Otávio Aloísio Maldaner
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Curitiba (1969), Graduação em Ciências Naturais pela Universidade de Passo Fundo (1974), graduação em Ciências Plenas Hab Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1980) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é do quadro Sênior da FIDENE/UNIJUÍ, docente colaborador do Curso de Pós-graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), foi bolsista CNPq professor visitante na Universidade Federal do Rio Grande, anos 2017/18. Tem experiência na área do Ensino de Química na Educação Básica e Superior, Pesquisa em Educação Ciências/Química, Formação Inicial e Continuada de Professores, Orientações em Cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado nas Áreas da Educação, Formação de Professores, Ensino de Ciências.
Informações coletadas do Lattes em 18/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Educação
1993 - 1997
Universidade Estadual de Campinas
Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ENSINO-PESQUISA NA ESCOLA - PROFESSORES DE QUÍMICA PRODUZEM SEU PROGRAMA E SE CONSTITUEM PESQUISADORES DE SUA PRÁTICA
ROSELI PACHECO SCHNETZER.
Mestrado em Química
1978 - 1980
Universidade Estadual de Campinas
Título: REAÇÃO DA 2-FENIL-1-AZIRINA COM COMPOSTOS DE FERRO,Ano de Obtenção: 1980
MARCO AURÉLIO DE PAOLI.
Especialização em Aperfeiçoamento Em Química Para Docentes Universit
1975 - 1975
Especialização em Aperfeiçoamento E Reciclagem Em Tecnologia Educaci
1975 - 1975
Graduação em Ciências Plenas Hab Química
1977 - 1980
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica/Especialidade: Campos de Coordenação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Organização de eventos
MALDANER, O. A. . Coordenador Geral do 25 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. 2005. (Congresso).
MALDANER, O. A. . Coordenador da Comissão do 25 EDEQ-Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. 2005. (Congresso).
Participação em eventos
37 Encontro de Debates sobre Ensino de Química. ?Contribuições da Abordagem Histórico Cultural na Educação Química?. 2017. (Congresso).
Simpósio InternacionalENSINO DESENVOLVIMENTALE DIDÁTICAS ESPECÍFICAS.Palestra em Mesa Redonda. 2017. (Simpósio).
11ª Semana de Química.Conhecimentos Pedagógicos dos Conteúdos na Formação de Professores de Química. 2012. (Outra).
32 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Saberes Docentes e os Momentos da Pesquisa em Educação Química/Ciências.. 2012. (Encontro).
III ENTEL - Encontro Nacional de Tecnologias e Ensino de Línguas.Linguagem e constituição cultural humana: alunos nativos digitais e professores migrantes digitais - mitos, dilemas e desafios. 2012. (Encontro).
I Semana Estadual de Química do Espírito Santo.Ensino de Química: perspectivas e desafios. 2012. (Outra).
IX ANPED SUL 2012 - Seminário de Pesquisa em Educação da Região SUl.A significação conceitual no incício na escolarização das crianças. 2012. (Seminário).
IX AnpedSul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.Parecerista ad hoc. 2012. (Seminário).
IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL.Recontextualização de Conceito-chaves na Reorganização Curricular da Educação Básica Brasileira. 2012. (Seminário).
XVI Encontro Nacional de Ensino de Química.Produção e acompanhamento no desenvolvimento de currículo: constituição de conhecimento de professor. 2012. (Encontro).
XVI Encontro Nacional de Ensino de Química.mesa redonda Interdisciplinaridade: Concepções e Práticas Pedagógicas. 2012. (Encontro).
XVI Encontro Nacional de Ensino de Química.Tema de Debate Transposiçã Didática. 2012. (Encontro).
34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química..três apresentações. 2011. (Outra).
II Encontro Nacional das Licenciaturas.Avanços, impasses e desafios na formação de professores de Química e de Biologia. 2011. (Encontro).
I Seminário Internacional de Educação nas Ciências.Produção cultural da ciência. 2011. (Seminário).
I Seminário Internacional de Educação nas Ciências.As interações discursivas e a distribuição do tempo em aulas de química com base em Situação de Estudo. 2011. (Seminário).
I Workshop de Ensino de Ciências.Atuais Desafios na Formação dos Professores para o ensino de Ciências. 2011. (Outra).
Oficina de Química Forense.Química Forense e Educação Química em situação Prática. 2011. (Oficina).
Programa de pós-graduação em ensino e história de ciências da Terra da UNICAMP.Formação de professores para Ciências: o desafio da construção de metodologias para a pesquisa. 2011. (Seminário).
XVIII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ.PROFESSORES DE QUÍMICA ISOLADOS EM ESCOLAS: FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE. 2011. (Outra).
Anped Sul - VIII Seminário de Pesquisa da Região Sul.Desenvolvimentos cognitivo - um desafio à autonomia docente frente à criação de currículo para a educação básica em Química. 2010. (Seminário).
Dias Acadêmicos do curso de Química da UNIJUÍ.A experimentação em Química na Significação de conceitos escolares iniciais. 2010. (Outra).
II Ciclo de Palestras sobre Desafios e Perspectivas da Formação de Professores de Ciências e Matemática.Transformação do Ensino de Ciências na Educação Básica: atribuições de professores e muitos mais.... 2010. (Outra).
IV Colóquio Internacional de Epistemologia e Educação de Ciências.Sentidos e Significados para o Conhecimento Escolar Científico: análise crítica com base na epistemologia. 2010. (Outra).
XV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química.Linguagem e cognição na formação de professores de Química (debate). 2010. (Encontro).
XV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química.Situação de Estudo: Proposta Pedagógica que se aproxima de expectativas do novo ENEM.. 2010. (Encontro).
XV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química.A formação de professores de Química e os desafios da sala de aula (abertura). 2010. (Encontro).
XVIII Seminário de Iniciação Científica, XV Jornada de pesquisa e XI Jornada de Extensão.Coordenador de sala das apresentações (05 de outubro de 2010). 2010. (Seminário).
XVIII Seminário de Iniciação Científica, XV Jornada de pesquisa e XI Jornada de Extensão.várias. 2010. (Seminário).
1° Congresso Paranaense de Educação Química. A pesquisa educacional como processo de formação de professores de Química. 2009. (Congresso).
29 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Níveis de significação de conceitos e conteúdos escolares químicos no ensino médio: compreensões sobre ligações químicas; A química no ensino fundamental ? uma abordagem necessária. 2009. (Encontro).
29 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Propostas educacionais que propiciem um viver sustentável. 2009. (Encontro).
4° Seminário de Epistemologia e Educação de Ciências.Sentidos e significados para o conhecimento escolar científico: análise crítica com base na epistemologia. 2009. (Seminário).
Seminário de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática.Pesquisa Participante em Processo Interativo de Formação de Professores de Ciências. 2009. (Outra).
VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Currículo por área de conhecimento no Ensino Médio: possibilidades criadas com Situações de Estudo nas Ciências da Natureza; Recontextualização de conteúdos científicos escolares por meio de Situações de Estudo: mapa metaconceitual (...). 2009. (Encontro).
VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Sessão de apresentação de trabalhos. 2009. (Encontro).
XVII Seminário de Iniciação Científica, XIV Jornada de Pesquisa e X Jornada de Extensão da UNIJUÍ.Os programas.... 2009. (Seminário).
28 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino da Química.A produção de organização curricular em Química para o Ensino Médio fundamentada em Situação de Estudo. 2008. (Encontro).
31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química..A ação pedagógica na recontextualização de conteúdos científicos em um currículo fundamentado em Situações de Estudo. 2008. (Outra).
Anped Sul - VII Seminário de Pesquisa da Região Sul.Evolução de conceitos químicos com a recontextualização através de Situações de Estudo. 2008. (Seminário).
Anped Sul - VII Seminário de Pesquisa da Região Sul.Anped Sul 2008. 2008. (Encontro).
Semana acadêmica de Química - Regime regular - 1 semestre de 2008.Princípios e práticas de formação do professor na licenciatura de Química. 2008. (Outra).
XIV- Encontro Nacional de Ensino de Química.Licenciatura de Química articulada com a formação do professor de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. 2008. (Encontro).
XIV Encontro Nacional do Ensino de Química.Currículo e Formação de Professores: Tendências e Desafios na Implementação das Novas Propostas. 2008. (Encontro).
XIV- Encontro Nacional do Ensino de Química.Membro da Comissão Científica do XIV- ENEQ. 2008. (Encontro).
XIV Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.XIV Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2008. (Encontro).
XIV Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Processos de ensinar e aprender: lugares e culturas no campo das Ciências. 2008. (Encontro).
XIV Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2008. (Encontro).
XVI Seminário de Iniciação Científica XIII - Jornada de Pesquisa IX- Jornada de Extensão.A importância da Pesquisa na Formação Inicial de Professores e o seu Desenvolvimento nos Cursos de Licenciatura da Unijuí. 2008. (Seminário).
1ª Semana acadêmica do curso de Química do regime especial.Formação em Química, hoje: necessidades e possibilidades. 2007. (Outra).
27 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Contexto e recontextualização do conhecimento científico em Situação de Estudo no Ensino Médio. 2007. (Seminário).
27 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Investigação sobre Representações e Explicações em Nível Microscópico de Materias de Cotidianos por Estudantes do ensino Médio e Superior. 2007. (Encontro).
27 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Licenciatura, Hoje. 2007. (Encontro).
27 EDEQ- Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Mercado de Trabalho e o químico Licenciado. 2007. (Encontro).
27 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Licenciatura em Química e formação de professores em Ciências Naturais: possibilidades concretas na formação pela pesquisa. 2007. (Seminário).
30 ª RASBQ - Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.30 ª RASBQ - Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (divisão de ensino). 2007. (Encontro).
30 Reunião Anual - Sociedade Brasileira de Química.Sucessivas Situações de estudo no Desenvolvimento Curricular de química no Ensino Médio. 2007. (Outra).
30 Reunião Anual - Sociedade Brasileira de Química.O Ensino da Pesquisa em Educação em Ciências como Atividade Curricular na Licenciatura. 2007. (Outra).
30 Reunião Aunal - Sociedade Brasileira de Química.Contribuidor para o Desenvolvimento e Consolidação da Sociedade. 2007. (Outra).
Capacitação de Avaliadores do SINAES (BASis).Histórico do Ensino Superior no Brasil. 2007. (Outra).
Formação de Professores para a Educação Básica - 10 anos de LDB.Princípios e Práticas de Formação de Professores para a Educação Básica- Licenciaturas. 2007. (Encontro).
Formação do professor de Química - Encontro de Coordenadores dos cursos de Química.Príncipios e Práticas de Formação. 2007. (Encontro).
II Seminário Brasileiro-Alemão Sobre Desenvolvimento Sustentável: Um desáfio à Educação.O Ensino da Pesquisa na formação inicial de professores de Ciências/Química na Unijuí. 2007. (Seminário).
VI ENPEC ? Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.VI ENPEC ? Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2007. (Encontro).
VI ENPEC ? Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A formação do professor pela e para a pesquisa na Educação Científica. 2007. (Encontro).
VI ENPEC ? Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Conteúdos escolares da área das ciências da natureza reorganizadas a partir de situações de estudo. 2007. (Encontro).
VI Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.VI Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2007. (Encontro).
VI ENPEC - Encontro Nacoinal de Pesquisa em Educação em Ciências. 2007. (Encontro).
XV Encontro de Química da Região Sul.Pesquisa Educacional na Formação do Professor de Química. 2007. (Encontro).
XV Encontro de Química da Região Sul - Química e a Interdisciplinaridade.Conhecimento e Interdisciplinaridade na Formação Química a partir de Situações Práticas. 2007. (Encontro).
XV Seminário de Iniciação Científica XII Jornada de Pesquisa VIII Jornada de Extensão - O Futuro do Planeta.A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS/QUÍMICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NAS LICENCIATURAS: ESTUDO DE CASO. 2007. (Seminário).
2ª Encontro de Coordenadores de Cursos de Gradução em Química. 2006. (Encontro).
A Química na Vida das Pessoas Hoje: Novas Necessidades e Outras Possibilidades.Semana Acadêmica de Química. 2006. (Outra).
VI ANPEd Sul. 2006. (Seminário).
28ª RASBQ-Reuanião Anual da Sociedade Brasileira de Química. CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: A SITUAÇÃO DE ESTUDO. 2005. (Congresso).
XII Encontro Nacional de Ensino de Química.XII Encontro Nacional de Ensino de Química. 2004. (Encontro).
26ª Reunião Anual da SBQ - Sociedade Brasileira de Química.Educação em Química: Uma Ação Transdisciplinar. 2003. (Simpósio).
VII Seminário Internacional de Educação e IV Seminário Interinstitucional.Significação e o Uso de Conceitos Químicos em Situação Prática. 2003. (Outra).
VI FÓRUM DE QUÍMICA DO RIO GRANDE DO SUL.VI FÓRUM DE QUÍMICA DO RIO GRANDE DO SUL. 2002. (Outra).
Participação em bancas
SILVA, Sidinei P da; ZANON, Lenir B;MALDANER, O. A.; MOLL, J.. O PRINCÍPIO PEDAGÓGICO DA PESQUISA E A RECONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA ESCOLA PÚBLICA. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
RITTER, J.; HECKLER, V;MALDANER, O. A.. VIDEOFORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA FERRAMENTA A SER COMPREENDIDA E EXPLORADA. 2018. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA DE SAÚD) - Universidade Federal do Rio Grande.
AUTH, Milton A; Santos, Adevailton B. dos;MALDANER, O. A.. SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS PARA AS SÉRIES INICIAIS: A ÁGUA NO AMBIENTE. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia.
MASSENA, E. P.;Gehlen, S. T.MALDANER, O. A.. SITUAÇÃO DE ESTUDO: compreensões de formadores de professores do ensino de Ciências. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
KIOURANIS, Neide M. M.; SILVEIRA, Marcelo P. da;MALDANER, O. A.. A produção científico-pedagógica dos professores PDE do Paraná: um olhar sobre as atividades experimentais investigativas. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá.
FRISON, Marli D; GÜLLICH, Roque I. da Costa;MALDANER, O. A.. O TRABALHO EDUCATIVO E SUA RELAÇÃO COM A CONSTITUIÇÃO SOCIAL DA MEMÓRIA INDIVIDUAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
FRISON, Marli D; AZEVEDO, José Clóvis;MALDANER, O. A.. A REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES MÚTUAS ENTRE DO SEMINÁRIO INTEGRADO E PRÁTICAS EDUCATIVAS. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
WEYH, C. B>;MALDANER, O. A.; SCHEID, N. M. J.. Tecnologia e Educação: Desenvolvimento de uma Ferramenta para Gestão de Instrumentos Avaliativos no Âmbito Escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino Científico e Tecnológico) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
FRISON, Marli D;MALDANER, O. A.; NONENMACHER, Sandra e B. A Aprendizagem de Conceitos da Física com a Utilização do Método de Ensino Instrução pelos Colegas. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; GIGLIO, V. F.; SCHEID, N. M. J.. Formação de conceitos químicos mediados pelas tecnologias da informação e comunicação: uma proposta para o ensino de soluções. 2014. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino Científico e Tecnológico) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
ALMEIDA, C. de; BOFF, Eva;MALDANER, O. A.; ZANON, Lenir B; DIEHL, A. E.; BUSNELLO, M.B.. ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO PELA PESQUISA NA ARTICULAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; SANTIAGO, A. R. F.; FRISON, M. D.; COSTAS, Fabiane T.. PROCESSOS DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: CONCEPÇÕES, DESAFIOS, INTERAÇÕES E POSSIBILIDADES NUMA REALIDADE ESCOLAR. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
ZANON, Lenir B;MALDANER, O. A.; PIRES, F. L. B.. Limites e Potencialidades do Uso de Tirinhas na Significação de Conceitos de Física no Ensino Médio. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; FRISON, M. D.; ZANON, Lenir B; MASSENA, E. P.. Formação de Professores na Graduação Articulada à Produção de Currículo no Ensino de Química. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
SOUZA, Flávia B. de;MALDANER, O. A.Pansera-de-Araújo, M. C.; LUTZ, A; BOLZAN, D. P. V.. Significação Conceitual na Alfabetização Escolar: um trabalho com projetos no primeiro ano do ensino fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
AVI, E. B.; NERING, Cátia Maria;MALDANER, O. A.; SCHWENGBER, M. S. V.; LOPES, A. R. L. V.. As Aprendizagens Matemáticas Desenvolvidas em Ambientes de Investigação Estatística. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MARCHI, M. I.; STROHSCHOEN, A. A. G.; MARTINS, S. N.; KONRAD, O.;MALDANER, O. A.. Fontes de energia e ambiente: uma proposta interdisciplinar no Ensino de Ciências exatas. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
MAGGIO, D. P.; NEHRING, C. M.; SCHWENGBER, M. S. V.;MALDANER, O. A.; KAIBER, C. T.. Saberes docentes de uma professora que ensina função e conhece a teoria dos registros de representação semiótica. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
COSTA, L. S. O.; ECHEVERRIA, A. R.;MALDANER, O. A.; SILVA, M. P.. Análise da elaboração conceitual nos processos de ensino-aprendizagem em aulas de química para jovens e adultos: por uma formação integrada. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.
SOUZA, Dirceu Donizetti de; ARROIO, Agnaldo; QUEIROZ, S. L.;MALDANER, O. A.. Sobre a mediação de um material instrucional na aprendizagem de estudos em aulas de química: gêneros do discurso e argumento. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.
DALENOGARE, R. C. S.;MALDANER, O. A.; FALKENBACH, E. M.; NEVADO, R. A. de. O ensino não presencial na UNIJUÍ: movimentos que qualificam a educação a distância. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
SANGIOGO, Fábio;ZANON, Lenir BassoMALDANER, O. A.; NERING, Cátia Maria; RAMOS, M. G.. Representação de estruturas submicroscópicas no ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: (re)construção de conhecimentos escolares. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
GEREMIA, C. M. S.;MALDANER, O. A.; NERING, Cátia Maria;ZANON, Lenir Basso; LEITE, M. T.. A constituição do professor de enfermagem na formação profissional para a docência. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
WIRZBICKI, S.;ZANON, Lenir BassoMALDANER, O. A.; ARAÚJO, Maria Criatina Pansera de; BOER, N.. Abordagens e reflexões sobre a significação conceitual de energia em espaços interativos de formação de professores. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
SCARINCI, A. L.; PACCA, J. L. de; Fusari, J. C.; SOUZA, D. T. R. de;MALDANER, O. A.; BODIÃO, I. da S.. Tirando o coelho da cartola - a atuação do formador em um programa de desenvolvimento profissional docente. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.
MATTOS, C. M. Z. de;Pansera-de-Araújo, M. C.ZANON, Lenir BassoMALDANER, O. A.; AUTH, Milton Antonio. Análise do processo ensino e aprendizagem de uma turma de um curso técnico de enfremagem à luz do referencial teórico vigotskiano. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
LAUXEN, Marla T C;ZANON, Lenir BassoMALDANER, O. A.Pansera-de-Araújo, M. C.; GALLIAZZI, Maria Do Carmo. Atividades práticas em ulas de Química no ensino médio:interações sociais em processos de construção de conhecimentos escolares. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
ECHEVERRIA, A. R.;MALDANER, O. A.; OLIVEIRA, L. G.; GAUCHE, Ricardo; SIQUEIRA, E. Q. de. A construção da interdisciplinaridade a partir da aproximação entre a Engenharia Civil e o Ensino de Ciências em um Núcleo de Pesquisa. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.
ZANON, Lenir B; FALKENBACH, E. M.;MALDANER, O. A.; Auler, D.. A pesquisa desenvolvida por bolsistas de iniciação científica na área de educação química em uma universidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
ECHEVERRIA, A. R.;MALDANER, O. A.; SILVA, M. P.. Análise da elaboração conceitual nos processos de ensino-aprendizagem em aulas de química para jovens e adultos: por uma formação integrada.. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.
AUTH, Milton AMALDANER, O. A.; MARTINAZZO, C. J.; SOUZA, C. A.. A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atua de ensino. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Fernandez, C.; Fusari, J. C.;MALDANER, O. A.. Planejamento e plano de ensino de Química para o Ensino Médio: concepções e práticas de professores em formação contínua.. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.
Schonardie, P.; Frantz, Walter;MALDANER, O. A.. O Histórico-Cultural na Constituição do Humano: a Presença dos Signos Representativos do Movimento Cooperativo em Três de Maio/Rs. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
NERY, B. K.MALDANER, O. A.ZANON, Lenir Basso; GALIAZZI, M. C.; NEHRING, C. M.. Projeto Folhas- Uma perspectivas continuada para professores de Química. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MAESTRELLI, S. R. P.; FERRARI, N.; TRIVELATO, S. L. F.;MALDANER, O. A.; MOHR. A.;DELIZOICOV, D.. A teoria histórico-cultural do desenvolvimento como referencial para a análise de um processo de ensino:a construção dos conceitos científicos em aulas de Ciências no estudo de sexualidade humana.. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Frantz, Walter;MALDANER, O. A.; FALKENBACH, E. M.; Costabeber, José Antonio. Superar a Difusão : Desafio e Dilema Par a extensão de para os Extencionistas Rurais. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; ARAÚJO, M. C. P.; Frantz, Walter; RAMOS, M. G.. A Constituição do Professor de Administração no Exercício da Docência e na Formação Profissional Específica. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; LOBO, S. F.; BEJARANO, N. R. R.; OKI, M. C.; BONILLA, M. H.. HISTÓRIAS DE VIDA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.
CALLAI, H. C.;MALDANER, O. A.; SANTIAGO, A. R. F.; MÜHL. EJA: desafios das ressignificações docentes. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro; MARCONDES, Maria Eunice. A Subjetividade na Química Empressa por Químicos e sue EfeIto no Ensino. 2006. Dissertação (Mestrado em Química) - Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP.
GAUCHE, Ricardo;MALDANER, O. A.; TUNES, Elizabeth. FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: PESQUISA COLABORATIVA NA CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA REFLEXIVA. 2006. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade de Brasília.
MALDANER, O. A.ZANON, Lenir Basso; FENSTERSEIFER, Paulo e; PALUDO, Conceição. SABERES DOCENTES E AÇÃO EDUCACIONAL EM RECONSTRUÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; SANTOS FILHO, Pedro Faria dos; CHAGAS, Aécio. Dois Textos de Química para dois Vídeos do programa Como Fazer? - TV Escola - MEC. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
MALDANER, O. A.; ROTTAVA, Lúcia; RASIA, Gesualda; LIMA, Marília dos Santos. A Influência das Crenças dos Professores no Processo de Ensino e de Aprendizagem de Língua Portuguesa. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; NUNES, Mauricéia; AMÂNCIO, Lazara Nanci de Barros. Quem são e o que Pensam sobre a sua Formação, os Professores de Química da Rede Pública Estadual do Município de Cuiabá 0 MT. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.
MALDANER, O. A.; ROTTAVA, Lucia; LIMA, Maria dos Santos. As Construçoes das Identidades do Professor de Língua Inglesa em Formação Continuada: Pesquisando a Graduação. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; TRIVELATO, Silvia L F; MARTINS, Isabel G R; TORRES, Bayardo B. Domínio e Apropriação de Ferramentas Culturais na Aula de Ciências: o Debate como Ação Mediada. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.
MALDANER, O. A.; AUTH, M A; SANTIAGO, A R F; BASTOS, F P. Formação Continuada no Contexto Escolar: Intencionalidades, Resistências e Desafios. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; CHASSOT, Áttico Ignácio; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos. A Construção do Conhecimento Químico por Estratégias de Resolução de Problemas. 2004. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.
MALDANER, O. A.; GOLLER, Marlise; NATZ, Paulo Augusto; ADRADE NETTO, Agostinho Serrano de. Um Estudo Sobre a Utilização de Simulações Computacionais no Ensino de Equilíbrio Químico. 2004 - Universidade Luterana do Brasil.
MALDANER, O. A.; SANTOS, Marcelo G; TRIVELATO, Silvia L F. Análise das Interações Discursivas de uma Seqüência Introdutória de Ensino Aprendizagem do Conceito de Substância. 2004 - Universidade de São Paulo.
MALDANER, O. A.; FENSTERSEIFER, P.; NEHRING, C.; GALLIAZZI, Maria Do Carmo. NA LINGUAGEM QUÍMICA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E A CONSTITUIÇÃO DE SUBJETIVIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; MORAES, Roque; ARAÚJO, M. C. P.. FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM CIÊNCIAS NOS PROCESSOS DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE, DA ESCOLA E EM FORMAÇÃO INICIAL - CURSO DE CIÊNCIAS DA UNIJUÍ. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.AUTH, M.; FENSTERSEIFER, P.; STRIEDER, P.. CLASSES DE ACELERAÇÃO DE APRENDIZAGENS E AVANÇO PROGRESSIVO: IDÉIAS DE INCLUSÃO QUE ALIMENTAM NOVAS EXCLUSÕES. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; MOELLWALD, F. E.; NEHRING, C. M.; NOGARO, A.. REPENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE QUANTO À ABORDAGEM DOS CONCEITOS DE NÚMERO E NUMERAÇÃO NO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; MOELLWALD, F.; NEHRING, C.; GRANDO, N. I.. UMA REFLEXÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO DISCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; SANTIAGO, A. R. F.; FENSTERSEIFER, Paulo e; BEYER, H. O.. Significação dos Conceitos Éticos: Transversalidade e Mediação Docente. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; BOUFLEUER, J. P.; STRIEDER, R.; FENSTERSEIFER, Paulo e. Os Conteúdos de Ensino e as Aprendizagens Escolares. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; FRICKE, R M; SANTIAGO, A R F; ZITKOSKI, J J. A CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL NUM PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NÃO FORMAL AMBIENTADO NA FISIOTERAPIA - LIMITES E POTENCIALIDADES NA FASE PRÉ-ESCOLAR. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; KOPF, Á; GARCIA, e; FRICKE, R M. RELAÇÃO EDUCATIVA - FARMACÊUTICO/USUÁRIO EM POSTOS DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS DA REDE PÚBLICA. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; MOELLWALD, F. E.; NEHRING, C. M.. REDIMENSIONANDO OS OLHARES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DA ANÁLISE DO DISCURSO E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; ROTTAVA, Lucia; SANTOS, S. S.; SILVA, V. L. T.. CRENÇAS E PRÁTICAS EM ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL, EM EXERCÍCIO NO ENSINO MÉDIO. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
DRESCH, N. L.;MALDANER, O. A.. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA GM: AÇÕES, TENSÕES E CONTRADIÇÕES DE UMA POLÍTICA PÚBLICA MUNICIPAL. 2001. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SOUZA, T. C. F.;MALDANER, O. A.; DANYLUK, O. S.; VIEIRA, P. S.; GRANDO, N. I.. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DOS EDUCADORES DE FÍSICA. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo.
BECKER, R. N.;MALDANER, O. A.; FENSTERSEIFER, Paulo e; MARQUES, M. O.; CORREA, A. D.. A ARTE NA FORMAÇÃO DA PROFESSORA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
LUCCHESE, M. S.;MALDANER, O. A.; MARQUES, M. O.; MORAES, Roque. PROJETOS INTERDISCIPLINARES: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ESCOLA. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
SILVA, A. F.;MALDANER, O. A.; ARAÚJO, A. C. P.; RAMOS, M. G.. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS INTERAGINDO COM SUA PRÁTICA CURRICULAR: A QUÍMICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
ZWIRTES, A.;MALDANER, O. A.; MARQUES, M. O.; HARRES, J. B. S.. INSERÇÃO CULTURAL DOS ESTUDANTES ATRAVÉS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM FÍSICA COM BASE NA TECNOLOGIA. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
ROCKEMBACH, A. L.;MALDANER, O. A.; MARQUES, M. O.; KREUTZ, L.. RELACIONAMENTO ALUNOS-PREOFESSORES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
SANTOS, T. M.;MALDANER, O. A.; ARAÚJO, M. C. P.; MEYER, D. E.. OS CONCEITOS SOBRE GRAVIDEZ E REPRODUÇÃO HUMANA SEGUNDO OS ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO MÉDIO. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MARCHESAN, J.;MALDANER, O. A.; ARAÚJO, M. C. P.; CALLAI, H. C.; BONETTI, L.. A QUESTÃO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA: UM ESTUDO SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL NO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
LAZZAROTTO, M. I.;MALDANER, O. A.; MARQUES, M. O.; GERALDI, C.. O TEXTO ORAL NA SALA DE AULA E NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MEDEIROS, G. M. L.;MALDANER, O. A.; MOELLWALD, F. E.; GRANDE, N. I.. PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO PARA A EQUAÇÃO DE 1 GRAU. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
BRIZZI, M. L. S.;MALDANER, O. A.; MARQUES, M. O.; BUCHWEITZ, B.. A EDUCAÇÃO EM FÍSICA MEDIADA PELO COMPUTADOR. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
LAUXEN, A. A.;MALDANER, O. A.; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera de; SANTIAGO, A. R.; RAMOS, M. G.. DES CONSIDERAÇÕES DAS QUESTÕES AMBIENTAIS NO ENSINO FORMAL DE CIÊNCIAS: O CASO DAS ESCOLAS DE IBIRUBÁ. 2000. Dissertação (Mestrado em Modelagem Matemática) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
KINALSKI, A. C.;MALDANER, O. A.; MARQUES, M. O.;PINO, J. C.. SOLUÇÕES - TEMA CENTRAL NA ELABORAÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO ESCOLAR. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
RUFINO, S. C. M.;MALDANER, O. A.; BOUFLEUER, J. P.; OLIVEIRA, V. F.. O APRENDER DA DOCÊNCIA NAS NARRATIVAS DA EXPERIÊNCIA DOS PRINCIPIANTES. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
QUADROS, A. L.;MALDANER, O. A.; ARAÚJO, Maria Criatina Pansera de; BOUFLEUER, J. P.. A QUÍMICA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA: POTENCIALIDADES INEXPLORADAS. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
OGRIXAMA, A.;MALDANER, O. A.; MARQUES, M. O.; FONTANA, R. C.; MALDANER, M.. OS PROCESSOS DISCURSIVOS NUMA SALA PRÉ-ESCOLAR. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
BORGMANN, M. E.;MALDANER, O. A.; FREITAS, S. N.; MARQUESAN, R.; OLIVEIRA, V. F.. DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE E ALTERNATIVAS DE MEDIAÇÃO. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
FRISON, M. D.;MALDANER, O. A.; MARQUES, M. O.; MORAES, Roque. A NÃO-APRENDIZAGEM ESCOLAR COMO FATOR DETERMINANTE NA EXCLUSÃO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
LUFT, H. M.;MALDANER, O. A.; MARQUES, M. O.; FRIGOTO, G.. O DESAFIO DE ESTUDAR E TRABALHAR: A ESCOLA NOTURNA MUNICIPAL DE SANTA ROSA. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
FRIZZO, M.;MALDANER, O. A.; MARQUES, M. O.; MORAES, Roque. RECRIANDO A INTERAÇÃO PROFISSIONAL: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA UNIJUÍ. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
BIANCHI, V.;MALDANER, O. A.; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera de; CARVALHO, L. M.. A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS SOBRE AS INTERAÇÕES ECOLÓGICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
GASPARETTO, M. M.;MALDANER, O. A.; BOUFLEUER, J. P.; MOELLWALD, F.; DANYLUK, O.. DIDÁTICA COMUNICATIVA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ENSINO DAS EQUAÇÕES NUMA PERSPECTIVA HABERMASIANA. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
DREWS, S. B. T.;MALDANER, O. A.; NEHRING, C. M.; DANYLUK, O.; MARQUES, M. O.; MOELLWALD, F. E.. UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA NA LICENCIATURA DE MATEMÁTICA NA UNIJUÍ. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MELLER, C. B.;MALDANER, O. A.; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera de; PINHEIRO, S.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO POSSIBILIDADE PARA SUPERAÇÃO DA FRAGMENTAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
SILVA, R. M. G.;MALDANER, O. A.; MARQUES, M. O.; FONTANA, R. C. C.; MALDANER, M.. GHISOLFI DA SILVA. A POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR SOBRE CONCEITOS DE QUÍMICA NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DAS CRIANÇAS NAS SI. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; SANTIAGO, A. R. F.; ARAÚJO, M. C. P.; FRISON, Marli D; VIEIRA, C.M.C.; TREVISOL, M. T. C.. COMPREENSÕES DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS SOBRE AS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES DE WALLON PARA A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL. 2018. Tese (Doutorado em EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
ARAUJO, Maria C P de; VILAÇA, Tereza; SCHEID, N. M. J.; BOFF, Eva;MALDANER, O. A.. A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NOS PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA MEDIADA POR FILMES. 2018. Tese (Doutorado em EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
FRISON, Marli D;MALDANER, O. A.; CALLAI, H. C.; ANDREIS, A.; WENZEL, J. S.. INTERDEPENDÊNCIA ENTRE AS ATIVIDAES DE ENSINO E DE ESTUDO ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO HUMANO: COMPREENSÕES À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA. 2018. Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
FENSTERSEIFER, Paulo e;MALDANER, O. A.; REZER, Ricardo; GONZÁLEZ, Fernando J.; MOLINA, Vicente Neto. A INTERLOCUÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Horizontes para pensar a Formação Inicial. 2017. Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
SANTOS, Wildson L P dos; Reis, Pedro G. R. dos;MALDANER, O. A.; NASCIMENTO, Pedro Pinheiro do; CARNEIRO, Maria Helena da S.; GUIMARÃES, Simone Sendin M.. Questões Sociocientíficas e o Pensamento Complexo: Tecituras para o Ensino de Ciências. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.
MORTIMER, Eduardo Fleury; GAUCHE, Ricardo; SILVA, Nilma Soares da;MALDANER, O. A.; PEREIRA, Julio Emilio D.; LOPES, José Guilmerme da Silva. CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: O CONHECIMENTO QUÍMICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAÚJO, M. C. P.; ALMEIDA, Cristóvão, Domingos de;MALDANER, O. A.; RHODEN, Valmor; Frantz, Walter. O CENÁRIO SOCIAL E A TEIA DE CONCEITOS (DE)MARCADORES DA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO CULTURAL: DESAFIOS AO CURRICULO DE GRADUAÇÃO IJUÍ. 2016. Tese (Doutorado em EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
CALLAI, H. C.; Frantz, Walter;MALDANER, O. A.; ARENHART, Livio Osvaldo; LIBÂNEO, José Carlos. O Professor: Identidade e Protagonismo _ Os muitos modos de Dizer o Ser e o Fazer do Professor e de se Dizer. 2016. Tese (Doutorado em EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Rocha Filho, João Bernardes;MALDANER, O. A.; LUFT, Eduardo; HARRES, J. B. S.; FERRARO, José Luis Schifino. Integração entre Cultura Científica e Cultura Artística no Ensino de Ciências. 2016. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; FRISON, Marli D;ZANON, Lenir Basso; SCHEID, N. M. J.; RITTER, J.. Expectativas Sociais para Educação Básica de Qualidade: Sentidos e Significados para o Desenvolvimento Humano. 2016. Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; FRISON, Marli D;ZANON, Lenir Basso; SCHEID, N. M. J.; RITTER, J.. Expectativas Sociais para Educação Básica de Qualidade: Sentidos e Significados para o Desenvolvimento Humano. 2016. Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
ZANON, Lenir BassoMALDANER, O. A.; ARAÚJO, M. C. P.; GÜLLICH, Roque I. da Costa; ROSA, M. I. F. P. S.. Movimentos de Relação entre Concepções e Práticas de Avaliação num Espaço Formativo de Estagiários e Professores da Área de Ciências da Natureza. 2015.
MALDANER, O. A.; CALLAI, H. C.;ZANON, Lenir Basso; Frantz, Walter; GALIAZZI, M. C.; FABREGAT, C. H.. Processos de Recontextulização das Compreensões da Educação para o Século XXI em Politicas Públicas e Práticas Educacionais: Sentidos e Significados para a Formação de Competências. 2015. Tese (Doutorado em EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
ZANON, Lenir BassoMALDANER, O. A.; ARAUJO, Maria C P de; GÜLLICH, Roque I. da Costa; ROSA, M. I. F. P. S.. Processo Formativo de Professores Articulado como Movimento de Reconstrução de Concepções e Práticas de Avaliação no Ensino. 2015. Tese (Doutorado em EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; ZANON, L B; Frantz, Walter; FABREGAT, C. H.; GALIAZZI, M. C.. Processos de Recontextualização de Políticas e Reestruturação Curriculares em Escolas: Compreensões e Práticas de Currículo por Competências no Brasil e na Espanha. 2014. Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
CALLAI, H. C.; Frantz, Walter;MALDANER, O. A.; CAVALCANTI, L. S.; PEREIRA, M. G.. Cotidiano: Uma Categoria Geográfica para Ensinar e Aprender na Escola. 2014. Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
SANTOS, Marcelo G; MOURA, M. O.;MALDANER, O. A.; FERREIRA, M. M.; MELLO, I. C.. O ciclo de desenvolvimento do professor e o sistema de atividade aprendizagem on-line em um curso de especialização em ensino de Ciências. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.
CALLAI, H. C.; Frantz, Walter;MALDANER, O. A.; CAVALCANTI, L. S.; PEREIRA, M. G.. Cotidiano: Uma categoria geográfica para ensinar e aprender na escola. 2014. Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
SILVA, J. L. P. B.; ECHEVERRIA, A. R.; MASSENA, E. P.; MORANDILLO, E. F.;MALDANER, O. A.. Desenvolvimento conceitual de Licenciandos em Química por Meio da Abordagem Contextual. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ensino Filosofia e História das C) - Universidade Federal da Bahia.
Penha, Abraão Felix da; SILVA, J. L. P. B.;MALDANER, O. A.; ECHEVERRIA, A. R.; MASSENA, E. P.; MORANDILLO, E. F.. DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA POR MEIO DA ABORDAGEM CONTEXTUAL. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ensino Filosofia e História das C) - Universidade Federal da Bahia.
GARAY, F. R. G.;MALDANER, O. A.; HANI, Charbel Nio El; ARAUJO NETO, W. N.; SILVA, J. L. P. B.; NUNES NETO, N.. O caráter real das entidades teóricas no livro The Principles of Chemistry de D. Mendeleev rspeito da lei de periodicidade. Implicações na educação química. 2013. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.
ZANON, Lenir B; ARAÚJO, Maria Criatina Pansera de;MALDANER, O. A.; MACHADO, A. H.; TEIXEIRA, E. B.. Atividade de interação com integração de aprendizagens em aula de administração da produção. 2013. Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; ZANON, Lenir B; CALLAI, H. C.; GALLIAZZI, Maria Do Carmo; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. A significação conceitual em química em processo orientado de escrita e reescrita e a ressignificação da prática pedagógica. 2013. Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
SÁ, Carmen Silvia da Silva; SANTOS, Wildson L P dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco;MALDANER, O. A.; SILVA, Roberto Ribeiro da; ALENCASTRO, Ilma P.; CARNEIRO, Maria Helena da S.. Currículo Ativo e a Constituição de Identidades Profissionais em um Curso de Licenciatura em Química. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.
Nardi, Roberto;MALDANER, O. A.; TEIXEIRA, O. P. B.; GATICA, M. R. Q.; ZULIANI, S. R. Q. A.. Aportes da filosofia da ciência na formação inicial de professores de química e a mobilização do saber e do saber fazer na construção das representações científicas. 2012. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
FRISON, M. D.;PINO, J. C.MALDANER, O. A.; RAMOS, M. G.; GALIAZZI, M. C.. A produção de saberes docentes articulada à formação inicial de professores de química: implicações teórico-práticas na escola de nível médio. 2012. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
ZANON, Lenir B; ARAUJO, Maria C P de;MALDANER, O. A.; SCHEID, N. M. J.; SILVA, L. H. A.. O Livro Didático, o Professor e o Ensino de Ciências: Um Processo de Investigação - Formação - Ação. 2012. Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
GALIAZZI, M. C.;MALDANER, O. A.; GAUCHE, Ricardo; LINDEMANN, R. H.; SOUZA, M. L.. Os Encontros sobre Investigação na Escola: articulação entre a formação acadêmico-profissional e a produção de currículo pela escrita de sala de aula. 2012 - Universidade Federal do Rio Grande.
BOFF, E. T. O.; GALIAZZI, M. C.; RAMOS, M. G.;MALDANER, O. A.PINO, J. C.. Processo interativo: uma possibilidade de produção de um currículo integrado e constituição de um docente pesquisador-autor e ator- de seu fazer cotidiano escolar. 2011. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PEREZ, L. F. M.; CARVALHO, W. L. P. de;MALDANER, O. A.; SANTOS, Wildson L P dos; TEIXEIRA, O. P. B.; CAMPOS, L. M. L.. A abordagem de questões sociocientíficasna formação continuada de professores de ciências: contribuições e dificuldades. 2010. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Aguiar Júnior, O. G. de;MALDANER, O. A.; ZANON, Lenir B; MORTIMER, Eduardo Fleury; MACHADO, Andréia Horta. O uso e a apropriação do conceito de elemento químico por estudantes do Ensino Fundamental. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.
DELIZOICOV, D.; MATTOS, C. R.;MALDANER, O. A.; PELANDRÉ, N. L.; MAESTRELLI, S. R. P.. A função do problema no processo de ensino-aprendizagem de Ciências: contribuições de Freire e Vygotsky. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SANTOS, Marcelo G;MALDANER, O. A.; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; MOURA, M. O.; Ornellas, Fernando Rei; Nardi, Roberto. Uma perspctiva sóciocultural para os estudos sobre elaboração de significados em situaçsões de uso do computadorna Educação em Ciências. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.
SANTOS FILHO, Pedro Faria dos;MALDANER, O. A.; OLIVEIRA, Luis Antonio Andrade; TUBINO, Matheu; SIMONI, José de Alencar. Uma Interpretação Microspopica Para a Analise Sistemática de Cátions. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Química) - Universidade Estadual de Campinas.
MALDANER, O. A.; MORTIMER, Eduardo Fleury; HANI, Charbel Nio El; NASCIMENTO, Silvania de Souza; OLIVEIRA, Bernardo Jefferson. Perfil Conceitual para a Segunda Lei da Termodinâmica Aplicada às Transformações Físicas e Químicas: a dinâmica discursiva em uma sala de aula de química do ensino médio. 2004 - Universidade Federal de Minas Gerais.
MALDANER, O. A.; ROSA, M. I. F. P. S.; FONTANA, R. C.; FERREIRA, M. C. C.; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. INTERAÇÕES DE LICENCIANDOS, FORMADORES E PROFESSORES NA ELABORAÇÃO CONCEITUAL DE PRÁTICA DOCENTE: MÓDULOS TRIÁDICOS NA LICENCIATURA DE QUÍMICA. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.
MALDANER, O. A.; SCHNETZLER, R P; CACHAPUZ, A F C; ROSA, M I F P S; FONTANA, R C. Constituição de Professores Universitários de Disciplinas sobre Ensino de Química. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.
AUTH, Milton Antonio;MALDANER, O. A.; LÜDKE, H. A.; DELIZOICOV, D.; MORAES, E.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS NA PERSPECTIVA TEMÁTICA E UNIFICADORA. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
GALIAZZI, M. C.;MALDANER, O. A.; DEMO, P.; GRILLO, M. C.; MORAES, Roque. EDUCAR PELA PESQUISA: ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO E AVANÇO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, M. G.;MALDANER, O. A.. AVALIÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE NUMA PERSPECTIVA QUALITATIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR. 1999. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
MACHADO, Andréia Horta;MALDANER, O. A.. AULA DE QUÍMICA: DISCURSO E CONHECIMENTO. 1999. Tese (Doutorado em Pós Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp) - Universidade Estadual de Campinas.
CALLAI, H. C.; Frantz, Walter;MALDANER, O. A.; ARENHART, Livio Osvaldo; PEREIRA, M. G.. O Professor: Identidade e Protagonismo - Muitos Modos de Dizer o Ser e o Fazer do Professor. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
NEHRING, C. M.; SCHWENGBER, M. S. V.; FRISON, Marli D;MALDANER, O. A.; MARTINS, João C. Gilli; MOURA, Manoel Oriosvaldo. A Mediação no Processo de significação do Conceito de Vetor com Tratamento da Geometria Analítica em Aulas de Matemática. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Rocha Filho, João Bernardes;MALDANER, O. A.; LUFT, Eduardo; HARRES, J. B. S.; FERRARO, José Luis Schifino. O Professor de Ciências e a Transdisciplinaridade: A Construção de uma Nova Profissão. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ZANON, Lenir B;MALDANER, O. A.; ARAÚJO, M. C. P.; SILVA, R. M. G.; LEMOS, André Souza. Formação Continuada de Professores e Recriação da Prática de Integração Curricular num Curso de Licenciatura em Computação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Rocha Filho, João Bernardes;MALDANER, O. A.; LUFT, Eduardo; HARRES, J. B. S.; FERRARO, José Luis Schifino. O Professor de Ciências e a Transdisciplinaridade: A construção de uma Nova Profissão. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; ARAÚJO, M. C. P.; SILVA, Sidinei P da; ARAÚJO, Júlio César. As Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores de Línguas: o processos formativo inicial no Brasil e em Portugal à luz da abordagem histórico-cultural de Vigotski. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
CALLAI, H. C.; Frantz, Walter;MALDANER, O. A.; PEREIRA, M. G.; CAVALCANTI, L. S.. O cotidiano como categoria geográfica no ensinar e aprender. 2013.
ZANON, Lenir B;Pansera-de-Araújo, M. C.MALDANER, O. A.; TEIXEIRA, E. B.. Atividade de interação em aula com integração de aprendizagem em administração da produção. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; ZANON, Lenir B; SCHWENGBER, M. S. V.; GALIAZZI, M. C.. A Contribuição da Escrita e da Reescrita para a Significação Conceitual em Química. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.; SILVA, J. L. P. B.. Desenvolvimento Conceitual de licenciandos em Química da UNEB: Articulando Pedagogia Histórico-Crítica, Psicologia Histórico-Cultural e Abordagem Contextual. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.
BOFF, E. T. O.;MALDANER, O. A.; RAMOS, M. G.; GALIAZZI, M. C.;PINO, J. C.. Processo interativo: uma possibilidade de produção de um currículo integrado e constituição de um docente pesquisador-autor e ator- de seu fazer cotidiano escolar. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
ZANON, Lenir BassoPansera-de-Araújo, M. C.MALDANER, O. A.; SCHEID, N. M. J.; SILVA, L. H. A.. Ensino de Ciências, livro didático e formação de professores. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
BOFF, E. T. O.;PINO, J. C.; GALIAZZI, M. C.;MALDANER, O. A.; CACHAPUZ, A F C. Interações na formação inicial e continuada de professores: possibilidades de mudanças no espaço escolar. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Aguiar Júnior, O. G. de;MALDANER, O. A.; MORTIMER, Eduardo Fleury. A apropriação dos conceitos de elemento e substância por estudantes do ensino médio e fundamental numa perspectiva de análise sócio - cultural. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais.
JORGERA, M. T. S.;MALDANER, O. A.. ENSINO E PESQUISA: SEUS (DES)VÍNCULOS NA FORMAÇÃO DE QUÍMICOS - UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO DE QUÍMICA NA UNICAMP. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp) - Universidade Estadual de Campinas.
MALDANER, O. A.. Descrição, discussão e análise do curso de Química Licenciatura da Unijuí. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.. Percepções sobre o componente de Química Geral. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.. Uma reflexão sobre o componente de Química Geral. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.. Formação geral do professor de Química na área da Química Inorgânica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.. Formação geral do professor de Química e na área da Química Inorgânica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.. A formação na licenciatura de química na Unijuí. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
MALDANER, O. A.. O professor de Química e sua formação: imoprtância da Química Geral. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; MORTIMER, Eduardo Fleury; OLIVEIRA, M. Pietrocola; ANGOTTI, J. A.;MALDANER, O. A.. Professor Titular no Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. 2017. Universidade de São Paulo.
MALDANER, O. A.; ROSA, P. R. da Silva. Promoção à Classe de Professor Titular. 2014. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
BASTOS, F P;MALDANER, O. A.. Promoção Professor Titular Classe E. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.
MALDANER, O. A.; MORAES, Roque; KINDEL, Eunice A Isaia. Seleção para Professor da Faculdade de Educação - Instituto de Química da UFRGS. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SALGADO, T.;MALDANER, O. A.; MORANDILLO, E. F.. Professor Adjunto Classe A. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Giordan, Marcelo;MALDANER, O. A.; Siqueira, E. M.. Seleção de professor da Carreira do Magistério Superior do Departamento de Química na matéria de ensino de Química e área Ensino de Química. 2009. Universidade Federal de Sergipe.
AMORIM, M. A. L.;MALDANER, O. A.; Auler, D.; GIORDANI, E. M.. Banca de seleção para professor Adjunto. 2009. Universidade Federal de Santa Maria.
MALDANER, O. A.; BRAGA, M.; MORTIMER, Eduardo Fleury; ROMANELLI, L. I.; HAROLDO. Banca de seleção para professor adjunto. 2003. Universidade Federal de Minas Gerais.
MALDANER, O. A.; MORTIMER, Eduardo Fleury; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; TRIVELATO, Sílvia. Ingresso no Plano de Carreira do Servidor MS3. 2003. Universidade de São Paulo.
Orientou
Tecnologias de Informação e Comunicação no Contexto Escolar: Implicações na Formação Docente Inicial e Continuada de Professores de Língua Inglesa; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Constituição de um sistema conceitual no desenvolvimento do Pensamento Computacional; Início: 2015; Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);
?CONTRIBUIÇÕES DE TRABALHOS PEDAGÓGICOS REALIZADOS POR PEDAGOGO ORIENTADOR EDUCACIONAL EM CONTEXTO DE ESCOLA: ÊNFASE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES?; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS POR ROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE CURRÍCULO CENTRADO EM QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Formação de conceitos químicos mediados pelas tecnologias da informação e comunicação: uma proposta para o ensino de soluções; 2014; Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino Científico e Tecnológico) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
PROCESSOS DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: CONCEPÇÕES, DESAFIOS, INTERAÇÕES E POSSIBILIDADES NUMA REALIDADE ESCOLAR; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Aprendizagem da Docência sobre Conceitos das Ciências Naturais e Sociais para os Anos Iniciais da Escolarização; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA GRADUAÇÃO ARTICULADA À PRODUÇÃO DE CURRÍCULO NO ENSINO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES DA SITUAÇÃO DE ESTUDO; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Espaços de Formação Continuada de Professores em Escolas Pequenas e Isoladas: Uma Lacuna a Ser Preenchida; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Significação Conceitual na Alfabetização Escolar: Um Trabalho Com Projetos no Primeiro Ano do Ensino Fundamental; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
REORGANIZAÇÕES CURRICULARES NA CONQUISTA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE MELHOR QUALIDADE: EXPECTATIVAS ACERCA DO EFEITO INDUTOR DO NOVO ENEM; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Os programas de ensino de Química na Educação Básica e sua força na manutençãodo ensino tradicional: estudo de caso; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Formação inicial de professores de Química articulada ao desenvolvimento curricular: contribuições da Situação de Estudo; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
A Percepção do professor de Enfermagem em relação a sua capacitação para o ensino e formação profissional na docência; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
A língua inglesa como língua veicular numa abordagem histórico-tecno-cultural; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
A Pesquisa Educacional na Formação Inicial de Professores nas licenciaturas da UNIJUÍ: competência profissional em construção; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Produção Textuaç na EaD - Em busca da interação e da comunicação pela mediação; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Projeto Folhas- Uma perspectivas continuada para professores de Química; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
INVESTIGAÇÃO DOS PRINCIPAIS MOTIVOS QUE INTERFERE NO INTERESSE/DE ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Formação Continuada dos Professores na Rede Salesiana de Escolas; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Do Curriculo Tradicional ao Currículo por Projetos; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
EJA: DESAFIOS DAS RESSIGNIFICAÇÕES DOCENTES; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Otavio Aloisio Maldaner;
SITUAÇÕES TECNOLÓGICAS COMO MEIO PARA A SIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
A constituição do professor de Administração no exercício da Docência e na Formação; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Uso de recursos tecnológicos nos Cursos de Química: Limites e potencialidades; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
O Conhecimento no Ensino da Química Mediada pelas Interações Tecnológicas; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Saberes Docentes e Ação Educacional em Reconstrução na Educação de Jovens e Adultos: Contribuições do Pensamento Complexo; 2005; 197 f; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM CIÊNCIAS NOS PROCESSOS DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE, DA ESCOLA E EM FORMAÇÃO INICIAL - CURSO DE CIÊNCIAS DA UNIJUÍ; 2003; 194 f; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
NA LINGUAGEM QUÍMICA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E A CONSTITUIÇÃO DE SUBJETIVIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR; 2003; 241 f; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
CLASSES DE ACELERAÇÃO DE APRENDIZAGENS E AVANÇO PROGRESSIVO: IDÉIAS DE INCLUSÃO QUE ALIMENTAM NOVAS EXCLUSÕES; 2003; 137 f; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
SIGNIFICAÇÃO DOS CONCEITOS ÉTICOS: TRANSVERSALIDADE E MEDIAÇÃO DOCENTE; 2003; 123 f; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
RELAÇÃO EDUCATIVA - FARMACÊUTICO/USUÁRIO EM POSTOS DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS DA REDE PÚBLICA; 2003; 156 f; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Crenças e Práticas em Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira - Professoras em Formação Inicial, em Exercício no Ensino Médio; 2002; 109 f; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
PROJETOS INTERDISCIPLINARES: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ESCOLA; 2001; 139 f; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS INTERAGINDO COM SUA PRÁTICA CURRICULAR: A QUÍMICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2001; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
INSERÇÃO CULTURAL DOS ESTUDANTES ATRAVÉS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM FÍSICA COM BASE NA TECNOLOGIA; 2001; 99 f; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
A QUESTÃO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA: UM ESTUDO SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL NO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA (SC); 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
A EDUCAÇÃO EM FÍSICA MEDIADA PELO COMPUTADOR; 2000; 127 f; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
DESCONSIDERAÇÃO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS NO ENSINO FORMAL DE CIÊNCIAS-O CASO DAS ESCOLAS DE IBIRUBÁ; 2000; 152 f; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
SOLUÇÕES-TEMA CENTRAL NA ELABORAÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO ESCOLAR; 2000; 107 f; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
A NÃO-APRENDIZAGEM ESCOLAR COMO FATOR DETERMINANTE DE EXCLUSÃO SOCIAL NO ENSINO MÉDIO; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
A QUÍMICA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA: POTENCIALIDADES INEXPLORADAS; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA NA LICENCIATURA DE MATEMÁTICA DA UNIJUI; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
RECRIANDO A INTERAÇÃO PROFISSIONAL: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA UNIJUÍ; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO POSSIBILIDADE PARA SUPERAÇÃO DA FRAGMENTAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
A POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR SOBRE CONCEITOS DE QUÍMICA NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DAS CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
EXPECTATIVAS SOCIAIS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR BÁSICA DE QUALIDADE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO; 2016; Tese (Doutorado em EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
PROCESSOS DE RECONTEXTUALIZAÇÃO NA COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI EM POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS: SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA A FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS; 2015; Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS À LUZ DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI; 2015; Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
O Professor e a constituição das Competências e Habilidades Socioemocionais na Educação Básica; 2015; Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
A SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL EM QUÍMICA EM PROCESSO ORIENTADO DE ESCRITA E REESCRITA E A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA; 2013; Tese (Doutorado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
O apreder Química sob um olhar de um professor pesquisador: a internalização de conceitos químicos em diferentes espaços de aprendizagem; ; 2010; Tese (Doutorado em EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Concepções Curriculares sobre o Ensino de Química no Ensino Médio; 2005; 100 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Química) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Professor-Pesquisador: uma idéia ainda a ser desenvolvida na prática escolar; 2001; 86 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Química) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
A QUÍMICA DE COMPOSTOS INORGÂNICOS A PARTIR DE SUBSTÂNCIAS POLUENTES NA ATMOSFERA; ANÁLISE E PROPOSTA DE INOVAÇÃO; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Quimica) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
ENSINO/APRENDIZAGEM SOBRE SOLUÇÕES QUÍMICAS: APRESENTAÇAO EM LIVROS DIDÁTICOS E MANIFESTAÇÃO DE ALUNOS; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Quimica) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
AGROTÓXICOS NO CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS; 1991; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Quimica) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
AGROTÓXICOS: SOLUÇÃO OU PROBLEMA; 1991; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Quimica) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE UM PROJETO DE QUÍMICA; 1991; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Quimica) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
ENCONTROS E DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA; 1987; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Quimica) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
PROPOSTA ALTERNATIVA DE ENSINO DE CIÊNCIAS - 8 SÉRIE; 1986; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Quimica) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE CATALIZADORES ABORDADOS EM LIVROS DE 2 GRAU; 1985; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Quimica) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
GEHRKE; CONCEPÇÃO DO MODELO CORPUSCULAR: UM ESTUDO DAS EXPLICAÇÕES DOS ALUNOS SOBRE O MODELO CORPUSCULAR APÓS A APLICAÇÃO DA PROPOSTA DE ENSINO DE QUÍMICA DE IJUÍ; 1981; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Quimica) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
EXPERIMENTAÇÃO NO ESTUDO DA QUÍMICA: Ensino e aprendizagem no estudo da química; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
O papel da avaliação no processo de formação de professores: uma reflexão do curso de química licenciatura da Unijuí; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
A formação na licenciatura de química na Unijuí; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Formação geral do professor de Química e na área da química Inorgânica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
O professor de Química e sua formação: importância da Química Geral; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Formação geral do professor de Química e na área da Química Inorgância; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Uma reflexão sobre o componente de Química Geral; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Descrição, discussão e análise do curso de Química Licenciatura da Unijuí; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Percepções sobre o componente de Química Geral; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Estudo das relações entre conhecimento escolar/científico e cotidiano com o foco na química, junto a estudantes do Ensino Médio; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Interações discursivas em aula de química: possíveis especificidades a partir do desenvolvimento de Situações de Estudo; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Desenvolvimento de currículo em Ciências da Natureza e suas Tecnologias em sala de aula: a Situação de Estudo como modelo; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Práticasde Pesquisa de Estudantes e Professores na Formação Escolar e nas Licenciaturas da Área das Ciências da Natureza; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas Licencitura e Bacharelado) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Desenvolvimento de currículo em Ciências da Natureza e suas Tecnologias em sala de aula: a Situação de Estudo como modelo; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Espaços de Pesquisa na Formação Inicial e Continuada de Professores da Área de Ciências: conjugação ensino/pesquisa; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Manifestações da compreensão do conhecimento químico escolar sobre situações e fenômenos do cotidiano por estudantes do Ensino Médio; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Manifestações da compreensão do conhecimento químico escolar sobre situações e fenômenos do cotidiano por estudantes do Ensino Médio; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
A pesquisa sobre educação em Ciências/Química na formação inicial de professores nas licenciaturas: estudo de caso; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
A pesquisa escolar na percepção de estudantes e professores; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Características de Inovações Atingidas a partir de Organização Curricular em Ciências Naturais; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Plenas Hab Química) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
?Características de Inovações Atingidas a partir da Organização Curricular em Ciências Naturais através de Sucessivas Situações de Estudo?; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Recontextualização de Conhecimentos de Química em Situações de Estudo na Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
A pesquisa sobre educação em Ciências/Química na formação inicial de professores nas licenciaturas: estudo de caso; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Plenas Hab Química) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Pesquisa Coletiva na Formação Inicial de Professores da Área de Ciências: Ciências Naturais, Química e Biologia; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Plenas Hab Química) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Situação de Estudo, Debate Epistemológico Necessário para um Novo Enfoque Curricular na Educação em Ciências; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Plenas Hab Química) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Situação de Estudo, Debate Epistemológico Necessário para um Novo Enfoque Curricular na Educação em Ciências; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Plenas Hab Química) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Situação de Estudo, Debate Epistemológico Necessário para um Novo Enfoque Curricular na Educação em Ciências; 2004; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Situação de Estudo: Debate Epistemológico Necessário Para um Novo Enfoque Curriuclar na Educação em Ciências; 2002; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Situação de Estudo - Disponibilização Eletrônica; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Programa Institucional de Bolsas de Extensão Unijuí; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
SE Como proposta de Organização Curricular no Ensino de Ciências - Disponibilização com Recursos de Informática; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Programa Institucional de Bolsas de Extensão Unijuí; Orientador: Otavio Aloisio Maldaner;
Produções bibliográficas
-
RITTER, J. ; TAVARES, L. S. ; OLIVEIRA, P. G. B. ; MALDANER, O. A. . Situação de Estudo TELEVISÃO: possíveis inserções de enfoque CTS/CTSA. INDAGATIO DIDACTICA , v. 11, p. 711-725, 2019.
-
RITTER, JAQUELINE ; NERY, BELMAYR KNOPKI ; MALDANER, OTAVIO ALOISIO ; UMPIERRE, ANDRÉA BORGES ; SOUSA, TATIANE BEATRIS . Os Sistemas de Atividade na Interpretação da Produção Curricular por -Situação de Estudo?: Fundamentos Teórico-Metodológicos. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO) , v. 41, p. 55-68, 2019.
-
RITTER, J. ; VASCONCELOS, A. R. A. ; UMPIERRE, A. B. ; CHIBIAQUE, F. M. ; MALDANER, O. A. . Núcleos de Pesquisa na Escola: possibilidades de mudanças didáticas e práticas de ensino dos professores. DIDÁCTICAS ESPECÍFICAS , v. 1, p. 167-186, 2018.
-
VIEIRA, LORENA BRITO GÓES ; FERNANDES, GERALDO WELLINGTON ROCHA ; MALDANER, OTAVIO ALOISIO ; MASSENA, ELISA PRESTES . SITUAÇÃO DE ESTUDO: O QUE VEM SENDO PUBLICADO EM EVENTOS E PERIÓDICOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS?. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE) , v. 20, p. 1/e2914-29, 2018.
-
WENZEL, JUDITE SCHERER ; MALDANER, OTAVIO ALOISIO . A PRÁTICA DA ESCRITA E DA REESCRITA ORIENTADA NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL EM AULAS DE QUÍMICA. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online) , v. 18, p. 129-146, 2016.
-
RITTER, J. ; MALDANER, O. A. . CTS NA SITUAÇÃO DE ESTUDO: DESENVOLVIMENTO DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Praxis & Saber - Revista de Investigación en Educación y Pedagogía , v. 6, p. 195-214, 2015.
-
COSTA-BEBER, L. ; RITTER, J. ; MALDANER, O. A. . O Mundo da Vida e o Mundo da Escola: Aproximações com o Princípio da Contextualização na Organização Curricular da Educação Básica. Quimica Nova na Escola , v. 37, p. 11-18, 2015.
-
MARCOLAN, S. G. ; MALDANER, O. A. . Espaços de Formação Continuada de Professores em Escolas Pequenas e Isoladas: uma lacuna a ser preenchida.. Química Nova na Escola (Impresso) , v. 37, p. 214-223, 2015.
-
COSTA-BEBER, L. ; MALDANER, O. A. . Um Estudo sobre as Características das Provas do Novo ENEM: Um Olhar para as Questões que Envolvem Conhecimentos Químicos. Quimica Nova na Escola , v. 37, p. 44-52, 2015.
-
Beber Costa, Laís Basso ; MALDANER, O. A. ; Atrio, S. C. . Abordagens temáticas: contribuições para a qualidade da educação escolar da Química. Revista Iberoamericana de Educación (Online) , v. 1, p. 1-10, 2014.
-
BEBER, L. B. C. ; MALDANER, O. A. ; Pansera-de-Araújo, M. C. ; Gehlen, S. T. . Processo seletivos de Universidades Públicas da Região Sul do Brasil: movimentos de mudanças a partir Novo ENEM. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências , v. 14, p. 217-232, 2014.
-
WENZEL, J. S. ; MALDANER, O. A. . A significação conceitual pela escrita e reescrita orientada em aulas de Química. Química Nova (Impresso) , v. 37, p. 208-214, 2014.
-
WENZEL, J. S. ; MALDANER, O. A. . A Prática da Escrita e Reescrita em Aulas de Química como Potencializadora do Aprender Química. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO) , v. 36, p. 314-320, 2014.
-
NERY, B. K. ; MALDANER, O. A. . Formação continuada de professores de química na elaboração escrita de suas aulas a partir de um problema. REEC. Revista Electrónica de Enseanza de las Ciencias , v. 11, p. 120-144, 2012.
-
MALDANER, O. A. ; COSTA-BEBER, L. ; MACHADO, A. R. . Desenvolvimento e Aprendizagem de Conceitos Biofisicoquímicos em Uma Situação de Estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação. Alexandria (UFSC) , v. 5, p. 85-111, 2012.
-
Gehlen, S. T. ; MALDANER, O. A. ; DELIZOICOV, D. . MOMENTOS PEDAGÓGICOS E AS ETAPAS DA SITUAÇÃO DE ESTUDO: COMPLEMENTARIDADES E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Ciência e Educação (UNESP. Impresso) , v. 18, p. 1015-1037, 2012.
-
RITTER, J. ; MALDANER, O. A. . A AUTORIA NA PRODUÇÃO DE PROGRAMAS DE ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO. Didácticas Específicas , v. 6, p. 6-23, 2012.
-
MACENO, N. G. ; PEREIRA, Jaqueline R. ; MALDANER, O. A. ; GUIMARÃES, O. M. . A Matriz de Referência do ENEM 2009 e o Desafio de Recriar o Currículo de Química na Educação Básica. Química Nova na Escola (Impresso) , v. 33, p. 153-159, 2011.
-
SANGIOGO, Fabio A ; WOYCIECHOSWKY, R. ; ROSA, S. A. da ; MALDANER, O. A. . A PESQUISA EDUCACIONAL COMO ATIVIDADE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA. Ciência e Educação (UNESP. Impresso) , v. 17, p. 523-540, 2011.
-
MARCHESAN, J. ; MALDANER, O. A. ; ARAÚJO, M. C. P. . A constituição da consciência ambiental na interação dos sujeitos uns com os outros e com os recursos naturais. Pesquisa em Educação Ambiental (Impresso) , v. 6, p. 137-152, 2011.
-
NERY, B. K. ; MALDANER, O. A. . Processo formativo FOLHAS: constituição subjetiva de conhecimento de professor de química. Formação Docente , v. 3, p. 1-8, 2011.
-
NERY, B. K. ; MALDANER, O. A. . Processo formativo FOLHAS: constituição subjetiva de conhecimento de professor de química. Formação Docente , v. 3, p. 1, 2011.
-
Gehlen, S. T. ; MALDANER, O. A. ; DELIZOICOV, D. . Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua possível contribuição na educação em ciências. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso) , v. 21, p. 129-148, 2010.
-
MALDANER, O. A. ; NONEMACHER, Sandra ; SANDRI, Vanessa . Ciências naturais na educação fundamental: espaço um pouco esquecido na formação de professores. Acta Scientiae (ULBRA) , v. 12, p. 112-122, 2010.
-
COSTA-BEBER, L. ; MALDANER, O. A. . Níveis de significação de conceitos e conteúdos escolares químicos no ensino médio: compreensões sobre ligações químicas. Vidya (Santa Maria. Impresso) , v. 29, p. 97-114, 2010.
-
PEREIRA, Jaqueline R. ; MALDANER, O. A. . A construção da autonomia docente em química na educação básica brasileira. Didácticas Específicas , v. 2, p. 100-118, 2010.
-
FRISON, M. D. ; MALDANER, O. A. ; PINO, J. C. ; LOTTERMANN, C. L. . O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA COMO ARTICULADOR NA PRODUÇÃO DE SABERES E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Revista Didática Sistêmica , v. 11, p. 88-103, 2010.
-
NERY, B. K. ; MALDANER, O. A. . Ações Interativo-Reflexivas na Formação Continuada de Professores: O Projeto Folhas. Química Nova na Escola , v. 31, p. 96-103, 2009.
-
Gehlen, S. T. ; AUTH, M. ; Auler, D. ; Pansera-de-Araújo, M. C. ; MALDANER, O. A. . Freire e Vigotski no contexto da Educação em Ciências: aproximações e distanciamentos. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online) , v. 10, p. 1-20, 2008.
-
Pansera-de-Araújo, M. C. ; AUTH, M. ; MALDANER, O. A. . Autoria compartilhada na elaboração de um currículo inovador em Ciências no Ensino Médio. Contexto & Educação , v. 77, p. 241-262, 2007.
-
UHMANN, Rosangela I M ; MALDANER, O. A. . DIFERENCIAL CURRICULAR! CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO ATRAVÉS DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS (RSD). Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 1, p. 1-16, 2007.
-
MALDANER, O. A. ; ZANON, Lenir Basso . SITUAÇÃO DE ESTUDO: UMA ORGANIZAÇÃO DE ENSINO QUE EXTRAPOLA A FORMAÇÃO DISCIPLINAR EM CIÊNCIAS. Espaços da Escola , Ijuí/RS, v. 41, p. 45-60, 2001.
-
MALDANER, O. A. . A PESQUISA COMO PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Química Nova (Impresso) , v. 22, p. 289-292, 1999.
-
MALDANER, O. A. . O PROFESSOR-PESQUISADOR: UMA NOVA COMPREENSÃO DO TRABALHO DOCENTE. Espaços da Escola, IJUI - RS, v. 31, p. 5-14, 1999.
-
MALDANER, O. A. ; TOCCI, M. C. . REPENSANDO A QUÍMICA. Química Nova na Escola, SÃO PAULO - SP, v. 1, p. 15-18, 1995.
-
MALDANER, O. A. . EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA. Revista de Ensino, PORTO ALEGRE - RS, p. 45-57, 1994.
-
MALDANER, O. A. ; PANSERA, M. C. . A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR EM CIÊNCIAS. Espaços da Escola , IJUI - RS, v. 3, p. 18-28, 1992.
-
MALDANER, O. A. ; ZANON, Lenir Basso . O PROFESSOR E O CONHECIMENTO ESCOLAR. Espaços da Escola , IJUÍ -RS, p. 27-34, 1991.
-
MALDANER, O. A. . ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS - MUDANÇA CONCEITUAL E METODOLÓGICA. Contexto & Educação , IJUÍ - RS, v. 2, p. 27-34, 1987.
-
RITTER, J. (Org.) ; UMPIERRE, A. B. (Org.) ; HEFLER, S. M. (Org.) ; MALDANER, O. A. (Org.) . . Roteiro Curricular Básico (RCB) - uma proposta interdisciplinar na Área de Ciências da Natureza para o ensino médio a partir de Situações de Estudo. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020. v. 1. 181p .
-
RITTER, J. (Org.) ; MALDANER, O. A. (Org.) . Situações de estudo em práticas pedagógicas diversificadas. 1. ed. Ijuí: Unijuí, 2020. v. 1. 232p .
-
NERY, B. K. ; MALDANER, O. A. . Formação de professores: compreensões em novos programas e ações. 1. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2014. v. 1. 248p .
-
SANTOS, Wildson L P dos (Org.) ; MALDANER, O. A. (Org.) . Ensino de Química em foco. 1. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. v. Único. 365p .
-
ZANON, L B (Org.) ; MALDANER, O. A. (Org.) . Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. 1. ed. Ijuí: Unijuí, 2007. v. unico. 224p .
-
SPILIMBERG, Ângela Patrícia ; CUNEGATTI, Claudia Maria Seger ; CALLAI, H. C. ; FRANTZ, Ligia Maria Bento ; CAMPOS, Mauricio ; MALDANER, O. A. ; RASIA, P. C. ; MATIONE,Bruna ; NASI, Lara ; DRAGO, Ítalo ; ARAUJO, Roamano Pansera ; SAUSEN, Eleda Passinato ; DAIANA, Francieli Denise ; DALLAROSA, M. S. . Relatório Final de Auto Avaliação Institucional da Unijui. Ijui: Unijui, 2006. 296p .
-
BOFF, E. T. O. ; HAMES, Clarinês ; FRISON, Marli D ; AUTH, Milton Antonio ; MALDANER, O. A. ; KINALSKI, Alvina ; FERREIRA, F. W. ; ZANON, L B ; NONEMACHER, Sandra . Alimentos: Produção e Consumo. 1. ed. Ijui: Unijui, 2006. v. 3. 88p .
-
MALDANER, O. A. ; GIPEC . SITUAÇÃO DE ESTUDO: Ser Humano e Ambiente Percepção e Interação. Ijuí: UNIJUÍ, 2005. v. 2. 152p .
-
MALDANER, O. A. ; GIPEC . SITUAÇÃO DE ESTUDO Geração e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Provenientes das Atividades Humanas. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 2002. v. 1. 60p .
-
MALDANER, O. A. . A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA: PROFESSORES/PESQUISADORES. 1. ed. IJUI: EDITORA UNIJUI, 2000. v. 1. 424p .
-
MALDANER, O. A. ; ZAMBIAZI, R. . QUÍMICA II: CONSOLIDAÇÃO DE CONCEITOS EM QUÍMICA. IJUÍ - RS: EDITORA UNIJUÍ, 1993. 157p .
-
MALDANER, O. A. . QUÍMICA I: CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS. IJUÍ - RS: EDITORA UNIJUÍ, 1992. 179p .
-
MALDANER, O. A. . ESTRUTURA DA MATÉRIA EM SEGUNDO NÍVEL. IJUÍ - RS: EDITORA UNIJUÍ, 1991. 61p .
-
MALDANER, O. A. ; ZAMBIAZI, R. . QUÍMICA 2: INTEGRAÇÃO TEORIA/PRÁTICA. IJUÍ - RS: EDITORA UNIJUÍ, 1991. 83p .
-
MALDANER, O. A. ; ZANON, Lenir Basso . CIÊNCIAS 8 SÉRIE: PROPOSTA ALTERNATIVA DE ENSINO. IJUI - RS: EDITORA UNIJUI, 1986. 183p .
-
MALDANER, O. A. ; BONADIMANN, H. ; ZANON, Lenir Basso . CIÊNCIAS 8 SÉRIE: PROPOSTA ALTERNATIVA DE ENSINO - ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR. 2. ed. IJUI- RS: EDITORA UNIJUÍ, 1986. 60p .
-
MALDANER, O. A. . QUÍMICA I - ROTEIRO DE AULAS PRATICAS. IJUÍ - RS: EDITORA UNIJUÍ, 1986. 52p .
-
MALDANER, O. A. . QUÍMICA I - ROTEIRO DE DISCUSSÕES E INTRODUÇÃO A TEORIAS E MODELOS EM QUÍMICA. IJUI - RS: EDITORA UNIJUÍ, 1986. 85p .
-
RITTER, J. ; VASCONCELOS, A. R. A. ; RUALES, C. D ; CHIBIAQUE, F. M ; MALDANER, O. A. . Situação de Estudo: Processo de desenvolvimento de práticas curriculares inovadoras do Ensino na Área de Ciências da Natureza. In: Jaqueline Ritter; Otavio Aloisio Maldaner. (Org.). Situações de estudo em práticas pedagógicas diversificadas. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2020, v. 1, p. 17-39.
-
RITTER, J. ; VASCONCELOS, A. R. A. ; UMPIERRE, A. B. ; CHIBIAQUE, F. ; MALDANER, O. A. . NÚCLEOS DE PESQUISA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS DIDÁTICAS E PRÁTICAS DE ENSINO DOS PROFESSORES. In: Kelly Cristina Campones. (Org.). Ensino e Aprendizagem como Unidade Dialética. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2019, v. 1, p. 266-284.
-
VASCONCELOS, A. R. A. ; RITTER, J. ; MALDANER, O. A. . A Autoria Coletiva na Produção de Currículo Interdisiciplinar: um processo de formação de professores. In: Darly Fernando Andrade. (Org.). Educação no Século XXI. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2018, v. 9, p. 31-38.
-
MALDANER, O. A. ; GALIAZZI, M. C. . COMO CHEGAMOS ATÉ ESTA RODA DE CONVERSA NO EDEQ?. In: Bruno Dos Santos Pastoriza; Fábio André Sangiogo; Veridiana Krolow Bosenbecker. (Org.). Reflexões e Debates em Educação Química: Ações, Inovações e Políticas. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 35-56.
-
Uhmann, Silvana ; MALDANER, O. A. . A Interação Dialógica Constitutiva na Formação de Professores. In: Danusa de Lara Bonotto; Fabiane de Andrade Leite; Roque Ismael da Costa Güllich. (Org.). Movimentos Formativos: Desafios para Pensar a Educação e Matemática. 1ed.Tubarão, SC: Copiart, 2016, v. 1, p. 75-92.
-
MALDANER, O. A. . Formação de Professores para um contexto de referência conhecido. In: Nery, Belmayr Knopki; Maldaner, Otavio Aloisio. (Org.). Formação de professores: compreensões em Novos Programas e Ações. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2014, v. 1, p. 15-41.
-
MALDANER, O. A. ; FRISON, Marli D . Constituição do Conhecimento de Professor de Química em Tempos e Espaços Privilegiados na Licenciatura. In: Nery, Belmayr Knopki; Maldaner, Otavio Aloisio. (Org.). Formação de Professores: compreensões em Novos Programas e Ações. 1ed.ijuí: Editora Unijuí, 2014, v. 1, p. 43-81.
-
MALDANER, O. A. ; RITTER, J. . Formação de professores no desenvolvimento de novas práticas curriculares: autonomia a ser construída. In: Mara Rejane Vieira Osório; Vanise dos Santos Gomes. (Org.). Formação, Experiência Docente e Práticas Escolares. 1ed.Rio Grande: Editora da Furg, 2014, v. 1, p. 101-130.
-
WENZEL, J. S. ; MALDANER, O. A. . A SIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA ESCOLAR NUM PROCESSO INTERATIVO DE ESCRITA E DE REESCRITA EM AULAS DE QUÍMICA. In: GALIETA, Tatiana; GIRALDI, Patrícia Montanari. (Org.). Linguagens e Discursos na Educação em Ciências. 1ed.Rio de Janeiro: , 2014, v. 1, p. 1-530.
-
MALDANER, O. A. ; ZANON, Lenir B ; AUTH, Milton A . Pesquisa sobre Educação em Ciências e formação de professores. In: Flávia Maria Teixeira dos Santos e Ileana Maria Greca. (Org.). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas Metodologias. 2ed.Ijuí: Unijuí, 2012, v. Único, p. 49-88.
-
MALDANER, O. A. . Uma história pessoal no Ensino da Química. In: Gerson de Souza Mól. (Org.). Ensino de Química: Visões e Reflexões. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2012, v. único, p. 105-119.
-
VIANNA, J. ; FRISON, Marli D ; MALDANER, O. A. . PRODUÇÃO DE SITUAÇÕES DE ESTUDO PARA O ENSINO MÉDIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: CONTEÚDO E SÉRIE PREFERENCIAL. In: Editora UFRGS. (Org.). Anais dos 32 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. 1ed.Porto Alegre: Joel e Lucia Editora, 2012, v. único, p. 1-8.
-
WENZEL, J. S. ; MALDANER, O. A. . O Desenvolvimento Conceitual e o Aprender Química Mediante a Prática da Escrita.. In: Editora UFRGS. (Org.). Anais do 32 Encontro de Deabates sobre o Ensino de Química.. 1ed.Porto Alegre: Joel e Lucia Editora, 2012, v. único, p. 1-8.
-
COSTA-BEBER, L. ; MALDANER, O. A. . A interdisciplinaridade em políticas e práticas educacionais: o fator Novo ENEM.. In: Editora UFRGS. (Org.). Anais do 32 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.. 1ed.Porto Alegre: Joel e Lucia Editora, 2012, v. 1, p. 1-8.
-
FERREIRA, J. de O. ; MALDANER, O. A. . PESQUISAS ESCOLARES EM CIÊNCIAS: O PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES.. In: FURG. (Org.). E-book do Seminário Internacional de Educação em Ciências - SINTEC.. 1ed.Rio Grande: , 2012, v. 1, p. 1-8.
-
RIBEIRO, C. T. ; MALDANER, O. A. . ANÁLISE DA CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS SOBRE O FOGO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.. In: FURG. (Org.). E-book do Seminário Internacional de Educação em Ciências - SINTEC.. 1ed.Rio Grande: Joel e Lucia Editora, 2012, v. 1, p. 1-8.
-
ZANON, Lenir B ; MALDANER, O. A. . A química escolar na inter-relação com outros campos de saber. In: Wildson Luiz P. dos Santos; Otavio Aloisio Maldaner. (Org.). Ensino de química em foco. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2010, v. Único, p. 101-130.
-
WENZEL, J. S. ; ZANON, Lenir B ; MALDANER, O. A. . A constituição do professor pesquisador pela apropriação dos instrumentos culturais do fazer pesquisa. In: Agustina Rosa Echeverría; Lenir Basso Zanon. (Org.). Formação Superior em Química no Brasil. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2010, v. Único, p. 67-92.
-
ZANON, Lenir B ; FRISON, Marli D ; MALDANER, O. A. . Articulação entre desenvolvimento curricular e formação inicial de professores de Química. In: Agustina Rosa Echeverría; Lenir Basso Zanon. (Org.). Formação Superior em Química no Brasil. 1ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2010, v. Único, p. 201-224.
-
MALDANER, O. A. ; ZANON, Lenir Basso . Pesquisa Educacional e Produção de Conhecimento do Professor de Química. In: Wildson Luiz P. dos Santos; Otavio Aloisio Maldaner. (Org.). Ensino de Quimica em foco. 2ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2010, v. único, p. 331-365.
-
MALDANER, O. A. . Ensinar e aprender na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias com ênfase em processos interativos de signicação cultural.. In: Clarice Traversini; Edla Eggert; Eliane Peres; Iara Bonin. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: práticas e didáticas. 1ªed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2008, v. Único, p. 548-563.
-
MALDANER, O. A. . A Pós-graduação e a Formação do Educador Químico: tendências e perspectivas. In: Maria Inês Petrucci Rosa; Adriana Vitorino Rossi. (Org.). Educação Química no Brasil: memórias, políticas e tendências. Campinas: Editora Átomo, 2008, v. Único, p. 269-288.
-
MALDANER, O. A. ; ZANON, Lenir Basso ; AUTH, Milton Antonio . Pesquisa sobre educação em Ciências e formação de professores. In: Flávia Maria Teixeira dos Santos; Ileana Maria Greca. (Org.). A Pesquisa em ensino de Ciências no Brasil e suas Metodologias. UNIJUÍ: UNIJUÍ, 2007, v. 1, p. 49-88.
-
MALDANER, O. A. ; ZANON, Lenir Basso ; BAZZAN, Alessando C ; DRIEMEYER, Patricia R ; PRADO, Mauro C ; LAUXEN, Marla T C . Currículo Contextualizado na Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: a Situação de Estudo. In: Lenir Basso Zanon; Otavio Aloisio Maldaner. (Org.). Fundamentos e Propostas de ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. 01ed.Ijuí: Unijuí, 2007, v. 03, p. 109-138.
-
MALDANER, O. A. . Situações de Estudo no Ensino Médio: Nova Compreensão de Educação Básica. In: Roberto Nardi. (Org.). A Pesquisa Em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. 1ed.São Paulo: Escrituras, 2007, v. único, p. 241-256.
-
KINALSKI, Alvina ; STRIEDER, Janete Maria ; PASCOAL, S. G. ; MALDANER, O. A. ; BAZZAN, Alessando Callai ; HALMENSCHLAGER, Karine ; LAUXEN, Marla T C ; Beber Costa, Laís Basso . Situação de Estudo: Proposta Transdisciplinar da Área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis.. In: Maria do Carmo Galiazzi; Milton Auth; Roque Moraes; Ronaldo Mancuso. (Org.). Construção Curricular em Rede na Educação em Ciências - uma aposta de pesquisa em sala de aula. 1ªed.Ijuí: Ed. Unijuí, 2007, v. Único, p. 356-373.
-
ARAÚJO, Maria Cristina Pansera de ; AUTH, Milton Antonio ; MALDANER, O. A. . Situação de Estudo como forma de inovação curricular em Ciências Naturais. In: Maria do Carmo Galiazzi, Milton Auth, Roque Moraes, Ronaldo Mancuso.. (Org.). Construção Curricular em Rede na Educação em Ciências - uma aposta de pesquisa em sala de aula. 1ªed.Ijuí: Ed. Unijuí, 2007, v. Único, p. 161-176.
-
MALDANER, O. A. . Princípios e práticas de formação de professores para a educação básica. In: João Valdir Alves de Souza. (Org.). Formação de professores para a educação básica: dez anos de LDB. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, v. Único, p. 211-233.
-
MALDANER, O. A. . Desenvolvimento de Currículo e Formação de Professores de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. In: Marli Dallagnol Frison. (Org.). Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio: curso de capacitação de professores da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.. 1ªed.Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2007, v. Único, p. 1-12.
-
MALDANER, O. A. . Exercício do magistério e suas Condicionantes. In: Marguit Goldmeyer; Manfredo C. Wachs; GUstavo Malschitzky. (Org.). Luteranismo e Educação - Reflexões. 1ªed.São Leopoldo/ Rs: Editora Sinodal, 2006, v. único, p. 129-146.
-
ZANON, Lenir Basso ; MALDANER, O. A. ; GAUCHE, Ricardo ; SANTOS, Wildson L P dos . Ciências da Natureza, Matematica e uas tecnologias: Conhecimentos de Química. In: Secretaria da Educação Básica . Brasilia : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica.. (Org.). Orientações Curriculares Para o Ensino Médio; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasilia: Ministério da Educação, 2006, v. 2, p. 101-137.
-
MALDANER, O. A. ; TOCCI, M. C. . Repensando a Química A Formação de Equipes de Professores/ Pesquisadores como Forma Eficaz de Mudança da Sala de Aula de Química. In: Eduardo Fleury Mortimer. (Org.). Coleção Explorando o Ensino; Química Ensino Médio. Brasilia: Ministerio Da Educação , Secretaria de Educação Basica, 2006, v. 5, p. 53-60.
-
MALDANER, O. A. ; ZANON, Lenir Basso . Situação de Estudo: Uma Organização de Ensino que Extrapola a Formação Disciplinar em Ciências. In: Roque Moraes; Ronaldo Mancuso. (Org.). Educação em Ciências: Produção de Currículos e Formação de Professores. Ijuí: Unijuí, 2004, v. , p. 43-64.
-
MALDANER, O. A. ; AUTH, Milton A ; PRADO, Mauro C ; WUNDER, Denise A ; FIUZA, Graciela S . Situação de Estudo na Área de Ciências do Ensino Médio: Rompendo Fronteiras Disciplinares. In: Roque Moraes; Ronaldo Mancuso. (Org.). Educação em Ciências: Produção de Currículos e Formação de Professores. Ijuí: Unijuí, 2004, v. , p. 253-276.
-
MALDANER, O. A. ; ZANON, Lenir B ; GAUCHE, Ricardo ; SANTOS, Wildson L P dos . Química: Orientações Curriculares do Ensino Médio. In: Lucia Helena Lodi. (Org.). Orientações Curriculares do Ensino Médio. Brasilia/DF: Ministério da Educação, 2004, v. , p. 207-257.
-
MALDANER, O. A. . Ciências Naturais na Escola: Aprendizagem e desenvolvimento. In: Joana Paulin Romanowski, Pura Lucia Oliver Martins, Sérgio Rogério Azevedo Junqueira. (Org.). Conhecimento Local e Conhecimento Universal: A aula e os campos de Conhecimento. curituba: Champagnat, 2004, v. 4, p. 133-146.
-
MALDANER, O. A. . CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: Schnetzler, Roseli Pacheco; Aragão, Rosália M. R. de. (Org.). Ensino de Ciências: Fundamentos e Abordagens. 1ªed.Piracicaba: UNIMEP, 2000, v. único, p. 60-81.
-
MALDANER, O. A. ; SCHNETZLER, Roseli Pacheco . A NECESSÁRIA CONJUGAÇÃO DA PESQUISA E DO ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS. In: CHASSOT, A.I.; OLIVEIRA, R.J.. (Org.). CIÊNCIA, ÉTICA E CULTURA NA EDUCAÇÃO. 1ed.SÃO LEOPOLDO RS: EDITORA UNISINOS, 1998, v. 1, p. 195-214.
-
RITTER, J. ; NERY, B. K. ; UMPIERRE, A. B. ; SOUSA, T. B. ; MALDANER, O. A. . Os Sistemas de Atividade na Interpretação da Produção Curricular por 'Situação de Estudo'. In: XIX ENEQ_Encontro Nacional de Ensino de Quíica, 2018, Rio Branco. Anais do XIX ENEQ. Rio Branco, 2018.
-
BEBER, L. B. C. ; RITTER, J. ; MALDANER, O. A. . Aspectos socioculturais do currículo na educação básica: o ?mundo da escola? na significação do ?mundo da vida?. In: Encontro Nacional Ensino de Química, 2014, Ouro Preto/MG. XVII ENEQ, 2014. v. 1. p. 1-12.
-
RITTER, J. ; MALDANER, O. A. . A Estrutura Curricular Disciplinar vigente no Ensino Médio na contramão das novas necessidades curriculares. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto/MG. XVII ENEQ, 2014. v. 1.
-
RIBEIRO, C. T. ; MALDANER, O. A. . Conhecimentos da Química usados ou não por estudantes do Ensino Médio na explicação de situações observadas em Combustões. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto/MG. XVII ENEQ, 2014. v. 1.
-
POSSATTO, A. R. ; MALDANER, O. A. . Formação de conceitos químicos mediada pelas tecnologias da informação e comunicação: uma proposta para o ensino de soluções utilizando o Facebook. In: Encontro Nacional de Ensino de Químico, 2014, Ouro Preto/MG. XVII ENEQ, 2014. v. 1.
-
RITTER, J. ; MALDANER, O. A. . PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CURRÍCULO ATRAVÉS DE SITUAÇÃO DE ESTUDO COM ENFOQUE CTS: NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: IV Seminario Iberoamericano CTS, VIII Seminario CTS, Formación de Docentes En Educación CTS, 2014, Bogotá/Colombia. Uni-pluri/versidad. Medellín/Colombia: Uni-pluri/versidad, 2014. v. 14. p. 102-108.
-
RITTER, J. ; COSTA-BEBER, L. ; MALDANER, O. A. . Competências Básicas ou transversais e competências curriculares no Novo ENEM: exigências avaliativas para a Química. In: 33 Encontro de Debates de Ensino de Química, 2013, Ijuí. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Ijui: Unijui, 2013. v. 33. p. 1-8.
-
RIBEIRO, C. T. ; MALDANER, O. A. . Conhecimento científico-escolar: A combustão como objeto referente para análise do nível de significação de conceitos básicos em Química.. In: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2013, Ijuí. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Ijui: Unijui, 2013. v. 33. p. 1-8.
-
VIANNA, J. ; MALDANER, O. A. . ELABORAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS FERRAMENTAS/INSTRUMENTOS DE MEDIAÇÃO UTILIZADAS NAS SITUAÇÕES DE ESTUDO. In: 33 Encontro de Debates de Ensino de Química, 2013, Ijui. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Ijui: Unijui, 2013. v. 33. p. 1-8.
-
MULLER, L. C. ; MALDANER, O. A. . Dificuldades Constatadas na Significação Conceitual no Ensino de Química: Situações de Estudo. In: 33 Encontro de Debates de Ensino de Química, 2013, Ijuí. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Ijuí: Unijui, 2013. v. 33. p. 1-8.
-
RITTER, J. ; MALDANER, O. A. . A Avaliação como Processo de Intervenção Pdagógica. In: IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 2013, Girona. ENSEANZA DE LAS CIENCIAS. Girona/Espanha: Revista de Investigación y Experiências Dicácticas, 2013. v. 1. p. 3024-3028.
-
WENZEL, J. S. ; MALDANER, O. A. . A SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL EM QUÍMICA PELA PRÁTICA DA ESCRITA E DA REESCRITA ORIENTADA EM PROCESSO DE ENSINO INTERATIVO. In: IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia. 9 Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciência. SP: Abrapec, 2013. v. 1. p. 1-8.
-
PEREIRA, Jaqueline R. ; MALDANER, O. A. . Recontextualização de Conceito-chaves na Reorganização Curricular da Educação Básica Brasileira. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL, 2012, Caxias do Sul. IX ANPED SUL 2012 - Seminário de Pesquisa em Educação da Região SUl, 2012.
-
RIBAS, F. K. ; VIANNA, J. ; MALDANER, O. A. . Interações discursivas em aulas de química: especificidades do professor. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA - ENEQ, 2012, Salvador. Anais do XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA - ENEQ. Salvador: Editora da UFBA, 2012. v. Único. p. 1-12.
-
COSTA-BEBER, L. ; MALDANER, O. A. . O Novo ENEM como instrumento de gestão e intervenção no sistema. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador. Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química. Salvador: Editora da UFBA, 2012. v. Único. p. 1-12.
-
RITTER, J. ; COSTA-BEBER, L. ; MALDANER, O. A. . Produção e acompanhamento no desenvolvimento de currículo: constituição de conhecimento de professor. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador. Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química. Salvador: Editora da UFBA, 2012. v. Único. p. 1-12.
-
COSTA-BEBER, L. ; MALDANER, O. A. . COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA REORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: SIGNIFICADOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. In: IX ANPED SUL 2012 - Seminário de Pesquisa em Educação da Região SUl, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX ANPED SUL 2012 - Seminário de Pesquisa em Educação da Região SUl. Caxias do Sul: Editora UCS, 2012. v. Único. p. 1-16.
-
SOUZA, Flávia B. de ; MALDANER, O. A. . A significação conceitual no início da escolarização das crianças. In: IX AnpedSul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX AnpedSul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Editora da UCS: Caxias do Sul, 2012. v. único. p. 1-12.
-
VIANNA, J. ; RIBAS, F. K. ; MALDANER, O. A. . As interações discursivas e a distribuição do tempo em aulas de química com base em Situação de Estudo. In: I Seminário Internacional de Educação nas Ciências, 2011, Rio Grande. Anais do I Seminário Internacional de Educação nas Ciências. Rio Grande: Editora da FURG - NUEPEC, 2011. v. II. p. 327-337.
-
PEREIRA, Jaqueline R. ; MALDANER, O. A. . Autonomia docente e a proposição de programas de ensino de química na educação básica. In: I Seminário Internacional de Educação nas Ciências, 2011, Rio Grande. E-book do I Seminário Internacional de Educação nas Ciências. Rio Grande: Editora da FURG, 2011. p. 1-12.
-
MALDANER, O. A. ; TIECHER, R. F. . Aprendizagem escolar e contextualização do conheicemnto: ensino de Química. In: I Seminário Internacional de Educação nas Ciências, 2011, Rio Grande. E-book do I Seminário Internacional de Educação nas Ciências. Rio Grande: Editora da FURG, 2011.
-
PEREIRA, Jaqueline R. ; MALDANER, O. A. . A carência da reflexão epistemológica nas concepções e práticas dos professores de química da educação básica. In: V EREBIO e IV ICASE, 2011, Londrina. E-book do V EREBIO e IV ICASE. Londrina: Editora da UEL, 2011. p. 1-12.
-
COSTA-BEBER, L. ; MALDANER, O. A. . Cotidiano e Contextualização na Educação Química: discursos diferentes, significados próximos. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação nas Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseanza de las Ciéncias, 2011, Campinas. E-book do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação nas Ciências e do I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseanza de las Ciéncias. Campinas: Editora da Unicamp, 2011. v. único. p. 1-12.
-
MARCOLAN, S. G. ; COSTA-BEBER, L. ; MALDANER, O. A. . Produção de currículo para o ensino médio: aprendizagens na formação inicial. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação nas Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseanza de las Ciéncias, 2011, Campinas. E-book do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação nas Ciências e do ongreso Iberoamericano de Investigación en Enseanza de las Ciéncias. Campinas: Editora da Unicamp, 2011. v. único. p. 1-12.
-
VIANNA, J. ; RIBAS, F. K. ; MALDANER, O. A. . Especificidade no desenvolvimento de Situação de Estudo: perguntas do professor. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação nas Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseanza de las Ciéncias, 2011, Campinas. E-book do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação nas Ciências e do I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseanza de las Ciéncias. Campinas: Editora da Unicamp, 2011. v. Único. p. 1-12.
-
ANDRADE, J. J. ; MALDANER, O. A. . LINGUAGEM QUÍMICA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ESCOLAR: LIMIAR ENTRE OS CONCEITOS CIENTÍFICOS E COTIDIANOS. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação nas Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseanza de las Ciéncias, 2011, Campinas. E-book do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação nas Ciências e do I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseanza de las Ciéncias, 2011. v. Único. p. 1-12.
-
RITTER-PEREIRA, J. ; MALDANER, O. A. . PROGRAMAS DE ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEPÇÕES E COMPREENSÕES QUE SE MANIFESTAM. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação nas Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseanza de las Ciéncias, 2011, Campinas. E-book do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação nas Ciências e do I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseanza de las Ciéncias, 2011. v. Único. p. 1-12.
-
PEREIRA, Jaqueline R. ; MALDANER, O. A. . Situação de Estudo: Proposta Pedagógica que se aproxima de expectativas do novo ENEM.. In: XV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. Anais do XV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química. Brasília: Editora da UnB, 2010. p. 1-11.
-
COSTA-BEBER, L. ; MALDANER, O. A. ; Gehlen, S. T. ; Pansera-de-Araújo, M. C. . Movimentos de mudança nos processos seletivos de Universidades Públicas da Região Sul do Brasil a partir do novo ENEM. In: XV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. Anais do XV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química. Brasília: Editora da unB, 2010. p. 1-12.
-
GEREMIA, C. M. S. ; MALDANER, O. A. . A constituição do professor de enfermagem na formação profissional para a docência. In: ANPEDSUL 2010 - VIII Encontro de Pesquisa da Região Sul, 2010, Londrina. Anais da ANPEDSUL 2010 - VIII Encontro de Pesquisa da Região Sul. Londrina: Editora da UEL, 2010. v. único. p. 1-15.
-
PEREIRA, Jaqueline R. ; MALDANER, O. A. . Desenvolvimento cognitivo ? um desafio à autonomia docente frente à criação de currículo para a Educação Básica em Química. In: ANPEDSUL 2010 - VIII Encontro de Pesquisa da Região Sul, 2010, Londrina. Anais do ANPEDSUL 2010 - VIII Encontro de Pesquisa da Região Sul. Londrina: Editora da UEL, 2010. p. 1-17.
-
NERY, B. K. ; MALDANER, O. A. . Formação Continuada de Professores de Química na Produção e Validação de Textos Didáticos: FOLHAS. In: XV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. Anais do XV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química. Brasília: Editora da UnB, 2010. v. único. p. 1-15.
-
COSTA-BEBER, L. ; MALDANER, O. A. . Contextualização na Educação Química escolar: conceito a ser explorado com maior profundidade. In: 30 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2010, Porto Alegre. E-book do 30 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010. p. 1-8.
-
SANDRI, Vanessa ; MALDANER, O. A. . Pesquisa educacional na formação inicial dos professores: estudo de caso. In: 30 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2010, Porto Alegre. E-book do 30 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010. p. 1-8.
-
MALDANER, O. A. ; COSTA-BEBER, L. ; MACHADO, A. R. . Interações em processos pedagógicos a partir da recontextualização do conhecimento em Situações de Estudo. In: Anped Sul - VIII Seminário de Pesquisa da Região Sul, 2010, Londrina. Anais da ANPEDSUL 2010 - VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul. Londrina: Editora da UEL, 2010. p. 1-16.
-
TIECHER, R. F. ; MALDANER, O. A. . A Situação de Estudo e a Ressignificação de Conhecimentos Químicos do Contexto Cotidiano dos Estudantes. In: 30 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2010, Porto Alegre. E-book do 30 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010. p. 1-6.
-
VIANNA, J. ; MALDANER, O. A. . A distribuição do tempo e atividades discursivas em aula de química com base em Situação de Estudo. In: 30 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2010, Porto Alegre. E-book do 30 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010. p. 1-7.
-
PEREIRA, Jaqueline R. ; MALDANER, O. A. . Relações pedagógicas internalizadas: marcas na constituição do professor de química em manifestações de licenciandos. In: 30 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2010, Ijuí. Anais do 30 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Ijuí: EdiPUCRS, 2010.
-
PEREIRA, Jaqueline R. ; MALDANER, O. A. . Relações pedagógicas internalizadas: marcas na constituição do professor de química em manifestações de licenciandos. In: 30 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2010, Ijuí. Anais do 30 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Ijuí: EdiPUCRS, 2010.
-
MACENO, N. G. ; PEREIRA, Jaqueline R. ; MALDANER, O. A. ; GUIMARÃES, O. M. . Análise da matriz de referência do Enem 2009 frente ao desafio de recriar o currículo de química na educação básica. In: 30 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2010, Porto Alegre. Anais do 30 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010.
-
WENZEL, J. S. ; MALDANER, O. A. . A Prática da Escrita nos Cursos de Graduação em Química: Um olhar para o Periódico Química Nova. In: 30 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2010, Porto Alegre. E-book do 30 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010. p. 1-6.
-
GOBI, Simone ; MALDANER, O. A. . Abordagem da História da Química apresentada em livros didáticos do Ensino Médio e Ensino Superior de Química. In: 25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2010, Santa Maria. Anais da 25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. Santa Maria: Editora da UFSM, 2010.
-
COSTA-BEBER, L. ; MALDANER, O. A. . Níveis de significação de conceitos e conteúdos escolares químicos no ensino médio: compreensões sobre ligações químicas. In: 29 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2009, Santa Maria. Anais do 29° EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Santa Maria: UNIFRA, 2009. p. 1-20.
-
LOTTERMANN, C. L. ; MALDANER, O. A. ; HAMES, C. . A química no ensino fundamental ? uma abordagem necessária. In: 29 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2009, Santa Maria. Anais do 29 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Santa Maria: Editora da Unifra, 2009. v. Único. p. 1-12.
-
MALDANER, O. A. ; COSTA-BEBER, L. . Recontextualização de conteúdos científicos escolares por meio de Situações de Estudo: mapa metaconceitual. In: VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais do ... Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Florianópolis: Editora da UFSC, 2009. v. único. p. 1-12.
-
AUTH, Milton A ; Pansera-de-Araújo, M. C. ; MALDANER, O. A. ; COSTA-BEBER, L. ; MACHADO, A. R. . Currículo por área de conhecimento no Ensino Médio: possibilidades criadas com Situações de Estudo nas Ciências da Natureza. In: VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais do ... Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Florianópolis: Editora da UFSC, 2009. v. único. p. 1-12.
-
NERY, B. K. ; MALDANER, O. A. . Pesquisa em programa governamental de formação de professores de Química da Educação Básica: projeto folhas. In: VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais do ... Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Florianópolis: Editora UFSC, 2009. v. único. p. 1-12.
-
FRISON, M. D. ; MALDANER, O. A. ; LOTTERMANN, C. L. ; PINO, J. C. . Ações de estagiárias da licenciatura em química em proposta de inovação curricular. In: VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópilos. Anais do ... Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Florianópolis: Editora da UFSC, 2009. v. único. p. 1-12.
-
MALDANER, O. A. ; SANDRI, Vanessa ; NONENMACHER, Sandra . Licenciatura de Química articulada com a formação do professor de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. In: XIV - Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba. XIV - Encontro Nacional de Ensino de Química. Curitiba: UFPR/DQ, 2008. v. 14. p. 1-9.
-
Beber Costa, Laís Basso ; MALDANER, O. A. . A recontextualização de conteúdos científicos por meio de Situações de Estudo: significação de um sistema conceitual em situação real.. In: 28 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino da Química, 2008, Canoas. Anais do 28 EDEQ. Canoas: ULBRA, 2008. p. 1-9.
-
Beber Costa, Laís Basso ; KINALSKI, A. C. ; MALDANER, O. A. . Reflexões a partir de uma avaliação escolar interdisciplinar em currículo fundamentado por sucessivas Situações de Estudo no Ensino Médio. In: VIII Encontro sobre Investigação na Escola, 2008, Ijuí. Anais do VIII Encontro sobre Investigação na Escola. Ijuí: Editora Unijuí, 2008. p. 1-8.
-
Beber Costa, Laís Basso ; MALDANER, O. A. . Evolução de conceitos químicos com a recontextualização através de Situações de Estudo. In: Anped Sul - VII Seminário de Pesquisa da Região Sul, 2008, Itajaí. Anais do Anped Sul - VII Seminário de Pesquisa da Região Sul. Itajaí: Univali, 2008. p. 1-14.
-
NERY, B. K. ; MALDANER, O. A. . Projeto folhas: a prática da contextualização dos conteúdos escolares a partir de um problema. In: 28 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino da Química, 2008, Canoas. Anais do 28 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino da Química. Canoas: ULBRA Canoas, 2008. p. 1-9.
-
DRIEMEYER, Patrícia R ; MALDANER, O. A. . Situações de natureza tecnológica na produção de significados para conceitos científicos na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio. In: Anped Sul - VII Seminário de Pesquisa da Região Sul, 2008, Itajaí. Anais da Anped Sul - VII Seminário de Pesquisa da Região Sul. Itajaí: UNIVALI, 2008.
-
NERY, B. K. ; MALDANER, O. A. . Projeto folhas: uma proposta de formação continuada para professores de Química em estudo.. In: Anped Sul - VII Seminário de Pesquisa da Região Sul, 2008, Itajaí. Anais da Anped Sul - VII Seminário de Pesquisa da Região Sul. Itajaí: UNIVALI, 2008.
-
MALDANER, O. A. ; NONEMACHER, Sandra ; CERATTI, Andréia Gonçalves da Costa ; SANDRI, Vanessa . O Ensino da Pesquisa na formação inicial de professores de Ciências/Química na Unijuí. In: II Seminário Brasileiro-Alemão sobre Desenvolvimento Sustentável: Um desáfio à Educação, 2007, Ijuí. I Seminário Brasileiro-Alemão sobre Desenvolvimento Sustentável: Um desáfio à Educação. Unijuí: Unijuí, 2007. v. único.
-
MALDANER, O. A. ; AUTH, Milton A ; ARAUJO, Maria Cristina Pansera de . Conteúdos escolares da área das ciências da natureza reorganizados a partir de situações de estudo. In: VI ENPEC ? Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Belo Horizonte. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007. v. Único.
-
ZANON, Lenir Basso ; FRISON, Marli D ; MALDANER, O. A. . Articulação entre produção de currículos e formação inicial de professores de Química na UNIJUÍ. In: 30 Reunião Anual - Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de Lindóia. Anais da 30 Reunião Anual - Sociedade Brasileira de Química. São Paulo: SBQ, 2007. v. Único. p. 1-16.
-
WENZEL, J. S. ; ZANON, Lenir Basso ; MALDANER, O. A. . A constituição do professor pesquisador pela apropriação dos instrumentos culturais do fazer pesquisa. In: 30 Reunião Anual - Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de Lindóia. Anais da 30 Reunião Anual - Sociedade Brasileira de Química. São Paulo: SBQ, 2007. v. Único. p. 1-19.
-
MALDANER, O. A. ; CERATTI, Andréia Gonçalves da Costa ; SANDRI, Vanessa ; NONENMACHER, Sandra e B . A Pesquisa como atividade curricular na formação inicial de professores de licenciatura de Química e Ciências Biológicas da Unijuí. In: IV ANPEd-Sul, 2006, Santa Maria/RS. IV ANPEd-Sul. Santa Maria/Rs: UFSM, 2006. v. 1.
-
MALDANER, O. A. ; RAMOS, Maria Rosangela Silveira . Reflexões sobre as Interações estabelecidas na (Re)construção do Conhecimento químico em ambientes pedagógicos diversificados. In: IV ANPEd-Sul, 2006, Santa Maria/RS. IV ANPEd-Sul. Santa Maria: UFSM, 2006. v. 1.
-
MALDANER, O. A. ; SILVA, Sidinei P da . O processo de formação continuada dos professores da Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Sul no Període de 1998-2002: Pressupostos e Considerações Epistemológicas. In: IV ANPEd-Sul, 2006, Santa Maria. IV Anped-Sul. Santa Maria: UFSM, 2006. v. 1.
-
MALDANER, O. A. ; BAZZAN, Alessando Callai ; LAUXEN, Marla . Reorganização dos conteúdos de química no ensino médio a partir do desenvolvimento do currículo por sucessivas situações de estudo. In: XIII ENEQ- ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2006, Campinas. XIII ENEQ- ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA. Campinas/SP: UNICAMP, 2006. v. 1. p. 1-8.
-
SANDRI, Vanessa ; NONENMACHER, Sandra e B ; MALDANER, O. A. . A formação pela pesquisa nos cursos de licenciaturas em Química e Ciências Biológicas na UNIJUÍ. In: XIII ENEQ- ENCONTRO NACIONAL DE ENSNO DE QUÍMICA, 2006, Campinas /SP. XIII ENEQ- ENCONTRO NACIONAL DE ENSNO DE QUÍMICA. Campinas: UNICAMP, 2006. v. 1. p. 1.
-
ARAÚJO, M. C. P. ; AUTH, M A ; MALDANER, O. A. . Inovação Curricular em Ciências:Produção e Desenvolvimento de Situação de Estudo. In: III SINFORMA- Simposio Internacional sobre Formação Docente; Enconbtro de Programas de Pós- Graduação Stricto- Senso, 2006, Santa Rosa RS. III SINFORMA- Simposio Internacional sobre Formação Docente; Enconbtro de Programas de Pós- Graduação Stricto- Senso. Ijui: Unijui, 2006. p. 1-9.
-
MALDANER, O. A. ; BAZZAN, Alessando Callai ; LAUXEN, Marla T C ; DRIEMEYER, Patrícia R ; ZANON, Lenir Basso ; PRADO, Mauro . Currículo contextualizado na área de ciências da natureza e suas tecnologias: a situação de estudo. In: 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Calda. Química para o Desenvolvimento Sustentável e Unclusão Social, 2005.
-
AUTH, Milton A ; MALDANER, O. A. ; ARAÚJO, Maria Criatina Pansera de ; AOZANE, Juliana ; LAUXEN, Marla ; DRIEMEYER, Patrícia Rosinke ; MEZALIRA, Sandra Mara ; FABER, Daiane . Compreensão das Ciências Naturais como Área de Conhecimento no Ensino Médio -Conceitos Unificadores. In: V ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação nas Ciências, 2005, Bauru. Atas do ... ENPEC. Bauru: ABRAPEC, 2005. v. 5. p. 1-12.
-
MALDANER, O. A. ; ARAÚJO, Maria Criatina Pansera de ; AUTH, Milton A . Identificação das Características de Inovação Curricular em Ciências Naturais e suas Tecnologias através de Situações de Estudo. In: V ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação nas Ciências, 2005, Bauru. Atas do ... ENPEC. Bauru SP: ABRAPEC, 2005. v. 5. p. 1-12.
-
MALDANER, O. A. ; COSTA, Andréia Gonçalves da ; NONENMACHER, Sandra e B . Pesquisa Coletiva na Formação Inicial de Professores da Área de Ciências Naturais: Química e Biologia. In: V ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação nas Ciências, 2005, Bauru. Atas do ... ENPEC. Bauru: ABRAPEC, 2005. v. 5. p. 1-12.
-
MALDANER, O. A. . Produção coletiva e inovação curricular como mediação da formação continuada de professores. In: V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul, 2004, Curitiba. Anais do V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul. Curitiba: PUCPR, 2004. p. 1-13.
-
MALDANER, O. A. ; HAMES, Clarinês . Espaços interativos na formação de professores de ciências. In: V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul, 2004, Curitiba. Anais do V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul. Curitiba: PUCPR, 2004. p. 1-9.
-
MALDANER, O. A. ; MARODIN, Gabriela . A relação educativa - farmacêutico/usuário - em postos de distribuição de medicamentos da rede pública. In: V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul, 2004, Curitiba. Anais da V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul. Curitiba: PUCPR, 2004. p. 1-15.
-
MALDANER, O. A. ; RAMOS, Maria Rosângela Silveira . O conhecimento no ensino da química mediado pelas interfaces tecnológicas. In: V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul, 2004, Curitiba. Anais do V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul. Curitiba: PUCPR, 2004. p. 1-7.
-
MALDANER, O. A. . A formação de professores de química no contexto das mudanças educacionais. In: XII Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ, 2004, Goiânia. Anais do XII Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ. Universidade Estadual de Goiás: Instituto de Química, 2004.
-
MALDANER, O. A. . Ciências Naturais na Escola: Aprendizagem e Desenvolvimento. In: XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba. Conhecimento Local e Conhecimento Universal: A aula nos campos do conhecimento. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2004. v. 3. p. 133-146.
-
MALDANER, O. A. ; ANDRADE, J. J. . INDÍCIOS DE CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE PROFESSORA NA PRODUÇÃO/APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE QUÍMICA NAS INTERAÇÕES PROPORCIONADAS EM GRUPOS DE ESTUDO E SALA DE AULA. In: II Encontro Internacional Linguagem, Cultura e Cognição, 2003, Belo Horizonte. Anais do II Encontro Internacional Linguagem, Cultura e Cognição, 2003.
-
MALDANER, O. A. . FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E EDUCADORES DE QUÍMICA EM CENÁRIO DE MUDANÇA DE PARADIGMAS. In: XXIII EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2003, Passo Fundo. Anais do XXIII EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2003. v. 1. p. 1-14.
-
MALDANER, O. A. ; AUTH, Milton A ; WUNDER, Denise A ; FIUZA, Graciela S ; PRADO, Mauro C . A Inserção do Debate Epistemológico no Âmbito da Educação em Ciências. In: IV ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, Bauru. Atas do IV ENPEC. Bauru/SP: UNESP, 2003. p. 1-10.
-
MALDANER, O. A. ; HAMES, Clarinês ; BAZZAN, Alessandro C ; PASCOAL, S. G. ; NONENMACHER, Sandra . SITUAÇÃO DE ESTUDO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO - ÁGUA E VIDA. In: VIII EPEB - Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 2002, São Paulo. Coletânea do 8 Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia. São Paulo: FEUSP/EDUSP, 2002. p. 25154.
-
MALDANER, O. A. ; WUNDER, Denise A . CURRÍCULO DE CIÊNCIAS COM BASE EM LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL (3 e 4 Ciclos) E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: VIII EPEB - Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 2002, São Paulo. Coletânea do 8 Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia. São Paulo: FEUSP/EDUSP, 2002. p. 34155.
-
MALDANER, O. A. ; HAMES, Clarinês ; ZANON, Lenir Basso . INTERACTIONS AMONG PARTICIPANTS OF AN INTERDISCIPLINARY MODOLITY OF TEACHING AND TEACHER EDUCATIONS IN SCIENCES. In: 10th IOSTE SYMPOSIUM, 2002, Foz do Iguaçu. International Organization For Science and Technology Education (IOSTE) - X Symposium proceedings. São Paulo: The International Organization for Science and Technology Education, 2002. v. 2. p. 774-781.
-
MALDANER, O. A. ; ZANON, Lenir Basso ; AUTH, M. ; NONENMACHER, Sandra e B ; BAZZAN, Alessandro C ; PASCOAL, S. G. . SITUAÇÃO DE ESTUDO COMO POSSIBILIDADE CONCRETA DE AÇÕES COLETIVAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO - AR ATMOSFÉRICO. In: III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001, Atibaia. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001.
-
MALDANER, O. A. ; MARCHESAN, J. . A CONSTITUIÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL. In: III Conferência de Pesquisa Sócio-Cultural, 2000, Campinas/SP. Anais da III Conferência de Pesquisa Sócio-Cultural, 2000.
-
MALDANER, O. A. ; BOFF, E. T. O. ; FERREIRA, F. W. ; FRISON, M. D. ; HAMES, Clarinês ; CALLEGARI, O. . GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: V Escola de Verão para Professores de Prática de Ensino de Física, Química, Biologia e Áreas Afins, 2000, Bauru/SP. Caderno de Textos. Bauru/SP: UNESP, 2000. p. 254-257.
-
MALDANER, O. A. . RETROSPECTIVA E PERSPECTIVAS DE ENSINO E PESQUISA NA ÁREA DE QUÍMICA.. In: SEMINÁRIO CIÊNCIAS EXARAS NO BRASIL: RETROSPECTIVA DE ENSINO , PESQUISA E FOMENTO, 1999, BRASÍLIA, 1999.
-
MALDANER, O. A. . SABER ESCOLAR X EXCLUSÃO SOCIAL. In: Educação e Conhecimento: da Exclusão à Cidadania - II Encontro Nacional de Educação, 1999, SANTA ROSA RS. UNIJUÍ - Trabalhos Acadêmicos - Científicos. IJUÍ RS: Editora UNIJUÍ, 1999. v. 1. p. 7-14.
-
MALDANER, O. A. . A PESQUISA COMO ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL COMO ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR NO EXERCÍCIO DE SUA DOCÊNCIA. In: Primeiro Seminário Internacional de Educação no Colégio Evangélico Augusto Pestana, 1999, Ijuí. Ressignificando o Presente e Abraçando Desafios na Educação. IJUÍ - RS: Editora UNIJUÍ, 1999. v. 1. p. 85-88.
-
GOBI, Simone ; MALDANER, O. A. . PROFESSORES DE QUÍMICA ISOLADOS EM ESCOLAS: FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE. In: XVIII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2011, Ijuí. Anais da XVIII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí: Editora Unijuí, 2011. p. 1-5.
-
GOBI, Simone ; COSTA-BEBER, L. ; MALDANER, O. A. . PRODUÇÃO DE CURRÍCULO PARA O ENSINO MÉDIO: APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO INICIAL. In: XVIII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2011, Ijuí. Anais da XVIII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí: Editora Unijuí, 2011. p. 1-5.
-
PEREIRA, Jaqueline R. ; MALDANER, O. A. . Situação de estudo: a força de uma proposta pedagógica interdisciplinar na educação básica. In: Seminário Mercosul Unicruz, 2010, Cruz-Alta. Anais do Seminário Mercosul Unicruz. Cruz-Alta: Editora da UNICRUZ, 2010. p. 1-4.
-
COSTA-BEBER, L. ; TIECHER, R. F. ; MALDANER, O. A. . O (não) envolvimento de estudantes com o estudo da química no ensino médio. In: IX Encontro sobre Investigação na Escola, 2009, Lajeado-RS. Anais do IX Encontro sobre Investigação na Escola - A escola que temos e a escola que queremos. Lajeado: Univates, 2009. v. IX. p. 1-5.
-
Beber Costa, Laís Basso ; LAUXEN, Marla T C ; KINALSKI, A. C. ; MALDANER, O. A. . Avaliação Interdisciplinar por Área de Conhecimento no Ensino Médio: um estudo na Área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias.. In: VII Investigação na Escola, 2007, Porto Alegre. Anais do VII Investigação na Escola. Porto-Alegre: Edi PUCRS, 2007. p. 1-4.
-
MALDANER, O. A. . As Diferentes Dimensões da Pesquisa em Química: A pesquisa na Formação dos profissionais Docentes. In: 26ª EDEQ- Encontrode Debates Sobre o Ensino de Química, 2006. 26ª Encontro de Debates Sobre o Ensino De Química. Santa Crus do Sul: Unisc, 2006.
-
BAZZAN, A. C. ; LAUXEN, Marla T C ; STRIEDER, Janete Maria ; HALMENSCHLAGER, Karine ; MALDANER, O. A. ; PASCOAL, S. G. . A percepção dos Professores de Ciências Sobre o Desenvolvimento de Sucessivas Situações de Estudo na Escola. In: VI Encontro Sobre Investigação na Escola" Mirar ações do Professor no Presente", 2006, Rio Grande. VI Encontro Sobre Investigação na Escola" Mirar ações do Professor no Presente". Rio Grande: FURG, 2006. p. 1-5.
-
KINALSKI, Alvina ; STRIEDER, Janete Maria ; PASCOAL, S. G. ; MALDANER, O. A. . Situação de Estudo: uma Proposta Intregrada da Área de Ciências no Ensino Médio. In: VI Encontro Sobre Investigação na Escola "Mirar ações do professor no presente", 2006, Rio Grande. VI Encontro Sobre Investigação na Escola "Mirar ações do professor no presente". Rio Grande: FURG, 2006. p. 1-3.
-
MALDANER, O. A. ; ZANON, Lenir B ; HAMES, C. ; STUMM, C. . NOVAS INTERAÇÕES ENTRE SUJEITOS PARTICIPANTES DE SITUAÇÕES DE ESTUDO NA FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS. In: III Encontro sobre Investigação na Escola, 2002, Lajeado. Anais do III Encontro sobre Investigação na Escola. Lajeado/RS: UNIVATES, 2002. p. 93-95.
-
COSTA-BEBER, L. ; MALDANER, O. A. . A utilização do Novo ENEM em Universidades Públicas da Região Sul: um comparativo entre os processos seletivos 2010 e 2011.. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química., 2011, Florianópolis. Anais da 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química., 2011. p. 1-1.
-
PEREIRA, Jaqueline R. ; MALDANER, O. A. . Programas de Ensino de Química na Educação Básica: um jogo de forças a ser enfrentado!. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química., 2011, Florianópolis. Anais da 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química., 2011. p. 1-1.
-
TIECHER, R. F. ; MALDANER, O. A. . Conhecimento científico-escolar e compreensões de situações gerais do cotidiano no final da Educação Básica.. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química., 2011, Florianópolis. Anais da 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química., 2011. p. 1-1.
-
COSTA-BEBER, L. ; MALDANER, O. A. . Processos seletivos de Universidades Públicas da Região Sul do Brasil a partir do Novo ENEM: primeiras modificações. In: XV Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2010, Ijuí. Anais da XV Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2010. p. 1-1.
-
COSTA-BEBER, L. ; MALDANER, O. A. . Processos seletivos de Universidades Públicas da Região Sul do Brasil a partir do Novo ENEM: primeiras modificações. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica, XV Jornada de pesquisa e XI Jornada de Extensão, 2010, Ijuí. XIX Seminário de Iniciação Científica. XVI Jornada de Pesquisa. XII Jornada de Extensão.. Ijuí: editora UNIJUÍ, 2010. p. 1-1.
-
TIECHER, R. F. ; MALDANER, O. A. . Conhecimento Químico escolar sobre situações do cotidiano: Ensino Médio. In: XVIII SBQSul, 2010, Curitiba. Anais do XVIII SBQSul - Encontro de Química da Região Sul. Curitiba: Editora da UTFPR, 2010. p. 1-1.
-
TIECHER, R. F. ; MALDANER, O. A. . Compreensões de Conhecimento Químico Através de Situações de Estudo ao logo do Ensino Médio. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica, XV Jornada de pesquisa e XI Jornada de Extensão, 2010, Ijuí. XIX Seminário de Iniciação Científica. XVI Jornada de Pesquisa. XII Jornada de Extensão.. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. p. 1-1.
-
VIANNA, J. ; MALDANER, O. A. . Desenvolvimento de currículo em ciências da natureza e suas tecnologias em sala de aula: a situação de estudo como de estudo ao logo do ensino médio. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica, XV Jornada de pesquisa e XI Jornada de Extensão, 2010, Ijuí. XIX Seminário de Iniciação Científica. XVI Jornada de Pesquisa. XII Jornada de Extensão.. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. p. 1-1.
-
JAEGER, M. ; MALDANER, O. A. . Pesquisa educacional na formação e atuação dos professores de química para educação básica. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica, XV Jornada de pesquisa e XI Jornada de Extensão, 2010, Ijuí. XIX Seminário de Iniciação Científica. XVI Jornada de Pesquisa. XII Jornada de Extensão.. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. p. 1-1.
-
Pansera-de-Araújo, M. C. ; MALDANER, O. A. ; AUTH, Milton Antonio . Considerações sobre o desenvolvimento de currículo em Ciências da natureza em espaços interativos de grupos de sujeitos diversificados. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica, XV Jornada de pesquisa e XI Jornada de Extensão, 2010, Ijuí. XIX Seminário de Iniciação Científica. XVI Jornada de Pesquisa. XII Jornada de Extensão.. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. p. 1-1.
-
MACEDO, F. S. de ; MALDANER, O. A. . A constituição da identidade profissional do docente do curso de licenciatura em pedagogia. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica, XV Jornada de pesquisa e XI Jornada de Extensão, 2010, Ijuí. XIX Seminário de Iniciação Científica. XVI Jornada de Pesquisa. XII Jornada de Extensão.. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. p. 1-1.
-
VIANNA, J. ; MALDANER, O. A. . Distribuição do tempo e peculiaridades discursivas em aula de Química com base em Situação de Estudo. In: XV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. E-book do XV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química. Brasília: Editora da UnB, 2010. p. 1-1.
-
VIANNA, J. ; BECKER, M. ; Neis, M. F. ; MALDANER, O. A. . Significação dos princípios básicos de conversões de energia ligados às transformações químicas na educação Básica. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica, XV Jornada de pesquisa e XI Jornada de Extensão, 2010, Ijuí. XIX Seminário de Iniciação Científica. XVI Jornada de Pesquisa. XII Jornada de Extensão.. Ijuí: Editora unijuí, 2010. p. 1-1.
-
PEREIRA, Jaqueline R. ; MALDANER, O. A. . Os programas de ensino de química da educação básica na compreesão de seus professores. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica, XV Jornada de pesquisa e XI Jornada de Extensão, 2010, Ijuí. XIX Seminário de Iniciação Científica. XVI Jornada de Pesquisa. XII Jornada de Extensão.. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. p. 1-1.
-
MALDANER, O. A. ; ARAÚJO, M. C. P. ; AUTH, Milton A . Situações de Estudo e a ideia da complementaridade na significação de conceitos científicos interdisciplinares. In: XVII Seminário de Iniciação Científica da Unijuí, 2009, Ijuí. Anais do XVII Seminário de Iniciação Científica da Unijuí. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009. v. Único. p. 1-1.
-
COSTA-BEBER, L. ; MALDANER, O. A. . Interconversões de Energia em Transformações Químicas: Investigações no Desenvolvimento de Situações de Estudo em aula. In: XVII Seminário de Iniciação Científica da Unijuí, 2009, Ijuí. Anais do XVII Seminário de Iniciação Científica da Unijuí. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009. v. Único. p. 1-1.
-
COSTA-BEBER, L. ; MALDANER, O. A. . Evolução na concepção de educação em Química de professores e estudantes participantes em processos de inovação curricular. In: 29 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2009, Santa Maria. Anais do 29 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Santa Maria: UNIFRA, 2009. p. 1-1.
-
COSTA-BEBER, L. ; MALDANER, O. A. . A linguagem na mediação pedagógica: controle de sentidos e constituição do pensamento pela significação de conceitos químicos. In: XVII Encontro de Química da Região Sul (17 SBQSul), 2009, Rio Grande. Anais do XVII Encontro de Química da Região Sul (17 SBQSul). Rio Grande: Editora da FURG, 2009. v. único. p. 1-1.
-
PEREIRA, Jaqueline R. ; MALDANER, O. A. . Os programas de ensino de química na educação básica e sua força na manutenção do ensino tradicional. In: XVII Seminário de Iniciação Científica, XIV Jornada de Pesquisa e X Jornada de Extensão da UNIJUÍ, 2009, Ijuí. Anais do XVII Seminário de Iniciação Científica, XIV Jornada de Pesquisa e X Jornada de Extensão da UNIJUÍ. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2009. p. 1-1.
-
Beber Costa, Laís Basso ; MALDANER, O. A. . A produção de organização curricular em Química para o Ensino Médio fundamentada em Situação de Estudo. In: 28 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino da Química, 2008, Canoas. Anais do 28 EDEQ. Canoas: ULBRA, 2008. v. Único. p. 1-1.
-
Beber Costa, Laís Basso ; MALDANER, O. A. . Recontextualização de Conhecimentos de Química em Situações de Estudo da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio. In: XVI Seminário de Iniciação Científica XIII - Jornada de Pesquisa IX- Jornada de Extensão, 2008, Ijuí. Anais do XVI Seminário de Iniciação Científica XIII - Jornada de Pesquisa IX- Jornada de Extensão. Ijuí: Editora Unijuí, 2008. p. 1-2.
-
Beber Costa, Laís Basso ; MALDANER, O. A. . A ação pedagógica na recontextualização de conteúdos científicos em um currículo fundamentado em Situações de Estudo. In: 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química., 2008, Águas de Lindóia. Anais da 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.. Águas de Lindóia: SBQ, 2008. p. 1-1.
-
Beber Costa, Laís Basso ; MALDANER, O. A. . Avanços necessários e possíveis na avaliação escolar em um currículo organizado em sucessivas Situações de Estudo.. In: XIV- Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba. Anais do XIV- Encontro Nacional de Ensino de Química. Curitiba: UFPR, 2008. p. 32-32.
-
Gonçalves, Luca Scherer ; MALDANER, O. A. ; SANDRI, Vanessa . A pesquisa sobre educação em ciências química na formação inicial de professores nas licenciaturas: estudo de caso. In: XVI Seminário de Iniciação Científica XIII - Jornada de Pesquisa IX- Jornada de Extensão, 2008, Ijuí. Anais do XVI Seminário de Iniciação Científica XIII - Jornada de Pesquisa IX- Jornada de Extensão. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008. p. 1-2.
-
MALDANER, O. A. ; NONENMACHER, Sandra e B ; SANDRI, Vanessa . Formação de professores de Ciências Naturais. In: XVI Seminário de Iniciação Científica XIII - Jornada de Pesquisa IX- Jornada de Extensão, 2008, Ijuí. Anais do XVI Seminário de Iniciação Científica XIII - Jornada de Pesquisa IX- Jornada de Extensão. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008. p. 1-1.
-
SANDRI, Vanessa ; MALDANER, O. A. . A importância da pesquisa na formação inicial de professores e o seu desenvolvimento nos cursos de licenciatura da unijuí. In: XVI Seminário de Iniciação Científica XIII - Jornada de Pesquisa IX- Jornada de Extensão, 2008, Ijuí. Anais do XVI Seminário de Iniciação Científica XIII - Jornada de Pesquisa IX- Jornada de Extensão. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2008. p. 1-2.
-
Tiecher, T. R. ; Oliveira, L. A. ; Neis, M. F. ; MALDANER, O. A. . Relação das Aulas de Química do Ensino Médio com Temas da Atualidade. In: SBQ-Sul - XI Encontro de Química da Região Sul, 2008, Blumenau. Anais do SBQ-Sul - XI Encontro de Química da Região Sul. Blumenau: Universidade Regional de Blumenau, 2008. v. Único. p. 1-2.
-
AUTH, Milton A ; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera de ; MALDANER, O. A. . Análise e sistematização da constituição de grupos de formação docente fundamentado na mudança curricular. In: XVI Seminário de Iniciação Científica XIII - Jornada de Pesquisa IX- Jornada de Extensão, 2008, Ijuí. Anais do XVI Seminário de Iniciação Científica XIII - Jornada de Pesquisa IX- Jornada de Extensão. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008. v. Único. p. 1-2.
-
SANDRI, Vanessa ; MALDANER, O. A. . O Ensino da Pesquisa em Educação em Ciências como Atividade Curricular na Licenciatura. In: 30 Reunião Anual- Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de Lindóia. 30 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2007. p. 01-01.
-
SANDRI, Vanessa ; NONENMACHER, Sandra ; MALDANER, O. A. . Licenciatura em Química e formação de professores em Ciências Naturais: possibilidades concretas na formação pela pesquisa. In: 27 EDEQ- Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2007, Erechim. 27 EDEQ - Encontro de debates sobre o Ensino de Química -. Erechim: Uri - Erechim, 2007. v. único.
-
SANDRI, Vanessa ; NONEMACHER, Sandra ; MALDANER, O. A. . A Pesquisa sobre Educação em Ciências/Química na formação Inicial de Professores nas Licenciaturas: Estudo de Caso. In: XV Seminário de Iniciação Científica XII Jornada de Pesquisa VIII Jornada de Extensão, 2007, Ijuí. XV Seminário de Iniciação Científica XII Jornada de Pesquisa VIII Jornada de Extensão- O Futuro do Planeta. Ijuí: Unijuí, 2007. v. único. p. 1-3.
-
Beber Costa, Laís Basso ; MALDANER, O. A. . Características inovadoras atingidas a partir da organização curricular em ciências naturais através de sucessivas situações de estudo no ensino médio: o componente da química. In: XI Seminário de Iniciação Científica, 2007, Ijuí. XV - Seminário de Iniciação Cientifica XII Jornada de Pesquisa VIII Jornada de Extensão - O Futuro do Planeta Terra.. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007. v. Único. p. 1-3.
-
Beber Costa, Laís Basso ; LAUXEN, Marla ; MALDANER, O. A. . Contexto e recontextualização do conhecimento científico em Situação de Estudo no Ensino Médio. In: XXVII - Encontro de Debates sobre Ensino de Química, 2007, Erechim. XXVII - Encontro de Debates sobre Ensino de Química-. Erechim: Uri Erechim, 2007. v. unico. p. 1-1.
-
Beber Costa, Laís Basso ; LAUXEN, Marla ; MALDANER, O. A. . Sucessivas Situações de estudo no Desenvolvimento Curricular de química no Ensino Médio. In: 30 Reunião Anual - Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de Lindóia. 30 Reunião Anual - Sociedade Brasileira de Química. Águas de Lindóia: Sociedade Brasileira de Química, 2007. v. único. p. 1-1.
-
UHMANN, Rosângela ; MALDANER, O. A. . Usina Hidrelétrica em construção: Momento oportuno para um trabalho por Area de Conhecimento em Ciências da Natureza e suas Tecnologias. In: 27 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2007, Erechim. 27 EDEQ- Encontro de debates sobre o Ensino de Química - Química alimento da Racionalidade:Significar Conhecimentos para Efetivar a Educação. Erechim: Uri de Erechim, 2007. v. único.
-
SIGANSKI, B. P. ; DARONCO, L. ; CASTRO, V. F. ; MALDANER, O. A. . Investigação sobre Representações e Explicações em nível Microscópico de materiais do cotidiano por estudantes do Ensino Médio e Superior. In: 27 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2007, Erchim. 27 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química - Química Alimento da Racionalidade:Significar Conhecimentos para Efetivar a Educação. Erechim: Uri Erchim, 2007. v. unico. p. 1-1.
-
ARAÚJO, M. C. P. ; AUTH, Milton Antonio ; MALDANER, O. A. . Situações de estudo: organização curricular inovadora em ciências da natureza e suas tecnologias. In: XV Seminário de Iniciação Científica, XII Jornada de pesquisa, VIII Jornada de Extensão, 2007, Ijuí. Anais daXV Seminário de Iniciação Científica, XII Jornada de pesquisa, VIII Jornada de Extensão. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007. v. único. p. 1-2.
-
LAUXEN, Marla T C ; MALDANER, O. A. . O experimento escolar como objeto referente no desenvolvimento de uma Situação de Estudo em Química no ensino médio. In: 29 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2006, Águas de Lindóia. 29 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química- Química é Energia: Transforma vida e preserva ambiente. Águas de Lindóia: 29 RASBQ, 2006. v. único. p. 096-096.
-
MALDANER, O. A. ; DRIEMEYER, Patrícia R . Aplicações Tecnológicas no ensino de Química e processo de Significação Conceitual. In: 29 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2006, Águas de Lindóia. 29 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - Química é Energia: Transforma a vida e preserva o ambiente. Águas de Lindóia: RASBQ, 2006. v. único. p. 077-077.
-
MALDANER, O. A. ; RAMOS, Maria Rosângela Silveira . As Interações estabelecidas no Ensino da Química em ambientes pedagógicos Diversificados. In: IV ANPEd-Sul, 2006, Santa Maria/Rs. IV ANPEd-Sul. Santa Maria: UFSM, 2006. v. 1.
-
ARAÚJO, M. C. P. ; AUTH, M. ; MALDANER, O. A. . " Caracteristicas de Inovação Atingidas A Partir da Organização Curricular Em Ciências Naturais Através de Sucessivas Situações de Estudo". In: XI Jornada de Pesquisa da UNIJUI, 2006, Ijui. O Ser na Sociedade do Conhecimento. Ijui: Unijui, 2006. p. 1-2.
-
LAUXEN, Marla T C ; MALDANER, O. A. ; BAZZAN, A. C. . "A Situação de Estudo "Água e Vida" e Recontextualização do Conheciemnto Cientifico como Área de Estudo no Ensino Médio". In: 26ª EDEQ- Encontro de Encontro Nacional Sobre o Ensino Químico, 2006, Santa Cruz Do Sul. 26ª EDEQ- Encontro de Encontro Nacional Sobre o Ensino Químico. Santa Cruz do Sul: Unisc, 2006. p. 1-1.
-
LAUXEN, Marla T C ; MALDANER, O. A. ; BAZZAN, Alessando C . " Caracteristicas Inovadoras na Organização Curricular Do Ensino Médio: Conteúdos de Química na Situação de Estudo Água e Vida". In: XIVSemiário de Iniciação Cíentifica da Unijui, 2006, Ijui. XIVSemiário de Iniciação Cíentifica da Unijui. Ijui: Unijui, 2006. p. 1-2.
-
LAUXEN, Marla T C ; MALDANER, O. A. ; BAZZAN, Alessando Callai . Situação de Estudo Água e Vida:Significação de Conceitos Cíentificos que explicam Características físico-químicas da água. In: 14ª SBQSUL- Química na Sociedade: Significados e implicações, 2006, Erechim. 14ª SBQSUL- Química na Sociedade: Significados e implicações. Erechim: URI, 2006. p. 1-1.
-
SANDRI, Vanessa ; NONENMCAHER, Sandra ; MALDANER, O. A. . A Formação pela pesquisa no curso de Licenciatura em Química da Unijui. In: 14ª SBQSUL-Química na Sociedade: Significados e implicações, 2006, Erechim. 14ª SBQSUL-Química na Sociedade: Significados e implicações. Erechim: URI, 2006. p. 1-1.
-
SANDRI, Vanessa ; NONENMCAHER, Sandra ; NERY, B. K. ; MALDANER, O. A. . "Processo de Apredizagem da Pesquisa Educacional em Cursos de Graduação: Licenciatura da Química da Unijui. In: 26ª EDEQ- A contribuição da Educação Química na Melhoria da Qualidade de Vida do Planeta, 2006, Santa Cruz do Sul. 26ª EDEQ- A contribuição da Educação Química na Melhoria da Qualidade de Vida do Planeta. Santa Cruz Do Sul: UNISC, 2006. p. 1-1.
-
SANDRI, Vanessa ; NONENMCAHER, Sandra ; MALDANER, O. A. . "A pesquisa sobre Educação em Ciências/ Química na Formação Inicial de Professores nas Licenciaturas : Estudo de Caso. In: XIV-Seminario de Iniciação Cientifica da Unijui, 2006, Ijui. XIV-Seminario de Iniciação Cientifica da Unijui. Ijui: Unijui, 2006. p. 1-2.
-
MALDANER, O. A. ; UHMANN, Rosângela ; CRUZ, Janice da . Reaproveitamento de materiais: uma experiência de contextualização do conhecimento químico escolar. In: 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas - MG. Livro de Resumos da 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Ipiranga - SP: Copypress, 2005. p. ED29-ED29.
-
MALDANER, O. A. ; LAUXEN, Marla ; PRADO, Mauro ; DRIEMEYER, Patricia . Situação de Estudo e Contextualização do Conhecimento Científico: Uma nova prática pedagógica no ensino médio. In: 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas. Livro de Resumos da 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Ipiranga - SP: Copypress, 2005. p. ED 03-ED031.
-
MALDANER, O. A. ; COSTA, Andréia Gonçalves da . Pesquisa na Formação Inicial de professores de Química. In: 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas. Livro de Resumos da 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Ipiranga - SP: Copypress, 2005. p. ED043-ED043.
-
MALDANER, O. A. ; DIMER, Lizandra ; SOTO, Ubiridiana Dal . Concepções Curriculares sobre o Ensino de Química no Ensino Médio. In: 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas. Livro de Resumos da 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Ipiranga - SP: copypress, 2005. p. ED049-ED049.
-
MALDANER, O. A. ; COSTA, Andréia Gonçalves da . Pesquisa coletiva na formação inicial de professores da área de ciências naturais: aulas de química. In: VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2005, Ijuí. Cultura, suas relações e a formação de sujeitos na escola.. IJUÍ: UNIJUÍ, 2005. p. 84-84.
-
MALDANER, O. A. ; SANGIOGO, Fabio A ; LIMA, Fernanda O ; MOLIN, Valéria Goi Dal . A Importância Atribuída ao Ensino Experimental na Educação em Ciências Naturais. In: 25 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2005, Ijuí. Anais do 25 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Ijuí: Unijuí, 2005. p. 1-1.
-
MALDANER, O. A. ; COSTA, Andréia Gonçalves da . Pesquisa na Formação Inicial de Química. In: 25 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2005, Ijuí. Anais do 25 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Ijuí: Unijuí, 2005. p. 1-1.
-
MALDANER, O. A. ; LAUXEN, Marla ; PRADO, Mauro C ; DRIEMEYER, Patrícia R . Situação de Estudo e Contextualização do Conhecimento Científico: Uma Nova Prática Pedagógica no Ensino Médio. In: 25 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2005, Ijuí. Anais do 25 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Ijuí: Unijuí, 2005. p. 1-1.
-
MALDANER, O. A. ; DRIEMEYER, Patricia R . Situação de Estudo e Significação de Tecnologias no Ensino da Química. In: 25 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2005, Ijuí. Anais do 25 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Ijuí: Unijuí, 2005. p. 1-1.
-
MALDANER, O. A. ; RAMOS, Maria Rosângela O . Análise das Especificidades Interativas em Ambientes Pedagógicos. In: 25 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2005, Ijuí. Anais do 25 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Ijuí: Unijuí, 2005. p. 1-1.
-
MALDANER, O. A. ; UHMANN, Rosângela Inês Matos ; CRUZ, Janice de M P da . Reaproveitamento de Materiais: Uma Experiência de Contextualização do Conhecimento Químico Escolar. In: 25 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2005, Ijuí. Anais do 25 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Ijuí: Unijui, 2005. p. 1-1.
-
MALDANER, O. A. ; FRONER, Daiana ; RUBERICH, Rubia ; ZANON, Lenir B . O Ensino Experimental em Ciências Naturais. In: 25 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2005, Ijuí. Anais do 25 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Ijuí: Unijuí, 2005. p. 1-1.
-
MALDANER, O. A. ; ANDRADE, Joana de J . Objetos e métodos em construção: a sala de aula como espaço e fonte de pesquisa no ensino de química. In: 25 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2005, Ijuí. Anais do 25 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Ijuí: Unijuí, 2005. p. 1-1.
-
MALDANER, O. A. ; COSTA, Andréia Gonçalves da . Pesquisa Coletiva na Formação de professores da Área de Ciências Naturais: Química e Biologia.. In: XIII Seminário de Iniciação Científica, 2005, Ijuí. Ciência Inivação e Criatividade, 2005. v. 1.
-
MALDANER, O. A. ; LAUXEN, Marla T C . O componente Curricular da Química na Situação de Estudo: De alguma forma tudo se move. In: XIII Seminário de Iniciação Científica, 2005, IJUI. Ciencia, inovação e Criatividade, 2005. v. 1.
-
MALDANER, O. A. ; FUGENBAUM, Daniele ; PYRYLINSKI, Eliane ; BASSO, Helena Claúdia de Pelegrin ; MORETTO, Mariane Falci . A Utilização dos Livros Didáticos Tradicionais nas aulas de Ciencias Naturais. In: XIII Seminário de Iniciação Científica, 2005, Ijui. Ciência, Inovação e Criatividade, 2005. v. 1.
-
MALDANER, O. A. ; SANGIOGO, Fábio ; LIMA, Fernanda O ; MOLIN, Valéria Goi Dal . A importância Atribuída ao Ensino Experimental na Educação em Ciências Naturais. In: XIII Seminário de Iniciação Científica, 2005, IJUÍ. Ciência, inovação e Criatividade, 2005. v. 1.
-
MALDANER, O. A. ; ZANON, Lenir Basso ; SANGIOGO, Fábio . Pesquisa na Formação Inicial: Contribuição de Novos Espaços Formativos para a Formação em Química. In: XIII Seminário de Iniciação Científica, 2005, IJUÍ. Ciência, Inovação e Criatividade, 2005. v. 1.
-
MALDANER, O. A. ; COSTA, Andréia Gonçalves da ; NONENMACHER, Sandra e B . Pesquisa Coletiva na Formação de Professores da Área de Ciências Naturais: Química e Biologia. In: X Jornada de Pesquisa, 2005, Ijuí. Ciência, inovação e Criatividade, 2005.
-
MALDANER, O. A. ; SCHERER, Angelita Luiza Gullich . A Constituição do Professor de Administração no Exercício de Docência e na Formação Profissional Técnica. In: X Jornada de Pesquisa, 2005, Ijuí. Ciência, Inovação e Criatividade, 2005. v. 1.
-
MALDANER, O. A. ; DRIEMEYER, Patrícia Rosinke . Estudos de Tecnologias no Ensino de Química. In: X Jornada de Pesquisa, 2005, IjuÍ. Ciência, Inovação e Criatividade, 2005. v. 1.
-
MALDANER, O. A. ; AUTH, Milton A ; ARAÚJO, Maria Criatina Pansera de . Inovação Curricular em Ciências Naturais Tecnológicas através da Situação de Estudo. In: X Jornada de Pesquisa, 2005, Ijuí. Ciência, Inovação e Criatividade, 2005. v. 1.
-
MALDANER, O. A. ; COSTA, Andréia Gonçalves da . Criação de Espaços de Pesquisa na Formação Inicial de Professores de Química: Conjugação Ensino/Pesquisa. In: XXVI Congresso Latinoamericano de Química e 27ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - SBQ, 2004, Salvador. Livro de Resumos do XXVI Congresso Latinoamericano de Química e 27ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - SBQ. Salvador: SBQ, 2004. p. ED105-ED105.
-
MALDANER, O. A. ; COSTA, Andréia G da ; DRIEMEYER, Patrícia R . A Pesquisa na Formação Inicial de Professores. In: VI Seminário Internacional de Educação, 2004, Ijuí. Anais do VI Seminário Internacional de Educação. Ijuí: Unijui, 2004. p. 61-62.
-
MALDANER, O. A. ; CARNEIRO, Eliana Maria França ; SCHNETZLER, Roseli Pacheco ; SANTOS, Elias Batista dos . A Formação de Professores no Contexto das Mudanças Educacionais.. In: XII Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ, 2004, Goiânia. Anais do XII Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ. Universidade Federal de Goiás: Instituto de Química, 2004.
-
MALDANER, O. A. ; COSTA, Andréia Gonçalves da . Pesquisa coletiva na formação inicial de professores de química. In: XII Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ, 2004, Goiânia. Anais do XII Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2004.
-
MALDANER, O. A. ; COSTA, Andréia G da . Pesquisa Coletiva na Formação inicial de Professores de Química. In: XII Seminário de Iniciação Científica da UNIJUÍ, 2004, Ijuí. Livro de Resumos do XII Seminário de Iniciação Científica da UNIJUÍ. Ijuí: Ed. Unijui, 2004. p. 22-22.
-
MALDANER, O. A. ; DRIEMEYER, Patrícia R . Situação de Estudo no Ensino Médio: Ciência e Tecnologia. In: XII Seminário de Iniciação Científica da UNIJUÍ, 2004, Ijuí. Livro de Resumos do XII Seminário de Iniciação Científica da UNIJUÍ. Ijuí: Ed. Unijui, 2004. p. 62-62.
-
MALDANER, O. A. ; MEZALIRA, Sandra M ; ARAUJO, Maria C P de . Situação de Estudo no Ensino Médio: Biologia. In: XII Seminário de Iniciação Científica da UNIJUÍ, 2004, Ijuí. Livro de resumos do XII Seminário de Iniciação Científica da UNIJUÍ. Ijuí: Ed. Unijui, 2004. p. 81-81.
-
MALDANER, O. A. ; DRIEMEYER, Patrícia R ; BAZZAN, Alessandro C . Processo Ensino/Aprendizagem e Significação de Conceitos nas Situações de Estudo no Ensino Médio. In: XXIV EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2004, Caxias do Sul. Anais do XXIV EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Caxias do Sul: UCS, 2004. p. 1-1.
-
MALDANER, O. A. ; RAMOS, Maria Rosângela S . Análise das Interações Constitutivas emAmbientes Diversificados na Aula de Química. In: XXIV EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2004, Caxias do Sul. Anais do XXIV EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Caxias do Sul: UCS, 2004. p. 1-1.
-
MALDANER, O. A. ; UHMANN, Rosangela I M . O Ensino Contextualizado: Novas ênfases na Significação de Conceitos Químicos. In: XXIV EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2004, Caxias do Sul. Anais do XXIV EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2004.
-
MALDANER, O. A. ; COSTA, Andréia G . Pesquisa Coletiva na Formação Inicial de Professores de Química. In: XXIV EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2004, Caxias do Sul. Anais do XXIV EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Caxias do Sul: UCS, 2004. p. 1-1.
-
MALDANER, O. A. ; DRIEMEYER, Patricoa R ; BAZZAN, Alessando C . Situação de Estudo no Ensino Médio: Novas Oportunidades para Discutir Ciências Naturais e Tecnologia. In: XXIV EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2004, Caxias do Sul. Anais do XXIV EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Caxias do Sul: UCS, 2004.
-
MALDANER, O. A. ; AUTH, Milton A . A Inserção do Debate Epistemológico no Âmbito da Educação em Ciências. In: IX Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2004, Ijuí. Anais da IX Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí: Ed Unijui, 2004. p. 162-162.
-
MALDANER, O. A. ; RAMOS, Maria Rosângela S . As Interações Estabelecidas no Ensino da Química em Ambientes Diversificados. In: IX Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2004, Ijuí. Anais da IX Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí: Ed Unijui, 2004. p. 254-254.
-
MALDANER, O. A. ; DRIEMEYER, Patrícia R ; BINSFELD, Silvia C . Situações de Estudo Produzidas na Graduação são Propostas Inovadoras e Desafiadoras para o Ensino Médio. In: V Encontro sobre Investigação na Escola, 2004, Lajeado. Anais do V Encontro sobre Investigação na Escola. Lajeado/RS: UNIVATES, 2004. p. 1-2.
-
MALDANER, O. A. ; DRIEMEYER, Patrícia Rosinke ; PRADO, Mauro Césaro . Situação de Estudo como Proposta Curricular: Interação Disciplinar na área de Ciências do Ensino Médio. In: 27ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2004, Salvador-BA. 27ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2004.
-
MALDANER, O. A. ; RAMOS, Maria R Silveira . Investigação da própria Prática Pedagógica: As Interações Constitutivas em ambientes Diversificados das Aulas de química. In: XII -ENEQ- Encontro Nacional de Ensino de Química, 2004, Goiania. XII -ENEQ- Encontro Nacional de Ensino de Química, 2004.
-
MALDANER, O. A. ; PRADO, Mauro Césaro . INOVAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO QUÍMICA ESCOLAR - SITUAÇÃO DE ESTUDO E CONCEITOS BÁSICOS DE QUÍMICA. In: 26ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2003, Poços de Caldas. Livro de Resumos da 26ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2003. v. 1. p. ED007-ED007.
-
MALDANER, O. A. . EDUCAÇÃO EM QUÍMICA: UMA AÇÃO TRANSDISCIPLINAR. In: 26ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2003, Poços de Caldas. Livro de Resumos da 26ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Poços de Caldas/MG: Sociedade Brasileira de Química, 2003. p. SP205-SP205.
-
MALDANER, O. A. ; HAMES, Clarinês . CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORES NAS INTERFACES SOCIAIS ENTRE PROFESSORES FORMADORES, DA EDUCAÇÃO BÁSICA E EM FORMAÇÃO INICIAL. In: V Seminário Internacional de Educação, 2003, Ijuí. Anais do V Seminário Internacional de Educação. Ijuí: Ed UNIJUÍ, 2003. p. 35-35.
-
MALDANER, O. A. ; ZANON, L B ; HAMES, C ; DALSOTO, Lizandra M Zimmermann Dimer ; FRISON, M D ; BOFF, e . SITUAÇÃO DE ESTUDO: GERAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PROVENIENTES DAS ATIVIDADES HUMANAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES. In: XXIII EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2003, Passo Fundo. Anais do XXIII EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Passo Fundo, 2003.
-
MALDANER, O. A. ; COSTA, A G ; DRYEMEIER, P R . SITUAÇÃO DE ESTUDO: NOVA POSSIBILIDADE DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO BÁSICO. In: XXIII EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2003, Passo Fundo. Anais do XXIII EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2003. v. 1. p. 1-1.
-
MALDANER, O. A. ; COSTA, A G ; DRYEMEIER, P R . EDUCAÇÃO PELA PESQUISA NA PRÁTICA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. In: XXIII EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2003, Passo Fundo. Anais do XXIII EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Passo Fundo, 2003.
-
MALDANER, O. A. ; AUTH, Milton A . A inserção do debate epistemológico no âmbito da educação em ciências. In: VIII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2003, Ijuí. Livro de Resumos da VIII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí: UNIJUÍ, 2003. p. 104-105.
-
MALDANER, O. A. ; SILVA, Sidinei P da . OS SABERES DOCENTES NO ESPAÇO E TEMPO ESCOLAR/SOCIAL CONTEMPORÂNEO: UM VÍNCULO HISTÓRICO DE NATUREZA MULTIDIMENSIONAL E CONFLITUOSA. In: VIII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2003, Ijuí. Livro de resumos da VIII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí: UNIJUÍ, 2003. p. 376-377.
-
MALDANER, O. A. ; PIANESSO, Denise . SITUAÇÃO DE ESTUDO: DEBATE EPISTEMOLÓGICO NECESSÁRIO PARA UM NOVO ENFOQUE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. In: XI Seminário de Iniciação Científica, 2003, Ijuí. Livro de resumos do XI Seminário de Iniciação Científica. Ijuí: UNIJUÍ. p. 33-34.
-
MALDANER, O. A. ; DRIEMEYER, Patrícia R . SITUAÇÃO DE ESTUDO: DEBATE EPISTEMOLÓGICO NECESSÁRIO PARA UM NOVO ENFOQUE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. In: XI Seminário de Iniciação Científica, 2003, Ijuí. Livro de resumos do XI Seminário de Iniciação Científica. Ijuí: UNIJUÍ, 2003. p. 99-100.
-
MALDANER, O. A. ; PRADO, Mauro C . SITUAÇÃO DE ESTUDO COMO INOVAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO QUÍMICA ESCOLAR. In: XI Seminário de Iniciação Científica, 2003, Ijuí. Livro de resumos do XI Seminário de Iniciação Científica. Ijuí: UNIJUÍ, 2003. p. 141-142.
-
MALDANER, O. A. ; HAMES, Clarinês . CONSTITUIÇÃO DE FORMADORES EM ESPAÇOS MÚLTIPLOS DE INTERAÇÃO. In: Salão de pesquisa SETREM, 2003, Três de Maio. Anais do Salão de pesquisa SETREM. Três de Maio: SETREM, 2003. p. 18-19.
-
MALDANER, O. A. ; HAMES, Clarinês ; ZANON, Lenir B ; STUMM, Camila L . INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS ENTRE PROFESSORES FORMADORES E FUTUROS PROFESSORES. In: Salão de Pesquisa SETREM, 2003, Três de Maio. Anais do Salão de pesquisa. Três de Maio: SETREM, 2003. p. 22-22.
-
MALDANER, O. A. ; BLUME, Otavio B . INTERNET E RECURSOS ELETRÔNICOS PARA A DISPONIBILIZAÇÃO DA SITUAÇÃO DE ESTUDO.. In: IVJornada de Extensão da UNIJUÍ, 2003, Ijuí. Livro de resumos da IVJornada de Extensão da UNIJUÍ. Ijuí: Unijui, 2003. p. 76-77.
-
MALDANER, O. A. ; FUIZA, Graciela S ; AUTH, Milton A ; DRIEMEYER, Patrícia R ; MEZALIRA, Sandra M . SITUAÇÃO DE ESTUDO AR ATMOSFÉRICO: UMA PROPOSTA DE (RE)MODELAÇÃO CURRICULAR EM CIÊNCIAS NATURAIS. In: VIII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2003, Cruz Alta. Anais do VIII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Cruz Alta: UNICRUZ, 2003. p. 181-181.
-
MALDANER, O. A. ; STRIEDER, Paulo Jacob . SIGNIFICAÇÃO DOS CONCEITOS ÉTICOS: TRANSVERSALIDADE E MEDIAÇÃO DOCENTE. In: V Seminário Internacional de Educação, 2003, Ijuí. Anais do V Seminário Internacional de Educação. Ijuí: UNIJUÍ, 2003. p. 56-56.
-
MALDANER, O. A. ; AUTH, Milton A ; WUNDER, Denise A ; FIUZA, Graciela ; PRADO, Mauro C . A inserção do debate epistemológico no âmbito da educação em ciências. In: IV ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, Bauru. Livro de resumos do IV ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003. p. 56-57.
-
MALDANER, O. A. ; RAMOS, Maria R Silveira . O CONHECIMENTO DO ENSINO DA QUÍMICA MEDIADA PELAS INTERFACES TECNOLÓGICAS. In: VIII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2003, Ijuí. Livro de Resumos da VIII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí: UNIJUÍ, 2003. p. 365-366.
-
MALDANER, O. A. ; HAMES, Clarinês . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE/ESCOLA. In: IV Seminário Internacional de Educação, 2002, Ijuí. Programa e Anais do IV Seminário Internacional de Educação. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 2002. p. 24-24.
-
MALDANER, O. A. ; WUNDER, Denise Angela . LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (3 e 4 CICLOS) E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: IV Seminário Internacional de Educação, 2002, Ijuí. Programa e Anais do IV Seminário Internacional de Educação. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 2002. p. 38-38.
-
MALDANER, O. A. . DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA DENTRO DA NOVA REALIDADE. In: VI Fórum de Química do Rio Grande do Sul, 2002, Porto Alegre. Boletim Informativo CRQ-V, 2002. p. 1-1.
-
MALDANER, O. A. ; AUTH, M. ; WUNDER, Denise Angela ; PIANESSO, Denise ; BINSFELD, S. . SITUAÇÕES DE ESTUDO E FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA DA SALA DE AULA. In: III ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA, 2002, Lageado. ANAIS - III ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA. Lageado: da UNIVATES, 2002.
-
MALDANER, O. A. ; ZANON, Lenir B ; HAMES, Clarinês ; STUMM, C. L. . ANALISANDO/RECONSTRUINDO INTERAÇÕES EM UMA MODALIDADE INTERDISCIPLINAR DE ENSINO E FORMAÇÃO NA LICENCIATURA DE QUÍMICA/CIÊNCIAS. In: XI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2002, Recife. Anais do XI ENEQ. Recife: Imprensa Universitária da UFRPE, 2002. p. 112-112.
-
MALDANER, O. A. ; ZANON, Lenir B ; HAMES, Clarinês ; STUMM, Camila L . RECONSTRUINDO PRÁTICAS DE INTERAÇÃO EM CONTEXTOS INTERDISCIPLINARES DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS. In: X Seminário de Iniciação Científica, 2002, Ijuí. Livro de Resumos. Ijuí: UNIJUÍ, 2002. p. 89-89.
-
MALDANER, O. A. ; WUNDER, Denise Angela . SITUAÇÃO DE ESTUDO: DEBATE EPISTEMOLÓGICO NECESSÁRIO PARA UM NOVO ENFOQUE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ÁREA DA BIOLOGIA. In: X Seminário de Iniciação Científica, 2002, Ijuí. Livro de resumos. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 2002. p. 90-90.
-
MALDANER, O. A. ; PRADO, Mauro C . SITUAÇÃO DE ESTUDO: DEBATE EPISTEMOLÓGICO NECESSÁRIO PARA UM NOVO ENFOQUE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ÁREA DA QUÍMICA. In: X Seminário de Iniciação Científica, 2002, Ijuí. Livro de Resumos. Ijuí: UNIJUÍ, 2002. p. 128-128.
-
MALDANER, O. A. ; LOPES, A. C. . DISPONIBILIZAÇÃO ELETRÔNICA DE SITUAÇÃO DE ESTUDO. In: III Jornada de Extensão da UNIJUÍ, 2002, IJUÍ. Livro de resumos. Ijuí: UNIJUÍ, 2002. p. 30-30.
-
MALDANER, O. A. ; AUTH, Milton A ; NONENMACHER, Sandra . SITUAÇÃO DE ESTUDO: debate epistemológico necessário para um novo enfoque curricular na educação em Ciências. In: VII Jornada de Pesquisa da Unijuí, 2002, Ijuí. Livro de Resumos. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2002. p. 251-252.
-
MALDANER, O. A. ; WUNDER, D. . CURRÍCULO DE CIÊNCIAS COM BASE EM LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL (3 E 4 CICLOS). In: 54 Reunião Anual da SBPC, 2002, Goiânia. Anais/resumos da 54 Reunião Anual da SBPC [CD-ROOM]. Gioânia: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2002.
-
MALDANER, O. A. ; ZWIRTES, A. . INSERÇÃO CULTURAL DOS ESTUDANTES ATRAVÉS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM FÍSICA COM BASE NA TECNOLOGIA. In: IV ANPEd-Sul, 2002, Florianópolis. Programa e Resumos do IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Florianópolis: Gráfica Recorde, 2002. p. 206-207.
-
MALDANER, O. A. ; ANDRADE, J. J. . CIÊNCIA, ENSINO E SUBJETIVIDADE. In: IV ANPEd-Sul, 2002, Florianópolis. Programa e Resumos do Seminário de Pesquisa da Região Sul. Florianópolis: Gráfica Recorde, 2002. p. 111-111.
-
MALDANER, O. A. ; AUTH, Milton A ; WUNDER, Denise A ; PIANESSO, Denise ; BINSFELD, S. . SITUAÇÕES DE ESTUDO E FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAS: IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA DA SALA DE AULA. In: III Encontro sobre Investigação na Escola, 2002, Lajeado. Anais do III Encontro sobre Investigação na Escola. Lajeado/RS: UNIVATES, 2002. p. 108-109.
-
MALDANER, O. A. ; ANDRADE, J. J. . ÓXIDOS NO ENSINO MÉDIO: OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO AMPLA DO PENSAMENTO QUÍMICO INICIAL. In: 21 EDEQ - Encontro de Debates Sobre Ensino de Química, 2001, Santa Maria/RS. Educando em Química com Novas Tecnologias. Santa Maria/RS: UFSM, 2001. p. 39-39.
-
MALDANER, O. A. ; BAZZAN, Alessando Callai ; OUTROS . ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA SITUAÇÃO DE ESTUDO AR ATMOSFÉRICO NO 1 ANO DO ENSINO MÉDIO DA EFA. In: 21 EDEQ - Encontro de Debates Sobre Ensino de Química, 2001, Santa Maria/RS. Educando em Química com Novas Tecnologias. Santa Maria/RS: UFSM, 2001. p. 81-81.
-
MALDANER, O. A. ; KINALSKI, A. C. . SOLUÇÕES - TEMA CENTRAL NA ELABORAÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO ESCOLAR. In: 21 EDEQ - Encontro de Debates Sobre Ensino de Química, 2001, Santa Maria/RS. Educando em Química com Novas Tecnologias. Santa Maria/RS: UFSM, 2001. p. 80-80.
-
MALDANER, O. A. ; WUNDER, Denise Angela . CURRÍCULO DE CIÊNCIAS COM BASE EM LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: IX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIJUÍ, 2001, Ijuí/RS. Anais do IX Seminário de Iniciação Científica da UNIJUÍ. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 2001. p. 182-183.
-
MALDANER, O. A. ; HAMES, Clarinês ; ZANON, Lenir Basso . INTERAÇÕES ENTRE SUJEITOS PARTICIPANTES DE PROCESSOS FORMATIVOS INTERDISCIPLINARES EM CIÊNCIAS. In: VI Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2001, Ijuí/RS. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 2001. p. 286-287.
-
MALDANER, O. A. ; ANDRADE, J. J. . O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO EDUCADOR DE QUÍMICA EM PROCESSOS DISCURSIVOS DE RECONSTRUÇÃO CURRICULAR - EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA. In: VI Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2001, Ijuí/RS. Anais da VI Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí/RS: unijuí, 2001. p. 303-303.
-
MALDANER, O. A. ; ZANON, Lenir Basso ; AUTH, M. ; NONENMACHER, Sandra e B ; BAZZAN, A. C. ; PASCOAL, S. G. . SITUAÇÃO DE ESTUDO COMO AÇÃO COLETIVA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO. In: VI Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2001, Ijuí/RS. Anais da VI Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 2001. p. 288-289.
-
MALDANER, O. A. ; ZANON, Lenir Basso ; AUTH, M. ; NONENMACHER, Sandra e B ; BAZZAN, A. C. ; PASCOAL, S. G. . SITUAÇÃO DE ESTUDO COMO POSSIBILIDADE CONCRETA DE AÇÕES COLETIVAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO. In: III ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2001, Atibaia/SP. Livro de Resumos e Programação, 2001. p. 106-107.
-
MALDANER, O. A. ; WUNDER, Denise A ; BOFF, E. T. O. ; BUSS, S. R. . SITUAÇÃO DE ESTUDO: UM NOVO ENFOQUE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR JUNTO AOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: DENGUE E LEPTOSPIROSE. In: II ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA, 2001, Lageado. ANAIS DO II ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA. Lageado: UNIVATES, 2001. p. 39-40.
-
MALDANER, O. A. ; ANDRADE, J. J. . CIÊNCIA, ENSINO E INTERSUBJETIVIDADE. In: IV ANPEd-Sul, 2001, Florianópolis. Programa e Resumos do IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Florianópolis: Gráfica recorde, 2002. p. 111-111.
-
MALDANER, O. A. ; ZANON, Lenir Basso ; OUTROS . ORGANIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO - ÁREA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - DESENVOLVIMENTO DE UMA SITUAÇÃO DE ESTUDO. In: 10 ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2000, Porto Alegre/RS. Educação em Química pela Pesquisa: um Desafio para a Sala de Aula. Porto Alegre: PUCRS, 2000. v. único. p. 42-43.
-
MALDANER, O. A. ; BOFF, E. T. O. ; FERREIRA, F. W. ; FRISON, M. D. ; HAMES, Clarinês ; CALLEGARI, O. . GERAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PROVENIENTES DAS ATIVIDADES HUMANAS. In: v Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2000, Ijuí/RS. Livro de Resumos da V Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 2000. p. 20-20.
-
MALDANER, O. A. ; HAMES, Clarinês ; SILVA, L. T. M. ; OUTROS . SITUAÇÃO DE ESTUDO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. In: v jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2000, Ijuí/RS. Livro de Resumos da V Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 2000. p. 229-229.
-
MALDANER, O. A. ; CALLEGARI, O. ; OUTROS . CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS GRADUANDOS EM CIÊNCIAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS. In: VIII Seminário de Iniciação Científica da UNIJUÍ, 2000, Ijuí/RS. Livro de Resumos do VIII Seminário de Iniciação Científica da UNIJUÍ. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 2000. p. 34-34.
-
MALDANER, O. A. ; BOFF, E. T. O. ; FERREIRA, F. W. ; FRISON, M. D. ; OUTROS . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: I SEDAN - Simpósio Gaúcho de Educação Ambiental e XII SAUMA - Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente, 2000, Erechim. ANAIS. Erechim: URI, 2000. p. 84-84.
-
MALDANER, O. A. . OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E AS PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE QUÍMICA. In: X Encontro Centro-Oeste de Debates sobre Ensino de Química - Tendências e Inovações no Ensino de Química, 1998, Cuiabá MT. Caderno de Resumos e Anais UFMT. Cuiabá: Ed. UFMT, 1998.
-
RITTER, J. ; TAVARES, L. S. ; OLIVEIRA, P. G. B. ; MALDANER, O. A. . Televisão: Enfoques CTS/CTSA em Situações de Estudo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MALDANER, OTAVIO ALOISIO ; LUTZ, A . A necessidade de entender a atividade profissional de professor em campo teórico coplexo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MALDANER, O. A. ; ANDRADE, Joana de J . O Ensino da Pesquisa na Formação dos Professores nas Licenciaturas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MALDANER, O. A. ; SANGIOGO, Fabio A . A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSOR PARA O CONTEXTO DE SUA ATUAÇÃO: Enfoque no ensino de Ciências e Matemática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MALDANER, O. A. ; ECHEVERRIA, A. R. . MR: Ensino Desenvolvimental no Ensino de Ciências_EF. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MALDANER, O. A. . A concepção da prática a partir da perspectiva do Ensino Médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MALDANER, O. A. . A Química do Químico é a mesma do professor de química? Um constante dilema de quem ensina.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MALDANER, O. A. . A SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL NA INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E FASE ADULTA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MALDANER, O. A. . Conferencia cuestiones curriculares y formación de profesores en la interfaze Universidad Escuela. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MALDANER, O. A. . V Seminário Goiano - Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GASTALDO, L. ; MALDANER, O. A. ; Auler, D. . Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MALDANER, O. A. . Reorganização Curricular: Ensino Médio Técnico Integrado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RITTER, J. ; BEBER, L. B. C. ; MALDANER, O. A. . Competências Básicas ou Tranversais e Competências Curriculares no Novo ENEM:Exigências Avaliativas para a Químcia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MALDANER, O. A. . A pesquisa em Educação e a Relação com o Ensino na Educação Básica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MALDANER, O. A. . O conhecimento Específico na Compreensão do Mundo Natural e Modificado pela ação do Homem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MALDANER, O. A. . Práticas Pedagógicas Integradas nos Cursos de Licenciatura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
WENZEL, J. S. ; MALDANER, O. A. . A significação conceitual em Química pela prática da escrita e da reescrita orientada em processo em processo de ensino interativo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RITTER, J. ; MALDANER, O. A. . Avaliação como Processo de Intervenção Pedagógica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MALDANER, O. A. . O conhecimento Específico na Compreensão do Mundo Natural e Modificação pela ação do Homem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MALDANER, O. A. . Aprendizagem Humana e Diversidade Cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MALDANER, O. A. . Avanços, Impasses e Desafios na Formação de Professores de Química e Biologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MALDANER, O. A. . Interação pedagógica e aprendizagem nas Ciências. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, Jaqueline R. ; MALDANER, O. A. . Situação de Estudo: Proposta Pedagógica que se aproxima de expectativas do novo ENEM.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREIRA, Jaqueline R. ; MALDANER, O. A. . Desenvolvimento cognitivo - um desafio à autonomia docente frente à criação de currículo para a educação básica em Química. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MALDANER, O. A. ; COSTA-BEBER, L. . Recontextualização de conteúdos científicos escolares por meio de Situações de Estudo: mapa metaconceitual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MALDANER, O. A. ; SANDRI, Vanessa ; NONENMACHER, Sandra . Licenciatura de Química articulada com a formação do professor de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MALDANER, O. A. . Evolução de Conceitos Químicos com a Recontextualização através de Situações de Estudo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ZUCCO, C. ; MALDANER, O. A. ; CHASSOT, A. I. . Formação do professor de Química (painel). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MALDANER, O. A. . O Conhecimento Químico na Raiz da Constituição do Pensamento dos Humanos sobre o Mundo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MALDANER, O. A. ; MACHADO, Andréia Horta . A contextualização no Ensino -Aprendizagem da Química. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MALDANER, O. A. . Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MALDANER, O. A. . Situação de Estudo como Forma de Organização Curricular em Ciências Naturais e na Área de Ciencias da Natureza e suas Tecnologias. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MALDANER, O. A. . Conhecimento Específico de Professor no Ensino de Química. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MALDANER, O. A. . A Pesquisa Educacional na Formação do Professor. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MALDANER, O. A. . A Educação Química como Campo Específico do Conhecimento na Formação de Professores. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MALDANER, O. A. ; BAZZAN, Alessando Callai ; ZANON, Lenir Basso ; LAUXEN, Marla T C ; DRIEMEYER, Patrícia Rosinke ; PRADO, Mauro . CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: A SITUAÇÃO DE ESTUDO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MALDANER, O. A. . A Formação do Professor na Contemporaneidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MALDANER, O. A. ; GALLIAZZI, Maria Do Carmo ; MORAES, Roque . Produção Coletiva e Inovação Curricular como Mediação da Formação Continuada de Professores. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MALDANER, O. A. . Interfaces entre a Biologia e Conhecimentos Escolares. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MALDANER, O. A. ; ZWIRTES, A. . INSERÇÃO CULTURAL DOS ESTUDANTES ATRAVÉS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM FÍSICA COM BASE NA TECNOLOGIA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MALDANER, O. A. . O PROFESSOR PESQUISADOR DE SEU PRÓPRIO ENSINO: DO NECESSÁRIO E DO POSSÍVEL0- (DEBATEDOR). 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MALDANER, O. A. . ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO DE QUÍMICA. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MALDANER, O. A. . PROJETO PIQUI - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MALDANER, O. A. . A FORMAÇÃO DE PROFESSOR/PESQUISADOR. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MALDANER, O. A. . PROGRAMAS DE QUÍMICA PARA VESTIBULARES - MESAREDONDA. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MALDANER, O. A. . Prefácio: Novos Sentidos Para a Formação de Competências Básicas. Curitiba, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
MALDANER, O. A. . Prólogo de livro: Formación de profesores y cuestiones sociocientíficas. Bogotá, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
MALDANER, O. A. . Prefácio do Livro 'A Escrita em Processos Interativos. Curitiba, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
MALDANER, O. A. . Editorial de Tecné, Episteme y Didaxis. Educadora de Educadores, 2011 (Elaboração do editorial).
-
MALDANER, O. A. . Prefácio do livro Formação Superior em Química no Brasil. Ijuí, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
MALDANER, O. A. . Prefácio do livro: Computadores e Linguagens nas Aulas de Ciências. Ijuí, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
MALDANER, O. A. ; Giordan, Marcelo ; SANTOS, Wildson L P dos . Editorial da Química Nova na Escola N. 25. São Paulo: Divisão de ensino da Sociedade Brasileira de Química, 2007 (Elaboração do editorial).
-
MALDANER, O. A. ; Giordan, Marcelo ; SANTOS, Wildson L P dos . Editorial da Química Nova na Escola N. 26. São Paulo: Divisão de ensino da Sociedade Brasileira de Química, 2007 (Elaboração do editorial).
-
MALDANER, O. A. . Ar Atmosférico: Uma porção do mundo material sobre a qual se deve pensar. IJUI: UNIJUI, 2005 (Curso de Capacitação de Professores da Área de Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias).
-
MALDANER, O. A. . Radioatividade e transformações químicas. Ijui: UNIJUI, 2005 (Curso de Capacitação de Professores da Área de Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias).
-
MALDANER, O. A. . Combustão: primeiras ideias. IJUÍ: UNIJUI, 2005 (Curso de Capacitação de Professores da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias).
-
MALDANER, O. A. . Desenvolvimento de currículo e formação de professoes de Ciências da natureza e suas tecnologia. IJUI: UNIJUI, 2005 (Curso de Capacitação de Professores da Área de Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias).
Outras produções
MALDANER, O. A. . Proyecto Colombo-Brasileno de Formación de Professores de Ciencias En La Interfaz Universidad-Escuela. 2014.
MALDANER, O. A. . Reunião de Classificação de Livros da área de Ensino de Ciências e Matemática. 2010.
MALDANER, O. A. . Comissão de avaliação da proposta de curso de especialização em ensino de Química - PAR-MEC-ATUAB (Avaliador). 2009.
MALDANER, O. A. . Revista Contexto & Educação. 2011.
MALDANER, O. A. . V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-Sul) e IV Simpósio Latino-Americano e Caribenho de Educação em Ciências (ICASE). 2011.
SANTOS, Wildson L P dos ; MALDANER, O. A. . Ensino de Química em foco (Apresentação). 2010.
MALDANER, O. A. ; OUTROS . Comissão Própria de Avaliação da Unijuí. 2009.
MALDANER, O. A. . Revista Ciência e Educação. 2009.
MALDANER, O. A. . Revista Contexto & Educação. 2009.
MALDANER, O. A. . Revista Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências. 2009.
MALDANER, O. A. . Investigações em Ensino de Ciências. 2009.
MALDANER, O. A. . Revista Química nova na Escola. 2009.
MALDANER, O. A. . Educação e Pesquisa - revista da faculdade de educação da USP. 2009.
MALDANER, O. A. . Computadores e Linguagens nas aulas de CIÊNCIAS (resenha). 2008.
MALDANER, O. A. . Revista Ciência e Educação. 2008.
MALDANER, O. A. . Revista Ensaio - Pesquisa em educação em ciências. 2008.
MALDANER, O. A. . Revista Investigação em Ensino de Ciências. 2008.
MALDANER, O. A. . Revista Contexto & Educação. 2008.
MALDANER, O. A. . Computadores e linguagens nas aulas de Ciências (prefácio). 2008.
CALLAI, H. C. ; DALLAROSA, M. S. ; MALDANER, O. A. . Comissão Própria de Avaliação da Unijuí. 2008.
MALDANER, O. A. . Revista Química Nova na Escola. 2008.
MALDANER, O. A. . Educação e Pesquisa - revista da faculdade de educação da USP. 2008.
MALDANER, O. A. . Educação e Pesquisa - revista da faculdade de educação da USP. 2007.
MALDANER, O. A. . Diálogos e Ciência - Revista Eletrônica. 2007.
MALDANER, O. A. . Revista Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências. 2007.
MALDANER, O. A. . Ciência e Educação. 2007.
MALDANER, O. A. . Revista Investigação em Ensino de Ciências. 2007.
MALDANER, O. A. . Revista contexto & Educação. 2007.
MALDANER, O. A. . Revista Química Nova na Escola. 2007.
MALDANER, O. A. ; OUTROS . Comissão Própria de Avaliação da Unijuí. 2007.
MALDANER, O. A. ; OUTROS . VI ANPEd Sul. 2006.
CALLAI, H. C. ; DALLAROSA, M. S. ; MALDANER, O. A. . Comissão Própria de Avaliação da Unijuí. 2006.
MALDANER, O. A. ; GALIAZZI, M. C. ; MASSENA, E. P. ; ECHEVERRIA, A. R. . Os Grupos de Pesquisa na Mobilização de Processos de Reconstrução Curricular em Química/Ciências. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ARAÚJO, M. C. P. ; ZANON, Lenir B ; FRISON, Marli D ; BOFF, Eva ; MALDANER, O. A. . Conhecimento de Professor na Produção e Desenvolvimento de Currículo nas Ciências da Natureza em Espaços Interativos de Processos de Pesquisa. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MALDANER, O. A. . O professor, o Aprendiz e as Políticas Públicas na Formação de Professores de Química. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MALDANER, O. A. ; FIALHO, M. C. ; BELATO, D. ; KURTZ da SILVA, F. D. ; NEHRING, C. M. . Aprendizagens e as Áreas do Conhecimento. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MALDANER, O. A. ; GALIAZZI, M. C. . Educação Ambiental e em Saúde na Educação Formal. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MALDANER, O. A. . Pesquisa e Desenvolvimento do conhecimento de Professor. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MALDANER, O. A. . Interdisciplinaridade: concepções e práticas pedagógicas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MALDANER, O. A. . Formação Docente: Curso de Extensão e Aperfeiçoamento_Desenvolvimento Didático_Pedagógico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MALDANER, O. A. . Ensino Médio Politécnico_Reconstrução Curricular. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MALDANER, O. A. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ESCOLA: FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: PERSPECTIVA DE VIGOTSKI. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MALDANER, O. A. . Situação de Estudo na significação de sistema conceitual na aprendizagem da ligação química. 2014. .
MALDANER, O. A. . Formação de professores para ciências: o desafio da construção de metodologias para pesquisa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Giordan, Marcelo ; MALDANER, O. A. ; SANTOS, Wildson L P dos . Química Nova na Escola. 2009. (Editoração/Periódico).
ARAÚJO, M. C. P. ; MALDANER, O. A. ; AUTH, Milton Antonio . Desenvolvimento de currículo em Ciências da Natureza e suas Tecnologias em espaços interativos de grupos de sujeitos diversificados. 2009. (Relatório de pesquisa).
Giordan, Marcelo ; MALDANER, O. A. ; SANTOS, Wildson L P dos . Editor Coordenador de Química Nova na Escola (Editoração/periódico). 2009. (EDUCAÇÃO).
Giordan, Marcelo ; MALDANER, O. A. ; SANTOS, Wildson L P dos ; Vieira, P. C. . Química Nova na Escola. 2008. (Editoração/Periódico).
Giordan, Marcelo ; MALDANER, O. A. ; SANTOS, Wildson L P dos . Editor Coordenador de Química Nova na Escola (Editoração/periódico). 2008. (EDUCAÇÃO).
Giordan, Marcelo ; MALDANER, O. A. ; SANTOS, Wildson L P dos . Química Nova na Escola. 2007. (Editoração/Periódico).
Beber Costa, Laís Basso ; LAUXEN, Marla T C ; MALDANER, O. A. . Características de Inovações Atingidas a partir da Organização Curricular em Ciências Naturais através de Sucessivas Situações de Estudo. 2007. (Relatório de pesquisa).
MALDANER, O. A. . " Formação em Química Hoje: Necessidadese Possibilidades. 2007. (Palestra).
MALDANER, O. A. . Curso de Capacitação. 2007. (Curso de Capacitação; Função de Multiplicador).
MALDANER, O. A. . Capacitação de Avaliadores. 2007. (Curso de Capacitação; Função de Multiplicador).
Giordan, Marcelo ; MALDANER, O. A. ; SANTOS, Wildson L P dos . Editor Coordenador de Química Nova na Escola (Editoração/periódico). 2007. (EDUCAÇÃO).
MALDANER, O. A. ; OUTROS . Relatório Final de Auto Avaliação Institucional Da Unijui. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Comissão Própria de Avaliação Da Unijui).
MALDANER, O. A. ; OUTROS . A Atividade da Continuada Formação de Professores de Química. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Formação Inicial Continuada De Professores).
MALDANER, O. A. ; OUTROS . Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Capacitação de Professores da Area de Ciencias da Natureza, Matematica e suas Tecnologias).
MALDANER, O. A. . "Formação em Química, Hoje: Necessidades e Possibilidades. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - 1ª Semana Academica de Química Regime Especial).
MALDANER, O. A. ; OUTROS . Radioatividade e Transformações Químicas ( p.55-60). 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa de melhoria e expansão do ensino médio).
MALDANER, O. A. ; OUTROS . Combustão - primeiras idéias (p.60-69). 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa de melhoria e expansão do Ensino Médio).
MALDANER, O. A. ; MARTINS, Isabel G R . Abordagens Metodológicas na Pesquisa em Ensino de Ciências. 2006. (Mesa Redonda).
MALDANER, O. A. . Situação de Estudo: Princípios e Práticas na organização do Conteúdo Escolar no Ensino Médio. 2006. (MIni- Curso).
MALDANER, O. A. . Responsabilidade Social e Educação. 2006. (Palestra).
MALDANER, O. A. . A pós-Graduação e a formação do educador Químico--tendências e perspectivas. 2006. (Palestra).
MALDANER, O. A. . As Diferentes Dimensões da Pesquisa em Química: A pesquisa na Formação dos profissionais Docentes. 2006. (Mesa Redonda).
MALDANER, O. A. . Radioatividade. 2006. (MIni- Curso).
MALDANER, O. A. . A Atualidade da Continuada Formação de Professores de Química. 2006. (Palestra).
MALDANER, O. A. . Aula de Química: Ressignificação de Conceitos Químicos. 2006. (MIni- Curso).
MALDANER, O. A. . A Prova de Química do ENADE: Análise Crítica. 2006. (Palestra).
MALDANER, O. A. ; AUTH, M. ; ARAÚJO, Maria Criatina Pansera de ; ZANON, Lenir B . Educação em Ciências. 2006. (Organização de Coleção de Livros).
MALDANER, O. A. . A Significação de Conceitos químicos Estruturadores do Pensamento Químico Inicial sobre o Mundo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MALDANER, O. A. ; ZANON, Lenir Basso . Pesquisa na Formação Inicial: Contribuição de Novos Espaços Formativos na Apropriação do Conhecimento em Química.. 2005. (Relatório de pesquisa).
MALDANER, O. A. . A Abordagem Histórico-Cultural na Pesquisa em Educação. 2005. (Palestra).
MALDANER, O. A. . Ensino Fundamental: Neoformações Mentais pela Aprendizagem. 2005. (Palestra).
MALDANER, O. A. . Ensino/Aprendizagens em Ciências. 2005. (Coordenação de Sessão de Comunicação Oral).
MALDANER, O. A. . O Educador Químico Frente as Atuais Políticas Educacionais. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MALDANER, O. A. ; AUTH, Milton Antonio ; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera de . Característica de Inovação Atingidas a Partir da Organização Curricular em Ciências Naturais através de Sucessivas Situações de Estudo. 2004. (Relatório de pesquisa).
MALDANER, O. A. ; COSTA, Andréia Gonçalves da . Pesquisa Coletiva na Formação Inicial de Professores da Área de Ciências: Ciências Naturais, Química e BIologia. 2004. (Relatório de pesquisa).
MALDANER, O. A. . Programa Institucional de pesquisa : Educação em Ciencias e matemática. 2004. (Relatório de pesquisa).
MALDANER, O. A. . Espaços de Pesquisa na Formação Inicial e Continuada de Professores da Área de Ciências: Conjugação Ensino/Pesquisa.. 2004. (Relatório de pesquisa).
MALDANER, O. A. . Financiamento para a Ciência e Tecnologia. 2004. (Coordenação de Mesa Redonda).
MALDANER, O. A. ; BOTOMÉ, Silvio Paulo ; RIBEIRO, Liane B M ; BOOTH, Ivete Ana S . Educação: Fenômeno de Múltiplas Áreas. 2004. (Coordenação de Mesa Redonda).
MALDANER, O. A. . O Licenciado e a Sua Formação Profissional Docente. 2004. (Palestra).
MALDANER, O. A. ; AUTH, Milton Antonio ; NONENMACHER, Sandra ; PIANESSO, Denise ; FIUZA, Graciela Sasso ; PRADO, Mauro Césaro ; DRIEMEYER, Patrícia Rosinke ; BINSFELD, Sílvia Cristina . Situação de Estudo: Debate Epistemológico Necessário para um Novo Enfoque Curricular na Educação em Ciências. 2003. (Relatório de pesquisa).
MALDANER, O. A. . Desenvolvimento Curricular e Formação de Professores em Ciências Naturais e suas Tecnologias: articulação Universidade/Escola. 2003. (Relatório de pesquisa).
MALDANER, O. A. . FORMAÇÃO DE DUCADORAS E EDUCADORES DE QUÍMICA EM CENÁRIO DE MUDANÇA DE PARADIGMAS. 2003. (CIÊNCIAS).
MALDANER, O. A. . Situação de Estudo como proposta de Organização Curricular no Ensino de Ciências -Disponibilização com recursos de informática. 2002. (Relatório de pesquisa).
MALDANER, O. A. ; AUTH, Milton Antonio ; NONENMACHER, Sandra ; WUNDER, Denise Angela ; BROCH, Lucila Ferrari ; PRADO, Mauro . Situação de Estudo Debate Epistemológico para um Novo Enfoque Curricular na Educação em Ciências. 2002. (Relatório de pesquisa).
MALDANER, O. A. ; WUNDER, Denise Angela ; MEZALIRA, Sandra Mara ; DRIEMEYER, Patrícia Rosinke . Situação de Estudo Debate Epistemológico Necessário para um Novo Enfoque curricular na Educação em Ciências. 2002. (Relatório de pesquisa).
MALDANER, O. A. ; NONENMACHER, Sandra ; AUTH, Milton Antonio ; WUNDER, Denise Angela ; GARCIA, Dênis da Silva . Situação de Estudo Debate Epistemológico Necessário para um Novo Enfoque Curricularna Educação em Ciências. 2001. (Relatório de pesquisa).
MALDANER, O. A. ; HAMES, Clarinês ; SILVA, Lorenzo Teixeira Melo da ; WUNDER, Denise Angela . Educação em Ciências: Preparando Cidadãos para a Realidade Científica e Tecnológica do Novo Miênio. 2000. (Relatório de pesquisa).
MALDANER, O. A. . Desenvolvimento Curricular em Ciências Naturais através de Sucessivas Situações de Estudo. 2000. (Relatório de pesquisa).
MALDANER, O. A. ; ZANON, L B . Coleção Educação em Química. 2000. (Coleção de Livros de Educação em Química e Formação de Professores).
MALDANER, O. A. ; MORAES, Roque . Educação em Ciências: Preparando Cidadãos para a Realidade Científica e Tecnológica do novo Milênio. 1999. (Relatório de pesquisa).
MALDANER, O. A. ; VARGAS, J. O. . MODERNIDADE EDUCATIVA E REFLEXIVIDADE CRÍTICA NA AMÉRICA LATINA. 1999. (EDUCAÇÃO).
MALDANER, O. A. . A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA - MESA REDONDA. 1997. (QUIMICA).
MALDANER, O. A. . XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA DO SOLO. 1995. (CIÊNCIAS).
MALDANER, O. A. . III ENCONTRO ESTTADUAL DE LICENCIATURAS EMM CIÊNCIAS. 1995. (CIÊNCIAS).
MALDANER, O. A. . SIMPOSIO SUL BRASILEIRO DE ENSINO DE QUIMICA. 1994. (CIÊNCIAS).
MALDANER, O. A. . 17 REUNIÃO ANUAL : ÉTICA, CIÊNCIA E EDUCAÇÃO. 1994. (EDUCAÇÃO).
MALDANER, O. A. . XXIII SEMANA DE QUIMICA. 1994. (QUIMICA).
MALDANER, O. A. . VII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DO ENSINO. 1994. (EDUCAÇÃO).
MALDANER, O. A. . 17 REUNIÃO ANUAL DE QUÍMICA. 1994. (QUIMICA).
MALDANER, O. A. . ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUIMICA NO RGS. 1993. (QUIMICA).
MALDANER, O. A. . SIMPOSIO SUL BRASILEIRO DE ENSINO DE CIENCIAS. 1993. (CIÊNCIAS).
MALDANER, O. A. . SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO & EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. 1993. (EDUCAÇÃO).
MALDANER, O. A. ; BONATTO, Verani Izabel . Análise da Aplicação da Proposta Alternativa para o ensino de Ciências na 8ª Série em Escolas da Região Urbana de Ijuí. 1992. (Relatório de pesquisa).
MALDANER, O. A. . ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUIMICA NO RGS. 1992. (QUIMICA).
MALDANER, O. A. . SIMPOSIO SUL BRASILEIRO DE ENSINO DE CIENCIAS. 1992. (CIÊNCIAS).
MALDANER, O. A. . ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUIMICA NO RGS. 1991. (QUIMICA).
MALDANER, O. A. . SIMPOSIO SUL BRASILEIRO DE ENSINO DE CIENCIAS. 1991. (CIÊNCIAS).
MALDANER, O. A. . ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUIMICA. 1990. (QUIMICA).
MALDANER, O. A. . SIMPOSIO SUL BRASILEIRO DE ENSINO DE CIENCIAS. 1990. (CIÊNCIAS).
MALDANER, O. A. . ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUIMICA. 1989. (QUIMICA).
MALDANER, O. A. . SIMPOSIO SUL BRASILEIRO DE ENSINO DE CIENCIAS. 1989. (CIÊNCIAS).
MALDANER, O. A. . ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUIMICA NO RGS. 1988. (QUIMICA).
MALDANER, O. A. . SIMPOSIO SUL BRASILEIRO DE ENSINO DE QUIMICA. 1988. (CIÊNCIAS).
MALDANER, O. A. . ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUIMICA NO RGS. 1987. (QUIMICA).
MALDANER, O. A. . SIMPOSIO SULBRASILEIRO DE ENSINO DE CIENCIAS. 1987. (CIÊNCIAS).
MALDANER, O. A. . ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUIMICA. 1986. (QUIMICA).
MALDANER, O. A. . SIMPOSIO SUL BRASILEIRO DE ENSINO DE CIENCIAS. 1986. (CIÊNCIAS).
MALDANER, O. A. . ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUIMICA NO RGS. 1985. (QUIMICA).
MALDANER, O. A. . SIMPOSIO SUL BRASILEIRO DE ENSINO DE CIENCIAS. 1985. (CIÊNCIAS).
MALDANER, O. A. . ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUIMICA NO RGS. 1984. (QUIMICA).
MALDANER, O. A. . SIMPOSIO SUL BRASILEIRO DE ENSINO DE CIENCIAS. 1984. (CIÊNCIAS).
MALDANER, O. A. . ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUIMICA NO RGS. 1983. (QUIMICA).
MALDANER, O. A. . SIMPOSIO SUL BRASILEIRO DE ENSINO DE CIENCIAS. 1983. (CIÊNCIAS).
MALDANER, O. A. . ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUIMICA NO RGS. 1982. (QUIMICA).
MALDANER, O. A. . ENCONTRO DE DEBATES SOBRE ENSINO DE QUIMICA NO RGS. 1981. (QUIMICA).
MALDANER, O. A. . I SEMANA DE QUIMICA. 1980. (QUIMICA).
MALDANER, O. A. . SEMANA QUIMICA INDUSTRIAL. 1979. (QUIMICA).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
A formação de professores que atuam na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Linguagem, Práticas Pedagógicas e Constituição Docente., Descrição: A investigação aqui indicada visa qualificar a compreensão quanto a aspectos relacionados à formação de professores que atuam na área do ensino de Ciências. Para tanto atentamos para práticas desenvolvidas junto à Formação Inicial de professores como para a Formação Continuada. De modo especial, buscamos compreender como tais profissionais vivenciam e/ou compreendem a linguagem da ciência em seu contexto de formação e de prática. E ainda, propor e/ou acompanhar práticas pedagógicas atentando para os modos de interações que elas possibilitam. Partimos do pressuposto da necessidade de inserir em diferentes contextos de formação o uso qualificado da linguagem da Ciência para possibilitar a sua compreensão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Integrante / Judite Scherer Wenzel - Coordenador.
-
2010 - 2014
Aprendizagens Significativas nas Sucessivas Situações de Estudo Desenvolvidas no 1 e 2 Ano do Ensino Médio, a Partir dos Conceitos Estruturantes, Descrição: Investigações realizadas no Gipec-Unijuí sobre a organização curricular Situação de Estudo (SE), no projeto "Desenvolvimento de currículo em Ciências da Natureza e suas Tecnologias em Espaços Interativos de Grupos de Sujeitos Diversificados", resultou neste subprojeto "Aprendizagens significativas nas Sucessivas Situações de Estudo desenvolvidas no 1 e 2 ano do ensino médio, a partir dos conceitos estruturantes, unificadores e disciplinares", que considera a vivência dos estudantes e recontextualiza o conhecimento científico, vêm mostrando novas potencialidades de desenvolvimento de professores e de estudantes. A pesquisa será realizada sobre os avanços na compreensão conceitual, na mudança dos programas de ensino, nos novos espaços interativos criados, no envolvimento e nível de conhecimento alcançado pelos estudantes da educação básica e licenciandos e as concepções de Ciências produzidas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Integrante / Maria Cristina Pansera-de-Araújo - Coordenador / Fabiele Korte Ribas - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Bolsa.
-
2010 - 2013
Práticas de Pesquisa de Estudantes e Professores na Formação Escolar e nas Licenciaturas da Área das Ciências da Natureza, Descrição: Trata-se de investigação sobre a significação da pesquisa como atividade curricular em escolas e cursos de licenciatura da área das Ciências da Natureza. Busca-se entender a cultura escolar e universitária em torno dessa prática denominada de forma genérica como pesquisa. No contexto mais amplo, a Pesquisa é um patrimônio cultural da humanidade. Através da significação de seus instrumentos e meios busca-se informações e conhecimentos de grande valia para o exercício profissional nas mais variadas atividades Tema: Entender a cultura escolar e acadêmica sobre o que seja pesquisa praticada por professores de escolas e universidades e estudantes dessas mesmas instituições. Pouco se conhece sobre o significado que esses sujeitos atribuem a essa prática, muito menos sobre o papel que ela tem em sua formação. Até aqui, sempre se busca classificar as atividades como sendo pesquisa ou não. Isso não é o mais importante. As posições, quanto a isso, são, muitas vezes, contraditórias. Quando se fala em atividades curriculares escolares e universitárias, as divergências são ainda maiores. Isso justifica o estudo! O estudo vai ouvir os sujeitos que propõem e executam atividades que são denominadas de forma genérica como ações de pesquisa. Interessa compreender o que se faz, como se encaminha, sobre o que se faz, por que se propõem e executam essas ações, quais os objetivos, quais instrumentos de pesquisa são significados e valorizados, quais dificuldades os sujeitos encontram na execução das mesmas, que valor atribuem para sua formação, onde e como circulam os resultados disso tudo. Objeto da Investigação: Mapear e compreender a cultura escolar e acadêmica sobre o que seja a utilização da pesquisa na atividade de ensino, ?ouvindo? os sujeitos que a fazem acontecer. Hipótese básica: Há uma cultura sobre o papel da pesquisa na formação dos estudantes em nível de educação básica e de graduação no ensino superior. Ao explicitar melhor essa cultura, pode-se compreender sua potencial. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / LENIR BASSO ZANON - Integrante / Eva Teresinha de Oliveira Boff - Integrante / Dênis Garcia da Silva - Integrante / Judite Scherer Wenzel - Integrante / Maria Cristina Pansera-de-Araújo - Integrante / JOSIAS DE OLIVEIRA FERREIRA - Integrante / Fabiana Diniz Kurtz da Silva - Integrante / Maiquel Alexandre Krug - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Bolsa.
-
2007 - 2014
Desenvolvimento de currículo em Ciências da Natureza e suas Tecnologias em espaços interativos de grupos de sujeitos diversificados, Descrição: Projeto geral financiado pelo CNPQ e coordenado pela doutora Maria Cristina Pansera-de-Araújo. Deste projeto geral deriva o subprojeto "Recontextualização de Conhecimentos de Química em Situações de Estudo na Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio", financiado pela FAPERGS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Integrante / Milton A Auth - Integrante / Laís Basso Costa Beber - Integrante / Maria Cristina Pansera-de-Araújo - Coordenador / Jaqueline Vianna - Integrante / Jaqueline Ritter-Pereira - Integrante / Flávia Burdzinski de Souza - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Pesquisa - Bolsa.
-
2006 - 2007
ARTICULAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR E FORMAÇÃO PERMANENTE NO ENSINO MÉDIO EM CIÊNCIAS: CONSTITUIÇÃO DE COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM, Descrição: Desenvolver o currículo na formação permanente de professores do ensino médio de Ciências e de formadores de professores de forma articulada, via desenvolvimento de Situações de Estudo, Unidades de Aprendizagem e Projetos de Aprendizagem (unidades curriculares), aplicadas em sala de aula de ensino médio de Química, Física e Biologia e em salas de aula de cursos de formação de professores dessas mesmas áreas. Essas unidades curriculares serão discutidas, analisadas e fundamentadas via encontros virtuais e presenciais de comunidades de aprendizagem de professores de ensino médio, licenciandos dos cursos de Química, Física e biologia, mestres e mestrandos em Educação em Ciências (Unijuí), Educação em Ciências (PUCRS) e Educação Ambiental (FURG).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Integrante / MARIA DO CARMO GALIAZZI - Coordenador / Lenir B Zanon - Integrante / Milton A Auth - Integrante / Maria Cristina pansera de Araujo - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos / FINEP - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2005
Pesquisa na Formação Inicial: Contribuição de Novos espaços Inerativos na Apropriação do Conhecimento em Química, Descrição: Acompanhamento, pela pesquisa, da implantação de novos espaços em implantação na formação inicial em Química, sendo analisadas contribuições dos espaços criados investigados na apropriação do pensamento químico por parte dos estudantes. O âmbito empírico está definido em torno de atividades desenvolvidas pelos estudantes, sob a orientação de professores, em torno de duas sistematizações, uma (i) que parte da elaboração escrita, por parte de cada acadêmico, de um Memorial Analítico sobre cada componente curricular cursado no semestre, envolvendo o seu próprio desempenho, o nível de dificuldade e exigência para o componente, a participação dos colegas e do professor, a adequação dos espaços institucionais para o seu desenvolvimento, dentre outros aspectos e outra (ii) que consiste num exercício/ensaio de pesquisa feito, por parte de cada licenciando, com a elaboração e apresentação de um relatório, sobre o Memorial Analítico escrito por um dos colegas, mediante subsídios disponibilizados pelo professor. Do ponto de vista dos acadêmicos e professores, como a compreensão dos componentes curriculares de Química corrobora na configuração do pensamento químico, neste momento inicial da formação? Com comparecem, desde o início, o componente concernente à responsabilidade pela própria formação? Como percebem relações com o desenvolvimento do conhecimento químico e com suas inserções em contextos práticos? De que forma idéias expressas pelos estudantes denotam possibilidades novas de contribuição para a formação inicial quanto à compreensão química? Na análise nos novos espaços formativos há atenção a fatores como o envolvimento ativo, responsável e crítico-reflexivo do estudante, em especial quanto à como ele vivencia/assume, mais/menos, desde o início, a pesquisa como componente essencial da formação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Integrante / LENIR BASSO ZANON - Coordenador / Fábio Sangiogo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
2004 - 2011
Espaços de Pesquisa na Formação Inicial e Continuada de professores da Área de Ciências: Conjugação Ensino/Pesquisa., Descrição: Este é um projeto novo, tendo sua execução iniciada em março de 2004. Dele já resultou um subprojeto de pesquisa para BIC CNPq: "Pesquisa Coletiva na Formação Inicial de Professores da Área de Ciências: Ciências Naturais, Química e Biologia", com a finalidade de analisar processos de ensino e aprendizagem da Pesquisa já proporcionados aos acadêmicos da Licenciatura Plena de Química. Para isso foi analisado um processo de pesquisa coletiva na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química. Os primeiros resultados mostram que é possível a orientação coletiva da pesquisa e que as produções referentes ao desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa e sua execução em espaço definido acontecem com qualidade aceitável. Os espaços interativos mais eficientes foram aqueles da sala de aula. A maior dificuldade dos acadêmicos está na produção de um referencial teórico mais consistente com que vão produzir e analisar os dados. Houve dificuldades operacionais na interação através de processos da informática, tendo havido problemas com o envio e acesso de/a e-mails para os componentes do grupo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / LENIR BASSO ZANON - Integrante / Andréia Gonçalves da Costa - Integrante / Sandra Nonenmcaher - Integrante / Vanessa Sandri - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6
-
2004 - 2007
Características de Inovação Atingidas a partir de Organização Curricular em Ciências através de Sucessivas Situações de Estudo, Descrição: Três bolsistas de IC estão envolvidos no processo, transcrevendo fitas de vídeo produzidas a partir de aulas ministradas em uma turma de primeiro ano de ensino médio na EFA. As aulas referem-se à Situação de Estudo: de alguma forma tudo se move. Envolve os professores da Área de Ciências Naturais e suas Tecnologias. As fitas foram produzidas no 3 trimestre de 2003, sendo esta a 3ªSE que os estudantes vivenciaram. Isso já permite analisar as principais características de um currículo com sucessivas SEs, conforme objetivos do Projeto. Feitas as transcrições nos três componentes curriculares, os pesquisadores, em conjunto com os bolsistas, iniciarão a categorização do material e sua análise. Isso deverá ocorrer no 1o semestre de 2005.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Integrante / Alessando Callai Bazzan - Integrante / MILTON ANTONIO AUTH - Integrante / Sandra Mara mezalira - Integrante / Maria Cristina pansera de Araujo - Coordenador / Marla T C Lauxen - Integrante / Lius Rogerio Bourcheid - Integrante / Daiane tais Faber - Integrante / Andréia paula polaczinski - Integrante / Laís Basso Costa Beber - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2004 - 2006
Pesquisa Coletiva na Formação Inicial de Professores da Área de Ciências Naturais: Química e Biologia, Descrição: Este é um projeto novo, tendo sua execução iniciada em março de 2004. Dele já resultou um subprojeto de pesquisa para BIC CNPq: "Pesquisa Coletiva na Formação Inicial de Professores da Área de Ciências: Ciências Naturais, Química e Biologia", com a finalidade de analisar processos de ensino e aprendizagem da Pesquisa já proporcionados aos acadêmicos da Licenciatura Plena de Química. Para isso foi analisado um processo de pesquisa coletiva na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química. Os primeiros resultados mostram que é possível a orientação coletiva da pesquisa e que as produções referentes ao desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa e sua execução em espaço definido acontecem com qualidade aceitável. Os espaços interativos mais eficientes foram aqueles da sala de aula. A maior dificuldade dos acadêmicos está na produção de um referencial teórico mais consistente com que vão produzir e analisar os dados. Houve dificuldades operacionais na interação através de processos da informática, tendo havido problemas com o envio e acesso de/a e-mails para os componentes do grupo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / Sandra Nonenmacher - Integrante / Andréia Gonçalves da Costa - Integrante / Fábio Sangiogo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2003 - 2005
Desenvolvimento Curricular e Formação de professores em Ciências Naturais e suas Tecnologias: Articulação Universidade/Escola, Descrição: Organizar e Investigar espaços de interação escola-univesidade com vistas na formação incial e Continuada de professores, articuladamente ao desenvolvimento curricular na área de Ciências naturais e suas tecnologias, na perspectiva de construir parcerias colaborativas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / LENIR BASSO ZANON - Integrante / MILTON ANTONIO AUTH - Integrante / Maria Cristina pansera de Araujo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2004
SE Debate Epistemológico Necessário para um Novo Enfoque Curricular na Ed. em Ciências, Descrição: O projeto de pesquisa tem por objetivo investigar Evolução conceitual Atingida pelos estudantes no processo de aprendizagem através de desenvolvimento em sala de aula pela professora da disciplina de Biologia, visa verificar também as concepções epistemológica e a produção do conhecimento sobre currículo de Ciência, no ambito do Gipec- Unijuí. Com a participação dos estudantes através da Bic, procura-se qualificar os registros e organizar o material produzido no decorrer da pesquisa para obtenção de melhores resultados em nossas análises. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / Denise Angela Wunder - Integrante / Sandra Mara mezalira - Integrante / Patrícia Rosinke Driemeyer - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 3
-
2002 - 2003
SE Debate Epistemológico Necessário para um Novo Enfoque Curricular na Educação em Ciências, Descrição: Explicitar as concepções teórico/epistemológico que permeiam o atual debate sobre a inovação curricular no ensino e educação em ciências, olhando as orientações curriculares oficiais, as produções no meio educacional acadêmico, materiais didáticos e mais especificamente as Situações de Estudo produzidas no Gipec-Unijuí.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / MILTON ANTONIO AUTH - Integrante / Sandra Nonenmacher - Integrante / Denise Pianesso - Integrante / Patrícia Rosinke Driemeyer - Integrante / Graciela Sasso Fuiza - Integrante / Mauro Prado - Integrante / Silvia Cristina Binsfeld - Integrante., Financiador(es): Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2002 - 2003
Situação de Estudo Debate Epistemológico Necessário para um Novo Enfoque Curricular na Educação em Ciências, Descrição: Os três projetos de pesquisa em foco (em anexo) tem a função de investigar a evolução conceitual atingida no desenvolvimento de Situações de Estudo junto aos alunos das Licenciaturas e junto a professores de escola, bem como de verificar concepções epistemológicas e de produção do conhcimento que se dão no âmbito do GIPEC-UNIJUÍ. Ao proporcionar a participação dos estudantes visa-se qualificar registros e organizar as produções orais e escritas pelos diversos segmentos desenvolvidos para obter melhores resultados em sua análise. Por fim, produzir as condições para a elaboração final de mais uma Situação de Estudo: "Como o Ser Humano Percebe e Interage com o Ambiente".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / Denise Angela Wunder - Integrante / MILTON ANTONIO AUTH - Integrante / Sandra Nonenmacher - Integrante / Mauro Prado - Integrante / Lucila Ferrari Broch - Integrante., Financiador(es): Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
2001 - 2002
SItuação de Estudo Debate Epistemológico Necessário para um Novo Enfoque Curricular na Educação em Ciências, Descrição: Explicitar as concepções teórico/epistemológicas que permeiam o atual debate sobre a inovação curricular no Ensino e Educação em Ciências, olhando as orientações curriculares oficiais, as produções no meio educacional/acadêmico, materiais didáticos e mais especificamente as Situações de estudo, produzidas no Gipec-Unijuí. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / Denise Angela Wunder - Integrante / MILTON ANTONIO AUTH - Integrante / Sandra Nonenmcaher - Integrante / Dênis Garcia da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
2000 - 2001
Educação em Ciências:Preparando Cidadãos para a Realidade Científica e tecnológica so Novo Milênio, Descrição: Conceber e desenvolver formas pedagógicas de Educação Científica, junto aos professores em formação Inicial ( graduação) e formação continuada iniciando a produção de material didátco alternativo, nav forma de Situação de Estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / Denise Angela Wunder - Integrante / Clarinês Hames - Integrante / Lorenzo Teixeira de Melo da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4
-
1999 - 2000
Educação em Ciências: Preparando Cidadãos para a Realidade Científica e Tecnológica do Novo Milênio, Descrição: Conceber e desenvolver formas pedagógicas de Educação Científica, junto aos professores em formação Inicial ( graduação) e formação continuada iniciando a produção de material didátco alternativo, nav forma de Situação de Estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / Roque Moraes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.
Projetos de desenvolvimento
-
2000 - 2003
Desenvolvimento Curricular em Ciências Naturais através de Sucessivas Situações de Estudo, Descrição: Situações práticas de alta vivência dos estudantes, se adequadamente significadas pelos conceitos pertinentes à sua compreensão, permitem desenvolvimento mental dos estudantes segundo princípios da abordagem histórico-cultural, com base em Vigostki. A ação coletiva no GIPEC-UNIJUÍ está proporcionando o desenvolvimento de várias Situações de Estudo o que envolve pesquisa e o desenvolvimento profissional dos próprios professores envolvidos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / LENIR BASSO ZANON - Integrante / Clarinês Hames - Integrante / Francesca Werner Ferreira - Integrante / Maria Cristina Pansera de Araújo - Integrante / MILTON ANTONIO AUTH - Integrante / Sandra Nonenmacher - Integrante / Denise Pianesso - Integrante / Andréia Gonçalves da Costa - Integrante / Sandra Mara mezalira - Integrante / Patrícia Rosinke Driemeyer - Integrante / Mauro Prado - Integrante / Juliana Aozane - Integrante / Alvina Kinalski - Integrante / Cléria Meller - Integrante / Marli D Frison - Integrante / Eva T O Boff - Integrante / Marcos Albrech - Integrante / Rita de Cássia P Lopes - Integrante / Suzéte Mayer Kuff - Integrante / Sandra Wirzbick - Integrante / Marla Lauxen - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
2000 - 2003
Desenvolvimento Curricular em Ciências Naturais através de Sucessivas Situações de Estudo, Descrição: Situações práticas de alta vivência dos estudantes, se adequadamente significadas pelos conceitos pertinentes à sua compreensão, permitem desenvolvimento mental dos estudantes segundo princípios da abordagem histórico-cultural, com base em Vigostki. A ação coletiva no GIPEC-UNIJUÍ está proporcionando o desenvolvimento de várias Situações de Estudo o que envolve pesquisa e o desenvolvimento profissional dos próprios professores envolvidos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / LENIR BASSO ZANON - Integrante / Clarinês Hames - Integrante / Francesca Werner Ferreira - Integrante / Maria Cristina Pansera de Araújo - Integrante / MILTON ANTONIO AUTH - Integrante / Sandra Nonenmacher - Integrante / Denise Pianesso - Integrante / Andréia Gonçalves da Costa - Integrante / Sandra Mara mezalira - Integrante / Patrícia Rosinke Driemeyer - Integrante / Mauro Prado - Integrante / Juliana Aozane - Integrante / Alvina Kinalski - Integrante / Cléria Meller - Integrante / Marli D Frison - Integrante / Eva T O Boff - Integrante / Marcos Albrech - Integrante / Rita de Cássia P Lopes - Integrante / Suzéte Mayer Kuff - Integrante / Sandra Wirzbick - Integrante / Marla Lauxen - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
2000 - 2003
Desenvolvimento Curricular em Ciências Naturais através de Sucessivas Situações de Estudo, Descrição: Situações práticas de alta vivência dos estudantes, se adequadamente significadas pelos conceitos pertinentes à sua compreensão, permitem desenvolvimento mental dos estudantes segundo princípios da abordagem histórico-cultural, com base em Vigostki. A ação coletiva no GIPEC-UNIJUÍ está proporcionando o desenvolvimento de várias Situações de Estudo o que envolve pesquisa e o desenvolvimento profissional dos próprios professores envolvidos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / LENIR BASSO ZANON - Integrante / Clarinês Hames - Integrante / Francesca Werner Ferreira - Integrante / Maria Cristina Pansera de Araújo - Integrante / MILTON ANTONIO AUTH - Integrante / Sandra Nonenmacher - Integrante / Denise Pianesso - Integrante / Andréia Gonçalves da Costa - Integrante / Sandra Mara mezalira - Integrante / Patrícia Rosinke Driemeyer - Integrante / Mauro Prado - Integrante / Juliana Aozane - Integrante / Alvina Kinalski - Integrante / Cléria Meller - Integrante / Marli D Frison - Integrante / Eva T O Boff - Integrante / Marcos Albrech - Integrante / Rita de Cássia P Lopes - Integrante / Suzéte Mayer Kuff - Integrante / Sandra Wirzbick - Integrante / Marla Lauxen - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
2000 - 2003
Desenvolvimento Curricular em Ciências Naturais através de Sucessivas Situações de Estudo, Descrição: Situações práticas de alta vivência dos estudantes, se adequadamente significadas pelos conceitos pertinentes à sua compreensão, permitem desenvolvimento mental dos estudantes segundo princípios da abordagem histórico-cultural, com base em Vigostki. A ação coletiva no GIPEC-UNIJUÍ está proporcionando o desenvolvimento de várias Situações de Estudo o que envolve pesquisa e o desenvolvimento profissional dos próprios professores envolvidos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / LENIR BASSO ZANON - Integrante / Clarinês Hames - Integrante / Francesca Werner Ferreira - Integrante / Maria Cristina Pansera de Araújo - Integrante / MILTON ANTONIO AUTH - Integrante / Sandra Nonenmacher - Integrante / Denise Pianesso - Integrante / Andréia Gonçalves da Costa - Integrante / Sandra Mara mezalira - Integrante / Patrícia Rosinke Driemeyer - Integrante / Mauro Prado - Integrante / Juliana Aozane - Integrante / Alvina Kinalski - Integrante / Cléria Meller - Integrante / Marli D Frison - Integrante / Eva T O Boff - Integrante / Marcos Albrech - Integrante / Rita de Cássia P Lopes - Integrante / Suzéte Mayer Kuff - Integrante / Sandra Wirzbick - Integrante / Marla Lauxen - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2000 - 2003
Desenvolvimento Curricular em Ciências Naturais através de Sucessivas Situações de Estudo, Descrição: Situações práticas de alta vivência dos estudantes, se adequadamente significadas pelos conceitos pertinentes à sua compreensão, permitem desenvolvimento mental dos estudantes segundo princípios da abordagem histórico-cultural, com base em Vigostki. A ação coletiva no GIPEC-UNIJUÍ está proporcionando o desenvolvimento de várias Situações de Estudo o que envolve pesquisa e o desenvolvimento profissional dos próprios professores envolvidos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / LENIR BASSO ZANON - Integrante / Clarinês Hames - Integrante / Francesca Werner Ferreira - Integrante / Maria Cristina Pansera de Araújo - Integrante / MILTON ANTONIO AUTH - Integrante / Sandra Nonenmacher - Integrante / Denise Pianesso - Integrante / Andréia Gonçalves da Costa - Integrante / Sandra Mara mezalira - Integrante / Patrícia Rosinke Driemeyer - Integrante / Mauro Prado - Integrante / Juliana Aozane - Integrante / Alvina Kinalski - Integrante / Cléria Meller - Integrante / Marli D Frison - Integrante / Eva T O Boff - Integrante / Marcos Albrech - Integrante / Rita de Cássia P Lopes - Integrante / Suzéte Mayer Kuff - Integrante / Sandra Wirzbick - Integrante / Marla Lauxen - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2000 - 2003
Desenvolvimento Curricular em Ciências Naturais através de Sucessivas Situações de Estudo, Descrição: Situações práticas de alta vivência dos estudantes, se adequadamente significadas pelos conceitos pertinentes à sua compreensão, permitem desenvolvimento mental dos estudantes segundo princípios da abordagem histórico-cultural, com base em Vigostki. A ação coletiva no GIPEC-UNIJUÍ está proporcionando o desenvolvimento de várias Situações de Estudo o que envolve pesquisa e o desenvolvimento profissional dos próprios professores envolvidos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / LENIR BASSO ZANON - Integrante / Clarinês Hames - Integrante / Francesca Werner Ferreira - Integrante / Maria Cristina Pansera de Araújo - Integrante / MILTON ANTONIO AUTH - Integrante / Sandra Nonenmacher - Integrante / Denise Pianesso - Integrante / Andréia Gonçalves da Costa - Integrante / Sandra Mara mezalira - Integrante / Patrícia Rosinke Driemeyer - Integrante / Mauro Prado - Integrante / Juliana Aozane - Integrante / Alvina Kinalski - Integrante / Cléria Meller - Integrante / Marli D Frison - Integrante / Eva T O Boff - Integrante / Marcos Albrech - Integrante / Rita de Cássia P Lopes - Integrante / Suzéte Mayer Kuff - Integrante / Sandra Wirzbick - Integrante / Marla Lauxen - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
2000 - 2003
Desenvolvimento Curricular em Ciências Naturais através de Sucessivas Situações de Estudo, Descrição: Situações práticas de alta vivência dos estudantes, se adequadamente significadas pelos conceitos pertinentes à sua compreensão, permitem desenvolvimento mental dos estudantes segundo princípios da abordagem histórico-cultural, com base em Vigostki. A ação coletiva no GIPEC-UNIJUÍ está proporcionando o desenvolvimento de várias Situações de Estudo o que envolve pesquisa e o desenvolvimento profissional dos próprios professores envolvidos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / LENIR BASSO ZANON - Integrante / Clarinês Hames - Integrante / Francesca Werner Ferreira - Integrante / Maria Cristina Pansera de Araújo - Integrante / MILTON ANTONIO AUTH - Integrante / Sandra Nonenmacher - Integrante / Denise Pianesso - Integrante / Andréia Gonçalves da Costa - Integrante / Sandra Mara mezalira - Integrante / Patrícia Rosinke Driemeyer - Integrante / Mauro Prado - Integrante / Juliana Aozane - Integrante / Alvina Kinalski - Integrante / Cléria Meller - Integrante / Marli D Frison - Integrante / Eva T O Boff - Integrante / Marcos Albrech - Integrante / Rita de Cássia P Lopes - Integrante / Suzéte Mayer Kuff - Integrante / Sandra Wirzbick - Integrante / Marla Lauxen - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
2000 - 2003
Desenvolvimento Curricular em Ciências Naturais através de Sucessivas Situações de Estudo, Descrição: Situações práticas de alta vivência dos estudantes, se adequadamente significadas pelos conceitos pertinentes à sua compreensão, permitem desenvolvimento mental dos estudantes segundo princípios da abordagem histórico-cultural, com base em Vigostki. A ação coletiva no GIPEC-UNIJUÍ está proporcionando o desenvolvimento de várias Situações de Estudo o que envolve pesquisa e o desenvolvimento profissional dos próprios professores envolvidos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / LENIR BASSO ZANON - Integrante / Clarinês Hames - Integrante / Francesca Werner Ferreira - Integrante / Maria Cristina Pansera de Araújo - Integrante / MILTON ANTONIO AUTH - Integrante / Sandra Nonenmacher - Integrante / Denise Pianesso - Integrante / Andréia Gonçalves da Costa - Integrante / Sandra Mara mezalira - Integrante / Patrícia Rosinke Driemeyer - Integrante / Mauro Prado - Integrante / Juliana Aozane - Integrante / Alvina Kinalski - Integrante / Cléria Meller - Integrante / Marli D Frison - Integrante / Eva T O Boff - Integrante / Marcos Albrech - Integrante / Rita de Cássia P Lopes - Integrante / Suzéte Mayer Kuff - Integrante / Sandra Wirzbick - Integrante / Marla Lauxen - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
2000 - 2003
Desenvolvimento Curricular em Ciências Naturais através de Sucessivas Situações de Estudo, Descrição: Situações práticas de alta vivência dos estudantes, se adequadamente significadas pelos conceitos pertinentes à sua compreensão, permitem desenvolvimento mental dos estudantes segundo princípios da abordagem histórico-cultural, com base em Vigostki. A ação coletiva no GIPEC-UNIJUÍ está proporcionando o desenvolvimento de várias Situações de Estudo o que envolve pesquisa e o desenvolvimento profissional dos próprios professores envolvidos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / LENIR BASSO ZANON - Integrante / Clarinês Hames - Integrante / Francesca Werner Ferreira - Integrante / Maria Cristina Pansera de Araújo - Integrante / MILTON ANTONIO AUTH - Integrante / Sandra Nonenmacher - Integrante / Denise Pianesso - Integrante / Andréia Gonçalves da Costa - Integrante / Sandra Mara mezalira - Integrante / Patrícia Rosinke Driemeyer - Integrante / Mauro Prado - Integrante / Juliana Aozane - Integrante / Alvina Kinalski - Integrante / Cléria Meller - Integrante / Marli D Frison - Integrante / Eva T O Boff - Integrante / Marcos Albrech - Integrante / Rita de Cássia P Lopes - Integrante / Suzéte Mayer Kuff - Integrante / Sandra Wirzbick - Integrante / Marla Lauxen - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
2000 - 2003
Desenvolvimento Curricular em Ciências Naturais através de Sucessivas Situações de Estudo, Descrição: Situações práticas de alta vivência dos estudantes, se adequadamente significadas pelos conceitos pertinentes à sua compreensão, permitem desenvolvimento mental dos estudantes segundo princípios da abordagem histórico-cultural, com base em Vigostki. A ação coletiva no GIPEC-UNIJUÍ está proporcionando o desenvolvimento de várias Situações de Estudo o que envolve pesquisa e o desenvolvimento profissional dos próprios professores envolvidos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / LENIR BASSO ZANON - Integrante / Clarinês Hames - Integrante / Francesca Werner Ferreira - Integrante / Maria Cristina Pansera de Araújo - Integrante / MILTON ANTONIO AUTH - Integrante / Sandra Nonenmacher - Integrante / Denise Pianesso - Integrante / Andréia Gonçalves da Costa - Integrante / Sandra Mara mezalira - Integrante / Patrícia Rosinke Driemeyer - Integrante / Mauro Prado - Integrante / Juliana Aozane - Integrante / Alvina Kinalski - Integrante / Cléria Meller - Integrante / Marli D Frison - Integrante / Eva T O Boff - Integrante / Marcos Albrech - Integrante / Rita de Cássia P Lopes - Integrante / Suzéte Mayer Kuff - Integrante / Sandra Wirzbick - Integrante / Marla Lauxen - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
2000 - 2003
Desenvolvimento Curricular em Ciências Naturais através de Sucessivas Situações de Estudo, Descrição: Situações práticas de alta vivência dos estudantes, se adequadamente significadas pelos conceitos pertinentes à sua compreensão, permitem desenvolvimento mental dos estudantes segundo princípios da abordagem histórico-cultural, com base em Vigostki. A ação coletiva no GIPEC-UNIJUÍ está proporcionando o desenvolvimento de várias Situações de Estudo o que envolve pesquisa e o desenvolvimento profissional dos próprios professores envolvidos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / LENIR BASSO ZANON - Integrante / Clarinês Hames - Integrante / Francesca Werner Ferreira - Integrante / Maria Cristina Pansera de Araújo - Integrante / MILTON ANTONIO AUTH - Integrante / Sandra Nonenmacher - Integrante / Denise Pianesso - Integrante / Andréia Gonçalves da Costa - Integrante / Sandra Mara mezalira - Integrante / Patrícia Rosinke Driemeyer - Integrante / Mauro Prado - Integrante / Juliana Aozane - Integrante / Alvina Kinalski - Integrante / Cléria Meller - Integrante / Marli D Frison - Integrante / Eva T O Boff - Integrante / Marcos Albrech - Integrante / Rita de Cássia P Lopes - Integrante / Suzéte Mayer Kuff - Integrante / Sandra Wirzbick - Integrante / Marla Lauxen - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
2000 - 2003
Desenvolvimento Curricular em Ciências Naturais através de Sucessivas Situações de Estudo, Descrição: Situações práticas de alta vivência dos estudantes, se adequadamente significadas pelos conceitos pertinentes à sua compreensão, permitem desenvolvimento mental dos estudantes segundo princípios da abordagem histórico-cultural, com base em Vigostki. A ação coletiva no GIPEC-UNIJUÍ está proporcionando o desenvolvimento de várias Situações de Estudo o que envolve pesquisa e o desenvolvimento profissional dos próprios professores envolvidos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / LENIR BASSO ZANON - Integrante / Clarinês Hames - Integrante / Francesca Werner Ferreira - Integrante / Maria Cristina Pansera de Araújo - Integrante / MILTON ANTONIO AUTH - Integrante / Sandra Nonenmacher - Integrante / Denise Pianesso - Integrante / Andréia Gonçalves da Costa - Integrante / Sandra Mara mezalira - Integrante / Patrícia Rosinke Driemeyer - Integrante / Mauro Prado - Integrante / Juliana Aozane - Integrante / Alvina Kinalski - Integrante / Cléria Meller - Integrante / Marli D Frison - Integrante / Eva T O Boff - Integrante / Marcos Albrech - Integrante / Rita de Cássia P Lopes - Integrante / Suzéte Mayer Kuff - Integrante / Sandra Wirzbick - Integrante / Marla Lauxen - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
2000 - 2003
Desenvolvimento Curricular em Ciências Naturais através de Sucessivas Situações de Estudo, Descrição: Situações práticas de alta vivência dos estudantes, se adequadamente significadas pelos conceitos pertinentes à sua compreensão, permitem desenvolvimento mental dos estudantes segundo princípios da abordagem histórico-cultural, com base em Vigostki. A ação coletiva no GIPEC-UNIJUÍ está proporcionando o desenvolvimento de várias Situações de Estudo o que envolve pesquisa e o desenvolvimento profissional dos próprios professores envolvidos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / LENIR BASSO ZANON - Integrante / Clarinês Hames - Integrante / Francesca Werner Ferreira - Integrante / Maria Cristina Pansera de Araújo - Integrante / MILTON ANTONIO AUTH - Integrante / Sandra Nonenmacher - Integrante / Denise Pianesso - Integrante / Andréia Gonçalves da Costa - Integrante / Sandra Mara mezalira - Integrante / Patrícia Rosinke Driemeyer - Integrante / Mauro Prado - Integrante / Juliana Aozane - Integrante / Alvina Kinalski - Integrante / Cléria Meller - Integrante / Marli D Frison - Integrante / Eva T O Boff - Integrante / Marcos Albrech - Integrante / Rita de Cássia P Lopes - Integrante / Suzéte Mayer Kuff - Integrante / Sandra Wirzbick - Integrante / Marla Lauxen - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2000 - 2003
Desenvolvimento Curricular em Ciências Naturais através de Sucessivas Situações de Estudo, Descrição: Situações práticas de alta vivência dos estudantes, se adequadamente significadas pelos conceitos pertinentes à sua compreensão, permitem desenvolvimento mental dos estudantes segundo princípios da abordagem histórico-cultural, com base em Vigostki. A ação coletiva no GIPEC-UNIJUÍ está proporcionando o desenvolvimento de várias Situações de Estudo o que envolve pesquisa e o desenvolvimento profissional dos próprios professores envolvidos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner - Coordenador / LENIR BASSO ZANON - Integrante / Clarinês Hames - Integrante / Francesca Werner Ferreira - Integrante / Maria Cristina Pansera de Araújo - Integrante / MILTON ANTONIO AUTH - Integrante / Sandra Nonenmacher - Integrante / Denise Pianesso - Integrante / Andréia Gonçalves da Costa - Integrante / Sandra Mara mezalira - Integrante / Patrícia Rosinke Driemeyer - Integrante / Mauro Prado - Integrante / Juliana Aozane - Integrante / Alvina Kinalski - Integrante / Cléria Meller - Integrante / Marli D Frison - Integrante / Eva T O Boff - Integrante / Marcos Albrech - Integrante / Rita de Cássia P Lopes - Integrante / Suzéte Mayer Kuff - Integrante / Sandra Wirzbick - Integrante / Marla Lauxen - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
Prêmios
2007
30 anos da Sociedade Brasileira de Química; Contribuição para o desenvolvimento e consolidação da Sociedade, Sociedade Brasileira de Química.
2002
Destaque Acadêmico do Ano de 2002, Conselho Regional de Química - 5ª Região, Associação Brasileira de Química Secção/RS e outros.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. , Rua do Comércio, 3000, Universitário, 98700000 - Ijuí, RS - Brasil - Caixa-postal: 560, Telefone: (55) 3320200, Ramal: 461, Fax: (55) 3329100, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - Atual
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador do núcleo Docente Estruturante, Carga horária: 1
Outras informações:
do curso de graduação em Química Licencitura da Unijuí
2000 - Atual
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Membro Conselho Editorial da Editora Unijuí, Carga horária: 1
1997 - Atual
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulVínculo: , Enquadramento Funcional: Docente de Pós-Graduação, Carga horária: 32
1975 - Atual
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Reitoria, Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa
-
01/1975
Ensino, Ciências Plenas Hab Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, QUÍMICA
-
08/2004 - 08/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Conselho Universitário, Dbq.,Linhas de pesquisa
-
01/1983
Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, QUÍMICA INORGÂNICA
1994 - 1994
Universidade Metodista de PiracicabaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1994
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ENSINO DE CIÊNCIAS
1988 - 1989
Fundação Universidade Regional de BlumenauVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1988
Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ENSINO DE QUÍMICA NO 1 GRAU
1984 - 1990
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE PROJETO, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1984
Pesquisa e desenvolvimento, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.,Linhas de pesquisa
1981 - 1989
Universidade de Passo FundoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1981
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, QUÍMICA ANALÍTICA, QUÍMICA QUÂNTICA, METODOLOGIA DO ENSINO DE QUÍMICA
1999 - 2000
Fundação de Integração Desenvolvimento e Educação do Noroeste do EstadoVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: coordenador de curso, Carga horária: 0
1990 - 1992
Fundação de Integração Desenvolvimento e Educação do Noroeste do EstadoVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: DIRETOR, Carga horária: 0
1990 - 1992
Fundação de Integração Desenvolvimento e Educação do Noroeste do EstadoVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: DIRETOR, Carga horária: 0
1982 - 1992
Fundação de Integração Desenvolvimento e Educação do Noroeste do EstadoVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: COORDENADOR ESPECIALIZAÇÃO EM QUÍMICA, Carga horária: 0
1986 - 1988
Fundação de Integração Desenvolvimento e Educação do Noroeste do EstadoVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: CHEFE E COORDENADOR, Carga horária: 0
1984 - 1985
Fundação de Integração Desenvolvimento e Educação do Noroeste do EstadoVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: DIRETOR, Carga horária: 0
1984 - 1984
Fundação de Integração Desenvolvimento e Educação do Noroeste do EstadoVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: CHEFE DE DEPARTAMENTO, Carga horária: 0
1982 - 1984
Fundação de Integração Desenvolvimento e Educação do Noroeste do EstadoVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: DIRETOR, Carga horária: 0
1976 - 1977
Fundação de Integração Desenvolvimento e Educação do Noroeste do EstadoVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: CHEFE DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS, Carga horária: 0
1976 - 1976
Fundação de Integração Desenvolvimento e Educação do Noroeste do EstadoVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: CHEFE DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FAFI/FIDENE, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1999
Direção e administração, Departamento de Ciências.,Cargo ou função, Coordenador de curso de pós graduação lato sensu em química.
-
01/1999
Direção e administração, Departamento de Ciências.,Cargo ou função, coordenador de curso de pós graduação em ensino de ciências.
-
01/1981
Direção e administração, Departamento de Ciências.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
01/1990
Direção e administração, Departamento de Ciências.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.
-
01/1982
Direção e administração, Departamento de Ciências.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
01/1986
Direção e administração, Departamento de Ciências.,Cargo ou função, CHEFE DE DEPARTAMENTO E COORDENADOR DE CURSO.
-
01/1984
Direção e administração, Departamento de Ciências.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.
-
03/1984 - 12/1984
Direção e administração, Departamento de Ciências.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
01/1982
Direção e administração, Departamento de Ciências.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.
-
03/1976 - 03/1977
Direção e administração, Departamento de Ciências.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
2017 - Atual
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Bolsa CNPq Professor Visitante, Carga horária: 10
2017 - Atual
Universidade Federal da Fronteira SulVínculo: PROFESSOR COLABORADOR, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador do PPGEC, Carga horária: 10
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Otávio Aloísio Maldaner e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?