Veralúcia Romanini Bruschi
Possui graduação em Historia pelo Centro Universitário Mouro Lacerda (1975), Estudos Sociais pelo Centro Universitário Barão de Mauá (1976), Pedagogia pela Faculdade São Luís (1979) e Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Mouro Lacerda (2005). Atualmente trabalha na FACITA - Faculdade de Itápolis, onde ocupa a função de Vice- Diretora e de professora do curso de Pedagogia, onde atua como docente no Ensino Superior nas seguintes disciplinas: Antropologia e Educação Étnico- Racial, Alfabetização, Sociologia da Educação, História da Educação, Metodologia de História e Geografia;Educação e Diversidade. Atua ainda como Coordenadora dos cursos de Pós-Graduação na área de Educação. Desenvolveu nesta IES, de 2009 a 2015 um projeto de Pesquisa Didática em Alfabetização, como orientadora no Projeto Bolsa Alfabetização (parceria FACITA/ Secretaria Estadual da Educação FDE) no qual parcializaram alunos dos anos finais de Pedagogia, a professora de Alfabetização da faculdade e professores de alfabetização da rede pública estadual Possui ampla experiência na área Docência e Gestão educacional, tendo exercido na Rede Estadual as funções de Docente no Ensino Fundamental e Médio, de Coordenadora Pedagógica, de Diretora de Escola e de Supervisora de Ensino. De agosto de 2019 a dezembro de 2021 exerceu o Cargo de Diretor de Escola na Escola SEI Anglo de BorboremaAtualmente, além das funções na Faculdade de Itápolis, atua como professora de História na Escola SEI-Anglo, mantida pela Sociedade Educacional de Itápolis.
Informações coletadas do Lattes em 02/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2002 - 2005
Centro Universitário Moura Lacerda
Título: " A Escola Normal de Itápolis: Vozes e Imagens, Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Professora Drª Maria Aparecida Veiga Gaeta
Palavras-chave: Escola Normal Livre; cultura escolar; práticas curriculares; formação de professores; disciplinas escolares; rituais escolares. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo, Cultura e Práticas Escolares. Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Especialização em Administração Escolar
1997 - 1998
instituto paulista de ciencias da administração
Título: Administração de Sistemas Educacionais
Orientador: Maria José Costa
Formação complementar
2002 - 2002
Extensão universitária em Teoria e Pesquisa em Currículo. (Carga horária: 60h). , Faculdade de Cincias e Letras de Araraquara, UNESP, Brasil.
1994 - 1994
Desenvolvimento Gerencial Para Diretores de .... (Carga horária: 32h). , Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
1994 - 1994
Desenvolvimento Gerencial para Diretores de Escola. (Carga horária: 32h). , Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
1992 - 1992
A Arte Construindo Conhecimento. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
1992 - 1992
As Relações Sintáticas na Interpretação e.... (Carga horária: 32h). , Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
1992 - 1992
O Ensino de Literatura como Instrumento .... (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
1991 - 1991
Interdisciplinaridade no Ensino de 1º Grau. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
1991 - 1991
Quase Tudo sobre Redação. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
1990 - 1990
A Musica e o Cinema como Documento Histórico. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
1990 - 1990
A Criança e o Conhecimento - Retomando a .... (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
1989 - 1989
O Ensino de Língua Portuguesa no Primeiro Grau. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
1988 - 1988
Projeto IPÊ/ 88: Ciclo Basico em Jornada Unica. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
1988 - 1988
Projeto IPÊ / 88: Discutindo o Currículo de .... (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
1986 - 1986
Porjeto IPÊ : Isto se aprende com o .... (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formaçao de Professores e Pratica Investigativa -reflexiva.
Organização de eventos
BRUSCHI, V. R. . VIII Semana Academica da Facita. 2006. (Congresso).
Participação em eventos
SEMANA ACADEMICA FACITA. 2019. (Encontro).
SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA. 2019. (Simpósio).
SEMANA ACADEMICA FACITA. 2018. (Encontro).
SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA. 2018. (Simpósio).
SEMANA ACADEMICA FACITA. 2017. (Encontro).
SEMANA ACADEMICA FACITA. 2017. (Encontro).
SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA. 2017. (Simpósio).
SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA. 2017. (Simpósio).
SEMANA ACADEMICA FACITA. 2016. (Encontro).
SIMPÓSIO D PRODUÇÃO CIENTÍFICA. 2016. (Simpósio).
SEMANA ACADEMICA FACITA. 2014. (Encontro).
SEMANA ACADEMICA FACITA. 2012. (Encontro).
SEMANA ACADEMICA FACITA. 2012. (Encontro).
SEMANA ACADEMICA FACITA. 2011. (Encontro).
SEMANA ACADEMICA FACITA. 2011. (Encontro).
SEMANA ACADEMICA FACITA. 2011. (Encontro).
SEMANA ACADÊMICA FACITA. 2010. (Encontro).
I Simposio de produção Científica. 2009. (Simpósio).
XI Semana Academica. 2009. (Seminário).
ANGLO - Ciclo de Eventos.Paleontologia : Das Telas do Cinema para a sala de Aula. 2008. (Oficina).
Jornada de Ribeirão Preto e Região.Portaria Normativa nº40 / e-MEC. 2008. (Seminário).
X Semana Academica. 2008. (Seminário).
FEUSP.A Ditatica e as questões de ensino. 2007. (Outra).
I Seminário Internacional em Educação: Formação de Professores - III Jornada PPGE. 2007. (Seminário).
IX Semana Academica. 2007. (Seminário).
Curso de Extensão.Instituiçoes Escolares : Aprendendo e Ensinando. 2006. (Seminário).
VIII Semana Academica - FACITA. 2006. (Oficina).
VIII Semana Academica - FACITA.Letramento e Alfabetização. 2006. (Oficina).
VIII Semana Academica - FACITA.Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. 2006. (Oficina).
VIII Semana Academica - FACITA. 2006. (Oficina).
VIII Semana Academica - FACITA. 2006. (Seminário).
V Semana da Pedagogia. 2004. (Seminário).
I Jornada do PPGE- Educação.A Escola Normal de Itapolis e a Formação de uma Cultura Escolar. 2003. (Seminário).
IV Semana do Educador.Pesquisas e Práticas Pedagogicas. 2003. (Seminário).
Programa de Educação Continuada.Teia do Saber. 2003. (Seminário).
SEMESP. 2003. (Seminário).
3º Simpósio de Produção Cultural.A Literatura e a História craindo Saberes: Dinamica interdisciplinar abordando aspectos sócio-culturais na obra de Érico Veríssimo - Im certo Capitão rodrigo. 2002. (Simpósio).
III Semana de Pedagogia.A Inclusão e seus Enfoques. 2002. (Seminário).
II Simpósio de Indústria Cultural e Educação. 2002. (Simpósio).
II Semana da Pedagogia. 2001. (Seminário).
I Semana de Pedagogia. 2000. (Seminário).
SENAC - Centro De Tecnoligia e Gestão Educacional.Gestão Educacional. 1997. (Seminário).
Curso de Extensão Cultural " Desenvolvimento Gerencial para Diretores de Escola Da Rede Pública. 1995. (Encontro).
Curso: Quase tudo sobre Redação. 1991. (Seminário).
Participação em bancas
BRUSCHI, V. R.. A Educação de Jovens w Adultos no Brasil através da Legislação Educacional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Itáplois.
BRUSCHI, V. R.. A necessidade de democratização de leitura e escrita. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Itáplois.
BRUSCHI, V. R.. A relação entre a aquisição da língua e a apropriação da realidade social. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Itáplois.
BRUSCHI, V. R.. O deficiente visual no contexto escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Itáplois.
BRUSCHI, V. R.. O Negro na ultura Brasileira: um Momento para Reflexão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Itáplois.
BRUSCHI, V. R.. O Lúdico na Educação Escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Itáplois.
BRUSCHI, V. R.. O Estudo sobre a programa de formação continuada para professores do Ensino Médio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Itáplois.
BRUSCHI, V. R.. Leitura e Ideologia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Itáplois.
BRUSCHI, V. R.. A Formação Docente e a ausencia de intencionalidade das práticas de ensino/aprendizagem na Educação Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Itáplois.
BRUSCHI, V. R.. da Silva.Planejamento Participativo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Itáplois.
BRUSCHI, V. R.. Sistemas e Métodos de Controle de Estoques nas microempresas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Itáplois.
BRUSCHI, V. R.. Responsabilidade Social das Empresas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Itáplois.
BRUSCHI, V. R.. INCOTERMS Condições Internacionais de Compra e Venda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Itáplois.
BRUSCHI, V. R.. Logística de Exportação Contêineres. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Itáplois.
BRUSCHI, V. R.. Gestão Amniental na Agroindústria: Uma análise sobre a conscientização dos empresários rurais quanto a disposição das embalagens vazias de agrotóxicos.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Itáplois.
BRUSCHI, V. R.. A qualidade nos processos de aquisição: Uma revisão bibliográfica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Itáplois.
BRUSCHI, V. R.. Fracasso Escolar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Itáplois.
BRUSCHI, V. R.. Dificuldades de Aprendizagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Itáplois.
BRUSCHI, V. R.. Motivação e Aprendizagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Itáplois.
BRUSCHI, V. R.. A função da Biblioteca na formação educacional e cultural das crianças e adolescentes. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Itáplois.
BRUSCHI, V. R.. Incentivo a Leitura. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Itáplois.
BRUSCHI, V. R.. Comportamentos e Atitudes das crianças de zero a seis anos em creches e fora delas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Itáplois.
BRUSCHI, V. R.. Integração Família/ Escola na Educação Infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Itáplois.
BRUSCHI, V. R.. Técnicas e Metodologias Utilizadas pelos Professores no Processo de Ensino/Aprendizagem de Crianças da Pré-Escola. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Itáplois.
Orientou
Escola Cidadã: O Grande desafio da Modernidade; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade de Itáplois; Orientador: Veralúcia Romanini Bruschi;
Educação e Cuidado: O cotidiano de uma escola municipal da educação infantil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Itáplois; Orientador: Veralúcia Romanini Bruschi;
O negro na cultura Brasilera: Um momento para a reflexão; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Itáplois; Orientador: Veralúcia Romanini Bruschi;
Gomes de Oliveira; A escola e as drogas uma relação perigosa; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Itáplois; Orientador: Veralúcia Romanini Bruschi;
Produções bibliográficas
-
BRUSCHI, V. R. . Refletindo sobre Multiculturalismo. Multiplas Faces da Região , v. 7, p. 52-52, 2009.
-
BRUSCHI, V. R. . Reflexoes Acerca da Pedagogia de Paulo Freire. Multiplas Faces da Região , v. 05, p. 56-57, 2007.
-
BRUSCHI, V. R. . Processo de Formação de Professores. Multiplas Faces da Região , v. 04, p. 110-110, 2006.
-
BRUSCHI, V. R. . Educação e Educadores. Multiplas Faces da Região , v. 3, p. 37-39, 2005.
-
BRUSCHI, V. R. . Educação e Educadores fazendo História de Itápolis e Região. Multiplas Faces da Região , v. 2, p. 54-71, 2004.
-
GAETA, Maria Aprecida Junqueira Veiga ; RESENDE, Marcos ; BRUSCHI, V. R. . As Escolas Normais como signos de civilização e de progresso:caminhos da formação docente. Caderno de Pedagogia (Ribeirão Preto) , v. 01, p. 29-52, 2003.
-
BRUSCHI, V. R. . Educação e Educadores fazendo História. Multiplas Faces da Região , v. 03, p. 37-39, 2003.
-
BRUSCHI, V. R. . A Escola Normal de Itapolis e formação de uma Cultura Escolar. Multiplas Faces da Região , v. 01, p. 08-08, 2003.
-
BRUSCHI, V. R. . Em Poucas Palvras. Itápolis, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
BRUSCHI, V. R. . Teia do Saber "Rede de aprensdizagem e valorização dos educadores da Rede Pública estadual. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade de Itáplois. , Rua Mario de Souza Castro, 200, 14900-000 - Itapolis, SP - Brasil, Telefone: (016) 32639210, Fax: (016) 32639210
Experiência profissional
2000 - Atual
Faculdade de ItápolisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2007
Direção e administração, Faculdade de Itápolis.Cargo ou função, vice Diretor.
-
02/2000
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia de História e Georafia, Socilogia da Educação, Sociologia, História da Educalção
-
02/2006 - 02/2006
Extensão universitária , Faculdade de Itápolis.Atividade de extensão realizada, Coordenaçaõ do Curso de Extensão Universitária "Docencia e Reflexão".
1990 - Atual
Sociedade Educacional de ItápolisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor e Coodenador, Carga horária: 20
1996 - 1998
Secretaria de Estado da Educação de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor de Ensino Designado, Carga horária: 40
1992 - 1998
Secretaria de Estado da Educação de São PauloVínculo: Servidor público Concursado, Enquadramento Funcional: Diretor de Escola, Carga horária: 40
1982 - 1992
Secretaria de Estado da Educação de São PauloVínculo: Servidor público Concursado, Enquadramento Funcional: Professor III, Carga horária: 40
1975 - 1982
Secretaria de Estado da Educação de São PauloVínculo: Servidor público ACT, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 40
1982 - 1998
Colégio Oswaldo Bruschi IápolisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor e Vice Diretor, Carga horária: 20
2019 - Atual
Escola SEI ANGLO BorboremaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Escola, Carga horária: 20
Outras informações:
Nomeada Diretora de Escola SEI Anglo de Borborema a partir 01 de agosto de 2019, continuando na função até a data atual.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Veralúcia Romanini Bruschi e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?