Alexandrina Angela da Silva Neta

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais(1995), graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2015), especialização em Direito Internacioanal pelo Centro de Direito Internacional(2017) e mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais(2005). Atualmente é Revisor da Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional. Atuando principalmente nos seguintes temas:Mimese, Retórica, Representação, Argumentação.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Estudos Literários

2003 - 2005

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Leituras da mimese,Ano de Obtenção: 2005
Profa. Dra. Myriam Corrêa de Araújo Ávila.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Mimese; Retórica; Representação; Argumentação.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Superior.

Especialização em Direito Internacioanal

2016 - 2017

Centro de Direito Internacional
Título: Nacionalidade: Soberania Do Estado X Autodeterminação Do Indivíduo

Graduação em Letras

1992 - 1995

Universidade Federal de Minas Gerais

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Latim

Lê Razoavelmente.

Grego

Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Constitucional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Administrativo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Penal.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Análise do Discurso.

Participação em bancas

SILVA NETA, A. A.. Membro da banca de elaboração da prova de Língua Portuguesa para os cargos de Nível Superior do Concurso Público do CEDASC/BA. 2004. Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologia Para Auditoria.

SILVA NETA, A. A.. Membro da banca de elaboração das provas de Língua Portuguesa para os cargos de Nível Fundamental, Nível Médio e Nível Superior do Concurso Público do CRA/MG - set./2004. 2004. Conselho Regional de Administração de Minas Gerais.

SILVA NETA, A. A.. Membro da banca de elaboração das provas de Língua Portuguesa para os cargos de Nível Médio e Nível Superior do Concurso Público do CRA/MG. 2003. Conselho Regional de Administração de Minas Gerais.

SILVA NETA, A. A.. Membro da banca de elaboração das provas de Língua Portuguesa para os cargos de Nível 4ª Série, Nível Fundamental Completo, Nível Médio e Nível Superior do Concurso Público da MGS. 2003. Minas Gerais Admistração e Serviços S A.

SILVA NETA, A. A.. Membro da comissão de elaboração de provas de Língua Portuguesa / Literatura Brasileira, para o Ensino Supletivo do Estado de Minas Gerais (de 1995 a 2003). 2003. Secretaria do Estado de Educação.

SILVA NETA, A. A.. Membro da banca de elaboração das provas de Língua Portuguesa para os cargos de Nível Elementar, Nível Fundamental Incompleto, Nível Fundamental, Nível Médio e Nível Superior do Concurso Público da Prefeitura de Uberlândia. 2002. Prefeitura Municipal de Uberlândia.

SILVA NETA, A. A.. Membro da banca de elaboração das provas de Língua Portuguesa para os cargos de Nível Elementar, Nível Fundamental e Nível Médio do Concurso da Prefeitura de Muriaé. 2002. Prefeitura Municipal de Muriaé.

SILVA NETA, A. A.. Membro da banca de elaboração das provas de Língua Portuguesa para os cargos de Nível Básico, 1ª a 4ª série e Professor de 1ª a 4ª série do Concurso Público da Prefeitura de Ribeirão das Neves. 2002. Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa.

SILVA NETA, A. A.. Membro da banca de elaboração das questões relativas aos livros indicados para a prova de Língua Portuguesa / Literatura Brasileira do Exame Supletivo. 2001. Secretaria do Estado de Educação.

SILVA NETA, A. A.. Membro da banca de elaboração das provas de Língua Portuguesa para os cargos de Nível Elementar, Nível Fundamental, Nível Médio, Nível Superior e Professor de Português de 5ª a 8ª série do Concurso Público da Prefeitura de Muriaé. 2001. Prefeitura Municipal de Muriaé.

SILVA NETA, A. A.. Membro da banca de elaboração das provas de Língua Portuguesa para os cargos de Fiscal I e Advogado I / Concurso do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais. 2001. Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais.

SILVA NETA, A. A.. Membro da banca de elaboração de Provas de Língua Portuguesa para os cargos de Nível Elementar, Nível Médio e Professor de Português de 5ª a 8ª série do Concurso Público da Prefeitura de Valparaíso de Goiás. 2001. Prefeitura Municpal de Valparaíso de Goiás.

SILVA NETA, A. A.. Membro da banca de elaboração da prova de Língua Portuguesa / Literatura Brasileira para o processo seletivo do Curso de Turismo da FUNCESI: Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira - ago./2001. 2001. Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

SILVA NETA, A. A.. Membro da banca de elaboração das questões relativas aos livros indicados para a prova de Literatura Brasileira do Concurso Vestibular da União Educacional do Vale do Aço (Faculdade de Ipatinga). 2000. União Educacional do Vale do Aço Faculdade de Ipatinga.

SILVA NETA, A. A.. Membro da banca de elaboração da prova de Compreensão de Leitura - Concurso Público da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - Edital 01/99. 1999. Prefeitura Municpal de Belo Horizonte.

SILVA NETA, A. A.. Membro da banca de elaboração da prova de Língua Portuguesa - Concurso Público da Prefeitura Municipal de Três Corações. 1999. Prefeitura Municipal de Três Corações.

SILVA NETA, A. A.. Membro da banca de elaboração da prova de Literatura Brasileira - Concurso Público da Prefeitura Municipal de João Monlevade - Edital 01/98. 1998. Prefeitura Municipal de João Monlevade.

Produções bibliográficas

  • SILVA NETA, A. A. . Correções (in)corretas. In: I Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: Interseções, 2003, Belo Horizonte. I Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura, 2003.

  • SILVA NETA, A. A. . Correções (in)corretas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SILVA NETA, A. A. . Consultoria em Língua Portuguesa: livros didáticos - Núcleo PROMOVE. 2005.

SILVA NETA, A. A. . Consultoria em Língua Portuguesa: livros didáticos de 1ª a 4ª série - Núcleo PROMOVE. 2001.

SILVA NETA, A. A. . Integração à equipe de correção de redações dos vestibulares 2002, 2003, 2004 e 2005 da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 2005.

SILVA NETA, A. A. . Revisão metodológica de provas de conteúdos diversos para o Concurso Público do CEDASC/BA. 2004.

SILVA NETA, A. A. . Revisão metodológica de provas de conteúdos diversos para o Concurso Público do CRA/MG. 2004.

SILVA NETA, A. A. . Correção das redações do Concurso Público do CRA/MG. 2004.

SILVA NETA, A. A. . Revisão metodológica de provas de conteúdos diversos para o Concurso Público da MGS. 2003.

SILVA NETA, A. A. . Revisão metodológica de provas de conteúdos diversos para o Concurso Público do CRA/MG. 2003.

SILVA NETA, A. A. . Correção das redações do Concurso Público do CRA/MG. 2003.

SILVA NETA, A. A. . Coordenação de equipe de correção das redações do Ensino Supletivo do Estado de Minas Gerais (de 1996 a 2003). 2003.

SILVA NETA, A. A. . Revisão metodológica de provas de Língua Portuguesa / Literatura Brasileira e demais conteúdos, elaboradas para o Ensino Supletivo do Estado de Minas Gerais (de 1995 a 2003). 2003.

SILVA NETA, A. A. . Correção das redações do Ensino Supletivo do Estado de Minas Gerais (de 1995 a 2003). 2003.

SILVA NETA, A. A. . Revisão metodológica de provas de conteúdos diversos para o Concurso Público da Prefeitura de Uberlândia. 2002.

SILVA NETA, A. A. . Revisão metodológica de provas de conteúdos diversos para o TELECURSO 2002. 2002.

SILVA NETA, A. A. . Coordenação da equipe de correção de redações do Concurso da Prefeitura de Uberlândia. 2002.

SILVA NETA, A. A. . Revisão metodológica de provas de conteúdos diversos para o Concurso Público da Prefeitura de Ribeirão das Neves. 2002.

SILVA NETA, A. A. . Correção de redações do processo seletivo da FUNCESI: Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira. 2001.

SILVA NETA, A. A. . Correção de redações do processo seletivo do Curso de Turismo da FUNCESI: Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira. 2001.

SILVA NETA, A. A. . Coordenação da equipe de correção de redações do processo seletivo da FAINOR - Faculdade Independente do Nordeste (Vitória da Conquista). 2001.

SILVA NETA, A. A. . Correção das redações do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - Edital 02/2000. 2000.

SILVA NETA, A. A. . Emissão de pareceres referentes aos recursos, da correção de redações, encaminhados pelos candidatos à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte por ocasião do Concurso Público - Edital 02/2000. 2000.

SILVA NETA, A. A. . Correção de redações do vestibular da União Educacional do Vale do Aço (Faculdade de Ipatinga). 2000.

SILVA NETA, A. A. . Correção das redações do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - Edital 01/99. 1999.

SILVA NETA, A. A. . Emissão de pareceres referentes aos recursos, da correção de redações, encaminhados pelos candidatos à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte por ocasião do Concurso Público - Edital 01/99. 1999.

SILVA NETA, A. A. . Interpretação /Produção de Textos e Literatura. 2005. .

SILVA NETA, A. A. . Literatura para professores de Português / Literatura, candidatos ao Concurso Público. 2001. .

Projetos de desenvolvimento

  • 1998 - 1998

    Avaliação de Desempenho de Alunos das Escolas Públicas da Rede Estadual em Minas Gerais, Descrição: Projeto desenvolvido, juntamente com membros do Center for International Research, do Center for the Study of Testing Evaluation and Educational Policy - CSTEEP - Boston College e da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, para implementação de Avaliação de Desempenho de Alunos das Escolas Públicas da Rede Estadual em Minas Gerais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandrina Angela da Silva Neta - Integrante / Secretaria Municipal de Educação de Minas Gerais - Coordenador.

  • 1998 - 1998

    Avaliação de Desempenho de Alunos das Escolas Públicas da Rede Estadual em Minas Gerais, Descrição: Projeto desenvolvido, juntamente com membros do Center for International Research, do Center for the Study of Testing Evaluation and Educational Policy - CSTEEP - Boston College e da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, para implementação de Avaliação de Desempenho de Alunos das Escolas Públicas da Rede Estadual em Minas Gerais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandrina Angela da Silva Neta - Integrante / Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, Gerência Judiciária, Setor de Acórdãos. , Rua Tomaz Gonzaga - 686, Lourdes, 30180143 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 32741566, URL da Homepage:

Experiência profissional

2002 - 2002

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Enquadramento funcional: Professora substituta de Língua Portuguesa, Produção de Textos e Literatura.

Atividades

  • 10/2002 - 12/2002

    Ensino, Curso Técnico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

2001 - 2001

Cel Pre Vestibular

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Literatura

1999 - 1999

Cel Pre Vestibular

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Produção de Textos

Atividades

  • 01/1999

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura

2000 - 2000

Escola Albert Einstein

Vínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Enquadramento funcional: Professora de Produção de Textos e Literatura.

Atividades

  • 01/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

1996 - 1998

Secretaria do Estado de Educação

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista da Educação, Carga horária: 40

Outras informações:
Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, SEEMG, Minas Gerais - Diretoria de Avaliação de Ensino (DAVE)

1994 - 1995

Secretaria do Estado de Educação

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente de Língua Portuguesa, Carga horária: 30

Outras informações:
Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, SEEMG, Minas Gerais Superintendência de Modernização e Informática.

1992 - 1993

Secretaria do Estado de Educação

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, SEEMG, Minas Gerais - Superintendência de Modernização e Informática (SMI)

Atividades

  • 01/1996

    Serviços técnicos especializados , Diretoria de Avaliação de Ensino, .,Serviço realizado, Avaliação de Ensino.

1988 - 1988

Prefeitura Municipal de Abaeté

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Alfabetizadora de Adultos, Carga horária: 20

Outras informações:
Prefeitura Municipal de Abaeté - Professora de turma seriada /Professora alfabetizadora de adultos.

Atividades

  • 01/1988

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa - Alfabetização de adultos

2008 - Atual

Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Revisor, Carga horária: 30

Outras informações:
Elaboração de pareceres, editais, súmulas, relatórios, decisões, despachos e outros documentos da área jurídica; Realização de atividades relacionadas a andamento processual, atualização de jurisprudência e confecção de ementário; Revisão de relatórios, decisões, acórdãos e atas; Atuação em plantão judiciário, para encaminhamento de medidas de urgência.

Atividades

  • 01/2008

    Serviços técnicos especializados , Gerência Judiciária, Setor de Acórdãos, .,Serviço realizado, Redator / Revisor.

2007 - 2007

FACULDADE DE FILOSOFIA E LETRAS DE DIAMANTINA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa e Literatura - Graduação

Atividades

  • 01/2007

    Ensino, Letars, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura

2006 - 2006

Colégio Marista Dom Silvério

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa, Produção de Textos e Literatura - Nível Médio

Atividades

  • 01/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura