Leticia Knechtel Procopiak

É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (Licenciatura e Bacharelado, 2001), Mestre em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (2004) e Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2009), Bacharel em Nutrição pela Faculdade Claretiano (2021) e é pós graduada em Nutrição Materno Infantil e Nutrição Clínica pela Faculdade Única Prominas. Também é pós graduada em Docência no Ensino de Dança pela UNIBF e em Dançaterapia pela Faculdade Unyleya. Foi docente e pesquisadora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná entre os anos de 2010 e 2018. Atualmente é sócia proprietária do Ametista Espaço Terapêutico, onde atua como Nutricionista, Bióloga Terapeuta, Terapeuta Complementar em Saúde e Dançaterapeuta. Atualmente é docente nas Faculdades IBRATE e Eleven. É membro do Conselho Internacional de Dança (CID UNESCO 32182) desde 2021.

Informações coletadas do Lattes em 15/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento

2005 - 2009

Universidade Federal do Paraná
Título: O conhecimento dos comandantes de navios sobre bioinvasão por água de lastro de navios nos portos do Estado do Paraná e a importância da Educação Ambiental
Dra. Maria do Rosário Knechtel. Coorientador: Dr. José Milton Andriguetto Filho, Dr.José Edmilson de Lima. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Botânica

2002 - 2004

Universidade Federal do Paraná
Título: Diatomáceas em águas de lastro de navios do Porto de Paranaguá, e na Baía de Paranaguá, PR, com ênfase em espécies exóticas e/ou nocivas, Ano de Obtenção: 2004
Dr. Luciano Felício Fernandes.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: diatomáceas; Baía de Paranaguá; lastro; Bacillariophyta.Grande área: Ciências Biológicas

Especialização em Dançaterapia

2023 - 2024

Faculdade Unyleya
Título: Sem monografia

Especialização em Docência no Ensino da Dança

2022 - 2022

União Brasileira de Faculdades
Título: Sem monografia

Especialização em Nutrição Clínica

2021 - 2022

Faculdade Única de Ipatinga
Título: Sem monografia

Especialização em Nutrição Materno Infantil

2021 - 2022

Faculdade Única de Ipatinga
Título: Sem monografia

Especialização em Gestão Sócioambiental Portuária

2005 - 2006

Faculdades Integradas Espírita
Título: Impactos das dragagens e outras atividades antrópicas na pesca artesanal das baías de Paranaguá e Antonina, Paraná, Brasil
Orientador: Msc. Maurício de Castro Robert

Graduação em Licenciatura em Educação Física

2022 - 2022

União Brasileira de Faculdades
Título: Sem monografia

Graduação em Nutrição

2017 - 2021

Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT
Título: Nutrição e Autismo: limites e possibilidades para a alimentação de crianças autistas.
Orientador: Vanessa Xavier de Melo

Graduação em Ciências Biológicas

1996 - 2001

Universidade Federal do Paraná
Título: Levantamento taxonômico das diatomáceas (Bacillariophyta) epilíticas da Ilha Elefante e Baía do Almirantado, Península Antártica
Orientador: Dr. Luciano Felício Fernandes
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2022 - 2022

Extensão universitária em Dança e Expressão Corporal. (Carga horária: 120h). , Metropolitan Educação Ltda, FAMEESP, Brasil.

2021 - 2021

Alimentação Complementar, Desenvolvimento e Autonomia: a Abordagem do Baby-. (Carga horária: 20h). , Nutrição em Pauta, NUTRIÇÃO PAUTA, Brasil.

2020 - 2021

Danças Terapêuticas. (Carga horária: 150h). , United Nations Educational, Scientific And Cultural Organization, UNESCO, França.

2017 - 2019

Práticas Integrativas Complementares em Saúde. (Carga horária: 645h). , Instituo Brasileiro de Therapia e Ensino, IBRATE, Brasil.

2017 - 2017

Auditoria Ambiental. (Carga horária: 80h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.

2016 - 2016

Tendências no Ensino de Ciências e Biologia. (Carga horária: 150h). , Centro de Ensino Tecnológico de Brasília, CETEB, Brasil.

2015 - 2015

Educação Ambiental. (Carga horária: 100h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.

2011 - 2011

Auditoria Ambiental. (Carga horária: 40h). , Eccoambiental Engenharia Consultoria e Conservação Ambiental, ECCOAMBIENTAL, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Capacitação de tutores em EaD. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição.

Organização de eventos

SOUZA, J. M. T. ; KUMMER, L. ; PROCOPIAK, L. K. . Semana de Meio Ambiente da UTFPR. 2017. (Congresso).

PROCOPIAK, L. K. ; SOUZA, J. M. T. ; KUMMER, L. . A Terra que Habito - Semana de Meio Ambiente da UTPFR. 2017. (Exposição).

Participação em eventos

III Congresso Brasileiro Online de Comportamento Alimentar, Alimentação e Saúde. 2021. (Congresso).

XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN/Edição 2020. 2021. (Congresso).

2o. Congresso de Pesquisa do Ensino, enfoque em Ciências e Biologia. Objetos virtuais de aprendizagem como metodologia de ensino de genética no ensino médio.. 2013. (Congresso).

III Congresso Nacional de Educação Ambiental. Lixo Marinho e a Educação Ambiental em Escolas Municipais do Paraná. 2013. (Congresso).

IV Conferência Estadual do Meio Ambiente: Lixo Marinho.Lixo marinho encontrado na pesca artesanal. 2013. (Simpósio).

III Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.Oficinas Pedagógicas de Ciências: formação de docentes para o ensino experimental. 2012. (Simpósio).

II Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR.Programa de Capacitação em Educação Ambiental com Ênfase em Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Escolas Municipais do Ensino Fundamental de Curitiba e no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2012. (Seminário).

II Seminário Internacional de Educação de Pinhais.Evolução Global da Educação para o Desenvolvimento Sustentável - palestrante Zióle Malhadas. 2012. (Seminário).

1o Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR - SEI. 2011. (Seminário).

II Congresso Nacional de Educação Ambiental. Avaliação de Programa de Capacitação de Educação Ambiental Direcionado aos Professores de Escolas Municipais do Município de Pinhais, PR. 2011. (Congresso).

II Encontro Nacional de Gestão de Resíduos.Ações do Programa de Gerenciamento de Resíduos do Campus Curitiba da UTFPR.. 2011. (Encontro).

III Encontro Municipal de Curitiba Sobre Meio Ambiente.Apresentação do projeto de extensão: Programa de Capacitação em Educação Ambiental com ênfase em Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Escolas Municipais do Ensino Fundamental de Curitiba. 2011. (Encontro).

Seminário Internacional de Direito Ambiental: conflitos ambientais entre países - Globalização do Direito Florestal.. 2011. (Seminário).

III Seminário Nacional Sobre Dragagem: Engenharia, Tecnologia e Meio Ambiente. 2008. (Seminário).

V Seminário Brasileiro sobre Água de Lastro.A troca oceânica da Água de Lastro sob o ponto de vista dos Comandantes dos navios. 2008. (Seminário).

II Seminário Nacional Sobre Dragagens. 2007. (Seminário).

I Seminário Nacional Assoreamento, Contaminantes, Dragagens e Licenciamento Ambiental nos Portos do Brasil. 2006. (Seminário).

IV Seminário Brasileiro Sobre Água de Lastro.Projeto Xô Mexilhão. 2006. (Seminário).

IX Encontro Paranaense de Educação Ambiental, II Fórum Regional de Educação Ambiental.Projeto Xô Mexilhão. 2006. (Encontro).

V Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental. Para uma nova formação do profissional em Educação Ambiental. 2006. (Congresso).

56o. Congresso Nacional de Botânica. Diatomáceas (Bacillariophyta) marinhas e estuarinas do Paraná, Brasil, com ênfase em espécies nocivas. 2005. (Congresso).

I Simpósio Brasileiro de Espécies Exóticas Invasoras.PROJETO ÁGUA DE LASTRO Diagnóstico, Dificuldades e Medidas Preventivas Contra a Bioinvasão de Espécies. 2005. (Simpósio).

54o. Congresso Nacional de Botânica. Eunotiaceae (Diatomáceas) em igarapés da Amazônia Central, Manaus e Presidente Figueiredo, Brasil. 2003. (Congresso).

VI Congreso Latinoamericano de Ficologia Y Reunion Iberoamericana de Ficologia. Benthic diatoms collected in the Antarctic Peninsula, during the Brazilian Expedition PROANTAR XIII (Nov/Dec 1994). 2002. (Congresso).

52º Congresso Nacional de Botânica. Morfologia das Frústulas em microscopia eletrônica das diatomáceas bênticas Navicula directa W.M. Smith e N. glacei V.Heurck. 2001. (Congresso).

XIV Semana Nacional de Oceanografia. 2001. (Congresso).

8o. Evento de Iniciação Científica - EVINCI 2000.Levantamento taxonômico das diatomáceas epilíticas na Ilha Elefante e na Baía do Almirantado, Península Antártica. 2000. (Seminário).

7º Evento de Iniciação Científica - EVINCI/99.7o. Evento de Iniciação Científica - EVINCI/99. 1999. (Seminário).

VIII Reunião Brasileira de Ficologia. Diatomáceas (Bacillariophyta) bênticas da Ilha Elefante e da Baía do Almirantado, Península Antártica. 1999. (Congresso).

VIII Ciclo de Atualização em Ciências Biológicas. 1997. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Andrea da Silva Castagini Padilha

MIQUELIN, A.; BRITO, G. S;PROCOPIAK, L. K.. O uso das TIC no contexto da aprendizagem significativa para o ensino de ciências - obstáculos e possibilidades em um colégio. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Patricia Zeni de Sá

MATHEUS, C. E.; KAICK, T. V.;PROCOPIAK, L. K.. Análise e Avaliação do projeto de Educação Ambiental "Vida à Água" voltado à gestão de Bacias Hidrográficas. 2013. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Emanuela Cristina de Castro Pires

TORGAN, L.;TREMARIN, P. I.PROCOPIAK, L. K.. Gomphonemataceae e Cymbellaceae (Bacillariophyceae) de Rios da Bacia Litorânea do Paraná - BR. 2013. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: José Nunes dos Santos

GEBARA, M. J. F.; SILVA, F. K. M.; SUTIL, N.;PROCOPIAK, L. K.. O ensino aprendizagem de Ciências Naturais na Educação Básica: o cinema como recurso didático nas aulas de Ecologia. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Mauricio Thomazini

OLIVEIRA, O. B.; MIQUELIN, A.; FREITAS, M. S.;PROCOPIAK, L. K.. Algumas relações de complexidade e racionalidade, em torno do conceito de divisão celular. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Andrea da Silva Castagini Padilha

SUTIL, N.; PINTO, A. E. A.;PROCOPIAK, L. K.; MIQUELIN, A.; BRITO, G. S.. O uso das TIC no contexto da aprendizagem significativa para o ensino de ciências - obstáculos e possibilidades. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Francielle da Silva de Lima

TEIXEIRA, C. F.; BASSETTI, F. J.;PROCOPIAK, L. K.. Estratégias de Educação Ambiental em duas escolas municipais de Campo Magro, PR. 2013. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Mirela Jacomasso Medeiros

PRADO, M. R.; SCHIRMER, W. N.;PROCOPIAK, L. K.. Avaliação dos Aspectos e Impactos Ambientais do Setor Cerâmico na Bacia do Rio Itaqui - Município de Campos Largo, e Propostas de Controle Ambiental: Estudo de Caso. 2012. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Elton Augusto Lehmkul

TORGAN, L.;LUDWIG, T. V.FERNANDES, L. F.PROCOPIAK, L. K.. Diatomáceas (Diatomeae) da Baía de Guaratuba, Estado do Paraná, Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Newton Narciso Pereira

BRINATI, H.L.; CONTI, M. B.; LOPES, R. M.; SZAJNBOK, M.;PROCOPIAK, L. K.. Alternativas de tratamento da água de lastro em portos exportadores de minério de ferro. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Naval e Oceânica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tatiane Martins Soares

BASSETTI, F. J.;PROCOPIAK, L. K.; CORAL, L. A.. Gestão da coleta seletiva no município de Colombo-PR: análise de indicadores e índices de sustentabilidade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Juliana Dissenha Burer Rengel

FREITAS, M. S. T.;PROCOPIAK, L. K.; MOCELLIN, R. C.. Uma nova perspectiva no ensino de botânica: a fenomenologia de Goethe aplicada ao ensino de Ciências. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Chrislaine Vitcoski Zoccoli

SAMMARCO, Y. M.; KAICK, T. V.;PROCOPIAK, L. K.. Proposta de aplicação de atividades interdisciplinares utilizando parques municipais de Curitiba como ferramenta de apoio à Educação Ambiental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: José Nunes dos Santos

GEBARA, M. J. F.; SILVA, F. K. M.; SUTIL, N.;PROCOPIAK, L. K.. O ensino aprendizagem de ciências naturais na educação básica: o cinema como recurso didático nas aulas de ecologia. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Mauricio Thomazini

OLIVEIRA, O. B.; FREITAS, M. S.; MICHELIN, A.;PROCOPIAK, L. K.. Formação inicial de professores de Biologia: uma proposta de trabalho interdisciplinar. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Andrea da Silva Castagini Padilha

SUTIL, N.; PINTO, A. E. A.; MICHELIN, A.;PROCOPIAK, L. K.. Desenvolvimento de metodologias com tecnologias virtuais para professores de Ciências. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Francielle da Silva de Lima

BASSETTI, F. J.;PROCOPIAK, L. K.; CORAL, L. A.. Estratégias de sensibilização ambiental, com foco em resíduos sólidos, desenvolvidas e aplicadas em duas escolas municipais de Campo Magro - PR. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Luana Ferreira Goetten

BASSETTI, F. J.;PROCOPIAK, L. K.; CORAL, L. A.. Sensibilização dos profissionais de saúde para redução de resíduos sólidos de serviços de saúde. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Mirella Jacomasso

KAICK, T. V.; PRADO, M. R.;PROCOPIAK, L. K.. Avaliação de aspectos e impactos ambientais do setor cerâmico no manancial do Rio Itaqui e Propostas de Controle Ambiental: Estudo de Caso. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Sérgio Forigo

PIRES, P. T. L.;PROCOPIAK, L. K.. Levantamento dos aspectos e impactos causados na operação portuária com rebocadores: proposta para o gerenciamento do risco de poluição. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Ambiental) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Bernadete Gaspar de Abreu

MACHADO, M. A.;PROCOPIAK, L. K.. Dragagens Portuárias no Complexo Estuarino de Paranaguá, Paraná, e o desenvolvimento sustentável do Município de Antonina. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Ambiental) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Nathalie Martins Alves Cordeiro

QUADROS, J.;PROCOPIAK, L. K.. Lixo Marinho em um Estuário Subtropical. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Adilson de Castro

BARES, M. E.; ROBERT, M. C.;PROCOPIAK, L. K.. Possíveis impactos de espécies exóticas introduzidas pela água de lastro no Complexo Estuarino de Paranaguá - PR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná.

Aluno: Anderson Zheng

SANTOS, A. C.; STRONGENSKI, P. J. R.; KAICK, T. V.;PROCOPIAK, L. K.. Análise discursiva de uma prática de Educação Ambiental da Campanha Jogada Certa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Ivan Takao Oikawa, Léo Carli Neto

KAICK, T. V.; BARBOSA, R.;PROCOPIAK, L. K.. Valoração econômica dos serviços ambientais do Parque Bacacheri. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Arielle Straube

LUDWIG, T. V.; ARRUDA, N. M. B.;PROCOPIAK, L. K.. Diatomoflórula de reservatórios paranaenses: Chopim, Salto do Vau e Rio dos Patos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Eduardo Bilk de Atahyde

CUBAS, K. G.;PROCOPIAK, L. K.. Proposta de um Sistema de Gestão Ambiental para as indústrias de cerâmica de Campo Largo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Daniele Cecília Ulsom de Araújo

COSTA, L. A.;PROCOPIAK, L. K.. Oficinas Pedagógicas de Ciências: formação de docentes para o ensino experimental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Química Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Bruno Lemos da Rocha; Tamires Cavalli

CIOLI, R.;PROCOPIAK, L. K.. Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais em uma Lavanderia Hoteleira Profissional da Região Metropolitana de Curitiba. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Anne Caroline Kambara Scholze

Souza, F.C.; JEDYN, G.;PROCOPIAK, L. K.. Avaliação de programa de capacitação de Educação Ambiental direcionado aos professores de escolas municipais de Pinhais, PR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Graziela Alves Amorim

BASSETTI, F. J.; GONZALEZ, C. E.;PROCOPIAK, L. K.; Souza, F.C.. Aplicações de estratégias de Educação Ambiental na probelmática dos resíduos sólidos: um estudo de caso com alunos do Colégio Estadual Barão do Rio Branco - Curitiba (PR). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Andrea Magnuski Pinheiro

ROSLER, S.; PAULA, E. V.;PROCOPIAK, L. K.. Análise Têmporo-Espacial da Morfologia da Prainha da Ponta da Pita em Antonina - PR e da Qualidade da Água (1954-2003). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdade Anchieta de Ensino Superior.

Aluno: Elton Augusto Lehmkuhl

PROCOPIAK, L. K.; JASZCZERSKI, J. C.; Ludwig, T.V.. Coscinodiscophyceae (Ochrophyta) da Baía de Guaratuba, Estado do Paraná, Brasil.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Edinara Katiussia Frassão dos Santos

TREMARIN, P. I.PROCOPIAK, L. K.FERNANDES, L. F.. Taxonomia de Quatro Espéices de Thalassiosira Cleve, 1973 emend. Hasle, 1973, (Bacillariophyta) no Litoral do Paraná, Sul do Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Patrícia Nass Anderle

FERNANDES, L. F.PROCOPIAK, L. K.; ZENDHER-ALVES, L. Fitoplâncton na Baía de Paranaguá, Paraná. Variação anual e recorrência interanual de espécies abundantes.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Priscila Izabel Tremarin

Ludwig, T.V.;PROCOPIAK, L. K.FERNANDES, L. F.. Diatomáceas (Bacillariophyta) do Rio Guaraguaçu, Pontal do Paraná, Paraná: Coscinodiscophyceae, Fragilariophyceae e Bacillariophyceae (Achnanthales). 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

BARBOSA, V. M.; KAICK, T. V.;PROCOPIAK, L. K.. Teste Seletivo para professor substituto na área de Engenharia Sanitária/Saneamento Ambiental. 2012. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

ARANHA, J.M.; SABINO, J.; KOZERA, C.; RIBAS, L. C.;PROCOPIAK, L. K.. Professor adjunto na área de Gestão Ambiental, Certificação e Avaliação de Impactos Ambientais. 2010. Universidade Federal do Paraná.

KAICK, T. V.; PRADO, M. R.;PROCOPIAK, L. K.. Teste Seletivo para professor substituto na área de Gestão e Monitoramento Ambiental. 2010. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

PROCOPIAK, L. K.. Membro da Comissão Científica de avaliação de artigos do II Seminário Internacional de Educação de Pinhais. 2012. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

PROCOPIAK, L. K.. Membro da comissão científica de avaliação dos artigos enviados ao Seminário Internacional de Educação de Pinhais. 2011.

Orientou

Calina Martins Greiner

A Metodologia Oficinas de Aprendizagem e a Interdisciplinaridade: pesquisa e desenvolvimento voltados ao Ensino de Biologia; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Renata Ballego Barreiros

Educação ambiental lúdica no Ensino Fundamental I em uma instituição da rede municipal de Curitiba; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ; Coorientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Silvia Andre Oliveira Silva

A heterogeneidade etário-cultural como elemento agregador para o ensino de ciências na EJA; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ; Coorientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Viviane Campana Fontino

Título provisório: Formação Continuada de Professores do Ensino de Ciências: ações educativas na Vila Cidadania, Piraquara, PR; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Sonia Mara Chefer

Os Jogos Didáticos como Ferramenta de Aprendizagem no Ensino de Ciências e Biologia; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Gilmara de Fátima Weingärtner

; Avaliação de Objetos Virtuais de Aprendizagem utilizados no processo de ensino e aprendizagem de tópicos de Biologia para o ensino médio; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Asteclinio da Silva Ramos Junior

Título provisório: A Educação Ambiental no Espaço Escolar; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PDE) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Márcia Regina Viero

Evolução: uma abordagem histórico-filosófica; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PDE) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

RUBENS TAKAHASHI

O uso da água em uma escola pública de Curitiba e o consumo responsável; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

LARISSA BROSKA COSTA

A troca oceânica da água de lastro de navios como medida preventiva contra a bioinvasão de espécies exóticas: o caso dos Terminais Portuários da Ponta do Félix, Antonina, PR; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Conservação da Natureza e Educação Ambiental) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Sérgio Forigo

Levantamento dos aspectos e impactos causados na operação portuária com rebocadores: proposta para o gerenciamento do risco de poluição; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Ambiental) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Bernadete Gaspar de Abreu

Dragagens portuárias no Complexo Estuarino de Paranaguá, Paraná e o desenvolvimento sustentável do município de Antonina; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Ambiental) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Debora Martins, Estevão Humberto Monte

A importância da divulgação ambiental continuada na mudança de atitude pela educação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Maria Elisa Ramos de Azambuja

Educação Ambiental voltada para a Educação Infantil: ações desenvolvidas em um Centro de Educação Infantil, Curitiba, PR; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Mayara Luiza Paiva; Raquel Hubie Busato; Roberta Gregório

Percepção Ambiental: um estudo de caso na bacia do Rio Barigui; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Mayara Bragaroli

Determinação da responsabilidade pelo dano ambiental causado pela água de lastro ? uma abordagem de direito; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Thaylini Cristine Luz Belino Bonfin

Análise da Composição do Lixo Marinho Apanhado pelas Pescarias Artesanais com Base nos Relatos dos Pescadores da Comunidade de Shangri-Lá, Município de Pontal do Paraná, Brasil; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Juliana Tiemy Kuvada; Juliana Yoshie Takano

Avaliação da composição de lixo marinho oriundo da pesca artesanal de arrasto de fundo do litoral do Paraná; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Fernanda Tiemi Nakashima Ferreira

Limites e possibilidades de um Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos: o caso da UTFPR, Campus Curitiba; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Anne Caroline Kambara Scholze

Avaliação de programa de cpacitação de Educação Ambiental direcionado aos professores de escolas municipais de Pinhais, PR; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Karina Kriguel

Estágio curricular obrigatório; 2013; Orientação de outra natureza; (Tecnologia de Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Maria Elisa Ramos de Azambuja

Maria Elisa Ramos de Azambuja; 2013; Orientação de outra natureza; (Tecnologia de Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Eduarda Guimarães

Estágio curricular obrigatório; 2013; Orientação de outra natureza; (Tecnologia de Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Cinthia Tiemi Tamaru

Estágio curricular obrigatório; 2013; Orientação de outra natureza; (Tecnologia de Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Daniela Gomez Diniz

Estágio curricular origatório em Gestão Ambiental; 2011; Orientação de outra natureza; (Tecnologia de Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Rodrigo Augusto Pinto

Estágio curricular obrigatório; 2011; Orientação de outra natureza; (Tecnologia de Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Regiane Reque

Estágio curricular obrigatório; 2011; Orientação de outra natureza; (Tecnologia de Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Ana Claudia Nuernberg

Estágio curricular obrigatório; 2011; Orientação de outra natureza; (Tecnologia de Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Carlo Cassiano Mazeto

Projeto de extensão; 2011; Orientação de outra natureza; (Tecnologia de Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Leticia Knechtel Procopiak;

Produções bibliográficas

  • LARA, P. ; BOZZA, E. C. ; JAROCHYNSKI, N. F. ; KAICK, T. V. ; PROCOPIAK, L. K. . Desenvolvimento e aplicação de um jogo sobre interações ecológicas no ensino de Ciências. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS) , v. 12, p. 261, 2017.

  • PROCOPIAK, L. K. ; JEDYN, G. ; TAKAHASHI, R. . O uso da água em uma escola pública de Curitiba e o consumo responsável. Educação Ambiental em Ação , v. 46, p. 1-15, 2014.

  • FREITAS, M. S. T. ; HUSSEIN, F. R. G. E. S. ; PROCOPIAK, L. K. ; KAICK, T. V. . Universidade e Secretaria de Educação em Parceria para Formação Continuada: Ensino de Ciências usando a Experimentação. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia , v. 2014, p. 1977-1986, 2014.

  • FERNANDES, L. F. ; CALIXTO-FERES, M. ; TENENBAUM, D. R. ; PROCOPIAK, L. K. ; Portinho, D. ; HINZ, F. . Fine morphology of four Licmophora (Bacillariophyta, Licmophorales) species from Admiralty Bay and Elephant Island, Antarctic Peninsula. Iheringia. Série Botânica , v. 69, p. 467-478, 2014.

  • PROCOPIAK, L. K. . Breves reflexões sobre o ambiente e a Educação Ambiental na sociedade atual. Educação Ambiental em Ação , v. 34, p. 1-15, 2010.

  • BOLDRINI, E.B. ; PROCOPIAK, L. K. . A Educação Ambiental nos portos paranaenses: o caso da invasão biológica por água de lastro de navios. Educação Ambiental em Ação , v. 27, p. 1-7, 2009.

  • TREMARIN, P. I. ; PROCOPIAK, L. K. ; LUDWIG, T. V. . Synonymization on Plagiogramma simplex Frenguelli with Desikaneis gessneri (Hustedt) Prasad. Diatom Research , v. 24, p. 245-248, 2009.

  • SERIEYSSOL, K. ; TREMARIN, P. I. ; PROCOPIAK, L. K. ; LUDWIG, T. V. . Which has priority Desikaneis gessneri or Desikaneis simplex?. Diatom Research , v. 24, p. 487-498, 2009.

  • FRANCA, H. C. A. ; PROCOPIAK, L. K. ; MARANGON, M. . Breves reflexões sobre interdisciplinaridade, complexidade e sustentabilidade. TECBAHIA , v. 21, p. 5-17, 2007.

  • MARANGON, M. ; FRANCA, H. C. A. ; PROCOPIAK, L. K. . Ética complexa e as exigências morais do desenvolvimento. TECBAHIA , v. 21, p. 17-23, 2007.

  • FERRARI, F. ; PROCOPIAK, L. K. ; ALENCAR, Y. B. ; LUDWIG, T. V. . Eunotiaceae (Bacillariophyceae) em igarapés da Amazônia Central, Manaus e Presidente Figueiredo. Acta Amazonica , v. 37, p. 1-16, 2007.

  • FERNANDES, L. F. ; PROCOPIAK, L. K. ; Portinho, D. . Brandinia mosimanniae gen. nov. et sp.nov., a new marine epilithic diatom from the Antarctic coasts. Diatom Research , v. 22, p. 45-56, 2007.

  • PROCOPIAK, L. K. ; FERNANDES, L. F. ; MOREIRA FILHO, H. . Diatomáceas (Bacillariophyta) marinhas e estuarinas do Paraná, Sul do Brasil: lista de espécies com ênfase em espécies nocivas. Biota Neotropica , v. 6, p. 1-28, 2006.

  • FERNANDES, L. F. ; PROCOPIAK, L. K. . Observations on valve structures of Navicula directa (Wm. Smith) Ralfs in Pritchard and Navicula glacei V. Heurck from rocky substrates in Antarctic Peninsula. Hoehnea (São Paulo) , v. 30, n.1, p. 1-10, 2003.

  • PROCOPIAK, L. K. ; FERNANDES, L. F. . Valve morphology of the benthic diatom Fallacia marnieri (Manguin) Witkoswski (Sellaphoraceae - Bacillariophyta). Brazilian Journal of Biology , v. 63, n.1, p. 113-119, 2003.

  • ROBERT, M. C. ; PROCOPIAK, L. K. ; FONSECA, A. D. . Impactos das dragagens e outras atividades antrópicas na pesca artesanal das baías de Paranaguá e Antonina. In: Eliane Beê Boldrini; Carlos Roberto Soares; Eduardo Vedor de Paula. (Org.). Dragens Portuárias no Brasil, Licenciamento e Monitoramento Ambiental. Antonina: , 2007, v. , p. 213-231.

  • PROCOPIAK, L. K. ; REIS, D. T. ; SHROEDER FILHO, G. P. ; SANTANA FILHO, V. ; ROBERT, M. C. . Uso e ocupação da orla marítima no município de Antonina e poluição no Complexo Estuarino de Paranaguá (CEP). In: Eliane Beê Boldrini; Carlos Roberto Soares; Eduardo Vedor de Paula. (Org.). Dragagens Portuárias no Brasil, Licenciamento e Monitoramento Ambiental. Antonina: , 2007, v. , p. 203-212.

  • GONZALEZ, C. E. ; PROCOPIAK, L. K. ; BARREIROS, R. B. . Desenvolvimento Sustentável e Ensino Fundamental I: conhecimento conceitual dos profissionais e relações interdisciplinares de ensino. In: VI Seminário Internacional de Educação de Pinhais, 2016, Pinhais. Anais do VI Seminário Internacional de Educação de Pinhais, 2016.

  • COSTA, K. P. G. ; SILVA, Z. R. ; KAICK, T. V. ; PROCOPIAK, L. K. ; NOGUEIRA, E. L. K. . Água de lastro e bioinvasão numa perspectiva CTSA - Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - em sala de aula. In: V Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2016, Ponta Grossa. Anais do V Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2016. p. 1-12.

  • ATANAZIO, A. M. C. ; LIMA, M. S. P. ; PROCOPIAK, L. K. ; KAICK, T. V. . A abordagem relacional aplicada ao tema 'mudanças climáticas': relato de experiência no ensino fundamental. In: V Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2016, Ponta Grossa. Anais do V Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2016. p. 1-12.

  • WEINGARTNER, G. F. ; PROCOPIAK, L. K. ; PINTO, A. E. A. . Objetos virtuais de aprendizagem como metodologia de ensino de genética no ensino médio.. In: 2o. Congresso de Pesquisa do Ensino, enfoque em Ciências e Biologia, 2013, São Paulo. Comunicações científicas do 2o. Congresso de Pesquisa do Ensino, enfoque em Ciências e Biologia, 2013. p. 1-10.

  • PROCOPIAK, L. K. ; MAZETO, C. C. ; KAICK, T. V. . Lixo Marinho e a Educação Ambiental em Escolas Municipais do Paraná. In: III Congresso Nacional de Educação Ambiental, 2013, João Pessoa. Livro Eletrônico do III CNEA, 2013.

  • ARAUJO, D. C. U. ; HUSSEIN, F. R. G. E. S. ; PROCOPIAK, L. K. . Oficinas Pedagógicas de Ciências: formação de docentes para o ensino experimental. In: III Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2012, Ponta Grossa. Anais do III Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2012.

  • SCHOLZE,A.C.K. ; PROCOPIAK, L. K. ; KAICK, T. V. . Avaliação de Programa de Capacitação de Educação Ambiental Direcionado aos Professores de Escolas Municipais do Município de Pinhais, PR. In: II Congresso Nacional de Educação Ambiental, 2011, João Pessoa, PB. Livro de resumos do II Congresso Nacional de Educação Ambiental, 2011.

  • BESSANI, T. ; CUBAS, K. G. ; PROCOPIAK, L. K. . Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais na Oficina de Manutenção de uma Universidade Pública. In: II Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2011, Londrina, PR. Anais do II Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2011.

  • FERREIRA, F. T. N. ; PROCOPIAK, L. K. ; CUBAS, K. G. . O Conhecimento sobre Resíduos Sólidos das Funcionárias de Serviços Gerais de uma Universidade do Município de Curitiba. In: II Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2011, Londrina, PR. Anais do II Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2011.

  • BOLDRINI, E.B. ; PROCOPIAK, L. K. . Projeto Água de Lastro: Diagnóstico, dificuldades e medidas preventivas contra a bioinvasão de espécies exóticas por água de lastro de navios nos Terminais Portuários da Ponta do Félix S.A., Porto de Antonina, PR. In: I Simpósio Brasileiro Sobre Espécies Exóticas Invasoras, 2005, Brasília. I Simpósio Brasileiro Sobre Espécies Exóticas Invasoras, 2005.

  • BARREIROS, R. B. ; GONZALEZ, C. E. F. ; PROCOPIAK, L. K. . Consideração da educação ambiental de forma interdisciplinar e lúdica. In: XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental, 2017, Curitiba. Anais do XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental, 2017.

  • CENCI, D. ; BUSCH, O. M. ; HORA, K. E. ; PROCOPIAK, L. K. ; LIMA, P. R. ; KNECHTEL, M. R. . Para um nova formação do profissional em educação ambiental. In: V Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental, 2006, Joinville. Resumos do V Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental, 2006.

  • CENCI, D. ; BUSCH, O. M. ; HORA, K. E. ; PROCOPIAK, L. K. ; LIMA, P. R. ; KNECHTEL, M. R. . Formação do profissional em educação socioambiental. In: III Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS), 2006, Brasília. Cd Resumos III Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS), 2006.

  • BOLDRINI, E.B. ; PROCOPIAK, L. K. . Projeto Água de Lastro: Diagnóstico, dificuldades e medidas preventivas contra a bioinvasão de espécies exóticas por água de lastro de navios no Terminais Portuários da Ponta do Félix S.A., Porto de Antonina, PR. In: I Simpósio Brasileiro de Espécies Exóticas Invasoras, 2005, Brasília. CD de resumos do I Simpósio Brasileiro Sobre Espéices Exóticas Invasoras, 2005.

  • W.C.S. BORGES ; D. M. da SILVA ; HUSSEIN, F. R. G. E. S. ; KAICK, T. V. ; PROCOPIAK, L. K. . Utilização de kits pedagógicos para ensino de Ciências no município de Pinhais/PR.. In: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E INOVAÇÃO DA UTFPR, 4º SEI - UTFPR, 2014, Cornélio Procópio. SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E INOVAÇÃO DA UTFPR, 4º SEI - UTFPR, 2014.

  • KAICK, T. V. ; SILVA, D. M. ; HUSSEIN, F. R. G. E. S. ; PROCOPIAK, L. K. ; FREITAS, M. S. . Educational workshops for experimental science teaching in the municipality of Pinhais / PR. Oficinas pedagógicas para o ensino experimental em ciências no município de Pinhais/PR. In: 2d INTERNATIONAL CONGRESS OF SCIENCE EDUCATION, 2014, Foz do Iguaçu. Proceedings of the 2d INTERNATIONAL CONGRESS OF SCIENCE EDUCATION, 15 YEARS OF THE JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION.,, 2014. v. 15. p. 218-218.

  • BALBINOT, E. M. ; PINTO, S. F. ; PROCOPIAK, L. K. ; KAICK, T. V. . Cinema as an educational resource for environmental education: The relationship of the dengue with solid waste O cinema como recurso pedagógico para a educação ambiental: A relação do dengue com os resíduos sólidos. In: 2d INTERNATIONAL CONGRESS OF SCIENCE EDUCATION, 2014, Foz do Iguaçu. Proceedings of the 2d INTERNATIONAL CONGRESS OF SCIENCE EDUCATION, 15 YEARS OF THE JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION, 2014. v. 15. p. 140-140.

  • MAZETO, C. C. ; PROCOPIAK, L. K. . Programa de Capacitação em Educação Ambiental com ênfase em Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Escolas Municipais do Ensino Fundamental de Curitiba e no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. In: II Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR, 2012, Curitiba. Anais do II Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR. Curitiba, 2012.

  • HUSSEIN, F. R. G. E. S. ; PROCOPIAK, L. K. ; KAICK, T. V. ; FREITAS, M. S. . Oficinas Pedagógicas de Ciências: formação de docentes para o ensino fundamental. In: 2º seminário de Extensão e Inovação da UTFPR - SEI, 2012, Curitiba. Cd de resumos do 2º seminário de Extensão e Inovação da UTFPR - SEI, 2012.

  • FERREIRA, F. T. N. ; BARBOSA, V. M. ; PROCOPIAK, L. K. . Ações do Programa de Gerenciamento de Resíduos do Campus Curitiba da UTFPR. In: II Encontro Nacional de Gestão de Resíduos, 2011, Curitiba. II Encontro Nacional de Gestão de Resíduos, 2011.

  • BOLDRINI, E.B. ; PROCOPIAK, L. K. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . A troca oceânica da Água de Lastro sob o ponto de vista dos Comandantes dos navios. In: V Seminário Brasileiro sobre Água de Lastro, 2008, Arraial do Cabo. Cd de Resumos do V Seminário Brasileiro sobre Água de Lastro, 2008.

  • PROCOPIAK, L. K. ; BOLDRINI, E.B. . Projeto Xô Mexilhão!. In: IX EPEA - Encontro Paranaense de Educação Ambiental, 2006, Guarapuava. CD de Resumos do IX EPEA - Encontro Paranaense de Educação Ambiental, 2006.

  • BOLDRINI, E.B. ; PROCOPIAK, L. K. . Projeto Xô Mexilhão. In: IV Seminário Brasileiro Sobre Água de Lastro, 2006, Arraial do Cabo. CD de Resumos do IV Seminário Brasileiro Sobre Água de Lastro, 2006.

  • TREMARIN, P. I. ; PROCOPIAK, L. K. ; LUDWIG, T. V. ; FERNANDES, L. F. . Desikaneis simplex (Frenguelli) com. nov. (Bacillariophyta) e distribuição para o sul do Brasil.. In: 56º Congresso Nacional de Botânica, 2005, Curitiba. 56º Congresso Nacional de Botânica, CD rom resumos, 2005.

  • PROCOPIAK, L. K. ; FERNANDES, L. F. ; MOREIRA FILHO, H. . Diatomáceas (Bacillariophyta) marinhas e estuarinas do Paraná, sul do Brasil: lista de espécies com ênfase em nocivas.. In: 56o. Congresso Nacional de Botânica, 2005, Curitiba. Cd de Resumos do 56o. Congresso Nacional de Botânica, 2005.

  • Mafra, L.L. ; FONSECA, R.S. ; PROCOPIAK, L. K. ; PROENÇA, L. A. O. ; FERNANDES, L. F. . Algas potencialmente nocivas e ficotoxinas no Complexo Estuarino de Paranguá, PR: Dados preliminares.. In: 10a Reunião Brasileira da Sociedade Brasileira de Ficologia, 2004, Salvador. Cd De Resumos da 10a. Reunião da Sociedade Brasileira de Ficologia, 2004.

  • FERRARI, F. ; PROCOPIAK, L. K. ; ALENCAR, Y. B. ; LUDWIG, T. V. . Eunotiaceae (Diatomáceas) em Igarapés da Amazônia Central, Manaus e Presidente Figueiredo, Brasil. In: 54o. Congresso Nacional de Botânica, 2003, Belém, Pará. CD de resumos do 54o. Congresso Nacional de Botânica, 2003.

  • PROCOPIAK, L. K. ; FERNANDES, L. F. ; Portinho, D. ; Brandini, F.P. ; Souza-Mosimann, R. . Benthic diatoms collected in the Antarctic Peninsula, during the Brazilian Expedition PROANTAR XIII (Nov/Dec 1994). In: VI Congreso Latinoamericano de Ficologia, IV Reunión Iberoamericana de Ficologia, 2002, Ponce. Libro de Resumenes VI Congreso Latinoamericano de Ficologia, IV Reunión Latinoamericana de Ficologia, 2002. p. 30-31.

  • Portinho, D. ; PROCOPIAK, L. K. ; FERNANDES, L. F. . The fine structure of the benthic diatom Synedra sp. (Bacillariophyta) from rocky substrates of the Antarctic Peninsula. In: VI Congreso Latinoamericano de Ficologia, IV Reunión Iberoamericana de Ficologia, 2002, Ponce. Libro de resumenes VI Congresso Latinoamericano de Ficologia, IV Reunión Iberoamericana de Ficologia, 2002.

  • Portinho, D. ; PROCOPIAK, L. K. ; FERNANDES, L. F. . Observations on the ultraestructure of Licmophora C.A. Agardh collected in the Antarctic Peninsula. In: VI Congreso Latinoamericano de Ficologia, IV Reunión Latinoamericana de Ficologia, 2002, Poce. Libro de resumenes, VI Congresso Latinoamericano de Ficologia, IV Reunión Iberoamenricana de Ficologia, 2002.

  • PROCOPIAK, L. K. ; FERNANDES, L. F. ; Portinho, D. . Some species of Cocconeis C.G. Ehrenberg (Bacillariophyta) from bottom substrates os Admiralty Bay, Antarctic Peninsula. In: VI Congreso Latinoamericano de Ficologia Y Reunion Iberoamericana de Ficologia, 2002, Ponce. VI Congreso Latinoamericano de Ficologia, IV Reunión Iberoamericana de Ficologia, 2002.

  • FERNANDES, L. F. ; PROCOPIAK, L. K. . Morfologia das frústulas em microscopia eletrônica das diatomáceas bênticas Navicula directa W.M. Smith e N. glacei V. Heurck. In: 52º Congresso Nacional de Botânica, 2001, João Pessoa. Resumos do 52º Congresso Nacional de Botânica, 2001.

  • PROCOPIAK, L. K. ; FERNANDES, L. F. . Transferência da diatmácea bêntica Navicula marnieri para Fallacia marnieri comb. nov. (Sellaphoraceae - Bacillariophyta). In: 52º Congresso Nacional de Botânica, 2001, João Pessoa. Resumos do 52º Congresso Nacional de Botânica, 2001.

  • PROCOPIAK, L. K. . Levantamento taxonômico das diatomáceas epilíticas na Ilha Elefante e Baía do Almirantado, Península Antártica. In: Oitavo Evento de Iniciação Científica EVINCI/2000, 2000, Curitiba. Anais do 8o. Evento de Iniciação Científica- EVINCI, 2000. p. 54-54.

  • PROCOPIAK, L. K. . Levantamento taxonômico das diatomáceas epilíticas na ilha Elefante e na Baía do Almirantado, Península Antártica. In: 8o. Evento de Iniciação Científica - EVINCI 2000, 2000, Curitiba. Anais do 8º Evento de Iniciação Científica - EVINCI 2000, 2000.

  • PROCOPIAK, L. K. ; FERNANDES, L. F. . Diatomáceas (Bacillariophyta) bênticas da Ilhha Elefante e Baía do Almirantado, Península Antártica.. In: VIII Reunião Brasileira de Ficologia, 1999, Porto de Galinhas-PE. Resumos do VIII Reunião Brasileira de Ficologia, 1999. p. 55-55.

  • PROCOPIAK, L. K. . Levantamento taxonômico das diatomáceas epilíticas na Ilha Elefante e Baía do Almirantado, Península Antártica. In: Sétimo Evento de Iniciação Científica- Evinci/99, 1999, Curitiba. Anais do 7o. Evento de Iniciação Científica- Evinci 99, 1999. p. 78-78.

  • PROCOPIAK, L. K. . Diatomáceas epilíticas na Ilha Elefante e da Baía do Almirantado, Península Antártica. In: 7º Evento de Iniciação Científica - EVINCI/99, 1999, Curitiba. Anais do 7º Evento de Iniciação Científica - EVINCI/99, 1999.

  • PROCOPIAK, L. K. . Conscientização Ambiental, possível?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PROCOPIAK, L. K. . O Lixo marinho e a pesca artesanal no litoral do Paraná. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PROCOPIAK, L. K. ; ROBERT, M. C. ; KUVADA, J. T. ; TAKANO, J. Y. . Lixo marinho encontrado na pesca artesanal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, D. C. U. ; HUSSEIN, F. R. G. E. S. ; PROCOPIAK, L. K. . Oficinas Pedagógicas de Ciências: formação de docentes para o ensino experimental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PROCOPIAK, L. K. . Invasões Biológicas por Água de Lastro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEDINA, A.F. ; ANNICHINI, A.P. ; BOLDRINI, E.B. ; PRANGE, G.J. ; SOUZA, K.M.C. ; PROCOPIAK, L. K. ; SÁ, M.E.M. ; SOUZA, M. ; VALOIS, N.A.L. ; PEREIRA, N.N. ; BOTTER, R.C. ; NUNES, S.L. ; GOLLASCH, S. ; COLLYER, W.O. . A água de lastro e seus riscos ambientais: Cartilha de Conhecimentos Básicos. São Paulo: ONG Água de Lastro Brasil, 2009 (Cartilha de Educação Ambiental).

Outras produções

BOLDRINI, E.B. ; PROCOPIAK, L. K. ; ROBERT, M. C. . Projeto CAD III - Contaminates, assoreamento e dragagens, parte 3. 2006.

BOLDRINI, E.B. ; PROCOPIAK, L. K. ; REIS, D. T. ; SHROEDER FILHO, G. P. . Projeto CAD I - Contaminantes, Assoreamento e Dragagens, parte 1. 2005.

BOLDRINI, E.B. ; PROCOPIAK, L. K. ; REIS, D. T. ; SHROEDER FILHO, G. P. . Projeto CAD II - Contaminantes, Assoreamento e Dragagens, parte 2. 2005.

BOLDRINI, E.B. ; PROCOPIAK, L. K. ; FERNANDES, L. F. . Projeto Água de Lastro.. 2004.

FERNANDES, L. F. ; PROENÇA, L. A. O. ; PROCOPIAK, L. K. ; Mafra, L.L. ; RADASCHEWSKI, V. ; TAMANAHA, M. . Projeto ALARME. 2002.

PROCOPIAK, L. K. . Chromotherapy ArtDAnce. 2022.

PROCOPIAK, L. K. . Membro do Comitê Científico do VI Seminário Internacional de Educação de Pinhais. 2016.

PROCOPIAK, L. K. . Parecer do livro intitulado 'Água de Lastro: Gestão e Controle' , autoria de Newton Narciso Pereira, editora Elsevier. 2015.

PROCOPIAK, L. K. . Membro do comitê científico do III Seminário Internacional de Educação de Pinhais. 2013.

PROCOPIAK, L. K. . EIA/RIMA referente ao item "Fitoplâncton" para a Andreolli Engenharia Ambiental. 2009.

PROCOPIAK, L. K. . EIA/RIMA referente ao item "Fitoplâncton" do Projeto de construção e equipagem de um novo cais do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). 2008.

PROCOPIAK, L. K. . Educação Ambiental utilizando teatro de fantoches. 2007.

BOLDRINI, E.B. ; PROCOPIAK, L. K. ; FERNANDES, L. F. . Projeto Educação Ambiental Sobre o Tema Água de Lastro. 2004.

PROCOPIAK, L. K. . Bioinvasão. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GREINER, C. M. ; PROCOPIAK, L. K. ; MIQUELIN, A. . Guia de Sequências Didáticas. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto educacional de Mestrado Profissional).

FONTINO, V. C. ; PROCOPIAK, L. K. ; KAICK, T. V. . Curso de Educção Ambiental. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto educacional de Mestrado Profissional).

CHEFER, S. M. ; PROCOPIAK, L. K. . Os jogos educatvos como ferramenta de aprendizagem enfatizando a Educação Ambiental no Ensino de Ciências. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto educacional de Mestrado Profissional).

WEINGARTNER, G. F. ; PROCOPIAK, L. K. ; PINTO, A. E. A. . Sequências didáticas sobre o uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem no ensino de genética no ensino médio. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto educacional de Mestrado Profissional).

HUSSEIN, F. R. G. E. S. ; KAICK, T. V. ; FREITAS, M. S. ; PROCOPIAK, L. K. . Formação continuada no Laboratório de CIências. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PROCOPIAK, L. K. . Educação Ambiental. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PROCOPIAK, L. K. . Invasões Biológicas por Água de Lastro. 2008 (Palestra) .

PROCOPIAK, L. K. . Invasões Biológicas por Água de Lastro de Navios. 2007 (Palestra) .

PROCOPIAK, L. K. . Água de lastro: uma ameaça às nossas águas?. 2004 (Palestra) .

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2018

    O lixo marinho apanhado nas pescarias artesanais da comunidade de Shangri-Lá, Município de Pontal do Paraná, Brasil, Descrição: O lixo marinho representa um dos grandes impactos aos ecossistemas costeiros atualmente. Diversos animais marinhos vêm sendo afetados seja ingerindo plásticos ou se prendendo em resíduos ou em petrechos de pesca. Assim, este projeto objetiva caracterizar, qualitativamente e quantitativamente, o lixo marinho apanhado nas pescarias artesanais pela comunidade de pescadores artesanais de Shangri-lá, município de Pontal do Paraná. O presente projeto conta com a parceria da Associação MarBrasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leticia Knechtel Procopiak - Coordenador / Maurício de Castro Robert - Integrante / Thaylini Cristine Luz Belino Bonfin - Integrante.

  • 2011 - 2018

    Pesquisa e ações para a melhoria da formação inicial e continuada de Professores de Química, Biologia e Física, Descrição: Contribuir para a melhoria da formação inicial e continuada de professores na área de ciência através: - da Pesquisa de novos experimentos com efeitos visuais e sonoros e educativos na área de ciência; - da Elaboração e organização de material de apoio (apostilas, questionários e relatórios) para experimentação em escolas do ensino fundamental e médio; - da Produção e execução de várias peças de teatro científico; - do Desenvolvimento de atividades lúdicas e experimentação voltadas para a formação inicial e melhoria da prática docente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Leticia Knechtel Procopiak - Integrante / Tamara Van Kaick - Integrante / Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein - Coordenador / Mário Sérgio de Freitas - Integrante.

  • 2010 - 2018

    Lixo na Pesca: avaliação da composição dos resíduso sólidos marinhos apanhados pelas pescarias artesanais de arrasto de fundo das comunidades pesqueiras do litoral do Paraná: Shangri-lá (município de Pontal do Paraná) e Matinhos (município de Matinhos), Descrição: Este projeto objetiva avaliar a composição do lixo marinho apanhados pelas pescarias artesanais de arrasto de fundo realizadas em duas comunidades pesqueiras do litoral do Paraná: Shangri-lá, Município de Pontal do Paraná, e Matinhos, Município de Matinhos. A amostragem do presente projeto está integrada à do programa de "Monitoramento da Pesca?, inserido no Projeto ?Recuperação da biodiversidade marinha e dos estoques pesqueiros na plataforma rasa do Estado do Paraná através da instalação de Recifes Artificiais de Recrutamento Larval (RRL) e de um Sistema Anti-Arrasto (SAA) ? REBIMAR?. O projeto é realizado em parceria com a Associação Mar Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Leticia Knechtel Procopiak - Coordenador / Maurício de Castro Robert - Integrante / JULIANA TIEMY KUVADA - Integrante / JULIANA YOSHIE TAKANO - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Projeto CAD: Contaminantes Assoreamento e Dragagem no Estuário de Paranaguá, Descrição: Este projeto tem por objetivo investigar a origem e dinâmica do assoreamento e da poluição na rede de drenagem que deságua no Estuário de Paranaguá para o planejamento das dragagens portuárias do Paraná-Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leticia Knechtel Procopiak - Integrante / Eliane Bêê Boldrini - Coordenador / Déborah Trevisani dos Reis - Integrante / Geraldo Paulo Shroeder Filho - Integrante / Maurício de Castro Robert - Integrante / Valmor Santana Filho - Integrante / Ariel Dantas da Fonseca - Integrante / Eduardo Vedor de Paula - Integrante.

  • 2004 - 2010

    Educação Ambiental como ferramenta na prevenção contra bioinvasão por água de lastro., Descrição: Este projeto tem como objetivo desenvolver a Educação Ambiental voltada para os comandantes dos navios, a fim de auxiliar na conscientização destes em relação à troca oceânica (recomendação IMO e NORMAM 20) como medida preventiva contra a bioinvasão por água de lastro de navios.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leticia Knechtel Procopiak - Coordenador / Eliane Bêê Boldrini - Integrante., Financiador(es): Terminais Portuários da Ponta do Félix - Cooperação / Terminais de Contêineres de Paranaguá - Cooperação.

  • 2004 - 2010

    Projeto Água de Lastro: Prevenir a Bioinvasão por Água de Lastro no Estuário de Paranaguá, Descrição: O Projeto é desenvolvido em parceria com um terminal portuário privado do Porto de Antonina (TPPF) e uma ONG (ADEMADAN) cujo objetivo é prevenir a bioinvasão de espécies exóticas por água de lastro por meio do monitoramento documental e químico da troca oceânica dos navios que atracam na Ponta do Félix e Educação Ambiental com os comandantes de navios sobre a importância da troca oceânica como medida preventiva contra a bioinvasão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leticia Knechtel Procopiak - Integrante / Eliane Bêê Boldrini - Coordenador., Financiador(es): Terminais de Contêineres de Paranaguá - Cooperação / Terminais Portuários da Ponta do Félix - Cooperação.

Prêmios

2008

Patronesse dos formandos no Curso Técnico em Meio Ambiente, 1º semestre., Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Brasílio Machado.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Ametista Espaço Terapêutico Ltda.. , Rua Coronel Dulcídio, 2334, Água Verde, 80250100 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 999976839, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - 2018

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto III, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2018

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2018

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2013 - 09/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Curitiba.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Tecnologia em Processos Ambientais.

  • 08/2010 - 09/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Curitiba.Linhas de pesquisa

  • 08/2010 - 09/2018

    Ensino, Tecnologia de Processos Ambientais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biodiversidade, Desenvolvimento Sustentável, Direito Ambiental, Licenciamento Ambiental

  • 08/2010 - 09/2018

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenvolvimento Sustentável

  • 05/2011 - 12/2016

    Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Contemporânea, Fundamentos de Biologia

  • 08/2011 - 08/2012

    Ensino, Bacharelado em Química Tecnológica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Auditoria Ambiental

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino,Disciplinas ministradas, Biologia 3, Biologia 6

2009 - 2010

Faculdade Anchieta de Ensino Superior

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 7

2008 - 2008

Faculdade Anchieta de Ensino Superior

Vínculo: Consultoria voluntária, Enquadramento Funcional: Consultoria

Outras informações:
Consultora no processo de atualização e reconhecimento do curso de graduação em Engenharia Ambiental perante o MEC nas disciplinas de Biologia Geral, Bioquímica e Microbiologia.

Atividades

  • 09/2009 - 07/2010

    Direção e administração, Núcleo de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável NEA-DS/FAESP.Cargo ou função, Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável NEA-DS/FAESP.

  • 09/2009 - 07/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Núcleo de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável NEA-DS/FAESP.Linhas de pesquisa

  • 09/2009 - 07/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação e Meio Ambiente

  • 09/2009 - 07/2010

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Geral

2009 - 2010

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutora a distância no curso de extensão de Educação Ambiental do NEAD/UFPR.

2005 - 2009

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Aluna Doutorado, Enquadramento Funcional: Aluna Doutorado

Outras informações:
Bolsista CAPES nos anos de 2008 a 2009.

2002 - 2004

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista CNPq

2000 - 2001

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista Pibic Cnpq, Carga horária: 20

1999 - 2000

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista Pibic Cnpq, Carga horária: 20

1998 - 1999

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista Pibic CNPq, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2000 - 07/2001

    Estágios , Departamento de Botânica.Estágio realizado, Bolsista PIBIC/CNPq.

  • 09/1999 - 07/2000

    Estágios , Departamento de Botânica.Estágio realizado, Bolsista PIBIC/CNPq.

  • 08/1998 - 07/1999

    Estágios , Departamento de Botânica.Estágio realizado, Bolsista PIBIC/CNPq.

  • 03/1998 - 07/1998

    Estágios , Setor de Ciências Biológicas, Departamento de Botânica.Estágio realizado, estágio voluntário.

2007 - 2007

Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Brasílio Machado

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora substituta, Carga horária: 10

2007 - 2007

Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Brasílio Machado

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Curso Técnico em Meio Ambiente, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2007 - 11/2007

    Ensino, Técnico em Meio Ambiente, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Legislação Ambiental, Metodologia Científica, Sistemas de Gestão da Qualidade e do Meio Ambiente, Ecologia Geral e da População

  • 03/2007 - 10/2007

    Direção e administração, Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Brasílio Machado.Cargo ou função, Coordenadora do Curso Técnico em Meio Ambiente.

2005 - 2009

Faculdades Integradas Espírita

Vínculo: Docente de Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Docente, pesquisador

Atividades

  • 03/2005 - 12/2009

    Ensino, Especialização em Gestão Sócioambiental Portuária, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Invasões Biológicas por Água de Lastro de Navios

  • 01/2005 - 12/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdades Integradas Espírita.Linhas de pesquisa

2025 - Atual

Instituo Brasileiro de Therapia e Ensino

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente Pós Graduação

Outras informações:
Docente no Curso de Pós Graduação do Curso de Fisioterapia Dermato-funcional, disciplina Nutrição, Fitoterapia, Nutracêuticos aplicada à Fisioterapia Dermato-Funcional.Docente do Curso de Pós Graduação em Estética Avançada com ênfase em Injetáveis, disciplina de Fitoterapia e Nutracêuticos como suplementos para a estética.

2024 - Atual

Instituo Brasileiro de Therapia e Ensino

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente Ensino Técnico

Outras informações:
Docente do Curso de Formação em Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS), disciplina de Trofoterapia.

2005 - 2005

Instituo Brasileiro de Therapia e Ensino

Vínculo: Docente de Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Docente de Pós Graduação, Carga horária: 16

Atividades

  • 01/2025

    Ensino, Fisioterapia Dermatofuncional, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Nutrição, Nutracêuticos, Fitoterapia

  • 08/2024

    Ensino, Práticas Integrativas Complementares em Saúde, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Trofoterapia

  • 07/2005 - 11/2005

    Ensino, Saúde do Trabalhador, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Saúde Ambiental

2003 - 2010

Associação de Defesa ao Meio Ambiente e Desenvolvimento de Antonina

Vínculo: Profissional autônomo, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 5

Atividades

  • 02/2004 - 02/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação de Defesa do Meio Ambiente e do Desenvolvimento de Antonina.Cargo ou função, Consutoria.

2004 - 2004

Terminais pOrtuários da Ponta do Félix

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação na elaboração e eexecução do Projeto Água de Lastro em parceria com o Projeto ALARME (UFPR) e ADEMADAN.

2018 - Atual

Ametista Espaço Terapêutico Ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Sócia Proprietária e Nutricionista, Carga horária: 40

2024 - Atual

Faculdade Eleven

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente Ensino Técnico, Carga horária: 5

Atividades

  • 10/2024

    Ensino, Práticas Integrativas Complementares em Saúde, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Fundamentos das Terapias Holísticas e Integrativas, Radiestesia