Valber Carneiro de Souza

Possui graduação em Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Nobre (2011). Atualmente é professor de enfermagem - Cetep Bacia do Jacuípe e enfermeiro coordenador da atenção básica da Prefeitura Municipal de Ipirá. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e gerenciamento, redes, saúde, Ipirá e saúde, mulher, pre-natal, parto, humanizado, atenção básica, assistência, cuidados de enfermagem, técnico em enfermagem, educação profissional.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Enfermagem Intensiva

2010 - 2011

Faculdade Nobre
Título: Análise do Perfil das infecções hospitalares na UTI adulto do Hospital Geral Cleriston de Andrade
Orientador: Silvia da Silva Santos Passos

Graduação em Bacharel em Enfermagem

2007 - 2011

Faculdade Nobre
Título: Perfil das infecções hospitalares na unidade de terapia intensiva adulto do Hospital Geral Clériston Andrade de Feira de Santana-Ba, no ano de 2009.
Orientador: Silvia da Silva Santos Passos

Formação complementar

2018 - 2018

curso ?Formação do Trabalhador de Saúde no contexto do virus Zika ? Fase 2. (Carga horária: 60h). , Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, CONASEMS, Brasil.

2017 - 2017

capacitação do Programa em Triagem Neonatal. (Carga horária: 8h). , Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador, APAE/Salvador, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem na Gestão e Gerenciamento.

Organização de eventos

SOUZA, V. C. . 1ª Reunião Ampliada de Vigilância em Saúde de Ipirá. 2017. (Outro).

SOUZA, V. C. . VI Conferência Municipal de Saúde: SUS CONSTRUÇÃO DE TODOS.. 2017. (Outro).

SOUZA, V. C. ; Araújo, L. C. S. . II FEIRA DE CONHECIMENTOS DO CETEP - BACIA DO JACUÍPE: SAÚDE, MEIO AMBIENTE E TECNOLOGIA.. 2015. .

SOUZA, V. C. . SAÚDE DA MULHER (A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL E PARTO HUMANIZADO). 2010. (Outro).

Participação em eventos

Curso: Identificação e Cuidados Precoces na COVID 19. 2020. (Outra).

PROTOCOLOS DE MANEJO CLÍNICO DO CORONAVÍRUS (COVID-19). 2020. (Outra).

Encontro Estadual para fortalecimento da Atenção Básica. 2018. (Encontro).

1 Curso integrado de atualização em rotinas de enfermagem do município de Ipirá- ba. 2017. (Outra).

4 Seminário: "Pessoa com Deficiência: direito, necessidades e realizações.. 2017. (Seminário).

Curso de Enfermagem em Cardiologia e Atualização sobre o protocolo da AHA 2015 - AMERICAN HEART ASSOCIATION..Suporte Básico de Vida. 2017. (Outra).

IV FEIRA DE CONHECIMENTOS DO CETEP - Bacia do Jacuípe. Cuidados de Enfermagem pós-morte. 2017. (Feira).

Jornada Pedagógica do CETEP Bacia do Jacuípe 2017.Ergonometria para o profissional da educação. 2017. (Outra).

VI CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IPIRÁ.SUS: UMA CONSTRUÇÃO DE TODOS. 2017. (Outra).

CURSO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA EM CARDIOLOGIA. 2016. (Outra).

III FEIRA DE CONHECIMENTOS DO CETEP - Bacia do Jacuípe: Tecnologia, informação e sustentabilidade.. A enfermagem que queremos.. 2016. (Feira).

Jornada Pedagógica do CETEP Bacia do Jacuípe 2016.Saúde do trabalhador da educação. 2016. (Outra).

15ª Conferência Nacional de Saúde.SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE PARA CUIDAR BEM DAS PESSOAS. DIREITO DO POVO BRASILEIRO.. 2015. (Outra).

II FEIRA DE CONHECIMENTOS DO CETEP - Bacia do Jacuípe: Saúde, meio ambiente e tecnologia.. DST/AIDS: uma realidade de todas as classes sociais.. 2015. (Feira).

Política, Planejamento e Gestão das Regiões e Redes de Atenção à Saúde no Brasil/.Política, Planejamento e Gestão das Regiões e Redes de Atenção à Saúde no Brasil/. 2015. (Seminário).

?Diálogo Social para mapeamento das necessidades e demandas de educação profissional no Território de Identidade Bacia do Jacuípe?.. 2014. (Oficina).

Atendimento Pré-hospitalar (APH),primeiros socorros e técnicas em emergências. 2014. (Outra).

Curso de Atendimento Pré-hospitalar. 2013. (Outra).

I MOSTRA INTREGADA DE PESQUISA DO HGCA.PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS INFECÇÕES HOSPITALARES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO DO HOSPITAL GERAL CLERISTON DE ANDRADE, BAHIA, BRASIL, 2009.. 2013. (Outra).

ATUALIZAÇÃO EM DENGUE: COMO TRATAR O PACIENTE COM DENGUE NA ATENÇÃO BÁSICA. 2011. (Outra).

Curso de Atualização em Neonatologia do Hospital Geral Cleriston de Andrade.. 2011. (Outra).

32ª Semana de Enfermagem. 2010. (Encontro).

CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. 2010. (Outra).

CICLO DE PALESTRAS MATERNO INFANTIL DO HGCA. 2010. (Outra).

Curso de Atualização Multidisciplinar em Terapia Intensiva. 2010. (Outra).

I ATUALIZAÇÃO EM ASMA E HIPERTENSÃO ARTERIAL. 2010. (Outra).

Oficina: SAÚDE ANTES E DEPOIS DOS 40 ANOS.. 2010. (Oficina).

SAÚDE DA CRIANÇA (DIABETES NA INFÂNCIA E MANEJO DA DOR NA CRIANÇA.). 2010. (Outra).

SAÚDE DA MULHER (A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL E PARTO HUMANIZADO).. 2010. (Outra).

CURSO: SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA. 2009. (Outra).

I FORUM DE DEBATES SOBRE O CADH. 2009. (Outra).

INTERSETORIALIDADE: A FIRMAÇÃO DE UM COMPROMISSO ENTRE A ATENÇÃO BÁSICA E ATENÇÃO ESPECIALIZADA NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA. 2009. (Outra).

V ENCONTRO DE PESQUISA FAN.Situação Epidemiológica da influenza A (H1N1) em Feira de Santana no período de junho a setembro de 2009.. 2009. (Encontro).

CICLO DE PALESTRAS : ATUALIZAÇÃO EM IMUNIZAÇÃO.. 2008. (Outra).

III SEMANA DE ENFERMAGEM - A ENFERMAGEM QUE TEMOS... A ENFERMAGEM QUE QUEREMOS!. 2008. (Outra).

Mesa Redonda: Enfrentamento da violência contra a mulher em Feira de Santana, no âmbito da justiça saúde, educação, serviço social, gênero e raça.. 2008. (Outra).

MINI-CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE DROGAS - CONCEITOS GERAIS E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. 2008. (Outra).

Curso de capacitação para tratamento de Feridas. 2007. (Outra).

II ENCONTRO MULTIDISCIPLINAR SOBRE SAÚDE DA MULHER.. 2007. (Encontro).

II SEMANA DE ENFERMAGEM DA FAN - A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: LIMITES, DESAFIOS E FORTALECIMENTO DE UMA PRÁTICA DIÁRIA.. 2007. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • SOUZA, V. C. . Redes de Atenção à Saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, V. C. . Situação epidemiológica da Influenza A (H1N1) em Feira de Santana no período de Junho a Setembro de 2009.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

CETEP BACIA DO JACUÍPE

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Articulador do curso técnico de Enfermagem, Carga horária: 20

2011 - Atual

CETEP BACIA DO JACUÍPE

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Enfermagem, Carga horária: 20

2017 - Atual

Prefeitura Municipal de Ipirá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro coordenador da Secretaria de Saúde, Carga horária: 40

2011 - 2013

Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Ipirá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 4

Outras informações:
Nesta instituição exerci trabalho voluntário, prestando atendimentos de enfermagem às crianças associadas.