores decíduos e permanentes. Serão utilizados os critérios que indiquem sinais de fratura coronária e avulsão dentária. Os dados serão analisados sob a forma de estatística descritiva. Ao final do estudo, espera-se obter o perfil de saúde bucal das crianças e adolescentes institucionalizadas, além da análise de existência de associação entre maus tratos infantis e cárie dentária, doença periodontal e traumatismo dentário.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Coordenador / Marcela Mayana Pereira Franco - Integrante / Fernando Neves Hugo - Integrante / Cecilia Claudia Costa Ribeiro - Integrante / Fernanda Ferreira Lopes - Integrante / Ana Karla Ramalho de Aragão Montenegro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
-
2014 - 2017
AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ENTRE OBESIDADE E OSSEOINTEGRAÇÃO DE IMPLANTES: ESTUDO EXPERIMENTAL EM RATOS, Descrição: A obesidade é reconhecida como a principal desordem nutricional e um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo. Existem fortes evidências em relação à associação entre obesidade e diversas condições sistêmicas, bem como com a doença periodontal. A reabilitação com implantes dentários aumentou significativamente nas últimas décadas, e a doença periodontal tem sido considerada como um fator de risco local para a terapia com implantes. Doenças sistêmicas também podem afetar os tecidos bucais, aumentando a sua suscetibilidade a outras doenças ou interferindo no reparo ou cicatrização. Não encontramos na literatura, até o momento, estudos avaliando a associação entre obesidade e osseointegração de implantes. Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar se a obesidade induzida por dieta hiperlipídica pode influenciar o reparo ósseo ao redor de implantes inseridos em tíbias de ratos Wistar. Materiais e métodos: Quarenta ratos Wistar foram distribuídos em dois grupos: controle (GC), submetidos a dieta padrão, e experimental (GE), submetidos a dieta hiperlipídica. Após 120 dias do início da dieta, os animais foram submetidos à instalação de implante nas tíbias (ou em uma das tíbias???) e, então, subdivididos de acordo com o tempo de reparo ósseo. O sacrifício foi realizado aos 15 e 45 dias após a instalação dos implantes. Os parâmetros avaliados foram A microestrutura trabecular por meio de micro-CT, além da quantificação do torque máximo necessário para remoção dos implantes. Resultados: Para a variável obesidade, não houve diferença em relação aos valores de volume ósseo/volume total, contato osso-implante, número de trabéculas, separação trabecular e torque máximo para remoção dos implantes, enquanto que aos 45 dias de reparo ósseo, o GE apresentou valores mais altos de espessura trabecular que o GC. Para a variável tempo de reparo osseo, os animais do GE apresentaram valores mais altos de resistência ao torque aos 45 dias do que aos 15. Os valores de separação trabecular foram maiores aos 45 dias de reparo ósseo para os dois grupos. Conclusão: A obesidade induzida por dieta hiperlipídica influenciou positivamente no reparo ósseo ao redor de implantes instalados em tíbias de ratos Wistar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Coordenador / Liana Linhares Lima - Integrante / Bruno Braga Benatti - Integrante / MARIANA A. M. PROENÇA - Integrante / Cláudio Vanucci da Silva Freitas - Integrante / Laércio Santos Dias - Integrante / Ingrid dos Santos Cardoso - Integrante / AYLLA MESQUITA PESTANA - Integrante / Fernando Augusto Cintra Magalhães - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2011 - 2017
COLABORAÇÃO AO PROJETO GERAVIDA: pesquisa multicêntrica sobre doença periodontal em gestantes e prematuridade/baixo peso ao nascer, Descrição: Edital Universal - Total Geral: R$ 24.020,00 Descrição: A pesquisa Contribuição ao Projeto Geravida foi aprovada pelo Edital n.04/2010- Apoio a Projeto de Pesquisa Universal da FAPEMA. O projeto GeraVIDA tem por objetivo desenvolver uma investigação multicêntrica em Instituições de Ensino Superior sobre a temática acerca da relação entre a doença periodontal em gestantes e a ocorrência de nascimentos prematuros e/ou de baixo peso .Pretende-se neste estudo caso-controle multicêntrico investigar, nas cidades de São Luis-Maranhão, Petrolina-Pernambuco, Salvador/Feira de Santana-Bahia e Montes Claros-Minas Gerais, a relação entre a doença periodontal materna e a ocorrência de nascimentos prematuros e/ou de baixo peso. O Professor Isaac Suzart Gomes Filho é o coordenador geral do Projeto GeraVIDA Pesquisa multicêntrica sobre doença periodontal em gestantes e prematuridade/baixo peso ao nascer.. Situação: Finalizada; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana de Fátima Vasconcelos Pereira - Integrante / Cláudia Maria Coelho Alves - Integrante / Isaac Suzart Gomes Filho - Integrante / Fernanda Ferreira Lopes - Coordenador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Integrante / Fernanda Ferreira Lopes - Coordenador / Isaac Suzart Gomes Filho - Integrante / Nayra Rodrigues Vasconcelos - Integrante / Luciene Maria Gomes Abreu - Integrante.
-
2011 - 2017
?Efeito das alterações bioquímicas e endócrinas da gestação na incidência de defeito de desenvolvimento do esmalte na dentição decídua?., Descrição: Edital Universal 2010 - Total Geral: R$ 7.723,00. Descrição: Pretende-se avaliar o efeito das alterações bioquímicas e endócrinas ocorridas no período gestacional no risco de desenvolver defeito de desenvolvimento do esmalte (DDE) na dentição decídua em crianças com 1 ano de idade. Trata-se de estudo de caso-controle aninhado a coorte prospectiva BRISA. Será definido como caso a criança que apresentar DDE na dentição decídua. Os defeitos serão classificados de acordo com o Índice Modificado de DDE preconizado pela Federação Dentária Internacional (FDI) em 1992, considerando-se a opacidade demarcada, opacidade difusa e as hipopasias. Somente os defeitos de formação adquiridos na fase intrauterina serão considerados, para isso adotar-se-á a cronologia da amelogênese proposta por Lunt e Law em 1974. A amostra do estudo compreenderá a totalidade dos bebês com lesões de DDE (casos incidentes) e uma amostra dos controles, na proporção de 1:2. As variáveis explicativas serão representadas pelas dosagens sanguíneas de vitaminas D e A, paratormônio (PTH), calcitonina, cálcio, fósforo, ferro, ferritina, albumina e potássio. As gestantes serão avaliadas em dois momentos: entre a 25ª e 28ª semana gestacional e nas primeiras horas após o parto. Decorrido 1 ano pós-parto, as crianças serão avaliadas para análise de DDE. A equipe de coleta dos dados será previamente treinada e estudo piloto será realizado, estimando-se as medidas de concordância intra e inter-examinadores (kappa). As associações de interesse serão estimadas pelo risco relativo (RR), adotando-se intervalos de 95% de confiança em análises de regressão múltipla. Pretende-se testar a hipótese de que desregulação nas concentrações séricas dos hormônios e íons citados relacionam-se com o metabolismo e formação das estruturas dentárias mineralizadas do feto, repercutindo em aumento na incidência de DDE na dentição decídua. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado aca. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Integrante / Cecília Cláudia Costa Ribeiro - Integrante / Érika Bárbara Abreu Fonseca Thomaz - Coordenador / Antônio Augusto Moura da Silva - Integrante / Judith Rafaelle Oliveira Pinho - Integrante / Elisa Maria Costa - Integrante.
-
2010 - 2016
Relação do uso de chupetas e bicos de mamadeiras com a ocorrência de más-oclusões na dentição decídua, Descrição: O projeto tem como objetivo estudar os hábitos bucais de sucção de chupeta e mamadeira (universais e/ou ortodônticas) em crianças de até 30 meses de idade e sua associação com problemas oclusais na dentição decídua.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Coordenador / Cecília Cláudia Costa Ribeiro - Integrante / Andréa Arraes dos Santos Jacintho Lima - Integrante / Érika Bárbara Abreu Fonseca Thomaz - Integrante / Rafiza Félix Marão Martins - Integrante.
-
2010 - 2016
Efeito das alterações bioquímicas, endócrinas e comportamentais da gestação na incidência de cárie dentária, Descrição: Edita Apoio a Primeiros Projetos: Valor financiado: Total Geral: R$ 12.436,39. Descrição: Pretende-se avaliar o efeito das alterações bioquímicas, endócrinas e comportamentais ocorridas no período gestacional no risco de desenvolvimento de cárie dentária em mulheres grávidas. Trata-se de estudo de caso-controle aninhado a uma coorte prospectiva. Será definido como caso a gestante que desenvolver novas lesões de cárie dentária no período de observação do estudo. Para o diagnóstico de cárie serão adotados os índices CPO-D e ICDAS. A amostra do estudo compreenderá 165 gestantes (55 casos e 110 controles). As variáveis explicativas serão representadas pelas dosagens sanguíneas de vitamina D, cálcio e fósforo, além de dosagens de cálcio, fósforo e flúor na saliva e biofilme. As gestantes serão avaliadas em três momentos: até a 12ª semana gestacional, no último trimestre de gestação e no nascimento. A equipe de coleta dos dados será previamente treinada, estimando-se as medidas de concordância intra e inter-examinadores (kappa). As associações de interesse serão estimadas pelo Odds Ratio (OR), adotando-se intervalos de confiança a 95% em análises de regressão múltipla. Pretende-se testar a hipótese de que as concentrações séricas dos íons cálcio e fósforo, regulados pela vitamina D, relacionam-se com as concentrações desses íons na saliva e biofilme/placa bacteriana, repercutindo na incidência de cárie dentária na gestação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Doutorado ( 1) . Integrantes: Cecília Cáudia Costa Ribeiro - Integrante / Cláudia Maria Coelho Alves - Integrante / Antônio Augusto Moura da Silva - Integrante / Judith Rafaelle Oliveira Pinho - Integrante / Zeni Carvalho Lamy - Integrante / Ana Carolina Fonseca Alves - Integrante / Carolina Raiane Leite Dourado - Integrante / Rafiza Félix Marão Martins - Integrante / Erika Bárbara Abreu Fonseca Thomaz - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Dese. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Integrante / Cecília Cláudia Costa Ribeiro - Integrante / Érika Bárbara Abreu Fonseca Thomaz - Coordenador / Antônio Augusto Moura da Silva - Integrante / Judith Rafaelle Oliveira Pinho - Integrante / Elisa Maria Costa - Integrante.
-
2010 - 2014
Efeito do tratamento periodontal em pacientes com insuficiência renal crônica submetidos ou não à hemodiálise, Descrição: Financiamento: Edital FAPEMA PROCESSO - APP-01050/09 - Universal - Faixa A - Até R$ 30.000,00. Total: 29.910,00 RESUMO A insuficiência renal crônica (IRC) representa uma alteração estrutural renal que implica na redução ou limitação da capacidade de filtração glomerular dos rins, causando a uremia, a qual é caracterizada pelo acúmulo no sangue de substâncias que devem ser filtradas e excretadas pelos rins. A IRC pode exibir variadas manifestações bucais como: xerostomia, estomatite urêmica, alterações radiográficas dos ossos maxilares, formação de cálculo dentário e outras menos freqüentes. A existência de possíveis doenças periodontais ou de quaisquer alterações da saúde bucal pode representar focos de infecções aos pacientes renais crônicos em hemodiálise, os quais são extremamente suscetíveis a estas. A doença periodontal (DP) é um processo destrutivo progressivo que afeta os tecidos periodontais, causado por microrganismos que colonizam áreas dento-gengivais na forma de placa dental. Várias pesquisas desenvolvidas detectaram que pacientes com IRC têm pobre higiene oral e inflamação gengival, maior acúmulo de placa bacteriana e maior formação de cálculo dentário. No entanto, quanto à inflamação gengival, alguns estudos indicaram que a mesma foi comparável em relação à pacientes saudáveis. O exame periodonta1 em muitos estudos foi efetuado em momentos diferentes. Em alguns foi durante a hemodiálise, em outros, durante a diálise peritoneal e ainda em outros durante a fase final da doença. Outro fator a ser considerado é que a maioria dos estudos é de natureza transversal e, além disso, não utilizaram os mesmos critérios de definição de DP. Não há dúvida de que programas de controle efetivos de placa são imprescindíveis para a melhora da saúde bucal, no entanto, na literatura, existem poucos relatos da resposta de paciente com IRC submetidos ou não à hemodiálise, ao tratamento periodontal enfatizando o controle de placa. Desta forma, o objetivo deste projeto é. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Coordenador / Fernanda Ferreira Lopes - Integrante / Cecília Cláudia Costa Ribeiro - Integrante / Cláudia Régia de Souza Dias - Integrante / Antônio Luz Amaral Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2014
Desfechos perinatais e alterações na cavidade bucal: coortes brasileiras de Ribeirão Preto e São Luís, Descrição: RESUMO: Estudo vinculado ao projeto "Fatores etiológicos do nascimento pré-termo e conseqüências dos fatores perinatais na saúde da criança: coortes de nascimentos em duas cidades brasileira". Estudos vêm mostrando uma possível associação das doenças bucais no período gestacional com o nascimento pré-termo (NPT) e o baixo peso ao nascer (BPN). Esses desfechos perinatais parecem se associar com defeitos de desenvolvimento do esmalte (DDE) na dentição decídua, que, por sua vez, parecem predispor ao desenvolvimento futuro de lesões de cárie nas crianças. Assim, é relevante a inclusão de variáveis de saúde bucal do binômio mãe/filho nos estudos de coorte para a compreensão de como esses fatores se associam. Os objetivos deste estudo são: 1) verificar se existe associação entre doenças da cavidade bucal da gestante e o NPT; 2) testar a hipótese de associação entre desfechos perinatais e defeitos de esmalte/ cárie dentária nas crianças; 3) analisar se existem associações entre desfechos perinatais e distúrbios de erupção dentária nas crianças; 4) construir modelos teóricos para estudo das iniquidades sociais como fator comum entre os desfechos perinatais e condições bucais. Utilizou-se abordagem integrada e colaborativa entre duas cidades brasileiras com condições socioeconômicas contrastantes: São Luís, MA; e Ribeirão Preto, SP - estudo BRISA (Brazilian Birth Cohort Studies, Ribeirão Preto-São Luís). Duas coortes foram avaliadas: uma iniciada ao nascimento, representativa da população de nascidos vivos; e outra iniciada no pré-natal. Os participantes foram reavaliados a partir do início do segundo ano de vida. Espera-se que estas coortes contribuam para fomentaro desenvolvimento e consolidação de pesquisas de seguimento, de base populacional, no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Integrante / Cláudia Maria Coêlho Alves - Integrante / Cecília Cláudia Costa Ribeiro - Integrante / Cláudia Régia de Souza Dias - Integrante / Érika Bárbara Abreu Fonseca Thomaz - Integrante / Antônio Augusto Moura da Silva - Coordenador / Rosângela Fernandes Lucena Batista - Integrante / Heloisa Bettiol - Integrante / Marco Antonio Barbieri - Integrante / Lílian Machado Vilarinho de Moraes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2009 - 2015
Prevalência de maloclusões e necessidade de tratamento ortodôntico em escolares de São Luís - Maranhão, Descrição: Descrição do Projeto: As maloclusões possuem a terceira maior prevalência entre as patologias bucais. Dessa forma encontram-se na terceira posição da escala de prioridades quanto aos problemas odontológicos de saúde pública mundial. Sabe-se que cerca de 21% das crianças brasileiras com 12 anos de idade e 19% dos adolescentes com 15 a 19 anos de idade possuem maloclusão muito severa ou incapacitante, segundo os dados do último levantamento nacional em saúde bucal ? Projeto SB Brasil 7 ?, e que a incidência de casos de maloclusão tem aumentado progressivamente, alcançado um número preocupante. Portanto, para que medidas de prevenção possam ser efetuadas, torna-se necessário o conhecimento da prevalência das maloclusões através de levantamentos epidemiológicos básicos, os quais oferecem uma base importante para se avaliar a situação atual e as futuras necessidades de cuidados de saúde bucal de uma população. Entretanto, vários estudos têm apontado prevalências sem estratificar as maloclusões em função de seus graus de severidade e das respectivas necessidades de tratamento ortodôntico. O objetivo esta pesquisa é estimar a prevalência de maloclusões dentárias, bem como identificar a necessidade de tratamento ortodôntico em escolares de 12 e 15 anos de idade na cidade de São Luís, Maranhão, Brasil; avaliar a associação entre as características de oclusão e as seguintes variáveis: sexo, cor e dependência administrativa da escola (pública ou privada) e determinar se sexo, idade, perdas dentárias, necessidade estética de tratamento, relação de molar, sobressaliência exagerada, apinhamento, diastemas, mordida aberta, sobremordida exagerada e mordida cruzada estão relacionados à grande necessidade de tratamento ortodôntico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Coordenador / Cecília Cláudia Costa Ribeiro - Integrante / Érika Bárbara Abreu Fonseca Thomaz - Integrante / Luciana Freitas Gomes e Silva - Integrante / Heloíza Viana Freitas - Integrante.
-
2009 - 2014
AVALIAÇÂO CLÍNICA DO EFEITO DO CONTROLE DE PLACA E DO TRATAMENTO PERIODONTAL EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA., Descrição: Edital MCT/CNPq 14/2009 - Universal - Faixa A - Até R$ 20.000,00. Processo - 483738/2009-3. Total: 14.510,00 Resumo: A insuficiência renal crônica (IRC) representa uma alteração estrutural renal que implica na redução ou limitação da capacidade de filtração glomerular dos rins, causando a uremia, a qual é caracterizada pelo acúmulo no sangue de substâncias que devem ser filtradas e excretadas pelos rins. A IRC pode exibir variadas manifestações bucais como: xerostomia, estomatite urêmica, alterações radiográficas dos ossos maxilares, formação de cálculo dentário e outras menos freqüentes. A existência de possíveis doenças periodontais ou de quaisquer alterações da saúde bucal pode representar focos de infecções aos pacientes renais crônicos em hemodiálise, os quais são extremamente suscetíveis a estas. A doença periodontal (DP) é um processo destrutivo progressivo que afeta os tecidos periodontais, causado por microrganismos que colonizam áreas dento-gengivais na forma de placa dental. Várias pesquisas desenvolvidas detectaram que pacientes com IRC têm pobre higiene oral e inflamação gengival, maior acúmulo de placa bacteriana e maior formação de cálculo dentário. No entanto, quanto à inflamação gengival, alguns estudos indicaram que a mesma foi comparável em relação à pacientes saudáveis. O exame periodonta1 em muitos estudos foi efetuado em momentos diferentes. Em alguns foi durante a hemodiálise, em outros, durante a diálise peritoneal e ainda em outros durante a fase final da doença. Outro fator a ser considerado é que a maioria dos estudos é de natureza transversal e, além disso, não utilizaram os mesmos critérios de definição de DP. Não há dúvida de que programas de controle efetivos de placa são imprescindíveis para a melhora da saúde bucal, no entanto, na literatura, existem poucos relatos da resposta de paciente com IRC submetidos ou não à hemodiálise, ao tratamento periodontal enfatizando o controle de placa. Desta forma, o objetivo deste projeto é a. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Coordenador / Fernanda Ferreira Lopes - Integrante / Antônio Luiz Amaral Pereira - Integrante / Cecília Cláudia Costa Ribeiro - Integrante / Cláudia Régia de Souza Dias - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2014
Fatores etiológicos do nascimento pré-termo e conseqüências dos fatores perinatais na saúde da criança: coortes de nascimentos em duas cidades brasileiras., Descrição: Descrição do Projeto: O presente estudo consiste de dois grandes subprojetos. O primeiro vai avaliar novos fatores de risco para prematuridade como componentes de duas cadeias de causalidade: as hipóteses neuroendócrina e imuno-inflamatória. Na primeira, estresse durante a gestação favoreceria a liberação do CRH (hormônio liberador de corticotropina) e indução do parto prematuro, potencializado por polimorfismos do gene do CRH. Na segunda hipótese, infecções maternas seriam potencializadas por susceptibilidade genética, promovendo a liberação de mediadores inflamatórios, levando à prematuridade. Estas hipóteses serão testadas em estudo caso-controle aninhado em uma coorte iniciada no 5 mês do pré-natal, em amostra de conveniência, abrangendo 3000 nascimentos em duas cidades, São Luís (MA) e Ribeirão Preto (SP). Esta coorte será reentrevistada por ocasião do nascimento e no 1 ano de vida. O segundo subprojeto avaliará indicadores de saúde perinatal e seu reflexo nas taxas de prematuridade e baixo peso ao nascer, comparando-as com dados de coortes estudadas nos últimos trinta anos nos dois municípios. Será também avaliado o impacto da prematuridade e outras condições no nascimento sobre crescimento, desenvolvimento de resistência insulínica, alterações neurológicas e comportamentais, fatores de risco para alergia e chiado e alterações da saúde bucal. Essa avaliação será feita por entrevista com as mães, avaliação antropométrica e coleta de sangue para avaliação bioquímica e estudos genéticos das crianças, aplicação de testes de alergia cutâneos e avaliação odontológica. Esta coorte será iniciada no nascimento, abrangendo amostra representativa de 6000 nascimentos em São Luís e 7500 em Ribeirão Preto e será reavaliada no 1 ano de vida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Integrante / Cecília Cláudia Costa Ribeiro - Integrante / Érika Bárbara Abreu Fonseca Thomaz - Integrante / Antônio Augusto Moura da Silva - Coordenador / Marco Antonio Barbiere - Integrante / Lílian Machado Vilarinho de Moraes - Integrante.
-
2009 - 2012
ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE MÁ-OCLUSÃO NA DENTIÇÃO MISTA EM ESCOLARES DE SÃO LUÍS, MARANHÃO, Descrição: Descrição do Projeto: A OMS considera a má-oclusão como o terceiro problema odontológico de saúde pública mundial, devido à sua grande incidência e ao seu período precoce de aparecimento. Atualmente, a má-oclusão dentária e, conseqüentemente, a implementação de um programa ortodôntico preventivo no serviço público, são questões de interesse para a saúde coletiva, pois, as más-oclusões podem desencadear uma variedade de problemas, tais como: mastigação e fonação incorretas e deficientes, deglutição atípica, assimetrias faciais, respiração bucal, desgaste acentuado dos dentes, e podem causar também problemas na auto-estima de crianças e adultos. O objetivo geral desta pesquisa é determinar a prevalência de má-oclusão em escolares de 08 a 10 anos de idade, de ambos os sexos, no período de dentição mista, da rede pública de ensino da cidade de São Luís, Maranhão, avaliando possíveis fatores relacionados à sua ocorrência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Coordenador / Cecília Cláudia Costa Ribeiro - Integrante / Andréa Arraes dos Santos Jacintho Lima - Integrante / Érika Bárbara Abreu Fonseca Thomaz - Integrante.
-
2009 - Atual
Projeto GeraVIDA ? Pesquisa multicêntrica sobre doença periodontal em gestantes e prematuridade/baixo peso ao nascer., Descrição: O baixo peso ao nascer, importante preditor de morbimortalidade infantil, (LIMA e SAMPAIO, 2004), não vem apresentando tendência de redução, mesmo em países desenvolvidos onde a prevalência encontra-se em torno de 6% a 9% (LAWN et al., 2004). O projeto GeraVIDA tem por objetivo desenvolver uma investigação multicêntrica em Instituições de Ensino Superior sobre a temática acerca da relação entre a doença periodontal em gestantes e a ocorrência de nascimentos prematuros e/ou de baixo peso em cooperação internacional, uma vez que há perspectiva da participação de três Universidades Estrangeiras dos seguintes países: Estados Unidos da América, Nova Zelândia e Austrália. As Universidades internacionais farão a avaliação de algumas etapas do processo investigativo, a qual será melhor descrita no método. Pretende-se neste estudo caso-controle multicêntrico investigar, nas cidades de São Luis-Maranhão, Petrolina-Pernambuco, Salvador/Feira de Santana-Bahia e Montes Claros-Minas Gerais, a relação entre a doença periodontal materna e a ocorrência de nascimentos prematuros e/ou de baixo peso. Para tanto, a Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia e a Universidade Federal da Bahia, através do Núcleo de Pesquisa, Prática Integrada e Investigação Multidisciplinar (NUPPIIM) e o Instituto de Saúde Coletiva (ISC), respectivamente, serão as Instituições líderes que coordenarão a proposta multicêntrica, uma vez que têm experiência prévia em investigação sobre o tema, além do domínio nas áreas de periodontia e epidemiologia, fundamentado na produção científica nas respectivas áreas. As instituições líderes realizarão, inicialmente, a etapa preparatória composta por algumas fases: 1) apresentação e ajuste do projeto incorporando sugestões das instituições parceiras; 2) calibração de todos os operadores dos exames ou complementares necessários para a determinação do diagnóstico da doença periodontal, do desfecho em estudo (baixo peso e prematuridade ao nascer) bem como de todas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Integrante / Fernanda Ferreira Lopes - Integrante / Antônio Luiz Amaral Pereira - Integrante / Adriana de Fátia Vasconcelos Pereira - Integrante / Cecília Cláudia Costa Ribeiro - Integrante / Isaac Suzart Gomes Filho - Coordenador / Érika Bárbara Abreu Fonseca Thomaz - Integrante / Gregory Joseph Seymour - Integrante / Joana Cunha Cruz Silva - Integrante / Simone da Cruz Seixas - Integrante / Pauline Ford - Integrante.
-
2008 - 2010
Avaliação do impacto do preparo para pinos intra-radiculares na espessura dentinária de raízes palatinas de molares superiores., Descrição: A anatomia dental pode ser um empecilho para o sucesso do tratamento endodôntico e protético em função da espessura de determinadas raízes. O objetivo desta pesquisa é avaliar o impacto do preparo para pinos intra-radiculares na espessura dentinária de raízes palatinas de molares superiores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Coordenador / Luciano Maurício do Nascimento - Integrante / Erick Miranda de Souza - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2007 - 2016
Conhecimentos e práticas de saúde bucal adotadas pelas gestantes usuárias dos serviços de saúde em São Luís-MA, BR, Descrição: O objetivo dessa pesquisa é detectar a existência de inclusão dos serviços odontológicos durante o pré-natal, através do comportamento a respeito dos cuidados bucais das usuárias dos serviços de saúde de São Luís-MA,BR, durante a gestação. Consiste em um estudo descritivo sobre o conhecimento, comportamento e atitudes a respeito dos fatores relacionados à gravidez e dos cuidados bucais durante a gestação. O projeto de pesquisa é composto por dois subprojetos, sendo que o subprojeto I abordará o comportamento a respeito dos cuidados bucais das gestantes usuárias dos serviços públicos de saúde, enquanto o subprojeto II compreenderá as usuárias dos serviços privados de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Integrante / Adriana de Fátima Vasconcelos Pereira - Integrante / Fernanda Ferreira Lopes - Coordenador / Tafnes Valverde Ribeiro - Integrante / Daniela Braga - Integrante / Nayra Rodrigues Vasconcelos - Integrante.
-
2007 - 2011
Avaliação do efeito de uma sessão de controle de placa supra e sub-gengival em gestantes com doença periodontal., Descrição: A doença periodontal é uma infecção oral crônica observada em mulheres grávidas e recentemente tem sido reconhecida como um fator de risco para o nascimento de pré-termos, pré-eclampsia e aborto espontâneo . A doença periodontal na gestação, quando moderada, pode aumentar em até 12 vezes, o risco de parto prematuro mostrou que há um grande benefício em receber atenção periodontal durante a gravidez e que o cessar de tais procedimentos vai aumentar a probabilidade de instalação da doença. Dados da literatura mostram que a terapia periodontal administrada em gestantes pode reduzir em 3,8 vezes a taxa de incidência de partos prematuros. Embora não se tenha dúvida sobre a importância da orientação de higiene bucal (OHB) e raspagem e alisamento radicular (RAP) para a doença periodontal, até bem pouco tempo pouca atenção tinha sido dada à influência apenas do controle supra-gengival. A influência do controle de placa supra-gengival na composição da flora sub-gengival foi confirmada por estudos clínicos. Outros estudos não endossaram estes resultados . Quanto aos parâmetros clínicos da periodontite, alguns estudos mostraram que o controle de placa supra-gengival mostrou pouca redução na profundidade de bolsa. No entanto nenhum desses trabalhos avaliou a ação de controle de placa supra-gengival e subgengival em uma única sessão acrescido de OHB durante o pré-natal de grávidas. O objetivo desta pesquisa é avaliar o efeito de uma única sessão de controle de placa em gestantes comparando uma única sessão de controle de placa supra gengival com uma única sessão controle de placa sub-gengival e mais o controle supra gengival. Financiamento: Edital MCT/CNPq 15/2007 - Universal / Edital MCT/CNPq 15/2007 - Universal 2007- Valor financiado: R$ 15.944,00. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Coordenador / Fernanda Ferreira Lopes - Integrante / Cecília Cláudia Costa Ribeiro - Integrante / Antônio Luz Amaral Pereira - Integrante / Ana Margarida Melo Nunes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2011
Associação entre aleitamento materno e cárie de estabelecimento precoce em crianças de 12-36 meses., Descrição: No Brasil a prevalência de lesões de cárie de estabelecimento precoce é bastante elevada. A Academia Americana de Odontologia Pediátrica e dados publicados recentemente em periódicos importantes na literatura internacional apontam para uma cariogenicidade do leite humano, quando usado à noite ou à livre demanda, após 1 ano de idade. O objetivo do projeto será avaliar a relação entre a prática da amamentação prolongada e a prevalência de lesões de cárie de estabelecimento precoce, numa população de crianças que fazem atendimento médico de rotina no Núcleo de Extensão da Vila Embratel. Será um estudo de coorte retrospectivo no qual o grupo com exposição será formado pelas crianças que são amamentadas regularmente até o momento do exame clínico e o grupo sem exposição será pelas crianças que não se alimentam mais no seio materno. A variável a ser estudada será o índice de cárie. Nos dois grupos, os dados sobre higiene, dieta, IPV e ISG serão obtidos para avaliação das suas associação com a cárie. O potencial acidogênico do leite materno no biofilme de crianças com e sem experiência da doença também será avaliado, tendo como controle sacarose. Será comparado o número de lesões de cárie entre os grupos expostos e não expostos ao aleitamento materno, através de teste de comparação de médias para amostras não pareadas. Será estudada a associação da dieta, higiene e dados de IPV e ISG com o índice de cárie através de um teste de regressão logística, nos diferentes grupos expostos e não expostos à amamentação prolongada. O potencial acidogênico será avaliado através de testes de comparação de médias. Financiamento: CNPq/FAPEMA processo número PROJ_507_9228843 - PPSUS Valor financiado: R$ R$ 37.475,15. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Integrante / Cecília Cláudia Costa Ribeiro - Coordenador / Ana Margarida Melo Nunes - Integrante / Fernando Borba Araújo - Integrante / Tania Mara Lopes Ortiz - Integrante.
-
2007 - 2010
Avaliação da Presença de Microrganismos em Restaurações com Remoção Parcial do Tecido Cariado, Descrição: A dentística restauradora tradicional tem a remoção mecânica de toda dentina cariada como um de seus pilares. Entretanto os métodos disponíveis não asseguram a eliminação de toda dentina infectada, freqüentemente remanescem microrganismos em preparos cavitários, mesmo quando há remoção total do tecido cariado. Há evidências que a presença de bactérias na dentina não é o fator determinante da evolução do processo da doença, podendo a lesão cariosa ser paralisada através da sua restauração, resultando na redução significativa do número de bactérias viáveis e na remineralização da dentina afetada remanescente. Tendo em vista que faltam dados na literatura que comparem a eliminação e sobrevivência de bactérias após a remoção parcial com um grupo controle, o qual tenha sido preparado com remoção completa do tecido cariado, e que nenhum estudo avaliou a relação da infiltração marginal das restaurações com presença de bactérias após a remoção parcial, fazem-se necessários estudos que avaliem esses fatores após um período de acompanhamento clínico das restaurações. Sendo assim o objetivo do presente estudo será avaliar a presença de microrganismos sob restaurações com remoção parcial do tecido cariado por um período de seis meses, tendo como controle, restaurações com remoção total. As seguintes hipóteses serão testadas: 1) se existe diferença no número, fenótipos e genótipos das bactérias encontradas, entre cavidades onde a dentina cariada é removida de forma parcial e daquelas onde a dentina cariada é removida de forma total, e 2) se existe relação entre a presença de bactérias nos túbulos dentinários e a microinfiltração marginal observada nessas restaurações. A primeira hipótese levantada no presente estudo representa um avanço nos conhecimentos em relação à presença de microrganismos sob restaurações ao longo do tempo. Financiamento: CNPq processo número 477911/2006-4 ? Edital universal 2006.Valor do financiamento: R$ 22.413,72. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Integrante / Estevam Carlos Oliveira Lula - Integrante / Valério Monteiro Neto - Integrante / Cecília Cláudia Costa Ribeiro - Coordenador.
-
2006 - 2009
Influência do substrato humano e bovino na microinfiltração de dois sistemas adesivos., Descrição: O objetivo deste estudo foi avaliar in vitro o selamento marginal de dois sistemas adesivos e analisar a influência de substratos humanos e bovinos na microinfiltração marginal em esmalte. Cavidades de forma rectangular classe V (4 mm de largura x 2 mm de altura x 2 mm de profundidade) foram feitas da seguinte forma: 8 cavidades foram preparadas nas superfícies vestibular e lingual dos dentes humanos com margens localizadas em esmalte e 16 cavidades foram preparadas no superfícies vestibulares dos dentes bovinos. As cavidades foram divididos aleatoriamente em 4 grupos de 8 cavidades de acordo com o sistema adesivo e do substrato: G1 - Prime & Bond 2.1 (Dentsply) / substrato humano; G2 - AdheSE (Ivoclar / Vivadent) / substrato humano; G3 - Prime & Bond 2.1 (Dentsply) / substrato bovino; G4 - AdheSE (Ivoclar / Vivadent) / substrato bovino. As cavidades foram preenchidas com resina composta microhíbrida (Fillmagic) e após o polimento / procedimentos de acabamento, os dentes foram submetidos a termociclagem 500 ciclos de imersões com 1-mínimo em água a 55 graus +/- 2 graus C e 5 graus +/- 2 graus C. Em seguida, os dentes foram revestidos com duas camadas de esmalte de unha para menos de 1 mm da margem, submerso em uma solução de nitrato de prata a 50% por 2 h, lavado completamente em água corrente e imersos em solução de desenvolvimento para 8 h. As restaurações foram cortada resultando em 16 espécimes. Microinfiltração foi observada sob microscópio estereoscópico em 25x. Os dados foram analisados estatisticamente pelo -teste de Mann Whitney a 5% de nível de significância. Infiltração esteve presente em todas as amostras e não houve diferença estatisticamente significativa entre os sistemas adesivos. O sistema AdheSE auto-condicionante mostrou significativamente mais finfiltração em ambos os substratos (humanos - p = 0,0001 e bovinos - p = 0,0031). Não houve diferença estatisticamente significante entre os substratos humano e bovino para qualquer um dos sistemas adesivos com base nos diferentes mecanismos de adesão (Prime & Bond 2.1 - p = 0,6923 e AdheSE - p = 0,6109). Nenhum dos sistemas adesivos foi capaz de impedir completamente a microinfiltração e o sistema de auto-condicionate foi mais suscetíveis à infiltração marginal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Integrante / Cláudia Maria Coêlho Alves - Integrante / José Ferreira Costa - Coordenador / Ana Emília Figueiredo de Oliveira - Integrante / Karoline Brusaca Guará Almeida - Integrante / Kristine Guará Brusaca Almeida Scheibe - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2005 - 2009
Efeito de diferentes sistemas de polimento sobre a rugosidade da superfície dos compósitos microhíbridas, Descrição: O uso de resinas compostas em Odontologia é bem aceito para restaurar dentes anteriores e posteriores. Muitos protocolos de polimento foram avaliadas quanto ao seu efeito sobre a rugosidade superficial de materiais restauradores. Este estudo comparou o efeito de diferentes sistemas de polimento sobre a rugosidade da superfície dos compósitos microhíbridas. Trinta e seis espécimes foram preparados para cada compósito; Charisma (Heraeus Kulzer), Fill Magic (Vigodent), TPH Spectrum (Dentsply), Z100 (3M/ESPE) e Z250 (3M/ESPE)] e submetidas ao tratamento superficial com Enhance e PoGo (Dentsply), sequenciais Sof-Lex XT, discos de óxido de alumínio (3M / ESPE), e discos de feltro (TDV), combinada com pasta de polimento Diamond Excel (TDV). Rugosidade média (Ra) foi medida com um rugosímetro mecânico. Os dados foram analisados por ANOVA e o teste de Tukey-Kramer (P <0,01). O resultado do teste F para tratamentos e resinas foi alta (p <0,0001 para ambos), indicando que o efeito do tratamento aplicado à superfície da amostra e o efeito do tipo de resina na rugosidade da superfície foi altamente significativa. Em relação à interação entre o sistema de polimento e tipo de resina utilizada, valor de p = 0,0002 foi obtido, indicando uma diferença estatisticamente significante. A Ra de 1,3663 foi obtido para a interação Espectro Sof-Lex/TPH. Em contraste, a Ra para a interação disco de feltro + pasta/ Z250 foi 0,1846. Em conclusão, o sistema de polimento Sof-Lex produziu uma rugosidade superficial maior em resina Espectro TPH quando comparado com as outras interações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Integrante / Cláudia Maria Coêlho Alves - Coordenador / José Ferreira Costa - Integrante / Karoline Brusaca Guará Almeida - Integrante / Kristine Guará Brusaca Almeida Scheibe - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2005 - 2008
Atividade antimicrobiana da própolis e geoprópolis contra patógenos bucais, Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo verificar a ação antimicrobiana in vitro da própolis produzida pela Apis melifera e da geoprópolis da Melipona compressipes, bem como de creme dentais a base de própolis sobre patógenos bucais através de métodos qualitativos e quantitativos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Coordenador / Andrezza de Almeida Bastos - Integrante / Valério Monteiro Neto - Integrante / Cecília Cláudia Costa Ribeiro - Integrante / Tatiana Cerveira Valois de Sá - Integrante / Marilene de Oliveira Borges - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2005 - 2007
AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO BUCAL EM PACIENTES RENAIS CRÔNICOS SUBMETIDOS À HEMODIÁLISE, Descrição: O objetivo desta pesquisa foi avaliar a condição bucal dos pacientes com insuficiência renal crônica submetidos à hemodiálise, no município de São Luís, comparando os três centros de referência da cidade e os tempos de hemodiálise. MÉTODOS. A amostra foi constituída por 107 pacientes, nos quais analisou-se o índice de placa (IP) e a prevalência de cárie dentária (CPO-D). Os pacientes foram categorizados em três grupos, de acordo com o tempo de hemodiálise (3 meses a < 1 ano, 1 a 3 anos e > 3 anos). Os dados obtidos foram submetidos aos testes estatísticos ANOVA e Kruskal-Wallis, com nível de significância de 5%. RESULTADOS. As médias/desvios padrão do IP nos grupos foram, respectivamente, 0.910.61; 1.040.60 e 1.250.67. Quanto ao CPO-D destes grupos, as médias/desvios padrão foram 13.638.91; 13.898.12 e 16.797.31. Não houve diferenças significativas entre os centros, nem entre os tempos de hemodiálise estudados. CONCLUSÃO.O tempo de tratamento da doença não alterou ou interferiu no acúmulo de placa bacteriana e na prevalência de cárie dentária. Houve uniformidade na condição bucal dos pacientes nos três centros estudados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Coordenador / Antonio Luis Amaral Pereira - Integrante / Rosane Nassar Meireles Guerra - Integrante / Valério Monteiro Neto - Integrante.
-
2003 - 2006
Materias Odontológicos: Testes de Microinfiltração, Descrição: PROJETO em parceria com a Faculdade de Odontologia da USP O objetivo desta pesquisa é avaliar a influência do tempo (24 horas e 12 meses) sobre a microinfiltração marginal em restaurações classe II com término em dentina, utilizando dois adesivos, um de frasco único e um "primer" auto-condicionante. Serão utilizados 20 molares inferiores, hígidos e confeccionadas 40 cavidades classe II (MO/OD). Na face mesial foi utilizado o adesivo auto condicionante Tyrian (Bisco) e na face distal, o adesivo One Steo Plus. Todas as cavidades serão restauradas com resina Tetric Ceram (Ivoclar Vivadent). Os espécimesserão termociclados em diferentes tempos (após 24 horas e 12 meses) e depois corados com Nitrato de Prata a 50% por 2 horas. Depois disso serão seccionados em duas fatias e examinados em lupa esteroscópia com 25X de aumento, por três examinadores calibrados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Integrante / José Ferreira Costa - Integrante / Paulo Eduardo Capel Cardoso - Coordenador / Andréa Urbano - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Maranhão - Cooperação.
-
2002 - 2010
Títulos salivares de IgA e sua relação com a infecção por Streptococcus mutans, Descrição: Avaliação na saliva dos títulos de anticorpos de IgA total e IgA específicos para Streptococus Mutans e Lactobacillus em gestantes, crianaçs, pacientes normais, pacientes diabéticos, e com doença renal crônica. Financiamento: CNPq/FAPEMA processo número PROJ_756_9228896 - PPSUS. Valor financiado: R$ 87.730,00. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Claudia Maria Coelho Alves - Integrante / Antônio Luiz Amaral Pereira - Integrante / Luciana Salles Branco de Almeida - Integrante / Rosane Nassar Meireles Guerra - Coordenador / Rafael Ribeiro Maya - Integrante / Valério Monteiro Neto - Integrante / Silvana Amado Libério - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Prêmios
2020
2o Lugar - Annual Reserach Day 2020 - 'Clinical Research - Undergraduate' poster competition - "Periodontitis Associated with Sugar Consumption in a Representative Canadian Population"., Faculty of Dentistry - University of British Columbia.
2019
2o Lugar - Annual Reserach Day 2019 - 'Clinical Research - Undergraduate' poster competition - "The State-of-the-Art in Teaching Caries Control Agents"., Faculty of Dentistry - University of British Columbia.
2018
1o Lugar Apresentação Oral na XX Reunião Anual da Sociedade Nordeste Norte de Pesquisa Odontológica, Sociedade Nordeste Norte de Pesquisa Odontológica - SNNPqO.
2017
2o. lugar na categoria "Melhor Artigo Doutorado" Prêmio 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.
2016
1o lugar na Categoria IC - Area Periodontia e Endodontia - NA XVIII Reunião da Sociedade Nordeste- Norte de Pesquisa Odontológica, Sociedade Nordeste- Norte de Pesquisa Odontológica.
2016
Mênção Honrosa - Apresentação Oral - área Periodontia na 33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquissa Odontologica, Sociedade Brasileira de Pesquissa Odontologica.
2015
2o. lugar na categoria Poster, Área Saúde no XXVII Seminário de Iniciação Científica da UFMA com o trabalho "ESTUDO MORFOMÉTRICO DAS CONCAVIDADES PROXIMAIS DAS RAÍZES DO PRIMEIRO PREMOLAR SUPERIOR"., Universidade Federal do Maranhão.
2015
Prêmio FAPEMA na categoria "Pesquisador Sênior", na área da Saúde., Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA.
2013
1o. lugar área Periodontia e Endodontia na XV Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica com o trabalho AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO PERIODONTAL EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRôNICA, Sociedade Nordeste Norte de Pesquisa Odontológica.
2009
Mênção honrosa com o trabalho "INDICADORES DE RISCO PARA CÁRIE DE ESTABELECIMENTO PRECOCE EM UMA POPULAÇÃO COM PRÁTICA ATUAL DE ALEITAMENTO MATERNO APÓS 18 MESES DE IDADE" ., Abrasco - Associação Brasileira de Saúde Coletiva - IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.
2008
Mênção Honrosa categoria Apresentação Oral no XX Seminário de Iniciação Científica - AVALIAÇÃO CLÍNICA DE RESTAURAÇÕES DE AMÁLGAMA E RESINA COMPOSTA., Universidade Federal do Maranhão.
2006
Membro Internacional da American Academy of Periodontology (desde (1995), AAP (American Academy of Periodontology).
2006
Membro Internacional da International Association for Dental Research (desde 1995), IADR.
2006
Menção Honrosa como trabalho de Iniciação Científica intitulado "Avaliação do efeito do tipo de corante sobre a microinfiltração de resinas compostas", II Congresso de Ensino Pesq. e Extensão (CONEPEX) XVIII Seminário de Iniciação Científica da UFMA.
2004
Membro Ativo, SOBRAPE.
2003
Menção Honrosa trabalho de Iniciação Científica AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS QUE TRABALHAM EXCLUSIVAMENTE EM CONSULTÓRIOS PARTICULARES SOBRE A TUBERCULOSE: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS, durante o XV SEMIC, XV Seminário de Iniciação Científica _ UFMA.
1997
Menção Honrosa pelo trabalho "Histiocitose X - relato de caso clínico"., VII Congresso Piauiense de Odontologia - Associação Brasileira de Odontologia - Seção Piauí.
1995
Placa de Reconhecimento pelo trabalho desenvolvido enquanto membro da Diretoria da entidade., Associação Brasileira de Odontologia- Secção Maranhão.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Maranhão, Curso de Odontologia, Departamento de Odontologia II. , Campus Universitário do Bacanga - Av dos Portugueses,s/n, Bacanga, 65080040 - São Luís, MA - Brasil, Telefone: (98) 32728572
Experiência profissional
1992 - Atual
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Atividades
-
04/2006
Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia II.,Cargo ou função, Coordenadora do Progrma de Qualificação Institucional (PQI/CAPES) Nível Doutorado em Câncer de Boca em Convênio UFMA/UFRN.
-
09/2005
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Departamento de Pesquisa.,Cargo ou função, Diretora do Departamento de Pesquisa.
-
12/2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.,Atividade realizada, Editora da Revista de Ciências da Saúde ISSN-1516-7534.
-
06/2003
Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia I.,Cargo ou função, Coordenadora do Progrma de Qualificação Institucional - PQI/CAPES - Nível de Doutorado, junto ao Programa de Pós - Graduação da USP - Área de Concentração em Materiais Dentários.
-
06/2003
Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Pró Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico.,Atividade realizada, Consultor Ad HOc de Projetos de Pesquisa dp PIBIC.
-
08/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós Graduação Em Ciências da Saúde.,Linhas de pesquisa
-
01/2001
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Saúde.,Atividade realizada, Participação em banca de monografia.
-
09/1998
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Saúde.,Atividade realizada, participaçãp em banca de monografia.
-
01/1996
Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal do Maranhão.,Linhas de pesquisa
-
06/1992
Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia II.,Cargo ou função, Professora da Disciplina de Periodontia.
-
06/1992
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Saúde.,Atividade realizada, Participação em bancas examinadoras.
-
10/2003 - 10/2007
Direção e administração, Pró Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Departamento de Pesquisa.,Cargo ou função, Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de iniciação Científica.
-
06/1992 - 10/2004
Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia II.,Cargo ou função, Coordenadora de Estágio na clínica Integrada Infantil.
-
09/2002 - 10/2002
Ensino, Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Medicina Periodontal
-
03/2002 - 07/2002
Ensino, Mestrado Em Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Periodontia Clínica Integrada, Medicina Periodontal
-
10/2001 - 12/2001
Ensino, Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Medicina Periodontal
-
03/2001 - 07/2001
Ensino, Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Periodontia Clínica Integrada, Medicina Periodontal
-
06/1996 - 09/1997
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia II.,Linhas de pesquisa
-
08/1992 - 12/1992
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Periodontia
Você é Claudia Maria Coelho Alves?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Claudia Maria Coelho Alves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?