Eliane Cristina da Silva
Possui graduação em HISTÓRIA pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte-atual UNIBH (1984), graduação em DIREITO pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e MESTRADO em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992). É Professora Assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Defensora Pública aposentada (DPMG). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Teoria do Estado e Teoria da Constituição, bem como na área de História. Na Defensoria Pública atuou, predominantemente, na área de Direito Público, principalmente na judicialização da saúde. Concluiu o Mestrado com a defesa da dissertação: "ESTADO E SOCIEDADE ATRAVÉS DA LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO E DA AUTO-REGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA."
Informações coletadas do Lattes em 04/08/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Direito
1990 - 1992
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: ESTADO E SOCIEDADE ATRAVÉS DA LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO E DA AUTO-REGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA, Ano de Obtenção: 2002
José Alfredo de Oliveira Baracho.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Graduação em HISTÓRIA
1982 - 1984
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte-atual UNIBH
Idiomas
Inglês
Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Constitucional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Teoria Geral do Estado.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Teoria da Constituição.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: ciências humanas.
Participação em eventos
I PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE NOVOS SERVIDORES DO TCEMG.ESTADO E SOCIEDADE NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: PELA EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. 2008. (Encontro).
Audiência Pública na Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa de MG.Inconstitucionalidades e Ilegalidades do Projeto de Lei Ordinária n. 1266/2000 - Aspectos relativos à Defensoria Pública - Reforma Administrativa do Estado de Minas Gerais. 2000. (Outra).
Semana de Estudos Jurídicos.Ação Declaratória de Constitucionalidade. 2000. (Encontro).
Semana de Estudos Jurídicos.Estado Democrático de Direito. 2000. (Encontro).
Seminário da Divisão de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito da UFMG.Assistência Judiciária e a Defensoria Pública. 2000. (Seminário).
I Encontro dos Defensores Públicos da Região Sudeste.Ação Declaratória de Constitucionalidade. 1999. (Encontro).
Curso de Aperfeiçoamento na Carreira de Defensor Público.Aspectos práticos da atuação do Defensor Público no Direito Família. 1998. (Oficina).
Participação em bancas
SILVA, Eliane C.; LUCIANA COSTA; LEDA LÚCIA. ESTUDO DE CASO: O ACÚMULO DAS FUNÇÕES DE GESTÃO E FISCALIZAÇÃO NOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS E A TEORIA DA SEGRGAÇÃO DE FUNÇÃO PROPOSTA PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SILVA, Eliane C.; LUCIANA COSTA; LEDA LÚCIA. CONHECENDO OS INIMPUTÁVEIS - A MAIORIDADE PENAL DOS JOVENS NO BRASIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SILVA, Eliane C.; LUCIANA COSTA; LEDA LÚCIA. ANÁLISE JÚRIDICA DA APLICABILIDADE E EFETIVIDADE DA GUARDA COMPARTILHADA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SILVA, Eliane C.; LUCIANA COSTA; LEDA LÚCIA. ASPECTOS HISTÓRICOS E CONTEMPORÂNEOS ACERCA DO FATOR PREVIDENCIÁRIO E AS HIPÓTES ALTERNATIVAS PARA SUA EXTINÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SILVA, Eliane C.; LUCIANA COSTA; LEDA LÚCIA. OS LIMITES DA DISCRICIONARIEDADE - A PARTICIPAÇÃO POPULAR COMO FUNDAMENTO DE LEGITIMIDADE DAS DECISÕES DISCRICIONÁRIAS NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SILVA, Eliane C.; LUCIANA COSTA; LEDA LÚCIA. A PARTICIPAÇÃO POPULAR NO CONTROOLE DE CONSTITUCIONALIDADE BRASILEIRO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SILVA, Eliane C.; LUCIANA COSTA; LEDA LÚCIA. O PODER EMANADO E EXERCIDO PELO POVO CONSIDRAÇÕES PROPEDÊUTICAS SOBRE ESSE PRINCÍPIO FUNDAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SILVA, Eliane C.; LUCIANA COSTA; LEDA LÚCIA. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SILVA, Eliane C.; LUCIANA COSTA; LEDA LÚCIA. A JUDICIALIZAÇÃO DO DIREITO À SAÚDE SOB A ÓTICA MUNICIPAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SILVA, Eliane C.; LUCIANA COSTA; LEDA LÚCIA. COLISÃO ENTRE DIREITOS FUNDAMENTAIS: O CONFLITO ENTRE O DIREITO À LIBERDADE RELIGIOSA E O DIREITO À VIDA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SILVA, Eliane C.; BERNARDES, W. L. M.; CAMPOS, O. A.. A DEFENSORIA PÚBLICA COMO INSTRUMENTO DE ACESSO À JUSTIÇA AOS NECESSITADOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SILVA, Eliane C.; BERNARDES, W. L. M.; CAMPOS, O. A.. DIREITO FUNDAMENTAL À INFORMAÇÃO, À IMAGEM, À INTIMIDADE E À PRIVACIDADE NA NOVAS MÍDIAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SILVA, Eliane C.; LEDA LÚCIA; LUCIANA COSTA. O EXERCÍCIO DO PODER DE POLÍCIA POR SERVIORES DO REGIME JURÍDICO CELETISTA NOS CONSELHOS DE FISCALIZAÇÃO DAS CLASSES PROFISSIONAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Orientou
Formas Inconstitucionais e Ilegais de Ingresso no Serviço Público; Início: 2007; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec; em Controle Externo da Gestão Públ; Contemp) - Escola de Contas e Capacitação Prof; Pedro Aleixo do Tribunal de Contas (MG; (Orientador);
O Princípio da Subsidiariedade em face da CR/88; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Eliane Cristina da Silva;
Juridição Constitucional através das Cortes Constitucionais e tendências na Juridição Constitucional Brasileira; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Eliane Cristina da Silva;
Tribunal de Contas e o Estado Democrático de Direito; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Eliane Cristina da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, Eliane C. . "Cada caso é um caso". Jornal: O Tempo, Belo Horizonte, p. 04 - 04, 02 jun. 2005.
-
SILVA, E. C. ; SILVA, Eliane C. . Missão de Observadores Eleitorais. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Eliane C. . Aspectos Inconstitucionais do veto do Chefe do Executivo Municipal de Belo Horizonte, ao Projeto de Lei que visa a esterilização gradual dos cachorros das raças pitbull e rotwailer 2000 (Parecer).
-
SILVA, Eliane C. . Inconstitucionalidades e Ilegalidades do Projeto de Lei Ordinária n. 1266/2000 - Aspectos relativos à Defensoria Pública - Reforma Administrativa do Estado de Minas Gerais 2000 (Parecer).
Prêmios
2004
Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim, Tribunal de Contas do Estado (MG).
2001
"Medalha da Ordem do Mérito Legislativo Municipal", Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Histórico profissional
Experiência profissional
1985 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 15
1996 - Atual
Defensoria Pública do estado de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Defensor Público
2006 - 2009
Escola de Contas e Capacitação Prof. Pedro Aleixo do Tribunal de Contas MGVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora dos Cursos de Pós-Graduação
Outras informações:
Cusros de Especialização em Controle Externo da Gestão Pública Contemporânea
2003 - 2008
Tribunal de Contas do Estado de Minas GeraisVínculo: , Enquadramento Funcional: Procurador do Ministério Público junto ao TC
1998 - 1999
Instituto Brasileiro de Direito de FamíliaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro
1995 - 1996
Ministério Público Federal (MG)Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Processual
2001 - 2003
Ordem dos Advogados - Seção Minas GeraisVínculo: Conselheira, Enquadramento Funcional: Conselheira
2002 - 2003
Associação dos Defensores Públicos de Minas GeraisVínculo: Conselheira, Enquadramento Funcional: Conselheira Consultiva
1994 - 2009
Curso Maurício TrigueiroVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Cursos voltados para a preparação na área de concursos públicos jurídicos.
1985 - 1987
Curso PH7 - Madureza SpinVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Magisitério de História
1997 - 2009
Curso PraetoriumVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Cursos voltados para preparação e atualização na área de concursos públicos jurídicos.
1987 - 1995
Instituto Padre MachadoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Magistério de história
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eliane Cristina da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?