Monique de Sousa Paixão
Mestra em Saúde Humana e Meio Ambiente pela UFPE CAV na linha de pesquisa de Produtos Naturais, Pós-graduada em Saúde Pública pela UPE Campus Garanhuns - PE, Pós-graduada em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho - FIOCRUZ. Graduada em Bacharelado em Fisioterapia pela Faculdade ASCES, Caruaru - PE, foi monitora das disciplinas de Fisiologia e Farmacologia I. Possui título de Técnica em Vestuário pelo SENAI José Victor de Albuquerque - Caruaru, PE. Desenvolveu pesquisas com publicação científica na área de DORT/LER, Ergonomia e projeto do PIBIC do CNPq intitulado: Desconforto Osteomuscular em Estudantes da Associação Caruaruense de Ensino Superior. Atuou na área de Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia entre 2011 e 2018, tendo sido consultora de diversas empresas no agreste pernambucano, analisando ambientes e desenvolvendo projetos para melhorias ergonômicas. Em 2014 foi preceptora de profissionais dos cursos de fisioterapia e enfermagem que cursaram a Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde - UFPE em Garanhuns - PE. Em 2017 realizou estágio à docência na UFPE CAV na disciplina de Farmacologia. Em 2018 foi preceptora e tornou-se docente do curso de Fisioterapia da Unifavip Wyden Caruaru até a atualidade no regime integral e exerce a função de professora orientadora da Liga de Fisioterapia Aquática (LAFA) e da Extensão PESE - Projeto de Extensão Saúde na Escola.
Informações coletadas do Lattes em 30/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE HUMANA E MEIO AMBIENTE - PPGSHMA
2016 - 2018
UFPE Centro Acadêmico de Vitória
Título: TOXICIDADE DE Croton argyrophyllus EM CAMUNDONGOS SWISS, Ano de Obtenção: 2018
Profª Dra. Roberta Jeane Bezerra Jorge.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Saúde Humana e Meio ambiente.
Especialização em Especialização em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho
2017 - 2019
Fundação Oswaldo Cruz
Título: AVALIAÇÃO DO II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROMOÇÃO E VIGILÂNCIA EM SAÚDE, AMBIENTE E TRABALHO - CARUARU, PE.
Orientador: Mariana Olívia Santana dos Santos
Especialização em SAÚDE PÚBLICA
2016 - 2017
Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns
Título: HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA DO BRASIL
Orientador: Gessyca Maria da Silva
Formação complementar
2019 -
Extensão universitária em LAFA - Liga Acadêmica de Fisioterapia Aquática. (Carga horária: 120h). , Centro Universitário Vale do Ipojuca, UNIFAVIP, Brasil.
2020 - 2020
RETORNO GRADUAL DAS ATIVIDADES - COVID 19 (OPERAÇÕES). (Carga horária: 1h). , EDUCARE UNIVERSIDADE CORPORATIVA, EDUCARE, Brasil.
2019 - 2019
Capacitação EAD ao Corpo Docente e Tutoria. (Carga horária: 4h). , Adtalem Educacional do Brasil, ADTALEM, Brasil.
2019 - 2019
II CURSO DE INVERNO EM BIOCIÊNCIAS. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2018 - 2018
Elaboração da Análise Ergonômica do Trabalho. (Carga horária: 30h). , Grupo Posturar, GRUPO POSTURAR, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Manejo Clínico de Chikungunya. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em O PROCESSO DE TRABALHO NA GESTÃO DO SUS E A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EM. (Carga horária: 45h). , UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS / UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, UNA-SUS/UFMA, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Gestão e Financiamento das Ações da Vigilância em Saúde. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2015 - 2015
Aluno especial mestrado Microbiologia Aplicada a B. (Carga horária: 30h). , UFPE Centro Acadêmico de Vitória, UFPE CAV, Brasil.
2011 - 2011
O Pompoarismo e sua Ligação com os Exercícios Peri. (Carga horária: 2h). , Associação Caruaruense de Ensino Superior, ASCES, Brasil.
2011 - 2011
Cnesiotape Neuro Muscular. (Carga horária: 20h). , Cursos Qualisaúde, QUALISAÚDE, Brasil.
2009 - 2009
Atuação Fisioterapêutica em Edemas e Linfedemas. (Carga horária: 6h). , Associação Caruaruense de Ensino Superior, ASCES, Brasil.
2009 - 2009
Os Avanços na Terapia com Célula-Tronco. (Carga horária: 2h). , Associação Caruaruense de Ensino Superior, ASCES, Brasil.
2009 - 2009
Aspectos Legais de Resíduos Hospitalares. (Carga horária: 2h). , Associação Caruaruense de Ensino Superior, ASCES, Brasil.
2009 - 2009
Fisioterapia na asma desde a crise até intercrise. (Carga horária: 2h). , Associação Caruaruense de Ensino Superior, ASCES, Brasil.
2008 - 2008
Projeto Saúde da Mulher. (Carga horária: 10h). , Associação Caruaruense de Ensino Superior, ASCES, Brasil.
2008 - 2008
Micropigmentação na Dermatofuncional. (Carga horária: 2h). , Associação Caruaruense de Ensino Superior, ASCES, Brasil.
2008 - 2008
Monitoria em Farmacologia I. (Carga horária: 10h). , Associação Caruaruense de Ensino Superior, ASCES, Brasil.
2008 - 2008
Pilates. (Carga horária: 2h). , Associação Caruaruense de Ensino Superior, ASCES, Brasil.
2008 - 2008
Monitoria em Fisiologia I. (Carga horária: 10h). , Associação Caruaruense de Ensino Superior, ASCES, Brasil.
2007 - 2007
Saúde em Foco: Discutindo o Ato Médico. (Carga horária: 2h). , Associação Caruaruense de Ensino Superior, ASCES, Brasil.
2007 - 2007
Operador de Telemarketing. (Carga horária: 15h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2007 - 2007
PROJAP - Projeto de Apoio à Aprendizagem. (Carga horária: 40h). , Associação Caruaruense de Ensino Superior, ASCES, Brasil.
2006 - 2006
II Fórum Fashion Exclusivo para Estudantes de Moda. (Carga horária: 4h). , SENAI José Victor de Albuquerque, SENAI, Brasil.
2005 - 2005
I Fórum Exclusivo Para Estudantes de Moda. (Carga horária: 4h). , SENAI José Victor de Albuquerque, SENAI, Brasil.
2002 - 2002
IMI, Windows, Word, Excel, Print Artist, Internet. (Carga horária: 48h). , Mega Genius Cursos de Informática, MEGA GENIUS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Produtos Naturais.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Promoção da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: DORT/LER epidemiologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Organização de eventos
PAIXÃO, M. S. . I CONGRESSO DE FISIOTERAPIA UNIFAVIP. 2020. (Congresso).
PAIXÃO, M. S. . IV CONGRESSO MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE. 2019. (Congresso).
Participação em eventos
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2019.A influência da Fisioterapia em Pacientes com Artrite Reumatóide. 2019. (Outra).
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2019.Melhora da Função Muscular Respiratória de Indivíduos com Lesão Medular através da Estimulação Elétrica Funcional.. 2019. (Outra).
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2019.Abordagem da Auriculoterapia com Sementes para o estresse e Ansiedade. 2019. (Outra).
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2019.Benefícios da Estimulação Precoce em Crianças com Síndrome e Down. 2019. (Outra).
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2019.Abordagem Fisioterapêutica no Tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica. 2019. (Outra).
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2019.Ultrassom com Iontoforese Associado à Liberação Miofascial para Recuperação Muscular. 2019. (Outra).
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2019.A Influência do Tratamento Fisioterápico em Pacientes Portadores de HTLV com Paraparesia Espástica Tropical. 2019. (Outra).
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2019.Atuação da Fisioterapia na Saúde da Mulher. 2019. (Outra).
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2019.Avaliação das Modalidades: Artigo, Resumo expandido, Pôster e Relato de experiência.. 2019. (Outra).
III Congresso de Saúde do Centro Universitário do Vale do Ipojuca. Atuação da Fisioterapia Respiratória no Traumatismo Cranioencefálico: Revisão de Literatura.. 2018. (Congresso).
III Congresso de Saúde do Centro Universitário do Vale do Ipojuca. Atuação do Fisioterapeuta Intensivista: Repercussão Econômica, Terapêutica e Social.. 2018. (Congresso).
III Congresso de Saúde do Centro Universitário do Vale do Ipojuca. A eficácia do Recurso Hidrocinesioterápico na tratamento do paciente portador de fibromialgia: Uma Revisão de Literatura. 2018. (Congresso).
III Congresso de Saúde do Centro Universitário do Vale do Ipojuca.Drenagem Linfática Manual. 2018. (Outra).
III Congresso de Saúde do Centro Universitário do Vale do Ipojuca.Atualizações sobre o eSocial e sua importância na ergonomia. 2018. (Outra).
Simpósio Fisioterapia na Saúde Mental.Estratégia Saúde da Família. 2018. (Oficina).
I CONGRESSO NACIONAL DE MICROCEFALIA. 2016. (Congresso).
SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL.IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL. 2016. (Seminário).
IV Congresso de Educação Física e Fisioterapia ASCES. Resultados de Estudos Originais: Prevalência de Desconforto Ostemuscular e Fatores. 2011. (Congresso).
IV Encontro de Estudantes de Educação Física e Fisioterapia do Agreste de Pernambuco.Relato de Caso: Fisioterapia na Lesão do Plexo Braquial. 2011. (Encontro).
IV Encontro de Estudantes de Educação Física e Fisioterapia do Agreste de Pernambuco. 2011. (Encontro).
3 Aberto Caruaru de Tênis de Mesa.Atendimento e acompanhamento fisioterapêutico dos atletas participantes. 2010. (Outra).
Campeonato Brasileiro Seniore Veteranos 2010 - Confederação Brasileira de KaratÊ.Acompanhamento e atendimento fisioterapêutico dos atletas participantes. 2010. (Outra).
Reunião Regional da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). 2010. (Outra).
Dia do Fisioterapeuta. 2009. (Outra).
III Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Agreste de Pernambuco. Desconforto Muscular em Trabalhadores do Pólo Comercial de Caruaru. 2009. (Congresso).
V Jornada de Iniciação Científica - ASCES. 2009. (Outra).
Aniversário Solidário Tv Asa Branca. 2008. (Outra).
Encontro de Estudantes de Educação Física e Fisioterapia do Agreste de Pernambuco. 2008. (Encontro).
Encontro de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Agreste. 2008. (Encontro).
Encontro de Fisioterapia TV Asa Branca. 2008. (Encontro).
Dia do Fisioterapeuta. 2007. (Outra).
II Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Agreste de Pernambuco. 2007. (Congresso).
III Jornada de Iniciação Científica - ASCES.O papel dos lipídios no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 2007. (Outra).
Saúde em Foco: Discutindo o Ato Médico. 2007. (Outra).
Semana da Ciência e Tecnologia. 2007. (Outra).
Participação em bancas
PAIXÃO, M. S.. SÍNDROME ALCOÓLICA FETAL E SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.
PAIXÃO, M. S.. SISTEMAS DE BIOFEEDBACK EM INDIVÍDUOS COM NEUROPATIA PERIFÉRICA DIABÉTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.
PAIXÃO, M. S.. OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.
PAIXÃO, M. S.. OS BENEFÍCIOS DA HIDROTERAPIA NA LOMBALGIA GESTACIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.
PAIXÃO, M. S.. BEZERRA.ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM PACIENTES PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.
SILVA, A.M.;PAIXÃO, M. S.; ALEIXO, J.D.A.. PERFIL DAS DORES E DESCONFORTOS MÚSCULO-ESQUELÉTICOS EM PROFISSIONAIS DA COSTURA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Vale do Ipojuca.
SILVA, A.M.; ALEIXO, J.D.A.;PAIXÃO, M. S.; MACKY, C.F.T.. RELAÇÃO DA POSTURA SENTADA, QUEIXAS DE DOR E DESCONFORTO EM MEMBROS INFERIORES E A REALIZAÇÃO DE PAUSAS NO TRABALHO DE COSTUREIROS NO AGRESTE DE PERNAMBUCO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Vale do Ipojuca.
SILVA, A.M.; ALEIXO, J.D.A.;PAIXÃO, M. S.; MACKY, C.F.T.. INVESTIGAÇÃO DAS QUEIXAS DE DORES E DESCONFORTOS EM COSTUREIRAS DO INTERIOR DE PERNAMBUCO.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Vale do Ipojuca.
VIDAL, T.M.S.; FIDELIX, Y.L.;PAIXÃO, M. S.. QUALIDADE DE VIDA E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE HIPERTENSOS DO NASF DE GRAVATÁ - PE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Vale do Ipojuca.
LIMA, L.C.S.;DE SOUSA PAIXÃO, MONIQUE. ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA ESCLEROSE MÚLTIPLA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Vale do Ipojuca.
RATES, C.S.F.;DE SOUSA PAIXÃO, MONIQUE. TREINAMENTO DA MUSCULATURA RESPIRATÓRIA NO PERÍODO DE DESMAMA DA VENTILAÇÃO MECÂNICA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Vale do Ipojuca.
DE SOUSA PAIXÃO, MONIQUE. III JORNADA DE FISIOTERAPIA AQUÁTICA DO AGRESTE DE PERNAMBUCO - JOFAPE. 2021. Centro Univeristário Vale do Ipojuca.
Orientou
FISIOTERAPIA E FUNCIONALIDADE DE PACIENTES IDOSOS COM SÍNDROME PÓS-COVID; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES OCASIONADOS POR ESFORÇO EM TENISTAS ? REVISÃO LITERÁRIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
A; DOS SANTOS, JACKELYNE A; RIBEIRO, GLEDJA G; F; ; A FISIOTERAPIA COMO PREVENÇÃO DAS LER EM CIBERATLETAS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
A ESPIRITUALIDADE NO MANEJO DA DOR EM INDIVÍDUOS IDOSOS ? REVISÃO LITERÁRIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NO GANHO DE EQUÍLIBRIO EM PACIENTES COM PARKINSON ? REVISÃO LITERÁRIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
FISIOTERAPIA NO AUXÍLIO À MULHER EM TRABALHO DE PARTO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
DE MELO, ANA P; L; DA S; BARBOSA, RENATA C; SILVA; INFLUÊNCIA DA POSIÇÃO SENTADA DURANTE TAREFA LABORAL E SUA RELAÇÃO COM A OCORRÊNCIA DE LOMBALGIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
MACIEL E NATALLE CAVALCANTE DE OLIVEIRA; EFEITOS DO TREINAMENTO MUSCULAR DO ASSOALHO PÉLVICO EM MULHERES COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA: REVISÃO DE LITERATURA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
VIEIRA E PRISCILA BEATRIZ S; BRITO; IMPORTÂNCIA DO FISIOTERAPEUTA NO NASF: UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
ANÁLISE DAS DORES E DESCONFORTOS MUSCULOESQUELÉTICOS EM FUNCIONÁRIOS DE SUPERMERCADO: REVISÃO DE LITERATURA; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
DESEMPENHO FÍSICO EM TESTES DE EQUILÍBRIO CORPORAL NOS IDOSOS PRATICANTES DO MÉTODO PILATES; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
DE ARRUDA E THÉDYMA OHANA T; A; BARBOZA; RISCOS AMBIENTAIS DOMICILIARES PARA O DESFECHO DE QUEDAS EM IDOSOS ? REVISÃO LITERÁRIA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
DA SILVA E PETRÚCIO DOS SANTOS TENÓRIO; VENTOSATERAPIA COMO RECURSO TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DA DOR LOMBAR: REVISÃO DE LITERATURA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
FATORES DE RISCOS NO AMBIENTE DOMICILIAR QUE PREDISPÕEM À QUEDAS NA POPULAÇÃO IDOSA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
PEREIRA E WIRON JOSÉ DE A; BARRETO; A EFICÁCIA DA ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR NA DIMINUIÇÃO DA DOR LOMBAR EM IDOSOS: UMA REVISÃO LITERÁRIA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO AMBIENTE AMBULATORIAL PÚBLICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
ANÁLISE SOBRE A SEVERIDADE DOS SINTOMAS DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR EM ALUNAS UNIVERSITÁRIAS; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
SILVA FERRO; UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS NÃO FARMACOLÓGICOS PARA REDUÇÃO DE DOR NO TRABALHO DE PARTO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
APLICAÇÃO DO PROTOCOLO FISIOTERAPÊUTICO DE EQUILÍBRIO EM IDOSAS PARTICIPANTES DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS DO MUNICÍPIO DE JUREMA - PE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
APLICAÇÃO DO LASER DE BAIXA POTÊNCIA NO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO DA PSORÍASE: UM ESTUDO DE CASO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
A CONTRIBUIÇÃO DA FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA MASCULINA NA PÓS-PROSTATECTOMIA RADICAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO ENTRE IDOSOS RESIDENTES NO MUNICÍPIO DE CASINHAS ? PE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS: UMA REVISÃO LITERÁRIA; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
FATORES ASSOCIADOS À SÍNDROME DA FRAGILIDADE EM IDOSOS COM ALZHEIMER: UMA REVISÃO LITERÁRIA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
A IMPORTÂNCIA DA HIDROTERAPIA NA QUALIDADE DE VIDA DA GESTANTE; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Vale do Ipojuca; Orientador: Monique de Sousa Paixão;
Produções bibliográficas
-
DE SOUSA PAIXÃO, MONIQUE ; MIRANDA TASSITANO, RAFAEL ; ROCHA DE SIQUEIRA, GISELA . Prevalência de desconforto osteomuscular e fatores associados em estudantes universitários. Revista Brasileira em Promoção da Saúde (Online) , v. 26, p. 242-250, 2013.
-
SOUZA, T. J. N. ; SILVA, E. I. R. ; BARBOZA, D. F. S. ; DE SOUSA PAIXÃO, MONIQUE ; MIRANDA TASSITANO, RAFAEL ; OLIVEIRA, A. S. ; SOARES, F. O. . EXPOSIÇÃO AO FUMO DOMÉSTICO E PREVALÊNCIA DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS E SINTOMATOLOGIA RESPIRATÓRIA EM PRÉ-ESCOLARES DA CIDADE DE CARUARU - PE. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso) , v. 16, p. 404-404, 2012.
-
PAIXÃO, M. S. ; TASSITANO, R. M. . Desconforto Muscular em Trabalhadores do Pólo Comercial de Caruaru. In: III Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Agreste de Pernambuco, 2009, Caruaru. Desconforto Muscular em Trabalhadores do Pólo Comercial de Caruaru, 2009.
-
PAIXÃO, M. S. ; TASSITANO, R. M. . PREVALÊNCIA DE DESCONFORTO OSTEOMUSCULAR E FATORES ASSOCIADOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Prevalence of musculoskeletal discomfort and associated factors in college students. Revista Brasileira em Promoção da Saúde (UNIFOR. Impresso) , 2012.
-
SILVA, SAMUEL C. ; DE SOUSA PAIXÃO, MONIQUE . Utilização da realidade virtual como recurso na reabilitação fisioterapêutica pediátrica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, SAMUEL C. ; DE SOUSA PAIXÃO, MONIQUE . Utilização da termografia no diagnóstico de disfunções musculoesqueléticas e monitoramento na intensidade de exercícios. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DE SOUSA PAIXÃO, MONIQUE ; FLORES, M. G. ; LIMA, A.S.G. ; FENNER, A.L.D. ; KNIERIM, G.S. ; MACHADO, J.M.H. ; GURGEL, A.M. ; GURGEL, I.G.D. ; SANTOS, M.O.S. . Análise do desenvolvimento e aplicação do conceito de territórios saudáveis e sustentáveis na região do semiárido brasileiro de Pernambuco. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, M.A. ; DE SOUSA PAIXÃO, MONIQUE ; RODRIGUES, M.F. ; SILVA, J.W. ; ARRUDA, M.G.M. ; MENDES, R.F.V. ; XIMENES, R,M. ; JORGE, R.J.B. . Avaliação Fitoquímica e gastroprotetora do extrato hidroalcoólico de Croton argyrophyllus Kunth em camundongos Swiss. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, F.M. ; KNIERIM, G.S. ; LIMA, E.P.B. ; SILVA, P.A.M. ; DE SOUSA PAIXÃO, MONIQUE . Mulheres Camponesas na resistência, libertação e empoderamento. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACIEL, M.N.C. ; DE SOUSA PAIXÃO, MONIQUE ; SILVA, M. C. ; PONTES, G.H.P. . Atuação do fisioterapeuta no parto humanizado. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PONTES, G.H.P. ; DE SOUSA PAIXÃO, MONIQUE ; LIMA, V.A. ; CINTRA, J.F.M. . A gestão em saúde como um alicerce na atenção básica: um elo consciente e funcional. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORDEIRO, V.L.F. ; BEZERRA, E.K.A. ; SILVA, T.M.C. ; DE SOUSA PAIXÃO, MONIQUE . Influência da natação como tratamento da asma brônquica em crianças e adolescentes. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva, Pedro ; Silva, Joyce ; Silva, Jonathan ; SILVA, SAMUEL C. ; DE SOUSA PAIXÃO, MONIQUE . Viabilidade do método Watsu como reabilitação fisioterapêutica na fibromialgia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva, Joyce ; Silva, Pedro ; Silva, Jonathan ; SILVA, SAMUEL C. ; SILVA, I.M. ; DE SOUSA PAIXÃO, MONIQUE . Anéis de Bad Ragaz como recurso terapêutico no acidente vascular encefálico. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, SAMUEL C. ; Silva, Jonathan ; Silva, Pedro ; Silva, Joyce ; DE SOUSA PAIXÃO, MONIQUE . Efeitos das técnicas de hidroterapia na recuperação pós jogo em atletas de futebol. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, SAMUEL C. ; Silva, Jonathan ; DE SOUSA PAIXÃO, MONIQUE . Principais lesões em praticantes de futsal: uma revisão de literatura. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, SAMUEL C. ; Silva, Jonathan ; DE SOUSA PAIXÃO, MONIQUE . Principais lesões que acometem praticantes amadores e profissionais de futebol: uma revisão de literatura. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva, Jonathan ; SILVA, SAMUEL C. ; DE SOUSA PAIXÃO, MONIQUE . Repercussões respiratórias encontradas no pós-operatório de cirurgia bariátrica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva, Jonathan ; SILVA, SAMUEL C. ; Silva, Pedro ; Silva, Joyce ; DE SOUSA PAIXÃO, MONIQUE . Fortalecimento da musculatura respiratória inspiratória por meio de um protocolo de fisioterapia aquática. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva, Jonathan ; PAIXÃO, M. S. . Atuação da Fisioterapia Respiratória no Traumatismo Cranioencefálico: revisão de literatura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Batista, Vinicius ; Lopes, Denys ; Silva, Pedro ; Fernando, Thácia ; Filho, Antônio ; PAIXÃO, M. S. . Atuação do Fisioterapeuta Intensivista: Repercussão Econômica, Terapêutica e Social. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva, Joyce ; Santos, Camila ; Galdino, Jennifer ; Silva, Mayara ; Moura, Myllena ; PAIXÃO, M. S. . A eficácia do recurso hidrocinesioterápico no tratamento do paciente portador de fibromialgia: uma revisão literária. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PAIXÃO, M. S. . Atualizações sobre o eSocial e sua importância na Ergonomia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PAIXÃO, M. S. . Minicurso Drenagem Linfática Manual. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PAIXÃO, M. S. . Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAIXÃO, M. S. . Ergonomia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DE SOUSA PAIXÃO, MONIQUE . Ergonomia e Saúde do Trabalhador. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAIXÃO, M. S. ; TASSITANO, R. M. . Desconforto Muscular em Trabalhadores do Pólo Comercial de Caruaru. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PAIXÃO, M. S. ; ARAÚJO, R. V. S. . O papel do lipídios no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2009 - 2010
Desconforto Osteomuscular em Estudantes da Associação Caruaruense de Ensino Superior., Descrição: Iniciação Científica (PIBIC) que visa analisar a prevalência e os fatores associados ao Desconforto Osteomuscular em Estudantes da Associação Caruaruense de Ensino Superior.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Monique de Sousa Paixão - Integrante / Rafael Miranda Tassitano - Coordenador.
Prêmios
2018
1 Lugar - Menção Honrosa pela orientação do trabalho intitulado: Atuação da Fisioterapia Respiratória no Traumatismo Cranioencefálico: Revisão de Literatura, III Congresso de Saúde do Centro Universitário do Vale do Ipojuca.
2009
2 lugar na apresentação de temas livres do III Congresso de Ed. Física e Fisioterapia do Agreste de Pernambuco, ASCES.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
UFPE Centro Acadêmico de Vitória. , Rua Alto do Reservatório, Bela Vista, 55608680 - Vitória de Santo Antão, PE - Brasil, Telefone: (81) 31144101
Experiência profissional
2018 - Atual
Centro Univeristário Vale do IpojucaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor integral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - 2018
UFPE Centro Acadêmico de VitóriaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2014
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Supervisor(a) / Preceptor(a), Enquadramento Funcional: Supervisor(a) / Preceptor(a) da Residência, Carga horária: 60
Outras informações:
Preceptora de profissionais dos cursos de fisioterapia e enfermagem que cursaram a Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde - UFPE, Garanhuns - PE.
2009 - 2010
Associação Caruaruense de Ensino SuperiorVínculo: Graduanda em fisioterapia, Enquadramento Funcional: Pesquisador bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2011
Clínica-Escola da ASCESVínculo: Estagiário de Fisioterapia, Enquadramento Funcional: Estagiário de Fisioterapia
2011 - 2011
Associação de Assistência aos Mendigos de CaruaruVínculo: Estagiário da Casa dos Pobres, Enquadramento Funcional: Estágio de Fisioterapia Geriátrica
2011 - 2011
Centro Social São José do MonteVínculo: Estagiário da Casa Henrique, Enquadramento Funcional: Estagiário de Fisioterapia
2011 - 2011
Secretaria de Saúde do Município de CaruaruVínculo: Estagiário PSF São João da Esc, Enquadramento Funcional: Estagiário de Fisioterapia
2012 - 2016
Singular Saúde Ocupacional CaruaruVínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Prestadora de Serviços
2015 - 2018
A. Macario de Oliveira - EPPVínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta: ginástica laboral e ergonomia
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Monique de Sousa Paixão e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?