Fábio Dias de Souza

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (2017); especialista em Fotografia: práxis e discurso fotográfico, pela mesma instituição (2007); especialista em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado pelo Centro Universitário Senac (2018); graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior do Paraná (2005). De 2007 a 2017, atuou como professor universitário em cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e em instituições de ensino da cidade de Maringá, como Senac e Centro Europeu. A partir de 2008, começa a atuar como fotógrafo freelancer, atendendo empresas e mídias de circulação local, regional e nacional. Em 2018 começa a trabalhar como repórter fotográfico para a E-Paraná Comunicação, em Curitiba-PR, na área de mídias sociais da TV Paraná Educativa. Em 2019 começa a atender, pela EPR, a Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Paraná (ASCOM). Em 2024 retorna à sede da EPR.

Informações coletadas do Lattes em 31/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em COMUNICAÇÃO

2015 - 2017

Universidade Estadual de Londrina
Título: As três primeiras rodoviárias de Maringá (PR): o uso da fotografia para recuperação e contextualização de dados históricos
, Ano de Obtenção: 2017.Paulo César Boni.

Especialização em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado

2017 - 2018

Centro Universitário Senac
Título: Exposição fotográfica: pets no cotidiano urbano - abandono e resgate em histórias visuais
Orientador: Alice Coutinho Costa Lima

Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico

2006 - 2007

Universidade Estadual de Londrina
Título: Fotojornalismo cidadão: a fotografia a serviço da cidadania
Orientador: Paulo César Boni

Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo

2002 - 2005

Faculdade Maringá
Título: 87013-200 - Rua Joubert de Carvalho: memória em uma crônica visual
Orientador: Luiz Carlos Bulla Júnior

Formação complementar

2013 -

Intensivo de Fotografia de Moda. (Carga horária: 42h). , Instituto Internacional de Fotografia, IIF, Brasil.

2019 - 2019

Orientação a Imprensa em Áreas de Conflito Armado. (Carga horária: 13h). , Escola Superior de Polícia Civil do Estado do Paraná, ESPCPR, Brasil.

2019 - 2019

Oficina Passeio Audiovisual. (Carga horária: 60h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.

2015 - 2015

A História de Maringá. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Cultura e Gerência do Patrimônio Histórico, SCGPH, Brasil.

2011 - 2012

Inglês. , Looking 4 Escola de Línguas, L4, Brasil.

2006 - 2006

Webdesign. (Carga horária: 40h). , Sérgio Yamada Computação, SYC, Brasil.

2005 - 2005

Inglês. , Looking 4 Escola de Línguas, L4, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Produção de jornal - "Creche Menino Jesus". (Carga horária: 90h). , Faculdade Maringá, CESPAR, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Visões. (Carga horária: 12h). , Faculdade Maringá, CESPAR, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Oficina de Câmera. (Carga horária: 4h). , Faculdade Maringá, CESPAR, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Siecom. (Carga horária: 20h). , Faculdade Maringá, CESPAR, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em 1° Fórum de Rádio Comunitária. (Carga horária: 4h). , Faculdade Maringá, CESPAR, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Siecom. (Carga horária: 10h). , Faculdade Maringá, CESPAR, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Curso de Fotografia. (Carga horária: 16h). , Faculdade Maringá, CESPAR, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Programa Radiofônico - "Momento da Comunidade". (Carga horária: 50h). , Faculdade Maringá, CESPAR, Brasil.

2003 - 2003

Oficina de Webjornalismo. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário de Adamantina, UNIFAI, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em V Siecom. (Carga horária: 12h). , Faculdade Maringá, CESPAR, Brasil.

2000 - 2000

Oficina Livre de Artes Plásticas. (Carga horária: 40h). , Secretaria do Estado da Cultura, SEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo/Especialidade: Fotojornalismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.

Participação em eventos

Avaliação de pré-projetos para trabalhos de conclusão de cursos de Comunicação Social/Jornalismo.Ainda não é hora de parar: fotodocumentário sobre idosos ativos. 2016. (Outra).

Avaliação de pré-projetos para trabalhos de conclusão de cursos de Comunicação Social/Jornalismo.A representação da mulher no esporte. 2016. (Outra).

VI Multicom - Semana Acadêmica de Comunicação e Multimeios.Fotografia: técnicas avançadas. 2016. (Oficina).

Semana Pedagógica da Famma. 2014. (Outra).

VI Seminário de projetos experimentais em jornalismo em andamento.Fotografia e memória: um olhar sobre a Catedral de Maringá a partir de imagens feitas por fotógrafos locais. 2014. (Seminário).

VI Seminário de projetos experimentais em Jornalismo em andamento.Comunicação organizacional regional: um estudo exploratório sobre a comunicação institucional da Cocamar Cooperativa Agroindustrial. 2014. (Seminário).

3º Multicom - Encontro de Comunicação e Multimeios da Uem.Técnicas em Fotografia. 2013. (Oficina).

III Seminário de Projetos Experimentais em Jornalismo em andamento.Handebol Masculino maringaense como celeiro de atletas - documentário televisivo. 2011. (Seminário).

III Seminário de Projetos Experimentais em Jornalismo em andamento.Grande reportagem impressa sobre a evolução da transmissão de cinema em Maringá. 2011. (Seminário).

III Seminário de Projetos Experimentais em Jornalismo em andamento.Touchdown: a transmissão do futebol americano na tv brasileira - documentário televisivo. 2011. (Seminário).

III Seminário de Projetos Experimentais em Jornalismo em andamento.Videodocumentário o esportista além do esporte - a ação social de esportistas reconhecidos no país. 2011. (Seminário).

Refletindo sobre a Prática Administrativa e Pedagógica no Ensino Superior. 2010. (Oficina).

Capacitação para novos professores: orientações pedagógicas e administrativas. 2009. (Oficina).

Intervenção pedagógica para alunos com necessidades especiais. 2009. (Oficina).

I Seminário de Projetos Experimentais em Jornalismo em andamento.As ferramentas do Jornalismo na Comunicação Interna. 2009. (Seminário).

I Seminário de Projetos Experimentais em Jornalismo em andamento.Jornalismo Rural em revista: comunicação agropecuária dirigida ao mercado regional de Maringá. 2009. (Seminário).

Reflexões sobre a prática pedagógica dos professores no ensino superior. 2009. (Outra).

IV Festival de Cinema de Maringá - fotografia. 2007. (Oficina).

IV Festival de Cinema de Maringá - IV Seminário de Cinema. 2007. (Seminário).

IV Festival de Cinema de Maringá - produção. 2007. (Oficina).

IV Festival de Cinema de Maringá - roteiro. 2007. (Oficina).

Seminário Interdisciplinar - Eventos de Publicidade.Oficina de Fotografia - Fotografia Digital, Tratamento de Imagem e Princípios Básicos de Fotografia. 2007. (Seminário).

I Simpósio Maringaense de Jornalismo: Responsabilidade e Ética. 2003. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Dayane Sottomaior

STANCKI, Rodolfo; MARTINS, Maura;SOUZA, Fábio Dias de. Manual de cobertura policial: o que todo repórter precisa saber antes de noticiar um crime no Paraná.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Autônomo do Brasil.

Aluno: Lethícia Cristina Conegero

SOUZA, Fábio Dias de. Praticando ativ(idade): fotodocumentário sobre pessoas idosas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Talita Cristine Trento

SOUZA, Fábio Dias de. Religare: videodocumentário sobre a diversidade religiosa em Maringá. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

FANTE, A.; NEZO, R.;SOUZA, Fábio Dias de. Bicho de Casa: uma revista digital sobre animais domésticos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Maringá.

Aluno: Mariana Kaveitas de Oliveira Lopes

SOUZA, Fábio Dias de; DORNE, V.; GUARNIERI, E.. (Vi)vendo na boleia: um fotodocumentário sobre a vida de caminhoneiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Victor da Silva Rossi

MELO, L. V.;SOUZA, Fábio Dias de; COL, A. F. S.. A arquibancada supera o campo: a cobertura jornalística do site espn.com.br sobre o comportamento dos torcedores no futebol brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Luiza Bianca Furlan Recco

SOUZA, Fábio Dias de; JACOMEL, D.; LUCENA, T. F.. Fotografia e memória: iconografia e iconologia em fotografias da Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória de Maringá-PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Eduardo Henrique Alves

SOUZA, Fábio Dias de. Em cartaz: a história da transmissão de cinema em Maringá. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Bruno Gerhard e Ederson Hising

SOUZA, Fábio Dias de. Handebol Masculino maringaense como celeiro de atletas - documentário televisivo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Paulo André Zarpellon

SOUZA, Fábio Dias de. Touchdown: a transmissão do futebol americano na tv brasileira - documentário televisivo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Mirian Sayuri Kumagai

SOUZA, Fábio Dias de. A importância da fotografia na propaganda de brinquedos, voltadas para crianças de 7 a 12 anos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

Aluno: Jorge Mariano Marcondes Ferraz Filho

SOUZA, Fábio Dias de. Vila Operária: um fragmento da história de Maringá. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Orientou

Gabriel Brunini

Fotodocumentário contemporâneo - Tinta: da pele ao muro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Fábio Dias de Souza;

Lethícia Cristina Conegero

Praticando ativ(idade): fotodocumentário sobre pessoas idosas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Fábio Dias de Souza;

Mariana Kateivas de Oliveira Lopes

(Vi)vendo na boleia: um fotodocumentário sobre a vida de caminhoneiro; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Fábio Dias de Souza;

Luiza Bianca Furlan Recco

Fotografia e memória: iconografia e iconologia em fotografias da Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória de Maringá - PR; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Fábio Dias de Souza;

Eduardo Henrique Alves

Em cartaz: a história da transmissão de cinema em Maringá; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Fábio Dias de Souza;

Jorge Mariano Marcondes Ferraz Filho

Vila Operária: fragmento da história de Maringá; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Fábio Dias de Souza;

Produções bibliográficas

  • SOUZA, Fábio Dias de ; Boni, Paulo César . Fotojornalismo cidadão: a fotografia a serviço da cidadania. Studium (UNICAMP) , v. 27, p. 1-3, 2008.

  • SOUZA, Fábio Dias de . A intencionalidade de comunicação nas fotografias dia presidente Dilma Rousseff na edição especial Eleições 2014 da revista Época. In: Paulo César Boni; Michel de Oliveira. (Org.). A fotografia na mídia impressa. 1ed.Londrina: Midiograf, 2016, v. , p. 2-273.

  • SOUZA, Fábio Dias de ; BULLA JUNIOR, L. C. ; Perez Silva, M. F. . Turismo de negócios: a primazia hoteleira de Maringá. In: Paulo César Boni; Juliana de Oliveira Teixeira. (Org.). Hotéis Históricos do Norte do Paraná. 1ed.Londrina: Midiograf, 2013, v. , p. 1-214.

  • SOUZA, Fábio Dias de . Da educação à política: Mário Palmério, um mito no interior mineiro. Revista de Ciências Sociais - Sociologia no Ensino Médio, Fortaleza-CE, , v. 45, p. 287 - 292, 30 jun. 2014.

  • SOUZA, Fábio Dias de ; Boni, Paulo César . Fotojornalismo cidadão: a fotografia a serviço da cidadania. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, Fábio Dias de . Bienal Publica! 2018 (Fotografia).

  • SOUZA, Fábio Dias de . Da educação à política: Mário Palmério, um mito no interior mineiro.. Fortaleza: Departamento de Ciências Sociais e Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará., 2014 (Resenha).

  • SOUZA, Fábio Dias de . Pequenos e grandes com o mesmo poder. Valinhos: KLFF, 2013 (Fotografia).

  • SOUZA, Fábio Dias de ; DIAS, Taysa . Histórias, sensações e sabores. Curitiba: Megamidia, 2012 (Fotografia).

  • SOUZA, Fábio Dias de ; DIAS, Taysa . Cafés do Brasil. Curitiba: Megamidia, 2012 (Fotografia).

  • SOUZA, Fábio Dias de ; DIAS, Taysa . Experiência Orgânica. Curitiba: Megamidia, 2012 (Fotografia).

  • SOUZA, Fábio Dias de ; PRADO, Wilame . Caminho de Peabiru - o Compostela tupiniquim. Maringá: Z/2, 2010 (Fotografia).

  • SOUZA, Fábio Dias de ; PRADO, Wilame . Eterno retorno ao campo. Maringá: Z/2, 2010 (Fotografia).

  • SOUZA, Fábio Dias de ; PRADO, Wilame . Aqui tem de tudo. Maringá: Ryeb, 2009 (Fotografia).

Outras produções

SOUZA, Fábio Dias de . Fotografia - Arte e Técnica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Curso Básico de Fotografia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Curso Básico de Fotografia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotografia - Arte e Técnica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Prova de fotografia para concurso público na cidade de Vitória da Conquista. 2013. (Elaboração de prova).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotografia de Natureza. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotografia de Natureza. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Flash Portátil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Flash Portátil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotojornalismo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotojornalismo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotografia Documental. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotografia - Arte e Técnica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotografia Documental. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotografia - Arte e Técnica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotografia - Arte e Técnica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Prova de fotografia para concurso público na cidade de Tocantins. 2012. (Elaboração de prova).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotografia - Arte e Técnica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotografia - Arte e Técnica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotografia - Arte e Técnica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotografia - Arte e Técnica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotografia - Arte e Técnica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotografia - Arte e Técnica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotografia - Arte e Técnica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotografia - Arte e Técnica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotografia - Arte e Técnica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotografia - Arte e Técnica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotografia - Arte e Técnica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotografia - Arte e Técnica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotografia - Arte e Técnica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de ; OLIVEIRA, A. . Mandaguaçu Construindo o Futuro. 2008. (Editoração/Outra).

SOUZA, Fábio Dias de . Fotografianimal: cães, gatos e suas expressões no espaço urbano. 2019. Fotografia.

SOUZA, Fábio Dias de . Amigos de vocês!. 2017. Fotografia.

SOUZA, Fábio Dias de . 87013-200 - Rua Joubert de Carvalho: memória em uma crônica visual. 2007. Fotografia.

SOUZA, Fábio Dias de . Parque do Ingá - um outro olhar. 2006. Fotografia.

SOUZA, Fábio Dias de . 87013-200 - Rua Joubert de Carvalho: memória em uma crônica visual. 2006. Fotografia.

SOUZA, Fábio Dias de . 42º Salão de Artes Plásticas para Novos. 2001. Pintura.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • E-Paraná Comunicação. , Rua Júlio Perneta, Mercês, 80810110 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (041) 33317460, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - 2017

Centro de Ensino Superior de Maringá

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor nas disciplinas de fotografia e fotojornalismo no curso de Jornalismo e fotografia no curso de Publicidade e Propaganda.

2009 - 2012

Centro de Ensino Superior de Maringá

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor nas disciplinas de Fotografia e Fotojornalismo no curso de Jornalismo.

Atividades

  • 01/2009

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fotografia e Fotojornalismo

2011 - 2014

União de Faculdades Metropolitanas de Maringá

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor nas disciplinas Fotografia I, II e criação e produção em fotografia de produtos e embalagens no curso de Publicidade e Propaganda.

2007 - 2009

Centro Universitario Campos de Andrade

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor nas disciplinas Fotografia I, II no curso de Publicidade e Propaganda.

Atividades

  • 08/2007

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem fotográfica II, Linguagem fotográfica I

2015 - 2016

Faculdade Maringá

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor nas disciplinas de fotografia e fotojornalismo no curso de Jornalismo.

2009 - Atual

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR

Vínculo: prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Outras informações:
Docente no curso de curta duração (30 horas): Fotografia - Arte e Técnica, desde 2009.

2018 - Atual

E-Paraná Comunicação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter Fotográfico, Carga horária: 25

Outras informações:
Trabalhou na área de mídias sociais da TV Paraná Educativa. Em 28 de março de 2019, iniciou suas atividades na Secretaria de Segurança Pública, assessoria de imprensa da Polícia Civil do Paraná.