Gladir da Silva Cabral

Possui graduação em Letras pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (1991), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense, no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Inglesa e Norte-Americana, mas atua também na área de Teoria Literária e no Mestrado em Educação. Desenvolve pesquisa principalmente nos seguintes temas: educação e identidade cultural, literatura, linguagem e escrita de si. Já foi presidente do Conselho Editorial da Unesc (2000-2010). Está ligado ao Imaginative Education Research Group (IERG), com sede em Vancouver, no Canadá, e ligações com pesquisadores de vários países. Participa também do Littera: Correlações entre Cultura, Processamento e Ensino: a Linguagem em Foco, grupo de pesquisa inscrito no Diretório de Grupos do CNPq. Parecerista da revista International Journal of Education Through Art, uma revista interdisciplinar publicada em Bristol (UK) focada na intersecção entre educação e arte. É membro do Comitê Gestor do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, da Unesc.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários

1996 - 2000

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Blood and Stone on Stage: Peter Shaffer's Tragic Plays
Orientador: Profa Dra. Bernadete Pasold
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Peter Shaffer; Drama; Tragedy; English drama.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários

1992 - 1996

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Death in the Poetry of Dylan Thomas,Ano de Obtenção: 1996
Orientador: Profa Dra. Bernadete Pasold
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Dylan Thomas; death; Poetry.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Graduação em Letras

1987 - 1991

Universidade do Extremo Sul Catarinense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Literatura Inglesa e Norte Americana.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Inglesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Poesia Contemporânea.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CABRAL, G. S. . III SELEP - Seminário de Leitura e Produção Textual. 2014. (Outro).

CECHINEL, A. ; CABRAL, G. S. . Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Perspectivas Contemporâneas. 2014. (Congresso).

CABRAL, G. S. ; RABELO, Giani ; COSTA, M. O. ; CAROLA, Carlos Renato ; BACK, Angela Cristina Di Palma Back . II Seminário da Linha de Pesquisa Educação, Linguagem e Memória: Linguagem e Sociedade. 2012. (Outro).

CABRAL, G. S. . Sistema Educacional Zankov para o Ensino Fundamental. 2011. (Outro).

BACK, Angela Cristina Di Palma. ; CABRAL, G. S. ; RABELO, Giani ; COSTA, M. O. . I Seminário de Pesquisa da Linha Educação, Linguagem e Memória do PPGE da Unesc. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd.PPGE Unesc. 2012. (Encontro).

II Seminário da Linha de Pesquisa Educação, Linguagem e Memória: Linguagem e Sociedade.Educação e identidade cultural: experiência de acadêmicos angolanos na Unesc. 2012. (Seminário).

II Seminário da Linha de Pesquisa Educação, Linguagem e Memória: Linguagem e Sociedade.Identidade e alteridade em Amadeus, de Peter Shaffer. 2012. (Seminário).

II Seminário da Linha de Pesquisa Educação, Linguagem e Memória: Linguagem e Sociedade.A representação da infância no teatro infantil brasileiro: uma análise da peça A Menina e o Vento, de Maria Clara Machado. 2012. (Seminário).

Introdução à Facilitação de Grupos Efetivos. 2012. (Oficina).

IX Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da Região SUL (Forpred Sul).PPGE Unesc. 2012. (Encontro).

Semana Integrada Arte, Memória e História: a semana de 1922 no Brasil.Comunicações Orais. 2012. (Simpósio).

Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da Área de Educação.Apresentação do PPGE da Unesc. 2012. (Seminário).

Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul.Decisões e encaminhamentos da ANPEd Sul de 2012. 2011. (Encontro).

Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPRED0. 2011. (Encontro).

Reunião do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação. 2011. (Simpósio).

XII Semana de Estudos Históricos e XI Ciclo de Ensino do Curso de Letras: História e Licenciatura.Identidade em obras de literatura inglesa e norte-americana. 2011. (Simpósio).

XII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguísticaas.Traços do protestantismo na poesia de Dylan Thomas. 2011. (Simpósio).

Aula Inaugural do Curso de Secretariado Executivo da Unesc.Leitura: um desafio ao diálogo e à imaginação. 2010. (Outra).

I Seminário de Pesquisa da Linha Educação, Linguagem e Memória.Infância, arte e museu. 2010. (Seminário).

I Seminário de Pesquisa da Linha Educação, Linguagem e Memória. 2010. (Seminário).

I Seminário de Pesquisa da Linha Educação, Linguagem e Memória.Cultura escolar e Catecismo: pecados contra o primeiro mandamento da Igreja - incentivo à missa no educandário Manoel Gomes Baltazar, Maracajá - SC (1956). 2010. (Seminário).

I Seminário de Pesquisa da Linha Educação, Linguagem e Memória.História, Narração e Literatura: um diálogo presente em obras da coleção biblioteca da escola. 2010. (Seminário).

XVIII Curso de Editoração Científica. 2010. (Outra).

I Encontro dos Núcleos Paraná e Santa Catarina do GT História das Religiões e das Religiosidades - ANPUH.A relação do corpo com a experiência da finitude. 2009. (Encontro).

III Simpósio Internacional e VI Fórum Nacional de Educação da Ulbra.Currículo e identidade católica na escola de educação básica Manoel Gomes Baltazar, Maracajá - SC (1959-1976): disputas mercadológicas. 2009. (Simpósio).

III Simpósio Internacional e VI Fórum Nacional de Educação da Ulbra.O fenômeno da diáspora e a identidade cultural dos acadêmicos angolanos em Criciúma (SC). 2009. (Simpósio).

III Simpósio Internacional e VI Fórum Nacional de Educação da Ulbra.Trajetória de uma educadora afro-descendente no sul de Santa Catarina. 2009. (Simpósio).

Seminários Temáticos do Grupo Littera. 2009. (Seminário).

V Seminário Educação, Imaginação e Linguagens Artístico-Culturais.Museu e Educação Estética. 2009. (Seminário).

1st Summer Institute on Imaginative Education: Achieving Educational Goals with Imagination.Imagination and teachers formation: the experience at the Museum of Childhood. 2008. (Simpósio).

I Congresso de Humanidades, Ciências e Educação - Universidade: articulando ciência e educação. Música popular Brasileira e identidade cultural: a contribuição de Chico Buarque de Hollanda. 2008. (Congresso).

II Ciclo de Estudos do Grupo de Pesquisa Identitare: Investigação em Identidades e Educação.II Ciclo de Estudos do Grupo Identitare: Investigação em Identidades e Educação. 2008. (Encontro).

IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares. GT 3B - Currículo, Diferenças e Identidades. 2008. (Congresso).

IV Seminário Educação, Imaginação e as Linguagens Artístico-Culturais.mediador da mesa-redonda Literatura e poética na escola e Quem conta um conto, aumenta um ponto. 2008. (Seminário).

IX Ciclo de Ensino do curso de Letras. Literatura em cena: Machado de Assis.A modernidade na obra de Machado. 2008. (Simpósio).

Seminários Temáticos do Grupo Littera. 2008. (Seminário).

VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.Um sítio se faz com crianças e com livros: livro, leitura e relações de poder em Monteiro Lobato. 2008. (Seminário).

5th International Conference on Imagination and Education. Imaginative Education: Provoking Excellence Across the Curriculum.Monteiro Lobato: literature and the imaginative curriculum. 2007. (Simpósio).

Consulta Nacional da FTL - Fraternidade Teológica Latino-Americana 2007.Música cristã contemporânea e cultura brasileira. 2007. (Seminário).

III Semana Acadêmica de Psicologia.A construção da subjetividade e os desafios da psicologia no mundo contemporâneo. 2007. (Seminário).

III Seminário Educação, Imaginação e Linguagens Artístico-Culturais.Formação estética e subjetividade. 2007. (Seminário).

I Seminário de Educação a Distância.Identidade e Multiculturalismo. 2007. (Seminário).

V Seminário Memória, Ciência e Arte: razão e sensibilidade na produção do conhecimento.O gênero autobiográfico e a representação da infância na literatura: Minha Vida de Menina, Infância e Os Bichos que Tive. 2007. (Seminário).

4th Imaginative Conference on Imagination and Education.Conceptions of childhood and imagination: The Nutty Boy, the book and the film. 2006. (Simpósio).

Ciclo de Palestras: Museu, educação e cultura em debate.O Museu da Infância da Unesc. 2006. (Outra).

I Imaginative Education Research Symposium.A place for childhood, language, and memory. 2006. (Seminário).

II Seminário Educação, Imaginação e Linguagens Artístico-Culturais e III Seminário Arte e Educação.O que é o Research Network on Imagination and Education On-line Resource Center. 2006. (Seminário).

II Seminário Educação, Imaginação e Linguagens Artístico-Culturais e III Seminário Arte e Educação.Concepções de Infância e Imaginação: Menino Maluquinho, o livro e o filme. 2006. (Seminário).

VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul. 2006. (Seminário).

VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul.A identidade cultural latino-americana moderna em Violeta Parra. 2006. (Seminário).

VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação.Constituição de identidades e alteridades em livros didáticos de inglês do ensino médio. 2006. (Seminário).

II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão e V Seminário de Iniciação Científica.Coordenador de mesas de debate: II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e V Seminário de Iniciação Científica. 2005. (Seminário).

I Seminário Educação, Imaginação e as Linguagens Artístico-Culturais.Educação, imaginação e as linguagens artístico-culturais: questões poéticas. 2005. (Seminário).

I Seminário Educação, Imaginação e as LInguagens Artístico-culturais.Imaginação e construção de identidade na obra de Monterio Lobato. 2005. (Seminário).

IV Congresso de Língua e Literatura e I ECLIJ.Literatura contemporânea de língua inglesa. 2004. (Oficina).

55 Reunião Anual da SBPC - UFPE. Reflexão-ação sobre a prática docente e o livro didático. 2003. (Congresso).

II Fórum Regional de Educação - Ulbra.Livro didático: abordagem interdisciplinar. 2003. (Seminário).

Seminário dos Grupos de Pesquisa ACAFE. 2003. (Seminário).

Seminário dos Grupos de Pesquisa ACAFE.Grupo de Pesquisa Consolidado em Educação. 2003. (Seminário).

II Semana Teológica do 3. Milênio.II Semana Teológica do 3. Milênio. 2002. (Seminário).

I Simpósio Sul-Brasileiro de Editoração Científica (I SISBEC).I Simpósio Sul-Brasileiro de Editoração Científica (I SISBEC). 2002. (Simpósio).

.Exposição fotográfica e lançamento CD Amigos de Jesus. 2001. (Outra).

Cantos pela Paz.Apresentação artística Cantos pela Paz. 2001. (Outra).

Ciclo de Palestras, Língua e Ensino.Ciclo de Palestras, Língua e Ensino. 2001. (Encontro).

II Feira Comunitária da UNESC.II Feira Comunitária da UNESC. 2001. (Outra).

XVIII Semana Literária.Renascença. 2001. (Simpósio).

Tenth International Conference of Science. Tenth International Conference of Science Editors. 2000. (Congresso).

V Seminário de Pedagogia: Avaliação no Processo Ensino-Aprendizagem.V Seminário de Pedagogia: Avaliação no Processo Ensino-Aprendizagem. 1996. (Seminário).

II Instituto de Pastores.II Instituto de Pastores: Profetas e Pregação. 1995. (Simpósio).

I Seminário de Pesquisa: A desmistificação da pesquisa.I Seminário de Pesquisa: A Desmistificação da Pesquisa. 1994. (Seminário).

Shakespeare, Culture and Critical Theory.Curso: Shakespeare, Culture and Critical Theory. 1992. (Outra).

IX Semana Literária.IX Semana Literária. 1991. (Simpósio).

Festival Mundial de Publicidade de Gramado.Festival Mundial de Publicidade de Gramado. 1989. (Seminário).

VI Semana Literária. VI Semana Literária. 1988. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Samuel Cardoso

CECHINEL, A.; CARVALHO, Richarles Souza de; ROSA, V. L.;CABRAL, G. S.. Contribuições da literatura para uma educação menor: notas sobre a obra de Guimarães Rosa. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Thayse da Costa Machado

DEBUS, E. S. D.; LAFFIN, M. H. L.; SILVA, R. C.;CABRAL, GLADIR SILVA; CHAGAS, L. M. M.. A produção literária para crianças em Santa Catarina: a história de um Concurso. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Aline Ferraz

FRITZEN, C.;CABRAL, G. S.; PEDRALLI, R.; RODRIGUE, R. H.. O TEXTO LITERÁRIO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA: UMA LEITURA DIALÓGICA DE O MERCADOR DE VENEZA. 2019. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rosani Hobold Duarte

COSTA, M. O.; FARIAS, D. S. E.;CABRAL, G. S.. Museu e educação: experiências pedagógicas no museu ao ar livre Princesa Isabel - Malpi (Orleans, SC). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Wagner Fonseca

CABRAL, G. S.; CAROLA, Carlos Renato; PEREIRA, V. A.. A crise ambiental, o rio e a escola: o lugar do Rio Mãe Luzia na Escola de Educação Básica Luiz Tramontin no Município de Forquilhinha (SC), Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Leandro de Bona Dias

CABRAL, G. S.; CARVALHO, Richarles Souza de;FRITZEN, Celdon; CECHINEL, André. Que raio de professoras são essas? A representação da identidade docente nas obras de Fanny Abramovich e Ziraldo. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Marcelo Wendhausen Bitencourt

CABRAL, G. S.; GERALDES JUNIOR, Gutemberg Alves; CECHINEL, André. Culturas juvenis nos livros didáticos: estudo da representação da juventude numa coleção de português do ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Caroline Almeida da Silva Grandi Nietto

CABRAL, G. S.; SILVA, F. L. L.; CARVALHO, Richarles Souza de. Relações entre pós-método no ensino da língua estrangeira e a educação libertadora de Paulo Freire. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Julia Waschinevski Plácido

CABRAL, G. S.; SA, Jussara Bittencourt de;RABELO, Giani. "Bem-vindo ao 6. ano": Estudo sobre as dificuldades encontradas pelas crianças de uma escola municipal de Criciúma (SC). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Síndia de Almeida Rech

CECHINEL, A.; REIS, S. C.;CABRAL, G. S.. Ensino e aprendizagem da língua inglesa mediados pelas tecnologias diginais nos IFs do sul de Santa Catarina: reflexões a partir da perspectiva de CALL. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Alexsandro Ferreira Caitano

MOREIRA, Janine; MALISKA, M.;CABRAL, G. S.. Contribuições da psicanálise para a compreensão da sexualidade na educação infantil: enter angústia e mal-estar institucional, e agora, o que (não) fazer?. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Maria Cecília Paladini Piazza

CECHINEL, A.; SALES, C.;CABRAL, G. S.. O ensaio como forma em Walter Benjamin: contribuições do gênero ensaístico para a educação. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Thaís Wachholz

SILVA, Alex Sander; MWEWA, Christian Muleka;CABRAL, G. S.. Identidades e negritude na perspectiva de estudantes negros/as. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Marcos Aurélio Zamith Fernandes

FERREIRA, J. C. L.; AMARAL, G. C.;CABRAL, G. S.; SOUZA, S. L.. A relação entre a Serpente e Satã em Paradise Lost. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Odécia Almeida de Souza

CABRAL, G. S.; COSTA, M. O.; CAMPOS, E. C.. Espaço de educação e identidades: Festa do Colono em Maracajá (SC), 1989-2015. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Izabel Cristina Marcílio Duarte

CABRAL, G. S.; SA, Jussara Bittencourt de; CECHINEL, André. A relação quadrinhos e livro didático: uma análise sobre a integração entre linguagem verbal e imagética. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Daiane Barreto Martinhago

CABRAL, G. S.; COSTA, M. O.; DEBUS, E. S. D.. As representações do negro na literatura infantil: algumas leituras do acervo do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) do ano de 2013. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Marisalba Borges Todeschini

CABRAL, G. S.CECHINEL, A.; GERALDES JUNIOR, Gutemberg Alves. Literatura e letramento: uma análise das adaptações dos contos de fadas presentes na coleção A Escola É Nossa, anos iniciais do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Daiane da Rosa Fregulia

CECHINEL, A.; DAGOSTIM, C. G.;CABRAL, G. S.. Representações do espaço escolar nas obras O Ateneu, de Raul Pompéia, e Os Rios Profundos, de José Maria Arguedas. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Viviane Maria Candiotto

CABRAL, G. S.; SA, Jussara Bittencourt de;RABELO, GianiCECHINEL, A.. A construção identitária dos professores de dança clássica: um estudo sobre três artistas educadores. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Aline Casagrande Rosso Cardoso

CABRAL, G. S.; DEBUS, E. S. D.; BACK, Angela Cristina Di Palma.;CECHINEL, A.. O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE LEITORES NA REDE PÚBLICA DE CRICIÚMA (SC). 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Maria Isabel Borba Alamini

CABRAL, G. S.CECHINEL, A.; BACK, Angela Cristina Di Palma.; GERALDES JUNIOR, Gutemberg Alves. A discursividade e o Projeto Político Pedagógico: um olhar sobre o PPP da rede municipal de Criciúma (SC). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Andréa Andrade Alves

BACK, Angela Cristina Di Palma.;CABRAL, G. S.; ZWIEREWCZ, M.; COSTA, M. O.. Educação em língua materna de quem? O descendente europeu em Orleans (SC) no contexto da política nacionalista de Vargas (1930). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Andréa Andrade Alves

BACK, Angela Cristina Di Palma.; ZWIEREWICZ, M.; COSTA, M. O.;CABRAL, G. S.. Educação em língua materna de quem? O descendente europeu em Orleans (SC) no contexto da política nacional de Vargas (1930). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Daniela dos Santos Salazar

CABRAL, G. S.CECHINEL, A.; FRITZEN, C.. Textos literários presentes no livro didático It Fits: as contribuições da literatura para o ensino de língua inglesa à luz da perspectiva dialógica de Bakhtin. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Cristiano Antônio Pochmann

CAROLA, Carlos Renato;CABRAL, G. S.; GERHARDT, M.. Discursos e imagens da ideologia desenvolvimentista no ensino de História no Brasil durante o período da Ditadura Civil-Militar. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Sheilar Nardon da Silva

CECHINEL, André;CABRAL, G. S.; ALLAIN, O.. Estudo das Crenças dos Alunos-Professores de Língua Inglesa de uma Universidade Comunitária Catarinense. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Tatiani Belletini dos Santos

MOREIRA, Janine; SILVA, C. B.;CABRAL, G. S.. A prática pedagógica no trado das sexualidades na Educação de Jovens e Adultos (Proeja), Criciúma. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Daiane Nagel Acordi

COSTA, M. O.; GONCALVES, R. M.;CABRAL, G. S.. A escola como guardiã das culturas populares infantis: experiências da Escola de Ecucação Básica Jorge Schütz (Turvo - SC). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Gislene Camargo

CABRAL, G. S.; DEBUS, E. S. D.; COSTA, M. O.. "Posso falar agora?": as vozes das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Aristides Jaime Yandela Cambuta

CABRAL, G. S.; BACK, Angela Cristina Di Palma.; GERALDI, J. W.;CECHINEL, A.. Ensino-aprendizagem da língua inglesa: o papel da motivação no processo. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Marcelo Feldhaus

CABRAL, G. S.CECHINEL, A.; CINTRA, S. C. S.. Museus, corpo e educação: reflexões a partir da exposição Musems em Movimento: Rizomas. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: João Francisco Marques Monteiro

CABRAL, G. S.CECHINEL, A.; SA, Jussara Bittencourt de. As letras das canções brasileiras nas apostilas e nos livros didáticos. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Fernando de Aguiar

CABRAL, G. S.; MOREIRA, Janine; MARTINS, Cleusa Rios. Do diálogo ao transplante: educação permanente na perspectiva de Freire. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Andréa Rocha

CABRAL, G. S.; BACK, Angela Cristina Di Palma.; MORAES, Heloisa Juncklaus Preis. As práticas de leitura em escolas públicas de Araranguá (SC). 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Anilse Maria Picollo Borttolin

CABRAL, G. S.; BACK, Angela Cristina Di Palma.; CECHINEL, André;FRITZEN, Celdon. As práticas de leitura dos estudantes do quinto ano de duas escolas do município de Forquilhinha (SC). 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Graciane Mondardo Constantino

CABRAL, G. S.; SILVA, Alex Sander; MWEWA, Christian Muleka. Educação e Identidade cultural: a experiência dos acadêmicos angolanos da Unesc. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Cristiane Cechinel de Villa

CABRAL, G. S.; BACK, Angela Cristina Di Palma.; MORAES, Heloisa Juncklaus Preis. A Leitura Sem Fim: análise das práticas pedagógicas de uma escola estadual do município de Içara (SC). 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Tiago dos Santos Búrigo

CABRAL, G. S.; MOREIRA, Janine; MWEWA, Christian Muleka. Ideologia e cultura nos materiais didáticos utilizados na Educação de Jovens e Adultos no Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Ricardo Cidade Sombrio

FRITZEN, CeldonCABRAL, G. S.; DEBUS, Eliane Santana Dias. A ideologia trabalhista e nacionalista presente na literatura infantil do Estado Novo: uma análise do livro Os Grandes Benfeitores da Humanidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Monalisa Pivetta da Silva

SA, Jussara Bittencourt de;CABRAL, G. S.; MORAES, Heloisa Juncklaus Preis. Arte e linguagem: leitura das narrativas em imagens de pinturas de Chachá (Richard Calil Bulos). 2011. Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Fernanda Maccari Guollo

CABRAL, G. S.; MORAES, Heloisa Juncklaus Preis; SA, Jussara Bittencourt de; BRANDAO, Alessandra Soares. A recepção leitora de Dom Quixote das Crianças: da prosa às histórias em quadrinhos. 2010. Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Alexandra Serafim de Souza

CABRAL, G. S.; CAROLA, Carlos Renato; BERGAMASCHI, Maria Aparecida. As narrativas como instrumento de construção de identidade dos índios Guarani da aldeia Tekoá Marangatu, em Imaruí (SC). 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Carlos dos Passos Paulo Matias

CABRAL, G. S.NASCIMENTO, Dorval; CAROLA, Carlos Renato. A ópera no Estado Novo (1937-1945). Solistas: Villa lobos e Vargas. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Silemar Maria de Medeiros da Silva

FRITZEN, CeldonCABRAL, G. S.; LEITE, M. I. F.; FANTIN, Mônica. Minha escola é assim: reflexões sobre a produção de um filme de crianças. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Édina REgina Baumer

CABRAL, G. S.; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de; UNGLAUB, Tânia Regina da Rocha. O ensino da arte e o desenvolvimento cultural: proposições da LDB 9.394/96. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Kelly Cristina Fernandes da Rosa

CABRAL, G. S.NASCIMENTO, Dorval; TRAMONTE, Cristiana. Enedina Alano da Rosa: a identidade da mulher negra educadora no Sul do Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Anne Kay Emerich Lentz Meller

CABRAL, G. S.FRITZEN, Celdon; GIRARDELLO, G.. As concepções de infância em obras de Ruth Rocha. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Carlos dos Passos Paulo Matias

CABRAL, G. S.NASCIMENTO, Dorval; UNGLAUB, Tânia. A Ópera do Estado Novo (1937-19456): Villa Lobos e a Reforma Capanema. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Édina REgina Baumer

CABRAL, G. S.; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de; UNGLAUB, Tânia Regina da Rocha. O ensino da Arte na educação básica: as proposições da LDB 9.394/96. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Maria Helena Périco da Silva

CABRAL, G. S.FRITZEN, Celdon; LEITE, M. I. F.; OLIVEIRA, Alessandra Mara Rotta de. Quais os espaços imaginativos presentes nas aulas de arte? Um estudo de caso com alunos da terceira séria da E.E.B. Professora Maria Garcia Pessi. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Luciana França Alborghetti e Silva

CABRAL, G. S.FRITZEN, Celdon; LEITE, M. I. F.. Representações da infância em Monteiro Lobato. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catariense.

Aluno: EDEGAR FRANÇA JUNIOR

CABRAL, G. S.; MARTINS, Maria Lucia M; SILVA, G. P.. The multifaced Janus: multiculturalism in the poetry of Cyril Dabydeen. 2008. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Lúcio Vânio de Moraes

CABRAL, G. S.; ISAIA, Artur Cesar;NASCIMENTO, Dorval. Memória escolar e campo religioso: identidade e imaginário católico na constituição da Escola de Educação Básica Manoel Gomes Baltazar, Maracajá (SC), 1959-1976. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catariense.

Aluno: Anne Kay Emerich Lentz Meller

CABRAL, G. S.FRITZEN, Celdon; LEITE, M. I. F.. As concepções de infância em obras de Ruth Rocha. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Kelly Cristina Fernandes da Rosa

CABRAL, G. S.NASCIMENTO, DorvalRABELO, Giani. Enedina Alano da Rosa: identidade da mulher negra educadora no sul do Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Juliana da Silva Uggioni

CABRAL, G. S.; LEITE, M. I. F.;FRITZEN, Celdon; OSTETTO, L. E.. "Oi, meu nome é Jeferson e eu sou uma criança": ser criança sob o olhar das crianças. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Edna Regina Baumer

CABRAL, G. S.FRITZEN, Celdon; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. A pintura e a música: situando afinidades e repensando o ensino da arte. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Alaim Souza Neto

CABRAL, G. S.FRITZEN, Celdon; PIACENTINI, Tânia. Formação do leitor e cânone literário: relações entre as orientações curriculares e as práticas docentes. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Ueslei Fatareli

CABRAL, G. S.; CALDAS FILHO, C. R.; LIBERAL, Márcia Mello Costa de; MENDOCA, A. G.; SILVA, G. J.. Cantai ao Senhor um Cântico Novo: Influência da Teologia da Libertação no Canto Protestante Brasileiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Amalhene baesso Reddig

CABRAL, G. S.; GIRARDELLO, G.; LEITE, M. I. F.; PIACENTINI, Telma A.. A infância representada nos espaços museais de Santa Catarina: reflexões sobre educação, identidade cultural, museus, arte e infância.. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Aurélia Regina de Souza Honorato

CABRAL, G. S.; LEITE, M. I. F.;FRITZEN, Celdon; GIRARDELLO, G.. As experiências com literatura nos relatos das crianças: abrindo espaços de narrativa. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Nadia Regia Almeida Couto

CABRAL, G. S.FRITZEN, Celdon; ORTIGARA, V.; GONCALVES, A. C.. Educação, imprensa e modernização: um estudo histórico da formação do jornalista no Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Adriana Aparecida Ganzer

CABRAL, G. S.; LEITE, M. I. F.; CARVALHO, M. C.. Eu começava a olhar uma coisa que me interessava e já tinha que olhar outra: refletindo sobre a relação dialógica entre o museu de arte e a criança. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catariense.

Aluno: Maria de Lourdes Souza

CABRAL, G. S.; CALDAS FILHO, C. R.;FRITZEN, Celdon. Violeta Parra: Identidade Cultural Latino-americana Moderna. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catariense.

Aluno: Cássio Pereira de Souza

CABRAL, G. S.; DAMAZIO, A.; BOLLMANN, M. G. N.. Educação e Memória: uma Análise Histórica do Colégio Normal de Araranguá no Período de 1964 a 1980. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catariense.

Aluno: Maria Cristina Keller Frutuoso

CABRAL, G. S.FRITZEN, Celdon; D'ELY, R. C. S. F.. A Percepção dos Acadêmicos do Curso de Letras/Unesc sobre o Ensino e a Aprendizagem da Língua Inglesa. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catariense.

Aluno: Ana Lucia Ioppi Zugno

CABRAL, G. S.FRITZEN, Celdon; DEBUS, Eliane Santana Dias. Usos da Literatura Infantil no Estado Novo: o Caso de As Aventuras de Tibicuera. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catariense.

Aluno: Isabel Conti Schilling

CABRAL, G. S.NASCIMENTO, Dorval; CUNHA, M. T. S.. Os Traços da Cultura Polonesa nas Práticas Educacionais da Escola Casemiro Starchurski. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catariense.

Aluno: Ceneli de Freitas Gastaldon

CABRAL, G. S.; FROTA, P. R. O.; QUEIROZ, F. C. B. P.. Fatores que influenciam na escolha da profissão: um estudo de caso na cidade de Criciúma (SC). 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catariense.

Aluno: Amalhene baesso Reddig

CABRAL, G. S.; LEITE, M. I. F.; PIACENTINI, Telma A.. A infância representada nos espaços museais de SC: Reflexões sobre infância, museu, educação e identidade cultural. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Ueslei Fatareli

CABRAL, G. S.; CALDAS FILHO, C. R.; MENDOCA, A. G.; LIBERAL, Márcia Mello Costa de; SILVA, G. J.. Cantai ao Senhor um Cântico Novo: Teologia da Libertação e Liturgia Brasileira. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Ana Lúcia T

CABRAL, G. S.; LIMONGI, Bernadete; CORSEUIL, Anelise R; MARTINS, Maria Lucia M. Bittencourt. Paralysis Revisited in the Light of Social, Political, and Religious Aspects in James Joyce's The Dead. 2005. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jorge Geraldo Camargo Filho

CABRAL, G. S.; LIBERAL, Márcia Mello Costa de; CAVALCANTE, Ronaldo de Paula; BENÍCIO, Paulo José; ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. De Vento em Popa: Fé Cristã e Música Popular Brasileira. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Ricardo Moura Buchweitz

CABRAL, G. S.; O'SHEA, J. R.; PASOLD, B.; RISTOFF, D. I.. Manifestations of Otherness in Performance: A Brazilian Othello. 2002. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: DANIELLE AMANDA R

FERNANDES, L. P.; HEBERLE, V. M.; BALDISSERA, E. E.;CABRAL, G. S.; MORGADO, M.. da Silva. Translator's voice and illustrator's choices in children's literature: a case study on Me in the Middle, a relay translation of Bisa Bia, Bisa Bel, by Ana Maria Machado. 2018. Tese (Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jonathan Luis Hack

CABRAL, G. S.; FERREIRA, J. C. L.; LAJOLO, M. P.; TREVISAN, A. L.; LIMA, A. O.. Gênesis 38: Análise literária e história da leitura. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Richarles Souza de carvalho

FURLANETTO, M. M.;CABRAL, G. S.; BENITES, S. A. L.; RAUEN, F. J.; SIEBERT, S.; SCHLICKMANN, M. S. P.. As materialidades discursivas persuasivo-nostálgicas na publicidade. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Raquel de Abreu

DAROS, M. D.; DEBUS, E. S. D.; GOUVEA, M. C. S.; CUNHA, M. T. S.; SILVA, E. F.; VALLE, I. R.;CABRAL, G. S.FRITZEN, Celdon. O Pedrinho de Monteiro Lobato, o Pedrinho de Lourenço Filho: dois intelectuais e dois Brasis. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gutemberg Alves Geraldes Júnior

SA, Jussara Bittencourt de;CABRAL, G. S.; REIS, M. S.; MORAES, Heloisa Juncklaus Preis; FELISBINO, A.; FARIAS, D. S. E.. A porta que esqueceram de fechar: o lugar do leitor na poesia de Paulo Leminski. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Lúcio Vânio Moraes

ISAIA, Artur Cesar; MONTYSUMA, Marcos Fábio Freire;CABRAL, G. S.; MACHADO, G.; TRAMONTE, Cristiana; SILVEIRA, A. D.; NECKEL, R.; ZACHARIAS, J. J. M.. Mercado religioso e práticas pedagógicas: a Congregação de Santa Catarina no município de Araranguá - SC (1951/1982). 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Raquel de Abreu

DAROS, M. D.; DEBUS, Eliane Santana Dias; GOUVEA, M. C. S.; CUNHA, M. T. S.; SILVA, E. F.; VALLE, I. R.;CABRAL, G. S.; FRITZEN, C.. O Pedrinho de Monteiro Lobato, o Pedrinho de Lourenço Filho: dois intelectuais e dois Brasis. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Frank Antonio Mezzomo

ISAIA, Artur Cesar;CABRAL, G. S.; LONDONO, Fernando Torres; LUPI, João Eduardo Pinto Basto; OTTO, C.. Dom Olívio Aurélio Fazza: trajetória eclesial de um bispo em uma região de conflitos. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: João Cesário Leonel Ferreira

CABRAL, G. S.; SPERBER, S. F.; LAJOLO, M. P.; LIMA, W. T.; BENÍCIO, Paulo José; CALDAS FILHO, C. R.. E ele será chamado pelo nome de Emanuel. 2006. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lúcio Vânio Moraes

ISAIA, Artur Cesar;CABRAL, G. S.; MONTYSUMA, Marcos Fábio Freire; ALVES, Elza Daufenbach. Mercado Religioso e Ações Missionárias: As Congregações Religiosas no Sul de Santa Catarina (1950-1976). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luciane Rabelo

CABRAL, G. S.CECHINEL, A.; CAROLA, Carlos Renato. Diversidade cultural: realidade dos alunos do 3 ano do ensino médio inovador dda E.E.M. Macário Borba, do município de Sombrio (SC). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Normélia Ondina Lalau de Farias

SILVA, Alex Sander; MWEWA, Christian Muleka; LIMA, F.;CABRAL, G. S.. Identidades e trajetórias de docentes negros/as universitários do extremo sul catarinense: desafios entre visibilidade e reconhecimento. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Samuel Cardoso

CECHINEL, A.; CARVALHO, Richarles Souza de;CABRAL, G. S.; ROSA, V. L.. Contribuições da literatura menor de Guimarães Rosa para uma educação menor. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Julia Waschinevski Plácido

CABRAL, G. S.RABELO, Giani; SILVA, Alex Sander. Bem-vindo ao 6. ano. As dificuldades encontradas pelas crianças: um estudo de caso de uma escola municipal de Criciúma (SC). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Rosani Hobold Duarte

COSTA, M. O.;CABRAL, GLADIR SILVA; FARIAS, D. S. E.. Museu e educação: as experiências pedagógicas no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel -- Orleans (SC). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: William Marcos Machado

CECHINEL, A.; HONORATO, Aurélia Regina de Souza; LOPONTE, L. G.;CABRAL, G. S.. A educação não formal e suas relações com o curso de Artes Visuais -- Unesc/SC. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Alexsandro Ferreira Caitano

MOREIRA, Janine; MALISKA, M.;CABRAL, G. S.. Quando a sexualidade vai à institiução de educação infantil: entre angústia e mal-estar, e agora o que (não) fazer?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Daiane da Rosa Fregulia

CECHINEL, A.; DAGOSTIM, C. G.;CABRAL, G. S.. Representações de escola nas obras O Ateneu, de Raul Pompeia, e Os Rios Profundos, de José María Arguedas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Wagner Fonseca

CAROLA, CARLOS RENATO; PEREIRA, V. A.;CABRAL, G. S.; GIACOMAZZO, Graziela Fátima. A crise ambiental, o rio e a escola: o lugar do rio Mãe Luzia na práxis da educação ambiental da escola Luiz Tramontin do município de Forquilhinha (SC), Brasil. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Marisalba Borges Todeschini

CECHINEL, A.CABRAL, G. S.; GERALDES JUNIOR, Gutemberg Alves. Literatura e letramento: uma análise das atividades referentes aos contos de fadas presentes na coleção A Escola É Nossa, anos iniciais do ensino fundamental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Leandro de Bona Dias

CABRAL, G. S.CECHINEL, A.; CARVALHO, Richarles Souza de;FRITZEN, Celdon. Que raio de professoras são essas? A representação da identidade docente nas obras de Fanny Abramovich e Ziraldo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Caroline Almeida da Silva Grandi

CECHINEL, A.; CARVALHO, Richarles Souza de;CABRAL, G. S.. Relações entre o conceito de pós-método no ensino de língua inglesa e a prática libertadora de Paulo Freire. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Síndia de Almeida Rech

CECHINEL, A.CABRAL, G. S.; MUELLER, R. R.; REIS, S. C.. Ensino e aprendizagem de língua inglesa mediada pelas tecnologias digitais nos IFs do sul de Santa Catarina. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Marcelo Wendhausen Bitencourt

CABRAL, G. S.; SILVA, Alex Sander;CECHINEL, A.. Culturas juvenis nos livros didáticos". 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Viviane Maria Candiotto

CABRAL, G. S.CECHINEL, A.RABELO, Giani. A construção identitária dos professores de dança clássica no Brasil: um estudo sobre três artistas educadores". 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Maria Cecília Paladini Piazza

CABRAL, G. S.CECHINEL, A.; SILVA, Alex Sander; SALES, C.. O ensaio como forma em Walter Benjamin à luz das categorias de experiência, narratividade, hisstória, progresso e modernidade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Daiane Barreto Martinhago

CABRAL, G. S.CECHINEL, A.; COSTA, M. O.; DEBUS, E. S. D.. A representação do negro na literatura infantil contemporânea brasileira. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Marcos Aurélio Zamith Fernandes

FERREIRA, J. C. L.;CABRAL, G. S.; AMARAL, G. C.; SOUZA, S. L.; ZABATIERO, J. P. T.. Simbolismo da serpente em Paradise Lost. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Odécia Almeida de Souza

COSTA, M. O.;CABRAL, G. S.; ZANELATTO, J. H.. Implicações educativas e identitárias na Festa do Colono de Maracajá (SC), 1989-2015. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Izabel Cristina Marcílio Duarte

CABRAL, G. S.; BACK, Angela Cristina Di Palma.;CECHINEL, A.. Os quadrinhos nos livros didáticos: uma alfabetização necessária. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Thaís Wachholz

SILVA, Alex Sander;CABRAL, G. S.; COSTA, M. O.. Identidade cultural de estudantes negros de Psicologia: entre reconhecimento e superação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Gislene Camargo

CABRAL, G. S.; COSTA, M. O.; CECHINEL, André. A Interação Dialógica Presente nas Vozes das Crianças. 2014.

Aluno: Marcelo Feldhaus

CABRAL, G. S.RABELO, Giani; CECHINEL, André. Museus, Corpo e Educação: Reflexões a partir da Exposição "Museus em Movimento: RIzomas". 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Cledemilson dos Santos

CECHINEL, André; SILVA, Alex Sander;CABRAL, G. S.. O diálogo hermenêutico no ensino jurídico: uma perspectiva de análise em Nietzsche e Gadamer. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Andréa Andrade Alves

CABRAL, G. S.; BACK, Angela Cristina Di Palma.; ZWIEREWICZ, M.. O descendente do imigrante europeu no município de Orleans (SC): da colonização no século XX à política nacionalista do governo Getúlio Vargas na década de 30 -- entre língua materna e língua estrangeira. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Aline Casagrande Rosso

CABRAL, G. S.CECHINEL, A.; BACK, Angela Cristina Di Palma.; DEBUS, E. S. D.. O papel da biblioteca escolar na formação de leitores na rede pública de Criciúma (SC). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Daniela dos Santos Salazar

CECHINEL, A.FRITZEN, CeldonCABRAL, G. S.. O livro didático e as contribuições da literatura para o ensino de língua inglesa à luz da perspectiva dialógica de Bakhtin. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Cristiano Antônio Pochmann

CAROLA, Carlos Renato; ZANELATTO, J. H.;CABRAL, G. S.. Discursos e imagens do desenvolvimentismo no ensino de História no período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Maria Isabel Borba Alamini

CABRAL, G. S.; BACK, Angela Cristina Di Palma.;CECHINEL, A.. As vozes no discurso pedagógico um olhar sobre o PPP de Criciúma (SC). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: João Francisco Marques Monteiro

CABRAL, G. S.; CECHINEL, André; BACK, Angela Cristina Di Palma.. As letras das canções brasileiras nas apostilas e nos livros didáticos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Tatiani Belletini dos Santos

MOREIRA, Janine;CABRAL, G. S.; SILVA, C. B.. A prática pedagógica no trato da orientação sexual para jovens e adultos: uma investigação acerca da experiência docente. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Daiane Nagel Acordi

COSTA, M. O.; GONCALVES, R. M.;CABRAL, G. S.. A escola como guardiã da cultura popular infantil: experiências da Escola de Educação Básica Jorge Schütz, Turvo (SC). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Sheilar Nardon da Silva

CECHINEL, A.CABRAL, G. S.; PEREIRA, A. S.. Alunos-professores de língua inglesa: reflexões acerca de suas crenças. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Gislene dos Santos Sala Germann

PEREIRA, A. S.;RABELO, GianiCABRAL, G. S.; IAVELBERG, Rosa. Arte no espaço educativo escolar: relação entre obrigatoriedade e reconhecimento. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Maria Irone Andrade

CABRAL, G. S.; COSTA, M. O.; BACK, Angela Cristina Di Palma.. Concepção de gêneros discursivos no ensino de língua portuguesa: uma experiência no Timor Leste. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Anilse Maria Picollo Borttolin

CABRAL, G. S.; BACK, Angela Cristina Di Palma Back; CECHINEL, André. As práticas de leitura nos ambientes escolar e familiar de duas escolas do município de Forquilhinhas (SC). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Graciane Mondardo Constantino

CABRAL, G. S.; BACK, Angela Cristina Di Palma Back; SILVA, Alex Sander. Educação e identidade cultural: experiência de acadêmicos angolanos na Unesc. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Cristiane Cechinel de Villa

CABRAL, G. S.; CECHINEL, André; BACK, Angela Cristina Di Palma.. A Leitura Sem Fim: análise das práticas pedagógicas de uma escola estadual do município de Içara (SC). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Anilse Maria Picollo Borttolin

CABRAL, G. S.; BACK, Angela Cristina Di Palma Back; CECHINEL, André. As práticas de leitura nos ambientes escolar e familiar de duas escolas do município de Forquilhinhas (SC). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Graciane Mondardo Constantino

CABRAL, G. S.; SILVA, Alex Sander; BACK, Angela Cristina Di Palma Back. Educação e Identidade cultural: a experiência dos acadêmicos angolanos da Unesc. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Tiago dos Santos Búrigo

CABRAL, G. S.; MOREIRA, Janine; BACK, Angela Cristina Di Palma Back. A formação da identidade cultural do estudante de educação de jovens e adultos por meio do livro didático. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Tiago dos Santos Búrigo

CABRAL, G. S.; MOREIRA, Janine; BACK, Angela Cristina Di Palma Back. A formação da identidade cultural do estudante de educação de jovens e adultos por meio do livro didático. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Ricardo Cidade Sombrio

FRITZEN, CeldonCABRAL, G. S.RABELO, Giani. A ideologia nacional/trabalhista presente na literatura infantil do Estado Novo: uma análise do lviro Os Grandes Benfeitores da Humanidade. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Katiana Possamai Costa

BACK, Angela Cristina Di Palma.;CABRAL, G. S.; PEREIRA, A. S.. As metodologias do ensino de língua estrangeira: um olhar para os gêneros discursivos. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Fernando de Aguiar

CABRAL, G. S.; MOREIRA, Janine; MARTINS, Cleusa Rios. Do diálogo ao transplante: educação permanente na perspectiva de Freire. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Monalisa Pivetta da Silva

SA, Jussara Bittencourt de;CABRAL, G. S.; MORAES, Heloisa Juncklaus Preis. Arte e linguagem: leitura das narrativas em imagens de pinturas de Chachá (Richard Calil Bulos). 2011. Exame de qualificação (Mestrando em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Graziela Pavei Peruch Rosso

RABELO, Giani; VOLPATO, Gildo; TEIVE, Gladys Ghisono;CABRAL, G. S.. Finalmente... temos uma escola normal! Saberes e práticas na formação de normalistas no colégio e escola normal Madre Teresa Michel (1958-1973). 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Cristina Marcon Bischoff

CABRAL, G. S.FRITZEN, Celdon; LEITE, M. I. F.. Educação literária e produção do conhecimento: um debate a partir de Mikhail Bakhtin. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Alexandra Serafim de Souza

CABRAL, G. S.NASCIMENTO, Dorval; CAROLA, Carlos Renato. As narrativas como instrumento de construção de identidade dos índios Guarani da aldeia Tekoá Marangatu, em Imaruí (SC). 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Maria Helena Périco da Silva

FRITZEN, Celdon; LEITE, M. I. F.;CABRAL, G. S.. Quais os espaços imaginativos presentes nas aulas de arte? Um estudo de caso com alunos da terceira séria da E.E.B. Professora Maria Garcia Pessi. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Emilly Gouvêa Ferreira

CABRAL, G. S.; DIAS, L. B.; LUCION, C. S.. A Síndrome de Otelo e suas consequências em Dom Casmurro, de Machado de Assis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Débora Pinho Gomes

CABRAL, G. S.; GERALDES JUNIOR, Gutemberg Alves; SILVEIRA, D. A.. Correlação inter-gêneros: música e poesia em Djavan. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Thais Formentin Bonifácio

CABRAL, G. S.; GONCALVES, N. M.;CECHINEL, A.. O poder político em Os Saltimbancos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Renata Fernandes

CABRAL, G. S.; SILVA, Alex Sander;CECHINEL, A.. A cultura africana retratada nos livros de literatura infanto-juvenil do PNBE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Natália Martins Gonçalves

CECHINEL, A.CABRAL, G. S.; MUELLER, R. R.. O conhecimento na Sociedade do Cansaço. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Valéria Marques Silva

CABRAL, G. S.CECHINEL, A.; OLIVEIRA, J.. A função da música e da dança no livro O Cortiço, de Aluísio de Azevedo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Zaqueu José Lino

CAMARGO, G.;CABRAL, G. S.; CARVALHO, Richarles Souza de. O folclore na educação infantil: uma análise baseada na pedagogia histórico-crítica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Raínne Fogaça da Silva

CECHINEL, A.CABRAL, G. S.; MUELLER, R. R.. A crise da razão no romance Molloy, de Samuel Beckett. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Tays de Oliveira

CARVALHO, Richarles Souza de; MARCELINO, A. R.;CABRAL, G. S.. Um estudo sobre a adaptação de textos bíblicos para crianças em O Mundo Colorido da Bíblia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Jarilton Gonçalves Rosa

CECHINEL, A.CABRAL, G. S.; SILVEIRA, D. A.. Da razão a animalidade: debate sobre as verossimilhanças entre o homem e o animal apresentadas pelos personagens da obra O Cortiço. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Morgana dos Santos Bernarda da Silva

CIZESCKI, F.; AZEREDO, Jeferson Luís de;CABRAL, G. S.. Lobato e Nietzsche: escrita de si como construção de identidade marcada pela ideia de "espíritos livres". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Lizandra de Oliveira Pereira Dantas

FREITAS, C. B. F.; GIACOMAZZO, Graziela Fátima;CABRAL, G. S.. A identidade na obra O Filho Eterno, de Cristóvão Tezza. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Isabela Tellis Rodrigues

MOREIRA, Janine;CABRAL, G. S.. A dialogicidade como forma de resistência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Ingrid Fernandes de Araujo

CABRAL, G. S.; CAROLA, Carlos Renato; FONSECA, W.. A representação do meio ambiente na obra A Reforma da Natureza (1941), de Monteiro Lobato, a partir da visão da ecocríticas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Karla Ribeiro dos Santos Firmino

CABRAL, G. S.; GERALDES JUNIOR, Gutemberg Alves; CARVALHO, Richarles Souza de. Da teologia à literatura: a intertextualidade da obra literária Dois Irmãos, de Milton Hatoum, com os textos bíblicos do livro de Gênesis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Érica Duarte Vieira

HONORATO, Aurélia Regina de Souza;CABRAL, G. S.; CIZESCKI, F.. O ensino da literatura e as manifestações artísticas do Teatro Mágico na sala de aula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Leonardo Luiz Farias

CECHINEL, A.; FREITAS, C. B. F.;CABRAL, G. S.. Sobre o conceito de estranhamento no formalismo russo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Caroline Scussel

CABRAL, G. S.; MOREIRA, Janine. As palavras do escritor-herói: o tecimento do projeto de ser Sartre. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Vanderleia Francisco Joaquim

CABRAL, G. S.; OSTETTO, L. C.; SILVA, Alex Sander. Educação e confessionalidade: um estudo de caso sobre a proposta de educação por princípios em uma escola confessional de Criciúma (SC). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Larissa Marques Muttini

CECHINEL, A.CABRAL, G. S.; BACK, Angela Cristina Di Palma.. O retrato do sertão em Inocência e Vidas Secas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Julia Regina Maciel

CABRAL, G. S.CECHINEL, A.; GRANDE, G.. Desafios da tradução literária: estudo comparativo de duas traduções para o inglês de conto de Clarice Lispector. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Sergio Luiz Ugioni

CABRAL, G. S.; CARVALHO, Richarles Souza de; COSTA, M. O.. Concepções de infância na obra literária: Canções da Inocência e Canções da Experiência, de William Blake. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Vanessa Cardoso Zardin

OLIVEIRA, Eloisa da Rosa;CABRAL, G. S.; OLIVEIRA, E. R. S.. Diásporas e identidades em Budapeste. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Samuel Cardoso

CECHINEL, A.CABRAL, G. S.; SILVA, Alex Sander. A ideia de vida e morte no conto "A terceira margem do rio", de Guimarães Rosa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Heloise Arigoni Martins

CECHINEL, A.CABRAL, G. S.; CIZESCKI, F.. Heloise Arigoni. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Naiara Beatriz de Souza da Silva

CABRAL, G. S.; OLIVEIRA, Eloisa da Rosa; SILVA, Alex Sander. Narrativas autobiográficas e identitárias: Mahommah Gardo Baquaqua. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Mariana Mafinski Carvalho

CECHINEL, A.; CECHINEL, M. M. S.;CABRAL, G. S.. Uma análise da influência de teorias deterministas na representação de brasilidade na obra O Cortiço, de Aluísio de Azevedo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Márjory Rebelo

CABRAL, G. S.; OLIVEIRA, Eloisa da Rosa; MORAES, M.. O impulso na ficção de Edgar Allan Poe: uma análise do conto "The Imp of the Perverse". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Geisiane Gregório Verdieri

CABRAL, G. S.CECHINEL, A.; GERALDES JUNIOR, Gutemberg Alves. As orientações curriculares para o ensino médio e o ensino de literatura: reflexões acerca do lugar do cânone na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Jésca Goulart Caetano

OLIVEIRA, Eloisa da Rosa; OLIVEIRA, E. R. S.;CABRAL, G. S.. As revelações de A Bolsa Amarela: a representação da infância na obra de Lygia Bojunga. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Eliédna dos Santos

CECHINEL, André; OLIVEIRA, Eloisa da Rosa;CABRAL, G. S.. Macunaíma: uma análise das metamorfoses de um herói sem nenhum caráter. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Fernando Lucas Selau Martins

CABRAL, G. S.CECHINEL, A.; OLIVEIRA, Eloisa da Rosa. O destino e a urbanização nos contos de Flannery O'Connor "Um homem bom é difícil de encontrar" e "Uma vista da mata". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Silbia Danielle Alves do Rosário dos Santos

CABRAL, G. S.; FRUTUOSO, M. C. K.; GRANDE, G.. A imparcialidade do tradutor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Suélem da Cunha

CABRAL, G. S.; OLIVEIRA, Eloisa da Rosa; ARAUJO, C. F.. A escrita de si como formação de memória e identidade nas narrativas de LInda Brent. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Bruno Andrade Fachin

CABRAL, G. S.CECHINEL, A.; OLIVEIRA, E. R. S.. O vazio da faca: João Cabral e suas ideias fixas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Ingrid Daros Torres

CECHINEL, A.CABRAL, G. S.; CARVALHO, Richarles Souza de. O processo de formação intelectual e emocional de Alice em Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Marina dos Santos Ferreira

CECHINEL, A.CABRAL, G. S.; CARVALHO, Richarles Souza de. Behind veil and formula: a comparative study of Bartleby and The Minister's Black Veil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Camila Selau Bittencourt

CABRAL, G. S.CECHINEL, A.; OLIVEIRA, Eloisa da Rosa. O Mágico de Oz: comparativo entre o livro e o filme. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Magali Naspolini Proença

CABRAL, G. S.; CARVALHO, Richarles Souza de; FRITZEN, C.. A concepção de infância na obra Cazuza, de Viriato Corrêa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Edilane Pizoni Oening

CECHINEL, A.; CARVALHO, Richarles Souza de;CABRAL, G. S.. A antítese harmônica de Sense and Sensibility. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Katiusce Graciano Teixeira

CABRAL, G. S.; HONORATO, Aurélia Regina de Souza; BAUMER, Édina Regina. Criança que canta é criança feliz: a influência da educação musical nas relações estabelecidas na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Caroline Magnus Trajano

CABRAL, G. S.CECHINEL, A.; CARVALHO, Richarles Souza de. A visão da mulher nos livros Gabriela e A Moreninha. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Abinael Boff Paes de Medeiros

CABRAL, G. S.; BAUMER, Édina Regina; FORTE, Cristiano Canabarro. Sentimentos e sensações através da música gospel: reflexões sobre as experiências de um grupo de jovens. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Marina Piovesan Gonçalves

CABRAL, G. S.; FRUTUOSO, M. C. K.; CECHINEL, André. Técnicas de tradução utilizadas na obra Peter Pan. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Luis Alberto González Rolón

CABRAL, G. S.; CARVALHO, Richarles Souza de; SCARDUELLI, Márcia Cristiane. Análise de discursos de alunos angolanos em redações de vestibular. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Denise de Oliveira Moyses

CABRAL, G. S.; CARVALHO, Richarles Souza de; SCHLICKMANN, Carlos A.. O elemento gótico na obra Frankenstein, de Mary Shalley. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Lesiane da Rosa Caetano

CABRAL, G. S.; CECHINEL, André; SILVEIRA, Rosilene de Fátima Koscianski da. A representação da infância em três obras teatrais de Maria Clara Machado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Nariene Pereira Leonel

CABRAL, G. S.FRITZEN, Celdon; MONTEIRO, João. A construção da identidade na personagem Celie do livro A Cor Púrpura, de Alice Walker. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Fernanda Trichez Dalanholli

CABRAL, G. S.FRITZEN, Celdon; SCHLICKMANN, Carlos A.. A construção da fanfiction como gênero. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Alter Pedroso dos Santos

CABRAL, G. S.; BAUMER, Édina Regina; CAMARGO, Gislene. A influência da música no ensino-aprendizagem da Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Tatielle da Silva de Oliveira

CABRAL, G. S.; CECHINEL, André; DAMINELLI, Silvane. O elemento gótico na obra Frankenstein, de Mary Shalley. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Ligia Regina Candiotto

CABRAL, G. S.; FRUTUOSO, M. C. K.; ANDRADE, Leila Minatti. Crenças sobre o ensino de dois professores de Língua Inglesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Lauro Luis Souza de Henrique

CABRAL, G. S.; SILVA, Alex Sander; CAROLA, Carlos Renato. A imagem do índio no romante The Last of the Mohicans. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Leide Barbara Colombo Baldessar

CABRAL, G. S.; CECHINEL, André;RABELO, Giani. A representação da mulher em Virginia Woolf: análise da obra Um Teto Todo Seu. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Leandro de Bona Dias

CABRAL, G. S.; SILVA, Alex Sander; MONTEIRO, João. A representação da identidade feminina nas letras de Noel Rosa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Indianara Machado Eusébio

CABRAL, G. S.RABELO, Giani; CARVALHO, Richarles Souza de. A construção da identidade feminina em Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Radamés Rodrigues Neto

CABRAL, G. S.; CAROLA, Carlos Renato; ZANELATTO, J. H.. Desembainhe o seu Kinzjal: Discurso orientalista na obra Khadji-Murát, de Liev Tolstoi. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Tatiana Cristina Dias Rufino

CABRAL, G. S.; OSTETTO, L. C.; GIACOMAZZO, Graziela Fátima. Representação da identidade negra na literatura infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Beatriz de Bona

CABRAL, G. S.; ZANELATTO, J. H.; COSTA, M. O.. Estado, nação e língua: disputas identitárias em torno da língua portuguesa no processo de nacionalização do ensino em Santa Catarina (1930-1938). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Aline Antenor da Silva

CARVALHO, Richarles Souza de;CABRAL, G. S.; CASAGRANDE, Samira; BORTOT, Guiomar da Rosa. O papel da literatura na formação de professores do ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Eloisa da Rosa Oliveira

CABRAL, G. S.; SILVEIRA, Rosilene de Fátima Koscianski da;FRITZEN, Celdon. Leitura, infância e identidade: o que o Pequeno Príncipe disse a ele?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Julya Salvador Damian

CABRAL, G. S.FRITZEN, Celdon; NONNENMACHER, J. R.. A representação da infância e a imaginação em O Sobrinho do Mago, de C.S. Lewis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Uilian Pizzoloto Dalpiaz

CABRAL, G. S.; CARVALHO, Richarles Souza de; TEIXEIRA, Regina de Fátima. O conceito de juventude na obra O Retrato de Dorian Gray. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Karine Niehues

CABRAL, G. S.; SILVA, Silemar Maria de Medeiros da; GUOLLO, Fernanda Maccari. O Menino Maluquinho: livro versus filme. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Agnaldo Stein da Silva

CABRAL, G. S.; NONNENMACHER, J. R.; GERALDES JUNIOR, Gutemberg Alves. Hamlet nas leituras de L.S. Vigotski e de Harold Bloom. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Aline Silva dos Santos

CABRAL, G. S.; SILVA, Silemar Maria de Medeiros da; HONORATO, Aurélia Regina de Souza. O ensino da arte na educação infantil: reflexões sobre a fala do professor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Selma Tereza Leepkaln Dassi

CABRAL, G. S.; HONORATO, Aurélia Regina de Souza. No ateliê da escola, um diálogo entre as linguagens vivas: poesia e pintura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Cristiane Justino

CABRAL, G. S.; BAUMER, Édina Regina; HONORATO, Aurélia Regina de Souza. Arte contemporânea se instalando na cultura evangélica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Maria Emília de Souza Melo Francio

NASCIMENTO, DorvalCABRAL, G. S.; OSTETTO, L. C.; ZANETTE, Maria Valkíria. Implantação do conteúdo de história afro-brasileira nas disciplinas de Estudos Sociais, História e Geografia da rede pública municipal de Criciúma (SC). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Keli Gonçalves Accordi

CABRAL, G. S.FRITZEN, Celdon; SOUZA, Débora Savi de; ZANETTE, Maria Valkíria. O papel do professor no incentivo à leitura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Vanderléia Izé Marangoni

CABRAL, G. S.; HONORATO, Aurélia Regina de Souza; GIACOMAZZO, Graziela Fátima; ZANETTE, Maria Valkíria. A imaginação no processo de aprendizagem na Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Thaisiane Zanelatto Mendes

CABRAL, G. S.; BAUMER, Édina Regina; ZANETTE, Maria Valkíria. Entre ritmos e melodias: a música na educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Macsuel De Bona

CABRAL, G. S.NASCIMENTO, Dorval; GOULARTE, Nivaldo Anibal. Memórias do Holocausto: uma análise de relatos de sobreviventes de campos de concentração. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Michele Gonçalves Cardoso

CABRAL, G. S.. Alá na cidade das etnias: a consolidação do grupo étnico árabe em Criciúma. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catariense.

CABRAL, G. S.; BACK, Angela Cristina Di Palma.; BETTIO, A. L.. Bancas do Processo Seletivo de Docentes do PPGE Unesc. 2014. Universidade do Extremo Sul Catarinense.

CABRAL, G. S.. Banca Examinadora para contratação de professor de Língua Inglesa, Inglês e Literatura Correspondente da FURB. 2002. Fundação Universidade Regional de Blumenau.

CABRAL, G. S.; MARCONDES, M. R. S.; SILVA, L. M.; HAUSMANN, E. P.. Concurso para Professores de Inglês e Literatura Correspondente da FURB. 2002. Fundação Universidade Regional de Blumenau.

CABRAL, G. S.; VOLPATO, A. N.. Comissão Verificadora para reconhecimentodo curso de graduação em Letras - Habilitação Secretário Executivo (Licenciatura) da Unisul, Campus de Tubarão. 2003. Universidade do Sul de Santa Catarina.

CABRAL, G. S.; COSTA, W. C.. Avaliação do curso de Letras - Portuguê,s Espanhol, da UNOESC, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba. 2002. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

CABRAL, G. S.. Elaboração e correção de Exame de Proficiência em Língua Inglesa - PPGCA. 2004. Universidade do Extremo Sul Catarinense.

CABRAL, G. S.. Exame de Proficiência em Língua Inglesa no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. 2003. Universidade do Extremo Sul Catarinense.

CABRAL, G. S.. Exame de Proficiência em Língua Inglesa no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado). 2003. Universidade do Extremo Sul Catarinense.

CABRAL, G. S.. Exame de Proficiência em Inglês do PPGCA. 2002. Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rafael Camorlinga Alcaraz

CABRAL, G. S.;ALCARAZ, R. C.; PASOLD, B.; FUNCK, É. A.; FUNCK, S. B.. Death in the poetry of Thomas Dylan. 1996. Dissertação (Mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Bernadete Limongi

LIMONGI, B.. Death in the Poetry of Dylan Thomas. 1996 - Universidade Federal de Santa Catarina.

Bernadete Limongi

LIMONGI, B.. Blood and Stone on Stage: peter Shaffer´s Tragic Plays. 2000 - Universidade Federal de Santa Catarina.

José Roberto Basto O'Shea

CABRAL, G. DA S.;O'SHEA, J. R. B.. Blood and Stone on Stage: Peter Shaffer's Tragic Plays. 2000. Tese (Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

José Roberto Basto O'Shea

CABRAL, G. DA S.;O'SHEA, J. R. B.. Blood and Stone on Stage: Tha Tragic Plays of Peter Shaffer. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Isadora Farias Espíndola

A construção visual do saber: Reflexões acerca do uso de imagens no processo de ensino e aprendizagem por meio da produção audiovisual na educação básica; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Luciane Rabelo

Diversidade cultural: realidade entre os alunos do 1; ano do ensino médio inovador da escola E; E; M; Macário Borba, do município de Sombrio (SC); Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Orientador);

Clarita Maria Torquato

Identidade profissional e memória de professores da região sul do estado de Santa Catarina; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Orientador);

Glauco Roberto Salvan

Representação do bandeirante nos livros didáticos do ensino fundamental; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Orientador);

Marcelo Wendhausen Bitencourt

Culturas juvenis nos livros didáticos: estudo da representação da juventude numa coleção de português do ensino médio; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Leandro de Bona Dias

Que raio de professoras são essas? A representação da identidade docente nas obras de Fanny Abramovich e Ziraldo; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Julia Waschinevski Plácido

"Bem-vindo ao 6; ano": Estudo sobre as dificuldades encontradas pelas crianças de uma escola municipal de Criciúma (SC); 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Daiane Barreto Martinhago

As representações do negro na literatura infantil: algumas leituras do acervo do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) do ano de 2013; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Izabel Cristina Marcílio Duarte

A relação quadrinhos e livro didático: uma análise sobre a integração entre linguagem verbal e imagética; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Viviane Maria Candiotto

A construção identitária dos professores de dança clássica: um estudo sobre três artistas educadores; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Maria Isabel Borba Alamini

A discursividade e o Projeto Político Pedagógico: um olhar sobre o PPP da Rede Municipal de Criciúma; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Aline Casagrande Rosso Cardoso

O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE LEITORES NA REDE PÚBLICA DE CRICIÚMA (SC); 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Julia Washinesvki Plácido

A transição entre o ensino fundamental II e as dificuldades encontradas pelas crianças: um estudo de caso de uma escola do município de Criciúma; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Leandro de Bona Dias

A identidade do professor em A professorinha Maluquinha, do Ziraldo, e em Que raio de professora sou eu, de Fanny Abramovich; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Marcelo Wendhausen Bitencourt

Culturas juvenis, identidade e educação nos livros didáticos do ensino médio; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Patrícia Luttjohann

Cinema e educação: interfaces e práticas docentes do uso de filmes em sala de aula; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Marcelo Feldhaus

MUSEUS, CORPO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPOSIÇÃO ?MUSEUS EM MOVIMENTO: RIZOMAS?; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Gislene Camargo

A interação dialógica presente nas vozes das crianças; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Cristiane da Silva Bolan

Educação inclusiva: os alunos com deficiência no ensino superior/médio; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Daiane Barreto Martinhago

A representação do negro na literatura infantil contemporânea brasileira; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Izabel Cristina Marcílio Duarte

A presença das Histórias em Quadrinhos nos livros didáticos do ensino médio; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Viviane Maria Candiotto

A construção identitária dos professores de dança clássica no Brasil: um estudo da experiência de três artistas educadores e quais suas implicações para o entendimento de corpo, memória e movimento; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

João Francisco Marques Monteiro

As letras de canções brasileiras nas apostilas e nos livros didáticos; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Andréa Rocha

As práticas de leitura em escolas públicas de Araranguá (SC); 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Anilse Maria Picollo Borttolin

As práticas de leitura dos estudantes do quinto ano de duas escolas do município de Forquilhinha (SC); 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Graciane Mondardo Constantino

Educação e Identidade cultural: a experiência dos acadêmicos angolanos da Unesc; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Cristiane Cechinel de Villa

A Leitura Sem Fim: análise das práticas pedagógicas de uma escola estadual do município de Içara (SC); 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Tiago dos Santos Búrigo

Ideologia e cultura nos materiais didáticos utilizados na Educação de Jovens e Adultos no Brasil; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Alexandra Serafim de Souza

As narrativas como estratégias de construção identitária dos índios guaranis da aldeia Tekoá Marangatu, em Imaruí (SC); 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Kelly Cristina Fernandes da Rosa

Enedina Alano da Rosa: a identidade da mulher negra educadora no Sul do Brasil; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Édina REgina Baumer

O ensino da arte na Educação Básica: as proposições da LDB 9; 394/96; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Carlos dos Passos Paulo Matias

A ópera do Estado Novo (1937-1945): Villa Lobos e a Reforma Capanema; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Anne Kay Emerich Lentz

As concepções de infância em obras de Ruth Rocha; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Lúcio Vânio Moraes

Memória escolar e campo religioso: identidade e imaginário católico na Escola de Educação Básica Manoel Gomes Baltazar em Maracajá - SC (1959-1976); 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Juliana da Silva Uggioni

"Oi, meu nome é Jeferson e sou uma criança"; Ser criança sob o olhar das crianças; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Luciana França Alborghetti e Silva

Representação da Infância em Monteiro Lobato; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Carlos dos Passos Paulo Matias

Linguagem musical na educação durante o estado novo - 1937-1945; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Édina REgina Baumer

O professor de arte e a linguagem musical: práticas e reflexões; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Kelly Cristina Fernandes da Rosa

O discurso do método dos professores de língua portuguesa do século XXI frente às ideologias político-educacionais; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Isabel Conti Schilling

Os traços da cultura polonesa nas práticas educacionais da escola Casemiro Starchurski; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catariense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Maria Cristina Keller Frutuoso

A percpção dos acadêmicos do curso de Letras/Unesc sobre o ensino e a aprendizagem da língua inglesa; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catariense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Maria de Lourdes Souza

Violeta Parra: identidade cultural latino-americana moderna; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catariense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Lúcio Vânio Moraes

Memória escolar e campo religioso: a influência da Igreja Católica na constituição da escola de educação básica Manoel Gomes Baltazar em Maracajá (SC), 1954-1970; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catariense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Luciana França Alborghetti e Silva

Representações da infância em Monteiro Lobato; 2006; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catariense,; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Samuel Webster

Conteúdo gramatical apresentado em livros didáticos de inglês; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Nathalia Neves Aquino

O Teatro Mágico: arte e cultura de resistência; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Estética: Arte e as Perspectivas Contemporâneas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Najara de Oliveira Marques

O retrato da obsessão: uma análise da obra O Retrado de Dorian Gray sob a ótica do atual culto estético ao corpo; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Janice Tommasi

Os contos de fadas e sua influência no amadurecimento da criança; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua e Literatura com Ênfase nos Gêneros do Disc) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Adriana Pazetto da Silva

O gênero música como suporte na aprendizagem da língua espanhola no ensino fundamental; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua e Literatura com Ênfase nos Gêneros do Disc) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Fernanda de Medeiros Rocha

Análise da diversidade social e cultural nos livros didáticos de Língua Inglesa; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua e Literatura com Ênfase nos Gêneros do Disc) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Paula Rossi Anzolin

A contribuição das narrações de histórias da formação de leitores; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua e Literatura com Ênfase nos Gêneros do Disc) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Viviana Custodio Mota

A construção da identidade nos contos "Bisa Bia, isa Bel" e "A Mulher Esqueleto" a partir das análises junguianas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua e Literatura com Ênfase nos Gêneros do Disc) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Aline Rampinelli de Souza dos Santos

Gêneros textuais presentes nos livros didáticos de inglês de 1; ano ao 5; ano do ensino fundamental; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua e Literatura com Ênfase nos Gêneros do Disc) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Ana Paula de Souza dos Santos

(Des)construção de identidade nas aulas de Língua Inglesa: o papel do professor e do livro didático nesse processo; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua e Literatura com Ênfase nos Gêneros do Disc) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Carina Fernandes de Andrade de Freitas

Qual a contribuição do livro didático de Língua Inglesa na construção de um filtro afetivo positivo no aluno?; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua e Literatura com Ênfase nos Gêneros do Disc) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Daiane Barreto Martinhago

A teoria racial em Canaã e em Os Sertões; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua e Literatura com Ênfase nos Gêneros do Disc) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Janice Tommasi

Os contos de fadas e sua influência no amadurecimento da criança; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua e Literatura com Ênfase nos Gêneros do Disc) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Fernanda da Cruz

Developing multiculturalism with children in schools: analysis of primary English foreign textbooks contrasting to a Braziian textbook; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Tiago dos Santos Búrigo

As ideologias subjacentes ao trabalho e sua dignificação no conto "Os três porquinhos"; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Mariza Pires de Oliveira

A contribuição do gênero poesia na elaboração textual no terceiro ano do ensino fundamental; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua e Literatura com Ênfase nos Gêneros do Discurso) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Gianini Geremias Vieira

Sgt; Pepper's e Tropicália: a busca de uma identidade cultural; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Inglesa) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Marcia Tamoe Nakamura

Tarefas de produção oral no ensino de língua inglesa; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Alan Dutra

A influência do ensino da Geografia no fortalecimento da identidade cultural nacional; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Tânia Regina Possamai Della de Bittencourt

Identidade cultural e literatura: um estudo da representação na obra Archimedes Naspolini Filho; 2005; 70 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Como Fenômeno Sociopolítico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Izabel Cristina Vieira Antônio

A atuação da personagem Emília na obra de Monteiro Lobato: Memórias da Emília; 2005; 40 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Como Fenômeno Sociopolítico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Marília Pires da Silva Gava

Emília e a transgressão da linguagem no livro Emília no País da Gramática, de Monteiro Lobato; 2005; 40 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Como Fenômeno Sociopolítico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Richarles Souza de carvalho

Língua inglesa: uma análise das presenças e das ausências de textos literários em materiais didáticos empregados na prática pedagógica em oitavas séries do ensino fundamental; 2004; 49 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Vanderlete Santiago Bianchini

Dificuldades para ensinar a língua inglesa na concepção de professores do ensino fundamental; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Prática Docente) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Emilly Gouvêa Ferreira

A Síndrome de Otelo e suas consequências em Dom Casmurro, de Machado de Assis; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Débora Pinho Gomes

Correlação inter-gêneros: música e poesia em Djavan; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Thais Formentin Bonifácio

O poder político em Os Saltimbancos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Renata Fernandes

A cultura africana retratada nos livros de literatura infanto-juvenil do PBNE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Valéria Marques Silva

A função da música e da dança no livro O Cortiço, de Aluísio de Azevedo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Ingrid Fernandes de Araujo

A representação do meio ambiente na obra A Reforma da Natureza (1941), de Monteiro Lobato, a partir da visão da ecocrítica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Karla Ribeiro dos Santos Firmino

Da teologia à literatura: a intertextualidade da obra literária Dois Irmãos, de Milton Hatoum, com os textos bíblicos do livro de Gênesis; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Naiara Beatriz de Souza da Silva

Narrativas autobiográficas e identitárias: Mahommah Gardo Baquaqua; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Sergio Luiz Ugioni

Concepções de infância na obra literária: Canções da Inocência e Canções da Experiência, de William Blake; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Julia Regina Maciel

Desafios da tradução literária: estudo comparativo de duas traduções para o inglês de conto de Clarice Lispector; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Vanderleia Francisco Joaquim

Educação e confessionalidade: um estudo de caso sobre a proposta de educação por princípios em uma escola confessional de Criciúma (SC); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Márjory Rebelo

O impulso na ficção de Edgar Allan Poe: uma análise psicanalítica de "The Imp of the Perverse"; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Suélem da Cunha

A escrita de si como formação de memória e identidade nas narrativas de Linda Brent; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Caroline Magnus Trajano

Uma análise da personagem feminina em Gabriela Cravo e Canela e sua relação com a história da mulher; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Camila Selau Bittencourt

Análise comparativa de O Mágico de Oz em sua versão literária e fílmica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Katiusce Graciano Teixeira

Criança que canta é criança feliz: a influência da educação musical nas relações estabelecidas na educação infantil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Magali Naspolini Proença

A concepção de infância na obra Cazuza, de Viriato Corrêa; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Denise de Oliveira Moyses

O elemento gótico na obra Frankenstein, de Mary Shalley; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Lesiane da Rosa Caetano

A representação da infância em três obras teatrais de Maria Clara Machado; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Nariene Pereira Leonel

A construção da identidade na personagem Celie do livro A Cor Púrpura, de Alice Walker; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Alter Pedroso dos Santos

A influência da música no ensino-aprendizagem da Educação Infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Alter Pedroso dos Santos

De que forma a música tem influenciado no processo ensino-aprendizagem na educação infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Fernanda Trichez Dalanholli

A construção da fanfiction como gênero; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Indianara Machado Eusébio

A construção da identidade feminina em Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Leandro de Bona Dias

A representação da identidade feminina nas letras de Noel Rosa; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Leide Barbara Colombo Baldessar

A representação da mulher em Virginia Woolf: análise da obra Um Teto Todo Seu; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Lauro Luis Souza de Henrique

A imagem do índio no romance The Last of the Mohicans; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Aline Silva dos Santos

Arte e arte-educação na perspectiva do educador; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Eloisa da Rosa Oliveira

Leitura, infância e identidade: o que o Pequeno Príncipe disse a eles?; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Julya Salvador Damian

A representação da infância e a imaginação em O Sobrinho do Mago, de C; S; Lewis; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Uilian Pizzoloto Dalpiaz

O conceito de juventude na obra O Retrado de Dorian Gray, de Oscar Wilde; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Karine Niehues

O Menino Maluquinho: livro versus filme; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Agnaldo Stein

Hamlet nas leituras de de L; S; Vigotski e de Harold Bloom; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Keli Gonçalves Accordi

O papel do professor no incentivo à leitura; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Vanderléia Izé Marangoni

A imaginação no processo de aprendizagem na educação infantil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Marcos Aurelio da Silva Pereira

A ESCRITA DE SI E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A OBRA QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS, E EU SEI PORQUE O PÁSSARO ENGAIOLADO CANTA, DE MAYA ANGELOU; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Marcos Aurelio da Silva Pereira

A escrita de si e a construção da identidade na obra Casa de Alvenaria, de Carolina Maria de Jesus; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Deivid de Sousa Viana

A escrita de si e a construção da identidade em Eu Sei porque o Pássaro Engaiolado Canta, de Maya Angelou; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Larissa Gonçalves Prudêncio

A escritura do cotidiano: estudo sobre o ofício do escritor conforme se revela nas correspondências de Clarice Lispector; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Leticia Zanette

O retrato do artista enquanto gente: a representação de si mesmo e da arte nas cartas de Vincent van Gogh; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Natália Valvassori De Nez

UM BARRACO TODO SEU: A ESCRITA DE SI COMO ESPAÇO DE LUTA NA AUTOBIOGRAFIA DE CAROLINA MARIA DE JESUS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Naiara Beatriz de Souza da Silva

A construção da identidade pela escrita de si: a narrativa de Mohammah G; Baquaqua (1854); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Ana Luiza M

Matos; A Escrita de Si e a Construção da Identidade nas narrativas de Malala Yousafzai; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Naiara Beatriz de Souza da Silva

A construção da identidade pela escrita de si: a narrativa de Mohammah G; Baquaqua (1854); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Ana Luiza Machado Matos

"A Escrita de Si e a Construção da Identidade nas narrativas de Malala Yousafzai"; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Suélem da Cunha

A escrita de si como espaço de luta e representação: a narrativa de vida de Harriot Jacoibs; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Suélem da Cunha

Voz e silêncio: identidade e alteridade em Peter Shaffer; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Lesiane da Rosa Caetano

A representação da infância no teatro infantil brasileiro: uma análise da obra de Maria Clara Machado e Sylvia Orthof; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Lesiane da Rosa Caetano

A representação da infância no teatro infantil brasileiro: uma análise da obra de Maria Clara Machado e Sylvia Orthof; 2012; Iniciação Científica - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Suélem Cunha

Voz e silêncio: identidade e alteridade na obra teatral de Peter Shaffer; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Angélica Manenti

Poética e performance na arte independente do grupo O Teatro Mágico; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Fernando Lucas Selau Martins

Littera: Correlações entre cultura, processamento e ensino; A linguagem em foco; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Eloisa da Rosa Oliveira

Diálogos entre a literatura e a história: uma análise de obras de literatura infanto-juvenil da coleção Biblioteca na Escola; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Julya S

Damian; Diálogos entre a literatura e a história: uma análise de obras de literatura infanto-juvenil da coleção Biblioteca na Escola; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Fabian Alves Batista

A construção da identidade cultural na obra de Chico Buarque de Hollanda; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Glaucia da Silva

Implementando a leitura e a redação no ensino fundamental; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Ana Paula de Souza Santos

Educação e linguagem: constituição de identidades e senso de alteridade a partir do uso de imagens e textos de língua estrangeira nas escolas; 2005; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Claudia Rosa Alves

Educação e linguagem: constituição de identidades e senso de alteridade a partir do uso de imagens e textos de língua estrangeira nas escolas; 2005; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Ana Paula de Souza dos Santos

Educação e linguagem: constituição de identidades e senso de alteridade a partir do uso de imagens e textos de língua estrangeira nas escolas; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Claudia Rosa Alves

Educação e linguagem: constituição de identidades e senso de alteridade a partir do uso de imagens e textos de língua estrangeira nas escolas; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Katiusce Graciano Teixeira

Criança que canta é criança feliz: a influência da educação musical nas relações estabelecidas na educação infantil; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Gladir da Silva Cabral;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Bernadete Limongi

Dylan Thomas´s View Of Death As Conveyed By His Poems; 1996; Dissertação (Mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente)) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Bernadete Limongi;

Bernadete Limongi

Blood and Stone on Stage: Peter Shaffer´s Tragic Plays; 2000; Tese (Doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente)) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bernadete Limongi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CABRAL, G. S. ; CAROLA, Carlos Renato . A escrita de si e a busca da liberdade: a narrativa de Mohammah Baquaqua. http://dx.doi.org/10.18226/19844921.v11.n22.07 , v. 11, p. 118-141, 2019.

  • CABRAL, GLADIR DA SILVA ; PROENÇA, MAGALI NASPOLINI . A REPRESENTAÇÃO DA ESCOLA EM CAZUZA, DE VIRIATO CORRÊA. Revista de Educação, Ciência e Cultura , v. 24, p. 57-69, 2019.

  • CABRAL, G. S. ; MARTINHAGO, D. ; CAROLA, Carlos Renato . A representação do negro na literatura infantil contemporânea brasileira. EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA , v. 15, p. 274-299, 2018.

  • CABRAL, G. S. . Para Todos: as canções de Chico Buarque, currículo e identidade cultural. CRIAR EDUCAÇÃO REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNESC , v. 7, p. 1-19, 2018.

  • CABRAL, G. S. . Tropicália ou Panis et Circensis e a Identidade Cultural. Revista Lendu , v. 2, p. 1-26, 2018.

  • CABRAL, G. S. ; CUNHA, Suélem . Identidade e alteridade em Amadeus, de Peter Shaffer. Interdisciplinar , v. 28, p. 225-240, 2017.

  • SILVA, Alex Sander ; MWEWA, Christian Muleka ; CABRAL, G. S. . Narratividade, memória e experiência: anotações em contos afro-brasileiros. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 11, p. 398-406, 2017.

  • CABRAL, GLADIR DA SILVA ; DA CUNHA, SUÉLEM . A escrita de si como construção da identidade nas narrativas de Barriet Jacobs. REVISTA MEMORARE , v. 4, p. 112-133, 2017.

  • FRITZEN, C. ; CABRAL, G. S. ; CAROLA, CARLOS RENATO . O positivismo e a literatura infantil: desmistificando a doxa e mitificando a ciência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP , v. 97, p. 147-162, 2016.

  • CABRAL, G. S. ; SOUZA, M. L. . Violeta Parra e a construção da identidade latinoamericana. Fenix: revista de historia e estudos culturais , v. 13, p. 1-15, 2016.

  • ANDRADE, M. I. ; BACK, Angela Cristina Di Palma Back ; CABRAL, G. S. . O ensino da língua portuguesa em Timor Leste: ênfase nos gêneros discursivos. Revista Letras , v. 91, p. 197-218, 2015.

  • CECHINEL, A. ; CABRAL, G. S. . 'Um pensamento insone': os perigos do símbolo em Moby Dick, de Herman Melville. Acta Scientiarum. Language and Culture (Impresso) , v. 37, p. 49-56, 2015.

  • CABRAL, G. S. ; DAMAZIO, L. P. . As influências do movimento concretista na linguagem publicitária. Lumina (Juiz de Fora) (Cessou em 2006. Cont. ISSN 1981-4070 Lumina (Juiz de Fora. Online)) , v. 9, p. 1-21, 2015.

  • ROSSO, A. ; CABRAL, G. S. . Os documentos oficiais e a educação: menções sobre literatura e biblioteca escolar. ARGUMENTO (JUNDIAÍ) , v. 16, p. 4-14, 2015.

  • CECHINEL, A. ; CABRAL, G. S. . -Um pensamento insone?: os perigos do símbolo em Moby Dick , de Herman Melville . Acta Scientiarum. Language and Culture (Online) , v. 37, p. 49-56, 2015.

  • HENRIQUE, L. L. S. ; CABRAL, G. S. . A representação dos povos indígenas no romance The Last of the Mohicans. Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online) , v. 17, p. 207-218, 2015.

  • CABRAL, G. S. . Finitude e tradição cristã: o olhar da literatura inglesa. Revista Trama (UNIOESTE. Online) , v. 10, p. 49-64, 2014.

  • CABRAL, G. S. ; SILVA, Alex Sander . Poética, performance e identidade: possibilidades estético-formativas na arte do Teatro Mágico. Impulso (Piracicaba) , v. 24, p. 21-31, 2014.

  • FRITZEN, Celdon ; CABRAL, GLADIR DA SILVA . Rute e Alberto resolveram ser turistas a leitura literária para crianças no período Vargas. Revista Brasileira de Educação (Impresso) , v. 19, p. 329-347, 2014.

  • CAROLA, Carlos Renato ; CABRAL, G. S. . Natureza, sensibilidade ambiental e tendências antropocêntricas na literatura infantojuvenil brasileira (1934-1971). Diálogos (Maringá. Impresso) , v. 18, p. 435-472, 2014.

  • CAROLA, Carlos Renato ; CABRAL, GLADIR SILVA . Concepções de natureza e sensibilidade ambiental nos livros didáticos de História Natural (1934-1971). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP , v. 94, p. 858-880, 2013.

  • CAROLA, Carlos Renato ; CABRAL, G. S. . Concepções de natureza e sensibilidade ambiental nos livros didáticos de História Natural (1934-1971). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso) , v. 94, p. 858-880, 2013.

  • CABRAL, G. S. ; PEREIRA, Sérgio Paulo de Andrade . Contracultura no Protestantismo: o álbum De Vento em Popa (1977). Ciências da Religião (Mackenzie. Online) , v. 10, p. 119-139-139, 2012.

  • CABRAL, G. S. ; OLIVEIRA, Eloisa da Rosa . A Mala de Hana e a Boneca Viajante: história, narração e literatura infantil. Perspectiva (UFSC) , v. 30, p. 891-907-907, 2012.

  • FRITZEN, Celdon ; CABRAL, G. S. . O que ensina também pode divertir, mas nem tudo o que diverte ensina: os debates da Comissão Nacional de Literatura Infantil (1936-1938). Patrimônio e Memória (UNESP) , v. 7, p. 127-139, 2011.

  • CABRAL, G. S. ; FRITZEN, Celdon ; LEITE, M. I. F. . Museum without walls: Imagining new formative spaces. Us-China Education Review , v. 7, p. 106-112, 2010.

  • ROSA, K. C. F. ; CABRAL, G. S. . Trajetória de Enedina Alano da Rosa: uma educadora negra no sul catarinense. Polêm!ca , v. 9, p. 104-112, 2010.

  • FRITZEN, Celdon ; CABRAL, G. S. . O gênero autobiográfico e a representação da infância na literatura: Minha Vida de Menina, Infância, e Os Bichos que Tive. Caderno de Letras (UFPEL) , v. 14, p. 33-41, 2008.

  • GUOLLO, Fernanda Maccari ; CABRAL, G. S. . A visão de Emily Dickinson sobre a morte: muito além do sentimentalismo. Revista de Iniciação Científica (Criciúma) , v. 6, p. 1-10-10, 2008.

  • CABRAL, G. S. . More than a lullaby: Dylan Thomas's attitude towards death in the poem. Fragmentos (Florianópolis) , v. 30, p. 183-198, 2006.

  • CABRAL, G. S. . Death in Dylan Thomas's poem A Refusal to Mourn the Death, by Fire, of a Child in London and its relation to the Christian Tradition. Publicatio UEPG. Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes , Ponta Grossa (PR), v. 13, n.2, p. 7-17, 2005.

  • CABRAL, G. S. . Dylan Thomas's poem And Death Shall Have no Dominion. Todas as Letras (São Paulo) , São Paulo (SP), v. 7, p. 83-91, 2005.

  • CABRAL, G. S. . War and death in Dylan Thomas's poem Ceremony After a Fire Raid. Fragmentos (Florianópolis) , Florianópolis (SC), v. 23, p. 41-54, 2005.

  • CABRAL, G. S. ; FRITZEN, Celdon . Considerações sobre leitura e escritura de professores numa experiência de formação continuada: relato de uma pesquisa-ação. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI) , Teresina: EDUFPI, n.11, p. 24-36, 2004.

  • CABRAL, G. S. ; FRITZEN, Celdon . Uma abordagem histórica dos livros didáticos de Língua Portuguesa. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI) , Teresina, v. 8, n.8, p. 63-71, 2002.

  • CABRAL, G. S. . Dylan Thomas attitude towards death in the poems "Elegy" and "Among those killed in the dawn was a man aged a hundred". Revista de Ciências Humanas (Criciúma) , Criciúma (SC), v. 8, n.2, p. 51-60, 2002.

  • CABRAL, G. S. . The death of the planet Earth in Dylan Thomas's poem "In country heaven". Roteiro (Joaçaba) , Joaçaba, v. 27, n.2, p. 185-195, 2002.

  • CABRAL, G. S. . Dylan Thomas's attitude towards death in the poem \. Uniletras (UEPG. Impresso) , Ponta Grossa (PR), v. 24, n.24, p. 217-225, 2002.

  • CABRAL, G. S. . Dylan Thomas's attitude towards death in the poem \. Revista de Ciências Humanas (Criciúma) , Criciúma, v. 7, n.2, p. 75-84, 2001.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CABRAL, G. S. ; FRUTUOSO, M. C. K. ; DAMAZIO, A. ; SCHLICKMANN, Carlos A. ; CARDOSO, Eloir F. M. . Proposta Curricular da Rede Municipal de Criciúma. 2008.

CABRAL, G. S. . Parecer à International Journal of Education Through Art. 2016.

CABRAL, G. S. . Parecer sobre projetos de Inovação Pedagógica Unesc. 2016.

CABRAL, G. S. . Parecer sobre trabalhos da VII Semana de Ciência e Tecnologia. 2016.

CABRAL, G. S. . Parecer para a Revista International Journal of Education Through Art. 2015.

CABRAL, G. S. . Parecer sobre artigo para a Rev. International Journal of Education Through Art. 2014.

CABRAL, G. S. . Parecer para a Revista Todas as Letras (Mackenzie). 2013.

CABRAL, G. S. . Parecer de trabalhos enviados para o III SELEP -- Seminario de Leitura e Produção Textual. 2013.

CABRAL, G. S. . Parecer para Revista Todas as Letras Mackenzie. 2012.

CABRAL, G. S. . Parecere para a revista International Journal of Education Through Art. 2012.

CABRAL, G. S. . Parecere para a revista International Journal of Education Through Art. 2012.

CABRAL, G. S. . Parecere para a revista International Journal of Education Through Art. 2011.

CABRAL, G. S. . Parecere para a revista International Journal of Education Through Art. 2011.

CABRAL, G. S. . Parecerista Ad Hoc do eixo Educação e Infância do VIII Encontro da ANPEd Sul. 2010.

CABRAL, G. S. . Parecerista ad hoc do I Seminário de Pesquisa da Linha Educação, Linguagem e Memória do PPGE da Unesc. 2010.

CABRAL, G. S. . Parecere para a revista International Journal of Education Through Art. 2010.

CABRAL, G. S. . Parecere para a revista International Journal of Education Through Art. 2010.

CABRAL, G. S. . Parecere para a revista International Journal of Education Through Art. 2010.

CABRAL, G. S. . Parecere para a revista International Journal of Education Through Art. 2010.

CABRAL, G. S. . Parecere para a revista International Journal of Education Through Art. 2010.

CABRAL, G. S. . Parecer para a Rev. História Agora. 2010.

CABRAL, G. S. . Parecere para a revista International Journal of Education Through Art. 2010.

CABRAL, G. S. . Parecere para a revista International Journal of Education Through Art. 2009.

CABRAL, G. S. ; LEITE, M. I. F. . Parecere para a revista International Journal of Education Through Art. 2009.

CABRAL, G. S. . Parecer para o EDUCERE. 2009.

CABRAL, G. S. . Parecer para o EDUCERE. 2009.

CABRAL, G. S. . Parecer para o EDUCERE. 2009.

CABRAL, G. S. . Parecer para o EDUCERE. 2009.

CABRAL, G. S. . Parecer para o EDUCERE. 2009.

CABRAL, G. S. . Parecere para a revista International Journal of Education Through Art. 2009.

CABRAL, G. S. . Avaliação de artigo para a ANPEd-Sul. 2008.

CABRAL, G. S. . Avaliação de artigo para a ANPEd-Sul. 2008.

CABRAL, G. S. . Avaliação de artigo para ANPEd-Sul. 2008.

CABRAL, G. S. . Avaliação de artigo para a ANPEd-Sul. 2008.

CABRAL, G. S. . Avaliação de artigo para a ANPEd-Sul. 2008.

CABRAL, G. S. . Avaliação de artigo para a ANPEd-Sul. 2008.

CABRAL, G. S. . Avaliação de artigo para ANPEd-Sul. 2008.

CABRAL, G. S. . Avaliação de artigo para a ANPEd-Sul. 2008.

CABRAL, G. S. . Avaliação de artigo para a ANPEd-Sul. 2008.

CABRAL, G. S. . Parecer sobre artigo científico para o International Journal of Education through Art. 2008.

CABRAL, G. S. . Parecer sobre nove trabalhos para o IV Seminário Educação, Imaginação e as Linguagens Artístico-Culturais. 2008.

CABRAL, G. S. . Revista Fragmentos. 2008.

CABRAL, G. S. . Parecer sobre projeto de pesquisa Edital n. 155/07. 2008.

CABRAL, G. S. . Parecer sobre projeto de Pesquisa para o Edital 155/07 da UNIPLAC. 2008.

CABRAL, G. S. . Parecere para a revista International Journal of Education Through Art. 2008.

CABRAL, G. S. . Parecere para a revista International Journal of Education Through Art. 2008.

CABRAL, G. S. . Parecer sobre artigo científico para o International Journal of Education through Art. 2007.

CABRAL, G. S. . Parecere para a revista International Journal of Education Through Art. 2007.

CABRAL, G. S. ; FRITZEN, Celdon ; LEITE, M. I. F. ; CARVALHO, M. C. ; OSTETTO, L. E. ; CAMBRUZZI, A. M. . II Seminário Educação, Imaginação e as Linguagens Artístico-culturais. 2006.

CABRAL, G. S. . Parecer sobre artigo científico para a Revista de Iniciação Científica da Unesc. 2006.

CABRAL, G. S. . Parecer sobre artigo científico para a Revista de Iniciação Científica da Unesc. 2006.

CABRAL, G. S. . Parecer sobre artigo científico para a Revista de Iniciação Científica da Unesc. 2006.

CABRAL, G. S. . Anais do II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e V Seminário de Iniciação Científica. 2005.

CABRAL, G. S. . O ensino da língua inglesa como LE na escola pública: ensino médio público estadual urbano de Chapecó. 2005.

CABRAL, G. S. . Revista do Direito: Amicus Curiae, ano 1, n. 1. 2004.

CABRAL, G. S. . Revisão do livro História da Comunicação no Sul de Santa Catarina. 2000.

CABRAL, G. S. . Leitura e literatura. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

NASCIMENTO, Dorval ; CABRAL, G. S. . Reflexões para História: migrações internacionais e identidades culturais no filme Gaijin: Ama-me como Sou. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CABRAL, G. S. . Oficina de composição musical. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CABRAL, G. S. ; CECHINEL, A. . Escrita acadêmica: (re)formulando conceitos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CABRAL, G. S. . Leitura e escrita: a importância do ato de ler, de Paulo Freire. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CABRAL, G. S. ; BACK, Angela Cristina Di Palma Back ; SCHLICKMANN, Carlos A. ; CARVALHO, Richarles Souza de ; AZEREDO, Jeferson Luís de ; ALAMINI, Maria Isabel ; CONSTANTINO, G. M. ; SILVEIRA, Rosilene de Fátima Koscianski da ; CECHINEL, André ; DIAS, Leandro de Bona . Littera: Correlações entre cultura, processamento e ensino. A linguagem em foco. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CABRAL, G. S. . trabalhos diversos do GT Educação, Cultura e Relações Étnico-raciais do IX ANPEd Sul. 2012. (Parecer sobre artigo científico).

CECHINEL, André ; CABRAL, G. S. . Formação do Leitor Literário. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CABRAL, G. S. . História e Memória Religiosa: Paróquia Nossa Senhora da Conceição. 2008. (Editoração/Livro).

CABRAL, G. S. . Aprendendo nos museus. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CABRAL, G. S. . A saga dos Daros. 2006. (Editoração/Livro).

CABRAL, G. S. . II Seminário Educação Imaginação e as Linguagens Artístico-Culturais. 2006. (Editoração/Anais).

CABRAL, G. S. . O ensino da língua inglesa como LE na escola pública: ensino médio público estadual urbano de Chapecó. 2006. (Parecer sobre projeto de pesquisa).

CABRAL, G. S. ; GOES, M. G. . Escola Casemiro Stachurscki. 2005. (Editoração/Livro).

CABRAL, G. S. ; GOES, M. G. . Amicus Curiae. 2005. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. ; GOES, M. G. . II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, V Seminário de Iniciação Científica. 2005. (Editoração/Anais).

CABRAL, G. S. . Tempos Acadêmicos: Revista do Curso de História. 2005. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. ; GOES, M. G. . V Seminário Interdisciplinar dos Cursos de LIcenciatura da Unesc: Educação e o Mundo do Trabalho: Novas Configurações para a Práxis do Educador. 2005. (Editoração/Anais).

CABRAL, G. S. . Revista Pesquisa e Extensão em Saúde. 2005. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. ; GOES, M. G. . Ensaios sobre a Economia Sul-Catarinense II. 2005. (Editoração/Livro).

CABRAL, G. S. . Anais do I Seminário Educação, Imaginação e Linguagens Artístico-Culturais. 2005. (Editoração/Anais).

CABRAL, G. S. . Uma contribuição da sociolingüística variacionista à constituição do Atlas Sociolingüístico para a Região Carbonífera. 2005. (Parecer sobre artigo científico).

CABRAL, G. S. . O conceito de multiplicação no livro didático. 2005. (Parecer sobre artigo científico).

CABRAL, G. S. . Ficções da memória: uma leitura da obra de Jayme Caetano Braum. 2005. (Parecer sobre projeto de pesquisa).

CABRAL, G. S. . Curso de Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Língua Portuguesa como fenômeno sóciopolítico. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CABRAL, G. S. . Revista de Tecnologia e Ambiente. 2004. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. . Tempos Acadêmicos: Revista do Curso de História. 2004. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. ; GOES, M. G. . Revista de Ciências Humanas. 2004. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. ; GOES, M. G. . Revista de Ciências Humanas. 2004. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. . Catálogo de Teses e Dissertações 2004. 2004. (Editoração/Catálogo).

CABRAL, G. S. . Revista de Tecnologia e Ambiente. 2004. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. ; LOURENCO, L. . Projeto Político Pedagógico da Rede Municipal de Criciúma. 2004. (Editoração/Livro).

CABRAL, G. S. . VII Simpósio Sul Catarinense Infanto-Juvenil de Ensino de Ciências, I Feira Regional de Matemática. 2004. (Editoração/Anais).

CABRAL, G. S. . Caderno de Resumos: Trabalhos de Conclusão de Curso. Educação Física. 2004. (Editoração/Catálogo).

CABRAL, G. S. . IV Seminário de Iniciação Científica: Caderno de Resumos. 2004. (Editoração/Anais).

CABRAL, G. S. . Amicus Curiae. 2004. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. ; LUCYK, C. . Revista de Iniciação Científica. 2004. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. ; LUCYK, C. . Revista de Iniciação Científica. 2004. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. ; MUNOZ, A. J. C. . Histórias que Ninguém Queria Ler. 2004. (Editoração/Livro).

CABRAL, G. S. . As curvas do trem: a presença da estrada de ferro no sul de Santa Catarina. 2004. (Editoração/Livro).

CABRAL, G. S. . Revista Pesquisa e Extensão em Saúde. 2004. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. . Os impactos da avaliação no desenvolvimento das habilidades comunicativas no ensino de inglês como língua estrangeira (LE). 2004. (Parecer sobre projeto de pesquisa).

CABRAL, G. S. . O diário de Bridget Jone de Helen Fielding como reinscrição de orgulho e preconceito de Jane Austen. 2004. (Parecer sobre projeto de pesquisa).

CABRAL, G. S. . A pesquisa como princípio educativo no processo ensino-aprendizagem de Ciências Exatas/Tecnologicas. 2004. (Parecer sobre artigo científico).

CABRAL, G. S. . Educação privada e educação comunitária: contribuições para um debate polêmico e necessário. 2004. (Parecer sobre artigo científico).

CABRAL, G. S. . Começar com o que o aluno conhece ou com o que o aluno pode imaginar?. 2004. (Parecer sobre artigo científico).

CABRAL, G. S. . Tempos Acadêmicos: Revista do Curso de História. 2003. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. . Revista de Ciências Humanas. 2003. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. . Revista de Tecnologia e Ambiente. 2003. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. . IV Seminário Interdisciplinar dos Cursos de Licenciatura da Unesc: Inclusão e Exclusão Social na Educação. 2003. (Editoração/Anais).

CABRAL, G. S. . Revista de Iniciação Científica. 2003. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. ; VIEIRA, M. E. S. ; LUCYK, C. . Bairro da Juventude: 50 anos de história. A filantropia na poeira do carvão. 2003. (Editoração/Livro).

CABRAL, G. S. . Revista de Ciências Humanas. 2003. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. . Revista de Tecnologia e Ambiente. 2003. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. . Ensaios sobre a Economia Sul-Catarinense. 2003. (Editoração/Livro).

CABRAL, G. S. . Direitos Reais no Código Civil de 1916 e no Código Civil de 2002. 2003. (Editoração/Livro).

CABRAL, G. S. ; VOLPATO, A. N. . Reconhecimento de Curso de Graduação em Letras - Habilitação em Secretariado Executivo (Licenciatura) da UNISUL. 2003. (Participação em Comissão Verificadora).

CABRAL, G. S. . Projeto político-pedagógico: construindo novas identidades individuais e coletivas. 2003. (Parecer sobre artigo científico).

CABRAL, G. S. . III Seminário Interdisciplinar dos Cursos de Licenciatura: Educação e Qualidade de Vida. 2002. (Editoração/Anais).

CABRAL, G. S. . II Seminário de Iniciação Científica e I Simpósio de Pesquisa: Pesquisa e Compromisso Social. O Papel do Conhecimento na Melhoria da Qualidade do Ambiente de Vida. 2002. (Editoração/Anais).

CABRAL, G. S. . Revista de Ciências Humanas. 2002. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. . Revista de Ciências Humanas. 2002. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. . Revista de Tecnologia e Ambiente. 2002. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. . Revista de Tecnologia e Ambiente. 2002. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. . Comissão de Verificação do curso de Letras - Habilitação em Porguês e Espanhol e respectivas Literaturas da UNOESC. 2002. (Comissão de Verificação de Curso).

CABRAL, G. S. . I Seminário Interdisciplinar dos Cursos de Licenciatura: Discutindo a Formação de Professores. 2001. (Editoração/Anais).

CABRAL, G. S. . Revista de Ciências Humanas. 2001. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. . Revista de Ciências Humanas. 2001. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. . II Seminário Interdisciplinar dos Cursos de Licenciatura da Unesc: Novos Desafios na Formação e Atuação de Professores. 2001. (Editoração/Anais).

CABRAL, G. S. ; LUCYK, C. . Prática de Leitura e Produção de Texto II. 2001. (Editoração/Livro).

CABRAL, G. S. ; LUCYK, C. . Prática de Leitura e Produção de Texto I. 2001. (Editoração/Livro).

CABRAL, G. S. ; LUCYK, C. . Prática de Leitura e Produção de Texto III. 2001. (Editoração/Livro).

CABRAL, G. S. . Revista de Tecnologia e Ambiente. 2001. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. . Revista de Tecnologia e Ambiente. 2001. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. . Um existencialista em Santa Catarina. 2001. (Parecer sobre artigo científico).

CABRAL, G. S. . Poder, saber e discursos ecológicos no Brasil: ciência, Estado e imprensa. 2001. (Parecer sobre artigo científico).

CABRAL, G. S. . Criatividade: diagnóstico da formação de educadores. 2001. (Parecer sobre artigo científico).

CABRAL, G. S. . Revista de Tecnologia e Ambiente. 2000. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. . Revista de Ciências Humanas. 2000. (Editoração/Periódico).

CABRAL, G. S. . Abertura da VII Semana de Ciência e Tecnologia. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

CABRAL, G. S. ; SILVA, F. . Pão, vinho, gente. 2013. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Barcelona. 2013. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. ; CAMARGO, J. . Coração de Londres. 2013. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Quiero verte, Buenos Aires. 2013. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. ; CAMARGO, J. . Escuta, Lisboa. 2013. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. ; CAMARGO, J. . Veneza. 2013. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. ; CAMARGO, J. . Sol de Bagdá. 2013. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Une chanson. 2013. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. ; CAMARGO, J. . Havana, a flor do Caribe. 2013. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. ; CAMARGO, J. . Grande maçã. 2013. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. ; CAMARGO, J. . O que tem o Rio. 2013. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Jerusalém. 2013. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. ; CAMARGO, J. . Pasárgada. 2013. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. ; VALENTE, L. . Primavera. 2013. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. ; CAMARGO, J. . Imensidão. 2012. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. ; CAMARGO, J. . Beija-flor. 2012. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. ; CAMARGO, J. . Valsa alegre. 2012. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. ; CAMARGO, J. . Embelezar. 2012. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . O Mestre Chamou. 2011. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Alteridade. 2011. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Seguir. 2011. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. ; KEAGGY, P. . Varanda. 2011. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. ; VIANNA, T. . (In)vento. 2011. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. ; VIANNA, T. . Um Minuto de Silêncio. 2011. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Lata do Lixo. 2010. Audiovisual.

CABRAL, G. S. . Casa Grande. 2009. Audiovisual.

CABRAL, G. S. . Alguma Esperança. 2009. Audiovisual.

CABRAL, G. S. . O Dono da Vida. 2009. Audiovisual.

CABRAL, G. S. . Verdade. 2009. Audiovisual.

CABRAL, G. S. . Rei do Universo. 2009. Audiovisual.

CABRAL, G. S. ; CAMARGO, J. . O sonho. 2009. Audiovisual.

CABRAL, G. S. . O retrato. 2009. Audiovisual.

CABRAL, G. S. . Estrela do meu caminho. 2009. Audiovisual.

CABRAL, G. S. . Minha cara. 2009. Audiovisual.

CABRAL, G. S. . Carro de Boi. 2009. Audiovisual.

CABRAL, G. S. . Dança de Roda. 2009. Audiovisual.

CABRAL, G. S. . Pausa. 2009. Audiovisual.

CABRAL, G. S. . Abrigo. 2009. Audiovisual.

CABRAL, G. S. . A Lata do Lixo. 2009. Audiovisual.

CABRAL, G. S. . Terra em Transe. 2009. Audiovisual.

CABRAL, G. S. . Paz e Comunhão. 2009. Audiovisual.

CABRAL, G. S. . Terra em Transe. 2009. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Sinal de Amor. 2008. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Um Novo Dia. 2008. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Desapego. 2008. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Palavra de Amor. 2008. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Passarinho. 2008. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Água no Deserto. 2008. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Pausa. 2008. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Simplicidade. 2008. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. ; CAMARGO, J. . O sonho. 2008. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Terra. 2008. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Dança de Roda. 2008. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Este País. 2008. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Eterno. 2008. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Rei do Universo. 2008. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . V Ciclo de Ensino e Debates. 2004. Interpretação.

CABRAL, G. S. . O Verbo. 2004. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Antes que eu me esqueça. 2004. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Nasceu o Dia. 2004. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Lar. 2004. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Filho. 2004. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . A Lata do Lixo. 2004. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Quero Chegar. 2004. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Toada. 2004. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . No Trem. 2004. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Quando Sinto Medo. 2004. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. ; MIRANDA, M. . O Filho Mais Velho. 2004. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . João 316. 2004. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Acalanto. 2004. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Jó. 2004. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Casa Grande. 2002. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Amigos de Jesus. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

CABRAL, G. S. . Cantos e Sonhos. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

CABRAL, G. S. . Sol dentro de mim. 1999. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Terra que não conheci. 1999. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . O Vento. 1999. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Pétala Molhada. 1999. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Rio Novo. 1999. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Segredo. 1999. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Cantos e Sonhos. 1999. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Alma e Lua. 1999. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . O Retrato. 1999. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . O Dono da Vida. 1999. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Dorme, Filho. 1999. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Flor da Pedra. 1999. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Alguma Esperança. 1999. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Estrela do meu caminho. 1999. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . A Cor da Pele. 1999. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Raio de Sol. 1999. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Se você pensava. 1999. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Bate Meu Coração. 1999. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . O Mundo Gira. 1999. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Jesus' Blues. 1999. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Paz e Comunhão. 1999. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Levanta a Cabeça. 1999. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. ; BOUSFIELD, A. A. . Vôo de Pássaro. 1998. Apresentação de Obra (para compositores).

CABRAL, G. S. . Infinitude. 1997. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Pescador. 1997. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Sublime Graça. 1997. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . O Tempo e o Vento. 1997. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Fina Esperança. 1996. Apresentação de Obra (para compositores).

CABRAL, G. S. . Claridade. 1996. Apresentação de Obra (para compositores).

CABRAL, G. S. . Amigo Vento. 1996. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Coração Poeta. 1996. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Bem Melhor. 1996. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Sol e América. 1996. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Ao Léu. 1996. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Casa Grande. 1996. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Coragem. 1996. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Verdade. 1996. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Pai. 1996. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Compartir. 1996. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . O Melhor Momento. 1996. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Alguém do Lado. 1996. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Abrigo. 1996. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Minha cara. 1996. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Paz e Comunhão. 1991. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . Navio Negreiro. 1991. Registro Fonográfico.

CABRAL, G. S. . O Vento. 2002.

CABRAL, G. S. . Compartir. 2002.

CABRAL, G. S. . Pai. 2002.

CABRAL, G. S. . Eu vou cantar. 2002.

CABRAL, G. S. . No trem. 2002.

CABRAL, G. S. . Canção. 2002.

CABRAL, G. S. . Casa grande. 2001.

CABRAL, G. S. . O Vento. 2001.

CABRAL, G. S. . A cor da pele. 2001.

CABRAL, G. S. . O Vento. 2001.

CABRAL, G. S. . Estrela do meu caminho. 2001.

CABRAL, G. S. . Quem tem medo do lobo mau. 2001.

CABRAL, G. S. . Os três porquinhos. 2001.

CABRAL, G. S. . Cinderela. 2001.

CABRAL, G. S. . A Bela e a Fera. 2001.

CABRAL, G. S. . Rapunzel. 2001.

CABRAL, G. S. . Pinóquio. 2001.

CABRAL, G. S. . A pequena sereia. 2001.

CABRAL, G. S. . Bela adormecida. 2001.

CABRAL, G. S. . O patinho feio. 2001.

CABRAL, G. S. . Eu sou o lobo mau. 2001.

CABRAL, G. S. . Chapeuzinho. 2001.

CABRAL, G. S. . Os sete anões. 2001.

CABRAL, G. S. . Os sete anões. 2001.

CABRAL, G. S. . Branca de Neve. 2001.

CABRAL, G. S. . Pequeno Polegar. 2001.

CABRAL, G. S. . O gato de botas. 2001.

CABRAL, G. S. . Casa Grande. 2000.

CABRAL, G. S. . Bem melhor. 2000.

CABRAL, G. S. . Piedade, Senhor. 1999.

CABRAL, G. S. . Se você pensava. 1999.

CABRAL, G. S. . Bate meu coração. 1999.

CABRAL, G. S. . Abrigo. 1998.

CABRAL, G. S. . Infinitude. 1997.

CABRAL, G. S. . Pescador. 1997.

CABRAL, G. S. . Sublime graça. 1997.

CABRAL, G. S. . O tempo e o vento. 1997.

CABRAL, G. S. . Comissão Julgadora do I Festival Unesc da Canção. 2004 (Banca Examinadora) .

CABRAL, G. S. . Banca Examinadora para provimento de docente. 2002 (Banca Examinadora) .

CABRAL, G. S. . Cada Dia: Vejo a Luz do Senhor. 1999 (Literatura Devocional) .

CABRAL, G. S. . Cada Dia: Que daremos a Jesus?. 1997 (Literatura Devocional) .

CABRAL, G. S. . Cada Dia: Histórias do Reino. 1995 (Literatura Devocional) .

CABRAL, G. S. . Cada Dia: Paulo, Monólogo III. 1994 (Literatura Devocional) .

CABRAL, G. S. . Cada Dia: Paulo, Monólogo II. 1993 (Literatura Devocional) .

CABRAL, G. S. . Cada Dia: Paulo, Monólogos I. 1992 (Literatura Devocional) .

CABRAL, G. S. . Cada Dia: Uma Longa Caminhada. 1990 (Literatura Devocional) .

CABRAL, G. S. . Cada Dia: Realidades do Reino. 1989 (Literatura Devocional) .

CABRAL, G. S. . Cada Dia: Comunhão Cristã. 1987 (Literatura Devocional) .

CABRAL, G. S. . Cada Dia: Vida que Nasce. 1987 (Literatura Devocional) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    O retrato do artista enquanto gente: a representação de si mesmo e da arte nas cartas de Vincent van Gogh, Descrição: Esta pesquisa objetiva analisar as correspondências de Vincent van Gogh com seu irmão mais novo e parceiro de trabalho Theo van Gogh. Foi Theo quem aconselhou o irmão Vincent a dedicar-se exclusivamente ao mundo da arte. Foi Theo quem convidou Vincent para viver me Paris e que o apresentou a pintores como Paul Gauguin, Paul Cézanne, Henri de Toulouse-Lautrec e outros. Por muitos anos eles foram parceiros numa galeria de arte gerenciada pelo irmão. Em determinado momento da vida, Theo praticamente sustentou financeiramente a Vincent, enviando a ele dinheiro, materiais para pintura, pincéis, tintas, telas, etc. Embora a relação entre os dois fosse tensa, desenvolveram uma rica e intensa troca de cartas, que posteriormente foram publicadas pela esposa de Theo. Esta pesquisa pertence à linha de estudos da linguagem em conexão com a cultura, em específico a arte. O método de trabalho desta pesquisa é o bibliográfico e documental, pois tem com fonte primária as cartas de Vincent van Gogh publicadas por Johanna van Gogh-Bonger no livro Carta a Theo (1914). O estudo espera selecionar e analisar as principais percepções e posicionamentos de Van Gogh a respeito de si mesmo (sua identidade) e do papel do papel do artista na sociedade em que vive.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gladir da Silva Cabral - Coordenador / Leticia Zanette - Integrante., Financiador(es): Universidade do Extremo Sul Catarinense - Bolsa.

  • 2018 - 2019

    A escrita de si e a construção da identidade na obra Casa de Alvenaria, de Carolina Maria de Jesus, Descrição: A partir da fundamentação teórica disponível no campo dos estudos culturais e dos estudos autobiográficos, tomando em conta sobre tudo as contribuições de Michel Foucault, Walter Benjamin e Giorgio Agamben, pretende-se analisar Casa de Alvenaria (1961) e averiguar como a construção da identidade feminina, etnicorracial, social ocorre na obra. A pressuposição básica que orienta este trabalho de pesquisa é a de que a palavra escrita pode trazer empoderamento ao sujeito, ainda que também inclua certo nível de assujeitamento (Foucault) e limitação, visto que a linguagem é fenômeno social (Bakhtin) e transcende as pretensões de autonomia total do eu. A construção identitária não é um processo solitário e autocentrado, mas se dá em meio aos conflitos do dia a dia, nas relações sociais, sempre assimétricas, sempre envolvendo grande medida de poder.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gladir da Silva Cabral - Coordenador / Marcos Aurelio da Silva Pereira - Integrante., Financiador(es): Universidade do Extremo Sul Catarinense - Bolsa.

  • 2018 - 2019

    A escritura do cotidiano: estudo sobre o ofício do escritor conforme se revela nas correspondências de Clarice Lispector, Descrição: Esta pesquisa objetiva analisar as correspondências de Clarice Lispector com vários escritores brasileiros em que se revela seu cotidiano e nas quais a autora reflete, entre outras coisas pessoais, sobre o ofício do escritor, sua luta diária com as palavras e a busca de significação para seu ofício. A pesquisa pertence à linha de estudos da linguagem em conexão com a cultura, em específico a literatura. O método de trabalho desta pesquisa é o bibliográfico e documental, pois tem com fonte primária as cartas de Clarice publicadas no livro Correspondências (2015). O estudo espera selecionar e analisar as principais percepções e posicionamentos de Clarice a respeito do papel do escritor na sociedade brasileira e os principais desafios do seu ofício.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gladir da Silva Cabral - Coordenador / Larissa Gonçalves Prudêncio - Integrante., Financiador(es): Universidade do Extremo Sul Catarinense - Bolsa.

  • 2017 - 2019

    A escrita de si e a construção da identidade: um estudo comparativo entre a obra Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, e Eu Sei porque o Pássaro Engaiolado Canta, de Maya Angelou, Descrição: O projeto dá continuidade às pesquisas envolvendo escrita de si, negritude, letramento e construção identitária. Desta vez faz-se um comparativo entre a obra de Carolina Maria de Jesus e Maya Angelou. Os vínculos com a educação estão garantidos, pois as duas autoras são amplamente lidas nas escolas, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. A partir das leituras das obras e do ferramental teórico, pretende-se discutir questões como racismo, linguagem e empoderamento, educação e respeito à diversidade cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gladir da Silva Cabral - Coordenador / Marcos Aurelio da Silva Pereira - Integrante., Financiador(es): Universidade do Extremo Sul Catarinense - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Educação, Linguagem e Cultura: os processos de construção identitária e as linguagens artístico-culturais (Etapa 2), Descrição: Este projeto dá continuidade à etapa anterior e busca investigar como se dão os processos de construção de identidades em articulação com as linguagens artístico-culturais. Suas fronteiras conceituais estão estabelecidas entre as áreas da educação (formal e informal), a linguagem e a cultura. Trata-se de um projeto mais amplo que abriga diversos outros projetos de pesquisa específicos lidando com a literatura, o currículo escolar, a leitura, a escrita de si, a memória, a identidade cultural e a infância. Interessa ao projeto analisar as vinculações que existem entre educação e cultura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Gladir da Silva Cabral - Coordenador / Clarita Maria Torquato - Integrante / Luciane Rabelo - Integrante / Glauco Roberto Salvan - Integrante / Marco Aurelio da Silva Pereira - Integrante., Financiador(es): Universidade do Extremo Sul Catarinense - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2016 - 2017

    Um barraco todo seu: a escrita de si como espaço de luta na autobiografia de Carolina Maria de Jesus, Descrição: A partir da fundamentação teórica disponível no campo dos estudos culturais e dos estudos autobiográficos, pretendemos pesquisar como a construção da identidade feminina, etnicorracial, social ocorre na obra Quarto de Despejo (1960), de Carolina Maria de Jesus, e que estratégias são utilizadas para produzir uma narrativa de si e significar a existência e a realidade ao redor. Este estudo nos levará também a refletir sobre exclusão social, preconceito racial e sexismo. A partir da Lei n. 10.639/03, o ensino de história e cultura afro-brasileira passou a ser obrigatório em todas as escolas do país. Desde então, a obra de Carolina Maria de Jesus vem sendo lida novamente nos espaços educacionais, pois trata-se de importante documento sobre o empoderamento da mulher negra e sua resistência por meio da leitura e da escrita. A obra possibilita debate em sala de aula sobre educação, linguagem, alteridade e preconceito linguístico e racial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gladir da Silva Cabral - Coordenador / Natália Valvassori De Nez - Integrante., Financiador(es): Universidade do Extremo Sul Catarinense - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    A construção da identidade pela escrita de si: a narrativa de Mohammah G. Baquaqua (1854), Descrição: Esta proposta consiste em analisar a única narrativa de escravo que se tem notícia no Brasil: a de Mohammah G. Baquaqua, publicada em inglês nos Estados Unidos em 1854. A ideia é, com base no ferramental teórico dos estudos culturais e da ciência da linguagem, ver como esse sujeito escravo fugitivo se constrói a partir de sua narrativa, invocando memórias de seu passado na África, nos Estados Unidos e no Haiti, e estabelecendo projetos de vida e futuro. Tal pesquisa pode contribuir em muito para a educação no Brasil na medida em que revela a importância da linguagem na vida, a relevância do domínio da escrita como forma de empoderamento e de ação na sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gladir da Silva Cabral - Coordenador / Naiara Beatriz de Souza da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2013 - 2016

    O potencial pedagógico-formativo de narrativas afro-brasileiras: identidade e experiência escolar, Descrição: A obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira após a aprovação da Lei 10.639/03 veio impulsionar a necessidade de mergulhar nesse universo de representações no debate educacional. Isso significa trazer à tona o potencial pedagógico-formativo dos contos e das narrativas afro-brasileiras presentes e inseridas no contexto da educação básica de ensino. Trata-se de ter como referência a tessitura de uma rede de saberes e práticas do e no cotidiano da manifestação cultural negra no contexto das diversas práticas educativas escolares. Este projeto tem como ponto central, o estudo sobre o sentido da narratividade e da formação cultural afro-brasileira no âmbito do debate sobre formação e identidade cultural de maneira afirmativa. A manifestação da história e da cultura negra, vista a partir de algumas narrativas, se configura, como um espaço privilegiado para conhecer e compreender a formação cultural negra. A educação brasileira, tal como a própria sociedade, precisam reconhecer e redimensionar suas atitudes perante as experiências (no sentido benjaminiano) da cultura negra presentes nela. Esta pesquisa pretende dar ênfase a uma questão que merece destaque: Qual educação é preciso considerar nas teorias e práticas educacionais diante da diversidade étnico-racial da cultura brasileira, com suas características, seus modos de vida, de pensar e narrar suas histórias? Tomaremos como referencial de análise algumas categorias fundamentais, tais como: identidade cultural negra, narrativas afro-brasileiras, formação de professores na perspectiva étnico-racial. Esse tripé da análise buscará problematizar a racionalidade da educação contemporânea, a partir de aspectos fundamentais apontados pelos estudos críticos de Walter Benjamin, Theodor W. Adorno, Stuart Hall, Nestor Garcia Canclini.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Gladir da Silva Cabral - Integrante / Alex Sander da Silva - Coordenador / Christian Muleka Mwewa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 2011 - 2016

    Educação, Linguagem e Cultura: os processos de construção identitária e as linguagens artístico-culturais, Descrição: Este projeto busca investigar como se dão os processos de construção de identidades em articulação com as linguagens artístico-culturais. Suas fronteiras conceituais estão estabelecidas entre as áreas da educação (formal e informal), a linguagem e a cultura. Trata-se de um projeto mais amplo que abriga diversos outros projetos de pesquisa específicos lidando com a literatura, o currículo escolar, leitura, corpo dança e memória, e infância.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) . , Integrantes: Gladir da Silva Cabral - Coordenador / Suélem Cunha - Integrante / Viviane Candioto - Integrante / Daiane Martinhago - Integrante / Naiara Beatriz de Souza da Silva - Integrante / Izabel Cristina Maria Duarte - Integrante / Leandro de Bona Dias - Integrante / Julia Waschineski Placido - Integrante / Marcelo Wendhausen BItencourt - Integrante / Juliana Pereira Guimarães - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

  • 2007 - 2010

    Educação e construção de identidades culturais: ensino e linguagem, literatura, leitura e música, Descrição: Este projeto de pesquisa busca analisar como se dão os processos de construção identitária no ensino, na linguagem, na literatura e na música. Interessa-nos saber como o outro, isto é, o diferente, é tratado, reconhecido ou negado, no ensino, na literatura e na música, que vozes permeiam os discursos e as instituições educacionais, que relações de poder são ali estabelecidas, que identidades são afirmadas ou denegadas na literatura e na música.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (9) . , Integrantes: Gladir da Silva Cabral - Coordenador., Financiador(es): Diretoria de Pesquisa Unesc - Remuneração.

  • 2006 - 2007

    Implementando a leitura e a redação no ensino fundamental, Descrição: O objetivo geral desta pesquisa é analisar como se dá o processo de aprendizado da leitura e da escrita no contexto de uma escola pública de nossa região e verificar que estratégias estão sendo utilizadas, que textos estão sendo trabalhados e de que forma. Buscamos entender como se produz uma leitura profunda, crítica e ao mesmo tempo interessante na perspectiva do aluno. Para tanto, pretendemos estudar e averiguar os conceitos fundamentais de leitura e letramento, assistir e analisar a prática escolar do ensino de Língua Portuguesa, e como nela se dá o ensino de leitura e escrita, selecionar material e elaborar exercícios de leitura para aplicação em sala de aula, com um grupo de alunos, buscando aprofundar e exercitar a leitura e a escritura. 4. Compreender como se dá o processo didático como um todo, procurando detectar que estratégias de leitura são mais ou menos eficientes e de que forma elas são recebidas pelos alunos. 5. Elaborar um artigo científico sobre o presente trabalho e dar retorno à escola que estudaremos, apresentando sugestões para aprofundamento da leitura e dinâmica de ensino da escrita.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gladir da Silva Cabral - Coordenador / Gláucia da Silva - Integrante., Financiador(es): Diretoria de Pesquisa Unesc - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    A construção da identidade cultural na obra de Chico Buarque de Hollanda, Descrição: Este projeto busca estudar as noções de construção identitária presentes nas canções de Chico Buarque de Hollanda. Nosso problema é a compreensão de como se dá a formação da identidade cultural e da alteridade, isto é, da noção da individualidade dos outros, na música popular brasileira, especificamente nas letras das músicas de Chico Buarque de Hollanda. Que relação se estabelecesse entre a música popular, os movimentos sociais e a indústria cultura. Pretendemos analisar todas as letras do compositor, desde o início de sua carreira até hoje, para verificar que tipo ou tipos de identidades culturais são construídas ou negadas nas letras das canções. Trabalharemos com o material disponível em forma de discos, song-books, livros e vídeos de shows. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gladir da Silva Cabral - Coordenador / Fábian Alves Batista - Integrante., Financiador(es): Diretoria de Pesquisa Unesc - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 2006 - Atual

    Research Network on Education and Imagination - on-line resource center, Descrição: Este projeto parte da proposta de criação de uma rede internacional de pesquisa sobre imaginação e educação, encabeçada pelo IERG/Canadá, incluindo pesquisadores da Austrália, Colômbia, México, Finlândia, Irlanda, Inglaterra, Romênia, Israel e Estados Unidos. Tem como agência financiadora a Social Science and Humanities Research Council of Canada, dentro do Programa International Opportunities Fund Developmental Grants. Tem como Pesquisador Responsável o Prof. Dr. Mark Fettes, da Simon Fraser University (Vancouver/Canadá) Esta proposta de rede inclui parcerias com pesquisadores de diferentes países a fim de estreitar laços e intercâmbios de forma a favorecer inovações para programas educacionais e possibilitar assessorias a órgãos governamentais e instituições de ensino tendo a imaginação como eixo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gladir da Silva Cabral - Coordenador / Celdon Fritzen - Integrante / Maria Isabel Ferraz Leite - Integrante., Financiador(es): Imaginative Education Resource Group - Cooperação., Número de produções C, T & A: 26

  • 2004 - 2006

    O ensino de linguagem e a formação da identidade e da alteridade: repensando a brasilidade pela leitura do outro. A formação da identidade cultural na obra de Monteiro Lobato., Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo principal perceber como se dá a construção da identidade e da alteridade cultural numa importante obra da literatura infantil (Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato), publicada inicialmente como parte de um projeto educacional brasileiro da década de 1920 e mais tarde organizada numa coleção que se tornou conhecida como O Sítio do Pica-pau Amarelo, a fim de problematizar e contrapor a construção e a articulação dos processos culturais na educação. Interessa-me analisar a obra de Lobato, focalizando em seus vínculos com a educação no Brasil e com as representações culturais nacionais e estrangeiras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) . , Integrantes: Gladir da Silva Cabral - Coordenador / Ana Paula de Souza Santos - Integrante / Claudia Rosa Alves - Integrante / Suzana Machado Simon - Integrante., Financiador(es): Diretoria de Pesquisa Unesc - Remuneração., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 6

  • 2004 - 2005

    Educação e Linguagem: Constituição de Identidades e Senso de Alteridade a partir do Uso de Imagens e Textos de Língua Estrangeira nas Escolas, Descrição: Esse projeto buscou analisar o surgimento e o desenvolvimento das noções de identidade e alteridade presentes no ensino de Língua Inglesa do ensino médio de Criciúma (SC), especificamente em três colégios da cidade. A pesquisa focou-se no entendimento de como a identidade cultural se forma e se reproduz a partir dos textos e imagens presentes nos livros e apostilas utilizados nas escolas da cidade. Queríamos saber que voces apareciam nas imagens e textos dos materiais didáticos, que vozes eram silenciadas, que identidades eram reconhecidas, que identidades eram negadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Gladir da Silva Cabral - Coordenador / Ana Paula de Souza Santos - Integrante / Claudia Rosa Alves - Integrante / Suzana Machado Simon - Integrante., Financiador(es): Diretoria de Pesquisa Unesc - Bolsa.Número de orientações: 3

  • 2002 - 2003

    Reflexão-Ação sobre a Prática Docente e o Livro Didático, Descrição: O projeto foi empreendido por professores do Programa de Pós-Graduação em Educação como continuidade à pesquisa anterior sobre o livro-texto. Utilizando como metodologia a pesquisa-ação, a meta era compreender e problematizar o uso do livro didático por professores da rede pública de ensino. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gladir da Silva Cabral - Coordenador / Celdon Fritzen - Integrante / Ademir Damazio - Integrante / Fábia Liliã Luciano - Integrante / Antonio Serafim Pereira - Integrante., Financiador(es): Diretoria de Pesquisa Unesc - Remuneração., Número de produções C, T & A: 5

  • 2001 - 2002

    A Produção e a Socialização do Conhecimento: uma Compreensão dos Livros-textos nos Anos de 1965 a 1996 nos Municípios de Araranguá e Criciúma, Descrição: Esse projeto desenvolvido conjuntamento por professores do Programa de Pós-Graduação em Educação abordou estudou os livros didáticos de Língua Portuguesa e Matemática usados na região depois do Golpe Militar até o PNLD. Por meio das categorias conhecimento reprodutivo, criativo reprodutor e emancipador, a pesquisa problematizou aspectos conceituais, históricos e curriculares da educação nacional passíveis de serem verificados nessa produção livresca para a escola. O resultado da pesquisa está publicado em artigos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gladir da Silva Cabral - Coordenador / Celdon Fritzen - Integrante / Ademir Damazio - Integrante / Fábia Liliã Luciano - Integrante / Antonio Serafim Pereira - Integrante., Financiador(es): Diretoria de Pesquisa Unesc - Remuneração., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Editorial. , Avenida Universitária, 1105, Universitário, 88806-000 - Criciuma, SC - Brasil - Caixa-postal: 3167, Telefone: (48) 4312663, Fax: (48) 4312750, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade do Extremo Sul Catarinense

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1994 - Atual

Universidade do Extremo Sul Catarinense

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura Inglesa e Norte-Americana no Departamento de Letras. Professor de Inglês Instrumental e Produção e Interpretação de Texto no Departamento de Engenharia de Materiais.

Atividades

  • 03/2007

    Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Identidade Cultural

  • 12/2005

    Extensão universitária , Diretoria de Extensão da Unesc, .,Atividade de extensão realizada, Museu da Infância / www.museudainfancia.unesc.net. O Museu da Infância é um espaço de preservação, produção e circulação da produção científica e artístico-cultural para, sobre e da infância. Visa a contribuir para a impliação de repertório artístico.

  • 06/2004

    Ensino, Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Comparada

  • 06/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa Consolidado em Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Editorial, Conselho Editorial.,Cargo ou função, Presidente do Conselho Editorial.

  • 07/1994

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa, Literatura Inglesa e Norte-Americana, Língua Portuguesa, Literatura Catarinense, Teoria Literária

  • 01/1994

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura Inglesa e Norte-americana

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Crítica Literária como Formação do Leitor

  • 07/2005 - 12/2005

    Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Identidade Cultural

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Crítica Literária como Formação do Leitor

  • 02/2001 - 10/2001

    Direção e administração, Departamento de Letras, .,Cargo ou função, Vice-coordenador do Departamento.

  • 02/2001 - 10/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, .,Cargo ou função, Vice-coordenador do Departamento de Letras.

  • 01/1994 - 12/1995

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia e Língua Inglesa