Mario Roberto Guarizi
Possui graduação em Educação Física pelo Instituto Municipal de Ensino Supeiror de Presidente Prudente (1979), graduação em Direito pela Universidade do Oeste Paulista (1994). Frequentou como aluno especial disciplina do mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília, (1996). Obteve o título de mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (Dez/2001). É professor assistente - efetivo/ms2, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCT - Faculdade de Ciência e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente - SP, desde 1988 até a presente data. Desenvolve projetos de Extensão juntamente com alunos orientandos (com e sem bolsas auxílios) em Escola Pública de Pres. Prudente - SP. Possui experiência na área de Educação Física Escolar, com ênfase no Basquetebol, atuando principalmente nos seguintes temas: Basquetebol: iniciação e aperfeiçoamento dos fundamentos técnicos; princípios do treinamento escolar com ênfase no Basquetebol, e, scout/estatística em jogos de Basquetebol. O 1º livro do autor foi publicado pela Editora Fontoura em julho de 2007, intitulado: "Basquetebol: da iniciação ao jogo", ISBN: 978-85-87114-43-3. Cursou como aluno especial as disciplinas de Epistemologia e Ciência; Sistemas Multimídias e Educação à Distância, no programa de Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento - Área - Midia e conhecimento em Educação, na UFSC -Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis), no período de Março a Setembro de 2008.
Cursou no primeiro semestre de 2010 como aluno especial no Programa de Pós Graduação - nível Doutorado em Educação Física da UNICAMP a disciplina: Pedagogia do Esporte.
Informações coletadas do Lattes em 30/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação Física
2000 - 2001
Universidade Federal de Santa Catarina
Orientador: Viktor Shigunov
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: Basquetebol iniciação ensino fundamentos.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física. Setores de atividade: Educação Superior.
Especialização em Desenvolvimento e Motricidade Humana
1991 - 1992
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Orientador: Prof Dr. Afonso Antonio Machado
Aperfeiçoamento em Mestrado - aluno especial
1996 - 1996
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus de Marília
Orientador: Mauro Querubim
Graduação em Educação Física
1977 - 1979
Instituto Municipal de Ensino Supeiror de Presidente Prudente
Formação complementar
2008 - 2008
Acesso às bases de dados e periódicos eletrônicos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Normas de referência e citação. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Informática - Excel avançado 1. (Carga horária: 12h). , Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência.
2008 - 2008
Pós graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimen. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Pós graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimen. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Pós em Engenharia e Gestão do Conhecimento. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Teoria e Prática Pedagógica Em Educação Física/Especialidade: Iniciação Ao Basquetebol.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Participação em eventos
26º Congresso Internacional de Educação Física. Fatores Importantes para a harmonia e organização do jogo de Basquetebol: Violações e sua penalidade.. 2011. (Congresso).
25º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2010. The Intelligence collective in the collective sport. 2010. (Congresso).
25º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2010. Experienced situations take the student teacher training contribution for the P.E. Teacher's education. 2010. (Congresso).
25º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2010 - Curso de Basquetebol. 2010. (Congresso).
IX Fórum de Educação Física dos Países do Mercosul - Apoio FIEP. 2010. (Congresso).
33º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Transferência positiva do passe em benifício do arremesso. 2010. (Simpósio).
VI CONGRESSO CIENTÍFICO LATINO - AMERICANO e VI CONGRESSO CIENTÍFICO BRASILEIRO DA FIEP - PROF. DR. MANOEL JOSÉ GOMES TUBINO, 24º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FIEP 2009 e VI CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DO MERCOSUL. REQUISITES FOR THE TEACHING OF BASKETBALL: SPEED AND AGILITY. 2009. (Congresso).
24º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FIEP 2009. 2009. (Congresso).
32º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Arremesso: Fundamento técnico imprescindível para o êxito no resultado final. 2009. (Simpósio).
O projeto político-pedagógico dos cursos de graduação da UNESP. 2009. (Oficina).
Congresso Mundial de Educação Física - 23º Congresso Internacional de Educação Física FIEP 2008, Congresso de Fisioterapia do Mercosul e V Congresso Brasileiro Científico da FIEP. Iniciação esportiva: Fator positivo para o rendimento escolar. 2008. (Congresso).
2º Fórum de Educação Física Escolar dos países do MERCOSUL. 2008. (Congresso).
23º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FIEP 2008. 2008. (Congresso).
31º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Melhoria do desempenho escolar utilizando-se da iniciação ao Basquetebol. 2008. (Simpósio).
22º Congresso Internacional de Educação Física FIEP 2007, Congresso de Fisioterapia do Mercosul e III Congresso Científico Latino Americano da FIEP. O ensino dos passes no basquetebol como facilitador para o arremesso de frente com uma das mãos. 2007. (Congresso).
1º FÓRUM DE EUDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REALIDADE E PERSPECTIVAS. 2007. (Congresso).
FÓRUM DOS DIRIGENTES DE CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2007. (Congresso).
Congresso Sudamericano FIEP 2007, 12ª Jornada de Educacion Física Del Mercosur y 4º Córdoba Fitness FIEP. Influência do Basquetebol sobre o Rendimento Escolar. 2007. (Congresso).
Congresso Paulista de Educação Física. Desenvolvimento da velocidade concomitante com a iniciação ao basquetebol. 2007. (Congresso).
6º Congresso Brasileiro de Atividade Física & Saúde. Reflexões sobre o rendimento escolar em virtude do desenvolvimento do projeto Bola na Cesta. 2007. (Congresso).
II Simpósio de Educação Física do Oeste Paulista.Velocidade: Base motora para a prática do desporto coletivo. 2007. (Simpósio).
21º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Análise das finais dos jogos abertos do interior (JAI) do estado de São Paulo no período de 1993 a 2002. 2006. (Congresso).
21º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Ansiedade pré competitiva em atletas de basquetebol. 2006. (Congresso).
World Congress of sports and medicine in basketball. Sequência de ensino dos passes como pré-requisito motor para o arremesso de frente com uma das mãos. 2006. (Congresso).
XXIX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE.Treinamento Esportivo X Rendimento Escolar. 2006. (Simpósio).
XXIX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE.BASQUETEBOL: JOGADORAS DO FUTURO. 2006. (Simpósio).
XXIX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE.TREINAMENTO ESPORTIVO X RENDIMENTO ESCOLAR. 2006. (Simpósio).
XXIX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 2006. (Simpósio).
II Fórum de Extensão Universitária da FCT-UNESP.Basquetebol: Jogadoras do Futuro. 2006. (Outra).
IV Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e X Simpósio Paulista de Educação Física. 2005. (Congresso).
II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte e XVIII Semana de Educação Física. II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte e XVIII Semana de Educação Física. 2005. (Congresso).
5º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. 5º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. 2005. (Congresso).
20º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2005, Congresso de Fisioterapia do Mercosul e III Congresso Científico Latino-Americano da FIEP. 20º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2005, Congresso de Fisioterapia do Mercosul e III Congresso Científico Latino-Americano da FIEP. 2005. (Congresso).
Congresso Científico ENAF. Congresso Científico no 38º ENAF. 2005. (Congresso).
5º Congresso Brasileiro de Atividade Física & Saúde. A flexibilidade aperfeiçoada com sessões de alongamento em praticantes de basquetebol. 2005. (Congresso).
Atividade Física e Esporte no Ciclo da Vida.XXVIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 2005. (Simpósio).
Palestra: Fases da vida - uma contribuição para a qualidade de vida nas diferentes faixas etárias. 2005. (Encontro).
Semana de Educação Física do CESUMAR e 3º ENAF/Maringá.Semana de Educação Física do CESUMAR e 3º ENAF/Maringá. 2005. (Encontro).
XVII Semana de Educação Física da UEM e 1º Fórum Internacional de Educação Física, Esportes e Saúde. Educação Física, Esportes e suas múltiplas relações com a saúde. 2004. (Congresso).
Propostas para novos rumos. 8ª Semana da Educação Física. 2004. (Congresso).
XXVII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE.XXVII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 2004. (Simpósio).
CONFERÊNCIA NACIONAL DO ESPORTE.1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DO ESPORTE. 2004. (Encontro).
36º Encontro Nacional de Atividade Física.36º Encontro Nacional de Atividade Física. 2004. (Encontro).
2º ENAF/Maringá.2º ENAF/Maringá. 2004. (Encontro).
Palestra: Relacionamento Interpessoal.Palestra: Relacionamento Interpessoal. 2004. (Encontro).
XI Simpósio de Educação Física e Esporte. Curso Prescrição de exercício e orientação alimentar para adolescentes obesos e não obesos, ministrado pelo Prof. Ms Sérgio Prati, com 30 horas de duração.. 2003. (Congresso).
III Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e IX Simpósio Paulista de Educação Física. III Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e IX Simpósio Paulista de Educação Física, realizado de 30 de abril a 03 de maio de 2003, com 25 horas de duração.. 2003. (Congresso).
1 Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - XVI Semana da Educação Física da Universidade Estadual de Maringá - PR. 1 Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - XVI Semana da Educação Física da Universidade Estadual de Maringá - PR, realizado de 24 a 27 de setembro de 2003. . 2003. (Congresso).
4 Congresso Brasileiro de Atividade Física & Saúde. 4 Congresso Brasileiro de Atividade Física & Saúde, realizado de 20 a 22 de novembro de 2003. . 2003. (Congresso).
ENAF - Atividade Física. ENAF - Atividade Física. 2003. (Congresso).
IV Fórum de Ciências da FCT - Grupos de Pesquisa: Diagnóstico e Perspectivas.IV Fórum de Ciências da FCT - Grupos de Pesquisa: Diagnóstico e Perspectivas, realizado de 15 a 17 de maio de 2003.. 2003. (Simpósio).
XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, realizado de 23 a 25 de outubro de 2003.. 2003. (Simpósio).
I Fórum de Extensão Universitária da FCT-UNESP.I Fórum de Extensão Universitária da FCT-UNESP, realizado de 16 a 17 de outubro de 2003.. 2003. (Simpósio).
I Semana de Educação Física do CESUMAR. I Semana de Educação Física do CESUMAR, realizado de 05 a 08 de novembro de 2002.. 2002. (Congresso).
9º Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa. 9º Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa. 2002. (Congresso).
XXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.XXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, realizado de 10 a 12 de outubro de 2002, com 30 horas de duração.. 2002. (Simpósio).
IV Congresso Paulista de Educação Física. IV Congresso Paulista de Educação Física, realizado de 22 a 25 de junho de 2000, com 12 horas/aula.. 2000. (Congresso).
III Simpósio de Produção e Veiculação do Conhecimento em Educação Física.III Simpósio de Produção e Veiculação do Conhecimento em Educação Física, realizado no dia 25 de maio de 2000, com 10 horas. . 2000. (Simpósio).
XXIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.XXIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, realizado de 05 a 08 de outubro de 2000, com 27 horas de duração.. 2000. (Simpósio).
V Semana de Educação Física. Curso Treinamento Desportivo, ministrado pelo Prof. Dr. Benedito Sérgio Denadai, com 30 horas de duração.. 1999. (Congresso).
Encontro Nacional de Atividade Física.Aperfeiçoamento em Curso de Futebol ( carga horária: 40 hs). 1999. (Encontro).
Palestra Lesões musculares no esporte.Palestra Lesões musculares no esporte, proferida pelo Prof. Dr. Vitalino Dall Pai, durante o Simpósio de Iniciação Científica em Educação Física da FCT/UNESP.. 1999. (Encontro).
Palestra Atividade Física e Recuperação Cerebral.Palestra Atividade Física e Recuperação Cerebral, ministrado pelo Prof. Dr. Avelino Leonardo da Silva, durante o V Simpósio de Iniciação Científica em Educação Física. 1999. (Encontro).
ENAF.Aperceiçoamento em curso de condicionamento físico para não atletas. (carga horária: 40hs). 1998. (Encontro).
ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA.Aperfeiçoamento em curso de jogos recreativos para a iniciação esportiva (carga horária: 40hs).. 1998. (Encontro).
ENCONTRO NACIONAL DE ATIVIDADE FÍSICA.Aperfeiçoamento em curso de escolinhas de esportes (carga horária 40hs).. 1998. (Encontro).
Meeting de Basquetebol. 1998. (Encontro).
Meeting de Basquetebol.Aperfeiçoamento em medidas avaliações e detecção de talentos (carga horária: 10hs).. 1998. (Encontro).
Meeting de Basquetebol.Aperfeiçoamento em Basquetebol escolar. 1998. (Encontro).
I Encontro Nacional de Professores de Basquetebol de Insttituições de Ensino Superior de Educaçãoi Física..I Encontro Nacional de Professores de Basquetebol de Instituições de Ensino Superior de Educação Física.. 1997. (Encontro).
Meeting de Basquetebol.Aperfeiçoamento em organização de exercícios no treinamento ( carga horária: 10hs). 1997. (Encontro).
Encontro nacional de atividade física.Aperfeiçoamento em curso de Basquetebol (carga horária: 30hs). 1997. (Encontro).
Meeting de basquetebol.Aperfeiçoamento em prática do treinamento físico (carga horária: 10hs). 1997. (Encontro).
Meeting de Basquetebol.Aperfeiçoamento em iniciação ao Basquetebol (carga horária: 10hs). 1997. (Encontro).
Meeting de Basquetebol.Curso Jogo de Transição, ministrado pelo Prof. Dr. José Medalha, com 10 horas de duração.. 1997. (Encontro).
Curso para árbitros de futebol.Curso para árbitros de Futebol. 1997. (Encontro).
Meeting de Educação Física.Aperfeiçoamento e aprimoramento dos fundamentos no basquetebol competitivo (carga horária: 20hs). 1997. (Encontro).
Meeting de Basquetebol.Curso Situações especiais do jogo de basquetebol, ministrado pelo Prof. Antonio Carlos Barbosa (carga horária: 10hs).. 1997. (Encontro).
Curso educação física escolar através de uma abordagem desenvolvimentista.Curso educação física escolar através de uma abordagem desenvolvimentista, ministrado pelo Prof. Dino de Aguiar Cintra Filho, com 30 horas/aula.. 1997. (Encontro).
VIII Simpósio de Educação Física e Desporttos do Sul do Brasil.VIII Simpósio de Educação Física e Desportos do Sul do Brasil. 1996. (Simpósio).
Meeting de Basquetebol.Aperfeiçoamento em avaliação física computadorizada (carga horária: 20hs).. 1996. (Encontro).
Encontro para discutir a qualidade em Educação Física e Esportes.Aperfeiçoamento em desenvolvimento motor aplicado à Educação Física Especial (carga horária: 20hs). 1996. (Encontro).
Meeting de Basquetebol.Aperfeiçoamento em Scout via micro (carga horária: 10hs). 1996. (Encontro).
Meeting de basquetebol.Aperfeiçoamento em Basquetebol defensivo (carga horária: 20hs). 1996. (Encontro).
Meeting de basquetebol.Aperfeiçoamento em Basquetebol defensivo (carga horária: 20hs). 1996. (Encontro).
Encontro para discutir a qualidade em educação física e esportes.Aperfeiçoamento em Educação Física Escolar (carga horária: 30hs). 1995. (Encontro).
Encontro para discutir a qualidade em educação física e esportes.Aperfeiçoamento para discutir a qualidade em Educação Física (carga horária: 30 hs). 1995. (Encontro).
Clínica sobre mudanças e novas Padronizações de Mecânica de Arbitragem.Clínica sobre mudanças e novas Padronizações de Mecânica de Arbitragem, realizada nos dias 10 e 11 de março de 1995.. 1995. (Encontro).
IV Encontro para Discutir Qualidade em Educação Física e Esportes.IV Encontro para Discutir Qualidade em Educação Física e Esportes, realizado de 14 a 18 de novembro de 1995.. 1995. (Encontro).
Encontro.Curso de Aperfeiçoamento e Desenvolvimento do Voleibol Básico (carga horária: 12 hs).. 1992. (Encontro).
Clinica de atualização em Basquetebol.Aperfeiçoamento em clinica de atualização em Basquetebol (carga horária: 20hs). 1992. (Encontro).
III Simpósio Paulista de Educação Física.III Simpósio Paulista de Educação Física. 1991. (Simpósio).
Clinica Técnica Internacional.Aperfeiçoamento em clinica técnica internacional em Basquetebol (carga horária: 20hs). 1991. (Encontro).
II Simpósio Paulista de Educação Física.II Simpósio Paulista de Educação Física. 1989. (Simpósio).
Clinica Internacional de Árbitros. 1985. (Encontro).
Curso de Atualização.Curso Aperfeiçoamento e atualização pedagógica na modalidade Handball (carga horária: 20 hs), ministrado pelo Prof. Carlos Roberto Sanches.. 1984. (Encontro).
Curso de Atualização.Aperfeiçoamento em Clinica de Basquetebol. 1984. (Encontro).
Olimpicus Cursos.III Curso de Férias - Aperfeiçoamento e Lazer na Disciplina: Ginástica Especial e Prevenção e Correção da Postura ( carga horária 30hs), ministrado pelo Professor Agenor da Silva.. 1981. (Encontro).
Convenção Nacional de Técnicos.Participação na Convenção Nacional de Técnicos em Basquetebol (carga horária: 70 horas).. 1981. (Encontro).
Olimpicus cursos.III Curso de Férias - Aperfeiçoamento e Lazer na Disciplina: Acampamento e vida em Natureza (carga horária: 20 hs), ministrado pelo Prof. Marino Pedrazzoli (Argentina).. 1981. (Encontro).
I Congresso Estadual de Educação Física e Desporto.. I Congresso Estadual de Educação Física e Desporto.. 1980. (Congresso).
Olimpicus Cursos.Aperfeiçoamento em condicionamento físico geral e específico em educação física ( carga horária: 30 hs). 1980. (Encontro).
Curso de Arbitragem. 1980. (Encontro).
1ª Clínica Internacional Esportiva.1ª Clínica Internacional Esportiva, ministrada pelo Prof. Jack Marcenthalaf, com 36 horas de duração.. 1980. (Encontro).
Curso de Arbitragem em Basquetebol..Curso de Arbitragem em Basquetebol.. 1979. (Encontro).
Projeto Rondon.Aperfeiçoamento em Liderança (carga horária: 20hs). 1973. (Encontro).
Projeto Rondon.Aperfeiçoamento em Psicologia Masculina e Feminina (carga horária: 20hs). 1973. (Encontro).
Curso de atendente de hospital. 1973. (Encontro).
Participação em bancas
Rodrigues, Anderson N.;GUARIZI, M. R.. Estatística e análise de dados em benefício ao basquetebol. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia - FCT - UNESP - Presidente Prudente.
FAVERO, Raquel Fernanda; Souza Mauro Cesar Martins;GUARIZI, M. R.. A efetividade do tribunal de justiça desportivo da liga prudentina de futebol e os campeonatos que a compete. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia - FCT - UNESP - Presidente Prudente.
PEREIRA, R. G. D.;GUARIZI, M. R.. A influência do desporto coletivo no comportamento de alunas em sala de aula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia - FCT - UNESP - Presidente Prudente.
CELOS JUNIOR, J. C.;GUARIZI, M. R.. A influência do desporto coletivo no comportamento de alunas em sala de aula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia - FCT - UNESP - Presidente Prudente.
MOTTA, Giselle de A. B.;GUARIZI, M. R.. Dança: Instrumento de conhecimento corporal e psicológico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciencia e Tecnologia - UNESP.
ALVES, I. C.;GUARIZI, M. R.. Treinamento Esportivo X Rendimento Escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciencia e Tecnologia - UNESP.
MOURA, Sergio Eduardo; SANTOS, Eberti C.;GUARIZI, M. R.. Influência da Maturação biológica no desempenho das habilidades específicas em jovens Futebolistas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciencia e Tecnologia - UNESP.
SANTOS, Eberti C.; MOURA, Sergio Eduardo;GUARIZI, M. R.. Análise do desempenho das habilidades específicas em jovens futebolistas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciencia e Tecnologia - UNESP.
Silva, Juliana M.;GUARIZI, M. R.. Prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças de 09 a 10 anos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciencia e Tecnologia - UNESP.
MOTTA, Giselle de A. B.;GUARIZI, M. R.. Dança: Instrumento de conhecimento corporal e psicológico (projeto). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciencia e Tecnologia - UNESP.
PILON, Rodrigo L.;GUARIZI, M. R.. Influência do professor para a prática de atividade física após ensino fundamental e médio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciencia e Tecnologia - UNESP.
SANTOS, F. T. C. F.;GUARIZI, M. R.. A flexibilidade aperfeiçoada com sessões de alongamento em praticantes de basquetebol. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciencia e Tecnologia - UNESP.
GUARIZI, M. R.. A importância da capacidade motora na iniciação do basquetebol. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.. Análise da evolução das capacidades físicas na iniciação do basquetebol. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.. A influência das capacidades motoras aplicadas ao ensino do futebol em adolescentes nas escolinhas de Presidente Prudente. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.; RONCHI, Fortunato D'antonio. Comparação dos fundamentos técnicos das categorias primeira divisão e livre nos Jogos Abertos do Interior. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.; RONCHI, Fortunato D'antonio. Comparação dos fundamentos técnicos das categorias primeira divisão e livre nos Jogos Abertos do Interior. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
LOURENÇÃO, Aparecido; DELFIM, Gualdemir;GUARIZI, M. R.. Escolinhas de futebol: a difícil arte de ensinar.. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
PERCINOTO, Reinaldo; BERNINI, Antonio Celso;GUARIZI, M. R.. O desempenho dos goleiros de handebol das equipes participantes dos jogos regionais do interior de São Paulo na 7ª Região Esportiva em Assis - 1999. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.; BERNINI, Antonio Celso; DELFIM, Gualdemir. Basquetebol: Quem era mais, o homem ou a mulher?. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.; BERNINI, Antonio Celso; DELFIM, Gualdemir. Basquetebol: Quem era mais, o homem ou a mulher?. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.. Atividade física no desenvolvimento da aptidão física. O que é melhor, correr ou andar?. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.. Identificação dos hábitos de atividade física e dos fatores influentes no desenvolvimento de problemas cardiovasculares em escolares da rede particular de ensino.. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.. Capacidade Física X Habilidade Motora.. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.. Identificação dos hábitos de atividade física e dos fatores influentes no desenvolvimento de problemas cardiovasculares em escolares da rede particular de ensino.. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.. Academias especializadas nas práticas de atividade física - aptidão física voltada para a saúde?. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.. Estudo comparativo de iniciação dos fundamentos básicos do voleibol, saque tipo tênis, através dos métodos de ensino Global e Analítico. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.. Musculação nas academias como meios de educação Física. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.. Estudo comparativo de iniciação dos fundamentos básicos do voleibol, saque tipo tênis, através dos métodos de ensino Global e Analítico. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.. Academias especializadas nas práticas de atividade física - aptidão física voltada para a saúde?. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.. Academias especializadas nas práticas de atividade física - aptidão física voltada para a saúde?. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.. O estudo da distribuição do Hop, Step, Jump e fatores influentes, na prova de salto tripo.. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.. Como a disciplina aplicada na atividade desportiva do Karatê, poderia levar o individuo a diminuir sua agressividade na vida cotidiana?. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.. Atitudes dos idosos frente ao envelhecimento e a busca da atividade física.. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.. Quais os critérios administrativos (planejamento, organização e direção) adotados pelos proprietários de academiass de Presidente Prudente -SP.. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.. A prova de habilidade específica e sua influência na classificação final do vestibular de 1994.. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.. A prática de habilidades físicas na reabilitação de pessoas debilitadas pelo infarto agudo do miocárdio . 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.. Educação Física adaptada: a onde esta você?, apresentado pelo aluno Marcos Roberto Lipphaus Alves, ao Curso de Graduação em Educação Física da FCT/UNESP.. 2003. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.. As causas de lesões no esporte em atletas de saltos e velocidade do atletismo, apresentado pelo aluno Paulo Márcio de A Junqueira, ao Curso de Graduação em Educação Física da FCT/UNESP.. 2003. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.. Aplicação de um programa de iniciação ao basquetebol para crianças, apresentado pela aluna Alan Giuseppe Cunha, ao Curso de Graduação em Educação Física da FCT/UNESP.. 2003. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
CINTRA FILHO, Dino de Aguiar;GUARIZI, M. R.. Estudo sobre a prática pedagógica dos professores de educação física das escolas públicas de 1ª a 4ª série do ensino fundamental de Presidente Prudente, apresentando pelos alunos Carlos Henrique L. Barbosa e Bruno Alberto da Silva, ao Curso de Graduação em Educação Física da FCT/UNESP.. 2002. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.; PERCINOTO, Reinaldo. O nível de conhecimento relacionado as regras do voleibol, apresentando pelo aluno Lucas Francelino da Silva, ao Curso de Graduação em Educação Física da FCT/UNESP.. 2002. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.; RONCHI, Fortunato D'antonio. Comparação dos fundamentos técnicos das categorias primeira divisão e livre nos Jogos Abertos do Interior, apresentado pelos alunos Edmur de Freitas C. Júnior e Marcílio B. dos Santos II. 1999. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.; MASTROIANNI, Edelvira de Castro Quintanilha; MALUF, Arminda Maria. Esporte de alto nível X Atividade física voltada para a saúde, apresentado pelos alunos Gilson Xavier da Silva, Rejane Klebis e Renata Chuba Machado, ao Curso de Graduação em Educação Física da FCT/UNESP. 1999. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
MASTROIANNI, Edelvira de Castro Quintanilha; PESSOA, Silvio;GUARIZI, M. R.. Natação em academias. Relação Professor X Aluno. Expectativas e melhorias, apresentado pelo aluno Wanderley Pinto dos Santos Júnior. 1999. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
LOURENÇÃO, Aparecido; DELFIM, Gualdemir;GUARIZI, M. R.. Treinamento de Goleiro - Iniciação da competição, apresentado pelo aluno Luis Roberto Ramos de Paula, ao Curso de Graduação em Educação Física da FCT/UNESP.. 1999. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
MASTROIANNI, Edelvira de Castro Quintanilha; MALUF, Arminda Maria;GUARIZI, M. R.. A Atividade física em abesos, apresentado pela aluna Ingrid Cristiane Marques Chaves, ao Curso de Graduação em Educação Física da FCT/UNESP.. 1999. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
CINTRA FILHO, Dino de Aguiar; FREITAS JÚNIOR, Ismael Forte;GUARIZI, M. R.. Determinação do nível de sedentarismo através do gasto energético diário: um estudo com mulheres da cidade de Pirapozinho.. 1999. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
DELFIM, Gualdemir;GUARIZI, M. R.; BERNINI, Antonio Celso. Histórico da capoeira e a participação da mulher na capoeira, apresentado pelos alunos Carlos Roberto Mancini e Adriano Antonio de Faria, ao Curso de Graduação em Educação Física da FCT/UNESP.. 1999. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
LOURENÇÃO, Aparecido; DELFIM, Gualdemir;GUARIZI, M. R.. Escolinhas de futebol: a difícil arte de ensinar, apresentado pelo aluno Alexandre Fernando Ferreira, ao Curso de Graduação em Educação Física da FCT/UNESP.. 1998. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
LIMA, Luis André Correia; NETTO JÚNIOR, Jaime;GUARIZI, M. R.. Nós abrimos nossos olhos e ouvidos e recebemos a mídia eletrônica.. 1998. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
PERCINOTO, Reinaldo; BERNINI, Antonio Celso;GUARIZI, M. R.. O desempenho dos goleiros de Handebol das equipes participantes dos Jogos Regionais do Interior de São Paulo na 7ª Região Esportiva em Assis - 1999, apresentado pelo aluno Carlos Mauro Amorin Nunes, ao Curso de Graduação em Educação Física da FCT/UNESP.. 1998. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GUARIZI, M. R.; BERNINI, Antonio Celso; DELFIM, Gualdemir. Basquetebol: Quem era mais, o homem ou a mulher?, apresentado pelos alunos Priscila Gabriel da Rocha e Robson Mantovani, ao Curso de Graduação em Educação Física da FCT/UNESP.. 1997. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Orientou
A estatística em benefício do basquetebol; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia - FCT - UNESP - Presidente Prudente; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
A influência do desporto coletivo no comportamento em sala de aula; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia - FCT - UNESP - Presidente Prudente; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Treinamento esportivo X Rendimento escolar; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
TREINAMENTO ESPORTIVO X RENDIMENTO ESCOLAR; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Influência da maturação biológica no desempenho das habilidades específicas em jovens futebolistas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Dança: Instrumento de conhecimento corporal e psicológico; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciencia e Tecnologia - UNESP; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
A Flexibilidade aperfeiçoada com sessões de alongamento em praticantes de basquetebol; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Influência do professor para a prática de atividade física após o ensino fundamental e médio; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Dança: instrumento de conhecimento corporal e psicológico; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Análise do desempenho das habilidades específicas em jovens futebolistas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
A importância da capacidade motora na iniciação do basquetebol; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Análise da evolução das capacidades físicas na iniciação do basquetebol; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
A influência das capacidades motoras aplicadas ao ensino do futebol em adolescentes nas escolinhas de Presidente Prudente; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
O nível de conhecimento relacionado às regras do Voleibol; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
A ginástica Laboral e a qualidade de vidas das secretárias das Faculdades Integradas "Antônio Eufrásio de Toledo" de Presidente Prudente - SP; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Comparação dos fundamentos técnicos das categorias primeira divisão e livre nos Jogos Abertos do Interior; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Comparação dos fundamentos técnicos das categorias primeira divisão e livre nos Jogos Abertos do Interior; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Quem erra mais, o homem ou a mulher?; 1999; 54 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Quem erra mais, o homem ou a mulher?; 1999; 54 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Erros e acertos de uma final; 1997; 56 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Comparação entre os métodos analíticos e global na iniciação dos primeiros fundamentos do basquetebol; 1997; 53 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Aplicabilidade dos jogos prédesportivos na iniciação; 1996; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Basquetebol: Introdução e organização no Brasil; 1996; 51 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Os motivos que levam a baixa participação das escolas públicas no campeonato escolar de esportes - modalidade de basquetebol - categoria mirim; ; 1996; 49 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Os motivos que levam a baixa participação das escolas públicas no campeonato escolar de esportes - modalidade de basquetebol - categoria mirim; ; 1996; 49 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Projeto Alternativo e Comunitário; 2009; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia - FCT UNESP - Presidente Prudente - SP; , Centro de Integração Empresa Escola; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Programa de Medicina Preventiva; 2009; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia - FCT UNESP - Presidente Prudente - SP; , Unimed de Presidente Prudente; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Treinamento de Musculação; 2009; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia - FCT UNESP - Presidente Prudente - SP; , Centro de Integração Empresa Escola; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Treinamento de Musculação; 2009; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia - FCT UNESP - Presidente Prudente - SP; , Centro de Integração Empresa Escola; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
hidroginástica para a terceira idade e natação para crianças e adolescentes; ; 2009; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia - FCT UNESP - Presidente Prudente - SP; , Instituto Coroados de Aprendizagem e Estágio; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Educação e Inclusão; 2009; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia - FCT UNESP - Presidente Prudente - SP; , Instituto Coroados de Aprendizagem e Estágio; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
BOLA NA CESTA: INICIAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS FUNDAMENTOS TÉCNICOS DA MODALIDADE DE BASQUETEBOL, PARA ESCOLARES DO SEXO FEMININO; 2006; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Faculdade de Ciencia e Tecnologia - UNESP, UNESP; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Bola na Cesta: Iniciação e aperfeiçoamento dos fundamentos técnicos da modalidade de Basquetebol, para escolares do sexo feminino - Sessões de alongamento; 2006; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Faculdade de Ciencia e Tecnologia - UNESP, UNESP; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Basquetebol: Jogadoras do Futuro; 2006; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Faculdade de Ciencia e Tecnologia - UNESP, UNESP; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Projeto Bola na Cesta; 2005; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Educação Física Escolar; 2005; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual Paulista; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Educação Física Escolar; 2005; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Educação Física Escolar; 2005; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Educação Física escolar com ênfase na iniciação ao Basquetebol; 2004; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - FAculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Educação Física Escolar; 2004; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia - FCT UNESP - Presidente Prudente - SP; ; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Educação Física Escolar; 2004; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Faculdade de Ciência e Tecnologia - FCT - UNESP - Presidente Prudente; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Bola na cesta: iniciação dos fundamentos técnicos do basquetebol; ; 2002; 18 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Auxílio Ao Estudante; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Bola na cesta: iniciação dos fundamentos técnicos do basquetebol; ; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Analise dos dados referente aos Jogos Abertos do Interior do Estado de São Paulo de 1998; 1999; 55 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Auxílio Ao Estudante; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Observações através do scout em jogos da equipe infanto juvenil da APEA; ; 1997; 30 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Auxílio Ao Estudante; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Orientou a bolsista durante as atividades desenvolvidas no Programa de Apoio ao Estudante, no período de abril/96 a fevereiro/97; 1997; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Orientou a bolsista durante as atividades desenvolvidas no Programa de Apoio ao Estudante, no período de abril/96 a fevereiro/97; ; 1997; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Erros e acertos de uma final, apresentado ao Curso de Educação Física da FCT/UNESP; ; 1996; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Comparação entre os métodos analítico e global na iniciação dos primeiros fundamentos do Basquetebol, apresentado ao Curso de Educação Física da FCT/UNESP; 1996; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Os motivos que levam a baixa participação das escolas públicas no campeonato escolar de esportes modalidade de Basquetebol - categoria mirim, apresentado ao Curso de Graduação em Educação Física da FCT/UNESP; ; 1995; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Os motivos que levam a baixa participação das escolas públicas no campeonato escolar de esportes modalidade de Basquetebol - categoria mirim, apresentado ao Curso de Graduação em Educação Física da FCT/UNESP; ; 1995; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Aplicabilidade dos jogos pré-desportivos na iniciação esportiva; ; 1995; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Basquetebol: Introdução e organização no Brasil; ; 1995; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Acompanhamento dos treinamentos de arremessos da equipe mirim de basquetebol do Colégio Cristo Rei; ; 1994; 25 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Auxílio Ao Estudante; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Conhecendo o Scout; 1993; 25 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Auxílio Ao Estudante; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Sistemas de Defesa e ataque no Basquetebol; 1993; 30 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Auxílio Ao Estudante; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Iniciação ao Basquetebol - pesquisa bibliográfica; 1992; 20 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Auxílio Ao Estudante; Orientador: Mario Roberto Guarizi;
Produções bibliográficas
-
Almeida ; GUARIZI, M. R. . Different types of marking for zone the futsal. The FIEP Bulletin , v. 81, p. 308-311, 2011.
-
GUARIZI, M. R. ; Polonio . Important factor for basketball initiation. The FIEP Bulletin , v. 81, p. 364-367, 2011.
-
GUARIZI, M. R. ; Polonio . Basketball: transition from defense to attack. The FIEP Bulletin , v. 81, p. 408-411, 2011.
-
GUARIZI, M. R. ; Malheiro . Vivências e experiências no estágio escolar: Contribuições para a formação do professor de Educação Física. The FIEP Bulletin , v. 80, p. 366-369, 2010.
-
GUARIZI, M. R. . The collective Intelligence in the collective sport. The FIEP Bulletin , v. 80, p. 798-901, 2010.
-
GUARIZI, M. R. ; Malheiro . Experienced situations taken during the student teacher training contribution for the P.E. teacher's Educacion. The FIEP Bulletin , v. 80, p. 364-368, 2010.
-
GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos . Requisitos essenciais para o ensino do basquetebol: velocidade e agilidade.. The FIEP Bulletin , v. 79, p. 722-726, 2009.
-
GUARIZI, M. R. . Sporting initiation: positive factor for the school income. The FIEP Bulletin , v. 78, p. 629-632, 2008.
-
GUARIZI, M. R. ; Rodrigues, Anderson N. ; PEREIRA, R. G. D. ; PEREIRA, I. C. M. ; CELOS JUNIOR, J. C. . Abordagens de ensino: O caso do Basquetebol escolar. Anais do Congresso de Iniciação Científica da UNESP , v. 1, p. 50-51, 2008.
-
GUARIZI, M. R. . The teaching of basketball passes as helper for the front throw with one of hands. The FIEP Bulletin , v. 77, p. 77-80, 2007.
-
GUARIZI, M. R. ; ALVES, I. C. . A influência do treinamento esportivo sobre o rendimento escolar - The influence of sportive training on children's progress at school. Revista da Educação Física , v. 18, p. 193-196, 2007.
-
GUARIZI, M. R. ; ALVES, I. C. . Basquetebol: Jogadoras do Futuro. II Fórum de Extensão Universitária da FCT-UNESP , v. 2, p. 179-190, 2006.
-
GUARIZI, M. R. . Contra - ataque. World Basquetebol, São Paulo, v. 3, n.14, p. 31-31, 1997.
-
GUARIZI, M. R. . Contra - ataque. Revista do Basquete, São Paulo, p. 13-13, 1997.
-
GUARIZI, M. R. . Basquetebol - Da iniciação ao Jogo. 1ª. ed. Jundiaí: Editora Fontoura, 2007. v. 2.000. 157p .
-
GUARIZI, M. R. . Educação Física nas séries iniciais: uma necessidade. Jornal O Imparcial, Presdiente Prudente - SP, p. 7 - 7, 07 ago. 2011.
-
GUARIZI, M. R. . Formação desportiva, comportamento e aproveitamento escolar. caderno de esportes, Presidente Prudente - SP, p. 7A - 7A, 07 nov. 2010.
-
GUARIZI, M. R. . Atividade Física, vida diária e cãibra: causas e seus tratamentos. Página de Esportes / Coluna Corpo e movimento, Presidente Prudente - SP, p. 7A - 7A, 03 out. 2010.
-
GUARIZI, M. R. . Participação de Crianças e Adolescentes no esporte. O Imparcial, Presidente Prudente-SP, p. 4 - 4, 13 jun. 2010.
-
GUARIZI, M. R. . Basquetebol: diferenças do andante e do cadeirante. O Imparcial - caderno de esportes, PRESIDENTE PRUDENTE - SP, p. 4 - 4, 04 abr. 2010.
-
GUARIZI, M. R. . A importância do Alongamento para a Flexibilidade. Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 7 - 7, 10 jan. 2010.
-
GUARIZI, M. R. . Profissional de Educação Física: Trabalhar ou exercer a profissão?. Jornal O Imparcial - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 8 - 8, 02 ago. 2009.
-
GUARIZI, M. R. . Turmas de ACD. Jornal OI Imparcial - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 8 - 8, 12 jun. 2009.
-
GUARIZI, M. R. ; SILVA, E. C. B. . O Jiu-Jítsu e a criança. O Imparcial - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 2 - 2, 19 abr. 2009.
-
GUARIZI, M. R. ; PEREIRA, I. C. M. . Flexibilidade e Alongamento em praticantes de basquetebol. O Imparcial - esportes, Presidente Prudente - SP, p. 2 - 2, 12 abr. 2009.
-
GUARIZI, M. R. . Atividade Física: O começa e pára!. Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 2 - 2, 15 mar. 2008.
-
GUARIZI, M. R. . Idade e atividade física ideal. Esportes - coluna corpo e movimento, Presidente Prudente, p. 3 - 3, 24 fev. 2008.
-
GUARIZI, M. R. ; Dutra ; Ameduri . O esporte Educa?. O Imparcial - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 2 - 2, 09 dez. 2007.
-
GUARIZI, M. R. . Reflexões sobre a prática esportiva na infância. O Imparcial - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 2 - 2, 11 nov. 2007.
-
GUARIZI, M. R. ; PEREIRA, R. G. D. . Velocidade: no cotidiano e na ação motora. O Imparcial - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 2 - 2, 17 jun. 2007.
-
GUARIZI, M. R. . Não há educação sem Educação Física. Jornal O Imparcial, Presdidente Prudente- SP, p. 2 - 2, 20 maio 2007.
-
GUARIZI, M. R. . Atividades variadas na Educação Física. Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 2 - 2, 11 fev. 2007.
-
GUARIZI, M. R. . Radicais Livres e a Atividade Física. Jornal O Imparcial, Presidente Prudente - SP, p. 2 - 2, 19 nov. 2006.
-
GUARIZI, M. R. ; GUARIZI, D. D. . O uso do "scout" em benefício do basquetebol. Jornal O Imparcial - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 2 - 2, 01 out. 2006.
-
Monteiro, Leonardo Itmam ; GUARIZI, M. R. ; FREITAS JÚNIOR, Ismael Forte . A ideologia da beleza. Jornal Oeste Notícias - Esportes, Presdiente Prudente - SP, p. 2 - 2, 20 ago. 2006.
-
GUARIZI, M. R. ; GUARIZI, D. D. . Basquetebol Sobre Rodas - Atividade Física Alternativa para Cadeirantes. Jornal Oeste Notícias - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 6 - 6, 27 abr. 2006.
-
GUARIZI, M. R. ; GUARIZI, D. D. . Prática Esportiva e Educação Física Escolar. Jornal Oeste Notícias - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 6 - 6, 20 abr. 2006.
-
GUARIZI, M. R. . Esportes Coletivos: Reflexão sobre Abordagens de Ensino. Jornal Oeste Notícias - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 6 - 6, 06 abr. 2006.
-
GUARIZI, M. R. ; FEDERICI . A dança na Escola. Jornal Oeste Notícias - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 6 - 6, 30 mar. 2006.
-
GUARIZI, M. R. ; GUARIZI, D. D. . Correr ou caminhar?. Jornal Oeste Notícias - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 4 - 4, 23 mar. 2006.
-
GUARIZI, M. R. ; MENICATTI, Maurício . Atividade Física: Roupas?. Jornal Oeste Notícias - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 4 - 4, 16 mar. 2006.
-
GUARIZI, M. R. . Iniciação esportiva: A fácil missão de ensinar Basquetebol. Jornal Oeste Notícias - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 5 - 5, 09 mar. 2006.
-
GUARIZI, M. R. . Líquido indispensável durante os exercícios físicos. Jornal Oeste Notícias - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 7 - 7, 02 mar. 2006.
-
GUARIZI, M. R. ; GONCALVES, C. G. S. . Personal Training: A caminho de uma formação reconhecida. Jornal Oeste Notícias - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 6 - 6, 22 fev. 2006.
-
GUARIZI, M. R. . Educação Física (escolar) Disciplina necessária. Jornal Oeste Notícias - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 6 - 6, 09 fev. 2006.
-
GUARIZI, M. R. . Ensino Superior: Docência, Pesquisa e Extensão. Jornal Oeste Notícias - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 6 - 6, 29 dez. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . Desenvolvimento Motor: O Caso da Corrida. Jornal Oeste Notícias - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 3 - 3, 22 dez. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . O ensino da Educação Física Escolar. Jornal Oeste Notícias - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 7 - 7, 15 dez. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . Basquetebol - Reflexões. Jornal Oeste Notícias - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 3 - 3, 08 dez. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . O ensino do esporte coletivo - abordagem série de exercício.. Jornal Oeste Notícias - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 3 - 3, 01 dez. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . Esporte coletivo na escola. Jornal Oeste Notícias - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 7 - 7, 24 nov. 2005.
-
GUARIZI, M. R. ; MENICATTI, Maurício . Os efeitos do sedentarismo. Jornal Oeste Notícias - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 7 - 7, 17 nov. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . Hidratação e bebidas esportivas: perguntas e respostas. Jornal Oeste Notícias - Esportes, Presidente Prudente - SP, , v. 2, p. 7 - 7, 10 nov. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . Hidratação: Imprescindível durante a atividade física. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente-SP, , v. 2, p. 8 - 8, 04 nov. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . A Importância do Profissional de Educação Física. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente - SP, p. 7 - 7, 20 out. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . Esportes Coletivos - Metodologias de Ensino. Jornal Oeste Notícias, Presdiente Prudente - SP, p. 3 - 3, 13 out. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . A busca pela titulação. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente - SP, p. 7 - 7, 06 out. 2005.
-
GUARIZI, M. R. ; SILVA, A. T. S. E. . Os benefícios da Hidroginástica. Esportes, Presidente Prudente, p. 7 - 7, 29 set. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . A importância da Flexibilidade. Esportes, Presidente Prudente, p. 8 - 8, 22 set. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . Atividade Física no Trabalho - O caso da Ginástica Laboral. Jornal Oeste Notícias - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 5 - 5, 16 set. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . Educação Física Escolar - Prática Esportiva. Jornal Oeste Notícias - Esportes, Presidente Prudente - SP, p. 7 - 7, 08 set. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . Basquetebol sobre rodas - sua história. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente, p. 4.1, 01 set. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . Basquetebol sobre rodas. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente, p. 2.7, 25 ago. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . Esporte coletivo na escola - o caso do basquetebol. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente, p. 2.7, 11 ago. 2005.
-
MENICATTI, Maurício ; GUARIZI, M. R. . O caminho sem volta - esteróides anabolizantes. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente, p. 4.3, 04 ago. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . A importância nutricional no futebol - Mitos e verdades (2). Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente, p. 4.3, 28 jul. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . A importância nutricional no futebol - Mitos e verdades (1). Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente, p. 2.7, 21 jul. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . A importância do desenvolvimento motor. Jornal oeste Notícias, Presidente Prudente, p. 2.7, 14 jul. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . Iniciação esportiva - reflexões. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente, p. 2.7, 07 jul. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . Alimentação e exercício físico. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente - SP, p. 7 - 7, 30 jun. 2005.
-
GUARIZI, M. R. ; MENICATTI, Maurício . Visão Alterada do Corpo. Jornal Oeste Notícias, Presdidente Prudente - SP, p. 2 - 2, 26 jun. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . Iniciação Esportiva para Crianças e Adolescentes. Jornal Oeste notícias, Presidente Prudente - SP, p. 2 - 2, 19 jun. 2005.
-
GUARIZI, M. R. ; MENICATTI, Maurício . A procura de um corpo perfeito. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente - SP, p. 7 - 7, 16 jun. 2005.
-
GUARIZI, M. R. ; MENICATTI, Maurício . Prevenção de Lesões durante a Atividade Física. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente - SP, p. 2 - 2, 05 jun. 2005.
-
GUARIZI, M. R. ; BORTOLATTO, G. P. . Capacidades Físicas importantes para a prática do tênis de campo. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente - SP, p. 2 - 2, 29 maio 2005.
-
GUARIZI, M. R. . Considerações a respeito do Basquetebol. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente - SP, p. 4 - 4, 22 maio 2005.
-
BORTOLATTO, G. P. ; GUARIZI, M. R. . Os benefícios do tênis de campo para a saúde e qualidade de vida. Jornal Regional, Dracena - SP, p. 2 - 2, 10 maio 2005.
-
BOTOLATTO, Guilherme Pedrini ; GUARIZI, M. R. . Os benefícios do Tênis de Campo para a saúde e qualidade de vida. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente, p. 4.3. - 4.3., 24 abr. 2005.
-
BACARIN, D. S. ; FREITAS, D. B. ; GUARIZI, M. R. . Administração Esportiva e Marketing Esportivo. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente, p. 7 - 7, 10 abr. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . A importância e os efeitos do alongamento. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente - SP, p. 2 - 2, 20 mar. 2005.
-
MENICATTI, Maurício ; GUARIZI, M. R. . Perigo no Parque. Jornal Oeste Notícias, Presidente prudente, p. 2 - 2, 13 mar. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . Atividade física: Auxílio e prevençao de osteoporose. Jornal Oeste No´tícias - Esportes., Presidente Prudente- SP., p. 7 - 7, 06 mar. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . Esporte e atividade física: influência da família.. Jornal Oeste No´tícias - Esportes., Presidente Prudente - SP., p. 8 - 8, 26 fev. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . Falta de tempo, a maior desculpa para não fazer atividade física. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente, p. 4.1. - 4.1., 13 fev. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . Ponderação sobre a participação da criança em práticas esportivas. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente, p. 2.7. - 2.7., 09 fev. 2005.
-
GUARIZI, M. R. . Funções e responsabilidades do profissional de educação física. Oeste Notícias, Presidente Prudente, p. 2.7 - 2.7, 11 dez. 2004.
-
GUARIZI, M. R. . Educação Física no ensino fundamental: informações necessárias aos alunos. Oeste Notícias, Presidente Prudente, p. 2.8 - 2.8, 02 dez. 2004.
-
GUARIZI, M. R. ; DUTRA, Vanessa Aparecida da Silva . A importância da ginástica laboral para a saúde dos trabalhadores. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente, , v. 2.7, p. 7 - 7, 20 nov. 2004.
-
GUARIZI, M. R. ; CHRISTÓFARO, Diego . Os benefícios do exercício físico na 3ª idade. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente - SP, , v. 2.7, p. 7 - 7, 11 nov. 2004.
-
GUARIZI, M. R. . Dicas para você melhorar o sono. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente, , v. 2, p. 8 - 8, 30 out. 2004.
-
GUARIZI, M. R. . Base motora para o ensino dos fundamentos técnicos: O caso do Basquetebol.. Jornal Oeste Notícias - Esportes, PRESIDENTE PRUDENTE - SP, , v. 2-8, p. 8 - 8, 13 out. 2004.
-
GUARIZI, M. R. . Reflexões sobre o basquetebol . JORNAL OESTE NOTÍCIAS, PRESIDENTE PRUDENTE -SP, , v. 2.7, p. 2 - 2, 22 set. 2004.
-
GUARIZI, M. R. . Olimpíadas de Atenas: Reflexões. O IMPARCIAL/ ESPORTES, PRESIDENTE PRUDENTE, , v. 2-E, p. 2 - 2, 08 ago. 2004.
-
GUARIZI, M. R. . Práticas Esportivas na Infância: Algumas Considerações. Jornal O Imparcial, Presidente Prudente - SP, , v. 2-E, p. 2 - 2, 27 jun. 2004.
-
GUARIZI, M. R. . Esporte é Saude?. Jornal O Imparcial, Presidente Prudente - SP, p. 3 - 3, 09 maio 2004.
-
GUARIZI, M. R. . Prudente perde na estréia da 2ª fase. O Imparcial, Presidente Prudente - SP, , v. 1, p. 2.E - 2.E, 05 nov. 1997.
-
GUARIZI, M. R. . Dia 12 de outubro, dia do basquetebol. O Imparcial, Presidente Prudente - SP, , v. 1, p. 5 - 5, 12 out. 1997.
-
GUARIZI, M. R. . APEA ganha na estréia do Paulista. Oeste Notícias, Presidente Prudente - SP, , v. 1, p. 2.8 - 2.8, 28 jun. 1996.
-
GUARIZI, M. R. . Basquete de Prudente Vence Rio Claro. Oeste Notícias, Presidente Prudente _ SP, , v. 1, p. 2.8 - 2.8, 18 jun. 1996.
-
GUARIZI, M. R. . Estudantes analizam partida . Oeste Notícias, Presidente Prudente - SP, , v. 1, p. 4 - 4, 28 maio 1996.
-
GUARIZI, M. R. . Dia do esportista. O Imparcial, Presidente Prudente - SP, , v. 1, p. 4 - 4, 18 fev. 1996.
-
GUARIZI, M. R. . Alunos estudam estatística para esportes coletivos . O estado de São Paulo, São Paulo, p. 2 - 2, 14 out. 1995.
-
BACARIN, D. S. ; GUARIZI, M. R. . A influência da Educação Física para os vestibulandos. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente - SP, p. 4 - 4.
-
BORTOLATTO, G. P. ; GUARIZI, M. R. . A importância do Treinamento Polimétrico no Tênis de Campo. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente - SP, p. 2 - 2.
-
GUARIZI, M. R. . Sporting initiation: positive factor for the school income. In: 23º Congresso Internacional de Educação Física FIEP 2007, Congresso de Fisioterapia do Mercosul e V Congresso Brasileiro Científico da FIEP, 2008, Foz do Iguaçu. A ~Educação Física e a sua perspectiva de educação continuada e Cultura da Paz. Fozdo Iguaçu - PR: New World Gráfica, 2008. v. 78. p. 629-632.
-
GUARIZI, M. R. . Iniciação Esportiva: Fator positivo para o rendimento escolar. In: Congresso Mundial de Educação Física - 23º Congresso Internacional de Educação Física FIEP 2008, Congresso de Fisioterapia do Mercosul e V Congresso Brasileiro Científico da FIEP, 2008, Foz do Iguaçu - Pr.. A Educação Física e sua Perspectiva de Educação Continuada e Cultura da Paz. Foz do Iguaçu - Pr.: New Worl Gráfica, 2008. v. 78. p. 629-632.
-
GUARIZI, M. R. . O ensino dos passes no basquetebol como facilitador para o arremesso de frente com uma das mãos. In: 22º Congresso Internacional de Educação Física FIEP 2007, Congresso de Fisioterapia do Mercosul e III Congresso Científico Latino Americano da FIEP, 2007, Foz do Iguaçu. O profissional de Educação Física na América Latina. Foz do Iguaçu: New World Gráfica, 2007. v. 77. p. 77-80.
-
GUARIZI, M. R. ; ALVES, I. C. . Basquetebol: Jogadoras do Futuro. In: II Fórum de Extensão Universitária da FCT-UNESP, 2006, Presidente Prudente - SP. II Fórum de Extensão Universitária da FCT-UNESP. São Paulo: Editora da UNESP, 2006. v. 1. p. 20-24.
-
GUARIZI, M. R. ; PEREIRA, R. G. D. ; CELOS JUNIOR, J. C. . Abordagens de ensino: o caso do basquetebol escolar / Approaches of teaching: the case of the school basketball. In: Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2008, São José dos Campos. Iniciação científica na Universidade, 2008.
-
Ricardo ; GUARIZI, M. R. . Fatores Importantes para a Harmonia e organização do jogo de Basquetebol: Violações e sua penalidade. In: 26º Congresso Internacional de Educação Física, 2011, Foz do iguaçu. FIEP BULLETIN. Foz do iguaçu: New World Gráfica Ltda, 2011. v. 81. p. 011-011.
-
Rampazzi ; Sousa ; GUARIZI, M. R. . A importância das atividades recreativas no desenvolvimento motor de crianças entre 6 a 11 anos de idade.. In: 26º Congresso Internacional de Educação Física, 2011, Foz do Iguaçu. BULLETIN FIEP. Foz do Iguaçu: New World Gráfica Ltda, 2011. v. 81. p. 040-040.
-
Oliveira ; Cayres ; GUARIZI, M. R. . Basquetebol na Escola: caracterização dos tempos rítmicos e giro com bola.. In: 26º Congresso Internacional de Educação Física, 2011, Foz do iguaçu. BULLETIN FIEP. Foz do Iguaçu: New World Gráfica Ltda, 2011. v. 81. p. 050-050.
-
GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos . Transferência positiva do passe em benifício do arremesso. In: 33º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2010, São Paulo. Boas práticas na atividade física e no esporte. São Caetano do Sul: CELAFISCS, 2010. v. 18. p. 249-249.
-
GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos . O ensino dos passes no basquetebol utilizando-se da mídia. In: VI CONGRESSO CIENTÍFICO LATINO - AMERICANO e VI CONGRESSO CIENTÍFICO BRASILEIRO DA FIEP - PROF. DR. MANOEL JOSÉ GOMES TUBINO, 24º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FIEP 2009 e VI CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DO MERCOSUL, 2009. Educação Física, ética, respeito e solidariedade no esforço às diversidades culturais. Foz do Iguaçu - PR - Brasil: New World Gráfica, 2009. v. 79. p. 54-54.
-
GUARIZI, M. R. ; Rodrigues, Anderson N. ; CELOS JUNIOR, J. C. . Lance Livre:Fundamento técnico que influencia no resulttado final.. In: VI CONGRESSO CIENTÍFICO LATINO - AMERICANO e VI CONGRESSO CIENTÍFICO BRASILEIRO DA FIEP - PROF. DR. MANOEL JOSÉ GOMES TUBINO, 24º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FIEP 2009 e VI CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DO MERCOSUL, 2009. Educação Física, ética, respeito e solidariedade no esforço àS DIVERSIDADES CULTURAIS. FOZ DO IGUAÇU - PR - BRASIL: NEW GRÁFICA EDITORA, 2009. v. 79. p. 130-130.
-
GUARIZI, M. R. . Melhoria do desempenho escolar utilizando-se da iniciação ao basquetebol. In: 31º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte - 31th International Symposium on Sports Sciences, 2008, São Paulo. Da Teoria à Prática: Do Fitness ao Alto Rendimento. São Caetano do Sul - SP: CELAFISCS, 2008. v. 16. p. 51-51.
-
GUARIZI, M. R. ; PEREIRA, R. G. D. ; CELOS JUNIOR, J. C. . O desporto coletivo influencia ou não no comportamento em sala de aula?. In: XIIII Simpósio de Educação Física e Esporte - I Congresso Internacional de Educação Física e Lazer, 2008, Presidente Prudente. Perspectivas e possibilidades de atuação profissional, 2008.
-
GUARIZI, M. R. . Influência do Basquetebol sobre o Rendimento Escolar. In: Congreso Sudamericano FIEP 2007 / Undecima Jornada de Educacion Física del Mercosur, 2007, Córdoba-Jesus Maria-Argentina. La Educacion Fisica como componetne prioritario del processo de la Educacion. Córdoba - Argentina: Federacion Internacional de Educacion Física - FIEP, 2007. v. 56. p. 40-40.
-
GUARIZI, M. R. . Deselvolvimento da velocidade concomitante com a iniciação ao Basquetebol. In: Congresso Paulista de Educação Física, 2007, Jundiaí - SP. Atividade Física Escolar. Jundiaí - SP: Editora Fontoura, 2007. v. 1. p. 25-25.
-
GUARIZI, M. R. ; MOURA, S. E. ; ALVES, I. C. ; FAVERO, R. F. . Ansiedade pré-competitiva em atletas de Basquetebol. In: 21º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2005, Congresso de Fisioterapia do Mercosul e III Congresso Brasileiro Científico da FIEP, 2006, Foz do Iguaçu. A Educação Física e o esporte no futuro. Foz do Iguaçu: New World Gráfica, 2006. v. 76. p. 91-91.
-
ALVES, I. C. ; GUARIZI, M. R. . Treinamento Esportivo X Rendimento Escolar. In: XXIX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2006, São Paulo. ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE NO CICLO DA VIDA. São Caetano do Sul - SP: CELAFISCS, 2006. v. I. p. 142-142.
-
MOURA, Sergio Eduardo ; SANTOS, Eberti C. ; GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos . Análise das habilidades específicas, velocidade e agilidade em jovens futebolistas. In: XXIX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2006. A globalização do Esporte e da Atividade Física. São Caetano do Sul - SP: CELAFISCS, 2006. v. I. p. 192-192.
-
GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos . Análise das finais dos jogos abertos do interior (JAI) do estado de São Paulo no período de 1993 a 2002. In: 21º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 2006, FOZ DO IGUAÇU. A EDUCAÇÃO FÍSICA E O ESPORTE NO FUTURO. FOZ DO IGUAÇU: NEW WORLD GRAFICA, 2006. v. 76. p. 60-60.
-
MOURA, Sergio Eduardo ; ALVES, I. C. ; FAVERO, Raquel Fernanda ; GUARIZI, M. R. . Ansiedade pré competitiva em atletas de basquetebol. In: 21º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 2006, Foz do Iguaçu. A Educação Física e o Esporte no Futuro. FOZ DO IGUAÇU: NEW WORLD EDITORA, 2006. v. 76. p. 91-91.
-
GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos ; MARTINS, Joice Tatiana ; MOURA, Sergio Eduardo . Velocidade: Base motora para do Basquetebol. In: 20º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2005, Congresso de Fisioterapia do Mercosul e III Congresso Científico Latino Americano da FIEP:, 2005, Foz do Iguaçu - PR.. FIEP BULLETIN. Foz do Iguaçu: Gráfica Planeta, 2005. v. 75. p. 178-178.
-
GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos ; CARVALHO FILHO, Antonio de Assis ; MOURA, Sergio Eduardo ; FAVERO, Raquel Fernanda . Projeto bola na cesta: iniciação ao basquetebol feminino. In: II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte e XVIII Semana de Educação Física, 2005, Maringá. Caderno de Resumos, 2005. v. 1. p. 150-150.
-
GUARIZI, M. R. ; SANTOS, F. T. C. F. . Os efeitos do alongamento para melhoria da flexibilidade em praticantes de basquetebol. In: Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2005, São Paulo. Atividade física e esporte no ciclo da vida. LONDRINA - PR: MIDIOGRAF - GRÁFICA E EDITORA, 2005. v. 1. p. 256-256.
-
GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos . Requisitos Motores para o Ensino do Basquetebol. In: 38º Encontro Nacional de Atividade Física, 2005, Poços de Caldas. Anais do III Congresso Científico. POÇOS DE CALDAS: ENAF - EVENTOS, 2005. v. 1. p. 103-103.
-
GUARIZI, M. R. ; SANTOS, F. T. C. F. ; BENINI, Luiz Carlos ; FAVERO, Raquel Fernanda ; MOURA, Sergio Eduardo . Sessões de Alongamento em Benefício da Flexibilidade para Praticantes de Basquetebol. In: 3º ENAF Maringá - PR, 2005, Maringá - Pr. 3º ENAF MARINGÁ, 2005. v. 1.
-
GUARIZI, M. R. ; FREITAS, D. B. ; Gisele Cinira da Silva ; Souza, A A B . Análise da Infra-estrutura dos concomínios de Presidente Prudente para a prática de atividades físicas. In: XXVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2005, São Paulo - SP. Atividade Física e Esporte no Ciclo da vida. LONDRINA - PR: MIDIOGRAF - GRÁFICA E EDITORA, 2005. v. 1. p. 291-291.
-
GUARIZI, M. R. . Sequência de passes no basquetebol como pré-requisito motor para o arremesso de frente com uma das mãos.. In: 5º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2005, Florianópolis - SC. Qualidade de vida, atividade física e lazer, 2005. v. 1.
-
GUARIZI, M. R. ; Souza, A A B ; FREITAS, D. B. ; Gisele Cinira da Silva . Análise da infra-estrutura adequada à prática de atividades físicas em prédios e condomínios em Presidente Prudente.. In: 5º Congresso Brasileiro de Atividade Física, 2005, Florianópolis - SC. Qualidade de vida, atividade física e lazer. Florianópolis - SC: Atividade Física e Saúde, 2005. v. 10. p. 90-90.
-
GUARIZI, M. R. ; SANTOS, F. T. C. F. . A flexibilidade aperfeiçoada com sessões de alongamento em praticantes de basquetebol.. In: 5º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2005, Florianópolis. Qualidade de vida, Atividade Física e Lazer. Florianópolis -= SC: Atividade Física e Saúde, 2005. v. 10. p. 197-197.
-
GUARIZI, M. R. ; Q JUNIOR, André Luiz F Ribeiro e Grimar F . A influência das capacidades motoras aplicadas ao ensino do futebol em adolescentes nas escolinhas de Presidente Prudente. In: II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - XVIII Semana de Educação Física da UEM Universidade Estadual de Maringá, 2005, Maringá - PR. Caderno de Resumos, 2005. v. 1.
-
GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos . Agilidade e velocidade: capacidades motoras que influenciam no ensino de basquetebol. In: IV Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e X Simpósio Paulista de Educação Física, 2005, Rio Claro - SP. Educação Física, 2005. v. 1.
-
SANTOS, F. T. C. F. ; GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos ; MOURA, Sergio Eduardo ; FAVERO, Raquel Fernanda . A flexibilidade aperfeiçoada com sessões de alongamento. In: 5º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2005, Florianópolis. Atividade física e saúde. Florianópolis, 2005. v. 1. p. 185-185.
-
GUARIZI, M. R. . A essência do ensino na iniciação dos passes na modalidade de basquetebol para escolares do sexo feminino de 10 a12 anos.. In: ENCONTRO NACIONAL DE ATIVIDADE FÍSICA, 2004, POÇOS DE CALDAS. COMPARTILHAR E VENCER / ANAIS DO EVENTO, 2004. v. 01.
-
GUARIZI, M. R. . Sequências de passes na iniciação ao basquetebol sucedâneos à literatura nacional. In: Semana de educação Física do Cesumar e 2] ENAF / Maringá, 2004, Maringá - PR. Semana de Educação Física do Cesumar e 2º ENAF/maringa, 2004.
-
GUARIZI, M. R. . A essência no ensino dos passes como pré-requisto para o arremesso. In: XVII Semana de Educação Física da UEM e 1º Forum Internacional de Educação Física, Esportes e Saúde., 2004, Maringá - PR. Educação Física, esportes e suas múltiplas relações com a saúde, 2004.
-
GUARIZI, M. R. . O ensino dos passes no basquetebol como pré-requisito motor para o arremesso. In: Simpósio Internacional de ciências do esporte, 2004, São Paulo. Atividdade Física: da ciência básica para a ação efetiva, 2004. v. 1. p. 140-140.
-
GUARIZI, M. R. . A influência das capacidades motoras ao ensino do futebol em adolescentes nas escolinhas de Presidente Prudente. In: 8ª Semana da Educação Física: Propostas para novos rumos, 2004, Presidente Prudente. Anais do evento, 2004.
-
GUARIZI, M. R. . A atuação dos profissionais da Educação Física nas Escolinhas de Futebol.. In: 8ª Semana da Educação Física, 2004, Presidente Prudente - SP. Educação Física Escolar: Propostas para novos rumos.. Presidente Prudente - SP.: Setor de Desenho da F.C.T. Unesp, 2004. v. 1. p. 45-45.
-
GUARIZI, M. R. . A importância da Capacidade Motora na Iniciação ao Basquetebol. In: 8ª Semana da Educação Física, 2004, Presidente Prudente - SP. Edcação Física Escolar: Propostas para novos rumos.. Presidente Prudente - SP: Setor de Desenho da F.C.T. Unesp, 2004. v. 1. p. 46-46.
-
GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos . Análise do jogo em basquetebol: observações de uma década (1993 a 2002). In: XVI Semana da Educação Física da UEM, 2003, Maringá. Anais da XVI Semana da Educação Física da UEM, 2003. v. 16. p. 119-119.
-
GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos . Uma década de erros e acertos (1993 a 2002): análise estatística nas finas dos Jogos Abertos do Interior do Estado de São Paulo- Modalidade de Basquetebol Feminino - 1ª Divisão.. In: XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2003, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2003. v. 26. p. 479-479.
-
GUARIZI, M. R. ; DUTRA, Vanessa Aparecida da Silva . Programa de ginástica laboral: influência direta na qualidade de vida.. In: 4 Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2003, Florianópolis. Anais do 4 Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2003. v. 4. p. 121-121.
-
GUARIZI, M. R. ; DUTRA, Vanessa Aparecida da Silva . Programa de ginástica laboral: influência direta na qualidade de vida.. In: XI Simpósio de Educação Física e Esporte, 2003, Presidente Prudente. Anais do XI Simpósio de Educação Física e Esporte, 2003. v. 11. p. 19-19.
-
GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos . Análise do jogo em basquetebol: observações de uma década (1993 a 2002).. In: XI Simpósio de Educação Física e Esporte, 2003, Presidente Prudente. Anais do XI Simpósio de Educação Física e Esporte, 2003. v. 11. p. 47-47.
-
GUARIZI, M. R. ; MARTINS, Joice Tatiana . Bola na Cesta. . In: XI Simpósio de Educação Física e Esporte, 2003, Presidente Prudente. Anais do XI Simpósio de Educação Física e Esporte, 2003. v. 11. p. 49-49.
-
GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos . O uso do scout e da estatística em benefício do basquetebol.. In: XI Simpósio de Educação Física e Esporte, 2003, Presidente Prudente. Anais do XI Simpósio de Educação Física e Esporte, 2003. v. 11. p. 55-55.
-
GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos . Uma década de erros e acertos (1993 a 2002): análise estatística nas finais dos jogos abertos do interior do estado de São Paulo. Modalidade de basquetebol feminino - 1ª divisão.. In: XI Simpósio de Educação Física e Esporte, 2003, Presidente Prudente. Anais do XI Simpósio de Educação Física e Esporte, 2003. v. 11. p. 57-57.
-
GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos . O uso do Scout e da Estatística em benefício do Basquetebol. In: III Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana, 2003, Rio Claro - SP. XI Simpósio Paulista de Educação Física. RIO CLARO - SP: DIVISA, 2003. v. 9. p. S57-S57.
-
GUARIZI, M. R. . Basquetebol Masculino: Scout oito anos de pesquisa - 1993 a 2000.. In: 9º Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa - Cultura e Contemporaneidade na Educação Física e no Desporto. E agora?, 2002, São Luis. Anais do 9º Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa - Cultura e Contemporaneidade na Educação Física e no Desporto. E agora?. São Luis, 2002. v. 9.
-
GUARIZI, M. R. . Basquetebol feminino: Scout oito anos de pesquisa - 1993 a 2000.. In: XXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte - Novas Fronteiras para o Movimento., 2002, São Paulo. Anais do XXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte - Novas Fronteiras para o Movimento.. São Paulo, 2002. v. 25.
-
GUARIZI, M. R. . Análise dos arremessos de dois e três pontos em finais dos Jogos Abertos do Interior - SP.. In: XV Semana da Educação Física da Universidade Estadual de Maringá - PR. Educação Física e Esportes: Os Novos Desafios da Formação Profissional., 2002, Maringá - PR. Anais da XV Semana da Educação Física da Universidade Estadual de Maringá - PR. Educação Física e Esportes: Os Novos Desafios da Formação Profissional., 2002. v. 15.
-
GUARIZI, M. R. . Análise dos arremessos de dois e três pontos em finais dos Jogos Abertos do Interior - SP.. In: I Semana da Educação Física do Centro de Ensino Superior de Maringá - PR. Educação Física e Esportes: Os Novos Desafios da Formação Profissional., 2002, Maringá - PR. Anais da I Semana da Educação Física do Centro de Ensino Superior de Maringá - PR.. Maringá - PR, 2002. v. 1.
-
GUARIZI, M. R. . Análise de arremessos de dois e três pontos em finais de Jogos Abertos do Interior - SP.. In: X Simpósio de Educação Física e Esportos - Novos rumos para a Educação Física., 2002, Presidente Prudente. Anais do X Simpósio de Educação Física e Esportos - Novos rumos para a Educação Física.. Presidente Prudente - SP, 2002. v. 10.
-
GUARIZI, M. R. . Basquetebol feminino: Scout: oito anos de pesquisa - 1993 a 2000.. In: X Simpósio de Educação Física e Esportos - Novos rumos para a Educação Física., 2002, Presidente Prudente - SP. Anais do X Simpósio de Educação Física e Esportos - Novos rumos para a Educação Física.. Presidente Prudente - SP., 2002. v. 10.
-
GUARIZI, M. R. . Basquetebol Masculino: Scout: oito anos de pesquisa - 1993 à 2000.. In: X Simpósio de Educação Física e Esportos - Novos rumos para a Educação Física., 2002, Presidente Prudente. Anais do X Simpósio de Educação Física e Esportos - Novos rumos para a Educação Física.. Presidente Prudente - SP., 2002. v. 10.
-
GUARIZI, M. R. ; SILVA, W. L. R. ; SHIGUNOV, V. . Scout: instrumento que mostra o motivo da vitória ou derrota de uma equipe em um jogo final.. In: 16º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP/2000, 2001, Foz do Iguaçu. Congresso internacional de Educação Física. Foz do Iguaçu: Editorial Gymnos, 2000. v. 1. p. 123-123.
-
GUARIZI, M. R. ; SHIGUNOV, V. . O jogo final: Interpretações dos dados referente a vitória e à derrota através do scout.. In: II Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e VIII Simpósio Paulista de Educação Física, 2001, Rio Claro. II Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana. Rio Claro, SP: Departamento de Educação Física, UNESP, Rio Claro, 2001. v. 1. p. 68-68.
-
GUARIZI, M. R. ; SHIGUNOV, V. . Explanações sobre a vitória e a derrota através do scout numa final. In: XIV Semana da Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, 2001, Maringá. Educação Física, Esportes e Atividade Física: Perspectivas para o Novo Milênio. Maringá: Departamento de Educação Física - UEM, 2001. v. 1. p. 95-95.
-
GUARIZI, M. R. . Fatores que determinam a vitória e a derrota numa final.. In: III Simpósio de produção e veiculação do conhecimento em Educação Física - Pesquisa em Educação Física: Avanços?, 2000, Florianópolis. III Simpósio de produção e veiculação do conhecimento em Educação Física - Pesquisa em Educação Física: Avanços?. Florianópolis: Editora da UFSC, 2000. v. 1. p. 37-37.
-
GUARIZI, M. R. ; SHIGUNOV, V. . O jogo final de basquetebol feminino nos Jogos Abertos: Reflexões sobre a derrota e a vitória.. In: IV Congresso Paulista de Educação Física, 2000, Jundiaí. IV Congresso Paulista de Educação Física. Jundiaí: Faculdade de Educaçãso Física de Jundiaí, 2000. v. 1. p. 33-33.
-
GUARIZI, M. R. ; SILVA, W. L. R. ; SHIGUNOV, V. . Arremesso de Lance Livre: Fundamento que influencia no resultado final - Free Throw: grounds what influence in the final score.. In: XXIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2000, São Paulo. Atividade física, fitness e esporte. São Paulo, 2000. v. 1. p. 112-112.
-
GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos . O uso do scout e da estatística em benefício do basquetebol.. Motriz (UNESP) , Rio Claro - SP, v. 9, n.1, p. S57, 2003.
-
GUARIZI, M. R. ; SHIGUNOV, V. . Basquetebol: novos procedimentos metodológicos para a iniciação - uma proposta de ensino.. Motrivivência , n.18, p. 103-107, 2002.
-
GUARIZI, M. R. ; SHIGUNOV, V. . O jogo final: interpretação dos dados referente à vitória e à derrota através do scout. Motriz (UNESP) , São Paulo - SP, v. 7, n.1, p. S161-S220, 2001.
-
GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos . O ensino dos passes no basquetebol utilizando-se da mídia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUARIZI, M. R. ; Rodrigues, Anderson N. ; CELOS JUNIOR, J. C. . Lance Livre: fundamento técnico que influencia no resultado final. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos . ESSENTIAL REQUISITES FOR THE TEACHING OF BASKETBALL: SPEED AND AGILITY. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . 32º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte - 35 anos contruindo saúde pela atividade física e o esporte. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GUARIZI, M. R. . Melhoria do desempenho escolar utilizando-se da iniciação ao basquetebol. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PEREIRA, R. G. D. ; GUARIZI, M. R. ; CELOS JUNIOR, J. C. . O DESPORTO COLETIVO INFLUENCIA OU NÃO NO COMPORTAMENTO EM SALA DE AULA?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, I. C. ; GUARIZI, M. R. . A influência do treinamento esportivo sobre o rendimento escolar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, I. C. ; GUARIZI, M. R. . A importância do Treinamento esportivo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUARIZI, M. R. ; ALVES, I. C. ; CELOS JUNIOR, J. C. ; PEREIRA, R. G. D. . O ensino do Basquetebol para meninas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . A Influência do Basquetebol sobre o Rendimento escolar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUARIZI, M. R. ; ALVES, I. C. . A influência do Treinamento esportivo sobre o rendimento escolar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUARIZI, M. R. ; PEREIRA, R. G. D. . Desenvolvimento da Velocidade nas alunas do projeto de extensão: "Bola na Cesta". 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUARIZI, M. R. . O ensino do basquetebol para meninas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos . Desenvolvimento da Velocidade concomitante com a iniciação ao Basquetebol. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUARIZI, M. R. . Reflexões sobre o rendimento escolar em virtude do desenvolvimento do projeto de extensão:"Bola na Cesta".. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUARIZI, M. R. ; PEREIRA, R. G. D. ; Rodrigues, Anderson N. ; BENINI, Luiz Carlos ; Ribeiro, L. Scandelai ; CAMARGO, Maurício M. D. . Velocidade: Base motora para a prática do desporto coletivo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GUARIZI, M. R. . 6º Congresso Brasileiro de Atividade Física & Saúde. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURA, Sergio Eduardo ; SANTOS, Eberti C. ; GUARIZI, M. R. . Análise das habilidades específicas: velocidade e habilidades em jovens futebolistas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALVES, I. C. ; GUARIZI, M. R. . Treinamento Esportivo X Rendimento Escolar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GUARIZI, M. R. . Basquetebol: Jogadoras do futuro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GUARIZI, M. R. ; MOURA, S. E. ; ALVES, I. C. . Ansiedade pré-competitiva em atletas de basquetebol. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos . Análise das finais dos Jogos Abertos do Interior do Estado de São Paulo (JAI) no período de 1993 a 2002. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUARIZI, M. R. . Sequência de ensino dos passes como pré-requisito motor para o arremesso de frente com uma das mãos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUARIZI, M. R. ; PEREIRA, I. C. M. . Desenvolvimento da flexibilidade em praticantes de Basquetebol . 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MOTTA, Giselle de A. B. ; GUARIZI, M. R. . Influência das atividades variadas no processo de envelhcimento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GUARIZI, M. R. ; CELOS JUNIOR, J. C. ; PEREIRA, R. G. D. ; Rodrigues, Anderson N. . Velocidade: Capacidade física importante antes e durante a iniciação ao Basquetebol. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALVES, I. C. ; GUARIZI, M. R. . Treinamento Esportivo X Rendimento Escolar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GUARIZI, M. R. . Sequência de ensino dos passes como pré-requisito motor para o aarremesso de frente com uma das mãos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUARIZI, M. R. . Requisitos motores para o ensino de basquetebol: agilidade e velocidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . Velocidade: base motora para o ensino de basquetebol. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . A influência das capacidades motoras aplicadas ao ensino do futebol em adolescentes nas escolinhas de Presidente Prudente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . Projeto Bola na Cesta: iniciação ao basquetebol feminino. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . Videoconferência: Um olhar sobre o ensino de Educação Física. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUARIZI, M. R. . Agilidade e velocidade: capacidades motoras que influenciam no ensino de basquetebol. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . Videoconferência: Um olhar sobre o ensino de Educação Física. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUARIZI, M. R. . A influência das capacidades motoras ao ensino do futebol em adolescentes nas escolinhas de Presidente Prudente. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . A importância da iniciação ao basquetebol. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . A essência do ensino na iniciação dos passes na modalidade de basquetebol para escolares do sexo feminino de 10 a 12 anos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . Atuação de profissionais da Educação Física nas escolinhas de futebol. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . A essência do ensino dos passes como pré-requisito motor para o arremesso. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . A essência do ensino na iniciação dos passes na modalidade de basquetebol para escolares do sexo feminino de 10 a 12 anos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . Seqüência de passes na iniciação ao basquetebol sucedâneos à literatura nacional. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . O ensino dos passes no basquetebol como pré-requisito motor para o arremesso. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos . Análise do Jogo em Basquetebol: observações de uma década (1993 a 2002).. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos . Uma década de erros e acertos (1993 a 2002): análise estatística nas finais dos Jogos Abertos do Interior do Estado de São Paulo - modalide de basquetebol feminino - 1ª divisão.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos . O uso do scout e da estatística em benefícios do basquetebol.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GUARIZI, M. R. ; BENINI, Luiz Carlos . Programa de ginástica laboral: influência direta na qualidade de vida.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GUARIZI, M. R. ; MARTINS, Joice Tatiana . Bola na cesta.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GUARIZI, M. R. . O uso do scout e da estatística em benefícios do basquetebol.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUARIZI, M. R. . Análise do Jogo em Basquetebol: observações de uma década (1993 a 2002).. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUARIZI, M. R. . A ginástica laboral e a qualidade de vidas das secretarias das Faculdades Integradas Antonio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente - SP. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUARIZI, M. R. . Uma década de erros e acertos (1993 a 2002): análise estatística nas finais dos Jogos Abertos do Interior do Estado de São Paulo - modalide de basquetebol feminino - 1ª divisão.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GUARIZI, M. R. . Programa de ginástica laboral: influência direta na qualidade de vida.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUARIZI, M. R. . Bola na Cesta.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GUARIZI, M. R. . Basquetebol Masculino: Scout oito anos de pesquisa - 1993 à 2000.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . Basquetebol feminino: Scout oito anos de pesquisa - 1993 à 2000.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . Análise dos arremessos de dois e três pontos em finais dos Jogos Abertos do Interior - SP.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . Análise dos arremessos de dois e três pontos em finais dos Jogos Abertos do Interior - SP.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . Análise dos arremessos de dois e três pontos em finais dos Jogos Abertos do Interior - SP.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . Basquetebol feminino: Scout: oito anos de pesquisa - 1993 a 2000.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . Basquetebol Masculino: Scout: oito anos de pesquisa - 1993 à 2000.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . Basquetebol masculino: 'scout'oito anos de pesquisa - 1993 a 2000. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . Scout: instrumento que mostra o motivo da vitória ou derrota de uma equipe em um jogo final.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . O jogo final: interpretações dos dados referente a vitória e a derrota através do scout.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . Explanações sobre a vitória e a derrota através do scout.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . Fatores que determinam a vitória ou a derrota numa final.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . O jogo final de basquetebol feminino nos Jogos Abertos do Interior: Reflexões sobre a vitória e a derrota.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . Arremesso de Lance Livre: Fundamento que influencia no resultado final. . 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUARIZI, M. R. . Basquetebol: Alterações das regras oficiais de basquetebol - 1998 a 2002 - comentários.. Junqueirópolis: Delegacia Regional de Esportes e Recreação de Presidente Prudente, 1999 (Campeonato Colegial de Esportes).
-
GUARIZI, M. R. . Iniciação esportiva - Objetivos. Junqueirópolis: Delegacia Regional de Esportes e Recreação de Presidente Prudente, 1999 (Campeonato Colegial de Esportes).
-
GUARIZI, M. R. . Basquetebol: Fundamentos de iniciação, posição de expectativa ou posição de defesa - Teoria e prática.. Junqueirópolis: Delegacia Regional de Esportes de Presidente Prudente, 1999 (Campeonato Colegial de Esportes).
-
GUARIZI, M. R. . Basquetebol: fundamentos de iniciação - empunhadura e recepção. Teoria e prática.. Junquierópolis: Delegacia Regional de Esportes de Presidente Prudente, 1999 (Campeonato Colegial de Esportes).
-
GUARIZI, M. R. . Iniciação ao Basquetebol: Objetivos.. Itapeva: Coordenadoria de esportes e recreação do Est. de São Paulo., 1999 (Jogos Regionais de Itapeva).
-
GUARIZI, M. R. . Defesa - Tática defensiva. Itapeva: Coordenadoria de esportes e recreação do estado de São Paulo, 1999 (Jogos Regionais de Itapeva).
-
GUARIZI, M. R. . Sistema de defesa individual e suas variações. Itapeva: Coordenadoria de esportes e recreação do Estado de São Paulo, 1999 (Jogos Regionais de Itapeva).
-
GUARIZI, M. R. . Basquetebol: Contra - Ataque. Votuporanga - SP: Coordenadoria de Esportes e Recreação do Est. de São Paulo, 1998 (Boletim dos Jogos Regionais de Votuporanga).
-
GUARIZI, M. R. . Basquetebol: ofensiva de conjunto, tipos de bloqueios ofensivos ou corta luz.. Votuporanga: Coordenadoria de Esportes e Recreação do Est. de São Paulo, 1998 (Boletim dos Jogos Regionais de Votuporanga).
-
GUARIZI, M. R. . Basquetebol: Regras oficiais - comentários - progredir com a bola. Votuporanga - SP: Coordenadoria de Esportes e Recreação do Est. de São Paulo, 1998 (Boletim dos Jogos Regionais de Votuporanga).
-
GUARIZI, M. R. . Contra - Ataque. Bragança Paulista: Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo, 1997 (Boletim dos Jogos Abertos do Interior).
Outras produções
GUARIZI, M. R. . Árbitro de Basquetebol, Atletismo e Natação, durante os IV Jogos Estudantis da Primavera, realizado de 04 a 15 de outubro de 2006.. 2006.
GUARIZI, M. R. . Árbitro de Basquetebol, Atletismo e Natação, durante os IV Jogos Estudantis da Primavera, realizado de 03 a 12 de outubro de 2003. . 2003.
GUARIZI, M. R. . Basquetebol: Novos procedimentos metodológicos para a iniciação - uma proposta de ensino. 2001.
GUARIZI, M. R. . Comparação do desempenho individual durante uma partida de Basquetebol entre jogadores de cidades que disputam a primeira e segunda divisão, por ocasião dos Jogos Abertos do Interior do Estado de São Paulo.. 1995.
GUARIZI, M. R. . Análise do primeiro tempo rítmico e parada em posse de bola no aprendizado da bandeja. Comparação entre os métodos, analítico, global e misto.. 1992.
GUARIZI, M. R. . Avaliador da Avaliação Institucional do Centro Paula Souza. 2009. (Avaliação Institucional).
GUARIZI, M. R. . Avaliação Institucional das ETEs. 2009. (Avaliação Institucional do Centro Paula Souza).
GUARIZI, M. R. . A História do Basquetebol. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GUARIZI, M. R. . Basquetebol: Da iniciação ao Jogo - Procedimentos metodológicos.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GUARIZI, M. R. . Sistema de Avaliação Institucional - ETEs - Escolas Técnicas. 2008. (Avaliação Institucional).
GUARIZI, M. R. . Sistema de Avaliação Institucional nas Faculdades de Tecnologias - FATECs. 2008. (Avaliação Institucional).
GUARIZI, M. R. . Sistema de Avaliação Institucional - ETEs - Escolas Técnicas. 2007. (Avaliação Institucional).
GUARIZI, M. R. . Sistema de Avaliação Institucional. 2006. (Avaliação Institucional).
GUARIZI, M. R. . Educação Física Escolar: Metodologia de ensino para o basquetebol.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GUARIZI, M. R. . Sistema de Avaliação Institucional. 2005. (Avaliação Institucional).
GUARIZI, M. R. . Um olhar sobre o ensino de Educação Física: Transformações, abordagens e estratégias de ensino.. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GUARIZI, M. R. . Sistema de Avaliação Institucional. 2004. (Avaliação Institucional).
GUARIZI, M. R. . Sistema de Avaliação Institucional. 2003. (Avaliação Institucional).
GUARIZI, M. R. . Sistema de Avaliação Institucional. 2002. (Avaliação Institucional).
GUARIZI, M. R. . Sistema de Avaliação Institucional. 2001. (Avaliação Institucional).
GUARIZI, M. R. . Iniciação ao Basquetebol: da iniciação ao jogo.. 1998. .
GUARIZI, M. R. . Orientação técnica em Educação Física na modalidade de Basquetebol, regras, táticas e técnicas, para professores.. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GUARIZI, M. R. . Curso Extensão Cultural, Reciclagem e Reflexões numa Abordagem Pedagógica, Área de Basquetebol.. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GUARIZI, M. R. . Reciclagem na modalidade de basquetebol e atualização das regras oficiais.. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GUARIZI, M. R. . Coordenou a apresentação do trabalho científico de graduação - A prática de habilidades físicas na reabilitação de pessoas debilitadas pelo infarto agudo do miocárdio, apresentado pela aluna Silvia Eliane Binoti e orientado pelo Prof. Edson Bonini.. 1995 (Coordenação na Apresentação de Trabalhos Científicos) .
GUARIZI, M. R. . Coordenou a apresentação do trabalho científico de graduação - O estudo da distribuição do Hop, Step, Jump e fatores influentes, na prova de salto tripo, apresentado pelo aluno Messias José Batista e orientado pelo Professor Dino de Aguiar Cintra Filho.. 1995 (Coordenação na Apresentação de Trabalhos Científicos) .
GUARIZI, M. R. . Coordenou a apresentação do trabalho científico de graduação - Como a disciplina aplicada na atividade desportiva do Karatê, poderia levar o individuo a diminuir sua agressividade na vida cotidiana?, apresentado pela aluna Gildete Maria dos Santos e orientado pelo Professor Gualdemir Delfim.. 1995 (Coordenação na Apresentação de Trabalhos Científicos) .
GUARIZI, M. R. . Coordenou a apresentação do trabalho científico de graduação - Atitudes dos idosos frente ao envelhecimento e a busca da atividade física, apresentado pela aluna Célia Maria Filaz e orientado pelo professor Ismael Fortes Freitas Júnior.. 1995 (Coordenação na Apresentação de Trabalhos Científicos) .
GUARIZI, M. R. . Coordenou a apresentação do trabalho científico de graduação - Quais os critérios administrativos (planejamento, organização e direção) adotados pelos proprietários de academiass de Presidente Prudente -SP, apresentado por Márcio Tadami Hara e orientado pela professora Denise I. P. Albuquerque.. 1995 (Coordenação na Apresentação de Trabalhos Científicos) .
GUARIZI, M. R. . Coordenou a apresentação do trabalho científico de graduação - A prova de habilidade específica e sua influência na classificação final do vestibular de 1994, apresentado pela aluna Andréa dos Santos Carrion e orientado pelo professor Ismael Fortes Freitas Júnior.. 1995 (Coordenação na Apresentação de Trabalhos Científicos) .
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2010
A influência do desporto coletivo sobre o rendimento escolar, Descrição: Muitos professores de outras disciplinas existentes na grade curricular do ensino fundamental, especialmente os de 5ª a 9ª série nos procuram (professores de Educação Física), com a finalidade de auxiliá-los no controle do comprtamento e na melhoria do aproveitamento escolar dos alunos(as). Essa procura por parte dos professores ocorre na tentativa, muitas vezes, de se instaurar alguma penalidade para o aluno (a), nas aulas de Educação Física (o que ele supostamente mais gosta), em decorrência de seu comportamento inadequado em sala de aula, ou mesmo em virtude do baixo rendimento escolar dos alunos. Então, pergunta-se: o desporto coletivo praticado dentro da escola pode auxiliar o rendimento escolar dos alunos (as)?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mario Roberto Guarizi - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física. , Rua Roberto Simonsen, 305, Centro Educacional, 19060-900 - Presidente Prudente, SP - Brasil - Caixa-postal: 957, Telefone: (18) 32215681, Ramal: 27, Fax: (18) 32215681, URL da Homepage:
Experiência profissional
1988 - 2001
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Aprovado em Concurso Público para provimento do cargo de Professor Assistente, Efetivo, em 21 de fevereiro de 2006, com média fina de 8,55. (edital nº 54/2006 FCT) - Proc. FCT - 1368/2005. Publicado no DOE de 23/02/2006, página 95, seção I.
Atividades
-
04/2009
Direção e administração, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
03/2010 - 08/2010
Ensino, Educação Física - Noturno, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração da Educação Física e Esportes
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Educação Física - Matutino, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Educação
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Educação Física - Matutino, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol na Escola
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Educação Física - Matutino, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Curriculares em Basquetebol na Escola
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Educação Física - Matutino, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração da Educação Física e organização de eventos escolares
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Educação Física - Matutino, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Educação Física - Noturno, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol na Escola
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Educação Física - Noturno, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Curriculares em Basquetebol na Escola
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Educação Física - Noturno, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração da Educação Física e organização de eventos escolares
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Educação Física - Noturno, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas do Basquetebol
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Educação Física - Matutino, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol na Escola
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Educação Física - Matutino, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Curriculares de basquetebol na Escola
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Educação Física - Matutino, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado e Prática de Ensino na Educação Física na Educação Infantil e no Ensino Fundamental (1º ao 4ºsérie)
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Educação Física - Matutino, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Princípios e fundamentos do treinamento escolar com ênfase no basquetebol
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Educação Física - Noturno, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol na Escola
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Educação Física - Noturno, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Curriculares em Basquetebol na escola
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Educação Física - Noturno, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado e Prática de Ensino na Educação Física na Educação Infantil e no ensino fundamental (1ª a 5ª série)
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Educação Física - Noturno, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Princípios e fundamentos do treinamento escolar em ênfase no Basquetebol
-
03/2009 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Coordenação do Curso de Educação Física.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Educação Física.
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Educação Física - Matutino, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado e Prática de Ensino de Educação Física no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Educação Física - Matutino, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Educação Física - Matutino, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ginástica Artistica
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Educação Física - Matutino, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas do Basquetebol
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Educação Física - Noturno, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado e Prática de Ensino de Educação Física no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Educação Física - Noturno, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ginástica Artística
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Educação Física - Noturno, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas do Basquetebol
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Educação Física - Matutino, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol na Escola
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Educação Física - Matutino, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Curriculares de Basquetebol na Escola
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Educação Física - Matutino, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Educação Física - Matutino, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas do Basquetebol
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Educação Física - Noturno, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol na Escola
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Educação Física - Noturno, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Curriculares de Basquetebol na Escola
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Educação Física - Noturno, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Educação Física - Noturno, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Basquetebol
-
03/2007 - 12/2007
Ensino, Educação Física - Matutino, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Traballho de Graduação
-
03/2007 - 12/2007
Ensino, Educação Física - Noturno, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Graduação
-
12/2003 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Representante Docente junto ao Conselho do Departamento de Educação Física. Portaria 96/04..
-
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Linhas de pesquisa
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Basquetebol - Diurno - 64 horas
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Basquetebol - Noturno - 64 horas
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol - Diurno - 67 horas
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol - Noturno - 67 horas
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Basquetebol
-
02/2005 - 07/2005
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Admninistração da Educação Física e Esportes
-
02/2005 - 07/2005
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol
-
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Linhas de pesquisa
-
07/2004 - 12/2004
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de recreação (4º ano Noturno)
-
07/2004 - 12/2004
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas do basquetebol (3º ano Noturno e Diurno)
-
02/2004 - 07/2004
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol (2º ano Noturno e Diurno)
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, Bacharelado em Turismo com ênfase em meio ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Ética Profissional
-
07/2003 - 12/2003
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas do Basquetebol, para 40 alunos do 3 Ano do Curso Diurno, com 60 horas/aula., Técnicas do Basquetebol, para 48 alunos do 3 Ano do Curso Noturno, com 60 horas/aula.
-
04/2002 - 11/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Representante Docente junto ao Conselho do Departamento de Educação Física. Portaria 165/02..
-
01/2003 - 06/2003
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol, para 37 alunos do 2 Ano do Curso Diurno, com 67 horas/aula., Basquetebol, para 55 alunos do 2 Ano do Curso Noturno, com 67 horas/aula.
-
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Linhas de pesquisa
-
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Linhas de pesquisa
-
07/2002 - 12/2002
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas do Basquetebol, para 46 alunos do 3 Ano do Curso Diurno, com 64 horas/aula., Técnicas do Basquetebol, para 49 alunos do 3 Ano do Curso Noturno, com 49 horas/aula.
-
10/2002 - 10/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Membro da Comissão para Elaboração de Propostas de Renovação de Reconhecimento do Curso de Educação Física..
-
10/1999 - 10/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Suplente do Representante Docente junto ao Conselho do Departamento de Educação Física. Portaria n. 489/99.
-
01/2002 - 06/2002
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol, para 44 alunos do 2 Ano do Curso Diurno, com 63 horas/aula., Basquetebol, para 58 alunos do 2 Ano do Curso Noturno, com 63 horas/aula.
-
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Linhas de pesquisa
-
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Linhas de pesquisa
-
10/1999 - 10/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Suplente do Representante Docente junto ao Conselho do Departamento de Educação Física da FCT/UNESP..
-
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Linhas de pesquisa
-
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Linhas de pesquisa
-
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Linhas de pesquisa
-
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Linhas de pesquisa
-
07/1999 - 12/1999
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas do Basquetebol, para 51 alunos do 3 Ano do Curso Diurno, com 66 horas/aula., Técnicas do Basquetebol, para 44 alunos do 3 Ano do Curso Noturno, com 66 horas/aula.
-
09/1998 - 09/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários com a finalidade de organizar os Eventos Comemorativos aos 40 anos da FCT. Portaria 397/98..
-
01/1999 - 06/1999
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol, para 49 alunos do 2 Ano do Curso Diurno, com 64 horas/aula., Basquetebol, para 51 alunos do 2 Ano do Curso Noturno, com 64 horas/aula.
-
04/1997 - 04/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Representante do Departamento de Educação Física junto a Comissão para diagnosticar as necessidades da Unidade. Portaria 264/97-raes.
-
03/1997 - 03/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Representante do Departamento de Educação Física junto a Comissão Local de Informática da FCT/UNESP..
-
07/1998 - 12/1998
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas do Basquetebol, para 28 alunos do 3 Ano do Curso Diurno, com 62 horas/aula., Técnicas do Basquetebol, para 46 alunos do 3 Ano do Curso Noturno, com 60 horas/aula., Basquetebol IV (Feminino), para 23 alunas do 4 Termo do Curso Noturno, com 30 horas/aula.
-
01/1998 - 12/1998
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol, para 45 alunos do 2 Ano do Curso Diurno, com 66 horas/aula., Basquetebol, para 55 alunos do 2 Ano do Curso Noturno, com 70 horas/aula.
-
03/1997 - 03/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Membro da Comissão Local de Informática. Portaria 179/97 - raes..
-
03/1997 - 03/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Membro da Comissão para estudar normas de prioridades de recursos financeiros a docentes de Graduação e Pós-Graduação. Portaria 143/97 - raes..
-
01/1997 - 12/1997
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol, para 33 alunos do 2 Ano do Curso Diurno, com 64 horas/aula., Basquetebol, para 48 alunos do 2 Ano do Curso Noturno, com 64 horas/aula., Trabalho de Graduação, para 26 alunos do 4 Ano do Curso Diurno, com 138 horas/aula., Trabalho de Graduação, para 47 alunos do 4 Ano do Curso Noturno, com 138 horas/aula.
-
01/1997 - 06/1997
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas do Basquetebol, para 25 alunos do 3 Ano do Curso Diurno, com 75 horas/aula., Técnicas do Basquetebol, para 37 alunos do 3 Ano do Curso Noturno, com 75 horas/aula.
-
01/1996 - 12/1996
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol, para 35 alunos do 2 Ano do Curso Diurno, com 60 horas/aula., Basquetebol, para 46 alunos do 2 Ano do Curso Noturno, com 60 horas/aula.
-
01/1996 - 06/1996
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas do Basquetebol, para 26 alunos do 3 Ano do Curso Diurno, com 60 horas/aula., Técnicas do Basquetebol, para 47 alunos do 3 Ano do Curso Noturno, com 60 horas/aula.
-
08/1993 - 08/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Membro Suplente junto ao Conselho do Curso de Graduação em Educação Física.
-
01/1995 - 06/1995
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas do Basquetebol, para 35 alunos do 3 Ano do Curso Diurno, com 64 horas/aula., Técnicas do Basquetebol, para 38 alunos do 3 Ano do Curso Noturno, com 67 horas/aula.
-
01/1994 - 06/1994
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas do Basquetebol, para 35 alunos do 3 Ano do Curso Diurno, com 63 horas/aula., Técnicas do Basquetebol, para 38 alunos do 3 Ano do Curso Noturno, com 61 horas/aula.
-
01/1993 - 06/1993
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas do Basquetebol, para 28 alunos do 3 Ano do Curso Diurno, com 74 horas/aula., Técnicas do Basquetebol, para 38 alunos do 3 Ano do Curso Noturno, com 64 horas/aula.
-
08/1992 - 08/1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Membro da Comissão Local designada para consultar a comuniade quanto a escolha do Reitor e Vice-Reitor da UNESP. Portaria 270/92..
-
01/1992 - 06/1992
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas do Basquetebol, para 06 alunos do 3 Ano do Curso Diurno, com 69 horas/aula., Técnicas do Basquetebol, para 29 alunos do 3 Ano do Curso Noturno, com 72 horas/aula.0
-
07/1991 - 12/1991
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol V, para 02 alunos do 5 Termo do Curso Noturno, com 34 horas/aula.
-
08/1991 - 08/1991
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Recepção e Apuração dos Votos para escolha dos Representantes das categorias docente e técnico administrativo junto à Congregação da FCT. Portaria 193/91 - iahs..
-
01/1991 - 06/1991
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas do Basquetebol, para 18 alunos do 3 Ano do Curso Noturno, com 67 horas/aula., Basquetebol V, para 09 alunos do 5 Termo do Curso Noturno, com 36 horas/aula.
-
07/1990 - 12/1990
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol V, para 22 alunos do 5 Termo do Curso Noturno, com 32 horas/aula.
-
08/1990 - 08/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Recepção dos Votos na eleição para composição do Conselho dos Cursos de Graduação. Portaria 194/90 - jrm..
-
01/1990 - 06/1990
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol V - Feminino, para 30 alunas do 5 Termo do Curso Noturno, com 30 horas/aula., Basquetebol V - Masculino, para 29 alunos do 5 Termo do Curso Noturno, com 30 horas/aula.
-
05/1990 - 05/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Divulgação dos Vestibulares de 1990. Portaria 103/90 - clmn..
-
07/1989 - 12/1989
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol V - Feminino, para 22 alunas do 5 Termo do Curso Noturno, com 36 horas/aula., Basquetebol V - Masculino, para 28 alunos do 5 Termo do Curso Noturno, com 36 horas/aula.
-
01/1989 - 06/1989
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol IV - Feminino, para 24 alunas do 4 Termo do Curso Noturno, com 30 horas/aula., Basquetebol IV - Masculino, para 33 alunos do 4 Termo do Curso Noturno, com 30 horas/aula., Basquetebol V - Feminino, para 22 alunas do 5 Termo do Curso Noturno, com 30 horas/aula., Basquetebol V - Masculino, para 29 alunos do 5 Termo do Curso Noturno, com 30 horas/aula.
-
07/1988 - 12/1988
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol IV - Masculino, para 30 alunos do 4 Termo do Curso Noturno, com 32 horas/aula., Basquetebol V - Feminino, para 19 alunas do 5 Termo do Curso Noturno, com 30 horas/aula., Basquetebol V - Masculino, para 21 alunos do 5 Termo do Curso Noturno, com 30 horas/aula.
-
03/1987 - 12/1987
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Basquetebol, Técnicas de Basquetebol
1987 - 1988
Instituto Municipal de Ensino Supeiror de Presidente PrudenteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25
1979 - 1988
Secretaria da Educação do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1979 - 06/1988
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física
-
07/1986 - 07/1986
Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora e Montagem da Equipe de Basquetebol Masculino do Estado de São Paulo, durante os XV Jogos Escolares Brasileiros - Vitória - ES..
1977 - 2000
Sociedade Civil Colégio Cristo ReiVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 28
Atividades
-
02/1977 - 01/2000
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mario Roberto Guarizi e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?