Fabiana Felix do Amaral e Silva

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999) e Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Pós doutora no Programa de Mudança Social e Participação Política da EACH-USP.Pós doutora do PLUR-UNIVAP Atualmente é Professora e Pesquisadora do Programa em Planeamento Urbano e Regional - PLUR-UNIVAP, nos cursos de Mestrado e Doutorado. Pesquisadora e professora colaboradora do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação - CELACC-ECA-USP. (cursos de Gestão em Projetos Culturais GESTCULT -CELACC-ECA-USP (2007-2011) e no curso de Mídia, Informação e Cultura MIDICULT-CELACC-ECA-USP (desde 2014). ) Tem experiência na discussão de movimentos sociais e territorialidades sócio-culturais-políticas, culturas urbanas e movimentos sociais latino-americanos, políticas públicas urbanas e espaços de participação social, metodologias e cartografias participativas. Na graduação também lecionou e desenvolveu pesquisas nos campos da Habitação Coletiva, do Planejamento Urbano e Regional, do Projeto Urbano e Paisagístico e sobre História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo. Na pós-graduação tem se dedicado a discussão da dimensão territorial como elemento essencial nos processos organizativos e reivindicatórios dos novos movimentos sociais e ações coletivas latino-americanos.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Comunicação

2007 - 2011

Universidade de São Paulo
Título: Novas subjetividades subalternas na cidade: cultura, comunicação e espacialidade
Maria Nazareth Ferreira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciências da Comunicação

2003 - 2006

Universidade de São Paulo
Título: Identidade Cultural, Culturas Sublaternas e Patrimônio Arquitetônico: a experiência de São Luis do Paraitinga,Ano de Obtenção: 2006
Maria Nazareth Ferreira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: identidade cultural; culturas subalternas; patrimônio arquitetônico; festas; turismo emancipador; São Luis do Paraitinga.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

1994 - 1999

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2017

Pós-Doutorado. , Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2015 - 2017

Pós-Doutorado. , ESCOLA DE ARTES CIÊNCIAS E HUMANIDADES, EACH, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Extensão universitária em Curso de Docência Universitária. (Carga horária: 100h). , Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.

2006 - 2006

Projeto e Orçamento em Paisagismo. (Carga horária: 38h). , Instituto Brasileiro de Paisagismo, IBRAP, Brasil.

2006 - 2006

Projeto e Orçamento em Paisagismo. (Carga horária: 30h). , Instituto Brasileiro de Paisagismo, IBRAP, Brasil.

2005 - 2005

CICLO DE PALESTRAS DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO. (Carga horária: 15h). , ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES, ECA, Brasil.

2005 - 2005

ESTÁGIO SUPERVISIONADO. (Carga horária: 96h). , ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES, ECA, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Introdução ao Restauro e Patrimônio Histórico. (Carga horária: 320h). , Associação Fluminense de Educação e Cultura, AFEC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: movimentos sociais e territorialidades sócio-culturais-políticas.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: território, movimentos sociais: discussão da produção e reprodução do espaço.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: políticas públicas urbanas e espaços de participação social.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . I FORUM INTERNACIONAL DE GESTÃO CULTURAL- PARA ALÉM DO MERCADO. 2012. (Outro).

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO E CULTURA NA AMÉRICA LATINA. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Colóquio Latino-Americano de Metodologias.?Metodologias participativas na análise de experiências de movimentos sociais nas periferias latino-americanas. 2017. (Outra).

II Congreso Internacional de Educación para el Desarrollo em Perspectiva Latinoamericana ? Territorios y Éticas para la vida?,. Metodologias Participativas de Investigación Social. 2017. (Congresso).

II Congreso Internacional de Educación para el Desarrollo em Perspectiva Latinoamericana ? Territorios y Éticas para la vida?,. Educación Desestabilizantes: Territorios y Culturas. 2017. (Congresso).

II Congresso brasileiro de atuação interdisciplinar nas defensorias públicas ? caminhos extrajudiciais e intersetoriais para o acesso à justiça?. Jornada de Discussão Urbana: a Universidade, a Defensoria Pública e os Movimentos Sociais no processo de planejamento urbano participativo. 2017. (Congresso).

III CONISE- Congresso Internacional Salesiano de Educação. Desafios à Democracia e aos Direitos Humanos: Criminalização da Pobreza e dos Movimentos Sociais. 2017. (Congresso).

II Seminário Internacional América Latina: conflitos e políticas contemporâneas ? SIALAT.Movimentos sociais, comunicação, cultura e território na américa latina. 2017. (Seminário).

?El panorama de la política urbana, sus problemáticas y relaciones - Brasil y Argentina.as polticas urbanas no Brasil. 2016. (Seminário).

os dilemas das políticas culturais no Brasil.a experiência dos movimentos sociais nas periferias brasileiras. 2016. (Seminário).

XII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS BS BRASILEIROS - BRASA. As culturas urbanas no Brasil como reconstrução da Espacialidade. 2014. (Congresso).

CONFERÊNCIA ERIC MAZUR - MEMORIZAÇÃO E COMPREENSÃO: ESTAMOS OS ENSINANDO O CERTO?. 2012. (Outra).

I FORUM INTERNACIONAL DE GESTÃO CULTURAL.CULTURAS PERIFÉRICAS. 2012. (Outra).

III Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura na América Latina.MESA COORDENADA DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS- SESSÃO 2- CULTURA CIDADANIA E MÍDIAS ALTERNATIVAS. 2010. (Simpósio).

III Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura na América Latina.Cultura e Comunicação: uma reflexão sobre a formação de novas subjetividades subalternas no espaço-tempo. 2010. (Simpósio).

III Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura na América Latina.PERIFERIA: NOVAS PRÁTICAS EM PRODUÇÃO CULTURAL. 2010. (Simpósio).

II Semana Cultura e Científica da Faculdade Anhaguera-São José dos Campos.CULTURA, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE. 2010. (Encontro).

X SEMANA CULTURAL DAS LICENCIATURAS 2010- Ser educador: que compromisso é esse?.Cultura e Identidade Cultural: o papel do educador. 2010. (Encontro).

SEMINÁRIO: Gramsci e a cultura: uma discussão sobre o nacional-popular na contemporaneidade.SEMINÁRIO: Gramsci e a cultura: uma discussão sobre o nacional-popular na contemporaneidade. 2009. (Seminário).

SEMINÁRIO: UTOPIA E IDENTIDADE CULTURAL:A AMÉRICA LATINA NA OBRA DE DARCY RIBEIRO. 2009. (Seminário).

XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Cultura, Comunicação e Espaço: uma reflexão sobre a formação de novas subjetividades subalternas no espaço-tempo da cidade. 2009. (Congresso).

Curso de Geografia da UNISAL.Estudo do meio, o espaço e a cultura - o caso de São Luis do Paraitinga. 2008. (Encontro).

Formação para educadores do Projeto Adolescente Aprendiz Prefeitura de Diadema.Cultura e Identidade Cultural: o papel do educador. 2008. (Encontro).

Visita orientada a São Luis do Paraitinga - Curso de Latu-sensu Gestão de pPorjetos Culturais e Organização de Eventos.Os processos simbólicos na festa do Saci. 2008. (Encontro).

III Enecult - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura- CULT-UFBA.Identidade cultural e resistÊncia: as possibilidades das culturas subalternas. 2007. (Encontro).

Visita orientada a São luis do Paraitinga - celacc- Curso de Lau Sensu Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos.Análise das manifestações culturais - Festa do Saci. 2007. (Encontro).

Curso de História da UNISAL- Centro Universitário Salesiano de São Paulo.Identidade Cultural, Patrimônio e Cidadania: o papel do historiador.. 2006. (Oficina).

I Seminário Identidade e Cultura.Identidade Cultural, Culturas Subalternas e Patrimônio Arquitetônico: a experiência de São Luis do Paraitinga. 2006. (Seminário).

Visita orientada à São Luis do Paraitinga - Curso de História da UNISAL- Centro Salesiano de São Paulo.São Luis do Paraitinga- história e identidade. 2006. (Encontro).

Visita orientada à São Luis do Paraitinga - Curso Gestão em Processos Comunicacionais ? CELACC-ECA-USP.São Luis do Paraitinga em análise. 2006. (Encontro).

Curso de Historia da UNISAL- Centro Universitário Salesiano de São Paulo.Identidade Cultural e Cidadania. 2005. (Oficina).

Visita orientada à São Luis do Paraitinga - Curso de História da UNISAL- Centro Salesiano de São Paulo.Festa do Saci- Resistencia Cultural em São Luis do Paraitinga. 2005. (Encontro).

Semana do Urbanismo e Cultura da Escola Estadual Monsenhor Ignácio Gióia.O Patrimônio Arquitetônico:ferramenta para as práticas hegemônicas ou elemento referencial da memória social ? O caso de São Luiz do Paraitinga.. 2000. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luis antônio Feliciano

ZAN, D. D. P.;SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E; GUIMARAES, A. M.. Juventude Skatista e seus movimentos: etnografia de uma pista de skate. 2017. Tese (Doutorado em faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luiz Antônio Feliciano

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E; ZAN, D. D. P.; GUIMARAES, A. M.. Juventude Skatista e seus movimentos: etnografia de uma pista de skate. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em FACULDADE DE EDUCAÇÃO) - Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP.

Aluno: Maira Carvalho de Moraes

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E; OLIVEIRA, D.. Movimento de moradia em Garulhos- são paulo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em MUDANÇA SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA) - ESCOLA DE ARTES CIÊNCIAS E HUMANIDADES.

Aluno: Nádia Cândido Alves

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. Especialidades das brincadeiras nas culturas hegemônicas e subalternas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: Naiara Pinto Lima

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. Piracicaba: mudanças culturais e transformação do sentido. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: Ana Paula Galvão

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. Políticas Públicas para a Cultura ? Estudo de caso do Programa Cultura Viva. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: Rosana Cássia Oba

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. Resgate e preservação da memória e da história do IEE-USP. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: Tâmara Pacheco

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. Formação de público multicultural: a educação popular como uma alternativa ao movimento negro contemporâneo. 2008 - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: Ana Cristina Limeira Medina

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. Dominação e apropriação do espaço em São Bernardo do Campo. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: Rebeca Alcoba

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. A expressão das culturas subalternas na moda. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: Valquiria da Silva de Oliveira

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. Oralidade, memória e festa: redescobrindo a comunidade de Barueri. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: Izabel Neia Rainer Harbach

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. Paranismo e as dinâmicas das culturas subalternas em Ribeirão Claro. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: Ana Luiza Miranda

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. A festa de São Benedito: subalternidade e hegemonia na construção do espaço festivo. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: Déborah de Oliveira

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. Os bailes da comunidade negra na cidade de S. Paulo ? um fator de resistência à discriminação racial. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: Aparecida Rosa de Souza Tarábola

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. Estratégias de resistências e manifestações culturais ? umaforma de afirmação étnica ? quilombo de Ivaporunduva. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: Marizilda

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. Atuação cultural das Empresas publicas: Estudo de caso de uma empresa pública. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: Neide Cecília de Souza Silva

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. Sociedade em Pauta Um Canal Comunicacional e Cultural alternativo para a Cidade de Osasco. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: Marília Zoboli

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. O Graffiti como reflexo na Cidade:O caso de São Bernardo do Campo. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: Luciana Funguetti Xavier

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. O Cinema como Espaço Social. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: Lisandre de Assis Pereira

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. Festas Populares e a Expressão da Cultura Local- O exemplo da Festa de Santa Cruz na cidade de Brotas. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: Mônica Candido Oliveira

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. Brincadeiras Infantis ? Cultura e Infância em Cajamar. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: Elizabeth M

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. Saraiva, Márcia R. de Carvalho ,Silvia H. Vaz. A importância dos Patrimônios históricos na Vida da Cidade. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: Helena Vitória Diniz Castello Branco

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. Acessibilidade Cultural e Arte-Educação. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: Zenaide Monteiro da Silva

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. A educação e a diversidade cultural. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: Luciana Zorzato

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. Espaço Cultural Oca Urbana. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: José carlos Guilherme da Silva

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. Igreja Nossa Senhora Penha de França,Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: Liana Yuri e Hugo Naidin

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. Bar do Zé. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação- ECA-USP.

Aluno: Karina Zimmer, Solange Silva Belchior e Wania Malafaia

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. O corpo feminino da boca de lixo. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação.

Aluno: Eduardo Alves e Juliano Moraes

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. Centro Cultural em Iguape. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação- ECA-USP.

Aluno: Cibele Porzelt e Juliana de Souza Ferreira

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. Turismo e cultura para o desenvolvimento sustentável do município de Embu Guaçu. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação- ECA-USP.

Aluno: Bruna Carolina Moreira Monteiro

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. A igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso- cenário histórico na cidade de Pindamonhagaba. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de História) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

Aluno: Liliani Laura Benjamin

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E. São Luis do Paraitinga: História, Musica e Cultura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de História) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

MARIA NAZARETH FERREIRA

FERREIRA, M. N.. Identidade cultural, culturas subalternas e patrimônio arquitetônico: a experiência de São Luis do Paraitinga. 2004.

MARIA NAZARETH FERREIRA

FERREIRA, M. N.; GALHARDO, S.; OLIVEIRA, D.. Cultura, Comunicação e Espaço: uma reflexão sobre as novas subjetividades subalternas no espaço-tempo da cidade. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes-USP.

Soledad Galhardo

GALHARDO, S.; KODAMA, K.; OLIVEIRA, Dennis; NAZARETH, F. M.; FERREIRA, Ricardo. Novas subjetividades subalternas na cidade:cultura comunicação e espacialidad. 2011. Tese (Doutorado em Interfaces sociais da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes - univarsidade de Sâo Paulo.

Solange Martins Couceiro de Lima

FERREIRA, M. N.; GALHARDO, S.;LIMA, S. M. C.. Identidade cultural, culturas subalternas e o patrimônio arquitetônico: a experiência de São Luiz do Paraitinga. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Katia Maria Roberto de Oliveira Kodama

FERREIRA, M. Nazareth; OLIVEIRA, D.;KODAMA, Katia Maria Roberto de Oliveira; GALHARD, S.; FERREIRA, Ricardo Alexino. Novas Subjetividades subalternas na cidade: cultura,comunicação e espacialidade. 2011. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Stéfano Alves Moreira

Habitação de interesse social e processo de segregação sócio-espacial: o caso do Pinheirinho em São Jose dos Campos- S; P; ; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Paulista; (Orientador);

Wilker Strautmann

Assentamentos precários em regiões centrais e a produção capitalista do espaço: o caso do Bairro Nova Esperança em São Jose dos Campos- S; P; ; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Paulista, santander; (Orientador);

Leila Maria Mendes Santos

Grupo Folclórico congada de Parque São Bernardo e seus filhos do Rosário; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Midia informação e cultura Midcult celacc) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Marina Garcia Jacobini

Na cidade muro implora: o que dizerm as pichações em meio a paisagem urbana; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Midia informação e cultura Midcult celacc) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Camilla Kruke Mortean

A desigualdade socioespacial em São Paulo: o Parque Ibirapuera e seus equipamentos de cultura; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Pamela Silveira Suguita

A Feira do Balacobaco: protagonismo, identidade e cidadania; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Lucas Galati Balieiro

Largo da Batata: da revitalização à reativação de um espaço público; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Midia informação e cultura Midcult celacc) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Alessandra de Melo Barros

Projeto Cartograffiti: legalidade e legitimidade na ocupação do espaço público; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Midia informação e cultura Midcult celacc) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Patrícia dos Santos Sueza

Interculturalidade e território: o encontro de culturas tradicionais da chapada dos veadeiros; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Sara Lopes Marcondes

Ocupa-se: Pela ressignificação dos espaços urbanos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Bruna de Tuya Pinto

Trepadeira: a necessidade da desmistificação do rap como voz de um movimento masculino; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Humberto Augusto Meratti de Oliveira

Panorama das políticas públicas culturais no interior paulista; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Alexandre César Santos Moreira

Afródromo: entre a cultura e o mercado - disputa por espaços no carnaval de salvador; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Amanda Cristina Mezzena

?Saci: Cultura, Superstição ou Produto Cultural??; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Ana Carolina D'Eça Rodrigues

?Práticas Culturais Resignificando o Território Periférico: Percepções do Sarau do Binho?; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Camila Ferreira Marujo

?Cultura Caiçara, Cotidianidade e Oralidade: Os Artesãos da Casanga?; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Elizabeth da Silva Pereira

?Patrimônio Cultural Imaterial: Uma Reflexão Sobre o Registro do bem Cultural como Forma de Preservação?; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Helenice Camargo Henne

?A Festa de Santa Cruz: Expressão da Cultura na Produção do Espaço de Carapicuíba?; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Jessenice Melo Araujo

?Festa do Bumba-Meu-Boi no Maranhão: Entre a Tradição e a Inovação?; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Micheli Jaqueline Lopes de Barros

?Identidades e Vínculos ? O Grafite na Construção e Re-Significação da Cidade?; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Nadja Baldaconi da Silva Bispo

?ILÚ OBÁ DE MIN: Identidade, Oralidade e Religiosidade das Mulheres com Tambores?; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Isabela Gatti Pereira Rodrigues

O MUSEU E A IDENTIDADE CULTURAL: MUSEU AFRO-BRASIL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

ANA PAULA SBRISSA

sHOPPING CENTER: A COMUNIDADE DE LAZER DA MODERNIDADE; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Andréa C

BATISTA DE SOUZA; EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: IMPACTO DA CULTURA POPULAR NO ESPAÇO ESCOLAR; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Celia Regina Mattoso de Oliveira

EMIACIDADE: DESCENTRALIZAÇÃO DA CULTURA E DA CIDADANIA CULTURAL; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Fabiana Peixoto de Souza

CENTRO CULTURAL ARTE E CONSTRUÇÃO: CULTURA E TRANSFORMAÇÃO EM CIDADE TIRADENTES; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Fernanda Moreira

ARTE CERÂMICA: UMA POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Fernando Henrique Campos

ANÁLISE DA RELAÇÃO DIALÉTICA NA CONSTRUÇÃO CULTURAL DO ATENDENTE TURÍSTICO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

FLAVIA ALMEIDA IMOTO

CINEMA INDÍGENA: AS POSSIBILIDADES DE UM NOVO ESPAÇO DE RESISTÊNCIA CULTURAL; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Laura Rocha de Souza

RÉVEILLON NA PAULISTA: A FESTA NO ÍCONE DE SÃO PAULO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

RICARDO AUGUSTO SERAPIÃO

A MODA DE VIOLA COMO RE-SIGNIFICAÇÃO CULTURAL PARA CRIANÇAS DE SÃO JOSE DOS CAMPOS-SP; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

TANIA MONTEAPERTO ALONSO

ESPAÇOS PRIVADOS: CONHECER AS POSSIBILIDADES DE APROPRIAÇÃO DO SHOPPING CENTER CULTURAL; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

VANESSA CURCI

REFLEXÕES SOBRE AS DIFERENTES RELAÇÕES ENTRE PÚBLICO E MUSEUS NA CIDADE DE SÃO PAULO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

JOSÉ VINÍCIUS DE CARVALHO GAVIOLLI

A PRATICA MUSICAL NO CORAL DE VOZES DE ITU: POSSIBILIDADE DE HUMANIIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL SIMBÓLICO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÃO DE EVEN) - CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Ana Luiza Miranda

A festa de São Benedito: subalternidade e hegemonia na construção do espaço festivo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Izabel Neia Rainer Harbach

Paranismo e as dinâmicas das culturas subalternas em Ribeirão Claro; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Aparecida Rosa de Souza Tarábola

Estratégias de resistências e manifestações culturais ? umaforma de afirmação étnica ? quilombo de Ivaporunduva; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Ana Cristina Limeira Medina

Dominação e apropriação do espaço em São Bernardo do Campo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Even) - Centro de Estudos Latino-americanos sobre cultura e comunicação; Orientador: Fabiana Felix do Amaral e Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

MARIA NAZARETH FERREIRA

Cultura, Comunicação e Espaço: uma reflexão sobre a formação de novas subjetividades subalternas no espaço-tempo da cidade; Início: 2007; Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes; (Orientador);

MARIA NAZARETH FERREIRA

Identidade cultural, culturas subalternas e patrimônio arquitetônico: a experiência de São Luis do Paraitinga; 2006; Dissertação (Mestrado em ciencias da comunicacao) - Escola de Comunicação e Artes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Nazareth Ferreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E ; OLIVEIRA, D. . A potência política dos territórios periféricos na metrópole de São Paulo. Polisemia , v. 13, p. 41-56, 2018.

  • OLIVEIRA, D. ; SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS DE MOVIMENTOS SOCIAIS NAS PERIFERIAS LATINO-AMERICANAS. EXTRAPRENSA (USP) , v. 11, p. 06-22, 2018.

  • SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . TEATRO DE RUA, VINCULO COMUNITÁRIO E TERRITÓRIO: A CULTURA COMO RECONSTRUÇÃO DA ESPACIALIDADE. Ângulo (FATEA. Impresso) , v. 1, p. 14-25, 2013.

  • SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . Cultura e Comunicação: Uma reflexão sobre a formação de novas subjetividades subalternas no espaço-tempo da cidade. Extraprensa (USP) , v. 1, p. 577-594, 2010.

  • SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . O turismo na atualidade. In: Maria Nazareth Ferreira. (Org.). Identidade Cultural e Turismo Emancipador. São Paulo: Celacc-ECA-USP, 2005, v. , p. -.

  • SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . NOVAS CIDADES PARA QUEM?. DIKAMA, SÃO PAULO, p. 24 - 27, 13 mar. 2012.

  • OLIVEIRA, D. ; SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . MOVIMENTOS SOCIAIS, COMUNICAÇÃO, CULTURA E TERRITÓRIO NA AMÉRICA LATINA.. In: O II Seminário Internacional América Latina: conflitos e políticas contemporâneas ? SIALAT, 2018, Belém. Anais do II Seminário Internacional América Latina: política e conflitos contemporâneos, 2017.

  • SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . As culturas urbanas no Brasil como reconstrução da Espacialidade. In: XII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS BRASILEIROS, 2014, LONDRES. XII- CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS BRASILEIROS, 2014.

  • SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . CULTURA COMO RECONSTRUÇÃO DA ESPACIALIDADE. In: VII ENECULT, 2011, SALVADOR. ENECULT- SÉTIMA EDIÇÃO, 2011.

  • SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . Cultura e Comunicação: uma refl~exão sobre a formação de novas subjetividades subalternas no espaço-tempo. In: III Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura na América Latina, 2010, São Paulo. III Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura na América Latina, 2010.

  • SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . Cultura, Comunicação e Espaço: uma reflexão sobre a formação de novas subjetividades subalternas no espaço-tempo da cidade. In: XXXII INTERCOM - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. BANCO DE TEXTOS DOS ANAIS Congresso Nacional, 2009.

  • SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . Identidade cultural e resistência: as possibilidades das culturas subalternas. In: III ENECULT- Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2007, Bahia. III ENECULT- Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2007.

  • SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . Proposta para Implantação do Planejamento Municipal e sua Gestão como Processo Contínuo e Permanente de Forma a Subsidiar o Desenvolvimento Sustentável na RM Vale Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. In: VII MOSTRA DE PÓS GRADUAÇÃO- MOBILIDADE SEM FRONTEIRAS, 2013, LORENA. VII MOSTRA DE PÓS GRADUAÇÃO- MOBILIDADE SEM FRONTEIRAS, 2013.

  • SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E ; NOBERTO, T. C. B. . Habitação de Interesse Social: Entre o Valor de Troca e o Valor de Uso. In: X ENCONTRO DE INICIACAO CIENTIFICA ?FATEA- LORENA, 2013, lorena. X ENCONTRO DE INICIACAO CIENTIFICA ?FATEA- LORENA, 2013.

  • SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E ; SANTOS, M. C. . Habitação de Interesse Social: Uma Análise Comparativa - Brasil e Chile. In: X ENCONTRO DE INICIACAO CIENTIFICA ?FATEA- LORENA, 2013, lorena. X ENCONTRO DE INICIACAO CIENTIFICA ?FATEA- LORENA, 2013.

  • SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E ; CHAPINA, A. L. . ENCLAVES URBANOS E A SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL. In: XVII INIC ? ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - UNIVAP., 2013, SÃO JOSE DOS CAMPOS- SP. XVII INIC ? ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - UNIVAP., 2013.

  • SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E ; SANTOS, L. P. . Introdução à Arquitetura e Urbanismo: Uma Metodologia de Análise Socioespacial. In: X ENCONTRO DE INICIACAO CIENTIFICA ?FATEA- LORENA, 2013, LORENA. X ENCONTRO DE INICIACAO CIENTIFICA ?FATEA- LORENA, 2013.

  • SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . O Patrimônio Arquitetônico, no contexto das cidades históricas do Vale do Paraíba, como uma das possibilidades para a transgressão das culturas subalternas. In: II Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação realizado pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC-ECA-USP), 2001, São Paulo. II Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação realizado pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC-ECA-USP), 2001.

  • SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . Novas subjetividades subalternas na cidade: cultura, comunicação e espacialidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . CULTURA, DESENVOLVIMENTO E SUSTETABILIDADE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . Cultura, Comunicação e Espaço: uma reflexão sobre a formação de novas subjetividades subalternas no espaço-tempo da cidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . ESTUDO DO MEIO, O ESPAÇO E A CULTURA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . Identidade Cultural, culturas subalternas e patrimônio arquitetônico: a experiência de São Luiz do Paraitinga. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . O papel dos Movimentos sociais e as ações coletivas na elaboração de novas sociabilidades urbanas na região do Vale do Paraíba- S.P. 2018. (Relatório de pesquisa).

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E ; OLIVEIRA, D. . Debates Latinoamericanos: Movimientos sociales: Límites y perspectiva. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E ; RESCHILIAN, P. R. . II Jornada de Discussão Urbana II: regularização fundiária e cartografia colaborativa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . Movimentos sociais e ações coletivas: as novas sociabilidades urbanas na América Latina. 2017. (Relatório de pesquisa).

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E ; RESCHILIAN, P. R. . Jornada de Discussão Urbana - São José dos Campos-SP,. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E ; OLIVEIRA, D. . Cultura, comunicación y territorio: las nuevas espacialidades de los movimientos sociales en Latinoamérica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E ; OLIVEIRA, D. . A cidade para além do mercado: metodologia para a construção de cartografias culturais e sua relação com o território. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E ; RESCHILIAN, P. R. . I Jornada de Discussão Urbana. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E ; OLIVEIRA, D. ; PERES, U. . A cidade para além do mercado: metodologia para construção de cartografias culturais e sua relação com o território. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . CULTURA E IDENTIDADE CULTURAL: O PAPEL DO EDUCADOR. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . VISITA TÉCNICA: FESTA DO SACI- RESISTÊNCIA CULTURA- SÃO LUIZ DO PARAITINGA. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . IDENTIDADE CULTURAL, PATRIMÔNIO E CIDADANIA: O PAPEL DO HISTORIADOR. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . VISITA ORIETANDA: SÃO LUIZ DO PARAITINGA: HISTORIA E IDENTIDADE. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, FABIANA FÉLIX DO AMARAL E . IDENTIDADE CULTURAL E CIDADANIA. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Movimentos sociais e ações coletivas: Por uma outra sistematicidade política dos territórios periféricos latino-americanos., Descrição: A pesquisa analisará as sociabilidades urbanas, a partir das territorialidades construídas no cotidiano de lutas e enfretamento dos movimentos sociais e ações coletivas nas experiências das periferias latino-americanas.* Num primeiro momento a pesquisa terá como recorte de análise a região do Vale do Paraíba, localizada no estado de São Paulo. Em pesquisas anteriores sobre a temática dos movimentos sociais no campo da participação política, levantaram-se aspectos que permitiram compreender e discutir a natureza dos conflitos e as estratégias de enfrentamento nas realidades das cidades de São Paulo e Buenos Aires.** Ao direcionar esta discussão para o âmbito das ciências urbanas e dos estudos do planejamento participativo, o projeto propõe o debate sobre como a construção de outras concepções de território e de processos participativos, pode contribuir para o desenvolvimento de estudos e estratégias de planejamento, na escala urbana e regional. As dinâmicas urbanas presentes na região em estudo ? Vale do Paraíba-S.P - são de extrema importância para compor um debate mais amplo e problematizador dos conflitos urbanos e regionais e, pontualmente, o papel dos movimentos sociais na proposição e gestão dos territórios. O trabalho proposto busca contribuir com um campo de investigação do planejamento, relativamente novo, nomeado de planejamento insurgente (Holston,2015), ao abordar os processos alternativos de proposição e participação social no âmbito dos movimentos sociais e ações coletivas. A pesquisa se situa no campo multidisciplinar na medida que pretende articular conhecimentos nas áreas do planejamento urbano e regional, da geografia, ciência social e política para responder a uma perspectiva mais horizontal de compreensão do território. O estudo, ao analisar essa nova realidade, pretende construir indicadores que sinalizem para uma sistematização política dos territórios que, pautada nas experiências de resistência/enfrentamento/sobrevivência/proposição dos movimentos sociais e ações coletivas, possam contribuir para os estudos do planejamento urbano participativo. Tal mapeamento será obtido por meio de estudos empíricos e participativos na elaboração de cartografias sociais. Com os dados levantados ao término da pesquisa, a investigadora sistematizará as informações num quadro comparativo destas experiências. Para tanto, busca-se avaliar alguns indicadores que sinalizam para a autonomia e a constituição da identidade dos processos e a construção de um processo permanente e integrado tais como: os aspectos históricos, o vínculo com o território, a construção das redes e coletivos, as redes alternativas de comunicação e expressão destes movimentos. Tendo como parâmetro o rompimento com a perspectiva teórico-metodológica eurocêntrica a investigação busca ampliar o debate sobre três pontos; o primeiro o entendimento da ação do capital nos territórios e suas dinâmicas, o segundo a discussão sobre os processos de gestão e governabilidade dos territórios fundamentados na criminalização da pobreza e dos movimentos sociais e na militarização dos espaços periféricos e, o segundo evidenciar a construção de uma outra sistematicidade política dos territórios sob as perspectivas dos estudos decolonais. Destacamos, portanto, como ponto central de análise, o alcance da potência política dos territórios periféricos como formas possíveis de resposta ao quadro vigente, considerando o entendimento das formas de organização dos movimentos sociais nos territórios latino-americanos. Assim sendo, observa-se que estas novas territorialidades criam uma sistematicidade política própria, e, por conseguinte, a política não deve ser tratada como forma de escolha só dos governos e das empresas, mas também dos movimentos sociais e de todos aqueles que estão participando ativamente na organização do espaço e fazendo escolhas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana Felix do Amaral e Silva - Coordenador / DENNIS DE OLIVEIRA - Integrante / Lidiane Maciel - Integrante.

  • 2016 - 2018

    MOVIMENTOS SOCIAIS, COMUNICAÇÃO, CULTURA E TERRITORIO NA AMERICA LATINA, Descrição: O presente projeto pretende analisar o cenário dos novos movimentos sociais diante da realidade de concentração global do poder do capitalismo em países da América Latina. Parte-se do princípio que o capitalismo contemporâneo age pela ação direta do capital que desregulamenta o modo de produção e o trabalho, intensificando os processos de desigualdades sociais que gera um movimento contestatório significativo e renovado com bases em outras logicas que expressam alternativas a este poder estabelecido. Estes novos movimentos sociais constituem formas de resistência que politizam a dimensão cotidiana e sinalizam para a constituição de uma nova esfera pública que entra em confronto com o espaço público oficial. Este projeto irá analisar e compreender estas novas configurações e, pontualmente, seus sistemas de organização política, social e comunitária; identificar como constroem o discurso e a prática contra hegemônica; analisar sua relação com o território e os processos culturais identitários e políticos resultantes de suas práticas culturais e de seus processos comunicativos. Este projeto irá analisar estas experiências de movimentos com este perfil nas cidades de São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina) e Bogotá (Colômbia) com base nos campos da cultura e comunicação, tem como o objetivo destacar elementos que possam oferecer subsídios para uma reconceituação de movimentos sociais considerando as especificidades da América Latina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Fabiana Felix do Amaral e Silva - Integrante / DENNIS DE OLIVEIRA - Coordenador / KATIA MARIA ROBERTO DE OLIVEIRA KODAMA - Integrante / URSULA PERES - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2014

    coordenadora do projeto: Novas possibilidades de leitura do espaço público: Habitação de Interesse Social, Vínculo e Pertencimento., Descrição: Este projeto é vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Instituição de Ensino Superior FATEA- Faculdades Integradas Teresa D?Ávila. O objetivo geral é construir um olhar critico a respeito dos problemas da contemporaneidade referentes à produção do espaço. No aspecto das questões relativas à produção capitalista do espaço propõe-se a discussão da integração urbana e social dos empreendimentos. No aspecto específico dos projetos arquitetônicos evidenciam-se as análises que possam servir de parâmetro para construção de uma nova cartografia urbana, a partir da percepção da comunidade envolvida. O projeto em questão trata da rediscussão da moradia como valor de uso,em detrimento de sua definição como valor de troca, com foco na percepção do usuário. Para o trabalho de campo propõe-se a realização de um mapeamento das possibilidades emancipatórias, a partir dos processos de percepção do usuário e, a fim de identificar elementos de constituição dos significados formadores de outras espacialidades e como essas podem ser compreendidas, enquanto proposta diferenciada para produção do espaço.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fabiana Felix do Amaral e Silva - Coordenador / Adélia Guiomar da Silva - Integrante / Tamyse Campos Bueno Noberto - Integrante / Marcel Cassemiro Santos - Integrante / Rosana Vieira Silva Sbruzzi - Integrante / vinicius barros barbosa - Integrante.

  • 2006 - 2009

    FESTAS POPULARES, RESISTÊNCIA, CIDADANIA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fabiana Felix do Amaral e Silva - Integrante / MARIA NAZARETH FERREIRA - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2008

    AS ESPECIALIDADES DAS CULTURAS SUBALTERNAS E O TURISMO EMANCIPADOR, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fabiana Felix do Amaral e Silva - Integrante / MARIA NAZARETH FERREIRA - Coordenador.

  • 2000 - 2003

    IDENTIDADE CULTURAL E CIDADANIA: O POTENCIAL DAS CIDADES HISTÓRICAS PARA O TURISMO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fabiana Felix do Amaral e Silva - Integrante / MARIA NAZARETH FERREIRA - Coordenador / HENRIQUE ALCKMIN PRUDENTE - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação. , Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, cidade universitária, 05508-020 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30914327

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Instituto de Pesquisa e desenvolvimento da UNiversidade do Vale do Paraíba

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40

  • 2017 - 2018

    Instituto de Pesquisa e desenvolvimento da UNiversidade do Vale do Paraíba

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 40

    Atividades

    • 08/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , PROGRAMA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL- PLUR-UNIVAP, .,Linhas de pesquisa

  • 2014 - Atual

    CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSORA

    Outras informações:
    ?Cultura Popular Latino-Americana no curso Midcult curso de Latu-sensu em Mídia, Informação e Cultura

  • 2000 - Atual

    CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 4

  • 2007 - 2011

    CELACC-USP Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 8

    Outras informações:
    DISCIPLINA LECIONADA : CULTURA POPULAR BRASILEIRA NO CURSO DE GESTÃO EM PROJETOS CULTURAIS E ORGANIZAÇÕES DE EVENTOS- GESTCULT-CELACC-ECA-USP

    Atividades

    • 01/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , CELACC-USP, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , CELACC-USP, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2007

      Ensino, GESTCULT -Curso Latu sensu em projetos culturais e, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CULTURA POPULAR BRASILEIRA

    • 01/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , CELACC-USP, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2006

      Outras atividades técnico-científicas , CELACC-USP, CELACC-USP.,Atividade realizada, Participou como pesquisadora no Projeto de pesquisa Festas Populares, Resistência, Cidadania.

    • 01/2003

      Outras atividades técnico-científicas , CELACC-USP, CELACC-USP.,Atividade realizada, Participou como pesquisadora no Projeto de pesquisa: As espacialidades das culturas subalternas e o Turismo Emancipador.

    • 01/2000

      Outras atividades técnico-científicas , CELACC-USP, CELACC-USP.,Atividade realizada, Participou como pesquisadora do Projeto de pesquisa: Identidade Cultural e Cidadania: o potencial das cidades históricas para o turismo.

  • 2010 - 2014

    Centro Universitário Teresa D`Ávila

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor doutor, Carga horária: 12

    Atividades

    • 08/2010 - 01/2014

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, introducao a arquitetura e ao urbanismo

    • 08/2010 - 01/2014

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, planejamento urbano

  • 2011 - 2015

    Universidade Paulista

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

    Atividades

    • 08/2014 - 04/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , CURSO DE ARQUITETURA - CAMPUS SÃO JOSE DOS CAMPOS, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2013 - 04/2015

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, planejamento urbano e paisagismo, planejamento urbano regional

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, ARQUITETURA E URBANISMO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PROJETO ARQUITETÔNICO HABITAÇÃO COLETIVA ALTA DENSIDADE- PAHC, TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II - THAU ARQ E URB II, TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO IV- THAU ARQ E URB IV

    • 03/2012 - 07/2012

      Ensino, ARQUITETURA E URBANISMO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PROJETO ARQUITETÔNICO HABITAÇÃO COLETIVA- PAHC, PROJETO URBANO PAISAGISTICO-PUP, TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO III- THAU ARQ URB III

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, ARQUITETURA E URBANISMO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PROJETO ARQUITETÔNICO HABITAÇÃO COLETIVA ALTA DENSIDADE - PAHC, SEMINÁRIO DE ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA- SAC, TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II- THAU ARQ URB II, TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

    • 03/2011 - 07/2011

      Ensino, ARQUITETURA E URBANISMO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PROJETO ARQUITETÔNICO DE HABITAÇÃO COLETIVA- PAHC

  • 2000 - 2003

    Escola de Comunicações e artes

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2008 - 2008

    Faculdades Integradas de Ourinhos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 8

    Atividades

    • 02/2008 - 08/2008

      Ensino, Eduacação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Folclore I, TCC

    • 02/2008 - 08/2008

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arquitetura I, Introdução a Metodologia do Trabalho Científico

  • 2017 - Atual

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 40

    Atividades

    • 08/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , DIRETÓRIO DE GRUPOS DE PESQUISA, .,Linhas de pesquisa