José da Silva Mourão
José da Silva Mourão é Doutor em Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Atualmente é professor Doutor Associado "C" (Associado 3) na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Credenciado nos Cursos de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC-Mestrado e Doutorado-UEPB, permanente), Etnobiologia e Conservação da Natureza (PPGEtno Mestrado e Doutorado - UFRPE, UEPB e , permanente). Linhas de pesquisas: Etnoecologia e Etnobiologia. Atua nos seguintes temas: Conhecimento Ecológico Local (CEL), Uso, formas de apropriação de recursos faunísticos marinhos e estuarinos, manejo informal, etnotaxonomia/taxonomia folk, cogestão de pescadores, marisqueiras(os) e caranguejeiros.
Informações coletadas do Lattes em 21/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais
1996 - 2000
Universidade Federal de São Carlos
Título: Classificação e Ecologia de Peixes Estuarinos por Pescadores do Estuário do Rio Mamanguape
Orientador: Nivaldo Nordi
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Pescadores- etnoecologia-etnobiologia- artesanais-.Grande área: Ciências Biológicas
Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)
1985 - 1990
Universidade Federal da Paraíba
Título: Histofisioologia e Ciclo Digestivo da Glândual digestiva de Anomalocradia brasiliana (GMELIN, 11791) (MOLLUSCA-VENERIDAE) do litoral do Estado da Paraíba, Ano de Obtenção: 1990
Marinei Grotta.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Glândula- digestão-histofisiologia.
Formação complementar
2014 - 2014
FERRAMENTAS PARA GESTÃO EM ÁREAS PROTEGIDAS. (Carga horária: 96h). , INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO MAMIRAUÀ, IDSM, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia Aplicada.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: etnobiologia.
Organização de eventos
ALVES, RÔMULO RN ; Dias, T,L.P ; DA SILVA MOURÃO, JOSÉ . II WORKSOP SOBRE ETNOBIOLOGIA E III ENCONTRO PARAIBANO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA. 2014. (Congresso).
ALVES, R. N. ; MOURÃO, JS . V ENCONTRO NORDESTINO DE ETNOECOLOGIA E ETNOBIOLOGIA. 2009. (Congresso).
MOURÃO, JS . I ENOCONTRO PARAIBANO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA. 2008. (Outro).
Participação em eventos
I Conferencia Internacional Online de Etnobiologia- 21 a 26 de setembro de 2020. EtnoecologiaS: conexões, transformações, abrangênciaS.... 2020. (Congresso).
X Simpósio de Etnobiologia e Etnoecologia.26 ANOS CON(VIVÊNCIA) NA APA DA BARRA DO RIO MAMANGUAPE - ESPAÇO DE SOCIABILIDADE E CENÁRIO BIOCULTURAL. 2019. (Simpósio).
Congresso Brasileiros de Crustáceos. Áreas protegidas: conflitos jurídicos vs. articulação s. 2018. (Congresso).
XXV Encontro Brasileiro de Malacologia.Extativismo e Comunidade Tradicionais. 2017. (Encontro).
II CONGRESSO DE ESTUDOS DA COMPLEXIDADE. Integração do Conhecimento Ecológico Local (CEL) e do Conhecimento Científico Formal O papel do CONSULTOR LOCAL. 2014. (Congresso).
I COLÓQUIO DE ESTUDOS DA COMPLEXIDADE.SABERES DA TERRA: ESTRATÉGIAS DO PENSAMENTO E DIÁLOGOS CULTURAIS. 2012. (Encontro).
OFICINA DE PESQUISADORES DO PLANO DE MANEJO DA APA DA DA BARRA DO RIO MAMANGUAPE.CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL DAS COMUNIDADES DE PESCADORES DO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE,PB. 2012. (Oficina).
AULA INAUGURAL NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL.ASPECTOS ETNOECOLÓGICOS DAS COMUNIDADES DE PESCADORES TRADICIONAIS DO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE-PB. 2011. (Outra).
Ciência & Vida:BIODIVERSIDADE: o mundo interage!!.BIODIVERSIDADE: o mundo interage!!. 2011. (Simpósio).
I COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O SEMIÁRIDO NORDESTINO.ETNOECOLOGIA E RELIGIOSIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO SÓCIO-CULTURAL-AMBIENTAL NO SEMIÁRIDO. 2011. (Simpósio).
VI ENCONTRO NORDESTINO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA.ETNOZOOLOGIA EM AMBIENTE COSTEIROS. 2011. (Encontro).
VI ENCONTRO NORDESTINO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA.HISTÓRICO DA ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA NA PARAÍBA. 2011. (Encontro).
XVI SEMINÁRIO INTEGRADOR EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE.AVALIADOR DE PROJETOS DE DISSERTAÇÃO. 2011. (Encontro).
XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA. ETNOTAXONOMIA ZOOLÓGICA: MÉTODO E CASO. 2010. (Congresso).
CENTRO EM REDE DE INVESTIGAÇÃO EM ANTROPOLOGIA. CONHECIMENTO ECOLÓGICO DE COMUNIDADES TRADICIONAIS DO ESTADO DA PARAÍBA-NORDESTE-BRASIL. 2009. (Congresso).
IV Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. Classificação dos movimentos de marés: uma abordagem etnoecológica no estuário do rio Mamanguape-Paraíba-Noardeste-Brasil. 2009. (Congresso).
V ENCONTRO NORDESTINO DE ETNOECOLOGIA E ETNOBIOLOGIA.ECOLOGIA HUMANA E ETNOBIOLOGIA DA PESCA. 2009. (Encontro).
I ENCONTRO PERNAMBUCANO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA.CONHECIMENTO TRADICIONAL EM ECOSSITEMAS BRASILEIROS. 2008. (Encontro).
I ENCONTRO PERNAMBUCANO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA.CLASSIFICAÇÃO ETNOBIOLÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA COM PESCADORES. 2008. (Encontro).
II FORUM ECOLÓGICO IMPACTOS AMBIENTAIS E ECOLOGIA DA CONSERVAÇÃO.ETNOECOLOGIA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NOS ESTUDOS DE POPULAÇÕES TADICIONAIS. 2008. (Outra).
IX ENCOBIO Encontro de Biologia da Universidade Estadual de Feira de Santana e IV Encontro Nordestino de Etnoecologia e Etnobiologia.Desafio do Retorno de Resultados das Pesquisas às Comunidades Tradicionais. 2008. (Encontro).
59 a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Estratégias e Técnicas de Pesca, Influenciadas por Movimentos de Marés e Fases Lunares, no Estuário do Rio Mamanguape-PB. 2007. (Congresso).
X Semana de Biologia da Universidade Federal da Paraíba.Saber Popular e Saber Científico. 2007. (Outra).
57 Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência- SBPC. Estudo etnozoológico da comunidade de Santa Terezinha (Agreste da Serra da Borborema)PB: Uma contribuição conservação e a sustentabilidade dos recursos faunísticos. 2005. (Congresso).
III Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia.Introdução ao estudo da etnozoologia, com ênfase em etnotaxonomia. 2005. (Simpósio).
V SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA.METODOLOGIAS EM ETNOBIOLOGIA. 2004. (Simpósio).
V SIMPÓSIO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA.CLASSIFICAÇÃO METODOLÓGICA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NOS LEVANTAMENTOS DA ETNOBIODIVERSIDADE. 2004. (Simpósio).
IV Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia.Metodologia para uma Taxonomia Folk com Base no Modelo Berliniano. 2002. (Simpósio).
Participação em bancas
MEIRELES, A. J. A.; LIMA, A. E. F.;MOURÃO, JOSÉ S.. MARÉS, MEMÓRIAS E TERRITÓRIO: ETNOCIÊNCIA NA COMUNIDADE PESQUEIRA DE EMBOACA, LITORAL OESTEDO CEARÁ. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará.
CANDEIAS, A. L. B.; RAMALHO, C. W. N.;DA SILVA MOURÃO, JOSÉ. ?CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL DE PESCADORES DA RESEX ACAÚ GOIANA NO NORDESTE BRASILEIRO: CONTRIBUIÇÕES PARA A GESTÃO COMPARTILHADA AO TERRITÓRIO PESQUEIRO. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Pernambuco.
RODRIGUES, G. G.; CANDEIAS, A. L. B.; RAMALHO, C. W. N.;MOURÃO, JS. PESCADORAS DA MARÉ: CONHECIMENTO LOCAL COMO SUBSIDIO PARA GESTÃO PESQUEIRA NO NORDESTE BRASILEIRO. 2019. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Pernambuco.
MOURÃO, JS; LOPES, S. F.; AZEVEDO, E. L.. MARISCAGEM NO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE (ERM): UM ENFOQUE ECOLÓGICO. 2019. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.
ALVES, RÔMULO ROMEU;MOURÃO, JOSÉ S.; RICARDO, R.. Uso alimentar de animais silvestres por estudantes de terras indígenas da Paraíba. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.
PERSHN, D. C.; OLIVEIRA, M. R.;DA SILVA MOURÃO, JOSÉ. A representação teatral como um recurso didático para o ensino da Genética no ensino médio: síntese proteica. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação-Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em RE) - Universidade Federal da Paraíba.
PENDU, Y. L.; PROFICE, C. C.; SOUTO, .. F. J. B.;MOURÃO, JOSÉ S. ETNOZOOLOGIA DE CETÁCEOS QUE OCORREM NO TERRITORIO PESQUEIRO MARINHO DE PESCADORES ARTESANAIS DE ILHÉUS-BAHIA. 2018. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
ALVES, RÔMULO RN; BARBOZA, RAYNNER RILKE DUARTE;MOURÃO, JS. Etnoprimatologia de Sapajus flavious em fagmentos de floresta atlântica no nordeste do Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.
MOURÃO, JOSÉ S.; ALVES, RÔMULO RN; MELO, A. S.. Análises de capturas de Anomalocardia flexuosa (Linnaeus, 1767) por pescadores do estuário do rio Mamanguape, PB: um enfoque etnoecológico. 2017. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.
ALVES, RÔMULO RN;Barboza, R, R, DMOURÃO, JOSÉ SILVA. Uso de animais em uma comunidade rural do semiárido brasileiro: um enfoque etnozoológico. 2016. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.
RICARDO, R.;MOURÃO, JOSÉ S; VENDEL, A. L.. CARACTERIZAÇÃO E ASPECTOS ETNOBIOLÓGICOS DA PESCA ARTESANAL NAS COMUNIDADES DO LITORAL SUL DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA) - Universidade Federal da Paraíba.
FRANCINI FILHO, R. B.;MOURÃO, JOSÉ S; RICARDO, R.. Avaliação do Conhecimento Ecológico Local (CEL), sobre a dinâmica de pescarias recifais por pescadores e comerciantes de pescados no litoral da Paraíba. 2016. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Monitoramento Ambiental) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, RÔMULO RN; Barboza, R.d;MOURÃO, JS. RELAÇÕES ENTRE A PESCA ARTESANAL E AS TARTARUGAS MARINHAS NO LITORAL PARAIBANO: aspectos etnozoológicos e conservacionistas. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA) - Universidade Federal da Paraíba.
RICARDO, R.; VENDEL, A. L.;José da Silva Mourão. Composição da comunidade e etnotaxonomia de peixes do estuário do Rio Camaratuba, litoral norte, Paraíba, Brasil.. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, RÔMULO RN;MOURÃO, JOSÉ SILVA; Barboza, R.d. VERTEBRADOS USADOS COMO PETS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO: ETNOZOOLOGIA E IMPLICAÇÕES CONSERVACIONISTAS. 2015. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - UEPB.
Hanazaki, N; DAURA-JORGE, F. G.;MOURÃO, JS. ECOLOGIA DE TAINHA Mugil liza Valenciennes 1836(Osteichthyes, Mugilidae), NO LITORAL DE SANTA CATARINA: A ETNOECOLOGIA PODE PREENCHER LACUNAS NO CONHECIMENTO ECOLÓGICO?. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SOUZA, G. P. C.; FORNO, M. A. R. D.; HANAZAKI, N.;MOURÃO, JS. PESCANDO CONHECIMENTO: CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL E A GESTÃO DOS AMBIENTES NO LITORAL NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. 2013. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
ARAUJO, R. C. P.;MOURÃO, JS; SAMAPAIO, J. L. F.; SILVA, A. C.. ETNOICTIOLOGIA COMO INSTRUMENTO PARA UMA GESTÃO PARTICIPATIVA DOS RECURSOS PESQUEIROS. 2013. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará.
ALVES, RÔMULO ROMEU;MOURÃO, JS; Ribeiro, P.A. de Souza. ASPECTOS SÓCIO-CULTURAIS E ECOLÓGICOS DAS ATIVIDADES CINEGÉTICAS REALIZADAS POR CAÇADORES DO MUNICÍPIO DE CONDE, PARAIBA: UMA ABORDAGEM ETNOZOOLÓGICA. 2013. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, R. N.; Vieira, WLS;MOURÃO, JS. CARACTERIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E USO DE ANIMAIS POR COMUNIDADES TRADICIONAIS DO LITORAL DO ESTADO DO CEARÁ. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraíba.
Marques, JGW; SOUTO, JFB;MOURÃO, JS. ETNOICTIOLOGIA DOS PESCADORES URBANOS DA PEDRA FURADA (SALVADOR, BAHIA): ASPECTOS ETOLÓGICOS, ECOLÓGICOS E TAXONÔMICOS. 2012. Dissertação (Mestrado em Ecologia e evolução) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
ALVES, R. N.; NILVADO, N.;MOURÃO, JS. ATIVIDADES CINÉGETICAS EM ÁREAS RURAIS DO MUNICIPIO DE POCINHOS(PB):IMPLICAÇÕES PARA CONSERVAÇÃO.. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, R. N.MOURÃO, JS. CONHECIMENTO E USO DA FAUNA CINÉGETICA POR CAÇADORES NO SEMIÁRIDO PARAIBANO.. 2012. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.
MOURÃO, JS. DINÂMICA SOCIOAMBIENTAL DA PESCA DE MARISCOS EM UM ESTUÁRIO URBANO NORDESTINO: UM ESTUDO ETNOECOLÓGICO DOS PESCXADORES DA BACIA DO PINA, RECIFE-PE. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.
Dias, T,L.P;ALVES, R. N.MOURÃO, JS. ETNOICTIOLOGIA DE UMA COMUNIDADE URBANA NO NORDESTE DO BRASIL. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.
Marques, JGW;MOURÃO, JS. Maré, Mangue e Marisco: Etnoecologia da Pesca Artesanal de Crustáceos na comunidade do Angolá (RESEX- marinha da Baía do Iguape-Maragojipe-BA),. 2010. Dissertação (Mestrado em Ecologia e evolução) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
ALVES, R. N.MOURÃO, JS. Zooterápicos utilizados em comunidades rurais do município de Sumé, semi-árido da Paraíba, nordeste do Brasil e avaliação da atividade antibacteriana da gordura da jibóia (Boa constrictor (Linnaeus, 1758). 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba.
PALMPLIM, PAZ; REIS, W.G;MOURÃO, JS. o jacaretinhga Caiman crocodilus (LINNAEUS, 1758) E A COMUNIDADE DE ILHA GRANDE, PIAUÍ, APA DO DELTA DOPARANAÍBA, BRASIL: UMA ABORDAGEM ETNOECOLÓGICA E PERCEPTIVA. 2010. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
MOURÃO, JS. MANDIOCAS E MACAXEIRAS ( Manihot esculenta- CRANTZ UEPHORBIACEAE. 2009. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraíba.
MOURÃO, JS. ANIMAIS E PLANTAS UTILIZADAS COMO MEDICINAIS POR UMA COMUNIDADE RURAL DO SEMI-ÁRIDO DA PARAÍBA-NORDESTE-BRASIL. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba.
MOURÃO, JS. Diagnostico da pesca e caracterização populacional das lagostas do gênero Panulirus nos ambientes recifais da praia do Seixas e da Penha-PB.. 2008. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraíba.
MOURÃO, JS. Conhecimento local e a cadeia produtiva do goiamum (Cardisoma guanhumi, Lattreile, 1825) no litoral paraibano. 2008. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraíba.
MOURÃO, JS. Cobra é Inseto que ofende? Classification Etnobiológica,Questoões Sanitárias e Conservação da Serra da Jibóia-BA. 2008. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
MOURÃO, JS. Os humanos e os répteis: uma abordagem etnoecológica de São José da Mata-Paraíba. 2007. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraíba.
MOURÃO, JS. Peixe-boi marinho, Trichechus manutus manutus Linnaeus 1758:Ecologia e Conhecimento Tradicional. 2007. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Pernambuco.
MOURÃO, JS. Nas redes do arrasto: atividade e saúde dos pescadores do município de Lucena-PB. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Universidade Federal da Paraíba.
MOURÃO, JS. Conhecimento Ecológico Local e taxonômico dos peixes vermelhos (Actinopetrygii-Teleostei) pelos pescadores de Ilhéus-BA. 2007. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
MOURÃO, JS. Percepção do ambiente por alunos e professores no entorno da estação ecológica de Caetés, Paulista, Pernambuco. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MOURÃO, JS. Steiner. Cnidofauna de recifes emersos da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais ( Estados de Pernambuco e Alagoas) e Percepção do ambiente recifal por moradores-locais. 2005 - Universidade Federal da Paraíba.
MOURÃO, JS. Composição da avifauna e etnooornitologia en complexos estuários-manguezais no estado da Paraíba´Brasil. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.
MOURÃO, JS. Abordagem etnoecológica do conhecimento dos agrilcultores do município de Lagoa Seca (PB), sobre o manejo dos recursos vegetais no combate às pragas.. 2003. Dissertação (Mestrado em PRODEMA) - Universidade Estadual da Paraíba.
MOURÃO, JS. Zoneamento Ambiental da APA da Barra do Rio Mamanguape e de seu Entorno, Estado da Paraíba. 2003. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraíba.
MOURÃO, JS. O BOTO Sotalia fluviatilis (GERVAIS,1853) CETACEA DELPHINIDAE) NO LITORAL DE ILHÉUS, BAHIA: COMPORTAMENTO E INTERAÇÕES COM AS ATIVIDADES PESQUIRAS. 2002. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
MOURÃO, JS. A PESCA ARTESANAL NA APA LITORAL NORTE DA BAHIA: UM OLHAR SOBRE A EXPLORAÇÃO COMERCIAL DA ICTIOFAUNA MARINHA E ESTUARINA E SOBRE AS RELAÇÕES PESCA-PESCADOR. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.
SANTOS, B. A.; SOARES, M. O.; -, C. C. J.;MOURÃO, JOSÉ DA SILVA; MEDEIROS, A. P. M.. POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A CONSERVAÇÃO DA FAUNA MARINHA BRASILEIRA. 2023. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, RÔMULO RN;MOURÃO, JS; Barboza, R.d; LOPES, S. F.; VASCONCELOS, A.. CONFLITOS, CAÇA E CONSERVAÇÃO DA FAUNA SILVESTRE. 2019. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM ETNOBIOLOGIA E CONSRVAÇÃO DA NATUREZA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
ALVES, RÔMULO ROMEU;MOURÃO, JOSÉ S; MEDEIROS, M. F. T.; Barboza, R.d; Pessanha, A. L. M.. MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS E PERCEPÇÃO SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA POR POPULAÇÕES DO ENTORNO DOS RESERVATÓRIOS (AÇUDES) NO SEMIÁRIDO. 2018. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM ETNOBIOLOGIA E CONSRVAÇÃO DA NATUREZA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
ALVES, RÔMULO RN;DA SILVA MOURÃO, JOSÉ; DIAS, T. L. P.; AZEVEDO, E. L.; MOLLOZI, J.. VERTEBRADOS SILVESTRES NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM ETNOZOOLÓGICA NA INTERFACE SABERES DA TRADIÇÃO VERSUS EDUCAÇÃO BIOLÓGICA FORMAL. 2018. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM ETNOBIOLOGIA E CONSRVAÇÃO DA NATUREZA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
LINS, J. E.; SILVA, E. V.;MOURÃO, JOSÉ S; SORIANO, E. M.; MELO, G. A. C.. LAGOSTA, PESCA E PESCADOR MERGULHADOR NO LITORAL ORIENTAL DO NORDESTE DO BRASIL: ABORDAGENS E DESAFIOS. 2017. Tese (Doutorado em PRODEMA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LINS, J. E.;MOURÃO, JOSÉ DA SILVA; ANGELINI, R.; SORIANO, E. M.; GARCIA JUNIOR, J.. CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES DA CIÊNCIA E DOS PESCADORES NA DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DOS RECURSOS PESQUEIROS. 2017. Tese (Doutorado em PRODEMA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ALVES, ÂNGELO GIUSEPPE CHAVES; T.MEDEIROS, M. F.;José da Silva Mourão; MELO, J. G.;LUCENA, R. F. P.. "CONHECIMENTOS E PRATICAS LOCAIS SOBR E MANEJO DE PRAGAS NA CULTURA DO QUIABEIRO (Abelmoschus escuientus) NO ASSENTAMENTO IRRIGADO JACARE-CURITUBA, SERGIPE, BRASIL. 2016. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM ETNOBIOLOGIA E CONSRVAÇÃO DA NATUREZA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
ALVES, RÔMULO RN;José da Silva Mourão; MEDEIROS, M. F. T.; VIEIRA, W. L. S.; FERREIRA, F. S.. Padrões de de caça e pesca de animais silvestres pela etnia Truká, no semiárido brasileiro. 2016. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM ETNOBIOLOGIA E CONSRVAÇÃO DA NATUREZA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MOURÃO, JOSÉ SILVALUCENA, R. A. P.; RICARDO, R.; LOPEZ, LC; LOPES, S. F.. ECOLOGIA E CAPTURA DO CARANGUEJO-UÇÁ Ucides cordatus (LINNAEUS, 1763) (DECAPODA, BRACHYURA) NO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE ? PB E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A CONSERVAÇÃO. 2016. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM ETNOBIOLOGIA E CONSRVAÇÃO DA NATUREZA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
LESSA, R. P. T.; FREDOU, F. L.; TEXEIRA, S. F.; DUARTE NETO, P. J.;José da Silva Mourão. ?PESCA ARTESANAL E ÁREAS MARINHAS PROTEGIDAS EM PERNAMBUCO: UMA ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL E INSTITUCIONAL?. 2016. Tese (Doutorado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SANTOS, M. C. L.;MOURÃO, JOSÉ SILVA; SANDEVILLE JUNIOR, E.; SAKURAI, T.; AUN, C.. PEGAR E FAZER: DINÂMICA DA PRODUÇÃO E DOS USOS DE ARTEFATOS ARTESANAIS DA REGIÃO DA BARRA DO RIO MAMANGUAPE,PB- E REFLEXÕES SOBRE DESIGN E PRODUÇÃO DO MUNDO ARTIFICIAL. 2015. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA AMBIENTAL) - Universidade de São Paulo.
ALVES, RÔMULO RN; MURA, F.;MOURÃO, JS; SILVA, A. B.; PALITOT, E.M. Dinâmica da Caça e Conflitos Socioambientais no Sertão da Serra Negra, PE. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, RÔMULO ROMEU; PESSUTI, J.;José da Silva Mourão; RICARDO, R.; VASCONCELOS, A.. Atividades cinegéticas, usos locais e tradicionais da fauna por povos do semiárido paraibano (Bioma Caatinga). 2014. Tese (Doutorado em Pos Graduação em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, RÔMULO RN;MOURÃO, JS; SANTOS, B. A.; BONINO, A. R. L.; BOVENDORP, R. S.. A CAÇA NO BRASIL PANORAMA HISTÓRICO E ATUAL. 2014. Tese (Doutorado em Pos Graduação em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.
CHAVES, A. P;Alves, RRN; MONTEIRO, J. M.; ROSA, I. L.;MOURÃO, JS. FAUNA MEDICINAL COMERCIALIZADA NO BRASI: ETNOZOOLOGIA, BIOPROSPECÇÃO E CONSRVAÇÃO. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, RÔMULO ROMEU;MOURÃO, JS; NIVALDO, N.; SASSI, R.; PESSUTI, J.. PRÁTICAS CINEGÉTICAS E USOS TRADICIONAIS DA MASTOFAUNA POR POVOS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.
MALAGODI, A.E.; BORTOLUZI, C.D.; PEREIRA, J.P.G;MOURÃO, JS. A VIABILIDADE SOCIECONÔMICA E AMBIENTAL DAS PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS: ESTUDO DE CASO EM LAGOA SECA, PARAIBA. 2011. Tese (Doutorado em Recursos Naturais) - Universidade Federal de Campina Grande.
MOURÃO, JS. Uso e Comércio de Animais para Fins Medicinais e Mágico-Religiosos no Norte e Nordeste do Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.
MOURÃO, JS. Os Peixes, a pesca e os pescadores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão (Macau- Guamaré/RN), Brasil.. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.
MOURÃO, JS. CONSERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: O CASO DOS QUILOMBOLAS DO COMPINHO DA INDEPENDÊNCIA (APA DE CAIRUÇU-PARATY/RJ. 2001. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.
MOURÃO, JS; Hanazaki, N. Etnoconhecimento de pescadores artesanais do litoral do estado do Rio de Janeiro sobre influências antrópicas na ictiofauna e a bioecologia de duas principais espécies alvo. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Ciências Biológicas (DOUTORADO) - Zoologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MOURÃO, JOSÉ S.; NEVES, D. R. M.; DINIZ, E. S.. Estrutura e diversidade filogenética de florestas em áreas elevadas no semiárido do Brasil. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM ETNOBIOLOGIA E CONSRVAÇÃO DA NATUREZA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SILVA, J. R. F.; SILVEIRA, A. P.; BRANDIMARTE, A. L.;MOURÃO, JS. SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS E PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM LAGOAS NO NORDESTE BRASILEIRO. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal do Ceará.
MOURÃO, JS; SILVA, T. C.; ANDRADE, L. H. C.. S LOCAIS E CIENTÍFICOS NO CONTEXTO ESCOLAR EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM ETNOBIOLOGIA E CONSRVAÇÃO DA NATUREZA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. E. L.; TROVAO, D. M. M. B.;MOURÃO, JOSÉ S.. USANDO MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS E CONHECIMENTO LOCAL PARA AVALIAR A QUALIDADE DA ÁGUA NA REGIÃO SEMIÁRIDA DO NORDESTE DO BRASIL. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM ETNOBIOLOGIA E CONSRVAÇÃO DA NATUREZA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MOURÃO, JOSÉ S; TROVAO, D. M. M. B.; Pessanha, A. L. M.. Atitudes de estudantes urbano-rural em relação aos vertebrados silvestres: implicações para conservação. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM ETNOBIOLOGIA E CONSRVAÇÃO DA NATUREZA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
CHAVES, A. P;MOURÃO, JOSÉ S; ALVES, M. R.; FERREIRA, R. L. C.; SILVA, T. C.. RECURSOS MADEIREIROS COMO FONTE COMBUSTÍVEL NA PRODUÇÃO DE CERÂMICA ARTESANAL E USO DOMÉSTICO: UMA INVESTIGAÇÃO ETNOECOLÓGICA. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
VASCONCELOS, A.; Bezerra, D, M, S, Q;MOURÃO, JOSÉ S.. Áreas de caça e soltura de fauna no semiárido do Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM ETNOBIOLOGIA E CONSRVAÇÃO DA NATUREZA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Souto, W.M.S; Dias, T,L.P;MOURÃO, JOSÉ DA SILVA. PROCESSO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E QUALIDADE DE VIDA DE UMA POPULAÇÃO RIBEIRINHA. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM ETNOBIOLOGIA E CONSRVAÇÃO DA NATUREZA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
FREIRE, E. M. X.; ARAUJO, M. F. F.; ALMEIDA, E. A.;MOURÃO, JS. Conhecimento local sobre espécies de anfíbios e biocontrole de insetos pragas em sistemas agrícolas de região semiárida brasileira: Subsídios à Etnoconservação. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em PRODEMA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
NÓBREGA, R. R.;MOURÃO, JS; PALITOT, E.M. A DINÃMICA DA CAÇA EM SOCIEDADES INDÍGENAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Pos Graduação em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.
NÓBREGA, R. R.; RICARDO, R.;MOURÃO, JS. A CAÇA NO BRASIL: PANORAMA HISTÓRICO E ATUAL. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, R. N.; Vieira, WLS;MOURÃO, JS. PRÁTICAS CINÉGETICAS E USOS TRADICIONAIS DA MASTOFAUNA POR POVOS DO SEMIÁRIDO PARAIBANO. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.
MOURÃO, JS; OLIVEIRA, J. V.; MELO, A. S.. MAPEAMENTO DE RECURSOS PESQUEIROS: UM ENFOQUE ETNOECÓLOGICO. 2019.
MOURÃO, JS; LOPES, S. F.; OLIVEIRA, J. V.. MARISCAGEM NO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE: UM ENFOQUE ETNOBIOLÓGICO E ECOLÓGICO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.
ALVES, RÔMULO RN;MOURÃO, JS; Barboza, R.d. Vertebrados usados como pets no semiárido paraibano: Etnozoologia e implicações conservacionistas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.
ALVES, RÔMULO RN;MOURÃO, JOSÉ SILVABarboza, R, R, D. O uso de animais por uma comunidade tradicional do semiárido do Brasil: um enfoque etnozoológico. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia e Conservação) - Universidade Estadual da Paraíba.
CRUZ, D.D;MOURÃO, JSLUCENA, R. F. P.. USO E CONHECIMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS NO QUILOMBO IPIRANGA, MUNICÍPIO DO CONDE-PB. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraíba.
RICARDO, R.;MOURÃO, JOSÉ S; CRISPIM, C.. UMA ABORDAGEM ETNOECOLÓGICA DA PESCA ARTESANAL NAS COMUNIDADES DA PENHA E PONTA DO SEIXAS, JOÃO PESSOA, PARAÍBA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraíba.
FRANCINI FILHO, R. B.;MOURÃO, JOSÉ S; RICARDO, R.. Avaliação da percepção sobre a dinâmica de pescaria recifais por pescadores e comerciantes de pescado no litoral da Paraíba. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia e Monitoramento Ambiental) - Universidade Federal da Paraíba.
SOUTO, JFB;MOURÃO, JS; PADOVANI, B.. Sitios de agregação reprodutiva da Caranha Lutjanus cyanopterus (Perciformes -Lutjanidae) na plataforma continental da Bahia, Brasil. 2014.
CRUZ, D.D; LIMA, R. B.;MOURÃO, JS. ETNOBOTÂNICA DE PLANTAS MEDICINAIS NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE COREMAS, PARAÍBA, PB ,BRASIL. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, RÔMULO ROMEU; Ribeiro, P.A;MOURÃO, JS. RELAÇÕES ENTRE A PESCA ARTESANAL E AS TARTARUGAS MARINHAS DO LITORAL PARAÍBANO. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA) - Universidade Federal da Paraíba.
LUCENA, R. F. P.; CRUZ, D.D;MOURÃO, JS. DINÂMICA DO CONHECIMENTO TRADICIONAL LOCAL EM UMA ÁREA DO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA (NORDESTE, BRASIL). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia e Monitoramento Ambiental) - Universidade Federal da Paraíba.
MOURÃO, JS. Ecologia da tainha Mugil liza Valencionnes 1836 (Osteichthyes, Mugilidae) no litoral de Santa Catarina: A etnoecologia pode preencher lacunas no conhecimento ecológico?. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CRUZ, D.D;MOURÃO, JSLUCENA, R. F. P.. Plantas medicinais e o perfil do conhecimento etnobotânico nos assentamentos rurais da APA Tambaba, litoral sul da Paraíba. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraíba.
CRUZ, D.D; NÓBREGA, R. R.;MOURÃO, JS. Perfil e transmissão cultural do conhecimento etnobotânico em comunidade rural da região semiárida da Paraiba. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraíba.
BARBOZA, RAYNNER RDMOURÃO, JS; LOPES, S. F.. Uso alimentar e conservação da avifauna cinegética: um estudo de caso no município de Patos, PB. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Etnobiologia) - Universidade Estadual da Paraíba.
BARBOZA, RRD;MOURÃO, JOSÉ S; LOPES, S. F.. Conhecimento, uso alimentar e conservação da avifauna cinegética: um estudo de caso no município de Patos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Etnobiologia) - Universidade Estadual da Paraíba.
BARBOZA, RAYNNER RDMOURÃO, JOSÉ S.; LOPES, S. F.. Criação e comércio ilegal de aves no município de Patos, sertão da Paraíba: implicações conservacionistas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Etnobiologia) - Universidade Estadual da Paraíba.
ALVES, RÔMULO ROMEU;MOURÃO, JS; OLIVEIRA, B. H. S.. AUTOTOMIA CAUDAL EM POPULAÇÕES DO LAGARTO NEOTROPICAL Kentropyx calcarata SPIX, 1825 (SQUAMATA: TEIDAE) HABITANDO REMANESCENTES DE FLORESTA ATLÂNTICA DO NORDESTE BRADILEIRO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.
ALVES, RÔMULO RN;MOURÃO, JOSÉ S.; OLIVEIRA, J. V.. Atividade de caça e suas implicações ecológicas por estudantes urbano/rural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.
GUIMARAES, A. S.MOURÃO, JOSÉ S.. Integrando conhecimentos: uma abordagem etnobotânica para o ensino de ciências. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, RÔMULO RN;MOURÃO, JOSÉ SILVA; Barboza, R.d. Etnoprimatologia de Sapajus flavius (Schreber, 1774) em fragmentos de floresta Atlântica no Nordeste do Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.
ALVES, RÔMULO ROMEU;Barboza, R, R, DJosé da Silva Mourão. UTILIZAÇÃO DE RÉPTEIS COMO ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO:IMPLICAÇÕES CONSERVACIONISTAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Estadual da ParaÃba.
ALVES, RÔMULO RN;Barboza, R, R, DMOURÃO, JOSÉ S. ATIVIDADES CINEGÉTICAS E USOS DA FAUNA SILVESTRES EM UMA ÁREA RURAL DO SEMIÁRIDO PARAIBANO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Estadual da ParaÃba.
ALVES, R. N.Souto, W.M.SMOURÃO, JS. UTILIZAÇÃO DAS AVES SILVESTRES POR MORADORES DO MUN. DE FAGUNDES SEMIARIDO PARAIBANO UMA ABORDAGEM ETNOORNIITOLÓGICA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba.
Dias, T,L.P; Pessanha, A. L. M.;MOURÃO, JS. Composição e abundância da malacofauna associada a bancos de algas calcáreas (rodollitos) do infralitoral raso dos recifes do Cabo Branco, João Pessoa, (NE-Brasil). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba.
ALVES, R. N.; Silva, H;MOURÃO, JS. Uso da fauna para fins medicinais no município de Alagoa Nova-PB. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - UEPB.
ALVES, R. N.; Silva, H;MOURÃO, JS. A zooterapia no município de Barra de Santana-PB. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba.
SAORES,C;MOURÃO, JS; MOURA, G. A ATIVIDADE PESQUEIRA ARTESANAL NA COMUNIDADE DE LIVRAMENTO, SANTA RITA-PB. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Bilógicas) - Universidade Federal da Paraíba.
MOURÃO, JS. As representações sobre o conceito de natureza por um grupo de alunos do curso de Biologia da UEPB.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba.
REGO, R.D;MOURÃO, JS. Utilização da fauna por populações tradicionais do semiárido paraibano.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba.
MOURÃO, JSSouto, W.M.S. Uso dos recursos vegetais da Caatinga: um caso do Curimatáu paraibano. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba.
MOURÃO, JS. GESTÃO DE RESÍDUOS E SERVIÇOS DE SAÚDE: PROCESSOS DECISÓRIO EM UMA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - Universidade Estadual da Paraíba.
MOURÃO, JS. ENTRE O AIYÊ E O ORUM: INTERAÇÃO ENTRE HOMEM/ANIMAL EM TERREIROS DE CANDOMBLÉS NAS CIDADES DE CARUARU(PE) E CAMPINA GRANDE (PB). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba.
MOURÃO, JS. O USO DE AVES COMO ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE,PB. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba.
MOURÃO, JS. Distribuição Espacial do Cavalo-marinho Hippocampus reidi (Teleostei: Sygnathidae) no estuário do rio Mamanguape, Paraíba Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Bilógicas) - Universidade Federal da Paraíba.
MOURÃO, JS. Estudo Epidemiólogico de Acidentes de Botrópicos Notificados no Estado da Paraíba. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba.
MOURÃO, JS. Sousa.Captação de sementes e crescimento da ostra do mangue Crassostrea rhizophorae. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba.
MOURÃO, JS. Sousa.Captação de sementes e crescimento da ostra do mangue Crassostrea rhizophorae (Guilding, 1828) na gamboa de Caracabu, Rio Tinto. litoral norte do estado da Paraíba. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba.
MOURÃO, JS. Aves no campus I da Universiade Estadual da Paraíba. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba.
MOURÃO, JS. Percepção Etnoecológica de Caçadores de Quatro Cidades do Cariri Paraibano em Relação ao Mocó Kerodon rupestris (Wied,1920) (MAMMALIA;RODENTIA,CAVIDAE). 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba.
MONTENEGRO, S. C. S.; Lopes, F;MOURÃO, JS. Professor Assistente da Universidade Federal Rural do Semiárido. 2011. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
MOURÃO, JS. Professor Adjunto 1. 2007. Universidade Estadual da Paraíba.
MOURÃO, JS. Prfessor Adjunto. 2006. Universidade Federal da Paraíba.
MOURÃO, JS. SEMINÁRIO INTEGRADOR DA REDE DE MESTRADOS EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE. 2009. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MOURÃO, JS. COMISSÃO DE SELEÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE-PRODEMA. 2009. Universidade Federal da Paraíba.
MOURÃO, JS. XIII SEMINÁRIO INTEGRADOR II E VII ENCONTRO DE MESTRES DO PRODEMA. 2008. Universidade Federal do Piauí.
Orientou
SUSTENTABILIDADE SOCIOECONÔMICA E AMBIENTAL NA PESCA DO CARANGUEJO-UÇÁ (Ucides cordatus Linnaeus, 1763): GOVERNANÇA E GESTÃO EM ESTUÁRIOS DO NORDESTE BRASILEIRO; 2025; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: José da Silva Mourão;
GOVERNANÇA PARTICIPATIVA: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE CONSELHOS GESTORES DE ÁREAS PROTEGIDAS COSTEIRAS; 2024; Dissertação (Mestrado em ETNOBIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José da Silva Mourão;
ESTRUTURA POPULACIONAL E ESTOQUE PESQUEIRO DO CARANGUEJO- UÇÁ (Ucides cordatus, LINNAEUS, 1763), NO ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL; 2024; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: José da Silva Mourão;
CULTIVO DE Crassostrea (SACCO, 1897), (BIVALVIA: OSTREIDAE) NO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE, PARAÍBA, BRASIL: IMPLICAÇÕES PARA COGESTÃO; 2022; Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José da Silva Mourão;
PERCEPÇÃO DE RISCO E ESTRATÉGIAS ADAPTATIVAS EM UMA POPULAÇÃO DE PESCADORES ARTESANAIS: ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA; 2021; Dissertação (Mestrado em ETNOBIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: José da Silva Mourão;
GÊNERO, CEL E OSTREICULTURA, EM UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL: IMPLICAÇÕES PARA UMA COGESTÃO; 2021; Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José da Silva Mourão;
O CONHECIMENTO BOTÂNICO DOS ÍNDIOS POTIGUARA APLICADO AO CONTROLE BIOLÓGICO DE Aedes aegypti (DIPTERA: CULICIDAE); 2021; Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: José da Silva Mourão;
Utilization of fishing resources and mangrove wood products in Mamanguape River Estuary (MRE), Northeastern Brazil; 2020; Dissertação (Mestrado em Erasmus Mundus Masters Course in Tropical Biodiversity and Ecosystems) - Université Libre de Bruxelles, ; Coorientador: José da Silva Mourão;
MARISCAGEM NO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE (ERM): UM ENFOQUE ECOLÓGICO; 2019; Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José da Silva Mourão;
MAPEAMENTO DE RECURSOS PESQUEIROS: UM ENFOQUE ETNOECOLÓGICO; 2019; Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José da Silva Mourão;
Análises de capturas de marisco (Anomalocardia brasiliana) (GMELIN, 1791) em um estuário do Nordeste; 2018; Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José da Silva Mourão;
Modelo de gestão praticada na APA/ARIE Manguezais da Foz do Rio Mamanguape; 2018; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: José da Silva Mourão;
ATIVIDADE PESQUEIRA E A INTERFERÊNCIA NA SAÚDE DA MULHER: VIVÊNCIA NO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE - PB; 2018; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA) - Universidade Federal da Paraíba, ; Orientador: José da Silva Mourão;
CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL E A COGESTÃO: O caso da Reserva Extrativista Acaú-Goiana; 2016; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José da Silva Mourão;
ATIVIDADE PESQUEIRA DE ELASMOBRÂNQUIOS - UM ENFOQUE ETNOICTIOLÓGICO; 2015; Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José da Silva Mourão;
CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL COMO INSTRUMENTO DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: A pesca artesanal na região do Complexo Industrial Portuário de Suape ? PE; 2015; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José da Silva Mourão;
PESCA ARTESANAL EM ?CURRAIS?: UM ENFOQUE ETNOECOLÓGICO; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José da Silva Mourão;
Conhecimento Ecológico Local como ferramenta na gestão pesqueira participativa: um estudo de caso com os marisqueiros de Livramento, Santa Rita, PB; 2014; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José da Silva Mourão;
"OS A(U)TORES DA PESCA": INTERAÇÕES SOCIAIS, APROPRIAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS PESQUEIROS NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA BARRA DO RIO MAMANGAUPE, PB; 2013; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José da Silva Mourão;
A MELIPONICULTURA NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE IPIRANGA E GURUGI, ESTADO DA PARAÍBA: UMA AOBRDAGEM ETNOECOLÓGICA; 2013; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: José da Silva Mourão;
DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO DO USO DE ESPÉCIES VEGETAIS E ANIMAIS DO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA (NORDESTE, BRASIL) ? UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CABACEIRAS; 2013; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Monitoramento Ambiental) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: José da Silva Mourão;
ETNOICTIOLOGIA COMO INSTRUMENTO PARA UMA GESTÃO DOS RECURSOS PESQUEIROS; 2013; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará, FUNCAP; Coorientador: José da Silva Mourão;
PESCA ARTESANAL NA COSTA PARAIBANA: UM ENFOQUE ETNOICTIÓLOGICO; 2012; Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba, ; Orientador: José da Silva Mourão;
PESCA ARTESANAL NO SEMIÁRIDO PARAIBANO: UM ENFOQUE ETNOICTIOLÓGICO; 2011; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José da Silva Mourão;
ESTUDO ETNOORNITOLÓGICO NO MUNICIPIO DE CAMPINA GRANDE-PB: ASPECTOS DA COMERCIALIZAÇÃO E CRIAÇÃO DAS AVES; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José da Silva Mourão;
Conhecimento ecológico local, usos e técnicas por pescadores e catadores da área de proteção ambiental barra do rio Mamanguape, Paraíba; 2010; Dissertação (Mestrado em PRODEMA) - Universidade Estadual da Paraíba, ; Orientador: José da Silva Mourão;
Mulheres, manguezais e a pesca no estuário do rio Mamanguape: um enfoque etnoecológico; 2010; Dissertação (Mestrado em PRODEMA) - Universidade Estadual da Paraíba, ; Orientador: José da Silva Mourão;
AVALIAÇÃO FUNCIONAL DAS MARISQUEIRAS DA COMUNIDADE DE TRAMATAIA-PB: UM ENFOQUE FISIOTERAPEUTICO E ETNOEOLÓGICO; 2009; Dissertação (Mestrado em PRODEMA) - Universidade Estadual da Paraíba, ; Orientador: José da Silva Mourão;
A ETNOECOLOGIA DOS TATUS-PEBA (Euphractus sexcinctus (Linnaeus, 1758) E TATU VERDADEIRO (Dasypus novemcinctus Linnaeus, 1758) NA PERSPECTIVA DOS POVOS DO SEMI-ÁRIDO PARAIBANO; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, ; Orientador: José da Silva Mourão;
ANIMAIS DE USO ETNOVETERINÁRIO NO SEMI-ÁRIDO PARAIBANO: IMPLICAÇÕES PARA CONSERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE; 2009; Dissertação (Mestrado em PRODEMA) - Universidade Estadual da Paraíba, DAAD; Orientador: José da Silva Mourão;
USO DO CONHECIMENTO TRADICIONAL NA IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS LOCAIS DE COLETA DO CARANGUEJO-UÇA (Ucides cordatus, LINNAEUS, 1763); 2009; Dissertação (Mestrado em PRODEMA) - Universidade Estadual da Paraíba, ; Orientador: José da Silva Mourão;
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE MARINHA NO CONTEXTO DA GOVERNANÇA COSTEIRO-MARINHAA; 2025; Tese (Doutorado em DOUTORADO EM ETNOBIOLOGIA E CONSRVAÇÃO DA NATUREZA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José da Silva Mourão;
UM OLHAR SOBRE A PESCA ARTESANAL: REPRESENTAÇÃO SOCIAL EESTOQUES PESQUEIROS NUMA PERSPECTIVA CONSERVACIONISTA; 2023; Tese (Doutorado em DOUTORADO EM ETNOBIOLOGIA E CONSRVAÇÃO DA NATUREZA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, ; Orientador: José da Silva Mourão;
CONTRIBUIÇÕES DOS PESCADORES AO PROCESSO DE COGESTÃO PESQUEIRA NA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DO CORUMBAU, BRASIL; 2020; Tese (Doutorado em DOUTORADO EM ETNOBIOLOGIA E CONSRVAÇÃO DA NATUREZA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José da Silva Mourão;
Atividade de mariscagem na comunidade de Chaval (CE) e o conhecimento ecológico local?,; 2020; Tese (Doutorado em Ciências Marinhas Tropicais) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: José da Silva Mourão;
DECISÃO E OTIMIZAÇÃO NA PESCA ARTESANAL EM UM RESERVATÓRIO NO NORDESTE DO BRASIL; 2018; Tese (Doutorado em DOUTORADO EM ETNOBIOLOGIA E CONSRVAÇÃO DA NATUREZA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José da Silva Mourão;
PESCA ARTESANAL NO LITORAL PERNAMBUCANO E CEARENSE: implicações conservacionistas; 2016; Tese (Doutorado em DOUTORADO EM ETNOBIOLOGIA E CONSRVAÇÃO DA NATUREZA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: José da Silva Mourão;
ECOLOGIA E CAPTURA DO CARANGUEJO-UÇÁ Ucides cordatus (LINNAEUS, 1763) (DECAPODA, BRACHYURA) NO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE ? PB E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A CONSERVAÇÃO; 2016; Tese (Doutorado em DOUTORADO EM ETNOBIOLOGIA E CONSRVAÇÃO DA NATUREZA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José da Silva Mourão;
Caracterização socioeconômica dos pescadores artesanais do açude de Boqueirão, Paraíba: Um enfoque etnoictiológico; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Etnobiologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
Impacto ambiental na percepção dos pescadores da praia do jacaré- Cabedelo-PB; 2002; 58 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
TAXONOMIA FOLK DOS PESCADORES DO AÇUCE DE BOQUEIRÃO, PARAÍBA: UM ESTUDO DE CASO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
PREVISÕES DE CHUVAS NO MUNICÍPIO DE SOLEDADE-PB ATRAVÉS DO CANTO DAS AVES: um saber popular; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
Avaliação antimicrobiana do extrato alcoólico de Cúrcuma(Cúrcuma longa) sobre cepa de Escherichia coli 231; ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
RECURSOS PESQUEIROS: MARISCAGEM EM UM ESTUÁRIO TROPICAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
REVISÃO DE COMPORTAMENTO DEFENSIVO EM ESPÉCIES DA FAMÍLIA COLUBRIDAE, GÊNERO CHIRONIUS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
TAXONÔMIA DA BIOTA ACOMPANHANTE, POR MEIO DE TÉCNICA DE COLETA DE MARISCO (Anomalocardia brasiliana) NO ESTUARIO DO RIO MAMANGUAPE (ERM) - PB; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
INTERAÇÕES ENTRE OS SERES HUMANOS E OS PEIXES: UMA REVISÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ETNOICTIOLOGIA NA AMÉRICA LATINA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
INTERAÇÕES ENTRE OS SERES HUMANOS E PEIXES: UMA REVISÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ETNOICTIOLOGIA NA AMÉRICA LATINA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
O uso de Zooterápicos nos Cariris Velhos da Paraíba; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
PERCEPÇÃO DOS MORADORES DE BARRA DE MAMANGUAPE SOBRE AS ATIVIDADES DO PROJETO PEIXE-BOI (Trichechus manatus) - PB; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO TRÓFICO DO LEBISTE Poecilia reticulata (Peters l859) POECILIDAE CYPRINIDONTIFORME APLICADO A LARVAS DE Dípteras culicídae NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL DOS PESCADORES SOBRE ALIMENTAÇÃO DE PEIXES DO AÇUDE EPITÁCIO PESSOA SEMIÁRIDO PARAIBANO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
A construção de interpretações de fenômenos meteorológicos e sua utilização na previsão do clima: Análise da resiliência coletiva; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL DOS PESCADORES DO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE, LITORAL NORTE DO ESTADO DA PARAÍBA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
OS PESCADORES E OS PEIXES DO AÇUDE DE BODOCONGÓ, NA CIDADE DE CAMPINA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
CONHECIMENTO E USO DA FAUNA BENTÔNICA PELOS PESCADORES DO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE, PARAÍBA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
PESCADORES, TÉCNICAS E MARÉS: UMA ABORDAGEM ETNOECOLÓGICA NO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE (ERM)?PB; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
CONHECIMENTO BIOECOLÓGICO DE CARANGUEJOS (Ucides cordatus, Cardisoma guanhumi e Goniopsis cruentata) POR PESCADORES DO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE ? PB; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
PESCADORES E RAIAS (ELASMOBRANCHII-BATOIDEA): UMA ABORDAGEM ETNOICTIOLÓGICA NO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE, LITORAL NORTE DO ESTADO DA PARAÍBA-BRASIL; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
ESTUDO DO USO E COMÉRCIO DE ANIMAIS PARA FINS MEDICINAIS E MÁGICO-RELIGIOSOS EM FEIRAS LIVRES DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
CONHECIMENTO ECOLÓGICO DOS PESCADORES SOBRE O PEIXE-BOI MARINHO (Trichechus manatus manatus) DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL(APA) DA BARRA DO RIO MAMANGUAPE, PARAÍBA-BRASIL; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
O uso de recursos biológicos pelas comunidades de Barra de Mamanguape e Lagoa de Praia,no Estuário do Rio Mamanguape, litoral norte do estado da Paraíba: Um enfoque etnoecológico; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
Principais zooterápicos utilizados na etnoverinária nos municípios de Cubati e Pedra Lavrada, Estado da Paraíba; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
Taxonomia folk dos catadores de crustáceos e moluscos do Estuário do Rio Mamanguape-PB-Brasil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
ECOLOGIA DAS MARISQUEIRAS DO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE, LITORAL NORTE DO ESTADO DA PARAÍBA; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS PROVOCADOS PELA TÉCNICA ?REDINHA? UTILIZADA PELOS CARANGUEJEIROS NO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE ? PB; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
A Caatinga e os Sertanejos do Serido Oriental (município de Pedra Lavrada-PB) uma abordagem etnoecológica e etnobiológica dos recursos faunísticos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
Estudo das Comunidades de Santa Terezinha (Massaranduba) e São José da Mata (Campina Grande): uma abordagem á conservação e a sustentabilidade dos recursos faunísticos; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
Aspectos etnoecológicos da comunidade da Vila dos Posseiros sobre os quirópteros da Mata de Pau-ferro-município de Areia-PB; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
OS MORADORES E AS GARÇAS-VAQUEIRAS (Bubulcus íbis) (LINNAEUS, 1758), DOS MUNICÍPIOS DE RIACHÃO DO BACAMARTE, GURINHÉM e CAJA CALDAS BRANDÃO-PB: UMA INTERPRETAÇÃO ETNOORNITOLÓGICA e ETNOECOLÓGICA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
Alves; Aspectos etnozoológicos dos moradores do distrito de São José da Mata-Campina ?Grande-PB; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
OS SAGUIS (Callithrix jacchus Linnaeus, 1758) E OS POVOS DA MATA DO PAU-FERRO: UMA ABORDAGEM ETNOECOLOGICA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
Aves que prenunciam chuva: Percepção etnobiológica e etnoecológica de moradores de comunidades rurais no município de Soledade-PB; 2003; 61 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
Aspectos na etnomastozoologia de caçadores do município de Paulista-PB; 2003; 59 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
Caranguejeiros e Caranguejos: Uma abordagem sobre o conhecimento etnoecológico dos catadores de caranguejo-uça ( Ucides cordatus),( Decapoda Brachyura) do município de Bayeux-PB; 2003; 74 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
Estudo etnoictiológico e de comércio de cavalos-marinhos (Teleostei-Sygnathidae: Hippocampus), por pescadores artesanais do estuário do rio Mamanguape-PB; 2002; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José da Silva Mourão;
Plantas conhecidas como biodindicadoras de chuva por moradores de comunidade rurais do município de Soledade-PB: Uma abordagem etnobotânica; 2002; 69 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: José da Silva Mourão;
CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL (CEL) EM COMBINAÇÃO COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, COMO FERRAMENTAS DE GESTÃO COMPARTILHADA DOS RECURSOS PESQUEIROS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José da Silva Mourão;
USO E CONSERVAÇÃO DA FAUNA NO MUNICÍPIO DE SÃO MAMEDE, SEMI-ÁRIDO PARAIBANO; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José da Silva Mourão;
PESCADORES ARTESANAIS DO SEMI-ÁRIDO PARAIBANO: UM ENFOQUE ETNOICTIOLÓGICO NO AÇUDE EPITÁCIO PESSOA-PB; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José da Silva Mourão;
CONHECIMENTO E USO DA FAUNA SILVESTRE NA MEDICINA VETERINÁRIA POPULAR NO SEMI-ÁRIDO PARAIBANO; IMPLICAÇÕES NA CONSERVAÇÃO; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José da Silva Mourão;
CONHECIMENTO E USO DA FAUNA SILVESTRE NA MEDICINA VETERINÁRIA POPULAR NO SEMI-ÁRIDO PARAIBANO; IMPLICAÇÕES NA CONSERVAÇÃO; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José da Silva Mourão;
ONHECIMENTO E USO DA FAUNA BENTÔNICA DO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE, LITORAL NORTE DO ESTADO DA PARAÍBATÍTULO DO PROJETO; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José da Silva Mourão;
Fauna e Flora utilizada na medicina Etnoveterinária no município de Pocinhos-PB; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José da Silva Mourão;
ECOLOGIA DOS PESCADORES DO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE, LITORAL NORTE DO ESTADO DA PARAÍBA-BRASIL: UM ENFOQUE ETNOICTIOLÓGICO; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José da Silva Mourão;
SUBSÍDIOS PARA O MANEJO PARTICIPATIVO DA CATA ARTESANAL DO CARANGUEJO-UÇÁ (Ucides cordatus), NA ÀREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO RIO MAMANGUAPE (APA): UM ENFOQUE ETNOECOLÓGICO; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba, UEPB; Orientador: José da Silva Mourão;
INFLUÊNCIA DOS FATORES ABIÓTICOS NA CAPTURA DE PEIXES NO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE (ERM), PARAÍBA, BRASIL:UM ENFOQUE ETNOICTIOLÓGICO; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José da Silva Mourão;
A Caatinga e os Sertanejos do Serido Oriental (município de Pedra Lavrada-PB) uma abordagem etnoecológica e etnobiológica dos recursos faunísticos; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José da Silva Mourão;
ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE PESCA INFLUENCIADAS POR MOVIMENTOS DE MARÉS E FASES LUNARES, NO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE (ERM), LITORAL NORTE DO ESTADO DA PARAÍBA-BRASIL; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José da Silva Mourão;
Estudo Etnozoológico da Comunidade de Santa Terezinha -Massaranduba (Agreste da Serra da Borborema), PB : uma Contribuição À Conservação e a Sustentabilidade dos Recursos Faunísticos; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José da Silva Mourão;
Produções bibliográficas
-
MELO, PAULO WANDERLEY DE ; VIANA-JUNIOR, ARLEU BARBOSA ; ARAÚJO, MARIA ELISABETH DE ; MOURÃO, JOSÉ DA SILVA . Environmental risk perception and adaptative strategies in a neotropical fishing population: Socioeconomic aspects and community participation. MARINE POLICY , v. 175, p. 106623, 2025.
-
SANTOSB, D. R. ; MEDEIROS, M. C. ; PINTO, A. S. ; ALMEIDA, G. R. ; MOURÃO, JS . Ecological knowledge of oyster (Crassostrea) collectors on abiotic aspects: Implications for co-management. Ethnobiology and Conservation , v. 14, p. 1-19, 2025.
-
BARBOSA-FILHO, MÁRCIO L.V. ; GONÇALVES DE SOUZA, GABRIEL BARROS ; DE FARIA LOPES, SÉRGIO ; SICILIANO, SALVATORE ; HAUSER-DAVIS, RACHEL ANN ; DA SILVA MOURÃO, JOSÉ . Fisher awareness is crucial for compliance with regulatory frameworks concerning endangered marine species. MARINE POLICY , v. 177, p. 106688, 2025.
-
MEDEIROS, M. C. ; PINTO, A. S. ; RODRIGUES, E. A. M. ; OLIVEIRA, T. A. ; OLIVEIRA, J. V. ; LOPES, S. F. ; MOURÃO, JS . Changes in artisanal fishing as a driver of the shifting baseline syndrome: from the perspective of local ecological knowledge. MARINE POLICY , v. 106304, p. 2, 2024.
-
OLIVEIRA, YEDDA CHRISTINA BEZERRA BARBOSA DE ; NAZARETH RIVERA, DOUGLAS ; CARRAMASCHI DE ALAGÃO QUERIDO, LUCIANO ; DA SILVA MOURÃO, JOSÉ . Critical areas for sea turtles in Northeast Brazil: a participatory approach for a data-poor context. PeerJ , v. 12, p. e17109, 2024.
-
MEDEIROS, MACELLY CORREIA ; PINTO, ANDERSON SILVA ; SANTOS, DAIANE RODRIGUES DOS ; MARTEL, GUY ; LOPES, SERGIO DE FARIA ; MOURÃO, JOSÉ DA SILVA . Folk taxonomy and scientific nomenclature: Working together for conservation of fishery resources in Brazil. JOURNAL FOR NATURE CONSERVATION , v. 68, p. 126214, 2022.
-
DA SILVA MOURÃO, JOSÉ ; BARACHO, ROSSYANNE LOPEZ ; DE FARIA LOPES, SERGIO ; MEDEIROS, MACELLY CORREIA ; DIELE, KAREN . The harvesting process and fisheries production of the venus clam Anomalocardia flexuosa in a Brazilian extractive reserve, with implications for gender-sensitive management. OCEAN & COASTAL MANAGEMENT , v. 213, p. 105878-10, 2021.
-
BARBOSA FILHO, MÁRCIO LUIZ VARGAS ; SOUZA, GABRIEL BARROS GONÇALVES DE ; LOPES, SÉRGIO DE FARIA ; HAUSER-DAVIS, RACHEL ANN ; SICILIANO, SALVATORE ; MOURÃO, JOSÉ DA SILVA . Reef fisher perceptions acknowledge the socio-environmental effectiveness of a 20-year old Brazilian Marine Protected Area. MARINE POLICY , v. 134, p. 104797-8, 2021.
-
LUCENA, R. F. P. ; MEDEIROS, P. M. ; ARAUJO, E. L. ; ALVES, AGC ; BONIFÁCIO, K. M. ; MOURÃO, JS ; ALBUQUERQUE, U. P. . Utilitarian and cognitive aspects in the ethnotaxonomy of plants from the Caatinga in two rural communities in Northeastern Brazil. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE , v. 8, p. 1460, 2021.
-
PINTO, M. F. ; MOURÃO, JS ; ALVES, RÔMULO RN . Artes de pesca e conservação em duas comunidades de pescadores artesanais no Brasil. REVISTA ETNOBIOLOGÍA , v. 19, p. 29, 2021.
-
MOURÃO, JS ; BARACHO, R. L. ; MARTEL, G. ; Barboza, R, R, D ; LOPES, S. F. . Local ecological knowledge of shellfish collectors in an extractivist reserve, Northeast Brazil: implications for co-management. HYDROBIOLOGIA , v. 3, p. 2-25, 2020.
-
BARBOSA FILHO, M. L. V. ; SEMINARA, C. I. ; TAVARES, D. C. ; SICILIANO, S. ; Davis, RH ; MOURÃO, JOSÉ DA SILVA . Artisanal fisher perceptions on ghost nets in a tropical Souh Atlantic marine biodiversity hotspot :Challenges to traditional fishing culture and implications for conservation strategies. OCEAN & COASTAL MANAGEMENT , v. 192, p. 1-8, 2020.
-
BARBOSA-FILHO, MÁRCIO L. V. ; DE SOUZA, GABRIEL BARROS GONÇALVES ; DE FARIA LOPES, SÉRGIO ; HAUSER-DAVIS, RACHEL ANN ; SICILIANO, SALVATORE ; DA SILVA MOURÃO, JOSÉ . Artisanal Fisher Knowledge and Attitudes Concerning Compressor Fishing in a North-Eastern Brazilian Marine Protected Area. HUMAN ECOLOGY , v. 1, p. 1-10, 2020.
-
SOARES, L. M. O. ; MIRANDA2, G. E. C. ; José da Silva Mourão . Uma análise empírica do modelo de gestão praticado em Unidade de Conservação de Uso Sustentável. SOCIEDADE & NATUREZA (UFU. ONLINE) , v. 32, p. 472-483, 2020.
-
BARBOSA-FILHO1, M. L. V. ; RAMIREZ, M. ; José da Silva Mourão ; ROSA, R. S. ; NÓBREGA, R. R. ; COSTA-NETO, E. M. . Ethnotaxonomy of Sharks by Expert Fishers from South Bahia, Brazil: Implications for Fisheries Managment. Ethnobiology and Conservation , v. 10, p. 1-11, 2020.
-
SOARES, L. M. O. ; MIRANDA2, G. E. C. ; José da Silva Mourão . Caranguejo Uçá (Ucides cordatus Linnaeus 1763): gestão sustentável do caranguejo uçá na APA/ARIE da Foz do Rio Mamanguape. Gaia Scientia , v. 14, p. 1-14, 2020.
-
GOMES, J. O. L. ; MELO, A. S. ; LOPES, S. F. ; José da Silva Mourão . Techniques used by shellfishers for catching Anomalocardia flexuosa (LINNAEUS, 1767) in a tropical estuary. HUMAN ECOLOGY , v. 3, p. 2-12, 2019.
-
BARBOSA-FILHO1, M. L. V. ; LOPES, S. F. ; SICILIANO, S. ; Davis, RH ; MOURÃO, JS . Evidence of shifting baseline and fisher judgment on lane snapper (Lutjanus synagris) management in a Brazilian Marine Protected Area. OCEAN & COASTAL MANAGEMENT , v. 3, p. 2-12, 2019.
-
MEDEIROS, MACELLY CORREIA ; BARBOZA, RAYNNER RILKE DUARTE ; MARTEL, GUY ; MOURÃO, JOSÉ DA SILVA . Combining local fishers' and scientific ecological knowledge: Implications for comanagement. OCEAN & COASTAL MANAGEMENT , v. 158, p. 1-10, 2018.
-
DE ALMEIDA NETO, MIGUEL SANTANA ; DE ALMEIDA, CAROLINA ALVES COLLIER ; ROSA FILHO, JOSÉ SOUTO ; EL-DEIR, ANA CARLA ASFORA ; DA SILVA MOURÃO, JOSÉ . Foraging Strategies of Artisanal Fishers in a Brazilian Reservoir. HUMAN ECOLOGY , v. 1, p. 1-11, 2018.
-
NASCIMENTO, DOUGLAS MACÊDO ; ALVES, RÔMULO ROMEU NÓBREGA ; BARBOZA, RAYNNER RILKE DUARTE ; SCHMIDT, ANDERS JENSEN ; DIELE, KAREN ; MOURÃO, JOSÉ SILVA . Commercial relationships between intermediaries and harvesters of the mangrove crab Ucides cordatus (Linnaeus, 1763) in the Mamanguape River estuary, Brazil, and their socio-ecological implications. Ecological Economics (Amsterdam) , v. 131, p. 44-51, 2017.
-
PINTO, MARCIA FREIRE ; MOURÃO, JOSÉ SILVA ; ALVES, RÔMULO ROMEU NÓBREGA . Animal source foods consumed in two fishing communities on the northeast coast of Brazil. Environment, Development and Sustainability , v. 1, p. 1-14, 2016.
-
NASCIMENTO, DOUGLAS MACÊDO ; CHAVES ALVES, ÂNGELO GIUSEPPE ; NÓBREGA ALVES, RÔMULO ROMEU ; DUARTE BARBOZA, RAYNNER RILKE ; DIELE, KAREN ; MOURÃO, JOSÉ SILVA . An examination of the techniques used to capture mangrove crabs, Ucides cordatus, in the Mamanguape River estuary, northeastern Brazil, with implications for management. Ocean & Coastal Management , v. 130, p. 50-57, 2016.
-
PINTO, MARCIA FREIRE ; MOURÃO, JOSÉ SILVA ; ALVES, RÔMULO ROMEU NÓBREGA . How do Artisanal Fishermen Name Fish? An Ethnotaxonomic Study in Northeastern Brazil. Journal of Ethnobiology , v. 36, p. 348-381, 2016.
-
NASCIMENTO1, G. C. C. ; CORDULA2, E. B. L. ; LUCENA, R. F. P. ; RICARDO, R. ; MOURÃO, JS . CHARACTERIZATION OF ARTISANAL FISHING IN FISHWEIRS, THE NORTH COAST OF PARAIBA, BRAZIL. ARQUIVOS DE CIÊNCIAS DO MAR , v. 49, p. 92-103, 2016.
-
Nascimento, G.C.C. ; CORDULA1, E. B. L. ; LUCENA, R. F. P. ; RICARDO, R. ; MOURÃO, JS . Pescadores e ?currais?: um enfoque etnoecológico. Gaia Scientia , v. 10, p. 117-137, 2016.
-
PINTO, MARCIA FREIRE ; MOURÃO, JOSÉ SILVA ; ALVES, RÔMULO ROMEU NÓBREGA . Use of ichthyofauna by artisanal fishermen at two protected areas along the coast of Northeast Brazil. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine , v. 11, p. 1-32, 2015.
-
LIMA, J. R. F. ; NASCIMENTO FILHO, A. H. ; ALVES, C. A. B. ; NASCIMENTO, V. T. ; DA SILVA MOURÃO, JOSÉ ; OLIVEIRA, R. S. ; LUCENA, R. A. P. . USO Y MANEJO DE CERCAS EN UNA COMUNIDAD RURAL DEL SEMIÁRIDO DE PARAÍBA, NORESTE DE BRASIL. Interciencia (Caracas) , v. 40, p. 618-625, 2015.
-
COLLIER, CAROLINA A. ; ALMEIDA NETO, MIGUEL S. DE ; ARETAKIS, GABRIELA MA ; SANTOS, RANGEL E. ; DE OLIVEIRA, TIAGO H. ; MOURÃO, JOSÉ S. ; SEVERI, WILLIAM ; EL-DEIR, ANA CA . Integrated approach to the understanding of the degradation of an urban river: local perceptions, environmental parameters and geoprocessing. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine , v. 11, p. 69, 2015.
-
CARVALHO, R. M. A. ; MARTINS, C. F. ; José da Silva Mourão . Meliponiculture in Quilombola communities of Ipiranga and Gurugi, Paraiba state, Brazil: an ethnoecological approach. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine , v. 10, p. 1-28, 2014.
-
ALVES, RÔMULO RN ; SILVA, VANESSA N ; TROVÃO, DILMA MBM ; OLIVEIRA, JOSÉ V ; MOURÃO, JOSÉ S ; DIAS, THELMA LP ; ALVES, ÂNGELO GIUSEPPE CHAVES ; LUCENA, REINALDO FARIAS PAIVA ; BARBOZA, RAYNNER RD ; MONTENEGRO, PAULO FGP ; VIEIRA, WASHINGTON LS ; SOUTO, WEDSON MS . Students' attitudes toward and knowledge about snakes in the semiarid region of Northeastern Brazil. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine , v. 10, p. 30, 2014.
-
PINTO, M. F. ; MOURÃO, JS ; ALVES, RÔMULO ROMEU . Ethnotaxonomical considerations and usage of ichthyofauna in a fishing community in ceara state, Northeast Brazil. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine , v. 9, p. 1, 2013.
-
BRASIL, JANDESON ; BASTOS, FERNANDO ; MOURÃO, JOSÉ DA SILVA . Local ecological knowledge is not a useful source of information concerning impacts caused by non-native Nile tilapia on fishery stocks - doi 10.4025/actascibiolsci.v35i3.18418. Acta Scientiarum. Biological Sciences (Online) , v. 35, p. 01-08, 2013.
-
Souto, W.M.S ; Barboza, R, R, D ; MOURÃO, JS ; ALVES, R. N. . Traditional knowledge of sertanejos about Zootherapeutic practices used in ethnoveterinary medicine of NE Brazil. West Indian Medical Journal , v. 11, p. 259-265, 2012.
-
Bezerra, D, M, S, Q ; Nascimento, D.M ; FERREIRA, E, N ; Rocha, P.D ; MOURÃO, JS . Influence of tides and winds on fishing techniques and strategies in the Mamanguape river estuary, Paraíba State, NE Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso) , v. 84, p. 775-787, 2012.
-
PIMENTEL, M.S ; Santiago, IMFL ; SAORES,C ; TRINDADE, P.M ; MOURÃO, JS . Use of Fishing Resources by Women in the Mamanguape. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso) , v. 84, p. 1-11, 2012.
-
Souto, W.M.S ; Barboza, R, R, D ; PIMENTEL, M.S ; Alves, RRN ; MOURÃO, JS . Animal-based medicines used in ethnoveterinary practicesin the semi-arid region of Northeastern Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso) , v. 84, p. 669-678, 2012.
-
Nascimento, D.M ; FERREIRA, E, N ; Bezerra, D, M, S, Q ; Rocha, P.D ; ALVES, R. N. ; MOURÃO, JS . Capture techniques? use of Caranguejo-uçá crabs (Ucides cordatus) in Paraíba state(northeastern Brazil) and its socio-environmental implications. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso) , v. 84, p. 1-14, 2012.
-
Souto, W.M.S ; MOURÃO, JS ; BARBOZA, RRD ; Alves, RRN . Parallels between zootherapeutic practices in ethnoveterinary and human complementary medicine in northeastern Brazil.. Journal of Ethnopharmacology , v. JCR, p. 1-15, 2011.
-
ALVES, R. N. ; Barboza, R, R, D ; Souto, W.M.S ; MOURÃO, JS . BOVIDS IN TRADITIONAL FOLK MEDICINE AND THEIR IMPLICATIONS FOR CONSERVATION. Environmental Research Journal , v. 5, p. 547--562, 2011.
-
Souto, W.M.S ; Barboza, R, R, D ; MOURÃO, JS ; MENDONÇA, L, ET ; CONFESSOR, M.V.A ; Vieira, WLS ; Montenegro, PFGP ; LOPEZ, LC ; ALVES, R. N. . Medicinal animals used in Ethnoveterinary practices of the Cariri Paraibano, NE Brazil. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine , v. 7, p. 1-48, 2011.
-
Nascimento, D.M ; MOURÃO, JS ; NÓBREGA, R. R. . A substituição das técnicas tradicionais de captura do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) pela técnica ?redinha? no estuário do rio Mamanguape, Paraíba. Sitientibus. Série Ciências Biológicas , v. 11, p. 113-119, 2011.
-
Neto, N.A.L ; DA SILVA MOURÃO, JOSÉ ; ALVES, R. N. . ¿It All Begins With the Head¿: Initiation Rituals and the Symbolic Conceptions of Animals in Candomblé. Journal of Ethnobiology , v. 31, p. 244-261, 2011.
-
Nascimento, E. F ; Rocha, P.D ; Nascimento, D.M ; Bezerra, D, M, S, Q ; MOURÃO, JS . Folk classification of the crab and swimming crab (Crustacea - Brachyura) of the Mamanguape river estuary, Northeastern - Brazil. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine , v. 5, p. 1doi:10.1186/17-30, 2009.
-
CONFESSOR, M.V.A ; MENDONÇA, L, ET ; MOURÃO, JS ; ALVES, R. N. . Animals to heal animals: ethnoveterinary practices in semi-arid region,. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine , v. 5, p. 1-28, 2009.
-
RAMOS, M.M ; Abrantes, S.H.F ; MOURÃO, JS . CONHECIMENTO TRADICIONAL DOS CAÇADORES DE PEDRA LAVRADA (PARAÍBA ? BRASIL) SOBRE OS RECURSOS FAUNÍSTICOS CAÇADOS.. Sitientibus. Série Ciências Biológicas , v. 9, p. 215-224, 2009.
-
Souto, W.M.S ; Barboza, R, R, D ; MOURÃO, JS ; ALVES, R. N. . Zootherapy in Brazil: An Urgent Necessity of Interdisciplinary Studies. West Indian Medical Journal , v. 58, p. 494-495, 2009.
-
ALVES, R. N. ; SOARES, T.C ; MOURÃO, JS . USO DE ANIMAIS MEDICINAIS NA COMUNIDADE DE BOM SUCESSO-SOLEDADE ESTADO DA PARAÍ BA, BRASIL. Sitientibus. Série Ciências Biológicas , v. 8, p. 142-147, 2008.
-
PIMENTEL, M.S ; MOURÃO, JS ; Souto, W.M.S ; Barboza, R, R, D ; ALVES, R. N. . O USO DOS RECURSOS PESQUEIROS NO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE, ESTADO DA PARAÍBA,. Interciencia (Caracas) , v. 33, p. 903-909, 2008.
-
Barboza, R, R, D ; Souto, W.M.S ; MOURÃO, JS . The use of zootherapeutics in folk veterinary medicine in the district of Cubati,. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine , v. 3, p. 1-42, 2007.
-
NORDI, N. ; MOURÃO, JS . Pescadores, peixes, espaço e tempo: uma abordagem etnoecológica. Interciencia (Caracas) , Caracas, v. 31, n.5, p. 1-7, 2006.
-
MOURÃO, JS ; ARAÚJO, H. F. P. ; ALMEIDA, F. S. . Ethnotaxonomy of mastofauna as practised by hunters of the municipality of Paulista, state of Paraiba,Brazil. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine , Grã-Bretanha, v. 2, n.19, p. 1-20, 2006.
-
GUIMARAES, A. S. ; MOURÃO, JS . Management of plant species for controlling pests, by peasant farmers at Lagoa Seca, Paraíba state, Brazil: an ethnoecological approach. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine , v. 2, p. 1-8, 2006.
-
ARAÚJO, H. F. P. ; LUCENA, R. F. P. ; MOURÃO, JS . Prenúncio de chuvas pelas Aves na Percepção de Moradores de Comunidades Rurais no Município de Soledade-PB, Brasil. Interciencia (Caracas) , Caracas-VE, v. 30, n.12, p. 764-769, 2005.
-
ROSA, I. L. ; BONIFÁCIO, K. M. ; NÓBREGA, R. R. ; OSORIO, F. M. ; OLIVEIRA, T. P. ; NOTTINGHAN, M. C. ; MOURÃO, JS . Fisher's Knowledge and Seahorse Conservation in Brazil. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine , Grã-Bretanha, v. 1, n.12, p. 1-20, 2005.
-
MOURÃO, JS ; NORDI, N. . Etnoictiologia de Pescadores Artesanais do Estuário do Rio Mamanguape-Paraíba-Brasil. B Inst Pesca S Paulo, v. 29, n.1, p. 9-17, 2003.
-
MOURÃO, JS ; NORDI, N. . Principais critérios utilizados por pescadores artesanais na taxonomia folk dos peixes do estuário do rio Mamanguape-Paraíba-Brasil. Interciencia (Caracas) , Venezuela, v. 27, n.11, p. 607-612, 2002.
-
MOURÃO, JS ; NORDI, N. . Comparações entre as taxonômias folk e científica para os peixes do estuário do rio Mamanguape-Paraíba, Brasil. Interciencia (Caracas) , Venezuela, v. 27, n.12, p. 664-675, 2002.
-
MOURÃO, JS ; Grotta, M ; Grempel, M . Glândula digestiva de Anomalocardia brasiliana 3 parte-Modificações citofisiológicas dos ácinos. Revista Brasileira de Biologia (Impresso) (Cessou em 2001. Cont. ISSN 1519-6984 Brazilian Journal of Biology (Impresso)) , v. 54, p. 563-568, 1994.
-
MOURÃO, JS ; Grotta, M ; Grempel, M . Glândula digestiva de Anomalocardia brasiliana 4 parte-Modificações citofisiológicas dos ácinos. Revista Brasileira de Biologia (Impresso) (Cessou em 2001. Cont. ISSN 1519-6984 Brazilian Journal of Biology (Impresso)) , v. 54, p. 587-592, 1994.
-
MOURÃO, JS ; Bezerra, D, M, S, Q (Org.) . Etnobiologia, Etnoecologia e Pesca Artesanal José da Silva Mourão Dandara Monalisa Mariz da Silva Quirino Bezerra (Organizadores) Campina Grande - PB 2016. 21. ed. Campina Grande: EDUEPB, 2016. v. 1. 416p .
-
ALVES, R. N. (Org.) ; Souto, W.M.S (Org.) ; MOURÃO, JS (Org.) . A etnozoologia no Brasil: Importância, Status e Perspectivas. 4. ed. Recife_PE: NUPEEA, 2010. v. 4. 550p .
-
MOURÃO, JS ; MONTENEGRO, S. C. S. . Pescadores e Peixes: O conhecimento local e o uso da taxonomia folk baseada no modelo berliniano. 2. ed. Recife-PE: Editora Livro Rápido-Elógica-Recife-PE, 2006. v. 2. 80p .
-
NETO1, M. S. A. ; COLLIER, C.A ; ALMEIDA, G. M. A. ; EL-DEIR3, A. C. A. ; MOURÃO, JOSÉ DA SILVA . A TEORIA DO FORRAGEAMENTO ÓTIMO COMO FERRAMENTA NO ESTUDO DE COMUNIDADES DE PESCADORES ARTESANAIS. In: Antônio Hélton Vasconcelos dos Santos Manuela Maria Pereira do Nascimento Bruno Augusto Nogueira Monteiro Pontes. (Org.). SABERES AMBIENTAIS: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO SOCIEDADE NATUREZA. 577ed.ANANINDEUA: ITACAÚNAS, 2020, v. 1, p. 3-204.
-
MOURÃO, JOSÉ S. ; BARBOSA FILHO, M. L. V. . Ethnotaxomy as a Methodological Tool for Studies of the Ichthyofauna and Its Conservation Implications: A Review. In: Romulo Romeu Nobrega Alves Ulysses Paulino Albuquerque. (Org.). Ethnozoology: Animals in Our Lives. 1ed.London: Elsevier-, 2017, v. 1, p. 1-552.
-
MOURÃO, JS . BREVE HISTÓRICO DA ETNOBIOLOGIA, ETNOECOLOGIA, PESCA ARTESANAL E MANGUEZAIS. In: Mourão, J,S & Bezerra, D,D,M,S. Q. (Org.). Etnobiologia, Etnoecologia e Pesca Artesanal. 1ed.Campina Grande: EDUEPB/UNIÂO, 2016, v. 1, p. 25-70.
-
José da Silva Mourão ; NIVALDO, N. . PESCADORES, PEIXES E A DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL : UM ENFOQUE ETNOICTIOLÓGICO. In: Mourão, J.S & Bezerra, D,M,M,S,Q. (Org.). Etnobiologia, Etnoecologia e Pesca Artesanal. 21ed.Campina Grande: EDUEPB/UNIAO, 2016, v. 1, p. 93-116.
-
MOURÃO, JOSÉ S ; NORDI, N. . PRINCIPAIS CRITÉRIOS UTILIZADOS POR PESCADORES NA TAXONOMIA FOLK DOS PEIXES. In: Mourão, J.S & Bezerra, D, M, M S. Q. (Org.). Etnobiologia, Etnoecologia e Pesca Artesanal. 21ed.Campina Grande: EDUEPB/UNIÂO, 2016, v. 1, p. 117-138.
-
José da Silva Mourão ; NIVALDO, N. . COMPARAÇÃO ENTRE AS TAXONOMAIS FOLK E CIENTÍFICA PARA PEIXES. In: Mourão, J, S; Bezerra, D,M,M, S, Q. (Org.). Etnobiologia, Etnoecologia e Pesca Artesanal. 21ed.Campina Grande,PB: EDUEPB/ UNIÂO, 2016, v. 1, p. 139-158.
-
MOURÃO, JOSÉ S ; Rocha, P.D ; Nascimento, D.M ; FERREIRA, E, N ; Bezerra, D, M, S, Q . O CONHECIMENTO ECOLÓGICO TRADICIONAL DOS CATADORES DE CARANGUEJO-UÇÁ (Ucides cordatus ) E GOIAMUM (Cardisoma guanhumi ) DO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE, PB. Etnobiologia, Etnoecologia e Pesca Artesanal. 21ed.Campina Grande: EDUEPB/UNIÃO, 2016, v. 1, p. 183-224.
-
TRINDADE, P.M ; SAORES,C ; MOURÃO, JOSÉ SILVA . PESCA ARTESANAL, CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL E O USO DOS RECURSOS PESQUEIROS, NO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE, PARAÍBA. In: Mourão, J, S; Bezerra, D,M,M,S,Q. (Org.). Etnobiologia, Etnoecologia e Pesca Artesanal. 21ed.Campina Grande, PB: EDUEPB/UNIÂO, 2016, v. 1, p. 225-268.
-
ROCHA, M.S.P ; MOURÃO, JOSÉ SILVA ; Souto, W.M.S ; Barboza, R, R, D ; ALVES, RÔMULO ROMEU . RECURSOS FAUNÍSTICOS ASSOCIADOS AO MANGUEZAL: USOS E IMPORTÂNCIA. In: Mourão, J.S; Bezerra, D,M,M,S,Q. (Org.). Etnobiologia, Etnoecologia e Pesca Artesanalo. 21ed.Campin Grande, PB: EDUEPB/UNIÂO, 2016, v. 1, p. 269-294.
-
Ferreira, E, N ; NASCIMENTO, D. M. ; MOURÃO, JS . CONHECIMENTO LOCAL SOBRE A MORFOLOGIA DOS CRUSTÁCEOS (BRACHYURA) DO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE, PARAÍBA, BRASIL. In: Mourão, J.S; Bezerra, D,M,M, S. Q. (Org.). Etnobiologia, Etnoecologia e Pesca Artesanal. 21ed.Campina Grande, PB: EDUEPB/UNIÂO, 2016, v. 1, p. 295-326.
-
ROCHA, M.S.P ; Santiago, IMFL ; MOURÃO, JS . MULHERES PESCADORAS. In: Mourão, J.S; Bezerra, D,M,M,S
-
Bezerra, D, M, S, Q ; NASCIMENTO, D. M. ; Ferreira, E, N ; Rocha, P.D ; MOURÃO, JS . ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE PESCA INFLUENCIADAS PELAS MARÉS, CICLO LUNAR E VENTOS. In: Mourão, J.S; Bezerra, D.M.M.S.Q. (Org.). Etnobiologia, Etnoecologia e Pesca Artesanal. 21ed.Campina Grande,PB: EDUEPB/UNIÂO, 2016, v. 1, p. 345-366.
-
NASCIMENTO, D. M. ; Ferreira, E, N ; Bezerra, D, M, S, Q ; Rocha, P.D ; ALVES, RÔMULO RN ; MOURÃO, JS . O USO DAS TÉCNICAS DE CAPTURA DE CARANGUEJO-UÇÁ Ucides cordatus (Linneaus, 1763) NO ESTADO DA PARAÍBA E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS. In: Mourão, J.S; Bezerra, D.M.M.S.Q. (Org.). Etnobiologia, Etnoecologia e Pesca Artesanal. 21ed.Campina Grande, PB: EDUEPB/UNIÂO, 2016, v. 1, p. 367-394.
-
Nascimento, D.M ; MOURÃO, JS ; ALVES, RÔMULO ROMEU . A SUBSTITUIÇÃO DAS TÉCNICAS TRADICIONAIS DE CAPTURA DO CARANGUEJO-UÇÁ (Ucides cordatus) PELA TÉCNICA ?REDINHA. In: Mourão, J.S; Bezerra, D.M.M.S.Q. (Org.). Etnobiologia, Etnoecologia e Pesca Artesanal. 21ed.Campina Grande. PB: EDUEPB/UNIÂO, 2016, v. 1, p. 395-414.
-
MOURÃO, JOSÉ SILVA ; NIVALDO, N. . ETNOICTIOLOGIA DE PESCADORES ARTESANAIS DO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE, PARAÍBA, BRASIL1. In: Jose da Silva Mourão, Dandara Monalisa Mariz da Silva Quirino Bezerra. (Org.). Etnobiologia, Etnoecologia e Pesca Artesanal. 1ed.Campina Grande: Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 2016, v. 1, p. 71-91.
-
Souto, W.M.S ; MENDONÇA, L, ET ; MOURÃO, JS ; Vieira, WLS ; ALVES, R. N. . Medicinal Animals in Ethnoveterinary Practices: A World Overview. In: R. R. N. Alves and I. L. Rosa. (Org.). Animals in Traditional Folk Medicine. 1ed.Berlin: Springer-Verlag, 2013, v. 1, p. 43-65.
-
ALVES, R. N. ; CAMPOS BATP ; Toledo, G. A. C ; MOURÃO, JS ; Barboza, R.d ; Souto, W.M.S . Traditional uses and conservation of dolphins in Brazil. Dolphins: Anatomy, Behavior, and Threats. 1ed.New York: Nova Science Publishers, Inc, 2010, v. 11, p. 183-195.
-
Ferreira, E, N ; Rocha, P.D ; Nascimento, D.M ; Bezerra, D, M, S, Q ; MOURÃO, JS . Classificação etnobiológica de caranguejos e siris (CRUSTACEA BRACHYURA) do estuário do rio Mamanguape, Paraíba-Brasil. In: Rômulo Romeu da Nóbrega Alves, Wedson de Medeiros Silva Souto, José da Silva Mourão. (Org.). A Etnozoologia no Brasil -Importância, Status atual e Perspectivas. 1ed.Recife-PE: Nupea, 2010, v. 4, p. 213-230.
-
Barboza, R, R, D ; MOURÃO, JS ; Souto, W.M.S ; ALVES, R. N. . Etnoveterinária: o conhecimento milenar que cura e trata dos animais. In: Eraldo Medeiros Costa-Neto e Rômulo R. N. Alves. (Org.). Zooterapia- Os animais na medicina popopular brasileiro. 1ed.Recife-PE: Nupeea, 2010, v. 2, p. 103-125.
-
Souto, W.M.S ; ALVES, R. N. ; CONFESSOR, M.V.A ; Barboza, R, R, D ; MOURÃO, JS ; MENDONÇA, L, ET . A zooterapia na etnoveterinária do semi-árido paraibano. In: Rômulo, Romeu N. Alves; Wedson, M. S.Souto; José da Silva Mourão. (Org.). A etnozoologia no Brasil: Importância, Status atual e Perspectivas. 1ed.Recife-PE: Nupeea, 2010, v. 4, p. 426-446.
-
ROSA. I.M.L ; Alves, RRN ; Bonifácio, KM ; OSORIO, F. M. ; OLIVEIRA, T. P. ; Nottinghan, MM ; MOURÃO, JS . Bioecologia de cavalos marinhos ( Teleostei Bioecologia de cavalos marinhos ( Teleostei Syngnathidae: Hippocampus) na visão de pescadores do Norte e do Nordeste do Brasil. In: Alves, RRN; Souto, WMS, Mourão, JS. (Org.). A etnozoologia no Brasil: Importância, Status atual e Perspectivas.. 3ed.Recife-PE: Nuppea, 2010, v. 4, p. 297-322.
-
ALVES, R. N. ; BARBOZA, RRD ; Souto, W.M.S ; MOURÃO, JS . Utilization of Bovids in traditional folk medicine and their implications for conservation.. In: In: Nikolas J. Kudrow. (Org.)... (Org.). Conservation of Natural Resources (Environmental Science, Engineering and Techology). 1ed.New York: Nova Science Publishers, 2009, v. , p. 191-206.
-
LUCENA, R. F. P. ; ARAÚJO, H. F. P. ; MOURÃO, JS . A flor chegou, chuva avisou: metereologia popular no semi-árido paraibano. In: Ângelo Giuseppe Chaves Alves, Reinaldo F.P. Lucena, Ulysses Paulino de Alburqueque. (Org.). Atualidades em Etnobiologia e Etnoecologia. 2ed.Recife: Nupeea, 2005, v. 2, p. 13-205.
-
MOURÃO, JS ; Santiago, IMFL . Sociedade, Natureza e Desenvolvimento: Fundamentos Relatos de uma Experiência de Ensino. In: Maristela Oliveira de Andrade. (Org.). Sociedade, Natureza, e Desenvolvimento Interfaces do Saber Ambiental. 1ed.João pessoa-PB: UFPB/ Editora Universitária, 2004, v. 1, p. 7-165.
-
NORDI, N. ; THÉ, A. P. G. ; MOURÃO, JS ; FURTADO, E. M. ; CAVALLINI, M. ; MONTENEGRO, S. C. S. . Etnoecologia,Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. In: JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS; MICHÉLE SAATO. (Org.). A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL À ESPERANÇA DE PANDORA. 1ed.São Carlos-SP: Rima, 2001, v. 1, p. 133-144.
-
MOURÃO, JS . MAnguezal, fonte de vida e alimento: uma abordagem etnoecológica dos catadores do estuário do rio Paraíba do Norte-PB. In: ??IT ALL BEGINS WITH THE HEAD??: INITIATION RITUALS AND THE SYMBOLIC CONCEPTIONS OF ANIMALS IN CANDOMBLE, 2003, SALVADOR-BA. ??IT ALL BEGINS WITH THE HEAD??: INITIATION RITUALS AND THE SYMBOLIC CONCEPTIONS OF ANIMALS IN CANDOMBLE, 2003.
-
Bezerra, D, M, S, Q ; Rocha, P.D ; Nascimento, D.M ; Nascimento, E. F ; MOURÃO, JS . INFLUÊNCIA DOS FATORES ABIÓTICOS NA CAPTURA DE PEIXES NO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE (ERM), PARAÍBA, BRASIL: UM ENFOQUE ETNOECOLÓGICO.. In: XVI ENCONTRO DE ZOOLOGIA DO NORDESTE, 2007, Garanhuns-PE. Encontro de Zoologia do Nordeste. Recife-PE: Ed. UFRPE, 2007. v. 8. p. 52-53.
-
Nascimento, E. F ; Rocha, P.D ; Nascimento, D.M ; Bezerra, D, M, S, Q ; MOURÃO, JS . TAXONOMIA FOLK DOS CATADORES DE SIRIS (CRUSTACEA-PORTUNIDAE) DO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE-PARAÍBA-BRASIL.. In: XVI ENCONTRO DE ZOOLOGIA DO NORDESTE, 2007, Garanhuns. Encontro de Zoologia do Nordeste. Recife-PE: Ed. UFRPE, 2007. v. 8. p. 4-5.
-
Rocha, P.D ; Nascimento, E. F ; Nascimento, D.M ; Bezerra, D, M, S, Q ; MOURÃO, JS . XConhecimento bioecológico do goiamum (Cardisoma guanhumi) por pescadores e/ou catadores do Estuário do Rio Mamanguape, Paraíba - Brasil.. In: XVI ENCONTRO DE ZOOLOGIA DO NORDESTE, 2007, Garanhuns. Encontro de Zoologia do Nordeste. Recife-PE: Ed. UFRPE, 2007. v. 8. p. 29-30.
-
Nascimento, D.M ; Nascimento, E. F ; Rocha, P.D ; Bezerra, D, M, S, Q ; MOURÃO, JS . XVI ENCONTRO DE ZOOLOGIA DO NORDESTE. In: Encontro de Zoologia do Nordeste., 2007, Garanhuns. Etnozoologia:. Recife-PE: Ed. UFRPE, 2007. v. 8. p. 38-39.
-
ROSA, I. L. ; BONIFÁCIO, K. M. ; NÓBREGA, R. R. ; MOURÃO, JS . Aspectos da captura e comércio de cavalos maarinhos(Teleostei:Sygnathidae: Hippocampus) no nordeste do Brasil. In: XIV Encontro de Zoologia do Nordeste, 2003, Maceió. A Zoologia no Desenvolvimento Susstentável, 2003.
-
ROSA, I. L. ; BONIFÁCIO, K. M. ; NÓBREGA, R. R. ; MOURÃO, JS . Aspectos da bioaecologia dos cavalos marinhos (Teleostei-Sygnathidae: Hippocampus), na visão de pescadores do Nordeste do Brasil. In: XIV Encontro de Zoologia do Nordeste, 2003, Maceió-Al. A Zoologia no Desenvolvimento Sustentável, 2003.
-
MOURÃO, JS ; PONTES, E. . Ecologia da malaco fauna sob o ponto de vista das marisqueiras da praia de Acaú e Pontinha, litoral sul do estado da Paraíba. In: C??IT ALL BEGINS WITH THE HEAD??: INITIATION RITUALS AND THE SYMBOLIC CONCEPTIONS OF ANIMALS IN CANDOMBLE, 2003, SALVADOR-BA. ??IT ALL BEGINS WITH THE HEAD??: INITIATION RITUALS AND THE SYMBOLIC CONCEPTIONS OF ANIMALS IN CANDOMBLE, 2003.
-
SOUZA, E. P. ; ARAÚJO, H. F. P. ; LUCENA, R. A. P. ; MOURÃO, JS . Até lampião usou: Utilização de plantas da caatinga na medicina alternativa em comunidades rurais de Soledade-PB.. In: IV Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2002, Recife. IV Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2002.
-
LUCENA, R. F. P. ; SOUZA, E. P. ; ARAÚJO, H. F. P. ; MOURÃO, JS . Levantamento etnobotânico da caatinga nas comunidades rurais do município de Soledade-PB. In: Iv Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2002, Recife, 2002.
-
ARAÚJO, H. F. ; SOUZA, E. P. ; MOURÃO, JS . A floração das chuvas: Plantas da caatinga utilizadas como biodindicadores de chuva, uma abordagem etnobotância nas comunidades rurais de Soledade-PB. In: ??IT ALL BEGINS WITH THE HEAD??: INITIATION RITUALS AND THE SYMBOLIC CONCEPTIONS OF ANIMALS IN CANDOMBLE, 2002, Recife. ??IT ALL BEGINS WITH THE HEAD??: INITIATION RITUALS AND THE SYMBOLIC CONCEPTIONS OF ANIMALS IN CANDOMBLE, 2002.
-
BONIFÁCIO, K. M. ; ARAÚJO, H. F. P. ; SOUZA, E. P. ; LUCENA, R. F. P. ; MOURÃO, JS . Obra da Natureza: Captação e manejo de águas pluviais através de tanques de pedras pela comunidade rural de Barroca- Soledade-PB. In: Iv Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2002, Recife. IV Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2002.
-
LUCENA, R. F. P. ; SOUZA, E. P. ; ARAÚJO, H. F. P. ; MOURÃO, JS . O canto das chuvas: animais da caatinga utilizados como bioindicadores de chuva, uma abordagem etnozoológica na comunidades rurais de Soledade-PB. In: Iv Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2002, Recife. IV Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2002.
-
BONIFÁCIO, K. M. ; LUCENA, R. F. P. ; MOURÃO, JS . Pescadores e peixes: Um estudo sobre o conhecimento ecológico tradicional do pescadores do açude do Bodocongó- Campina Grande-PB. In: Iv Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2002, Recife. IV Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2002.
-
ARAÚJO, H. F. P. ; SOUZA, E. P. ; LUCENA, R. F. P. ; MOURÃO, JS . O cabra não vê nem o azul do céu quando morre: utilização de animais da caatinga na medicina alternativa em comunidades rurais de Soledade-PB. In: Iv Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2002, Recife. IV Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2002.
-
PEREIRA, E. L. ; SOUZA, E. P. ; GOMES, J. D. S. ; MOURÃO, JS . Caranguejeiros e caranguejos: uma abordagem sobre o conhecimento ecológico dos catadores de caranguejos-uçá ( Ucides cordatus), do município de Bayeux-PB. In: IV Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2002, Recife. IV Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2002.
-
MOURÃO, JS ; NORDI, N. . O que o peixe come: Um Estudo sobre o Conhecimento Ecológico dos pescadores do estuário do rio Mamanguape-PB. In: V Congresso de Ecologia do Brasil, 2001, PORTO ALEGRE -RS. V Congresso de Ecologia do Brasil, 2001.
-
NIVALDO, N. ; MOURÃO, JS . Classificação Folk no modelo berliniano como referência para o inventário da etnofauna: aplicação na ictiofauna do estuário do rio Mamanguape-PB. In: III Simpósio de Etnoecologia e Etnobiologia, 2000, Piracicaba -SP. III Simpósio de Etnoecologia e Etnobiologia, 2000.
-
MOURÃO, JS ; NORDI, N. ; MONTENEGRO, S. C. S. . Folk Classification of Mamanguape River Estuarine Ichthyfauna, Paraíba Brazil. In: VII INTERNATIONAL CONGRESS OF ETHNOBIOLOGY, 2000, ATHENS-USA. VII INTERNATIONAL CONGRESS OF ETHNOBIOLOGY, 2000.
-
RICARDO, R. ; MOURÃO, JS . Ictiofauna do Sistema Estuarino do Rio Mamanguape-Pb. In: XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1999, São Carlos - SP. XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1999.
-
MELO, P. ; VIANA-JUNIOR, A. ; ARAUJO, M. ; MOURÃO, JS . Environmental risk perception and adaptative strategies in a fishing population: socioeconomic aspects and community participation.. MARINE POLICY , 2024.
-
BARBOSA-FILHO1, M. L. V. ; SOUZAB, G. B. G. ; LOPES, S. F. ; SICILIANO, SALVATORE ; Davis, RH ; MOURÃO, JS . Fisher awareness is crucial for compliance with regulatory frameworks concerning endangered marine species. MARINE POLICY , 2024.
-
MOURÃO, JS . ACORDO DE PESCA E CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL, COMO INSTRUMENTOS DE COGESTÃO PESQUEIRA: estudo de caso do litoral paraibano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURÃO, JS . Etnoecologia como ferramenta de gestão na malacofauna do litoral nordestino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
José da Silva Mourão ; Dias, T,L.P ; OLIVEIRA, T. P. . CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL COMO FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DE GESTÃO COMPARTILHADA DOS RECURSOS PESQUEIROS MARINHOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MONTENEGRO, S. C. S. ; SAMPAIO, C. ; MOURÃO, JS . PESCADORES E PESCARIAS: SABERES E CONFLITOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOURÃO, JS . TAXONOMIA FOLK DOS PESCADORES DO MUNICIPIO DE CABEDELO, PB. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Nascimento, D.M ; Barboza, R.d ; BARBOZA, RRD ; Barboza, R, R, D ; MOURÃO, JS . PERFIL SÓCIOECONÔMICO DOS CATADORES DE CARANGUEJO-UÇÁ(Ucides cordatus) do ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE-PB. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Nascimento, E. F ; MOURÃO, JS . TOPOGRAFIA CORPORAL DO SIRI(Calinecttes spp) PELOS PESCADORES DO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE-PB. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Barboza, R, R, D ; MOURÃO, JS ; ALVES, R. N. . CONHECIMENTOS LOCAIS, PRÁTICAS CINEGÉTICAS E USOS TRADICIONAIS DOS MORADORES DO SEMIÁRIDO PARAIBANO EM RELAÇÃO AS ESPÉCIES DE TATUS Dasypus novemcinctus e Euphractus sexcintus. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PIMENTEL, M.S ; MOURÃO, JS . AS MULHERES E A PESCA NO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE, PARAÍBA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Barboza, R.d ; MOURÃO, JS ; Souto, W.M.S ; ALVES, R. N. . CONHECIMENTO ECOLOGICO LOCAL DOS MORADORES DO SEMIARIDO PARAIBANO EM RELAÇÃO AS ESPECIES DE TATUS: Dasypus novemcinctus e Euphractus sexcintus. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, BGE ; COSTA, JB ; MOURÃO, JS . IMPLICAÇÕES NA CONSRVAÇÃO DA FAUNA LOCAL ATRAVÉS DO USO DE ZOOTERÁPICOS NA ETNOVETERINARIA NOS MUNICIPIOS DE BOQUEIRÃO E BARRA DE SANTANA NO CARIRI PARAIBANO.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Barboza, R, R, D ; MOURÃO, JS ; Souto, W.M.S ; ALVES, R. N. . CAÇA E USOS TRADICIONAIS DE TATUS (Dasypus novemcinctus e Euphractus sexcintus) NO SEMIÁRIDO DO ESTADO DA PARAIBA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PIMENTEL, M.S ; MOURÃO, JS . PAPEL DA MULHER NA CADEIA PRODUTIVA DO PESCADO NO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE, PARAÍBA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOURÃO, JS . ECOLOGIA HUMANA E ETNOBIOLOGIA DA PESCA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOURÃO, JS . CONHECIMENTO ECOLÓGICO DE COMUNIDADES TRADICIONAIS DO ESTADO DA PARAÍBA-NORDESTE-BRASIL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOURÃO, JS ; Bezerra, D, M, S, Q . TÉCNICAS DE PESCA E CLASSIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS DE MARÉS:UMA ABORDAGEM ETNOECOLÓGICA NO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE-PARAÍBA-NORDESTE-BRASIL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Nascimento, D.M ; MOURÃO, JS ; Bezerra, D, M, S, Q ; Rocha, P.D . ESTRATÉGIAS DE CAPTURAS DAS TÉCNICAS REDINHA E TAPAMENTO PARA Ucides cordatus (LINNAEUS, 1763) (OCYPODIDAE) NO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE-PB. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FEITOSA, M.A ; CORREIA, D.G ; MOURÃO, JS ; ROCHA, M.S.P ; Souto, W.M.S . ASPECTOS PRELIMINARES DO CONHECIMENTO ETNOICTIOLÓGICO DE PESCADORES DO AÇUDE BOQUEIRÃO (BOQUEIRÃO-PB).. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ROCHA, M.S.P ; MOURÃO, JS ; FEITOSA, M.A ; TRINDADE, P.M ; Souto, W.M.S . O USO DOS RECURSOS FAUNÍSTICOS PELAS MULHERES DO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE, PARAÍBA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Souto, W.M.S ; MOURÃO, JS ; ALVES, R. N. ; CONFESSOR, M. V. ; BARBOSA, J.A.A ; FEITOSA, M.A . AVES E RÉPTEIS DE USO ETNOVETERINÁRIO EM DUAS IMPORTANTES ÁREAS DE PECUÁRIA SEMI-EXTENSIVA DO CARIRI PARAIBANO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALMEIDA, T.K.G ; FEITOSA, M.A ; MOURÃO, JS ; SASSI, R . VIVENCIANDO O AMBIENTE: ESTUDO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PESCADORES ARTESANAIS DA PENHA, JOÃO PESSOA, PB.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Nascimento, E. F ; MOURÃO, JS ; Rocha, P.D ; Bezerra, D, M, S, Q . Etnotaxonomia do goiamum Cardisoma guanhumi por catadores e ou pescadores do Estuário do Rio Mamanguape-PB. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, T.D.U ; Souto, W.M.S ; Barboza, R, R, D ; PIMENTEL, M.S ; MOURÃO, JS . uso e comércio de répteis e aves para fins medicinais em feiras livres da cidade de Campina Grande-PB. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, T.D.U ; MOURÃO, JS ; PIMENTEL, M.S ; Souto, W.M.S ; Barboza, R, R, D . Zooterapia na feira : o uso e comércio de mamíferos para fins medicinais e mágico-religiosos na cidade de Campina Grande-PB. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Souto, W.M.S ; PIMENTEL, M.S ; Barboza, R, R, D ; MOURÃO, JS . O uso de zoopterápicos na etnoveterinária do municipio de Pedra Lavrada-Paraíba-Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Barboza, R, R, D ; MOURÃO, JS ; Souto, W.M.S ; PIMENTEL, M.S . Percepções etnoecológicas dos moradores do agreste paraibano sobre as garças-vaqueiras Bulbucus ibis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PIMENTEL, M.S ; Souto, W.M.S ; Barboza, R.d ; MOURÃO, JS . RECURSOS PESQUEIROS E SEUS USOS POR COMUNIDADES DO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE, PARAÍBA, BRASIL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Bezerra, D, M, S, Q ; MOURÃO, JS . ECOLOGIA, PESCADORES E PEIXES: ABORDAGEM ETNOICTIOLÓGICA NO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE (ERM) - PARAÍBA, BRASIL.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURÃO, JS . CONHECIMENTO TRADICIONAL E, ECOSSISSTEMAS BRASILEIROS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOURÃO, JS . ETNOTAXONOMIA DE ANIMAIS PLANTAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOURÃO, JS . O DESÁFIO DO RETORNO DE RESULTADOS DAS PESQUISAS ÀS COMUNIDADES TRADICIONAIS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOURÃO, JS . CLASSIFICAÇÃO ETNOBIOLÓGICA: A EXPERIÊNCIA COM PESCADORES. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOURÃO, JS . ETNOECOLOGIA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NOS ESTUDOS DE POPULAÇÕES TRADICIONAIS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Nascimento, D.M ; MOURÃO, JS . IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS PROVOCADAS PELA TECNICA REDINHA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Rocha, P.D ; MOURÃO, JS ; FERREIRA, E, N ; Bezerra, D, M, S, Q . COMPORTAMENTO TRÓFICO E HABITAT DO SIRI-AÇÚ (Callinectes exasperatus)NA VISÃO DOS PESCADORES DO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE-PB. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BASILIO, P. S. ; MOURÃO, JS . ECOLOGIA DOS PESCADORES DO ESTUÁRIO DO MAMANGUEPE-LITORAL NORTE DO ESTADO DA PARAÍBA: UM ENFOQUE ETNOICTIOLÓGICO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TRINDADE, P.M ; MOURÃO, JS . SUBSÍDIOS PARA O MANEJO PARTICIPATIVO DA CATA ARTESANAL DO CARANGUEJO-UÇÁ( Ucides cordatus),NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DORIO MAMANGUAPE: UM ETNOECOLÓGICO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Bezerra, D, M, S, Q ; MOURÃO, JS . CONHECIMENTO ECOLÓGICO DOS MORADORES DO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE-PB: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O MANEJO DOS RECURSOS FAUNÍSTICOS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Bezerra, D, M, S, Q ; MOURÃO, JS . Estratégias de técnicas de pesca, influenciadas por movimentos de marés e fases lunares, no estuário do rio Mamanguape-PB, Brasil.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Rocha, P.D ; MOURÃO, JS ; Nascimento, E. F ; Nascimento, D.M ; Bezerra, D, M, S, Q . CONHECIMENTO BIOECOLÓGICO DO GOIAMUM (Cardisoma guanhumi) POR PESCADORES E/OU CATADORES DO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE, PARAÍBA - BRASIL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Bezerra, D, M, S, Q ; MOURÃO, JS ; Nascimento, D.M ; Nascimento, E. F ; Rocha, P.D . INFLUÊNCIA DOS FATORES ABIÓTICOS NA CAPTURA DE PEIXES NO ESTUÁRIO DO RIO MAMANGUAPE (ERM), PARAÍBA, BRASIL: UM ENFOQUE ETNOECOLÓGICO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Nascimento, E. F ; MOURÃO, JS ; Rocha, P.D ; Nascimento, D.M ; Bezerra, D, M, S, Q . Taxonomia folk dos catadores de siris (CRUSTACEA - PORTUNIDAE) do Estuário do Rio Mamanguape - Paraíba - Brasil.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Nascimento, D.M ; MOURÃO, JS ; Rocha, P.D ; Nascimento, E. F ; Bezerra, D, M, S, Q . Estudo sobre as técnicas de captura utilizadas pelos caranguejeiros no Estuário do Rio Mamanguape-PB. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHAVES, A. P ; MOURÃO, JS . ETNOECOLOGIA E EDUCAÇÃO: O ETERNO RETORNO. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
MOURÃO, JS . Ecologia dos Povos da Lama. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
MOURÃO, JS . CONHECIMENTO ECOLÓGICO DOS POVOS DA LAMA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
MOURÃO, JS . Etnoecologia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
MOURÃO, JS . Metodologia para uma taxonomia folk com base no modelo berliniano. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
MOURÃO, JS . Classificação etnobiológica como ferramenta metodológica nos levantamentos da etnobiodiversidade. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
The objective of the visit of the UK researcher at the Brazilian partner institution is twofold: 1. Institutional: To facilitate a new formal international collaboration between Edinburgh Napier University (ENU) and Universidade Estadual de Paraiba (UEPB), Descrição: The objective of the visit of the UK researcher at the Brazilian partner institution is twofold: 1. Institutional: To facilitate a new formal international collaboration between Edinburgh Napier University (ENU) and Universidade Estadual de Paraiba (UEPB), with the aim of fostering knowledge exchange, student exchanges and to pave the path for larger collaborative research projects in the future 2. Research: To jointly explore ideas, perform preliminary research and write up a grant proposal for future bilateral funding opportunities. The plan is to investigate the quantity and environmental footprint of shell residues produced by the crab meat processing ?industry? (i.e. local households) in Mamanguape River Estuary, Paraíba, Brazi. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José da Silva Mourão - Coordenador / DIELE, KAREN - Integrante., Financiador(es): Newton Fund UK - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
REDE DE MONITORAMENTO DE ANDADAS REPRODUTIVAS DE CARANGUEJOS REMAR, Descrição: ? O ordenamento pesqueiro do caranguejo-uçá, Ucides cordatus, tem como uma das principais medidas a suspensão da captura durante períodos de acasalamento, nos quais indivíduos saem em grande quantidade de suas tocas, em um fenômeno conhecido por ?andada?. ? Embora seja conhecimento tradicional que as andadas costumam ocorrer nos seis dias após a lua cheia ou nova, elas nem sempre acontecem nestas duas fases da lua em um mesmo mês. ? Pela falta de compreensão desta alternância de andadas entre a lua nova e cheia, e pela necessidade de estabelecer legalmente as datas de paralisação com antecedência, o órgão gestor sempre proíbe por precaução a captura de caranguejo-uçá após a lua nova e cheia. ? Quando não ocorre andada durante uma das duas paralisações, acontece como consequência: autuação injusta de extrativistas; interrupção desnecessária da cadeia produtiva do caranguejo-uçá, prejudicando extrativistas, beneficiadores, comerciantes e consumidores; conflitos entre atores sociais da cadeia produtiva e gestores; e desperdício de recursos públicos com operações de fiscalização pouco efetivas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José da Silva Mourão - Integrante / Karen Diele - Coordenador / Anders J. Schimitd - Integrante / Darlan Smith - Integrante / Ana Rosa Araújo - Integrante / Luis Fernandes - Integrante / Paulo Lana - Integrante / Paulo Pagliosa - Integrante.
-
2009 - 2011
CONHECIMENTO E USO DA FAUNA SILVESTRE NA MEDICINA VETERINÁRIA POPULAR NO SEMI-ÁRIDO PARAIBANO. IMPLICAÇÕES NA CONSERVAÇÃO, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: José da Silva Mourão - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2009
Conhecimento ecológico das comunidades ribeirinhas do estuário do rio Mamanguape, litoral norte do estado da Paraíba, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: José da Silva Mourão - Coordenador / Pollyana Dias Rocha - Integrante / Douglas Macedo Nascimento - Integrante / Emmanoela Ferreira Nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Prêmios
2010
Mensão honrrosa no prêmio BBB Bioremediation, Biodiversity and Bioavailability Editora Global Science Books (A caça e usos tradicionais de tatus (Dasypus novemcinctus e Euphractus sexcintus...)), II C, II Congresso Latino Americano de Etnobiologia, VIII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecolog.
2010
Menção Honrosa no Prêmio BBB - Bioremediation, Biodiversity and Bioavailability - Editora Global Science Books (A caça e usos tradicionais de tatus (Dasypus novemcinctus e Euphractus sexcintus...), II Congresso Latino Americano de Etnobiologia, VIII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecolog.
2000
Doutor em Ciências, Universidade Federal de São Carlos.
1990
Mestre em Ciências Biológicas, Universidade Federal da Paraíba.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Biologia. , Campus Universitário do Bodocongó, Bocongó, 58000-000 - Campina Grande, PB - Brasil, Telefone: (83) 33153314, URL da Homepage:
Experiência profissional
1992 - Atual
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2010
Ensino, ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ecologia de Campo II, Ecologia Humana
-
09/2007
Ensino, Ciência e Tecnologia Ambiental, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Etnoecologia
-
03/2004
Ensino, PRODEMA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Etnoecologia
-
05/1992
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Biologia.Linhas de pesquisa
-
05/1992
Ensino, Biologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Entomologia, Fisiologia Animal, Oceanografia, Zoologia de Invertebrados, Zoologia de Vertebrados
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José da Silva Mourão e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?