Maria Patricia Milagres
Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2012) . Atualmente é Professora Titular nível B da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia., e pesquisadora em nível de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde-UESB. Atua em pesquisas com temática de alimentação e saúde, segurança alimentar, fortalecimento da agricultura familiar, extensão inovadora. A atuação tem como base os aspectos tecnológicos, bioquímicos, microbiológicos, sensoriais e comportamentais visando o entendimento das escolhas alimentares da população e desenvolvendo alimentos que promovam saúde, sejam sensorialmente agradáveis, com tecnologias que respeitem o meio ambiente e a regionalidade de matérias-primas.
Informações coletadas do Lattes em 09/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos
2008 - 2012
Universidade Federal de Viçosa
Título: LEITE DE VACA COM CONCENTRAÇÃO AUMENTADA DE MELATONINA: OBTENÇÃO, AVALIAÇÃO SENSORIAL E BIOLÓGI CA
Valeria de Paula Rodrigues Minim. Coorientador: Luis Antonio Minim. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos
2005 - 2008
Universidade Federal de Viçosa
Título: Desenvolvimento de metodologia analitica para determinação da concentração real de ácido lático em Leite por Cromatografia Liquida de Alta Eficiencia - Exclusão de Ions, Ano de Obtenção: 2008
Sebastião Cesar Cardoso Brandão.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2016 - 2016
Curso Geral de Propriedade Intelectual à Distância. (Carga horária: 75h). , Organização Mundial de Propriedade Intelectual, OMPI, Alemanha.
2008 - 2008
Treinamento no software Chemistation, e na operaçã. (Carga horária: 8h). , Laboratório Nacional Agropecuário - MG, LANAGRO/MG, Brasil.
2007 - 2007
Treinamento na operação do equipamento de Eletrofo. (Carga horária: 8h). , Laboratório Nacional Agropecuário - MG, LANAGRO/MG, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Administração de Pequenas e Medias Empres. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2006 - 2006
Degustação comentada de queijos finos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2006 - 2006
Residuo de Antibiotico no Leite e suas consequenci. (Carga horária: 6h). , Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite, CBQL, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Boas Praticas de Fabricação. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Formação de Consultores. (Carga horária: 12h). , COPAGRI, COPAGRI, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Planejamento e Controle da Produção. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2003 - 2003
Curso de logística e Curso Desenvolvimento de Novo. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2001 - 2001
Curso Processamento de Leite UHT. , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Organização de eventos
VALASQUES JUNIOR, G. L. ; Queiroz, R. ; MILAGRES, M. P. . II Workshop do Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular - PMBqBM/UESB. 2019. (Outro).
MILAGRES, M. P. ; Amaral, L. F. ; PAULA, S. A . Curso: Análise Sensorial de Alimentos como Ferramenta para Tomada de Decisão. 2013. (Outro).
MILAGRES, M. P. ; Queiroz, R. . II Semana de Farmácia e I Workshop de Alimentos. 2013. (Congresso).
Participação em eventos
Encontro de Planejamento Pedagógicos da Graduação da UESB. 2024. (Encontro).
Encontro de Planejamento Pedagógicos da Graduação da UESB.Formar e Formar-se colaborativamente na Universidade: Caminho saberes e Pratica. 2024. (Encontro).
Etapa microrregional da V Conferencia de Ciência, tecnologia e inovação.Etapa microrregional da V Conferencia de Ciência, tecnologia e inovação. 2024. (Outra).
II Simpósio Nacional sobre Inovação em Engenharia e Ciência de Alimentos. 2022. (Simpósio).
I Seminário Virtual da UESB: Desafios e Possibilidades do Ensino Remoto em Tempos de Pandemia. 2019. (Seminário).
Premio Jovem Cientista. LEITE DE VACA COM CONCENTRAÇÃO AUMENTADA DE MELATONINA: OBTENÇÃO, AVALIAÇÃO SENSORIAL E BIOLÓGI CA. 2015. (Olimpíada).
II Semana Academica: Simposio de Tenologia de Alimentos.Leite e Saúde. 2014. (Simpósio).
II Seminário Interdiciplinar de Pesquisa e Extensão.Melatonina e Leite. 2014. (Seminário).
III Encontro das industrias Bahianas de Leite e Derivados. 2012. (Encontro).
XXII Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Influencia da Informação na aceitabilidade do suco de cajá. 2010. (Congresso).
XVI Encontro Nacional de e II Congresso Latino Americano de Analista de Alimentos, Belo Horizonte-Mg. 2009. (Congresso).
IV Seminário Internacional do Agronegocio. 2007. (Seminário).
II Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite. 2006. (Congresso).
Modelos de Gestão do Cooperativismo Brasileiro. 2006. (Seminário).
II Seminário do Agronegocio com o tema Financiamento e Marketing. 2005. (Seminário).
XXII Congresso Nacional de Laticínios- Candido Tostes. 2005. (Congresso).
XX Congresso Nacional de Laticínios. 2003. (Congresso).
I Workshop: Garantia de Qualidade e Higienização. 2002. (Outra).
Participação em bancas
MILAGRES, MARIA P; VALASQUES JUNIOR, G. L.; SANTANA, J. M.. Diabetes tipo 2 e motivadores de escolhas alimentares de mulheres em diferentes ciclos vitais?. 2024. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
BEZERRA, V. M.; MARTINS, P. C.;MILAGRES, MARIA PATRÍCIA. Motivos de escolhas alimentares em assentamento rural de município do interior da Bahia: estudo transversal. 2020. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
PAULA, R. P.; FERNANDES, M. H.;MILAGRES, M. P.. ácido úrico sérico como marcador de alterações cardiometabólicos em idosos residentes em comunidade. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
MILAGRES, MARIA P; PAULA, R. P.; CAMILLOTO, G. P.. Desenvolvimento de biscoito com resíduo de maracujá da caatinga (passiflora cincinata mast.). 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Rocha, D. S; Sena, E. L. S;MILAGRES, M. P.. comportamento alimentar de crianças e adolescentes em sofrimento mental na perspectiva da família e da equipe de atenção psicossocial. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Queiroz, R.; SILVA, G. M.;MILAGRES, MARIA PATRÍCIA. Avaliação da sensibilidade gustativa e uso de medicamentos em individuos diabeticos. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
LEAL, P. L.; PAULA, R. P.;MILAGRES, M. P.. Chocolate 70% de cacau incorporado com ácido ursolico e ácido oleanoico: Desenvolvimento e avaliação do consumo da saúde da familia. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Bonomo, R. C. F.; SANTOS, T. A.; SANTOS, L. S.;MILAGRES, M. P.. Desenvolviimento e caracterização de bioplasticos a base de amido de jaca com incorporação de liozima. 2015. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA E CIÊNCIA DE ALIMENTOS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Minim, V.P.R; GOUVEIA, V. V.;MILAGRES, MARIA P. INFLUÊNCIA DO BENEFÍCIO À SAÚDE PROPORCIONADO POR ALIMENTOS NA ESCOLHA ALIMENTAR: USO DA TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO IMPLÍCITA. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, D. O.; Bonomo, R. C. F.;MILAGRES, M. P.. Avaliação de Segurança Alimentar e Sustentabilidade na Rede de Mulheres da Resex Canavieiras. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
MILAGRES, MARIA PATRÍCIA; SILVA, G. M.; PAULA, R. P.; DA MOTA SANTANA, JERUSA; PEREIRA, MARCOS. ?Famílias remanescentes quilombolas: situação social e da Saúde, o cultivo e uso da Spondias tuberosa Arruda?. 2021. Tese (Doutorado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
DUARTE, A. C. S.;MILAGRES, MARIA P; SILVA, G. M.. Desempenho acadêmico de estudantes universitários: relação com as metas de realização, valores humanos, consumo de álcool e estado nutricional. 2020. Tese (Doutorado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Junqueira, R. G;MILAGRES, M. P.. Teor de ácido lático como indicador de qualidade de leite: validação de métodos e monitoramento. 2016. Tese (Doutorado em Ciências de Alimentos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Minim, V.P.R;MINIM, L. A.; VIDIGAL, M. C. T. R.; RIBEIRO, S. M. R.;MILAGRES, MARIA P. Iogurte de leite de cabra com alto teor de melatonina. 2014. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa.
QUEIROZ, R. C. S.; VALASQUES JUNIOR, G. L.; SOUSA, E. R. L.;MILAGRES, MARIA P. Condições de saúde de estudantes universitários e familiares no contexto da pandemia da COVID-19: um estudo de coorte. 2024.
Matos, T B;MILAGRES, MARIA PATRICIA; VIDIGAL, M. C. T. R.; LUCIA, S. M. D.. Motivadores de escolhas alimentares em famílias do sul da Bahia. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
PAULA, R. P.; RIBEIRO, A. B.;MILAGRES, MARIA PATRÍCIA. Desenvolvimento de alimentos elaborados com farinhas de caroços do fruto umbu com proposta de melhoria da qualidade da alimentação de famílias quilombolas. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
FERREIRA, C. G. S.;MILAGRES, M. P.; VALASQUES JUNIOR, G. L.; SANTANA, J. M.. Diabetes tipo 2 e motivadores de escolhas alimentares de mulheres em diferentes ciclos vitais?. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
MARTINS, P. C.; BEZERRA, V. M.;MILAGRES, M. P.. Motivos de escolhas alimentares em assentamento rural de município do interior da Bahia: Estudo Transversal. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Camilloto, G. P; PAULA, R. P.;MILAGRES, M. P.. DESENVOLVIMENTO DE BISCOITO COM RESÍDUO DE MARACUJÁ DA CAATINGA E AVALIAÇÃO DO SEU IMPACTO NA SAÚDE DAS FAMÍLIAS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Faria, L A; LEAL, P. L.;MILAGRES, M. P.. Caracterização e atividade biológica de pigmentos de fungos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Multicentrico em Bioquimica e Biologia Molecular) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
PAULA, R. P.; FERNANDES, M. H.;MILAGRES, MARIA P. Influência do ácido úrico sobre o controle autônomo do coração, parâmetros antropométricos e cardiometabólicos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
MARTINS FILHO, I. E.; VILELA, A. B. A.;MILAGRES, M. P.. Avaliação do Impacto do Programa Mais Médicos para Estrategia da Saúde da Família. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
MILAGRES, MARIA PATRÍCIA; Faria, L A; LEAL, P. L.. caracterização e avaliação de atividade biológica de pigmento de fungos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa Multicêntrico de Bioquímica e Biologia Molecular) - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UESB.
MILAGRES, M. P.; Bonomo, R. C. F.; Camilloto, G. P. Percepção de alimentos gostosos versus saudaveis por adultos: Uso sa Associação Implicita. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
MILAGRES, M. P.; SILVA, G. M.; SPOSITO, R. C. A.. CONHECIMENTO TRADICIONAL SOBRE PLANTAS MEDICINAIS POR QUILOMBOLAS DO TERRITÓRIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA ? BAHIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
MILAGRES, M. P.; LIMA, E. R.; Lemos, G. S.. Avaliação da percepção sensorial do gosto salgado em pessoas com hipertensão arterial sistemica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Alves, CC; LEAL, P. L.;MILAGRES, MARIA P. Qualidade Microbiologica e presença de resíduos de antibióticos em leite cru refrigerado em Vitoria da Conquista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia.
CORDEIRO, A. P.; Leal P. L;MILAGRES, MARIA P. Residuo de Processamento de Mandioca como substrato para Produção de Enzimas por Bacterias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia.
PAULA, S. AMILAGRES, M. P.; SILVA FARIA , L. A.. Avaliação do efeito do uso de agrotoxicos na saúde de trabalhadores rurais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Leal P. L; TEXEIRA, I. A. L;MILAGRES, M. P.. A. L.Isolamento e Seleção de Bactérias Oriundas da Manipueira com Potencial de Aplicação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia.
Leal P. L; OLIVEIRA, M.M;MILAGRES, M. P.. M.Revisão Sistemática e Meta Análise da Eficiência de Fungos Filamentosos no Controle Biológico de Vassoura de Bruxa do Cacaueiro.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia.
VALASQUES JUNIOR, G. L.;MILAGRES, M. P.; BRANDAO, W. B.. Aplicação de Metodologia de Superficie de Resposta na Caracterização Parcial de Beta-galactosidade. 2014.
MILAGRES, M. P.; BRANDAO, W. B.;PAULA, S. A. Avaliação da percepção sensorial ao gosto doce em portadores de Diabetes Mellitus tipo 2. 2014 - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
MILAGRES, M. P.; BRAZIL, J. M.; BRANDAO, W. B.. Influência do consumo habitual de bebidas alcoolicas na percepção de gosto salgado e doce por alcoolicos em tratamento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
MILAGRES, M. P.; BRAZIL, J. M.; BRANDAO, W. B.. Estudo da informação de light em requeijão cremoso: Avaliação quimica e percepção do consumidor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
MILAGRES, M. P.; BRAZIL, J. M.; BRANDAO, W. B.. Avaliação da percepção sensorial em usuários de medicamentos antidepressivos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Lemos, G. S.; RIBEIRO, M. S. F.; SILVA FARIA , L. A.;MILAGRES, M. P.. Atenção Farmaceutica em Pacientes com Hipertensão Arterial Sistemica em Unidade de Saúde de Jequié-BA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Barreto, M. M.; VALASQUES JUNIOR, G. L.;MILAGRES, M. P.. Desenvolvimento de Gel Mucoadesivo a Base de Extrato Glicolitico de Schinus terebinthifolius Radi. 2013.
Bezerra, M. A.;MILAGRES, M. P.. Determinação de Metais e Fósforos em Polpas de Frutas e Sucos Industrializados Utilizando Análise Multivariada de Dados Gerados por Espectofotometria de Emissão Ótica com Plasma Indutivamente Acoplado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Leal, V. B; Vitor, M. T; PINTO, M. R. M. R.;MILAGRES, M. P.; Fontes, E. A. F,; Fontes, P. R; Pirozi, M. R.; Passos, F.J. COMPREENDENDO MELHOR O CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS NA UFV. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aliementos) - Universidade Federal de Viçosa.
MACHADO, M. T. C.; GAIOTTO, M. C.;MILAGRES, M. P.; Silva, P.H. A.; Fontes, E. A. F,; Fontes, P. R; Pirozi, M. R.. IMPLICAÇÕES DE MOLÉCULAS BIOATIVAS ANTIOXIDANTES E DE TIPOS DIFERENTES DE LEVEDURAS NA PRODUÇÃO DE CERVEJA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aliementos) - Universidade Federal de Viçosa.
Porto, B. R; Minim, V.P.R; Souza, D. D.; Oliveira, F.C; Fontes, E. A. F,; Fontes, P. R; Pirozi, M. R.;MILAGRES, M. P.. Machado.ELABORAÇÃO DE PÃO A PARTIR DE BAGAÇO DE MALTE DE CEVADA PROVENIENTE DA INDÚSTRIA DE CHOPP.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aliementos) - Universidade Federal de Viçosa.
Silva, P.H. A.; Azevedo, G. S; Campos, H.V; Pirozi, M. R.; Fontes, E. A. F,; Fontes, P. R;MILAGRES, M. P.. AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO DA REAÇÃO DE TRANSESTERIFICAÇÃO DE SEBO SUÍNO COM RESÍDUOS DE DESTILAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ÁLCOOL PARA OBTENÇÃO DE BIODIESEL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aliementos) - Universidade Federal de Viçosa.
Souza, A. C. G; Zambon, J.C; Santos, L.F; Filho, R. A. T.;MILAGRES, M. P.; Fontes, E. A. F,; Fontes, P. R; Pirozi, M. R.. Fialho E Moraes.DESENVOLVIMENTO DE SOBREMESA MATINAL A BASE DE PREPARADO SÓLIDO PARA REFRESCO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aliementos) - Universidade Federal de Viçosa.
Chaves, J. B.P; Souza, L.S; Vaz de Melo, L.; Silva, N. C. N.; Machado, S. G;MILAGRES, M. P.; Fontes, E. A. F,; Fontes, P. R; Pirozi, M. R.. MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO PARA PANIFICADORA ?SERRA PÃO & CIA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aliementos) - Universidade Federal de Viçosa.
Stringheta, P. C; Arthuso, D. J; PEDROSA, F. E.; SANTOS, N. M.; Fontes, E. A. F,; Fontes, P. R;MILAGRES, M. P.; Pirozi, M. R.. Reis Galarane.EFEITO DOS PROCESSOS DE LIOFILIZAÇÃO E ATOMIZAÇÃO NA QUANTIDADE DE INULINA NO EXTRATO SECO DE YACON. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aliementos) - Universidade Federal de Viçosa.
Souza, A. C. G; GUEDES, D. B.; Queiroz, G. J.P.; LIMA, T. H.;MILAGRES, M. P.; Fontes, E. A. F,; Fontes, P. R; Pirozi, M. R.. DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE PRODUTO REESTRUTURADO DE BANANA VERDE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aliementos) - Universidade Federal de Viçosa.
ANDRADE, N. J.; PAULA, F. S.; VIANA, K. R. O.; MOTTA, R. A.; Fontes, E. A. F,; Fontes, P. R;MILAGRES, M. P.; Pirozi, M. R.. T. Oliveira.DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICA, FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE CHOCOLATE RECHEADO MOLDADO SABOR CAFÉ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aliementos) - Universidade Federal de Viçosa.
Passos, F.J; MACEDO, P. S.; RESENDE, S. B. A.;MILAGRES, M. P.; Fontes, E. A. F,; Fontes, P. R; Pirozi, M. R.. de Andrad.AVALIAÇÃO DE ALTERNATIVAS PARA RECIRCULAÇÃO E REUSO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS, COM E SEM REGENERAÇÃO, NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aliementos) - Universidade Federal de Viçosa.
CARVALHO, A. F.; Pirozi, M. R.;MILAGRES, M. P.; Fontes, E. A. F,; Fontes, P. R. G. Conceição.AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO DE QUEIJO MINAS FRESCAL COM O USO DE DIFERENTES CONCENTRADOS PROTÉICOS DE SORO.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aliementos) - Universidade Federal de Viçosa.
MARQUES, C. S.; Amanda V. Pimenta; TAKEUCHI, D. T.;MILAGRES, M. P.. Pimenta, Clara S. Marques, Daniela T. Takeuchi.Adequação de formulação e avaliação sensorial de balas artesanais tipo caramelo produzidas com extrato hidrossolúvel de soja.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aliementos) - Universidade Federal de Viçosa.
MILAGRES, M. P.. S. Melo, Onara, J.S. Martins, Gisele C. Ponciano.Desenvolvimento de produto tipo shake nutritivo para gestantes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aliementos) - Universidade Federal de Viçosa.
MILAGRES, M. P.; Fontes, E. A. F,; Fontes, P. R; Pirozi, M. R.. CArmo, Hortência C.P. Gardoni, Mônica N. Guimarães.Produção de refrigerantes com extrato de café e cacau: Kaufé. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aliementos) - Universidade Federal de Viçosa.
MILAGRES, M. P.; Fontes, E. A. F,; Fontes, P. R; Pirozi, M. R.. Participação em banca de Clara Leonel Viana. Descrição da pesquisa e desenvolvimento dentro de uma indústria de produtos lácteos.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aliementos) - Universidade Federal de Viçosa.
MILAGRES, M. P.; Fontes, E. A. F,; Fontes, P. R; Pirozi, M. R.. Estudo de aceitação e viabilidade do doce de leite Viçosa em sachê.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aliementos) - Universidade Federal de Viçosa.
MILAGRES, M. P.; FONTES, E. A. F; Fontes, P. R; Pirozi, M. R.. F. Lage, Danielle P. Souza, Janaína D. Amaral.Elaboração de sorvete light com utilização de gordura vegetal e enriquecido com proteínas de soro lácteo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aliementos) - Universidade Federal de Viçosa.
MILAGRES, M. P.; Fontes, P. R; Fontes, E. A. F,; Pirozi, M. R.. Barbosa Júnior.Potencial de exportação de frutas processadas originárias da Amazônia brasileira no mercado de produtos orgânicos de UE, EUA e Japão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aliementos) - Universidade Federal de Viçosa.
MILAGRES, M. P.; FONTES, E. A. F; Fontes, E. A. F,; Fontes, P. R; Pirozi, M. R.. Uso de eletrofloculação para tratamento de efluentes de indústrias de alimentos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aliementos) - Universidade Federal de Viçosa.
MILAGRES, M. P.; Fontes, E. A. F,; Fontes, P. R; Pirozi, M. R.. Estudo das propriedades antioxidantes de cervejas: efeito dos processos e da formulação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aliementos) - Universidade Federal de Viçosa.
MILAGRES, M. P.; Fontes, E. A. F,; Fontes, P. R; Pirozi, M. R.. Caracterização da atividade aminoacilase de Streptomyces ambofaciens. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aliementos) - Universidade Federal de Viçosa.
FIGUEIREDO, V. R.; ROCHA, J. L. S.; SOUZA, F. R.; ANDRADE, J. H.;MILAGRES, MARIA PATRÍCIA; LOPES, R. C. S. Q.. Promoção de Classe RITA DE CASSIA SOUZA DE QUEIROZ LOPES-Comissão Especial de Avaliação e Desempenho da Professora EBTT. 2022. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.
ALENCAR, T. O. S.; CARVALHO, E. S. S.; VALASQUES JUNIOR, G. L.;MILAGRES, MARIA PATRÍCIA. Banca de Promoção na Carreira da Classe de Professor Adjunto para Professor Titular- Tatiane de Oliveira Silva Alencar. 2020. Universidade Estadual de Feira de Santana.
MILAGRES, M. P.; LEAL, P. L.. Banca de Promoção de carreira. 2015. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
MILAGRES, M. P.. Análise dos Anteprojetos de Pesquisa da Seleção de Candidatos para o Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde com área de concentração em Saúde Pública, Edital nº136/2020 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,. 2021. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
LOPES, R. C. S. Q.; VIERIA, M. S.;MILAGRES, M. P.. Banca de Promoção de Carreira docente de Luciana AMaral Faria Silva. 2019. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
MILAGRES, M. P.. Processo seletivo do curso de Pós-Graduação ?Strictu Sensu? em Enfermagem e Saúde, referente ao edital nº 250/2013,. 2013. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Orientou
a definir -entrou em março de 2024; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; (Orientador);
a definir - entrou em março de 2023; Início: 2023; Tese (Doutorado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; (Orientador);
SENSIBILIDADE GUSTATIVA E OS MOTIVADORES DE ESCOLHAS ALIMENTARES EM DIFERENTES CICLOS VITAIS FEMININOS E EM DIFERENTES ARRANJOS FAMILIARES; Início: 2021; Tese (Doutorado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; (Orientador);
Cuidados alimentares e em saúde em pacientes diabéticos; Início: 2020; Tese (Doutorado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; (Orientador);
MARIA LUIZA BARRETO SOUZA SANTOS; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; (Orientador);
Hábitos alimentares e condições de saúde de estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19: um estudo de coorte?,; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
Hábitos alimentares e condições de saúde de estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19: UM ESTUDO DE COORTE; Início: 2023 - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; (Orientador);
DIABETES TIPO 2 E COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM MULHERES RESIDENTES NO INTERIOR DA BAHIA; 2021; Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
MOTIVOS DE ESCOLHAS ALIMENTARES EM ASSENTAMENTO RURAL DE MUNICÍPIO DO INTERIOR DA BAHIA: ESTUDO TRANSVERSAL; 2018; Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Chocolate 70% de cacau incorporado de ácido ursólico e ácido oleanólico: desenvolvimento e avaliação do consumo na saúde da família; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
DESENVOLVIMENTO DE BISCOITO COM RESÍDUO DE MARACUJÁ DA CAATINGA E AVALIAÇÃO DO SEU IMPACTO NA SAÚDE DAS FAMÍLIAS; 2017; Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Avaliação do índice limiar para gostos doce/salgado em pacientes portadores de diabetes mellitus tipo I e II e sua correlação com o estado clínico-laboratorial; 2017; Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
IMPACTOS AMBIENTAIS ASSOCIADOS AO PROCESSAMENTO DO LEITE UTILIZANDO A AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA; 2016; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA E CIÊNCIA DE ALIMENTOS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ; Coorientador: Maria Patrícia Milagres;
O PAPEL DA FAMÍLIA E DA EQUIPE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR INFANTO-JUVENIL COM SOFRIMENTO MENTAL; 2016; Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Caracterização e avaliação da atividade biológica de pigmentos de leveduras isolados do semiárido nordestino; 2016; Dissertação (Mestrado em Multicentrico em Bioquimica e Biologia Molecular) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
INFLUÊNCIA DO BENEFÍCIO À SAÚDE PROPORCIONADO POR ALIMENTOS NA ESCOLHA ALIMENTAR: USO DA TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO IMPLÍCITA; 2015; Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM RELAÇÃO A SACAROSE EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA; 2015; Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
FAMÍLIAS REMANESCENTES QUILOMBOLAS: SITUAÇÃO SOCIAL E DE SAÚDE E O CULTIVO E USO DA Spondias tuberosa Arruda; 2017; Tese (Doutorado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Influência dos Determinantes Sociais de Saúde nos indivíduos diabéticos em Jequié/BA; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Avaliação da percepção sensorial do gosto salgado em pacientes com hipertensão; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Uso da Associação Implicita em Análise Sensorial: Influência das diferentes cidades; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Uso da Associação Implicita em Análise Sensorial: Influência das diferentes Idades; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR E TEOR DE GORDURA DE REQUEIJÃO CREMOSO LIGHT; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
INFLUÊNCIA DO CONSUMO HABITUAL DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NA PERCEPÇÃO DE GOSTOS DOCE E SALGADO POR ALCOÓLATRAS EM TRATAMENTO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
ALTERAÇÃO DA PALATABILIDADE AO GOSTO DOCE EM PACIENTES COM DIABETE MELLITUS TIPO II; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO SENSORIAL EM USUÁRIOS DE MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS PARA OS GOSTOS DOCE E SALGADO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Hábitos alimentares e condições de saúde de estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19: um estudo de coort; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
; Hábitos alimentares e condições de saúde de estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19: um estudo de coorte?,; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Hábitos alimentares e condições de saúde de estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19: um estudo de coorte?,; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Hábitos alimentares e condições de saúde de estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19: um estudo de coorte?,; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
MOTIVOS DE ESCOLHAS ALIMENTARES EM ASSENTAMENTO RURAL DE MUNICÍPIO DO INTERIOR DA BAHIA: ESTUDO TRANSVERSAL; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Biotratamento de manipueira e utilização de resíduo como fonte de microrganismos e bioprodutos de interesse ambiental, agrícola e industrial; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Chocolate 70% de cacau incorporado de ácido ursólico e ácido oleanoico, desenvolvimento e avaliação do consumo na saúde das famílias; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Estudos de produção e isolamento de pigmentos produzidos por fungos filamentosos cultivados em meio contendo manipueira como fonte de carbono; 2016; Iniciação Científica - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
?Desenvolvimento de chocolate funcional visando promover envelhecimento saudável; ?; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
?Desenvolvimento de chocolate funcional visando promover envelhecimento saudável; ; 2016; Iniciação Científica - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
CORRELAÇÃO DA SENSIBILIDADE GUSTATIVA COM O ESTADO CLÍNICO-LABORATORIAL DE PACIENTES DIABÉTICOS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Estudo de produção e isolamento de pigmentos produzidos por fungos filamentosos cultivados em meio contendo manipueira como fonte de carbono; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Chocolate 70% de cacau incorporado de ácido ursólico e ácido oleanoico, desenvolvimento e avaliação do consumo na saúde das famílias; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Biotratamento da manipueira e utilização do resíduo como fonte de microrganismos e bioprodutos de interesse ambiental, agrícola e industrial; Subprojeto: Estudos de produção e isolamento de pigmentos produzidos por fungos filamentosos cultivados em meio contendo manipueira como fonte de carbono; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Biotratamento da manipueira e utilização do resíduo como fonte de microrganismos e bioprodutos de interesse ambiental, agrícola e industrial; Subprojeto: Estudos de produção e isolamento de pigmentos produzidos por fungos filamentosos cultivados em meio contendo manipueira como fonte de carbono; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Aplicação de metodologia de superficie de resposta em estudo de produção e caracterização de lipase produzida por microrganismo Kluyveromyces marxianus Isolada no semi-arido baiano; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Estudo de produção e isolamento de pigmentos produzidos por fungos filamentosos cultivados em meio contendo manipueira como fonte de carbono; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Enzimas de uso farmacêutico produzidas por microrganismos; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ensimo Medio) - INSTITUTO EDUCACIONAL REGIS PAXECO, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Paulo Ueslei de Jesus Santos; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Uso da técnica de associação implícita em análise sensorial; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Aplicação da metodologia superfície de resposta em estudos de produção e caracterização de lipases produzidas por Kluyveromyces marxianus isolada no semiárido baiano; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Monitoria da Disciplina Bioquimica I; 2013; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Ovo de Codorna em Conserva; 2012; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Monitoria da Disciplina Operações Unitárias; 2012; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Maria Patrícia Milagres;
Produções bibliográficas
-
FREITAS, ERLANIA DO CARMO ; RIBEIRO, ALESSANDRA BRAGA ; MIRANDA, ADRIANA DA SILVA ; SANTANA, RENATA FERREIRA ; Matos, Talita Batista ; GOMES, JOELTON ROCHA ; SANTANA, JERUSA DA MOTA ; MILAGRES, MARIA PATRÍCIA . Physicochemical composition, centesimal, and phytochemical profile of umbu seed flour (Spondias tuberosa Arruda). CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (ONLINE) , v. 44, p. 1-7, 2024.
-
FREITAS, ERLANIA DO CARMO ; Matos, Talita Batista ; FRANÇA, LUIZ CARLOS MORAES ; SANTANA, JERUSA DA MOTA ; MILAGRES, MARIA PATRICIA . Procedural analysis of the representational meanings of umbuzeiro in the lives of elderly quilombolas. CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION) , v. 24, p. 98-111, 2024.
-
Ferreira, Christini Gomes Senhorinho ; Matos, Talita Batista ; Cunha, Sheila Silva ; SANTOS, MARIA LUIZA BARRETO SOUZA ; SANTOS, LUÍZA GABRIELA DOS ; MILAGRES, MARIA PATRÍCIA . Knowledge about type 2 diabetes mellitus in women at different stages of the female life cycles. Rev Rene , v. 25, p. e93369, 2024.
-
ROCHA LIMA, EVELY ; DA SILVEIRA LEMOS, GISELE ; BATISTA MATOS, TALITA ; DA MOTA SANTANA, JERUSA ; MILAGRES, MARIA PATRICIA . Consumo e fatores associados ao uso de medicamentos durante a pandemia da Covid-19 por universitários. REVISTA CONTEXTO & SAÚDE , v. 23, p. e13745, 2023.
-
Lima, Evely Rocha ; Matos, Talita Batista ; ANJOS, LEILA DE ALMICÊ DOS ; Santos, Caroline Silva dos ; BRAZIL, JAMILLE MARINHO ; SANTANA, JERUSA DA MOTA ; MILAGRES, MARIA PATRICIA . Mudanças alimentares de universitários brasileiros durante a pandemia da COVID-19. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e10411729733, 2022.
-
Lima, Evely Rocha ; Matos, Talita Batista ; BRAZIL, JAMILLE MARINHO ; GOMES, JOELTON ROCHA ; MILAGRES, MARIA PATRICIA . Comportamento de idosos diabéticos e seus familiares em relação ao consumo de biscoito enriquecido com casca de maracujá da caatinga (P. cincinnata). RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e4811729661, 2022.
-
BRAZIL, JAMILLE MARINHO ; RIBEIRO, ÍCARO JOSÉ SANTOS ; Lima, Evely Rocha ; MILAGRES, MARIA PATRICIA ; Matos, Talita Batista ; DUARTE, ANA CRISTINA SANTOS . Influência do consumo de álcool na percepção gustativa aos gostos doce e salgado em universitários. SMAD. REVISTA ELETRÔNICA SAÚDE MENTAL ÁLCOOL E DROGAS (EDIÇÃO EM PORTUGUÊS) , v. 18, p. 96-105, 2022.
-
DA MOTA SANTANA, JERUSA ; MILAGRES, MARIA PATRICIA ; SILVA DOS SANTOS, CAROLINE ; BRAZIL, JAMILLE MARINHO ; Lima, Evely Rocha ; PEREIRA, MARCOS . Dietary intake of university students during COVID-19 social distancing in the Northeast of Brazil and associated factors. APPETITE , v. 162, p. 105172, 2021.
-
Matos, Talita Batista ; Silva, Lucas de Almeida ; Valasques Junior, Gildomar Lima ; SANTANA, INDIARA VIEIRA ; MILAGRES, MARIA PATRÍCIA . Evaluation of gustatory sensitivity of individuals with Type 2 Diabetes Mellitus and their relatives. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e41610313525, 2021.
-
Lima, Evely Rocha ; Matos, Talita Batista ; SOUSA, TAMIRES REIS DE ; Pereira, Ivan de Oliveira ; PEREIRA, RAFAEL ; PAULA, SOLANGE APARECIDA DE ; MILAGRES, MARIA PATRÍCIA . Development and characterization of cookies using passion fruit from the caatinga (Passiflora cincinnata Mast.). CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (ONLINE) , v. 1, p. 1, 2021.
-
SANTANA, M. ; Lima, Evely Rocha ; ANJOS, L. A. ; GOMES, J. R. ; MILAGRES, M. P. . Assessment of Food Choices of University Students in Southwest Bahia. Psychology and Behavioral Science International Journal , v. 17, p. 1-6, 2021.
-
FREITAS, ERLANIA DO CARMO ; SILVA, GESLANEY REIS DA ; SILVA, RUDVAL SOUZA DA ; BOERY, RITA NARRIMAN SILVA DE OLIVEIRA ; MILAGRES, MARIA PATRICIA . Opioid-induced constipation in palliative care: state of the art. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 12, p. 1116-1124, 2020.
-
GOMES, J. R. ; ROCHA LIMA, EVELY ; BRAZIL, J. M. ; SILVA, D. M. ; PEREIRA, G. B. ; ALVES, T. P. M. ; MILAGRES, MARIA P . AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO SENSORIAL AO GOSTO SALGADO EM PESSOAS HIPERTENSAS. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 13, p. 394, 2019.
-
FREITAS, ERLANIA DO CARMO ; SANTOS, ANDRE SOUZA DOS ; VILELA, LBA BENEMÉRITA ALVES ; MILAGRES, MARIA PATRICIA . ÉTICA DO DECRESCIMENTO E A COMPLEXIDADE DO HOMEM-SOCIEDADE NO COMBATE À FOME E AO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS. CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS) , v. 24, p. 1-14, 2019.
-
SENA, ADRIANA DA SILVA ; SANTOS, GESIVALDO ; DOS SANTOS, CAROLINE SILVA ; SANTOS, THALANE SOUZA ; PEREIRA, GISELE BONFIM ; ALVES, THACIANY PAULA MARQUES ; MILAGRES, MARIA PATRICIA . Avaliação do limiar sensorial para gosto doce no autismo infantil. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 13, p. 1-5, 2019.
-
MILAGRES, MARIA PATRÍCIA ; SILVA, D. M. ; Pereira, I O ; SENHORINHO, L. M. ; SANT?ANA, A. E. G. ; Matos, T B . Health benefits of chocolate consumption with high concentration of cocoa incorporated from triterpenic acids, isolated from Mansoa Hirsuta DC.. CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (ONLINE) , p. 1, 2019.
-
FREITAS, E. C. ; BOERY, R. N. S. O. ; VILELA, A. B. A. ; MILAGRES, MARIA PATRÍCIA . QUALIDADE DAS DIETAS INDUSTRIALIZADAS E SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS DE MAIOR PREVALÊNCIA DE USO EM UM HOSPITAL PÚBLICO NO INTERIOR DA BAHIA. REVISTA BRASILEIRA DE OBESIDADE, NUTRIÇÃO E EMAGRECIMENTO , v. 13, p. 714-722, 2019.
-
BRAZIL, JAMILLE MARINHO ; MILAGRES, MARIA PATRÍCIA ; DUARTE, ANA CRISTINA SANTOS ; ROCHA, ROSEANNE MONTARGIL . Representações sociais de estudantes universitários sobre hábitos saudáveis. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 12, p. 189-193, 2018.
-
CHAVES, A. C. T. A. ; SOUZA, E. D. S. ; BRAZIL, J. M. ; Faria, L A ; ARAUJO SANTOS, RAMON ; MILAGRES, M. P. . EFEITO DA ALEGAÇÃO DE LIGHT NA ACEITAÇÃO, PERCEPÇÃO E ATITUDES DOS CONSUMIDORES DE REQUEIJÃO. BOLETIM CENTRO DE PESQUISA E PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS , v. 36, p. 2-19, 2018.
-
REGES ALMEIDA, JULIANE ANGELICA ; MARINHO BRAZIL, JAMILLE ; BATISTA MATOS, TALITA ; ALMEIDA SILVA, LUCAS ; MILAGRES, MARIA PATRÍCIA . Estudo da alteração da percepção gustativa em usuários de medicamentos antidepressivos. O MUNDO DA SAÚDE (ONLINE) , v. 41, p. 170-179, 2017.
-
FRANKLIN, T. A. ; SENA, A. S. ; SANTANA, M. L. A. D. ; MATOS, T. B. ; MILAGRES, M. P. . SEGURANÇA ALIMENTAR, NUTRICIONAL E SUSTENTABILIDADE NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO. Revista Saúde.com , v. 12, p. 48-53, 2016.
-
DIAS, VANÉRIA RIBEIRO ; BRAZIL, JAMILLE MARINHO ; ALMEIDA, JULIANE ANGELICA REGES ; SILVA, CAMILE DE SOUZA ; MILAGRES, MARIA PATRÍCIA . Evaluation of the sensory perception of sweet taste in people with Diabetes Mellitus type 2. Rev Rene , v. 17, p. 483-489, 2016.
-
MARINHO BRAZIL, JAMILLE ; MILAGRES, MARIA PATRÍCIA ; ROCHA LIMA, EVELY ; BRAZIL PINTO, CLAUDIA FABIANA ; SANTOS, GESIVALDO ; BULHÕES BRANDÃO, WILLIAN ; ARAUJO SANTOS, RAMON ; PEREIRA, RAFAEL ; VELOSO GOUVEIA, VALDINEY . Healthy food and its influence on consumption: Explicit and implicit attitudes. International Archives of Medicine , v. 9, p. 1-11, 2016.
-
Franklin, T. A. ; SENA, A. ; SANTANA, M. L. A. D. ; MATOS, T. B. ; MILAGRES, M. P. . SEGURANÇA ALIMENTAR, NUTRICIONAL E SUSTENTABILIDADE NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO. Revista Saúde.com , v. 12, p. 482-487, 2016.
-
SILVA, C. S. ; DIAS, V. R. ; ALMEIDA, J. A. ; BRAZIL, J. M. ; SANTOS, R. A. ; MILAGRES, M. P. . Effect of Heavy Consumption of Alcoholic Beverages on the Perception of Sweet and Salty Taste. Alcohol and Alcoholism (Oxford) , p. agv116-306, 2015.
-
MILAGRES, M. P. ; Minim, V.P.R ; SIMIQUELI, A. A. ; ESPESCHIT, A. C. R. ; MINIM, L. A. . Fatores da embalagem de leite com concentração aumentada de melatonina na intenção de compra do consumidor. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes , v. 69, p. 25, 2014.
-
MILAGRES, MARIA P ; Minim, V.P.R ; SIMIQUELI, A. A. ; MINIM, LUIS A ; Goldner, R. S ; Galvão, B. F . IMPACTO DA INFORMAÇÃO SOBRE A MELATONINA NA ACEITABILIDADE DE LEITE. Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos (Online) , v. 32, p. 125-134, 2014.
-
MILAGRES, M. P. ; Minim, V.P.R ; SIMIQUELI, A. A. ; Galvão, B.F. ; MINIM, L. A. . Pesquisa Mercadológica - Qualidade do Sono da População de Viçosa-MG. Saúde em Revista , v. 14, p. 3-12, 2014.
-
MILAGRES, MARIA P ; MINIM, VALERIA P R ; MINIM, LUIS A ; SIMIQUELI, ANDREA A ; MORAES, LILIANE E S ; MARTINO, HÉRCIA S D . Night milking adds value to cow's milk. Journal of the Science of Food and Agriculture , p. n/a-n/a, 2013.
-
MILAGRES, M. P. ; Brandão, S. C. C. ; MAGALHAES, M. A. ; MINIM, L. A. ; Minim, V.P.R . Development and validation of the high performance liquid chromatography-ion exclusion method for detection of lactic acid in milk. Food Chemistry , v. 135, p. 1078-1082, 2012.
-
Minim, V.P.R ; MILAGRES, M. P. ; SILVA, R. C. N. ; VASCONCELOS, C. M. ; MARTINS, E. M. F. ; SAMPAIO, S. C. S. . Risk analysis in the evaluation of brand influence to nonsensory acceptability of requeijão cremoso. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes , v. 67, p. 79-85, 2012.
-
MILAGRES, M. P. ; BRANDAO,S.C.C ; MAGALHÃES, M. A. ; MINIM, L. A. ; MINIM, V.P.R. . Development and validation of the high performance liquid chromatographyion exclusion method for detection of lactic acid in milk.. Food Chemistry , v. 153, p. 1078-1082-1082, 2012.
-
VIDIGAL, M. C. T. R. ; Minim, V.P.R ; CARVALHO, N. B. ; MILAGRES, M. P. . Effect of a health claim on consumer acceptance of exotic Brazilian fruit juices: Açaí (Euterpe oleracea Mart.), Camu-camu (Myrciaria dubia), Cajá (Spondias lutea L.) and Umbu (Spondias tuberosa Arruda). Food Research International , v. 44, p. 1988-1996, 2011.
-
Minim, V.P.R ; SILVA, R. C. N. ; SAMPAIO, S. C. S. ; VASCONCELOS, C. M. ; MILAGRES, M. P. . Contribuição dos Atributos Sensoriais para Aceitabilidade de Requeijão Cremoso. Revista Ceres , v. 372, p. 16-22, 2010.
-
MILAGRES, M. P. ; Dias, G. ; MAGALHAES, M. A. ; SILVA, M. O. ; RAMOS, A. M. . Análise físico-química e sensorial de doce de leite produzido sem adição de sacarose. Revista Ceres , v. 57, p. 439-445, 2010.
-
SILVA, R. C. N. ; Minim, V.P.R ; MILAGRES, M. P. . ANÁLISE DESCRITIVA: COMPARAÇÃO ENTRE METODOLOGIAS. REVISTA DO INSTITUTO DE LATÍCINIOS CÂNDIDO TOSTES , v. 374, p. 41-48, 2010.
-
Cunha, Sheila Silva ; Lima, Evely Rocha ; Ferreira, Christini Gomes Senhorinho ; Matos, Talita Batista ; MILAGRES, MARIA PATRÍCIA . O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS EM UNIVERSITÁRIOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Alimentos e nutrição: promoção da saúde e qualidade de vida. 1ed.: Atena Editora, 2023, v. , p. 81-87.
-
Lima, Evely Rocha ; Pereira, Gisele Bomfim ; Santos, Kalila Silva ; Pereira, Ivan de Oliveira ; MILAGRES, MARIA PATRÍCIA . DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE FARINHA DE CASCA DE MARACUJÁ DA CAATINGA (Passiflora cincinnata Mast.). As Vicissitudes da Pesquisa e da Teoria nas Ciências Agrárias 3. 1ed.: Atena Editora, 2021, v. , p. 68-72.
-
Matos, Talita Batista ; MILAGRES, MARIA PATRÍCIA ; Silva, Lucas de Almeida ; Valasques Junior, Gildomar Lima ; Lima, Evely Rocha ; FREITAS, ERLANIA DO CARMO ; Araujo, Mariana Souto ; Santos, Caroline Silva dos . POTENCIAIS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS, ADESÃO TERAPÊUTICA E NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE A FARMACOTERAPIA NO DIABETES MELLITUS TIPO 2. Farmácia na Atenção e Assistência à Saúde. 1ed.: Atena Editora, 2020, v. , p. 176-190.
-
Matos, Talita Batista ; MILAGRES, MARIA PATRÍCIA ; Silva, Daniel Melo ; Pereira, Ivan de Oliveira ; Senhorinho, Ludimila Mascarenhas ; Sant¿ana, Antônio Euzébio Goulart . CHOCOLATE COM ALTA CONCENTRAÇÃO DE CACAU, INCORPORADOS COM ÁCIDOS TRITERPÊNICOS: DESENVOLVIMENTO, AVALIAÇÃO E ENSAIO CLÍNICO. Alimento, Nutrição e Saúde 4. 4ed.: Atena Editora, 2020, v. , p. 21-37.
-
BRAZIL, J. M. ; LIMA, E. R. ; SANTOS, R. A. ; VALASQUES JUNIOR, G. L. ; MILAGRES, MARIA PATRÍCIA . Nova metodologia de avaliação de resultados em estudos não sensoriais com consumidores no processo de inovação. In: Darly Fernando Andrade. (Org.). Marketing para o setor alimentício. 1ed.Belo Horizonte: Poison, 2017, v. 1, p. 1-159.
-
BRAZIL, J. M. ; LIMA, E. R. ; SANTOS, R. A. ; SANTOS, P. U. J. ; MILAGRES, MARIA PATRÍCIA . INFLUÊNCIA DA INFORMAÇÃO DE BENEFICIO A SAÚDE NA ACEITAÇÃO DE CHÁ VERDE. In: Darly Fernando Andrade. (Org.). Marketing para o setor alimentício. 2ed.Belo Horizonte: , 2017, v. 1, p. 1-159.
-
ARAUJO SANTOS, RAMON ; MILAGRES, MARIA P ; MILAGRES, R. P. . Estudo sobre a percepção e comportamento dos consumidores em relação aos selos e certificados de produtos e empresas. In: Darly Fernando Andrade. (Org.). Marketing para o setor alimentício. 1ed.Belo Horizonte: , 2017, v. 1, p. 82-89.
-
MILAGRES, M. P. . A influencia da ordenha na qualidade do leite. Jornal do Agronegocio, 01 jun. 2005.
-
MILAGRES, M. P. ; Carneiro, V. M. . Entendendo o Marketing.. Jornal da Campic, 04 maio 2005.
-
MILAGRES, M. P. ; Carneiro, V. M. . A Importância do Plano de Negócios. Jornal do Agronegocio, 01 abr. 2005.
-
Pereira, A. F. ; MILAGRES, M. P. . Os sistemas de qualidade no setor agroalimentar. Jornal do Agronegocio.
-
MILAGRES, M. P. ; DAHER, G. C ; PAULA, S. A ; FURTADO, M. M. ; furtado, C. . Desenvolvimento de um Requeijão Light Fonte de Fibra. Industria de Laticinios.
-
MILAGRES, M. P. ; Araujo, E. A. ; Ferreira, C. L. F. . O Uso de Leite de Cabra na Elaboração de Iogurte. Ciências do Leite.
-
SANTANA, M. R. ; Matos, T B ; MILAGRES, M. P. . adastros individuais de saúde do e-SUS Atenção Básica de um município do interior da Bahia: Um estudo descritivo. In: Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (VIII SECITEC) do IFBA campus Jequié,, 2022, Jequié. Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (VIII SECITEC) do IFBA campus Jequié,, 2022.
-
SANTOS, G. ; GIRALDEZ, L. D. ; AVILA, M. ; BARRETO, G. ; PEREIRA, B. ; SANTOS, J. L. ; CAPANI, F. ; MILAGRES, MARIA P ; ANDRADE, B. S. . SINDROME DO ESPECTRO AUTISTA E DOENÇA DE ALZHEIMER: LADOS OPOSTOS DE UMA MESMA VIA? UMA ABORDAGEM IN SILICO. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL e XXIII BRASILEIRO DA ABENEPI, XXIII CONGRESO ANUAL DE LA AINP e CONGRESO LATINOAMERICANO DE FLAPIA, 2015, Campos do Jordão. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 2015. v. 73. p. 25-19.
-
BRAZIL, J. M. ; LIMA, E. R. ; SANTOS, R. A. ; SANTOS, P. U. J. ; MILAGRES, MARIA P . INFLUÊNCIA DA INFORMAÇÃO DE BENEFICIO A SAÚDE NA ACEITAÇÃO DE CHÁ VERDE. In: XXXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 2015, Fortaleza. Perspectivas Globais para a Engenharia de Produção, 2015.
-
BRAZIL, J. M. ; LIMA, E. R. ; SANTOS, R. A. ; VALASQUES JUNIOR, G. L. ; MILAGRES, MARIA P . NOVA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM ESTUDOSNÃOSENSORIAIS COM CONSUMIDORES NO PROCESSO DE INOVAÇÃO. In: XXXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 2015, Fortaleza. Perspectivas Globais para a Engenharia de Produção, 2015.
-
SANTOS, R. A. ; MILAGRES, M. P. . Estudo sobre a percepção e comportamento dos consumidores em relação aos selos e certificados de produtos e empresas. In: XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2013. XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2013.
-
MILAGRES, M. P. ; ABRANCHES, A. ; Dias, G. ; MAGALHAES, M. A. ; SILVA, M. O. ; Brandão, S. C. C. . Estudo da viabilidade e desenvolvimento de uma bebida a base de soro de leite probiotica nas versões co açúcar, e sem açúcar. In: XXIV Congresso Nacional de Laticinos, 2007. XXIV Congresso Nacional de Laticinos, 2007.
-
Dias, G. ; MILAGRES, M. P. ; MAGALHAES, M. A. ; SILVA, M. O. ; FURTADO, M. M. . Estudo da Viabilidade de Lançamento de um Novo Produto: Desenvolvimento de Doce de Leite com Amendoim para o Mercado de Viçosa. In: : XXIII Congresso Nacional de Laticínios ?Candido Tostes?, 2006. : XXIII Congresso Nacional de Laticínios ?Candido Tostes?, 2006.
-
MILAGRES, M. P. ; DAHER, G. C ; PAULA, S. A ; DUARTE, S. R. S ; furtado, C. . Estudo da Viabilidade de desenvolvimento de um requeijão light, com adição de fibra. In: XXII Congresso Nacional de Laticínios ?Candido Tostes?,, 2005, Juiz de Fora. XXII Congresso Nacional de Laticínios ?Candido Tostes?, 2005. v. 60.
-
MILAGRES, M. P. ; MARQUES, A. A ; Dias, G. ; furtado, C. . Experiencia na Elaboração de um Plano de Negocios- Estudo de Caso. In: XXII Congresso Nacional de Laticínios ?Candido Tostes?, 2005. XXII Congresso Nacional de Laticínios ?Candido Tostes?, 2005.
-
Paula, J. C. J. ; MILAGRES, M. P. ; Brandão, S. C. C. . Pesquisa de Mercado de uma Bebida Carbonatada a Base de Soro de Leite. In: XXII Congresso Nacional de Laticínios ?Candido Tostes?,, 2005. XXII Congresso Nacional de Laticínios ?Candido Tostes?,.
-
MILAGRES, M. P. ; MONTEIRO, J. C ; Brandão, S. C. C. . Aceitação de Manteiga Produzida por Diversos Métodos Diferentes. In: XXI Congresso Nacional de Laticínios ?Candido Tostes?, 2004. XXI Congresso Nacional de Laticínios ?Candido Tostes?, 2004.
-
PIRES, A. C. dos S. ; MILAGRES, M. P. ; Araujo, E. A. ; Pinto, M. S ; ANDRADE, N. J. . Avaliação de Diferentes Diluentes para a Contagem de Bacterias Láticas. In: XXI Congresso Nacional de Laticínios ?Candido Tostes?, 2004. XXI Congresso Nacional de Laticínios ?Candido Tostes?, 2004.
-
MILAGRES, M. P. ; PAULA, S. A ; DUARTE, S. R. S ; Fontes, E. A. F, . Avaliação Microscopicas de Iogurtes Comercializados na Região de Viçosa. In: XXI Congresso Nacional de Laticínios ?Candido Tostes?, 2004. XXI Congresso Nacional de Laticínios ?Candido Tostes?, 2004.
-
Araujo, E. A. ; MILAGRES, M. P. ; MARQUES, A. A ; Magalhães, R. L. ; Pinto, M. S ; Ferreira, C. L. F. . Elaboração de iogurte de leite de cabra para consumidores alérgicos ao de vaca. In: : XXI Congresso Nacional de Laticínios ?Candido Tostes?,, 2004. : XXI Congresso Nacional de Laticínios ?Candido Tostes?,, 2004.
-
MILAGRES, M. P. ; Dias, G. ; CASTRO, L. J. V ; Magalhães, R. L. ; furtado, C. . Estudo da Viabilidade de Lançamento de um Novo Produto: Desenvolvimento de Requeijão em Saché para o Mercado de Viçosa. In: XXI Congresso Nacional de Laticínios ?Candido Tostes?, 2004. XXI Congresso Nacional de Laticínios ?Candido Tostes?, 2004.
-
LIMA, E. R. ; FERREIRA, C. G. S. ; CAIRO, I. G. ; SOUZA, T. A. A. ; SANTANA, J. M. ; MILAGRES, MARIA PATRÍCIA . PREVALÊNCIA DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. In: 2° Simpósio Nacional Sobre Inovação em Engenharia e Ciência de Alimentos ? 2°INECA, 2022, Vitória da Conquista. 2° Simpósio Nacional Sobre Inovação em Engenharia e Ciência de Alimentos ? 2°INECA, 2022.
-
LIMA, E. R. ; BATISTA MATOS, TALITA ; CUNHA, S. S. ; SOUZA, L. A. S. ; SANTANA, JERUSA DA MOTA ; MILAGRES, MARIA PATRÍCIA . MODIFICAÇÕES NOS HÁBITOS ALIMENTARES DE UNIVERSITÁRIOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID- 19. In: 2° Simpósio Nacional Sobre Inovação em Engenharia e Ciência de Alimentos ? 2°INECA, 2022, Vitória da Conquista. 2° Simpósio Nacional Sobre Inovação em Engenharia e Ciência de Alimentos ? 2°INECA, 2022.
-
Santos, Caroline Silva dos ; CUNHA, S. S. ; Matos, Talita Batista ; BATISTA, N. S. ; SANTANA, J. P. ; MILAGRES, MARIA P . FATORES DE RISCO ASSOCIADOS A INSEGURANÇA ALIMENTAR EM UM ASSENTAMENTO RURAL: UM ESTUDO TRANSVERSAL. In: 2° Simpósio Nacional Sobre Inovação em Engenharia e Ciência de Alimentos ? 2°INECA, 2022, Vitória da Conquista. 2° Simpósio Nacional Sobre Inovação em Engenharia e Ciência de Alimentos ? 2°INECA, 2022.
-
FREITAS, E. C. ; Matos, T B ; MIRANDA AS ; MILAGRES, M. P. . COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E RENDIMENTOS DE FARINHAS OBTIDAS DOS SUBPRODUTOS DO DESPOLPAMENTO DO FRUTO. In: 1° Simpósio sobre Inovação em Engenharia e Ciência de Alimentos ? INECA2020, 2020, Vitória da Conquista. 1° Simpósio sobre Inovação em Engenharia e Ciência de Alimentos ? INECA2020, 2020.
-
Matos, T B ; ARAUJO SM ; LIMA, E. R. ; PAULA, S. A ; DOS SANTOS, CAROLINE SILVA ; MILAGRES, M. P. . ACEITAÇÃO SENSORIAL DE BISCOITOS ENRIQUECIDOS COM FARINHA DA CASCA DE MARACUJÁ DA CAATINGA (Passiflora cincinnata Mast.). In: I simpósio nacional sobre inovação em Engenharia e Ciências de Alimentos, 2020. 1° Simpósio sobre Inovação em Engenharia e Ciência de Alimentos ? INECA2020, 2020.
-
BATISTA MATOS, TALITA ; ARAUJO SM ; SILVA, L. A. ; VALASQUES JUNIOR, G. L. ; FREITAS, E. C. ; MILAGRES, MARIA PATRICIA . AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE GUSTATIVA DE INDIVÍDUOS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 E DE SEUS FAMILIARES. In: 1° Simpósio sobre Inovação em Engenharia e Ciência de Alimentos ? INECA2020, 2020, Vitória da Conquista. 1° Simpósio sobre Inovação em Engenharia e Ciência de Alimentos ? INECA2020, 2020.
-
ARAUJO SM ; MILAGRES, M. P. ; SANTANA, J. ; OLIVEIRA, P. ; Matos, T B ; DOS SANTOS, CAROLINE SILVA . MOTIVADORES DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE MORADORESDE UM ASSENTAMENTO RURAL NO INTERIOR DA BAHIA. In: 1° Simpósio sobre Inovação em Engenharia e Ciência de Alimentos ? INECA2020, 2020, Vitória da Conquista. 1° Simpósio sobre Inovação em Engenharia e Ciência de Alimentos ? INECA2020, 2020.
-
FREITAS, ERLANIA DO CARMO ; Matos, T B ; MIRANDA AS ; LIMA, P. D. ; MILAGRES, MARIA P . MÉTODO COM TAMPÃO TRIS PARA QUANTIFICAÇÃO DE CAROTENOIDES EM FARINHAS DE SEMENTES DE Spondias tuberosa. In: 1° Simpósio sobre Inovação em Engenharia e Ciência de Alimentos ? INECA2020, 2020, Vitória da Conquista. 1° Simpósio sobre Inovação em Engenharia e Ciência de Alimentos ? INECA2020, 2020.
-
Matos, T B ; MILAGRES, M. P. ; SILVA, D. M. ; Pereira, I O ; SENHORINHO, L. M. . CHOCOLATE DESENVOLVIDO COM INCORPORAÇÃO DE ÁCIDOS TRITERPÊNICOS. In: IX Semana de Agronomia da UESB, 2019, Vitória da Conquista. IX Semana de Agronomia da UESB, 2019.
-
LIMA, E. R. ; SOUSA, T. R. ; FIGUEIREDO, A. F. S. ; SANTOS, R. S. ; MILAGRES, M. P. . ACEITAÇÃO SENSORIAL DE BISCOITOS ENRIQUECIDOS COM FARINHA DA CASCA DE MARACUJÁ DA CAATINGA (Passiflora cincinnata Mast.). In: IX Semana de Agronomia da UESB, 2019, Vitória da Conquista. IX Semana de Agronomia da UESB, 2019.
-
REIS, A. S. ; LIMA, E. R. ; SANTOS, P. U. J. ; SILVA, L. S. ; MENDES, T. P. S. ; MILAGRES, M. P. ; VALASQUES JUNIOR, G. L. . PRRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO PARCIAL DA α-AMILASE SECRETADA POR Kluyveromyces marxianus UTILIZANDO A METODOLOGIA DE SUPERFÍCIE DE RESPOSTA. In: IV Workshop de Genética, Biodiversidade e Conservação ? Ciência, 2014, Jequié. IV Workshop de Genética, Biodiversidade e Conservação ? Ciência.
-
BRAZIL, J. M. ; BRANDAO, W. B. ; VALASQUES JUNIOR, G. L. ; SANTOS, R. A. ; MILAGRES, M. P. . CARACTERÍSTICAS DOS FILMES COM PROPRIEDADES ANTIMICROBIANAS UTILIZADOS PARA A CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS. In: VI Semana de Agonomia da UESB, 2014, Vitoria da Conquista. VI Semana de Agonomia da UESB, 2014.
-
CHAVES, A. C. T. A. ; SOUZA, E. D. S. ; BRAZIL, J. M. ; SANTOS, R. A. ; MILAGRES, M. P. . A INFLUÊNCIA DA INFORMAÇÃO LIGHT NA ACEITAÇÃO DOS CONSUMIDORES DE REQUEIJÃO. In: VI Semana de Agonomia da UESB, 2014, Vitoria da Conquista. VI Semana de Agonomia da UESB, 2014.
-
LIMA, E. R. ; MILAGRES, M. P. ; BRANDAO, W. B. ; SILVA, L. A. ; VALASQUES JUNIOR, G. L. . CARACTERIZAÇÃO CINÉTICA PARCIAL DA INVERTASE EXTRACELULAR PRODUZIDA POR Kluyveromyces marxianus CCMB 322. In: VI Semana de Agonomia da UESB, 2014, Vitoria da Conquista. VI Semana de Agonomia da UESB, 2014.
-
SANTOS, P. U. J. ; MILAGRES, MARIA P ; BRANDAO, W. B. ; Silva, L A ; VALASQUES JUNIOR, G. L. . DETERMINAÇÃO DAS CONSTANTES DE MICHAELIS-MENTEN DE INVERTASE INTRACELULAR PRODUZIDA PELAKluyveromycesmarxianus. In: VI Semana de Agonomia da UESB, 2014. VI Semana de Agonomia da UESB, 2014.
-
LIMA, E. R. ; MILAGRES, M. P. ; BRANDAO, W. B. ; Silva, L A ; VALASQUES JUNIOR, G. L. . ESTUDO DA TERMOESTABILIDADE DA INVERTASE EXTRACELULAR SECRETADA POR Kluyveromyces marxianus CCMB 322. In: VI Semana de Agonomia da UESB, 2014, Vitoria da Conquista. VI Semana de Agonomia da UESB, 2014.
-
SANTOS, P. U. J. ; MILAGRES, MARIA P ; Silva, L A ; BRANDAO, W. B. ; VALASQUES JUNIOR, G. L. . ESTUDO DA TERMOESTABILIDADE DA INVERTASE INTRACELULAR PRODUZIDA POR Kluyveromy cesmarxianus CCMB 322. In: VI Semana de Agonomia da UESB, 2014, Vitoria da Conquista. VI Semana de Agonomia da UESB, 2014.
-
VALASQUES JUNIOR, G. L. ; MILAGRES, M. P. ; BRANDAO, W. B. ; SANTOS, P. U. J. ; Silva, L A . ESTUDO DE PRODUÇÃO DE LACTASE DE Kluyveromycesmarxianus CCMB 322 ISOLADA DO SEMI-ÁRIDO BAIANO.. In: VI Semana de Agonomia da UESB, 2014, Vitoria da Conquista. VI Semana de Agonomia da UESB, 2014.
-
CHAVES, A. C. T. A. ; SOUZA, E. D. S. ; BRAZIL, J. M. ; SANTOS, R. A. ; MILAGRES, M. P. . O PERFIL E O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS DENOMINADOS LIGHT E DIET. In: VI Semana de Agonomia da UESB, 2014, Vitoria da Conquista. VI Semana de Agonomia da UESB, 2014.
-
VALASQUES JUNIOR, G. L. ; MILAGRES, M. P. ; BRANDAO, W. B. ; Silva, L A ; SANTOS, P. U. J. . ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE SAIS NA ATIVIDADE DE INVERTASE INTRACELULAR PRODUZIDA POR Kluyveromycesmarxianus. In: VI Semana de Agonomia da UESB, 2014, Vitoria da Conquista. VI Semana de Agonomia da UESB, 2014.
-
MILAGRES, M. P. ; Minim, V.P.R ; Galvão, B.F. ; ESPESCHIT, A. C. R. ; MINIM, L. A. . Ordenha noturna agrega valor ao leite de vaca. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologia de Alimentos, 2012. XXII Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologia de Alimentos.
-
MILAGRES, M. P. ; Minim, V.P.R ; VIDIGAL, M. C. T. R. ; CARVALHO, N. B. . Influencia da Informação na aceitabilidade do suco de cajá. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologia de Alimentos, 2010, Salvador. XXII Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologia de Alimentos, 2010.
-
CARNEIRO, R. C. ; MILAGRES, M. P. ; ARRUDA, A. ; Minim, V.P.R . Fatores que Acarretam o Não Consumo de Peixe em Belo Horizonte. In: II Simposio em Ciências e Tecnologia de Alimentos, 2010, Aracaju. II Simposio em Ciências e Tecnologia de Alimentos, 2010.
-
SILVA, M. O. ; MAGALHAES, M. A. ; Dias, G. ; MILAGRES, M. P. ; FURTADO, M. M. . Avaliação da qualidade físico-química e microbiológica de queijo parmesão ralado.. In: III Congresso Latino-americano de Higienistas de Alimentos, IX Congresso Brasileiro de Higienistas, 2007, Porto Seguro. III Congresso Latino-americano de Higienistas de Alimentos, IX Congresso Brasileiro de Higienistas, 2007.
-
MAGALHAES, M. A. ; MILAGRES, M. P. ; Dias, G. ; ABRANCHES, A. ; SILVA, M. O. . Avaliação da Viabilidade Comercial de uma Bebida Láctea Probiótica. In: III Congresso Latino Americano, IX Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2007, Porto Seguro. III Congresso Latino Americano, IX Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2007.
-
MILAGRES, M. P. ; MARTINS, F. O. ; Silva, C. A. O. ; Campos, M. E. M. ; ANTUNES, V. C. ; Brandão, S. C. C. . Avaliação da composição, da qualidade fisico quimica e ocorrencia de adulterações em leite UHT.. In: II Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, 2006, Goiania. congresso brasileiro de qualidade do leite, 2006.
-
MAGALHAES, M. A. ; Dias, G. ; MILAGRES, M. P. ; SILVA, M. O. ; furtado, C. . Implemantação das Boas Praticas de fabricação em uma industria de laticinios da Zona da Mata Mineira. In: Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, 2006, Goiania. Anais do Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, 2006.
-
SILVA, M. O. ; MILAGRES, M. P. ; MAGALHAES, M. A. ; Dias, G. ; Gomes, L. P . Características Físico-Químicas, Microbiológicas e Sensoriais, de Doce de Leite em Pasta Produzido sem Adição de Açúca. In: XX Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologia de Alimentos, 2006, Curitiba. XX Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologia de Alimentos, 2006.
-
SANTOS, P. U. J. ; LIMA, E. R. ; SILVA, L. S. ; MENDES, T. P. S. ; VALASQUES JUNIOR, G. L. ; MILAGRES, M. P. . APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO FATORIAL DE 3 NÍVEIS NA DETERMINAÇÃO DE PH E TEMPERATURA ÓTIMOS DE β ?GALACTOSIDASE (LACTASE) PRODUZIDA PELA pseudozyma sp. CCMB 300 ISOLADA DO SEMI-ÁRIDO BAIANO ?. In: IV Workshop de Genética, Biodiversidade e Conservação ? Ciência: compartilhando o conhecimento, 2014, Jequé. IV Workshop de Genética, Biodiversidade e Conservação ? Ciência: compartilhando o conhecimento, 2014.
-
SANTOS, G. ; RIBEIRO, R. S. ; SANTOS, J. L. ; CAPANI, F. ; CAVALCANTE, C. V. G. ; MILAGRES, M. P. . Interactions of pantabromodiphenil ether with thyroid receptor in individuals with autistic spect. In: Congresso Paulista de ABENEPI, 2014, Campinas. Congresso Paulista de ABENEPI, 2014.
-
MILAGRES, MARIA P ; SILVA FARIA , L. A. ; VALASQUES JUNIOR, G. L. ; LIMA, E. R. ; SANTOS, P. U. J. ; SILVA, L. S. ; MENDES, T. P. S. . CARACTERIZAÇÃO CINÉTICA DA LACTASE PRODUZIDA POR KLUYVEROMYCES MARXIANUS CCMB 322 ISOLADA DO SEMI-ÁRIDOBAIANO?. In: IV Workshop de Genética, Biodiversidade e Conservação, 2014. IV Workshop de Genética, Biodiversidade e Conservação, 2014.
-
REIS, A. S. ; LIMA, E. R. ; SANTOS, P. U. J. ; SILVA, L. S. ; MILAGRES, M. P. . Produção e caracterização parcial da α-amilase secretada por kluyveromyces marxianus utilizando a metodologia de superfície de resposta. In: IV Workshop de Genética, Biodiversidade e Conservação Ciência,, 2014. IV Workshop de Genética, Biodiversidade e Conservação Ciência,, 2015.
-
MACIEL, A. ; SANTOS, P. U. J. ; LIMA, E. R. ; MILAGRES, M. P. . Caracterização cinética da invertase produzida por Kluyveromyces marxianus CCMB 32 isolada do semi-árido baiano. In: IV Workshop de Genética, Biodiversidade e Conservação Ciência, 2014. IV Workshop de Genética, Biodiversidade e Conservação Ciência, 2014.
-
Silva, L A ; JESUS, I. S. ; GONCALVES, S. S. ; CHAVES, A. C. T. A. ; MILAGRES, M. P. ; Faria, L A . Analysis of Prescriptions Dispensed Health Unit in a Family Jequié Bahia.. In: Simposio Internacional de Atenção Farmaceutica, 2013. Simposio Internacional de Atenção Farmaceutica, 2013.
-
VALASQUES JUNIOR, G. L. ; PEIXOTO, A. S. ; MILAGRES, M. P. . ESTUDO DA TERMOESTABILIDADE DA INVERTASE SECRETADA POR KLUYVEROMYCES MARXIANUS CCMB 322 ISOLADA DO SEMI-ÁRIDO BAIANO. In: 27 Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013, Natal-RN. 27 Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013.
-
BERHENDS, D. S. ; GOMES, M. C. A. ; MILAGRES, M. P. . DETERMINAÇÃO DA QUALIDADE DE ÓLEOS DE FRITURA DE ACARAJÉ DO INTERIOR DA BAHIA. In: II S e m a n a de Farmácia e I W o r k s h o p de A l i m e n t o, 2013, Jequié. II S e m a n a de Farmácia e I W o r k s h o p de A l i m e n t o, 2013.
-
SIMIQUELI, A. A. ; Minim, V.P.R ; MILAGRES, M. P. ; MINIM, L. A. . Cinética de Destruição Termica da Melatonina. In: Simposio de Integração Academica, 2011. Simposio de Integração Academica.
-
MILAGRES, M. P. ; SILVA, M. O. ; MAGALHAES, M. A. ; Dias, G. ; RAMOS, A. M. . Características Físico-Quimicas e Sensoriais de Doces de Leite em Pasta Sem Adição de Açúcar. In: XVI Simpósio de Iniciação Cientifica , VI Mostra Cientifica da Pós-Graduação e IV Simpósio de Extensão Universitária, Universidade Federal de Viçosa, 2007. XVI Simpósio de Iniciação Cientifica , VI Mostra Cientifica da Pós-Graduação e IV Simpósio de Extensão Universitária, Universidade Federal de Viçosa.
-
Pereira, A. F. ; SOARES, N. F ; Campos, M. E. M. ; MILAGRES, M. P. . Analise Qualitativa de Compostos Presentes na Cachaça. In: Analise Qualitativa de Compostos Presentes na Cachaça, 2006. Analise Qualitativa de Compostos Presentes na Cachaça.
-
Pereira, A. F. ; SOARES, N. F ; PINHEIRO, P. F ; MILAGRES, M. P. ; MELO, N. R. . Analise dos Compostos Voláteis da Cachaça usando Cromatografia Gasosa e Espectrofotometria de Massa.. In: XV Simpósio de Iniciação Cientifica , V Mostra Cientifica da Pós-Graduação e II Simpósio de Extensão Universitária, Universidade Federal de Viçosa, 2006. XV Simpósio de Iniciação Cientifica , V Mostra Cientifica da Pós-Graduação e II Simpósio de Extensão Universitária, Universidade Federal de Viçosa.
-
MILAGRES, M. P. ; Dias, G. ; Pereira, A. F. ; MARQUES, A. A ; furtado, C. . Experiência de uma empresa na elaboração de um Plano de Negocio- Estudo de caso. In: XV Simpósio de Iniciação Cientifica , V Mostra Cientifica da Pós-Graduação e II Simpósio de Extensão Universitária, Universidade Federal de Viçosa., 2005. XV Simpósio de Iniciação Cientifica , V Mostra Cientifica da Pós-Graduação e II Simpósio de Extensão Universitária, Universidade Federal de Viçosa..
-
PAULA, S. A ; DUARTE, S. R. S ; MILAGRES, M. P. ; FURTADO, M. M. . . Requeijão Ligth Fonte de Fibra. In: XIV Simpósio de Iniciação Cientifica, 2005. XIV Simpósio de Iniciação Cientifica.
-
PAULA, S. A ; MILAGRES, M. P. ; DUARTE, S. R. S ; Fontes, E. A. F, . Avaliação Microscópica de Iogurtes Comercializados na Região de Viçosa. In: , In: XIV Simpósio de Iniciação Cientifica, 2005. , In: XIV Simpósio de Iniciação Cientifica.
-
Dias, G. ; MILAGRES, M. P. ; Araujo, E. A. ; furtado, C. . Desenvolvimento de Requeijão em Sache para o Mercado de Viçosa. In: XIV Simpósio de Iniciação Cientifica, 2004. XIV Simpósio de Iniciação Cientifica.
-
MONTEIRO, J. C ; MILAGRES, M. P. ; Brandão, S. C. C. . Uso de Fermento na Produção de Manteiga. In: XIV Simpósio de Iniciação Cientifica, 2004. XIV Simpósio de Iniciação Cientifica.
-
MILAGRES, M. P. . Relato de experiência: Historia infantil e literatura de fantasia no aprendizado de conteúdo. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CUNHA, S. S. ; FREITAS, E. C. ; Matos, T B ; MILAGRES, MARIA P . Composição mineral de farinhas das sementes da Spondias tuberosa Arruda para uso na alimentação,. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CUNHA, S. S. ; FERREIRA, C. G. S. ; MILAGRES, M. P. . MOTIVADORES DE ESCOLHAS ALIMENTARES DE MULHERES COM DIABETES TIPO 2: UM ESTUDO DESCRITVO,. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CUNHA, S. S. ; FREITAS, E. C. ; MATOS, T. B. ; SANTANA, J. M. ; MILAGRES, MARIA P . Conhecimento Etnobotânicos sobre o umbuzeiro. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FREITAS, ERLANIA DO CARMO ; SILVA, A. M. ; MILAGRES, M. P. . ESTUDO TRANSVERSAL DO PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTES ASSISTIDOS EM DOMICILIO EM CUIDADOS PALIATIVOS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MILAGRES, M. P. . Tecnologia da Produção de Queijos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MILAGRES, MARIA P . Influência dos Aspectos Nutricionais no Sistema Nervoso Central. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MILAGRES, MARIA P . Análise Sensorial de Alimentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MILAGRES, M. P. . Melanotina no leite. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MILAGRES, M. P. . Leite e Saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MILAGRES, M. P. . Curso Avaliação e monitoramento da qualidade do leite. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MILAGRES, M. P. . Desenvolvimento de metodologia para detectar fraude no leite. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MILAGRES, M. P. . Curso de Fabricação de queijo minas padrão com aproveitamento de soro para a produção de ricota. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MILAGRES, M. P. . Marketing e Desenvolvimento de Novos Produtos: Estrategia para a industria de Laticinios. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MONTEIRO, J. C ; MILAGRES, M. P. ; Brandão, S. C. C. . Uso de Fermento na Produção de Manteiga;. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Araujo, E. A. ; FONTES,G. C ; MARQUES, A. A ; MILAGRES, M. P. ; Magalhães, R. L. ; Ferreira, C. L. F. . Elaboração de Iogurte a Base de Leite de Cabra. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
MILAGRES, M. P. . Mentor da maratona Territórios do Brasil. 2021.
MILAGRES, M. P. . CANAL DE PODCAST Disrupt Aprendizagem. 2021.
MILAGRES, MARIA PATRÍCIA . CONSUMO DE LEITE- POPULARIZANDO A CIÊNCIA. 2020.
MILAGRES, MARIA PATRÍCIA . INTOLERÂNCIA A LACTOSE- POPULARIZANDO A CIÊNCIA,. 2020.
MILAGRES, MARIA P . ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE. 2020.
MILAGRES, M. P. . Disrupt Aprendizagem. 2021; Tema: Aprendizagem. (Site).
MILAGRES, M. P. . Disrupt Aprendizagem. 2021; Tema: Aprendizagem. (Rede social).
MILAGRES, M. P. . Curso dicas de Escrita Científica. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MILAGRES, M. P. . Escrevendo textos científicos de sucesso. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MILAGRES, M. P. . Escrevendo textos científicos de sucesso. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ebook).
MILAGRES, M. P. . Desenvolvimento, avaliação da composição físico-química, características microbiológicas e sensoriais'. 2012. (Parecer ad hoc).
MILAGRES, M. P. . Desenvolvimento de metodologia para detectar fraude no leite. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MILAGRES, M. P. . Uso do equipamento de Eletroforese Capilar.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MILAGRES, M. P. . Uso do equipamento de Cromatografia Liquida de Alta Eficiencia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MILAGRES, M. P. ; ABRANCHES, A. ; Dias, G. ; SILVA, M. O. . Fabricação de Queijo minas Padrão com Aproveitamento de seu Soro para a Produção de Ricota. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MILAGRES, M. P. . Marketing e Desenvolvimento de Novos Produtos: Estrategia para a industria de Laticinios. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MILAGRES, M. P. ; ABRANCHES, A. ; MAGALHAES, M. A. . Curso de Queijos Latino- Americanos e mofados-. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2017
AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE GUSTATIVA EM PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS E SUA CORRELAÇÃO COM O ESTADO CLÍNICO-LABORATORIAL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Patrícia Milagres - Coordenador / Lucas de Almeida Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
-
2014 - Atual
Biotratamento da manipueira e utilização do resíduo como fonte de micro-organismos e bioprodutos de interesse ambiental, agrícola e industria, Descrição: A busca por aprimoramentos no sistema de produção agrícola é uma atividade básica e constante, sendo fundamental promover melhorias que ampliem as condições de sustentabilidade deste setor, diminuindo os impactos da produção no meio ambiente. Na industrialização da mandioca são gerados diversos resíduos, tais como casca, farelo e manipueira, que é o resíduo líquido. Na maioria das indústrias, a manipueira tem como destino as lagoas de estabilização onde permanece depositada sob ação de agentes naturais, tais como fotodecomposição, precipitação e atividade microbiana local, sem haver qualquer tratamento adicional no sentido da otimização do processo para o aproveitamento do resíduo como sub-produto. A toxicidade da manipueira, sem um adequado tratamento, é decorrente da presença da linamarina, que se trata de um β-glicosídeo de acetona cianidrina e etil-metil-cetona cianidrina, presente em todas as células da planta de mandioca. A clivagem deste glicosídeo, em decorrência da lise das paredes celulares da planta, dá início à cianogênese, ou seja, a produção de ácido cianídrico. A linamarina é solúvel em água, sendo carreada juntamente com os efluentes líquidos, gerando problemas tanto ambientais quanto econômicos, no que se refere à disposição final e aproveitamento dos mesmos como sub-produtos do processamento de mandioca. Apesar do impacto ambiental associado à deposição da manipueira no ambiente, alguns relatos na literatura apontam que este resíduo pode ser agregado a processos que gerem benefícios ao ambiente e atividades agroindustriais. Sendo assim, o objetivo deste projeto será isolar, selecionar e identificar microrganismos oriundos da manipueira com potencial aplicação na biorremediação de ambientes contaminados por este resíduo, além de serem empregados no adequado tratamento da manipueira para utilizá-la como biofertilizante e como substrato, consorciado ou não, com biomassa lignocelulósica, em bioprocessos para obtenção de produtos de interesse biotecnológico (enzimas, pigmentos e biossurfactantes).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Patrícia Milagres - Coordenador / GILDOMAR LIMA VALASQUES JUNIOR - Integrante / Maíra Mercês Barreto - Integrante / Patricia Lopes Leal - Integrante / Andrea Lopes de Oliveira Ferreira - Integrante / Rafaela Nobrega - Integrante / Orlando Sílvio Caires Neves - Integrante / Giovanilton Ferreira da Silva - Integrante / Adriana Maria de Aguiar Accioly - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra.
-
2014 - Atual
Associação Implicita em Análise Sensorial, Descrição: A análise sensorial tradicional é uma ferramenta utilizada para estudar as características sensoriais dos alimentos a fim de garantir o padrão de qualidade. Esta ferramenta atualmente não é suficiente para atender aos requerimentos de qualidade do dinâmico mercado de produtos alimentícios, uma vez que os consumidores são também influenciados por informações extrínsecas ao produto (marca, preço, aspectos nutricionais). Visto isto, pesquisas para estudar a importância de fatores não sensoriais na aceitação de produtos têm recebido atenção especial. A escolha de alimentos influência no estado nutricional do individuo, e automaticamente na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Pensando nisto, as empresas de alimentos têm usado diversos termos de alegação de saúde para promover seus produtos, podendo confundir e gerar enganos no consumidor. Os psicólogos sociais têm, cada vez mais, dedicado atenção aos processos automáticos na compreensão dos julgamentos sociais e comportamentais, baseado no fato de que as pessoas processam as informações não apenas de forma explícita (consciente, controlada ou reflexiva) , mas também em modo implícito (inconsciente, automático, de modo intuitivo). Dentro deste contexto a Técnica de Associação Implícita tem sido amplamente utilizada em diversas áreas de estudos, para determinar o comportamento inconsciente do ser humano. Visto isto, o objetivo do presente trabalho é desenvolver uma nova metodologia de estudos em análise sensorial por meio da adaptação a Técnica de Associação Implícita para estudos com consumidores, como ferramenta complementar as testes sensoriais, com a finalidade de avaliar as influencias das características não sensoriais na aceitação do consumidor de forma implícita e explicita, com o desenvolvimento de software especifico para o objetivo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Patrícia Milagres - Coordenador / Jamille Marinho Brazil - Integrante / Gesivaldo Santos - Integrante / Willian Bulhões Brandão - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
Aplicação da Metodologia de Superfície de Resposta na caracterização de Lipase produzidas por Kluyveromyces marxianus CCMB 322, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Patrícia Milagres - Coordenador / GILDOMAR LIMA VALASQUES JUNIOR - Integrante / Pedro Luis de Araujo Neto - Integrante / Maíra Mercês Barreto - Integrante.
-
2010 - 2012
LEITE DE VACA COM ALTA CONCENTRAÇÃO DE MELATONINA: DESENVOLVIMENTO, AVALIAÇÃO SENSORIAL E BIOLOGICA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Patrícia Milagres - Integrante / Valéria Paula R. Minim - Coordenador / Luis Antonio Minim - Integrante / MARTINO, HÉRCIA S D - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Projetos de desenvolvimento
-
2013 - 2018
YOUCHOCOLATIER, Descrição: : O YOUCHOCOLATIER será um dos softwares de referencia para os produtores de cacau do Brasil que pretendem elaborar o seu próprio chocolate e também, para profissionais do mercado chocolateiro mundial, que pretendem desenvolver produtos para consumidores que se preocupam com o valor nutricional e energético do chocolate. Além de ajudar na elaboração das formulações ou receitas e de tabelas de informações nutricionais conforme ANVISA (resoluções - RDC nº 359, de 23 de dezembro de 2003 e RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003), o YOUCHOCOLATIER também controlará o processo de obtenção do chocolate desde o fruto (cacau), passando pelas amêndoas, níbs, líquor até as deliciosas barras de chocolate. Todas as operações e processos serão representados esquematicamente no software e os parâmetros básicos de qualidade serão levados em consideração na elaboração do chocolate. O software, também será uma excelente ferramenta interdisciplinar para trabalhar os diferentes componentes curriculares em escolas técnicas e universidades do Brasil, pois envolve as diferentes áreas do conhecimento (agropecuária, agroecologia, agroindústria, tecnologia de alimentos, informática, gastronomia, nutrição, biologia, química etc.) e contribuirá para a pesquisa na área de cacau e chocolate e na difusão do conhecimento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Patrícia Milagres - Integrante / Talita Batista MATOS - Integrante / Pereira, Ivan de Oliveira - Coordenador.
Prêmios
2016
Who's Who in the World 2016 -33rd Edition, Who's Who marquis.
2015
Antonio Branco Lefevre, Associação Brasileira de Nefrologia Psiquiatria Infantil e Profissões Afins.
2013
Melhor trabalho na II Semana de Farmácia e I Workshop de Alimentos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Quimica e Exatas. , José Moreira Sobrinho, Jequiezinho, 45026190 - Jequié, BA - Brasil, Telefone: (73) 35289600
Experiência profissional
2013 - 2018
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia BaianoVínculo: , Enquadramento Funcional:
2012 - Atual
Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora Adjunta do Departamento de Quimica e Exatas, curso de Farmacia.
2009 - 2010
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2008
Laboratório Nacional Agropecuário - MGVínculo: estagiario, Enquadramento Funcional: estagiario, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Trabalhou no desenvolvimento e validação de metodologias analiticas para determinação de fraudes em leite durante a operação ouro branco
2004 - 2004
Laticínios TirolVínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Estagiario, Regime: Dedicação exclusiva.
2003 - 2003
Laticínios Porto AlegreVínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Estagiario, Regime: Dedicação exclusiva.
2003 - 2003
Laticínios MeirellesVínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Estagiario, Regime: Dedicação exclusiva.
2003 - 2003
Laticínios Escola da Fundação Arthur BernardesVínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Estagiario, Regime: Dedicação exclusiva.
2001 - 2001
Laticínios Escola da Fundação Arthur BernardesVínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Estagiario, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Patricia Milagres e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?