Vanessa Augusta Scudeler Lima

AREAS: EXECUTIVA - ADMINISTRAÇÃO/ACADÊMICA - MAGISTÉRIO EM GRADUAÇÃO - Habilidade na estruturação redacional de materiais técnico, didáticos, jornalísticos e entretenimento. - Liderança na implementação de projetos de alcance multidisciplinar, na indústria. - Palestrante e comunicadora ministrando conhecimento e divulgando atualidades no meio empresarial. - Repórter e produtora em radiodifusão aberta ou em circuitos fechados. - Desenvolvimento de aplicativos para produção e planejamento gráfico.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização interrompida em 2008 em Comunicação e Marketing

2007 - interrompida

Universidade de São Paulo
Orientador: Dr. Mitsuru Higuchi Yanaze
Ano de interrupção: 2008

Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo

1997 - 2000

Universidade de Sorocaba
Orientador: Prof. Dr. Ricardo Augusto Silveira Orlando

Formação complementar

2008 - 2008

Management of Business Communication. , University of Florida.

2005 - 2005

Comunicação Interna. , Sindicato dos Jornalistas.

2001 - 2001

Web Design. , Colégio Dom Aguirre.

2000 - 2000

Extensão universitária em Novas Tecnologias em Comunicação. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1996 - 1996

Qualificação Profissional de Radialista - Locução. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

1996 - 1996

Curso de Digirádio. , Rádio Jornal Cruzeiro do Sul.

1992 - 1996

Desenho Artístico. , Pró-Arte.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.

Participação em eventos

New Technologies in Communication and Marketing. 2008. (Seminário).

57th Annual Latin América Conference. 2008. (Seminário).

5 Semana da Comunicação. 2008. (Seminário).

XXII - Congresso Brasileiro da Ciência da Comunicação. Ficção seriada - Indústria dos Sonhos. 1999. (Congresso).

Seminário Nacional das Diretrizes Curriculares do Ensino de Jornalismo. 1999. (Seminário).

Seminário de Tecnologia na Comunicação. 1999. (Seminário).

XXIII Congresso Mundial dos Jornalistas. 1998. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação. 1998. (Congresso).

I Seminário Internacional da Informação, Comunicação e Tecnologia. 1998. (Seminário).

4 Semana da Comunicação. 1998. (Seminário).

XX Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação. 1997. (Congresso).

3 Semana da Comunicação. 1997. (Seminário).

Orientou

Viviane Marinelli Constantino

O Profissional de Publicidade e o Mercado de Trabalho - Por trás da Petrobrás; 2010; Orientação de outra natureza; (Publicidade e Propaganda) - Universidade Paulista; Orientador: Vanessa Augusta Scudeler Lima;

Juliany Oliveira

O Profissional de Publicidade no Mercado de Trabalho: Mercado de Luxo; 2010; Orientação de outra natureza; (Publicidade e Propaganda) - Universidade Paulista; Orientador: Vanessa Augusta Scudeler Lima;

Bruna Soares Ferreira

O Mercado de Trabalho Publicitário: Mídia Training; 2010; Orientação de outra natureza; (Publicidade e Propaganda) - Universidade Paulista; Orientador: Vanessa Augusta Scudeler Lima;

Calebe Cesar Palugan da Costa

O Profissional na Mídia Online - Vivo; 2010; Orientação de outra natureza; (Publicidade e Propaganda) - Universidade Paulista; Orientador: Vanessa Augusta Scudeler Lima;

Diego José da Rosa

O publicitário e o Mercado de Trabalho: Produção e Eventos; 2010; Orientação de outra natureza; (Publicidade e Propaganda) - Universidade Paulista; Orientador: Vanessa Augusta Scudeler Lima;

Jessica Vieira

O Merchandising e o All Star; 2010; Orientação de outra natureza; (Publicidade e Propaganda) - Universidade Paulista; Orientador: Vanessa Augusta Scudeler Lima;

Produções bibliográficas

  • LIMA V. A. S. . Jornalismo On Line : Brasil x EUA. Comunicação Social. Revista Imprensa , v. 2, p. 10, 1999.

  • LIMA V. A. S. (Org.) . Manual do Operador. , 2008. v. 1.

  • LIMA V. A. S. . Ficção Seriada: A Indústria dos Sonhos (Telenovela). In: XXII Congresso Brasileiro da Ciência da Comunicação, 1999, Rio de Janeiro. GT Ficção Seriada, 1999.

  • LIMA V. A. S. . Merschandising na Telenovela Brasileira (Product Placement). 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

GAZZI, M. S. ; LIMA V. A. S. . "Streap-tease da Alma". 2001. (Editoração/Livro).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Paulista, Unidade Sorocaba. , Av. Independência, Éden, 18087-101 - Sorocaba, SP - Brasil, Telefone: (15) 34121000, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - Atual

Universidade Paulista

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora Planejamento Gráfico e Visual, Carga horária: 4

2005 - Atual

Schaeffler do Brasil

Vínculo: Profissional, Enquadramento Funcional: Assistente Executiva, Carga horária: 40

Outras informações:
Grupo multinacional alemão líder mundial na fabricação de componentes automotivos, industriais e aeroespaciais com as marcas INA, FAG e LuK. CARGO - Assistente Executiva Gerência de Montagem Reporte: Gerente de Produção, Gerende Recicladora e Chefe da Usinagem. Desenvolvimento de orçamentos, previsões e atualizações dinâmicas dos informes financeiros com foco em despesas operacionais incluindo mão de obra. Usuária Chave SAP/SABASOFT multiplicadora de aplicativos gerenciais exercendo a interface entre o cliente interno e o desenvolvedor da solução sistêmica. Coordenação de Projetos Kaizen Plus voltados para a qualidade do gerenciamento da organização. Planejamento e implementação de uma identidade informativa na comunicação visual das áreas de produção, facilitando o acesso de visitantes nacionais, internacionais e auditores. Desenvolvimento de relatórios de produção para posicionamento da matriz na Alemanha a respeito dos indicadores locais. Controle de agendas, organização de viagens e reuniões, triagem de emails e demais atividades de suporte a gerencia da área. CARGO: Assistente Vice Presidência de Vendas da América Latina (1 ano) Reporte: Vice Presidente de Vendas da América Latina e Gerente de Vendas Brasil Integração com clientes internacionais entre vendas, logística e comércio exterior. Desenvolvimento de previsões e orçamentos de vendas. Desenvolvimento de relatórios de vendas para matriz Alemanha a respeito das atividades em andamento. Controle de agendas, organização de viagens e reuniões, triagem de emails e demais atividades de suporte à Vice Presidência, aí incluídas a coordenação de eventos para clientes.

1999 - 2005

LuK do Brasil Ltda

Vínculo: Profissional, Enquadramento Funcional: Assistente Executiva Gerência, Carga horária: 40

Outras informações:
Multinacional alemã fabricante de componentes automotivos. CARGO: Assistente Executiva Gerência de Ferramentaria/Estamparia (2 anos) Reporte: Gerente de Ferramentaria, Gerente de Estamparia e Chefe de Projetos Implementação de rádio experimental com reprodução no refeitório da empresa Desenvolvimento de plano de comunicação interna com serviços de jornal mural, intranet e clipagem das principais notícias, obtidas das mídias impressas, radiofônicas ou televisivas. Controle de agendas, organização de viagens e reuniões.

1999 - 1999

Rádio CBN - Central Brasileira de Notícias

Vínculo: Profissional, Enquadramento Funcional: Repórter e Assistente de Redação, Carga horária: 40

Outras informações:
Empresa brasileira de radiodifusão voltada para atividades jornalísticas, afiliada ao Sistema Globo de Radiodifusão S.A.. CARGO: Repórter e Assistente de Redação (6 meses) Reporte: Editor Chefe Desenvolvimento de pautas nas áreas de relacionamentos, saúde, educação e entretenimento Desenvolvimento de reportagens políticas e culturais (entrevistas com especialistas da área de medicina, educadores e artistas acompanhamento das agendas culturais da região).

1998 - 1998

Rádio 10 FM S.A. - FM 88.3

Vínculo: Profissional, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 40

Outras informações:
Empresa brasileira de radiodifusão, atualmente substituída pela rede Antena 1 em Sorocaba. CARGO: Repórter (6 meses) Reporte: Editor Chefe Desenvolvimento de reportagens políticas e policiais (entrevistas com políticos e acompanhamento das ocorrências policiais diárias da cidade).

1997 - 1997

Rádio Rock S.A. - FM 89.1

Vínculo: Profissional, Enquadramento Funcional: Produtora, Carga horária: 40

Outras informações:
Empresa brasileira de radiodifusão voltada para público jovem. CARGO: Produtora (1 ano) Reporte: Gerente Comercial Produção de grades comerciais e musicais, locução e reportagens relacionadas aos artistas de rock e temas de juventude: drogas, doenças e relacionamentos. Coordenação de shows e promoções.

1996 - 1996

Rádio Jornal Cruzeiro do Sul

Vínculo: Profissional, Enquadramento Funcional: Assistente de Redação, Carga horária: 40

Outras informações:
Empresa brasileira de radiodifusão filiada a Fundação Ubaldino do Amaral mantenedora do Jornal Cruzeiro do Sul. CARGO: Assistente de Redação (1 ano) Reporte: Chefe de Redação Contatos e agendamentos de entrevistas com especialistas de diversas áreas. Desenvolvimento da estrutura do rádiojornal (grade de notícias e comercial). Desenvolvimento de pautas nas áreas de relacionamentos, saúde, educação e entretenimento. Desenvolvimento de reportagens políticas e culturais. Trabalho de Ombudsman