Gesilda Meira Lessa
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (1980), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (1998) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Aposentada como professor adjunto da Universidade Federal da Bahia (2015). Tem experiência na área de Enfermagem e Saúde Coletiva, com ênfase em Administração e Planejamento. Atuação nas seguintes áreas: Ensino a Distância, atenção básica, saúde coletiva, formação profissional, equipe multidisciplinar de saúde, saúde da família.
Informações coletadas do Lattes em 18/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Enfermagem
2001 - 2004
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Atuação da enfermeira nas equipes do Programa de Saúde da Família no Estado da Bahia
Orientador: Vilma de Carvalho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: atenção básica; atuação do enfermeiro; equipe de saúde.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
Mestrado em Enfermagem
1996 - 1998
Universidade Federal da Bahia
Título: Consciência de Gênero: desenvolvimento no currículo de graduação em enfermagem,Ano de Obtenção: 1999
Delvair de Brito Alves.
Formação complementar
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de Design Educacional - PACC/UAB-UFBA. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Formação de Professores Tutores. (Carga horária: 60h). , Escola Estadual de Saúde Pública - SESAB, EESP-SESAB, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Formação de Professores Tutores. (Carga horária: 51h). , NET ESCOLA DE SAÚDE COLETIVA ISC, NETESCOLA ISC, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Curso de Formação Moodle para Docentes - 2010. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2009 - 2009
Análise e Melhoria de Processos. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Adminstração Pública, ENAP, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Extensão Lei de Diretrizes Orçamentárias. (Carga horária: 12h). , Fundação Escola de Administração da UFBA, FEA, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Atualização em Formação Pedagógica em EAD. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, ENSP-FIOCRUZ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem de Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Organização de eventos
COSTA, E. S. ; LESSA, G. M. . V FÓRUM DE AUDITORIA EM SISTEMA E SERVIÇOS DE SAÚDE. 2013. (Outro).
COSTA, E. S. ; LESSA, G. M. . Curso de Elaboração de Projetos de Pesquisa em Saúde. 2013. (Outro).
COSTA, E. S. ; LESSA, G. M. . V FORUM DE AUDITORIA DE AUDITORIA DE SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE. 2013. (Outro).
LESSA, G. M. ; MENDES, Vera Lúcia Peixoto Santos . Mostra de Trabalhos do Curso de Especialização em Administração Hospitalar - Turma de Ilhéus. 2012. (Outro).
LESSA, G. M. ; MENDES, Vera Lúcia Peixoto Santos . Mostra de Trabalhos do Curso de Especialização em Administração Hospitalar - Turma de Ilhéus. 2012. (Outro).
MENDES, V. ; LESSA, G. M. . Curso de Especialização em Administração Hospitalar e Sistemas de Serviços em Saúde. 2011. (Outro).
COSTA, E. S. ; LESSA, G. M. . III Fórum de Auditoria em Sistema e Serviços de Saúde. 2010. (Outro).
COSTA, E. S. ; LESSA, G. M. . Curso de Elaboração de Projetos de Pesquisa em Sauúde. 2010. (Outro).
COSTA, E. S. ; LESSA, G. M. . II Fórum de Auditoria em Sistema e Seviços de Saúde. 2009. (Outro).
Participação em eventos
Seminário Segurança e Saúde no Trabalho.Segurança e Saúde no Trabalho. 2015. (Seminário).
Oficina de Formação de Tutores do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família ? UFMS. 2014. (Oficina).
Oficina de Formação de Tutores do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - IF,S. 2014. (Oficina).
Seminário ?Internacionalização da Formação em Enfermagem: Realidades e Compromissos. 2013. (Seminário).
XXXII Seminário Estudantil de Pesquisa.Conhecimento Tradicional em Saúde, Adolescentes e Currículo Escolar: buscando possibilidades de trabalhar elementos da prática tradicional para o cuidado da saúde nas disciplinas curriculares do ensino médio. 2013. (Seminário).
Deficiência Visual na Infância: identificação precoce e promoção do cuidar. 2013. (Encontro).
Oficina Presencial do Curso de Formação de Professores Tutores para a àrea de Saúde Coletiva. 2013. (Encontro).
I Mostra Científica do Núcleo de Pesquisa, Extensão, Criação e Inovação (NUPEC) 08-11-2013. 2013. (Outra).
Mostra de Trabalhos do Curso de Especialização em Administração Hospitalar - Turma de Ilhéus.Mesa de Encerramento. 2012. (Outra).
Oficina para Formadores de Mediadores Multiplicadores. 2011. (Oficina).
I Encontro Nacional de Tutores da Educação a Distância. 2011. (Encontro).
I Encontro Nacional dos Tutores da Educação a Distância. 2011. (Encontro).
Curso NacIonal de Qualificação de Gestores.Tutoria de Turma. 2011. (Outra).
Curso de Aperfeiçoa,mento de Mediadores de Aprendizagem em Educação PermanEte em Saúde.Mediação de Aprendizagem em Educação Permanente em Saúde. 2011. (Outra).
Curso de Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde.Educação Permanente no Trabalho em Saúde. 2011. (Outra).
I Congresso de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde. 2010. (Congresso).
IX Congresso da Rede Unida. 2010. (Congresso).
I Congresso de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: desafios na implantação da Fitoterapia no SUS-bAHIA. 2010. (Congresso).
Seminário Regulação Médica: O que é? Para que serve. 2010. (Seminário).
I Seminário de Pesquisa Pró-Saúde e Meio Ambiente de São Francisco do Conde. 2010. (Seminário).
XXIX Seminário Estudantil de Pesquisa e Pós-Graduação.Gestão de cuidado e participação social como estratégias de mobilização social e resgate de práticas de saúde tradicionais de matriz africana: analisando as perspectivas dos informantes chaves em um município da região metropolitana de Salvador. 2010. (Seminário).
Seminário Possibilidades de Convergência entre Educação Permanente em Saúde e Educação a Distância (EAD). 2010. (Seminário).
XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil.A implantação da Fitoterapia no SUS no Estado da Bahia: uma proposta para gestores. 2010. (Simpósio).
IX Congresso da Rede Unida.Oficina de Produto/Eixo Trabalho "A Política e o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos: perspectivas e desafios".. 2010. (Oficina).
III Fórum de Auditoria em Sistema e Serviços de Saúde.Fisioterapeuta Auditor: perfil geral e perspectivas de atuação. 2010. (Outra).
I Mostra Intergrada saúde da família e Vigilância da Saúde.Implantando o componente curricular Fundamentos do Cuidado de Enfermagem em Saúde Coletiva: do processual ou específico. 2010. (Outra).
A Internação Domiciiar como estratégia de desospitalização precoce- visão pública e privada. 2009. (Seminário).
Seminário Gestão do Corpo Clínico e Desempenho Hospitalar.Gestão do Corpo Clínico e Desempenho Hospitalar. 2009. (Seminário).
Seminário de Avaliação do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem - PROFAE. 2009. (Seminário).
II Seminário Estadual sobre Controle Social da Pesquisa com Seres Humanos. 2009. (Seminário).
Oficina de Formação de Tutores e Coordenadores Pedagógicos do Curso de Qualificação de Gestores do SUS. 2009. (Oficina).
Momento Presencial do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS - Formação de Tutores.Tutora em Qualificação. 2009. (Encontro).
Curso de Extensão em Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO. 2009. (Outra).
II Fórum de Auditoria em Sistema e Serviços de Saúde.Coordenadora da Mesa Redonda Efeitos da Auditoria na Eficácia e na Eficiência. 2009. (Outra).
II Fórum de Auditoria em Sistema e Serviços de Saúde. 2009. (Outra).
Curso Análise e Melhoria de Processos. 2009. (Outra).
II Fórum de Auditoria em Sistema e Serviços de Saúde.Coordenação da Mesa Redonda Efeitos da Auditoria na Eficácia e na Eficiência. 2009. (Outra).
Encontro Nacional de Escolas de Governo em Saúde.A Rede de Escolas de Governo e o desafio da Formação em Saúde. 2008. (Encontro).
Fórum de Comunicação e Saúde.Comunicação e Saúde. 2008. (Outra).
Curso de Atualização em Gestão Pública Municipal.Importância da Política de Educação Permanente no SUS. 2008. (Outra).
IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. 2007. (Congresso).
XIV Congress of the Internacional Association of Health Policy - Eqüidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na mundialização. XIV Congress of the Internacional Association of Health Policy - Eqüidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na mundialização. 2007. (Congresso).
X Congresso Latino Americano de Medicina Social, IV Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde e XIV Congreess of the Internation Association of Health Policy - Eqidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na mundialização. Oficina: equidade e relações de trabalho no SUS.. 2007. (Congresso).
X Congresso Latinoamericano de Medicina Social. X Congresso Latinoamericano de Medicina Social. 2007. (Congresso).
I Seminário de formação na rede de saúde e integração ensino-serviço como estratégia de qualificação profissional para o sus-Ba. 2007. (Seminário).
Seminário na rede de saúde e integração ensino-serviço como estratégia de qualificação profissional para o SUS-BA.Oficina Preparatória. 2007. (Seminário).
I Seminário de Formação na rede de saúde e integração ensino-serviço como estratégia de qualificação profissional para o SUS-BA.Rede de Integração Ensino-Serviço: estratégia de ordenamento das ações para qualificação dos profissionais de nível superiordo SUS-Ba. 2007. (Seminário).
Seminário de formação na rede de saúde e integração ensino-serviço como estratégia de qualificação profissional para o SUS-BA.Oficina preparatória. 2007. (Seminário).
Seminário na rede de saúde e integração ensino-serviço como estratégia de qualificação profissional para o SUS-BA.Oficina Preparatória. 2007. (Seminário).
Oficina Co-Gestão de Coletivos.Oficina Co-Gestão de Coletivos, com carga horária de 16 horas.. 2007. (Oficina).
Oficina Co-Gestão de Coletivos.Oficina Co-Gestão de Coletivos. 2007. (Oficina).
58o Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2006. (Congresso).
8o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11o Congresso Mundial de Saúde Pública. Tecnologia Social: buscando novas perspectivas para a área da saúde. 2006. (Congresso).
Ensino à Distância na Àrea da Saúde:perspectivas e possibilidades.A educação permanente e a inclusão do ensino à distância na EEUFBA. 2006. (Seminário).
XXV Seminário Estudantil de Pesquisa - PIBIC - UFBA.Tecnologias Sociais nos serviços de saúde: implementando a busca das práticas emancipatórias nas equipes de saúde. 2006. (Seminário).
I Seminário sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem no Estado da Bahia: a implementação da mudança no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.Participante no I Seminário sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem no Estado da Bahia: a implementação da mudança no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. 2005. (Seminário).
Oficina de Sustentabilidade de Políticas de Educação Profissional em Saúde.Participante na Oficina de Sustentabilidade de Políticas de Educação Profissional em Saúde. 2005. (Oficina).
III Jornada Odontológica Integrada Acadêmica - Profa. Maria Isabel Pereira Vianna.Debatedora com o tema Saúde da Família. 2005. (Outra).
Comissão Examinadora Mudança de Regime de Trabalho.Participante de Comissão Examinadora Mudança de Regime de Trabalho Profa. Sônia Cristina Lima Chaves. 2005. (Outra).
I Momento Presencial do Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde.Tutora no I Momento Presencial do Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde. 2005. (Outra).
Comissão Examinadora Mudança Regime de Trabalho.Participação em Comissão Examinadora Mudança de Regime de Trabalho Profa. Maria Goretti Silva Brito. 2005. (Outra).
Desempenho acadêmico Profa. Mariza Silva Almeida.Participação em Comissão - Portaria 04/2005. 2005. (Outra).
VI Seminário de Pesquisa da EEUFBA.Consultora Ad Hoc. 2005. (Outra).
II Fórum Baiano de Profissionais de Enfermagem do Programa de Saúde da Família e Agentes Comunitários.II Fórum Baiano de Profissionais do Programa de Saúde da Família e Agentes Comunitários. 2004. (Outra).
Seminário Internacional Educação e Saúde no Marco deCooperação Internacional Brasil-Espanha-Colômbia.Seminário Internacional Educação e Saúde no Marco de Cooperação Internacional Brasil-Espanha-Colômbia. 2003. (Seminário).
12o Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.12o Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. 2003. (Seminário).
I Fórum de Profissionais de Enfermagem do Programa de Saúde da Família.I Forum de Profissionais de Enfermagem do Programa de Saúde da Família. 2003. (Outra).
54 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 54 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2002. (Congresso).
II Encontro Internacional de Pesquisa em Enfermagem: trajetória espaço-temporal da pesquisa.II Encontro Internacioal de Pesquisa em Enfermagem: trajetória espaço-temporal da pesquisa. 2002. (Encontro).
53 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 53 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2001. (Congresso).
I Seminário de Pesquisa da Escola de Enfermagem da UFBA.I Seminário de Pesquisa da Escola de Enfermagem da UFBA. 2000. (Seminário).
XVI Encontro de Enfermagem do Nordeste e III Encontro de Pesquisa da Rede de Enfermagem do Nordeste.XVI Encontro de Enfermagem do Nordeste e III Encontro da Rede de Enfermagem do Nordeste. 2000. (Encontro).
II Oficina Pedagógica para Qualificação de Agentes Comunitários de Saúde.II Oficina Pedagógica para Qualificação de Agentes Comunitários de Saúde. 1999. (Oficina).
I Oficina Pedagógica para Qualificação de Agente Comunitários de Saúde.I Oficina Pedagógica para Qualificação de Agentes Comunitários de Saúde. 1999. (Oficina).
50º Congresso Nacional de Enfermagem. 50º Congresso Nacional de Enfermagem. 1998. (Congresso).
50º Congresso Nacional de Enfermagem. 50º Congresso Nacional de Enfermagem. 1998. (Congresso).
50º Congresso Nacional de Enfermagem. 50º Congresso Nacional de Enfermagem. 1998. (Congresso).
Participação em bancas
MENDES, Vera Lúcia Peixoto Santos; SOUZA, L. E. F. P.; CRUZ, Enêde Andrade da;LESSA, G. M.. Avaliação da Implantação do QUALISUS na Bahia. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da UFBA.
FONTOURA, M. S.;LESSA, G. M.; SOUZA, L. E. F. P.. Supervisão como estratégia de acompanhamento e avalicação das práticas das equipes de saúde da família. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva da Ufba.
SILVA, A. V. F.; ARAUJO, I. B.;LESSA, G. M.. A intersetorialidade e a estratégia saúde da família: o auto de diversos atores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelato em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da UFBA.
LESSA, G. M.. Concurso Público para Professor Auxiliar. 2005. Universidade do Estado da Bahia.
TEIXEIRA, C. F.; JESUS, W. L. A.;LESSA, G. M.. Banca Examinadora do Projeto de Dissertação do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva. 2014. Instituto de Saúde Coletiva da Ufba.
ROSA, D. O.;LESSA, G. M.; COSTA, E. S.; MENEZES, Tânia; VIEIRA, C. M. S.; GESTEIRA, S.; GUSMÃO, M. E. N.; FREITAS, A. V. S.. Núcleo Docente Estruturante. 2013. Colegiado de Curso da Escola de Enfermagem da UFBA.
LESSA, G. M.; PRATES, D. B.; ALEGRE, A. M.. Comissão para análise de provas do processo seletivo Vagas Residuais 2012. 2013. Colegiado de Curso da Escola de Enfermagem da UFBA.
ROSA, D. O.;LESSA, G. M.; COSTA, E. S.; MENEZES, Tânia; VIEIRA, C. M. S.; GESTEIRA, S. M. A.; GUSMÃO, M. E. N.; FREITAS, A. V. S.. Núcleo Docente Estruturante. 2012. Colegiado de Curso da Escola de Enfermagem da UFBA.
LESSA, G. M.; PINTO, K. A.; ALVES, E. S.. Comissão para proceder ao exame de conhecimento prévio conforme Portaria No 01/2011. 2011. Colegiado de Curso da Escola de Enfermagem da UFBA.
ROSA, D. O.;LESSA, G. M.; COSTA, E. S.; MENEZES, Tânia; VIEIRA, C. M. S.; GESTEIRA, S. M. A.; GUSMÃO, M. E. N.; FREITAS, A. V. S.. Núcleo Docente Estruturante. 2011. Colegiado de Curso da Escola de Enfermagem da UFBA.
MENDES, Vera Lúcia Peixoto Santos; SOUZA, L. E. F. P.; CRUZ, Enêde Andrade da;LESSA, G. M.. Comissão Examinadora de Dissertação de Mestrado. 2010. Escola de Enfermagem da UFBA.
ROMANO, Cátia Maria Costa;LESSA, G. M.; ALVES, E. S.. Comissão de Avaliação de Desempenho Acadêmico. 2009. Escola de Enfermagem da UFBA.
FONTOURA, M. S.;LESSA, G. M.; SOUZA, L. E. F. P.. Banca Examinadora de Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva. 2009. Instituto de Saúde Coletiva da Ufba.
CERQUEIRA, S. R.;LESSA, G. M.; GUSMÃO, M. E. N.. Banca Examinadora par Seleção de Professor Substituto na Área de Saúde Coletiva. 2009. Escola de Enfermagem da UFBA.
LESSA, G. M.. Comissão de Seleção de Candidatos para a Residência em Medicina Social. 2004. Instituto de Saúde Coletiva da Ufba.
LESSA, G. M.. Comissão para elaboração de estratégias e propostas com vistas a subsidiar os representantes da EEUFBA no Polo de Educação Permanente do Estado.. 2004. Universidade Federal da Bahia.
LESSA, G. M.. Representante da EEUBA na Comissão Gestora do Polo de Educação Permanente da Macrorregião Nordeste-Ba.. 2004. Universidade Federal da Bahia.
LESSA, G. M.. Nucleo de Ensino à Distãncia, subsidiário do MS/ENSP/FIOCRUZ, com 20 tutores que atuam no Curso de Especialização ministrado pelo PROFAE para enfermeiras docentes dos cursos de formação profissional de auxiliares/técnicos em enfermagem. 2004. Universidade Federal da Bahia.
LESSA, G. M.. Projeto objetivando a implantação de um Sistema de Educação Permanente para as Equipes de Programa Saúde da Família da SESAB/BA. 2004. Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.
LESSA, G. M.. Comissão de Seleção de Candidatos para a Residência em Medicina Social. 2003. Instituto de Saúde Coletiva da Ufba.
LESSA, G. M.. Tutora do Curso de Especialiação Capacitação Pedagógica em Docência de Ensino Médio em Enfermagem. 2003. Fundação Oswaldo Cruz.
LESSA, G. M.. Comissão de Seleção de Candidatos para a Residencia em Medicina Social. 2001. Universidade Federal da Bahia.
LESSA, G. M.. Tutoria no Curso de Especialização Capacitação Pedagógica em Docência de Ensino Médio para a Enfermagem. 2001. Fundação Oswaldo Cruz.
LESSA, G. M.. 49º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 1998. Associação Brasileira de Enfermagem Seção Bahia.
Orientou
ESTRATÉGIAS GESTORAS PARA MANUTENÇÃO DE ESTOQUES ADEQUADOS DE HEMOCOMPONENTES NA HEMORREDE DO RIO DE JANEIRO; Início: 2016; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Coletiva com concentração em Gestão de Sis) - Instituto de Saúde Coletiva da Ufba; (Orientador);
A RELEVÂNCIA DAS AÇÕES GESTORAS NO CONTROLE DE QUALIDADE DO PROCESSAMENTO DE HEMOCOMPONENTES; Início: 2016; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Coletiva com concentração em Gestão de Sis) - Instituto de Saúde Coletiva da Ufba; (Orientador);
Controle Interno: qual a sua importância para o planejamento na administração pública?; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento e Especialização em Plane) - Escola Estadual de Saúde Pública - SESAB/BA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Funcionamento das Comissões Intergestores Regionais do Estado da Bahia: Um estudo analítico do primeiro ano de implantação; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão e Procedimentos) - Escola Estadual de Saúde Pública Prof; José Maria de Magalhães Neto; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Atuação do Controle Interno na Gestão dos Recursos de Saúde; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão e Procedimentos) - Escola Estadual de Saúde Pública Prof; José Maria de Magalhães Neto; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Controle Interno: qual a sua Importância para o Planejamento na Administração Pública?; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Planejamento, Orçamento e Gestão Financeira do S) - Escola Estadual de Saúde Pública - SESAB; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Funcionamento das Comissões Intergestores Regionais do Estado da Bahia: Um Estudo Analítico do Primeiro Ano de Implantação; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento e Especialização em Plane) - Escola Estadual de Saúde Pública - SESAB/BA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Atuação do Controle Interno na Gestão dos Recursos de Saúde; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Planejamento, Orçamento e Gestão Financeira do S) - Escola Estadual de Saúde Pública - SESAB; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Cuidado Humanizado na Atenção Básica; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva da Ufba; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Acidente Vascular Cerebral: contribuição da Atenção Básica para prevenção e atendimento precoce; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva da Ufba; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Indicadores do Programa de Humanização do pré-natal em Tanquinho - Bahia; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva da Ufba; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Acreditação Hospitalar e seu Impacto na Qualiadade da Assistência Médico-Hospitalar; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Administração Hospitalar) - Fundação Escola de Administração da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Gestão da Farmácia Hospitalar: Papel da Comissão de Farmácia e Terapêutica em Unidades do Sistema Único de Saúde - SUS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Administração Hospitalar) - Fundação Escola de Administração da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Sistema de Informação do Sistema Único de Saúde ? Instrumento Orientador da Tomada de Decisão do Gestor; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Administração Hospitalar) - Fundação Escola de Administração da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Incidência de Consultas de Nível Primário de Atenção em Pronto Socorros; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Administração Hospitalar) - Fundação Escola de Administração da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
A Humanização do Cuidado no Ambiente Hospitalar: Uma Revisão Bibliográfica; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Administração Hospitalar) - Fundação Escola de Administração da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
O Fortalecimento da Atenção Básica como Fator para a Descentralização dos Atendimentos na Unidade Hospitalar: Uma Revisão Bibliográfica; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Administração Hospitalar) - Fundação Escola de Administração da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Gestão e Implementação da Política Nacional de Humanização em Rede Hospitalar Pública do SUS: Uma Revisão Bibliográfi; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Administração Hospitalar) - Fundação Escola de Administração da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
A infraestrutura do pronto socorro no Hospital Geral Luiz Viana Filho e o seu reflexo na qualidade da assistência; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Administração Hospitalar) - Fundação Escola de Administração da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Gestão da qualidade e cuidados médicos não especificados> buscando uma proposta de ação; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Administração Hospitalar) - Fundação Escola de Administração da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Gestão do Plano de Gerenciamento dos resíduos sólidos de saúde do Hospital Geral Luiz Viana Filho - Ilhéus - BA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Administração Hospitalar) - Fundação Escola de Administração da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
A importância do preenchimento adequado dos prontuários para a administração hospitalar; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Administração Hospitalar) - Fundação Escola de Administração da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Gestão do Cuidado em ambiente hospitalar sob a ótica de enfermagem; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Administração Hospitalar) - Fundação Escola de Administração da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Gestão da Informação: adaptação da equipe de enfermagem ao processo de informatização dos hospitais; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Administração Hospitalar) - Fundação Escola de Administração da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
A importância do serviço farmacêutico dentro das unidades hospitalares: aspectos gestores e administrativos; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Administração Hospitalar) - Fundação Escola de Administração da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
A contribuição do serviço hospitalar na rede de atenção do SUS e sua integração com a rede básica no município de Itajuípe; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Administração Hospitalar) - Fundação Escola de Administração da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Acolhimento estruturando o fluxo de atendimento nas 24h do pronto socorro do Hospital Geral Luiz Viana Filho - IIlhéus - BA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Administração Hospitalar) - Fundação Escola de Administração da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
A gestão de estoques de insumos laboratoriais como ferramenta estratégica para redução de custos no Hospital Geral Luíz Viana Filho - Ilhéus - BA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Administração Hospitalar) - Fundação Escola de Administração da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Home Page: uma ferramenta de otimização na comunicação interna e externa no Hospital Geral Luiz Viana Filho - Ilhéus - Bahia; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Administração Hospitalar) - Fundação Escola de Administração da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
O Pré-Natal Odontológico na Unidade de Saúde da Família de Pedrinhas do Município de Vitória da Conquista-Ba: Relato de Experiência; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Escola Estadual de Saúde Pública - SESAB; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
O acompanhamento da Saúde Bucal em gestantes de uma Unidade de Saúde da Família do município de Santo Antonio de Jesus - BA: Relato de Experiência; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Escola Estadual de Saúde Pública - SESAB; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
O acolhimento ao portador de turberculose pela equipe de saúde da família e a fidelidade durante o tratamento: Estudo de Caso; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Escola Estadual de Saúde Pública - SESAB; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Atividades em Educação para Saúde com adolescentes: experência de uma Unidade do PSF; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Escola Estadual de Saúde Pública - SESAB; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
a relevância da presença do companheiro nas consultas de Pré Natal: mais que uma estratégia para a redução da mortalidade materna e infantil, uma ação humanizada; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Escola Estadual de Saúde Pública - SESAB; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
A Atenção Primária como promotora de Educação em Saúde para adolescente: narrando singularidades e possibilidades; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Escola Estadual de Saúde Pública - SESAB; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Planejamento de gestações na comunidade de Portão em Lauro de Freitas-BA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Escola Estadual de Saúde Pública - SESAB; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
A laqueadura de trompas: um método desejado pelas mulheres da USF Paraguai-Porto Seguro, Bahia; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Escola Estadual de Saúde Pública - SESAB; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Oferta de Exames Básicos (Clínicas, Laboratoriais e Consultas Clínicas) para a população do município de Aramari-BA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde da Família) - Instituto de Saúde Coletiva da Ufba; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Protocolo Organizacional da Atenção Básica de Esplanada; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde da Família) - Instituto de Saúde Coletiva da Ufba; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
T; ROCHA; C; D; A; TEIXEIRA; M; J; S; LUZ; L; SANTIAGO; Acolhimento como Proposta de organização dos Serviços de Saúde; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família com Ên) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
M; S; R; BARROS; M; L; S; ALMEIDA; D; ; L; CARDOSO; Ações da Vigilância Epidemiológica nas Unidades de Saúde da Família: potencialidade para assistência integral, não fragmentada e com qualidade; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família com Ên) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
C; A; PAIVA; A Atuação da 27a DIRES frente aos muncípiosde sua abrangência na atenção básica; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família com Ên) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
S; OLIVEIRA; Avaliação do Programa de Saúde da Família sob a ótica do usuários de Iaçu-BA em 2008; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família com Ên) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Mota; Juliana S; Santos; Luciana T; Barreto; Educação permanente para equipes de Saúde da Família: contribuição dos coordenadores da atenção básica de municípios de pequeno porte; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Escola de Enfermagem da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
da Costa; Marcus V; Prates; Mônica M; Pereira; Processo de trabalho do Agente Comunitário de Saúde como elemento dinamizador do funcionamento do SUS; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Escola de Enfermagem da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Mota, Juliana S; Santos e Luciana T; Barreto; ; Educação permanente para as equipes de Saúde da Família: contribuição dos coordenadores da atenção básica de Municípios de pequeno porte; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Escola de Enfermagem da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
da Costa, Marcus V; Prates e Mônica M; Pereira; Processo de trabalho do Agente Comunitário de Saúde como elemento dinamizador do funcionamento do SUS; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Escola de Enfermagem da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Mello, Silvana C; Costa e Renata Freire; ; Reorganização do Sistema de Informação Ambulatorial (SIA-SUS): monitoramento dos processos de trabalho pela Coordenação da Atenção Básica do Município; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Escola de Enfermagem da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
da S; Filho; Responsabilidade técnica do Serviço de Enfermagem: contribuições para a coordenação do processo de trabalho nas equipes de Saúde da Família; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Escola de Enfermagem da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Aplicação de glosas em um sistema de auditoria municipal do SUS; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde da Família) - Instituto de Saúde Coletiva da Ufba; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Aplicação de glosas em um sistema de auditoria municipal do SUS; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde da Família) - Instituto de Saúde Coletiva da Ufba; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
A importância do recadastramento nacional dos estabelecimentos de saúde (CNES): contribuição para o serviço de auditoria do Sistema Municipal de Saúde de Salvador; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde da Família) - Instituto de Saúde Coletiva da Ufba; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Uma nova proposta político-pedagógica para o ensino médio de enfermagem para a Escola JCA; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Capacitação Pedagógica) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Projeto político pedagógico: reavaliação do planejamento da disciplina enfermagem pediátrica; ; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Capacitação Pedagógica) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
A construção de um plano de curso para a disciplina de saúde coletiva em uma escola para formação de auxilares de enfermagem; ; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Capacitação Pedagógica) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Projeto Político Pedagógico: a caminhada numa pedagogia inovadora para o ensino de enfermagem; ; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Capacitação Pedagógica) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Projeto Político Pedagógico: buscando o compromisso com a qualificação e desenvolvimento dos alunos do curso técnico de enfermagem; ; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Capacitação Pedagógica) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Integrando os conteúdos, aprofundando os conhecimentos: uma proposta de grada curricular para o curso de auxiliar de enfermagem; ; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Capacitação Pedagógica) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Planejando, aplicando e avaliando uma política pedagógica no processo ensino-aprendizagem; ; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Capacitação Pedagógica) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Planejando uma proposta pedagógica para o ensino de enfermagem: buscando a articulação ensino-serviço-comunidade; ; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Capacitação Pedagógica) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Investigando o Projeto Político Pedagógica da Escola de Enfermagem de Teixeira de Freitas; ; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Capacitação Pedagógica) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Rediscutindo a práxis para um novo projeto pedagógico para o ensino de enfermagem; ; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Capacitação Pedagógica) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Hipertensão arterial no caminho da roça; ; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde da Família) - Instituto de Saúde Coletiva da Ufba; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Protocolo preliminar de hipertensão na assistência ao paciente com hipertensão arterial na unidade de saúde da família 1, equipe Itaquar-BA; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde da Família) - Instituto de Saúde Coletiva da Ufba; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
A equipe de saúde da família na assistência ao adolescente; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde da Família) - Instituto de Saúde Coletiva da Ufba; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
A equipe na promoção da saúde: o mutirão contra a hipertensão arterial sistêmica no PSF de Portão - Lauro de Freitas; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde da Família) - Instituto de Saúde Coletiva da Ufba; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
A educação é uma parte essencial do tratamento: promovendo hábitos saudáveis de vida no combate à hipertensão arterial; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde da Família) - Instituto de Saúde Coletiva da Ufba; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Implantação do acolhimento na Unidade de Saúde da Família de Brava, Município de Serra Preta - BA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Especialização em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva da Ufba; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Acolhimento com classificação de risco: um desafio na gestão hospitalar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Especialização Administração Hospitalar) - Fundação Escola de Administração da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
A intersetorialidade e a estratégia saúde da família: o auto de diversos atores; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelato em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Vilela Sancho; O papel do enfermeiro no gerenciamento de resíduos infectantes; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelato em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Análise das ações voltadas para o controle da HAD na equipe de saúde do PSF; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelato em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da UFBA; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Conhecimento Tradicional em Saúde, adolescentes e currículo escolar: buscando possibilidades de trabalhar elementos da prática tradicional para o cuidado da saúde nas disciplinas curriculares do ensino médio; 2013; Orientação de outra natureza; (Programa PIBIC JÚNIOR - UFBA) - Escola de Enfermagem da UFBA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Gesilda Meira Lessa;
Produções bibliográficas
-
ALMEIDA, Mara Zélia de ; LESSA, G. M. ; SILVA, Mayara de Queiroz Oliveira Ribeiro ; CARDOSO, D. N. ; SANTOS, Flora de Aquino . FITOTERAPIA NO SUS NO ESTADO DA BAHIA: contribuição para valorização do conhecimento e das práticas tradicionais na rede básica de saúde. Revista Fitos (ALANAC) , v. 06, p. 256-262, 2011.
-
LESSA, G. M. ; SAUTHIER, M. ; POMPA, C. T. . Tipos de Pesquisa: buscando uma visão ampla e integradora ds possibilidades de estudos na enfermagem. Revista Peruana de Enfermeria Investigación y Desarrollo, Trujillo, 2004.
-
LESSA, G. M. . Residência Multiprofissional como expectativa de atuação interdisciplinar na assistência à saúde da família. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 53, n.n. especia, p. 107-110, 2000.
-
LESSA, G. M. . Educação Permanente: gerência participativa como cidadania e qualidade de vida. I Encontro Estadual do PSF - Re-visões do PSF: Os olhares baianos. : , 2005, v. , p. -.
-
LESSA, G. M. . A assistência à mulher na dificil arte de gestar. In: Delvair de Brito Alves. (Org.). Trabalho, educação e conhecimento; uma contribuuição aos estudos da força de trabalho feminina. : , 1997, v. , p. 183-193.
-
LESSA, G. M. . A insustentável naturalidade da dominação masculina e da subordinação feminina. In: Delvair de Brito Alves. (Org.). Trabalho, educação e saúde: uma contribuição aos estudos da força de trabalho feminina. Salvador: DANKAK, 1997, v. , p. 163-182.
-
LESSA, G. M. ; GUIMARAES, J. M. M. ; PAIM, M. C. . MODALIDADE EAD: CONTRIBUIÇÕES DA CAPACITAÇÃO DE GESTORES DO SUS. In: 18o Congresso Internacional de Educação a Distância - ABED, 2012, São Luiz - Maranhão. Anais do 18o Congresso Internacional de Educação a Distância ABED, 2012.
-
LESSA, G. M. . Educação permanente: gerência participativa como cidadania e qualidade de vida.. In: I Encontro Estadual de Saúde da Família - Re-visões do PSF: Os olhares baianos, 2005, Salvador. Anais do I Encontro Estadual de Saúde da Família - Re-visões do PSF: Os olhares baianos. Salvador: SESAB, 2005.
-
LESSA, G. M. ; CARVALHO, V. ; MALVEIRA, E. A. P. ; GRIEP, R. H. . Buscando a (re)organização do trabalho na rede básica de saúde: uma visão preliminar da atuação da enfermeira no Programa de Saúde da Família. In: II Encontro Internacional de Pesquisa em Enfermagem, 2002, Águas de Lindóia - SP. II Encontro Internacional de Pesquisa em Enfermagem: trajetória espaço-temporal da pesquisa. São Paulo: Fundação de Apoio a Universidade de São Paulo, 2002.
-
LESSA, G. M. . Movimento feminista e currículo de enfermagem na universidade. In: Encontro da Rede Regional Norte Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero, 1988, São Luís. 7 Encontro da Rede Regional Norte Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero, 1988.
-
ALMEIDA, Mara Zélia de ; LESSA, G. M. ; SILVA, Mayara de Queiroz Oliveira Ribeiro ; SANTANA, Giovana ; CARDOSO, Daniel César Nunes ; SANTOS, Flora de Aquino . Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: desafios na implantação da Fitoterapia no SUS-BA. In: I Congresso de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde, 2010, Salvador. I Congresso de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde, 2010.
-
FREITAS, P. L. C. ; LESSA, G. M. . Conhecimento Tradicional em Saúde, adolescentes e currículo escolar: buscando possibilidades de trabalhar elementos da prática tradicional para o cuidado da saúde nas disciplinas curriculares do ensino médio. In: XXXII SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA, 2013, Salvador. Anais do XXXII Seminário Estudantil de Pesquisa. Salvador: EDUFBA, 2013.
-
LESSA, G. M. ; PIRES, C. D. O. ; OLIVEIRA, P. R. A. . Tecnologia Social: buscando novas perspectivas para a área da saúde.. In: 8o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11o Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Anais...8o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11o Congresso Mundial de Saúde Pública. Rio de Janeiro: ABRASCO.
-
PIRES, C. D. O. ; LESSA, G. M. . Tecnologias Sociais nos seviços de saúde: implementando a busca das práticas emancipatórias nas equipes de saúde. In: XXV Seminário Estudantil de Pesquisa - PIBIC - UFBA, 2006, Salvador. Anais XXV Seminário Estudantil de Pesquisa. Salvador: UFBA, 2006.
-
ANDRADE, A. S. ; ARGOLLO, C. E. T. ; LESSA, G. M. . Formação profissional da enfermeira para o trabalho no PSF: o estágio curricular e a experiência do planejamento familiar na atenção ao adolescente. In: I Encontro Estadual de Saúde da Família - Re-visões do PSF: Os olhares baianos, 2005, Salvador. I Encontro Estadual do PSF - re-visões do PSF: Os olhares baianos. Salvador: SESAB, 2005.
-
OLIVEIRA, G. R. ; OLIVEIRA, S. R. ; NERIS, R. C. ; FROIS, J. S. ; LOPES, H. M. ; LESSA, G. M. . Estudo Sistêmico Familiar: Relato de um estudo de caso sobre alcoolismo utilizando instrumentos de intervenção familiar. In: I Encontro Estadual de Saúde da Família - Re-visões do PSF: Os olhares baianos, 2005, Salvador. I Encontro Estadual de Saúde da Família - Re-visões do PSF: Os olhares baianos. Salvador: SESAB, 2005.
-
SALLES, N. N. S. ; CERQUEIRA, L. ; LESSA, G. M. ; ALMEIDA, T. F. . Visita Domiciliar: refletindo a busca da integralidade da assistência na saúde da família. In: I Encontro Estadual de Saúde da Família - Re-visões do PSF: Os olhares baianos, 2005, Salvador. I Encontro Estadual de Saúde da Família - Re-visões do PSF: Os olhares baianos. Salvador: SESAB, 2005.
-
SALLES, N. N. S. ; LESSA, G. M. . Atendimento a pacientes com quadro de depressão: limites técnicos da atuação dos profissionais das Equipes de Saúde da Família. In: I Encontro Estadual de Saúde da Família - Re-visões do PSF: Os olhares baianos, 2005. Salvador: SESAB.
-
LESSA, G. M. ; FREITAS, A. V. S. ; MENEZES, E. L. C. ; SANTOS, L. T. S. E. ; BONFIM, T. . Mães e filhos: a difícil convivência de gerações. In: I Seminário Intermacional Enfoques Feministas e o Século XXI:feminismo e Universidade na América Latina, 2005, Salvador. Anais do I Seminário Intermacional Enfoques Feministas e o Século XXI:feminismo e Universidade na América Latina. Sallvador: UFBA, 2005.
-
OLIVEIRA, C. D. ; OLIVEIRA, P. R. A. ; LESSA, G. M. . Tecnologias sociais nos serviços de saúde: práticas emancipatórias, enfermagem e promoção da saúde. In: VI Seminário de Pesquisa da EEUFBA, 2005, Salvador. Anais do VI Seminário de Pesquisa da EEUFBA. Salvador: UFBA, 2005.
-
XAVIER, L. P. L. C. ; SOUZA, N. S. ; SENA, V. C. ; SILVA, A. L. M. ; COSA, E. S. ; COSTA, F. T. ; SOUZA, M. S. ; LESSA, G. M. . Atuação da enfermeira no cuidado aos portadores da anemia falciforme: ênfase na prevenção e qualidade de vida. In: XXIV Seminário Estudantil de Pesquisa, 2005, Salvador. Anais do XXIV Seminário Estudantil de Pesquisa. Salvador: UFBA, 2005.
-
OLIVEIRA, P. R. A. ; VIEIRA, M. S. ; COSTA, E. S. ; SILVA, L. S. ; LESSA, G. M. . Atuação da enfermeira no cuidado da mulher na fase reprodutiva; açõe e possibilidades no programa de saúde da família. In: XXIV Seminário Estudantil de Pesquisa, 2005, Salvador. Anais do XXIV Seminário Estudantil de Pesquisa. Salvador: UFBA, 2005.
-
BARROS, A. R. ; CUNHA, M. S. ; BACELAR, Â. C. ; LESSA, G. M. ; OLIVEIRA, D. S. ; COSTA, E. S. . Atuação do enfermeiro no contexto da Doença de Chagas: uma abordagem social. In: XXIV Seminário Estudantil de Pesquisa, 2005, Salvador. Salvador: UFBA, 2005.
-
ARAÚDJO, M. A. F. ; SOUZA, L. C. ; TRINDADE, F. T. ; ALMEIDA, T. C. M. ; GUIMARÃES, A. F. ; COSTA, E. S. ; SILVA, M. C. M. ; LESSA, G. M. . As aplicaões da medicina nuclear e o papel do enfermeiro. In: XXIV Seminário Estudantil de Pesquisa, 2005. Anais do XXIV Seminário Estudantil de Pesquisa. Salvador: UFBA.
-
SILVA, L. P. ; MOTA, T. B. ; SANTOS, F. R. P. ; FREIRE, N. C. ; LESSA, G. M. ; SILVA, R. N. . Alterações respiratórias em crianças com HIV positivo. In: XXIV Seminário Estudantil de Pesquisa, 2005, Salvador. Anais do XXIV Seminário Estudantil de Pesquisa. Salvador: UFBA, 2005.
-
FRUTUOSO, I. G. ; SANTOS, A. M. ; LESSA, G. M. . Atividade Educativa Desenvolvida na Área 060 da Unidade de Saúde da Família Joanes Leste (Relato de Experiência). In: V Seminário de Pesquisa da EEUFBA, 2004, Salvador. V Seminário de Pesquisa da EEUFBA. Salvador: UFBA, 2004.
-
SANTOS, L. T. S. E. ; LESSA, G. M. . A Implantação de Grupo Educativo para Portadores de Diabettes Mellitus e Hipertensão Arterial na Unidade de Saúde da Família Joanes Centro-Oeste, Salvador, Bahia. In: V Seminário de Pesquisa da EEUFBA, 2004, Salvador. V Seminário de Pesquisa da EEUFBA. Salvador: UFBA, 2004.
-
LESSA, G. M. ; CARVALHO, V. . Práticas de enfermagem subjacentes ao Programa de Saúde da Família e o modelo de atenção a saúde. In: 12o Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2003, Porto Seguro. 12o Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. Brasília: Associação Brasileira de Enfermagem, 2003.
-
LESSA, G. M. ; CARVALHO, V. ; SANTOS, R. M. O. . O PSF na Bahia: analisando a atuação da enfermeira frente a necessidade de (re)organização da rede básica de saúde. In: 54o Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002, Fortaleza. 54o Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002.
-
LESSA, G. M. . A influencia da sociologia do conhecimento nos estudos sobree a prática e o ensino de enfermagem na decada de 80.. In: 53 Congresso Nacional de Enfermagem, 2001, Curitiba, 2001.
-
LESSA, G. M. . O uso dos web sites no ensino de graduação em enfermagem: limites e perspectivas.. In: 53 Congresso Nacional de Enfermagem, 2001, Curitiba, 2001.
-
LESSA, G. M. . Consciência de gênero: desenvolvimento nos currículos de graduação em enfermagem. In: 51 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1999, Florianópolis. Anais do 51 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1999.
-
LESSA, G. M. . Questioning the biological discurso em climaterium: for an integral attendande to the woman's health. In: 2 Womens's and children's health issues: a global perspective, 1999, Maui. 2 Womens's and clhildren's health issues: a global perspective, 1999.
-
LESSA, G. M. . Serviços de enfermagem na rede básica: mudanças frente ao processo de municipalizão da saúde. In: 51 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1999, Florianópolis. 51 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1999.
-
LESSA, G. M. . Introdução da assisstência à saúde da família no currículo de graduação em enfermagem: análise e perspectivas. In: I Amostra sobre o PACS e PSF, 1999, Brasília. Anais da I Amostra sobre o PACS e PSF, 1999.
-
LESSA, G. M. . Mulher, gênero e climatério. In: Encontro da Rede Nacional Norte Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero, 1998, Maceió. Anais do 6 Encontro da Rede Nacional Norte Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero, 1997.
-
LESSA, G. M. . Relações de Gênero: concepções e reflexos na ciência e na prática da área da saúde. In: Encontro da Rede Nacional Norte Nordeste de Estudos sobre a Mulher e Relações de Gênero, 1998, Maceió. Anais do 6 Encontro da Rede Nacional Norte Nordeste de Estudos sobre a Mulher e Relações de Gênero, 1998.
-
LESSA, G. M. . Enfermagem e AIDS: o que temos produzido. In: Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1998, Salvador. 50 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1998.
-
LESSA, G. M. . Os estereótipos femininos e a formação da nova imagem da enfermeira. In: Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1998, Salvador. 50 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1998.
-
LESSA, G. M. . Gênero, relações de gênero e consciência de gênero nos currículos de graduação em enfermagem. In: 50 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1998, Salvador. 50 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1998.
-
LESSA, G. M. . Percepção das Mulheres sobre Climatério eMenopausa. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 1997, Vitória do Espírito Santos. Anais do 9 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 1997.
-
LESSA, G. M. ; CAMARGO, C. ; SANTANA, A. M. ; SILVA, M. S. ; SANTOS, M. L. . Saúde do Adolescente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FREITAS, P. L. C. ; LESSA, G. M. . Conhecimento Tradicional em Saúde, Adolescentes e Currículo Escolar: buscando possibilidades de trabalhar elementos da prática tradicional para o cuidado da saúde nas disciplinas curriculares do ensino médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTANA, A. M. ; LESSA, G. M. ; COSA, E. S. . HIPERTENSÃO ARTERIAL EM ADOLESCENTES COMO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA: uma revisão bibliográfica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRITO, A. O. ; MOREIRA, A. P. A. ; JESUS, C. R. C. ; LIRIO, J. G. S. ; LESSA, G. M. . Relato de Experiência: cuidado de enfermagem a uma usuária cadastrada no Hiperdia em uma unidade básica de saúde em Salvador-Ba. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LESSA, G. M. ; MAGALHAES, J. M. ; PAIM, M. C. . MODALIDADE EAD: CONTRIBUIÇÕES DA CAPACITAÇÃO DE GESTORES DO SUS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, Mara Zélia de ; LESSA, G. M. ; JOSE, H. ; GUEDES, Maria Lenise Silva . Conhecimento tradicional sobre a utilização de plantas medicinais em uma comunidade quilombola da Bahia: ervas usadas para a hipertensão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, Mara Zélia de ; Gesilda Meira Lessa ; SILVA, Mayara de Queiroz Oliveira Ribeiro da ; GUEDES, Maria Lenise Silva ; LESSA, G. M. . Conhecimento tradicional sobre a utilização de plantas medicinais em uma comunidade quilombola da Bahia: Contribuições para a Relação Estadual e Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, Mara Zélia de ; LESSA, G. M. ; SILVA, Mayara de Queiroz Oliveira Ribeiro ; SANTANA, Giovana ; CARDOSO, Daniel César Nunes ; SANTOS, Flora de Aquino . Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: desafios na implantação da Fitoterapia no SUS-BA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LESSA, G. M. ; FREITAS, A. V. S. ; GESTEIRA, S. ; OLIVEIRA, J. F. ; MENEZES, Tânia ; FERNANDES, S. L. S. A. ; SOUZA, Greice ; RODRIGUES, Q. P. . Implantando o componente curricular Fundamentos do Cuidado em Saúde Coletiva: do processual ao específico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CRUZ, D. S. ; CARVALHO, J. P. ; NUNES, L. C. ; CASTRO, L. S. A. ; ALMEIDA, M. S. ; LESSA, G. M. . Estímulo à adesão a terapia medicamentosa da hipestensão arterial e da diabetes mellitus: um cuidado de enfermagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NOGUEIRA, I. N. ; LESSA, G. M. ; COSTA, E. S. . Fisioterapeuta Auditor: perfil geral e perspectivas de atuação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NOGUEIRA, I. N. ; LESSA, G. M. ; COSTA, E. S. . III Fórum de Auditoria em Sistema e Serviços de Saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Mayara de Queiroz Oliveira Ribeiro da ; CARDOSO, D. N. ; SANTANA, Giovana ; SOUZA, G. S. ; COSTA, L. A. ; GOMES, J. B. ; RODRIGUES, F. F. ; LESSA, G. M. ; ALMEIDA, Mara Zélia de . A implantação da Fitoterapia no SUS no Estado da Bahia: uma proposta para gestores.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PAIXAO, R. O. ; LESSA, G. M. . Gestão de Cuidado e participação social como estratégias de mobilização social e resgate de práticas de saúde tradicionais de matriz africana: analisando as prespectivas dos informantes chaves em um município da região metropolitana de Salvador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LESSA, G. M. ; FREITAS, A. V. S. ; GESTEIRA, S. ; OLIVEIRA, J. F. ; MENEZES, Tânia ; FERNANDES, S. L. S. A. ; SOUZA, Greice ; RAMOS, J. L. C. ; RODRIGUES, Q. P. . Implantando o componente curricular Fundamentos do Cuidado de Enfermagem em Saúde Coletiva: do processual ao específico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LESSA, G. M. ; SANTOS, T. A. ; COSA, E. S. . O Método Pilates e à Dor Lombar Crônica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LESSA, G. M. ; LIMA, A. M. ; COSTA, E. S. . Quimioterápicos Antineoplásicos e Risco Ocupacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LESSA, G. M. ; COSTA, A. P. ; COSTA, E. S. . Alterações Fisiopatológicas em crianças com Doença Renal Crônica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LESSA, G. M. ; SANTOS, L. C. ; COSA, E. S. . Principais causas da falha no Desmane da ventilação mecânica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LESSA, G. M. ; AMORIM, J. S. ; COSA, E. S. . Auditoria da Qualidade da Assitência em Enfermagem na prevenção úlceras de pressão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LESSA, G. M. ; GOMES, J. I. ; COSA, E. S. . O desenvolvimetno do Conhecimento a cerca da violência no âmbito do Atendimento Pré-Hospitalar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LESSA, G. M. ; RAMOS, L. L. S. . Importância do Enfermeiro Auditor e suas Funções no Processo de Auditoria nos Serviços Hospitalares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LESSA, G. M. ; RIBEIRO, N. P. . Acolhimento com Classificação de Risco em Pediatria: uma proposta de intervenção par Integralizaçã do atendimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JESUS, Ana Greice Teles de ; LESSA, G. M. . Auditoria x Classificação de Risco de Unidade de Grande Porte. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GUIMARÃES, Luciana Borges ; LESSA, G. M. . Preconceito e Discriminação sob a Ótica dos Profissionais de Saúde. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
QUEIROZ, Ciro Oliveira ; ALMEIDA, Rogério Tosta de ; LESSA, G. M. . Núcleos de Apoio a Saúde da Família e o profissionais de Educação Física. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GOMES, Wilker Guerra ; LESSA, G. M. . Auditoria e Faturamento. Influência das Não Conformidades Presentes no Registro de Enfermagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, Agnaldo Moreira de ; LESSA, G. M. . O uso do Coquitel Haart na Terapia de Portador de HIV. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CONCEIÇÃO, Jacira Gonçalves ; LESSA, G. M. . Análise de Dados do SINAN NET: perfil epidemiolígico da tuberculose no Distrito Sanitário de Brotas - Salvador/Bahia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LESSA, G. M. . A formação dos profissionais de enfermagem e as práticas de enfermagem e as práticas de Saúde Coletiva. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LESSA, G. M. . A organização do trabalho em enfermagem no Programa Saúde da Família. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LESSA, G. M. . Programa de Saúde da Família. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LESSA, G. M. ; CARVALHO, V. . Atuação da enfermeira nas equipes do Programa de Saúde da Família do Estado da Bahia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004 (Tese de Doutorado).
Outras produções
FREITAS, A. V. S. ; ROSA, D. O. ; ALVES, E. S. ; LESSA, G. M. ; MENEZES, Tânia . Membro de Colegiado do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem-UFBA ( 2011 - 2012). 2012.
LESSA, G. M. . Consultora Ad Hoc da Revista Baiana de Enfermagem. 2011.
LESSA, G. M. . Consultora Ad Hoc da Revista Baiana de Enfermagem. 2010.
LESSA, G. M. . Consultora Ad Hoc da Revista Baiana de Enfermagem. 2009.
LESSA, G. M. . Projeto de Educação à Distância - SESAB/EESP. 2005.
LESSA, G. M. ; PRATES, D. B. ; ALEGRE, A. M. . Comissão para análise das provas do processo seletivo Vagas Residuais 2012. 2012.
SOUZA, E. A. ; LESSA, G. M. . Relatório Final do Curso de Elaboração de Projetos e Pesquisas. 2013.
SOUZA, E. A. ; LESSA, G. M. . Relatório Final do V FÓRUM DE AUDITORIA EM SISTEMA E SERVIÇOS DE SAÚDE. 2013.
LESSA, G. M. ; ALMEIDA, Mara Zélia de . Relatório nº 536- Elaborado com base na proposta de nº 950 Educação em Saúde: práticas interdisciplinares de promoção da saúde em comunidades. 2010.
LESSA, G. M. ; ALMEIDA, Mara Zélia de . Educação em Saúde: práticas interdisciplinares de promoção da saúde em comunidades. 2009.
COSTA, E. S. ; LESSA, G. M. . Coordenação do Curso de Elaboração de Projetos de Pesquisa em Saúde. 2009.
LESSA, G. M. ; PAIM, M. C. ; FONTOURA, M. S. ; ALVES, V. S. ; VELOSO, R. . Projeto EAD-SUS: incorporação da modalidade de ensino a distância ao processo de educação permanente para profissionais do SUS do estado da Bahia. 2008.
FONTOURA, M. S. ; LESSA, G. M. ; PINTO, Heider Aurélio . Projeto de Elaboração do II Curso de Especialização em Saúde da Família com Ênfase na Coordenação e Gerenciamento de Processos de Trabalho. 2008.
ALMEIDA, Deybson Borba de ; SANTOS, L. ; LESSA, G. M. . Projeto de Educação Permanente para Trabalhadores da Saúde da Rede de Urgências SUS. 2008.
LESSA, G. M. . Relatório Final do Curso de Especialização em Saúde da Família com Ênfase na Coordenação e Gerenciamento de Processos de Trabalho. 2008.
ESPERIDIÃO, Monique Azevedo ; FONTOURA, M. S. ; LESSA, G. M. . Projeto do Curso de Gestão Hospitalar para o SUS-B. 2007.
LESSA, G. M. . Coordenação da Disciplina Educação Permanente em Saúde. 2007.
LESSA, G. M. . Coordenação do Curso de Especialização em Saúde da Família com Ênfase na Coordenação e Gerenciamento de Processos de Trabalho. 2007.
LESSA, G. M. . Docência na Disciplina Projetos de Intervenção e Transformação das Práticas de Atenção à Saúde na Atenção Básica. 2007.
LESSA, G. M. . Docência na Disciplina Desenvolvimento de Projetos e Trabalho de Conclusão de Cursos. 2007.
LESSA, G. M. . Parecerista do Comitê da Ética da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. 2007.
LESSA, G. M. ; OLIVEIRA, C. D. ; OLIVEIRA, P. R. A. . Tecnologias sociais e práticas emancipatórias nos serviços de saúde. 2006.
LESSA, G. M. ; OLIVEIRA, C. D. ; MIRANDA, B. L. V. . Tecnologias sociais nos serviços de saúde: preservação do meio ambiente como questão de saúde e cidadania. 2006.
LESSA, G. M. . Curso de Especialização em Saúde da Família com Ênfase na Coordenação e Gerenciamento de Processos de Trabalho. 2006.
LESSA, G. M. . Docência na Disciplina Políticas de Saúde, Modelos de Gestão e Planejamento no Processo de Trabalho da Área da Saúde. 2006.
LESSA, G. M. ; OLIVEIRA, C. D. ; OLIVEIRA, P. R. A. . Tecnologias sociais nos serviços de saúde: enfermagem, práticas emancipatórias e promoção da saúde. 2005.
LESSA, G. M. ; SANTOS, A. M. ; CARIBE, I. G. . Analisando as práticas da enfermeira nas unidades de saúde da família: atividades educativas e comunicação com a comunidade. 2004.
LESSA, G. M. ; SANTOS, L. T. . Analisando as práticas da enfermeira nas unidades de saúde da família: reorgnizando grupos educativos para portadores de diabettes melitus e hipertensão. 2004.
COSTA, E. S. ; LESSA, G. M. . Experiências de enfermagem em saúde coletiva: integração ensino-serviço no Programa de Saúde da Família. 2004.
LESSA, G. M. . Atuação da enfermeira nas equipes do Programa de Saúde da Família do Estado da Bahia. 2004.
LESSA, G. M. ; SANTOS, A. M. ; CARIBE, I. G. . Analisando as práticas da enfermeira nas unidades de saúde da família: atividades educativase comunicação com a comunidade. 2004.
LESSA, G. M. . Proposta Técica do Projeto de Profissionalização dos Trabalhdores da Área de Enfermagem - PROFAE-Região Nordeste. 2000.
LESSA, G. M. . Implantação do Núcleo de Tecnologia e Educação Permanente a Distância para a Àrea da Saúde - Relatório Final. 2014. (Relatório Final de Projeto de Extensão Proposta 1932).
LESSA, G. M. . Hipertensão e Diabetes: uma abordagem virtual. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
COSTA, E. S. ; Gesilda Meira Lessa ; LESSA, G. M. . Curso de Elaboração de Projetos de Pesquisa em Saúde. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LESSA, G. M. . Processo de Trabalho Na atenção Básica/Saúde da Família. 2010. (Coordenação de mesa redonda na I Mostra Integrada Saúde da Família e Vigilancia da Saúde).
LESSA, G. M. . Tecnologias do Cuidado na Atenção Básica. 2010. (Coordenação de mesa redonda na I Mostra Integrada Saúde da Família e Vigilancia da Saúde).
COSTA, E. S. ; LESSA, G. M. . Curso de Elaboração de Projetos de Pesquisa em Saúde. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LESSA, G. M. . Educação em Saúde: práticas interdisciplinares de promoção da saúde em comunidades quilombolas. 2009. (Coordenação de projeto).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2012
Projeto de pesquisa: Plantas medicinais e fitoterapia: desenvolvimento de estratégias de mobilização social e resgate de práticas de saúde tradicionais de matriz africana no município de São Francisco do Conde (Edital Pró-Saúde ? FAPESB, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gesilda Meira Lessa - Integrante / Mara Zélia de Almeida - Coordenador / Mayara de Queiroz Oliveira Ribeiro da S - Integrante / Márcia Gomes Duarte - Integrante.
-
2010 - 2011
Gestão de cuidado e participação social como estratégias de mobilização social e resgate de práticas de saúde tradicionais de matriz africana: analisando as perspectivas dos informantes chaves em um município da região metropolitana de Salvador, Descrição: Projeto em parceria com a FARTERRA, da Faculdade de Farmácia, cujo Projeto Principal (Almeida, 2010) foi desenvolvido em São Francisco do Conde e possui seu foco central nas práticas de saúde com matriz africana e a introdução da Fitoterapia no SUS (2010-2012). O estudo teve como objetivos: favorecer a iniciação científica de jovens pesquisadores; contribuir para o conhecimento das formas de cuidar da saúde que estão presentes em comunidades de matriz africana; identificar, nas falas dos informantes chaves formas tradicionais de cuidado à saúde, incorporação de conhecimento sobre plantas medicinais e fitoterápicas; analisar como a presença de conhecimentos tradicionais contribui para participação cidadã da população negra nas políticas públicas de saúde, mobilização social e cidadania.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gesilda Meira Lessa - Coordenador / Raabe Oliveira Paixão - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa.
-
2005 - 2006
LESSA, G. M.; OLIVEIRA, C. D.; OLIVEIRA, P. R. A. Tecnologias Sociais nos serviços de saúde: enfemagem, práticas emancipatórias e promoção da saúde. 2005 (Projeto PIBIC). 2005-2006., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gesilda Meira Lessa - Coordenador / Cidia Daniela de Oliveira Pires - Integrante / Patricia Rosa de Andrade Oliveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
Projetos de desenvolvimento
-
2006 - 2014
IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE TECOLOGIA E EDUCAÇÃO PERMANENTE À DISTÂNCIA PARA A ÁREA DA SAÚDE, Descrição: Período de Implantação oficializado e concluído, atualmente em reorganização. O Núcleo de Educação a Distância (NEAD-EEUFBA), atividade de extensão possui como objetivos: contribuir para o desenvolvimento de atividades educacionais na área da saúde, incorporando tecnologias do EAD complementares ao ensino de enfermagem; estabelecer parcerias e capacitação com utilização do EAD. estruturação e capacitação para elaboração e disponibilização no Moodle-UFBA de material didático para cursos na modalidade EAD; capacitação na utilização da ferramenta Moodle e implantação de site. A inclusão de bolsistas do Permanecer-UFBA nesse processo apresentou-se como oportunidade de inclusão digital, aprendizado de ferramentas da informática, atividades de estudo e pesquisas, alem de viabilizar as atividades de capacitação do Núcleo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gesilda Meira Lessa - Coordenador / Adriana Valéria da Silva Freitas - Integrante / CPD - UFBA - Integrante., Número de produções C, T & A: 6
Prêmios
2010
Mensão Honrosa como poster da Área de Saúde Pública, Universidade Federal da Paraíba.
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - 2011
Escola Nacional de Saúde PúblicaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 8
Outras informações:
Tutora no Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS, cuja carga horária é de 180 horas e foi desenvolvido pela Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Fiocruz.
1995 - 2015
Universidade Federal da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora Aposentada - UFBA.
Atividades
-
02/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Comunitária.,Linhas de pesquisa
-
08/1999
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Comunitária.,Serviço realizado, Consultoria no Curso de Residência em Saúde da Família-ISC-UFBA.
-
06/1999
Direção e administração, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Comunitária.,Cargo ou função, vice-chefe de departamento.
-
02/1995
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Enfermagem de Saúde Pública, Saneamento e Saúde da Comunidade, Enfermagem em Saúde Coletiva, Estágio Curricular, Métodos e técnicas de pesquisa
2007 - 2009
Secretaria de Saúde do Estado da BahiaVínculo: Cedido para cargo de confiança, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40
1984 - 1994
Secretria da Saúde do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gesilda Meira Lessa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?