Iracema Alves Lopes Ribeiro

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Especialização em Administração Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Princesa Izabel. Atualmente é professor titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estatística Aplicada à Educação.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Didática do Ensino Superior

1990 - 1990

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Especialização em Habilitação em Administração Escolar

1974 - 1974

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Princesa Izabel

Aperfeiçoamento em Mestrado Psicol. da Educação(cursou disciplinas)

1973 - 1974

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Ano de finalização: 1974;

Aperfeiçoamento em Didática Psicológica Aplicação da Psicologia de Je

1972 - 1972

Universidade Presbiteriana Mackenzie
Ano de finalização: 1972;

Aperfeiçoamento em Recursos Audio Visuais

1967 - 1967

Universidade Presbiteriana Mackenzie
Ano de finalização: 1967;

Aperfeiçoamento em Orientação Educacional

1948 - 1948

Escola Universitária de São Paulo
Ano de finalização: 1948;

Graduação em Pedagogia

1965 - 1968

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Formação complementar

1998 - 1998

Estatística. , Faculdade de Higiene e Saúde Pública, FHSP, Brasil.

1992 - 1992

Introdução Ao Estudo do Deficiente Mental. , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.

1978 - 1978

L'école Publique Et La Societé. , Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle), U.P. III, França.

1974 - 1974

Estatística Aplicada(disc. do Curso de Mestrado). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

1968 - 1972

Francês. , Aliança Francesa, AF, Brasil.

1970 - 1970

Prep. Exame de Suficiência em Ed. Moral e Cívica. , Coordenação Prof Nelson Barbosa, CNB, Brasil.

1967 - 1967

Probl. de Psicologia da Infância e da Adolescência. , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Estatística aplicada à Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: Orientação Educacional.

Participação em eventos

X Congresso Mundial sobre o Deficiênte Mental: realizado em Paris, França,. X Congresso Mundial sobre o Deficiênte Mental: realizado em Paris, França. 1990. (Congresso).

Universidade do Futuro e História: Ciência, Tecnologia e Educação nas Universidades Brasileiras e o Centenário da Republica.Universidade do Futuro e História: Ciência, Tecnologia e Educação nas Universidades Brasileiras e o Centenário da Republica, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. 1989. (Outra).

Projeto Rondon.Participação como coordenadora do Projeto Rondon, com o Secretário de Educação de Salvador e seus assessores, para planejamentos de Ensino, no Campus Avançado de Irecê/Bahia - 1973 e 1974.. 1974. (Encontro).

Encontro de projetos apresentados pelos técnicos da SUDENE.Encontro de projetos apresentados pelos técnicos da SUDENE, Recife, a fim de serem aplicados no Campus Avançado de Irecê/BA. 1974. (Encontro).

V Encontro de Coordenadores do Projeto Rondon.V Encontro de Coordenadores do Projeto Rondon, em Brasília e Belém do Pará, representando a Universidade Presbiteriana Mackenzie. 1973. (Encontro).

Learning Desabilities. Learning Desabilities, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO (representando a Universidade Presbiteriana Mackenzie). 1971. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Lilia de Oliveira Marques

RIBEIRO, I. A. L.. A problemática da evolução sob a ótica jurídica Educação x Legislação: aspectos históricos, sua evolução, questões atuais. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

RIBEIRO, I. A. L.. Membro da Comissão de Análise Técnica do VI Prêmio Pesquisa Mackenzie. 1989. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Outras produções

RIBEIRO, I. A. L. . Parecer técnico para o MEC no processo de reconhecimento da habilitação Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º grau da Faculdade deEducação Pinheirense. 1985.

RIBEIRO, I. A. L. . Parecer técnico para o MEC no processo de reconhecimento da habilitação Orientação Educacional, do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga. 1981.

RIBEIRO, I. A. L. . Parecer técnico para o MEC no processo de reconhecimento da habilitação Supervisão Escolar de 1º e 2º graus, da Fundação Educacional de Ituverava. 1981.

RIBEIRO, I. A. L. . Treinamento de alunos na área de Educação sobre conhecimentos práticos aos professores e diretores no Campus Avançado do Irecê. 1989. (Treinamento).

RIBEIRO, I. A. L. . Participação em reunião com o Ministro do Interior e Coordenador Geral do Projeto Rondon - Cel. Pasquali em Brasília. 1974. (Participação em reunião).

RIBEIRO, I. A. L. . Supervisora Pedagógica da 15ª Delegacia de Ensino da Capital: substituição em 07/1977. 1977 (Delegada de Ensino) .

RIBEIRO, I. A. L. . Supervisora Pedagógica da 13ª Delegacia de Ensino Secundário e Normal, da Capital (1977 a 1981). 1977 (Supervisora Pedagógica) .

RIBEIRO, I. A. L. . Reconhecimento e validação da disciplina Estatística, como uma das professoras responsáveis pelo ensino das disciplinas do currículo pleno, com a titulação e informações pertinentes de acordo com as exigências do Mec, no processo de reconhecimento do Curso de Pedagogia, Faculdade de Ciëncias, Letras e Pedagogia, Universidade Presbiteriana Mackenzie. 1977 (Reconhecimento de titulação) .

RIBEIRO, I. A. L. . Supervisora Pedagógica da 15ª Delegacia de Ensino Secundário e Normal, da Capital: escolha por títulos (1975-1977). 1975 (Supervisora Pedagógica) .

RIBEIRO, I. A. L. . Supervisora Pedagógica da S. E. do Estado de São Paulo, conforme publicação D. O. 22/07/1994 (DESN de Osasco). 1974 (Supervisora Pedagógica) .

RIBEIRO, I. A. L. . Convocada pelo D. O. de 02/03/1973, para coordenar o treinamentode Diretores, junto ao Centro de Recursos Humanos. 1973 (Coordenação) .

RIBEIRO, I. A. L. . Inspetora de ensino médio: designadam, conforme publicação D. O. de 24/03/1973. Delegacia do Ensino Secundário e Normal de Osasco. 1973 (Inspetora de Ensino Médio) .

RIBEIRO, I. A. L. . Diretora de Ensino: Concurso - 2º Ginásio Estadual do Jaguaré - DESN de Osasco. 1972 (Diretora de Ensino) .

RIBEIRO, I. A. L. . Participante do 1º encontro de Educação, para a Reforna do Ensino de 1º e 2º graus. 1971 (Encontro) .

RIBEIRO, I. A. L. . Colaboradora e monitora do 1º e 2º Seminário de Estudos da Lei 5692/71 - Reforma de ensino de 1º e 2º grau. 1971 (Seminário) .

Prêmios

1971

Concurso de ingresso(títulos e provas), de Diretores de Estabelecimentos do Ensino Secundário Normal, D. O..

1943

Concurso para ingresso ao Magistério Público Primário do Estado de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro de Ciências e Humanidades. , Rua da Consolação 896, prédio 12, Consolação, 01302-907 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 21148345, URL da Homepage:

Experiência profissional

1971 - Atual

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora Titular de Estatística da Universidade Presbiteriana Mackenzie, atuando nos Cursos de Psicologia e Pedagogia.

Atividades

  • Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Aplicada

  • Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Aplicada à Educação

  • Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus

  • Direção e administração, Faculdade de Letras e Pedagogia, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • Direção e administração, Fauldade de Letras e Pedagogia, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas Audio-Visuais

  • Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Princípios e Métodos da Administração Escolar

  • Direção e administração, Faculdade de Ciências Letras e Pedagogia, Coordenação Pedagógica.,Cargo ou função, Coodenadora Pedagógica do Curso de Pedagogia.

  • Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Medidas Educacionais

1969 - 1972

Instituto de Educação Castro Alves

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 0

Outras informações:
Professora de Estatística Aolicadaa a Educação, no curso de Administradores Escolares, de 1970 a 1972 e professora de Metodologia do Ensino, no curso de Formação de Professores Primários, de 1969 a 1971.

Atividades

  • Ensino,,Disciplinas ministradas, Estatística Aplicada à Educação

  • Ensino,,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino

1949 - 1954

Instituto de Educação Caetano de Campos

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 0

Outras informações:
Professora de Matemática, no curso preparatório aos exames de seleção para o curso Normal.

Atividades

  • Ensino,,Disciplinas ministradas, Organização e Administração Escolar

  • Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática

  • Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática

1944 - 1944

Bairro da Pinguela

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Primária, Carga horária: 0

Outras informações:
Professora primária efetiva do Grupo Escolar "Dr. João Mendes Júnior".

Atividades

  • Ensino,,Disciplinas ministradas, Curso Primário

1942 - 1946

Grupo Escolar Dr João Mendes Junior

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Outras informações:
Atuação como professora substituta de 1942 a 1943 e como professora primária efetiva de 1945 a 1946

Atividades

  • Ensino,,Disciplinas ministradas, Curso Primário

  • Ensino,,Disciplinas ministradas, Curso Primário