Manuela Souza Ribeiro

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE em 2008 e Mestre em Planejamento e Projeto Urbano pela FAU-UnB em 2013. Consultora do Ministério da Saúde de 2010-2013, com atividades de suporte ao sistema SomaSUS e análise de projetos de arquitetura de unidades de saúde do SUS. Arquiteta da Rede Ímpar Serviços Hospitalares de 2013-2018, atuando na elaboração de projetos e acompanhamento de obras de reforma e ampliação das unidades de Brasília.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

2011 - 2013

Universidade de Brasília, UnB
Título: Habitar, trabalhar, recrear e circular: possibilidades e limitações nas superquadras de Brasília,Ano de Obtenção: 2013
Frederico de Holanda.Palavras-chave: Brasília; Configuração espacial; Urbanismo; Superquadras.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em arquitetura e urbanismo

2003 - 2008

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Arquitetando Pequenas Mudanças: A importância do olhar do morador na proposta de micro-intervenções urbanas - ZEIS Brasilit
Orientador: Circe Maria Gama Monteiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2011

Extensão universitária em Arquitetura e engenharia, aplicado à área de saúde. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Arquitetura Hospitalar.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1° Ciclo Acadêmico: A Câmara Legislativa recebe a UnB - Arquitetura e Urbanismo. 2011. (Seminário).

Workshop Brasília 50+50.Setor Noroeste-Brasília, entre o sonho e a ilusão. 2011. (Oficina).

XII Congresso Internacional de Engenharia e Arquitetura Hospitalar. 2011. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Engenharia e Arquitetura Hospitalar. 2011. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar. Arquitetura dos Centros de Atenção Psicossocial. 2010. (Congresso).

docomomo. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Susanne Anjos Andrade

ANDRADE, SA; ALVARENGA, A.; RONCATO, C.. Disfonia em professores de duas escolas estaduais do ensino fundamental, em Lauro de Freitas-BA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - União Metropolitana de Educação e Cultura.

Alba Lúcia Gonçalves

GONÇALVES, A.L.. Representações Sociais dos profissionais da Educação Infantil: concepções de criança, infância e Educação Infantil. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Circe Maria Gama Monteiro

MONTEIRO, C. M. G.. Habitar, Trabalhar, Recrear e Circular: Possibilidades e Limitações nas Superquadras de Brasilia. 2013. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

Frederico Rosa Borges de Holanda

HOLANDA, F. R. B.; Monteiro, C. M. G.;TENÓRIO, Gabriela de Souza. Habitar, trabalhar, recrear e circular: possibilidades e limitações nas superquadras de Brasília. 2013. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

Frederico Rosa Borges de Holanda

HOLANDA, F. R. B.TENÓRIO, Gabriela de SouzaMEDEIROS, V. A. S.. A utilização dos espaços públicos em áres residenciais: uma reflexão sobre as superquadras de Brasília. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

Valério Augusto Soares de Medeiros

MEDEIROS, V. A. S.HOLANDA, Frederico Rosa Borges de; TENÓRIO, Gabriela de Souza. (MESTRADO QUALIFICAÇÃO) A utilização dos espaços públicos em áreas residenciais: uma reflexão sobre as superquadras de Brasília. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pesquisa e Pós-graduação da FAU/UnB) - Universidade de Brasília.

Cecília Ribeiro Pereira

MONTEIRO, Circe;RIBEIRO, C.; BRITTO LEITE, M.J.; De La Mora, Luís. Arquitetando pequenas mudanças: a importância do olhar do morador na proposta de micro-intervenções urbanas-Zeis Brasilit. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.

Maria de Jesus de Britto Leite

BRITTO LEITE, M. J.; MONTEIRO, Circe; DE LA MORA, Luiz; PEREIRA, Cecília R.. Arquitetando pequenas mudanças. A importância do olhar do morador na proposta de micro-intervenções urbanas - ZEIS Brasilit. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.

Gabriela de Souza Tenorio

HOLANDA, F.; MONTEIRO, C. M. G.;TENORIO, G. S.. Habitar, trabalhar, recrear e circular: possibilidades e limitações nas superquadras de Brasília. 2013. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

Gabriela de Souza Tenorio

HOLANDA, F.; MEDEIROS, V. A. S.;TENORIO, G. S.. A utilização dos espaços públicos em áreas residenciais: uma reflexão sobre as superquadras de Brasília. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Risale Neves Almeida

Estágio Disciplina Aprender na Obra; 2006; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Risale Neves Almeida;

Alba Lúcia Gonçalves

Representações sociais dos profissionais da Educação Infantil: concepções de criança, infância e Educação Infantil; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Alba Lúcia Gonçalves;

Alba Lúcia Gonçalves

Representações sociais dos profissionais da Educação Infantil: concepções de criança, infância e Educação Infantil; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Alba Lúcia Gonçalves;

Renata D Arc Scarpel

Incidência de disfonia em professores de escola estadual do ensino fundamental do município de Lauro de Freitas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - União Metropolitana de Educação e Cultura; Orientador: Renata D Arc Scarpel;

Frederico Rosa Borges de Holanda

Habitar, trabalhar, recrear e circular: possibilidades e limitações nas superquadras de Brasília; 2013; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Frederico Rosa Borges de Holanda;

Antonio Pedro Alves de Carvalho

Arquitetura dos Centros de Atenção Psicossocial; 2009; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Bahia, Ministério da Saúde; Orientador: Antonio Pedro Alves de Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, Manuela Souza ; BORSIO, M. L. ; REIS, T. P. . Programação físico-funcional de unidades de reabilitação. In: Antônio Pedro Alves de Carvalho. (Org.). Programação arquitetônica de unidades funcionais de saúde. 1ed.Brasília: Editora MS, 2013, v. 2, p. 1-139.

  • RIBEIRO, Manuela Souza ; MEDEIROS, V. A. S. . A compreensão do espaço público: apontamentos sobre a morfologia urbana em Olinda e Brasília.. In: II ENANPARQ - Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2012, Natal. Anais do II ENANPARQ - Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Natal, 2012. v. 1. p. 1-19.

  • CARVALHO, Antonio Pedro Alves de ; RIBEIRO, Manuela Souza . Arquitetura dos Centros de Atenção Psicossocial. In: IV Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, 2010, Brasília. Novas Tecnologias: O Impacto nos Edifícios de Saúde. São Paulo: ABDEH, 2010. p. 29-38.

  • RIBEIRO, Manuela Souza ; MEDEIROS, V. A. S. . A REGULARIDADE DOS PADRÕES URBANOS: A SINTAXE ESPACIAL COMO ESTRATÉGIA PARA LEITURA DE OLINDA E BRASÍLIA. Oculum Ensaios (PUCCAMP) , 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2010

    Capacitação Técnica para Aprimoramento do SOMASUS, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Manuela Souza Ribeiro - Integrante / Antônio Pedro Alves de Carvalho - Coordenador / Lucianne Fialho Batista - Integrante / Patrícia Marins Farias - Integrante / Jackson Reis Conceição - Integrante / Jéssica Hurbath Santos da Conceição - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Impar Servicos Hospitalares S/A

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - 2013

Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Principal atuação: Análise de projetos arquitetônicos de construção e reforma de Estabelecimentos de Saúde financiados pelo Ministério da Saúde.

2010 - 2012

Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Arquiteta

Outras informações:
Principais atuações: Desenvolvimento do Sistema de Apoio à Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde (SomaSUS); e análise de projetos arquitetônicos de construção e reforma de Estabelecimentos de Saúde financiados pelo Ministério da Saúde.

2010 - 2010

Orion Serviços e Eventos LTDA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista Administrativo - Arquiteta, Carga horária: 40

Outras informações:
Principal atuação: Desenvolvimento do Sistema de Apoio à Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde (SomaSUS) do Ministério da Saúde.

2009 - 2010

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuações principais: Desenvolvimento de pesquisas sobre arquitetura hospitalar no Grupo de Estudos de Engenharia e Arquitetura Hospitalar (GeaHosp/UFBA) e suporte ao Sistema de Apoio à Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde (SomaSUS) do Ministério da Saúde.

2009 - 2009

Escritório de Arquitetura e Decoração - Amélia Záu

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 20

2008 - 2009

Almendra, Paula Arquitetura

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 20

2007 - 2008

colmeia engenharia e arquitetura

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de projetos de arquitetura.

2007 - 2007

Escritório de Arquitetura Patrícia Xavier

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: Estágio de arquitetura, Carga horária: 20

2006 - 2007

Incorporadora Malus

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: Acompanhamento de obra, Carga horária: 20

2006 - 2006

Departamento de Planos e Projetos da UFPE

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de projetos de arquitetura, Carga horária: 20