Glória Maria Widmer
Possui Doutorado em Ciências da Comunicação - Turismo e Lazer pela ECA-USP (2007), Mestrado em Ciências da Comunicação - Turismo e Lazer pela ECA-USP (2002), graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997) e graduação em Turismo pela ECA-USP (1996). Professora dos cursos de Bacharelado em Turismo e Bacharelado em Hotelaria da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Consultora na área de Turismo, atuando na elaboração de planos de desenvolvimento turístico de localidades. Advogada, atuando nas áreas ambiental, de consumo e empresarial para empreendimentos e entidades relacionadas ao turismo e na assessoria técnica para elaboração/reestruturação da legislação turística de localidades junto a órgãos públicos de turismo. Conferencista em instituições de ensino superior, com artigos e trabalhos nas áreas de Planejamento Turístico, Desenvolvimento Sustentável, Convenções e Organizações Internacionais relacionadas a Turismo, Patrimônio Cultural e Ambiental e Legislação aplicada ao Turismo e ao Meio Ambiente. Foi coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação na UNINOVE, docente de cursos de pós-graduação na USP, SENAC e UNINOVE e docente de cursos de graduação na USP, CEFET-SP, SENAC-SP, UMESP-SP, FIRB-SP, FEBASP, UNIUBE-MG e UNINOVE-SP. Tem experiência nas áreas de Turismo e Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: legislação turística, turismo e a proteção do patrimônio natural e cultural, planejamento turístico, novos negócios em turismo, turismo e inclusão social.
Informações coletadas do Lattes em 06/10/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Comunicação
2003 - 2007
Universidade de São Paulo
Título: O título de Patrimônio da Humanidade e seus efeitos sobre o turismo em Fernando de Noronha
Prof. Dr. Mário Jorge Pires. Palavras-chave: Turismo; Patrimônio da Humanidade; Convenção do Patrimônio Mundial; Fernando de Noronha.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público. Setores de atividade: Organismos Internacionais e Outras Instituições Extraterritoriais; Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
Mestrado em Ciências da Comunicação
1999 - 2002
Universidade de São Paulo
Título: O ensino do direito nos cursos de bacharelado em turismo do município de São Paulo,Ano de Obtenção: 2002
Profa. Dra. Olga Tulik.Palavras-chave: Direito; Legislação; Diretrizes Curriculares; Ensino superior; Bacharelado em Turismo.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação Superior.
Graduação em Turismo
1993 - 1996
Universidade de São Paulo
Título: Funny Day: sea, sand, sun... and fun
Orientador: Profa. Dra. Celia Maria de Moraes Dias
Formação complementar
2012 - 2012
Atualização Didático-Pedagógica - Módulo 1- NUFOPE. (Carga horária: 21h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2009 - 2009
Treinamento de Integração para Novos Docentes. (Carga horária: 17h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2004 - 2004
Capacitação de Gestores Educacionais. , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2003 - 2003
Gestão Educacional. , Microsiga Educação Corporativa, MICROSIGA, Brasil.
2002 - 2002
Sistemática de Avaliação-ensino superior-MEC/INEP. , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Aperfeiçoamento de Ensino e Estágio CAPES. , Escola de Comunicações e Artes da USP, ECA-USP, Brasil.
1990 - 1992
Idioma - Alemão. , Ministério da Cultura, MC, Alemanha.
1988 - 1990
Idioma - Inglês. , University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Planejamento Turístico.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Gestão de Negócios.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Organizações Internacionais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Meio Ambiente e Cultura.
Organização de eventos
WIDMER, G. M. ; et al . 1º Seminário de Grandes Desafios em Pesquisa e Formação - Pernambuco Universidade de Toulouse. 2014. (Outro).
WIDMER, G. M. ; et al . 3ª Conferência FORGES: Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. 2013. (Outro).
WIDMER, G. M. ; et al . XXVI Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação - FORGRAD. 2013. (Outro).
SOUZA, L. H. ; SILVA, A. C. B. ; LEITE, N. K. ; MELO,A.J.S. ; WIDMER, G. M. . I SEMEX - I Semana de Extensão do Departamento de Hotelaria e Turismo da UFPE: a aplicabilidade das práticas de hospitalidade e turismo face ao planejamento e organização de mega eventos. 2011. (Outro).
WIDMER, G. M. . Iª Jornada em Defesa da Moradia Digna. 2007. (Outro).
WIDMER, G. M. ; et al . VI Jornada de Turismo. 2007. (Outro).
WIDMER, G. M. . II Profissional em Foco.. 2006. (Outro).
WIDMER, G. M. . III Profissional em Foco. 2006. (Outro).
WIDMER, G. M. . V Jornada de Turismo. 2006. (Outro).
WIDMER, G. M. . I Encontro de Professores da Educação Continuada. 2006. (Outro).
WIDMER, G. M. ; et al . 3º Congresso Brincar é coisa séria. 2005. (Congresso).
WIDMER, G. M. . IVJornada de Turismo. 2004. (Outro).
WIDMER, G. M. . III Jornada de Turismo. 2003. (Outro).
WIDMER, G. M. . II Jornada de Turismo. 2002. (Outro).
WIDMER, G. M. ; et al . Fórum de Debates: Pensando o Turismo Paulista. 2002. (Outro).
Participação em eventos
TURHIST: II Conferência Internacional Turismo & História. Repercussões da convenção do patrimônio mundial sobre as políticas públicas de turismo para Olinda. 2016. (Congresso).
TURHIST: II Conferência Internacional Turismo & História. A tapeçaria de lagoa do carro, Pernambuco, Brasil, como produto turístico cultural. 2016. (Congresso).
1º Seminário de Grandes Desafios em Pesquisa e Formação - Pernambuco Universidade de Toulouse. 2014. (Seminário).
26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos. A contribuição da área de Eventos para a criação das novas instalações do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco. 2014. (Congresso).
26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos. Normalização 20121:2012: a sustentabilidade em pauta nos eventos. 2014. (Congresso).
II Encontro da Aliança de Formação e Pesquisa em Turismo Social e Solidário - Congresso Mundial de Turismo Social.O direito ao turismo para a pessoa idosa no Brasil. 2014. (Encontro).
3ª Conferência FORGES: Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. 2013. (Outra).
X Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo.Avaliadora de trabalhos inscritos para apresentação no evento. 2013. (Seminário).
5º Congresso Latino-Americano de Investigação Turística. Avaliadora de trabalhos inscritos para apresentação no evento. 2012. (Congresso).
5º Congresso Latino-Americano de Investigação Turística. A produção científica em Turismo no Estado de Pernambuco: dissertações de mestrado. 2012. (Congresso).
IX Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo.A produção científica em turismo resultante das dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação da UFPE. 2012. (Seminário).
IX Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo.Avaliadora de trabalhos inscritos para apresentação no evento. 2012. (Seminário).
XX CONIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPE. Avaliadora de trabalhos inscritos para apresentação no evento. 2012. (Congresso).
6º Salão de Turismo ? Roteiros do Brasil... 2011. (Outra).
I SEMEX - I Semana de Extensão do Departamento de Hotelaria e Turismo da UFPE: a aplicabilidade das práticas de hospitalidade e turismo face ao planejamento e organização de mega eventos..Projeto Pernambuco na Copa 2014.. 2011. (Outra).
I Seminário Pernambucano de Educação Física.Megaeventos Esportivos e o Turismo. 2011. (Seminário).
XIX CONIC - UFPE. Avaliadora de comunicações orais e posters. 2011. (Congresso).
3º Fórum de Direito do Turismo. Normas Técnicas da ABNT sobre Turismo de Aventura. 2010. (Congresso).
Encontro Brasil Portugal - história, cultura, turismo e gastronomia. 2010. (Encontro).
II Encontro com Profissionais de Hospitalidade e Turismo.Ensino e Pesquisa em Turismo e Hotelaria. 2010. (Encontro).
IV Congreso Latinoamericano de Investigación Turística. Avaliadora de trabalhos inscritos para apresentação no evento. 2010. (Congresso).
IV Fórum Internacional de Turismo do Iguassu.Avaliadora de trabalhos inscritos para apresentação no evento. 2010. (Outra).
VII Seminário ANPTUR.Avaliadora de trabalhos inscritos para apresentação no evento. 2010. (Seminário).
VII Seminário ANPTUR.As normas técnicas da ABNT sobre turismo de aventura. 2010. (Seminário).
XI Encontro Nacional de Turismo com Base Local.Avaliadora de trabalhos inscritos para apresentação no evento. 2010. (Encontro).
1º Seminário Pernambucano de Hospitalidade e Turismo - SEPEHTUR. 2009. (Seminário).
2º Fórum de Direito do Turismo. 2009. (Congresso).
Seminário de Sensibilização do Programa Turismo acessível - Pernambuco sem Barreiras. 2009. (Seminário).
VI Seminário ANPTUR.Avaliadora de trabalhos inscritos para apresentação no evento. 2009. (Seminário).
VI Seminário ANPTUR.Efeitos do Título de Patrimônio Mundial sobre a Visitação Turística em Fernando de Noronha. 2009. (Seminário).
XI SIT - Seminário Internacional de Turismo.Avaliadora de trabalhos inscritos na categoria de pós-graduação e Coordenadora do GT 6. 2009. (Seminário).
XI SIT - Seminário Internacional de Turismo.A influência do título de patrimônio da humanidade sobre aspectos quantitativos e qualitativos da visitação turística em Fernando de Noronha. 2009. (Seminário).
I Encontro Internacional sobre Gestão em Turismo: o setor público e o privado - EIGTUR 2008.Desafios sociais na dinâmica do turismo. 2008. (Encontro).
VI Semana de Turismo - ECA/USP.A importância da hospitalidade interdepartamental na hotelaria. 2008. (Outra).
V Seminário ANPTUR.O ilhéu e os serviços turísticos de lazer aquático em Fernando de Noronha. 2008. (Seminário).
V Seminário de Pesquisa em Turismo no Mercosul - Turismo: inovações da pesquisa na América Latina - V SEMINTUR.A infra-estrutura como base para a hospitalidade em Unidades de Conservação da Natureza. 2008. (Seminário).
X Seminário Internacional de Turismo.Contribuições do turismo para a proteção e função social do patrimônio natural da humanidade. 2008. (Seminário).
X Seminário Internacional de Turismo - Coordenador de grupo de Trabalho.Grupo de Trabalho: Turismo e Cultura. 2008. (Seminário).
XX Encontro Nacional de Recreação e Lazer - XX ENAREL.Serviços turísticos de lazer aquático em Fernando de Noronha: há participação do ilhéu?. 2008. (Encontro).
Criação da Escola de Altos Estudos de Negócios de Turismo.-. 2007. (Outra).
IX Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente - IX ENGEMA.Turismo e desenvolvimento sustentável no Brasil: utopia ou caminho possível?. 2007. (Encontro).
Revelando São Paulo - XI Festival da Cultura Paulista Tradicional... 2007. (Outra).
2º Congresso Nacional de Turismo. Conferência: Legislação e Políticas Públicas de Turismo no Brasil. 2006. (Congresso).
2º Encontro Latino Americano São Paulo Meu Destino. 2006. (Encontro).
I Encontro de Professores da Educação Continuada.-. 2006. (Encontro).
III Encontro de Iniciação Científica e Seminário Nacional da Pesquisa.Contribuições do evento Revelando São Paulo para o Turismo. 2006. (Encontro).
III Profissional em Foco UNINOVE.Oportunidades de Negócios em Turismo no Brasil. 2006. (Outra).
II Profissional em Foco UNINOVE: palestra.Consultoria para empresas de serviços turísticos. 2006. (Outra).
Revelando São Paulo - X Festival da Cultura Paulista Tradicional.Pesquisa Perfil do público. 2006. (Outra).
Semana de Turismo da Faculdade Cásper Líbero.Palestra: Regulamentação da Profissão do Bacharel em Turismo e veto do Projeto de Lei de março de 2006. 2006. (Outra).
33º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens. Ações de Responsabilidade Social como Instrumentos de Suporte na Formação do Bacharel em Turismo. 2005. (Congresso).
Legislação turística e correlata - palestra. 2005. (Outra).
Marketing institucional: destinos e produtos - palestra. 2005. (Outra).
Perspectivas de desenvolvimento do Turismo no Brasil - palestra. 2005. (Outra).
Revelando São Paulo - IX Festival da Cultura Paulista Tradicional.Pesquisa - perfil do público. 2005. (Outra).
Salão do Turismo ? Roteiros do Brasil. 2005. (Outra).
Turismo sustentável: estratégias para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. 2005. (Encontro).
VIII Convenção Acadêmica do Centro Universitário Nove de Julho - UNINOVE. 2005. (Outra).
32º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens. Participação no núcleo do conhecimento. 2004. (Congresso).
46º Congresso Nacional de Hotéis. Solenidade de abertura. 2004. (Congresso).
Adventure Sports Fair. 2004. (Outra).
Bar Brahma e roteiros turísticos no centro velho de São Paulo - palestra. 2004. (Outra).
Editoria de turismo ? Guia 4 Rodas e Revista Viagem e Turismo - palestra. 2004. (Outra).
O desenvolvimento do turismo de negócios em São Paulo - palestra. 2004. (Outra).
Revelando São Paulo - VIII Festival da Cultura Paulista Tradicional.Pesquisa - perfil do público. 2004. (Outra).
Workshop e-learning HSM Educatin. 2004. (Outra).
Adventure Sports Fair. 2003. (Outra).
A Proteção Ambiental no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha - palestra. 2003. (Outra).
Capoeira, Cultura Brasileira, Folclore e Modernidade - palestra. 2003. (Outra).
Ecoresort Praia do Forte - palestra. 2003. (Outra).
II Jornada de Capacitação de Gestores Educacionais UNINOVE. 2003. (Outra).
Parques estaduais da região metropolitana de São Paulo - palestra. 2003. (Outra).
Parques temáticos e aquáticos: sonho e realidade - palestra. 2003. (Outra).
Planejamento turístico sustentável nos municípios. 2003. (Outra).
VI Convenção Acadêmica do Centro Universitário Nove de Julho - UNINOVE: Gestão em Debate.. 2003. (Outra).
I Congresso de Iniciação Científica e Extensão da UNINOVE. O Turismo sustentável na perspectiva do profissional cidadão. 2002. (Congresso).
I Semana de Turismo da ECA/USP.Regulamentação da Profissão do Turismólogo. 2002. (Outra).
V Convenção Acadêmica do Centro Universitário Nove de Julho - UNINOVE. 2002. (Outra).
Congresso Internacional de Hotelaria e Turismo: o enfoque do nordeste do Brasil. 2000. (Congresso).
Fórum São Paulo - século XXI.Legislação Turística Brasileira. 2000. (Outra).
Participação em bancas
SELVA, V. S. F.; SILVA, E. V.;WIDMER, G. M.; PEREIRA, M. C. B.. Turismo de Base Comunitária em Regiões Litorâneas: processos e resultados diferenciados. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Pernambuco.
SELVA, V. S. F.; CASTILHO, C. J. M.;WIDMER, G. M.. Inlfluência do Complexo Industrial e Portuário de Suape no processo de turistificação de Porto de Galinhas - PE. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Pernambuco.
ROLIM, Z. E. L.; HIDALGO, A. B.;WIDMER, G. M.. Uma análise do desempenho do turismo brasileiro período de 2000 a 2012: potencial e perspectivas futuras.. 2013. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco.
OLIVEIRA, C. A.;WIDMER, G. M.; et al. O Turismo Arqueológico em Debate:diagnóstico do uso do patrimônio arqueológico no município de Carnaúba dos Dantas/RN. 2013. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
PIRES, M. L. L. E. S.;WIDMER, G. M.; et al. O desenvolvimento local e as novas ruralidades analisados a partir do turismo em Unidades de Conservação: a experiência da Associação dos Guias de Turismo do Catimbau, Buíque - Pernambuco. 2013. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
GOMEZ, C. P.; MORAES, W. F. A.;WIDMER, G. M.. Sustentabilidade e competitividade em destinos turísticos: construindo as relações. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.
SELVA, V. S. F.; BARBOZA, A. D.;WIDMER, G. M.; PEREIRA, M. C. B.. Conflitos socioambientais da atividade turística em unidade de conservação: Área de Proteção Ambiental de Guadalupe - Pernambuco. 2011. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Pernambuco.
SELVA, V. S. F.; MEDEIROS, L.; BARROS, N. C. C.;WIDMER, G. M.. Complexo turístico imobiliário The Reef Club em Barreiros - PE: implantação, desenvolvimento e transformações socioambientais. 2010. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Pernambuco.
GONÇALVES, N. L.; PONTUAL, V.;WIDMER, G. M.. Caminhando juntos: o planejamento estratégico e a conservação integrada no início do século XXI em Sobral (CE). 2010. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco.
CASTILHO, C. J. M.;WIDMER, G. M.; et al. Políticas públicas (in)sustentáveis de turismo, violência e medo urbanos: reflexões a partir de espaços públicos da região metropolitana do Recife.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Pernambuco.
DANTAS, N. B.;WIDMER, G. M.; et al. O caminho também é um lugar: diretrizes para uma proposta de design para a experiência de mobilidade turística no centro histórico de Olinda. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.
SOUZA, H. M. R.;MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.. Hospitalidade: diferencial a ser adotado pelas agências de turismo. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios em Turismo e Hospitalidade) - Universidade Nove de Julho.
RODELA, L.G.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. A valoração econômica de recursos ambientais como instrumento para a gestão ambiental. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Gestão Ambiental) - Universidade Nove de Julho.
RODELA, L.G.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Técnica de remediação do solo em aterro sanitário. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Gestão Ambiental) - Universidade Nove de Julho.
RODELA, L.G.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Créditos de carbono: um novo negócio. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Gestão Ambiental) - Universidade Nove de Julho.
RODELA, L.G.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. A importância do gerenciamento interno dos resíduos de serviços de saúde. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Gestão Ambiental) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; SOUZA, H. M. R.. Turismo para todos: a acessibilidade para portadores de deficiência motora. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios em Turismo e Hospitalidade) - Universidade Nove de Julho.
RIGHETTO, J. M.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Legislação Ambiental. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Gestão Ambiental) - Universidade Nove de Julho.
RIGHETTO, J. M.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Gestão Ambiental e competitividade. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Gestão Ambiental) - Universidade Nove de Julho.
RIGHETTO, J. M.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Combustíveis fósseis X agrocombustíveis. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Gestão Ambiental) - Universidade Nove de Julho.
RODELA, L.G.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Modelo de check-lists em auditorias ambientais aplicadas ao setor de esgotamento sanitário. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Gestão Ambiental) - Universidade Nove de Julho.
RODELA, L.G.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Importância e tratamento da água. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Gestão Ambiental) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; SOUZA, H. M. R.. Turismo de negócios e o trabalho, chamado de arubaito, realizado pelos dekasseguis no Japão. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Gestão de Negócios em Turismo) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; SOUZA, H. M. R.. A evolução do turismo na Chapada Diamantina. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Gestão de Negócios em Turismo) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; SOUZA, H. M. R.. Rio Grande da Serra: uma nova visão para o desenvolvimento do turismo receptivo. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios em Turismo e Hospitalidade) - Universidade Nove de Julho.
RODELA, L.G.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Educação ambiental urbana: conceitos e instrumentos para conscientizar cidadãos. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Gestão Ambiental) - Universidade Nove de Julho.
RODELA, L.G.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Coleta seletiva em Santo André: balanço dos dez anos de gestão integrada de resíduos sólidos. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Gestão Ambiental) - Universidade Nove de Julho.
RODELA, L.G.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Gerenciamento do lixo urbano de cidades de pequeno porte: estudo de caso - município de Porto Calvo - Alagoas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Gestão Ambiental) - Universidade Nove de Julho.
RODELA, L.G.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Gestão de resíduos eletroeletrônicos. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Gestão Ambiental) - Universidade Nove de Julho.
RIGHETTO, J. M.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. A implantação de sistemas de gestão ambiental nos condomínios horizontais de lotes. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Gestão Ambiental) - Universidade Nove de Julho.
RIGHETTO, J. M.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Gestão e processo de reutilização de resíduos da construção civil no município de Guarulhos - classe A da Res. CONAMA nº307/02. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Gestão Ambiental) - Universidade Nove de Julho.
RIGHETTO, J. M.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Mecanismo de desenvolvimento limpo e a atividade econômica do Estado de Minas Gerais. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Gestão Ambiental) - Universidade Nove de Julho.
WIDMER, G. M.; GARCON, M.; CHIACHIRI, R.. Fidelização de clientes na rede Blue Tree Hotel.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
WIDMER, G. M.. A infra-estrutura como base para a hospitalidade em Unidades de Conservação da Natureza. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios em Turismo e Hospitalidade) - Universidade Nove de Julho.
WIDMER, G. M.. Hospitalidade no ambiente de trabalho de agências de viagens. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios em Turismo e Hospitalidade) - Universidade Nove de Julho.
WIDMER, G. M.. A importância da hospitalidade interdepartamental na hotelaria. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios em Turismo e Hospitalidade) - Universidade Nove de Julho.
WIDMER, G. M.. O turismo e a hospitalidade segmentados para o deficiente auditivo. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios em Turismo e Hospitalidade) - Universidade Nove de Julho.
WIDMER, G. M.. Gestão de pessoas sob a ótica da hospitalidade. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios em Turismo e Hospitalidade) - Universidade Nove de Julho.
WIDMER, G. M.. Pinacoteca do Estado: Gestão e qualidade de serviço no Turismo Cultural.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios em Turismo e Hospitalidade) - Universidade Nove de Julho.
PIRES, M. J.;WIDMER, G. M.. Aproveitamento turístico de espaços histórico-culturais: o caso das fortificações militares no Rio de Janeiro e Niterói. 2004 - Escola de Comunicações e Artes - USP.
WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.; VIANA, R. M. C. R.. Impactos Ambientais causados pelo Ecoturismo em Comunidades Insulares: um estudo em Fernando de Noronha - Pernambuco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.; BELCHIOR, M. H. C. S.. Projeto Aventure-se: redescobrindo os valores do Parque Estadual de Dois irmãos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.; OLIVEIRA, S. A.. Projeto de Implantação da Casa do Tubarão no Parque Dona Lindu - Recife/PE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; BELCHIOR, M. H. C. S.. Gulbino e Marina Navarro Orleans de Almeida.Vem Dançar no Balé Popular. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; BELCHIOR, M. H. C. S.. Inovação no Mercado de Lazer e Recreação do Recife: analisando experiências e investigando desafios ao setor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; OLIVEIRA, S. A.. Projeto Mercado de São José: adequando para seus comerciantes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; VIANA, R. M. C. R.. Turismo e os Quatro Pilares da Educação: uma aliança a se descobrir.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
ALCOFORADO, E. S.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Revivendo os Mercados Públicos do Recife. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
OLIVEIRA, C. A.;WIDMER, G. M.; GHETTI, N. C.. O Patrimônio Arqueológico e a Atividade Turística na Sesmaria Jaguaribe, Litoral Norte de Pernambuco. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; BELCHIOR, M. H. C. S.. Gastronomia Japonesa: percepção dos frequentadores dos restaurantes japoneses em Recife. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; BELCHIOR, M. H. C. S.. de Melo.Roteiro Turístico Pedagógico em Bezerros: lazer e educação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
WIDMER, G. M.; MORAIS, I. A. L.; SOUZA, F. A. G.. A visão do turista sobre a Basílica do Carmo enquanto patrimônio cultural e atrativo turístico do Recife - PE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; BELCHIOR, M. H. C. S.. Nery, Janaína Travassos Bandeira de Mello.Plano de Marketing: Luck Receptivo Recife. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
LEITE, N. K.;WIDMER, G. M.; et al. dos Santos, Diandra CM.Clemente e Natália A.Silva.Recife te leva - guia de transporte público a ser implementado pela Secretaria de Turismo da cidade do Recife. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORAIS, I. A. L.;WIDMER, G. M.; SOUZA, R. B.. Desvendando Casa Forte, Apipucos e Poço da Panela: estudo da potencialidade turística dos bairros. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; CAVALCANTI, M. H.; RAMEH, L. M.. Cartilha ECP - educar, conscientizar, preservar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
LEITE, N. K.;WIDMER, G. M.; BRUMATTI, P.. A conservação das fortificações como patrimônio cultural do arquipélago de Fernando de Noronha e suas possibilidades de uso como atrativos turísticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; PIMENTEL, C. E.. Breve estudo sobre o processo de captação de eventos em Pernambuco.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.; CARVALHO, A. G.. Memorial de Detenção da Cultura - Casa da Cultura de Pernambuco: uma proposta de criação de espaço para a transmissão de sua herança histórica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
WIDMER, G. M.; HOLANDA, L. A.; CARVALHO, A. G.. Viaje Pernambuco: sua viagem começa aqui!. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
WIDMER, G. M.; LEITE, N. K.; OLIVEIRA, C. A.; FERNANDES, L.. Turismo de Saúde: estudo das potencialidades e limitações do Pólo Médico do Recife na sua utilização como produto turístico.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
WIDMER, G. M.; et al. .Turismo e código de defesa do consumidor: análise do descumprimento dos direitos básicos do turista pelas agências de viagens e turismo do Recife no Procon.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
DURÃO, A. F.;WIDMER, G. M.; HOLANDA, L. A.. City Marketing e Turismo: uma análise sobre a Rota Engenhos e Maracatus - PE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
WIDMER, G. M.; HOLANDA, L. A.; OLIVEIRA, E.. Bezerra e Pâmela. C.Santos.Turismo de aventura em Gravatá-PE: cartilha voltada à sustentabilidade e segurança.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
WIDMER, G. M.; HOLANDA, L. A.; SOUZA, R. B.;MELO,A.J.S.. Sinalização turística para pedestres no Recife Antigo:estudo da eficiência da transmissão da informação a partir da análise do sistema de sinalização implantada na região.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
WIDMER, G. M.; SILVEIRA, C. B. M.;MELO,A.J.S.. A problemática dos vícios nas relações de consumo no transporte aéreo em Pernambuco.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
ARAÚJO, D.;WIDMER, G. M.; CAVALCANTI, D. D.; SOUZA, R. B.. Recife dos céus: um novo atrativo para a cidade de Recife. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
SELVA, V. S. F.;WIDMER, G. M.; LEITE, N. K.. Silva.Planejamento e gestão do uso turístico no litoral norte: Coroa do Avião e Ilha de Itamaracá. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
SELVA, V. S. F.;WIDMER, G. M.; BRAGA, R. A. P.; FIGUEIREDO, A. F. A.. Possibilidades e desafios para o desenvolvimento do ecoturismo no Parque dos Manguezais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
LEITE, N. K.;WIDMER, G. M.; DURÃO, A. F.. Análise do cumprimento e da efetividade do plano estratégico de turismo de Pernambuco 2008-2020 - Pernambuco para o Mundo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
WIDMER, G. M.; LEITE, N. K.; DURÃO, A. F.;MELO,A.J.S.. O direito ao turismo na terceira idade: uma análise das principais legislações referentes ao tema no fomento da atividade turística no Brasil.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
WIDMER, G. M.; et al. Dutra, Maria Cleonice Pereira e Sibely M. de Souza.Manual de distribuição das informações turísticas para beneficiaro consumidor final - MDIT/CF. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; SOARES, L. A. S.. Problematizando o turismo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
Nunes, S.M.A.; SOARES, L. A. S.;WIDMER, G. M.. Hostel Camburi - sua importância para a preservação ambiental em São Sebastião - SP. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
SOUZA, H. M. R.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. .Turismo para deficientes visuais: uma prática possível e uma ferramenta de inclusão e integração com a sociedade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
DIAS, C. M. M.;WIDMER, G. M.; SHIBAKI, V. V.. Muita música e boa comida: estudo de caso do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
DIAS, C. M. M.;WIDMER, G. M.. Mercado de luxo e excelência no atendimento ao cliente: estudo de caso Tereza Perez Tours. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
DIAS, C. M. M.;WIDMER, G. M.; BATISTA NETO, J.. Símbolos do termalismo no Brasil: o papel do Grande Hotel São Pedro em sua cidade após o restauro.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
PERUSSI, R. F.;WIDMER, G. M.; BRAGA, D.. Exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo: posicionamento e desafios do Brasil.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Cásper Líbero.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; SOUZA, H. M. R.. Turismo Rural - Estudo de caso: Rancho Vovó Marta. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.; SOUZA, H. M. R.;WIDMER, G. M.. O Turismo e a LIBRAS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; SOUZA, H. M. R.. Bar Brahma - Um atrativo turístico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; SOUZA, H. M. R.. Cruzeiros marítimos:o potencial do Brasil neste segmento de mercado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; SOUZA, H. M. R.. Lazer e recreação para portadores de síndrome de Down - Estudo de caso Estação Especial da Lapa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; SOUZA, H. M. R.. Efeitos da reforma do Mercado Municipal de São Paulo para o Turismo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
SOUZA, H. M. R.;WIDMER, G. M.; Rodela, L.G.. S. Rocca e Vanessa A. S. Alberto.Turismo e sustentabilidade na Serra da Cantareira. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; CASELLA, L. L. C.. Anhembi: desfile das escolas de samba de São Paulo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; SOUZA, H. M. R.. Adriano, Ingrid von Gal Zuppo e Mariane Dourado.Responsabilidade Social na GOL Transportes Aéreos S/A. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
WIDMER, G. M.. O curso de turismo do Centro Universitário Nove de Julho: a formação do profissional de agências de viagens. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
RODELA, L.G.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Caminhos do mar - pólo ecoturístico proporcionando estadia com roteiros de visitação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
TELES, R.M.S.; BRAGA, D.;WIDMER, G. M.. Análise Institucional das Políticas Públicas de Turismo no Estado de São Paulo - O caso da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; ANGELI, A. C.. A gastronomia baiana no município de São Paulo: estudo de caso dos restaurantes Soteropolitano e Território da Bahia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
VIEIRA, S. L. S.;WIDMER, G. M.. Santos, Cibele R. Pereira e Leila H. de Lima.Projeto TAPIR: pólo de desenvolvimento sustentável?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
VIEIRA, S. L. S.;WIDMER, G. M.. Orate frates - o turismo religioso católico e suas interfaces com o sofrimento, a ludicidade e a intimidade: três estudos de caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; SOUZA, H. M. R.. Parque do Ibirapuera. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; SOUZA, H. M. R.. A importância do profissional de Turismo para o desenvolvimento do planejamento turístico no Parque Estadual do Jaraguá. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
VIEIRA, S. L. S.;WIDMER, G. M.; SOUZA, H. M. R.. A construção da ética social entre os profissionais de turismo na região metropolitana da cidade de São Paulo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; SOUZA, H. M. R.. Reestruturação da central de informação turística da Avenida Paulista. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; SOUZA, H. M. R.. Um dia de felicidade no Parque Estadual do Jaraguá. 2005 - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; SOUZA, H. M. R.. Reintegração do Parque do Piqueri com a comunidade local. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; SOUZA, H. M. R.. Meios de transporte História e evolução. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; SOUZA, H. M. R.. Jockei Club de São Paulo - O jockei como atrativo na cidade de São Paulo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
SOUZA, H. M. R.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Agência de viagens Casas Pernambucanas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
WIDMER, G. M.. Santana de Parnaíba: cultura, identidade, modernidade e turismo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
Margoni, C.;WIDMER, G. M.. Segurança no turismo e lazer sob a visão da Associação Férias Vivas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
WIDMER, G. M.. CPTM e potencial turístico: situação e controvérsias. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
SOUZA, H. M. R.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Escola da família: o lazer gratuito. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
SOUZA, H. M. R.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Turismo GLBTS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
SOUZA, H. M. R.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Administração com qualidade - estudo de caso Trump Viagens. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
SOUZA, H. M. R.;MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.. L.A. Farias et al.Adaptações na infra-estrutura turística para deficientes auditivos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
VIEIRA, S. L. S.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. A construção sócio-política do pós-turismo: caso Holambra. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
VIEIRA, S. L. S.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Culinária africana: desterritorialização cultural ao Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Hoteleira) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; RODELA, L.G.. Programa de visitas monitoradas à Serra do Japi - estudo de caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; SOUZA, H. M. R.. Parque da Mônica: a importância da recreação no desenvolvimento global da criança. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; SOUZA, H. M. R.. A gastronomia como produto turístico em Paranapiacaba: estudo e resgate das raízes gastronômicas da Vila de Paranapiacaba. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.; SOUZA, H. M. R.;WIDMER, G. M.. Trem Turístico Rio Grande da Serra - Paranapiacaba: a volta da história sobre trilhos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário Nove de Julho.
SOUZA, H. M. R.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Cananéia: análise da infra-estrutura turística. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.. Recreação infantil no Parque da Água Branca ? utopia ou realidade?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
SOUZA, H. M. R.;WIDMER, G. M.. Infra-estrutura das praias de São Vicente: um estudo de caso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
VIEIRA, S. L. S.;WIDMER, G. M.. O turismo sexual no Brasil: entre a moral e o desenvolvimento econômico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
VIEIRA, S. L. S.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Estudo para transformar recursos naturais em produtos turísticos no município de Socorro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; G, M.G.. Turismo no metrô de São Paulo - linha azul. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
SOUZA, H. M. R.;WIDMER, G. M.. Estudo de caso: desenvolvimento do turismo no Guarujá com a organização do surf na Praia do Tombo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
WIDMER, G. M.. R. Gonzalez et al.São Vicente e suas políticas públicas: entre o legado histórico e o lazer. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
CASELLA, L. L. C.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Guarujá e Campos do Jordão: uma análise comparativa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
M, V.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. Estudo e análise da Estrada do Vinho, da Estância Turística de São Roque e proposta de transformação em produto turístico atrativo sustentável. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.. Theatro Municipal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; SOUZA, H. M. R.. A inclusão da Praça Benedito Calixto como produto turístico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.. Plano de visitação e uso público: Parque Estadual do Juquery. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.. Turismo em área controlada pelo Instituto Florestal no Parque Estadual do Jaraguá. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
CASELLA, L. L. C.;WIDMER, G. M.. O curso de turismo da Uninove e as expectativas dos alunos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
WIDMER, G. M.. O crescimento dos cruzeiros marítimos no Brasil após a lei de cabotagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
MELO,A.J.S.WIDMER, G. M.; Nunes, S.M.A.. O clube Thomaz Mazzoni como espaço de lazer para a comunidade de Vila Maria. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
WIDMER, G. M.. Miyazaki, Karina Midori, Karina Salim.Políticas ambientais na hotelaria - A influência da nova matriz de classificação hoteleira. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Faculdade SENAC de Turismo e Hotelaria.
WIDMER, G. M.. Sinalização do Parque Estadual do Jaraguá. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Turismo) - Faculdade SENAC de Turismo e Hotelaria.
WIDMER, G. M.. A disputa entre hotéis e flats pela demanda de hóspedes na cidade de São Paulo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Faculdade SENAC de Turismo e Hotelaria.
SOUZA, H. M. R.;WIDMER, G. M.MELO,A.J.S.. SPA: um novo conceito de vida na região metropolitana de São Paulo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho.
REJOWSKI, Mirian; PIRES, M. J.;WIDMER, G. M.. O curso de graduação em turismo da USP sob a ótica de seus discentes. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
DIAS, Celia Maria de Moraes; PIRES, M. J.;WIDMER, G. M.. Turismo em tempo de crise: questão de parceria projetos de parcerias em empresas de turismo para captação de recursos em períodos críticos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
DIAS, Celia Maria de Moraes;WIDMER, G. M.. Análise da adequação de software de gestão integrada ao negócio hoteleiro. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
REJOWSKI, Mirian; DIAS, Celia Maria de Moraes;WIDMER, G. M.. Um guia para o turismo. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
DIAS, Celia Maria de Moraes; REJOWSKI, Mirian;WIDMER, G. M.. Panorama da aviação comercial. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
DIAS, Celia Maria de Moraes;WIDMER, G. M.. A problemática da ocupação hoteleira nos finais de semana em São Paulo. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
REJOWSKI, Mirian;WIDMER, G. M.; SOUZA, R.J.. Smiles: programa de milhagem no mercado brasileiro. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
MAZARO, R. M.;WIDMER, G. M.; SOUZA, A. G.. Concurso Público para Professor Efetivo do curso de Turismo - área de Eventos (em Turismo e em Hotelaria). 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
WACHOWICZ, M.;WIDMER, G. M.; CUNHA FILHO, F. H.. Concurso Público para professor na área de legislação em turismo. 2014. Universidade do Estado do Amazonas.
SONAGLIO, K. E.; ALVES, M. C.;WIDMER, G. M.. Membro da Comissão Examinadora do Concurso Público para o cargo de Professor Efetivo na Classe Assistente I, 20h, área de Teoria Geral do Turismo, Segmentação do Turismo, Tendências do Turismo e Semiologia do Turismo do Departamento de Ciências Sociais e Humanas DCSH-UFRN. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
BRAGA, D. C.; Tulik, O.; SOLHA, K. T.; RAIMUNDO, S.;WIDMER, G. M.. Membro da Comissão Julgadora do Concurso Público para provimento efetivo de um cargo de Professor Doutor, área de Planejamento e Organização do Turismo e Políticas Públicas de Turismo, junto ao Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo - ECA/USP. 2010. Universidade de São Paulo.
PIRES, M. J.; TULIK, O.; SOLHA, K. T.; TRIGO, L. G. G.;WIDMER, G. M.. Membro da Comissão Julgadora do Concurso Público para provimento efetivo de um cargo de Professor Doutor, área de Planejamento e Organização do Turismo e Políticas Públicas de Turismo, junto ao Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo. 2010. Escola de Comunicações e Artes - USP.
WIDMER, G. M.; SILVEIRA, C. B. M.; MAZARO, R. M.. Presidente da Comissão Examinadora do Concurso Público para o Cargo de Professor Adjunto I do Departamento de Hotelaria e Turismo, Subárea: Planejamento e Organização do Turismo. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.
SELVA, V. S. F.;WIDMER, G. M.; CORIOLANO, L. N. M. T.. Membro da Comissão Examinadora do Concurso Público para o Cargo de Professor Adjunto I do Departamento de Hotelaria e Turismo, subárea: Gestão Ambiental. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.
WIDMER, G. M.; DIDIER, J. M. O. L.; COSTA, B. K.. Presidente da Comissão Avaliadora do Cuncurso Público para o Cargo de professor Assistente I do Departamento de Hotelaria e Turismo, Subárea Hotelaria e Gestão. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.
BARBOSA, M. de L. de A.;WIDMER, G. M.; SONAGLIO, K. E.. Membro da Comissão Examinadora do Concurso Público para o cargo de Professor Adjunto I do Departamento de Comunicação Social - Área de Turismo - UFPE. 2009. Universidade Federal de Pernambuco.
BARBOSA, M. de L. de A.; FARIAS, S. A.;WIDMER, G. M.. Membro da Banca Examinadora de qualificação de Mestrado de Rômulo Quaresma Sales. Título: Relações entre identidade e imagem de marca e responsabilidade social de destinos turísticos: um estudo cross cultural entre Brasil e Holanda. 2011. Universidade Federal de Pernambuco.
WIDMER, G. M.. Avaliação de Artigos Científicos para o 4º Congresso Latinoamericano de Investigación Turística. 2010. Universidade de la Republica do Uruguai.
WIDMER, G. M.. Membro da comissão científica para avaliação de artigos técnico-científicos da IV Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. 2010. Instituto Polo Internacional Iguaçu.
WIDMER, G. M.. Membro da comissão examinadora para avaliação de artigos técnico-científicos do VII Seminário ANPTUR. 2010. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo.
WIDMER, G. M.. Membro da comissão examinadora para avaliação de artigos técnico-científicos da XI ENTBL. 2010. Universidade Federal Fluminense.
WIDMER, G. M.. Avaliação de artigos científicos para o VI Seminário ANPTUR. 2009. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo.
GONÇALVES, N. L.; PONTUAL, V.;WIDMER, G. M.. Membro da Banca Examinadora de qualificação de Mestrado de Jacqueline de Carvalho Nogueira. Título: Planejamento estratégico e conservação de centros históricos:a experiência do município de Sobral (CE). 2009. Universidade Federal de Pernambuco.
WIDMER, G. M.. Avaliação de artigos científicos para o XI SIT. 2009.
WIDMER, G. M.. Avaliação de artigos científicos para o V Seminário ANPTUR. 2008. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo.
WIDMER, G. M.. Avaliação de artigos científicos para o X Seminário Internacional de Turismo. 2008.
WIDMER, G. M.. Membro da comissão examinadora para avaliação de artigos técnico-científicos da VI Semana de Turismo ECA-USP. 2008. Escola de Comunicações e Artes da USP.
Tulik, O.;WIDMER, G. M.; TELES, R.M.S.. Banca examinadora de processo seletivo docente para a disciplina Ética, Direito e Legislação em Turismo para o curso de Turismo. 2006. Faculdade Cásper Líbero.
Orientou
Policiamento turístico em Pernambuco: estudo de caso da CIATur; ; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Estudo sobre as potencialidades turísticas de São Lourenço da Mata - PE; ; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Estudo para desenvolvimento de roteiros turísticos em São Lourenço da Mata - PE; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Turismo Gastronômico em Camaragibe e São Lourenço da Mata (PE); Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Hospitalidade e turismo como agentes causadores de efeitos positivos e negativos na festa de Nossa Senhora Achiropita - SP; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios em Turismo e Hospitalidade) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Reciclagem de Pneus; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Gestão Ambiental) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Redes coletoras de esgotos sanitários - impactos causados pelo óleo de frituras e iniciativas de reciclagem; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Gestão Ambiental) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
A hospitalidade e seus indicadores no município de São Lourenço - MG; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Gestão de Negócios em Turismo) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Sustentabilidade empresarial como processo de vantagem competitiva; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Estratégia Empresarial) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Santos Lima; Turismo e hospitalidade no Parque da Água Branca; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Gestão de Negócios em Turismo) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Organizações turísticas do município de Brotas: práticas de gestão ambiental; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Gestão Ambiental) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
O composto mix de marketing em micro-empresas do setor de educação turística e hoteleira: um estudo de caso; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios em Turismo e Hospitalidade) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Reutilização do Patrimônio Edificado: um estudo de caso sobre o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães ? Recife/PE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Consultoria Sustentável: criação e viabilidade de execução em empreendimentos turísticos na região metropolitana do Recife; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Impactos Ambientais causados pelo ecoturismo em Comunidades Insulares: um estudo em Fernando de Noronha - Pernambuco; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Projeto Aventure-se: redescobrindo os valores do Parque Estadual de Dois Irmãos; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Projeto de Implantação da Casa do Tubarão no Parque Dona Lindu - Recife/PE; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
da Silva; Projeto Pequenos Exploradores: conhecer para preservar; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
A visão do turista sobre a Basílica do Carmo enquanto patrimônio cultural e atrativo turístico do Recife - PE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
PROSEGTUR: Projeto de capacitação em turismo para o policial militar de Pernambuco; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Turismo com Motivação Sexual: o contexto por trás da aplicação do código de conduta ética de proteção de crianças e adolescentes no turismo do Estado de Pernambuco; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Acessibilidade nos hotéis de recife: um diferencial em potencial ou uma estratégia de marketing? ? um estudo de caso sobre o mar hotel recife; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Turismo de saúde: estudo das potencialidades e limitações do Pólo Médico do Recife na sua utilização como produto turístico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Turismo e código de defesa do consumidor: análise do descumprimento dos direitos básicos do turista pelas agências de viagens e turismo do Recife no Procon; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Memorial de Detenção da Cultura - Casa da Cultura de Pernambuco: uma proposta de criação de espaço para a transmissão de sua herança histórica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Viaje Pernambuco: sua viagem começa aqui !; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
O direito ao turismo na terceira idade: uma análise das principais legislações referentes ao tema no fomento da atividade turística no Brasil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Bezerra e Pâmela; C; Santos; Turismo de aventura em Gravatá-PE: cartilha voltada à sustentabilidade e segurança; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Sinalização turística para pedestres no Recife Antigo:estudo da eficiência da transmissão da informação a partir da análise do sistema de sinalização implantada na região; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
A problemática dos vícios nas relações de consumo no transporte aéreo em Pernambuco; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Roteiro de aventura em Gravatá; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Dutra, Maria Cleonice Pereira e Sibely M; de Souza; Manual de distribuição das informações turísticas para beneficiaro consumidor final - MDIT/CF; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
A influência cinematográfica no turismo: a importância do marketing e de suas ferramentas para a atração de turistas; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Visitas técnicas como instrumento de formação em turismo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Regulamentação da profissão do bacharel em turismo: histórico e análise; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Scacheti,I; Nascimento,J; Costa,P; Braga; Evento Revelando São Paulo: um meio de divulgação para o Turismo Cultural no Estado de São Paulo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Salão Internacional do automóvel - O atrativo certo para amantes do automobilismo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Miranda,Marcelo de Jesus,M; Narcizo; Relação entre moradores e turistas do Município de São Roque; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Turismo por fatalidades; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Desenvolvimento sustentável no município de Juquitiba com a prática do ecoturismo realizado pela empresa de rafting Canoar; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
O Turismo como meio pedagógico para estimular e motivar a aprendizagem: análise das escolas de Atibaia; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Turismo cultural para deficientes nos museus de São Paulo - Integração e Adaptação; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Patrimônio histórico como produto turístico na cidade de Santos: roteirto do bonde turístico; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Direitos e deveres do consumidor no extravio de bagagem despachada no transporte aéreo em vôos nacionais; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Capacitação profissional de monitores ambientais atuantes no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - PETAR; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Centro Universitário Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Parques temáticos e cadeirantes: promovendo a integração; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Terminal turístico de passageiros do porto de Santos; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Estância turística de São Roque: uma visão com ênfase na sua produção de vinhos; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Políticas Ambientais na Hotelaria - A influência da nova Matriz de Classificação Hoteleira; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Sinalização do Parque Estadual do Jaraguá; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Turismo) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; Orientador: Gloria Maria Widmer;
O conflito entre agências de viagens e turistas: reclamações e responsabilidades; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Turismo) - SENAC - SP Turismo e Hotelaria; Orientador: Gloria Maria Widmer;
A disputa entre hotéis e flats pela demanda de hóspedes na cidade de São Paulo; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Hotelaria) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; Orientador: Gloria Maria Widmer;
A Produção Científica em Lazer resultante das Teses de Doutorado defendidas nos Programas de Pós-Graduação do Estado de Pernambuco; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
A Produção Científica em Lazer resultante das Dissertações de Mestrado defendidas nos Programas de Pós-Graduação do Estado de Pernambuco; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gloria Maria Widmer;
A convenção do patrimônio mundial e seus efeitos sobre as políticas públicas de turismo para Fernando de Noronha; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
A Convenção do Patrimônio Mundial e seus efeitos sobre as políticas públicas de turismo para Olinda; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Análise da produção científica em turismo resultante das defesas dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFPE; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
A produção científica em turismo resultante das dissertações de mestrado defendidas nos programas de pós-graduação do Estado de Pernambuco; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gloria Maria Widmer;
A produção científica em turismo resultante das teses de doutorado defendidas nos programas de pós-graduação do Estado de Pernambuco; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Estudo sobre as potencialidades de uso turístico sustentável da Sesmaria Jaguaribe - PE; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Análise de adequação do Plano Nacional de Turismo aos preceitos estabelecidos pela Lei Geral do Turismo; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Braga; Contribuições do evento Revelando São Paulo para a divulgação do Turismo Cultural em São Paulo; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em TURISMO) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
O turismo como meio educacional para motivar a aprendizagem: análise das escolas de Atibaia; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em TURISMO) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Programa Alfabetização Solidária: o Desenvolvimento sócio-cultural de seus Participantes através da Realização do Turismo Social; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Monitoria; Programa de Monitoria Acadêmica PROACAD/UFPE; Disciplina: Legislação e Éica do Turismo e da Hotelaria (2016-2); 2016; Orientação de outra natureza; (Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Monitoria; Programa de Monitoria Acadêmica PROACAD/UFPE; Disciplina: Legislação e Éica do Turismo e da Hotelaria (2016-1); 2016; Orientação de outra natureza; (Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Monitoria; Programa de Monitoria Acadêmica PROACAD/UFPE; Disciplina: Legislação e Éica do Turismo e da Hotelaria (2016-1); 2016; Orientação de outra natureza; (Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Monitoria; Programa de Monitoria Acadêmica PROACAD/UFPE; Disciplina: Teoria Geral do Turismo 2 (2015-2); 2015; Orientação de outra natureza; (Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, PROACAD/UFPE; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Monitoria; Programa de Monitoria Acadêmica PROACAD/UFPE; Disciplina: Teoria Geral do Turismo 2 (2015-2); 2015; Orientação de outra natureza; (Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Monitoria; Programa de Monitoria Acadêmica PROACAD/UFPE; Disciplina: Legislação e Ética do Turismo e da Hotelaria (2015-2); 2015; Orientação de outra natureza; (Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Monitoria; Programa de Monitoria Acadêmica PROACAD/UFPE; Disciplina: Legislação e Ética do Turismo e da Hotelaria (2015-1); 2015; Orientação de outra natureza; (Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Monitoria; Programa de Monitoria Acadêmica PROACAD/UFPE; Disciplina: Legislação e Ética do Turismo e da Hotelaria (2015-1); 2015; Orientação de outra natureza; (Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Monitoria; Programa de Monitoria Acadêmica PROACAD/UFPE; Disciplina: Teoria Geral do Turismo 2 (2015-1); 2015; Orientação de outra natureza; (Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Monitoria; Programa de Monitoria Acadêmica PROACAD/UFPE; Disciplina: Teoria Geral do Turismo 2 (2015-1); 2015; Orientação de outra natureza; (Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, PROACAD/UFPE; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Monitoria; Programa de Monitoria Acadêmica PROACAD/UFPE; Disciplina: Legislação e Éica do Turismo e da Hotelaria; 2014; Orientação de outra natureza; (Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Monitoria; Programa de Monitoria Acadêmica PROACAD/UFPE; Disciplina: Teoria e Técnica do Turismo 2; 2011; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Monitoria; Programa de Monitopria Acadêmica PROACAD/UFPE; Disciplina: Legislação e Éica do Turismo e da Hotelaria; 2011; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Monitoria Acadêmica DHT - Teoria e Técnica do Turismo 2; 2011; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Monitoria Acadêmica DHT - Teoria e Técnica do Turismo 1; 2011; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Monitoria; Programa de Monitoria Acadêmica PROACAD/UFPE; Disciplina:Teoria e Técnica do Turismo 2; 2010; Orientação de outra natureza; (Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Monitoria; Programa de Monitoria Acadêmica PROACAD/UFPE; Disciplina: Legislação e Éica do Turismo e da Hotelaria; 2010; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Hotelaria) - Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Gloria Maria Widmer;
Produções bibliográficas
-
BELCHIOR, MARIA HELENA CAVALCANTI DA SILVA ; MELO, ANA JULIA DE SOUZA ; WIDMER, GLORIA MARIA ; ALCOFORADO, ELIDOMAR DA SILVA ; PAES, ELISSÉLIA KEILA RAMOS LEÃO . Cultural Tourism Product: The Tapestry in Lagoa do Carro [Pernambuco, Brazil]. ROSA DOS VENTOS , v. 9, p. 81-91, 2016.
-
HOLANDA, L. A. ; WIDMER, G. M. ; LEAL, S. R. . A produção científica em turismo no Brasil: reflexões e proposições a partir de um estudo revisional. Anais Brasileiros de Estudos Turísticos , v. v.4, p. 72-79, 2014.
-
WIDMER, G. M. . Turismo. Brasil em Números (Edição em Inglês. Impresso) , v. 18, p. 255-267, 2010.
-
WIDMER, G. M. . A Convenção do Patrimônio Mundial e o Turismo: contribuições para a proteção e função social do patrimônio cultural da humanidade. Revista Eletrônica de Turismo Cultural (USP) , v. 02, p. 01-17, 2008.
-
WIDMER, G. M. ; PIRES, M. J. . A Convenção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, como possível elemento indutor de atividade turística. Revista Hospitalidade , v. ano V, p. 57-70, 2008.
-
BACAL, S. S. ; MELO,A.J.S. ; WIDMER, G. M. ; PEREIRA, R. S. . Turismo sustentável no Brasil: utopia ou possibilidade?. Revista Gerenciais , v. 6, p. 175-181, 2007.
-
VIEIRA, S. L. S. ; WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. . Turismo, relações internacionais e negócios: uma abordagem às ações transnacionais e supranacionais. Revista Gerenciais , v. 4, p. 99-106, 2005.
-
WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. . Cadernos de Atividades Práticas Supervisionadas: Turismo. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. v. 1. .p .
-
WIDMER, G. M. ; SANTOS, F. A. ; MELO,A.J.S. ; BELCHIOR, M. H. C. S. . The World Heritage Convention and its Effects on the Tourism Public Policies in Olinda (Pernambuco, Brazil). In: Cláudia Henriques; Maria Cristina Moreira; Pedro de Alcântara Bittencourt Cesar. (Org.). Tourism and History: World Heritage ? Case Studies of Ibero-American Space. 1ed.Minho, Portugal: Interdisciplinary Centre of Social Sciences ? University of Minho (CICS.NOVA.UMinho), 2016, v. 1, p. 201-227.
-
WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. . O turismo como fator de contribuição para a proteção e função social do patrimônio natural da humanidade. In: FIGUEIREDO, S. J. L. (Org.) ; AZEVEDO, F. F. (Org.) ; NÓBREGA, W. R. M. (Org.). (Org.). Perspectivas contemporâneas de análise em turismo. 1ed.Belém: NAEA/UFPA, 2015, v. , p. 273-287.
-
LEITE, N. K. ; SILVA, A. C. B. ; MELO,A.J.S. ; PIMENTEL, C. E. ; ALCOFORADO, E. S. ; WIDMER, G. M. ; SOUZA, L. H. ; SELVA, V. S. F. . Gestão Ambiental em Destinos Turísticos Insulares: uma análise dos meios de hospedagem do arquipélago de Fernando de Noronha. In: SANTOS, Wellington P. dos. et al. (Org.). Extensão Universitária (Cadernos de Extensão). 1ed.Recife: PROEXT-UFPE & Ed. Universitária da UFPE, 2014, v. 3, p. 522-543.
-
WIDMER, G. M. . Turismo Arqueológico. In: Alexandre Panosso Netto; Marília Gomes dos Reis Ansarah. (Org.). Segmentação do mercado turístico: estudos, produtos e perspectivas. 1ed.Barueri: Manole, 2009, v. , p. 67-88.
-
RUSCHMANN, D. V. M. ; WIDMER, G. M. . Planejamento Turístico. In: Marília Gomes dos Reis Ansarah. (Org.). Turismo: como aprender, como ensinar. 2ªed.São Paulo: SENAC, 2001, v. 2, p. 65-86.
-
MELO,A.J.S. ; WIDMER, G. M. ; BELCHIOR, M. H. C. S. ; ALVES, M. L. . A contribuição da área de Eventos para a criação das novas instalações do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco. In: 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos, 2014, São Paulo. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos. São Paulo: ABEOC, 2014.
-
SILVA, A. R. C. ; MELO,A.J.S. ; WIDMER, G. M. ; BELCHIOR, M. H. C. S. ; MONTEIRO, J. P. S. . Normalização 20121:2012: a sustentabilidade em pauta nos eventos. In: 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos, 2014, São Paulo. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos. São Paulo: ABEOC, 2014.
-
WIDMER, G. M. ; MELO, ANA JULIA DE SOUZA . O direito ao turismo para a pessoa idosa no Brasil. In: II Encontro da Aliança de Formação e Pesquisa em Turismo Social e Solidário - Congresso Mundial de Turismo Social, 2014, São Paulo. http://www.oits-isto.org/oits/public/event.jsf?evento=54. SESC-SP: OITS/SESC-SP, 2014.
-
WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. ; NERI, A. M. S. . A produção científica em turismo no Estado de Pernambuco: dissertações de mestrado. In: 5º Congresso Latino-Americano de Investigação Turística, 2012, São Paulo. Anais do 5º Congresso Latino-Americano de Investigação Turística: fortalecimento e integração da pesquisa em turismo na América Latina. São Paulo: EACH/USP, 2012.
-
WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. ; DE PAULA, R. T. . A produção científica em turismo resultante das dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação da UFPE. In: IX Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2012, São Paulo. Anais do IX Seminário da ANPTUR: turismo e patrimônio. São Paulo: Aleph, 2012.
-
HOLANDA, L. A. ; WIDMER, G. M. ; LEAL, S. R. . A produção científica em turismo no Brasil: reflexões e proposições a partir de um estudo revisional. In: IX Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2012, São Paulo. Anais do IX Seminário da ANPTUR: turismo e patrimônio. São Paulo: Aleph, 2012.
-
WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. ; LEITE, N. K. ; CORDEIRO, I. . As normas técnicas da ABNT sobre Turismo de Aventura. In: VII Seminário ANPTUR, 2010, São Paulo. Anais do VII Seminário ANPTUR. São Paulo: ANPTUR, 2010.
-
LEITE, N. K. ; CORDEIRO, I. ; WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. . Impactos ambientais do turismo em destinos insulares: uma discussão sobre a problemática da disponibilidade hídrica.. In: VII Seminário ANPTUR, 2010, São Paulo. Anais do VII Seminário ANPTUR. São Paulo: ANPTUR, 2010.
-
WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. . Efeitos do título de patrimônio mundial sobre a visitação turística em Fernando de Noronha. In: VI Seminário ANPTUR, 2009, São Paulo. Anais do VI Seminário ANPTUR. São Paulo: ANPTUR, 2009.
-
GAMBARÉ, B. ; MELO,A.J.S. ; WIDMER, G. M. . A infra-estrutura como elemento de hospitalidade e de proteção ambiental em unidades de conservação da natureza: análise quanto ao Parque Estadual do Jaraguá e Parque Estadual de Campos do Jordão. In: XI Encontro Nacional e I Encontro Intenacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente - ENGEMA 2009, 2009, Fortaleza. Anais do ENGEMA 2009. São Paulo: ENGEMA, 2009.
-
WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. ; GAMBARÉ, B. . A Convenção do Patrimônio Mundial como elemento de proteção ambiental e de indução da atividade turística. In: XI Encontro Nacional e I Encontro Intenacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente - ENGEMA 2009, 2009, Fortaleza. Anais do ENGEMA 2009. São Paulo: ENGEMA, 2009.
-
PEREIRA, R. S. ; PALMISANO, A. ; FARIA, A. C. ; WIDMER, G. M. ; GONÇALVES, A. P. . Ensino técnico profissionalizante: formação profissional e cidadania. In: II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade -EnEPQ, 2009, Curitiba. EnEPQ 2009. Curitiba: ANPAD, 2009.
-
WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. . A influência do título de patrimônio da humanidade sobre aspectos quantitativos e qualitativos da visitação turística em Fernando de Noronha. In: XI SIT - Seminário Internacional de Turismo, 2009, Curitiba. Anais do XI SIT - Seminário Internacional de Turismo. Curitiba: UFPR/UNICENP, 2009.
-
MELO,A.J.S. ; BACAL, S. S. ; WIDMER, G. M. ; PEREIRA, R. S. . Desafios sociais na dinâmica do turismo. In: I Encontro Internacional sobre Gestão em Turismo: o setor público e o privado - EIGTUR 2008, 2008, Ouro Preto. I Encontro Internacional sobre Gestão em Turismo: o setor público e o privado - EIGTUR 2008, 2008.
-
WIDMER, G. M. ; PIRES, M. J. ; PEREIRA, R. S. ; MELO,A.J.S. . A Convenção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural e o Turismo no Brasil. In: I Encontro Internacional sobre Gestão em Turismo: o setor público e o privado - EIGTUR, 2008, 2008, Ouro Preto. I Encontro Internacional sobre Gestão em Turismo: o setor público e o privado - EIGTUR, 2008, 2008.
-
GAMBARÉ, B. ; MELO,A.J.S. ; WIDMER, G. M. ; SOUZA, H. M. R. . A infra-estrutura como base para a hospitalidade em unidades de conservação da natureza. In: V Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul - SEMINTUR, 2008, Caxias do Sul. Anais do V SEMINTUR. Caxias do Sul: UCS, 2008.
-
SOUZA, H. M. R. ; MELO,A.J.S. ; WIDMER, G. M. . Expectativas de indivíduos da terceira idade em viagens de curta duração. In: V Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul - SEMINTUR, 2008, Caxias do Sul. Anais do V SEMINTUR. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2008.
-
MELO,A.J.S. ; WIDMER, G. M. ; DIAS, C. M. M. . O ilhéu e os serviços turísticos de lazer aquático em Fernando de Noronha. In: V Seminário da ANPTUR, 2008, Belo Horizonte. Anais do V Seminário ANPTUR. São Paulo: ANPTUR, 2008.
-
CARACA, M. H. F. ; MELO,A.J.S. ; WIDMER, G. M. . A importância da hospitalidade interdepartamental na hotelaria. In: VI Semana de Turismo - ECA/USP, 2008, São Paulo. Anais da VI Semana de Turismo - ECA/USP. São Paulo: ECA/USP, 2008.
-
WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. . Contribuições do turismo para a proteção e função social do patrimônio natural da humanidade. In: X Seminário Internacional de Turismo, 2008, Curitiba. Anais do X Seminário Internacional de Turismo. Curitiba: UFPR/UNICENP, 2008.
-
MELO,A.J.S. ; WIDMER, G. M. . Serviços turísticos de lazer aquático em Fernando de Noronha: há participação do ilhéu?. In: XX Encontro Nacional de Recreação e Lazer - XX ENAREL, 2008, São Paulo. Anais do XX ENAREL. São Paulo: SESI-SP, 2008.
-
BACAL, S. S. ; MELO,A.J.S. ; WIDMER, G. M. ; PEREIRA, R. S. . Turismo sustentável no Brasil: utopia ou caminho possível?. In: IX Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente - ENGEMA, 2007, 2007, Curitiba. Anais do IX Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente - ENGEMA, 2007.
-
NASCIMENTO, C. R. ; WIDMER, G. M. . A produção científica em lazer resultante das teses de doutorado defendidas nos programas de pós-graduação do estado de Pernambuco. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2016, Recife. Anais do XXIV Congresso de Iniciação Científica da UFPE. Recife: PROPESQ/UFPE, 2016.
-
TEIXEIRA, N. V. ; WIDMER, G. M. . A Produção Científica em Lazer resultante das Dissertações de Mestrado defendidas nos Programas de Pós-Graduação do Estado de Pernambuco. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2016, Recife. Anais do XXIV Congresso de Iniciação Científica da UFPE. Recife: Propesq/UFPE, 2016.
-
ABREU, L. S. ; WIDMER, G. M. . A Convenção do Patrimônio Mundial e seus Efeitos sobre as Políticas Públicas de Turismo para Fernando de Noronha. In: XXI Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2013, Recife. Anais do XXI Congresso de Iniciação Científica da UFPE. Recife: PROPESQ/UFPE, 2013.
-
SANTOS, F. A. ; WIDMER, G. M. . A Convenção do Patrimônio Mundial e seus efeitos sobre as políticas públicas de turismo para Olinda. In: XX Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2012, Recife. Anais do XX Congresso de Iniciação Científica da UFPE. Recife: UFPE, 2012.
-
NERI, A. M. S. ; WIDMER, G. M. . A produção científica em turismo resultante das dissertações de mestrado defendidas nos programas de pós-graduação do Estado de Pernambuco. In: XIX Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2011, Recife. Anais do XIX Congresso de Iniciação Científica da UFPE. Recife: UFPE, 2011.
-
SILVA, D. B. G. ; WIDMER, G. M. . A produção científica em turismo resultante das teses de doutorado defendidas nos programas de pós-graduação do Estado de Pernambuco. In: XIX Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2011, Recife. Anais do XIX Congresso de Iniciação Científica da UFPE. Recife: UFPE, 2011.
-
DE PAULA, R. T. ; WIDMER, G. M. . Análise da produção científica em turismo resultante das defesas dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFPE. In: XIX Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2011, Recife. Anais do XIX Congresso de Iniciação Científica da UFPE. Recife: UFPE, 2011.
-
WIDMER, G. M. ; SANTOS, F. A. ; MELO,A.J.S. ; BELCHIOR, M. H. C. S. ; PAES, E. K. R. L. . Repercussões da convenção do patrimônio mundial sobre as políticas públicas de turismo para Olinda. In: TURHIST: II Conferência Internacional Turismo e História, 2016, Caxias do Sul / Faro. TURHIST: Anais do Congresso Internacional Turismo e História. Caxias do Sul: UCS, 2016. v. 1. p. 119-119.
-
BELCHIOR, M. H. C. S. ; WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. ; PAES, E. K. R. L. ; ALCOFORADO, E. S. . A tapeçaria de lagoa do carro, Pernambuco, Brasil, como produto turístico cultural. In: TURHIST: II Conferência Internacional Turismo e História, 2016, Caxias do Sul / Faro. TURHIST: Anais do Congresso Internacional Turismo e História. Caxias do Sul: UCS, 2016. v. 1. p. 32-32.
-
SANTOS, H.S. ; Frein, T.A. ; WIDMER, G. M. . A regulamentação da profissão do bacharel em turismo. In: V Encontro de Iniciação Científica e II Seminário Nacional de Pesquisa, 2008, São Paulo. V Encontro de Iniciação Científica e II Seminário Nacional de Pesquisa. São Paulo: UNINOVE, 2008. p. 177-177.
-
PEREIRA, R. de S. ; SILVA, S. N. ; WIDMER, G. M. . Visitas técnicas como instrumento de formação em turismo. In: V Encontro de Iniciação Científica e II Seminário Nacional de Pesquisa, 2008, São Paulo. V Encontro de Iniciação Científica e II Seminário Nacional de Pesquisa. São Paulo: UNINOVE, 2008. p. 183-183.
-
WIDMER, G. M. ; ROSA, A. W. ; SCACHETTI, F.H. ; CARLA, J. ; BRAGA, P. S. . Contribuições do evento Revelando São Paulo para o turismo. In: III Encontro de Iniciação Científica e Seminário Nacional de Pesquisa, 2007, São Paulo. II Encontro de Iniciação Científica e Seminário Nacional de Pesquisa: o papel da pesquisa na produção do conhecimento. São Paulo: Centro Universitário Nove de Julho, 2006. p. 115-115.
-
PARRAS, R. ; WIDMER, G. M. . O turismo como meio educacional para estimular e motivar a aprendizagem: análise das escolas de Atibaia - SP. In: III Encontro de Iniciação Científica e Seminário Nacional de Pesquisa, 2007, São Paulo. III Encontro de Iniciação Científica e Seminário Nacional de Pesquisa: o papel da pesquisa na produção do conhecimento. São Paulo: Centro Universitário Nove de Julho, 2007.
-
GAMBARÉ, B. ; MELO,A.J.S. ; WIDMER, G. M. . infra-estrutura como base para a hospitalidade e responsabilidade socioambiental em unidades de conservação da natureza. In: IV Encontro de Iniciação Científica - UNINOVE, 2007, São Paulo. IV Encontro de Iniciação Científica. São Paulo: UNINOVE, 2007.
-
WIDMER, G. M. . Legislação e políticas Públicas : ênfase na questão brasileira. In: 2º Congresso Nacional de Turismo, 2006, Recife. Políticas públicas para um turismo sustentável, 2006.
-
WIDMER, G. M. . Turismo Sustentável na perspectiva do profissional cidadão. In: I Congresso de Iniciação Científica e Extensão da Uninove, 2002, São Paulo. A Construção da Pesquisa e a Formação do Profissional Cidadão, 2002.
-
WIDMER, G. M. ; SANTOS, F. A. ; MELO, ANA JULIA DE SOUZA ; BELCHIOR, M. H. C. S. ; PAES, E. K. R. L. . Repercussões da convenção do patrimônio mundial sobre as políticas públicas de turismo para Olinda. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BELCHIOR, M. H. C. S. ; WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. ; ALCOFORADO, E. S. ; PAES, E. K. R. L. . A tapeçaria de lagoa do carro, Pernambuco, Brasil, como produto turístico cultural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO,A.J.S. ; WIDMER, G. M. ; BELCHIOR, M. H. C. S. ; ALVES, M. L. . A contribuição da área de Eventos para a criação das novas instalações do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A. R. C. ; MELO,A.J.S. ; WIDMER, G. M. ; BELCHIOR, M. H. C. S. ; MONTEIRO, J. P. S. . Normalização 20121:2012: a sustentabilidade em pauta nos eventos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. . O direito ao turismo para a pessoa idosa no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. ; NERI, A. M. S. . A produção científica em Turismo no Estado de Pernambuco: dissertações de mestrado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. ; DE PAULA, R. T. . A produção científica em turismo resultante das dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação da UFPE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. ; LEITE, N. K. ; CORDEIRO, I. . As normas técnicas da ABNT sobre Turismo de Aventura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. . A influência do título de patrimônio da humanidade sobre aspectos quantitativos e qualitativos da visitação turística em Fernando de Noronha. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. . Efeitos do título de patrimônio mundial sobre a visitação turística em Fernando de Noronha. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MELO,A.J.S. ; BACAL, S. S. ; WIDMER, G. M. ; PEREIRA, R. S. . Desafios sociais na dinâmica do turismo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
WIDMER, G. M. ; PIRES, M. J. ; PEREIRA, R. S. ; MELO,A.J.S. . A Convenção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural e o Turismo no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GAMBARÉ, B. ; MELO,A.J.S. ; SOUZA, H. M. R. ; WIDMER, G. M. . A infra-estrutura como base para a hospitalidade em unidades de conservação da natureza. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, H. M. R. ; MELO,A.J.S. ; WIDMER, G. M. . Expectativas de indivíduos de terceira idade em viagens de curta duração. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MELO,A.J.S. ; DIAS, C. M. M. ; WIDMER, G. M. . O ilhéu e os serviços turísticos de lazer aquático em Fernando de Noronha. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARACA, M. H. F. ; MELO,A.J.S. ; WIDMER, G. M. . A importância da hospitalidade interdepartamental na hotelaria. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. . Contribuições do turismo para a proteção e função social do patrimônio natural da humanidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BACAL, S. S. ; MELO,A.J.S. ; WIDMER, G. M. ; PEREIRA, R. S. . Turismo sustentável no Brasil: utopia ou caminho possível?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROSA, A. W. ; SCACHETTI, F.H. ; NASCIMENTO, I.I.A. ; CARLA, J. ; BRAGA, P. S. ; WIDMER, G. M. . Contribuições do evento revelando São Paulo para o Turismo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PARRAS, R. ; WIDMER, G. M. . O Turismo como meio educacional para estimular e motivar a aprendizagem: análise das. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
WIDMER, G. M. . Legislação e políticas públicas para um turismo sustentável. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
WIDMER, G. M. . Ações de responsabilidade social como instrumentos de suporte na formação do bacharel em turismo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
WIDMER, G. M. ; et al . o Turismo sustentável na perspectiva do profissional cidadão. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
São Paulo Turismo ; WIDMER, G. M. ; et al . Turismo no centro: plano de desenvolvimento turístico do centro da cidade de São Paulo. São Paulo: São Paulo Turismo, 2008 (Livro).
-
WIDMER, G. M. . O Título de Patrimônio da Humanidade e seus efeitos sobre o turismo em Fernando de Noronha 2007 (Tese de Doutorado).
-
WIDMER, G. M. . O ensino do direito nos cursos de bacharelado em turismo do município de São Paulo 2002 (Dissertação de mestrado).
-
WIDMER, G. M. ; et al . Fórum São Paulo - Século XXI: relatório final do Grupo Temático de Turismo e Serviços. São Paulo: ALESP, 2000 (Relatório).
Outras produções
WIDMER, G. M. ; DIDIER, J. M. O. L. . Projeto Turismo da Gente - desenvolvimento e direitos humanos nas comunidades de Olinda e Glória de Goitá. 2010.
WIDMER, G. M. ; DIDIER, J. M. O. L. ; et al . Olinda: território turístico sustentável. 2010.
WIDMER, G. M. . Avaliação de Projeto de Pesquisa THG 06 para o Centro Universitário SENAC. 2009.
WIDMER, G. M. . Avaliação de Projeto de Pesquisa THG 09 para o Centro Universitário SENAC. 2009.
WIDMER, G. M. . Avaliação de Projeto de Pesquisa e Iniciação Científica id: FPSS para a Universidade do Estado da Bahia. 2009.
WIDMER, G. M. . Avaliação de Projeto de Pesquisa e Iniciação Científica id: RLSM para a Universidade do Estado da Bahia. 2009.
WIDMER, G. M. . Avaliação de Projeto de Pesquisa THG 07 para o Centro Universitário SENAC. 2008.
WIDMER, G. M. . Revista Turismo em Análise. 2007.
WIDMER, G. M. ; SOARES, L. A. S. ; MELO,A.J.S. ; SOUZA, H. M. R. ; G, M.G. ; CASELLA, L. L. C. . Projeto de desenvolvimento turístico do Centro de São Paulo - inventário da oferta turística e pesquisa de demanda. 2007.
WIDMER, G. M. . Revista Turismo em Análise. 2006.
WIDMER, G. M. . Revista Turismo em Análise. 2005.
RUSCHMANN, D. V. M. ; WIDMER, G. M. ; et al . Plano de desenvolvimento integrado do lazer - Estado de Santa Catarina. 2004.
RUSCHMANN, D. V. M. ; WIDMER, G. M. ; et al . Plano de desenvolvimento do pólo ecoturístico de Palmas e entorno ?TO. 2003.
RUSCHMANN, D. V. M. ; WIDMER, G. M. ; et al . Plano de desenvolvimento do pólo ecoturístico da região do Cantão ?TO. 2003.
WIDMER, G. M. . Parecer de artigo para a Revista Brasileira de Ecoturismo - RBECOTUR. 2014.
WIDMER, G. M. . Parecer de artigos para a Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo - RBTUR. 2014.
WIDMER, G. M. . Avaliação de trabalhos apresentados ao ENEXT 2014. 2014.
WIDMER, G. M. . Parecer de artigos para o XI ANPTUR. 2014.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo 1211-3072-2-RV para o X Seminário ANPTUR. 2013.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo 1231-3132-2-RV para o X Seminário ANPTUR. 2013.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo 1270-3230-1-RV para o X Seminário ANPTUR. 2013.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo 1373-3548-2-RV para o X Seminário ANPTUR. 2013.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo 1433-3705-1-RV para o X Seminário ANPTUR. 2013.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo 1447-3757-1-RV para o X Seminário ANPTUR. 2013.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo 554-1520-1-RV para a RBTUR. 2013.
WIDMER, G. M. . Avaliação do projeto de pesquisa 2758-7926-1-RV para o Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica 2013-2014 PIBIC/IFAL/CNPQ. 2013.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo 998-2496-1-RV para o IX Seminário ANPTUR. 2012.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo 1054-2629-1-RV para o IX ANPTUR. 2012.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo 960-2404-1-RV para o IX ANPTUR. 2012.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo 077-137-1-RV para o 5º Congresso Latino-Americano de Investigação Turística. 2012.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo 0311-669-2-RV para o 5º Congresso Latino-Americano de Investigação Turística. 2012.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo 0330-715-1-RV para o 5º Congresso Latino-Americano de Investigação Turística. 2012.
LEITE, N. K. ; SILVA, A. C. B. ; MELO,A.J.S. ; ALCOFORADO, E. S. ; WIDMER, G. M. ; SOUZA, L. H. ; SELVA, V. S. F. ; PIMENTEL, C. E. . Diagnóstico da Oferta Turística do Arquipélago de Fernando de Noronha - Volume II: Equipamentos de Alimentação. 2012.
LEITE, N. K. ; SOUZA, L. H. ; SILVA, A. C. B. ; MELO,A.J.S. ; WIDMER, G. M. ; ALCOFORADO, E. S. ; SELVA, V. S. F. ; PIMENTEL, C. E. . Diagnóstico da Oferta Turística do Arquipélago de Fernando de Noronha - Volume I: Meios de Hospedagem. 2012.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo POTPR para a Revista Turismo em Análise. 2011.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo CVT 662 para o Caderno Virtual de Turismo. 2011.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo STKholders RJ para a Revista Turismo em Análise. 2011.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo Bolhas Imob para a Revista Turismo em Análise. 2011.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo COOPMPE 211 para a Revista Turismo em Análise. 2011.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo CVT 699 para o Caderno Virtual de Turismo. 2011.
WIDMER, G. M. . Avaliação de projetos de pesquisa e iniciação científica para o PIBIC/UFPE/CNPQ 2011-2012. 2011.
WIDMER, G. M. . Avaliação de projetos de pesquisa e iniciação científica para o PIBIC-FACEPE-CNPQ 2011-2012. 2011.
WIDMER, G. M. . Avaliação de trabalhos apresentados no XIX CONIC-UFPE. 2011.
WIDMER, G. M. . Parecer sobre o afastamento do Prof. Sérgio Leal para missão no exterior. 2011.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo PPTSFI para o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES. 2010.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo TC 2004 para o XI ENTBL. 2010.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo TC 2008 para o XI ENTBL. 2010.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo TC 2009 para o XI ENTBL. 2010.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo TC 2011 para o XI ENTBL. 2010.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo TC 6007 para o XI ENTBL. 2010.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo TC 6011 para o XI ENTBL. 2010.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo TC 6015 para o XI ENTBL. 2010.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo 1 eixo 7- Politicas y Marco Normativo del Turismo para o 4º Congreso Latinoamericano de Investigación Turística. 2010.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo 2 eixo 7- Politicas y Marco Normativo del Turismo para o 4º Congreso Latinoamericano de Investigación Turística. 2010.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 801 para o VII ANPTUR. 2010.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 693 para o VII ANPTUR. 2010.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 733 para o VII ANPTUR. 2010.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 691 para o VII ANPTUR. 2010.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 695 para o VII ANPTUR. 2010.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo PNT 2007-10 para a Revista Turismo em Análise. 2010.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo X-ACJU SE/AL para a Revista Turismo em Análise. 2010.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo CVT 640 para o Caderno Virtual de Turismo. 2010.
WIDMER, G. M. . Parecer de artigos para o IV Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. 2010.
WIDMER, G. M. . Avaliação de projetos de pesquisa e iniciação científica para o PIBIC/UFPE/CNPQ 2010-2011. 2010.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo XLGT para a Revista Turismo em Análise. 2009.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 042 para o VI Seminário ANPTUR. 2009.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 060 para o VI Seminário ANPTUR. 2009.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 084 para o VI Seminário ANPTUR. 2009.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 168 para o VI Seminário ANPTUR. 2009.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 254 para o VI Seminário ANPTUR. 2009.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 255 para o VI Seminário ANPTUR. 2009.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 269 para o VI Seminário ANPTUR. 2009.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 275 para o VI Seminário ANPTUR. 2009.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 369 para o VI Seminário ANPTUR. 2009.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 231 para o VI Seminário ANPTUR. 2009.
WIDMER, G. M. . Parecer do Artigo nº 49657 para o XI SIT. 2009.
WIDMER, G. M. . Parecer do Artigo nº 17498 para o XI SIT. 2009.
WIDMER, G. M. . Parecer do Artigo nº 93861 para o XI SIT. 2009.
WIDMER, G. M. . Parecerista de projetos apresentados para o Edital UFPE - Proext Interior 2009. 2009.
WIDMER, G. M. ; SOARES, L. A. S. ; MELO,A.J.S. ; SOUZA, H. M. R. ; GEREVINE, M. G. . Projeto de desenvolvimento turístico do Centro de São Paulo - diagnóstico do perímetro 7 e 8 do Centro de São Paulo. 2008.
WIDMER, G. M. . Parecer do Artigo XXX para o v.3 da Revista Eletrônica de Turismo Cultural. 2008.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 24t para o V Seminário ANPTUR. 2008.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 14964 para o X Seminário Internacional de Turismo - X SIT. 2008.
WIDMER, G. M. . Parecer do Artigo Y para a VI Semana de Turismo - ECA/USP. 2008.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 39t para o V Seminário ANPTUR. 2008.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 67t para o V Seminário ANPTUR. 2008.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 114t para o V Seminário ANPTUR. 2008.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 131t para o V Seminário ANPTUR. 2008.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 141t para o V Seminário ANPTUR. 2008.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 142t para o V Seminário ANPTUR. 2008.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 156t para o V Seminário ANPTUR. 2008.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 15751 para o X Seminário Internacional de Turismo - X SIT. 2008.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 36114 para o X Seminário Internacional de Turismo - X SIT. 2008.
WIDMER, G. M. . Parecer do artigo nº 92694 para o X Seminário Internacional de Turismo - X SIT. 2008.
WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. . Curso Técnico em Turismo e Hotelaria. 2007.
MELO,A.J.S. ; WIDMER, G. M. . Curso Técnico em Lazer. 2007.
WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. . Curso Técnico em Guia de Turismo. 2007.
WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. . Curso de Pós-graduação lato sensu ? Gestão de Negócios em Turismo e Hospitalidade. 2005.
WIDMER, G. M. . Ações de responsabilidade social como instrumentos de suporte na formação do bacharel em Turismo. 2005.
WIDMER, G. M. ; et al . Propostas e estratégias de cooperação entre a ABAV e as IES de Turismo: Seminário Acadêmico - Integração Academia e Mercado. 2004.
WIDMER, G. M. . Renovação de reconhecimento do Curso de Bacharelado em Turismo. 2004.
WIDMER, G. M. . Meios de Hospedagem e Agências de Viagens: Legislação Comentada. 2001.
WIDMER, G. M. ; et al . Fórum São Paulo - século XXI: relatório final do Grupo Temático de Turismo e Serviços. 2000.
DIAS, Celia Maria de Moraes ; WIDMER, G. M. ; CAPPUCCI, M. A. S. . Capacitação para professores formados em outras áreas acadêmicas ao ensino na graduação em turismo. 1999.
RUSCHMANN, D. V. M. ; WIDMER, G. M. ; et al . Diretrizes para uma nova política nacional de turismo rural. 1999.
WIDMER, G. M. . Profissão em Debate - curso de Turismo. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
WIDMER, G. M. . Sete maravilhas do mundo antigo e moderno. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
WIDMER, G. M. . Fernando de Noronha ainda não é conhecido como Patrimônio da Humanidade. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
WIDMER, G. M. . Pesquisa exploratória e pesquisa descritiva. 2011. (Palestra).
WIDMER, G. M. . Turismo de Aventura em Pernambuco. 2011. (Palestra).
WIDMER, G. M. ; et al . O turismo que compramos ajuda ou atrapalha? Revista Página 22 FGV. 2011. (Citação em reportagem).
WIDMER, G. M. . Turismo e pós-graduação. 2011. (Palestra).
REJOWSKI, M. ; WIDMER, G. M. . Programa Turismo Rural: turismo rural e legislação - suplemento Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR. 2010. (Parecer e revisão).
WIDMER, G. M. . Ensino e Pesquisa em Turismo e Hotelaria. 2010. (Palestra).
WIDMER, G. M. . Normas Técnicas da ABNT sobre Turismo de Aventura. 2010. (Palestra).
WIDMER, G. M. ; et al . 1º Fórum de Lazer de Atibaia - FOLATI. 2008. (Membro de Comissão Científica).
WIDMER, G. M. . Título de Patrimônio da Humanidade não tem impacto sobre Fernando de Noronha. 2007. (Entrevista).
WIDMER, G. M. . Noronha não é um bom exemplo de preservação. 2007. (Citação em reportagem).
WIDMER, G. M. ; et al . Perfil do visitante do evento Revelando São Paulo: X Festival da cultura paulista tradicioanl. 2006. (Relatório de pesquisa).
WIDMER, G. M. . Estágio do bem: Eletropaulo na Comunidade é atividade extra-curricular para universitários. 2006. (Entrevista).
WIDMER, G. M. . Palestra marca lançamento de novo curso de pós graduação. 2006. (Entrevista).
WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. . Turismo na Uninove: muita prática e laboratórios. 2006. (Entrevista).
WIDMER, G. M. . Consultoria para empresas de serviços turísticos. 2006. (Palestra).
WIDMER, G. M. . Oportunidades de negócios em turismo no Brasil. 2006. (Palestra).
WIDMER, G. M. . Regulamentação da profissão do bacharel em turismo e o veto do projeto de lei, em março de 2006. 2006. (Palestra).
WIDMER, G. M. . Legislação em Turismo. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
WIDMER, G. M. ; et al . Perfil do visitante do evento Revelando São Paulo - IX Festival da Cultura Paulista Tradicional. 2005. (Relatório de pesquisa).
WIDMER, G. M. . Direito e Legislação aplicada ao Turismo. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. . Perfil do visitante do evento Revelando São Paulo: VIII Festival da Cultura Paulista Tradicional. 2004. (Relatório de pesquisa).
WIDMER, G. M. ; MELO,A.J.S. . Considerações sobre o potencial turístico do Parque Nacional Serra da Capivara. 2002. (Relatório de pesquisa).
WIDMER, G. M. . Aspectos Legislativos de Agências de Viagens e a Defesa do Consumidor de Produtos Turísticos - MG. 2000. .
WIDMER, G. M. . Aspectos Legislativos de Agências de Viagens e a Defesa do Consumidor de Produtos Turísticos - AP. 2000. .
WIDMER, G. M. . Aspectos Legislativos de Agências de Viagens e a Defesa do Consumidor de Produtos Turísticos - PB. 2000. .
WIDMER, G. M. . Aspectos Legislativos de Agências de Viagens e a Defesa do Consumidor de Produtos Turísticos - MG. 2000. .
WIDMER, G. M. . Aspectos Legislativos de Agências de Viagens e a Defesa do Consumidor de Produtos Turísticos - RJ. 2000. .
WIDMER, G. M. . Aspectos legislativos de agências de viagens. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
WIDMER, G. M. . Legislação Turística Federal Brasileira. 2000. (Palestra).
WIDMER, G. M. . A importância da legislação ambiental para o planejamento turístico. 1999. (Palestra).
WIDMER, G. M. . Agências de viagens: aspectos gerais de estrutura e funcionamento. 1999. (Palestra).
WIDMER, G. M. . Meios de transporte e suas relações com o desenvolvimento do turismo. 1999. (Palestra).
WIDMER, G. M. . Subsistemas de distribuição e demanda sob a ótica do SISTUR. 1999. (Palestra).
WIDMER, G. M. . O mercado como subsistema do SISTUR. 1999. (Palestra).
WIDMER, G. M. . A superestrutura como subsistema do SISTUR. 1999. (Palestra).
WIDMER, G. M. . O lazer náutico como negócio: abertura e administração de uma empresa e suas relações com a atividade turística de uma localidade. 1999. (Palestra).
WIDMER, G. M. . Atividades de lazer aquático- atuação no turismo receptivo do litoral norte do Estado de São Paulo. 1997. (Palestra).
Projetos de pesquisa
-
2015 - Atual
A Produção Científica em Lazer nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu de Pernambuco, Descrição: O projeto objetiva desenvolver estudo que possibilite conhecer o estado da arte da produção científica relacionada a Lazer desenvolvida nos programas de pós-graduação stricto sensu das instituições de ensino de Pernambuco. Nesse sentido, o projeto pretende reunir e analisar a produção atualmente existente, de forma a possibilitar maior conhecimento sobre as temáticas abordadas, programas e pesquisadores responsáveis por seu desenvolvimento, bem como sobre os rumos que tais pesquisas estão tomando, além de iniciativas necessárias para a continuidade do desenvolvimento de tais pesquisas no nível de pós-graduação stricto sensu no Estado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gloria Maria Widmer - Coordenador / Ana Julia de Souza Melo - Integrante / Maria Helena Cavalcanti da Silva Belchior - Integrante.
-
2013 - Atual
Turismo, Lazer e Sociedade: interfaces, realidades e oportunidades, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ana Julia de Souza Melo em 14/12/2015., Descrição: Quando se trata de lazer no Brasil, pode-se perceber a relevância deste tema, em especial pela vertente que o relaciona aos direitos sociais. Nesse contexto, torna-se cada vez mais necessária a discussão e a preocupação com a viabilização de espaços públicos de lazer, de modo que a sociedade, em especial aquela mais carente de opções, possa se munir de meios (aqui também entendidos como lugares) para exercer esse direito de forma efetiva. Talvez por um sentimento inconsciente de necessidade de lazer como forma de evasão dos problemas cotidianos, tem-se observado com certa frequência um fenômeno no mínimo curioso: nas grandes cidades, como é o caso de Recife, a população tem buscado satisfazer suas necessidades de lazer por meio de ações espontâneas de apropriação e de ressignificação de usos de espaços públicos, inicialmente destinados a outras finalidades. Frente a este quadro, a presente pesquisa visa contribuir para o entendimento dessas novas formas de apropriação e de ressignificação de uso de espaços públicos para o lazer.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gloria Maria Widmer - Integrante / Ana Julia de Souza Melo - Coordenador / Maria Helena Cavalcanti da Silva Belchior - Integrante.
-
2011 - 2013
Potencialidades turísticas de São Lourenço da Mata - PE, Descrição: O projeto objetiva identificar e analisar as potencialidades turísticas de São Lourenço da Mata, cidade onde se localiza uma das arenas para realização dos jogos da Copa Mundial de Futebol em 2014. Entende-se que este evento poderá catalisar o aproveitamento dos pontos de visitação turística que a cidade possui, desde que estejam preparados para atender a essa demanda e satisfazê-l. Dessa forma, o presente estudo visa também subsidiar os órgãos públicos locais, de modo a orientá-los nas intervenções necessárias para o qualitativo aproveitamento turístico da localidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Gloria Maria Widmer - Coordenador / Ana Julia de Souza Melo - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Bolsa.Número de orientações: 3
-
2011 - Atual
Efeitos do Título de Patrimônio da Humanidade sobre as Políticas Públicas de Turismo para os Sítios Mundiais presentes no Estado de Pernambuco: Fernando de Noronha e Olinda., Descrição: O projeto trata das possíveis relações entre Direito, Políticas Públicas e Turismo a partir da análise de aspectos pertinentes à Convenção do Patrimônio Mundial e suas relações com as políticas públicas de Turismo atualmente vigentes para os sítios do Patrimônio da Humanidade presentes em Pernambuco. Tendo como principal objetivo tentar proteger da destruição bens que apresentem valor excepcional para a comunidade mundial, a Convenção do Patrimônio Mundial pode ser entendida como importante aliada para o planejamento, organização e desenvolvimento das Políticas Públicas de Turismo nos espaços dos quais a atividade turística se utiliza. Neste contexto e com base nos métodos e técnicas pertinentes à pesquisa exploratória, este projeto de pesquisa tem como objetivo geral conhecer os efeitos gerados pelo título de Patrimônio da Humanidade sobre as políticas públicas de turismo desenvolvidas e vigentes para os sítios mundiais presentes no Estado de Pernambuco: Olinda e Fernando de Noronha.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gloria Maria Widmer - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Outra.
-
2010 - 2011
A produção científica em turismo nos programas de pós-graduação stricto sensu de Pernambuco, Descrição: O projeto em questão visa desenvolver estudo que possibilite conhecer o ?estado da arte? da produção científica relacionada a Turismo desenvolvida nos programas de pós-graduação stricto sensu das instituições de ensino de Pernambuco. Nesse sentido, o projeto pretende reunir e analisar a produção atualmente existente, de forma a possibilitar maior conhecimento sobre as temáticas abordadas, programas e pesquisadores responsáveis por seu desenvolvimento, bem como sobre os rumos que tais pesquisas estão tomando, além de iniciativas necessárias para a continuidade do desenvolvimento de tais pesquisas no nível de pós-graduação stricto sensu no Estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Gloria Maria Widmer - Coordenador / Ana Julia de Souza Melo - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3
-
2008 - 2009
Diagnóstico dos desafios socioambientais enfrentados por gestores hoteleiros, Descrição: investigar os desafios socioambientais enfrentados por gestores de hotéis, de modo especial sobre questões pertinentes a resíduos sólidos, água e energia. Nesta primeira fase, a pesquisa envolverá a região do ABC Paulista. Em fases posteriores, pretende-se o desenvolvimento de pesquisas comparativas com outras regiões do Estado de São Paulo e do país.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Gloria Maria Widmer - Integrante / Raquel da Silva Pereira - Coordenador / Angelo Palmisano - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2006 - 2006
Contribuições do evento Revelando São Paulo para a divulgação do turismo cultural em São Paulo, Descrição: O evento Revelando São Paulo é organizado pela Abaçaí Cultura e Arte e pela Secretaria de Estado da Cultura. Designado a incentivar e reacender o folclore e a cultura tradicional paulista, ele tem a responsabilidade de promover uma cultura de paz. Objetiva-se verificar a possível influência do evento no turismo das cidades nele apresentadas, observando os aspectos sociais e culturais, utilizando pesquisas em fontes bibliográficas, entrevistas e visitas em campo. Dentro desse processo, os pontos que mais chamam a atenção do visitante e o que os motiva a conhecer tais localidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Gloria Maria Widmer - Coordenador., Número de orientações: 1
-
2005 - 2006
O turismo como meio educacional para motivar a aprendizagem, Descrição: Analisar a atividade turística como prática pedagógica para estimular e despertar o interesse pela aprendizagem, atuando como ferramenta motivadora, capaz de despertar e aumentar o interesse dos alunos por temas das diversas disciplinas que compõem o ensino fundamental e médio, tendo como proposta o conteúdo passado em sala de aula e atividades turísticas (visitas técnicas) com o objetivo de uma maior fixação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gloria Maria Widmer - Coordenador., Número de orientações: 1
Prêmios
2016
Prêmio Excelência e Qualidade Brasil 2016 - Categoria: Profissional do Ano/Destaque Nacional em Educação, Associação Brasileira de Liderança - BRASLIDER.
2016
Comenda da Associação Brasileira de Lideraça - Mérito Social e Acadêmico, Associação Brasileira de Liderança.
2014
" Um dos 4 melhores trabalhos acadêmicos do 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profisisonais de Eventos", Associação Brasileira de Empresas e Profissionais de Eventos- ABEOC, Associação Brasileira de Empresas e Profissionais de Eventos- ABEOC.
2012
Professora Homenageada da turma de formandos do curso de Bacharelado em Turismo, 2012-2, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.
2012
Patronesse da turma de formandos do curso de Bacharelado em Turismo, 2012-2, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.
2011
Professora Homenageada da turma de formandos do curso de Bacharelado em Turismo, 2011-2, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.
2011
Professora Homenageada da turma de formandos do curso de Bacharelado em Turismo, 2011-1, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.
2010
Paraninfa da turma de formandos do curso de Bacharelado em Turismo, 2010-2, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.
2010
Professora Homenageada da turma de formandos do curso de Bacharelado em Turismo, 2010-1, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.
2009
Professora Homenageada da turma de formandos do curso de Bacharelado em Turismo, 2009-2, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.
2008
Prêmio Tese Destaque 2007 - menção honrosa, ANPTUR.
2008
Melhor tese de Turismo defendida no ano de 2007, PPGCOM - ECA/USP.
2008
Menção Honrosa pelo trabalho intitulado Contribuições do turismo para a proteção e função social do patrimônio natural da humanidade, X Seminário Internacional de Turismo - X SIT, UFPR / UNICENP.
2007
Paraninfa das turmas de formandos do curso de Bacharelado em Turismo, UNINOVE.
2006
Paraninfa das turmas de formandos do curso de Bacharelado em Turismo, UNINOVE.
2005
Paraninfa das turmas de formandos do curso de Bacharelado em Turismo, UNINOVE.
2004
Paraninfa das turmas de formandos do curso de Bacharelado em Turismo, UNINOVE.
2002
Professora Homenageada da turma de formandos dos cursos de Turismo e Hotelaria, SENAC-SP.
2001
Professora Homenageada da turma de formandos do curso de Bacharelado em Turismo, Universidade Metodista - SP.
2001
Professora Homenageada das turmas de formandos do curso de Bacharelado em Turismo, Universidade de Uberaba.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Hotelaria e Turismo. , Rua Profa. Teresa Melias, S/N, Cidade Universitária, 50670-901 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 21268750, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
Universidade Federal de PernambucoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Acompanhamento do Projeto de Requalificação do Centro de Convenções da UFPE.
-
11/2015
Direção e administração, Reitoria, Centro de Convenções da UFPE.,Cargo ou função, Coordenadora de Relações Institucionais (Port. nº 4545, de 17/11/2015).
-
03/2014
Ensino, Bacharelado em Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elaboração e Avaliação de Projeto Turístico
-
09/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Hotelaria e Turismo.,Linhas de pesquisa
-
08/2009
Ensino, Bacharelado em Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Técnica do Turismo I
-
08/2009
Ensino, Bacharelado em Hotelaria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Legislação e Ética em Turismo e Hotelaria
-
02/2009
Ensino, Bacharelado em Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Legislação e Ética em Turismo e Hotelaria, Teoria e Técnica do Turismo II
-
04/2013 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Geral do Processo Estatuinte da UFPE (Port. nº 1721, de 02/04/13).
-
06/2010 - 10/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Hotelaria e Turismo.,Linhas de pesquisa
-
03/2015 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Eleitoral de Consulta à Comunidade Universitária para a Escolha de Reitor e Vice-Reitor da UFPE - 2015-2019.
-
02/2015 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral de Consulta à Comunidade Universitária para a Escolha de Reitor e Vice-Reitor da UFPE - 2015-2019 (Port. nº 0418, de 02/02/2015).
-
06/2012 - 06/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, .,Cargo ou função, Membro representante do Centro de Ciências Sociais Aplicadas no Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão - CCEPE - UFPE.
-
06/2012 - 06/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, .,Cargo ou função, Membro representante do Centro de Ciências Sociais Aplicadas no Conselho Universitário da UFPE.
-
04/2012 - 09/2014
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Hotelaria e Turismo.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Hotelaria e Turismo - DHT.
-
06/2010 - 06/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Hotelaria e Turismo.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Especial de Avaliação de Desempenho para Fins de Progressão Funcional do Departamento de Hotelaria e Turismo.
-
12/2011 - 07/2012
Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Hotelaria e Turismo.,Atividade de extensão realizada, Projeto Planejamento Turístico Sustentável do Arquipélago de Fernando de Noronha - PE.
-
04/2010 - 03/2012
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Hotelaria e Turismo.,Cargo ou função, Sub-chefe do Departamento de Hotelaria e Turismo - DHT.
-
08/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Hotelaria e Turismo.,Atividade de extensão realizada, PIBIC em Ação.
-
11/2009 - 12/2011
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Representante do DHT/UFPE no "Grupo Gestor 65 Destinos Indutores do Turismo Brasileiro - Recife", da Secretaria de Turismo do Recife/Ministério do Turismo.
-
09/2009 - 12/2011
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Representante do DHT/UFPE na Instância de Governança da História e do Mar, da Secretaria de Turismo de Pernambuco/Ministério do Turismo.
-
05/2011 - 10/2011
Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Hotelaria e Turismo.,Atividade de extensão realizada, I SEMANA DE EXTENSÃO DO DHT: a aplicabilidade das práticas de hospitalidade e turismo face ao planejamento e organização de megaeventos.
-
11/2010 - 05/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Hotelaria e Turismo.,Cargo ou função, Presidente da Comissão para as eleições da Coordenação do Curso de Bacharelado em Hotelaria do DHT.
-
05/2010 - 04/2011
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Projeto de melhoria dos cursos de Turismo e Hotelaria - aprimoramento da infra-estrutura do Núcleo de Pesquisa do DHT.
-
01/2011 - 03/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Hotelaria e Turismo.,Cargo ou função, Membro da Comissão Temporária para revisão dos critérios de pontuação da Tabela de Avaliação de Títulos do DHT.
-
09/2010 - 03/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Hotelaria e Turismo.,Cargo ou função, Membro da Comissão Temporária para revisão dos critérios da Tabela de Progressão do DHT.
-
12/2009 - 01/2011
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Hotelaria e Turismo.,Serviço realizado, Consultoria turística e hoteleira para o projeto "Olinda: território turístico sustentável", desenvolvido em parceria entre UFPE-DHT- Plantur Jr., Instituto Cooperazione Econômica Internazionale (ICEI-Itália) e o Centro de Cultura Luiz Freite (CCLF-.
-
01/2010 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Hotelaria e Turismo, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Administrativo da Plantur Jr., empresa Jr. do DHT.
2015 - Atual
Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de PernambucoVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Conselheiro, Carga horária: 0
Atividades
-
03/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Estadual de Turismo, .,Cargo ou função, Membro suplente do Conselho Estadual de Turismo de Pernambuco, na representação da UFPE..
2013 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0
Outras informações:
Grupo de Pesquisa em Planejamento e Organização do Turismo - GEPPOT
Atividades
-
08/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, .,Linhas de pesquisa
2008 - 2011
Universidade Municipal de São Caetano do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0
Atividades
-
08/2008 - 05/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Mestrado em Administração, .,Linhas de pesquisa
2008 - 2008
Fundação Instituto de Pesquisas EconômicasVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 0
Atividades
-
01/2008 - 12/2008
Ensino, Economia e Gestão de Negócios do Turismo, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, .
2006 - 2010
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BACHAREIS EM TURISMOVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Deliberativo, Carga horária: 0
2003 - 2008
Centro Universitário Nove de JulhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso, Carga horária: 40
2002 - 2008
Centro Universitário Nove de JulhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
2002 - 2003
Centro Universitário Nove de JulhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso Adjunta, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2008 - 12/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, .,Linhas de pesquisa
-
10/2007 - 12/2008
Ensino, MBA - Gestão Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso
-
01/2007 - 12/2008
Direção e administração, Centro de Pós-graduação, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Pós-graduação - MBA em Gestão Ambiental.
-
01/2007 - 12/2008
Direção e administração, Coordenação do Curso de Tecnologia em Hotelaria, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Tecnologia em Hotelaria.
-
01/2007 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Tecnologia em Hotelaria, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Tecnologia em Hotelaria.
-
03/2006 - 12/2008
Ensino, Gestão de Negócios em Turismo e Hospitalidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aspectos Legislativos aplicados ao Turismo e Hospitalidade, Trabalho de Conclusão de Curso
-
01/2006 - 12/2008
Direção e administração, Centro de Pós-graduação, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Gestão de Negócios em Turismo e Hospitalidade - lato sensu.
-
07/2003 - 12/2008
Direção e administração, Coordenação do Curso de Bacharelado em Turismo, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Bacharelado em Turismo.
-
08/2002 - 12/2008
Ensino, Bacharelado em Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito, Direito do Consumidor, Noções de Direito e Legislação sobre o Turismo, Teoria e Técnica do Turismo, Trabalho de Conclusão de Curso
-
08/2002 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Bacharelado em Turismo, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Bacharelado em Turismo.
-
01/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Curso de Bacharelado em Turismo, .,Atividade de extensão realizada, Projeto Viva o Centro- Inventário e Diagnóstico Turístico para a Revitalização do Centro de São Paulo. Promovido pela São Paulo Turismo, órgão oficial de Turismo da cidade de São Paulo, em parceria com a Associação Viva o Centro e mais 6 IES.
-
08/2004 - 12/2004
Direção e administração, Coordenação do Curso de Bacharelado em Administração Hoteleira, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração Hoteleira.
-
02/2003 - 12/2003
Ensino, Tecnologia em Gestão de Empresas Turísticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento e Implementação de Empreendimentos Turísticos
-
08/2002 - 12/2003
Direção e administração, Coordenação do Curso de Tecnologia em Gestão de Empresas Turísticas, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão de Empresas Turísticas.
-
03/2002 - 07/2003
Direção e administração, Coordenação do Curso de Bacharelado em Turismo, .,Cargo ou função, Coordenadora Adjunta do Curso de Bacharelado em Turismo.
2002 - 2003
Instituto Federal de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12
Atividades
-
08/2002 - 06/2003
Ensino, curso de tecnologia em Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Legislação Turística
2002 - 2003
Faculdade de Belas Artes de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2002 - 08/2003
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Noções de Direito para o Turismo
2001 - 2002
Fundação Para o Desenvolvimento das Artes e da ComunicaçãoVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Consultora
Atividades
-
09/2001 - 02/2002
Serviços técnicos especializados , FUNDAC, .,Serviço realizado, Consultoria turística.
2001 - 2004
Faculdades Integradas Rio BrancoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Atividades
-
08/2001 - 06/2004
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Noções de Direito e Legislação Turística
-
06/2003 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Turismo, .,Cargo ou função, Membro da comissão para reestruturação do projeto pedagógico do Curso de Turismo.
2001 - 2008
Instituto CamburiVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 0
Atividades
-
05/2001 - 12/2008
Ensino, Gestão de Turismo e Hotelaria, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Legislação em Turismo
2003 - 2003
Serviço Nacional de Aprendizagem ComercialVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professora nos cursos de pós-graduação em Administração Hoteleira e Planejamento e Marketing Turístico para o ministério da disciplina ?Direito do Turismo"
2000 - 2003
Serviço Nacional de Aprendizagem ComercialVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente II, Carga horária: 8
Atividades
-
03/2003 - 12/2003
Ensino, Administração Hoteleira, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Direito do Turismo
-
03/2003 - 12/2003
Ensino, Planejamento e Marketing Turístico, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Direito do Turismo
-
08/2000 - 12/2003
Ensino, Tecnologia em Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito e Legislação Turística
-
08/2000 - 12/2003
Ensino, Tecnologia em Hotelaria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Legislação aplicada ao Turismo e Hotelaria
-
08/2000 - 12/2003
Ensino, Bacharelado em Hotelaria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Privado, Legislação Turística e Hoteleira
-
08/2001 - 02/2002
Serviços técnicos especializados , SENAC - SP Turismo e Hotelaria, .,Serviço realizado, Reestruturação do estatuto social e assessoria jurídica à Empresa Junior.
2000 - 2003
Assembléia Legislativa do Estado de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão Técnica Legislativa
Atividades
-
06/2000 - 03/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Frente Parlamentar Pró-Turismo Paulista, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Técnica Legislativa para análise, atualização e reestruturação da legislação turística do Estado de São Paulo.
2000 - 2002
Universidade Metodista de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Atividades
-
02/2000 - 08/2002
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Turismo e Segmentação de Mercado, Direito e Legislação Turística, Planejamento e Organização do Turismo, Turismo Social
1999 - 2000
Sociedade Brasileira de Direito Internacional do Meio AmbienteVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Sócia-fundadora
Atividades
-
01/2000 - 11/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, SBDIMA, .,Cargo ou função, membro da comissão para questões ambientais relacionadas à região Norte do país.
1999 - 2004
Ruschmann Consultores de TurismoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: consultora autônoma
Atividades
-
03/2004 - 11/2004
Serviços técnicos especializados , Gerência de Projetos, .,Serviço realizado, Consultoria para o Plano de Desenvolvimento Integrado do Lazer para a Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina.
-
02/2003 - 12/2003
Serviços técnicos especializados , Gerência de Projetos, .,Serviço realizado, Consultoria para o Plano de Desenvolvimento do ecoturismo no Pólo do Jalapão, para o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente do estado do Tocantins - SEPLAN.
-
02/2003 - 12/2003
Serviços técnicos especializados , Gerência de Projetos, .,Serviço realizado, Consultoria para o Plano de Desenvolvimento do Ecoturismo no Pólo do Cantão para o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente do estado do Tocantins (SEPLAN).
-
02/2003 - 12/2003
Serviços técnicos especializados , Gerência de Projetos, .,Serviço realizado, Consultoria para o Plano de Desenvolvimento do Ecoturismo no Pólo de Palmas e entorno para a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente do estado do Tocantins (SEPLAN).
-
03/2002 - 11/2002
Serviços técnicos especializados , Gerência de Projetos, .,Serviço realizado, Gerência do Plano de Desenvolvimento Turístico do Município de São Bernardo do Campo.
-
08/1999 - 02/2002
Serviços técnicos especializados , Gerência de Projetos, .,Serviço realizado, participação na preparação de propostas de planos e projetos de consultoria da empresa para fins de submissão a processos de licitação junto a órgãos públicos.
1999 - 2009
Universidade de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Conferencista, Carga horária: 0
Atividades
-
08/2007 - 01/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, .,Linhas de pesquisa
-
08/2006 - 02/2008
Ensino, Especialização Profissional em Hotelaria, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Legislação Turística e Hoteleira - pós-graduação lato sensu
-
08/2004 - 02/2008
Ensino, Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Direito e Legislação Turística - pós-graduação lato sensu
-
02/1999 - 06/2002
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ?Noções de Direito e Legislação sobre o Turismo? (CRP-341)
1999 - 2001
Sociedade Educacional UberabenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1999 - 02/2001
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento Turístico, Estruturas e Empreendimentos Diferenciados em Turismo e Lazer, Organização do Espaço Latino-americano, Direito no Turismo II, Direito no Turismo I, Teoria e Técnica do Turismo III, Teoria e Técnica do Turismo II
-
02/1999 - 02/2001
Extensão universitária , Curso de Turismo, .,Atividade de extensão realizada, tutoria de ensino para alunos do 1º ano do curso de Turismo e elaboração de projetos de cursos de extensão.
-
02/1999 - 02/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Turismo, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Turismo.
-
08/1999 - 12/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Turismo, .,Cargo ou função, Membro da comissão para avaliação e reestruturação do projeto pedagógico do Curso de Turismo.
1995 - 1998
Prefeitura Municipal de UbatubaVínculo: Concessionária, Enquadramento Funcional: Autônoma
Atividades
-
01/1995 - 12/1998
Serviços técnicos especializados , PMU, .,Serviço realizado, Concessionária da Prefeitura Municipal de Ubatuba para a exploração de atividades de lazer e esportes náuticos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Glória Maria Widmer e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?