Alessandra Pinto de Carvalho

Doutora em Comunicação, mestra em Comunicação Científica e Tecnológica e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Professora Associada IV da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, do Departamento de Letras e Comunicação. Ministra aulas no curso de Jornalismo. Vice-coordenadora do curso de Jornalismo (2023-2025). Atuou como coordenadora da Coordenadoria de Comunicação Social (assessoria de comunicação da Reitoria) da UFRRJ, de 2017 a 2022. Tem experiência na área de Comunicação e Jornalismo, atuando principalmente nas seguintes áreas: jornalismo científico, divulgação científica, comunicação e ambiente, comunicação e saúde, metodologia da pesquisa em comunicação, teorias da comunicação e tecnologias da comunicação.

Informações coletadas do Lattes em 29/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação Social

1999 - 2003

Universidade Metodista de São Paulo
Título: A divulgação e o marketing da ciência. Uma análise do documentário como instrumento híbrido de comunicação científica pública
, Ano de obtenção: 2003. Wilson da Costa Bueno. Palavras-chave: marketing científico; divulgação científica; documentário científico.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Científica / Especialidade: Marketing Científico. Setores de atividade: Informacao e Gestao C&T.

Mestrado em Comunicação Social

1994 - 1996

Universidade Metodista de São Paulo
Título: A Ciênicia em revista. Um estudo dos casos de Superinteressante e Globo Ciência, Ano de Obtenção: 1996
Wilson da Costa Bueno.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: jornalismo científico; jornalismo científico no Brasil; revista.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Informacao e Gestao C&T.

Graduação em Comunicação Social

1989 - 1993

Universidade Federal do Pará
Título: A poluição Mercurial no Rio Tapajós. Campanha de informação e conscientização através do rádio.
Orientador: Edson Berbary

Formação complementar

2014 -

Extensão universitária em Introdução ao Jornalismo Móvel. (Carga horária: 15h). , The University of Texas at Austin, UT Austin, Estados Unidos.

2024 - 2024

Manual de sobrevivência de como divulgar ciência - Curso online gratuito p. (Carga horária: 2h). , SciDev.Net América Latina, SCIDEV.NET, Brasil.

2014 - 2014

Introdução à Visualização de Dados e Infografia. (Carga horária: 30h). , The University of Texas at Austin, UT Austin, Estados Unidos.

2014 - 2014

Lei de Acesso a Informações: o que jornalistas pre. (Carga horária: 12h). , Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, ABRAJI, Brasil.

2013 - 2013

Investigando a qualidade da educação com dados. (Carga horária: 12h). , Fundação Lemann, FUNDAÇÃO LEMANN, Brasil.

2000 - 2000

Oficinas de Programa de Formação Continuada. (Carga horária: 15h). , Faculdades Integradas São Pedro, FAESA, Brasil.

1998 - 1998

Métodos e Técnicas de Ensino Superior. (Carga horária: 15h). , Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.

1998 - 1998

Técnicas de Avaliação. (Carga horária: 15h). , Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação científica e tecnológica.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Científica/Especialidade: Jornalismo Científico.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Organização de eventos

CARVALHO, A. P. ; ESTEVES, A. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022. 2022. (Outro).

CARVALHO, A. P. ; ESTEVES, A. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021. 2021. (Outro).

CARVALHO, A. P. ; ESTEVES, A. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2020. (Outro).

CARVALHO, A. P. ; ARRUDA, J. . Comunicação para o Setembro Amarelo na UFRRJ. 2020. (Outro).

CARVALHO, A. P. ; ARRUDA, J. . Setembro Amarelo na UFRRJ. 2019. (Outro).

CARVALHO, A. P. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRRJ. 2018. (Outro).

CARVALHO, A. P. . 25 anos da Fazendinha Agroecológica Km 47. 2018. (Outro).

CARVALHO, A. P. ; JUNIOT, J. A. C. C. . Semana Nacional de C&T da UFRRJ. 2017. .

CARVALHO, A. P. ; MOREIRA, Rejane de M. . III Forum de Avaliação do curso de Jornalismo/UFRRJ. 2015. (Outro).

CARVALHO, A. P. ; MOREIRA, Rejane de M. . IV Forum de Avaliação do curso de Jornalismo/UFRRJ. 2015. (Outro).

CARVALHO, A. P. ; MOREIRA, Rejane de M. . I Forum de Avaliação do curso de Jornalismo/UFRRJ. 2014. (Outro).

CARVALHO, A. P. ; MOREIRA, Rejane de M. . II Forum de Avaliação do curso de Jornalismo/UFRRJ. 2014. (Outro).

CARVALHO, A. P. ; Newman, M. ; LEMES, L. . I Simpósio de Divulgação Científica da UFRRJ. 2013. (Outro).

CARVALHO, A. P. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UFRRJ. 2011. (Outro).

CARVALHO, A. P. ; GOMES, Anderson . Ciclo Estudos Culturais e Cinema. 2011. (Outro).

CARVALHO, A. P. . II Semana de Educação e Comunicação - Educom. 2004. (Outro).

CARVALHO, A. P. . IV Conferência Brasileira de Comunicação e Saúde. 2001. (Congresso).

CARVALHO, A. P. . A história da televisão no Pará. 1998. (Outro).

CARVALHO, A. P. . O cinema no Pará. 1998. (Outro).

Participação em eventos

Seminário de Jornalismo Ambiental O Eco. 2024. (Seminário).

Desafios e potencialidades na comunicação científica no espaço não formal de educação.Desafios e potencialidades na comunicação científica no espaço não formal de educação. 2021. (Outra).

Festival Pint f Science Brasil 2021.Corpo são, mente sã. 2021. (Outra).

Festival Pint f Science Brasil 2020.Mesa Cerveja ou Vinho. 2020. (Outra).

Reunião de Iniciação Científica.Comunicação para popularização das pesquisas e ações do Jardim Botânico da UFRRJ. 2020. (Seminário).

IV Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ.UMA EXPERIÊNCIA DE OBSERVATÓRIO SOBRE O JORNALISMO DE ECONOMIA NO BRASIL. 2016. (Outra).

XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O Programa Autonomia e o Planejamento do Diálogo: a Educomunicação Como Alternativa de Intervenção. 2016. (Congresso).

III Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ.A Educomunicação como concepção epistemológica na formação de professores do sec. XXI. 2015. (Outra).

IX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da Unigranrio.Painel: Divulgação Científica e Multimeios. 2015. (Seminário).

SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL,. 2015. (Seminário).

Seminário Internacional Etnografia e Consumo midiatico. 2015. (Seminário).

Fórum ?Diretrizes Curriculares Nacionais - Curso de Graduação de Jornalismo?. 2014. (Outra).

II Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ.Entre a Teoria e a prática: quem é o leitor imaginado da revista Galileu. 2014. (Seminário).

I Seminário BITS Ciência.Produções Audivisuais de ciência na sala de aula - painel. 2014. (Seminário).

V Semana de Letras.Um estudo sobre a leitura de infográficos e visualização de dados em revistas. 2014. (Outra).

XIX Congresso de Ciências da Comunicação do Sudeste. Sesão de apresentação de trabalhos JORNALISMO: UMA QUESTÃO DE GÊNERO E DE CONSTRUÇÃO.. 2014. (Congresso).

XIX Congresso de Ciências da Comunicação do Sudeste. O leitor imaginado e o fazer jornalístico. Um novo olhar sobre a revista Superinteressante. 2014. (Congresso).

XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Ser Visto para Lembrar que Existo: A Exposição da Vida Privada nas Redes Sociais. 2014. (Congresso).

Conferência Global de Jornalismo Investigativo 2013. 2013. (Congresso).

I Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ.O leitor imaginado na revista Superinteressante. 2013. (Outra).

XVIII Congresso de Ciências da Comunicação - Sudeste. Banco de Dados e Numeralha: como leitor analisa esse tipo de texto?. 2013. (Congresso).

14 Encontro Nacional de Professores de Jornalismo.Pesquisa e produção em jornalismo científico: experiência de criação do laboratório Agenotic para web. 2012. (Encontro).

2ª Semana Academica do curso de jornalismo da UFRRJ.Comunicação e Jornalismo Comunitário. 2012. (Outra).

II Seminário Internacional Empírika - Comunicação, Divulgação e Percepção da Ciência e Tecnologia.Produção em jornalismo científico na graduação: a experiência da Agenotic. 2012. (Seminário).

II Seminário Internacional Empírika - Comunicação, Divulgação e Percepção da Ciência e Tecnologia.Da web para o impresso, do impresso para a web: como a Superinteressante atrai o leitor. 2012. (Seminário).

II Simpósio Nacional de Jornalismo Científico. 2012. (Simpósio).

XVII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste. OBESIDADE NA MÍDIA - Análise da abordagem do tema nos produtos midiáticos A Liga e Globo Repórter. 2012. (Congresso).

XVII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste. Influência no twitter: um estudo de caso sobre Rafinha Bastos. 2012. (Congresso).

XXII Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ.Da web para o impresso, do impresso para a web: a tentativa de atrair o leitor para todos os meios. 2012. (Outra).

XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. O que deixou de ser Super Interessante na divulgação de ciência em revista. 2012. (Congresso).

Congresso Mundial de Comunicação Iberoamericana Confibercom. Múltiplas vozes e a construção de hidrelétricas em rios da Amazônia Brasileira. 2011. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental. 2011. (Congresso).

XXI Jornada de Iniciação científica na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro."Celebridades e redes sociais: uma análise da influência de Rafinha Bastos no twitter". 2011. (Outra).

XXI Jornada de Iniciação científica na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro."Sensacionalismo: uma análise da cobertura jornalística do jornal Folha de S. Paulo sobre o caso 'massacre de Realengo'";. 2011. (Outra).

8º encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Cobertura de problemas ambientais nos jornais do oeste do Pará. 2010. (Congresso).

IX Jornada Científica, da Associação Educacional de Vitória.Jornalismo - Convergência e Redes Sociais?. 2010. (Outra).

11 Congresso Estadual dos Jornalistas. A Internet e a produção livre de conteúdos de informação. 2009. (Congresso).

II Encontro de Weblogs Científicos em Língua Portuguesa - EWCLiPo.Quem deve divulgar a ciência?. 2009. (Encontro).

Semana de Comunicação da Faesa.Jornalismo Científico. 2007. (Outra).

VI Jornada Científica da Faesa.VI Jornada Científica da Faesa. 2007. (Outra).

8º Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico. 8º Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico. 2004. (Congresso).

II Semana de Educação e Comunicação - Educom.II Semana de Educação e Comunicação - Educom. 2004. (Outra).

IV Jornada Cientifica da Faesa.IV Jornada Científica da Faesa. 2004. (Outra).

III Jornada Cientifica Faesa.III Jornada Cientifica Faesa. 2003. (Outra).

XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Comunicação Científica e Ambiental. 2003. (Congresso).

XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. XXVI Congresso Brasileiro de Ciênicas da Comunicação. 2003. (Congresso).

Congresso Internacional de Divulgação Científica. 2002. (Congresso).

Workshop Internacional de Divulgação Cientifica - Ciência e Público. 2002. (Outra).

IV Conferência Brasileira de Comunicação e Saúde.IV Conferência Brasileira de Comunicação e Saúde. 2001. (Outra).

"O fim e os meios: mutações da estratégia na era da informação". 1999. (Seminário).

3º Ciclo de Estudos sobre a Escola Latino Americana de Comunicação.3º Ciclo de estudos sobre a Escola Latino Americana de Comunicação. 1999. (Seminário).

XXI Congresso da Intercom. 1998. (Congresso).

2º Simposio Regional de Pesquisa em Comunicação. 1997. (Simpósio).

5º congresso brasileiro de jornalismo científico. O concreto e o abstrato no jornalismo científico brasileiro: Superinteressante e Globo Ciência. 1996. (Congresso).

Workshop Internacional de Comunicação Pública da Ciencia. 1996. (Outra).

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 1995. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Pesquisadores em Comunicação. Estratégias adequadas da Comunicação para livros didáticos de ciências exatas destinados a estudantes de segundo grau. 1994. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Rainã Jacobsen Maier

SOARES, L. E.;CARVALHO, A. P.; FREIRE, M. S.. ?LITERATURA, JORNALISMO E TRANSCULTURAÇÃO: ÁNGEL RAMA E GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ?. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Taís Lopes de Souza

CARVALHO, A. P.; Berino, A; SANTOS, S. B.. Agência de Notícias das Favelas e Educação Popular Comunitária. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniele Leal

SOUZA, M. A. F.; SIMOES, J.;CARVALHO, A. P.. Gestão de crises: uma análise da gestão da comunicação da UFRRJ. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Dayse Tavares Barreto

CARVALHO, A. P.; LEMOS, A. P. S.; MEIHY, C. S. B.. Direitos e Cidadania no bairro do Limoeiro - a industria cultural de Maurício de Sousa. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Dayse Tavares Barreto

CARVALHO, A. P.; LEMOS, A. P. S.; MEIHY, C. S. B.. Direitos e Cidadania no Bairro do Limoeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Adriene do Nascimento Adão

CARVALHO, A. P.; Berino, A; Oliveira, Inês. Cinema e Educação: A relação dos jovens com o cinema e o papel desempenhado pelos filmes na formação do educando na contemporaneidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Lucero Barboza

SILVA, S. L. F. C.; GALINDO, F.;CARVALHO, A. P.. CAMINHOS PARA A PADRONIZAÇÃO DOS FLUXOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA NA GESTÃO DO CMC/IFAM. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão e estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Rainã Jacobsen Maier

CARVALHO, A. P.; SOARES, L. E.; SCHIFFLER, M.. ?LITERATURA, JORNALISMO E TRANSCULTURAÇÃO:. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Taís Lopes de Souza

CARVALHO, A. P.; Berino, A; SANTOS, S. B.. Agência de Notícias das Favelas e Educação Popular. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Camille Dorneles Santos Martins

CARVALHO, A. P.; ALMEIDA, C.; MALCHER, M. A.. Meio Ambiente na pauta dos jornalistas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Dayse Tavares Barreto

CARVALHO, A. P.; LEMOS, A. P. S.; MEIHY, C. S. B.. Turma da Mônica, Cidadania e Direitos Humanos: saiba mais em quadrinhos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Daniele Leal

SOUZA, M. A. F.;CARVALHO, A. P.; SIMOES, J.. Gestão de crises: uma análise da gestão da comunicação das IFES do Rio de Janeiro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriene do Nascimento Adão

Berino, A; Oliveira, Inês;CARVALHO, A. P.. Cinema e educação: a relação dos jovens com o cinema e o papel desempenhado pelos filmes na formação do educando na contemporaneidade. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Monica O

CARVALHO, A. P.; ARRUDA, J.; MARY, W.. da Silva. Criando e recriando com o uso de história em quadrinhos. 2019.

Aluno: Adriana Pessoa Cunha

CARVALHO, A. P.; DUTRA, M. S.. Explicações científicas sobre o fenômeno "terras caídas". 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Científico) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

Aluno: Gilmara dos Reis Ribeiro

CARVALHO, A. P.; AMORIM, C. R.. O discurso ambiental no jornal O Liberal: uma análise da divulgação do aquecimento global/mudanças climáticas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Científico) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

Aluno: Fábio Rodrigues Pena

CARVALHO, A. P.; RODRIGUES, R. L.. Comunidades tradicionais da reserva extrativista Tapajós/Arapíuns - reportagem. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Científico) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

Aluno: Lucas Ferreira dos Santos

HOLANDA, A. F. C.;CARVALHO, A. P.; ORLANDO, Simone M. G.. O FUTEBOL AMERICANO NA NOVA ERA DO JORNALISMO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Jean Carlos Telles Mendes

CARVALHO, A. P.; ORLANDO, Simone M. G.; SOUSA, S. G.. Tyrion Lannister em Game of Thrones: novas percepções sobre o ethos discursivo do anão na ficção seriada".. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Douglas M

CARVALHO, A. P.; BARRETO, I. M. C.; MOREIRA, Rejane de M.. Colares.Vocês não imaginam o prazer que é estar de volta...?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Juliana Santos

CARVALHO, A. P.; SOUSA, S. G.; BARRETO, I. M. C.. Representação da mídia na série de livros Harry Potter.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Marina Montesano

BARRETO, I. M. C.;CARVALHO, A. P.; MOREIRA, Rejane de M.. A representação das favelas e comunidades do Rio de Janeiro na mídia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Kathleen Santiago

CARVALHO, A. P.; BARRETO, I. M. C.; MOREIRA, Rejane de M.. Ficção Seriada e Discurso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Elsa Rodrigues Carvalho

CARVALHO, A. P.; MARTINS, C. V. O.. Comunicação de crise: estudo de caso do Centro de Tratamento de Resíduos Santa Rosa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Mayara Souza Ferreira

CARVALHO, A. P.; BARRETO, I. M. C.; MARTINS, Cristiane Venâncio. Comunicação organizacional e crise: uma análise do caso Parmalat. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Gian Cornachini

CARVALHO, A. P.; ORLANDO, Simone M. G.; VALLE, F. B.. Desafios da Superinteressante frente à cultua digital: do impresso às estratégias de permanência da marca. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Leandro Marlon Barbosa Assis

CARVALHO, A. P.; SOUSA, S. G.; MOREIRA, Rejane de M.. A educomunicação como proposta educacional: o ensino de História no Programa Autonomia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Flávio José Barbosa Junior

CARVALHO, A. P.; SOUSA, S. G.; BARRETO, I. M. C.. O rock independente no Rio: Estratégias de comunicação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Andressa Silva Braga

CARVALHO, A. P.; BARRETO, I. M. C.; VALLE, F. B.. Infografia no jornalismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Anna Kellen de Castro Bull

CARVALHO, A. P.; HOLANDA, A. F. C.; ORLANDO, Simone M. G.. Jornalismo colaborativo e open source: uma análise da estrutura da redação do poral TechTudo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: João Pedro Araújo Nunes

CARVALHO, A. P.; BARRETO, I. M. C.; SOUSA, S. G.. As mensagens do falso jornalismo: um estudo de caso do site Sensacionalista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucas Andrey da Silva Antunes dos Santos

CARVALHO, A. P.; BARRETO, I. M. C.; SOUSA, S. G.. Dilma e Aecio: A construção da imagem política no horário gratuito de televisão de 2014. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Dayana Darla Barbosa Aguiar Silva

CARVALHO, A. P.; BARRETO, I. M. C.. A escrita Jornalistica online em tempos de indexação e ranqueamento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Talyta Rodrigues Magano

CARVALHO, A. P.; BARRETO, I. M. C.; OLIVEIRA, M. F. C.. Produção de conteúdo para mídias sociais: um estudo dos manuais de uso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Luiz Magalhães

BARRETO, I. M. C.;CARVALHO, A. P.; OLIVEIRA, M. F. C.. O ethos e o paradigma sobre a imagem do jornalista correspondente internacional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Miranda Danelli Fraga

ORLANDO, Simone M. G.;CARVALHO, A. P.; FERRAO NETO, J. C.. Interatividade no radiojornalismo e o uso do whatsapp. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Lívia Regina de Almeida Carvalho Neves

CARVALHO, A. P.; ORLANDO, Simone M. G.. Divulgação científica nas redes sociais: um estudo de páginas no Facebook. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Laila Soares de Carvalho

CARVALHO, A. P.; GASTALDO, Edson. Jornalismo Esportivo: Notícia para informar ou entreter. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucas Silva da Cruz

OLIVEIRA, M. F. C.;CARVALHO, A. P.. Chaves: o fenômeno e os fãs. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Andreza Patrícia Almeida dos Santos

CARVALHO, A. P.; MOREIRA, Rejane de M.; OLIVEIRA, M. F. C.. A telenovela e o público masculino na UFRRJ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Igor dos Reis Ferraz

OLIVEIRA, M. F. C.;CARVALHO, A. P.; MOREIRA, Rejane de M.. As narrativas telejornalisticas e cinedocumentais: um estudo de caso da Batalha do Chile. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Dias

OLIVEIRA, M. F. C.;CARVALHO, A. P.. O novo telejornalismo e o desafio das práticas de ensino em sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ícaro de Morais Monteiro

CARVALHO, A. P.; FONSECA, L. C. S.; CAETANO, L. C.; DALMASO, G.. Astrobiologia: concepções alternativas de alunos do ensino fundamental sobre a vida, sua origem, evolução e possibilidades no universo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Altier Oliveira Moulin

CARVALHO, A. P.; MANENTE, E.; LENE, H.. A pesquisa de opinião como geradora de pauta para o jornalismo diário. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Milena Ribeiro de Souza

CARVALHO, A. P.; MAIA, V.; Barreto, J.. Velhas novidades. O clichê como instrumento de identificação em obras de ficção seriada em audiovisual. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Anna Elza Ferreira

CARVALHO, A. P.MENEGUELLI, Ana; LENE, H.. O Brasil lá fora - Análise de conteúdo sobre o Brasil no jornal italiano Corriere de la Sera. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Johnnatan Gomes Sardi

CARVALHO, A. P.MENEGUELLI, Ana; SOLDATELLI, P. R.. Interatividade e participação do usuário: os sistemas de publicação do Globo online e Centro de Mídia Independente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Fernanda Simor Soares

CARVALHO, A. P.; RANGEL, V. M.; VERVLOET, W.. O uso da "beleza real" na propaganda - o caso Dove.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Monik Falcão, Vanessa Dias Trabach

CARVALHO, A. P.MENEGUELLI, Ana; SCARPINI, Thelmo. Vivendo com qualidade. Sua vida com mais saúde. Programa de rádio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Gracielle Duarte Teixeira

CARVALHO, A. P.MENEGUELLI, Ana; MATTOS, M.. Minissérie JK. Análise de discurso.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Alcyene Castro de Almeida

CARVALHO, A. P.; LENE, H.; SOLDATELLI, P. R.. A influência Norte-americana no padrão de jornalismo brasileiro. Análise comparativa dos jornais A Gazeta e The Boston Globe. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Poliana Lagares Barbosa

CARVALHO, A. P.; LOBO, André; ROCHA, Cláudio. Revista Valores - Responsabilidade Social na CVRD. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Maria Carolina Caliman e Camila Segundo Costa

CARVALHO, A. P.; CUNHA, Vaney; MARANGONI, Ronaldo. O perfil dos consumidores do Posto Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Narthana Lopes Jubini

CARVALHO, A. P.; MANENTE, E.; LEITE, Janaina. O mercado de trabalho para o jornalista assessor na Grande Vitória. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Tamara Gomes Milagres; Fabiana M

CARVALHO, A. P.; CARDOSO, Carine; VERVLOET, W.. da Silva; Lorena C. Cota.Plano de negócios de uma cafeteria: muito além de uma visão publicitária. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Marla Marques e Rafael Ladislau

CARVALHO, A. P.; SCARPINI, Thelmo; BRITO, Herica. Escassez de água na Grande Vitória - Vídeodocumentário. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Cátia Portuense e outros

CARVALHO, A. P.; MELO, Daniele; TEIXEIRA, Leida. Perspectiva Estratégica da Comunicação Interna dem Empresas Farmaceuticas - Case Farmabem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Daniela Paiva Kunsch

CARVALHO, A. P.; POLETO, Madalenta; SANTANA, Nara. Paul: do pântano à urbanização - Livro -reportagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Graça Penha Nascimento Rosseto

CARVALHO, A. P.; REBOUÇAS, Edgard; DUARTE, Rose. Os estudos da TV por assinatura no Brasil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Jackelline Garuzzi Barcellos

CARVALHO, A. P.; CURRY, A.; Moura, Hudson. Por que a mídia condena?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Sâmia Brandião Bastos

CARVALHO, A. P.; LENE, H.;MENEGUELLI, Ana. Jornalismo Impresso. Análise de conteúdo das matérias veiculadas na editoria de economia do Jornal A Tribuna. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Juliana Del Fiume Mansur

CARVALHO, A. P.; CURRY, A.; DELGADO, O.. Revista llha do Sol. Projeto editorial de revista de turismo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Janeth Prates

CARVALHO, A. P.. Plano de Comunicação Interna para o Terminal de Vila Velha-ES. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Rita de Cássia Martins

CARVALHO, A. P.; LOUZADA, R.; SANTANA, N. M. C.. Bola na tela: jornalismo esportivo nas mídias. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Alexandre Paixão Mignoni e Michele Nunes Lima

CARVALHO, A. P.; PESSALI, H.; SILVA, M.. Ecojornalismo imresso.Análise do jornalismo ambiental em A Gazeta e A Tribuna. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Sarita Colombi

CARVALHO, A. P.; RANGEL, V. M.. Crítérios de noticiablidade - uma análise dos jornais do interior. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Rosana Scauri Simões

CARVALHO, A. P.; DELGADO, O. C.. A comunicação no trabalho voluntário. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Valmir Mattiazi

CARVALHO, A. P.. O universo do deficiente auditivo na internet: efetivando o direito à informação.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Letícia Sellos

CARVALHO, A. P.; ROST, M.. Bastidores da Televisão Capixaba - videodocumentário. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Aline Diniz de Carvalho

CARVALHO, A. P.; COUTINHO, I. M. S.. AIDS - Ainda dá tempo de previnir-se. Videodocumentário.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: George Motta

CARVALHO, A. P.; ROST, M.. Siecrist - videodocumentário de banda de rock. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: DANIELE DANIEL

CARVALHO, A. P.. Análise da seção de Cartas da Revista Veja. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Silviomar Falcao

CARVALHO, A. P.; SOLDATELLI, P. R.. Jornal Metropolitano - nova proposta editorial. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro.

CARVALHO, A. P.; FIGUEIREDO, C.; MENDONCA, K.; ERNANDEZ, M.; BORGES, W.. Concurso para docente do magistério superior: Comunicação e Linguagem Visual. 2024. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

CARVALHO, A. P.; ORLANDO, Simone M. G.; FIGUEIREDO, C.. Processo seletivo simplificado para professor substituto de Telejornalismo. 2019. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

MOREIRA, Rejane de M.;CARVALHO, A. P.; BRAGAGLIA, A. P.. Concurso para professor efetivo de Ética, Política e Comunicação. 2016. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

CARVALHO, A. P.; SOUSA, S. G.. Processo seletivo simplificado para professor de Fotojornalismo. 2016. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

CARVALHO, A. P.; RIBEIRO, R. R.; MONTEIRO, C. R.. Professor efetivo da disciplina Telejornalismo. 2013. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

CARVALHO, A. P.; MOREIRA, Rejane de M.; GASTALDO, Edson. Concurso para professor temporário da disciplina de Radiojornalismo do curso de Jornalismo. 2012. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

CARVALHO, A. P.. CDC - Reportagem/QCiencia / SINCTEC. 2016. Universidade do Grande Rio.

CARVALHO, A. P.. Exposição dos Trabalhos CDC-Reportagem/QCiencia. 2015. Universidade do Grande Rio.

CARVALHO, A. P.. Prêmio Intercom - Seleção de melhores trabalhos de graduação e pós em comunicação. 2002. Faculdades Integradas São Pedro.

CARVALHO, A. P.. Seleção de melhor trabalho de conclusão de curso em comunicação social. 2001. Faculdades Integradas São Pedro.

CARVALHO, A. P.. Prêmio Intercom - Seleção de melhores trabalhos de conclusão de graduação e pos em comunicação. 2001. Faculdades Integradas São Pedro.

CARVALHO, A. P.. Prêmio Intercom - trabalho de conclusão em graduação e pós-graduação em comunicação. 2000. Faculdades Integradas São Pedro.

Orientou

FÁBIO PENA

Comunidades tradicionais da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns com uso de mecanismos de compensação ambiental no contexto das mudanças climáticas globais; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Científico) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Gilmara dos Reis Ribeiro

O DISCURSO AMBIENTAL NO JORNAL O LIBERAL: uma análise da versão sobre o aquecimento global; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Científico) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Adriana Pessoa Cunha

Conhecimento popular e comprovações científicas do fenômento; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Científico) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Alessandra Guimarães Mizher

Explicações científicas sobre o fenômeno; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Científico) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Gabriela Venancio Jesus

O meio ambiente nas páginas do Jornal A Sirene; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Roberto Ferreira de Carvalho Junior

Do Jornal Mural à rede social corporativa; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Jéssica Moreira Antunes

Notícias no Facebook; Uma pesquisa sobre os efeitos da sobrecarga de informação; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Pâmela Machado

Surdez e acessibilidade do audiovisual; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Letícia de Jesus Dias

Saúde mental na televisão; Abordagem de transtornos em programas da TV Globo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Pollyana Faria Lopes

Diálogos entre comunicação popular e educação popular; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Larissa Souza Cardoso da Silva

O uso de memes na comunicação governamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Letycia Gomes Nascimento

o uso da web rádio comunitária na luta dos movimentos indígenas; Estudo sobre a rádio Yandê; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Gustavo Pereira de Carvalho

o afeto te afeta?a emoção como elemento do discurso jornalístico; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Rodrigo Miranda Cabelli

Tubo de Ensaio; Um portal de divulgação da ciência; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Mateus Vinicius da Cunha

Wicca e Comunicação: Uma análise de processo nas publicações de Eddie Van Feu; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Leandro Marlon Barbosa Assis

A educomunicação como proposta educacional: o ensino de História no Programa Autonomia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Andressa Silva Braga

Infografia no jornalismo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Flávio José Barbosa Junior

O rock independente no Rio: Estratégias de comunicação; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Dayana Darla Barbosa Aguiar Silva

A escrita Jornalistica online em tempos de indexação e ranqueamento; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Simone Selles Chaves

O jornalismo e a cobertura das crises humanitárias internacionais: a visão da imprensa brasileira; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Lívia Regina de Almeida Carvalho Neves

Divulgação Cientifica nas redes sociais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Analine Molinário Procópio

Jornalismo esportivo e a midiatização do vôlei; Um estudo de caso sobre o Campeonato Mundial de 2010; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Alerrandre da Silva Barros

"O jornalista sentado: um estudo sobre a produção de notícia nos portais R7, G1 e Band"; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Isabella Oreiro Tarrela do Rosário

Ser visto para lembrar que existo: estudo sobre o público e o privado nas redes sociais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Bruna Faria Simões

Extra! Extra! Há ciência no jornal O Globo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Andreza Patrícia Almeida dos Santos

A telenovela e o público masculino na UFRRJ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Júlio César Guimarães Antunes

Abordagem de problemáticas ambientais em jornais impressos no oeste do Pará; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Instituto Esperança de Ensino Superior; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Hanny Guimaraes

Por uma comunicação libertária; Experiências colaborativas na web: uma análise do site Novae; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Matheus Rocha

Otaku cosplay capixaba: materializando o imaginário pop japonês em carne e indumentária; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Carlos Henrique Plaster de Oliveira

A reconstrução do corpo como espetáculo televisivo; Anális do programa Dr 90210; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Thaís Bergami Moraes

O formato da notícia online: um estudo de blogs de jornalistas brasileiros; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Priscila Ribeiro Perovano

A representação do homem na propaganda: o case Jeremias de AXE;; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Charlaine Suelen Rodrigues de Souza

Linguagem do inominável; Um estudo sobre a mistura das linguagens teatral e televisiva em obras audiovisuais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Diego Brotas Correa Felisberto

Produção e consumo de música na internet; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Givanildes Xavier

Análise de notícias sobre transtornos alimentares nas revistas Época e Veja; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Fernanda Gosser Motta

O sucesso das telenovelas mexicanas no Brasil - a visão dos telespectadores; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Eduardo Moraes Silva

Um estudo sobre o impacto do DVD na indústria cinematográfica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Cassiano Pinheiro e Jamille Tedesco

Mangá e Animê: Produtos da Indústra Cultural?; 2005; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Vivian da Silva Ferreira

A influência dos programas de comunicação na formação da Opinião Pública - Estudo de caso: recepção do programa de relacionamento da Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST) pelos públicos externos; ; 2005; 90 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Juliana Cecato e Paula Oliveria Faria

A Comunicação como apoio ao processo de licenciamento da CST na fase 7,5 milhões de toneladas por ano; 2005; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Larissa Lesqueves Costalonga

A relação do jornalista com a tecnologia de informação; 2004; 80 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Danielle Padovani Del Caro e Valéria Furlan

Análise das colunas Destaque e Minuto a Minuto do Gazeta online; 2004; 80 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Gabriela Ribeti de Freitas

Estudo do caso da Integração das redações de produção jornalística das rádios e internet da Rede Gazeta; 2004; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Karina Santana Pais

CienciAR: um programa de divulgação científica para televisão; 2004; 80 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Julia Salles Borgo e Veruska Pinheiro dos Santos

Plano de Comunicação para a TV Faesa; Consultoria de Relações Públicas; 2004; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Gisele Ferreira da Silva

Silêncio informacional: uma análise da recepção da informação dos telejornal pelo deficiente auditivo; ; 2004; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Alessandra dos Santos Amorim

Jornal para deficientes visuais; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Anna Carolina Perim da Silva

Programa de rádio sobre saúde; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Alexandre Paixão Mignoni

Ecojornalismo impresso -análise do jornalismo ambiental em A Gazeta e A Tribuna; ; 2002; 100 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Gisele Rigo

Água: uma questão de sobrevivência - Reportagem especial em vídeo; ; 2002; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Iara Andrade Oliveira

Perfil do jornalista nas histórias em quadrinhos; ; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Maria Emilia Zambon Fafa

Análise da cobertura sobre câncer no jornal A Gazeta-ES; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Raquel Jorge Gomes

Análise da cobertura de A Gazeta sobre bandas capixabas de rock; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Hanicristi de Oliveira Ferreira

Análise da veiculação de notícias negativas pelos telejornais noturnos de Vitória-ES; 2001; 100 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Gabriela Venâncio de Jesus

Comunicação para a popularização de pesquisas e ações do Jardim Botânico da UFRRJ?; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Gabriela Venâncio de Jesus

Planejamento de comunicação e divulgação científica para uma unidade de pesquisa: Jardim Botânico - UFRRJ; 2020; Iniciação Científica - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Proverde; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Rodrigo Miranda Cabelli

Estudo sobre o ensino e a produção de divulgação cientifica no curso de jornalismo; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Andreza Patrícia Almeida dos Santos

O leitor imaginado de infográficos no jornalismo de revista; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Carolina Carvalho

Iniciação Profissional em Gestão de Projetos Educacionais/Proext/UFRRJ; 2022; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Isabella Cabral Santana

Estágio superviosinado em Jornalismo; 2021; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Lidiane de Oliveira Nóbrega

Estágio Supervisionado em Jornalismo; 2021; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Roberto Jones Garcia Vieira

Estágio Supervisionado em Jornalismo; 2021; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Isabele de Mesquita Bard

Estágio Supervisionado em Jornalismo; 2021; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

João Gabriel Castro de Freitas

Estágio em Jornalismo para divulgação científica; 2020; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Thaís Moura Melo

Iniciação Profissional em Gestão de Projetos Educacionais/Proext/UFRRJ; 2020; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Uli Campos Leal

Iniciação Profissional em Gestão de Projetos Educacionais/Proext/UFRRJ; 2020; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Cleiton Bezerra

Iniciação Profissional em Gestão de Projetos Educacionais/ProGrad/UFRRJ; 2020; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra Pinto de Carvalho;

Produções bibliográficas

  • CARVALHO, A. P. ; SANTOS, A. P. A. . Telenovela e Recepção: Um estudo sobre o público masculino universitário. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano , v. 12, p. 329-349, 2018.

  • CARVALHO, A. P. ; MENEGUELLI, Ana . A ciência na imprensa capixaba. Ciência & Comunicação , web, v. 1, p. 1-5, 2004.

  • CARVALHO, A. P. . As ideias de Antonio Pasquali nas décadas de 80 e 90. PCLA. Pensamento Comunicacional Latino Americano (Online) , v. 1, p. 2-2-7, 2000.

  • LOYZA, Juana ; CARVALHO, A. P. . Post nubila serenum... Só depende de nós.. PCLA. Pensamento Comunicacional Latino Americano (Online) , v. 1, p. entrevista2-2-2, 2000.

  • CARVALHO, A. P. . A biopirataria na Amazônia na ordem do dia. Movendo Idéias (UNAMA) , Belém - PA, v. 1, n.2, p. 10-13, 1998.

  • CARVALHO, A. P. . Ciência e Tecnologia no jornalismo sindical do ABC paulista. Movendo Idéias (UNAMA) , Belém -Pará, v. 1, n.3, p. 13-19, 1997.

  • CARVALHO, A. P. ; OLIVEIRA, L. D. ; BUENO, K. ; FARIAS, H. S. . Pint of Science Seropédica: Reflexões sobre Divulgação Científica na Baixada Fluminense. In: Sociedade-natureza na Baixada Fluminense: perspectivas de investigação. In: André Santos da Rocha, Jean Rodrigues Sales. (Org.). Sociedade-natureza na Baixada Fluminense: perspectivas de investigação. 1ed.Seropédica: Edur, 2023, v. , p. 139-147.

  • CARVALHO, A. P. ; ASSIS, L. M. B. . Comunicação, tecnologias e juventude: uma experiência com o uso de redes sociais online na sala de aula.. In: Aristóteles de Paula Berino; Aldo Victorio Filho; Maria da Conceição Silva Soares. (Org.). Múltiplos olhares sobre as juventudes. 1ed.Seropedica: Edur - Editora da UFRRJ, 2018, v. 1, p. 25-33.

  • CARVALHO, A. P. ; ASSIS, L. M. B. . A dialogia na educomunicaçao: perspectivas e práticas no Programa Autonomia. In: Ariane Pereira; Clauciane Pereira. (Org.). Transformações possíveis: comunicação e educação na perspectiva dos pesquisadores em formação. 1ed.Sao Paulo: Intercom, 2017, v. 1, p. 45-61.

  • RIBEIRO, G. R. ; CARVALHO, A. P. . Artigos de Opinião e Aquecimento Global: uma análise de estratégias divulgativas no Jornal O Liberal. In: Antonio Sardinha; Elaide Martins. (Org.). Interfaces Midiáticas na Amazônia. Pesquisas, saberes e vivências. 1ed.Macapá: Editora da Universidade Federal do Amapá, 2015, v. 1, p. 180-201.

  • CARVALHO, A. P. ; SOUSA, S. G. . Rede de Notícias da Amazônia (RNA): união de emissoras de rádios locais. In: Antonio Sardinha; Elaide Martins. (Org.). Interfaces Midiáticas na Amazônia. Pesquisas, saberes e vivências. 1ed.Macapá: Editora da Universidade Federal do Amapá, 2015, v. 1, p. 228-243.

  • CARVALHO, A. P. . Experiências de produção de vídeos sobre saúde e meio ambiente em comunidades amazônicas. In: Denise Tavares; Renata Rezende. (Org.). Mídia e Divulgação CIentífica. Desafios e Experimentações em meio à Popularização da Ciência. 1ed.Rio de Janeiro: Ciências e Cognição, 2014, v. 1, p. 136-147.

  • CARVALHO, A. P. ; MENEGUELLI, Ana . A Ciência na imprensa capixaba. In: Souza, Cidoval; Ferreira, José R.; Bortoliero, Simone. (Org.). Jornalismo científico e educação para ciências.. 1ed.Taubaté: Cabral editora universitária, 2006, v. 1, p. 41-54.

  • CARVALHO, A. P. . Yes, Yoko Ono!. Your Mother Should Know, 01 out. 2006.

  • CARVALHO, A. P. . The Rolling Stones Rock and Roll Circus. Your Mother Should Know, 01 set. 2006.

  • OLIVEIRA, J. M. S. ; CARVALHO, A. P. . A Infantilização do Autismo no Jornalismo Brasileiro: Uma Análise de Conteúdo. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2023, Brasília. Anais do 21º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2023. p. 1.

  • CARVALHO JUNIOR, R. F. ; CARVALHO, A. P. . Do jornal mural à rede social corporativa: Um estudo de caso sobre o uso do Workplace from Facebook durante a pandemia da Covid-19. In: XVI Congresso Abrapcorp, 2022, Maceió. Anais do XVI Congresso Abrapcorp, 2022. v. Vol 1.

  • CARVALHO, A. P. ; CABELLI, R. M. . Tubo de ensaio: um portal de divulgação de ciência. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 2017, São Paulo. Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo, 2017. v. 1.

  • ASSIS, L. M. B. ; CARVALHO, A. P. . O Programa Autonomia e o Planejamento do Diálogo: a Educomunicação Como Alternativa de Intervenção. In: Intercom Nacional, 2016, S. Paulo. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016.

  • CARVALHO, A. P. ; ASSIS, L. M. B. . '?É para escrever sério?? Uma experiência com uso de redes sociais online na sala de aula. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016.

  • CARVALHO, A. P. ; CABELLI, R. M. . Jornalismo Científico na graduação: uma análise de projetos no Brasil. In: Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Comunicação, 2016, Salto SP. Encontro Intercom Sudeste, 2016.

  • SANTOS, A. P. A. ; CARVALHO, A. P. . O leitor imagiinado e o fazer jornalístico: um novo olhar sobre a Superinteressante. In: XIX Congresso de Ciências da Comunicação do Sudeste, 2014, Vila Velha-ES. Intercom 2014 - anais do evento. Vila Velha: Intercom, 2014. v. 1.

  • OREIRO, Isabella ; CARVALHO, A. P. . Ser Visto para Lembrar que Existo: A Exposição da Vida Privada nas Redes Sociais. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências daComunicação, 2014, Foz do Iguaçu - PR. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. S Paulo: Intercom, 2014.

  • CARVALHO, A. P. . Entremeios do processo de leitura de infográficos e visualização de dados no jornalismo impresso. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências daComunicação, 2014, Foz do Iguaçu - PR. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. S Paulo: Intercom, 2014. v. 1.

  • CARVALHO, A. P. . Banco de Dados e Numeralha: como leitor analisa esse tipo de texto?. In: Intercom Sudeste 2013, 2013, Bauru. Comunicação em tempo de redes sociais. Afetos, emoçoes, subjetividades, 2013. v. 1.

  • CARVALHO, A. P. . O que deixou de ser Super Interessante na divulgação de ciência em revista. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012.

  • CARVALHO, A. P. ; SOUSA, S. G. . Rede de Notícias da Amazônia: rádios locais em rede para democratizar a informação. In: 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2012, Curitiba. 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.

  • CARVALHO, A. P. ; BARROS, Alerrandre da Silva . Sensacionalismo na grande imprensa: O jornal Folha de S. Paulo e o caso ?Massacre de Realengo?. In: SBPJOR?II Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo, 2012, Curitiba. Pesquisa em Jornalismo na América Latina, 2012.

  • CARVALHO, A. P. . Múltiplas vozes e a construção de hidrelétricas em rios da Amazônia Brasileira. In: Confibercom, 2011, São Paulo. Confibercom 2011- Sistemas de Comunicação em tempos de diversidade cultural, 2011.

  • CARVALHO, A. P. ; ANTUNES, Julio C. G. . Cobertura de problemas ambientais nos jornais do oeste do Pará. In: 8º encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 2010, São Luís. Anais ... SBPJor - Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2010.

  • CARVALHO, A. P. ; MENEGUELLI, Ana . Análise de elementos visuais da divulgação científica no jornalismo capixaba. In: 8º Congresso Brasileiro de jornalismo científico, 2004, Salvador. 8º Congresso Brasileiro de jornalismo científico, 2004.

  • CARVALHO, A. P. . O vídeo como instrumento de propaganda da ciencia. In: XXVI Congresso Brasileiro de Pesquisadores da Comunicação, 2003, Belo Horizonte. Intercom 2003, 2003.

  • FREITAS, C. F. ; CARVALHO, A. P. . O jornalismo local como tema de trabalhos de conclusão de curso de graduação em comunicação. In: 26º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2023, Niterói. Anais do 26º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 1º a 3 de junho de 2023, E [recurso eletrônico] : Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução, 2023.

  • CARVALHO, A. P. ; SANTOS, A. P. A. . O leitor imaginado na revista Superinteressante. In: I Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ, 2013, Seropédica/RJ. Os desafios da Ciência no Brasil do século XXI, 2013.

  • OREIRO, Isabella ; CESAR, R. R. ; CARVALHO, A. P. . Da web para o impresso, do impresso para a web: a tentativa de atrair o leitor para todos os meios. In: XXII Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 2012, Seropédica (RJ). Anais da ... Jornada de Iniciação Científica, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2012.

  • CARVALHO, A. P. ; SANTOS, A. P. A. . A Mídia e a Padronização da Beleza na Contemporaneidade. In: XXI Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 2011, Seropédica. Anais da ... Jornada de Iniciação Científica, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2011.

  • CARVALHO, A. P. ; OREIRO, Isabella . Celebridades e redes sociais: Uma análise sobre a influência de Rafinha Bastos. In: XXI Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 2011, Seropédica. Anais da ... Jornada de Iniciação Científica, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2011.

  • CARVALHO, A. P. ; MAGALHÃES, Fernanda ; VAZ, Carolina R. . A abordagem do Tema Obesidade nos produtos midiáticos A Liga e Globo Repórter. In: XXI Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 2011, Seropédica. Anais da ... Jornada de Iniciação Científica, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2011.

  • CARVALHO, A. P. ; BARROS, Alerrandre da Silva . Sensacionalismo: uma análise da cobertura jornalística do jornal Folha de S. Paulo sobre o caso Massacre de Realengo. In: XXI Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 2011, Seropédica. Anais da ... Jornada de Iniciação Científica, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2011.

  • CARVALHO, A. P. . Experiências de produção de vídeos sobre saúde e meio ambiente em comunidades ribeirinhas. In: I Seminario Nacional Bits Ciência - Os desafios da relação do audiovisual com a produção científica, 2014, Niterói. 1º Seminário Nacional BITS Ciência (1.: 2014, Niterói, RJ). Anais do 1º Seminário Nacional BITS Ciência: os desafios da relação audiovisal com a produção científica e Mostra LIA/PRALA de Cinema e Ciência ;. Niterói: UFF, 2014. v. 1.

  • CARVALHO, A. P. ; SANTOS, A. P. A. . Entre a Teoria e a prática: quem é o leitor imaginado da revista Galileu. In: II Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ, 2014, Seropédica. Ciência e Democracia n Brasil atual. Seropédica: UFRRJ, 2014.

  • CARVALHO, A. P. ; SOUSA, S. G. . Rede de Notícias da Amazônia: rádios locais em rede para democratizar a informação. In: 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2012, Curitiba. Pesquisa em Jornalismo na América Latina - SBPJor 1º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2012. p. 163-163.

  • CARVALHO, A. P. ; BARROS, Alerrandre da Silva . Sensacionalismo na grande imprensa: o jornal Folha de S. Paulo e o caso 'Massacre de Realengo'. In: II Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo, 2012, Curitiba. Pesquisa em Jornalismo na América Latina - SBPJor - 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2012. p. 81-82.

  • CARVALHO, A. P. . Produção em jornalismo cientíífico na graduação. A experiência da Agenotic. In: II Seminário Internacional Empirika, 2012, Campinas. Comunicação, Divulgação e Percepção de Ciência e Tecnologia. Campinas: Biblioteca Unicamp, 2012. p. 27.

  • CARVALHO, A. P. ; OREIRO, Isabella ; CESAR, R. R. . Da web para o impresso: como a Superinteressante atrai oleitor para todos os meios. In: II Seminário Internacional Empirika, 2012, Campinas SP. Comunicação, Divulgação e Percepção de Ciência e Tecnologia. Campinas SP: Biblioteca Unicamp, 2012. p. 36.

  • CARVALHO, A. P. . Análise de Elementos visuais da Divulgação científica no Jornalismo capixaba. In: IV Jornada Científica Faesa, 2004, Vitória. IV Jornada Científica Faesa, 2004.

  • CARVALHO, A. P. ; MENEGUELLI, Ana . Ciência na Imprensa capixaba. In: 8º Congresso Brasileiro de jornalismo científico, 2004, Salvador, 2004.

  • CARVALHO, A. P. . Ciência e Imprensa. In: III Jornada Científica da Faesa, 2003, Vitória, 2003.

  • LOYZA, Juana ; CARVALHO, A. P. . O pensamento comunicacional latino-americano - as ideias de Antonio Pasquali. In: III Lusocom - Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, 1999, Braga - Portugal. Investigação: convergências e desafios, 1999.

  • CARVALHO, A. P. . O concreto e o abstrato no jornalismo científico brasileiro: Superinteressante e Globo Ciência. In: V Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico, 1996, Belo Horizonte. Jornalismo Científico e cidadania no mercado global. São José dos Campos: ABJC, 1996. v. 1. p. 43-47.

  • CARVALHO, A. P. . Ciênica e Tecnologia no jornalismo sindical. In: XVIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores da Comunicação, 1995, Aracaju, 1995.

  • CARVALHO, A. P. ; EPSTEIN, I. . Estratégias adequadas da Comunicação para livros didáticos de ciências exatas destinados a estudantes de segundo grau. In: XVII Congresso Brasileiro de Pesquisadores da Comunicação, 1994, Piracicaba. XVII Congresso Brasileiro de Pesquisadores da Comunicação, 1994.

  • CARVALHO, A. P. . Desafios da Divulgação Científica no universo da desinformação. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, A. P. . Como escrever textos de Divulgação Científica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, A. P. . Mesa redonda: Vacina X Desinformação. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, A. P. ; ANJOS, L. H. C. ; ABRAAO, I. . Desafios e potencialidades na comunicação científica no espaço não formal de educação. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, A. P. . Abordagem sobre a cannabis medicinal no jornalismo brasileiro. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, A. P. ; VENANCIO, G. . Divulgação Científica nas redes sociais. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, A. P. . Divulgação Científica e Multimeios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, A. P. ; ASSIS, L. M. B. . A Educomunicação como concepção epistemológica na formação de professores do sec. XXI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, A. P. ; OLIVEIRA, G. C. M. . Jornalismo de Rock no Brasil...'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, A. P. ; SILVA, L. H. T. . Interatividade Digital. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BASTOS, J. S. ; CARVALHO, G. P. ; CARVALHO, A. P. . A representação da favela carioca no jornalismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CABELLI, R. M. ; CARVALHO, A. P. . A iniciação científica e o planejamento de estudo de discentes na UFRRJ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, A. P. . Produções Audiovisuais de ciência na sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, A. P. . Entremeios do processo de leitura de infográficos e visualização de dados no jornalismo impresso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. . Um estudo sobre a leitura de infográfico e visualização de dados em revistas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, A. P. ; OREIRO, Isabella . Ser Visto para Lembrar que Existo: A Exposição da Vida Privada nas Redes Sociais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. . Divulgação de ciência em revista: a trajetória editorial da Superinteressante. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARVALHO, A. P. ; OREIRO, Isabella ; MOLINARIO, A. . Banco de Dados e Numeralha: como leitor analisa esse tipo de texto?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. ; SANTOS, A. P. A. . O leitor imaginado na revista Superinteressante. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, A. P. . Pesquisa e produção em jornalismo científico: experiência de criação do laboratório Agenotic para web. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OREIRO, Isabella ; CARVALHO, A. P. . Influência no Twitter: um estudo de caso sobre Rafinha Bastos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VAZ, Carolina R. ; MAGALHÃES, Fernanda ; CARVALHO, A. P. . Obesidade na Mídia: análise da abordagem do tema nos produtos midiáticos A Liga e Globo Repórter. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. . O que deixou de ser Super Interessante na divulgação de ciência em revista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. . Produção em jornalismo científico na graduação: a experiência da Agenotic. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, A. P. ; OREIRO, Isabella ; CESAR, R. R. . Da web para o impresso, do impresso para a web: como a Superinteressante atrai o leitor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, A. P. ; SOUSA, S. G. . Rede de Notícias da Amazônia: rádios locais em rede para democratizar a informação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARROS, Alerrandre da Silva ; CARVALHO, A. P. . Sensacionalismo na grande imprensa: o jornal FOlha de S. Paulo e o caso 'Massacre de Realengo'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. ; OREIRO, Isabella ; CESAR, R. R. . Da web para o impresso, do impresso para a web: a tentativa de atrair o leitor para todos os meios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, A. P. . Múltiplas vozes e a construção de hidrelétricas em rios da Amazônia Brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OREIRO, Isabella ; CARVALHO, A. P. . "Celebridades e redes sociais: uma análise da influência de Rafinha Bastos no twitter". 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROS, Alerrandre da Silva ; CARVALHO, A. P. . "Sensacionalismo: uma análise da cobertura jornalística do jornal Folha de S. Paulo sobre o caso 'massacre de Realengo'";. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VAZ, Carolina R. ; MAGALHÃES, Fernanda ; CARVALHO, A. P. . "A abordagem do tema 'obesidade' na Liga e Globo Repórter". 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, A. P. A. ; CARVALHO, A. P. . A mídia e a padronização da beleza na contemporaneidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, A. P. ; Antunes, Julio C. G. . Cobertura de problemas ambientais nos jornais do oeste do Pará. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. ; MENEGUELLI, Ana . A ciência na imprensa capixaba. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. . Análise de Elementos visuais da Divulgação científica no Jornalismo capixaba. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, A. P. . O vídeo-documentário como instrumento de propaganda da Ciência. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. . Ciência e Imprensa (Mesa Redonda). 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, A. P. ; AZEVEDO, A. . O pensamento dos pioneiros: Antonio Pasquali e Paulo Freire. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, A. P. . O concreto e o abstrato no jornalismo científico brasileiro: Superinteressante e Globo Ciência. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, A. P. ; ESPTEIN, I. . Estratégias adequadas da Comunicação para livros didáticos de ciências exatas destinados a estudantes de segundo grau. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. P. . O mundo da ciência nas terras do Tapajós. Florianopolis, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

CARVALHO, A. P. ; BARBOSA, F. C. ; PEREZ, P. . Catálogo Institucional 2021 - UFRRJ. 2021.

CARVALHO, A. P. ; PEREZ, P. . Manual de Identidade visual da UFRRJ. 2021.

CARVALHO, A. P. . Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) 2019. 2019.

CARVALHO, A. P. . Concurso fotográfico da UFRRJ 2019. 2019.

CARVALHO, A. P. . Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) 2018. 2018.

CARVALHO, A. P. . 7o Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo,. 2017.

CARVALHO, A. P. ; MOREIRA, Rejane de M. ; FERRAO NETO, J. C. ; VAZ, A. L. . Projeto Pedagógico do Curso de Jornalismo da UFRRJ. 2015.

CARVALHO, A. P. ; MOREIRA, Rejane de M. ; BARRETO, I. M. C. . Normas de Estágio Curricular Obrigatório do curso de Jornalismo - UFRRJ. 2015.

CARVALHO, A. P. . Intercom Nacional 2015. 2015.

CARVALHO, A. P. . Intercom Nacional 2015 - IJ Jornalismo. 2015.

CARVALHO, A. P. . Intercom Sul 2015 - DT Estudos Interdisciplinares em Comunicação. 2015.

CARVALHO, A. P. . Intercom Nordeste 2015 = DT Interfaces Comunicacionais. 2015.

CARVALHO, A. P. . Intercom Sudeste 2015 - DT Jornalismo. 2015.

CARVALHO, A. P. . Intercom Sudeste 2015 - DT - Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 2015.

CARVALHO, A. P. . Intercom Sudeste 2015 - IJ Jornalismo. 2015.

CARVALHO, A. P. . Intercom Sudeste 2015 - IJ - Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 2015.

CARVALHO, A. P. . 12º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. 2014.

CARVALHO, A. P. . Intercom Norte 2014. 2014.

CARVALHO, A. P. . Intercom Sul 2014 - DT Jornalismo. 2014.

CARVALHO, A. P. . Intercom Nordeste. 2014.

CARVALHO, A. P. . Intercom Nordeste - Intercom Junior - Jornalismo. 2014.

CARVALHO, A. P. . Intercom Sudeste 2014. 2014.

CARVALHO, A. P. . Intercom Sudeste 2014 - IJ - Jornalismo. 2014.

CARVALHO, A. P. ; OLIVEIRA, M. F. C. . Normas de utilização dos Equipamentos do Curso de Jornalismo - UFRRJ. 2014.

CARVALHO, A. P. . Intercom Sul 2013 - Intercom Junior - Jornalismo. 2013.

CARVALHO, A. P. . Intercom Sul 2013 - Divisão Temática Jornalismo. 2013.

CARVALHO, A. P. . Intercom Sudeste 2013 - Intercom Junior - Jornalismo. 2013.

CARVALHO, A. P. . Intercom Sudeste 2013 - Divisão Temática Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 2013.

CARVALHO, A. P. . Intercom Nordeste 2013 - Intercom Junior. 2013.

CARVALHO, A. P. . Intercom Nordeste 2013 - Divisão Temática Jornalismo. 2013.

CARVALHO, A. P. . Intercom Nordeste 2013 - Divisão Temática Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 2013.

CARVALHO, A. P. . Intercom Nacional 2013. 2013.

CARVALHO, A. P. . 11º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. 2013.

CARVALHO, A. P. . 65ª Reunião Anual da SBPC. 2013.

CARVALHO, A. P. . 64ª Reunião Anual da SBPC. 2012.

CARVALHO, A. P. . Parecer ad hoc ? SBPJor. 2011.

CARVALHO, A. P. . Parecer ad hoc ? 63º SBPC. 2011.

ORLANDO, Simone M. G. ; CARVALHO, A. P. ; MOREIRA, Rejane de M. ; MARTINS, Cristiane Venâncio ; BARRETO, I. M. C. ; GASTALDO, Edson . Projeto Pedagógico do curso de graduação em Comunicação Social - jornalismo - UFRRJ. 2010.

CARVALHO, A. P. ; ORLANDO, Simone M. G. ; ROXO, M. R. ; Newman, M. . Proposta de Formação de Departamento de Letras e Comunicação Social - UFRRJ. 2010.

ORLANDO, Simone M. G. ; CARVALHO, A. P. ; GASTALDO, Edson ; MARTINS, Cristiane Venâncio ; MOREIRA, Rejane de M. ; BARRETO, I. M. C. . Natureza das Atividades acadêmicas optativas do Curso de Comunicação Social -UFRRJ. 2010.

CARVALHO, A. P. . Notícias do INCT - boletim do INCT para o Controle do Câncer. 2009.

CARVALHO, A. P. . 3ª Reforma Curricular do Curso de Comunicação da Faesa. 2003.

CARVALHO, A. P. ; AMAZONIA, P. A. . Projeto Ciencias na TV. Fácil de Aprender. 1998.

CARVALHO, A. P. . Agenotic: Laboratório de jornalismo científico da UFRRJ. 2012; Tema: Laboratório de jornalismo científico. (Blog).

CARVALHO, A. P. . Agenotic: Laboratório de jornalismo científico da UFRRJ. 2011; Tema: Laboratório de jornalismo cientíífico. (Blog).

CARVALHO, A. P. ; CARNEIRO, M. . Manual do Colaborador ?Coordenadoria de Comunicação Social - UFRRJ. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

CARVALHO, A. P. ; PEREZ, P. . Manual de Identidade visual da UFRRJ. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

CARVALHO, A. P. ; BARBOSA, F. C. . Manual de Mídias Sociais da UFRRJ. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

CARVALHO, A. P. ; BARBOSA, F. C. ; CARNEIRO, M. ; PEREZ, P. . Catálogo Institucional 2021 - UFRRJ. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

CARVALHO, A. P. . Jornalismo Científico e Ambiental. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, A. P. ; Moura, Hudson ; DELGADO, O. C. . Manual para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos - Faesa. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual acadêmico).

CARVALHO, A. P. . Noções de Jornalismo. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARVALHO, A. P. ; ALVES, R. . Projeto ciências na Tv. Fácil de Aprender. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video educativo).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Comunicação para popularização das ações do Jardim Botânico, Descrição: O projeto visa produzir oferecer apoio técnico à pesquisa e extensão em comunicação do Jardim Botânico, especialmente no que se refere à divulgação científca. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alessandra Pinto de Carvalho - Coordenador / Carolina Ribeiro VERAS - Integrante / Thais Oliveira dos SANTOS - Integrante.

  • 2020 - Atual

    Estratégias de Comunicação e Divulgação Científica para unidades de pesquisa da UFRRJ, Descrição: O objetivo do projeto é avaliar as ações de divulgação científica de unidades de pesquisa ; e posteriormente, com o método de pesquisa-ação, construir um plano de comunicação como proposta para setores da universidade. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alessandra Pinto de Carvalho - Coordenador / Carolina Ribeiro VERAS - Integrante / Thais Oliveira dos SANTOS - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2015 - 2017

    Estudo sobre o ensino e a produção de divulgação cientifica no curso de jornalismo, Descrição: Levantamento e análise dos produtos de divulgação científica realizados pelos cursos de graduação em jornalismo no Brasil. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alessandra Pinto de Carvalho - Coordenador / Rodrigo Miranda Cabelli - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - 2014

    Leitura do jornalismo de visualização de dados em revistas impressas, Descrição: O projeto objetiva estudar a construção e a recepção de textos de jornalismo com visualização de dados e visualização de informações (infovis). Especificamente buscamos avaliar os limites da compreensão de informações jornalísticas construidas sob a forma de gráficos, números e infográficos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Alessandra Pinto de Carvalho - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2012

    Análise comparativa do conteúdo de revistas de divulgação científica: Superinteressante e Galileu(Globo Ciência). O que mudou e o que permanece na prática de ambas revistas após 10 anos., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Alessandra Pinto de Carvalho - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    Projeto de Pesquisa A CIÊNCIA NA IMPRENSA CAPIXABA: Uma análise da divulgação da ciência nos jornais, Descrição: Analisar a cobertura de jornais capixabas sobre informações da pesquisa científica é o objetivo geral deste trabalho. A verificação da valorização de setores da pesquisa, a origem da ciência divulgada, bem como a linguagem usada nessas publicações são alguns dos objetivos específicos. A idéia para a realização desta análise surgiu após observação de que não havia informações sistematizadas sobre uma visão ampla do jornalismo de divulgação científica produzido pela imprensa do Espírito Santo. Durante sessenta dias, foram coletadas todas as matérias apresentadas nos jornais A Tribuna, A Gazeta e Notícia Agora, produzidos em Vitória, capital espírito-santense . A análise de conteúdo deste complexo de informações possibilitou uma leitura geral da temática científica apresentada nos periódicos diários, e nos levou a considerar diversas tendências da popularização do tema. Observamos que o jornalismo capixaba privilegia a área de medicina, e principalmente as pesquisas desenvolvidas em universidades brasileiras e americanas, que são apresentadas com uso de linguagem coloquial e de fácil compreensão. O jornalismo do Espírito Santo, apesar de não investir na produção de materiais de divulgação originais, disponibiliza espaços fixos para apresentação de notícias sobre pesquisa científica, especialmente sobre saúde, como se mostrou na pesquisa realizada. Caracteriza-se, portanto, como um contexto de valorização da ciência como conteúdo regular dos jornais locais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alessandra Pinto de Carvalho - Coordenador / Ana Meneguelli - Integrante., Financiador(es): Faculdades Integradas São Pedro - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

Prêmios

2009

Aprovada em 1º lugar no Concurso para Magistério Superior - Disciplina: Comunicação e evolução das mídias em jornalismo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

2009

Aprovada - Concurso Magistério Superior - Disciplina: Teorias da Comunicação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais. , BR-465, Km 7, ufrrj, 23890000 - Seropédica, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26821048, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2025

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LABORATÓRIO DE PESQ EM COM LEV BIBLIOGRÁFICO, LABORATÓRIO DE PESQ EM COM METOD DE PESQUISA, OFICINA DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS EM COMUNICAÇÃO, TEORIAS DO JORNALISMO, Estágio Supervisionado em Jornalismo

  • 06/2024

    Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Atividade de extensão realizada, Clínica de Acesso à Justiça para Populações Atingidas por Desastres Climáticos em São Sebastião/SP..

  • 03/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Grupo de Trabalho incumbido de elaborar a Política de Comunicação da UFRRJ (membro).

  • 03/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Membro da Comissão para elaboração da Política Institucional de Comunicação da UFRRJ.

  • 02/2023

    Extensão universitária , Instituto de Química - Museu da Química Aparecida Cayoco.,Atividade de extensão realizada, Orientadora da equipe de divulgação do Museu da Química da UFRRJ.

  • 05/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Jornalismo.

  • 04/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Coordenadora da Comissão de Comuniccação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais.

  • 01/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/Jardim Botânico.,Cargo ou função, Conselho Acadêmico - Científico do Jardim Botânico (JB/UFRRJ), - Representante do ICHS.

  • 08/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Comissão de Estágio Curricular Obrigatório para o curso de Jornalismo.

  • 06/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do curso de Jornalismo.

  • 04/2023 - 04/2025

    Direção e administração, Coordenação do curso de Graduação em Jornalismo da UFRRJ.,Cargo ou função, vice-coordenadora do curso de graduação em jornalismo.

  • 08/2024 - 12/2024

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Avançados em Estudos de Mídias, Éstágio Supervisionado em Jornalismo, Comunicação e Divulgação Científica - extensionista

  • 11/2022 - 11/2024

    Pesquisa e desenvolvimento, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/Jardim Botânico.,Linhas de pesquisa

  • 02/2024 - 07/2024

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jornalismo Científico (extensionista), Teorias do Jornalismo, Estágio Supervisionado em Jornalismo

  • 04/2022 - 06/2024

    Extensão universitária , Pro-reitoria de extensão.,Atividade de extensão realizada, A cidade como lugar do encontro: Compartilhando saberes e experiências no espaço urbano - Pint Of Science Seropédica.

  • 04/2021 - 06/2024

    Extensão universitária , Jardim Botânico - UFRRJ.,Atividade de extensão realizada, Jardim Botânico e Herbário RBR (UFRRJ): Coleções Biológicas na prática integrada de Pesquisa, Ensino e Extensão.

  • 02/2023 - 02/2024

    Extensão universitária , Pro-reitoria de extensão.,Atividade de extensão realizada, Projeto Comunicação para a popularização da pesquisa produzida na UFRRJ - Biext 2022/2023.

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Jornalismo, PESQUISAS QUALITATIVAS EM COMUNICAÇÃO, TÓPICOS AVANÇADOS EM ESTUDOS DE MÍDIA

  • 08/2023 - 11/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.,Cargo ou função, Presidente - Comissão Disciplinar Discente Processo n23083.056561/2023-91.

  • 04/2023 - 07/2023

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Jornalismo Científico, Laboratório de Prática Digital em Jornalismo, Teorias do Jornalismo

  • 02/2023 - 07/2023

    Outras atividades técnico-científicas , Pro-reitoria de extensão, Pro-reitoria de extensão.,Atividade realizada, Produção de textos informativos e de divulgação científica para o Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Farmacopeia Marika.

  • 10/2022 - 03/2023

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Avançados en Estudos de Mídia, Tópicos Especiais em Jornalismo, Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Estágio Supervisionado

  • 05/2022 - 09/2022

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Jornalismo, Jornalismo Científico, Laboratório de Práticas Jornalísticas Digitais, Teorias do Jornalismo

  • 04/2021 - 04/2022

    Extensão universitária , Pro-reitoria de extensão.,Atividade de extensão realizada, Programa de Apoio Técnico Acadêmico da Pro-reitoria de Extensão.

  • 03/2018 - 02/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Educação em Direitos Humanos/UFRRJ.

  • 02/2017 - 02/2022

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Coordenadoria de Comunicação Social e Jornalismo.

  • 02/2021 - 05/2021

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, TÓPICOS AVANÇADOS EM ESTUDOS DE MÍDIA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM JORNALISMO

  • 01/2021 - 01/2021

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, JORNALISMO INVESTIGATIVO, TEORIAS DO JORNALISMO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM JORNALISMO

  • 07/2020 - 12/2020

    Extensão universitária , Curso de Jornalismo da UFRRJ.,Atividade de extensão realizada, Vozes da Rural - um canal de divulgação do curso de Jornalismo da UFRRJ.

  • 03/2020 - 12/2020

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Linguagem Científica, Teorias do Jornalismo

  • 02/2020 - 02/2020

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TÓPICOS AVANÇADOS EM ESTUDOS DE MÍDIA, COMUNICAÇÃO E SAÚDE TEORIA E TÉCNICA

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jornalismo Científico: teoria e prática, Tópicos Avançados em Estudos de Mídia

  • 02/2019 - 07/2019

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projetos em Jornalismo I, Trabalho de conclusão de curso I, Trabalho de conclusão de curso II

  • 04/2016 - 05/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Membro do Núcleo de Monografia e Trabalho de Conclusão de curso.

  • 01/2018 - 12/2018

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projetos em Jornalismo II, Trabalhho de Conclusão de Curso I, Projetos em Jornalismo I

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Jornalismo, Tópicos especiais de mídia e cultura, Trabalho de Conclusão de Curso I e II

  • 08/2017 - 09/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Comissão de seleção de Monitoria de Técnica de Reportagem.

  • 03/2014 - 08/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Mebro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Jornalismo.

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jornalismo Científico: teoria e prática, Laboratório de Pesquisa, Trabalho de Conclusão de Curso I

  • 02/2016 - 02/2017

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jornalismo Científico: Teoria e Prática, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação, Trabalho de Conclusão de Curso I

  • 04/2016 - 01/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Representante (suplente) CEPEA/CHLA no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

  • 02/2016 - 01/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Representanto do curso de Jornalismo no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - área de Letras e Humanas.

  • 01/2016 - 01/2017

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Coordenadora do curso de graduação em Jornalismo.

  • 01/2016 - 01/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Reprentante titular da coordenação do curso de Jornalismo no Conselho de Unidade/Consuni ICHS.

  • 05/2015 - 01/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Membro da Comissão para criação do Mestrado Acadêmico em Letras.

  • 06/2014 - 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Membro Comissão para elaboração e implantação do projeto de ampliação da inserção do DDAs nos cursos de graduação.

  • 08/2016 - 09/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Memmbro da Comissão de Seleção de Monitoria para a disciplina Telejornalismo.

  • 04/2016 - 05/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Presidene da Comissão de seleção de monitoria de Fotojornalismo do DLC.

  • 06/2013 - 03/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Comissão de Avaliação de Atividades Complementares do curso de Jornalismo.

  • 01/2014 - 01/2016

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Vice-Coordenadora do Curso de Graducação em Jornalismo.

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Linguagem Científica, Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Tópicos Especiais em Jornalismo I

  • 01/2014 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Representante do curso de Jornalismo no Conselho de Unidade (suplente).

  • 06/2015 - 08/2015

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Serviço realizado, Elaboração das Normas de Estágio Curricular do Curso de Jornalismo.

  • 06/2015 - 08/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Regimento do Estágio Curricular Obrigatório para o curso de Jornalismo.

  • 05/2015 - 08/2015

    Serviços técnicos especializados , Pro-Reiotria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Serviço realizado, Comitê Revisor da III Reunião Anual de Iniciação Científica - RAIC 2015.

  • 08/2013 - 08/2015

    Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Representante do Departamento de Letras e Comunicação no Colegiado de Ciências Economicas.

  • 02/2015 - 07/2015

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Novas Tecnologias, Trabalho de Conclusão de Curso I

  • 05/2015 - 06/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Comissão de Seleção de Monitoria para a discilplina de Telejornalismo.

  • 03/2015 - 04/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Sindicância - processo 23083.00086/2015.

  • 01/2015 - 02/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Memmbro da Comissão de sindicância - processo 23083.000086/2015.

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Linguagem Científica, Jornalismo Científico, Estudos Contemporâneos em Jornalismo

  • 01/2013 - 12/2014

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras e Comunicação.,Cargo ou função, Vice-chefe do Departamento de Letras e Comunicação.

  • 10/2014 - 11/2014

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Serviço realizado, Elaboração de normas de uso dos equipamentos do curso de Jornalismo / UFRRJ.

  • 09/2014 - 11/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Comissão de avaliação de estágio probatório de docentes do DLC - Presidente.

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Novas Tecnologias, Métodos e Técnicas de Pesquisa e Comunicação

  • 10/2013 - 02/2014

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Linguagem Científica, Teroias do Jornalismo

  • 06/2013 - 10/2013

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Novas Tecnologias, Jornalismo Especializado, Laboratório de Prática Digital III - Laboratório de Jornalismo científico

  • 01/2013 - 05/2013

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Linguagem Científica, Laboratório de pesquisa em comunicação, ciência e cultura, Laboratório de produção digital - Laboratório de jornalismo científico - Agenotic

  • 05/2011 - 01/2013

    Extensão universitária , Pro-reitoria de extensão.,Atividade de extensão realizada, Fórum de Extensão, Arte e Cultura - Coordenadora de Divulgação Científica - C&T.

  • 12/2012 - 12/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Comissão de seleção de monitoria para disciplina TH 477 - Introdução à fotografia - DLC.

  • 03/2012 - 12/2012

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de pesquisa em jornalismo científico, Laboratório de prática em jornalismo científico - agência de notícias científicas - Agenotic, Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação

  • 02/2012 - 02/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Especial do Processo Seletivo Simplificado para professor temporário de Radiojornalismo do Depto. De Letras e Comunicação do ICHS. - edital 11/2012.

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Linguagem Científica, Laboratório de Pesquisa em Jornalismo Científico e Ambiental, Laboratório de Produção em Jornalismo Científico - Agência de Notícias Científicas

  • 09/2011 - 09/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, membro da Comissão de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional do curso de Jornalismo (2012-2016).

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação

  • 04/2011 - 06/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Comissão examinadora para concurso de monitoria da disciplina História Social da Mídia.

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e linguagem científica

  • 08/2010 - 12/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, integrante da comissão de elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de graduação em Comunicação Social - Jornalismo.

  • 05/2010 - 12/2010

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Práticas Jornalísticas - orientação e elaboração do blog do Instituto de Ciências Humanas e Sociais.

  • 08/2010 - 09/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, integrante da comissão de elaboração da Proposta de formação de departamento de Letras e Comunicação Social.

2011 - 2013

Universidade Federal do Oeste do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador

Outras informações:
Docente do curso de especialização em Jornalismo Científico. Disciplinas ministradas: História da Ciência; Discursos e práticas do Jornalismo e da Ciência Orientação de monografias

Atividades

  • 07/2012 - 07/2012

    Ensino, Jornalismo Científico, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Discursos e práticas do jornalismo e da ciência

  • 07/2011 - 07/2011

    Ensino, Jornalismo Científico, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História da Ciência

2010 - 2010

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2010 - 05/2010

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de textos I

  • 01/2010 - 05/2010

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Atualidade

2009 - 2009

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: jornalista/bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível 3 - para o núcleo de comunicação e divulgação científica do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para o Controle do Câncer

2000 - 2008

Faculdades Integradas São Pedro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente de ensino superior, Carga horária: 30

Outras informações:
A carga horária inclui aulas e orientações de trabalhos de conclusão de curso.

Atividades

  • 02/2000 - 07/2008

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa Científica em Comunicação, Planejamento de Projetos Experimentais, Projetos Experimentais em Comunicação, Realidade Brasileira e Regional, Redação Jornalística, Tecnologias da Comunicação e Tecnologias do Jornalismo, Teoria da Opinião Pública, Teorias da Comunicação

  • 12/2004 - 07/2006

    Direção e administração, Centro de Pos Graduação, Campus II.,Cargo ou função, Coordenadora do Mestrado Interinstitucional Teatro, Cultura e Educação. Parceria: Programa de Pós-Graduação emTeatro/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio..

2004 - 2004

Faculdade Estácio de Sá de Vitória

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2004 - 12/2004

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Comunicação, Teoria da Comunicação, Teorias do Jornalismo

2003 - 2004

Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 15

Outras informações:
Disciplina ministrada: "Tecnologias da Informação e da Comunicação" para os cursos de Medicina e Farmácia.

Atividades

  • 03/2003 - 03/2004

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia da Informação e Comunicação

1999 - 2000

Centro Universitário Santana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 08/1999 - 01/2000

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção para Radio e TV

1997 - 1999

Universidade da Amazônia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto I, Carga horária: 12

Atividades

  • 02/1997 - 01/1999

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias da Comunicação

1997 - 1998

Universidade Federal do Pará

Vínculo: prestação de serviços, Enquadramento Funcional: jornalista, Carga horária: 20

Outras informações:
Prestação de serviços de jornalista para o projeto de televisão "Academia Amazônia", da Universidade Federal do Pará.

Atividades

  • 11/1997 - 06/1998

    Serviços técnicos especializados , Reitoria.,Serviço realizado, Reportagens para o Projeto Academia Amazônia; Produção e Edição de vídeos didáticos do Projeto.

1996 - 1997

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: jornalista, Carga horária: 25

Outras informações:
Atividades desenvolvidas no Projeto Academia Amazônia de Televisão.

1993 - 1993

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estágio, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/1996 - 10/1997

    Serviços técnicos especializados , Projeto Academia Amazônia de Televisão, Centro de Letras e Artes Campus do Guamá Belém.,Serviço realizado, Repórter e produtora de televisão.

  • 07/1996 - 10/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Projeto Academia Amazônia de Televisão, Projeto Academia Amazônia de Televisão.,Atividade realizada, Direção do projeto.

  • 08/1993 - 12/1993

    Estágios , Projeto Academia Amazônia de Televisão, Centro de Letras e Artes Campus do Guamá Belém.,Estágio realizado, produção e reportagem em televisão.

1990 - 1992

Banco da Amazônia - Belém

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estagiária de jornalismo, Carga horária: 40