Patrícia Garcia Caselli Agostinho

possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2003) e mestrado em Educação pela UERJ nos seguintes temas: currículo e formação docenteAtualmente é professora - ensino superior de cursos de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação em coordenação e orientação escolar.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2005 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Elizabeth Fernandes de Macedo.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: currículo; formação continuada; formaçào docente; cotidiano.

Graduação em Pedagogia

1997 - 2003

Universidade de São Paulo

Formação complementar

2003 - 2003

Extensão universitária em Orientação e Supervisão Escolar. , Faculdade de Educação da USP.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. As competências na formação continuada de profesores e a performatividade. 2006. (Congresso).

VII Colóquio sobre Questões Curriculares/III Colóquio Luso Brasileiro sobre questões Curriculares. As competências na Formação Continuada de Professores. 2006. (Congresso).

28º Reunião Anual da ANPED. 2005. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Carolina Dale Resemini

AGOSTINHO, P. G. C.. Valores e coletividade na escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

Produções bibliográficas

  • AGOSTINHO, P. G. C. . Currículo de formação docente no cotidiano: o enigma da qualidade na educação - Pôster. In: VII- Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste- Anpedinha, 2007, Vitória- ES. Desafios da Educação básica: a pesquisa em educação, 2007.

  • AGOSTINHO, P. G. C. . Redes de produção curricular e o discurso de qualidade. In: IV Seminário Internacional, 2007, Rio de JAneiro-RJ. As Redes de conhecimentos e a tecnologia:práticas educativas, cotidiano e cultura, 2007. p. 1-19.

  • AGOSTINHO, P. G. C. ; RAMOS, A. H. . Qualidade na educação e cidadania:releitura de antigos temas para se pensar o currículo de formação docente. In: III COLÓQUIO INTERNACIONAL, 2007, João Pessoa - PB. Globalização e interculturalidade: currículo, espaço em litígio?. João Pessoa - PB, 2007.

  • AGOSTINHO, P. G. C. . As competências na formação continuada de professores e a performatividade -Poster. In: ENDIPE, 2006, RECIFE. XIII - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife: Editora da UFPE, 2006, 2006. v. 1.

  • AGOSTINHO, P. G. C. . As competencias na formação continuada de professores e a performatividade. In: III Colóquio Luso-brasileiro Sobre Questões Curriculares, 2006, Braga. Anais- Globalização e (des)igualdades: os desafios curriculares. Porto- Portugal: CIEP- Universidade do Minho, 2006.

  • AGOSTINHO, P. G. C. . Currículo de formação docente no cotidiano:o enigma da qualidade na educação. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória - ES. Desafios da Educação Básica: A pesquisa em educação. Vitória -ES: GM, 2007. p. 334-335.

  • AGOSTINHO, P. G. C. . Processo Curricular: Performatividade e Formação docente no cotidiano. In: 30ª Reunião anual da ANPED, 2007. 30 anos de Pesquisa e Compromisso Social. Caxambu-MG.

  • AGOSTINHO, P. G. C. . As competencias na formação continuada de professores e a performatividade. In: VIII Colóquio sobre questões curriculares - III colóquio Luso-Brasileiro, 2006, Braga - Portugal. Anais - Globalização e (des)igualdades: os desafios curriculares. Braga: CIED/ Universidade do Minho, 2006. v. único. p. 256.

  • AGOSTINHO, P. G. C. . As competências na formaçào continuada dos professores e a performatividade 2006 (Poster).

  • AGOSTINHO, P. G. C. . A apropriação dos recursos tecnológicos pela escola. 2002 (Projeto de iniciação científica) .

Projetos de pesquisa

  • 2005 - Atual

    Currículo de ciências: Uma abordagem cultural, Descrição: Descrição: Este projeto tem origem em trabalhos anteriores e repousa sobre duas preocupações, a primeira com a diferença e a segunda com a centralidade da cultura no campo do currículo. Para tratar a diferença, tenho procurado articular um entendimento antropológico da diferença com a perspectiva relacional de autores pós-coloniais. Com isso, os estereóripos que marcam a diferença têm sido vistos como uma forma de tentar expelir tudo que não se encaixa nos limites simbólicos estabelecidos pelas culturas, mas também como uma projeção sobre o outro da "parte má" do eu que nos persegue e com a qual não sabemos lidar. A compreensão da diferença no currículo depende, então, de um tratamento relacional que problematize as próprias normas pelas quais é construída Para se pensar a diferença, não como diversidade, mas como um discurso relacional em que o próprio sistema de sua representação está em questionamento, parece fundamental a compreensão do currículo como híbrido cultural em que sistemas simbólicos dominantes negociam com posições minoritárias que resistem à totalização, permitindo à diferença cultural rearticular a soma de conhecimentos. Essas duas preocupações foram desenvolvidas em projeto atualmente em andamento, em que são analisados propostas curriculares e livros didáticos de ciências desde os anos 1970. O presente projeto tem por objetivo aprofundar a forma como a diferença vem sendo tratada nos currículos de ciências-dentre as quais privilegio questões de raça, gênero e sexualidade- tendo em vista o fazer curricular de uma escola específica no mesmo período, no caso o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp/UFRJ). A análise do currículo vivido na instituição terá por horizonte a idéia, defendida por Stephen Ball, de que as políticas curriculares são contínuos que envolvem contextos de influência, de produção do texto e de prática.. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Patrícia Garcia Caselli Agostinho - Integrante / Rita Frangella - Integrante / Elizabeth Fernandes de MAcedo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2006 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: pesquisador

Atividades

  • 02/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2006 - 12/2006

    Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino, Didática

2004 - 2007

Escola Parque

Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: orientador-assistente, Carga horária: 30

1995 - 1998

Escola Camb - Caminho Aberto

Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: professora educação infantil, Carga horária: 26

1999 - 2000

Escola Espaço Viva Vida

Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: professora educação infantil, Carga horária: 26