Lúcia Carvalho Pinto de Melo

Foi presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos ? CGEE, Secretaria Executiva Adjunta do MCTI e Analista de C&T do CNPq. Pesquisadora titular da Fundação Joaquim Nabuco. Atuou como conselheira na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; participou da elaboração do Livro Verde da Ciência e Tecnologia e da IV Conferência Nacional de C, T&I. Foi membro titular do Strategic Advisory Board of Institute for Advanced Sustainability Studies ? IASS, agraciada com a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico no Grau Grã Cruz. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Energia e Meio Ambiente pela Universidade da Califórnia ? Santa Bárbara e Pós-graduação no Technology and Policy Program do Massachusetts Institute of Technology ? TPP/MIT. Publicou vários artigos e documentos na área de Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Energia e Meio Ambiente

1978 - 1980

Universidade da California - Santa Barbara
Título: Estudo de Viabilidade do Álcool como Fonte Alternativa de Energia no Brasil,Ano de Obtenção: 1980
Orientador: Walter Mead
Palavras-chave: Energia; Viabilidade; Etanol.

Mestrado em Física

1974 - 1976

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Estabilidade da Molécula de Hidrogênio em Campos Magnéticos Intensos,Ano de Obtenção: 1976
Ricardo de Carvalho Ferreira.Palavras-chave: Molécula Hidrogênio; Campo Magnético Intenso.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Especialização em Technology and Policy Program

1986 - 1987

Massachusetts Institute Of Technology
Título: Alcohol as an Alternative Source of Energy in Brazil
Orientador: Walter Nead

Graduação em Engenharia Química

1969 - 1973

Universidade Federal de Pernambuco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

From Technology to Innovation: Putting Ideas to Wo. , Massachusetts Institute of Technology, MIT, Estados Unidos.

1992 - 1992

Empreneurial University Relations with Industry. , The British Council, BC, Inglaterra.

1986 - 1987

Technology Policy Program. , Massachusetts Institute of Technology, MIT, Estados Unidos.

1982 - 1982

Planejamento Energético. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

1977 - 1977

Extensão universitária em System Analysis. , Universidade da Califórnia - Santa Bárbara, UCSB, Estados Unidos.

1973 - 1973

Bolsa de Iniciação Científica Convênio Cnpq Ufpe. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Planejamento e Política de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana/Especialidade: Desenvolvimento Regional.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Energia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Política/Gestão em Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MELO, L. C. P. . Seminário Internacional sobre "Avaliação de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, Diálogo entre as Experiências Internacionais e Brasileira". 2007. (Outro).

MELO, L. C. P. . Seminário sobre Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Fórum RNP 2017. 2017. (Outra).

63a. Reunião Anual da SBPC.As Experiências de Avaliação em C,T&I. 2011. (Encontro).

Royal Society, reception to mark the official opening of the Arabick Roots Exhibition.Representante do Brasil, para uma breve exposição sobre o tema "A closer look at STI in other nations". 2011. (Outra).

The 4th International Seville Conference on Future-Oriented Technology Analysis (FTA).Apresentar artigo e poster técnico-científico e debater experiências recentes de prospectiva realizadas pelo CGEE. 2011. (Outra).

The Fisrt Lemann Dialogue on Brazil in the United States: Development Challenges in Brazil and the Role of Universities.Higher Education in Brazil. 2011. (Seminário).

XII Seminário de Mordenização Tecnológica Periférica.Política de Ciência Tecnologia e Inovação em Ambientes Periféricos. 2011. (Seminário).

1a. Conferência Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação (CECTI). 1a. Conferência Estadual. 2010. (Congresso).

Aula Inaugural do Programa de Pós-Gradução em Inovação Terapêutica - PPGIT - UFPE, turma do 1o. semestre de 2010.."Inovação no Brasil: Oportunidades e Desafios Contemporâneos". 2010. (Outra).

Conferencista da Mesa de Abertura do Workshop Inovação nas Empresas, promovido pela ACIESP.Difusão da Cultura da Inovação nas Empresas. 2010. (Encontro).

Conferencista da Sessão Paralela sobre "Nova Geração de Política Científica e Tecnológica" durante a 4a. Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável.. "Nova Geração de Política de C,T&I". 2010. (Congresso).

Conferencista durante a 62a. Reunião Anual da SBPC - Ciência do Mar, herança para o futuro."Nova Geração de Políticas de C,T&I". 2010. (Outra).

Palestrante da Mesa de Abertura da ICID 2010 ? 2ª Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimetno em Regiões Semiáridas. Palestrante da Mesa de Abertura. 2010. (Congresso).

Reunião da Sociedade Brasileira de Física."Subsídios Estratégicos à uma Agenda de Cooperação Internacional na América Latina". 2010. (Encontro).

Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida na Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ.Ciência, Tecnologia & Inovação para o Desenvolvimento: Novas Agendas e Novas Estratégias. 2010. (Encontro).

Seminário Temático Preparatório para a 4a. Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável."Institucionalidade do Fomento à Pesquisa Básica". 2010. (Seminário).

29a. Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico Social / Seminário Internacional sobre Desenvolvimento. 2009. (Seminário).

2o Encontro Nacional de Siderurgia. 2009. (Encontro).

64o Congresso Anual da Associação Brasileira de Metalurgia - ABM "Desafios e Propostas para o futuro da Siderurgia". "Construindo um Futuro Desejado: Uma metodologia de visão prospectiva". 2009. (Congresso).

Congresso Analítica Latin América 2009, organização do CENPES / PETROBRÁS. Palestrante da Mesa Redona 1: "Inovação e Integração Academia e Indústria". 2009. (Congresso).

Convidada pelo Ministro da Cência e Tecnologia, Dr. Sergio Machado Rezende para compor comitiva do U.S.-BRAZIL MINISTERIAL-LEVEL JOINT COMMISSION MEETING.CGEE - STRATEGIC STUDIES, WORKING FOR A BETTER FUTURE IN BRAZIL. 2009. (Encontro).

IX Conferência da ANPEI de Inovação e Tecnologia: A Inovação sustentando a sua Empresa e o seu Planeta. representou o CGEE durante evento de lançamento do Livro: "Parcerias Estratégicas com a ANPEI: Os novos instrumentos de Apoio à Inovação, uma avaliação inicial. 2009. (Congresso).

Reunião Extraordinária do Colégio de Entidades Nacionais (CDEN), do CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia."Estudos Estratégicos para a Ciência e Tecnologia". 2009. (Encontro).

Seminário BNDES: "Políticas Públicas para incentivar a inovação no setor privado: uma agenda prioritária". 2009. (Seminário).

Seminário FINEP: Experiências Internacionais em Estratégia para o Financiamento da Produção.Representante do CGEE na Mesa de Abertura. 2009. (Seminário).

Sixth Annual Meeting of the Science and Technology in Society (STS) forum.Collaboration between Academia And Industries. 2009. (Encontro).

VIII Reunião do Conselho Científico Consultivo sobre Assuntos de Cooperação Internacional do Ministério da Ciência e Tecnologia."Estudos Prospectivos e sua contribuição para a agenda de Cooperação Internacional". 2009. (Encontro).

Workshop on Hydrolysis Route for Celulosic Ethanol from Sugarcane.Participante da Mesa de Abertura e palestrante no Painel I: Subsidies for the Brazilian Bioethanol Agenda. 2009. (Oficina).

XIX Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo "Inovação e Conhecimento - BNDES. 2009. (Congresso).

60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SBPC. As Organizações Sociais como Modelo de Gestão em Ciência e Tecnologia. 2008. (Congresso).

Ciclo de Debates em Comemoração dos 75 de existência da Escola de Química da UFRJ."Estudos Estratégicos para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia". 2008. (Seminário).

Conferencista do 2o Curso Sobre Cooperação Internacional, do Programa para Capacitação de Diplomatas e Chefes de Setores de Ciência e Tecnologica do Ministério das Relaçãoes Exteriores- MRE."Inovação e a Emergência de uma Nova Geografia do Conhecimento". 2008. (Outra).

Congresso ABIPTI 2008. Políticas Governamentais de C,T&I e Perspectivas das Instituições de Pesquisa Tecnológica diante dos Desafios Gerados pelas Desigualdades Regionais. 2008. (Congresso).

Convidada para a Mesa de Abertura do Seminário Internacional promovido pela PUC/RJ sobre "Gestão de Ativos Intangíveis aplicada às Empresas Brasileiras e a Experiência da Comunicade Européia através do Projeto INCAS. 2008. (Seminário).

Debatedor da Sessão Plenária IV da Conferência Internacional sobre Biocombustíveis: os biocombustíveis como vetor do desenvolvimento sustentável". Biocombustíveis e Inovação: Pesquisa e desenvolvimento; biocombustíveis de primeira e segunda geração; oportunidades para a ciência e tecnologia. 2008. (Congresso).

Innovation Learning Labs - Coc/MBC/ABDI.Investment, Innovation and Frontier Research. 2008. (Encontro).

Mesa de abertura da reunião da Comissão Internacional de Análise de projetos Técnico-Científicos dos Programa dos Institutos Nacionais de C,T&I..Apresentação do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), para os membros do Programa de Avaliação do National Institutes for Science and Technology Program (NISTP). 2008. (Encontro).

Mesa Redonda: "Pesquisa Científica como instrumento para a Inovação Tecnológica: desafios e propostas para o Norte e Nordeste", do Encontro de Físicos do Norte e Nordeste (EFNNE).Pesquisa Científica como Instrumento para a Inovação Tecnológica: Desafios e Propostas para o Norte e Nordeste. 2008. (Encontro).

Prospectando Oportunidades: Empreendendo com Inovação - INCUBANET / INTG Instituto da Gestão / FINEP.Tendências e Perspectiva da Inovação. 2008. (Encontro).

Seminário ?Os Desafios do Pré-Sal?, promoção do Sistema Firjan, da Fundação Getúlio Vargas e do Instituto Brasileiro de Petróleo. 2008. (Seminário).

THE UK - BRAZIL INNOVATION FÓRUM: THE SCIENCE, TECHNOLOGY & INNOVATION SYSTEM."The Brazilian Partnership Strategies". 2008. (Simpósio).

Workshop Ciência Tecnologia e Inovação e o Arcabouço Legal Brasileiro promoção: CECTES-MG / FAPEMIG / CGEE e ABDI,."Evolução histórica do arcabouço legal da CT&I, limitações sobre as relações Público-Privado". 2008. (Oficina).

Workshop em Homenagem ao Professor Ricardo de Carvalho Ferreira, promovido pelo Departamento de Física da UFPE."Política Tecnológica e de Inovação no Brasil: para quem e para que?". 2008. (Oficina).

Workshop Estratégias para a Descentralização do Fomento em CT&I?: Reunião de apresentação de resultados e planejamento de novos estudos.Palestra sobre o CGEE da mesa de Abertura. 2008. (Oficina).

59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SBPC.Estudos Prospectivos para Subsidiar Políticas públicas em C,T&I. 2007. (Outra).

Ciclo de Seminários Novos Modelos Organizacionais em Ciência e Tecnologia.OS de Ciência e Tecnologia: Desafios e Avanços. 2007. (Seminário).

Colóquio sobre Estudos Prospectivos no Brasil (UnB).A importância dos estudos prospectivos e o papel da prospecção para a tomada de decisões e análise de políticas públicas no Brasil: a experiência do CGEE. 2007. (Outra).

Ethanol Summit: Novas Fronteiras do Etanol: Desafios da Energia no Século 21.Sustentabilidade dos Biocombustíveis. 2007. (Seminário).

Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (CONSECT) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).PACE: Projeto de avaliação das ações contratadas pelas FAPs no âmbito dos Fundos Setoriais, sob a perspectiva da descentralização dos investimentos e da gestão das ações de fomento a C,T&I. 2007. (Outra).

High-level Workshop on "Dialogues for Sustainable Development: Brazil and European Union ? The Role of Innovation".Implications for International Relations and the Strategic Partnership. 2007. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria. Segurança Jurídica e Inovação. 2007. (Congresso).

Seminário ?As Organizações Sociais no novo Espaço Público Brasileiro?.Avaliação do Modelo das Organizações Sociais sob o Prisma da Eficiência. 2007. (Seminário).

Seminário do Núcleo de Estudos para a América Latina (NEAL/UNICAP).Perspectivas da Ciência e da Tecnologia no Brasil. 2007. (Seminário).

Seminário Propriedade Intelectual para o Agronegócio Brasileiro.Segurança Jurídica para a Inovação. 2007. (Seminário).

X Seminário Modernização Tecnológica Periférica (Fundação Joaquim Nabuco).Estratégia Tecnológica e Modernização Periférica. 2007. (Seminário).

XXIII Encontro Anual de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação - ENPROP.Desafios da Inovação. 2007. (Encontro).

58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SPBC.C&T e Inovação: Indicadores de Políticas. 2006. (Simpósio).

BRAZIL DAY (Royal Society of London).Science and Technology Management: Foresight Techniques. 2006. (Outra).

Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de C,T&I (CONSECTI) e Conselho Nacional de Fundações e Amparo à Pesquisa (CONFAP).Fortalecimento e Prospecção para Inovação Competitiva. 2006. (Outra).

Fórum Regional para Fortalecimento das Organizações Estaduais de Pesquisas Agropecuárias (OEPAs).A importância das Atividades de Pesquisa para o Desenvolvimento Agropecuário. 2006. (Outra).

IV Conferência Anual da ANPEI.Competitividade e Tecnológica nos próximo 10 Anos ? Janelas de Oportunidades para o Brasil. 2006. (Outra).

Reunião Geral de Chefes da EMPRAPA.Revitalização do Sistema Nacional da Pesquisa Agropecuária. 2006. (Encontro).

Seminário "Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica? (FIOCRUZ).A importância da Inovação Tecnológica no Desenvolvimento Nacional. 2006. (Seminário).

Seminário Internacional Inovações Tecnológicas e Competitividade.Estratégias para o Desenvolvimento de Sociedades de Informação. 2006. (Seminário).

Seminário sobre Tecnologia e Soberania (Fundação Joaquim Nabuco).O Conhecimento como Instrumento de Soberania. 2006. (Seminário).

Simpósio Internacional sobre Ensino e Pesquisa em Propriedade Intelectual.O Papel da Propriedade Intelectual na Criação da Riqueza e do Conhecimento para o Desenvolvimento Nacional. 2006. (Simpósio).

The Annual Conference of The World Future Society 2006: Creating Global Strategies for Humanity´s Future. 2006. (Outra).

Workshop Projeto UniDEV.Ciência avançada, pesquisa fundamental e inovação de ruptura: o papel da Universidade. 2006. (Outra).

Encuentro Regional de Ciencia, Tecnologia y Sociedad.Coordenadora da Conferência: Cooperação regional para proyectos de Innovación y Desarrollo con base en TICs, no Encuentro Regional de Ciencia, Tecnologia y Sociedad (Montevidéu/UY). 2005. (Encontro).

IX Seminário Modernização Tecnológica Periférica.Tecnologias da Informação e Comunicação e os Novos Desafios para a Geração do Conhecimento Científico e Tecnológico em Ambientes Periféricos: o caso da América Latina. 2005. (Seminário).

8ª Jornada de Iniciação Científica PIBIC/FACEPE/CNPq. Conferencista de abertura, com a palestra A pesquisa no Brasil: para que e para quem, na 8ª Jornada de Iniciação Científica PIBIC/FACEPE/CNPq. 2004. (Congresso).

Reunião Regional da SBPC-PE: Conhecimento, Ensino e Sociedade - 3ª SBPC Educação.Expositora sobre o tema O suporte das Fundações de Amparo à Pesquisa nos Estados, na Reunião Regional da SBPC-PE: Conhecimento, Ensino e Sociedade - 3ª SBPC Educação. 2004. (Outra).

VI Taller de Indicadores de CyT - Iberoamericano e Interamericano. Expositora no VI Taller de Indicadores de CyT - Iberoamericano e Interamericano - Medir el conocimiento para la transformación social, realizado em Buenos Aires, Argentina, de 15 a 17 de setembro de 2004. 2004. (Congresso).

Workshop Serviços de Tecnologia em Projetos de Exportação do Nordeste.Apresentação sobre o tema Infra-estrutura de conhecimento do Nordeste, no Workshop Serviços de Tecnologia em Projetos de Exportação do Nordeste. 2003. (Outra).

Curso de Mestrado em Gestão Pública.Professor-Conferencista sob o tema Sociedade da Informação, no Curso de Mestrado em Gestão Pública da SUDENE. 2000. (Outra).

Seminário de Tropicologia.Expositora com o tema Sociedade da Informação e os Trópicos, no Seminário de Tropicologia. 2000. (Seminário).

Workshop Programa de Doutorado Multinstitucional em Informática da Universidade Federal da Paraíba.Expositora com o tema O Programa Sociedade da Informação: O Desafio dos Recursos Humanos, no Workshop Programa de Doutorado Multinstitucional em Informática da Universidade Federal da Paraíba. 2000. (Outra).

Semana de Mobilização Científica.Expositora com o tema Demandas Científico-Sociais para o Desenvolvimento do Nordeste, na Semana de Mobilização Científica da Universidade Católica de Salvador. 1999. (Outra).

I Congresso de Pesquisa das Universidades Estaduais da Bahia. Expositora com o tema A importância do Apoio Financeiro às pesquisas científicas, no I Congresso de Pesquisa das Universidades Estaduais da Bahia. 1997. (Congresso).

I Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRPE.Palestrante no I Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRPE. 1997. (Simpósio).

Seminário A Política de Ciência e Tecnologia no DF em Tempo de Crise.Participante do Seminário A Política de Ciência e Tecnologia no DF em Tempo de Crise. 1996. (Seminário).

Palestra.Palestrante sobre o tema Perspectivas para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Pernambuco. 1995. (Outra).

BIBLOS 2000 - 2o. Congresso Latino-Americano de Biblioteconomia e Documentação / XVII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação. Expositora na Mesa-redonda Integração de Redes no Brasil, no BIBLOS 2000 - 2o. Congresso Latino-Americano de Biblioteconomia e Documentação / XVII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação. 1994. (Congresso).

Curso de Especialização para Agentes de Inovação e Difusão Tecnológica.Coordenadora do Curso de Especialização para Agentes de Inovação e Difusão Tecnológica. 1994. (Outra).

Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco.Palestrante no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco. 1994. (Outra).

I Seminário Nacional de Planejamento e Gestão em C&T.Participação no I Seminário Nacional de Planejamento e Gestão em C&T. 1994. (Seminário).

IV Programa de Palestras do Programa de Integração do Instituto de Administração Fazendária.Professor-Conferencista no IV Programa de Palestras do Programa de Integração do Instituto de Administração Fazendária - IAF/FUNDAJ, sob o tema 2 - O Ambiente Econômico Internacional. 1994. (Outra).

Semana da Tecnologia.Debatedora na Mesa Redonda As EPP's e o Desenvolvimento Tecnológico: Experiências Regionais. 1994. (Outra).

Seminário sobre Indicadores de Ciência e Tecnologia para Países em Desenvolvimento.Participante do Seminário sobre Indicadores de Ciência e Tecnologia para Países em Desenvolvimento. 1994. (Seminário).

Workshop Indicadores em Ciência e Tecnologia.Apresentadora no Debate Dispêndios Estaduais, durante o Workshop Indicadores em Ciência e Tecnologia. 1994. (Outra).

Workshop Informação em C&T.Palestrante no Workshop Informação em C&T. 1994. (Outra).

45ª Reunião Anual da SBPC - Ciência a Qualidade de Vida. Apresentação do trabalho Incubadoras, Parques Tecnológicos: os riscos de uma fantasia, na Sessão de Comunicação Coordenada do Centro Josué de Castro, no âmbito da 45ª Reunião Anual da SBPC. 1993. (Congresso).

45ª Reunião Anual da SBPC - Ciência e Qualidade de Vida. Coordenadora Geral da I EXPOCIÊNCIA, no âmbito da 45ª Reunião Anual da SBPC - Ciência e Qualidade de Vida. 1993. (Congresso).

45ª Reunião Anual da SBPC - Ciência e Qualidade de Vida. Coordenadora da Mesa-redonda Transferência de Tecnologia: Parceria Universidade/Empresa, no Workshop Ciência, Tecnologia e Política Industrial, como parte das atividades da 45ª Reunião Anual da SBPC. 1993. (Congresso).

Curso de Atualização da Secretaria da Fazenda.Professor-Conferencista no Curso de Atualização da Secretaria da Fazenda, parte do Convênio FUNDAJ/Secretaria da Fazenda. 1993. (Outra).

Curso Desafios da Administração Escolar.Professor-Conferencista no Curso Desafios da Administração Escolar. 1993. (Outra).

Medicina e Tecnologia - I Fórum para Desenvolvimento do Pólo Médico-Científico de Alta Tecnologia.Palestrante, com o tema Requisitos e Restrições às Atividades de Alta Tecnologia na Periferia, no Medicina e Tecnologia - I Fórum para Desenvolvimento do Pólo Médico-Científico de Alta Tecnologia. 1993. (Outra).

Programa de Integração do Instituto de Administração Fazendária - IAF/FUNDAJ.Professor-Conferencista, ministrando aula sobre O Ambiente Econômico Internacional, dentro do Programa de Integração do Instituto de Administração Fazendária - IAF/FUNDAJ. 1993. (Outra).

Seminário Desenvolvimento Sustentável e o Nordeste Brasileiro.Participação no Seminário Desenvolvimento Sustentável e o Nordeste Brasileiro. 1993. (Seminário).

Seminário Informação e Transferência Tecnológica.Palestrante no Seminário Informação e Transferência Tecnológica. 1993. (Seminário).

Seminário Integração das Redes de Informação Tecnológica da Região Nordeste.Coordenadora do Painel Novas Tecnologias para Acesso e Difusão da Informação, no Seminário Integração das Redes de Informação Tecnológica da Região Nordeste. 1993. (Seminário).

Seminário Internacional The Role of Applied Science and Technology for a Sustainable Society.Participação no Seminário Internacional The Role of Applied Science and Technology for a Sustainable Society. 1993. (Seminário).

Simpósio O Impacto de Novas Tecnologias nas Bibliotecas.Debatedora no Simpósio O Impacto de Novas Tecnologias nas Bibliotecas. 1993. (Simpósio).

44ª Reunião Anual da SBPC.Apresentação do trabalho Aspectos de Competitividade e a Indústria Química Brasileira, em co-autoria com Abraham Sicsú, em Sessão de Comunicação Coordenada na 44ª Reunião Anual da SBPC. 1992. (Outra).

Conferência O Projeto Manhattan como História Científica,.Promotora da conferência O Projeto Manhattan como História Científica, proferida pelo Dr. Hal Williams, da Southern Methodist University. 1992. (Outra).

Curso de Especialização em Engenharia de Produção.Instrutora no Curso de Especialização em Engenharia de Produção, da UFPE, ministrando aulas sobre Política Tecnológica e Industrial. 1992. (Outra).

Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco.Professor-Conferencista no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco, ministrando aula de Economia Política. 1992. (Outra).

Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco.Professor-Conferencista no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco, ministrando aula de Economia Política. 1992. (Outra).

Encontro SOS Pernambuco - I Fórum de Idéias e Soluções.Expositora no Encontro SOS Pernambuco - I Fórum de Idéias e Soluções. 1992. (Encontro).

II Seminário Nacional - Informação e Qualidade. Debatedora no II Seminário Nacional - Informação e Qualidade, apresentando o Painel Gestão da Qualidade em Unidades de Informação. 1992. (Congresso).

Seminário Lei das Patentes e Soberania Nacional.Debatedora no Seminário Lei das Patentes e Soberania Nacional - Mesa 2, sob o tema O Projeto do Governo e as Suas Conseqüências para o Brasil. 1992. (Seminário).

Seminário sobre Bases de Dados.Palestrante no Seminário sobre Bases de Dados, apresentando o tema Informações como Instrumento de Planejamento em Ciência e Tecnologia. 1992. (Seminário).

43ª Reunião Anual da SBPC. Palestrante sobre A Diversidade nas Organizações Estaduais de Fomento ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, em Sessão de Comunicação Coordenada, na 43ª Reunião Anual da SBPC. 1991. (Congresso).

Ciclo de Palestras sobre Regionalização Política de C&T.Palestrante sobre Projetos Regionais para a Promoção do Desenvolvimento Científico e Tecnológico Nacional, no Ciclo de Palestras sobre Regionalização Política de C&T. 1991. (Outra).

Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco.Palestrante sobre A Importância da Ciência, Tecnologia e Informática no Desenvolvimento do Estado - Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco. 1991. (Outra).

Curso da Polícia Militar na área de Economia Política.Professor-Conferencista no Curso da Polícia Militar na área de Economia Política. Co-responsável pelos tópicos: A Revolução Científico-Tecnológica, As Tendências Atuais do Desenvolvimento Mundial, Análise Comparativa de Experiências de Novos Países Industrializados. 1991. (Outra).

Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco.Professor-Conferencista no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco, ministrando aulas de Ciência Política / Política de Ciência e Tecnologia. 1991. (Outra).

Encontro sobre Empresas de Tecnologia Avançada para Pernambuco.Palestrante sobre Programas de Indução da FACEPE na Área de Capacitação Tecnológica Industrial, no Encontro sobre Empresas de Tecnologia Avançada para Pernambuco. 1991. (Encontro).

II Seminário de Florestas Energéticas e Meio Ambiente.Palestrante no II Seminário de Florestas Energéticas e Meio Ambiente, abordando o tópico Recursos para Capacitação Tecnológica Florestal. 1991. (Seminário).

XVI Simpósio Nacional de Pesquisa de Administração em Ciência e Tecnologia.Palestrante no XVI Simpósio Nacional de Pesquisa de Administração em Ciência e Tecnologia, apresentando o trabalho Ciência e Tecnologia no Estados: um processo por consolidar. 1991. (Simpósio).

XXXI Congresso Brasileiro de Química. Participação na mesa-redonda Química: Uma Nova Política Industrial, no XXXI Congresso Brasileiro de Química. 1991. (Congresso).

Curso de Capacitação de Pessoal Técnico da FINEP.Palestrante no Curso de Capacitação de Pessoal Técnico da FINEP, sobre os Sistemas Estaduais de C&T e as Novas Relações com as Agências Federais de Fomento. 1990. (Outra).

Curso de Capacitação de Recursos Humanos em Gestão de C&T para a Região Nordeste.Palestrante no Curso de Capacitação de Recursos Humanos em Gestão de C&T para a Região Nordeste. 1990. (Outra).

Programa de Capacitação de Recursos Humanos em Gestão de C&T para a Região Sul.Palestrante no Programa de Capacitação de Recursos Humanos em Gestão de C&T para a Região Sul, no âmbito do Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de C&T. 1990. (Outra).

Reunião de Dirigentes de Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento sobre Estratégias e Políticas de C&T.Conferencista na Reunião de Dirigentes de Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento sobre Estratégias e Políticas de C&T. 1990. (Outra).

Círculo de Debates sobre Problemas Brasileiro.Palestrante no Círculo de Debates sobre Problemas Brasileiros, com o tema Formação de Recursos Humanos e Política Científica. 1989. (Outra).

Encontro de Professores de Física. Palestrante no Encontro de Professores de Física da Escola Técnica Federal de Pernambuco, com o tema Ensino de Física: Ciência versus Tecnologia. 1989. (Congresso).

Encontro Técnico sobre Sistemas de Informação em C&T.Palestrante no Encontro Técnico sobre Sistemas de Informação em C&T. 1989. (Encontro).

Seminário Perspectivas na Economia e Relações de Trabalho.Debatedora no Seminário Perspectivas na Economia e Relações de Trabalho, com o tema Internacionalização da Economia: relações de trabalho diante da evolução tecnológica. 1989. (Seminário).

III Reunião Internacional de Administração em C&T.Palestrante no XIII Simpósio Nacional de Pesquisa de Administração em Ciência e Tecnologia, dentro da III Reunião Internacional de Administração em C&T, apresentando o trabalho Estratégia Tecnológica na Embraer. 1988. (Simpósio).

Seminário Internacional sobre os Derivados da Cana-de-Açúcar.Participação no Seminário Internacional sobre os Derivados da Cana-de-Açúcar. 1988. (Seminário).

II Curso de Capacitação em Planejamento de Gestão em Ciência e Tecnologia.Palestrante no II Curso de Capacitação em Planejamento de Gestão em Ciência e Tecnologia, com o tema P&D e Estratégia Tecnológica na Empresa: o novo papel das equipes. 1987. (Outra).

38ª Reunião Anual da SBPC. Palestrante na 38ª Reunião Anual da SBPC, apresentando o trabalho Indústrias de Alta Tecnologia no Nordeste: potencialidades e perspectivas. 1986. (Congresso).

X Simpósio Nacional de Pesquisa de Administração em Ciência e Tecnologia.Palestrante no X Simpósio Nacional de Pesquisa de Administração em Ciência e Tecnologia, apresentando o trabalho Os Agentes Reticuladores no Planejamento de Ciência e Tecnologia. 1985. (Simpósio).

36ª Reunião Anual da SBPC. Palestrante na 36ª Reunião Anual da SBPC, apresentando o trabalho Energia e Região Nordeste - Escassez em Meio à Fartura. 1984. (Congresso).

35ª Reunião Anual da SBPC. Palestrante na 35ª Reunião Anual da SBPC, apresentando o trabalho Conservação de Energia: de um conceito pouco entendido a uma estratégia falha. 1983. (Congresso).

Simpósio Desenvolvimento Rural no Nordeste.Conferencista no Simpósio Desenvolvimento Rural no Nordeste, promovido pela UFPE. 1983. (Simpósio).

Curso Interamericano em Execução de Projetos Agroindustriais para o Desenvolvimento Regional.Conferência no Curso Interamericano em Execução de Projetos Agroindustriais para o Desenvolvimento Regional, promovido pelo CINDER - Centro Interamericano para el Desarrollo Regional do BID. 1982. (Outra).

I Seminário do Núcleo de Política Científica e Tecnológica.Palestra no I Seminário do Núcleo de Política Científica e Tecnológica. 1982. (Seminário).

Programa de Seminários do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.Debatedora no Programa de Seminários do Centro de Tecnologia da UFPE, no painel Fontes Alternativas de Energia. 1982. (Seminário).

Seminário sobre Desenvolvimento Brasileiro.Debatedora no Seminário sobre Desenvolvimento Brasileiro, promovido pelo Instituto Latino-Americano de Desenvolvimento Econômico - ILDES e FESP. 1982. (Seminário).

33ª Reunião Anual da SBPC. Palestra na 33ª Reunião Anual da SBPC, apresentando trabalho sobre Aspectos de não Renovabilidade do Álcool como Fonte de Energia, em Sessão de Comunicação Coordenada. 1981. (Congresso).

Palestra sobre o tema "Análise Preliminar dos Cursos e Benefícios Sociais da Produção do Álcool Combustível".Palestra no Departamento de Física da UFPE sobre o tema Análise Preliminar dos Cursos e Benefícios Sociais da Produção do Álcool Combustível. 1980. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Heitor Scalabrini Costa

MELO, L. C. P.. Desenvolvimento e Avaliação do Sistema de Conversão Fotovoltaico a Concentradores Parabólicos Compostos. 1983. Dissertação (Mestrado em Energia Nuclear) - Universidade Federal de Pernambuco.

MELO, L. C. P.. Designada para compor o Comitê de Especialistas para busca de Candidatos à Direção do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN). 2010. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear.

MELO, L. C. P.. integrante do COMITÊ DE BUSCA DA ABTLuS com o objetivo de selecionar um nome para dirigir o LNLS ? Laboratório Nacional de Luz Sincontron. 2009. Laboratório Nacional de Luz Sincontron.

Odilon Marcuzzo do Canto; Alexandre Benevento Marques; Carlos Augusto Gabrois Gadelha; FRAGA, C. T. C.; FERRAZ, J. C.; Luis Manuel Rebelo Fernandes;MELO, L. C. P.. Comitê de Especialistas do Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pelo processo de seleção do diretor do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). 2011. Instituto Nacional de Pesquisa.

MELO, L. C. P.. Membro do Comitê de Busca para subsdiar o Ministro do MCT na escolha do Dirigente do Insitituto Nacional de Tecnologia - INT. 2010.

MELO, L. C. P.. Membro da Comissão de Seleção dos Candidatos a Bolsa nos Estados Unidos, dentro do Programa de Bolsas da Fulbright Comission, coordenada pela Associação Brasil-América e pela USIS. Recife, 07 e 14 de outubro. 1992. Associação Brasil América.

MELO, L. C. P.. Membro da Comissão de Seleção dos candidatos ao Programa de Pós-Graduação da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Pernambuco - IPA. 1990. Instituto Agronômico de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ricardo de Carvalho Ferreira

O Íon Molecular H2+ em Campos Magnéticos Super-Intensos; 1976; 0 f; Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Ricardo de Carvalho Ferreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MELO, L. C. P. ; MELO, Maria Ângela Campelo de . Ciência, Tecnologia e Inovação: em busca de um ambiente institucional propício. Revista do Serviço Público (Brasília) , v. Único, p. -, 2007.

  • MELO, L. C. P. ; SICSÚ, Abraham Benzaquen . Sociedade do Conhecimento: integração nacional ou exclusão social?. Parcerias Estratégicas (Brasília) , Brasília, v. 9, p. 54-62, 2000.

  • MELO, L. C. P. ; SICSÚ, A B . Para entender o significado e conseqüências do déficit científico e tecnológico brasileiro. Jornal do Economista, v. 1, n.1, p. 8-9, 1993.

  • MELO, L. C. P. ; SICSÚ, A B . Incubadoras e Parques Tecnológicos: uma necessária visão sistêmica. Cadernos de Estudos Sociais, Recife, n.jan-jun, p. 79-90, 1993.

  • MELO, L. C. P. . Ciência e Tecnologia nos Estados: um processo por consolidar. Revista de Administração, São Paulo, v. 27, n.2, p. 76-81, 1992.

  • MELO, L. C. P. . A diversidade nas organizações estaduais de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico. Ciência e Cultura (SBPC) , São Paulo, v. 43, n.7, p. 215, 1991.

  • MELO, L. C. P. ; SICSÚ, A B . Aspectos de competitividade da indústria química brasileira. Cadernos de Estudos Sociais, Recife, v. 8, n.1, p. 93-107, 1991.

  • MELO, L. C. P. ; DIAS, A B . Capacitação científica e tecnológica na periferia - condição necessária mas não suficiente para o surgimento de empresas de alta tecnologia. Ciência e Cultura (SBPC) , São Paulo, v. 42, n.7, 1990.

  • MELO, L. C. P. ; FREITAS, A G . O papel do Estado no desenvolvimento tecnológico da Coréia. Ciência e Cultura (SBPC) , São Paulo, v. 41, n.7, 1989.

  • MELO, L. C. P. . Energia e meio ambiente: contribuição para o planejamento do desenvolvimento. Ciência e Cultura (SBPC) , São Paulo, v. 40, n.7, 1988.

  • MELO, L. C. P. . Desenvolvimento científico e tecnológico, suas relações com o desenvolvimento industrial no Brasil e na Coréia - um estudo comparativo, Boston, 1987.

  • MELO, L. C. P. ; SICSÚ, Abraham Benzaquen . Energia e Região Nordeste: escassez em meio à fartura. Ciência e Cultura (SBPC) , Suplemento, 1984.

  • MELO, L. C. P. . Conservação de energia: de um conceito pouco entendido a uma estratégia falha. Mimeografado, CNPq/ANE, Recife, 1983.

  • MELO, L. C. P. . Aspectos de não renovabilidade: o álcool de cana como fonte alternativa de energia. Texto Para Discussão Cme Pimes Ufpe, Recife, 1982.

  • MELO, L. C. P. . As boas novas do álcool para o Nordeste: destilarias polivalentes de cana e mandioca. Texto Para Discussão Cme Pimes Ufpe, Recife, v. 111, 1982.

  • MELO, L. C. P. . Álcool como substituto da gasolina: benefícios versus custos sociais. Mimeografado, 1980.

  • MELO, L. C. P. ; DAS, T K ; FERREIRA, R ; MIRANDA, L C M ; BRANDI, H S . The H2+ Molecule in Strong Magnetic Fields, Studied by the Method of Linear Combination of Orbitals. Phys Rev A, 1978.

  • MELO, L. C. P. ; DAS, T K ; FERREIRA, R ; MIRANDA, L C M ; BRANDI, H S . A Molécula H2+ em Campos Magnéticos Intensos. Química Nova , v. 1, n.2, 1978.

  • Cortez, Luiz Augusto Barbosa ; MELO, L. C. P. ; POPPE, MARCELO KALED . Bioetanol de Cana-de-Açúcar. 1. ed. São Paulo - SP: FAPESP, 2010. v. 1. 992p .

  • Tavares, A. R. ; MELO, L. C. P. . 1988 - 2008: 20 Anos da Constitiuição Cidadã. São Paulo - SP: Imprensa Oficial do Estado S/A, 2008. v. 1. 312p .

  • MELO, L. C. P. ; GONÇALVES, Cylon (Org.) . Livro Verde - Ciência, Tecnologia e Inovação - Desafio para a Sociedade Brasileira. Brasília: MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia, 2001. v. 1. 295p .

  • MELO, L. C. P. ; ROLIM, Francisco Sales Cartaxo . O Setor de Saúde nos Estados de Pernambuco e Piauí. Fortaleza: BANCO DO NORDESTE, Série Estudos Setoriais 11, 2000.

  • MELO, L. C. P. . Desenvolvimento sustentável para a Zona da Mata de Pernambuco: a dimensão tecnológica. Recife: SEBRAE-PE, 1995.

  • MELO, L. C. P. . Política Científica e Tecnológica na Coréia do Sul em Política Científica e Tecnológica no Japão, Coréia do Sul e Israel (em co-autoria). CETEM, 1990.

  • MELO, L. C. P. . Subprograma Regional de Apoio à Sucroalcooquímica (em co-autoria). Recife: CNPq/ANE, 1984.

  • MELO, L. C. P. . Política Energética Emergencial para o Nordeste (em co-autoria). Recife: SUDENE/CEAG, 1984.

  • MELO, L. C. P. . Levantamento do Potencial de Pesquisa em Química no Nordeste. Recife: CNPq/ANE, 1981.

  • MELO, L. C. P. . Organização do Fomento para a Promoção da Cooperação Universidade-Empresa: A Experiência da FACEPE no período 1995-1998. In: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. (Org.). Interação Universidade-Empresa II. Brasília: IBICT, 1999, v. , p. 137-149.

  • Lucia Melo ; MELO, L. C. P. . Entrevista para a Sessão Impressa do Boletim da ABIPTI, Gestão de C&T. Presidente do CGEE, Lucia Carvalho Pinto de Melo, é a nova entrevistada da Seção Impressa, Brasília-DF, p. 1 - 4, 14 jul. 2011.

  • MELO, L. C. P. . As Redes de Inovação e seus Desafios, Entrevista com Lucia Melo. T&C Amazônia, Manaus - AM, p. 2 - 4, 01 jul. 2010.

  • MELO, L. C. P. . Entrevista: Lucia Melo é reconduzida à presidência do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Jornal da Ciência - Boletim da SBPC, Rio de Janeiro - RJ, 14 jun. 2010.

  • MELO, L. C. P. . O CGEE e seu papel no sistema de ciência, tecnologia e inovação. Jornal da Ciência, Internet, 31 jul. 2008.

  • MELO, L. C. P. . Rumos Claros e Passos Seguros para a C,T&I. Engenhar - O Jornal da Inovação - Boletim da ANPEI, São Paulo - SP, p. 8 - 9, 03 abr. 2007.

  • MELO, L. C. P. . Parcerias Público Privadas (PPPs) : boa oportunidade para as FAPs?. Jornal da Ciência, Rio de Janeiro, , v. nº 545, p. 09, 11 fev. 2005.

  • MELO, L. C. P. . Diretora do CGEE defende maior participação dos Estados na Política Nacional de C&T. Gestão C&T - Informação e Comunicação para os Sistemas Estaduais de C&T, Brasília - DF, p. 5 - 6, 01 jan. 2002.

  • MELO, L. C. P. . A nova política industrial. Jornal do Commércio, Recife, 16 ago. 1990.

  • MELO, L. C. P. ; SICSÚ, Abraham Benzaquen . Ciência e Tecnologia para o Nordeste: um debate que precisa continuar. Diário de Pernambuco, Recife-PE, 16 mar. 1986.

  • MELO, L. C. P. . Entrevista: Doutores desempenham papel-chave no desenvolvimento do país. Jornal da Ciência - Boletim da SBPC, Rio de Janeiro - RJ.

  • MELO, L. C. P. . Tecnologias da Informação e Comunicação e os Novos Desafios para a Geração do Conhecimento Científico e Tecnológico em Ambientes Periféricos: o caso da América Latina. In: IX Seminário Modernização Tecnológica Periférica, 2005, Recife, 2005.

  • MELO, L. C. P. ; MACHADO, Iara . As Redes Nacionais de Educação e Pesquisa - NERNs como Vetores de Internacionalização da Pesquisa na América Latina. In: VI Taller de Indicadores de CyT - Iberoamericano e Interamericano, 2004, Buenos Aires. Argentina, 2004.

  • MELO, L. C. P. ; SICSÚ, Abraham Benzaquen . Estatísticas e Indicadores de Inovação no Setor Industrial - PINTEC e o desvendar das estratégias empresariais. In: VI Taller de Indicadores de CyT - Iberoamericano e Interamericano, 2004, Buenos Aires. Argentina, 2004.

  • MELO, L. C. P. . A PARTICIPAÇÃO DA AMÉRICA LATINA NO NOVO AMBIENTE DE PESQUISA BASEADO EM REDES: desafios a superar. In: Reunião SBPC/AAPC - Ciência Tecnologia y Sociedad - Politica Científica, Tecnológica y de Innovación en el Mercosur, 2004, Buenos Aires. Argentina, 2004.

  • MELO, L. C. P. . Agências Locais de Fomento e os Desafios da Inovação. In: I Seminário Internacional sobre Gestão da Inovação Tecnológica no Nordeste - INOVA 99, 1999, Fortaleza. Anais, 1999.

  • MELO, L. C. P. ; DIAS, Adriano Batista ; SICSÚ, Abraham Benzaquen . Integração do sistema nacional de C&T: agentes nacionais e estaduais. In: XX SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 1998, São Paulo. Anais em CD-ROM, 1998.

  • MELO, L. C. P. ; DIAS, Adriano Batista . Indicadores e avaliação em ensino e pesquisa - considerações sobre redução de viéses. In: Seminário INDICADORES NÃO CONVENCIONAIS EM ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 1997, Rio de Janeiro, 1997.

  • MELO, L. C. P. ; SICSÚ, A B . Informações sobre gastos estaduais em C&T: uma visão conceitual. In: 46ª Reunião Anual da SBPC, 1994, Vitória. Anais (Comuniações), Sessão B. 5-039, 1994. p. 263.

  • MELO, L. C. P. ; SICSÚ, A B . Incubadora, parques tecnológicos: os riscos de uma fantasia. In: 45ª Reunião Anual da SBPC - Ciência e Qualidade de Vida, 1993, Recife. Anais, 1993. v. II. p. 126.

  • MELO, L. C. P. ; SICSÚ, A B . Implicações do déficit científico e tecnológico brasileiro na retomada do desenvolvimento industrial. In: XIII Enegep - Encontro Nacional de Engenharia de Produção - I Congresso Latino-Americano de Engenharia de Industrial, 1993, Florianópolis. Anais, 1993. v. II. p. 1168-1171.

  • MELO, L. C. P. ; SICSÚ, A B . Estruturas estaduais de Ciência e Tecnologia; um potencial a explorar. In: Modernização Tecnológica e Competitividade Industrial, 1992, Fortaleza. Anais, 1992. p. 65-75.

  • MELO, L. C. P. . Ciência e Tecnologia nos Estados: um processo por consolidar. In: XVI Simpósio Nacional de Pesquisa de Administração em C&T, 1991, Rio de Janeiro. Administração em Ciência e Tecnologia; Tecnologia, Meio Ambiente & Competitividade, 1991. v. 1. p. 230-240.

  • MELO, L. C. P. ; LIMA, J P R . Ostracismo tecnológico na indústria sucroalcooleira. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia - ANPEC, 1989, Fortaleza, 1989.

  • MELO, L. C. P. . Estratégia tecnológica na Embraer. In: XXII Seminário Internacional de Administração em Ciência e Tecnologia, 1988, São Paulo, 1988.

  • MELO, L. C. P. . A regionalização da política nacional de C&T: uma proposta (Texto de referência). In: Seminário Nordestino de Integração e Desenvolvimento Regional, 1988, João Pessoa. Anais, 1988. p. 61-66.

  • MELO, L. C. P. . Biotechnology industry in Brazil: some news perspectives. In: Seminário Latino-Americano de Política Científica e Tecnológica, 1987, Costa Rica, 1987.

  • MELO, L. C. P. ; SICSÚ, Abraham Benzaquen . Indústrias de alta tecnologia no Nordeste: potencialidades e perspectivas. In: XVI Encontro Nacional de Economia, ANPEC, 1986, 1986.

  • MELO, L. C. P. ; MELO, Maria Ângela Campelo de . Os agentes reticuladores no planejamento de Ciência e Tecnologia - um estudo de caso. In: X Simpósio Nacional de Administração em Ciência e Tecnologia, 1985, São Paulo. ANAIS. São Paulo, 1985.

  • MELO, L. C. P. ; SICSÚ, Abraham Benzaquen . As boas novas do álcool para o Nordeste: destilarias polivalentes de cana e mandioca. In: Seminário Internacional sobre o Trópico Semi-Árido, 1982, Recife, 1982.

  • MELO, L. C. P. ; DIAS, Adriano Batista . División de trabajo y cooperación en áreas de I&D en tiempos de alta dinámica tecnológica. In: ENCUENTRO NACIONAL DE GESTIÓN TECNOLÓGICA - TECNOGEST'98, 1998, Matanzas. Anais.

  • MELO, L. C. P. ; DIAS, Adriano Batista . Estado Nação e Estados Províncias: concatenando políticas de C&T. In: 48ª Reunião Anual da SBPC, 1996, São Paulo. Sessão Economia e Administração, CD-ROM, 1996.

  • MELO, L. C. P. ; SICSÚ, Abraham Benzaquen . Modernização tecnológica e mudanças organizacionais: análise de microempresas pernambucanas. In: 47ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 1995, São Luís - MA, 1995. v. II. p. 188-188.

  • MELO, L. C. P. . Inovação e Desenvolvimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELO, L. C. P. . As Organizações Sociais na Ciência Tecnologia do Brasil atual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, L. C. P. . Ciência, Tecnologia e Inovação em Ambiente Periférico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELO, L. C. P. . 4a. Conferência Nacional de Ciência Tecnoloigia e Inovação, para o Desenvolvimento Sustentável. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELO, L. C. P. . Inovação no Brasil ena COreia do Sul: os efeitos do nov regime internacional de patentes sobre estratégias de desenvolvimento econômico. Curitiba, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MELO, L. C. P. . Preliminary Analysis of Alcohol as an Alternative Source of Energy in Brazil (Estudo de Viabilidade do Álcool como Fonte Alternativa de Energia no Brasil). Santa Bárbara - USA: Graduate Division da Universidade da Califórnia, 1980 (Tese).

  • MELO, L. C. P. . O Íon da Molécula H2+ em Campos Magnéticos Intensos. Recife: UFPE, 1976 (Tese).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MELO, L. C. P. ; REZENDE, Sérgio Machado . Plano Estadual de Ciência e Tecnologia 1995-1998. 1995.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Medalha de Mérito Científico, por ocasião dos 20 anos de criação da SECTMA-PE e da FACEPE, Secretaria de Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco.

2010

"Medalha Mérito Tamandaré" - concedida pelo Conselho da Ordem do Mérito Naval, Comando da Marinha.

2008

Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, Grau Grã-Cruz, Governo Federal.

2002

Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, grau Comendadora, Governo Federal.

1991

Ordem do Mérito dos Guararapes, Quadro de Graduados Efetivos no grau de Grande Oficial.

1991

Medalha Pernambucana do Mérito, Polícia Militar de Pernambuco.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - Atual

Institute for Advanced Sustainability Studies

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Member of the Strategic Advisory Board

2009 - 2011

Centro de Gestão e Estudos Estratégicos

Vínculo: Eleita para 2o mandato., Enquadramento Funcional: Presidenta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Reconduzida Presidenta para mais um novo mandato de 4 anos (2010/2013), na 41a. reunião do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), realizada em 10 de dezembro de 2009. Ata registrada no Cartório do 2o Ofício de Registro de Pessoas Jurídicas, em Brasília-DF; Solicitou desligamento da residencia junto ao COnselho de Administração da instiutição

2005 - 2009

Centro de Gestão e Estudos Estratégicos

Vínculo: Eleita, Enquadramento Funcional: Presidenta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Eleita Presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) durante a 24a. Reunião do Conselho de Administração do CGEE, ocorrida no dia 1o. de novembro de 2005. Primeiro mandato. Ata registrada no Cartório do 2o Ofício de Registro de Pessoas Jurídicas, em Brasília-DF

2001 - 2003

Centro de Gestão e Estudos Estratégicos

Vínculo: Servidor Público, cedida, Enquadramento Funcional: Diretora, Cargo de Confiança, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Servidor Público Federal da Fundação Joaquim Nabuco, cedida para prestar serviço como diretora do Centro de Gestão e Estudos Estratégicas (CGEE), Organização Social que mantém Contrato de Gestão com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Atividades

  • 12/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Institute for Advanced Sustainabillity Studies IASS, .,Cargo ou função, Member of the Strategic Advisory Board (Conselheira).

  • 12/2005

    Direção e administração, Diretoria, .,Cargo ou função, Presidenta.

  • 09/2000 - 11/2003

    Direção e administração, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, .,Cargo ou função, Diretora.

2006 - Atual

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Comitê de Coordenação Programas do MCT

Outras informações:
Portaria MCT no. 806, de 25.10.2006, publicada no D.O.U. de 27.10.2006. O ministro de Ciência e Tecnologia institui o Comitê de Coordenação dos Programas do Ministério da Ciência e Tecnologia com a finalidade de coordenar os processos de gestão para o alcance dos objetivos setoriais. Parágrafo 2o. inciso VIII, define o dirigente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) membro deste Comitê.

2006 - Atual

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Vínculo: Coordenador de área, Enquadramento Funcional: membro do Conselho Científico Brasil-India

Outras informações:
Portaria MCT no. 52, publicada no D.O.U. DE 03.02.2006, Sessão II, página 2, o Ministro de Ciência e Tecnologia designa coordenadores de área para apoiar o Conselho Científico Brasil - India na gerência do Programa de Cooperação.

2009 - 2011

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho de Administração da ABTLus

Outras informações:
Representante do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) indicada para um mandado a vigir de 11.12.2009 a 10.12.2013. Tomou posse durante a 51a Reunião do Conselho de Administração da ABTLus. Ata registrada no Cartório Privativo de Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Comarca de Campinas (microfilme: 29041).

2008 - 2011

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê Coordenador do INCT

Outras informações:
Portaria MCT no. 429, de 17.07.2008, publicadada no D.O.U. de 06.10.2008, institui o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), em substituição ao Programa Institutos do Milênio. No Parágrafo Único que define o Comitê de Coordenação, o item VII indica o dirigente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), membro do Comitê.

2008 - 2011

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Coordenação do Programa PRONEX

Outras informações:
Portaria MCT no. 608, de 29.08.2008. publicada no D.O.U. de 10.10.2008. Define o funcionamento e mecanismos de coordenação do Progerama de Apoio aos Núcleos de Excelência - PRONEX. Parágrafo Único, inciso IV, designa o dirigente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, um dos representantes institucionais da Coordenação do Programa PRONEX

2006 - 2007

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Vínculo: Eleição, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê de Coordenação da ABTLus

Outras informações:
Eleita pelo Conselho de Administração da ABTLus, na qualidade de profissional da Área de Ciência e Tecnologia, para um mandato vigente de 25.08.2006 a 13.09.2007, a fim de completar ao mandato do Dr. Wladmir Pirro e Longo, iniciado em 17.06.2003..

2000 - 2001

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária Executiva Adjunta do MCT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
No cargo de Secretária Executiva Adjunta, sua gestão encerrou-se em fins de 2001, para assumir uma diretoria no CGEE (Organizaçao Social que mantém um contrato de Gestão com o MCT). A sua atuação no MCT continua com a participação em diversos Comitês do MCT: INCT, PRONEX, representante do MCT no Conselho da ABTLus, Coordenador de área do Programa de Cooperação Brasil-India, etc.

Atividades

  • 08/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sede, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Coordenação do Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência (PRONEX).

  • 10/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sede, .,Cargo ou função, Membro do Comitê de Coordenação dos Programas do Ministério da Ciência e Tecnologia.

  • 02/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Científico Brasil-Índia, .,Cargo ou função, Conselheira.

  • 02/2000 - 12/2002

    Direção e administração, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, .,Cargo ou função, Secretária Executiva Adjunta e Assessora Especial do Ministro.

  • 01/2001 - 12/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Coordenadora da Conferência Nacional de CT&I (2001).

  • 01/2001 - 12/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, .,Cargo ou função, Membro do Grupo de Trabalho (Livro Verde) da Sociedade da Informação.

  • 01/2000 - 12/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Brasileiro de Informação Em Ciência e Tecnologia, .,Cargo ou função, Presidente do Comitê de Busca do IBICT.

  • 01/1999 - 01/2000

    Direção e administração, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, .,Cargo ou função, Gerente do Programa Sociedade da Informação-Internet2 e do Programa Gestão da Política do Programa Plurianual (PPA).

  • 01/1994 - 12/1994

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Gestão Em Ciência e Tecnologia, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Assessor do PGCT.

1990 - Atual

Fundação Joaquim Nabuco

Vínculo: Servidor público Federal, Enquadramento Funcional: Pesquisador Titular, cedida ao CGEE, Carga horária: 40

Outras informações:
Com a extinção do Instituto de Tropicologia, em abril de 2003, a pesquisadora foi lotada no Instituto de Pesquisas Sociais da Fundação Joaquim Nabuco, em Recife-PE. Atualmente, desde dezembro de 2005, cedida para o exercício do cargo de Presidenta do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) eleita para a gestão 2006 / 2009 e reconduzida, por reeleição, para um segundo mandato, gestão 2010/2013.

Atividades

  • 03/1996

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Joaquim Nabuco, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Executivo da Revista de Ciência e Tecnologia - Política e Gestão para a Periferia - RECITEC.

  • 12/1990

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Pesquisas Sociais, Coordenação Geral de Estudos Em Ciência e Tecnologia.,Linhas de pesquisa

  • 01/1993 - 12/1994

    Ensino, Prog. de Integração Instituto de Adm. Fazendária, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Professor-Conferencista

  • 02/1992 - 12/1994

    Direção e administração, Instituto de Tropicologia, Departamento de Estudos Avançados Em Áreas Tropicais.,Cargo ou função, Diretora.

  • 01/1991 - 12/1992

    Ensino, Formação de Oficiais da Polícia Militar, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Economia Política

2006 - Atual

Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Superior da FACEPE

Outras informações:
Designada pelo Governador do Estado de Pernambuco, membro do Conselho Superior da Facepe, Órgão Colegiado, de caráter deliberativo, com competência para definir e estabelecer as diretrizes gerais e a política de atuação da Fundação.

1995 - 1998

Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora Presidente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
http://www.facepe.br/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=5

1989 - 1991

Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheira

Atividades

  • 09/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior, .,Cargo ou função, Conselheira.

  • 01/1995 - 12/1998

    Direção e administração, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, .,Cargo ou função, Diretora Presidente.

  • 01/1989 - 12/1991

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior, .,Cargo ou função, Conselheira.

1998 - 2004

Conselho Estadual de Educação de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Deliberativo, Carga horária: 0

Atividades

  • 07/1998 - 05/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, .,Cargo ou função, Conselheira.

1997 - 1998

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: membro do Comitê Científico, Carga horária: 0

Outras informações:
Membro do Comitê Científico dos XIX e XX Simpósios de Gestão da Inovação Tecnológica.

Atividades

  • 01/1997 - 12/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade de São Paulo, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Científico do XIX e XX Simpósios de Gestão da Inovação Tecnológica.

1994 - Atual

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: membro Conselho Consultivo da SBPC Pernambuco

1993 - 1997

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheira da SBPC

1990 - 1991

Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Nomeada pelo Governador do Estado

2003 - 2009

Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho de Administraçao ITEP, Carga horária: 0

Outras informações:
afastamento do Conselho da Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) solicitada através da Carta CGEE no. 085/2009, de 23.04.2009.

1988 - 1988

Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de reestruturação

Outras informações:
Membro da Comissão de reestruturação do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), instituída pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.

Atividades

  • 01/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Administração, .,Cargo ou função, Conselheira (Conselho de Administração).

1988 - 1988

Secretária de Planejamento do Estado de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora do Gab. da SEPLAN-NE, Carga horária: 0

Outras informações:
Coordenação de Ciência e Tecnologia

Atividades

  • 01/1988 - 12/1988

    Direção e administração, Secretaria de Planejamento do Estado de Pernambuco, .,Cargo ou função, Coordenadora de Ciência e Tecnologia.

  • 01/1988 - 08/1988

    Direção e administração, Gabinete, .,Cargo ou função, Assessora.

1989 - 1991

Governo do Estado de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê de Informática na Educação

Outras informações:
Representante da Secretaria de C&T do Estado, no Comitê de informática na Educação da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

1990 - 1990

Governo do Estado de Pernambuco

Vínculo: Servidor Publico, Enquadramento Funcional: Diretora Geral da SCT/PE, Carga horária: 40

Outras informações:
Diretora Geral de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.

1988 - 1990

Governo do Estado de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Representante do CNPq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Representante do CNPq para reestruturação do Setor de C&T no Estado de Pernambuco (PO 506/89) Convênio CNPq / Governo do Estado de Pernambuco.

1989 - 1989

Governo do Estado de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Planejamento da SCT/PE, Carga horária: 0

Atividades

  • 04/1990 - 03/1991

    Direção e administração, Secretaria de Ciência e Tecnologia, .,Cargo ou função, Secretária de Estado.

  • 06/1989 - 03/1991

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação, .,Cargo ou função, Representante da Secretaria de C&T do Estado de Pernambuco no Comitê de Informática na Educação, da Secretaria de Educação de Pernambuco.

  • 01/1990 - 12/1990

    Direção e administração, Secretaria de Ciência e Tecnologia, .,Cargo ou função, Diretora Geral de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

  • 08/1988 - 06/1990

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Governo do Estado de Pernambuco, .,Cargo ou função, Representante do CNPq para reestruturação do setor de C&T no Estado (PO 506/89 - Convênio CNPq/Governo PE.

  • 01/1989 - 12/1989

    Direção e administração, Secretaria de Ciência e Tecnologia, .,Cargo ou função, Diretora de Planejamento.

  • 01/1988 - 12/1988

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Governo do Estado de Pernambuco, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reestruturação do ITEP, instituída pela Secretaria de C&T do Estado de Pernambuco.

1987 - 1990

Instituto de Tecnologia Eletro Eletrônica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1987 - 12/1990

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Tecnologia Eletro Eletrônica, .,Cargo ou função, Representante do CNPq junto ao Conselho de Administração do ITEEL/PB.

1986 - 1986

Superintendência Para o Desenvolvimento do Nordeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: membro de Grupo de Trabalho SUDENE/BNDES/CNPq, Carga horária: 0

Outras informações:
Membro de Grupo de Trabalho para definição de estratégias para implantação de indústrias de alta tecnologia no Nordeste.

1984 - 1984

Superintendência Para o Desenvolvimento do Nordeste

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora na área de Energia

Outras informações:
Convênio SUDENE - CEAG-PE

Atividades

  • 01/1986 - 12/1986

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Superintendência Para o Desenvolvimento do Nordeste, .,Cargo ou função, Membro do Grupo de Trabalho SUDENE/BNDES/CNPq para definição de estratégia para implementação de de indústria de alta tecnologia no Nordeste.

  • 01/1984 - 01/1984

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Convênio Sudene Ceag Pe, .,Cargo ou função, Consultora na área de Energia.

1982 - 1989

Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheira, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1982 - 12/1989

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará, .,Cargo ou função, Suplente de Representante do CNPq no Conselho de Administração do NUTEC.

1982 - 1989

Centro de Apoio Pequena e Média Empresa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Deliberativo, Carga horária: 0

Outras informações:
Suplente do representante do CNPq nos Conselho Deliberativos do CEAG nos Estados do Rio Grande do Norte (CEAG/RN), Sergipe (CEAG/SE) e Pernambuco (CEAG/PE).

Atividades

  • 01/1982 - 12/1989

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Apoio Pequena e Média Empresa, .,Cargo ou função, Suplente de representante do CNPq nos Conselhos Deliberativos do CEAG nos Estados, do Rio Grande do Norte (CEAG/RN), Sergipe (CEAG/SE) e Pernambuco (CEAG/PE).

1982 - 1982

Grupo de Interesse Específico de Química Para o Nordeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: GT Química para o Nordeste, Carga horária: 0

Outras informações:
Membro do Grupo de Interesse Específico de Química para o Nordesde

Atividades

  • 01/1982 - 12/1982

    Outras atividades técnico-científicas , Grupo de Interesse Específico de Química Para o Nordeste, Grupo de Interesse Específico de Química Para o Nordeste.,Atividade realizada, Membro do Grupo de Interesse Específico de Química para o Nordeste.

1982 - 1982

Programa do Trópico Semi Árido

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão Mista CNPq / SUDENE / PTSA, Carga horária: 0

Outras informações:
Comissão Mista para desenvolvimento do Programa do Trópico Semi-Árido, PTSA, Brasil

Atividades

  • 01/1982 - 12/1982

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa do Trópico Semi Árido, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Mista CNPq/SUDENE para o PTSA.

2015 - Atual

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária de Estado, Carga horária: 40

1988 - 1998

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: RHAE - RH, Enquadramento Funcional: Membro do comitê deliberativo

Outras informações:
RHAE - RH - Programa de Capacitação de Recursos Humanos para o CNPq e o MCT

1980 - 1990

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Servidor público Federal, Enquadramento Funcional: Redistribuída para a FUNDAJ, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Servidora pública. Atuou em diversos Programas e Projetos do CNPq de 01.10.1980 a 31.12.1990, quando foi redistribuição, a pedido, para o Instituto Social da Fundação Joaquim Nabuco.

1983 - 1988

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Superintendente Regional, Substituta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Agência Regional Nordeste do CNPq, Superintendente Regional, Substituta

1982 - 1983

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Divisão, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Agência Regional Nordesde, chefe da divisão técnica

Atividades

  • 02/1980 - 12/1990

    Pesquisa e desenvolvimento , Agência Regional Nordeste, .,Linhas de pesquisa

  • 01/1983 - 12/1988

    Direção e administração, Agência Regional Nordeste, .,Cargo ou função, Superintendente Regional-Substituta.

  • 01/1982 - 12/1983

    Direção e administração, Agência Regional Nordeste, Divisão Técnica.,Cargo ou função, Chefe de Divisão.

1974 - 1974

Universidade da California - Santa Barbara

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária do Laboratório de Espectroscopia, Carga horária: 0

Outras informações:
Estágio realizado em medições Laboratoriais no Laboratório Herber P. Broida.

Atividades

  • 01/1974 - 12/1974

    Estágios , Laboratório de Espectroscopia Herber P Broida, .,Estágio realizado, Estagiária em Medições Laboratoriais.

1974 - 1981

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheira, Carga horária: 0

Outras informações:
Membro do Núcleo de Poítica Científica e Tecnológica da UFPE

1974 - 1976

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Auxiliar de Ensino e Pesquisa, Enquadramento Funcional: Professor de Física III e Física IV

Outras informações:
Auxiliar de Ensino e Pesquisa do Departamento de Física da UFPE.

1973 - 1973

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Docente bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Física Experimental III

Outras informações:
Departamento de Física da UFPE

Atividades

  • 01/1981 - 12/1981

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Pernambuco, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo de Política Científica e Tecnológica da UFPE.

  • 01/1974 - 12/1976

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Auxiliar de Ensino e Pesquisa do Departamento de Física da UFPE, ministrando aulas nos cursos de Física III e Física IV

  • 01/1973 - 12/1973

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Docente-bolsista de Física Experimental III, no Departamento de Física da UFP

1980 - 1980

Núcleo de Assistência Industrial

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 0

Outras informações:
Programa de Conservação de Energia da Indústria

1971 - 1971

Núcleo de Assistência Industrial

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária em Consultoria Empresarial

Atividades

  • 01/1980 - 12/1980

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Conservação de Energia na Indústria, .,Cargo ou função, Consultora.

  • 01/1971 - 12/1971

    Estágios , Núcleo de Assistência Industrial, .,Estágio realizado, Estagiária em Consultoria Industrial.