Ana Luiza Moraes Gomes

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2005). Atualmente é 1º tenente engenheira da computação - Força Aérea Brasileira. Experiência de 01 ano área de análise de requisitos de software. Experiência de 05 anos na área de testes de software. Experiência de 04 anos na área de Segurança da Informação. Experiência com liderança de equipe técnica. Experiência com Modelagem de processos. Experiência com Governança de TI e aplicação de ITIL e Cobit nos processos empresariais. Experiência com gestão de incidentes, vulnerabilidades e riscos. Experiência com elaboração, análise e revisão de documentação referente à Política, Diretrizes e Atividades de Segurança da Informação. Experiência com gestão de projeto de teste, realizando elaboração de plano, casos, estratégia, cenário, roteiro de testes para ambientes de desenvolvimento e homologação. Experiência em criação de scripts de teste automatizado utilizando ferramenta RFT ? Rational Functional Tester e execução dos casos de teste tanto de forma manual quanto automatizada. Conhecimento do sistema de Controle de Tráfego Aéreo. Experiência com sistemas governamentais. Experiência com sistemas de automação bancária do Banco da Amazônia. Experiência com os sistemas de depósito on-line da Caixa Econômica Federal. Conhecimento de Sistemas ERP ? Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas. Experiência em atividades de análise e especificação de sistemas, em modelagem de dados, especificação de requisitos. Conhecimentos em UML. Experiência com uso de metodologias de processo RUP e nos aplicativos da Rational: Clear Quest, Clear Case, RequisitePro e Manual Tester. Experiência com controle de entregas, elaboração de documentos técnicos de entrega correlatos a mudanças e alterações de versões no ambiente de desenvolvimento. Conhecimentos de banco de dados relacionais: Oracle, SQL Server, DB2 e MySQL. Conhecimento das linguagens de programação: Java, C, Pascal. Prolog.

Informações coletadas do Lattes em 29/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em MBA EM TESTE DE SOFTWARE

2011 - 2012

Universidade Ceuma
Título: METODOLOGIA PARA AUTOMAÇÃO DE TESTE DE SOFTWARE COM BDD
Orientador: EDNA DIAS CANEDO

Graduação em Engenharia de Computação

1999 - 2005

Universidade do Estado de Minas Gerais
Título: Automatização de Estufas de Cultivo Hidropônico
Orientador: Ademyr Gonçalves de Oliveira

Curso técnico/profissionalizante em Operação e Manutenção de Computadres

2002 - 2002

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Formação complementar

2017 - 2017

Kaspersky Endpoint Security and Management Course - KL 002.10. (Carga horária: 24h). , Esy World, ESY WORLD, Brasil.

2017 - 2017

Vistualização com Software Livre - XEN. (Carga horária: 40h). , Instituto de Logística da Aeronáutica, ILA, Brasil.

2017 - 2017

Básico em Redes de Computadores. (Carga horária: 40h). , Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, CINDACTA I, Brasil.

2017 - 2017

Treinamento Técnico de Instalação do TA WEB. (Carga horária: 4h). , Atech - Negócios em Tecnologias, ATECH, Brasil.

2017 - 2017

Gestão por Processos Aplicado à Tecnologia da Informação. (Carga horária: 40h). , Instituto de Logística da Aeronáutica, ILA, Brasil.

2017 - 2017

Segurança da Informação. (Carga horária: 40h). , Instituto de Logística da Aeronáutica, ILA, Brasil.

2017 - 2017

Linux Básico para Usuário. (Carga horária: 40h). , Instituto de Logística da Aeronáutica, ILA, Brasil.

2017 - 2017

Treinamento Setorial de Auditor Técnico do SISCEAB. (Carga horária: 40h). , Departamento de Controle do Espaço Aéreo, DECEA, Brasil.

2016 - 2016

HP Logger. (Carga horária: 32h). , TechBiz Forense Digital, TBFOR, Brasil.

2016 - 2016

Cobit 4.1. (Carga horária: 16h). , Belmont Consultoria em Tecnologia e Educação, BELMONT, Brasil.

2016 - 2016

Administração do Sistema do AMHS. (Carga horária: 96h). , Atech - Negócios em Tecnologias, ATECH, Brasil.

2016 - 2016

Zabbix - Monitoração do Sistema. (Carga horária: 8h). , Atech - Negócios em Tecnologias, ATECH, Brasil.

2015 - 2015

Segurança da Informação - ISO 27001 - Auditor Líder. (Carga horária: 40h). , Belmont Consultoria em Tecnologia e Educação, BELMONT, Brasil.

2015 - 2015

Treinamento Operacional do Sistema de Balizas de Emergência 406Mhz. (Carga horária: 8h). , Target Solutions, TARGET, Brasil.

2015 - 2015

Capacitação em Gestão de Continuidade de Negócios - ISO/IEC 22301. (Carga horária: 24h). , Solution Segurança da Informação, SOLUTION, Brasil.

2015 - 2015

Arquitetura do Sistema de Balizas de Emergência 406Mhz. (Carga horária: 8h). , Target Solutions, TARGET, Brasil.

2015 - 2015

Auditoria de Segurança de Aplicações Web. (Carga horária: 24h). , Strong Security Brasil, STRONG SECURITY, Brasil.

2015 - 2015

Indicadores de Desempenho do Sistema de Gestão de Segurança da Informação. (Carga horária: 8h). , Poli Cursos, POLI, Brasil.

2015 - 2015

Gerenciamento de Projetos com PMBOK. (Carga horária: 56h). , Mindtek Inteligência e Tecnologia Ltda, MINDTEK, Brasil.

2015 - 2015

Itil 3.0. (Carga horária: 24h). , Belmont Consultoria em Tecnologia e Educação, BELMONT, Brasil.

2015 - 2015

Análise Forense Computacional. (Carga horária: 32h). , Poli Cursos, POLI, Brasil.

2014 - 2014

Gestão Estratégica de TI - ITIL - EAD. (Carga horária: 42h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2014 - 2014

Análise de Pontos de Função. (Carga horária: 20h). , Stefanini Training Treinamento em Informática, ST/TI, Brasil.

2014 - 2014

Análise e Especificação de Requisitos. (Carga horária: 20h). , Stefanini Training Treinamento em Informática, ST/TI, Brasil.

2014 - 2014

Gestão de Planos de Voo. (Carga horária: 24h). , Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica, PAME, Brasil.

2014 - 2014

Fundamentos de Cobit - EAD. (Carga horária: 52h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2012 - 2012

Visão Geral do Processo Unificado. (Carga horária: 20h). , FOTON INFORMATICA S.A, FIS_FORN, Brasil.

2012 - 2012

Formação de Auditores Internos - NBR/ISO 9001:2008. (Carga horária: 40h). , Barros Rolim Consultoria Ltda, BR, Brasil.

2011 - 2011

Modelagem de sistemas com UML. (Carga horária: 40h). , Escola Técnica de Brasília, ETB, Brasil.

2011 - 2011

Java - Módulo 2. (Carga horária: 40h). , Escola Técnica de Brasília, ETB, Brasil.

2011 - 2011

Java - Módulo 1. (Carga horária: 40h). , Escola Técnica de Brasília, ETB, Brasil.

2010 - 2010

Teste de Software - Formação. (Carga horária: 64h). , X25 Informática, X25 Informática, Brasil.

2006 - 2006

Aprender a Empreender. (Carga horária: 16h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2004 - 2004

Latex. (Carga horária: 20h). , Fundação Educacional de Ituiutaba, FEIT, Brasil.

2004 - 2004

VRML. (Carga horária: 20h). , Fundação Educacional de Ituiutaba, FEIT, Brasil.

2000 - 2000

Controle Lógico Programável. (Carga horária: 25h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.

1999 - 1999

Manutenção. (Carga horária: 20h). , Up Date Informática, UP DATE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Segurança da Informação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas de Computação.

Participação em eventos

5º Fórum IBGP de Governança de TI. 2019. (Seminário).

OEA Cyberwoman Challenge Brasil. 2018. (Encontro).

Comunicação Serial. 2005. (Seminário).

Desenho animado e computação. 2005. (Seminário).

Desenvolvimento de Jogos 3D Game Engines. 2005. (Seminário).

Introdução a Algoritmos Genéticos. 2005. (Seminário).

Microcontroladores - Teoria e Aplicações. 2005. (Seminário).

Seminário do Curso de Engenheria da Computação.Funcionamento do Conversor Analógico Digital Interno do PIC16F877. 2005. (Seminário).

Seminários de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.Controle da Temperatura em Estufas. 2005. (Seminário).

Transmissão de Dados pela Rede Elétrica. 2005. (Seminário).

VIII Semana Científica da Engenharia da Computação. 2005. (Seminário).

Aplicações Distribuídas com J2EE e Jboss. 2004. (Seminário).

VI Semana Científica da Engenharia da Computação. 2004. (Seminário).

XXIV Congresso de Sociedade Brasileira de Computação. 2004. (Congresso).

XX Semana da Engenharia Elétrica do ISEPI. 2003. (Seminário).

XVIII Semana da Engenharia Elétrica. 2001. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • GOMES, A. L. M. ; OLIVEIRA, A. G. ; TOFFANO JÚNIOR, R. . CONTROLE DE TEMPERATURA EM ESTUFAS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Prêmios

2013

IBM Certified Solution Designer - Rational Unified Process v7.0, IBM.

2012

Certified Tester, Foundation Level (CTFL), Brazilian Software Testing Qualifications Board.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, Força Aérea Brasileira. , Quadra SHIS QI 5 Área Especial 12, Setor de Habitações Individuais Sul, 71615600 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 33648000, Ramal: 8495

Experiência profissional

2006 - 2008

Terra Informática e Serviços

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Analista de Informática, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto Conselho Federal de Medicina; Projeto Clínica Villas Boas; Suporte ao Sistema ERP Gestão Empresarial Módulo Contábil e Financeiro ? Sistemas Sênior; Manutenção e Suporte do sistema de Gestão de Pessoas ? Sistemas Sênior; Elaborar relatórios de erros no sistema; Emitir relatórios estatísticos dos sistemas; Verificação de problemas pontuais junto ao usuário.

2008 - 2010

Contraste IT Solutions Tecnologia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Investigação de Projetos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto Brasil Telecom; Monitoração do sistema em produção SAC; Análise dos sistemas CRM Clarify e Remedy (gerenciamento de serviços); Investigação por meio de funções SQL para verificação de erros no sistema; Elaborar relatórios de erros no sistema; Análise dos requisitos e funcionalidades do sistema; Verificação de problemas pontuais junto ao cliente; Análise de problemas na integração dos sistemas; Comparação de dados entre sistemas diversos; Tratamento/Correção de erros nos sistemas através do banco de dados Oracle; Documentação dos problemas e seus impactos; Realização de Testes Exploratórios no sistema; Trabalho junto aos usuários e gestores dos sistemas.

2011 - 2013

Fóton Informática S.A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista/Projetista de Testes, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Integrante do Projeto Banco da Amazônia; Verificar a consistência dos Casos de Uso; Elaboração de Casos de Teste; Análise dos processos de módulos de sistemas web e aplicativo; Verificar e estabelecer o ambiente de testes; Verificação de integridade dos dados gravados pelo sistema; Verificação e validação dos artefatos gerados no processo de desenvolvimento de software, registrando na ferramenta IBM Ratioanal ClearQuest aqueles eventualmente rejeitados; Avaliação da execução e dos resultados dos testes realizados; Identificar ações corretivas com base na avaliação dos resultados dos testes; Registro dos erros encontrados durante a execução dos testes; Elaboração de roteiros de testes e execução dos scripts de testes utilizando a ferramenta IBM Rational Manual Tester; Utilização do SVN para consultas e atualizações. Utilização da ferramenta ClearCase para controle de versões dos roteiros de teste.

2013 - 2014

Stefanini Consultoria e Assessoria em Informática

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Testes, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Integrante do Projeto da Caixa Econômica Federal; Elaboração de Planos de Teste; Elaboração de Casos de Teste; Elaboração de Roteiros de Teste; Elaboração de Evidências de Teste; Elaboração de Estratégias de Homologação; Execução dos testes utilizando plataforma Mainframe e banco de dados DB2 Avaliação da execução e dos resultados dos testes realizados; Responsável pela entrega e controle dos artefatos produzidos pela equipe de requisitos, desenvolvimento e testes. Utilização da ferramenta ClearCase para controle de versões da documentação de teste; Criação de scripts automatizados utilizando a ferramenta Rational Functional Tester; Elaboração, Revisão e Edição em documentos de Especificação de Requisitos de Software e Descrição de Interface de Requisitos de Software.

2014 - 2014

CTIS Tecnologia - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Requisitos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Integrante do Projeto no Ministério de Minas e Energia; Entrevistar cliente; Levantar, analisar, documentar e validar as necessidades do cliente; Elaborar, Revisar e Editar documentos de Especificação de Requisitos de Software, Regras de Negócio e Interface de Requisitos de Software; Elaboração do escopo detalhado do software; Repassar projeto com os desenvolvedores de software; Validar requisitos com equipe de teste de software.

2014 - Atual

Força Aérea Brasileira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: 1º Tenente Engenheira da Computação, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Oficial Militar Temporário; Responsabilidade inerente ao Oficialato, como líder, no âmbito da vida militar; Apoio nas atividades relativas a Segurança da Informação do CINDACTA I (Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo); Realização do Mapeamento de Processos da Seção de Segurança da Informação utilizando ferramenta Bizagi para modelagem; Gerenciar as atividades de Instalação e configuração das políticas do novo antivírus corporativo Kasrpesky no CINDACTA I e Destacamentos (Anápolis, Barbacena, Barra do Graças, Cachimbo, Confins, Cuiabá, Gama, Chapada dos Guimarães, Lagoa Santa, Pico do Couto, São Roque, Santa Teresa, Tanabi, Três Marias, Pirassununga e Brasília); Gestão da política de controle de dispositivos removíveis - Data Loss Prevention (DLP); Atualização semestral do catálogo de ativos; Elaboração de relatórios mensais ao DECEA sobre situação e atividades de Segurança da Informação; Análise das vulnerabilidades e Riscos dos Ativos utilizando ferramenta Openvas; Desenvolver planos de ação para solucionar as vulnerabilidades encontradas; Gestão e análise de logs obtidos pela ferramenta Security Analitics; Realizar e acompanhar estudos de novas tecnologias, quanto a possíveis impactos na segurança da informação; Analisar, diagnosticar e registrar os incidentes de segurança da Informação utilizando a ferramenta RT e delegar ou prover o tratamento do incidente de segurança; Orientar a condução da Política de Segurança da Informação e Comunicações; Propor normas e procedimentos relativos à segurança da informação, em conformidade com as legislações existentes sobre o tema; Reportar à ETIR (Equipe de Tratamento de Incidentes de Rede) incidentes ocorridos e as providências tomadas e propor medidas de prevenção a futuros incidentes; Promover e participar de estudos na área de segurança com vista à atualização do pessoal envolvido, criando a cultura de segurança; Revisar e propor alterações na Política de Segura