Pedro Paulo da Motta Guimarães

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador (2001), sendo Especialista em Reabilitação em Ortopedia e Traumatologia, pela Universidade de Ribeirao Preto UNAERP. Atualmente é profissional fisioterapeuta do IR - Instituto de Reabilitaçao Pedro Paulo Guimaraes, Coordenador do Departamento de Reabilitação de MMII; Avaliador Fisioterapeutico - Podium Academia; Coordenador da Fisioterapia da CATO (Unidades Itapuã e Boca do Rio); Professor do Centro Universitário da Bahia (Estácio-FIB), Professor da Universidade Salvador (UNIFACS) e Professor da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO - Salvador). É também ex-docente do curso de Fisioterapia nas seguintes instituições: Universidade Católica do Salvador (UCSal), União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME - Lauro de Freitas/BA), Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC - Salvador/BA).

Informações coletadas do Lattes em 11/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Fisioterapia Aplicada à Ortopedia e Traumatologia

2002 - 2002

Universidade de Ribeirão Preto
Orientador: Renato Cazon

Graduação em Fisioterapia

1997 - 2001

Universidade Católica do Salvador
Orientador: Laura Amélia Calheira

Formação complementar

2000 - 2000

Cuidados Respirat. Paciente em Ventilação Mecânica. (Carga horária: 24h). , Home Fisio Fisioterapia Domiciliar e Treinamento Ltda.

Participação em eventos

Simpósio Baiano de Reabilitação em Ortopedia e Traumatologia - SIBAROT.Princípios Preventivos na Tendinite Patelar. 2007. (Simpósio).

Importância da Avaliação Fisioterapêutica em Academia.Iº Simpósio Interdisciplinar de Saúde no Esporte. 2006. (Outra).

Cuidados na Reabilitação Pós-Artroplastia Total do Quadril.IIº Simpósio Baiano de Reabilitação em Ortopedia e Traumatologia. 2005. (Seminário).

Tratamento Fisioterapêutico na Luxação Recidivante da Patela.IIº Simpósio Baiano de Reabilitação em Ortopedia e Traumatologia. 2005. (Simpósio).

Eletro, Termo e Fototerapia.Curso INSBOT. 2005. (Outra).

Reabilitação na Construção do LCA.I Jornada Interdiciplinar de Fisioterapia da UNIME. 2005. (Outra).

Principais Lesões em Freqüentadores de Academia: Como Trata-las..VII Seminário de Fisioterapia do Hospital São Rafael. 2004. (Seminário).

Reabilitação do Paciente Submetido a Meniscectomia Parcial Via Artroscópica.Iº Simpósio Baiano de Reabilitação em Ortopedia e Traumatologia. 2004. (Simpósio).

A Condromalacia Patelar em Freqüentadores de Academia: Por que e o que Fazer?.Iº Simpósio Baiano de Reabilitação em Ortopedia e Traumatologia. 2004. (Simpósio).

Mesa Redonda de Joelho.Iº Simpósio Bahiano de Reabilitação em Ortopedia e Traumatologia. 2004. (Simpósio).

A Fisioterapia nos Esportes.Núcleo de Pesquisa e Saúde – NPS. 2004. (Outra).

Atuação da Fisioterapia nos Esportes.IIª Semana do Fisioterapeuta, promovida pela Faculdade Adventista da Bahia. 2004. (Outra).

Abordagem Fisioterapêutica nas Principais Lesões Desportivas.IIª Semana do Fisioterapeuta, promovida pela Faculdade Adventista da Bahia. 2004. (Outra).

Iº Simpósio Baiano de Reabilitação em Ortopedia e Traumatologia.Iº Simpósio Baiano de Reabilitação em Ortopedia e Traumatologia. 2004. (Outra).

Reabilitação do Paciente Submetido a Meniscectomia Parcial Via Artroscópica.Iº Simpósio Baiano de Reabilitação em Ortopedia e Traumatologia. 2004. (Outra).

Eletro, Termo e Fototerapia.Curso Cliforma. 2004. (Outra).

Aspectos Relevantes na reabilitação Pós Ligamentoplastia do LCA com Enxerto Semitendíneo.IIª Jornada de Ortopedia e III Seminário de Fisioterapia Ortopédica do Hospital São Rafael. 2004. (Outra).

. IV Congresso Nordestino de Teapia Intensiva Adulto e Pediátrico. 2003. (Congresso).

I Simpósio da Coluna Vertebral do Hospital São Rafael.I Simpósio da Coluna Vertebral do Hospital São Rafael. 1999. (Simpósio).

Curso Atualização em Semiologia da Coluna.IV Encontro Nordestino de Estudantes de Fisioterapia e III Jornada Universitária de Fisioterapia da UFRN. 1998. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Rodrigo Silva Alves

GUIMARÃES, Pedro Paulo da Motta. Condutas Cinesioterapêuticas no Pós-operatório da Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) Utilizando Tendões do Semitendíneo e Grácil.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Luziane Lima Simões

GUIMARÃES, Pedro Paulo da Motta. Incidência de Lesões dos Membros Inferiores, em Jogadores de Futebol, das Categorias Base, de uma Agremiação Desportiva da Cidade de Salvador. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: João Paulo da Mota Lima

GUIMARÃES, Pedro Paulo da Motta. Prevalência de Distúrbios Meniscais Sugeridos por Testes Ortopédicos em Atletas Praticantes de Capoeira. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Clarissa Miriam Coelho Seixas

GUIMARÃES, Pedro Paulo da Motta. Falhas Técnicas no Nado Crawl e Suas Influências no Impacto Subacromial. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Antônio Raphael Teixeira Martins

GUIMARÃES, Pedro Paulo da Motta. Prevalência da Lombalgia e Características de Treino em Triatletas na Cidade de Salvador. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Gildácio de Melo Filho

GUIMARÃES, Pedro Paulo da Motta. Atividade Eletromiográfica do Vasto Medial Oblíquo Comparado ao Vasto Lateral e Sua Aplicabilidade na Disfunção Fêmoro-Patelar:. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Juliana Câmara Garrido

GUIMARÃES, Pedro Paulo da Motta. Prevalência de Epicondilite Lateral em Praticantes de Tênis em uma Academia de Salvador. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Liliane Rodrigues Souza

GUIMARÃES, Pedro Paulo da Motta. A Fisioterapia na Prevenção das Recidivas das Entorses em Inversão do Tornozelo: Estado da Arte. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Bruno Dórea Jaques

GUIMARÃES, Pedro Paulo da Motta. Prevalência de Lombalgia em Praticantes de Musculação em Duas Academias de Salvador, uma com e outra sem Acompanhamento do Fisioterapeuta. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Flávia Rolim de Lima

GUIMARÃES, Pedro Paulo da Motta. Prevalência de Dor no Complexo Articular do Joelho em Corredores Fundistas Integrantes de Clubes de Corrida da Cidade de Salvador. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Gérson Souza de Jesus

GUIMARÃES, Pedro Paulo da Motta. Os Benefícios dos Efeitos Térmicos do Ultra-Som Contínuo na Capsulite adesiva do Ombro na Fase de Descongelamento. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Breno Eric M

GUIMARÃES, Pedro Paulo da Motta. Matos.O fortalecimento Quadricipital na Reabilitação de Pacientes no Pós- Cirúrgico do LCA Realizado com o Ligamento Patelar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Priscila Nogueira de Medeiros Netto

GUIMARÃES, Pedro Paulo da Motta. Reabilitação Cinesioterapêutica Pós-Sutura Meniscal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Ricardo Chagas Abreu

GUIMARÃES, Pedro Paulo da Motta. Incidência de Lesões em Atletas Amadores de Basquete. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Alessandra Rita de Matos

GUIMARÃES, Pedro Paulo da Motta. Mobilizações em Crianças com Pé Torto Congênito. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Rodrigo Medina Lago

GUIMARÃES, Pedro Paulo da Motta. Prevalência de Lesões no Ombro de Praticantes de Musculação em Academias. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Thiago Freire

GUIMARÃES, Pedro Paulo da Motta. Lesões no Complexo Articulador do Tornozelo, em Jogadores da Categoria Juvenil, de uma Agremiação Esportiva da Cidade do Salvador. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador.

GUIMARÃES, Pedro Paulo da Motta. Integrante da Banca Examinadora de Concurso Público de Provas e Títulos para o Magistério Superior - Classe Auxiliar, edital 062/2003, para a Disciplina Fisioterapia em Reumatologia/Estágio Supervisionado em Fisioterapia, no período de 09 a 12 de março. 2004. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

GUIMARÃES, Pedro Paulo da Motta. Componente da Banca Examinadora do Exame de Qualificação do 10º Semestre do Curso de Fisioterapia. 2004. Universidade Católica do Salvador.

GUIMARÃES, Pedro Paulo da Motta. Componente da Banca Examinadora do Exame de Qualificação do 10º Semestre do Curso de Fisioterapia. 2003. Universidade Católica do Salvador.

Orientou

Rodrigo Silva Alves

Condutas Cinesioterapêuticas no Pós-operatório da Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) Utilizando Tendões do Semitendíneo e Grácil; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Pedro Paulo da Motta Guimarães;

Luziane Lima Simões

Incidência de Lesões dos Membros Inferiores, em Jogadores de Futebol, das Categorias Base, de uma Agremiação Desportiva da Cidade de Salvador; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Pedro Paulo da Motta Guimarães;

João Paulo da Mota Lima

Prevalência de Distúrbios Meniscais Sugeridos por Testes Ortopédicos em Atletas Praticantes de Capoeira; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Pedro Paulo da Motta Guimarães;

Clarissa Miriam Coelho Seixas

Falhas Técnicas no Nado Crawl e Suas Influências no Impacto Subacromial; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Pedro Paulo da Motta Guimarães;

Antônio Raphael Teixeira Martins

Prevalência da Lombalgia e Características de Treino em Triatletas na Cidade de Salvador; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Pedro Paulo da Motta Guimarães;

Gildácio de Melo Filho

Atividade Eletromiográfica do Vasto Medial Oblíquo Comparado ao Vasto Lateral e Sua Aplicabilidade na Disfunção Fêmoro-Patelar: Estado da Arte; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Pedro Paulo da Motta Guimarães;

Juliana Câmara Garrido

Prevalência de Epicondilite Lateral em Praticantes de Tênis em uma Academia de Salvador; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Pedro Paulo da Motta Guimarães;

Liliane Rodrigues Souza

A Fisioterapia na Prevenção das Recidivas das Entorses em Inversão do Tornozelo: Estado da Arte; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Pedro Paulo da Motta Guimarães;

Bruno Dórea Jaques

Prevalência de Lombalgia em Praticantes de Musculação em Duas Academias de Salvador, uma com e outra sem Acompanhamento do Fisioterapeuta; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Pedro Paulo da Motta Guimarães;

Flávia Rolim de Lima

Prevalência de Dor no Complexo Articular do Joelho em Corredores Fundistas Integrantes de Clubes de Corrida da Cidade de Salvador; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Pedro Paulo da Motta Guimarães;

Thiago Freire

Lesões no Complexo Articulador do Tornozelo, em Jogadores da Categoria Juvenil, de uma Agremiação Esportiva da Cidade do Salvador; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Pedro Paulo da Motta Guimarães;

Acadêmico Gérson Souza de Jesus

Os Benefícios dos Efeitos Térmicos do Ultra-Som Contínuo na Capsulite adesiva do Ombro na Fase de Descongelamento; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Pedro Paulo da Motta Guimarães;

Histórico profissional

Endereço profissional

  • União Metropolitana de Educação e Cultura, União Metropolitana de Educação e Cultura. , Av. Luiz Tarquinio Pontes, 600, Centro, 42700-000 - Lauro de Freitas, BA - Brasil, Telefone: (71) 33788174, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade Salvador

Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

2009 - Atual

Universidade Salgado de Oliveira

Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

2006 - 2007

União Metropolitana de Educação e Cultura

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 02/2006

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia Desportiva.

2004 - 2010

[Nome removido após solicitação do usuários]

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 08/2004 - 07/2010

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fioterapia Geral, Fisioterapia Aplica à Ortopedia e Traumatologia I., Fisioterapia Desportiva.

2004 - 2006

Instituto Baiano de Ortopedia e Traumatologia

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Profissonal Fisioterapeuta

Atividades

  • 09/2004

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Fisioterapia, .,Serviço realizado, Coordenador do Departamento de Fisioterapia..

2004 - Atual

Centro Universitário da Bahia

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 07/2004

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia Desportiva., Fisioterapia Aplicada à Ortopedia e Traumatologia II., Fisioterapia Aplicada à Ortopedia e Traumatologia I., Fisioterapia Geral I.

2003 - 2004

Universidade Católica do Salvador

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

  • 08/2003

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado Aplicado a Ortopedia e Traumatologia, Estágio Supervisionado em Ortopedia

2003 - Atual

Well Academia

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Profissional Fisioterapeuta, Carga horária: 0

Atividades

  • 05/2003

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Profissional Fisioterapeuta.

2003 - Atual

Podium Academia

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Avaliador Fisioterapeutico, Carga horária: 0

Atividades

  • 05/2003

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Avaliador Fisioterapeutico.

2002 - 2002

Universidade de Ribeirão Preto

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 0

Atividades

  • 03/2002 - 07/2002

    Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, Monitoria.

2002 - 2002

Clínica Terapia da Ação

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 0

Atividades

  • 03/2002 - 08/2002

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Fisioterapeuta.

2001 - 2001

Proteção Médica à Empresa Ltda

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 0

Atividades

  • 04/2001 - 12/2001

    Estágios .,Estágio realizado, Área de Ortotramatologia.