Paulo Sergio Marchelli

Licenciado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, é mestre e doutor em Educação pela mesma instituição, com pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Sua área de especialização é Política e Gestão em Educação, considerando a Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, com foco na Formação de Professores. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Sergipe, atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Professor Alberto Carvalho e no Programa de Pós-graduação em Educação do Campus Professor José Aloísio de Campos. Pertence ao Grupo de Pesquisa Clínica da Atividade e Trabalho Docente, tendo publicado artigos em revistas especializadas que remetem aos resultados das suas investigações recentes. Além disso, em seus trabalhos anteriores podem ser encontradas diversas abordagens interdisciplinares circunscritas ao campo das Ciências Humanas e da Filosofia.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

1991 - 1995

Universidade de São Paulo
Título: A geometria Logo e a regulação das estruturas operatórias
Orientador: José Armando Valente
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Didática e Métodos de Ensino; Lógica e Epistemologia; Tecnologias Educacionais e Educação a Distância; Interdisciplinar; Políticas Públicas em Educação; História e Sociologia da Educação. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Teoria do Conhecimento e Epistemologia. Setores de atividade: Educação; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Outras Atividades de Prestação de Serviços em Informática.

Mestrado em Educação

1985 - 1989

Universidade de São Paulo
Título: Logo e a gênese das estruturas elementares da programação do computador,Ano de Obtenção: 1990
Orientador: Luadir Barufi
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Didática e Métodos de Ensino; Lógica e Epistemologia; Tecnologias Educacionais e Educação a Distância; Interdisciplinaridade; Políticas Públicas em Educação; História e Sociologia da Educação. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Lógica e Epistemologia. Setores de atividade: Educação; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Desenvolvimento de Programas (Software) e Prestação de Serviços em Informática.

Graduação em Filosofia

1973 - 1980

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1982 - 1983

Licenciatura Em Filosofia. (Carga horária: 360h). , Faculdade de Educação da Usp, FEUSP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação Educacional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Educacionais.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão Educacional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ROMAO, Eliana. S. ; BARBOSA, Mônica. G. S. ; MARCHELLI, P. S. ; LIMA, Maria. B. ; VILAR, J. C. . IV Semana de Pedagogia e VI Seminário PIBID. 2013. (Congresso).

Parente, Cláudia M. D. ; Parente, Jiliano M. ; MARCHELLI, P. S. . I Seminário Nacional de Políticas e Gestão da Educação. 2011. (Congresso).

Parente, Cláudia M. D. ; MARCHELLI, P. S. . I Encontro de Formação do Programa Escola Ativa em Sergipe. 2011. (Congresso).

Parente, Cláudia M. D. ; MARCHELLI, P. S. . II Encontro de Formação do Programa Escola Ativa em Sergipe. 2011. (Outro).

Parente, Cláudia M. D. ; MARCHELLI, P. S. . III Encontro de Formação do Programa Escola Ativa em Sergipe. 2011. (Outro).

Parente, Cláudia M. D. ; MARCHELLI, P. S. . V Encontro de Formação do Programa Escola Ativa em Sergipe. 2011. (Outro).

Parente, Cláudia M. D. ; MARCHELLI, P. S. . VI Encontro de Formação do Programa Escola Ativa em Sergipe. 2011. (Outro).

Parente, Cláudia M. D. ; MARCHELLI, P. S. . IV Encontro de Formação do Programa Escola Ativa em Sergipe. 2011. (Outro).

MARCHELLI, P. S. ; Parente, Cláudia M. D. . I Semana de Pedagogia - Pedagogia de Paulo Freire ontem e hoje: infância, jovens e adultos entre o oprimido e a esperança. 2009. (Congresso).

MARCHELLI, P. S. ; Parente, Cláudia M. D. ; SILVA, José Ricardo C. . 2º Encontro de Iniciação Científica da Universidade São Marcos. 2003. (Congresso).

MARCHELLI, P. S. . 1º Encontro de Iniciação Científica da Universidade São Marcos. 2002. (Congresso).

MARCHELLI, P. S. . Seminários Pesquisas em Debate da Universidade São Marcos. 2001. (Outro).

MARCHELLI, P. S. . Seminários Pesquisas em Debate da Universidade São Marcos. 2000. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Pós-Doutoramento em Foco.Pós-Doutoramento em São Paulo. 2013. (Seminário).

I Encontro de Formação do Programa Escola Ativa em Sergipe.Participação como gestor e pesquisador do Programa Escola Ativa em Sergipe. 2011. (Encontro).

I Fórum do Conselho Municipal de Educação de Itabaiana/SE.O papel do Conselho de Educação na constituição do Plano Municipal de Educação. 2011. (Simpósio).

II Encontro de Formação do Programa Escola Ativa em Sergipe.Participação como gestor e pesquisador do Programa Escola Ativa em Sergipe. 2011. (Encontro).

III Encontro de Formação do Programa Escola Ativa em Sergipe.Trabalho de gestão e pesquisa no III Encontro de Formação do Programa Escola Ativa em Sergipe. 2011. (Encontro).

III Seminário de Educação Brasileira.Taxa de matrículas e relação de estudantes por professor na Educação Superior: perspectivas e desafios para as metas do Plano Nacional de Educação do decênio 2011-2020. 2011. (Seminário).

I Seminário Nacional de Políticas e Gestão da Educação.Financiamento e Avaliação da Educação. 2011. (Seminário).

IV Encontro de Formação do Programa Escola Ativa em Sergipe.Interdisciplinaridade e Currículo: propostas para a organização do trabalho pedagógico. 2011. (Encontro).

V Encontro de Formação do Programa Escola Ativa em Sergipe.Participação como gestor e pesquisador do Programa Escola Ativa em Sergipe. 2011. (Encontro).

VI Encontro de Formação do Programa Escola Ativa em Sergipe.Trabalhos de gestão e pesquisa no VI Encontro de Formação do Programa Escola Ativa em Sergipe. 2011. (Encontro).

XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN. Plano Nacional de Educação: desafios atuais. 2011. (Congresso).

I Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento: oralidade e escrita em suas múltiplas dimensões.A aprendizagem da lecto-escrita e as categorias da gramática funcional. 2010. (Seminário).

XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. A Dimensão Didática do Projeto Educativo. 2010. (Congresso).

II Seminário Educação, Comunicação, Inclusão e Interculturalidade.Ambiente virtual de aprendizagem: um modelo para analise do potencial de interação. 2009. (Seminário).

I Semana de Pedagogia - Pedagogia de Paulo Freire ontem e hoje: infância, jovens e adultos entre o oprimido e a esperança.Coordenação geral do evento. 2009. (Outra).

X SEMISEC - Seminário Multiprofissional Integrado de Secretariado do Nordeste.A teoria do conhecimento no campo do secretariado: perspectivas em debate. 2009. (Seminário).

III Simpósio Internacional de Administração e Marketing / V Congresso de Administração da ESPM. O debate teórico-metodológico no campo do secretariado: pluralismos e singularidades. 2008. (Congresso).

VI Congreso de Estética e História da Arte. Poética e antipedagogia nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Meio Ambiente. 2008. (Congresso).

XXIV Encontro Nacional dos Professores do Proepre.A afetividade na escola sob a ótica da psicanálise e da epistemologia genética. 2008. (Encontro).

16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Cronologias cognitivas sobre a aquisição da lecto-escrita. 2007. (Congresso).

VII Congreso Iberoamericano de Indicadores de Ciencia y Tecnologia. Fundamentos e Evolução dos Indicadores de Avaliação da Educação Superior no Brasil. 2007. (Congresso).

IV Fórum de Debates Perspectivas Interdisciplinares nas Artes e nas Humanidades.A gestão do Ensino Fundamental na Rede Escolar SESI/SP. 2006. (Encontro).

32º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos. 2005. (Congresso).

31º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos. 31º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos. 2004. (Congresso).

II Fórum de Debates Perspectivas Interdisciplinares nas Artes e nas Humanidades. Dimensões etnográficas do bairro paulista do Ipiranga. 2004. (Congresso).

Universidad 2004. UNIVERSIDAD 2004. 4º Congresso Internacional de Educación Superior. 2004. (Congresso).

XXVIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - EnANPAD 2004. XXVIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - EnANPAD.. 2004. (Congresso).

CONIC 2003 / COINT 2003. 2003. (Congresso).

I Fórum de Debates sobre Perspectivas Interdisciplinares nas Artes e nas Humanidades. Instituto de Artes da UNESP / Universidade São Marcos.I Fórum de Debates sobre Perspectivas Interdisciplinares nas Artes e nas Humanidades. Instituto de Artes da UNESP / Universidade São Marcos. 2003. (Simpósio).

XIX Encontro Nacional dos Professores do PROEPRE/ Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Unicamp. Uma análise do conceito de brincar a partir do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. 2002. (Congresso).

1º International Congress on Communication and Educacion. World Council for Media Educacion / ECA-USP. Educação a Distância: sistemas e dinâmicas. 1998. (Congresso).

IX Seminário Schenberg - Arte e Ciências: impactos ambientais. 1998. (Congresso).

V SIEG - Simpósio Internacional de Epistemologia Genética.Piaget e a Construção dos Sistemas Lógico-matemáticos. 1998. (Simpósio).

XV Encontro Nacional de Professores do PROEPRE: A criança e a escola.1º Seminário de Ensino a Distância da PUCAMP. 1998. (Seminário).

XV Encontro Nacional dos Professores do PROEPRE/ / Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Unicamp. Interpretações sobre a natureza do pensamento pré-operatório. 1998. (Congresso).

4º Congresso Internacional de Educação a Distância: enfoques formais e não formais. 1997. (Congresso).

XIV Encontro Nacional dos Professores do PROEPRE.Construção das estruturas lógico-operatórias elementares em ambiente de aprendizagem computacional. 1997. (Encontro).

. 7º Congresso Internacional de Informática e Aprendizagem. 1996. (Congresso).

.1º Jornada de criatividade e formas de expressão infantis. 1996. (Encontro).

. VII Congresso Internacional LOGO e I Congresso de Informática Educativa do Mercosul. 1995. (Congresso).

. Congresso Educando'95 - Condex/Sucesu-SP. 1995. (Congresso).

.3ª Jornada de Informática e Educação do SENAC. 1995. (Seminário).

.1º Grupo de Estudos Logo: Encontro nacional de especialistas na área da informática na educação. 1994. (Encontro).

1º Simpósio de Pesquisa da FEUSP.1º Simpósio de Pesquisa da FEUSP. 1994. (Simpósio).

.Colóquio Internacional - Epistemologia e Psicologia Genéticas da Unicamp: o estado atual do conhecimento. 1993. (Seminário).

. 4º ENEM - Encontro Nacional de Educação matemática. 1992. (Congresso).

III Congresso Brasileiro Logo. Pensamento algébrico e combinatório em Logo. 1992. (Congresso).

. 6ª Conferência Brasileira de Educação (CBE). 1991. (Congresso).

II Seminário Nacional de Informática Educativa.Estudos sobre os fundamentos lógico-operatórios da programação Logo. 1991. (Seminário).

. 2º Congresso Brasileiro do Brinquedo na Educação. 1990. (Congresso).

. 1º Simpósio Internacional de Epistemologia Genética: Piaget - 10 anos depois. 1990. (Congresso).

. 1º Congresso Brasileiro do Brinquedo na Educação. 1988. (Congresso).

. 40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1988. (Congresso).

.1º Seminário de Pesquisa em Ensino de Matemática da FEUSP. 1988. (Seminário).

2º Congresso Brasileiro LOGO de Informática na Educação. Uma proposta de trabalho baseada na teoria de Jean Piaget. 1988. (Congresso).

.1º Seminário Nacional de Informática e Educação da Fundação Armando Álvares Penteado. 1987. (Seminário).

. 2º Congresso Internacional LOGO e 1º Congresso Brasileiro LOGO de Informática na Educação. 1986. (Congresso).

.1º Simpósio Polo-Informática sobre Tecnologia Nacional, Universidade e Empresa. 1986. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Anderson de Oliveira Santos

MELO, M. R.; Silva, E. L.;MARCHELLI, P. S.. Concepções de profesores atuantes e em formação sobre história da química e a natureza da ciência. 2016. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Kalyne Andrade Ribeiro

MARCHELLI, P. S.; NUNES, A. K. F.; AVILA, E. G.. Gestão no Polo de apoio presencial de educação a distância: estudo de caso da Universidade Tiradentes. 2016. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Marino Pansini

FREITAG, Raquel M. Ko;MARCHELLI, P. S.; BEZERRA, A. Ponciano. A crise do Século XXI e o ensino de Latim. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Jussara Doraci Paccez

FONSECA, Ijar M.; MAZZALI, L.;MARCHELLI, P. S.. Evolução das novas tecnologias da informação na educação. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: Josinildo José da Silva

TRINDADE, Liana M. S.; DUTRA, Lucas V.;MARCHELLI, P. S.. Os imigrantes bolivianos em São Paulo. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: ERENICE DIAS DA SILVA

MONTEIRO, M. T. C. F.; MESGRAVIS, Laima;MARCHELLI, P. S.. Políticas de uso e ocupação do solo em área de manancial: o caso da Billings no Distrito de Riacho Grande (SBC). 2008. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: Mônica Gomes Monteiro Feitosa

PEGORARO, João L.; IANNONE, Roberto A.;MARCHELLI, P. S.. Concepções de lideranças de Ji-Paraná (RO) sobre o desenvolvimento sustentável. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: Célia Catharina Modena Gonçalves

SANTOS, Hélio de Souza; SOUZA, V. C.;MARCHELLI, P. S.. Políticas públicas para a sustentabilidade: a participação do DAEP - Departamento de Água e Esgoto de Penápolis (SP). 2008. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: Ivonete Elias Jorge

FONSECA, Ijar M.; LOURENÇÃO, P. M. T.;MARCHELLI, P. S.. Inovação tecnológica nas microempresas: cultura e resistência. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: Fatima Aparecida Rodrigues Vaz

GODOY, M. G. G.; MESGRAVIS, Laima;MARCHELLI, P. S.. Centros culturais: experiências de cidadania em Diadema. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: GILBERTO BRANDÃO MARCON

TRINDADE, Liana M. S.; DUTRA, Lucas V.;MARCHELLI, P. S.. Marketing político e cidadania: o exemplo das campanhas políticas no Brasil de 1989 a 2002. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: Lairson Lopes Sena

MARCHELLI, P. S.; CARVALHO, Sonia N.; TRUFEM, Sandra Farto Botelho. As políticas públicas do turismo na Estância Balneária de Peruíbe: alcances e limites. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: Valdir Jose Calabro

MARCHELLI, P. S.; MESGRAVIS, Laima;VIÉGAS, Rosemari Fagá. As políticas públicas de apoio aos arranjos produtivos locais (clusters): estudo de caso do Polo de Cosméticos de Diadema, SP.. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: Silvana Moura Riguengo

MARCHELLI, P. S.; GARCIA, M.;VIÉGAS, Rosemari Fagá. A memória do livro didático e sua utilização no primeiro ano do ensino fundamental em escolas públicas do Município de São Paulo. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: Sônia Maria de Oliveira Xavier Ribeiro

MARCHELLI, P. S.; GONDIN, Viviane C. S.; TRINDADE, Liana M. S.. Formação continuada de professores na cidade de São José dos Campos. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: Marcia Cristina Pollacchini de Oliveira

VIÉGAS, Rosemari Fagá; OLIVEIRA, A. M.;MARCHELLI, P. S.. Arte e docência na Rede Estadual Paulista. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Tatiana Reschke

MARCHELLI, P. S.; GOMES, M. C.; TRINDADE, Liana M. S.. Instituto Sri Sathya Sai de Educação do Brasil, na cidade de Curitiba, PR. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Azizeh Otilia Emleh Polo

MARCHELLI, P. S.; TRINDADE, Liana M. S.; Gatti, A. L.. Poder e cultura organizacional no Brasil: o indivíduo nas organizações. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: Fábio Montenegro Mathias

MARCHELLI, P. S.; TRUFEM, Sandra Farto Botelho; AKABANE, G. K.. Liderança e docência no Ensino Superior: estudo de caso em um curso de Administração em Santo André, SP. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: James Riozo Takahama

MARCHELLI, P. S.; GARCIA, M.;VIÉGAS, Rosemari Fagá. Políticas Públicas para o atendimento educacional especializado. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Rosana Chemin

MARCHELLI, P. S.; GELONEZE NETO, Antonio;SANTOS, Hélio de Souza. Experimentos metodológicos em aprendizagem da língua inglesa em escolas públicas do Estado de São Paulo. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Roberto Padilha Moia

BARROS, A. M. C.; FOGLIANO, F.;MARCHELLI, P. S.. A inclusão digital e a Prefeitura de São Paulo: o caso Telecentro. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Terezinha Aparecida Savio

VIÉGAS, Rosemari Fagá; CARENO, M. F.;MARCHELLI, P. S.. O incentivo à leitura no Estado de São Paulo: as intenções e as ações das políticas públicas de 1998 a 2006. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Jucimara Miotto

SANTORO, Luiz Fernando; BARRETO JUNIOR, I. F.;MARCHELLI, P. S.. Políticas públicas do transporte urbano de São Paulo: O passa-rápido no período de 2001 a 2004. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: Joaquim Comini Frota

MARCHELLI, P. S.; GARCIA, M.; COELHO FILHO, Joaquim Gonçalves. As políticas públicas educacionais na zona urbana da cidade de Januária - MG (1995-2006). 2007. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Antonio José Sampaio Couto

FAUSTINO, E.; FITTIPALDI, F. C.;MARCHELLI, P. S.. Kant, a educação em ciências e o desenvolvimento da autonomia pessoal. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: Rui Barbosa

MARCHELLI, P. S.; ESTOLANO, A. L. D.; MORATO, Antonio Carlos. O acordo Stand-by de 2002 / 2006 e a soberania do Estado Brasileiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: Mara Regina Alcasas de Arruda

MARCHELLI, P. S.; PIRES, F. J.; MAZZALI, L.. Gestão participativa na Associação de Pais e Mestres: as escolas da rede de Ensino SESI / SP no município de Diadema. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: Airton Cesar Domingues

FONSECA, Ijar M.; LOURENÇÃO, P. M. T.;MARCHELLI, P. S.. Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Médio: Cidade de Osanco. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: José Roberto Arantes

BARROS FILHO, Jomar; GELONEZE NETO, Antonio;MARCHELLI, P. S.. Cidadania e Educação na percepção de alunos de duas escolas paulistas, na cidade de São Paulo, sobre seus direitos e deveres vivis, políticos e sociais. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Aluno: Emilia Mieko Sakaue Yoshinaga

MARCHELLI, P. S.; GOSCIOLA, Vicente; COELHO FILHO, Joaquim Gonçalves. As políticas de exploração da cana-de-açucar no Brasil: da ocupação colonial à produção sucro-alcooleira moderna. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Jorge Roberto Angelo

MARCHELLI, P. S.; GELONEZE NETO, Antonio; TRUFEM, Sandra Farto Botelho. Políticas públicas de sanitarismo no Brasil: primórdios e pioneirismos. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Lourdes Satiko Higashi Ferreira

MARCHELLI, P. S.SANTOS, Hélio de Souza; Ribeiro, R.. A capacitação profissional da pessoa com deficiência: um estudo de caso do SENAC-Tiradentes. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: ROSIMERI FERRAZ SABINO

MARCHELLI, P. S.; CAVALCANTI, M.; FONSECA, Ijar M.. A profissão de secretário executivo no Brasil: políticas para formação e emprego. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Rosemary Leonovos Verrone

MARCHELLI, P. S.; SIQUEIRA JUNIOR, Hamilton; SILVA NETO, Manoel Lemes da. O Programa de Educação Continuada da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no período de 2001 a 2002. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: José Carlos Vietri Saraceni

MARCHELLI, P. S.; LEJBMAN, Raymunda Cléa Pitt Brandão Goldman Vel; GELONEZE NETO, Antonio. A evolução das tecnologias a serviço do ensino a distância: oportunidade para democratizar o acesso às informações e minimizar a exclusão digital. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Nizi Voltareli Morselli

MARCHELLI, P. S.; ALBUQUERQUE, Antonio R P Leite de; BARROS FILHO, Jomar. Políticas públicas: inclusão digital educativa - Projeto Didaktos em São Caetano do Sul - São Paulo. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Sebastião Marcelo Fernandes de Azevedo

SANTORO, Luiz Fernando; MAÑAS, Antonio Vico;MARCHELLI, P. S.. Tecnologia da informação e competitividade no setor bancário. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Almeni Mendes Aquino do Vale

SANTOS, Hélio de Souza; VASSILIEFF, Irina;MARCHELLI, P. S.. FUNDEF - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e da Valorização do Magistério: história e realidade no Vale do Rio Doce. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Marco Aurélio Paula

MARCHELLI, P. S.; SIMCSIK, T.; MOISÉS, C. F.. A interdisciplinaridade no ensino jurídico brasileiro. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Joao Paulo de Oliveira

MARCHELLI, P. S.; SOUZA, S. A. O.; NASSER, A. C. A.. A progressão continuada no ensino fundamental após a LDB 9394/96. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: João Clóvis Thomaz

MARCHELLI, P. S.; MIHAILIDIS, B. E.; ETCHEBÉHÈRE JÚNIOR, L.. O estágio nos cursos de Administração em São Paulo (2000-2003). 2004. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Mara Yáskara Nogueira Paiva Cardoso

MARCHELLI, P. S.; MARTIN, D. M. L.;SANTOS, Hélio de Souza. O programa de inclusão digital: um veículo de resgate da cidadania para indivíduos portadores de necessidades especiais (Ribeirão Preto - SP, 1999-2003). 2004. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Paulo Sergio Pereira da Silva

MARCHELLI, P. S.; GELONEZE NETO, Antonio; MOISÉS, C. F.. História do ensino da matemática no Brasil: do movimento da escola nova à informática educativa (1930-1990). 2004. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Maria de Fátima Martins

MARCHELLI, P. S.; SOUZA, V. C.;SANTOS, Hélio de Souza. O processo de sucessão em empresas familiares na área de educação no ensino superior. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Júlio César Gonzales Moreno

MARCHELLI, P. S.; RABAÇAL, M. C. H.; SANTORO, Luiz Fernando. A interatividade na TV: estudo da programação da ALLTV. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Rosemar Martins Nunes

MARCHELLI, P. S.. A interação professor-aluno: um processo de construção de conhecimento. 2003. Dissertação (Mestrado em Valores Humanos Transdisciplinar) - Centro Universitário Capital.

Aluno: Lino Ramiro Beloto

MARCHELLI, P. S.; FRATIN, L.; MAZZALI, L.. Um estudo sobre o ensino de informática no curso de Administração: o caso das Faculdades Integradas Teresa Martin. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Izabella Saadi Cerutti Leal Reis

MARCHELLI, P. S.; ALMEIDA, M. E. B. T. M. P.; SANTORO, Luiz Fernando. Educação a distância e as novas práticas de ensino: programa de dependência orientada pela Internet da Universidade Anhembi-Morumbi- 2201. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Luciana Mendonça Rodrigues

MARCHELLI, P. S.; COELHO, M. A. S.; GODOY, M. G. G.. Tecnologia e educação: as transformações no Município de Itajubá. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: José Antônio Sanches

MARCHELLI, P. S.. Avaliação do processo de acesso ao ensino superior: perfil dos participantes do processo seletivo de 2000 do Curso de Direito do Campus de São Paulo da Universidade São Francisco.. 2002. Dissertação (Mestrado em Valores Humanos Transdisciplinar) - Centro Universitário Capital.

Aluno: Jose Carlos Estevinho Lopes

MARCHELLI, P. S.; MUTSCHELE, M. S.; PATINHA, V. A.. A dicotomia computador/livros didáticos na formação de professores de matemática. 2002. Dissertação (Mestrado em Valores Humanos Transdisciplinar) - Centro Universitário Capital.

Aluno: SUELY ALÍPIO COSTA LOPES

MARCHELLI, P. S.; MUTSCHELE, M. S.; PATINHA, V. A.. Avaliação dos conhecimentos matemáticos, relativos ao ensino fundamental, dos alunos do ensino superior. 2002. Dissertação (Mestrado em Valores Humanos Transdisciplinar) - Centro Universitário Capital.

Aluno: Lázaro Ribeiro

MARCHELLI, P. S.. Paradigma holístico: técnica operativa de autoconhecimento a serviço da educação e saúde.. 2002. Dissertação (Mestrado em Valores Humanos Transdisciplinar) - Centro Universitário Capital.

Aluno: Franklin da Silva Bernardes

MARCHELLI, P. S.. A tecnologia como ferramenta de transformação do processo educacional. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciencias Exatas) - Universidade de Guarulhos.

Aluno: Ana Claudia Moreira Madaleno

MARCHELLI, P. S.. A criatividade na produção de textos narrativos de alunos do ensino fundamental. 2002. Dissertação (Mestrado em Valores Humanos Transdisciplinar) - Centro Universitário Capital.

Aluno: Marilia Martins dos Santos Verdin

MARCHELLI, P. S.; WATANABE, K.; FERNANDES, S. A. F.. Dificuldade do terapeuta em contexto de pobreza e violência doméstica contra crianças e adolescentes. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Joelma Castorina de Castro

MARCHELLI, P. S.. O livro didático e o texto literário: uma visão crítica desse instrumento pedagógico. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Lúcia Helena de Carvalho

MARCHELLI, P. S.; ASSIS, O. Z. M.; CASTANHO, M. I. S.. A formação de professores em Machado-MG: o papel da Secretaria Municipal de Educação. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: William Malagutti

MARCHELLI, P. S.; FARO, A. C. M. E.; FAUSTINO, E.. Ressocialização do idoso no mercado de trabalho: um estudo de caso. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Milton Gonçalves de Oliveira

MARCHELLI, P. S.; NASSER, A. C. A.; CASTANHO, M. I. S.. A prática do esporte na educação física escolar: estudo de uma realidade na Rede Pública Estadual de Santo André - SP. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Jusmari do Carmo Gumiero

MARCHELLI, P. S.; PALMA FILHO, J. C.;VIÉGAS, Rosemari Fagá. A industrialização no Brasil e as mudanças na parte diversificada do currículo do SESI/SP. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Célia Regina Teixeira Marcozo

MARCHELLI, P. S.; LORIERI, M. A.; CALEJON, L. M. C.. Educação infantil: análise dos conhecimentos e concepções do professor da Zona Leste da capital paulista sobre os fundamentos da sua prática. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Fátima Cabral da Silva Nascimento

MARCHELLI, P. S.. A inter-relação comunicativa em sala de aula e o resgate dos valores humanos. 2002. Dissertação (Mestrado em Valores Humanos Transdisciplinar) - Centro Universitário Capital.

Aluno: Adriana Stanev

MARCHELLI, P. S.. Tecnologias educacionais: um estudo sobre cursos de educação a distância via Internet. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Fábio Hansen

MARCHELLI, P. S.. O sujeito como produtor do sentido: uma leitura do discurso publicitário da Benetton. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos.

Aluno: Cristina Maria Viegas dos Santos

MARCHELLI, P. S.. Educação continuada: uma prática necessária à capacitação do docente do ensino superior. 1999. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Sistemas e Processos Educacionais) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Adonai Cesar Mendonça

MARCHELLI, P. S.; MACHADO, Nilson José; SAMARTINI, L. S.. As redes de significados e o hipertexto: a construção coletiva do conhecimento por alunos do ensino fundamental. 1999. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Sistemas e Processos Educacionais) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Elizabeth Magalhães de Oliveira

MARCHELLI, P. S.; MONTEIRO, M. T. C. F.. As mudanças metodológicas do professor face à utilização da informática como ferramenta pedagógica. 1998. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciencias Exatas) - Universidade de Guarulhos.

Aluno: ROBSON BARBOSA

MARCHELLI, P. S.; AGUIAR, M. A. F.; GUEVARA, A. J. H.. A Influência das Tecnologias de Work Group nas Organizações. 1997. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: ROSIMERI FERRAZ SABINO

MARCHELLI, P. S.; Freitas, A. G. B.; Charlot, B. J. J.; Bezerra, A. A. C.; Nascimento, E. F. V. B. C.. A configuração da profissão de secretário em Sergipe: educação, atuação e organização da área (1975-2010). 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Marcia Regina Silva do Vale

CARVALHO, E. A.;MARCHELLI, P. S.; CARMO, Eduardo Benzatti; LIMENA, M. M. C.; RANGEL, L. H. V.. Tempo, memória e oralidade: uma análise da população residente na área continental de São Vicente (Litoral Sul de São Paulo). 2008. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Neusa Maria Amaral

MARCHELLI, P. S.; SANTORO, Luiz Fernando; LEAL FILHO, L.; BONI, P. C.; PAHIM, R. L.. Televisão e jornalismo: do analógico ao virtual. 2004. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Patricia Alejandra Behar

MARCHELLI, P. S.; COSTA, A. C. R.. Análise Operatória de Ferramentas Computacionais de Uso Individual e Cooperativo. 1998. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Anderson de Oliveira Santos

MELO, M. R.;MARCHELLI, P. S.; Silva, E. L.. Concepções de professores atuantes e em formação sobre história da química e a natureza da ciência. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: José Alberto Ferreira de Andrade Júnior

SABINO, Rosimeri FerrazMARCHELLI, P. S.; QUEIROZ, N. S.. Secretariado: formação e mercado no estado de Sergipe. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Caroline Oliveira Melo

SABINO, Rosimeri FerrazMARCHELLI, P. S.; BRAZ, E. R. C.. O uso da engenharia de requisitos pelo secretário: uma ferramenta estratégica para as organizações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Ionai Vitorino Santos

Parente, Jiliano M.;MARCHELLI, P. S.. A importância da parceria família/escola no processo de ensino e aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Viviam de Camargo Rosa Casseb

MARCHELLI, P. S.; ARIBONI, Sandro;VIÉGAS, Rosemari Fagá. Marketing de eventos em rádio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade São Marcos.

Aluno: Elaine Cristina Porto

MARCHELLI, P. S.; ASSAZ, V.; SARAVALLE, R. C. O.. Jornalismo Empresarial. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade São Marcos.

Aluno: Luciana Siqueira

MARCHELLI, P. S.. A ressurreição da fé na sociedade brasileira na década de 90. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade São Marcos.

MARCHELLI, P. S.; VILAR, J. C.; SANTANA, M. C. S.. Presidente de Banca de Concurso Público. 2011. Universidade Federal de Sergipe.

MARCHELLI, P. S.; MAC-ALLISTER DA SILVA, M. A.; LEON, Sueli M. P.. Presidente de Banca de Concurso Público. 2009. Universidade Federal de Sergipe.

SABINO, Rosimeri FerrazMARCHELLI, P. S.; LEON, Sueli M. P.. Membro de Banca de Concurso Público. 2009. Universidade Federal de Sergipe.

MARCHELLI, P. S.; ARAÚJO, Doracina Aparecida de Castro; CUYABANO, Emília de Souza. Presidente de Banca de Concurso Público. 2006. Universidade do Estado de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Armando Valente

Valente, J.A.. A geommetria Logo e a regulação das Estruturas Operatórias. 1996. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Vera Lucia Carneiro de Almeida

A (RE)CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOS PROFESSORES BACHARÉIS E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE EM LAGARTO; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Alessandra Adelina Santos Cerqueira

O PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO DONA LEONOR CALMON DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Maria Lenilda Caetano Franca

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RETRATO DOS SABERES DOS CONCLUINTES E EGRESSOS DO CURSO DEPEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/CAMPUS SERTÃO; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Aline Grazielle Santos Soares Pereira

Desenvolvimento Organizacional da Escola em Tempo Integral; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Nemesio Augusto Alvares Silva

Educação Integral e o Colégio de Aplicação da UFS: possibilidades e limites; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Leonice Santana Ferreira dos Santos

Pedagogia e meio ambiente: uma abordagem a partir das representações sociais das crianças no entorno do Parque Nacional Serra de Itabaiana; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Maria José de Souza Santos

Inovações, desafios e possibilidades da gestão democrática da escola: estudo acerca do Colégio Estadual Barão de Mauá no Município de Aracaju; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Sônia Maria de Oliveira Xavier Ribeiro

Formação continuada de professores na cidade de São José dos Campos; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Lairson Lopes Sena

As políticas públicas do turismo na Estância Balneária de Peruíbe: alcances e limites; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Silvana Moura Riguengo

A memória do livro didático e sua utilização no primeiro ano do ensino fundamental em escolas públicas do Município de São Paulo; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Azizeh Otilia Emleh Polo

Poder e cultura organizacional no Brasil: o indivíduo nas organizações; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Tatiana Reschke

Instituto Sri Sathya Sai de Educação do Brasil, na cidade de Curitiba, PR; ; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Valdir Jose Calabro

As políticas públicas de apoio aos arranjos produtivos locais (clusters): estudo de caso do Pólo de Cosméticos de Diadema, SP; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

James Riozo Takahama

Políticas públicas para o atendimento educacional especializado; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Rosana Chemin

Experimentos metodológicos em aprendizagem da lingua inglesa em escolas públicas do Estado de São Paulo; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Fábio Montenegro Mathias

Liderança e docência no Ensino Superior: estudo de caso em um curso de Administração em Santo André, SP; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Joaquim Comini Frota

As políticas públicas educacionais na zona urbana da cidade de Januária - MG (1995-2006); 2007; Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Rui Barbosa

O acordo stand-by de 2002 / 2006 e a soberania do Estado brasileiro; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Mara Regina Alcasas de Arruda

Gestão participativa na Associação de Pais e Mestres: as escolas da Rede de Ensino SESI / SP no município de Diadema; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Emilia Mieko Sakaue Yoshinaga

As políticas de exploração da cana-de-açúcar no Brasil: da ocupação colonial à produção sucroalcooleira moderna; ; 2006; 175 f; Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Jorge Roberto Angelo

Políticas públicas de sanitarismo no Brasil: primórdios e pioneirismo; 2006; 174 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Multidisciplinar Em Educ) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

ROSIMERI FERRAZ SABINO

A profissão de secretário executivo no Brasil: políticas para formação e emprego; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Rosemary Leonovos Verrone

O Programa de Educação Continuada da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no período de 2001 a 2002; ; 2005; 191 f; Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

José Carlos Vietri Saraceni

A evolução das tecnologias a serviço do ensino a distância: oportunidade para democratizar o acesso às informações e minimizar a exclusão digital; 2005; 169 f; Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Nizi Voltareli Morselli

Políticas públicas: inclusão digital educativa - Projeto Didaktos em São Caetano do Sul - SP; 2005; Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

João Clóvis Thomaz

O estágio nos cursos de administração em São Paulo (2000-2003); 2004; 134 f; Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Mara Yáskara Nogueira Paiva Cardoso

O programa de inclusão digital: um veículo de resgate da cidadania para indivíduos portadores de necessidades especiais (Ribeirão Preto - SP, 1999-2003); 2004; 152 f; Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Paulo Sergio Pereira da Silva

História do ensino da matemática no Brasil: do movimento da escola nova à informática educativa (1930-1990); 2004; 173 f; Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Lino Ramiro Beloto

Um estudo sobre o ensino de informática no curso de administração: o caso das Faculdades Integradas Teresa Martin; 2004; 183 f; Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Marco Aurélio Paula

A interdisciplinaridade no ensino jurídico brasileiro; 2004; 144 f; Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Joao Paulo de Oliveira

A formação de competências na Educação após a Lei nº 9394/96; 2004; 198 f; Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Izabella Saadi Cerutti Leal Reis

Educação a distância e as novas práticas de ensino: programa de dependência orientada pela Internet da Universidade Anhembi Morumbi - 2001; 2003; 178 f; Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Luciana Mendonça Rodrigues

Tecnologia e educação: as transformações no Município de Itajubá; 2003; 160 f; Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Célia Regina Teixeira Marcozo

Educação infantil: análise dos conhecimentos e concepções do professor da Zona Leste da capital paulista sobre os fundamentos da sua prática; 2002; 137 f; Dissertação (Mestrado em Educação, Comunicação e Administração) - Universidade São Marcos,; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Karina de Jesus Santos

As relações entre a atividade lúdica da criança e o processo de alfabetização; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia (580)) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Claudia Daiane dos Santos

Levantamento e sistematização de dados sobre repetência de alunos, trancamentos de matrículas e evasão no ensino superior brasileiro; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Gilvana Mota de Gois

Brinquedoteca: estrutura e prática docente; 2011; Orientação de outra natureza; (Pedagogia (580)) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Sergio Marchelli;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Silvana Moura Riguengo

Alfabetização: Uma década de mudança; Início: 2007; Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

José Armando Valente

A Geometria Logo e a Regulação das Estruturas Operatórias; 1996; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da USP,; Orientador: Jose Armando Valente;

Elizabeth Fernandes de Macedo

2018; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe; Elizabeth Fernandes de Macedo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2019 MARCHELLI, PAULO SERGIO . Formação de professores e currículo: aproximações históricas. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 13, p. 03-33, 2019.

  • 2018 MARCHELLI, P. S. . O currículo como retórica progressista dos movimentos políticos neoconservadores. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 14, p. 226-248, 2018.

  • 2018 FRANÇA, Maria Lenilda C. ; MARCHELLI, PAULO SERGIO . A disciplina de sociologia no Ensino Médio: a visão dos estudantes do sertão alagoano.. Revista Olh@ares , v. 6, p. 181-201, 2018.

  • 2017 MARCHELLI, P. S. . Base Nacional Comum Curricular e Formação de Professores: o foco na organização interdisciplinar do ensino e aprendizagem. REVISTA DE ESTUDOS DE CULTURA , v. 7, p. 53-70, 2017.

  • 2017 LAGES, Luciene ; MARCHELLI, P. S. . Ensino de literatura: uma prática dissimulada nas aulas régias das escolas no final do século xviii. Revista todas as letras (MACKENZIE. Online) , v. 19, p. 162-172, 2017.

  • 2017 MARCHELLI, P. S. . Uma revisão sobre a antiga divergência entre filosofia e poesia. A PALO SECO: ESCRITOS DE FILOSOFIA E LITERATURA , v. 9, p. 8-23, 2017.

  • 2017 MARCHELLI, PAULO SERGIO . Origens Históricas das Políticas de Formação de Professores no Brasil (1823-1874). Teias (Rio de Janeiro) , v. 18, p. 225-242, 2017.

  • 2016 MARCHELLI, P. S. . Educação, Trabalho e Vulnerabilidade Social: Reflexões sobre os Jovens Excluídos do Ensino Médio no Brasil. TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO , v. 9, p. 129-144, 2016.

  • 2014 MARCHELLI, P. S. . Da LDB 4.024/61 ao debate contemporâneo sobre as Bases Curriculares Nacionais. Revista e-Curriculum (PUCSP) , v. 12, p. 1480-1511, 2014.

  • 2010 MARCHELLI, P. S. . Expansão e qualidade da Educação Básica no Brasil. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso) , v. 40, p. 561-585, 2010.

  • 2009 MARCHELLI, P. S. ; SABINO, Rosimeri Ferraz . O debate teórico-metodológico no campo do secretariado: pluralismos e singularidades. Cadernos EBAPE.BR (FGV) , v. 7, p. 607-621, 2009.

  • 2009 MARCHELLI, P. S. ; SANTOS, Hélio de Souza . Indicadores de desempenho e regulação do sistema de Educação Superior no Brasil. Pesquisa em Debate (São Paulo. 2004) , v. 6, p. 1-17, 2009.

  • 2008 MARCHELLI, P. S. ; DIAS, C. L. ; SCHMIDT, I. T. . Autonomia e mudança na escola: novos rumos dos processos de ensino-aprendizagem no Brasil. Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia , v. 25, p. 282-296, 2008.

  • 2008 DIAS, C. L. ; MARCHELLI, P. S. . A afetividade na escola sob a ótica da psicanálise e da epistemologa genética. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas , v. 1, p. 78-92, 2008.

  • 2008 MARCHELLI, P. S. . O meio ambiente nos Parâmetros Curriculares Nacionais brasileiros: perspectivas pedagógicas. Arte e Cultura da América Latina , v. XX, p. 61-74, 2008.

  • 2007 MARCHELLI, P. S. . Fundamentos e evolução dos indicadores de avaliação da Educação Superior no Brasil. Estudos em Avaliação Educacional , v. 18, p. 189-215, 2007.

  • 2007 MARCHELLI, P. S. . O Sistema de Avaliação Externa dos Padrões de Qualidade da Educação Superior no Brasil: considerações sobre os indicadores. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação , v. 15, p. 351-372, 2007.

  • 2007 MARCHELLI, P. S. ; DIAS, C. L. . Percursos históricos da pedagogia e a sociedade da informação. Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia , v. 24, p. 285-297, 2007.

  • 2007 MARCHELLI, P. S. . O novo projeto universitário no Brasil e o foco no currículo interdisciplinar. Revista e-Curriculum (PUCSP) , v. 3, p. 1-16, 2007.

  • 2006 MARCHELLI, P. S. . As minorias alfabetizadas no final do Período Colonial e sua transição para o Império: um estudo sobre História Social e Educação no Brasil. Educação Unisinos , v. 10, p. 187-200, 2006.

  • 2006 MARCHELLI, P. S. ; DIAS, C. L. ; HORIGUELA, M. L. . Políticas para avaliação da qualidade do ensino superior no Brasil: um balanço crítico. Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 32, p. 435-464, 2006.

  • 2006 Arruda, M. R. A. ; MARCHELLI, P. S. . A gestão do ensino fundamental na rede escolar SESI/SP. Pesquisa em Debate , v. III, p. 70-82, 2006.

  • 2005 MARCHELLI, P. S. . Formação de doutores no Brasil e no mundo: algumas comparações. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação , Brasília, v. 2, n.3, p. 7-29, 2005.

  • 2005 VIÉGAS, Rosemari Fagá ; MARCHELLI, P. S. . Códigos de linguagem no discurso sobre o cinema. Significação (UTP) , Curitiba, v. 23, n.23, p. 127-174, 2005.

  • 2005 MARCHELLI, P. S. . Produtividade científica e pós-graduação no Brasil. Tempo & Memória , São Paulo, v. 3, n.4, p. 123-158, 2005.

  • 2005 SANTOS, Hélio ; MARCHELLI, P. S. . Tecnologia da inclusão como suporte para a formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico. Pesquisa em Debate , São Paulo, v. II, n.2, p. 14-37, 2005.

  • 2005 SILVA, Paulo Sergio Pereira da ; MARCHELLI, P. S. . A Reforma Francisco Campos, a Escola Nova e a Educação Matemática no Brasil. Pesquisa em Debate , São Paulo, v. II, n.2, p. 52-63, 2005.

  • 2004 MARCHELLI, P. S. . Pluralismo e reducionismo do método científico: a visão interdisciplinar em Piaget e Popper. Tempo & Memória , São Paulo, v. 1, n.2, p. 121-132, 2004.

  • 2003 MARCHELLI, P. S. ; DIAS, R. C. M. . As formas de conceitualização do empreendedorismo na economia. Lumen (São Paulo) , São Paulo - SP, v. 9, n.20, p. 27-40, 2003.

  • 2002 MARCHELLI, P. S. . Paleontologia e conhecimentos sobre a evolução da linguagem. Revista UNICSUL , São Miguel Paulista - SP, v. VII, n.nº 9, p. 104-117, 2002.

  • 1998 MARCHELLI, P. S. ; SILVA, D. . O que é a Internet?. Ciência & Ensino (UNICAMP) , FE-UNICAMP, v. 1, n.4, p. 3-9, 1998.

  • 1996 MARCHELLI, P. S. ; OLIVEIRA, E. . Definição de um conceito de regularidade para espaços celulares uniformes. InterCiências (São Paulo) , Universidade Ibirapuera, v. 1, n.1, p. 7-27, 1996.

  • 1995 MARCHELLI, P. S. . O banco de dados analítico e as bases da integração regional da Universidade Ibirapuera. Revista da Universidade Ibirapuera, São Paulo, v. 3, n.3, p. 1-5, 1995.

  • 1994 MARCHELLI, P. S. ; OLIVEIRA, E. . Uma solução para distribuições regulares num tabuleiro. Revista da Universidade Ibirapuera, São Paulo, v. 2, n.2, p. 1-6, 1994.

  • 1994 MARCHELLI, P. S. . A extensão universitária em questão: subsídios para o plano de trabalho da UNIb. Revista da Universidade Ibirapuera, São Paulo, v. 2, n.2, p. 10-14, 1994.

  • 1993 MONTEIRO, M. T. C. F. ; MARCHELLI, P. S. . Ciências na Alfabetização. A Universidade e o Aprendizado Escolar de Ciências, Universidade de São Paulo, v. 1, p. 43-47, 1993.

  • 1993 MARCHELLI, P. S. . O gerenciamento da pesquisa científica na universidade privada brasileira. Revista da Universidade Ibirapuera, São Paulo, v. 1, n.1, p. 5-10, 1993.

  • 1992 MARCHELLI, P. S. . Estudos sobre os fundamentos lógico-operatórios da programação Logo. Revista das Faculdades Integradas Ibirapuera, São Paulo, v. 6, n.6, p. 31-38, 1992.

  • 1991 MARCHELLI, P. S. . Informática educacional e iniciação científica. Revista das Faculdades Integradas Ibirapuera, São Paulo, v. 5, n.5, p. 46-49, 1991.

  • PETITTO, S. ; MARCHELLI, P. S. ; RISSAN, M. I. . Porta de entrada à programação Logo. 1. ed. São Paulo: CG Editora, 1994. v. 1. 88p .

  • MARCHELLI, P. S. ; MONTEIRO, M. T. C. F. ; SILVA, D. ; RAPHAEL, V. L. M. ; ITACARAMBI, R. R. . As ciências na alfabetização. 1. ed. São Paulo: Escola de Aplicação da FEUSP, 1993. v. 1. 82p .

  • MARCHELLI, P. S. . Políticas de Currículo, formação docente e as propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). In: LOPES, Alice Casimiro; OLIVEIRA, Marcia Betânia de. (Org.). Políticas de Currículo: pesquisas e articulações discursivas. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2017, v. 1, p. 209-231.

  • MARCHELLI, P. S. ; et al . Jogos e brinquedos educativos na formação docente para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. In: MANDES, Gicélia; SILVA, Leilane Ramos da; SOARES, Maria José Nascimento. (Org.). Formação docente e práticas pedagógicas em questão. 1ed.João Pessoa: Editora do CCTA, 2016, v. 1, p. 237-259.

  • MARCHELLI, P. S. ; DIAS, C. L. . Projeto Didático: a dimensão didática do projeto educativo. In: José Camilo dos Santos Filho. (Org.). Projeto Educativo Escolar. 01ed.Petrópolis: Editora Vozes Ltda., 2012, v. 01, p. 197-227.

  • ENNES, Marcelo A. ; MARCHELLI, P. S. . Expansão e inclusão social: o caso do Campus de Itabaiana da Universidade Federal de Sergipe. In: PARENTE, Cláudia M. Darós; PARENTE, Juliano Mota. (Org.). Avaliação, Política e Gestão da Educação. 1ed.Aracaju: Editora: Editora da UFS - São Cristóvão - SE, 2011, v. 1, p. 179-214.

  • MARCHELLI, P. S. . O novo projeto universitário no Brasil e o foco no currículo interdisciplinar. In: NATAL, Camila Binhardi; DALPIAN, Gustavo Martini; CAPELLE, Klaus Werner; FERREIRA SILVA, Rosana Louro; JARD DA SILVA, Sidney. (Org.). UFABC 5 anos: um novo projeto universitário para o Brasil. 01ed.Santo André: Universidade Federal do ABC, 2011, v. 01, p. 23-36.

  • Parente, Cláudia M. D. ; MARCHELLI, P. S. ; SANTANA, Susilene O. . O Programa Escola Ativa em Sergipe e o processo de formação de professores multiplicadores: contribuições ao (re)conhecimento da realidade da educação do/no campo. In: PARENTE, Cláudia M. Darós; PARENTE, Juliano Mota. (Org.). Avaliação, Política e Gestão da Educação. 1ed.Aracaju: Editora da UFS - São Cristóvão - SE, 2011, v. 1, p. 157-178.

  • DIAS, C. L. ; MARCHELLI, P. S. . A relação professor-aluno e a indisciplina: reflexões para a prática pedagógica. In: Raimunda Abou Gebran. (Org.). Ação docente no cotidiano da sala de aula: práticas e alternativas pedagógicas. 1ed.São Paulo: Arte & Ciência, 2009, v. 1, p. 25-39.

  • MARCHELLI, P. S. . Racionalismo e anarquismo na epistemologia: as críticas de Feyerabend a Popper. In: Luiz Paulo Rouanet; Waldomiro J. Silva Filho. (Org.). Razão Mínima. 1ed.São Paulo: Unimarco/Arcádia, 2004, v. 1, p. 53-69.

  • MARCHELLI, P. S. ; SILVA, D. . Informática e linguagem: análise de softwares educativos. In: Maria José P. M. de Almeida; Henrique César da Silva. (Org.). Linguagem, leituras e ensino de ciência. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 1998, v. 1, p. 105-120.

  • MARCHELLI, P. S. . O computador e o cérebro humano: competências em conflito (II). Círculo Viver Matemática: Jornal de idéias e informações contemporâneas, São Paulo, , v. 7, p. 2 - 2, 07 fev. 1999.

  • MARCHELLI, P. S. . O computador e o cérebro humano: competências em conflito (I). Círculo Viver Matemática: Jornal de idéias e informações contemporâneas, São Paulo, , v. 6, p. 2 - 2, 06 nov. 1998.

  • FRANÇA, Maria Lenilda C. ; MARCHELLI, P. S. . A avaliação da aprendizagem na ótica de egressos do curso de Pedagogia da UFAL / Campus Sertão. In: X Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2016, São Cristóvão. Anais do X Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". São Cristóvão: Anais online, 2016. v. 1. p. 1-18.

  • CERQUEIRA, Alessandra Adelina S. ; MARCHELLI, P. S. . O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: a experiência de uma escola estadual na Bahia. In: X Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2016, São Cristóvão. Anais do X Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". São Cristóvão: Anais online, 2016. v. 1. p. 1-12.

  • MARCHELLI, P. S. ; Parente, Cláudia M. D. ; Parente, Jiliano M. . Taxa de matrículas e relação de estudantes por professor na Educação Superior: perspectivas e desafios para a metas do Plano Nacional de Educação do decênio 2001-2010. In: III Seminário de Educação Brasileira, 2011, Campinas. Plano nacional de Educação: Questões desafiadoras e embates emblemáticos. Campinas: Centro de Estudos Educação e Sociedade - CEDES / UNICAMP, 2011. v. 1.

  • Parente, Cláudia M. D. ; Parente, Jiliano M. ; MARCHELLI, P. S. . Plano Nacional de Educação: desafios atuais. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2011, Manaus. Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2011. v. 1.

  • DIAS, C. L. ; MARCHELLI, P. S. . A Dimensão Didática do Projeto Educativo. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. 1. p. 1-10.

  • MARCHELLI, P. S. . A aprendizagem da lecto-escrita e as categorias da gramática funcional. In: I Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento, 2010, Itabaiana. Anais do I Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento. Itabaiana: GEADAS - Grupo de Estudo e Pesquisa Alfabetização, Discurso e Aprendizagens, 2010. v. 1. p. 885-899.

  • Rocha, Fábio G. ; MARCHELLI, P. S. ; SABINO, Rosimeri Ferraz . Ambiente virtual de aprendizagem: um modelo para análise do potencial de interação. In: II Seminário Educação, Comunicação, Inclusão e Interculturalidade, 2009, Aracaju. Anais do II SECII. Aracaju: Grupo de Pesquisa EDaPECI - Universidade Federal de Sergipe, 2009. p. 750-765.

  • DIAS, C. L. ; MARCHELLI, P. S. . A afetividade na escola sob a ótica da psicanálise e da epistemologia genética. In: XXIV Encontro Nacional de Professores do Proepre, 2008, Águas de Lindóia. O direito de aprender. Campinas: FE/UNICAMP, 2008. v. XXIV. p. 410-416.

  • CALABRÓ, V. J. ; MARCHELLI, P. S. . Arranjos produtivos locais (clusters) e redes estratégicas no setor de cosméticos: o caso do Polo de Diadema, SP. In: III Simpósio Internacional de Administração e Marketing / V Congresso de Administração da ESPM, 2008, São Paulo. Existe um modo latino-americano de administrar. São Paulo: ESPM, 2008. v. 1. p. 1-17.

  • SABINO, Rosimeri Ferraz ; MARCHELLI, P. S. . O debate teórico-metodológico no campo do secretariado: pluralismos e singularidades. In: III Simpósio Internacional de Administração e Marketing / V Congresso de Administração da ESPM, 2008, São Paulo. Existe um modo latino-americano de administrar?. São Paulo: ESPM, 2008. v. 1. p. 1-17.

  • MARCHELLI, P. S. ; DIAS, C. L. . Cronologias cognitivas sobre a aquisição da lecto-escrita. In: 16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. Armadilhas. Campinas: Associação de Leitura do Brasil (ABL), 2007. v. HTM. p. 1-11.

  • MARCHELLI, P. S. . Fundamentos e evolução dos indicadores de avaliação da educação superior no Brasil. In: VII Congreso Iberoamericano de Indicadores de Ciencia y Tecnologia, 2007, São Paulo. RICYT - Paulo Sérgio Marchelli. Buenos Aires: Red de Indicadores de Ciencia y Tecnologia Iberoamericana / Interamericana (RICYT), 2007. v. PDF. p. 1-19.

  • MARCHELLI, P. S. ; CORCETTI, E. . Gestão da Inovação na Incubadora de Base Tecnológica do INATEL. In: XXVIII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração - EnANPAD, 2004, Curitiba/PR, 25-29 set. 2004. XXVIII EnANPAD. Rio de Janeiro: AnPAD, 2004. v. CD-ROM. p. 1-14.

  • MARCHELLI, P. S. ; CARVALLHO, L. H. . Uma análise do conceito de brincar a partir do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. In: XIX Encontro Nacional de Professores do PROEPRE: Construtivismo e formação de professores, 2002, Águas de Lindóia. Construtivismo e formação de professores. Campinas - SP: UNICAMP / FE / LPG, 2002. v. separa. p. 1-10.

  • MARCHELLI, P. S. . Análise do mercado madeireiro de Linhares - ES. In: II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração (II EPAD), 2002, São Paulo. Anais do II EPAD. São Paulo: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), 2002. v. CD-ROM. p. 1-9.

  • MARCHELLI, P. S. . A lógica da construção de conceitos elementares de programação de computadores pela criança. In: 1º Simpósio de Pesquisa da FEUSP, 1994, São Paulo. Anais do 1º Simpósio de Pesquisa da FEUSP. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), 1994. v. 1. p. 34-46.

  • MARCHELLI, P. S. . Pensamento algébrico e combinatório em Logo. In: III Congresso Brasileiro Logo, 1992, Petrópolis. Anais do III Congresso Brasileiro Logo. Petrópolis: Universidade Católica de Petrópolis, 1992. v. 1. p. 144-146.

  • MARCHELLI, P. S. . Estudos sobre os fundamentos lógico-operatórios da programação Logo. In: II Seminário Nacional de Informática Educativa, 1991, Maceió. Anais do II Seminário Nacional de Informática Educativa. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 1991. v. 1. p. 267-277.

  • MARCHELLI, P. S. ; Parente, Cláudia M. D. ; Parente, Jiliano M. . Taxa de matrículas e relação de estudantes por professor na Educação Superior: perspectivas e desafios para a metas do Plano Nacional de Educação do decênio 2011-2010. In: III Seminário de Educação Brasileira, 2011, Campinas. Plano Nacional de Educação: questões desafadoras e embates emblemáticos - Cadernos de Programaçao e Resumos. Campinas: Centro de Estudos Educação & Sociedade - CEDES, 2011. v. 1. p. 88-88.

  • DIAS, C. L. ; MARCHELLI, P. S. . A afetividade na escola sob a ótica da psicanálise e da epistemologia genética. In: XXIV Encontro Nacional dos Professores do Proepre, 2008, Águas de Lindóia. O Direiro de Aprender. Campinas: FE/UNICAMP, 2008. v. 1. p. 465-465.

  • CALABRÓ, V. J. ; MARCHELLI, P. S. . Arranjos produtivos locais (clusters) e redes estratégicas no setor de cosméticos: o caso do Pólo de Diadema, SP. In: III Simpósio Internacional de Administração e Marketing / V Congresso de Administração da ESPM, 2008, São Paulo. Existe um modo latino-americano de administrar. São Paulo: ESPM, 2008. v. 1. p. 11-11.

  • SABINO, Rosimeri Ferraz ; MARCHELLI, P. S. . O debate teórico-metodológico no campo do secretariado: pluralismos e singularidades. In: III Simpósio Internacional de Administração e Marketing / V Congresso de Administração da ESPM, 2008, São Paulo. Existe um modo latino-americano de administrar?. São Paulo: ESPM, 2008. v. 1. p. 14-14.

  • MARCHELLI, P. S. . Cronologias cognitivas sobre a aquisição da lecto-escrita. In: 16º Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. Cadernos de Atividades / Resumos. Campinas: Associação de Leitura do Brasil, 2007. v. 1. p. 311-311.

  • MARCHELLI, P. S. ; CORCETTI, E. . Gestão da Inovação na Incubadora de Base Tecnológica do INATEL. In: XXVIII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração - EnANPAD, 2004, Curitiba/PR, 25-29 set. 2004. Resumo de Trabalhos do XXVIII EnANPAD. Rio de Janeiro: AnPAD, 2004. v. 1. p. 563-564.

  • MARCHELLI, P. S. ; CARVALHO, L. H. . Uma análise do conceito de brincar a partir do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. In: XIX Encontro Nacional de Professores do PROEPRE: Construtivismo e formação de professores, 2002, Águas de Lindóia. Anais do XIX Encontro Nacional de Professores do PROEPRE. Campinas: UNICAMP / FE / LPG, 2002. v. 1. p. 232-232.

  • MARCHELLI, P. S. . Análise do mercado madeireiro de Linhares - ES. In: II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Adminsitração (II EPAD), 2002, São Paulo. II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração (II EPAD) - Resumos. São Paulo: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, 2002. v. 1. p. 5-5.

  • MARCHELLI, P. S. ; SILVA, D. ; CASTRO, R. S. . A gênese da noção de causalidade física na criança. In: XVI Encontro Nacional dos Professores do PROEPRE/ / Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Unicamp, 1999, Águas de Lindóia. Anais do Encontro Nacional dos Professores do PROEPRE: Educação, escola e autonomia. Campinas: UNICAMP-FE-LPG, 1999. v. 1. p. 205-206.

  • MARCHELLI, P. S. ; SILVA, D. . Interpretações sobre a natureza do pensamento pré-operatório. In: XV Encontro Nacional dos Professores do PROEPRE: A Criança e a Escola, 1998, Águas de Lindóia. Anais do XV Encontro Nacional dos Professores do Proepre. Campinas: UNICAMP / FE / LPG, 1998. v. 1. p. 261-262.

  • MARCHELLI, P. S. ; SILVA, D. . A ciência das crianças e a história das ciências: aspectos para repensar o ensino de ciências no período das operações concretas.. In: XV Encontro Nacional de Professores do PROEPRE: A criança e a escola, 1998, Águas de Lindóia. Anais do XV Encontro Nacional de Professores do PROEPRE: A criança e a escola. Campinas: UNICAMO / FE / LPG, 1998. v. 1. p. 238-238.

  • MARCHELLI, P. S. . Piaget e a construção dos sistemas lógico-matemáticos: aspéctos da lógica-operatória. In: V Simpósio Internacional de Epistemologia Genética, 1998, Águas de Lindóia. V SIEG - Simpósio Internacional de Epistemologia Genética: Resumo dos trabalhos apresentados. Campinas: USP / IP / LPG; UNICAMP / FE / LPG, 1998. v. 1. p. 25-25.

  • MARCHELLI, P. S. ; SILVA, D. . Aspectos da teoria de Jean Piaget e o ensino de ciências. In: V SIEG - Simpósio Internacional de Epistemologia Genética, 1998, Águas de Lindóia. V SIEG - Simpósio Internacional de Epistemologia Genética: Resumo dos trabalhos apresentados. Campinas: USP / IP / LPG; UNICAMP / FE / LPG, 1998. v. 1. p. 51-52.

  • MARCHELLI, P. S. ; SILVA, D. . Construção das estruturas lógicas elementares em ambiente de aprendizagem computacional. In: XIV Encontro Nacional dos Professores do PROEPRE, 1997, Águas de Lindóia. Anais do XIV Encontro Nacional dos Professores do PROEPRE. Campinas: UNICAMO / FE / LPG, 1997. v. 1. p. 216-217.

  • MARCHELLI, P. S. . A lógica da construção de conceitos elementares de programação de computadores pela criança. In: 1º Simpósio de Pesquisa da FEUSP, 1994, São Paulo. Caderno de Resumos do 1º Simpósio de Pesquisa da FEUSP. São Paulo: Faculdade de Educação da USP (FEUSP), 1994. v. 1. p. 60-60.

  • MARCHELLI, P. S. ; Parente, Cláudia M. D. ; Parente, Jiliano M. . Taxa de matrícula e relação de estudantes por professor na Educação Superior: perspectivas e desafios para as metas do Plano Nacional de Educação do decênio 2011-2020. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. . O papel do Conselho de Educação na constituição do Plano Municipal de Educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHELLI, P. S. . Financiamento e Avaliação da Educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Parente, Cláudia M. D. ; Parente, Jiliano M. ; MARCHELLI, P. S. . Plano Nacional de Educação: desafios atuais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Parente, Cláudia M. D. ; MARCHELLI, P. S. . Trabalhos de gestão e pesquisa no I Encontro de Formação do Programa Escola Ativa em Sergipe. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Parente, Cláudia M. D. ; MARCHELLI, P. S. . Trabalhos de gestão e pesquisa no II Encontro de Formação do Programa Escola Ativa em Sergipe. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Parente, Cláudia M. D. ; MARCHELLI, P. S. . Trabalhos de gestão e pesquisa no III Encontro de Formação do Programa Escola Ativa em Sergipe. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARCHELLI, P. S. . Agrupamentos flexíveis nas escolas multisseriadas de Sergipe. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Parente, Cláudia M. D. ; MARCHELLI, P. S. . Trabalhos de gestão e pesquisa no IV Encontro de Formação do Programa Escola Ativa em Sergipe. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARCHELLI, P. S. . Interdisciplinaridade e currículo: propostas para a organização do trabalho pedagógico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Parente, Cláudia M. D. ; MARCHELLI, P. S. . Trabalhos de gestão e pesquisa no V Encontro de Formação do Programa Escola Ativa em Sergipe. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Parente, Cláudia M. D. ; MARCHELLI, P. S. . Trabalhos de gestão e pesquisa no VI Encontro de Formação do Programa Escola Ativa em Sergipe. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARCHELLI, P. S. . Coordenação do GT "Políticas e Programas para a Educação Básica" no I Seminário Nacional de Políticas e Gestão da Educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, C. L. ; MARCHELLI, P. S. . A Dimensão Didática do Projeto Educativo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. . A aprendizagem da lecto-escrita e as categorias da gramática funcional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SABINO, Rosimeri Ferraz ; MARCHELLI, P. S. . A teoria do conhecimento no campo do secretariado: perspectivas em debate. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Rocha, Fábio G. ; MARCHELLI, P. S. ; SABINO, Rosimeri Ferraz . Ambiente virtual de aprendizagem: um modelo para análise do potencial de interação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. . Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, C. L. ; MARCHELLI, P. S. . A afetividade na escola sob a ótica da psicanálise e da pistemologia genética. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. . Poética e antipedagogia nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Meio Ambiente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SABINO, Rosimeri Ferraz ; MARCHELLI, P. S. . O debate teórico-metodológico no campo do secretariado: pluralismos e singularidades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. . Fundamentos e Evolução dos Indicadores de Avaliação da Educação Superior no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. ; DIAS, C. L. . Cronologias cognitivas sobre a aquisição da lecto-escrita. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. ; Arruda, M. R. A. . A Gestão do Ensino Fundamental na Rede escolar SESI/SP. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARCHELLI, P. S. . Desagragação urbana no solo da Independência: Ipiranga - SP. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARCHELLI, P. S. ; CORCETTI, E. . Gestão da Inovação na Incubadora de Base Tecnológica do INATEL. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARCHELLI, P. S. . Dimensões etnográficas do bairro paulista do Ipiranga. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARCHELLI, P. S. . Pluralismo e reducionismo do método científico: a visão interdisciplinar em Piaget e Popper. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARCHELLI, P. S. ; CARVALHO, L. H. . Uma análise do conceito de brincar a partir do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARCHELLI, P. S. . Ensino a distância mediado por computador. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHELLI, P. S. ; SILVA, D. . A ciência das crianças e a história da ciência. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. ; SILVA, D. . Aspectos da teoria de Piaget e o ensino de ciências. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. ; SILVA, D. . Interpretações sobre a natureza do pensamento pré-operatório. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. ; SILVA, D. . Piaget e a construção dos sistemas lógico-matemáticos: aspectos da lógica operatória. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARCHELLI, P. S. ; SILVA, D. . Interpretações sobre a natureza do pensamento pré-operatório. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. ; SILVA, D. . Construção das estruturas lógicas elementares em ambiente de aprendizegem computacional. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. . O Programa Alfabetização Solidária em Pauini e Envira: a continuidade nos Municípios. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. . Ensino a distância na Região Amazônica. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHELLI, P. S. . Visão crítica dos softwares educativos e discussão sobre as bases pedagógicas adequadas para o seu desenvolvimento. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. . Teoria piagetiana e informática. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHELLI, P. S. . Informática e ensino de ciências. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHELLI, P. S. . As estruturas recursivas em LOGO geométrico. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHELLI, P. S. . A educação na era da informática. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHELLI, P. S. . Educação na era da informática: aplicações à geografia. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHELLI, P. S. . Informática e educação: o uso pedagógico do computador. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHELLI, P. S. . A lógica da construção de conceitos elementares de programação de computadores pela criança. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. . Simulação de processos cognitivos com o uso do computador. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHELLI, P. S. . As ciências e a alfabetização. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHELLI, P. S. . Alunos jovens e adultos enquanto sujeitos do conhecimento e aprendizagem. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHELLI, P. S. . O acesso do adulto não escolarizado aos sistemas informatizados de conhecimento. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. . Homem Social, cibernética e cultura. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHELLI, P. S. . Psicogênese da geografia e história. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHELLI, P. S. . A aprendizagem da programação recursiva em LOGO geométrico. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHELLI, P. S. . Pensamento algébrico e combinatório em LOGO. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. . Lógica e Materiais Pedagógicos. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHELLI, P. S. . Informática na Educação. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHELLI, P. S. . Novas tecnologias, epistemologia e lógica: uma síntese entre o natural e o artificial. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHELLI, P. S. . Novas tendências da matemática e suas relações com a tecnologia: caos, fractais e catástrofes. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. . Geometria e linguagem LOGO. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. . Estudos sobre os fundamentos lógico-operatórios da programação LOGO. 1991. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARCHELLI, P. S. . A questão do ensino na educação de adultos e a formação do professor. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. . As ciências na alfabetização. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. . Jogos Tradicionais e Brinquedotecas. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. . Fundamentos lógico-operatórios da programação LOGO. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHELLI, P. S. ; FERNANDES, V. L. . Uma proposta de trabalho baseada na teoria de Jean Piaget. 1988. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. . Iniciação científica pela linguagem LOGO. 1988. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHELLI, P. S. . A informática e o atendimento psico-pedagógico. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHELLI, P. S. . Educação e Informática. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHELLI, P. S. . A informática escolar: uma proposta de implantação - reflexões sobre a linguagem e a filosofia LOGO. 1986. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Rocha, Fábio G. ; MARCHELLI, P. S. ; SABINO, Rosimeri Ferraz . AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM MODELO PARA ANÁLISE DO POTENCIAL DE INTERAÇÃO. World Wide Web: Academia.edu, 2015 (Artigo publicado na rede social para compartilhamento de trabalhos acadêmicos "academia.edu").

  • MARCHELLI, P. S. . Editorial da Revista Interfaces Científicas - Exatas e Tecnológicas (v. 1, n. 1 (2015)). Aracaju, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MARCHELLI, P. S. . Prefácio ao tema da sustentabilidade no Município de Penápolis. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARCHELLI, P. S. . XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN. 2011.

MARCHELLI, P. S. . Gestor do Programa Escola Ativa em Sergipe. 2011.

MARCHELLI, P. S. . Revista Educação e Pesquisa (parecer). 2010.

MARCHELLI, P. S. . Revista Interações: Estudos e Pesquisas em Psicologia (Parecer). 2002.

MARCHELLI, P. S. . Revista Educação e Pesquisa (Parecer). 2002.

MARCHELLI, P. S. . Reunião Técnica da Reestruturação do Programa Escola Ativa. 2011. (Reunião técnica).

MARCHELLI, P. S. . Reunião com a diretoria da Federação Nacional de Secretariado e Membros de sua Comissão Científica. 2009. (Reunião técnica).

MARCHELLI, P. S. . 1º Simpósio Multidisciplinar: Pensar, criar e transformar. 2000. (Editoração/Anais).

MARCHELLI, P. S. . Interciências: Cadernos de Pesquisa e Extensão. 1996. (Editoração/Periódico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    A implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas públicas de Itabaiana/SE, Descrição: O objetivo do presente projeto de pesquisa se dá no sentido de acompanhar a implantação da BNCC pelas escolas da Rede Municipal de Educação e da Rede Estadual de Educação do Município de Itabaiana, no Estado de Sergipe (SE). O principal resultado esperado é que a pesquisa resultará na compreensão de quais são as tendências do campo das práticas curriculares relacionadas à implementação de um processo geral de instrumentação do sistema educacional como um todo, o que pela primeira vez se verifica na história da educação brasileira por meio da BNCC. Dessa forma, com apoio nas premissas epistemológicas emergentes dos estudos atuais do campo do currículo, a pesquisa confirmará os fundamentos do processo de implementação de um sistema curricular nacional e refutará as visões não consonantes com os princípios basilares assumidos. O método de trabalho da proposta de pesquisa formulada compreende princípios de revisão bibliográfica e técnicas de tomada de dados empíricos referentes ao acompanhamento da implantação da BNCC nas escolas de Itabaiana, tanto na esfera da Rede Municipal de Educação quanto da Rede Estadual de Educação. Serão levantados e analisados discursos de professores, gestores e outros agentes do processo de implantação da Base implicados nestas redes. Para a pesquisa bibliográfica, o método percorrerá o caminho de levantar e analisar referências para o estudo de duas hipóteses centrais a partir das quais a proposta de pesquisa se constrói: em primeiro lugar, encontra-se o problema de entender a educação como direito e o currículo como condição de acesso à aprendizagem, o que está presente na Base e se estende como tônica da abordagem de uma ampla gama da produção teórica contemporânea, que visa discutir a organização da escola tendo em conta pressuposições políticas fundamentadas no campo curricular; em segundo lugar, aparece o problema pertinente à ideia da integração transversal interdisciplinar do currículo, na qual se fundamenta a Base e que por meio de teorias identificadas pelos seus approaches diferenciados em termos de propagarem uma visão anti-interdisciplinar crítica, uma visão acrítica ou pseudocrítica, propõem processos de organização escolar consonantes com premissas epistemológicas também diferenciadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador / Jailma Cabral de Souza - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe - Bolsa.

  • 2016 - 2018

    Currículo e formação docente: um estudo sobre a Base Nacional Curricular Comum e os cursos de licenciatura no Brasil, Descrição: A pesquisa corresponde ao projeto de pós-doutorado desenvlolvido junto ao Grupo de Pesquisa Currículo, Cultura e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ), sob a supervisão da Profa. Dra. Elizabeth Fernandes de Macedo. A proposta de investigação dá-se no campo da convergência entre a teoria curricular e as abordagens sobre formação inicial de professores, com o objetivo de investigar as transformações que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) poderá empreender sobre a organização dos cursos de licenciatura no Brasil. A hipótese de trabalho parte da suposição de que após a implantação da BNCC os setores estatais tenderão a formular políticas educacionais específicas para que os cursos de licenciatura mudem de figura, pois as transformações observáveis não atingirão a curto prazo os objetivos de preparar professores para a promoção dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento pretendidos. No entanto, mesmo a longo prazo tais transformações serão inexecutáveis, sendo esta a suposição mais ampla que a pesquisa pretende demonstrar. O método de trabalho compreende a revisão crítica da literatura voltada para a análise da educação como um direito e do currículo como condição de acesso à aprendizagem. O trabalho contempla também o levantamento de dados empíricos referentes a projetos pedagógicos de cursos de licenciatura selecionados, bem como a análise de falas de alunos, docentes e outros agentes dos sistemas de formação inicial de professores hoje em prática no Brasil. A pesquisa resultará na afirmação da retórica de que a integração transversal interdisciplinar na qual se baseia a BNCC conflita com as tendências do campo das teorias curriculares formuladas em termos de propagarem uma forte visão anti-interdisciplinar. Dessa forma, com base em premissas epistemológicas emergentes de estudos atuais do campo do currículo, a pesquisa refutará os fundamentos dos processos de formação de professores consonantes com os princípios basilares assumidos pela BNCC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador / Elizabeth Fernandes de Macedo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2013 - 2015

    Pedagogia do brinquedo: fundamentos e aplicações na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Descrição: O projeto foi aprovado dentro do Edital POSGRAP-COPES/UFS nº 01/2013 (PIBIC 2013). A definição de procedimentos metodológicos para as brinquedotecas vinculados á alfabetização trará à Pedagogia subsídios fundamentais de ordem teórica para o apoio ao trabalho escolar realizado no âmbito da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os métodos de alfabetização, mesmo que subentendam a importância da atividade lúdica, ainda estão longe de compreender as relações que podem ser estabelecidas nas práticas didáticas efetivas dentro das quais as escolas funcionam. O impacto de maior envergadura esperado pelo presente projeto está, portanto, associado ao campo de investigação teórica dentro do qual ele se insere. No entanto, deve-se levar em conta que o locus de desenvolvimento do projeto será a Brinquedoteca do DEDI, de forma que os professores e alunos das Redes Públicas de Educação de Itabaiana serão amplamente beneficiados por sua participação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador / (Karina de Jesus Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    Reprovação nas disciplinas, trancamento de matrículas e evasão dos alunos no Campus Prof. Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe, Descrição: A pesquisa tem como objetivo geral comparar os indicadores sobre reprovação nas disciplinas, trancamento de matrículas e evasão dos alunos no Campus Prof. Alberto Carvalho com os dados nacionais fornecidos pelo Ministério da Educação. Busca-se compreender os indicadores locais tendo em vista sua comparação com o sistema geral constuído pelas instituições federais de Ensino Superior como um todo e também com as que funcionam em contextos sociais e culturais semelhantes ao da região de Itabaiana. São objetivos específicos do projeto: 1) Levantar os dados das Universidades Federais sobre reprovação nas disciplinas, trancamento de matrículas e evasão de alunos a partir das bases de informações do Ministério da Educação (MEC); 2) Formular sistemas de interpretação sobre reprovação nas disciplinas, trancamento de matrículas e evasão dos alunos nas Universidades Federais Brasileiras; 3) Comparar os indicadores do Campus Prof. Alberto Carvalho com as médias apresentadas pelas Universidades Federais brasileiras como um todo. 4) Selecionar Instituições Federais de Ensino Superior situadas em regiões com características sociais e culturais semelhantes às do Campus Itabaiana da UFS. 5) Efetuar comparações entre os dados do Campus Prof. Alberto Carvalho com os apresentados pelas Instituições apontadas no Objetivo Específico 04.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador / Cláudia da Mota Darós Parente - Integrante / Cláudia Daiane dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2009 - 2012

    Pensamento conservador e progressista no repertório bibliográfico brasileiro em Filosofia da Educação, Descrição: O objetivo do presente projeto de pesquisa é analisar de um ponto de vista crítico aspectos conceituais selecionados do acervo bibliográfico em Filosofia da Educação no Brasil. Tal objetivo suscita o uso da metáfora da lanterna de Diógenes, que se dedicava a encontrar pelo menos um homem que fosse bom. Trata-se de iluminar de perto as idéias encontradas nos textos mais importantes, para deles extrair concepções com as quais é possível se pôr de acordo pela consistência com que são apresentadas, ou que devem ser condenadas pela existência de problemas latentes de ordem filosófica. O objetivo não se aplica simplesmente à classificação dos conteúdos dos textos selecionados em duas categorias diferenciadas, mas procura exercitar a análise crítica e fornecer as razões pelas quais as idéias destacadas são consideradas adequadas ou não do ponto de vista da Filosofia da Educação. Quanto à justificativa desse objetivo, é compreensível realizá-la por meio da utilidade prática que a seleção das boas e más idéias em Filosofia da Educação acarreta. Observa-se que mesmo os autores mais importantes em Filosofia da Educação no Brasil cometeram gafes explícitas, como aquela de considerar as idéias da Escola Nova ?não-críticas? e por assim dizer reacionárias, que colaboraram com o agravamento do problema da marginalidade social no Brasil. Essa perspectiva é avassaladora, pois mina qualquer aspecto antitético das bases do pensamento educacional escolanovista, ao enquadrá-lo no círculo rigoroso das más idéias em Filosofia da Educação. É justamente a interposição de uma dialética vulgar que o presente projeto pretende evitar, de forma que isso constitui um objetivo precípuo dentro dele. Esse objetivo é, assim, o desenvolvimento de processos analíticos gerados por oposições resolvidas em unidades menores, não em grandes correntes da Filosofia da Educação como um todo, mas em círculos hermenêuticos de segundo grau, em que possam ser analisadas as particularidades construtivas do pensamen. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador.

  • 2006 - 2009

    História social e práticas culturais da escola no Brasil dos anos 1950 aos atuais, Descrição: O projeto utiliza os métodos da história social e da história oral para analisar as transformações do capital cultural transmitido pela escola brasileira durante o período político correspondente ao final do período getulista, com a ascenção do Presidente Café Filho no ano de 1954, até o final do período fernandista (Presidente Fernando Henrique Cardoso), em 2002, quando a frente política lulista (Presidente Luiz Inácio Lula da Silva) ascendeu ao poder .. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (10) . , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador / Rui Barbosa - Integrante / Mara Regina Alcasas de Arruda - Integrante / Joaquim Comini Frota - Integrante / Lairson Lopes Sena - Integrante / Silvana Moura Riguengo - Integrante / Sonia Maria Borges Vilas - Integrante / Sônia Maria de Oliveira Xavier Ribeiro - Integrante / Sônia Regina da Silva Martins Calabrez - Integrante / Cícera de Oliveira Anacleto Isawa - Integrante / Sônia Regina de Andrade Finhana - Integrante., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 3

  • 2004 - 2006

    Políticas públicas de inclusão social na América Latina, Descrição: Com base em indicadores sociais brasileiros (PNADs, IBGE, DIEESE, SEADE), bem como em indicadores sociais semelhantes de outros países da AL, o projeto verificou o grau e as formas de absorção de grupos continentais excluídos, com ênfase nos afro-sul-americanos e indígenas, uma população extremamente ampla na região. A pesquisa concluiu que a sociedade de classes latino-americana manejou o seu passado histórico de ocupação européia, elitista e escravista, tendo em vista a inclusão e a igualdade de oportunidades de indivíduos secularmente estigmatizados. A análise incorporou dados gerais da economia, com ênfase nos referentes ao trabalho, com levantamentos específicos sobre os afro-brasileiros e indígenas, além de depoimentos de lideranças dos movimentos sociais de minorias nos países que compõem a Aliança da AL. Procurou-se compreender as ações positivas preconizadas pelos ditos movimentos sociais. O modelo de abordagem baseou-se no exclusivismo cultural e na filogênese histórica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Integrante / Hélio de Souza Santos - Coordenador / João Clóvis Thomaz - Integrante / Lino Ramiro Beloto - Integrante / José Carlos Vietri Saraceni - Integrante / Alzira Lobo de Arruda Campos - Integrante / Marília Gomes Ghizzi Godoy - Integrante / Nize Voltarelli Morselli - Integrante / Mara Yáskara C Paiva - Integrante., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 8

  • 2002 - 2004

    Educação, ética e sociedade no Brasil (1824-1988), Descrição: As Constituições Brasileiras, de 1824 a 1988, reproduziram o ambiente sócio-cultural e a administração do poder pelas elites nacionais. Os direitos à Educação, com a entrada em cena das massas populares, refletiu-se pesadamente nos projetos nacionais de educação, os quais passaram a assegurar o direito à inclusão de classes e indivíduos anteriormente sujeitos a graus severos de exclusão. Pelo estudo dos textos legais sobre a organização escolar no Brasil e à luz de uma abordagem filogenética histórica, refletiu-se sobre as relações entre Educação e Ética, nos ritmos assumidos por uma sociedade que passou do escravismo à democracia, de um sistema estamental a um de classes, no intervalo de pouco mais de um século. Na análise, inseriu-se a grande questão referente ao exercício e à prática do poder pelo povo, em dicotomia com o poder tradicional de oligarquias nacionais e estaduais. O intrincado universo das leis foi analisado do ponto de vista dos direitos nacionais e dos direitos universais assegurados às pessoas, aos animais e ao meio ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (10) . , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador / Paulo Sergio Pereira da Silva - Integrante / Marco Aurélio Paula - Integrante / João Paulo de Oliveira - Integrante / Luiz Paulo Rouanet - Integrante / Rosemary Leonovo Verrone - Integrante / Sandra Farto Botelho Trufem - Integrante., Financiador(es): Universidade São Marcos - Remuneração.Número de orientações: 12

  • 2000 - 2002

    Filosofia da Arte e Educação, Descrição: A proposta do projeto foi realizar um levantamento crítico dos modos de pensamento sobre a arte, em suas diversas linguagens, traçando as suas relações com a terefa de educar. O objetivo foi trabalhar particularmente a produção cinematográfica, questionando sobre quais foram as variáveis filososóficas que condicionaram as mutações de linguagem a que ela esteve submetida ao longo do século XX. Tratou de estabelecer os possíveis vínculos intrínsecos entre produção cinematográfica e realidade histórica, tendo em conta as mudanças de paradigma estético, pretendendo dessa forma identificar os códigos da linguagem fílmica. Assim, o projeto consistiu em um estudo sobre os códigos da linguagem cinematográfica a partir de seus significados estético e educacional. Adotou-se como fundamento filosófico a divisão tricotômica a teoria dos signos proposta na Semiótica de Charles S. Peirce, e como fundamento educacional a descrição que Walter Benjamin faz sobre a natureza política inerente aos processos técnicos de produção fílmica. A hipótese de trabalho foi que o cinema tem exercido historicamente uma profunda influência como agente da educação. O método utilizado era tanto o bibliográfico quanto aquele baseado em análise de filmografia selecionada. O projeto procurou explicitar a nova classe de signos e representações que a linguagem digital do cinema deverá produzir no futuro próximo, apontando as formas como essa linguagem irá modificar as técnicas de ensino e o papel da educação na sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Integrante / Carlos Felipe Moisés - Integrante / Fernando Abílio de Faro Santos - Coordenador / Carlos Elias Kater - Integrante / Álvaro Cardoso Gomes - Integrante., Financiador(es): Universidade São Marcos - Remuneração., Número de produções C, T & A: 4

  • 1999 - 2000

    Metodologia de sistemas tecnológicos para a educação, Descrição: A pesquisa visa à análise e ao desenvolvimento de sistemas para as Redes de Educação, que tem mobilizado esforços de investigação e propiciado estudos desde praticamente o advento da Internet. Para tanto, optou-se pelas perspectivas teóricas abertas pela Epistemologia Genética de Jean Piaget, associada à Inteligência Artificial e a aspectos específicos da Ciência Cognitiva contemporânea. A expectativa que se apresenta é a de que a pesquisa tenha como resultado o design de um sistema para gerenciar ações cooperativas em educação, envolvendo pesquisadores, professores e alunos, articulados por meio de bases de dados, cursos on-line, software didáticos e outros produtos típicos do trabalho propiciado pelas redes de computadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador., Financiador(es): Academia Paulista Anchieta - UNIBAN (Universidade Bandeirante) - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 2000

    Internet e mediação pedagógica, Descrição: O projeto trata das novas propostas metodológicas abertas com o aparecimento da rede internacional de computadores: a Internet. Procura-se indagar de que forma o aluno-usuário desta rede global de informações deverá ser iniciado como pesquisadior e investigador para resolver problemas concretos que ocorrem no cotidiano de suas vidas. Pesquisa-se como a aprendizagem poderá ser significativa, desafiadora, problematizadora e instigante, a ponto de mobilizar o aluno a buscar soluções possíveis para serem discutidas e concretizadas à luz de referenciais teóricos e práticos. Conectado a Internet, o computador converte-se em um meio de comunicação global, a última grande mídia, ainda em estágio inicial, mas extremamente poderosa para o ensino e aprendizagem. Com a Internet, podemos modificar mais facilmente a forma de ensinar e aprender. São muitos os caminhos abertos, que dependerão da situação concreta em que o professor se encontrar: número de alunos, tecnologias disponíveis, duração das aulas, quantidade total de aulas que o professor dá por semana, apoio institucional etc. Estas são as principais preocupações de estudo dentro do projeto que ora se propõe.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador., Financiador(es): Universidade São Marcos - Remuneração., Número de produções C, T & A: 14

  • 1994 - 1996

    Tecnologias e novas linguagens da educação, Descrição: A introdução do computador na educação tem provocado uma verdadeira revolução na nossa concepção de ensino e aprendizagem, pois os computadores podem ser usados para ensinar. A quantidade de programas educacionais e as diferentes modalidades de uso do computador mostram que esta tecnologia pode ser bastante útil no processo de ensino-aprendizagem. A análise dos programas e aplicativos educacionais mostra que, num primeiro momento, eles podem ser caracterizados como simplesmente uma versão computadorizada dos atuais métodos de ensino. A história do desenvolvimento do software educacional mostra que os primeiros programas e aplicativos nesta área eram versões computadorizadas do que acontecia na sala de aula. Entretanto, as novas modalidades de uso do computador na educação apontam para uma outra direção: o uso dessa tecnologia não como "máquina de ensinar", mas como uma mídia educacional, ou seja, o computador passa a ser uma ferramenta de complementação, aperfeiçoamento e de possíveis mudanças na qualidade do ensino. O projeto de pesquisa que ora se propõe enfoca as possibilidades de utilização das ferramentas computacionais nos diversos níveis educacionais, desde os primeiros momentos que sucedem à alfabetização até o superior.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador., Financiador(es): Universidade Ibirapuera - Remuneração., Número de produções C, T & A: 21

  • 1994 - 1996

    Espaços celulares uniformes: lógica e algoritmos, Descrição: O projeto estudou a distribuição de quadrados sobre um tabuleiro, problema clássico da teoria sobre os espaços celulares. Um espaço celular uniforme é uma configuração equivalente a um tabuleiro de damas infinito, onde as casas são células que podem ter um número finito de estados, incluindo um estado vazio, sendo que, um conjunto finito de regras de transição, aplicadas simultaneamente a todo o tabuleiro em intervalos de tempo descontínuos, faz com que cada célula passe de um estado para outro de acordo com a situação definida pela sua vizinhança, ou seja, pelo estado das células circundantes. A idéia de espaço celular uniforme foi utilizada inicialmente por John Von Neumann no desenvolvimento da teoria dos autômatos celulares, onde é demonstrada a possibilidade de se ter máquinas que, recebendo instruções apropriadas, são capazes de construir réplicas exatas de si mesmas. A demonstração de Von Neumann está ligada à idéia do construtor universal conhecido como Máquina de Turing, que é um autômato conjecturado pelo matemático britânico A. M. Turing, capaz de realizar qualquer cálculo desejado. O projeto se aplicou primeiramente à revisão da literatura sobre espaços celulares; depois foi desenvolvido o algoritmo computacional para o processamento das distribuições; finalmente, foram estabelecidas as bases para uma teoria geral sobre espaços celulares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador / Elisamara de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Universidade Ibirapuera - Remuneração., Número de produções C, T & A: 3

  • 1994 - 1996

    A geometria Logo e a regulação das estruturas operatórias, Descrição: Entre as aquisições envolvidas com a aprendizagem da programação do sistema geométrico da linguagem Logo, destaca-se o princípio da parametrização ou definição das variáveis de um procedimento e a aquisição da estrutura de funcionamento das recursões, constituindo esta última o nível operatório mais avançado da atividade de "programar a tartaruga". O presente estudo busca analisar essas duas aquisições fundamentais, utilizando os métodos teóricos e experimentais da epistemologia genética piagetiana, tendo como base as estruturas da lógica de classes e do grupo das quatro transformações do INRC definidos pela lógica-operatória. O problema estudado e as hipóteses de investigação foram definidos a partir de pressupostos de importantes pesquisadores néo-piagetianos, que mostram ser hoje o uso dos computadores um dos meios mais promissores para o desenvolvimento da epistemologia genética. Foi feita uma revisão bibliográfica abrangendo trabalhos de autores situados na área de confluência entre a epistemologia genética e a linguagem Logo, enfocando questões metodológicas da pesquisa no ambiente computadorizado e levantando os principais resultados associados ao problema investigado. A análise dos dados experimentais mostra, primeiramente, como a evolução da aprendizagem dos sujeitos, no que diz respeito à aquisição dos princípios da parametrização, é regulada pela passagem de "agrupamentos" qualitativos da lógica de classes para "grupos" aritméticos numericamente quantificados. Depois, essa mesma análise mostra como a aquisição da estrutura dos procedimentos recursivos evolui de um esquema operatório regulado qualitativamente pelos grupo das quatro transformações do INRC para as quantificações numéricas correspondentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador., Financiador(es): Universidade Ibirapuera - Remuneração., Número de produções C, T & A: 14

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2007 - 2009

    Produção de materiais didáticos para EaD, Descrição: A criação de materiais didáticos para Educação a Distância (EaD) no ensino superior apresenta-se como uma conjunção dos desafios inerentes à essa modalidade de ensino acrescidos das questões relativas à formação profissional e acadêmica. Diante disso, o objetivo da presente proposta de desenvoilvimento é identificar as diretrizes relevantes para a construção de materiais didáticos a serem elaborados para os cursos de EaD na Universidade São Marcos (USM), oferecendo aos coordenadores de curso, professores conteudistas, professores tutores e demais profissionais orientações para elaboração de conteúdos audiovisuais e recursos para os ambientes virtuais de aprendizagem na Web. À medida que os cursos forem sendo concebidos e operacionalizados pelas equipes responsáveis por sua elaboração e implementação, a presente proposta visa à subsidiar a concepção do projeto político-pedagógico que será encaminhado ao MEC, esperando-se, dessa forma, poder contribuir para uma orientação consistente no sentido da produção de materiais que atendam aos requisitos mínimos para a diversidade educativa e a apropriação de saberes pelos alunos. O planejamento, implantação e desenvolvimento de cursos na modalidade a distância têm demonstrado ser uma tarefa surpreendente que, em tese, nunca se esgota, pois há sempre uma possibilidade de reformulação de conteúdos catalisadores de conhecimentos que potencializem uma aprendizagem autônoma associada à experiência. Portanto, a produção de material didático para EaD na USM deve tornar-se uma construção coletiva e uma obra aberta, num processo educativo sistemático, organizado e continuado, usando ferramentas de comunicação na mediação entre professor e aluno. Pretende-se, assim, que a Universidade São Marcos produza conteúdos didáticos para EaD em consonância com os fundamentos filosóficos e pedagógicos mais consistentes que tem norteado essa modalidade de ensino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador / Rosemari Fagá Viégas - Integrante / Marília Gomes Guizzi Godoy - Integrante., Financiador(es): Universidade São Marcos - Remuneração., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2

  • 2007 - 2009

    Produção de materiais didáticos para EaD, Descrição: A criação de materiais didáticos para Educação a Distância (EaD) no ensino superior apresenta-se como uma conjunção dos desafios inerentes à essa modalidade de ensino acrescidos das questões relativas à formação profissional e acadêmica. Diante disso, o objetivo da presente proposta de desenvoilvimento é identificar as diretrizes relevantes para a construção de materiais didáticos a serem elaborados para os cursos de EaD na Universidade São Marcos (USM), oferecendo aos coordenadores de curso, professores conteudistas, professores tutores e demais profissionais orientações para elaboração de conteúdos audiovisuais e recursos para os ambientes virtuais de aprendizagem na Web. À medida que os cursos forem sendo concebidos e operacionalizados pelas equipes responsáveis por sua elaboração e implementação, a presente proposta visa à subsidiar a concepção do projeto político-pedagógico que será encaminhado ao MEC, esperando-se, dessa forma, poder contribuir para uma orientação consistente no sentido da produção de materiais que atendam aos requisitos mínimos para a diversidade educativa e a apropriação de saberes pelos alunos. O planejamento, implantação e desenvolvimento de cursos na modalidade a distância têm demonstrado ser uma tarefa surpreendente que, em tese, nunca se esgota, pois há sempre uma possibilidade de reformulação de conteúdos catalisadores de conhecimentos que potencializem uma aprendizagem autônoma associada à experiência. Portanto, a produção de material didático para EaD na USM deve tornar-se uma construção coletiva e uma obra aberta, num processo educativo sistemático, organizado e continuado, usando ferramentas de comunicação na mediação entre professor e aluno. Pretende-se, assim, que a Universidade São Marcos produza conteúdos didáticos para EaD em consonância com os fundamentos filosóficos e pedagógicos mais consistentes que tem norteado essa modalidade de ensino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador / Rosemari Fagá Viégas - Integrante / Marília Gomes Guizzi Godoy - Integrante., Financiador(es): Universidade São Marcos - Remuneração., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2

  • 2007 - 2009

    Produção de materiais didáticos para EaD, Descrição: A criação de materiais didáticos para Educação a Distância (EaD) no ensino superior apresenta-se como uma conjunção dos desafios inerentes à essa modalidade de ensino acrescidos das questões relativas à formação profissional e acadêmica. Diante disso, o objetivo da presente proposta de desenvoilvimento é identificar as diretrizes relevantes para a construção de materiais didáticos a serem elaborados para os cursos de EaD na Universidade São Marcos (USM), oferecendo aos coordenadores de curso, professores conteudistas, professores tutores e demais profissionais orientações para elaboração de conteúdos audiovisuais e recursos para os ambientes virtuais de aprendizagem na Web. À medida que os cursos forem sendo concebidos e operacionalizados pelas equipes responsáveis por sua elaboração e implementação, a presente proposta visa à subsidiar a concepção do projeto político-pedagógico que será encaminhado ao MEC, esperando-se, dessa forma, poder contribuir para uma orientação consistente no sentido da produção de materiais que atendam aos requisitos mínimos para a diversidade educativa e a apropriação de saberes pelos alunos. O planejamento, implantação e desenvolvimento de cursos na modalidade a distância têm demonstrado ser uma tarefa surpreendente que, em tese, nunca se esgota, pois há sempre uma possibilidade de reformulação de conteúdos catalisadores de conhecimentos que potencializem uma aprendizagem autônoma associada à experiência. Portanto, a produção de material didático para EaD na USM deve tornar-se uma construção coletiva e uma obra aberta, num processo educativo sistemático, organizado e continuado, usando ferramentas de comunicação na mediação entre professor e aluno. Pretende-se, assim, que a Universidade São Marcos produza conteúdos didáticos para EaD em consonância com os fundamentos filosóficos e pedagógicos mais consistentes que tem norteado essa modalidade de ensino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador / Rosemari Fagá Viégas - Integrante / Marília Gomes Guizzi Godoy - Integrante., Financiador(es): Universidade São Marcos - Remuneração., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2

  • 2007 - 2009

    Produção de materiais didáticos para EaD, Descrição: A criação de materiais didáticos para Educação a Distância (EaD) no ensino superior apresenta-se como uma conjunção dos desafios inerentes à essa modalidade de ensino acrescidos das questões relativas à formação profissional e acadêmica. Diante disso, o objetivo da presente proposta de desenvoilvimento é identificar as diretrizes relevantes para a construção de materiais didáticos a serem elaborados para os cursos de EaD na Universidade São Marcos (USM), oferecendo aos coordenadores de curso, professores conteudistas, professores tutores e demais profissionais orientações para elaboração de conteúdos audiovisuais e recursos para os ambientes virtuais de aprendizagem na Web. À medida que os cursos forem sendo concebidos e operacionalizados pelas equipes responsáveis por sua elaboração e implementação, a presente proposta visa à subsidiar a concepção do projeto político-pedagógico que será encaminhado ao MEC, esperando-se, dessa forma, poder contribuir para uma orientação consistente no sentido da produção de materiais que atendam aos requisitos mínimos para a diversidade educativa e a apropriação de saberes pelos alunos. O planejamento, implantação e desenvolvimento de cursos na modalidade a distância têm demonstrado ser uma tarefa surpreendente que, em tese, nunca se esgota, pois há sempre uma possibilidade de reformulação de conteúdos catalisadores de conhecimentos que potencializem uma aprendizagem autônoma associada à experiência. Portanto, a produção de material didático para EaD na USM deve tornar-se uma construção coletiva e uma obra aberta, num processo educativo sistemático, organizado e continuado, usando ferramentas de comunicação na mediação entre professor e aluno. Pretende-se, assim, que a Universidade São Marcos produza conteúdos didáticos para EaD em consonância com os fundamentos filosóficos e pedagógicos mais consistentes que tem norteado essa modalidade de ensino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador / Rosemari Fagá Viégas - Integrante / Marília Gomes Guizzi Godoy - Integrante., Financiador(es): Universidade São Marcos - Remuneração., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2

  • 2007 - 2009

    Produção de materiais didáticos para EaD, Descrição: A criação de materiais didáticos para Educação a Distância (EaD) no ensino superior apresenta-se como uma conjunção dos desafios inerentes à essa modalidade de ensino acrescidos das questões relativas à formação profissional e acadêmica. Diante disso, o objetivo da presente proposta de desenvoilvimento é identificar as diretrizes relevantes para a construção de materiais didáticos a serem elaborados para os cursos de EaD na Universidade São Marcos (USM), oferecendo aos coordenadores de curso, professores conteudistas, professores tutores e demais profissionais orientações para elaboração de conteúdos audiovisuais e recursos para os ambientes virtuais de aprendizagem na Web. À medida que os cursos forem sendo concebidos e operacionalizados pelas equipes responsáveis por sua elaboração e implementação, a presente proposta visa à subsidiar a concepção do projeto político-pedagógico que será encaminhado ao MEC, esperando-se, dessa forma, poder contribuir para uma orientação consistente no sentido da produção de materiais que atendam aos requisitos mínimos para a diversidade educativa e a apropriação de saberes pelos alunos. O planejamento, implantação e desenvolvimento de cursos na modalidade a distância têm demonstrado ser uma tarefa surpreendente que, em tese, nunca se esgota, pois há sempre uma possibilidade de reformulação de conteúdos catalisadores de conhecimentos que potencializem uma aprendizagem autônoma associada à experiência. Portanto, a produção de material didático para EaD na USM deve tornar-se uma construção coletiva e uma obra aberta, num processo educativo sistemático, organizado e continuado, usando ferramentas de comunicação na mediação entre professor e aluno. Pretende-se, assim, que a Universidade São Marcos produza conteúdos didáticos para EaD em consonância com os fundamentos filosóficos e pedagógicos mais consistentes que tem norteado essa modalidade de ensino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador / Rosemari Fagá Viégas - Integrante / Marília Gomes Guizzi Godoy - Integrante., Financiador(es): Universidade São Marcos - Remuneração., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2

  • 2007 - 2009

    Produção de materiais didáticos para EaD, Descrição: A criação de materiais didáticos para Educação a Distância (EaD) no ensino superior apresenta-se como uma conjunção dos desafios inerentes à essa modalidade de ensino acrescidos das questões relativas à formação profissional e acadêmica. Diante disso, o objetivo da presente proposta de desenvoilvimento é identificar as diretrizes relevantes para a construção de materiais didáticos a serem elaborados para os cursos de EaD na Universidade São Marcos (USM), oferecendo aos coordenadores de curso, professores conteudistas, professores tutores e demais profissionais orientações para elaboração de conteúdos audiovisuais e recursos para os ambientes virtuais de aprendizagem na Web. À medida que os cursos forem sendo concebidos e operacionalizados pelas equipes responsáveis por sua elaboração e implementação, a presente proposta visa à subsidiar a concepção do projeto político-pedagógico que será encaminhado ao MEC, esperando-se, dessa forma, poder contribuir para uma orientação consistente no sentido da produção de materiais que atendam aos requisitos mínimos para a diversidade educativa e a apropriação de saberes pelos alunos. O planejamento, implantação e desenvolvimento de cursos na modalidade a distância têm demonstrado ser uma tarefa surpreendente que, em tese, nunca se esgota, pois há sempre uma possibilidade de reformulação de conteúdos catalisadores de conhecimentos que potencializem uma aprendizagem autônoma associada à experiência. Portanto, a produção de material didático para EaD na USM deve tornar-se uma construção coletiva e uma obra aberta, num processo educativo sistemático, organizado e continuado, usando ferramentas de comunicação na mediação entre professor e aluno. Pretende-se, assim, que a Universidade São Marcos produza conteúdos didáticos para EaD em consonância com os fundamentos filosóficos e pedagógicos mais consistentes que tem norteado essa modalidade de ensino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador / Rosemari Fagá Viégas - Integrante / Marília Gomes Guizzi Godoy - Integrante., Financiador(es): Universidade São Marcos - Remuneração., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2

  • 2007 - 2009

    Produção de materiais didáticos para EaD, Descrição: A criação de materiais didáticos para Educação a Distância (EaD) no ensino superior apresenta-se como uma conjunção dos desafios inerentes à essa modalidade de ensino acrescidos das questões relativas à formação profissional e acadêmica. Diante disso, o objetivo da presente proposta de desenvoilvimento é identificar as diretrizes relevantes para a construção de materiais didáticos a serem elaborados para os cursos de EaD na Universidade São Marcos (USM), oferecendo aos coordenadores de curso, professores conteudistas, professores tutores e demais profissionais orientações para elaboração de conteúdos audiovisuais e recursos para os ambientes virtuais de aprendizagem na Web. À medida que os cursos forem sendo concebidos e operacionalizados pelas equipes responsáveis por sua elaboração e implementação, a presente proposta visa à subsidiar a concepção do projeto político-pedagógico que será encaminhado ao MEC, esperando-se, dessa forma, poder contribuir para uma orientação consistente no sentido da produção de materiais que atendam aos requisitos mínimos para a diversidade educativa e a apropriação de saberes pelos alunos. O planejamento, implantação e desenvolvimento de cursos na modalidade a distância têm demonstrado ser uma tarefa surpreendente que, em tese, nunca se esgota, pois há sempre uma possibilidade de reformulação de conteúdos catalisadores de conhecimentos que potencializem uma aprendizagem autônoma associada à experiência. Portanto, a produção de material didático para EaD na USM deve tornar-se uma construção coletiva e uma obra aberta, num processo educativo sistemático, organizado e continuado, usando ferramentas de comunicação na mediação entre professor e aluno. Pretende-se, assim, que a Universidade São Marcos produza conteúdos didáticos para EaD em consonância com os fundamentos filosóficos e pedagógicos mais consistentes que tem norteado essa modalidade de ensino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador / Rosemari Fagá Viégas - Integrante / Marília Gomes Guizzi Godoy - Integrante., Financiador(es): Universidade São Marcos - Remuneração., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2

  • 2007 - 2009

    Produção de materiais didáticos para EaD, Descrição: A criação de materiais didáticos para Educação a Distância (EaD) no ensino superior apresenta-se como uma conjunção dos desafios inerentes à essa modalidade de ensino acrescidos das questões relativas à formação profissional e acadêmica. Diante disso, o objetivo da presente proposta de desenvoilvimento é identificar as diretrizes relevantes para a construção de materiais didáticos a serem elaborados para os cursos de EaD na Universidade São Marcos (USM), oferecendo aos coordenadores de curso, professores conteudistas, professores tutores e demais profissionais orientações para elaboração de conteúdos audiovisuais e recursos para os ambientes virtuais de aprendizagem na Web. À medida que os cursos forem sendo concebidos e operacionalizados pelas equipes responsáveis por sua elaboração e implementação, a presente proposta visa à subsidiar a concepção do projeto político-pedagógico que será encaminhado ao MEC, esperando-se, dessa forma, poder contribuir para uma orientação consistente no sentido da produção de materiais que atendam aos requisitos mínimos para a diversidade educativa e a apropriação de saberes pelos alunos. O planejamento, implantação e desenvolvimento de cursos na modalidade a distância têm demonstrado ser uma tarefa surpreendente que, em tese, nunca se esgota, pois há sempre uma possibilidade de reformulação de conteúdos catalisadores de conhecimentos que potencializem uma aprendizagem autônoma associada à experiência. Portanto, a produção de material didático para EaD na USM deve tornar-se uma construção coletiva e uma obra aberta, num processo educativo sistemático, organizado e continuado, usando ferramentas de comunicação na mediação entre professor e aluno. Pretende-se, assim, que a Universidade São Marcos produza conteúdos didáticos para EaD em consonância com os fundamentos filosóficos e pedagógicos mais consistentes que tem norteado essa modalidade de ensino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador / Rosemari Fagá Viégas - Integrante / Marília Gomes Guizzi Godoy - Integrante., Financiador(es): Universidade São Marcos - Remuneração., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2

  • 2007 - 2009

    Produção de materiais didáticos para EaD, Descrição: A criação de materiais didáticos para Educação a Distância (EaD) no ensino superior apresenta-se como uma conjunção dos desafios inerentes à essa modalidade de ensino acrescidos das questões relativas à formação profissional e acadêmica. Diante disso, o objetivo da presente proposta de desenvoilvimento é identificar as diretrizes relevantes para a construção de materiais didáticos a serem elaborados para os cursos de EaD na Universidade São Marcos (USM), oferecendo aos coordenadores de curso, professores conteudistas, professores tutores e demais profissionais orientações para elaboração de conteúdos audiovisuais e recursos para os ambientes virtuais de aprendizagem na Web. À medida que os cursos forem sendo concebidos e operacionalizados pelas equipes responsáveis por sua elaboração e implementação, a presente proposta visa à subsidiar a concepção do projeto político-pedagógico que será encaminhado ao MEC, esperando-se, dessa forma, poder contribuir para uma orientação consistente no sentido da produção de materiais que atendam aos requisitos mínimos para a diversidade educativa e a apropriação de saberes pelos alunos. O planejamento, implantação e desenvolvimento de cursos na modalidade a distância têm demonstrado ser uma tarefa surpreendente que, em tese, nunca se esgota, pois há sempre uma possibilidade de reformulação de conteúdos catalisadores de conhecimentos que potencializem uma aprendizagem autônoma associada à experiência. Portanto, a produção de material didático para EaD na USM deve tornar-se uma construção coletiva e uma obra aberta, num processo educativo sistemático, organizado e continuado, usando ferramentas de comunicação na mediação entre professor e aluno. Pretende-se, assim, que a Universidade São Marcos produza conteúdos didáticos para EaD em consonância com os fundamentos filosóficos e pedagógicos mais consistentes que tem norteado essa modalidade de ensino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador / Rosemari Fagá Viégas - Integrante / Marília Gomes Guizzi Godoy - Integrante., Financiador(es): Universidade São Marcos - Remuneração., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2

  • 2007 - 2009

    Produção de materiais didáticos para EaD, Descrição: A criação de materiais didáticos para Educação a Distância (EaD) no ensino superior apresenta-se como uma conjunção dos desafios inerentes à essa modalidade de ensino acrescidos das questões relativas à formação profissional e acadêmica. Diante disso, o objetivo da presente proposta de desenvoilvimento é identificar as diretrizes relevantes para a construção de materiais didáticos a serem elaborados para os cursos de EaD na Universidade São Marcos (USM), oferecendo aos coordenadores de curso, professores conteudistas, professores tutores e demais profissionais orientações para elaboração de conteúdos audiovisuais e recursos para os ambientes virtuais de aprendizagem na Web. À medida que os cursos forem sendo concebidos e operacionalizados pelas equipes responsáveis por sua elaboração e implementação, a presente proposta visa à subsidiar a concepção do projeto político-pedagógico que será encaminhado ao MEC, esperando-se, dessa forma, poder contribuir para uma orientação consistente no sentido da produção de materiais que atendam aos requisitos mínimos para a diversidade educativa e a apropriação de saberes pelos alunos. O planejamento, implantação e desenvolvimento de cursos na modalidade a distância têm demonstrado ser uma tarefa surpreendente que, em tese, nunca se esgota, pois há sempre uma possibilidade de reformulação de conteúdos catalisadores de conhecimentos que potencializem uma aprendizagem autônoma associada à experiência. Portanto, a produção de material didático para EaD na USM deve tornar-se uma construção coletiva e uma obra aberta, num processo educativo sistemático, organizado e continuado, usando ferramentas de comunicação na mediação entre professor e aluno. Pretende-se, assim, que a Universidade São Marcos produza conteúdos didáticos para EaD em consonância com os fundamentos filosóficos e pedagógicos mais consistentes que tem norteado essa modalidade de ensino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador / Rosemari Fagá Viégas - Integrante / Marília Gomes Guizzi Godoy - Integrante., Financiador(es): Universidade São Marcos - Remuneração., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2

  • 2007 - 2009

    Produção de materiais didáticos para EaD, Descrição: A criação de materiais didáticos para Educação a Distância (EaD) no ensino superior apresenta-se como uma conjunção dos desafios inerentes à essa modalidade de ensino acrescidos das questões relativas à formação profissional e acadêmica. Diante disso, o objetivo da presente proposta de desenvoilvimento é identificar as diretrizes relevantes para a construção de materiais didáticos a serem elaborados para os cursos de EaD na Universidade São Marcos (USM), oferecendo aos coordenadores de curso, professores conteudistas, professores tutores e demais profissionais orientações para elaboração de conteúdos audiovisuais e recursos para os ambientes virtuais de aprendizagem na Web. À medida que os cursos forem sendo concebidos e operacionalizados pelas equipes responsáveis por sua elaboração e implementação, a presente proposta visa à subsidiar a concepção do projeto político-pedagógico que será encaminhado ao MEC, esperando-se, dessa forma, poder contribuir para uma orientação consistente no sentido da produção de materiais que atendam aos requisitos mínimos para a diversidade educativa e a apropriação de saberes pelos alunos. O planejamento, implantação e desenvolvimento de cursos na modalidade a distância têm demonstrado ser uma tarefa surpreendente que, em tese, nunca se esgota, pois há sempre uma possibilidade de reformulação de conteúdos catalisadores de conhecimentos que potencializem uma aprendizagem autônoma associada à experiência. Portanto, a produção de material didático para EaD na USM deve tornar-se uma construção coletiva e uma obra aberta, num processo educativo sistemático, organizado e continuado, usando ferramentas de comunicação na mediação entre professor e aluno. Pretende-se, assim, que a Universidade São Marcos produza conteúdos didáticos para EaD em consonância com os fundamentos filosóficos e pedagógicos mais consistentes que tem norteado essa modalidade de ensino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador / Rosemari Fagá Viégas - Integrante / Marília Gomes Guizzi Godoy - Integrante., Financiador(es): Universidade São Marcos - Remuneração., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2

  • 2007 - 2009

    Produção de materiais didáticos para EaD, Descrição: A criação de materiais didáticos para Educação a Distância (EaD) no ensino superior apresenta-se como uma conjunção dos desafios inerentes à essa modalidade de ensino acrescidos das questões relativas à formação profissional e acadêmica. Diante disso, o objetivo da presente proposta de desenvoilvimento é identificar as diretrizes relevantes para a construção de materiais didáticos a serem elaborados para os cursos de EaD na Universidade São Marcos (USM), oferecendo aos coordenadores de curso, professores conteudistas, professores tutores e demais profissionais orientações para elaboração de conteúdos audiovisuais e recursos para os ambientes virtuais de aprendizagem na Web. À medida que os cursos forem sendo concebidos e operacionalizados pelas equipes responsáveis por sua elaboração e implementação, a presente proposta visa à subsidiar a concepção do projeto político-pedagógico que será encaminhado ao MEC, esperando-se, dessa forma, poder contribuir para uma orientação consistente no sentido da produção de materiais que atendam aos requisitos mínimos para a diversidade educativa e a apropriação de saberes pelos alunos. O planejamento, implantação e desenvolvimento de cursos na modalidade a distância têm demonstrado ser uma tarefa surpreendente que, em tese, nunca se esgota, pois há sempre uma possibilidade de reformulação de conteúdos catalisadores de conhecimentos que potencializem uma aprendizagem autônoma associada à experiência. Portanto, a produção de material didático para EaD na USM deve tornar-se uma construção coletiva e uma obra aberta, num processo educativo sistemático, organizado e continuado, usando ferramentas de comunicação na mediação entre professor e aluno. Pretende-se, assim, que a Universidade São Marcos produza conteúdos didáticos para EaD em consonância com os fundamentos filosóficos e pedagógicos mais consistentes que tem norteado essa modalidade de ensino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador / Rosemari Fagá Viégas - Integrante / Marília Gomes Guizzi Godoy - Integrante., Financiador(es): Universidade São Marcos - Remuneração., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2

  • 2007 - 2009

    Produção de materiais didáticos para EaD, Descrição: A criação de materiais didáticos para Educação a Distância (EaD) no ensino superior apresenta-se como uma conjunção dos desafios inerentes à essa modalidade de ensino acrescidos das questões relativas à formação profissional e acadêmica. Diante disso, o objetivo da presente proposta de desenvoilvimento é identificar as diretrizes relevantes para a construção de materiais didáticos a serem elaborados para os cursos de EaD na Universidade São Marcos (USM), oferecendo aos coordenadores de curso, professores conteudistas, professores tutores e demais profissionais orientações para elaboração de conteúdos audiovisuais e recursos para os ambientes virtuais de aprendizagem na Web. À medida que os cursos forem sendo concebidos e operacionalizados pelas equipes responsáveis por sua elaboração e implementação, a presente proposta visa à subsidiar a concepção do projeto político-pedagógico que será encaminhado ao MEC, esperando-se, dessa forma, poder contribuir para uma orientação consistente no sentido da produção de materiais que atendam aos requisitos mínimos para a diversidade educativa e a apropriação de saberes pelos alunos. O planejamento, implantação e desenvolvimento de cursos na modalidade a distância têm demonstrado ser uma tarefa surpreendente que, em tese, nunca se esgota, pois há sempre uma possibilidade de reformulação de conteúdos catalisadores de conhecimentos que potencializem uma aprendizagem autônoma associada à experiência. Portanto, a produção de material didático para EaD na USM deve tornar-se uma construção coletiva e uma obra aberta, num processo educativo sistemático, organizado e continuado, usando ferramentas de comunicação na mediação entre professor e aluno. Pretende-se, assim, que a Universidade São Marcos produza conteúdos didáticos para EaD em consonância com os fundamentos filosóficos e pedagógicos mais consistentes que tem norteado essa modalidade de ensino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2007 - 2009

    Produção de materiais didáticos para EaD, Descrição: A criação de materiais didáticos para Educação a Distância (EaD) no ensino superior apresenta-se como uma conjunção dos desafios inerentes à essa modalidade de ensino acrescidos das questões relativas à formação profissional e acadêmica. Diante disso, o objetivo da presente proposta de desenvoilvimento é identificar as diretrizes relevantes para a construção de materiais didáticos a serem elaborados para os cursos de EaD na Universidade São Marcos (USM), oferecendo aos coordenadores de curso, professores conteudistas, professores tutores e demais profissionais orientações para elaboração de conteúdos audiovisuais e recursos para os ambientes virtuais de aprendizagem na Web. À medida que os cursos forem sendo concebidos e operacionalizados pelas equipes responsáveis por sua elaboração e implementação, a presente proposta visa à subsidiar a concepção do projeto político-pedagógico que será encaminhado ao MEC, esperando-se, dessa forma, poder contribuir para uma orientação consistente no sentido da produção de materiais que atendam aos requisitos mínimos para a diversidade educativa e a apropriação de saberes pelos alunos. O planejamento, implantação e desenvolvimento de cursos na modalidade a distância têm demonstrado ser uma tarefa surpreendente que, em tese, nunca se esgota, pois há sempre uma possibilidade de reformulação de conteúdos catalisadores de conhecimentos que potencializem uma aprendizagem autônoma associada à experiência. Portanto, a produção de material didático para EaD na USM deve tornar-se uma construção coletiva e uma obra aberta, num processo educativo sistemático, organizado e continuado, usando ferramentas de comunicação na mediação entre professor e aluno. Pretende-se, assim, que a Universidade São Marcos produza conteúdos didáticos para EaD em consonância com os fundamentos filosóficos e pedagógicos mais consistentes que tem norteado essa modalidade de ensino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador / Rosemari Fagá Viégas - Integrante / Marília Gomes Guizzi Godoy - Integrante., Financiador(es): Universidade São Marcos - Remuneração., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2

  • 2007 - 2009

    Produção de materiais didáticos para EaD, Descrição: A criação de materiais didáticos para Educação a Distância (EaD) no ensino superior apresenta-se como uma conjunção dos desafios inerentes à essa modalidade de ensino acrescidos das questões relativas à formação profissional e acadêmica. Diante disso, o objetivo da presente proposta de desenvoilvimento é identificar as diretrizes relevantes para a construção de materiais didáticos a serem elaborados para os cursos de EaD na Universidade São Marcos (USM), oferecendo aos coordenadores de curso, professores conteudistas, professores tutores e demais profissionais orientações para elaboração de conteúdos audiovisuais e recursos para os ambientes virtuais de aprendizagem na Web. À medida que os cursos forem sendo concebidos e operacionalizados pelas equipes responsáveis por sua elaboração e implementação, a presente proposta visa à subsidiar a concepção do projeto político-pedagógico que será encaminhado ao MEC, esperando-se, dessa forma, poder contribuir para uma orientação consistente no sentido da produção de materiais que atendam aos requisitos mínimos para a diversidade educativa e a apropriação de saberes pelos alunos. O planejamento, implantação e desenvolvimento de cursos na modalidade a distância têm demonstrado ser uma tarefa surpreendente que, em tese, nunca se esgota, pois há sempre uma possibilidade de reformulação de conteúdos catalisadores de conhecimentos que potencializem uma aprendizagem autônoma associada à experiência. Portanto, a produção de material didático para EaD na USM deve tornar-se uma construção coletiva e uma obra aberta, num processo educativo sistemático, organizado e continuado, usando ferramentas de comunicação na mediação entre professor e aluno. Pretende-se, assim, que a Universidade São Marcos produza conteúdos didáticos para EaD em consonância com os fundamentos filosóficos e pedagógicos mais consistentes que tem norteado essa modalidade de ensino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Paulo Sergio Marchelli - Coordenador / Rosemari Fagá Viégas - Integrante / Marília Gomes Guizzi Godoy - Integrante., Financiador(es): Universidade São Marcos - Remuneração., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Sergipe. , Avenida Vereador Olimpio Grande, S/N - SE, Centro, 49500000 - Itabaiana, SE - Brasil, Telefone: (79) 34328217, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal de Sergipe

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Nível 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Nomeado pela Portaria n. 747, de 01/04/2009, publicada pelo Diário Oficial da União n. 65, Seção 2, página 10, de 06/04/09, para exercer o cargo efetivo de Professor Adjunto, Nível 1, habilitado em Concurso de Provas e Títulos.

    Atividades

    • 03/2015

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, NPGED0006 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - Turma: 01 (2015.1)

    • 03/2015

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUI0053 - FUNDAMENTOS DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA - Turma: 01 (2015.1)

    • 03/2015

      Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUI0041 - INTRODUÇÃO À FILOSOFIA - Turma: 01 (2015.1)

    • 03/2015

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUI0099 - MONOGRAFIA II - Turma: 11 (2015.1)

    • 03/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED).,Linhas de pesquisa

    • 03/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Campus Universitário Professor Alberto Carvalho da UFS, Departamento de Educação (DEDI).,Linhas de pesquisa

    • 03/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED).,Linhas de pesquisa

    • 03/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Secretariado (GPISEC).,Linhas de pesquisa

    • 10/2014 - 02/2015

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUI0047 - FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - Turma: 01 (2014.2)

    • 10/2014 - 02/2015

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUI0047 - FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - Turma: 01 (2014.2)

    • 10/2014 - 02/2015

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUI0098 - MONOGRAFIA I - Turma: 04 (2014.2)

    • 07/2014 - 12/2014

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, NPGED0199 - PESQUISA EM EDUCAÇÃO - Turma: 01 (2014.2)

    • 04/2014 - 09/2014

      Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUI0041 - INTRODUÇÃO À FILOSOFIA - Turma: 01 (2014.1)

    • 04/2014 - 09/2014

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUI0041 - INTRODUÇÃO À FILOSOFIA - Turma: 03 (2014.1)

    • 04/2014 - 09/2014

      Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUI0099 - MONOGRAFIA II - Turma: 11 (2014.1)

    • 10/2013 - 02/2014

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUI0047 - FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - Turma: 01 (2013.2)

    • 10/2013 - 02/2014

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUI0041 - INTRODUÇÃO À FILOSOFIA - Turma: 01 (2013.2)

    • 10/2013 - 02/2014

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUI0098 - MONOGRAFIA I - Turma: 14 (2013.2)

    • 07/2013 - 12/2013

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, NPGED0016 - TÓPICOS ESPECIAIS DE ENSINO - Turma: 02 (2013.2)

    • 06/2013 - 10/2013

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUI0099 - MONOGRAFIA II - Turma: 01 (2013.1)

    • 06/2013 - 10/2013

      Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUI0041 - INTRODUÇÃO À FILOSOFIA - Turma: 01 (2013.1)

    • 06/2013 - 10/2013

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUI0053 - FUNDAMENTOS DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA - Turma: 01 (2013.1)

    • 11/2012 - 04/2013

      Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUI0040 - INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA - Turma: M1 (2012.2)

    • 11/2012 - 04/2013

      Ensino, Pedagogia (580), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUI0098 - MONOGRAFIA I - Turma: A1 (2012.2)

    • 11/2012 - 04/2013

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUI0041 - INTRODUÇÃO À FILOSOFIA - Turma: N1 (2012.2)

    • 11/2012 - 04/2013

      Ensino, Pedagogia (580), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUI0047 - FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - Turma: N1 (2012.2)

    • 12/2011 - 03/2013

      Direção e administração, Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 05/2010 - 03/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Centro.

    • 05/2010 - 03/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Coordenação de Cursos.

    • 02/2012 - 11/2012

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Investigação Científica

    • 02/2012 - 11/2012

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monografia II

    • 02/2012 - 06/2012

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, NPGED0003 - PESQUISA EM EDUCAÇÃO - Turma: 01 (2012.1)

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monografia I, Fundamentos Filosóficos da Educação

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Investigação Científica

    • 09/2010 - 12/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho, Departamento de Educação (DEDI).,Cargo ou função, Membro da Comissão de TCC do Curso de Pedagogia do Campus Prof. Alberto Carvalho.

    • 08/2009 - 12/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Grupo de Pesquisa APOGEU.,Linhas de pesquisa

    • 05/2010 - 10/2011

      Direção e administração, Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho, Departamento de Educação (DEDI).,Cargo ou função, Sub-Chefe do Departamento de Educação do Campus Prof. Alberto Carvalho da UFS (DEDI).

    • 09/2011 - 09/2011

      Direção e administração, Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 09/2011 - 09/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho, Departamento de Educação (DEDI).,Cargo ou função, Relator do processo de progressão horizontal da Profa. Dra. Isa Regina Santos dos Anjos.

    • 02/2011 - 07/2011

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia

    • 02/2011 - 07/2011

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monografia II, Fundamentos da Investigação Científica

    • 02/2011 - 06/2011

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, NPGED0003 - PESQUISA EM EDUCAÇÃO - Turma: 001 (2011.1)

    • 01/2011 - 02/2011

      Direção e administração, Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho, Departamento de Educação (DEDI).,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 08/2010 - 02/2011

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia

    • 08/2010 - 02/2011

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Filosóficos da Educação

    • 08/2010 - 02/2011

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monografia I

    • 08/2010 - 02/2011

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia

    • 08/2010 - 08/2010

      Direção e administração, Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 07/2010 - 07/2010

      Direção e administração, Campus Universitário "Prof. Alberto Carvalho", Departamento de Educação (DEDI).,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 03/2010 - 07/2010

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia

    • 03/2010 - 07/2010

      Ensino, Vários, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia

    • 03/2010 - 03/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho, Departamento de Educação (DEDI).,Cargo ou função, Relator do processo de progressão horizontal do Prof. Dr. Marcelo Alário Ennes.

    • 01/2010 - 02/2010

      Direção e administração, Campus Universitário "Prof. Alberto Carvalho", Departamento de Educação (DEDI).,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 01/2010 - 02/2010

      Ensino, Vários, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Metodologia Científica

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia da Educação

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Vários, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia

    • 05/2009 - 06/2009

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Filosofia

    • 05/2009 - 06/2009

      Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Metodologia Científica

    • 05/2009 - 06/2009

      Ensino, Vários, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Metodologia Científica

    • 05/2009 - 06/2009

      Ensino, Vários, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Filosofia

  • 1987 - 1988

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de ensino-RTC, Carga horária: 24

    Atividades

    • 09/1987 - 09/1988

      Serviços técnicos especializados , Instituto de Letras Ciências Sociais e Educação Ilcse, Campus de Araraquara.,Serviço realizado, Projeto do Laboratório de Multimeios.

    • 02/1988 - 07/1988

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 1995 - 1996

    Universidade Ibirapuera

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

  • 1991 - 1995

    Universidade Ibirapuera

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 06/1991 - 11/1996

      Pesquisa e desenvolvimento , Coordenadoria de Pesquisa e Extensão, Moema.

    • 06/1991 - 11/1996

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, Moema.,Cargo ou função, Membro de Colegiado Superior.

    • 05/1991 - 11/1996

      Direção e administração, Coordenadoria de Pesquisa e Extensão, Moema.,Cargo ou função, Coordenador de Pesquisa e Extensão.

  • 1995 - 2009

    Universidade São Marcos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professor do quadro institucional permanente segundo as especificações constantes na base de dados da CAPES.

    Atividades

    • 08/2008 - 04/2009

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica, Planejamento estratégico

    • 02/2007 - 04/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2006 - 04/2009

      Ensino, Educação, Comunicação e Administração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Desenvolvimento Humano no Brasil

    • 02/2004 - 04/2009

      Direção e administração, Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, Programa de Pós Graduação Multidisciplinar Em Educação Comunicação e Admini.,Cargo ou função, Lider do Grupo de Pesquisa.

    • 02/2001 - 04/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, Programa de Pós Graduação Multidisciplinar Em Educação Comunicação e Admini.,Cargo ou função, Membro de Colegiado de Programa de Pós-Graduação.

    • 02/2000 - 04/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, .,Linhas de pesquisa

    • 06/2008 - 01/2009

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

    • 02/2008 - 06/2008

      Ensino, Tecnologia em Gestão de RH, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Modelos de Gestão

    • 02/2008 - 06/2008

      Ensino, Tecnologia em Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Modelos de Gestão

    • 02/2002 - 01/2008

      Direção e administração, Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, Programa de Pós Graduação Multidisciplinar Em Educação Comunicação e Admini.,Cargo ou função, Lider do Grupo de Pesquisa.

    • 02/2006 - 06/2007

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica

    • 02/2005 - 01/2006

      Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia

    • 02/2005 - 01/2006

      Ensino, Educação, Administração e Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia, Mass Media e Novas Emergências Educativas

    • 02/2005 - 01/2006

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica

    • 02/1999 - 06/2005

      Direção e administração, Reitoria, Coordenadoria de Pesquisa.,Cargo ou função, Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa.

    • 02/1998 - 06/2005

      Direção e administração, Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, Coordenadoria de Pesquisa.,Cargo ou função, Secretário Geral da Coordenadoria de Pesquisa.

    • 02/1998 - 06/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, Coordenadoria de Pesquisa.,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Pesquisa.

    • 02/1999 - 02/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, Comitê de Ética Em Pesquisa.,Cargo ou função, Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa.

    • 08/2001 - 01/2005

      Ensino, Programa de Pós Graduação Multidisciplinar Em Educ, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Educativas e Paradigmas Tecnológicos

    • 02/1998 - 01/2005

      Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica

    • 02/1999 - 01/2004

      Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projetos Experimentais

    • 08/1995 - 01/2003

      Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia

    • 08/1995 - 01/2000

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica

    • 06/1996 - 12/1997

      Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Programa Alfabetização Solidária.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Programa Alfabetização Solidária.

    • 02/1996 - 01/1997

      Direção e administração, Pró Reitoria de Graduação, Cursos de Informática.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 08/1995 - 01/1997

      Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Lógica para Ciência da Computação

  • 1999 - 2000

    Universidade Bandeirante de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

  • 1997 - 1997

    Universidade Bandeirante de São Paulo

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação Lato Sensu, Carga horária: 4

    Atividades

    • 03/2000 - 06/2000

      Ensino, Admnistração Escolar, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Política, Economia, Estado e Educação

    • 03/2000 - 06/2000

      Ensino, Formação para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Motivação e Liderança, Planejamento estratégico

    • 02/2000 - 06/2000

      Ensino, Ciências Biomédicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

    • 07/1999 - 06/2000

      Direção e administração, Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, Maria Cândida.,Cargo ou função, Coordenador de Núcleo de Pesquisa.

    • 07/1999 - 06/2000

      Ensino, Mestrado Em Sistemas e Processos Educacionais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aprendizagem, Cognição e Informática

    • 02/1999 - 12/1999

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização Curricular e Produção do Conhecimento

    • 02/1999 - 12/1999

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Educacionais e Organização do Sistema Escolar

    • 02/1999 - 06/1999

      Ensino, Mestrado Em Sistemas e Processos Educacionais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A Mensagem e o Meio na Educação a Distância

    • 03/1997 - 06/1997

      Ensino, Formação para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tecnologias Educacionais

  • 1999 - 1999

    Universidade do Grande ABC

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

    Atividades

    • 07/1999 - 12/1999

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio

  • 1994 - 1994

    Universidade Tiradentes

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação Lato-Sensu, Carga horária: 12

    Atividades

    • 04/1994 - 03/1995

      Ensino, Pós Graduação Lato Sensu em Ciência da Computação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tecnologias Aplicadas à Educação no Ensino Superior

  • 2004 - 2005

    Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2

    Atividades

    • 08/2004 - 02/2005

      Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica

  • 1979 - 1981

    Universidade São Francisco

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Ensino de Nível Médio, Carga horária: 20

  • 1994 - 1994

    Faculdades Integradas Hebraico Brasileira Renascençca

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Curso Lato Sensu, Carga horária: 4

    Atividades

    • 07/1994 - 12/1994

      Ensino, Tecnologias Educacionais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tecnologias Educacionais

  • 1978 - 1979

    Escola Estadual de 1º e 2º Graus Casper Líbero

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor II ACE Estatutário Ens. Fund. Médio, Carga horária: 20

  • 1981 - 1982

    Escola Estadual de 1º e 2º Graus Professor Roldão Lopes de Barros

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor III ACT Estatutário Ens. Fund. Méd., Carga horária: 40

  • 1982 - 1983

    Escola Estadual de 1º Grau Dr. Carlos Kock

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor III ACT Estatutário Ens. Fund., Carga horária: 40

  • 1982 - 1983

    Escola Estadual de 1º Grau Francisco Ferreira Paes

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor III ACT Estatutário Ens. Fund., Carga horária: 40

  • 1983 - 1984

    Escola Estadual de 1º Grau Professora Julieta Caldas Ferraz

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor III ACT Estatutário Ens. Fund., Carga horária: 40

  • 1983 - 1984

    Escola Estadual de 2º Grau Jornalista Wandick Freitas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor III ACT Estatutário Ens. Médio, Carga horária: 40

  • 1984 - 1984

    Escola Estadual de 1º e 2º Graus Professora Eulália Malta

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor III ACT Estatutário Ens. Med., Carga horária: 40

  • 1987 - 1992

    Colégio Barão de Mauá (E. Avello e Cia Ltda.)

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico Ensino Fundamental, Carga horária: 40

  • 1971 - 1972

    Colégio Sagrado Coração de Jesus

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 20

  • 1978 - 1980

    Instituto Educacional Coração de Jesus

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Ensino de Nível Médio, Carga horária: 20

  • 1971 - 1972

    Colégio Comercial Rio Branco

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Nível Médio, Carga horária: 20

  • 1984 - 1985

    Grupo Educacional Equipe

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino de Nivel Médio, Carga horária: 20

  • 1985 - 1985

    Colégio das Bandeiras

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino de Nível Médio, Carga horária: 20

  • 1978 - 1980

    Curso Modulado S/C Ltda.

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de curso preparatório ex.vestibular, Carga horária: 20