Angelita Pereira

Graduada em Pedagogia Habilitação Magistério pela UDESC em 1985. Especialização em Psicologia Educacional pela Fundação Educacional Severino Sombra do Rio de Janeiro. Mestrado em Educação pela UFSC em 2005. É Pedagoga na Rede Pública Municipal de Educação de Palhoça desde 1989 onde exerceu durante 15 anos a função de Assessora Pedagógica da Educação Infantil. Paralelamente a partir de 2007 desenvolveu trabalhos de capacitação de professores da Rede Municipal de Ensino - Ensino Fundamental Educação Infantil e EJA - até o ano de 2013. Em agosto de 2013 passou a responder pela Direção de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Palhoça. Atuou como Diretora Acadêmica da Faculdade Municipal de Palhoça, durante os anos de 2007 e 2008 e em 2010 como professora Colaboradora da Disciplina de Currículo e Avaliação. No CEAD - Centro de Educação a Distância da UDESC, atuou na função de Professora-Tutora do Curso de Pedagogia Habilitação em Séries Iniciais e Educação Infantil.Também trabalhou como avaliadora no setor de correção de provas do CEAD/UDESC. Atuou, ainda, como Professora do Curso de Pedagogia do CEAD/UDESC, respondendo em parceria, pelas disciplinas de Prática Pedagógica/Prática de Ensino, Estágio Curricular Supervisionado - Habilitação Educação Infantil e Séries Iniciais, Metodologia para Iniciação a Prática da Pesquisa e Extensão e Planejamento e Avaliação Educacional, entre os anos de 2000 a 2008.

Informações coletadas do Lattes em 16/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2003 - 2005

Universidade Federal de Santa Catarina
Edel Ern.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância. Setores de atividade: Educação Superior.

Especialização em Especialização em Psicologia Educacional

1988 - 1989

Universidade Severino Sombra
Orientador: Ana Maria Heinsius

Graduação em Pedagogia

1983 - 1985

Universidade do Estado de Santa Catarina

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Participação em eventos

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA: PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE CULTURA.. 2013. (Seminário).

ECOLITERACIA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL EM PORTUGAL. 2013. (Outra).

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA - MÓDULO CONTROLE SOCIAL PARA CONSELHEIROS. 2013. (Outra).

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. (Seminário).

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA - MÓDULO PDDE - PROGRAMA DIRETO NA ESCOLA. 2012. (Outra).

A INCLUSÃO DO EDUCANDO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ESPAÇO ESCOLAR. 2012. (Outra).

LETRAMENTO/BRINCADEIRAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL INFANTIL.A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA INFÂNCIA. 2012. (Outra).

REFORMULAÇÃO/ATUALIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL.COORDENAÇÃO GERAL DOS GRUPO DE ESTUDOS. 2012. (Outra).

XXIII SIMPÓSIO CATARINENSE DE ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO E XI SEMINÁRIO ESTADUAL DE POLÍTICAS E ADMINISTRAÇÃO DE EDUCAÇÃO. 2011. (Simpósio).

LEITURA: UMA ARQUICOMPETÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR. 2011. (Encontro).

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES. 2011. (Outra).

JORNADA PALHOCENSE DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIRO E INDÍGENA. 2011. (Outra).

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA - MÓDULO FUNDEB. 2011. (Outra).

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA INFÂNCIA.AS BRINCADEIRAS E OS EIXOS NORTEADORES DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL. 2011. (Outra).

PARA LER E ESCREVER O QUE FAZER?. 2010. (Outra).

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA - MÓDULO COMPETÊNCIAS BÁSICAS. 2010. (Outra).

MASSAGEM SHANTALA PARA BEBÊS. 2010. (Outra).

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL.PROJETOS DE TRABALHO COMO POSSIBILIDADE DE PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. (Outra).

CURSO PRINCÍPIOS E METODOLOGIAS DA PRÁTICA DE ENSINO PARA ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE DA DISTÂNCIA. 2009. (Outra).

ESCOLA, VIOLÊNCIA E EXCLUSÃO SOCIAL. 2008. (Seminário).

MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO. 2008. (Outra).

GÊNERO, CONCEITOS DE EDUCAÇÃO. 2008. (Outra).

SEMANA DE CAPACITAÇÃO DO CORPO DOCENTE E ADMINISTRATIVO DA FMP. 2008. (Outra).

HISTÓRIA DA AFRICA E DOS AFRICANOS E AFRO-DESCENDENTES NO BRASIL. 2008. (Outra).

Seminário Catarinense das Licenciaturas. 2007. (Seminário).

Curso de Extensão Seminário de Socialização - Prática Pedagógica/Prática de Ensino.Banca de avaliação dos trabalhos apresentados no Seminário de Socialização. 2007. (Seminário).

Ensino Fundamental de Nove Anos: Caminhos a Percorrer.ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: ASPECTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS DETERMINANTES A INCLUSÃO DE CRIANÇAS DE 6 ANOS NO ENSINO REGULAR OBRIGATÓRIO. 2007. (Outra).

Princípios e Metodologias da Prática de Ensino para Acompanhamento do Estágio Curricular Supervisionado dos Alunos da T4 do Curso de Pedagogia na Modalidade a Distãncia.Princípios e Metodologias da Prática Pedagógica/Prática de Ensino: Leitura e discussão do Plano Ação.. 2007. (Outra).

IV Semana da educação da Rede Municipal de Ensino de Palhoça - "Avaliar: Refletir para não Excluir". 2006. (Congresso).

Formação Continuada para educadores da Rede Municipal de Palhoça "Conversando Sobre a Sexualidade Infantil". 2006. (Seminário).

XVIII Simpósio Catarinense de Administração da Educação e VI Seminário Estadual de Política e administração da educação."Educação Infantil na Rede Municipal de Palhoça:Sistematização de uma Proposta Pedagógica. 2006. (Simpósio).

III Semana da Educação da Rede Municipal de Ensino de Palhoça - A Educação na escola Pública, para onde vai?. 2005. (Congresso).

Formação Continuada para Educadores da rede Municipal de Palhoça - "O Significado da Brincadeira na educação Infantil". 2005. (Oficina).

11ª Jornada Curitibana de Educação. 2005. (Outra).

A Conquista da Cidadania e a Pessoa com Deficiência. 2005. (Outra).

II Semana da educação da Rede Municipal de Ensino de Palhoça - A Educação no Contexto Social em Mudança. 2004. (Congresso).

V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2004. (Seminário).

ESTUDO DA PROPOSTA NORTEADORA DA PRÁTICA DE ENSINO DO CEAD: PRINCÍPIOS GERAIS DA PRÁTICA DE ENSINO E ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO.. 2004. (Outra).

II Seminário Internacional de Educação Intercultural, Gênero e Movimentos Sociais. 2003. (Seminário).

V Encontro de Capacitação Continuada de Tutores - UDESC. 2002. (Encontro).

VI Encontro de Formação Continuada de Tutores - UDESC. 2002. (Encontro).

8ª Jornada Curitibana de Educação. 2002. (Outra).

Seminário Internacional de Educação "Mudanças na escola e Mudanças no mundo do trabalho" - Competências em Discussão. 2001. (Seminário).

Pressupostos Metodológicos para a Construção do Projeto Político Pedagógico de Palhoça. 2001. (Outra).

I Fórum Municipal "A Formação de Educadores na Modalidade de Educação a Distância". 2001. (Outra).

II Congresso Internacional de Educação do Colégio Coração de Jesus "Ética e Educação - Brasil outros 500". 2000. (Congresso).

I Encontro Municipal de Educação Infantil. 2000. (Encontro).

Curso de Capacitação de Tutores - UDESC. 2000. (Outra).

2ª Jornada Catarinense de Tecnologia educacional. 2000. (Outra).

Curso de Qualificação para professores de 0 a 6 anos - Ensino Infantil. 2000. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Rosângela Dagostin

PEREIRA, A.PEREIRA, A.; ROSA, L. M.. Projeto Chuá. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Angela Márcia da Silva Medeiros

PEREIRA, A.; VENTURA, L.; LOSSO, A. R. S.. A influência da música no desenvolvimento da Linguagem Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

PEREIRA, A.; FREITAS, R M.; FREITAS, P.. PROFESSORES COLABORADORES DA FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇ. 2013. Faculdade Municipal de Palhoça.

PEREIRA, A.; FREITAS, R M.; FREITAS, P.. PROFESSORES COLABORADORES DA FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇ. 2013. Faculdade Municipal de Palhoça.

PEREIRA, A.; FREITAS, R M.; FREITAS, P.. PROFESSORES COLABORADORES DA FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇ. 2013. Faculdade Municipal de Palhoça.

PEREIRA, A.; FREITAS, R M.; FREITAS, P.. PROFESSORES COLABORADORES DA FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇ. 2013. Faculdade Municipal de Palhoça.

Orientou

Paula Cristina Klöppel

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Municipal de Palhoça; Orientador: Angelita Pereira;

LUANA MARIA E

DA SILVEIRA; O PROCESSO DE FORMALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Controle ou Orientação?; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Municipal de Palhoça; Orientador: Angelita Pereira;

LARISSA GOULART DA SILVA SANTOS

AS NOVAS EXIGÊNCIAS DA PROFISSÃO PROFESSOR: A Compreensão da Identidade Docente; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Municipal de Palhoça; Orientador: Angelita Pereira;

Rosângela Dagostin

Projeto Chuá; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Angelita Pereira;

Carme Maria Ramos; Marlisa Ramos; Roseli da Paula Ramos

A importância do Lúdico para o Desenvolvimento na Educação Infantil; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Angelita Pereira;

JOZIANE DE OLIVEIRA; NARA VELASQUES, PAULA C

SENK; ; O Lúdico como Ferramenta para Aquisição de Linguagem Oral e Escrita; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Angelita Pereira;

CRISTIANE VIANA PAIM; JOCÉLIA S

OLIVEIRA; MARIA DOS SANTOS; ; A CONTRIBUIÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Angelita Pereira;

JONEMAR N

GRABNER; KARINA DA ROCHA; NEIDE CORREA SANTOS; ; A CRIANÇA NA CONQUISTA DE SEU ESPAÇO ATRAVÉS DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Angelita Pereira;

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, A. . ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ASPECTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS DETERMINANTES PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL OBRIGATÓRIO. Vias Reflexivas , v. 1, p. 56-68, 2008.

  • PEREIRA, A. ; VENTURA, L. ; PANDINI, C. M. C. . Organização do Cotidiano na Educação Infantil. Palhoça: Unisul Virtual, 2008. 219p .

  • PEREIRA, A. ; COSTA, N. F. . Educação Infantil na Rede Muncipal de Ensino de Palhoça - Sistematização de uma Proposta Pedagógica. In: XVIII Simpósio Catarinense de Administração da educação/VI Seminário Estadual de Política e Administração da Educação - Políticas Educacionais e Gsetão da Escola, 2006, Balneário Camboriú. Políticas Educacionais e Gsetão da Escola, 2006. v. 01. p. 01-223.

Outras produções

PEREIRA, A. ; ROSA, L. M. ; VENTURA, L. ; PEREIRA, A. ; LOSSO, A. R. S. ; FELISBINO, A. M. . Guia Pedagógico: Metodologia da Iniciação a Prática de Pesquisa e Extensão/ Prática Pedagógica/Prática de Ensino.. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Palhoça, Prefeitura Municipal de Palhoça. , Loteamento Pagani, Centro, 88130000 - Palhoça, SC - Brasil, Telefone: (048) 32791817, URL da Homepage:

Experiência profissional

1987 - Atual

Prefeitura Municipal de Palhoça

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnico em Educação - Nível Superior, Carga horária: 40

2000 - 2004

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Professora Universitária, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/2005 - 08/2008

    Ensino, Pedagogia a Distância, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino, Planejamento e Avaliação Educacional, Metodologia da Pesquisa

2007 - 2008

Faculdade Municipal de Palhoça

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora Acadêmica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.