Ana Lúcia Zanovello
Possui graduação em Engenharia Quimica pelo Centro Universitário da FEI(1988), especialização em Administração pela Universidade de São Paulo(1994), mestrado-profissionalizante em ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE pela Universidade Federal de São Paulo(2005), aperfeicoamento em Aperf. Administração Hospitalar na França pelo Centro de Educação Em Saúde(1998), aperfeicoamento em Aperf Em Gestão de Resíduos de Saúde na Alemanha pelo Centro de Educação Em Saúde(2000), aperfeicoamento em Aperf Em Administração Hospitalar no Canadá pelo Centro de Educação Em Saúde(2000) e aperfeicoamento em Aperf Em Administração Hospitalar no Canadá pelo Centro de Educação Em Saúde(2002). Atualmente é Coordenador da Área de Gestão em Serviços de do Centro de Educação Em Saúde e funcionário do Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo.
Informações coletadas do Lattes em 30/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Aperfeiçoamento em Aperf Em Administração Hospitalar no Canadá
2002 - 2002
Centro de Educação Em Saúde
Ano de finalização: 2002;
Aperfeiçoamento em Aperf Em Gestão de Resíduos de Saúde na Alemanha
2000 - 2000
Centro de Educação Em Saúde
Ano de finalização: 2000;
Aperfeiçoamento em Aperf Em Administração Hospitalar no Canadá
2000 - 2000
Centro de Educação Em Saúde
Ano de finalização: 2000;
Aperfeiçoamento em Aperf. Administração Hospitalar na França
1998 - 1998
Centro de Educação Em Saúde
Ano de finalização: 1998;
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Produções bibliográficas
-
ZANOVELLO, Ana Lucia . Gestão da Qualidade benefícia profissionais e organizações. Ãmbito Hospitalar , São Paulo, v. 03, 1998.
-
ZANOVELLO, Ana Lucia . Programa de Especialização em Gestão da Qualiadade. Âmbito Hospitalar, São Paulo, v. 03, 1998.
-
ZANOVELLO, Ana Lucia . Selo para Instituições de Saúde. Gazeta Mercantil, 10 set. 1999.
-
ZANOVELLO, Ana Lucia . Qualidade em Estabelecimentos de Saúde. São Paulo: Senac-SP, 1999 (Coordenação Técnica).
Projetos de desenvolvimento
-
2003 - Atual
Elaboração de Publicação - Livro, Descrição: O objetivo global do projeto de Modernização Gerencia de Grandes Estabelecimentos de Saúde, era de apurar, analisar e diagnosticar as áreas de recursos humanos, econômico-financeira, e físico-materiais das Institucionais escolhidas, identificando no trabalho sua estrutura produtivo-organizacional e apresentando dados que permitam avaliar suas possibilidades de mercado, grau de efetividade e eficiência. A estrutura de gestão implantada possibilitou ao administrador planejar, acompanhar, avaliar e controlar todas as atividades voltadas à atenção à saúde. A etapa inicial do Projeto era elaboramos uma metodologia sobre Planejamento Estratégico, e efetuamos de forma pioneira, a qual foi aplicada no Planejamento Estratégico de 3 hospitais na região norte do país. Esta metodologia denominada de Balanced Scorecard foi aplicada como sistema gerencial tanto tático como operacional. Este sistema permite que a Instituição seja administrativa de maneira estratégica a longo prazo, ou seja. Esclarece e traduz a visão e a estratégia. Comunica e associa objetivos e medidas estratégias. Planeja, estabelece metas e alinha iniciativas estratégicas. Melhora o feedback e o aprendizado estratégico. Esta metodologia só havia sido aplicada na área financeira e de serviços, porém no Brasil não temos registro de ter sido adaptada e implantada para Instituições de saúde. A metodologia redirecionou a missão do hospital, as estratégias relativas à sociedade e a população, as estratégias de " causa e efeito" para perspectivas futuras, e a partir disto estabelecido, elaboramos o modelo geral do Balanced Scorecard. A partir do estabelecimento de indicadores, e a definição das metas/prazos estabelecemos planos de ação para atingirmos o objetivo maior a melhoria da assistência à saúde nas Instituições. Pretendemos descrever nesta publicação toda a metodologia passo à passo, para qualquer gestor ou profissional da saúde possa atingir a melhoria da sua assistência. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ana Lucia Zanovello - Coordenador.
-
2001 - 2002
Modernização Gerencial de Grandes Estabelecimentos de Saúde, Descrição: Apurar, analisar e diagnosticar as áreas de recursos humanos, econômico-financeira, e físico-materiais das Instituições escolhidas, identificando no trabalho sua estrutura produtivo-organizacional e apresentando dados que permitam avaliar suas possibilidades de mercado, grau de efetividade e eficiência. A estrutura de gestão proposta e implantada possibilitou ao Gestor planejar, acompanhar, avaliar e controlar todas as atividades voltadas à atenção à saúde. Mediante a aplicação de metodologias de apuração, acompanhamento e avaliação de processos e resultados, O Gestor pode identificar, analisar e diagnosticar o grau de efetividade e eficiência do sistema organizacional existente. Por meio das informações coletadas, analisar os indicadores hospitalares, a opinião dos usuários dos serviços e avaliar a qualidade da assistência prestada. Através de Seminários realizados com a participação do quadro de dirigentes da Instituição, membros da Secretaria da Saúde, enfatizamos os objetivos do projeto e a importância da participação "efetiva" de todos. Referendamos os instrumentos de avaliação junto a Alta Administração de cada Instituição como forma de aproximação da equipe técnica com o quadro de dirigentes, identificando as atividades meio e fim para facilitar a avaliação. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ana Lucia Zanovello - Coordenador / Melvin Cymbalista - Integrante / José Joaquim do Amaral Ferreira - Integrante / Nelson Ibañes - Integrante / Maria Inês Burini Chacur - Integrante / Carmélia Oliveira - Integrante / Laerte Idal - Integrante / Antonio Antonietto - Integrante / Paulo Carrara - Integrante., Financiador(es): Reforsus - Outra.
Prêmios
1999
Menção Honrosa no trabalho sobre Multiplicar Metodologias de Gestão da Qualidade na Saúde, Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro de Educação Em Saúde, Privado, Centro de Educação Em Saúde do Senac Sp. , Avenida Tiradentes, 822, Luz, 01102000 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 32362222, Fax: (11) 32362223, URL da Homepage:
Experiência profissional
2002 - 2002
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 24
Outras informações:
Ministrei a disciplina de Gestão da Qualidade
2002 - 2002
Centro Universitário de FrancaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: prestação de serviço, Carga horária: 24
Outras informações:
Ministrei a disciplina de Gestão da Qualidade
Atividades
-
09/2002 - 12/2002
Ensino, Pós Graduação Em Gestão, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão da Qualidade
2002 - 2002
Universidade Católica de SantosVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 0
Outras informações:
Ministrei a disciplina de Gestão da Qualidade
1996 - 2003
Centro de Educação Em SaúdeVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Coordenador da área de Gestão de Serviços de, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenação da àrea de Gestão de Serviços de Saúde. Responsável pelo curso Técnico de Gestão em Serviços de Saúde. Coordenação do Programa de Especilaização em Gestão da Qualidade em Hospitais públicos e privados. (Hospital das Clínicas, Casa de Saúde Santa Marcelina e Hospitais da Unimed). Desenvolvimento e Coordenação de Programas de Viagem de Aperfeiçoamento em Gestão de Serviços de Saúde na França, Alemanha e Canadá, abordando os seguintes temas: Telemedicina, redução de coustos hospitalares, acolhimento do paciente, homecare, hotelaria hospitalar, protocolos médicos, gestão de resíduos de serviços de saúde entre outros. Responsável pela criação do curso Superior de Bacharelado em Gestão de Serviços de Saúde e pela faculdade Senac de Educação em Saúde. Coordenação e elaboração de programas para gestores de saúde em diversas áreas, recursos humanos, financeira, planejamento, e de serviços de apoio ( processamento de roupa entre outros). Desenvolvimento de programas técnicos-operacionais para profissionais da saúde de nível básico.
Atividades
-
02/1996
Pesquisa e desenvolvimento , Privado, Centro de Educação Em Saúde do Senac Sp.,Linhas de pesquisa
-
02/1996
Treinamentos ministrados , Privado, Centro de Educação Em Saúde do Senac Sp.,Treinamentos ministrados, Seminários de Gestão da Qualidade e Gestão em Serviços de Saúde
-
02/1996
Treinamentos ministrados , Privado, Centro de Educação Em Saúde do Senac Sp.,Treinamentos ministrados, Treinamentos ministrados para gestores de saúde e participação em Seminários de Qualidade e de Gestão em Saúde
-
02/1997 - 04/2002
Extensão universitária , Privado, Centro de Educação Em Saúde do Senac Sp.,Atividade de extensão realizada, Programa de Viagem de Aperfeiçoamento em Administração Hospitalar na França, na Alemanha e Canadá abordando os seguintes temas: Telemedicina, acolhimento do paciente, protocolos médicos, redução de custos hospitalares, gestão de resíduos em serviços de sa.
-
02/2000 - 10/2000
Ensino, Bacharelado Em Adm Com Habiliração Em Gestão de Se, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Criação do Curso de Bacharelado em Administração com habilitação em Gestão de Serviços de Saúde.
1996 - Atual
Conselho Regional de Administração do Estado de São PauloVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenação da área de gestão de serviços de saúde e gestão da qualidade. Responsável pelo curso Tecnico em Administração com Enfâse em Serviços de Saúde. Coordenação do programa de especialização em gestão da qualidade na área de saúde (implantado em Hospitais Públicos e Privados), Hospital das Clínicas, Casa de Saúde Santa Marcelina, Hospital da UNIMED. Desenvolvimento e Coordenação de Programas de Aperfeiçoamento em Administração Hospitalar para executivos da saúde, realizados na FRANÇA, ALEMANHA e CANADÁ. Abordando os seguintes temas: - Telemedicina; -Protocólos clínicos; -Acolhimento do paciente; -Gerenciamento do bloco cirúrgico; -Gestão de resíduos em serviços de saúde; -Dentre outros. Responsável pelo desenvolvimento e implantação do curso superior de Bacharelado em Administração com Habilitação em Gestão de Serviços de Saúde. Responsável pela elaboração do plano de gestão em serviços de saúde na Faculdade SENAC de Educação em Saúde.
Atividades
-
02/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituição de Classe, .,Cargo ou função, Desenvolvimento de uma pesquisa para identificar as necessidades de formação em administração em saúde do ponto de vista de quem exerce essa pratica na região metropolitana de SP e também identificando as influências da formação profissional dos admnistra.
-
02/1998
Extensão universitária , Privado, .,Atividade de extensão realizada, Programa de Viagem de Aperfeiçoamento em Administração Hospitalar- realizado na FRANÇA, ALEMANHA e CANADA, conforme citado anteriormente.
-
02/1996
Pesquisa e desenvolvimento , Privado, .,Linhas de pesquisa
-
02/1996
Treinamentos ministrados , Privado, .,Treinamentos ministrados, Participação em Seminários - Seminário Nacional de Qualidade do Hospital das Clinicas da FMUSP, Seminário Nacional de Recusos próprios UNIMED
Propriedade Intelectual
Patentes (1)
| Tipo | Título | Data depósito |
|---|---|---|
| INVENTOR | Embalagem | 24/04/1992 |
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Lúcia Zanovello e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?