Ana Cesaltina Barbosa Marques

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Comunicação pela UFC (2010), especialista em Antropologia e Mundos Contemporâneos pela Universidade Católica de Brasília (2005) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UFC (2002). Integra o Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia (Grim) e o Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade, ambos da UFC. Assessora de Comunicação na empresa Banco do Nordeste.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Psicologia

2017 - Atual

Universidade Federal do Ceará
Título: Transposição zonas de silêncio de corpos femininos em experiências on-line e off-line: uma análise de relatos autobiográficos,
Orientador: em Brown University ( Keisha-Khan Y. Perry)
com Idilva Maria Pires Germano. Palavras-chave: gênero; redes sociais na internet.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Comunicação

2008 - 2010

Universidade Federal do Ceará
Título: A praça Portugal como lugar: negociações de sentidos em encontros presenciais e mediados pelo computador,Ano de Obtenção: 2010
Ines Silvia Vitorino Sampaio.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Praça Portugal; Comunidades On-line; Lugar; Juventude.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.

Especialização em Antropologia e Mundos Contemporâneos

2004 - 2005

Universidade Católica de Brasília
Título: A decisão pela maternidade - uma audição sobre relações de gênero
Orientador: Ondina Pena Pereira

Graduação em Comunicação Social

1998 - 2002

Universidade Federal do Ceará
Título: O caso do índio Galdino - A angulação da cobertura jornalística do Correio Braziliense
Orientador: Agostinho Gosson

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2005

Programa de Treinamento em Jornalismo. , Empresa Folha da Manhã, FT, Brasil.

2002 - 2002

Jornalismo Político. , Empresa Jornalística O POVO S/A, O POVO, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Curso Básico de Cinema e Vídeo. (Carga horária: 216h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

1997 - 1997

Fotojornalismo. (Carga horária: 45h). , instituto dragão do mar de arte e indústria audiovisual do ceará, IDM, Brasil.

1992 - 1996

Curso de Inglês Regular. (Carga horária: 600h). , Instituto Brasil-Estados Unidos no Ceará, IBEU-CE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MARQUES, Ana Cesaltina Barbosa . VII Simpósio Intrenacional sbre a Juventude Brasileira-JUBRA: Movimentos, experiências, redes e afetos. 2017. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário Nacional de Comunicação Cultura e Cidadania - UFC.Coordenação do GT Comunicação, Infância e Juventude. 2010. (Seminário).

Encontro Internacional de Imagem Contemporânea - UFC.Membro da Comissão Organizadora. 2009. (Encontro).

Encontros Universitários UFC - II Encontro de Pesquisa.Sociabilidade Juvenil entre o Concreto e o Virtual. 2009. (Encontro).

IV Seminário Intermestrandos em Comunicação - ESPM (SP).Sociabilidade Juvenil em Praça Pública: Encontros de Frequentadores da Praça Portugal entre o Concreto e o Virtual. 2009. (Seminário).

XI Congresso Regional de Ciências da Comunicação - INTERCOM. Reflexões acerca da Caracterização de Grupos Identitários entre Territórios Material e Virtual de uma Praça Pública. 2009. (Congresso).

Encontro Internacional de Texto e Cultura - UFC.Política na praça - vivências de uma comunidade entre o concreto e o virtual. 2008. (Encontro).

XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Praça Portugal entre o Material e o Virtual: Espaços para Vivências Políticas. 2008. (Congresso).

VII Semana Universitária - UCB.Debatedor na sessão Mulher, Ciência e Maternidade - Novos Conhecimentos e Perspectivas em Pesquisas sobre Gênero. 2005. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Deborah Caroline Batista Rodrigues

ACIOLY, A. P.;CARVALHO, J. L.MARQUES, Ana Cesaltina Barbosa. Marketing e Orkut: o casamento perfeito. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ana Karolina Cavalcante Assunção

OLIVEIRA, C. T. F. O.; GIFONI, L. R.;MARQUES, Ana Cesaltina Barbosa. A lei do mais fraco: a infância e as Casas de Detenção no flime Pixote. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Fernanda Bôto Paz Aragão

MARQUES, Ana Cesaltina Barbosa; Sampaio, Joiza Angélica do Carmo. Comunicação Organizacional e formação de imagem para o público interno. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Jessica Castelo Branco Bezerra

MARQUES, Ana Cesaltina Barbosa; Bezerra, Tereza Cristina Esmeraldo. Bandas independentes e divulgação musical pela internet. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcia Vidal Nunes

GERMANO, I. M. P.; MENEZES, J. A.; NATHANSON, L. G.; SAMPAIO, I. S. V.;NUNES, M. V.. Quebrando o silêncio: enfrentamentos da violência sexual por meio de testemunhos publicados em sites de redes sociais. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Ricardo Jorge de Lucena Lucas

LUCAS, R. J. L.; GÓSSON, Agostinho; SALGADO, J. R. A.. O Caso do Índio Galdino - a angulação da cobertura jornalística do Correio Braziliense. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Naiara Cunha

Faces do Lixo: análise das notícias do site da prefeitura de Maracanaú; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Sete de Setembro; Orientador: Ana Cesaltina Barbosa Marques;

Fábio de Oliveira

Mall: projeto de revista voltada ao segmento de shoppings em Fortaleza (CE); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Sete de Setembro; Orientador: Ana Cesaltina Barbosa Marques;

HEBELY DA SILVA REBOUCAS

Por que os jornais impressos estão na Internet? - Uma análise comparativa sobre o uso do ciberespaço pelos jornais O Povo e Diário do Nordeste em 2007; 2007; Iniciação Científica - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Ana Cesaltina Barbosa Marques;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Casemiro Silva Neto

As tribos da Praça Portugal nos anos 2000: emo, head banger, otaku e outros grupos, entre o material e o virtual; Início: 2007; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Ines Silvia Vitorino Sampaio

Interações Comunicativas entre o concreto e o virtual; 2010; Dissertação (Mestrado em Comunicacao) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ines Silvia Vitorino Sampaio;

Idilva Maria Pires Germano

Transposição de limites de zonas de segredo relativas aos corpos femininos em experiências on-line e off-line: uma análise de relatos autobiográficos femininos em Fortaleza (CE); Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GERMANO, I. M. P. ; MARQUES, Ana Cesaltina Barbosa . Mulheres, silêncios e os novos feminismos. Revista de Psicologia da UFC , v. 9, p. 129-131, 2018.

  • MARQUES, Ana Cesaltina Barbosa . Apropriar-se da Praça: Uma Disputa de Sentidos de Lugar. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , v. 1, p. 1-14, 2017.

  • MARQUES, Ana Cesaltina Barbosa . Hashtag Medo: Uma Análise das Tensões Experimentadas por Meninas no Uso da Internet em Fortaleza, CE. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , v. I, p. http://portalin, 2016.

  • MARQUES, Ana Cesaltina Barbosa . Memórias de um Lugar: meios de comunicação como suportes para registros de discursos que fundam o lugar praça Portugal. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , v. I, p. http://www.inte, 2012.

  • MARQUES, Ana Cesaltina Barbosa . A praça Portugal como espaço, território ou lugar: buscando marcadores teóricos numa pesquisa de caráter etnográfico. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , v. I, p. http://www.inte, 2011.

  • MARQUES, Ana Cesaltina Barbosa . Praça Portugal entre o Material e o Virtual: Espaços para Vivências Políticas. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , v. I, p. http://www.inte, 2008.

  • MARQUES, Ana Cesaltina Barbosa . O Lugar da Sanfona. Revista de Ciências Sociais (Fortaleza) , v. 38, p. 115-116, 2007.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARQUES, Ana Cesaltina Barbosa . Debates O Povo - Assédio a crianças e adolescentes nas redes sociais. 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS FEMININAS E ATIVISMO DIGITAL: UMA ANÁLISE DA CAMPANHA #PRIMEIROASSEDIO, Descrição: Descrição: A importância das tecnologias digitais de informação e comunicação para a articulação dos movimentos feministas e de mulheres no mundo, e mais recentemente no Brasil, tem sido reconhecida na literatura acadêmica especializada e na grande mídia, diante da disseminação de campanhas e outras formas de mobilização orquestradas por indivíduos e grupos nos sites de redes sociais. É o caso da campanha Primeiro Assédio (2016), desenvolvida pelo coletivo feminista Think Olga, cujo objetivo é empoderar mulheres por meio da informação [http://thinkolga.com ; facebook.com/thinkolga; twitter.com/thinkolga]. Ao convocar usuárias de redes sociais a revelarem suas primeiras experiências em que foram sexualmente assediadas, a campanha rapidamente se alastrou contando com a adesão de milhares de mulheres que contaram suas histórias de vitimização nesses espaços, rompendo com uma norma tácita de silêncio em torno desses tipos de violência. A imensa participação pública em resposta à convocação de sua idealizadora sugere que essa campanha e outras de teor semelhante no ambiente digital representam importante estratégia de empoderamento e engajamento de mulheres vitimizadas, além de um espaço para alguns homens darem seu testemunho na condição de agressores arrependidos ou de apoiadores solidários à causa. Este projeto endereça o poder das redes sociais para provocar empatia e mobilizar mulheres não formalmente engajadas em movimentos sociais e a força dos relatos autobiográficos e testemunhos como mola propulsora desse engajamento. Mediante Análise de Redes Sociais (Recuero, 2012), objetiva-se analisar as dinâmicas conversacionais em torno da campanha a fim de compreender como a conversação em rede em sites como Facebook e Twitter favorece o ativismo feminino on-line, como os testemunhos pessoais contribuem para a adesão às postagens e para o envolvimento com a campanha, bem como para sua rápida disseminação no ambiente virtual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Cesaltina Barbosa Marques - Coordenador / Idilva Maria Pires Germano - Integrante / Natalia Vieira de Melo - Integrante.

  • 2005 - 2007

    As Ciências Humanas e a Saúde: Religião e Ética, Descrição: Investigação das relações entre as ciências humanas e a saúde, focando a divergência/convergência entre a racionalidade médica e as racionalidades mítico-religiosas dos usuários da Unidade de Saúde Sagrada Família, da UCB. Essa investigação se dará através do mapeamento de crenças e valores religiosos, assim como da sua presença nas representações e práticas terapêuticas populares sobre o corpo, a saúde e a doença, estabelecendo-se como alteridade ao discurso médico dominante.De posse desse mapeamento, procurar-se-á constituir diretrizes no campo da ética, que subsidiem a formação de profissionais da saúde, a fim de contribuir para que estes se tornem capazes de reconhecer a diversidade e a legitimidade dessas referências culturais na promoção do bem-estar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ana Cesaltina Barbosa Marques - Integrante / PEREIRA, Ondina Pena - Coordenador / ALMEIDA, Tânia Mara C. de - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Superintendência de Marketing e Comunicação. , Avenida Doutor Silas Munguba, 5700, Aldeota, 60150165 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 32993043, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Banco do Nordeste do Brasil

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação Social, Carga horária: 30

2011 - 2013

Faculdade Sete de Setembro

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior

Outras informações:
Ministra as disciplinas: Teorias da Comunicação I; Comunicação Digital; Teorias do Jornalismo; Jornalismo Especializado; Ética e Legislação em Jornalismo.

2013 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Pesquisador voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador voluntário, Carga horária: 4

Outras informações:
Pesquisadora voluntária nos seguintes projetos de pesquisa: - Projeto TIC Kids Online Brasil-Portugal (2013-2016) - Crianças e Adolescentes na Internet: riscos e potencialidades (2012-2014)

2007 - 2008

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Contratação Temporária, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação como professora substituta na Universidade Federal do Ceará, ministrando disciplinas nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Entre as disciplinas ministradas estiveram: - Introdução à Comunicação - Teorias da Comunicação - Cibercultura

Atividades

  • 03/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Humanidades, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2008 - 08/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Cultura e Arte da UFC, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2007 - 02/2008

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cibercultura, Ética e Legislação para o Jornalismo, Introdução à Comunicação, Jornalismo na Internet, Toeria da Comunicação I

  • 03/2007 - 10/2007

    Serviços técnicos especializados , Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional, .,Serviço realizado, Repórter da revista Universidade Pública - Números 36, 37, 38, 39.

2005 - 2005

Universidade Católica de Brasília

Vínculo: Pesquisador voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador voluntário, Carga horária: 4

Outras informações:
Participação na pesquisa: As ciências humanas e a saúde: religião e ética Descrição: Investigação das relações entre as ciências humanas e a saúde, focando a divergência/convergência entre a racionalidade médica e as racionalidades mítico-religiosas dos usuários da Unidade de Saúde Sagrada Família, da UCB. Essa investigação se dará através do mapeamento de crenças e valores religiosos, assim como da sua presença nas representações e práticas terapêuticas populares sobre o corpo, a saúde e a doença, estabelecendo-se como alteridade ao discurso médico dominante.De posse desse mapeamento, procurar-se-á constituir diretrizes no campo da ética, que subsidiem a formação de profissionais da saúde, a fim de contribuir para que estes se tornem capazes de reconhecer a diversidade e a legitimidade dessas referências culturais na promoção do bem-estar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ondina Pena Pereira - Coordenador / José Jorge de Carvalho - Integrante / Tânia Mara C de Almeida - Integrante / Thalyta de Queiroz Pinto - Integrante / Elissandra Leão Silva - Integrante / Júlia Costa Muza - Integrante / Júlia Simões Zamboni - Integrante / Ligia Fonseca Bias - Integrante / Leila Maria Lobo de Albuquerque - Integrante / José Bizerril Neto - Integrante / Sonia Azevedo Batista - Integrante / Carolina Gonçalves - Integrante / Flávia Regina Agra - Integrante / Ana Cesaltina Brbosa Marques - Integrante. Financiador(es): Universidade Católica de Brasília - Remuneração.

2004 - 2005

Ministério da Saúde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2004

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Executiva, Fundo Nacional de Saúde.,Serviço realizado, Assessoria de comunicação para público interno e externo..

2003 - 2004

Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2003 - 12/2003

    Serviços técnicos especializados , Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, .,Serviço realizado, Exercício de atividade como jornalista profissional..

2006 - 2006

Empresa Folha da Manhã

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Repóter, Carga horária: 40

2003 - 2003

Empresa Jornalística O Povo

Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 25

2003 - 2003

Empresa Jornalística O Povo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 25

2002 - 2002

Empresa Jornalística O Povo

Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 25

Atividades

  • 04/2003 - 09/2003

    Serviços técnicos especializados , Redação, .,Serviço realizado, Repórter.

  • 03/2003 - 03/2003

    Serviços técnicos especializados , Redação, .,Serviço realizado, Repórter.

  • 06/2002 - 12/2002

    Serviços técnicos especializados , Redação, .,Serviço realizado, Repórter.

  • 04/2002 - 05/2002

    Estágios , Empresa Jornalística O Povo, .,Estágio realizado, Estágio como repórter.