MARCOS LANGEANI

Possui graduação em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1981) e mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1995) na área de propulsão. Mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento de motores de combustão interna. Atualmente é diretor da NEXT ENGINE TECHNOLOGIES.

Informações coletadas do Lattes em 16/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica

1993 - 1995

Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Orientador: João Roberto Barbosa
Palavras-chave: motor combustão interna; ciclo termodinâmico; desempenho; dois temposGrande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Propulsão Aeroespacial / Especialidade: Motores Alternativos. Setores de atividade: Aeronáutica e Espaço; Produção e Distribuição de Eletricidade e Gás; Fabricação e Montagem de Automóveis, Caminhões, Ônibus e Tratores e Demais Máquinas e Implementos Agrícolas, Reboques e Carrocerias.

Graduação em Engenharia Aeronáutica

1977 - 1981

Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Orientador: Sérgio Frascino Müller de Almeida

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Propulsão Aeroespacial/Especialidade: Motores Alternativos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Propulsão Aeroespacial/Especialidade: Combustão e Escoamento com Reações Químicas.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Dinâmica dos Gases.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Transferência de Calor.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica/Especialidade: Termodinâmica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Máquinas, Motores e Equipamentos.

Produções bibliográficas

  • LANGEANI, Marcos . On the Wankel Engine with High Pressure Recirculation of Unburned Gases 1992 (Publicação SAE 921444).

  • VIANA, E. C. ; SOUZA, F. J. ; LANGEANI, Marcos . Effects of Swirl Motion on Methane Homogeneous Combustion in the AVL Tri- flow® System 2009 (Publicação SAE 2009-36-0276).

  • PICCININI, R. B. ; OLIVEIRA, J. E. S. ; LANGEANI, Marcos . Numerical study of the mixture stratification in an ethanol powered IC engine. 2009 (Publicação SAE 2009-36-0153).

  • LANGEANI, Marcos . In-cylinder Flow Analysis of the Mercedes-Benz do Brasil Lean-Burn CNG M366 Lag Engine 1997 (Publicação SAE 973114).

  • HINDI, G. ; ZABEU, C. B. ; LANGEANI, Marcos . Turbocharged vs. Turbo-Compounded Ethanol Engine: Fuel-Air Equivalence Ratio Impact, 2009 (Publicação SAE 2009-36-0050).

Outras produções

LANGEANI, Marcos . Análise de Fluxo no Coletor do motor VW 1.0L turbo. 1999.

LANGEANI, Marcos . The Impact of a High-Swirl Port on the Combustion Process of M366 LAG ENgine. 1997.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Next Engine Technologies, Next Engine Technologies. , Rua Afonso César de Siqueira, 51/11, Vila Adyana, 12297901 - São José dos Campos, SP - Brasil, Telefone: (12) 38767705, URL da Homepage:

Experiência profissional

2007 - 2012

Sygma Motors

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor

Outras informações:
Diretor Técnico, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia e serviços de engenharia, desde o projeto até o desenvolvimento experimental, passando pela análise. Principais resultados::  Desenvolvimento do time técnico.  Desenvolvimento do ambiente de engenharia e processos, integrando diferentes disciplinas e áreas - implementação parcial da otimização multidisciplinar.  Estabelecimento de uma infraestrutura experimental para o desenvolvimento de motores, incluindo células de ensaio , motores monocilindro de pesquisa, sistemas óticos para a investigação de fluxo, aerosol e combustão, bem como o laboratório estrutural e dinâmico.  Demonstração, em um motor monocilindro de pesquisa com injeção direta e ignição por centelha, da superioridade do etanol em relação ao diesel para motores médios e pesadosl.  Adaptação de um motor industrial pesado multicilindro para operar com etano, como parte da concorrência do Rio de Janeiro às olimpíadas de 2016 .  Implementação de um curso lato sensu em motores a combustão interna para 20 engenheiros no Instituto Tecnológico de Aeronáutica.  Desenvolvimento de um sistema patenteado de estratificação a ser aplicado em motores pesados com injeção direta e ignição por centelha.

Atividades

  • 09/2007 - 09/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Sygma Motors, .,Linhas de pesquisa

1986 - 2000

Centro Técnico Aeroespacial

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador Sênior, Carga horária: 44

Outras informações:
Pesquisador Sênior, responsável pelas atividades de análise e desenvolvimento dos motores de combustão interna. Conduziu essas atividades por meio da utilização de programas de simulação computacional combinada com ensaios experimentais. Principais realizações no período: ð desenvolvimento de um programa computacional de simulação de desempenho de motores, incluindo a previsão de emissões e ocorrência de detonação; ð execução de diversos estudos conceituais e experimentais visando o desenvolvimento de motores 2-tempos queimando combustíveis alternativos; ð realização de estudos teóricos visando estabelecer a viabilidade técnica da adoção de estratificações térmicas, de gás queimado e combustível para motores a gás natural.

Atividades

  • 09/1986 - 06/2000

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Aeronáutica e Espaço, Divisão de Mecânica.,Linhas de pesquisa

1984 - 1986

Ford do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Desempenho, Carga horária: 44

Outras informações:
Engenheiro de Desempenho, responsável pelo desenvolvimento dos processos de troca de gases e combustão dos motores protótipos 1.6L. Principais realizações no período: ð estabelecimento de uma metodologia para o desenvolvimento de coletores de admissão a álcool; ð desenvolvimento de uma versão protótipo de alto desempenho do motor 1.6L, a qual produzia 25% mais potência que a unidade de produção.

Atividades

  • 06/1984 - 08/1986

    Outras atividades técnico-científicas , Ford do Brasil, .,Atividade realizada, Desenvolvimento dos sistemas de combustão&troca de gases do motor 1.6L CHT.

2000 - 2001

Rodi Power Systems Inc

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Thermal&Combustion Engineer, Carga horária: 40

Outras informações:
Thermal-Combustion Engineering, responsável pela análise e desenvolvimento dos processos de admissão, exaustão, injeção de combustível e combustão dos motores 2-tempos de lavagem reversa, utilizando diesel e gás natural. Responsabilidades adicionais: ð especificação de equipamentos, instrumentos e dispositivos utilizados no ensaio dos motores; ð elaboração e implementação de procedimentos teóricos e experimentais aplicados na análise e desenvolvimento dos motores; ð suporte às atividades de projeto preliminar e projeto detalhado dos motores. Principais realizações no período: ð especificação, negociação e implementação do sistema de simulação de desempenho de motores; ð implementação de procedimentos experimentais necessários à determinação da eficiência do processo de lavagem de motores 2-tempos; ð desenvolvimento de um conceito de turbo-alimentação híbrida, de alta eficiência, adequado aos motores 2-tempos de lavagem reversa; ð estudos conceituais e simulações investigando as vantagens da adoção da Combustão Homogênea Iniciada por Compressão em motores diesel-gás para cargas parciais.

Propriedade Intelectual

Patentes (3)