Cíntia Pessôa Rezende Barreiros
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Salgado de Oliveira (2007), Bacharelado em Educação Física pela UFJF (2009), Licenciatura em Educação Física pela UFJF (2010) e Pós-Graduação em Docência na Educação Superior pela Rede de Educação Claretiano. É mestre pelo PROFEPT-MT.
Informações coletadas do Lattes em 30/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT
2018 - 2020
Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Mato Grosso
Título: O documentário como ferramenta para conscientização sobre a importância de práticas atitudinais inclusivas, Ano de Obtenção: 2021
Albéria Cavalcanti de Albuquerque.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado profissional em andamento em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT
2018 - Atual
Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Mato Grosso
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Albéria Cavalcanti de Albuquerque
Especialização em Pós-Graduação a Distância Docência na Educação Superior
2018 - 2018
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT
Título: Educação Superior na Perspectiva Inclusiva
Orientador: Alexandre José Cruz
Especialização interrompida em 2009 em Acupuntura
2007 - Atual
Instituto Superior de Ciências da Saúde
Ano de interrupção: 2009
Graduação em Educação Física
2006 - 2010
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Educação Física na Perspectiva dos Alunos da EJA do Colégio de Aplicação João XXIII
Orientador: Maria Lúcia de Castro Polisseni
Graduação em Educação Física
2006 - 2009
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Incidência de Alterações Posturais da Cintura Escapular em Universitários da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora
Orientador: Maria Lúcia de Castro Polisseni
Graduação em Fisioterapia
2003 - 2007
Universidade Salgado de Oliveira
Título: Paralisia Facial em decorrência de um traumatismo crânio-encefálico: Estudo de caso
Orientador: Magdaline Ladeira
Formação complementar
2013 - 2013
NeoPilates. (Carga horária: 40h). , Instituto Amanada Bráz, IAB, Brasil.
2011 - 2011
Pilates Clínico. (Carga horária: 110h). , Fisiomanual, FISIOMANUAL, Brasil.
2011 - 2011
Mulligan Manual Therapy. (Carga horária: 40h). , The Mulligan Concept Teachers Association, THE MULLIGAN CON, Brasil.
2010 - 2010
Acupuntura Estética. (Carga horária: 16h). , Instituto Superior de Ciências da Saúde, INCISA, Brasil.
2007 - 2007
Massoterapia Sueca. (Carga horária: 20h). , Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora, ESTÁCIO JF, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.
Participação em eventos
"V WORKIF - WORKSHOP DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO. PERSPECTIVAS DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: PROBLEMAS E DESAFIOS. 2018. (Congresso).
33 Simpósio Internacional de Ciência do Esporte. Modificações Antropométricas e somatotípicas em atletas de voleibol profissional após um período de preparação. 2010. (Congresso).
32 Simpósio Internacional de Ciência do Esporte. Recuperação da Frequência Cardíaca Pós esforço máximo: uma comparação entre indivíduos de diferentes níveis de atividade física. 2009. (Congresso).
III Simpósio de Pesquisa em Educação Física.Incidência de Alterações Posturais da Cintura Escapular em Universitários da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2009. (Simpósio).
Jogos Universitários Mineiros JUMS 2008. Coordenação Esportiva do JUMs. 2008. (Olimpíada).
IV Simpósio de Fisioterapia da UNIVERSO/JF.OSTEOPOROSE. 2007. (Simpósio).
IV Congresso de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2006. (Congresso).
Mutirão da Saúde- Fisioterapia Cidadã. Mutirão da saúde. 2006. (Feira).
III Simpósio de Fisioterapia da UNIVERSO. 2005. (Simpósio).
Semana Acadêmica de Fisioterapia. 2004. (Oficina).
Seminário " A saúde na perspectiva da qualidade de vida". 2004. (Seminário).
Participação em bancas
Azevedo, F. E. S;REZENDE, C. P.. Jogos, brincadeiras e atividades lúdicas aplicados a criança com necessidades educacionais especiais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
Produções bibliográficas
-
POLISSENI, M. L. C. ; REZENDE, C. P. ; FAIAO, D. R. ; FERREIRA, M. E. C. ; FORTES, L. S. . Avaliação postural e muscular da cintura escapular em adultos jovens, estudantes universitários. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO , v. 18, p. 56-63, 2010.
-
REZENDE, C. P. ; Albuquerque, A. C. . PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EJA: SENSIBILIZAR PARA CONSCIENTIZAR.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
REZENDE, C. P. . Diferentes Deficiências Motoras e seus Conceitos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
REZENDE, C. P. . Fisioterapia na Perspectiva da Inclusão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
PROPOSTA DE PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, Descrição: O objetivo geral desta pesquisa é propor uma prática de Educação Inclusiva no Ensino da Educação Física, para a Educação de Jovens e Adultos por meio da sensibilização de professores e alunos. A presente pesquisa será de natureza aplicada, pautada na metodologia de abordagem dialética ? qualitativa e quantitativa, objetivando a exploração e descrição do objeto de forma sistematizada e contextualizada, visando propor uma nova ideia para o pensar e o olhar sobre a inclusão na Educação de Jovens e Adultos na cidade de Vilhena. O produto educacional a ser desenvolvido, se enquadra na categoria: material interativo e mídia educacional, e contempla uma oficina de ?Sensibilização? e a elaboração de ?Vídeo para Boa Convivência com Pessoas com Deficiência?. Espera-se, que a presente proposta possibilite uma maior interação da comunidade escolar, e promova mudanças no pensar, agir, compreender e lidar com pessoas com deficiência e consequentemente contribua para o acesso, a participação mais efetiva, a permanência e o êxito desses alunos na escola. Pois se acredita na transformação da realidade escolar a partir da inclusão, e na importância da convivência entre todos para uma formação mais humana, democrática e inclusiva.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Cíntia Pessoa Rezende Barreiros - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Mato GrossoVínculo: , Enquadramento Funcional:
2019 - 2020
Faculdades Integradas Aparício CarvalhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior, Carga horária: 13
Outras informações:
Professora das disciplinas:
Nutrição Esportiva
Recursos Terapêuticos Manuais
Metodologia Científica
Distúrbios Vestibulares
2019 - 2020
Faculdades Integradas Aparício CarvalhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Participante do Núcleo Docente Estruturante, Carga horária: 1
2019 - 2019
Faculdades Integradas Aparício CarvalhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Superior, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora das disciplinas:
Fisioterapia Geral
Fisioterapia Preventiva
Atividade Física para Grupos Especiais
2017 - 2019
Studio Litiê FerreiraVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Pilates e Fisioterapeuta, Carga horária: 40
2012 - 2016
Clínica ECOSVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates, Carga horária: 16
2009 - 2011
Estilo Livre Escola de NataçãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Natação, Carga horária: 20
2012 - 2016
Allegro Espaço da DançaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Tecido Acrobático, Carga horária: 8
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cíntia Pessôa Rezende Barreiros e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?