Leonardo Ribeiro Machado
Possui graduação em Sistemas de Informação pela Faccat (2008) e mestrado em Computação Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2011). Atualmente é analista de desenvolvimento de sistemas no SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados, e professor das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT.
Informações coletadas do Lattes em 14/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Computação Aplicada
2009 - 2011
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: AtTuneDB: Uma ferramenta de apoio à sintonia de SGBDs baseada na identificação do regime de operação através de modelo probabilístico,Ano de Obtenção: 2011
João Carlos Gluz.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados; Mineração de Dados; Redes Bayesianas; Agentes.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação / Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação.
Graduação em Sistemas de Informação
2006 - 2008
Faculdades Integradas de Taquara
Título: ADA: Um Agente Autonômico para Auto-Sintonia em Bancos de Dados PostgreSQL
Orientador: Francisco Assis Moreira do Nascimento
Graduação interrompida em 2005 em Análise de Sistemas
2000 - Atual
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Ano de interrupção: 2005
Formação complementar
2008 - 2008
Java Web - J2EE. (Carga horária: 40h). , Master Training, MT, Brasil.
2007 - 2008
Java. (Carga horária: 60h). , Master Training, MT, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em 2310 - Developing MS ASP.NET Web Applications. (Carga horária: 40h). , Processor Alfamídia Treinamento e Serviços em Informática, ALFAMÍDIA, Brasil.
2006 - 2006
Delphi - Desenvolvimento de Aplicações DataSnap. (Carga horária: 16h). , Aquasoft Tecnologia, AT, Brasil.
2006 - 2006
Delphi - Criação de Componentes. (Carga horária: 24h). , Aquasoft Tecnologia, AT, Brasil.
2006 - 2006
Delphi - Desenvolvimento de Aplicações .NET. (Carga horária: 40h). , Aquasoft Tecnologia, AT, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Formação Desenvolvedor ASP. (Carga horária: 140h). , Processor Alfamídia Treinamento e Serviços em Informática, ALFAMÍDIA, Brasil.
2000 - 2000
Oracle Developer: Report 6.0. (Carga horária: 24h). , Target Informática LTDA, Target, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em bancas
FERREIRA, A. K.; CARVALHO, F. P.; FARIAS, C. L.;MACHADO, L. R.. AGENCIE: SISTEMA DE GESTÃO E CONTROLE DE MODELOS PARA AGÊNCIAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Faculdades Integradas de Taquara.
AZAMBUJA, M. C.;MACHADO, L. R.; FARIAS, C. L.. AUTOMAÇÃO DE CAFETEIRA COM SISTEMA DE GAMIFICAÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Faculdades Integradas de Taquara.
KAIESKI, N.;MACHADO, L. R.; SILVA, L. R. J.. MCSV-a ? SISTEMA DE MONITORAMENTO CONTÍNUO DE SINAIS VITAIS UTILIZANDO ARDUINO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Faculdades Integradas de Taquara.
BERZ, E. L.; NASCIMENTO, F. A. M.;MACHADO, L. R.. SOFTWARE DE RASTREAMENTO EM TEMPO REAL DE EXECUÇÃO DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Faculdades Integradas de Taquara.
SILVA, L. R. J.; KAIESKI, N.;MACHADO, L. R.. SISTEMA WEB APLICADO À LOCALIZAÇÃO DE PONTOS DE COLETA E O REÚSO DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS - WEBPONTO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Faculdades Integradas de Taquara.
MACHADO, L. R.; FACCHINI, G.; CARVALHO, F. P.. FREEWIFI: Software para Gerenciamento de Redes Sem Fio em um Ambiente de Integração. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdades Integradas de Taquara.
BATTISTI, J.; HERNANDEZ, E. B.;MACHADO, L. R.; FACCHINI, G.. Gerenciador Web para Campeonatos Esportivos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdades Integradas de Taquara.
COSTA, S. M.; CARVALHO, F. P.;MACHADO, L. R.; FACCHINI, G.. RENTABILIZA: Software para Gerenciamento de Vendas no Setor de Atendimento ao Público em Agências Bancárias. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdades Integradas de Taquara.
STEIN, J. Q.; HERNANDEZ, E. B.; AZAMBUJA, M. C.;MACHADO, L. R.. Uso de Redes Neurais para Cálculo de Seguidores de Tendências no Mercado de Ações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdades Integradas de Taquara.
Orientou
Vacipet: Caderneta de Vacinação para Pets; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Faculdades Integradas de Taquara; Orientador: Leonardo Ribeiro Machado;
Mind: Sistema de Avaliação de Saúde Emocional; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas Para Internet) - Faculdades Integradas de Taquara; Orientador: Leonardo Ribeiro Machado;
Safe Family: Aplicativo de Rede Colaborativa para Rastreamento de Beacon; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Faculdades Integradas de Taquara; Orientador: Leonardo Ribeiro Machado;
Orça Fácil: Uma Ferramenta para Solicitações de Orçamentos em Lojas de Materiais de Construção; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Faculdades Integradas de Taquara; Orientador: Leonardo Ribeiro Machado;
Guia + São Chico; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas Para Internet) - Faculdades Integradas de Taquara; Orientador: Leonardo Ribeiro Machado;
Mega Pedidos: Ferramenta On-line para Emissão de Pedidos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas Para Internet) - Faculdades Integradas de Taquara; Orientador: Leonardo Ribeiro Machado;
Ferramenta On-line para Corporações de Bombeiros; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Faculdades Integradas de Taquara; Orientador: Leonardo Ribeiro Machado;
Tooger: Ferramenta de Gerenciamento de Projetos através do uso de Matriz Gut; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Faculdades Integradas de Taquara; Orientador: Leonardo Ribeiro Machado;
Compartilhe Vida: Aplicação Mobile para Incentvar a Doação de Sangue; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas Para Internet) - Faculdades Integradas de Taquara; Orientador: Leonardo Ribeiro Machado;
Saúde Total: Aplicativo para Gestão de Medicamentos e Hábitos Saudáveis; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas Para Internet) - Faculdades Integradas de Taquara; Orientador: Leonardo Ribeiro Machado;
Ferramenta on-line para Gerenciamento de Pizzaria; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas Para Internet) - Faculdades Integradas de Taquara; Orientador: Leonardo Ribeiro Machado;
Ferramenta para Notificação de Doadores Voluntários de Sangue; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Faculdades Integradas de Taquara; Orientador: Leonardo Ribeiro Machado;
Suserano - Sistema de Controle de Tráfego Urbano; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Faculdades Integradas de Taquara; Orientador: Leonardo Ribeiro Machado;
Ferramenta de Integração Comercial para o Setor Calçadista; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Faculdades Integradas de Taquara; Orientador: Leonardo Ribeiro Machado;
Sistema de Apoio ao Controle de Dietas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Faculdades Integradas de Taquara; Orientador: Leonardo Ribeiro Machado;
Ferramenta para Controle do Processo de Produção do Cogumelo Shiitake; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdades Integradas de Taquara; Orientador: Leonardo Ribeiro Machado;
Ferramenta para Previsão de Movimento em Estabelecimentos Gastronômicos Baseada no Uso de Redes Neurais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdades Integradas de Taquara; Orientador: Leonardo Ribeiro Machado;
Produções bibliográficas
-
REIS, L. L. ; MACHADO, L. R. . Ferramenta On-line para Corporações de Bombeiros. REVISTA UNIVERSO ACADÊMICO , v. 12, p. 171-192, 2019.
-
PACHECO, D. A. J. ; MACHADO, L. R. ; JUNG, C. F. ; CATEN, C. S. T. . Investigando o uso da mineração de dados nos processos de gestão da qualidade total: um estudo de caso na indústria. Espacios (Caracas) , v. 34, p. 1-11, 2013.
-
MACHADO, L. R. ; NASCIMENTO, F. A. M. . ADA - An Autonomic Agent for Self-Tuning in PostgreSQL Databases. In: Latin American Autonomic Computing Symposum, 2008, Gramado. Proceedings / III Latin American Autonomic Computing Symposium, 2008.
-
MACHADO, L. R. ; NASCIMENTO, F. A. M. . ADA: Um Agente Autonômico para Auto-Sintonia em Bancos de Dados PostgreSQL. In: VI Mostra de Iniciação Científica FACCAT, 2008, Taquara. VI Mostra de Iniciação Científica FACCAT, 2008.
Outras produções
MACHADO, L. R. . Análise de Pontos de Função. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - SLIDES PARA APRESENTAÇÃO).
MACHADO, L. R. . Integrando RapidMiner 5 com Java. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Tutorial).
MACHADO, L. R. . Avaliação de pontos máximos locais de desempenho de um SGBD em diferentes regimes de operação. 2010. (Relatório de Experimentos).
MACHADO, L. R. . ATTuneDB: Uma ferramenta de apoio à sintonia de SGBDs baseada em técnicas de data mining e redes bayesianas. 2010. (Apresentação em Slides).
Histórico profissional
Experiência profissional
2009 - Atual
Serviço Federal de Processamento de DadosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Desenvolvimento de Sistemas, Carga horária: 40
2010 - Atual
Faculdades Integradas de TaquaraVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
2006 - 2009
Lalur Informática Ltda, -Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor, Carga horária: 40
2000 - 2006
Calçados Bibi Ltda, -Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Área de Informática, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leonardo Ribeiro Machado e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?