Anderson Lima da Silveira

Possui graduação em FILOSOFIA pelo INSTITUTO DE FILOSOFIA E TEOLOGIA DO ESTADO DE GOIÁS (1982) e graduação em FILOSOFIA pela Universidade Federal de Goiás (1985). É especialista em ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA pela Unicamp (1997), com estágio prático no Canadá. Cursou mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - GESTÃO DO CONHECIMENTO, cumprindo todos os créditos. É professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás desde 1986, exercendo diversas funções, a saber: 1990 - Membro da Comissão de Coordenação E Acompanhamento do Convênio UCG/IFITEG; 1990 - Membro da Direção da Comissão de Coordenação e Acompanhamentos do Convênio UCG/IFITEG 1991-1994 - Coordenador da Coordenação do Programa Cultural 1994-1998 - Vice-Reitor para Assuntos Comunitários e Estudantis 2000-2001 - Coordenador de Relações Intermantidas da Chancelaria da UCG 2002 - Diretor Geral do Instituto Dom Fernando e Coordenador de Programa da UCG/TV. Atualmente, é Professor Adjunto III da PUC-GO. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Epistemologia, Cultura, Gestão e Administração Universitária.

Informações coletadas do Lattes em 23/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado interrompido em 2002 em Engenharia de Produção

1999 - interrompida

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: GESTÃO DO CONHECIMENTO: O ENFOQUE EMPRESARIAL DA FUNDAÇÃO AROEIRA (GO),Orientador: LUIZ GONZAGA DE SOUZA FONSECA
Ano de interrupção: 2002

Especialização em ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA

1995 - 1997

INST. GESTÃO E LIDERANÇA UNIVERSITÁRIA/ ORG. UNIVERSITAIRE INTERAMÉRICAINE
Título: UNIVERSIDADE: COMUNICAÇÃO E MARKETING JUNTO AOS ESTUDANTES

Graduação em FILOSOFIA

1982 - 1985

Universidade Federal de Goiás

Graduação em FILOSOFIA E TEOLOGIA

1981 - 1982

INSTITUTO DE FILOSOFIA E TEOLOGIA DO ESTADO DE GOIÁS

Ensino Médio (2º grau)

1978 - 1980

Colégio São Francisco de Assis

Ensino Fundamental (1º grau)

1973 - 1977

Colégio São Francisco de Assis

Formação complementar

2017 - 2017

CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO JUDICIAL. (Carga horária: 60h). , Tribunal de Justiça Arbitral Regional Federal, TJARF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Organização de eventos

SILVEIRA, A. L. . VIII Colóquio do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Humanidades. 2019. (Congresso).

SILVEIRA, A. L. . Ética e exercício profissional. 2005. (Congresso).

Participação em eventos

I Seminário Científico da Escola de Formação de Professores e Humanidades. 2017. (Seminário).

XIII SEMANA FILOSÓFICA I ENCONTRO DO CENTRO-OESTE DE FILOSOFIA CLÍNICA. 2008. (Encontro).

IV SEMANA PEDAGÓGICO-CIENTÍFICA DO DPTO ADM.ÉTICA NA CULTURA LIBERAL. 2007. (Simpósio).

2 SEMANA DE CULTURA E CIDADANIA.O EXERCICIO DA PROFISSÃO, O COMPROMISSO DA UCG E OS DESAFIOS ÉTICOS CONTEMPORÂNEOS. 2006. (Seminário).

ÉTICA EMPRESARIAL E GLOBALIZAÇÃO.ETICA E EXERCÍCIO PROFISSIONAL - DESAFIOS ÉTICOS CONTEMPORANEOS. 2005. (Seminário).

2nd Substantive Session of the PREPCOM for the Special Session of GA on Istanbul. 2001. (Congresso).

5 ENCONTRO ESTADUAL DAS FUNDAÇÕES. 2001. (Encontro).

IV ENCONTRO ESTADUAL DE FUNDAÇÕES. 2000. (Encontro).

III ENCONTRO ESTADUAL - MINISTÉRIO PÚBLICO E FUNDAÇÕES. 1999. (Encontro).

XXXIX Congresso Brasileiro de Química. 1999. (Congresso).

XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. O INSTITUTO DOM FERNANDO E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 1999. (Congresso).

IV Encontro de Ação Comunitária e Extensão. 1997. (Encontro).

ENCONTRO DE DIRIGENTES DE AÇÃO COMUNITÁRIA. 1995. (Encontro).

SEMANA CULTURAL. 1994. (Seminário).

V Semana de Filosofia. 1991. (Seminário).

I SEMANA DE FILOSOFIA NA UCG. 1986. (Simpósio).

IV CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. 1986. (Congresso).

II FORUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR. 1985. (Encontro).

I SEMANA DE FILOSOFIA. 1981. (Seminário).

V SEMINARIO DE ESTUDOS INTEGRADOS - FILOSOFIA E CIÊNCIA. 1981. (Seminário).

Orientou

Daniela Queiroz de Oliveira Viana

Filosofia e Ética na Saúde; 2019; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Anderson Lima da Silveira;

Jean de Assis Torres

Filosofia, Tecnologia e Ética; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Anderson Lima da Silveira;

Produções bibliográficas

  • SILVEIRA, A. L. . Pharmakon: a poção do ambíguo - os desafios da linguagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA, A. L. . Ética na cultura liberal. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA, A. L. . O exercício da profissão, o compromisso da UCG e os desafios éticos contemporâneos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA, A. L. . Ética Empresarial e Globalização. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA, A. L. . O problema da alienação em L. Feuerbach. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

SILVEIRA, A. L. . Mediação em Audiências de Conciliação do Terceiro Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Goiânia. 2018.

SILVEIRA, A. L. . Mediação em Audiências de Conciliação do Terceiro Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Goiânia. 2017.

SILVEIRA, A. L. . Mediação em Audiências de Conciliação do Terceiro Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Goiânia. 2016.

SILVEIRA, A. L. . Mediação em Audiências de Conciliação do Terceiro Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Goiânia. 2015.

SILVEIRA, A. L. . IMAGEM E CONSUMO NO AMBIENTE ACADÊMICO. 2009. .

SILVEIRA, A. L. . A ética contemporânea segundo Giles Lipovetski. 2008. .

SILVEIRA, A. L. . GRAN CIRCO MARACÁ. 1999. Coreográfica.

SILVEIRA, A. L. . Coordenador da Coordenação do Programa Cultural VAE/CPC (Ano 1991-1994). 1991 (Coordenador da Coordenação do Programa Cultural).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica de Goiás, FIT - Departamento de Filosofia e Teologia. , Av. Universitária, nº 1440, Área II, Setor Universitário, 74610-100 - Goiania, GO - Brasil, Telefone: (62) 39461630, Fax: (62) 39461629, URL da Homepage:

Experiência profissional

1986 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR/ COORDENADOR PROGRAMAÇÃO UCG/TV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.