Viníciu Fagundes Bárbara
Técnico em Edificações pela antiga Escola Técnica Federal de Goiás (ETFG), atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFGoiás). Graduado em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS), na segunda turma de engenheiros ambientais de Goiás. Mestre em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo sido o primeiro aluno do Programa a defender sua dissertação. Doutor em Ciências Ambientais pela UFG, tendo desenvolvido uma metodologia inédita de monitoramento ambiental de áreas contaminadas pela indústria de mineração. Atualmente, é Professor Efetivo dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Técnico em Controle Ambiental do IFGoiás, e Perito Ambiental do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO). Foi um dos organizadores do 1º Encontro de Estudantes de Engenharia Ambiental (ENEEAmb), realizado em Goiânia - GO (evento que está em quase em sua vigésima edição), e foi um dos profissionais que contribuiu para a criação da Associação Goiana de Engenheiros Ambientais (AGEAmb). Foi um dos principais idealizadores da criação do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do campus Goiânia do IFG, tendo, inclusive, sido seu coordenador de agosto/2015 a outubro/2018, ocasião em que recebeu a equipe de avaliadores do MEC, tendo o curso sido reconhecido com conceito 4. É membro-fundador do Grupo de Pesquisas em Engenharia Ambiental e Sanitária (GPEAS), do IFG, e integra a equipe do Grupo de Pesquisas em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É revisor de 12 periódicos científicos da área ambiental e já publicou 15 artigos em revistas científicas, 10 capítulos de livros, 33 resumos completos em eventos científicos. Já orientou 33 trabalhos de conclusão de curso na área ambiental.
É o criador/idealizador do Estúdio Tutóia (www.estudiotutoia.com.br / Instagram: @estudio_tutoia), por intermédio do qual cria obras de arte popular com elementos da flora brasileira, especialmente do Cerrado, utilizados principalmente em ações de sensibilização/educação ambiental em diferentes instituições públicas e privadas. Com isso, tem participado de diversos eventos, sempre a convite, como Casacor, Espaço Janete Costa, Salão Ana Holanda, Senado Federal, Câmara Municipal de Goiânia, Feira de Artes de Goiás, Universidade de Brasília, Centro de Arte Basileu-França, Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), dentre outros. Em 2022, especificamente, foi convidado pelo Governo de Goiás para criar os 27 troféus utilizados no Prêmio Goiás Sustentável 2022. E agora, em 2023, acaba de ser convidado pela Rede Globo de Televisão para disponibilizar seis trabalhos que serão utilizadas no cenário da próxima novela das 21:00 h (Terra e Paixão).
Informações coletadas do Lattes em 01/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Ambientais
2013 - 2017
Universidade Federal de Goiás
Título: Avaliação Química, Ecotoxicológica e Genotoxicológica de Águas e Sedimentos de Cavas de Mineração
Nelson Roberto Antoniosi Filho. Coorientador: Maria Gizelda de Oliveira Tavares.
Mestrado em Engenharia do Meio Ambiente
2004 - 2006
Universidade Federal de Goiás
Título: Uso do Modelo QUAL2E no Estudo da Qualidade da Água e da Capacidade de Autodepuração do Rio Araguari - Ap (Amazônia)
, Ano de Obtenção: 2006.Eduardo Queija de Siqueira.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Oxigênio Dissolvido; Modelagem Matemática; QUAL2E.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental / Especialidade: Qualidade do Ar, das Águas e do Solo.
Graduação em Engenharia Ambiental
1999 - 2004
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: Recuperação das Margens do Córrego Botafogo com Espécies Arbóreas como Compensação Ambiental
Orientador: Erides Campos Antunes
Formação complementar
2022 - 2022
Técnicas de Investigação de Áreas Contaminadas. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental, AESAS, Brasil.
2022 - 2022
I Colóquio: Direito, políticas públicas e meio ambiente. (Carga horária: 20h). , Ministério Público de Goiás, MP-GO, Brasil.
2010 - 2010
Tratamento de Esg.: Lodos At. e Lag. de Est.. (Carga horária: 24h). , Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e Ambiental, ABES, Brasil.
2010 - 2010
Manejo Biotécnico na Estab. de Enc. e Taludes Flu.. (Carga horária: 12h). , Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas, SOBRADE, Brasil.
2010 - 2010
Resíduos Sólidos Ind.: Ger. e Destin. Final. (Carga horária: 24h). , Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e Ambiental, ABES, Brasil.
2009 - 2009
Removal of Hazardous Materials. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2008 - 2008
Uso da Rad. Solar para Rem. de Pol. Orgânicos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2007 - 2007
Perícia Ambiental e Legislação Pertinente. (Carga horária: 24h). , Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de Goiás, AEAGO, Brasil.
2006 - 2006
Análise Morfométrica em Bacias Hidrográficas. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Geomorfologia, SBGEO, Brasil.
2005 - 2005
Tratamento de Água Domiciliar. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2005 - 2005
Conjunto de palestras sobre água. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2004 - 2004
Política de Des. Flor. do Estado de Goiás. (Carga horária: 12h). , SEMARH GO, SEMARH GO, Brasil.
2004 - 2004
Recuperação de Ambientes Degradados. (Carga horária: 16h). , Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2004 - 2004
Drenagem Urbana. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Recursos Hídricos, ABRH, Brasil.
2004 - 2004
Proj. de Trat. de Resíduos Sólidos Urbanos. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2004 - 2004
Aplic. do Cont. em T. R. na Op. de S. U. de Á. R.. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2003 - 2003
Educação Ambiental. (Carga horária: 60h). , Fundação Escola Superior do Ministério Público Goiano, FESUMP, Brasil.
2003 - 2003
Arborização Urbana. (Carga horária: 16h). , Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2002 - 2002
Técnicas de Produção de Mudas para Arb. Urbana. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, SBAU, Brasil.
2000 - 2000
Estudo de Impacto Ambiental - EIA-RIMA. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Qualidade do Ar, das Águas e do Solo.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Gerenciamento de áreas contaminadas.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Saneamento Básico.
Organização de eventos
BÁRBARA, V. F. . 1º Seminário de Engenharia e Saneamento Ambiental do IFG. 2014. (Outro).
BÁRBARA, V. F. . I Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental. 2003. (Outro).
Participação em eventos
30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. TRabalhos de iniciação científica. 2019. (Congresso).
18º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - SILUBESA.Qualidade das águas subterrâneas nos cemitérios municipais de Goiânia, GO, Brasil. 2018. (Simpósio).
Seminário CIAMB 2015.Avaliação da Ecotoxicidade e da Genotoxicidade de Águas de Cavas de Minerações Desativadas de Goiás. 2015. (Seminário).
Como Escrever Artigos Científicos. 2014. (Oficina).
27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2013. (Congresso).
XXXIII Congresso Interamericano de Ingenieria Sanitaria y Ambiental. 2012. (Congresso).
26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2011. (Congresso).
VIII Simpósio Nacional sobre Recuperação de Áreas Degradadas. 2010. (Simpósio).
III Seminário sobre Tecnologias Limpas e V Fórum Internacional de Produção mais Limpa. 2009. (Seminário).
1º Congresso Goiano de Educação Ambiental. 2008. (Congresso).
VII Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas. 2008. (Simpósio).
VI Simpósio Brasileiro de Geomorfologia. 2006. (Simpósio).
V Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental. 2006. (Simpósio).
23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2005. (Congresso).
Seminário Internacional de Saneamento Ambiental.Seminário Internacional de Saneamento Ambiental. 2005. (Seminário).
I Encontro Goiano de Engenharia Sanitária e Ambiental.I Encontro Goiano de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2004. (Encontro).
III Simpósio Nacional de Recursos Hídricos do Centro-Oeste.III Simpósio Nacional de Recursos Hídricos do Centro-Oeste. 2004. (Simpósio).
V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. 2004. (Outra).
I Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental.I Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental. 2003. (Encontro).
I Jornada Científica da Engenharia da UCG. 2003. (Outra).
VI Congresso Brasileiro de Arborização Urbana. 2002. (Congresso).
Participação em bancas
HOFFMANN, N. K. S. A.; OLIVEIRA, T. F.;BÁRBARA, V. F.. Avaliação do panorama ambiental de áreas contaminadas por hidrocarbonetos no Estado de Goiás. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Goiás.
BÁRBARA, V. F.; PASQUALETTO, A.; MORAES, L. M.. Planejamento urbano-ambiental e percepção da sociedade em relação ao Parque Zoológico de Goiânia. 2019. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
BASTOS, R. P.;BÁRBARA, V. F.; LIMA, L. S. F.; ANTONIOSI FILHO, N. R.; NABOUT, J. C.. Faixas de domínio das rodovias: aspectos socioambientais da destinação/ocupação. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.
HOFFMANN, N. K. S. A.;BÁRBARA, V. F.; OLIVEIRA, T. F.. Avaliação do panorama ambiental de áreas contaminadas por hidrocarbonetos em postos revendedores de combustíveis no estado de Goiás. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Goiás.
MILOGRANA, J.; BARROS, Rosana Gonçalves; RIOS, F. P.; ALVES, D. R. B.;BÁRBARA, V. F.. Soluções em Drenagem Urbana Aplicadas ao Município de Goiânia: avaliações e possibilidades. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Tecnologias de Processos Sustentáveis) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BÁRBARA, V. F.PASQUALETTO, A.; MORAES, L. M.. Diagnóstico urbano e ambiental do Parque Zoológico de Goiânia, GO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
BÁRBARA, V. F.; VEUGA, R.M.; PASQUALETTO, A.. Aplicação de Ferramenta Digital para Valoração da Recuperação de Áreas Desmatadas no Cerrado Goiano. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BÁRBARA, V. F.; CAPANEMA, M. A.; BARROS, Rosana Gonçalves. Aplicabilidade do Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR) do Município de Guapó - GO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BÁRBARA, V. F.; LEONARDO, T.; CAROLINE, E.. Aplicação de um modelo simultâneo de decaimento de cloro e formação de trihalometanos em redes de distribuição de água através do Epanet - MSX. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
CAPANEMA, M. A.; LEONARDO, T.;BÁRBARA, V. F.. Avaliação das estratégias de logística reversa em indústrias do setor alimentício. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
PASQUALETTO, A.; SANTOS, Oyana Rodrigues dos;BÁRBARA, V. F.; ALVES, O. R.. Diagnóstico do recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos em Goiás. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BARROS, Rosana Gonçalves; CAPANEMA, M. A.;BÁRBARA, V. F.. Análises ecotoxicológicas aplicadas a efluentes: uma revisão sistemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
VEUGA, R.M.; LELIS, F. R. C.;BÁRBARA, V. F.. Uso de resíduos sólidos no coprocessamento de clínquer em indústrias cimenteiras: uma revisão bibliográfica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BARROS, Rosana Gonçalves; VEUGA, R.M.;BÁRBARA, V. F.. Panorama da aplicabilidade do Índice de Qualidade de Aterros de Resíduos (IQR) no Brasil: uma revisão bibliográfica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BARROS, Rosana Gonçalves; VEUGA, R.M.;BÁRBARA, V. F.. Contaminação pela presença de metais-traço em áreas de mineração no Brasil: uma revisão sistemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BARROS, R. G.;BÁRBARA, V. F.; TEIXEIRA, N. R. B.. Avaliação da vulnerabilidade dos aquíferos para abastecimento de água nas áreas rurais de Goiás. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BARROS, R. G.;BÁRBARA, VINÍCIU FAGUNDES; CAPANEMA, M. A.. Análise da Qualidade da Água para fins de Balneabilidade no lago municipal de Nerópolis - GO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BARROS, R. G.; VEUGA, R.M.;BÁRBARA, V. F.. Avaliação da qualidade das águas subsuperficiais no entorno do Cemitério Municipal de Goianira - GO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
VEUGA, R.M.;BÁRBARA, V. F.; PIMENTA, S. M.. Procedimentos para a implantação da coleta seletiva no Município de Inhumas - Goiás. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BÁRBARA, V. F.; BARROS, R. G.; VEUGA, R.M.. Uso de ensaios ecotoxicológicos para avaliação do potencial de degradação ambiental de efluentes industriais: uma revisão sistemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BÁRBARA, V. F.; BARROS, Rosana Gonçalves; CAPANEMA, M. A.; MIRANDA, E. P. A.. Aplicação do Modelo de Streeter e Phelps na avaliação da capacidade autodepurativa do rio Meia Ponte, região Metropolitana de Goiânia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BARROS, R. G.; SCALIZE, P.;BÁRBARA, V. F.. AVALIAÇÃO SAZONAL DOS ÍNDICES DE QUALIDADE DE ÁGUA DOS MANANCIAIS AFLUENTES AO RESERVATÓRIO JOÃO LEITE NO ESTADO DE GOIÁS, BRASIL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BARROS, Rosana Gonçalves; SILVA, P. L.;BÁRBARA, V. F.. Análise de diagnósticos detalhados de áreas contaminadas por derivados de petróleo localizadas em Brasília, Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BARROS, Rosana Gonçalves; MURO, Aldo Junior;BÁRBARA, V. F.. Aplicação de análises ecotoxicológicas em cavas de mineração a céu-aberto: uma revisão sistemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BARROS, Rosana Gonçalves; SILVA, P. L.;BÁRBARA, V. F.. Análise comparativa da eficiência da extração multifásica para remediação de diferentes áreas contaminadas por hidrocarbonetos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BARROS, Rosana Gonçalves; MURO, Aldo Junior;BÁRBARA, V. F.. Panorama político-gerencial dos serviços de saneamento básico em 55 municípios goianos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
VEUGA, R.M.; BARROS, R. G.;BÁRBARA, V. F.. Determinação do Índice da Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR) do município de Goiânia-GO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
VEUGA, R.M.; BARROS, R. G.;BÁRBARA, V. F.. Avaliação pós-ocupação (APO) do Shopping Mega Moda Park, em Goiânia-GO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
PASQUALETTO, A.; RESPLANDES, H. M. S.;BÁRBARA, V. F.. Proposta de um Sistema de Gestão Ambiental segundo o Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria para um hotel nas Ilhas Canárias. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
MURO, Aldo Junior; BARROS, R. G.;BÁRBARA, V. F.. Validação de sistema de monitoramento passivo de poluição do ar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BÁRBARA, V. F.; CAPANEMA, M. A.; SILVA, P. L.. Validação de Metodologia para Gerenciamento de Áreas Contaminadas por Postos de Combustíveis. 2018.
BARROS, Rosana Gonçalves;BÁRBARA, V. F.PASQUALETTO, A.. Diagnóstico dos Serviços Básicos de Saneamento em Áreas Urbana e Rural do Município de Bela Vista de Goiás. 2018.
BARROS, Rosana Gonçalves;PASQUALETTO, A.BÁRBARA, V. F.. Diagnóstico Ambiental de Áreas de Preservação Permanente no Município de Bela Vista de Goiás. 2018.
BARROS, R. G.; VEUGA, R.M.;BÁRBARA, V. F.. Avaliação da qualidade da água de poços rasos do setor Alphaville Residencial, município de Goiânia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BÁRBARA, V. F.; BARROS, Rosana Gonçalves; VEUGA, R.M.. Diagnóstico Ambiental das Áreas de Risco de Goiânia-GO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BÁRBARA, V. F.; BARROS, Rosana Gonçalves; VEUGA, R.M.. Análise Química do Solo e do Lixiviado do Aterro Controlado de Hidrolândia - GO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BÁRBARA, V. F.; MENDES, T. A.. Execução de Wetland para tratamento de Efluente Doméstico em Propriedade Rural. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
MENDES, T. A.;BÁRBARA, V. F.. Avaliação de Espécies do Cerrado como Agentes Coagulantes no tratamento de Efluentes Domésticos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
BÁRBARA, V. F.; VEUGA, R.M.; BARROS, Rosana Gonçalves. Poluição Sonora em Ambiente Escolar de Goiânia - GO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BÁRBARA, V. F.; BARROS, Rosana Gonçalves; MURO, Aldo Junior. Identificação dos Níveis de Pressão Sonora em Cinemas de Goiânia - GO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
GUIMARÃES, Dáfnis Barsanulfa Vieira; BATISTA, Jayane Freitas;BÁRBARA, V. F.; BARROS, Rosana Gonçalves; VEUGA, R.M.. Caracterização dos Cursos de Engenharia Ambiental do Estado de Goiás. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
SILVA< Diogo Stênio Rezende;BÁRBARA, V. F.; BARROS, Rosana Gonçalves; VEUGA, R.M.. Monitoramento Sazonal da Qualidade das Águas do Córrego dos Buritis, Goiânia - GO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
CARDOSO, Iara Vieira; FREITAS, Tatiane Silva de;BÁRBARA, V. F.; BARROS, Rosana Gonçalves; SANTOS, Oyana Rodrigues dos. Implicação da Proliferação de Odores Ofensivos sobre a Saúde e o Bem Estar da População Circunvizinha: Frigorífico Friboi - Goiânia - GO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
MILHOMEM, Antônio Henrique Costa Sousa; OLIVEIRA, Rogério Marcelino; RODRIGUES, Rubens dos Santos;BÁRBARA, V. F.; BARROS, Rosana Gonçalves; VEUGA, R.M.. C. S. M.; Rubens dos S. R. e Rogério M. de O..Identificação dos Níveis de Pressão Sonora e Análise da Percepção de Visitantes e Feirantes em Relação aos Ruídos Existentes na Feira Hippie em Goiânia - GO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
MACEDO, Andressa Goulart Alves; SANTOS, Cinthia Barbosa;BÁRBARA, V. F.; VEUGA, R.M.; BARROS, Rosana Gonçalves. dos Santos.IDentificação dos Níveis de Pressão Sonora na Praça de Alimentação do Shopping Flamboyant em Goiânia - GO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
SOUZA, Camila Cardoso e; LIMA, Rafael Cassiano Borges de;BÁRBARA, V. F.; BARROS, Rosana Gonçalves; VEUGA, R.M.. Identificação dos Níveis de Ruído em Diferentes Atividades Profissionais e a Percepção dos Mesmos Quanto à Exposição Diária. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BARROS, Rosana Gonçalves; VEUGA, R.M.;BÁRBARA, V. F.. Identificação dos Níveis de Ruído em Diferentes Atividades Profissionais e a Percepção dos Mesmos Quanto à Exposição Diária. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BARROS, Rosana Gonçalves; VEUGA, R.M.;BÁRBARA, V. F.. S. Milhomem; Rubens dos S. Rodrigues e Rogério M..Identificação dos Níveis de Pressão Sonora e Análise da Percepção de Visitantes e Feirantes em Relação aos Ruídos Existentes na Feira Hippie em Goiânia - GO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
SANTOS, O. R.; BARROS, Rosana Gonçalves;BÁRBARA, V. F.. Implicações da Proliferação de Odores Ofensivos sobre a Saúde e o Bem-Estar da população Circunvizinha de um Frigorífico Localizado em Goiânia - GO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BÁRBARA, V. F.; BARROS, Rosana Gonçalves; VEUGA, R.M.. A. Macedo e Cinthia B. dos Santos.Identificação dos Níveis de Pressão Sonora na Praça de Alimentação do Shopping Flamboyant em Goiânia - GO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
MORAES, Milena Barros;BÁRBARA, V. F.; BARROS, Rosana Gonçalves; VEUGA, R.M.. Evolução do Termo de Ajustamento de Conduta na Cidade de Goiânia, Goiás. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
RODRIGUES, Cleidiane de Souza; SANTANA, Poliana Vieira; VEUGA, R.M.; BARROS, Rosana Gonçalves;BÁRBARA, V. F.. Santana.Caracterização Física dos Resíduosdo Bosque dos Buritis, Goiânia - Goiás. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
MONTEIRO, Mariana de Freitas; BARROS, Rosana Gonçalves;BÁRBARA, V. F.; VEUGA, R.M.. Levantamento e Caracterização de Granjas de Frango no Estadod e Goiás. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BARROS, Rosana Gonçalves; VEUGA, R.M.;BÁRBARA, V. F.; BONATELLI, Lucélia Feliciano; MARTINS, Larissa Galvão. Bonatelli.Caracterização e Identificação da Forma de Disposição Final de Camas de Frango Provenientes de Granjas do Estado de Goiás. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
SILVEIRA, Elione Alves; SILVA, Juliana Menna; CASTRO, Luiz Antônio Florian;BÁRBARA, V. F.; BARROS, Rosana Gonçalves; SANTOS, Oyana Rodrigues dos. da S.; Juliana Menna e S. e Luiz Antônio F. de C..Identificação dos Níveis de Pressão Sonora na Região Central de Goiânia - Goiás. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
SANTOS, Nara Sousa; MORAES, Samara Martins de;BÁRBARA, V. F.; VEUGA, R.M.; BARROS, Rosana Gonçalves. Análise dos Passivos Ambientais Causados por Postos de Abastecimento na Região Central de Goiânia- Goiás. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
GUEDES, Cláudia de Sousa; SILVA, Camila Carvalho Ramos;BÁRBARA, V. F.; BARROS, Rosana Gonçalves; VEUGA, R.M.. Silva e Cláudia da S. Guedes.Identificação do Nível de Pressão Sonora na Feira da Lua em Goiânia-GO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
ARAÚJO, Ana Carolina da Mata; OLIVEIRA< Danyllo Bueno de;BÁRBARA, V. F.; SANTOS, Oyana Rodrigues dos; VEUGA, R.M.. Importância de Programas de Mitigaçção de Morte Faunística Causada por Atropelamento em Unidades de Conservação Próximas às Vias de Transporte: Parque Altamiro de Moura Pacheco, BR-153/060. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
CARVALHO, Aline Souza; ALVES, Jéssica; ARRUDA, Poliana Nascimento;BÁRBARA, V. F.; BARROS, Rosana Gonçalves; VEUGA, R.M.. Carvalho, Jéssica Alves e Poliana N. Arruda.Diagnóstico do Gerenciamento dos Resíduos Sólidos de um Condomínio Vertical em Goiânia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
MENEZES, Clariana Costa; SILVA, Jeyse Barbosa;BÁRBARA, V. F.; VEUGA, R.M.; MURO, Aldo Junior. Análise Comparativa da Emissão de Material Particulado em Goiânia no Período de 2006 a 2008. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
CARDOSO, Monick Silva;BÁRBARA, V. F.; VEUGA, R.M.; MURO, Aldo Junior. Evolução da Outorga de Água como Instrumento de Gestão de Recursos Hídricos em Goiás. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BÁRBARA, V. F.; VEUGA, R.M.; LIMA, A. S.. Fonseca e Marília Rodrigues Cezílio.Programa Voluntário de Coleta Seletiva no Condomínio Jardins Atenas: concepção e avaliação do interesse dos condôminos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BÁRBARA, V. F.. A Importância da Educação Ambiental na Formação do Cidadão - um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental) - Faculdade Araguaia.
BÁRBARA, V. F.; ALVARADO, A.; ALMEIDA, L.. Gerenciamento Integrado do Resíduo Sólido Urbano no Município de Senador Canedo - GO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental) - Faculdade Araguaia.
BÁRBARA, V. F.; ALVARADO, A.; ALMEIDA, L.. Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde em Laboratório de Investigação de Vínculo Genético por Análise de DNA em Goiânia - GO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental) - Faculdade Araguaia.
BÁRBARA, V. F.; PARANHOS, R. D.; OLIVEIRA, G. L.. Planejamento de Trilha Interpretativa como Instrumento de Gestão Ambiental no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (PEAMP), Goiás. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental) - Faculdade Araguaia.
BÁRBARA, V. F.; PEREIRA, E. C.; OLIVEIRA, G. L.. Caracterização Física dos Resíduos Sólidos do Parque Sulivan Silvestre (Vaca Brava), Goiânia - GO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental) - Faculdade Araguaia.
BÁRBARA, V. F.; OLIVEIRA, G. L.; PEREIRA, E. C.. Caracterização Física dos Resíduos Sólidos da Faculdade Araguaia, Goiânia-GO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental) - Faculdade Araguaia.
BÁRBARA, V. F.; Antunes, E.C.; BONNET, B.R.P.. Barbosa.Substituição de Árvores Exóticas no Bosque dos Buritis por Nativas do Cerrado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
BARROS, Rosana Gonçalves;BÁRBARA, V. F.; CAPANEMA, M. A.. Professor Substituto de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BÁRBARA, V. F.. Concurso público para Engenheiro Ambiental da SANEAGO. 2018. Saneamento de Goiás.
SILVA, K. A.;BÁRBARA, V. F.. Concurso para Engenheiro de Meio Ambiente da CELG Geração e Transmissão SA. 2017. Celg Geração e Transmissão.
BÁRBARA, V. F.; TEIXEIRA, N. R. B.; SOUZA, S. B. S. E.. Concurso para Professor Efetivo da Coordenação de Engenharia Ambiental e Sanitária do IFG. 2015.
BARROS, Rosana Gonçalves; VEUGA, R.M.;BÁRBARA, V. F.. Professor de ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
BÁRBARA, V. F.. Comissão de Seleção de Projetos de Extensão da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. 2019. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BÁRBARA, V. F.. 2º Prêmio Sinduscon-GO de Boas Práticas em Sustentabilidade. 2017. Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás.
Orientou
Aplicação de Ferramenta Digital para Valoração da Recuperação de Áreas Desmatadas no Cerrado Goiano; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Contaminações causadas pela indústria da mineração: uma revisão; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Uso de ensaios ecotoxicológicos para avaliação do potencial de degradação ambiental de efluentes industriais: uma revisão sistemática; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Análises ecotoxicológicas aplicadas a efluentes: uma revisão sistemática; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Modelagem da qualidade da água do rio Meia Ponte por lançamentos de efluentes domésticos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
AVALIAÇÕES ECOTOXICOLÓGICAS DE CONTAMINAÇÕES CAUSADAS POR BIFENILAS POLICLORADAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Panorama político-gerencial dos serviços de saneamento básico em 55 municípios goianos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Análise de diagnósticos detalhados de áreas contaminadas por derivados de petróleo localizadas em Brasília, Brasil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Aplicação de análises ecotoxicológicas em cavas de mineração a céu-aberto: uma revisão sistemática; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Análise comparativa da eficiência da extração multifásica para remediação de diferentes áreas contaminadas por hidrocarbonetos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Validação de Metodologia para Gerenciamento de Áreas Contaminadas por Postos de Combustíveis; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Panorama do Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Brasil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Panorama dos Cursos de Meio Ambiente da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Análise da Qualidade das Águas Subterrâneas na Região do Cemitério Santo Agostinho, Piracanjuba/GO, para Identificação de Possível Contaminação por Necrochorume; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Caracterização dos Cursos de Engenharia Ambiental do Estado de Goiás; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Monitoramento Sazonal da Qualidade das Águas do Córrego dos Buritis, Goiânia - GO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Monitoramento Sazonal da Qualidade das Águas do Córrego dos Buritis, Goiânia - GO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
V; Guimarães e Jayane Freitas Batista; Caracterização dos Cursos de engenharia Ambiental do Estado de Goiás; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Evolução do Termo de Ajustamento de Conduta na Cidade de Goiânia, Goiás; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Santana; Caracterização Física dos resíduos Sólidos do Bosque dos Buritis, Goiânia - Goiás; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
A´nálise de Passivos Ambientais Causados por Postos de Abastecimento da Região Central de Goiânia - Goiás; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Análise Comparativa da Emissão de Material Particulado em goiânia no Período de 2006 a 2008; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Evolução da Outorga de Água como Instrumento de Gestão de Recursos Hídricos em Goiás; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Caracterização Física dos Resíduos Sólidos da Faculdade Araguaia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental) - Faculdade Araguaia; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Caracterização Física dos Resíduos Sólidos do Parque Vaca Brava; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental) - Faculdade Araguaia; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
F; dos Santos; Planejamento de Trilha Interpretativa no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental) - Faculdade Araguaia; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Trajetória dos Estudos de impacto de Vizinhança (EIV) na Cidade de Goiânia - GO; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Parte 2 - Validação de Metodologia de Classificação de Áreas Contaminadas por Postos de Abastecimento Localizados no Município de Goiânia/GO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Segurança Hídrica: Identificação de Áreas de Nascentes Prioritárias para Recuperação Ambiental no Município de Goiás; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
de S; e Silva; Ana Taíssa de R; Falcão; Caroline B; Compostagem doméstica: alternativa para o tratamento descentralizado de resíduos orgânicos domiciliares no município de Goiânia - GO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Avaliação do grau de contaminação ambiental de águas de cavas de mineração a céu aberto localizadas em Mara Rosa, Goiás; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Quantificação de Contaminantes Advindos de Postos de Combustíveis nas Águas Subterrâneas de Goiânia; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Instituto Federal de Goiás - Câmpus Anápolis; Orientador: Viníciu Fagundes Bárbara;
Produções bibliográficas
-
LIMA, Rafael Cassiano Borges de ; BEZERRA, NOLAN RIBEIRO ; BÁRBARA, VINÍCIU FAGUNDES ; BARROS, Rosana Gonçalves . Análise da qualidade da água para fins de balneabilidade no lago municipal de Nerópolis - GO. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 22, p. e4241-22, 2024.
-
LIMA, DÉBORA DE SOUZA ; LEAL, THOMAS LEONARDO MARQUES DE CASTRO ; CAMPANEMA, MARLON ANDRÉ ; BÁRBARA, VÍNICIU FAGUNDES . AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS EM INDÚSTRIAS DO SETOR ALIMENTÍCIO. P2P & INOVAÇÃO , v. 10, p. 1-23, 2024.
-
ARRUDA, Poliana Nascimento ; SCALIZE, PAULO SERGIO ; BÁRBARA, VINÍCIU FAGUNDES ; GIOIA, THAMY BARBARA ; BARROS, Rosana Gonçalves . Avaliação sazonal dos índices de qualidade de água dos mananciais afluentes ao reservatório João Leite, no estado de Goiás, Brasil. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 21, p. 20360-20379, 2023.
-
JERONIMO, L. A. ; BARROS, R. G. ; BÁRBARA, V. F. . DIAGNÓSTICO POLÍTICO-GERENCIAL DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO EM MUNICÍPIOS GOIANOS TREZE ANOS APÓS A PROMULGAÇÃO DA LEI No 11.445/2007. Caminhos de Geografia) , v. 23, p. 69-87, 2022.
-
FELIX NETO, J. C. ; SOUZA, L. J. A. ; ABREU, C. H. M. ; BÁRBARA, VINÍCIU FAGUNDES ; CUNHA, H. F. A. ; DIAS, M. T. ; CUNHA, A. C. . Impactos hidroclimáticos de curto prazo no padrão hidrodinâmico de rio de estuário amazônico - Amapá (AP), Brasil. Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais , v. 12, p. 161-179, 2021.
-
MIRANDA, E. P. A. ; ALMEIDA, R. F. R. ; BARROS, R. G. ; PASQUALETTO, A. ; BÁRBARA, V. F. . ANÁLISE DA DEMANDA POR ESTUDOS DE IMPACTO DE VIZINHANÇA EM GOIÂNIA (GO). REVISTA BRASILEIRA DE ASSUNTOS REGIONAIS E URBANOS (BARU) , v. 7, p. 1-13, 2021.
-
BATISTA, F. V. ; BARROS, Rosana Gonçalves ; BÁRBARA, V. F. . CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA SUBTERRÂNEA E DO SOLO POR HIDROCARBONETOS ORIUNDOS DE POSTOS DE SERVIÇOS DE BRASÍLIA, DISTRITO FEDERAL, BRASIL. Caminhos de Geografia) , v. 22, p. 256-272, 2021.
-
BARROS, Rosana Gonçalves ; DOURADO, BYANCA RODRIGUES ; BÁRBARA, VINÍCIU FAGUNDES . Determinação do índice da qualidade do aterro de resíduos do município de Goiânia/GO. Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais , v. 11, p. 155-166, 2020.
-
SANTOS, K. ; BARROS, R. G. ; BÁRBARA, V. F. . Análises ecotoxicológicas em cavas de mineração a céu aberto: uma revisão sistemática. Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais , v. 11, p. 317-331, 2020.
-
SILVA, ALECRÍCIA BARROS ; VALVERDE, FRANCISLAINY TELES ALMEIDA ; LEMOS, GUILHERME MATHEUS COELHO DE ; FERNANDES, JOÃO MESSIAS ; BARROS, Rosana Gonçalves ; BÁRBARA, VINÍCIU FAGUNDES . Gerenciamento de áreas contaminadas por postos de serviços em Goiânia/GO. NATURE AND CONSERVATION , v. 13, p. 66-79, 2020.
-
BÁRBARA, V. F. ; TAVARES, M. G. O. ; DALESSANDRO, N. C. ; D. M. E. ; ANTONIOSI FILHO, N. R. . Avaliação química, ecotoxicológica e genotoxicológica de águas de cavas de mineração a céu aberto. ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL (ONLINE) , v. 24, p. 1-12, 2019.
-
MOURAO, A. A. ; FIGUEIREDO, L. G. ; BARROS, Rosana Gonçalves ; PASQUALETTO, A. ; BÁRBARA, V. F. . Trajetória dos Estudos de Impacto de Vizinhança em Goiânia, GO. REVISTA BRASILEIRA DE ASSUNTOS REGIONAIS E URBANOS (BARU) , v. 5, p. 275-283, 2019.
-
BÁRBARA, V. F. ; ANTONIOSI FILHO, N. R. ; TAVARES, M. G. O. . Impactos ambientais de cavas de mineração: uma revisão. Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) , v. 1, p. 80-96, 2018.
-
BÁRBARA, V. F. ; CUNHA, A.C. ; RODRIGUES, Aline Sueli de Lima ; SIQUEIRA, E.Q. . Monitoramento Sazonal da Qualidade da Água do Rio Araguari/AP. Revista Biociências (Taubaté) , v. 16, p. 57-72, 2010.
-
RODRIGUES, Aline Sueli de Lima ; BÁRBARA, V. F. ; MALAFAIA, Guilherme . Análise das Percepções Ambientais e dos Conhecimentos de Alguns Conceitos Referentes às Nascentes de Rios Revelados por Jovens e Adultos de uma Escola no Município de Ouro Preto, MG. Revista Brasileira de Biociências (Online) , v. 8, p. 355-361, 2010.
-
MALAFAIA, Guilherme ; BÁRBARA, V. F. ; RODRIGUES, Aline Sueli de Lima . Análise das Concepções e Opniões de Discentes sobre o Ensino da Biologia. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos) , v. 4, p. 165-182, 2010.
-
PASQUALETTO, A. ; Antunes, E.C. ; BÁRBARA, V. F. ; SILVA, K. A. ; NAVES, A. R. C. ; PRIMO, P. H. C. . Recuperação das Margens do Córrego Botafogo com Espécies Arbóreas (como Compensação Ambiental). Revista Magister de Direito Imobiliário, Registral, Urbanístico e Ambiental (Cessou em 2005. Cont. ISSN 2175-1994 Revista Magister de Direito Ambienta , v. 5, p. 87-95, 2006.
-
BÁRBARA, V. F. ; SILVA, K. A. ; MOREIRA, D. M. . Projeto SOS Orquídeas - a história de um ideal. Orquidario (Rio de Janeiro) , v. 18, p. 81-87, 2004.
-
Araújo, Kiaya Geomy Camargo ; BÁRBARA, VINÍCIU FAGUNDES ; Capanema, Marlon André ; BARROS, Rosana Gonçalves . PANORAMA DA DESTINAÇÃO FINAL DO LODO DE ESGOTO NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Biodiversidade, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 1ed.PIracanjuba: Conhecimento LIvre, 2024, v. 1, p. 121-140.
-
Andrade, Márcia da Silva ; BÁRBARA, VINÍCIU FAGUNDES ; BARROS, Rosana Gonçalves . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBSUPERFICIAIS NO ENTORNO DO CEMITERIO MUNICIPAL DE GOIANIRA ¿ GO. A exploração humana e a crise ambiental: Reflexões sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente, Volume 1. 1ed.: Editora e-Publicar, 2024, v. , p. 104-115.
-
OLIVEIRA, T. C. F. ; BÁRBARA, V. F. ; VEUGA, R.M. ; BARROS, R. G. . PANORAMA DA APLICABILIDADE DO ÍNDICE DE QUALIDADE DE ATERROS DE RESÍDUOS (IQR) NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. In: Cleiseano Emanuel da Silva Paniagua. (Org.). Meio ambiente: agricultura, desenvolvimento e sustentabilidade 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2023, v. 2, p. 70-82.
-
COELHO, E. D. A. ; BÁRBARA, V. F. ; FURTADO, R. N. ; LESS, D. F. S. ; CUNHA, H. F. A. ; CUNHA, A.C. . PAGAMENTO POR SERVIÇOSAMBIENTAIS HÍDRICOS:INSTRUMENTO DE GESTÃO DABACIA HIDROGRÁFICA DO RIOARAGUARI-AP. In: Robson Antônio Tavares Costa. (Org.). Estudos Avançados Interdisciplinares. 1ed.Brasília: Enterprising, 2022, v. 3, p. 35-68.
-
RODRIGUES, C. C. ; BARROS, R. G. ; BÁRBARA, V. F. . ANÁLISES ECOTOXICOLÓGICAS APLICADAS A EFLUENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. In: Cleiseano Emanuel da Silva Paniagua. (Org.). Medio ambiente: preservación, salud y sobrevivência 3. 1ed.São Paulo: Atena, 2022, v. 3, p. 32-43.
-
ANDRADE JUNIOR, R. ; BARROS, Rosana Gonçalves ; BÁRBARA, V. F. . AVALIAÇÕES ECOTOXICOLÓGICAS DE CONTAMINAÇÕES CAUSADAS POR BIFENILAS POLICLORADAS: UMA REVISÃO. In: Cleiseano Emanuel da Silva Paniagua. (Org.). Collection: applied environmental and sanitary engineering 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2022, v. 2, p. 167-177.
-
Almeida, Rafaella Ferreira Rodrigues ; BÁRBARA, VINÍCIU FAGUNDES ; BARROS, Rosana Gonçalves . AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO DO SHOPPING MEGA MODA PARK, EM GOIÂNIA-GO. Base de Conhecimentos Gerados na Engenharia Ambiental e Sanitária 3. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v. 1, p. 37-56.
-
BÁRBARA, V. F. ; SILVA, A. B. ; BATISTA, F. V. ; VALVERDE, F. T. A. ; LEMOS, G. M. C. ; BARROS, R. G. . Deficiências metodológicas de Relatórios de Investigação de Passivos Ambientais no âmbito do gerenciamento de áreas contaminadas por hidrocarbonetos. In: Alessandro Silva de Oliveira; Thiago Augusto Mendes. (Org.). Ambiente em foco: formação de professores, tecnologias e sustentabilidade. 1ed.Goiânia: KELPS, 2020, v. 1, p. 50-69.
-
ALVES, N. P. V. ; BARROS, R. G. ; BÁRBARA, V. F. ; MURO, Aldo Junior . Validação de sistema de monitoramento passivo de poluição do ar. In: Paulo Roberto Megna; Francisco George do Nascimento Ribeiro; Paulo da Costa Medeiros. (Org.). Inovações na Engenharia Brasileira. 1ed.Campina Grande: EPTEC, 2020, v. 1, p. 72-82.
-
BÁRBARA, V. F. ; BARROS, R. G. . Critérios ambientais para embasamento da escolha de fontes alternativas de abastecimento hídrico: o caso das cavas de mineração. In: Carlos de Melo e Silva Neto; Fernando Schimidt. (Org.). Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 1ed.Goiânia: Editora IFG, 2020, v. 1, p. 132-150.
-
JORDAO, D. G. ; JERONIMO, L. A. ; DIAS, R. B. ; BARROS, Rosana Gonçalves ; BÁRBARA, V. F. . Avaliação do grau de contaminação ambiental de águas de cavas de mineração a céu aberto localizadas em Mara Rosa/GO. In: Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. (Org.). Série Em.Formação. 1ed.: , 2018, v. , p. 53-67.
-
HONORIO, M. S. ; LAURO, J. C. ; CARVALHAES, V. ; BARROS, R. G. ; BÁRBARA, V. F. . Análise dos efeitos ambientais advindos de precipitações provocadas por produtos químicos. In: Editora IFG. (Org.). Análise dos Efeitos Ambientais Advindos de Precipitações Provocadas por Produtos Químicos. 3ed.Goiânia: Editora IFG, 2017, v. 3, p. 95-106.
-
CUNHA, A.C. ; BÁRBARA, V. F. ; SIQUEIRA, E.Q. ; CUNHA, Helenilza Ferreira Albuquerque ; BRITO, Daímio Chaves . Aplicação do Modelo de Qualidade da Água QUAL2E para Análise de Cenários Ambientais e Autodepuração no Médio Rio Araguari - AP. Programa Primeiros Projetos. Macapá: Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, 2010, v. , p. 29-63.
-
SILVA, A. R. S. E. ; FALCAO, A. T. R. ; SOUSA, C. B. ; BÁRBARA, V. F. ; BARROS, Rosana Gonçalves . VERMICOMPOSTAGEM DOMÉSTICA: ALTERNATIVA PARA O TRATAMENTO DESCENTRALIZADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA - GO. In: 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2019, Natal. Anais do 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2019.
-
ALMEIDA, F. T. ; LEMOS, G. M. C. ; SILVA, A. B. ; BARROS, R. G. ; BÁRBARA, V. F. . Áreas Contaminadas por Postos de Combustíveis: uma abordagem gerencial. In: 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2019, Natal. Anais do 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2019.
-
BITENCOURT, L. N. ; VEUGA, R.M. ; BÁRBARA, V. F. ; BARROS, R. G. . DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA NA ÁREA DO LIXÃO DO MUNICÍPIO DE GOIANIRA, GO. In: 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2019, Natal. Anais do 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2019.
-
VIANA, F. ; GOMES, K. G. O. ; BÁRBARA, V. F. ; BARROS, Rosana Gonçalves . Qualidade das águas subterrâneas nos cemitérios municipais de Goiânia - GO, Brasil. In: 18º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2018, Porto. Anais do 18º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2018.
-
LIMA, G. K. F. ; BITENCOURT, L. N. ; BÁRBARA, V. F. ; MURO, Aldo Junior ; BARROS, Rosana Gonçalves . Diagnóstico ambiental de áreas de preservação permanente no município de Bela Vista - Goiás. In: 18º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2018, Porto. Anais do 18º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2018.
-
BITENCOURT, L. N. ; LIMA, G. K. F. ; BÁRBARA, V. F. ; MURO, Aldo Junior ; BARROS, Rosana Gonçalves . Diagnóstico dos serviços básicos de saneamento em áreas urbana e rural de Bela Vista - GO. In: 18º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2018, Porto. Anais do 18º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2018.
-
FALCAO, A. T. R. ; ALMEIDA, F. T. ; OLIVEIRA, R. F. ; BARROS, R. G. ; BÁRBARA, V. F. . QUANTIFICAÇÃO DE HIDROCARBONETOS NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA REGIÃO CENTRAL DE GOIÂNIA-GO. In: 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2017, São Paulo. Anais do 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2017.
-
HONORIO, M. S. ; LAURO, J. C. ; BARROS, R. G. ; VEUGA, R.M. ; BÁRBARA, V. F. . EFEITOS AMBIENTAIS NO SOLO E NA ÁGUA ADVINDOS DA PRECIPITAÇÃO DE NUVENS ATRAVÉS DE PRODUTOS QUÍMICOS. In: 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2017, São Paulo. Anais do 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2017.
-
BÁRBARA, V. F. ; TAVARES, M. G. O. ; D. M. E. ; WENDT, E. V. ; ANTONIOSI FILHO, N. R. . AVALIAÇÃO QUÍMICA, ECOTOXICOLÓGICA E GENOTOXICOLÓGICA DE SEDIMENTOS DE CAVAS DE MINERAÇÕES A CÉU ABERTO, GOIÁS, BRASIL. In: 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2017, São Paulo. Anais do 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2017.
-
BÁRBARA, V. F. . Quantificação de contaminantes nas águas subterrâneas de Goiânia - GO advindos de postos de combustíveis. In: Simpósio Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2016, Brasília. Anais do Simpósio Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2016.
-
PEREIRA, H. E. ; BEZERRA, J. S. ; BÁRBARA, V. F. ; BARROS, Rosana Gonçalves . Panorama do Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Brasil. In: 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015, Rio de Janeiro. Anais do 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015.
-
MESQUITA, A. A. ; BARROS, Rosana Gonçalves ; BÁRBARA, V. F. . Diagnóstico da Qualidade do Solo do Lixão de Goianira. In: XII Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014, Natal. Anais do XII Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014.
-
ARAUJO, F. V. ; SOUSA, I. A. ; BARROS, Rosana Gonçalves ; BÁRBARA, V. F. . Diagnóstico da Qualidade do Solo no Aterro Controlado de Inhumas. In: XII Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014, Natal. Anais do XII Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014.
-
SILVA, F. M. ; BARROS, Rosana Gonçalves ; MURO, Aldo Junior ; BÁRBARA, V. F. . Diagnóstico da Qualidade da Água e do Solo do lixão de Mossâmedes, no Estado de Goiás. In: XII Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014, Natal. Anais do XII Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014.
-
RODRIGUES, H. F. ; BARROS, Rosana Gonçalves ; BÁRBARA, V. F. . Identificação dos Níveis de Pressão Sonora no Terminal Padre Pelágio, em Goiânia, GO. In: XII Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014, Natal. Anais do XII Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014.
-
SANTOS, J. R. M. ; VIEIRA, N. S. ; BARROS, Rosana Gonçalves ; BÁRBARA, V. F. . Identificação dos Níveis de Pressão Sonora em Cinemas no Município de Goiânia. In: XII Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014, Natal. Anais do XII Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014.
-
SILVA, J. V. ; GOMES, T. N. ; BARROS, Rosana Gonçalves ; BÁRBARA, V. F. . Identificação dos Níveis de Pressão Sonora no Instituto Federal de Goiás, Câmpus Goiânia. In: XII Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014, Natal. Anais do XII Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014.
-
SILVA, B. A. ; LAURO, J. C. ; BARROS, Rosana Gonçalves ; BÁRBARA, V. F. . Identificação dos Níveis de Pressão Sonora no Terminal de Ônibus - Praça da Bíblia - em Goiânia, GO. In: XII Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014, Natal. Anais do XII Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014.
-
DIAS, T. A. ; ALMEIDA, R. F. R. ; BARROS, Rosana Gonçalves ; BÁRBARA, V. F. . Identificação dos Níveis de Pressão Sonora no Parque Zoológico de Goiânia, GO. In: XII Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014, Natal. Anais do XII Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014.
-
SILVA, D. S. R. ; BÁRBARA, V. F. ; BARROS, Rosana Gonçalves . Análise da Qualidade Hídrica do Córrego dos Buritis, Goiânia/GO. In: 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2013, Goiânia. Anais do 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2013.
-
SOARES, N. B. ; SANTOS, T. D. ; BÁRBARA, V. F. ; BARROS, Rosana Gonçalves . Panorama dos Cursos de Meio Ambiente da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. In: 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2013, Goiânia. Anais do 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2013.
-
CORDEIRO, B. R. ; BÁRBARA, V. F. ; BARROS, Rosana Gonçalves . Análise da Qualidade das Águas Subsuperficiais na Região do Cemitério Santo Agostinho, Piracanjuba/GO. In: 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2013, Goiânia. Anais do 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2013.
-
GUEDES, C. S. ; SANTOS, C. B. ; BARROS, Rosana Gonçalves ; BÁRBARA, V. F. . Identificação dos Níveis de Pressão Sonora e Análise da Percepção de Visitantes e Feirantes em Relação aos Ruídos Existentes na Feira da Lua em Goiânia - GO. In: XXXIII Congresso Interamericano de Ingenieria Sanitaria y Ambiental, 2012, Salvador. Anais do XXXIII Congresso Interamericano de Ingenieria Sanitaria y Ambiental, 2012.
-
LIMA, R. C. B. ; SOUZA, C. C. E. ; BARROS, Rosana Gonçalves ; BÁRBARA, V. F. ; VEUGA, R.M. . Identificação dos Níveis de Ruído em Diferentes Atividades Profissionais. In: XXXIII Congresso Interamericano de Ingenieria Sanitaria y Ambiental, 2012, Salvador. Anais do XXXIII Congresso Interamericano de Ingenieria Sanitaria y Ambiental, 2012.
-
ALMEIDA, K. C. S. ; BARROS, Rosana Gonçalves ; VEUGA, R.M. ; BÁRBARA, V. F. . Poluição Sonora em Ambiente Escolar de Goiânia - GO. In: Congresso de Engenharia e Tecnologia, 2012, Goiânia. Anais do Congresso de Engenharia e Tecnologia, 2012.
-
BARROS, Rosana Gonçalves ; BÁRBARA, V. F. . Implicações daProliferação de Odores Ofensivos sobre a Saúde e o Bem-Estar da população Circunvizinha de um Frigorífico Localizado em Goiânia - GO. In: Congresso de Engenharia e Tecnologia, 2012, Goiânia. Anais do Congresso de Engenharia e Tecnologia, 2012.
-
MONTEIRO, Mariana de Freitas ; BARROS, Rosana Gonçalves ; BÁRBARA, V. F. ; VEUGA, R.M. . Levantamento e Panorama Ambiental de Granjas de Frango no Estado de Goiás. In: 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre, RS. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011.
-
CASTRO, L. A. F. ; SILVA, J. M. E. ; SILVEIRA, E. A. ; BARROS, Rosana Gonçalves ; BÁRBARA, V. F. . Identificação dos Níveis de Pressão Sonora na Região Central de Goiânia - GO. In: 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011.
-
BÁRBARA, V. F. ; SILVA, J. M. . Caracterização Física dos Resíduos Sólidos da Faculdade Araguaia para Estudo da Viabilidade de Implantação da Coleta Seletiva. In: III Seminário Nacional sobre Tecnologias Limpas e V Fórum Internacional de Tecnologias Limpas, 2009, Porto Alegre, RS. Anais do III Seminário Nacional sobre Tecnologias Limpas e do V Fórum Internacional de Tecnologias Limpas, 2009.
-
BÁRBARA, V. F. ; SILVA, E. G. . Caracterização Física dos Resíduos Sólidos do Parque Sulivan Silvestre Goiânia/GO) para Estudo da Viabilidade da Implantação da Compostagem. In: III Seminário Nacional sobre Tecnologias Limpas e V Fórum Internacional sobre Produção mais Limpa, 2009, Porto Alegre, RS. Anais do III Seminário Nacional sobre Tecnologias Limpas e do V Fórum Internacional sobre Produção mais Limpa, 2009.
-
SANTOS, A. E. A. ; BÁRBARA, V. F. ; PARANHOS, R. D. . Planejamento de Trilha Interpretativa no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (PEAMP), Goiás, Brasil. In: 1º Congresso Goiano de Educação Ambiental, 2008, Goiânia - Goiás. Anais do 1º Congresso Goiano de Educação Ambiental, 2008.
-
BÁRBARA, V. F. ; SIQUEIRA, E.Q. ; CUNHA, A.C. . Realização de Batimetrias para Análise dos Impactos da UHE de Coaracy Nunes na Geomorfologia do Médio Araguari e para Posterior Determinação de K2 no Modelo QUAL2E. In: VI Simpósio Nacional de Geomorfologia - Regional Conference on Geomorphology, 2006, Goiânia - GO. Anais do VI Simpósio Nacional de Geomorfologia - Regional Conference on Geomorphology, 2006. p. 1-11.
-
BÁRBARA, V. F. ; CUNHA, A.C. ; SIQUEIRA, E.Q. . Análise da Qualidade das Águas do Rio Araguari (AP) Utilizando o Sistema de Modelagem QUAL2E. In: 2º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFG, 2005, Goiânia - GO. Anais do 2º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFG, 2005.
-
BÁRBARA, V. F. . Deficiências de Relatórios de Investigação de Passivos Ambientais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JORDAO, D. G. ; JERONIMO, L. A. ; DIAS, R. B. ; BARROS, R. G. ; BÁRBARA, V. F. . Avaliação do grau de contaminação ambiental de águas de cavas de mineração a céu aberto localizadas em Mara Rosa, Goiás. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ABREU, A. L. D. ; LEMOS, G. M. C. ; BARROS, Rosana Gonçalves ; BÁRBARA, V. F. . Avaliação da poluição sonora em estabelecimentos educacionais de Goiânia, GO, Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FALCAO, A. T. R. ; ALMEIDA, F. T. ; OLIVEIRA, R. F. ; BARROS, Rosana Gonçalves ; BÁRBARA, V. F. . Quantificação de hidrocarbonetos nas águas subterrâneas da região central de Goiânia - GO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
HONORIO, M. S. ; LAURO, J. C. ; BARROS, Rosana Gonçalves ; VEUGA, R.M. ; BÁRBARA, V. F. . Efeitos ambientais no solo e na água advindos da precipitação de nuvens através de produtos químicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BÁRBARA, V. F. ; TAVARES, M. G. O. ; WENDT, E. V. ; D. M. E. ; ANTONIOSI FILHO, N. R. . Avaliação química, ecotoxicológica e genotoxicológica de cavas de minerações a céu aberto, Goiás, Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARROS, Rosana Gonçalves ; BÁRBARA, V. F. . Vulnerabilidade e qualidade de águas subterrâneas do cemitério Santana, em Goiânia - GO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BATISTA, F. V. ; GOMES, K. G. O. ; BARROS, Rosana Gonçalves ; BÁRBARA, V. F. . Avaliação do potencial de contaminação ambiental dos cemitérios municipais de Goiânia, GO, Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CASTRO, Luiz Antônio Florian ; SILVA, Juliana Menna ; SILVEIRA, Elione Alves ; BARROS, Rosana Gonçalves ; BÁRBARA, V. F. . Identificação dos Níveis de Pressão Sonora na Região Central de Goiânia - GO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MONTEIRO, Mariana de Freitas ; BARROS, Rosana Gonçalves ; BÁRBARA, V. F. ; VEUGA, R.M. . Levantamento e Panorama Ambiental de Granjas de Frango no Estado de Goiás. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BÁRBARA, V. F. . Evolução Temporal da Outorga em Goiás como Instrumento da Política Nacional de Recursos Hídricos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BÁRBARA, V. F. ; SILVA, J. M. . Caracterização Física dos Resíduos Sólidos da Faculdade Araguaia para Estudo da Viabilidade de Implantação de Coleta Seletiva. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BÁRBARA, V. F. ; SILVA, E. G. . Caracterização Física dos Resíduos Sólidos do Parque Sulivan Silvestre (Goiânia/GO) para Estudo da Viabilidade de Implantação da Compostagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BÁRBARA, V. F. ; SANTOS, A. E. A. . Planejamento de Trilha Interpretativa no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (PEAMP), Goiás, Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BÁRBARA, V. F. ; SIQUEIRA, E.Q. ; CUNHA, A.C. . Análise da Qualidade da Água do Rio Araguari/AP (Amazônia) Utilizando o Modelo de Qualidade da Água QUAL2E. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BÁRBARA, V. F. ; SIQUEIRA, E.Q. ; CUNHA, A.C. . Realização de Batimetrias para Análise dos Impactos da UHE de Coaracy Nunes na Geomorfologia do Médio Araguari e para Posterior Determinação de K2 no Modelo QUAL2E. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PASQUALETTO, A. ; BÁRBARA, V. F. . Atividades Industriais Produtoras de Poluição Sonora em Goiânia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BÁRBARA, V. F. ; SIQUEIRA, E.Q. ; CUNHA, A.C. . Modelagem de Oxig~enio Dissolvido e DBO em Corpos de Água Correntes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BÁRBARA, V. F. ; SOUZA, G. . Projeto Reflorestar Goiás - o poder de uma escola. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NAVES, A. R. C. ; SILVA, K. A. ; PRIMO, P. H. C. ; BÁRBARA, V. F. ; Antunes, E.C. ; PASQUALETTO, A. . Recuperação das Margens do Córrego Botafogo com Espécies Arbóreas como Compensação Ambiental. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BÁRBARA, V. F. ; Antunes, E.C. ; GARCIA, M.V.G.S. . Avaliação das condições de reflorestamento ciliar em três pontos do rio Meia Ponte, situado no perímetro urbano de Goiânia. 2006 (Co-orientação de trabalho de conclusão de curso) .
-
BÁRBARA, V. F. ; Antunes, E.C. ; BARBOSA, M.T.F. . Substituição de árvores exóticas no Bosque dos Buritis, Goiânia (GO). 2006 (Co-orientação de trabalho de conclusão de curso) .
-
BÁRBARA, V. F. ; Antunes, E.C. ; PAIVA, F. M. . Avaliação das condições de reflorestamento ciliar na Ecovila Santa Branca e nos Condomínios Horizontais Jardins Paris e Jardins Atenas. 2006 (Co-orientador de trabalho de conclusão de curso) .
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Gerenciamento de áreas contaminadas em Goiás, Descrição: O projeto objetiva utilizar a Metodologia de Gerenciamento de Áreas Contaminadas (Metodologia GAC) na identificação da presença e na delimitação da extensão de plumas de contaminantes em fase sorvida, dissolvida e livre no solo e/ou nas coleções hídricas subterrâneas em áreas de diferentes empreendimentos (cemitérios, indústrias, unidades de disposição final de resíduos sólidos e postos de combustíveis) localizados no estado de Goiás, com especial ênfase em passivos ambientais formados por hidrocarbonetos. Estudos de análise de risco e de remediação de áreas contaminadas também são contemplados no projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Viníciu Fagundes Bárbara - Coordenador / rosana gonçalves barros - Integrante / Fernanda Viana Batista - Integrante / Wesley Rosa - Integrante / Marília Gabriela Rocha - Integrante / Rhayane Andrade Junior - Integrante.
-
2018 - Atual
Diagnóstico dos serviços de saneamento básico em Goiás, Descrição: A partir de 2007, os municípios brasileiros deparam-se com o desafio instituído pela Lei Federal nº 11.445, que trouxe uma nova organização para a gestão do setor de saneamento básico. O presente estudo objetiva realizar um panorama atualizado dos reflexos político-gerenciais desses serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais, em municípios goianos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Viníciu Fagundes Bárbara - Coordenador / rosana gonçalves barros - Integrante / Leandro de Almeida Jerônimo - Integrante.
Prêmios
2024
22º Prêmio CREA GO de Meio Ambiente - 2º lugar na categoria INOVAÇÃO, CREA GO.
2023
Indicação oficial como um dos candidatos à Medalha do Mérito do Conselho Federal de Engenharia (CONFEA), Conselho Regional de Engenharia de Goiás e Conselho Federal de Engenharia - CONFEA.
2022
Homenagem pelo Dia do Engenheiro Ambiental, Assembleia Legislativa de Goiás.
2022
Diploma de Honra ao Mérito - Meio Ambiente, Câmara de Vereadores de Goiânia.
2018
Certificado de Honra ao Mérito pelos Trabalhos Desenvolvidos Enquanto Engenheiro Ambiental, Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.
2018
Prêmio Liderança Destaque 2018, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
2017
Trabalho Destaque de Iniciação Científica 2016/2017: 1º lugar na Categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia. , Rua 75, Setor Central, 74055110 - Goiânia, GO - Brasil - Caixa-postal: 0, Telefone: (62) 32272700, Ramal: 0, Fax: (62) 0, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de GoiásVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de ensino Bás., Téc. e Tecnológico, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrar aulas para o curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental.
2015 - 2018
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Eng. Ambiental e Sanitária, Carga horária: 40
2008 - 2009
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Bás, Téc. e Tecnológico, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrar aulas para o curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental.
2010 - Atual
Ministério Público do Estado de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Perito Ambiental - Engenheiro Ambiental, Carga horária: 35
Outras informações:
Realizo atividades de perícia ambiental para o MPGO.
2009 - 2009
Pontifícia Universidade Católica de GoiásVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 6
Outras informações:
Atividades desenvolvidas: ministrar aulas para o curso de Engenharia Ambiental.
2006 - 2007
Pontifícia Universidade Católica de GoiásVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4
Outras informações:
Atividades desenvolvidas: ministrava aulas para o curso de Engenharia Ambiental.
2007 - 2009
TECPAM - Tecnologia e PLanejamento Ambiental LtdaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Serviços Ambientais, Carga horária: 40
Outras informações:
Atividades desenvolvidas: supervisão direta de equipe multidisciplinar de profissionais da área de meio ambiente; condução de processos de licenciamento ambiental; modelagem ambiental de plumas de contaminantes presentes nas águas subsuperficiais; elaboração de projetos de aproveitamento de águas pluviais e de reuso de efluentes; elaboração de: relatórios de investigação de passivos ambientais, relatórios de controle ambiental, memoriais de caracterização de empreendimentos, relatórios de caracterização e de disposição final de resíduos sólidos industriais e de relatórios de monitoramento ambiental.
2007 - 2008
Faculdade AraguaiaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 10
Outras informações:
Atividades desenvolvidas: ministrar aulas para o curso de Biologia com Ênfase em Gestão Ambiental da Faculdade Araguaia das seguintes disciplinas:
- CBB 23: Auditoria e Certificação Ambiental.
- CBB 27: Avaliação de Impactos e Riscos Ambientais.
- CBB 33: Conservação Ambiental.
- CBB 36: Tratamento de Resíduos.
2004 - 2004
Agência Goiana de Meio AmbientalVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia Ambiental, Carga horária: 40
Outras informações:
Atividades desenvolvidas: participação em levantamentos e tabulações de dados que serviram para embasar uma proposta da Política de Desenvolvimento Florestal do Estado de Goiás.
2002 - 2004
Secretaria Municipal do Meio Ambiente de GoiâniaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia Ambiental, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades desenvolvidas: realização de mini-cursos e palestras em escolas e parques sobre diversos temas ambientais; acompanhamento em vistorias técnicas de averiguação de denúncias contra o meio ambiente; participação em coletas de sementes de espécies arbóreas; elaboração de materiais bibliográficos educativos referentes a temas ambientais; condução de trilhas guiadas em unidades de conservação urbanas e participação em levantamentos de campo referentes ao projeto "De Olho no Rio".
1998 - 1999
Pégaso EngenhariaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico em Edificações, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atividades desenvolvidas: orçamentos civis de sistemas de abastecimento de água, incuindo redes de distribuição, estações elevatórias e reservatórios de conreto enterrados, semi-apoiados, apoiados e elevados.
2020 - Atual
Estúdio TutóiaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 2
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Viníciu Fagundes Bárbara e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?