HELENA MARIA SCHERLOWSKI LEAL DAVID

Professora Titular do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Atua no Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UERJ e no Programa de Pós Graduação em Telemedicina e Telessaúde da UERJ. Diretora da Faculdade de Enfermagem da UERJ no quadriênio 2012-16. Bolsista do Programa PROCIÊNCIA UERJ desde 2008, e Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq 2 desde 2012. Professora Visitante do Programa de Professor Visitante no Exterior CAPES 2018, na Universidade de Alicante, Espanha, de novembro de 2018 a julho de 2019. Graduação Em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Católica de Petrópolis (1982), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1995) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2001). Pós doutoramento na área de pesquisa sobre drogas, pela University of Alberta, Canadá. Desenvolve atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão nas áreas de Saúde Coletiva e Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria crítica do trabalho e saúde do trabalhador, educação popular e saúde, educação e trabalho, redes sociais na Atenção Primária, agentes comunitários de saúde.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Pública

1997 - 2001

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Religiosidade e cotidiano das agentes comunitárias de saúde:repensando a educação em saúde junto às classes populares
Victor Vincent Valla. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Classes populares; Religiosidade popular; Educação em Saúde.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.

Mestrado em Saúde Pública

1993 - 1995

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Informação em Saúde e Diversidade Cultural entre Grupos Sociais: o caso de Petrópolis,Ano de Obtenção: 1995
Victor Vincent Valla.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Informação; Classes populares; Diversidade cultural; Epidemiologia.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana; Informacao e Gestao C&T.

Especialização em Especialização Em Saúde Pública

1990 - 1990

Fundação Oswaldo Cruz
Título: A educação desenvolvida na ENO - uma análise crítica
Orientador: Joaquim Cardoso de Mello

Graduação em Graduação Em Enfermagem e Obstetrícia

1979 - 1982

Universidade Católica de Petrópolis

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2003 - 2004

Pós-Doutorado. , University of Alberta, UALBERTA, Canadá. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva / Especialidade: Saúde do Trabalhador. , Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva / Especialidade: Educação Em Saúde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2005

Extensão universitária em Aspectos Metodológicos da Pesquisa Sobre Saúde e S. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2003 - 2003

Thinking Qualitatively. (Carga horária: 40h). , University of Alberta, UALBERTA, Canadá.

1991 - 1991

Atualização Em Vigilância Epidemiológia das Doença. (Carga horária: 160h). , Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Educação Popular Em Saúde.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva/Especialidade: Educação Em Saúde.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva/Especialidade: Redução de Demanda de Drogas.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Saúde do Trabalhador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DAVID, HMSL. ; ACIOLI, Sonia ; RIERA, J. R. M. . Os desafios para a enfermagem na atenção primária em conjunturas de crise: as experiências espanhola e brasileira. 2017. (Outro).

DAVID, HMSL. ; SOUZA, N.V.D.de O. ; PENA, L. H. G. . SemináriodePesquisaRedesSociaiseEnfermagemnaAtençãoBásica. 2017. (Outro).

DAVID, HMSL. . XIII Conferência Iberoamericana de Educación en Enfermería. 2015. (Congresso).

DAVID, HMSL. . 1° SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA EM ENFERMAGEM"A ECOLOGIA DE SABERES: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ENFERMAGEM. 2012. (Outro).

SANTOS, Iraci dos ; DAVID, HMSL. . 6o Simpósio Nacional - O cuidar em Saúde e Enfermagem. 2012. (Outro).

DAVID, HMSL. ; Oliveira, Maria Waldenez ; OLIVEIRA, Sonia Acioli de . V Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde - ENEPS. 2012. (Outro).

DAVID, HMSL. . Oficina de construção temática do 65o CBEn. 2012. (Congresso).

DAVID, HMSL. ; FERLA,A.A. . 9º Congresso da Rede Unida. 2010. (Congresso).

DAVID, HMSL. . Enfermagem, ação democrática e lutas sociais.. 2010. (Outro).

DAVID, HMSL. . 5º Simpósio Nacional - O Cuidar em Saúde e Enfermagem. 2010. (Outro).

DAVID, HMSL. ; Oliveira, Maria Waldenez ; Leite, S . IV Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde. 2008. (Congresso).

Oliveira, Maria Waldenez ; DAVID, HMSL. . III Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde. 2007. (Outro).

DAVID, HMSL. ; OBLITAS, Flor Yesenia Musayon . Workshop - Análise estatística na pesquisa em Saúde e Enfermagem. 2007. (Outro).

DAVID, HMSL. . Membro da Comissão Científica do 4o Conegresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. 2007. (Congresso).

Steven Lee ; DAVID, HMSL. . Colóquio "Crystal Meth: o que sabemos sobre esta droga?". 2006. (Outro).

MAURO, Maria Yvone Chaves ; MAURO, Carla Christina ; DAVID, HMSL. . Estratégias de Prevenção e Gerenciamento de riscos no trabalho. 2006. (Outro).

MAURO, Maria Yvone Chaves ; DAVID, HMSL. ; MAURO, Carla Christina . Jornada Internacional de Atualização Profissional - Estratégias de Prevenção e Gerenciamento de Riscos no Trabalho. 2006. (Outro).

DAVID, HMSL. ; VASCONCELOS, Eymard Mourão ; FLORES, Ouviromar . IV Fórum Nacional de Educação em Saúde e II Seminário Nacional de Educação Popular e Saúde. 2005. (Congresso).

DAVID, HMSL. ; MAURO, Maria Yvone Chaves . Seminário Cidadania, Saúde e Trabalho Digno de Enfermagem. 2005. (Congresso).

DAVID, HMSL. . Reunião da Rede de Educação Popular e Saúde no 55 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2004. (Outro).

DAVID, HMSL. ; TEIXEIRA, Gertrudes Lopes . Workshop - O fenômeno das drogas e o contexto social hoje. 2003. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congreso FAECAP. apresentação de trabalho (resumo). 2019. (Congresso).

12o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A saúde coletiva no processo formativo: relato de experiência do curso de formação histórico-política para residência enfermagem saúde da familia UERJ. 2018. (Congresso).

12o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Os desafios da pedagogia freiriana para a formação em saúde no atual contexto brasileiro: um olhar a partir de três experiências. 2018. (Congresso).

3 Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na Perspectiva da Enfermagem (SINPESC).Contribuições da Enfermagem ao Campo da Saúde Coletiva e Perspectivas. 2017. (Simpósio).

I Seminário de Práticas de Saúde na Atenção Primária da Saúde.O trabalho dos enfermeiros na Atenção Primária à Saúde com centralidade em práticas emancipatórias. 2017. (Seminário).

Os desafios para a enfermagem na atenção primária em conjunturas de crise: experiências espanhola e brasileiroa.Os desafios para a enfermagem brasileira na APS nas conjunturas de crise. 2017. (Seminário).

Seminário de Pesquisa Redes Sociais e Enfermagem na Atenção Básica.Síntese dos resultados das pesquisas em Redes Sociais no Rio de Janeiro. 2017. (Seminário).

Society for Applied Anthropology (SfAA) anual meeting. The Role of Primary Care Nursing in Social Networks in Brazil. 2017. (Congresso).

V Seminário de Saúde do Trabalhador FENF/UERJ.Implicaçòes da judicialização da saúde para a saúde do trabalhador. 2017. (Seminário).

Segunda Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS.Segunda Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS. 2015. (Outra).

13a Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Projeto ENFOCO. 2014. (Exposição).

23ª Semana de Iniciação Científica da Uerj. 23ª Semana de Iniciação Científica da UERJ. 2014. (Exposição).

66 Congresso Brasileiro de Enfermagem: O Protagonismo da Enfermagem na Atenção a Saúde. Roda de Carimbó: Educação Popular em Saúde no itinerário da formação em saúde: um diálogo entre ensino, extensão e pesquisa. 2014. (Congresso).

Conferência de Abertura de Semana de Enfermagem/UERJ.Protagonismo da Enfermagem: Por uma solidariedade necessária. 2014. (Seminário).

QUALIENF: O processo de saúde-doença do profssional de Enfermagem.Viver para trabalhar ou trabalhar para viver? Os dilemas da Enfermagem hoje. 2014. (Seminário).

XIV Coloquio Panamericano de Investigación en Enfermería. 2014. (Outra).

III Encuentro de Estudiantes. 2013. (Congresso).

I Reunião de Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Enfermagem.Participaçào na I Reunião de Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Enfermagem. 2013. (Outra).

1° SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA EM ENFERMAGEM.A ECOLOGIA DE SABERES:UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ENFERMAGEM. 2012. (Seminário).

10° CONGRESSO INTERNACIONAL DA REDE UNIDA. AS INFLEXÕES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE SOBRE A FORMAÇÃO DE TRABALHADORES DE SAÚDE. 2012. (Congresso).

10° CONGRESSO INTERNACIONAL DA REDE UNIDA. A CRESCENTE ESCOLARIZAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: UMA INDUÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO?. 2012. (Congresso).

10° CONGRESSO INTERNACIONAL DA REDE UNIDA. DETERMINANTES SOCIAIS E SAÚDE DO TRABALHADOR: ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O PAPEL DA ENFERMAGEM DO TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE. 2012. (Congresso).

2° Jornada Científica Internacional da Rede Mussi. ALMANAQUE DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: AS NARRATIVAS COMO PERTENCIMENTO, APROPRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE SABERES E SEU USO NA MEDIAÇÃO INFORMACIONAL. 2012. (Congresso).

2° Jornada Científica Internacional da Rede Mussi. Políticas Públicas de saúde e produção compartilhada de saberes e informação: dificuldades e potencialidades das redes sociais dos agentes comunitários de saúde. 2012. (Congresso).

3° COLÓQUIO LATINO AMERICANO DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM. 2012. (Congresso).

3° SEMINÁRIO NACIONAL DE DIRETRIZES DE ENFERMAGEM NA ATENÇAÕ BÁSICA À SAÚDE.MESA REDONDA: A DIVERSIDADE DOS SABERES E DAS PRÁTICAS NOS DIFERENTES CENÁRIOS DA ATENÇÃO BÁSICA. 2012. (Seminário).

50° Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto. O impacto da tele-enfermagem na educação. 2012. (Congresso).

64°Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3° Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem. ESTRESSE OCUPACIONAL E TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM. 2012. (Congresso).

64° Congresso Brasileiro de enfermagem e 3° Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem. Roda de conversa- política Nacional de Educação Ppopular em Saúde e as práticas de enfermagem- identidades na busca da democratização da saúde. 2012. (Congresso).

73° SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM.CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA A QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DA UERJ. 2012. (Encontro).

73° SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM.CERIMÔNIA DE ABERTURA DA 73° SEMANA DE ENFERMAGEM, ABEN -85 ANOS. 2012. (Encontro).

Aula Inaugural do PROVAB.Representação Institucional - Direção da Faculdade de Enfermagem UERJ. 2012. (Outra).

Dispositivos de Saúde Pública: quais as abordagens críticas?.Dispositivos de Saúde Pública: quais as abordagens críticas?. 2012. (Outra).

VI SIEN- SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM.DANOS FÍSICOS E PSICOSSOCIAIS RELACIONADOS AO TRABALHO DO ENFERMEIROINTENSIVISTA: UMA ANÁLISE SOB A LUZ DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO. 2012. (Simpósio).

VI SIEN- SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM.AVALIAÇÃO DO CONTEXTO DE TRABALHO EM TERAPIA INTENSIVA SOB O OLHAR DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO. 2012. (Simpósio).

VI SIEN- SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM.CUSTO HUMANO NO TRABALHO: AVALIAÇÃO DE ENFERMEIROS EM TERAPIA INTENSIVA À LUZ DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO. 2012. (Simpósio).

VI SIEN- SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM.PRAZER E SOFRIMENTO: AVALIAÇÃO DE ENFERMEIROS INTENSIVISTAS SOB A LUZ DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO. 2012. (Simpósio).

XIII Pan American Nursing Research Colloquium. H1N1 Pandemics: challenges to nursing work. 2012. (Congresso).

XIII PAN AMERICAN NURSING RESEARCH COLLOQUIUM. PANDEMIA DE INFLUENZA H1N1 - DESAFIOS PARA O TRABALHO DA ENFERMAGEM. 2012. (Congresso).

1° ENCONTRO SESC DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE.EPS E TOLERÂNCIA. 2011. (Oficina).

16° SENPE. INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DE ENFERMAGEM: DESAFIOS TEÓRICO-CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS PARA A PESQUISA EM ENFERMAGEM. 2011. (Congresso).

16° SENPE. DESAFIOS À PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM SAÚDE E ENFERMAGEM: UMA ANÁLISE COM FOCO NO TRABALHO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE. 2011. (Congresso).

18° PESQUISANDO EM ENFERMAGEM, 14° JORNADA NACIONAL DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM, 11° ENCONTRO NACIONAL DE FUNDAMENTOS DO CUIDADO DE ENFERMAGEM.TRABALHO EM TERAPIA INTENSIVA: AVALIAÇÃO DOS RISCOS PARA A SAÚDE DO ENFERMEIRO. 2011. (Encontro).

ABERTURA DO PERÍODO LETIVO DA FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - 2° SEMESTRE DE 20114.QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE E ENFERMAGEM. 2011. (Encontro).

CONGRESSO FLUMINENSE DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. FORMAÇÃO DE CONSELHOS LOCAIS DE SAÚDE. 2011. (Congresso).

CONGRESSO FLUMINENSE DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.FORMAÇÃO DE CONSELHOS LOCAIS DE SAÚDE. 2011. (Encontro).

CURSO DE PESQUISA EM ENFERMAGEM DO SERVIÇO DE TREINAMENTO E AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM.TRATAMENTO DE DADOS QUANTITATIVOS. 2011. (Outra).

III SEMINÁRIO BRASILEIRO DE EFETIVIDADE DA PROMOÇÃO DA SAÚDE. 2011. (Seminário).

MESA REDONDA: OS SERVIÇOES DE SAÚDE E A CONTEMPORANEIDADE DO BEM ASSISTIR.OS SERVIÇOES DE SAÚDE E A CONTEMPORANEIDADE DO BEM ASSISTIR. 2011. (Encontro).

Políticas Públicas: interações e urbanidades.Mesa Redonda: Informação, comunicação, redes e participação social em políticas públicas: incidências do local e do global. 2011. (Seminário).

Seminário de Políticas Públicas: interações e urbanidades.Informação, comunicação, redes e participação social em políticas públicas: incidências do local e do global. 20.As redes sociais dos Agentes Comunitários de Saúde. 2011. (Seminário).

XI CONFERENCIA IBEROAMERICANA DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM. INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DE ENFERMAGEM: DESAFIOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO. 2011. (Congresso).

XI CONFERENCIA IBEROAMERICANA DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM, III ENCONTRO LATINOAMERICA-EUROPA E IV SIMPÓSIO DE INVESTIGAÇÃO DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM. 2011. (Congresso).

5 Simpósio Nacional: O Cuidar em Saúde e Enfermagem.As dimensões da violência e suas repercussôes para saúde do adulto: uma contribuição da enfermagem. 2010. (Simpósio).

62 Congresso Brasileiro de Enfermagem. A Enfermagem Brasileira e a democratização da saúde: por uma Política Nacional de Educação Popular em Saúde. 2010. (Congresso).

9 Congresso da Rede Unida. Educação Permanente à distância: A participação da enfermagem em teleconferencias do Projeto Telessaúde Brasil Núcleo Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).

XII Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde.A Educação Popular e Saúde na APS. 2010. (Encontro).

XIV Encontro de Enfermagem, Trabalho e Saúde do Trabalhador e I Encontro Internacional de Enfermagem e Saúde do Trabalhador.Acumulação Flexível do Capital e o Trabalho em Enfermagem. 2010. (Encontro).

15o Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Questionários sobre o uso de alcool e drogas entre trabalhadores: revisão de literatura. 2009. (Seminário).

15o Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Paradigma dos estudos quali-quantitativos. 2009. (Seminário).

1 Seminário de Educação em Saúde do Amazonas.Educação Popular em Saúde: da Teoria à prática social. 2009. (Seminário).

4 Simpósio Nacional " O Cuidar em Saúde e Enfermagem"." O Cuidar em Saúde e Enfermagem". 2009. (Simpósio).

61o Congresso Brasileiro de Enfermagem. Uma jornada de nove meses: a adesão das adolescentes ao seu pré-natal. 2009. (Congresso).

8o Congresso Nacional da Rede UNIDA. Tenda Paulo Freire. 2009. (Congresso).

II Forum de educação em saúde.Educação popular e saúde: interdisciplinaridade e ação em rede na superação da fragmentação e das distâncias. 2009. (Seminário).

I Seminário Interdisciplinar de Educação e Prevenção do uso de Drogas.Prevenção e Tratamento do uso de Fumo, Álcool e Outras Drogas. 2009. (Seminário).

I Seminário Nacional Telessaúde Brasil.I Seminário Nacional Telessaúde Brasil. 2009. (Seminário).

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. 2009. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Sáude Coletiva. O enfrentamento solidário das questões de saúde. 2009. (Congresso).

Oficina do Projeto de Formação em Gestão Participativa e Controle Social.Participação da enfermagem no controle social e na gestão participativa. 2009. (Oficina).

Seminário Vinte Anos do Sistema Único de Saúde, Avanços, Desafios, e Perspectivas.Universalidade, Integralidade, Equidade, Descentralização e Participação Popular. 2009. (Simpósio).

17 Semana de Iniciação Científica da UERJ.PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO - A FALA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. 2008. (Outra).

3 Simpósio "O cuidar em sáude e enfermagem".Saberes e Práticas para o cuidar em enfermagem. 2008. (Simpósio).

Atenção Básica e Integralidade: limites e possibilidades das práticas avaliativas em saúde.Agentes Comunitários de SAúde e indicadores de avaliação - discursos e práticas em processoss saúde doença e sua repercussão sobre o trabalho. 2008. (Simpósio).

III Congresso Internacional de Enfermagem do Trabalho. A SAÚDE DE QUEM CUIDA: CONDIÇÕES DE SAÚDE TRABALHADORES DO SUS DE MESQUITA E NOVA IGUAÇU, RJ. 2008. (Congresso).

IV Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde, I Encontro Nacional de Extensão Popular em Saude e I Seminário Nacional da ANEPS.Os desafios da formação dos trabalhadores para o SUS: diálogos com a educação popular. 2008. (Encontro).

IV Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde, I Encontro Nacional de Extensão Popular em Saude e I Seminário Nacional da ANEPS.Sessão de poster - Extensão Popular. 2008. (Encontro).

IV Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde, I Encontro Nacional de Extensão Popular em Saude e I Seminário Nacional da ANEPS.práticas integrativas e dialógiocas em saúde junto aos movimentos sociais e práticas populares. 2008. (Encontro).

Saúde e Democracia: participação política e institucionalidade democrática.Reforma Sanitária: inovação, limites e desafios da participação social na saúde. 2008. (Seminário).

V Congreso Internacional Mujer, Trabajo y Salud. Condiciones organizacionales del trabajo en salud. 2008. (Congresso).

VIII Semana de Enfermagem da Faculdade Arthur de Sá Earp Neto e 69a semana de enfermagem da ABEN.Enfermagem no Contexto das Políticas Públicas: uma questão de cidadania. 2008. (Encontro).

XII Encontro de Enfermagem. Trabalho e SAúde do Trabalhador da EEAN/UFRJ.A organização do trabalho e a percepção dos trabalhadores de saúde: um estudo em unidades da atenção básica de Mesquita e Nova Iguaçu, RJ. 2008. (Encontro).

XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia / VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Conhecimentos Epidemiológicos Saberes Diversos: Ampliando a participação das comunidades. 2008. (Congresso).

14 Seminario Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Drogas e violencia na vida das mulheres: a pesquisa em situação de conflito. 2007. (Seminário).

1o Congresso de Medicina de Familia e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro. A construção da abordagem comunitária. 2007. (Congresso).

1o Simposio sobre Condições de Saúde e TRabalho no Setor Saúde.Avaliação de um setor de saúde: a aplicabilidade da NR 32. 2007. (Simpósio).

59 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Quais os riscos de se trabalhar na Atenção Básica? validação de um questionário de avaliação de condições de trabalho em saúde. 2007. (Congresso).

59 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Tecendo a Rede de Educação Popular como processo de emancipação e de saúde. 2007. (Congresso).

III Ciclo de Debates Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Familia.O Papel do Agente Comunitário na Estratégia de Saúde da Familia: contradições de uma prática. 2007. (Outra).

III Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde.Avaliação de trabalhos científicos. 2007. (Encontro).

III Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde.membro do Comitê de Avaliação e Relatoria. 2007. (Encontro).

I Reunión Iberoamericana de las Escuelas de Salud Publica, enfermería, Medicina y Educacion sobre el Fenómeno de las Drogas. 2007. (Outra).

I Seminário da Rede Nacional de Pesquisa sobre Drogas.Membro do Comitê Técnico-Científico da Rede Nacional de Pesquisa sobre Drogas. 2007. (Seminário).

IV Congresso Brasileiro de Ciências sociais e humanas em SAúde, X Congresso da Associação Latinoamericana de Medicina Social e XIV Congresso da Associação Internacional de Política de Saude. Avaliação de trabalhos científicos. 2007. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Ciências sociais e humanas em SAúde, X Congresso da Associação Latinoamericana de Medicina Social e XIV Congresso da Associação Internacional de Política de Saude. Coordenador de Sessão de Comunicação Coordenada. 2007. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Ciências sociais e humanas em SAúde, X Congresso da Associação Latinoamericana de Medicina Social e XIV Congresso da Associação Internacional de Política de Saude. Coordenador de painel. 2007. (Congresso).

Oficina do Fórum FNEPAS RJ/ES. 2007. (Oficina).

Reunião de Trabalho do Projeto multicentrico Drogas Mulheres e Violencia nas Américas.membro do Comitê de Avaliação e Relatoria. 2007. (Outra).

Taller sobre la problematica de las drogas desde una perspectiva de salud internacional en America Latina. 2007. (Outra).

XI Encontro Trabalho e Saúde do Trabalhador.Experiencias ao lidar com a questão álcool e outras drogas, trabalho e saúde do trabalhador. 2007. (Encontro).

80 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11o Congresso Mundial de Saúde. Painel: A Saúde Coletiva na perspectiva da educação popular e saúde. 2006. (Congresso).

8o Congresso Brasileiro de SAúde Coletiva e 11o Congresso Mundial de SAúde. Oficina Educação Popular e Saúde: perspectivas de atuação junto aos movimentos sociais. 2006. (Congresso).

III Forum Internacional de Investigación en Enfermería y el FEnómeno de las Drogas en las Americas.II Forum Internacional de Investigación en Enfermería y el FEnómeno de las Drogas en las Americas. 2006. (Outra).

IV Instituto Internacional de Liderazgo de Enfermería y el FEnómeno de las Drogas en America Latina.IV Instituto Internacional de Liderazgo de Enfermería y el FEnómeno de las Drogas en America Latina. 2006. (Simpósio).

X Coloquio Panamericano de Investigación de Enfermería.Reunião da CICAD/OEA. 2006. (Outra).

XIII Encontro para Debater sobre SAúde Coletiva no Brasil.Aestratégia Saúde da Familia na política de saúde brasileira: uma reflexão necessária. 2006. (Encontro).

.13 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. 2005. (Seminário).

.7a Conferência Municipal de Saúde de Quissamã. 2005. (Outra).

7a Conferência Municipal de Saúde de Quissamã.7a Conferência Municipal de Saúde de Quissamã. 2005. (Outra).

Fórum de Educação em Saúde.Fórum de Educação em Saúde. 2005. (Seminário).

II Fórum InternacionalI de Pesquisa em Enfermagem e o Fenômeno das Drogas nas Américas.II Fórum Internacional de Pesquisa em Enfermagem e o Fenômeno das Drogas nas Américas. 2005. (Encontro).

III Congresso Brasileiro de Ciencias Sociais e Humanas em Saúde. III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. 2005. (Congresso).

IV Fórum Nacional de Educação em Saúde e II Seminário Nacional de Educação Popular e Saúde.IV Fórum Nacional de Educação em Saúde e II Seminário Nacional de Educação Popular e Saúde. 2005. (Seminário).

Seminário Cidadania, Saúde e Trabalho Digno de Enfermagem.Seminário Cidadania, Saúde e Trabalho Digno de Enfermagem. 2005. (Seminário).

. 57 CBEn - Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2004. (Congresso).

.8o Seminario Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem. 2004. (Seminário).

.Implementação das Diretrizes Curriculares nos Cursos de Enfermagem do Centro-Oeste. 2004. (Seminário).

.Seminário Nacional HumanizaSUS. 2004. (Seminário).

.Seminário Controle Social na ANVISA. 2004. (Seminário).

.Gestão da Saúde no Setor Público. 2004. (Seminário).

.Encontro de Coordenadores Municipais de Educação em Saúde/IEC do Estado do Rio de Janeiro. 2004. (Encontro).

.I Fórum Internacional de Investigación de Enfermeria en el Campo de Reducción de la Demanda de Drogas en America Latina. 2004. (Outra).

.I Instituto Internacional de Liderazgo para Programas Academicos de Enfermeria el Fenomeno de Drogas en America Latina. 2004. (Outra).

.I Mostra de Atenção Básica do município do Rio de Janeiro. 2004. (Outra).

57 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 57 CBEn - Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2004. (Congresso).

Encontro de Coordenadores Municipais de Educação em Saúde/IEC do Estado do Rio de Janeiro.Encontro de Coordenadores Municipais de Educação em Saúde/IEC do Estado do Rio de Janeiro. 2004. (Encontro).

Fórum Nacional sobre Drogas.Fórum Nacional sobre Drogas. 2004. (Outra).

I Fórum Internacional de Investigación de Enfermeria en el Campo de Reducción de la Demanda de Drogas en America Latina.I Fórum Internacional de Investigación de Enfermeria en el Campo de Reducción de la Demanda de Drogas en America Latina. 2004. (Outra).

Implementação das Diretrizes Curriculares nos Cursos de Enfermagem do Centro-Oeste.Implementação das Diretrizes Curriculares nos Cursos de Enfermagem do Centro-Oeste. 2004. (Seminário).

Seminário Controle Social na ANVISA.Seminário Controle Social na ANVISA. 2004. (Seminário).

Seminário Gestão da Saúde no Setor Público.Gestão da Saúde no Setor Público. 2004. (Seminário).

Seminário Nacional HumanizaSUS.Seminário Nacional HumanizaSUS. 2004. (Seminário).

SENPE - 8o Seminario Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem.8o Seminario Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem. 2004. (Seminário).

VIII Encontro Trabalho e Saúde do Trabalhador.VIII Encontro Trabalho e Saúde do Trabalhador. 2004. (Encontro).

. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2003. (Congresso).

. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2003. (Congresso).

.International Institute for QualitativeMethodology. 2003. (Outra).

.International Institute for QualitativeMethodology. 2003. (Outra).

55o Congresso Brasileiro de Enfermagem. 55o CBEn. 2003. (Congresso).

.2o Seminário Nacional de Educação Popular em Saúde. 2002. (Seminário).

2o Seminário de Educaçõa Popular em SAúde.2o Seminário Nacional de Educação Popular em Saúde. 2002. (Seminário).

54o Congresso Brasileiro de Enfermagem. 54o CBEn. 2002. (Congresso).

. II Triennal Nursing Research Conference. 2001. (Congresso).

. II Triennal Nursing Research Conference. 2001. (Congresso).

. VI Congresso de Saúde Coletiva. 2000. (Congresso).

. VI Congresso de Saúde Coletiva. 2000. (Congresso).

VI Jornada Científica de Pós-Graduação da FIOCRUZ.VI Jornada Científica de Pós-Graduação da FIOCRUZ. 2000. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mariana Silva Matos

FRANCO, T. B.; KOIFMAN, L.;DAVID, HMSL.. Duas janelas da alma: arte e espiritualidade na formação à luz da Educação Popular. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro Andrade Sá Corrêa

ALVES, M. G. M.;DAVID, HMSL.; SILVA JUNIOR, A. G.; PIRES, A. C.. Os sentidos do controle social no movimento sanitário brasileiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcelo de Jesus Carlos

CALDAS, C. P.;DAVID, HMSL.; VERAS, R.. Internação de idosos por acidente vascular encefálico no Estado do Rio de Janeiro, Brasil: uma perspectiva ecológica. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Natasha Faria Barros Guida

PEREIRA, A. L. F.; Moura, MAV;DAVID, HMSL.. Conformidade da Assistência de Enfermeiras Obstétricas às Recomendações para o Parto Normal: estudo em duas maternidades. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Carolina Lima Cavalete Guerra

CALDAS, C. P.;DAVID, HMSL.. Hospitalização de idosos no Estado do Rio de Janeiro: espaço geográfico e determinação social. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Amanda de Fátima alves Costa

SILVA, L. M. S.;DAVID, HMSL.; TORRES, R. A. M.. Análise das Redes Sociais nas Ações de Acompanhamento da Tuberculose. 2016. Dissertação (Mestrado em Cuidados Clinicos em Saúde) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Ana Zaira da Silva

SILVA, L. M. S.;DAVID, HMSL.; MACHADO, A. L. G.. Redes Sociais dos Profissionais da Estratégia Saúde da Família: elos construídos a partir do cuidado ao hipertenso. 2016. Dissertação (Mestrado em Cuidados Clinicos em Saúde) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Priscila Antunes de Castro

KOIFMAN, L.;DAVID, HMSL.; CORVINO, M. P. F.; ALVES, M. G. M.. Educação permanente e educação continuada: o olhar da Comissão Integração Ensino Serviço da Região Metropolitana I. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juliana Roza Dias

OLIVEIRA, S. A.; SABÓIA, Vera Maria;DAVID, HMSL.. Práticas de Saúde de Agentes Comunitários no Médio Paraíba/RJ: do institucionalizado à realidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata dos Anjos Correa Carvalho

Oliveira, EB; SABÓIA, Vera Maria;DAVID, HMSL.. Formação no trabalho da enfermagem: a visão do egresso de um curso de residência. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gustavo Rego Muller de Campos Dantas

RAMOS, M.;DAVID, HMSL.. Formação Técnica do Agente Comunitário de Saúde: contradições e projetos e disputa na experiência da 2ª e3ª etapa do Município de Recife. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação Profissional) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Aurea Candeias dos Santos

CHINELLI, F.; LOPES, M. C. R.; FONSECA, A. F.;DAVID, HMSL.. Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde e sua influência na percepção dos ACS sobre seu trabalho. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação Profissional) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Patricia Dantas de Araujo

PAIM, J. S.;DAVID, HMSL.; TEIXEIRA, C. F.. Participaçào e Educação Popular em Saúde na Bahia(MobilizaSUS): propósitos, métodos e organização. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Amanda de Lucas Xavier Martins

LOPES, M. C. R.;STOTZ, E. N.; PRONKO, M. A.;DAVID, HMSL.. O Agente Comunitário de Saúde e a Promoção: uma revisão de literatura sobre a centralidade do seu trabalho na Atenção Básica. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação Profissional) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: GISELE MASSANTE PEIXOTO TRACERA

SILVA JUNIOR, A. G.;DAVID, HMSL.; MOURAO, L. C.; FERNANDES, F. L. F.. A institucionalização da PNH em uma unidade hospitalar de referência - análise da implicaçò dos profissionais de saúde. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Glaudston Silva de Paula

Oliveira, EB; SILVINO, Z. R.;DAVID, HMSL.. Violência Laboral como Risco Psicossocial à Saúde dos Trabalhadores de Enfermagem de um Hospital. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Penha Faria da Cunha

KOIFMAN, L.; OLIVEIRA, G. S.;DAVID, HMSL.; SILVA JUNIOR, A. G.. A produção do cuidado nos processos de trabalho da atenção básica no Município de Nova Friburgo, RJ. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lúcia Macedo Duarte Gomes

STOTZ, Eduardo NavarroDAVID, HMSL.. O Núcleo de apoio à Saúde da Família e a integridade na atenção básica em saúde mental em um município da região serrana do Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Caroline de Aquino Pereira

Passos, JP;DAVID, HMSL.; MELO, E. C. P.; SILVA, T. J. E. S.; FIGUEIREDO, Nebia Maria Almeida de. Os Distúrbios Osteomusculares E Sua Relação Com A Atividade Profissional De Enfermagem De Unidade De Terapia Intensiva. 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Shino Shoji

Souza, NVDO; FARIAS, S. N. P.;DAVID, HMSL.; Passos, JP; SANTOS, P. R.. Fatores de Riscos Ocupacionais e Agravos à Saúde do trabalhadores de Enfermagem de uma Unidade Ambulatorial. 2012 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrícia Ferraccioli Siqueira Lemos

OLIVEIRA, Sonia Acioli de; FIGUEIREDO, Nebia Maria Almeida de; Santos, Luiz Antonio Castro; Tonini, T;DAVID, HMSL.. As Práticas Desenvolvidas no Cuidado Realizado por Enfermeiros: Um Estudo de Caso na rede Básica de Saúde no Município do Rio de Janeiro. 2012 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Viviane Gomes da Silva

ALBUQUERQUE, D. C.; GRIEP, RH; POZZAN, R.; MELO, E. C. P.;DAVID, HMSL.. Fatores associados a óbito e hospitalizações em uma clínica de insuficiência cardíaca. 2012 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thais Brito d'Avila

Passos, JP;Souza, NVDO; MELO, E. C. P.;DAVID, HMSL.; FIGUEIREDO, Nebia Maria Almeida de. Satisfação no trabalho de enfermeiros recém-egressos. 2012 - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Samanta Quintana Barbosa

DAVID, HMSL.. "As práticas educativas em saúde relacionadas à tuberculose: estudo de caso em uma unidade de Saúde da Família no município de Itaboraí, RJ". 2012 - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Nathalia Noronha Henriques

MATTOS, U. A. O.; SANTOS, P. R.;DAVID, HMSL.; VASCONCELLOS, L. C. F.. A atenção à saúde do trabalhador catador - proposta de modelo aplicado a organizações de separação de resíduos sólidos recicláveis. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bárbara Ribeiro Buffete Silva

DAVID, HMSL.; SOARES, C. B.; CAMPOS, C. M. S.. Práticas de enfermeiras da USF Jardim Boa vista: em pauta a participação social. 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Daiana Albino Pena

PENA, D. A.;Acioli, SoniaDAVID, HMSL.. O encontro entre o saber científico e o senso comum na consulta de enfermagem. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: FATIMA MARIA SALDANHA DE SOUZA

SOUZA, F. M. S.;MAURO, Maria Yvone ChavesDAVID, HMSL.. As repercussões das condições de trabalho de ambiente cirúrgico e a saúde do trabalhador de enfermagem. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Greice Petronilho Prata

DAVID, HMSL.; Passos, JP; Tonini, T. Prazer e sofrimento do enfermeiro no uso de tecnologias duras no cuidado hemodialítico. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: FATIMA MARIA SALDANHA DE SOUZA

MAURO, Maria Yvone Chaves; FARIAS, Sheila Nascimento Pereira;DAVID, HMSL.. Condições de trabalho de ambiente cirúrgico e a saúde dos trabalhadores de enfermagem. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Greice Petronilho Prata

Passos, JP;DAVID, HMSL.; Tonini, T. A tecnologia no cuidado hemodialítico: prazer e sofrimento no trabalho do enfermeiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Daiana Albino Pena

Acioli, SoniaWONGUN, Julio AlbertoDAVID, HMSL.. Diálogos entre saberes do senso comum e da ciência na consulta de enfermagem. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelle Nolasco Gomes Rodrigues

Passos, JP;DAVID, HMSL.. Nível de sarisfação profissional entre trabalhadores de enfermagem da estratégia saúde da familia. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudia Marques Comaru

ROTENBERG, L.;DAVID, HMSL.; ALVES, M. G. M.. Estresse psicossocial e vínculo profissional em trabalhadoras de enfermagem: uma análise da flexibilização do trabalho a partir da escala desequilbrio-recompensa. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Marcela Alves Abrunhosa

MARTELETO, R. M.; Lins, CEE;DAVID, HMSL.. A informação e a comunicação no trabalho do agente comunitário de saúde. 2011. Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: DEBORAH MACHADO DOS SANTOS

Souza, NVDO; LISBOA, M. T. L.;DAVID, HMSL.; FARIAS, S. N. P.; SILVA, M. V. G.. As Adaptações e Improvisações de Recursos Materiais Presentes no Processo de Trabalho Hospitalar da Enfermagem. 2011 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: FATIMA MARIA SALDANHA DE SOUZA

MAURO, Maria Yvone Chaves; FARIAS, S. N. P.;DAVID, HMSL.; ZEITOUNE, Regina Celia Gollner; SILVA, M. V. G.. Condições de trabalho de ambiente cirúrgico e a saúde dos trabalhadores de enfermagem. 2011 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Daiana Albino Pena

OLIVEIRA, Sonia Acioli deWONG UN, J.DAVID, HMSL.; MATTA, G. C.;MONTEIRO, A. M.. Diálogos entre saberes do senso comum e da ciência na consulta de enfermagem. 2011 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudia Marques Comaru

ALVES, M. G. M.;DAVID, HMSL.; ROTENBERG, L.;MAURO, Maria Yvone Chaves; MOURA, M.. Estresse psicossocial e vínculo profissional em trabalhadoras da enfermagem: uma análise da flexibilização do trabalho a partir da escala desequilíbrio esforço-recompensa. 2011 - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Marcela Alves Abrunhosa

DAVID, HMSL.; Lins, CEE; MARTELETO, R. M.. A Informação e a Comunicação no Trabalho do Agente Comunitário de Saúde. 2011 - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Amanda Almeida Mudjalieb

DAVID, HMSL.. "Produção e Informação e Conhecimentos e Práticas de Participação na Estratégia de Saúde da Família: o caso do município de Itaboraí, RJ". 2011 - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Greice Petronilho Prata

DAVID, HMSL.. "A tecnologia no cuidado hemodialítico: prazer e sofrimento no trabalho do enfermeiro". 2011 - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Valadão Alves Kebian

KEBIAN, L.V.A.Acioli, SoniaDAVID, HMSL.. As práticas de saúde do enfermeiro e do agente comunitário de saúde na visita domiciliar da estratégia Saúde da Família. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcela Alves Abrunhosa

DAVID, HMSL.. A comunicação e a Informação no trabalho do Agente Comunitário de Saúde. 2010 - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Vanessa Oliveira Guimarães dos Santos

VARGENS, O. M. C.; SILVA, J;DAVID, HMSL.. A construção do conhecimento acerca do fenômeno das drogas: desafios no ensino crítio e problematizador. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Camilla Maia Franco

DAVID, HMSL.WONGUN, Julio Alberto. A Concepção Problematizadora: uma Didática para a Educação Permanente em Saúde. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jaldeci Leite Silva

Acioli, SoniaDAVID, HMSL.; SABÓIA, Vera Maria. A prática educativa como expressão da prática profissional no contexto da equipe de saude da familia no municipio do Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberta Carolina Ferreira

DAVID, HMSL.; GRIEP, RH. Apoio social no trabalho e absenteísmo-doença entre trabalhadores de enfermagem assistenciais. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Maria do Vale Martins Lopes

VARGENS, O. M. C.; GIRIANELLI, V. R.; GOMES, AMT; SILVA, J;DAVID, HMSL.. Vulnerabilidade da Mulher Idosa Frente ao HIV/AIDS. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elisabeth Cavalcanti Jales

Albuquerque, Paulette Cavalcanti;DAVID, HMSL.; TAVARES, RAW. Análise da relação entre a qualificação dos profissionais e as ações desenvolvidas pelas equipes de Saúde da FAmília. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães.

Aluno: Patrícia Maria Gomes de Carvalho

PEDROSA, José Ivo;DAVID, HMSL.; NUNES BMVT. Práticas educativas em Saúde: ações dos enfermeiros na Estratégia SAúde da Família. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Vanessa de Almeida Ferreira

OLIVEIRA, Sonia Acioli deDAVID, HMSL.; PAZ, Elisabete Pimenta Araujo. Sentidos e Práticas do Cuidar: o enfermeiro em centros municipais de saúde do Município do Rio de Janeiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Élissa Jôse Erhardt Rollemberg Cruz

Souza, NVDODAVID, HMSL.; LISBOA, M.. Resiliência da enfermeira diante da variabilidade do trabalho em terapia intensiva. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Érica Lima Ramos

Souza, NVDODAVID, HMSL.; FARIAS, Sheila Nascimento Pereira. A qualidade de vida no trabalho: dimensões e repercussões na saúde do trabalhador de enfermagem de terapia intensiva. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leila Schmidt Bechtlufft

OLIVEIRA, Sonia Acioli deDAVID, HMSL.; SABÓIA, Vera Maria. Educação em Saúde no Programa de SAúde da Família de Petrópolis: desafios na prática do enfermeiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcia Elena Andrade Santos

MAURO, Maria Yvone ChavesDAVID, HMSL.; Asmus, CIFF. Trabalho e violência em adolescentes estudantes:uma contribuição do enfermeiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Danielle de Mendonça Henrique

SILVA, Lolita Dopico da;DAVID, HMSL.; SANTOS, Lia Cristina Galvão dos. A enfermagem e a segurança medicamentosa em pacientes com acidente vascular cerebral acompanhados em um serviço de atendimento domiciliar. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberta Carolina Ferreira

DAVID, HMSL.; FERREIRA, M. A.; Chagas, MM. Apoio Social no Trabalho e Absenteísmo Entre Trabalhadores de Enfermagem Assistenciais. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carina Teixeira Paixão

SILVA, Lolita Dopico da; SANTOS, Lia Cristina Galvão dos;DAVID, HMSL.. Segurança na Terapia Medicamentosa dos Pacientes Portadores de Acidente Vascular Cerebral: Ações do Enfermeiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudia Marques Comaru

DAVID, HMSL.; ALVES, M. G. M.; ROTENBERG, L.. Estresse Psicossocial e Vínculo Profissional em Trabalhadoras da Enfermagem: Uma Análise da Precariedade do Trabalho a Partir da Escala Desequilíbrio Esforço-Recompensa. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Aluno: Clarissa Alves Fernandes de Menezes

BARBOSA, R. H. S.DAVID, HMSL.; SOUZA, T. M. S.. O (precário) Trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde em uma Abordagem de Gênero. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jaldeci Leite Silva

Acioli, SoniaDAVID, HMSL.; SABÓIA, Vera Maria. Práticas Educativas em Saúde Desenvolvidas no Contexto na Estratégia de Saúde da Família no Município do Rio de Janeiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Janaína da Rocha Soares

DONATO, M; LOPES, Gertrudes Teixeira; CARDOSO, M. M. V. N.; ABREU, A. M. M.;DAVID, HMSL.. Prevenção da Recaída: Motivos Do Alcoolista. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Halyne Limeira Pessanha

LOPES, Gertrudes Teixeira;DAVID, HMSL.; DONATO, M. O ensino do fenômeno das drogas na Faculdade de Enfermagem da UERJ:estratégias pedagógias desenvolvidas pelos docentes. 2008. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Ribeiro Leda

STOTZ, Eduardo NavarroDAVID, HMSL.. Avaliação formativa e metodologia da problematização em um curso de monitoramento biológico da água de rios no Município de Engenheiro Paulo de Frontin, RJ. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Rogério Bittencourt de Miranda

ROMANO, V. F.; NASCIMENTO, M. C.;DAVID, HMSL.. O cotidiano da educação em saúde de equipes de Saúde da Família. 2008 - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Andréa Rodrigues Veiga

MAURO, Maria Yvone Chaves; ROBAZZI, MCC;DAVID, HMSL.; DONATO, M; DANTAS, NVS. Condições de Trabalho, Fatores de Risco e Problemas de Saúde percebidos pelo Trabalhador de Enfermagem Hospitalar. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elaine da Hora

MAURO, Maria Yvone Chaves; DONATO, M;DAVID, HMSL.; FARIAS, Sheila Nascimento Pereira; CUPELLO, Antonio José. Resiliência no TRabalho: análise do conhecimento produzido e seu uso pela enfermagem. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tito Laucas de Campos

MAURO, Maria Yvone ChavesDAVID, HMSL.; ROBAZZI, Maria Lucia Do Caermo; DANTAS, NVS; FARIAS, Sheila Nascimento Pereira. Enfermagem de bordo: Análise da legislação e normatização de proteção à saúde do trabalhador de enfermagem. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Bittencourt Castro

SANTOS, Iraci dos; Chagas, MM;DAVID, HMSL.. Dimensões da Liderança: um estudo de características individuais e profissionais do enfermeiro na instituição hospitalar. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Noraísa Alves Pereira

OLIVEIRA, Denize Cristina de; Andrade, Marilda;DAVID, HMSL.. As configurações do SUS para seus usuários: uma contribuição para a prática da enfermagem em saúde coletiva. 2006. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Francimar Tinoco de Oliveira

SILVA, Lolita Dopico da; Gutierrez, Fernando Benevides;DAVID, HMSL.. Resultados do emprego de solução salina em cateteres venosos periféricos: fundamentando o cuidado de enfermagem. 2006. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Selma Elizabeth de França Gonçalves

LOPES, Gertrudes Teixeira; Lourenço, Lucia Helena da Silva Correa;DAVID, HMSL.. O ensino do tema drogas na formação do enfermeiro: uma construção coletiva. 2006. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Abilene do Nascimento Gouvêa

Caldas, Nalva;DAVID, HMSL.; Soares, Enedina. A profilaxia da transmissão vertical do HIV em materniadades de referência do Rio de Janeiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elaine Cristina Valadares da Silva Moutinho

LOPES, Gertrudes Teixeira; CARRARO, T. E.;DAVID, HMSL.. O enfermeiro na prevenção/abuso de drogas: uma perspectiva para o Programa Saúde da Familia. 2006. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Selma Elizabeth de França Gonçalvez

Lourenço, Lucia Helena da Silva Correa;DAVID, HMSL.. Atuação docente na prevenção do uso de drogas: uma construção no contexto da enfermagem. 2006. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elaine Sandra Amorim Savi

DAVID, HMSL.STOTZ, Eduardo Navarro; VALLA, Victor Vincent. Sofrimento Difuso de Mulheres das Classes Populares: Estudo sobre a experiência de um grupo de convivência. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Aluno: Vera Lúcia Barbosa Damazio da Silva

OLIVEIRA, Denize Cristina de;DAVID, HMSL.OLIVEIRA, Sonia Acioli de. Educação em Saúde no Programa de Saúde da Família: as representações sociais das enfermeiras. 2004. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristiana Casseres dos santos

MAURO, Maria Yvone Chaves; ROBAZZI, Maria Lucia Do Caermo;DAVID, HMSL.; CAMARGO, Teresa Caldas; CUPELLO, Antonio José. Percepção dos Profissionais de Enfermagem de um Serviço de Quimioterapia sobre os riscos ocupacionais no trabalho. 2004. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristiana Casseres dos santos

DAVID, HMSL.MAURO, Maria Yvone Chaves; ROBAZZI, Maria Lucia Do Caermo; CAMARGO, Teresa Caldas; CUPELLO, Antonio José. Percepção dos Profissionais de Enfermagem de um Serviço de Quimioterapia sobre os riscos ocupacionais no trabalho. 2004. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thereza Cristina de Albuquerque Siqueira

DAVID, HMSL.; MOREIRA, Elisabete;STOTZ, Eduardo Navarro. Da Gestação ao Resguardo: a Fala Social de Agentes de Saúde de um Assentamento do MST em Alagoas, Nordeste do Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Aluno: CLÁUDIA LIMA CAMPOS

DAVID, HMSL.. Aspectos do Financiamento da Seguridade Social no Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ingrid Jann

DAVID, HMSL.; OLIVEIRA, Roseli;STOTZ, Eduardo Navarro. MORHAN: a participação de um movimento social na implantação das políticas de controle da hanseníase na década de 80. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Aluno: Simara Moreira de Macêdo

SILVA, L. M. S.;DAVID, HMSL.; SA, L. D.;SILVA, M. R. F.; PEREIRA, M. L. D.. Análise de Redes Sociais do enfermeiro na Gestão do Cuidado em HIV/AIDS. 2018. Tese (Doutorado em Cuidados Clinicos em Saúde) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Thayza Miranda Pereira

SILVA, L. M. S.; DIAS, M. S. A.;DAVID, HMSL.; SA, L. D.; BARBOSA, J. C.;SILVA, M. R. F.. Mãos que afagame e afastam: redes sociais do cuidado às pessoas com hanseníase. 2018. Tese (Doutorado em Cuidados Clinicos em Saúde) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Patrícia Ferraccioli Siqueira Lemos

ACIOLI, Sonia; BRITO, I. S.; DAher, Donizete Vago; MATTOS, R. A.;DAVID, HMSL.. As ações de saúde realizadas por enfermeiros e o uso de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas no contexto atual da estratégia saúde da família no Município do Rio de Janeiro. 2017. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Valadão Alves Kebian

ACIOLI, Sonia; CAMPOS, C. M. S.; DAher, Donizete Vago;DAVID, HMSL.. Os saberes de enfermeiros e usuários na visita domiciliar da estratégia Saúde da Família: diálogos entre o científico e o popular. 2017. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Lima Nogueira

RAMOS, M. N.; TREIN, E.;DAVID, HMSL.; BRAGA NETO, R. G.; ALGEBAILE, E. B.. O processo histórico da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de saúde: trabalho, educação e consciência política coletiva. 2017. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Barbara Martins Corrêa da Silva

CALDAS, C. P.; THIOLLENT, M.;DAVID, HMSL.; SABÓIA, Vera Maria;Acioli, S.. Saúde, enfermagem e cuidadores familiares de idosos: lidando com as contradições. 2017. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Shino Shoji

Souza, NVDO; Passos, JP; SILVINO, Z. R.;DAVID, HMSL.BECK, L. M.. Egressos de enfermagem e suas percepções sobre o mundo do trabalho em saúde. 2017. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanessa de Almeida Ferreira Corrêa

OLIVEIRA, S. A.; SABÓIA, Vera Maria; CAMPOS, C. M. S.;DAVID, HMSL.PENA, L. H. G.. Projetos terapêuticos: uma construção coletiva para a prática do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família. 2016. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Cordeiro

SOARES, C. B.; CAMPOS, C. M. S.;DAVID, HMSL.; TOLEDO, R. F.; GALHEIGO, S. M.; PESSOA, V. M.. Pesquisa-ação na área da saúde: uma proposta marxista a partir da revisão de escopo. 2016. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Claudia Santos Martiniano Sousa

UCHOA, S. A. C.;DAVID, HMSL.; ENDERS, B. C.; ROCHA, P. M.;CAMARGO JR, K. R.. A prescrição de medicamentos por enfermeiros na atenção primária à saúde no Brasil: caracterização, normatização formação e lições aprendidas,. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vânia da Rocha

FREITAS, C. M.; VALENCIO, N. F. L. S.;DAVID, HMSL.; MONKEN, M.; BARCELLOS NETO, C. C.. O papel do agente comunitário de saúde na prevenção de desastres naturais por deslizamento em comunidades da cidade do Rio de Janeiro - RJ. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Luciana Bezerra de Souza Gianasi

OLIVEIRA, Denize Cristina de;DAVID, HMSL.; SA, C. P.; NAIFF, D. G. M.; PEREIRA, E. R.. A síndrome de burnout e suas representações entre profissionais de saúde de um hospital geral. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Magda Guimarães de Araujo Faria

OLIVEIRA, S. A.MONTEIRO, A. M.; BARILLI, E. C. V. C.;DAVID, HMSL.; SEIXAS, C. T.. Interação em processos de construção compartilhada do conhecimento: uma experiência de educação a distância com enfermeiros da Saúde da Família. 2015. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Agleildes Arichele Leal de Queiroz

NARVAI, P. C.;DAVID, HMSL.BORNSTEIN, Vera Joana; LACAZ, F. A. C.; FEUERWERKER, L. C. M.. A prática dos agentes comunitários de saúde na América Latina: origem, contradições e desafios para o cuidado em saúde no começo do Século XXI. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vanessa Cristina Mauricio

Souza, NVDO; PAULA, M. A. B.; LISBOA, M. T. L.;DAVID, HMSL.PENA, L. H. G.. Processo Educativo desenvolvido por enfermeiros voltado para a inclusão laboral de pessoas com estomia. 2015. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiza Mara Correia

VIANA, L. O.;DAVID, HMSL.; TEIXEIRA, E.; CARDOSO, M. M. V. N.; Rosas, AMMTF. Metamorfose dos Cursos de Graduação em Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro. 2015. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Annibal Coelho de Amorim

STOTZ, E. N.DAVID, HMSL.BARBOSA, R. H. S.; BAPTISTA, T. W. F.; GUILAM, M. C. R.. Política Nacional de Humanizaçãoe o Método da Tríplice Inclusáo: afinal, do que estamos a falar?. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Carla Moura Pereira Lima

STOTZ, E. N.; SEVALHO, G.;DAVID, HMSL.. Diálogos em Saúde: a Ouvidoia Coletiva na formação dos profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família. 2014. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ingryd Cunha Ventura Felipe

GOMES, AMT; LUZ, R. R.; SOUZA, C. T. V.; DONATO, M;DAVID, HMSL.. Consumo de Álcool de exposição do HIV entre universitários: associação dos conhecimentos sobre HIV e práticas sexuais. 2014. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Adenilda Teixeira Arruda

ROTENBERG, L.; GRIEP, RH;DAVID, HMSL.; FISCHER, F. M.; LOPES, C. S.; MELO, E. C. P.. Trabalho noturno e soofrimento mental em trabalhadores da saúde de dois hospitais de Manaus, AM. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Angelica Ferreira Fonseca

Mendonça, Maria Helena;DAVID, HMSL.; COSTA, A. M. L.; GIOVANELLA, L.; CRUZ, M. M.. O trabalho do Agente Comunitário de Saúde: implicações da avaliação e da supervisão na educação em saúde. 2013. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Márcia Terezinha Trotta Borges

BARBOSA, R. H. S.DAVID, HMSL.; BERGER, S. M. D.; ASSIS, Monica de;WONGUN, Julio Alberto. Tabagismo feminino na perspectiva de gênero e da educação popular. 2013. Tese (Doutorado em BIOÉTICA, ÉTICA APLICADA E SAÚDE COLETIVA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Lucia de Moura Pontes

REGO, S.; GARNELO, L.;DAVID, HMSL.; MATTA, G. C.; COSTA, A. M. L.; TAVARES, M. F. L.. Atenção diferenciada e o trabalho do agente indígena de saúde na implementação da política de saúde indígena. 2013. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Juliana Pereira Casemiro

Fonseca, ABC;DAVID, HMSL.; CASTRO, L. M. C.;WONGUN, Julio Alberto; FALCAO, E. B. M.. Cultura, participação e educação popular e saúde: a educação alimentar e nutricional como lugar de encontro na escola. 2013. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Dilma Fagundes de Souza

Santos, MSSDAVID, HMSL.; Oliveira, IA; SABÓIA, Vera Maria; Rosas, AMMTF. Construção coletiva e dialogada de estratégias de edcuação em saúde com enfermeiras do programa de saúde da família do distrito do Guamá, Belém, Pará. 2011. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Márcia Terezinha Trotta Borges

DAVID, HMSL.; Giffin, K;BARBOSA, R. H. S.. Tabagismo feminino na perspectiva de gênero e da educação popular: Um diálogo possível para o enfrentamento deste desafio do século XXI. 2011 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Dilma Fagundes de Souza

SANTOS, M. S. S.;DAVID, HMSL.; Oliveira, IA; SABÓIA, Vera Maria; Rosas, AMMTF; SANTOS, C. R. G. C.; TEIXEIRA, E.. Construção coletiva e dialogada de estratégias de educação em saúde com enfermeiras do Programa de Saúde da Família do Distrito do Guamá-Belém-Pará. 2011 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Pereira Casemiro

Fonseca, ABC;DAVID, HMSL.; SIQUEIRA, V. H. F.; SANTOS, W. L. P.. A procura de um lugar de encontro para a educação alimentar e nutricional na escola: Uma experiência de pesquisa-ação. 2011 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Glaucia Regina Motta da Silveira Castro

DAVID, HMSL.. "Percepção do presenteísmo entre enfermeiros de hospital público: implicações para o processo de trabalho e para a saúde do trabalhador". 2011 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alda Maria Lacerda da Costa

Albuquerque, PHMN;DAVID, HMSL.; Pinheiro, R; Moreira, MCN; Mendonça, Maria Helena. Redes de Apoio Social no Sistema da Dádiva: um novo olhar sobre a integralidade do cuidado no cotidiano de trabalho do agente comunitário de saúde. 2010. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Paula Raquel dos Santos

MACHADO, J. M. H.; VASCONCELLOS, L. C. F.;DAVID, HMSL.; Assunção, AA. Saúde do trabalhador no trabalho hospitalar: metodologias integradas de avaliação de experiências nos espaços de intervenção em hospitais no Estado do Rio de Janeiro. 2009. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Adriana Maria Brandt Ribeiro Machadou

VALLA, Victor Vincent;DAVID, HMSL.WONGUN, Julio Alberto; MINARDI, R.. Grupo de mulheres: sistematizando uma prática emancipatória de educação em saúde. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jose Wanderley Novato Silva

MARTELETO, R. M.;DAVID, HMSL.. Informação na gestão pública da saúde sob uma ótica antropológica: do global ao local no Estado de Minas Gerais. 2008. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vera Joana Bornstein

STOTZ, Eduardo NavarroDAVID, HMSL.; VALLA, Victor Vincent; Mendonça, Maria Helena; Albuquerque, Paulette Cavalcanti. O Agente Comunitário de SAúde na mediação de saberes. 2007 - Escola Nacional de Saúde Pública.

Aluno: Jesanne Barguil Brasileiro Rocha

ZEITOUNE, Regina Celia Gollner; VARGAS, Liliana Angel;DAVID, HMSL.. O Trabalho da Enfermeira no Programa de saúde da FAmilia em Floriano, PI. 2006. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Marlene Marques Ávila

SAYD, Jane Dutra;STOTZ, Eduardo NavarroDAVID, HMSL.; Santos, Luiz Antonio Castro. O Programa de Agentes Comunitários de Saúde no Ceará: o Caso de Uburetama. 2006. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Eliane Marina Palhares Guimarães

DAVID, HMSL.. Sistemas de informação hospitalar: instrumento para tomada de decisão no exercício da gerência de unidades funcionais. 2004. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Usp Ribeirão Preto.

Aluno: Olga Maria Alencar

SILVA, M. R. F.DAVID, HELENA MARIA SCHERLOWISKI LEAL; SA, L. D.; AVILA, M. M. M.. Cartografia da profissão Agente Comunitário de Saúde: politicidade, corporeidade e historicidade no devir. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva - Uece - Ufc) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Maria Luiza Figueiredo Nogueira

LISBOA, M.;DAVID, HMSL.. O estresse no trabalho de enfermeiros em oncologia e os dados à saúde. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniela Bastos Silveira

Acioli, S.; TOCANTIS, F. R.;DAVID, HMSL.. Repercussões do Programa para a Melhoria do Acesso e da Qualidade nba Atenção Básica nas práticas de cuidado do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Samara Moreira de Macedo

SILVA, L. M. S.;DAVID, HMSL.SILVA, M. R. F.; SILVEIRA, L. C.. Redes Sociais na gestão do cuidado ao paciente com HIV/AIDS. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Cuidados Clinicos em Saúde) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Flávia Pedro dos Anjos Santos

ACIOLI, S.; DAher, Donizete Vago;DAVID, HMSL.. Repercussões da formação para as práticas de cuidado do enfermeiro da atenção primária à saúde. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucimara Alves Silva

ACIOLI, S.; DAher, Donizete Vago;DAVID, HMSL.. Saberes e práticas de usuários com diagnóstico de hanseníase e prática do enfermeiro do Município de Eunápolis, BA. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thayza Miranda Pereira

SILVA, L. M. S.;DAVID, HMSL.; TORRES, R. A. M.. Redes sociais: tecendo a gestão do cuidado à pessoa com hanseníase. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Cuidados Clinicos em Saúde) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Luiza Mara Correia

VIANA, L. O.; CARDOSO, M. M. V. N.; Rosas, AMMTF;DAVID, HMSL.. O processo de formação de estratégias nas mudanças curriculares de ensino superior em enfermagem no Estado do Rio de Janeiro. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Cordeiro

CAMPOS, C. M. S.;DAVID, HMSL.. Metodologia da pesquisa-ação na área da saúde: uma revisão de escopo. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Shino Shoji

Souza, NVDO; LISBOA, M. T. L.;DAVID, HMSL.. Egressos de enfermagem no mundo do trabalho: perspectivas para o ensino profissional e para a saúde do trabalhador. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bárbara Martins

CALDAS, C. P.;DAVID, HMSL.; THIOLLENT, M.. As Contradições vivenciadas pelos cuidadores familiares de idosos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Lima Nogueira

RAMOS, M. N.;DAVID, HMSL.; ALGEBAILE, E. B.. O processo histórico de formação da consciência política coletiva dos trabalhadores agentes comunitários de saúde a partir da experiência de organização da confederação nacional de agentes comunitários de saúde. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Moura Pereira Lima

STOTZ, Eduardo NavarroDAVID, HMSL.. Diálogos em saúde: a Ouvidoria Coletiva como tecnologia inovadora na formação dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Márcia Terezinha Trotta Borges

BARBOSA, R. H. S.; Giffin, K;DAVID, HMSL.. Tabagismo feminino na perspectiva de gênero ee da educação popular: um diálogo possivel para o enfrentamento deste desafio do Século XXI. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Pereira Casemiro

Fonseca, ABC;DAVID, HMSL.; SIQUEIRA, V. H. F.. À procura de um lugar de encontro para a educação alimentar e nutricional na escola: uma experiência de pesquisa-ação. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jesanne Barguil Brasileiro Rocha

DAVID, HMSL.; VARGAS, Liliana Angel; PAZ, Elisabete Pimenta Araujo; ZEITOUNE, Regina Celia Gollner; SOUZA, Ana Inês. O trabalho da Enfermeira no Programa de Saúde da FAm,ilia de Floriano, PI. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vera Joana Bornstein

STOTZ, Eduardo NavarroDAVID, HMSL.; VALLA, Victor Vincent. A apropriação do conhecimento em nivel local: um estudo com o foco no agente comunitário de saúde. 2005 - Escola Nacional de Saúde Pública.

Aluno: Guilherme Augusto Barcello Costa

LOPES, M. C. R.;DAVID, HMSL.; VIEIRA, M.. Agentes Comunitários de Saúde: as mudanças na Reforma da Atenção Primária à Saúde carioca e seus efeitos para o trabalhador. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação Profissional) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Júlio César Sanches Silva

PRONKO, M. A.; DANTAS, A. V.;DAVID, HMSL.. PNEPS-SUS: Relações de força e transformações sociais no Brasil contemporâneo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação Profissional) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Rivena de Siqueira Dias

CHINELLI, F.; MORAES, D. R.; LOPES, M. C. R.;DAVID, HMSL.. As implicaçòes da imigração venezuelana sobre o trabalho dos agentes comunitários de saúde no Município de Pacaraima. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação Profissional) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ranulfo Cavalari Neto

BERGER, S. M. D.;DAVID, HMSL.WONGUN, Julio Alberto. As práticas intersetoriais no Programa Saúde na Escola de Niterói - RJ. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Tayane Fraga Tinoco Leão

Acioli, S.; TOCANTIS, F. R.;DAVID, HMSL.. Prática educativas dos enfermeiros na atenção primária para promoção da saúde da mulher e prevenção da mortalidade materna. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Edson Diniz

MONTEIRO, A. M.; BARILLI, E. C. V. C.;DAVID, HMSL.. Avaliação das causas de evasão por enfermeiros em um curso a distancia com tema na Urgência e Emergência. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Telemedicina e Teless) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Glaucilândia Pereira Nunes

SILVA, M. R. F.; SILVA, L. M. S.;DAVID, HMSL.. Análise das Redes Sociais estabelecidas pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde para assistência integral ao hipertenso. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Cuidados Clinicos em Saúde) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Francélia Maria Almeida Sales

SANTOS, M. A. C.; LIMA, J. C. F.;DAVID, HMSL.; DELUIZ, N.. O perfil do ACS do Município de Fortaleza e a Política de Formação: Sentidos e relações. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação Profissional) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Fernanda Rodrigues de Souza

DAVID, HMSL.Bornstein, V.J.OLIVEIRA, Sonia Acioli deBARBOSA, R. H. S.PENA, L. H. G.. Agentes Comunitários de Saúde : da formação à prática, o caso de Duque de Caxias RJ. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Glaudston Silva de Paula

Oliveira, EB; SILVINO, Z. R.;DAVID, HMSL.. Violencia Laboral como risco psicossocial à saúde dos trabalhadores de enfermagem de um hospital psiquiátrico. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Carolina da Silva Cruz

OLIVEIRA, Sonia Acioli deDAVID, HMSL.; AMORIM, W. M.. As práticas de saúde do enfermeiro na ESF sob a ótica dos Agentes Comunitários de Saúde. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Caroline de Aquino Pereira

Tonini, T;DAVID, HMSL.. Os distúrbios osteomusculares e sua relação com a atividade profissional de enfermagem de unidade de terapia intensiva. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Laís Peixoto Schimidt

RAFAEL, R. M. R.;DAVID, HMSL.Acioli, S.. Projeto de Intervenção para Melhoria do Acesso/ Utilizaçào da Colpocitologia Oncótica por usuárias de uma Unidade de Saúde da Família na Zona Sul do Rio de Janeiro. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Residencia Enfermagem Saúde da Família) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila da Cruz Rodriguesd

RAFAEL, R. M. R.;DAVID, HMSL.Acioli, S.. Mulheres em Situação de Violência Íntima: o papel do enfermeiro de família na captação precoce e continuidade do cuidado. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Residencia Enfermagem Saúde da Família) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lillian paranhos laurindo de oliveira

RAFAEL, R. M. R.;DAVID, HMSL.Acioli, S.. Estratégias de Prevenção Primária e Secundária nas Situações de Violência Íntima na Gestação: uma proposta de intervenção em uma Unidade Básica em Copacabana. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Residencia Enfermagem Saúde da Família) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Pablo Rodrigues Rosa

MAURO, Maria Yvone ChavesDAVID, HMSL.. O sofrimento psiquico do residente de enfermagem em um hospital universitário: realidade de uma clínica médica. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Enfermagem) - Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Aluno: Magali Carla Cordeiro

PIMENTEL, Maria Regina Reicherte; MARTINS, A. L. X.; David, Helena M.S. Leal. A formação política do enfermeiro a partir da atuação no Centro Acadêmico de Enfermagem. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Francisco Gleidson de Azevedo Gonçalves

Souza, NVDODAVID, HMSL.. O modelo neoliberal e suas repercussões no trabalho de enfermagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Viegas de Mello

Souza, NVDODAVID, HMSL.. Violência no trabalho: as repercussões e enfrentamentos vivenciados na prática assistencial em urgência e emergência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Larissa Porto Batista

DAVID, HMSL.; PERES, P. L.;ROCHA, PR. "A produção científica da enfermagem sobre a política nacional de humanização do trabalho e da gestão no SUS". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: GONÇALVES, F

Souza, NVDODAVID, HMSL.MAURICIO, V. C.. ; Pessanha, G.; Nascimento, S.."O modelo neoliberal e suas repercussões no trabalho de enfermagem". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Viegas de Mello e Julie Ferreira Griffo Barros

Souza, NVDO; FERNANDES, M. C.;MAURICIO, V. C.DAVID, HMSL.. "Violência no Trabalho: as repercussões e enfrentamentos vivenciados na prática assistencial em urgência e emergência". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Nacimento, Juliana Roza Dias e Tatiane Xavier

Acioli, Sonia; HERINGER, M. A.;DAVID, HMSL.. Diagnóstico Participativo sobre Temática de Saúde na Escola com Adolescentes e Jovens em Parati/RJ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Danielle da Silva Lourenço e Maria Fernanda de Lima

DAVID, HMSL.; SANTOS, P. R.;ROCHA, PR. Tabagismo e grupos populacionais: Análise da produção. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ariane Faleiro Luiz, Monique Nacimento e Pâmela Tarasconi

DAVID, HMSL.Acioli, SoniaMOTA, R. R. A.. Demandas de Educação Permanente dos Enfermeiros da Estratégia de Saúde às Famílias Inscritas no Telessaúde/RJ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila Cabral da Ponte

DAVID, HMSL.MOTA, R. R. A.; PERES, P. L. P.. O Financiamento da Estratégia Saúde da Família na descrição de Gestores do Sistema ùnico de Saúde do Município de Petrópolis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thaisa Araujo de Souza

CALDAS, C. P.;Acioli, SoniaDAVID, HMSL.. O idoso demenciado: o cuidado e a assistência de enfermagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Carolina da Silva Cruz e Renata dos Anjos Correa

Acioli, SoniaDAVID, HMSL.; RODRIGUES, E. M. C.. As DST e os comportamentos de risco entre adolescentes do Alto Simão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiana de Gusmão Cunto e Luana dos Santos Vasconcellos

DAVID, HMSL.. O Uso de Álcool Entre Acadêmicos de Enfermagem e a Influência dos Pares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana de Souza Freitas de Carvalho

DAVID, HMSL.. Licensas de saúde dos trabalhadores de enfermagem e suas causas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: PATRÍCIA RODRIGUES DA ROCHA

DAVID, HMSL.; HENRIQUES, Regina Lucia Monteiro; DUQUE, P. M. C. O.. As ações da consulta de enfermagem no tratamento de clientes inscritos no programa de hipertensão arterial. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Ranauro Assumpção

DANTAS, NVS;DAVID, HMSL.; Castelo Branco AB. O ócio e suas repercussões para a produtividade do trabalho de enfermagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Carolina de Mello Penha/Fernando de Almeida Ribeiro

Castelo Branco AB;DAVID, HMSL.; Marques, LAC. O uso de equipamento de proteção individual: percepções de auxiliares e técnicos de enfermagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Keyla Nunes/ Gleycimara Silva/Fernanda Mota

DANTAS, NVS;DAVID, HMSL.; Castelo Branco AB. Trabalho imaterial: produção subjetiva da arte do cuidar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ariádna Heringer, Vanessa de Almeida e Ana Luisa Ferreira

DAVID, HMSL.; TOSOLLI, Marcos; OLIVEIRA, Socia Acioli de. Práticas educativas desenvolvidas por enfermeiros no Programa de Saúde da Família no Complexo do Alemão/ Município do Rio de Janeiro: Integralidade e Participação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Luisa Barros, Ariádina Heringer, Vanessa de Almeida Ferr

DAVID, HMSL.OLIVEIRA, Sonia Acioli de. Práticas Educativas desenvolvidas por enfermeiros do programa de Saúde da Família: participação e integralidade na atenção à saúde. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Lucia Pazos Dias

DAVID, HMSL.; SILVA, Lolita Dopico da; SANTORO, Deise Conceição;SANTOS, Iraci dos; SANTOS, Lia Cristina Galvão dos. Os resultados das intervenções de enfermagem na qualidade de vida dos portadores de lesões crônicas de pele. 2004. Outra participação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristina Valadares da Silva Moutinho

DAVID, HMSL.; LOPES, Gertrudes Teixeira; PAZ, Elisabete Pimenta Araujo. O Enfermeiro na Prevenção do uso/abuso de drogas: uma perspectiva para o programa de saúde da família. 2004. Outra participação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernando Augusto Dias e Sanches

DAVID, HMSL.; CUPELLO, Antonio José; MURO, Maria Yvone Chaves; MELLO, Fernanda Carvalho Queiroz. Ações do enfermeiro do trabalho feente à problemática da tuberculose em trabalhadores de saúde. 2004. Outra participação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristina Valadares da Silva Moutinho

DAVID, HMSL.; LOPES, Gertrudes Teixeira; PAZ, Elisabete Pimenta Araujo. O Enfermeiro na Prevenção do uso/abuso de drogas: uma perspectiva para o programa de saúde da família. 2004. Outra participação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

GOMES, AMT;DAVID, HELENA MARIA SCHERLOWISKI LEAL; CHAVES, S. P.; SOUZA, I. E. O.; MEHRY, E. E.. Promoção para categoria de Professor Titular de Célia Pareira Caldas. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DAVID, HMSL.. Banca de elaboração da prova objetiva - concurso público para provimento de cargo Enfermeiro em doenças transmissíveis perfil 57. 2006. Fundação Oswaldo Cruz.

VEDOVATTO, D. F.; CAMPOS, C. M. S.;DAVID, HELENA MARIA SCHERLOWISKI LEAL. Concurso Público para Professor Adjunto da UFSCar. 2018. Universidade Federal de São Carlos.

RANGEL, V. M.;DAVID, HMSL.; OLIVEIRA, R. M.; CLARO, L. L.; ROMANO, V.. Concurso para o Magistério Superior/Saúde Coletiva-Saúde Pública. 2016. Universidade Federal Fluminense.

OLIVEIRA, G. S.;DAVID, HMSL.; COSTA, A. M. L.; SILVA JUNIOR, A. G.; FIORINI, A. C.. Concurso Público para Professor Adjunto do DEpto de Formação Específica em Fonoaudiologia da UFF. 2013. Universidade Federal Fluminense.

DAVID, HMSL.; Passos, JP; ZEITOUNE, R. G.. CONCURSO PARA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, NA CLASSE DE PROFESSOR ADJUNTO. 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

KOIFMAN, L.; ALVES, M. G. M.;DAVID, HMSL.BARBOSA, R. H. S.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR. 2012. Universidade Federal Fluminense.

DAVID, HMSL.; ZEITOUNE, Regina Celia Gollner; Passos, JP; HENRIQUES, Regina Lucia Monteiro; DONATO, M; Tonini, T. CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA O CARGO DE PROFESSOR ADJUNTO DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DAVID, HMSL.. Membro efetivo da Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto/UFF. 2010. Universidade Federal Fluminense.

DAVID, HMSL.; ZEITOUNE, Regina;Acioli, Sonia. Membro efetivo da Comissão Examinadora do Concurso Público de Títulos e Provas para Professor Adjunto/UERJ. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DAVID, HMSL.. Eletrobrás - Concurso para provisão de cargo enfermeiro - elaboração de prova objetiva e discursiva. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DAVID, HMSL.; VARGAS, Liliana Angel; GAMA, Silvana Granado Nogueira da. Presidencia de Comissão Examinadora do Concurso Publico para provimento de vaga para professor adjunto do DESP/FENF/UERJ. 2006. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DAVID, HMSL.. Banca de elaboração da prova objetiva - concurso público para provimento de cargo Enfermeiro em doenças infecciosas perfil 267. 2006. Fundação Oswaldo Cruz.

DAVID, HMSL.. Banca de elaboração da prova objetiva - concurso público para provimento de cargo Enfermeiro em saúde da família. 2006. Fundação Oswaldo Cruz.

DAVID, HMSL.. Banca de elaboração da prova objetiva - concurso público para provimento de cargo Auxiliar de Enfermagem - SES Piauí. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DAVID, HMSL.; RIBEIRO, Zorahyde. Banca de elaboração da prova objetiva - concurso público para provimento de cargo Enfermeiro - SMS Mesquita. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DAVID, HMSL.; RIBEIRO, Zorahyde. Banca de elaboração da prova objetiva - concurso público para provimento de cargo Enfermeiro -SES Pará. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

STOTZ, Eduardo NavarroDAVID, HMSL.. Banca de avaliação de defesa de memorial - perfil 24 0 - pesquisador, classe assistente de pesquisa. 2006. Fundação Oswaldo Cruz.

DAVID, HMSL.. Banca examinadora para elaborar questões provimento cargo Técnico em Enfermagem - ELETRONORTE. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DAVID, HMSL.. Banca deelaboração de prova objetiva concurso público Tecnico de Enfermagem- SES Pará. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DAVID, HMSL.. Banca de elaboração da prova objetiva - concurso público para provimento de cargo Enfermeiro. 2006. Fundação Oswaldo Cruz.

DAVID, HMSL.. Elaboração de prova - concurso público ELETROBRÁS. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CAMPOS, C. M. S.; SOARES, C. B.;DAVID, HMSL.. Concurso Público para obtenção do título de Livre Docente - Departamento de Enfermagem de Saúde Coletiva da USP SP. 2013. Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

DAVID, HMSL.. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica SELIC. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DAVID, HMSL.; LISBOA, M.;PROGIANTI, JM. Avaliação de Processos de Progressão Docente. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DAVID, HMSL.. Conselho Consultivo Sub Reitoria de Pesquisa/Programa de Bolsas da Universidade de Jaén. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DAVID, HMSL.. Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS. 2016. Ministério da Saúde.

FERREIRA, M. A.;DAVID, HMSL.; STIPP, M. A. C.. Progressão Docente Classe C - Professor Adjunto III. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

LISBOA, M. T. L.;DAVID, HMSL.. Progressão Docente Classe C- Adjunto II. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DAVID, HMSL.. Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS. 2015. Ministério da Saúde.

DAVID, HMSL.PROGIANTI, JM; LISBOA, M. T. L.. Progressão Docente para Professor Associado. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DAVID, HMSL.. Avaliação de trabalhos de Iniciação Científica. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DAVID, HMSL.; SILVA, Lolita Dopico da. BANCA EXAMINADORA DO RELATÓRIO DE PESQUISA INTITULADO: A SÍNDROME DE BURNOUT EM RESIDENTES DE ENFERMAGEM. 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DAVID, HMSL.; VALÉRIA DE OLIVEIRA MONTEIRO; SANTOS, P. R.. PROCESSO DE ELEIÇÃO DA CHEFIA DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DAVID, HMSL.; VALÉRIA DE OLIVEIRA MONTEIRO; SANTOS, P. R.. PROCESSO DE ELEIÇÃO DA CHEFIA DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DAVID, HMSL.. Avaliação ad hoc de projetos de extensão. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DAVID, HMSL.. Membro do Conselho Técnico-Cientifico da Rede Nacional de Pesquisa sobre Drogas. 2010. Secretaria Nacional Anti Drogas.

VARGENS, O. M. C.;PROGIANTI, JM; DANTAS, NVS;DAVID, HMSL.. comissão de seleção para o Mestrado 2008. 2007. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DAVID, HMSL.. Avaliação de projetos para bolsa PIBIC UERJ e CNPq. 2006. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DAVID, HMSL.. Comissão de Seleção para o Mestrado em Enfermagem 2007. 2006. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DAVID, HMSL.. avaliação de projetos de extensão. 2005. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DAVID, HMSL.. Banca de formulação de questões e avaliação do Concurso para Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem do Município de Carmo, Rio de Janeiro. 2002. Secretaria Municipal de Saúde de Carmo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Regina Maria Marteleto

MARTELETO, R. M.. Informação em Saúde e Diversidade Cultural entre Grupos Sociais: o caso de Petrópolis. 1995. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Maria das Dores Campos Machado

DAVID, H. M. S. L.;MACHADO, M. D. C.; VALLA, V.. Religiosidade e cotidiano das agentes de saúde. 2001. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

EDUARDO NAVARRO STOTZ

DAVID, Helena Maria Scherlowski LealSTOTZ, E. N.. Religiosidade e cotidiano das agentes comunitárias de saúde: repensando a educação em saúde junto Às classes populares. 2001. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Mônica Silvina França da Silva de Melo

Redes sociais no processo de doação de orgãos no SUS; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Juliana Cezário Ferreira da Silva Lino

Desenvolvimento de aplicativo móvel para ampliação de informações sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Telemedicina e Teless) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Izabella Andrade da Rocha

Redes sociais e acesso aos cuidados a pessoas com problemas renais crônicos; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Susana Reis e Silva

Redes sociais e a atuação do ACS na formação profissional de enfermeiros; Início: 2018; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Rogério Bittencourt de Miranda

Redes sociais de saúde mental na Atenção Primária à Saúde; Início: 2018; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Amanda de Lucas Xavier Martins

Trabalho da Enfermagem na Atenção Primária em Saúde: aspectos da organização e do processo de trabalho em conjunturas de crise; Início: 2017; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Amanda Franco Capulot

Laboratório de Habilidades e Simulação: Avaliação da satisfação e segurança de graduandos de enfermagem; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Debora Mazioli Machado

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO E AUTOCONFIANÇA DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM COM A PRÁTICA SIMULADA; 2020; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Tatiana Cabral da Silva Ramos

Gestantes de risco habitual: a influência das redes sociais na atenção pré- natal; 2019; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Ana Carolina Lopes Neves

Estratégia de Saúde da Família e pessoas com hipertensão e diabetes: redes sociais e longitudinalidade; 2019; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Mariana de Almeida Jorge de Azevedo

Redes sociais de usuários portadores de tuberculose: a influência das relações no enfrentamento da doença; 2018; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Juliete dos Santos Amaral Fonseca

Redes Sociais no trabalho de enfermagem em Atenção Primária à Saúde em município de pequeno porte do RJ; 2017; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Helena Oliveira Salomão do Amaral

Avaliação do Projeto Único do Telessaúde na Bahia; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Telemedicina e Teless) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Ana Carolina Tavares Vieira

O enfermeiro na regulação na Estratégia Saúde da Família: um estudo com base no conceito de Redes Sociais em municípios do Rio de Janeiro e Ceará; 2016; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Fernanda Henriques da Silva

Estresse no trabalho de enfermeiros que atuam em hospitais privados segundo o Modelo Demanda-Controle; 2015; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Fernanda Rodrigues Martins de Souza

Perfil de escolaridade e trabalho dos Agentes Comunitários de saúde de um município da região metropolitana do Rio de Janeiro; 2014; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Deyvyd Manoel Condé Andrade

Redes sociais e mediação de saberes:implicações no processo de trabalho dos agentes comunitários de saúde de Niterói, RJ; 2014; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Carla Aparecida Galvão Grajaú

Reconhecimento profissional e social do agente comunitário de saúde na reflexão sobre as classes trabalhadoras urbanas no setor saúde; 2013; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Ana Carolina da Silva Cruz Machado

Práticas dos enfermeiros na estratégia de saúde da família sob a ótica do agente comunitário de saúde; 2013; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Olívia Luciana dos Santos Silva

Novas práticas educativas em saúde do trabalhador: uma análise do Projeto Vidas Paralelas; 2012; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Carlana dos Santos Grimaldi Cabral de Andrade

Agentes Comunitários de Saúde e os Desafios da Educação Permanente: Reflexões sobre a Experiência do Programa Telessaúde Brasil Núcleo Rio de Janeiro; 2011; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

PATRÍCIA RODRIGUES DA ROCHA

Questionário Sobre o Consumo de Álcool e Drogas entre Profissionais de Saúde: um estudo exploratório; 2010; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Roberta Rodrigues de Alencar Mota

Agentes Comunitários de Saúde: trabalho e formação profissional numa perspectiva emancipatória; 2010; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Luiz Fernando Boiteux Silva

Estresse no trabalho dos agentes comunitarios de saúde; 2010; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Magda Guimarães de Araujo Faria

Telessaúde Brasil - Núcleo Rio de Janeiro: a educação permanente no trabalho de enfermeiros na atenção básica; 2010; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Guilherme de Moraes Nascimento

Riscos no trabalho dos agentes comunitários de saúde: uma perspectiva da saúde do trabalhador; 2009; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Lucia Maria Beck

A percepção do usuário de drogas sobre o mundo do trabalho: uma contribuição para a prática do enfermeiro; 2009; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Alessandra de Souza Monteiro Esteves

Carga de Trabalho: uma análise do Nursing Activities Score (NAS); 2009; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Sonia Teixeira Araujo

Condições de trabalho de enfermeiros no enfrentamento da epidemia de H1N1 no Rio de Janeiro; 2009; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Juliana Faria Campos

Estud sobre situações de prazer e sofrimento no trabalho de enfermagem; 2008; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Valéria Maria dos Reis

O Trabalho do Enfermeiro no PSF e a Vivência de Situações de Prazer e Sofrimento no Trabalho; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Maria Regina Reicherte Pimentel

Currículo de nível medio de enfermagem e a saúde do idoso; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Marcio Silva Costa

O ENFERMEIRO E AS DROGAS: PERCEPÇÕES A PARTIR DE UM SUJEITO COLETIVO; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Eugênio Fuentes Pérez Júnior

Submissão, dominação e resistência dos trabalhadores de enfermagem no contexto neoliberal à luz de Pierre Bourdieu; 2019; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Joana Angélica Andrade Dias

Competência de pensamento crítico na formação acadêmica do enfermeiro pelo prisma das redes sociais de conhecimentos; 2019; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Tarciso Feijó

Acolhimento, redes sociais e produção do cuidado na Atenção Básica; 2019; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Alessandra Sant'anna Nunes

Gestão do cuidado em saúde centrada em paciente com doença crônica não transmissível no campo da atenção secundária; 2018; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Eloá Carneiro Carvalho

A judicialização na saúde pública: implicações para a enfermagem como prática social; 2017; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Maria Regina de Araújo Reicherte Pimentel

Formação de enfermeiros para o trabalho em saúde: a proposta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; 2016; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Roberta Rodrigues de Alencar Mota

Avaliação em Saúde : agentes comunitários de saúde e a PMAQ-AB na região do Médio Paraíba Fluminense; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Enfermagem - Doutorad) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

PATRÍCIA RODRIGUES DA ROCHA

A formação do enfermeiro do trabalho: uma discussão à luz da determinação social da saúde; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Enfermagem - Doutorad) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Juliana Faria Campos

Estresse ocupacional segundo o modelo demanda-controle e suas repercussões na saúde do trabalhador de enfermagem: análise das variações de cortisol salivar; 2013; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Enfermagem - Doutorad) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Adriana Maria Brant Ribeiro Machado

Grupo de mulheres: sistematizando uma prática emancipatória de educação e saúde; 2008; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Ana Eliza Fernandez Lima

O agente Comunitário de Saúde e sua qualificação na Estratégia Saúde da Família; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Residencia Enfermagem Saúde da Família) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Bruno Valois Campos

Perfil das complicações pós transplante em um hospital universitário; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Em Enfermagem do Hupe) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Ursula Persia Santos

/uma jornada de nove meses: fatores que interferem na adesão do adolescente ao pré-natal; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Em Enfermagem do Hupe) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Carlana Santos

As condutas dos profissionais e familiares dps adolescentes internados como possiveis fatores contributivos para infecções hospitalares; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Em Enfermagem do Hupe) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ministério da Educação; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Ana Paula da Silva Rosa

VIGILÂNCIA DA SAÚDE E AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: UMA ABORDAGEM CRÍTICA; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Residencia Enfermagem Saúde da Família) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Maria de Nazaré Efima

A visão de um grupo de gestantes vinculadas a uma equipe de PSF sobre a gestação, com foco na saúde bucal: discutindo práticas educativas; 2002; 34 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Gestão Em Saúde da Família) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Karolyne Marotto Vila

Construção do Projeto Pedagógico: um desafio para uma formação crítico-reflexiva; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Roberto Henrique dos Santos Teva

Construção do Projeto Pedagógico: um desafio para uma formação crítico-reflexiva; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Maryanne Carvalho Araujo

Estresse OCUPACIONAL E TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Luciana Novais Mota de Aquino

Estresse e saúde mental de trabalhadores de enfermagem; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Waleska Gambarra da Silveira

ESTRESSE OCUPACIONAL E TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Ariane Faleiro Luiz

DEMANDAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA INSCRITOS NO TELESSAÚDE / RJ; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Pamela Tarasconi da Silveira

DEMANDAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA INSCRITOS NO TELESSAÚDE / RJ; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Monique de Souza Nascimento

DEMANDAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA INSCRITOS NO TELESSAÚDE / RJ; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Camila Cabral da Ponte

O FINANCIAMENTO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA DESCRIÇÃO DE GESTORES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO MUNÍCIPIO DE PETRÓPOLIS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Maria Fernanda Lima

Tabagismo e grupos populacionais: análise da produção científica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Danielle da Silva Lourenço

Tabagismo e grupos populacionais: análise da produção científica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Carla Aparecida Galvão Grajaú

O trabalho do Agente Comunitário de Saúde: prazer e sofrimento; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Danielle Abraão do Carmo

O trabalho do Agente Comunitário de Saúde: prazer e sofrimento; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Walleska Maturano de Souza

O trabalho do Agente Comunitário de Saúde: prazer e sofrimento; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Iane Lucia Ramos Coelho

Estresse na Atenção Básica: análise do trabalho da equipe de enfermagem e do Agente Comunitário de Saúde; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

PATRÍCIA RODRIGUES DA ROCHA

As ações de consulta de enfermagem no tratamento de clientes inscritos no Programa de Hipertensão ARterial; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Andréia Augusto dos Santos

Estresse na Atenção Básica: análise do trabalho da equipe de enfermagem e do Agente Comunitário de Saúde; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Tatiane Souza Silva

A influencia das campanhas de controle do tabagismo junto aos adolescentes e o papel do enfermeiro nas ações educativas; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Manoela Garcia Dias

A influencia das campanhas de controle do tabagismo junto aos adolescentes e o papel do enfermeiro nas ações educativas; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Hérica Silva de Matos

A influência das campanhas de controle do tabagismo junto aos adolescentes e o papel do enfermeiro nas ações educativas; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Simone de Souza Carvalho

Casos novos, abandono e resistência: perfil dos portadores de tuberculose em duas coortes no município do Rio de Janeiro; 2002; 62 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Françoise Bher Lengruber

Perfil dos pacientes portadores de tuberculose em unidaed básica do Rio de Janeiro; 2000; 52 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Jaqueline de Barros Freitas

Redes Sociais no Trabalho de enfermagem na Atenção básica; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Lyana Moura

Redes sociais, saúde e enfermagem - revisão integrativa; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Valentina Souza

Redes sociais no trabalho de enfermeiros do Rio de Janeiro; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Claudia Alyne Braz de Carvalho

Caracterização de estresse em profissionais de enfermagem segundo o modelo demanda-controle de Karasek; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Leila Justino da Silva

Agentes Comunitários de Saúde: Processo e Condições de Trabalho no Estado do Rio de Janeiro; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Patricia de Castro Barbosa

INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO E SAÚDE DO TRABALHADOR DE ENFERMAGEM: ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO HOSPITALAR; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Aline Caramez

A saúde do trabalhador agente comunitario de saúde; 2010; Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Aline Picciani da Silva Costa

PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO - A FALA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Cristiane Siqueira do Valle

A saúde mental dos agentes comunitários de saúde na perspectiva da saúde do trabalhador; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Priscilla dos Santos Vigo

O sofrimento no trabalho e as estratégias de enfrentamento dos Agentes Comunitários de Saúde; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Caroline Fonseca Marques

Condições de trabalho e necessidades em saúde ocupacional dos trabalhadores do SUs de Mesquita e Nova Iguaçu, RJ; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Fernanda Henriques da Silva

Condições de trabalho e necessidades em saúde ocupacional de trabalhodores do SUs de Mesquita e Nova Iguaçu, RJ; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Viviane Silva Gomes

Drogas, mulher e violência nas Américas; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Helio Henrique da Silva

Condições de trabalho e saúde ocupacional dos trabalhadores do SUS de Mesquita e Nova Iguaçu; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Michely Alexandrino de S

Pinheiro; Condições de trabalho e necessidades em saúde ocupacional dos trabalhadores do SUs de Mesquita e Nova Iguaçu, RJ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Gabriela Cintra Rosa

Violência no trabalho feminino e uso de drogas; 2005; 0 f; Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Rebecca Santos Dias

Redes sociais e a produção científica nas bases nacionais e internacionais de saúde; 2015; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Deise Breder

vidas Paralelas: ações compartilhadas em cultura e saúde do trabalhador; 2014; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Thais Cardoso da Costa

Humaniza SUS UERJ; 2013; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Karolyne Marotto

vidas Paralelas: ações compartilhadas em cultura e saúde do trabalhador; 2013; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Fernanda Henriques da Silva

Implantaç?so do Nucleo de Saúde do TRabalhador da Policlínica Piquet Carneiro; 2011; Orientação de outra natureza; (Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Raphael Dumit Corrêa

Vidas Paralelas: ações compartilhadas em cultura e saúde do trabalhador; 2011; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Vera Joana Bornstein

A relação entre a formação técnica do ACS e o processo de mediação na perspectiva de modelo assistencial; 2010; Orientação de outra natureza - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Ariane Faleiro Luiz

Uso e abuso de substancias psicoativas: a visão dos estudantes da UERJ; 2005; Orientação de outra natureza; (Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Maria Fernanda de Lima

Uso e abuso de substâncias psicoativas: a visão dos estudantes da UERJ; 2005; Orientação de outra natureza; (Faculdade de Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Helena Maria Scherlowski Leal David;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Victor Vincent Valla

INFORMAÇÃO EM SAÚDE E DIVERSIDADE CULTURAL ENTRE GRUPOS SOCIAIS: O CASO DE PETRÓPOLIS; 1995; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Victor Vincent Valla;

Victor Vincent Valla

RELIGIOSIDADE E COTIDIANO DAS AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE: REPENSANDO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE JUNTO ÀS CLASSES POPULARES; 2001; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Victor Vincent Valla;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DAVID, H. M. S. L. ; MARTINEZ-RIERA, J. R. ; ACIOLI, Sonia ; COSTA, M. F. L. . ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E CRISE ECONÔMICA: A PERSPECTIVA DA ENFERMAGEM COMUNITÁRIA ESPANHOLA. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 73, p. 1-9, 2020.

  • DAVID, HELENA MARIA SHCHELOWSKI LEAL ; MARTINEZ-RIERA, J. R. ; COSTA, M. F. L. ; HERRAIZ, A. . A enfermeira gestora de casos na Espanha: enfrentando o desafio da cronicidade por meio de uma prática integral. Ciência & Saúde Coletiva , v. 25, p. 315-324, 2020.

  • RAFAEL, RICARDO DE MATTOS RUSSO ; NETO, MERCEDES ; CARVALHO, MARINA MARIA BALTAZAR DE ; David, Helena Maria Scherlowski Leal ; ACIOLI, Sonia ; FARIA, MAGDA GUIMARÃES DE ARAUJO . Epidemiologia, políticas públicas e pandemia de Covid-19: o que esperar no Brasil? [Epidemiology, public policies and Covid-19 pandemics in Brazil: what can we expect?] [Epidemiologia, políticas públicas y la pandémia de Covid-19 en Brasil: que podemos esperar?]. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 28, p. e49570-6, 2020.

  • DAVID, H. M. S. L. ; MARTINEZ-RIERA, J. R. . Crisis, austeridad y impacto para las enfermeras de Atención Primária en Espaa y Brasil. REVISTA ROL. DE ENFERMERÍA , v. 42, p. 60-64, 2019.

  • DAVID, HELENA MARIA SHCHELOWSKI LEAL ; MARTINEZ-RIERA, J. R. . MANIPULACIÓN POLÍTICA Y COMPETENCIA POLÍTICA ENFERMERA. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 27, p. 1-4, 2019.

  • FUENTES, E. ; DAVID, HELENA MARIA SCHERLOWISKI LEAL ; GALLASCH, C. H. . O poder em Foucault e a precarização do trabalho em enfermagem. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 27, p. e38527-7, 2019.

  • FERREIRA, M. G. A. M. ; LOPEZ-GOMES, J. ; David, Helena Maria Scherlowski Leal ; NAVALON-MIRA, A. ; BRUNHEROTTI, M. A. A. ; GEA-CABALLERO, V. ; MARTINEZ-RIERA, J. R. . Profile of young university students and their perception of motherhood and fatherhood. Revista Referencia , v. 1, p. 143-155, 2019.

  • MARTINS, A. L. X. ; David, Helena Maria Scherlowski Leal . Crise e enfermagem na atenção primária: notas da prática social pelo materialismo histórico dialético. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 27, p. e42472-6, 2019.

  • TSOMBANOS, H. ; BREDA, K. ; DAVID, H. M. S. L. ; PADILHA, Maria Itaira Coelho de Souza . Brazilian Nurses' Perception of the Role of Community Health Agents in Preventive Care. NURSING ECONOMICS , v. 36, p. 6, 2018.

  • AZEVEDO, M. A. J. ; David, Helena Maria Scherlowski Leal ; MARTELETO, R. M. . Redes sociais de usuários portadores de tuberculose: a influência das relações no enfrentamento da doença. SAÚDE EM DEBATE , v. 42, p. 442-454, 2018.

  • SILVA, B. M. C. ; CALDAS, C. P. ; David, Helena Maria Scherlowski Leal ; THIOLLENT, M. . Difficulties encountered in care for elderly persons with dementia: coping based on participatory research. REVISTA BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA , v. 21, p. 35-43, 2018.

  • David, Helena Maria Scherlowski Leal ; Faria, M. G. A. ; DIAS, J. A. A. ; SILVA, T. F. ; SOUZA, V. ; DIAS, R. . Análise de redes sociais na atenção primária em saúde: revisão integrativa. ACTA PAUL DE ENFERM , v. 31, p. 108-115, 2018.

  • SILVA, T. F. ; DAVID, H. M. S. L. ; CALDAS, C. P. ; MARTINS, E. L. ; FERREIRA, S. R. . O acolhimento como estratégia de vigilância em saúde para produção do cuidado: uma reflexão epistemológica. SAÚDE EM DEBATE , v. 42, p. 249-260, 2018.

  • FONSECA, J. A. ; David, Helena Maria Scherlowski Leal ; SILVA, T. F. ; NEVES, A. C. L. ; RAMOS, T. C. S. ; MIRANDA, R. B. . Redes sociais, acesso e regulação dos serviços de saúde em um município de pequeno porte do Rio de Janeiro, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva , v. 23, p. 3211-3222, 2018.

  • SILVA, T. F. ; David, Helena Maria Scherlowski Leal ; KOOPMANS, F. F. ; DAHER, D. V. . CONSTRUINDO POSSIBILIDADES EM BOURDIEU PARA ANÁLISE DO CAMPO DA ENFERMAGEM. ENFERMAGEM EM FOCO DO COFEN , v. 9, p. 49-53, 2018.

  • DIAS, J. A. A. ; David, Helena Maria Scherlowski ; Acioli, S. ; SANTOS, R. S. ; SANTOS, F. P. A. . O pensamento crítico como competência para as práticas do enfermeiro na estratégia da família. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 26, p. 1-5, 2018.

  • OLIVEIRA, Denize Cristina de ; David, Helena Maria Scherlowski ; FERREIRA, S. R. ; SILVA, T. F. ; RAMOS, T. C. S. . Contribuições da antropologia para as ciências da saúde e para compreensão do processo saúde-doença: uma revisão integrativa. ENFERMAGEM BRASIL , v. 15, p. 542-551, 2018.

  • FUENTES, E. ; David, Helena Maria Scherlowski . Trabalho de enfermagem e precarização: uma revisão integrativa. ENFERMAGEM EM FOCO DO COFEN , v. 9, p. 71-76, 2018.

  • David, Helena Maria Scherlowski ; PINA, J. A. ; STOTZ, E. N. ; LIMA JUNIOR, I. A. ; VASCONCELLOS, L. A. V. ; MATTOS, L. V. ; SILVEIRA, L. B. ; SUMAR, N. . CURSO PARA A FORMAÇÃO HISTÓRICO-POLÍTICA NA GRADUAÇÃO EM SAÚDE: ANÁLISE DE UMA CONSTRUÇÃO PARTILHADA. TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE (ONLINE) , p. 997-1015, 2018.

  • SALOMAO, H. O. ; MONTEIRO, A ; David, Helena M.S. Leal ; LAMOUNIER, J. ; PIROPO, T. G. N. . Teleconsultoria para enfermeiros na Atenção Básica: A experiência do Núcleo de Telessaúde Bahia do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes. REVISTA LATINOAMERICANA DE TELESSAÚDE , v. 5, p. 143-156, 2018.

  • SILVA, T. F. ; DAVID, H. M. S. L. . O campo da Atenção Básica: uma reflexão epistemológica pela lente de Pierre Bourdieu. REVISTA SOCIAIS E HUMANAS , v. 31, p. 129-144, 2018.

  • DAVID, H. M. S. L. . O PAPEL DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NO FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 9, p. 371-378, 2017.

  • SOUZA, K. ; SEIXAS, C. ; DAVID, H. M. S. L. . Contributions of Public Health to nursing practice. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 70, p. 543-549, 2017.

  • Souza, NVDO ; GOLCALVES, F. G. A. ; DAVID, H. M. S. L. ; PIRES, A. . Neoliberalist influences on nursing hospital work process and organization. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 70, p. 912-919, 2017.

  • DIAS, J. A. A. ; David, Helena Maria Scherlowski Leal ; RODRIGUES, Benedita Maria Rego Deusdará ; PERES, P. L. P. ; PACHECO, S. T. A. ; OLIVEIRA, M. S. . A moral e o pensamento crítico: competências essenciais à formação do enfermeiro [Morality and critical thinking: essential competences in nurses? training] [La moral y el pensamiento crítico: habilidades esenciales a la formación del enfermero]. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 25, p. 1-5, 2017.

  • TEVA, R. ; DAVID, HMSL. ; ROCHA, R. G. ; TEIXEIRA, E. ; MARTA, C. B. . Projeto político-pedagógico e formação crítico-reflexiva: elementos facilitadores e dificultadores [Political pedagogical project and critical thinking-based education: facilitators and hindrances. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 24, p. 1-6, 2017.

  • DIAS, J. A. A. ; DAVID, H. M. S. L. ; VARGENS, O. M. C. . CIÊNCIA, ENFERMAGEM E PENSAMENTO CRÍTICO ? REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 10, p. 3669-3675, 2016.

  • SOUZA, N.V.D.de O. ; DAVID, HMSL. ; COSTA, C. C. P. ; MAURICIO, V. C. . Teleconsultoria em enfermagem em estomaterapia: Contribuições para a educação a distância. JORNAL BRASILEIRO DE TELESAÚDE , v. 4, p. 255-260-260, 2016.

  • CARVALHO, E. C. ; DAVID, H. M. S. L. . A aplicação da precaução e da prevenção no ambiente de trabalho [Applying precaution and prevention in the workplace] [La aplicación de la precaución y prevención en el lugar de trabajo]. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 24, p. 1-5, 2016.

  • ROCHA, P. R. ; DAVID, H. M. S. L. . DETERMINAÇÃO OU DETERMINANTES? UMA DISCUSSÃO COM BASE NA TEORIA DA PRODUÇÃO SOCIAL DA SAÚDE. Revista da Escola de Enfermagem da USP , v. 49, p. 129-135, 2015.

  • MOTA, R. R. A. ; DAVID, H. M. S. L. . Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica: questões a problematizar. Revista Enfermagem UERJ , v. 23, p. 122-127, 2015.

  • ROCHA, P. R. ; DAVID, H. M. S. L. . Padrão de consumo de álcool e outras drogas entre profissionais de saúde: retrato de alunos de cursos lato sensu de uma instituição pública. SMAD. Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em português) , v. 11, p. 42-48, 2015.

  • ANDRADE, D. M. C. ; DAVID, H. M. S. L. . Análise de redes sociais: uma proposta metodológica para a pesquisa em saúde e na enfermagem. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 23, p. 852-855, 2015.

  • Farias, RCM ; Souza, NVDO ; GOLCALVES, F. G. A. ; DAVID, H. M. S. L. ; PIRES, A. S. ; AMORIM, L. K. . O conhecimento dos enfermeiros residentes sobre o cuidado à pessoa com estomia intestinal. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 23, p. 656-661, 2015.

  • BORNSTEIN, Vera Joana ; DAVID, H. M. S. L. . Contribuições da formação técnica do agente comunitário de saúde para o desenvolvimento do trabalho da equipe Saúde da Família. Trabalho, Educação e Saúde (Online) , v. 12, p. 107-128, 2014.

  • Campos, Juliana Faria ; Helena Maria Scherlowski Leal David ; Souza, NVDO . Pleasure and suffering: assessment of intensivist nurses in the perspective of work psychodynamics. Escola Anna Nery revista de enfermagem , v. 18, p. 90-95, 2014.

  • DAVID, H. M. S. L. ; HECK, S. ; BATISTA, I. ; BARBOSA, R. H. S. ; WONG UN, J. . Processos de formação e produção de conhecimento: cinco olhares sobre a Educação Popular e Saúde. Interface (Botucatu. Online) , v. 18, p. 1579-1590, 2014.

  • MARTELETO, R. M. ; DAVID, H. M. S. L. . Almanaque do Agente Comunitário de Saúde: uma experiência de produção compartilhada de conhecimentos. Interface (Botucatu. Online) , v. 18, p. 1211-1226, 2014.

  • MAURICIO, V. C. ; Souza, NVDO ; DAVID, H. M. S. L. ; COSTA, C. C. P. . Inclusão laboral da pessoa estomizada sob a ótima do capitalismo neoliberal. ReTEP - Revista Tendências da Enfermagem Profissional , v. 1, p. 291-303, 2014.

  • PRATA, J. A. ; PROGIANTI, JM ; DAVID, H. M. S. L. . Productive restructuring in the area of health and obstetric nursing. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) , v. 23, p. 1123-1129, 2014.

  • CAMPOS, J. F. ; DAVID, H. M. S. L. . Análise de Cortisol Salivar como Biomarcador de Estresse Ocupacional em Trabalhadores de Enfermagem. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 22, p. 447-553, 2014.

  • Souza, NVDO ; David, Helena Maria Scherlowski Leal ; MAURICIO, V. C. ; COSTA, C. C. P. . ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA NO TELESSAÚDE UERJ: RELATO DE EXPERIÊNCIA. JORNAL BRASILEIRO DE TELESAÚDE , v. 3, p. 1-1, 2014.

  • NUNES, A. S. ; DAVID, H. M. S. L. . Os desafios da enfermagem reumatológica: uma perspectiva emergente no cuidado. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 22, p. 853-857, 2014.

  • Souza, NVDO ; MAURICIO, V. C. ; DAVID, H. M. S. L. ; Costa, CPC . Acumulação flexível do capital e o trabalho em enfermagem: revisão de literatura.. ReTEP. Revista de Tendências da Enfermagem Profissional (Impresso) , v. 1, p. 236-251, 2014.

  • PIMENTEL, Maria Regina Reicherte ; Helena Maria Scherlowski Leal David . FORMAÇÃO CRÍTICA DE ENFERMEIROS: REPERCUSSÕES NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista Enfermagem UERJ , v. 21, p. 247-253, 2013.

  • FARIA, M. G. A. ; DAVID, H. M. S. L. ; OLIVEIRA, Socia Acioli de . CONSULTORIA ON LINE: UMA NOVA PERSPECTIVA NO TRABALHO DA ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem , v. 2, p. 274-279, 2013.

  • DAVID, H. M. S. L. ; SILVA, M. R. F. . Educação popular e saúde e a enfermagem na atenção básica. Programa de Atualização em Enfermagem , v. 1, p. 99-126, 2013.

  • LUNA, N. S. A. ; BAEZA, M. R. ; CASTELL, E. C. ; SANTOS, F. C. ; DAVID, H. M. S. L. ; CASTILLO, Maria Magdalena Alonso . INTERVENCIÓN EDUCATIVA: IMPLEMENTACION DE LA AGENCIA DE AUTOCUIDADO Y ADHERENCIA TERAPÉUTICA DESDE LA PERSPECTIVA DEL PACIENTE DIABÉTICO. Revista Enfermagem UERJ , v. 21, p. 289-294, 2013.

  • DAVID, H. M. S. L. ; CAMARGO JR, K. R. . A prática avaliativa na Atenção Básica: revisitando a pedagogia da problematização. Revista Enfermagem UERJ , v. Esp, p. 127-139, 2013.

  • CARVALHO, E. C. ; DAVID, H. M. S. L. . Judicialização da saúde, problema e solução: Questões para a enfermagem. Revista Enfermagem UERJ , v. 21, p. 546-550, 2013.

  • Faria, M. G. A. ; DAVID, HMSL. ; Acioli, S. . A educação a distância no Brasil e a sua influência na saúde e na enfermagem: aspectos históricos. Cadernos de Ciência e Saúde , v. 3, p. 87-93, 2013.

  • BARBOSA, R. H. S. ; DAVID, H. M. S. L. . Gênero e trabalho em Saúde: um olhar crítico sobre o trabalho de agentes comunitárias/os de Saúde. Interface (Botucatu. Impresso) , v. 16, p. 751-765, 2012.

  • DAVID, H. M. S. L. ; BONETTI, O. P. ; SILVA, M. R. F. . A Enfermagem brasileira e a democratização da saúde: notas sobre a Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso) , v. 65, p. 179-185, 2012.

  • Silva, PAS ; Souza, NVDO ; DAVID, H. M. S. L. . A saúde do homem na visão dos enfermeiros de uma unidade básica de saúde. Escola Anna Nery , v. 16, p. 561-568, 2012.

  • Acioli, Sonia ; Helena Maria Scherlowski Leal David ; FARIA, M. G. A. . Educação em saúde e a enfermagem em saúde coletiva: reflexões sobre a prática. Revista Enfermagem UERJ , v. 20, p. 533-536, 2012.

  • Campos, Juliana Faria ; Silva, RF ; DAVID, H. M. S. L. ; Santos, MSS . TERAPIAS ELÉTRICAS EM CRIANÇAS E NEONATOS: NOVIDADES NAS DIRETRIZES DA AMERICAN HEART ASSOCIATION 2010. Revista Enfermagem UERJ , v. 20, p. 396, 2012.

  • FARIA, M. G. A. ; DAVID, H. M. S. L. ; OLIVEIRA, Socia Acioli de . O Perfil de Enfermeiros Atuantes na ESF em um Programa de Educação Permanente a Distância. Revista Enfermagem UERJ , v. 20, p. 591-595, 2012.

  • FARIA, M. G. A. ; DAVID, H. M. S. L. . TELESSAÚDE BRASIL REDES - NÚCLEO RIO DE JANEIRO: A EDUCAÇÃO PERMANENTE NO TRABALHO DE ENFERMEIROS DA ATENÇÃO BÁSICA. Jornal Brasileiro de Telessaúde , v. 1, p. 24-29, 2012.

  • DAVID, H. M. S. L. ; MARTELETO, R. M. . Almanaque da Dengue: leituras e narrativas de Agentes Comunitários de Saúde. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso) , v. 65, p. 909-915, 2012.

  • FARIA, M. G. A. ; David, Helena Maria Scherlowski Leal ; ROCHA, PR . Inserção e prática religiosa entre mulheres: aspectos protetores ao uso de álcool e violência. SMAD. Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em português) , v. 7, p. 32-37, 2011.

  • Campos, Juliana Faria ; David, Helena Scherlowski Leal . Avaliação do contexto de trabalho em terapia intensiva sob o olhar da psicodinâmica do trabalho. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 45, p. 363-368, 2011.

  • BORNSTEIN, Vera Joana ; DAVID, H. M. S. L. . A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA NICARÁGUA SANDINISTA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA HISTÓRIA RECENTE. Saúde em Debate , v. 35, p. 167-176, 2011.

  • SANTOS, L. F. B. ; DAVID, H. M. S. L. . Percepções do estresse no trabalho pelos agentes comunitários de saúde. Revista Enfermagem UERJ , v. 19, p. 52-57, 2011.

  • Wright, Maria da Gloria M. ; Da Silva, Jaqueline ; ALMEIDA, Maria Cecilia Puntel de ; PADILHA, Maria Itayra Coelho de Souza ; David, Helena M.S. Leal ; ALBUQUERQUE, Gelson Luiz de . Nursing in Brazil a critical-holistic perspective?. ENFERMERÍA CLÍNICA (ED. IMPRESA) , v. 21, p. 35-42, 2011.

  • DAVID, H. M. S. L. ; Andrade, SCGC . Telessaúde-Brazil Program: Rio de Janeiro Center - Reflections on the > involvement of community health workers. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 5, p. 1440-1450, 2011.

  • ROCHA, P. R. ; DAVID, HMSL. . Questionários sobre o uso de álcool e drogas entre trabalhadores: Revisão da literatura. SMAD. Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em português) , v. 7, p. 107-116, 2011.

  • AGUIRRE, A. A. ; CASTILLO,M.M.A. ; DAVID, HMSL. ; ZANETTI, A. C. G. ; CASTILLO, B. A. A. ; CASTILLO, M. T. A. . Experiencia vivida en el programa TÚ Decides!: estudio fenomenológico sobre el uso de drogas. Revista Enfermagem UERJ , v. 19, p. 530-535, 2011.

  • REIS, Valeria Maria dos ; DAVID, HMSL. . O FLUXOGRAMA ANALISADOR NOS ESTUDOS SOBRE O PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE: UMA REVISÃO CRÍTICA. Revista de APS (Impresso) , v. 13, p. 118-125, 2010.

  • Oblitas, Flor Yesenia Musayón ; LONCHARICH, Natalie ; Salazar, María Esther ; David, Helena Maria Leal ; Silva, Inés ; Velásquez, Doris . . O papel da enfermagem no controle da tuberculose: uma discussão sob a perspectiva da equidade.. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso) , v. 18, p. 130-138, 2010.

  • ARAÚJO, S.T. ; DAVID, H. M. S. L. . Influenza Humana: revisão sobre doenças emergentes e a saúde do trabalhador de enfermagem. Revista Enfermagem UERJ , v. 18, p. 126-131, 2010.

  • Bornstein, V.J. ; DAVID, H. M. S. L. ; Araujo, JWG . Agentes comunitÃrios de saÃde: a reconstruÃÃo do conceito de risco no nÃvel local. Interface (Botucatu. Impresso) , v. 14, p. 93-101, 2010.

  • MOTA, R. R. A. ; DAVID, H. M. S. L. . A crescente escolarização do agente comunitário de saúde: uma indução do processo de trabalho?. Trabalho, Educação e Saúde (Online) , v. 8, p. 229-248, 2010.

  • DAVID, H. M. S. L. ; Acioli, Sonia . MudanÃas na formaÃÃo e no trabalho de enfermagem: uma perspectiva da educaÃÃo popular e de saÃde. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso) , v. 63, p. 127-131, 2010.

  • FARIA, M. G. A. ; DAVID, H. M. S. L. . ENFERMAGEM E EDUCAÇÃO PERMANENTE À DISTÂNCIA: O EXEMPLO DO PROJETO TELESSAÚDE BRASIL NÚCLEO RIO DE JANEIRO. Cogitare Enfermagem (UFPR) , v. 15, p. 667-673, 2010.

  • Kebian, LVA ; PENA, D. A. ; SANTOS, Carlana ; ARAÚJO, S.T. ; Acioli, Sonia ; DAVID, H. M. S. L. . As práticas educativas de Enfermagem na perspectiva de Paulo Freire. Enfermagem Brasil , v. 9, p. 376-382, 2010.

  • Campos, Juliana Faria ; DAVID, H. M. S. L. . Custo humano no trabalho: avaliação de enfermeiros em terapia intensiva à luz da psicodinâmica do trabalho. REVISTA BAIANA DE ENFERMAGEM , v. 24, p. 23-32, 2010.

  • DAVID, HMSL. ; MAURO, Maria Yvone Chaves ; SILVA, Viviane Gomes ; Pinheiro, MAS ; SILVA, Fernanda Henriques da . OrganizaÃÃo do trabalho de enfermagem na AtenÃÃo BÃsica: uma questÃo para a saÃde do trabalhador. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) , v. 18, p. 206-214, 2009.

  • STOTZ, Eduardo Navarro ; David, Helena Maria Scherlowski Leal ; BORNSTEIN, Vera Joana . O agente comunitário de saúde como mediador: uma reflexão na perspectiva da educação popular em saúde. Revista de APS (Impresso) , v. 12, p. 487-497, 2009.

  • SANTOS, Ursula Persia ; DAVID, HMSL. ; PENA, L. H. G. . Pregnant adolescents and prenatal adherence: a exploratory study in urban area. Online Brazilian Journal of Nursing , v. 7, p. 2, 2008.

  • Nascimento, GM ; DAVID, HMSL. . AVALIAÇÃO DE RISCOS NO TRABALHO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: UM PROCESSO PARTICIPATIVO. Revista Enfermagem UERJ , v. 15, p. 134-142, 2008.

  • SANTOS, I. dos ; DAVID, HMSL. . Enfermagem no século XXI: Recuperando a dimensão dialética da construção de uma prática social por diversos atores. Online Brazilian Journal of Nursing , v. 7, p. 17-21, 2008.

  • OBLITAS, Flor Yesenia Musayon ; Bonifaz, Rosa Gaudencia ; LONCHARICH, Natalie ; DAVID, HMSL. . Mujer, drogas y violencia: complejidades de un fenómeno actual. Investigación y Educación en Enfermería , v. XXV, p. 84-95, 2007.

  • DAVID, HMSL. ; MAURO, Maria Yvone Chaves ; ZEITOUNE, Regina Celia Gollner ; SOARES, Edvania ; LISBOA, M. . Workshop- A ergonomia e o gerenciamento de resíduos da enfermagem do trabalho*. Enfermagem Atual (Rio de Janeiro) , v. 7, p. 09-18, 2007.

  • BECK, L. M. ; DAVID, HMSL. . O abuso de drogas e o mundo do trabalho: possibilidades de atuação para o enfermeiro. Escola Anna Nery , v. 11, p. 706-711, 2007.

  • CAMPOS, J. F. ; DAVID, HMSL. . Abordagens e mensuração da Qualidade de vida no trabalho de enfermagem: revisão da produção científica.. Revista Enfermagem (UERJ) , v. 15, p. 584-589, 2007.

  • DAVID, HMSL. ; OLIVEIRA, S. A. ; STOTZ, E. N. ; BORNSTEIN, V. J. ; OLIVEIRA, M. W. . Educação Popular e Saúde: campo estratégico para a Enfermagem. ENFERMAGEM ATUAL (RIO DE JANEIRO) , v. 41, p. 11-18, 2007.

  • ALONSO, Maria Magdalena Castillo ; DAVID, HMSL. ; OBLITAS, Flor Yesenia Musayon . Drug consumption and occupational violence in working women, a multicenter study: Mexico, Peru, Brazil. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso) , Ribeirão Preto, v. 14, n.2, p. 155-162, 2006.

  • DAVID, HMSL. ; MATOS, Hérica Silva de ; SILVA, Tatiane Souza ; DIAS, Manoela Garcia . Tabagismo e Saúde da Mulher: uma discussão sobre as campanhas de controle do tabaco. Revista Enfermagem UERJ , v. 14, p. 412-417, 2006.

  • Luis, Margarita ; DAVID, HMSL. ; Pillon, Sandra Cristina ; Rosa, ADalberto Jesus Silva ; Siqueira, Marluce Miguel . Painel: Drogas. Enfermagem Atual (Rio de Janeiro) , v. 31, p. 7-12, 2006.

  • DAVID, HMSL. ; CAUFIELD, Catherine . Mudando o foco: um estudo exploratório sobre uso de drogas e violência no trabalho entre mulheres das classes populares da cidade do Rio de Janeiro.. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso) , Ribeirão Preto, v. 13, n.spe2, p. 1148-1154, 2005.

  • DAVID, HMSL. ; WRIGHT, Maria da Gloria Miotto ; GRAY, Genevieve ; CAUFIELD, Catherine . International nursing leadership related to the drugs phenomenon: a case study of the partnership experience between the Inter-American Drug Abuse Control Commission (CICAD) and the University of Alberta - Faculty of Nursing. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso) , Ribeirão Preto, v. 13, n.spe2, p. 1102-1117, 2005.

  • DAVID, HMSL. ; STOTZ, Eduardo Navarro ; WONGUN, Julio Alberto . EDUCAÇÃO POPULAR E SAUDE - TRAJETÓRIA, EXPRESSÕES E DESAFIOS DE UM MOVIMENTO SOCIAL. Revista de APS , Juiz de fora, v. 8, n.1, p. 49-60, 2005.

  • DAVID, HMSL. . Informação, conhecimento e diversidade cultural - notas sobre a relação entre profissionais e população nos processos educacionais/informacionais em saúde. Revista Enfermagem (UERJ) , v. 5, n.2, 1998.

  • DAVID, HMSL. . Notas sobre a Relação entre o Estado e a Sociedade Brasileira na Produção e Disseminação de Informações em Saúde Pública. Informare (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 2, n.1, p. 96-106, 1996.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BARILLI, E. C. V. C. ; OLIVEIRA, R. M. ; DAVID, HELENA MARIA SHCHELOWSKI LEAL . Tecnologias Educacionais para a Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola. 2018.

DAVID, HELENA MARIA SHCHELOWSKI LEAL . Guia de Educação em Saúde com foco em Câncer. 2018.

DAVID, H. M. S. L. . Consultoria Externa para avaliação de Projetos de Pesquisa da UFRN. 2014.

DAVID, HMSL. . Consultoria ad hoc da Revista Enfermagem UERJ. 2007.

DAVID, HMSL. . Membro do Conselho Editorial da Revista APS. 2006.

DAVID, HMSL. . Elaboração do Curso de Atualização em Educação em Saúde SESC-Nacional. 2006.

DAVID, HMSL. . Curso na modalidade EAD - Programa Nacional DST/AIDS, Ministério da Saúde. 2005.

DAVID, HMSL. . Consultoria Ad Hoc da Revista Interface. 2005.

DAVID, HMSL. ; OLIVEIRA, Denize Cristina de . Consultoria ad hoc da Revista Enfermagem UERJ. 2004.

DAVID, HMSL. . Programa Viva Legal. 1999.

DAVID, HMSL. . Curso de Educação em SAúde mediado por videoconferencia. 2006.

DAVID, HMSL. ; FERNANDES, Valcler Rangel ; MARTINS, Wagner de Souza . SAÚDE: ESTADO E MUNICIPIOS JUNTOS SUPERANDO DESIGUALDADES. 2001.

David, Helena Maria Scherlowski Leal ; KAEZER, F. ; FUENTES, E. . Cenários de aprendizagem no Laboratório de Habilidades e Simulação da Faculdade de Enfermagem da UERJ. 2016.

DAVID, HMSL. ; ASSIS, Monica de ; OLIVEIRA, Socia Acioli de ; PEDROSA, José Ivo ; PEKELMAN, Renata ; STOTZ, Eduardo Navarro ; WONGUN, Julio Alberto . GT Educação Popular e Saúde da ABRASCO. 2006.

DAVID, HMSL. . Uso de aplicativos informaticosespecíficos para el analisis de datos cualitativos. 2006.

DAVID, HMSL. . Curso de Atualização em Educação e SAúde para os Departamentos Regionais do SESC. 2006.

DAVID, HMSL. . Oficina de Integração e Reflexão da ANEPS-RJ. 2005.

DAVID, HMSL. . Capacitação pedagógica para profissionais de saúde da rede estadual de saúde. 2004.

David, Helena Maria Scherlowski Leal . Laboratório de Habilidades e Simulação da Faculdade de Enfermagem da UERJ. 2016.

David, Helena Maria Scherlowski Leal . Núcleo Telessaude UERJ - tele-enfermagem UERJ. 2014.

DAVID, HMSL. . Comitê Técnico-Científico da Rede Nacional de Pesquisa sobre Drogas. 2008.

DAVID, HMSL. ; PEDROSA, José Ivo ; WONGUN, Julio Alberto ; ASSIS, Monica de ; VASCONCELOS, Eymard Mourão ; STOTZ, Eduardo Navarro ; PEKELMAN, Renata . GT Educação Popular e Saúde ABRASCO. 2007.

DAVID, HMSL. . Revista Interface. 2007.

DAVID, HMSL. . Revista Gaúcha de Enfermagem. 2007.

DAVID, HMSL. . 11 Congresso Mundial de Saúde Pública e 8 Congresso Brasileiro de SAúde Coletiva. 2006.

DAVID, HMSL. . III SIMBRAVISA. 2006.

DAVID, HMSL. . Rede de Educação Popular e SAúde. 2005.

DAVID, HMSL. ; GUIMARÃES, Eliane Marina Palhares ; CLAPIS, Maria José . GT Iniciativa Educação Permanente em Enfermagem - IEPE. 2005.

ACSELRAD, G. ; KARAM, M. L. ; ALARCON, S. ; David, Helena Maria Scherlowski . Alcool: a droga liberada. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

David, Helena Maria Scherlowski Leal ; OLIVEIRA, R. M. . Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais para Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - pedagógica).

DAVID, H. M. S. L. ; PINA, J. A. ; STOTZ, Eduardo Navarro ; Acioli, Sonia . Formação Histórica e Política para Estudantes das Áreas da Saúde. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ACSELRAD, G. ; KARAM, M. L. ; DAVID, H. M. S. L. ; ALARCON, S. . Consumo de Bebida Alcoólicas no Brasil - estudo com base em fontes secundárias. 2012. (Relatório de pesquisa).

DAVID, H. M. S. L. . Tele-enfermagem UERJ: avaliando os passos e planejando 2010. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAVID, H. M. S. L. . O agente comunitário de saúde na Atenção Básica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAVID, H. M. S. L. . A comunidade sabe o que é PSF? - abordagens participativas nos serviços. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAVID, H. M. S. L. ; BARBOSA, R. H. S. ; MARTELETO, R. M. ; Vianna, EC ; OLIVEIRA, D. ; BORNSTEIN, Vera Joana ; MATTA, G. C. . Abordagem interdisciplinar das novas relações e processos de trabalho em saúde: o caso dos Agentes Comunitários de Saúde. 2009. (Relatório de pesquisa).

DAVID, HMSL. . O ACS e a mudança de modelo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAVID, HMSL. . Epidemiologia em saúde. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DAVID, HMSL. . Introducción a la investigación cualitativa en enfermería y salud. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAVID, HMSL. . pesquisa cualitativa en enfermería. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAVID, HMSL. . AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E NECESSIDADES EM SAÚDE OCUPACIONAL DOS TRABALHADORES DO SUS NOS MUNICÍPIOS DE MESQUITA E NOVA IGUAÇU, RJ,. 2008. (Relatório de pesquisa).

DAVID, HMSL. . Metodologias em Educação popular e Saúde para o trabalho cotidiano. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAVID, HMSL. ; ZEITOUNE, Regina Celia Gollner . Processo de TRabalho e Saúde. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAVID, HMSL. . Políticas de Drogas: contexto norte-americano. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAVID, HMSL. . Análise de dados qualitativos com apoio computacional. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAVID, HMSL. . Educação Popular: abordagem participativa no ensinar a aprender. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAVID, HMSL. . Drogas, mulheres e violencia no Rio de Janeiro. 2007. (Relatório de pesquisa).

DAVID, HMSL. . Uso de Aplicativos Informaticos especificos para el analisis de datos cualitativos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAVID, HMSL. . Atualização em Educação em Saúde. 2006. .

DAVID, HMSL. . Curso de Atualização em Educação em SAúde - SESC Nacional. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso na modalidade a distancia - videoconferência).

DAVID, HMSL. . Educação Popular nas ações de enfermagem na atenção básica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAVID, HMSL. . Violência no trabalho e uso de drogas em mulheres das classes populares do rio de Janeiro. 2004. (Relatório de pesquisa).

DAVID, HMSL. . O processo de construção do conhecimento científico no campo da saúde e da enfermagem. 2003. .

DAVID, HMSL. ; MAURO, Maria Yvone Chaves . ENFERMAGEM NA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO ADULTO. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DAVID, HMSL. . Rede de Educação Popular e Saúde. 2004 (Coordenação) .

DAVID, HMSL. . Gênero, Saúde e Enfermagem: Repercussões no Processo de Cuidar. 2004 (Coordenação de Comunicação Coordenada) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    A enfermagem na Atenção Primária à Saúde em perspectiva comparada entre Brasil e Espanha: conjunturas de crise e impactos na saúde e no trabalho, Descrição: Esta é uma proposta de estudo em perspectiva comparada entre países, Brasil e Espanha, para análise dos impactos das conjunturas de crise sobre os sistemas de saúde, em geral, e sobre a atuação da enfermagem de Atenção Primária à Saúde, em particular. Parte-se da premissa de que ambos países vivenciam conjunturas ou situações de crise econômico-política e sanitária recentes, com impactos nas condições de vida da população e nos sistemas de saúde. Considera-se que os sistemas públicos de saúde de caráter universal enfrentam historicamente dificuldades em dar respostas às demandas e necessidades das populações que atendem, e sofrem retrocessos importantes nas conjunturas de crise. As chamadas medidas de austeridade que foram implementadas na União Europeia a partir de 2008, e algumas medidas reformistas recentes no Brasil são respostas às crises econômicas que acabam por restringir de modo severo o alcance e a resolubilidade das políticas de proteção social. A enfermagem que atua na Atenção Primária à Saúde (APS) é, em nível internacional, categoria profissional imprescindível para o acesso aos cuidados primários. A atuação do enfermeiro pode ser estratégica nas conjunturas de crise, por sua capacidade de produzir ações em rede para a garantia do acesso, ainda que estas ações sejam pouco visíveis e/ou reconhecidas. Os objetivos visam aprofundar uma discussão teórico-conceitual sobre os campos da saúde coletiva brasileira e da salud comunitária espanhola, o desenvolvimento de uma matriz de análise comparativa sobre o trabalho do enfermeiro na APS, e análises empíricas com foco na dimensão relacional em rede no trabalho de saúde e enfermagem na APS. Os procedimentos metodológicos incluem: i) um componente teórico e documental, para elaboração da matriz de comparação e levantamento de dados institucionais a respeito da distribuição e características sócio-demográficas e laborais da força de trabalho de enfermagem; ii) um estudo de base empírica, com a aplicação de questionário e entrevistas para estudo de Análise de Redes Sociais (ARS), e entrevistas para coleta de dados qualitativos, com acadêmicos, profissionais e informantes-chave de unidades de saúde. O cronograma previsto é de três anos, contemplando atividades integradas à linha e grupo de pesquisa do colaborador espanhol, atividades de produção intelectual conjunta, pesquisa e orientação acadêmica. Como produtos a serem desenvolvidos durante o período, além da publicação de relatórios, resumos de trabalhos em eventos e artigos em periódicos indexados, espera-se consolidar parceria interinstitucional internacional para fortalecimento da formação mútua de docentes, graduandos e pós graduandos, com a inclusão destes em programas de apoio à graduação, doutorado-sanduíche e outros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / Regina Maria Marteleto - Integrante / Maria Rocineide Ferreira da Silva - Integrante / Lucilane Maria Sales da Silva - Integrante / Sonia Acioli - Integrante / Tarciso Feijó da Silva - Integrante / José Ramón Martínez Riera - Integrante / Susana Reis Ferreira - Integrante / Ana Carolina Lopes Neves - Integrante / Tatiana Cabral da Silva Ramos - Integrante / Rogério Bittencourt de Miranda - Integrante / Amanda de Lucas Xavier Martins - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 3

  • 2015 - Atual

    Documento, mediações e narrativas: processos infocomunicacionais nas práticas e escritas populares, Descrição: O objetivo geral do projeto é o de aprofundar os modos de entendimento dos processos de produção das formas populares de informação e comunicação em saúde, com foco nos almanaques populares e sua permanência no tempo e no espaço da construção coletiva de conhecimentos compartilhados em contextos culturais. A fundamentação teórica tem apoio nos conceitos de documento, texto, hipertexto, arquitexto, contrato de leitura e contrato de conversação, considerando as transformações conceituais e práticas dos dispositivos de informação e comunicação no contexto de uma ?cultura digital?. A proposta metodológica prevê a aplicação de instrumentos da pesquisa historiográfica-documental, interpretativa-contextual e experimental, de modo a realizar uma cartografia a respeito dos modos de existência desses dispositivos ao longo do tempo; obter dados primários em pesquisa de campo, com o emprego de entrevistas narrativas, coleta de depoimentos, realização de grupos focais e oficinas de leitura e apropriação de almanaques; confecção de almanaque de forma compartilhada com os grupos estudados; pesquisa documental textual e iconográfica a fim de obter dados secundários para os conteúdos do almanaque. Como resultado e potencial de aplicação, visa-se dar continuidade à linha de pesquisa sobre dispositivos populares de informação e comunicação em saúde, aprofundado o seu quadro conceitual, metodológico e operacional, com desdobramentos práticos a partir do uso das novas mídias sociais... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / Regina Maria Marteleto - Integrante / Nanci G. da Nóbrega - Integrante / Marcus Vinicius Pereira da Silva - Integrante / Mariana Bteshe - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Redes sociais no trabalho de enfermeiros da Atenção Básica: um estudo em municípios do Rio de Janeiro e Ceará, Descrição: Propõe-se a um estudo em municípios dos Estados do Rio de Janeiro e do Ceará, para análise das redes sociais nas quais atuam os enfermeiros inseridos na Atenção Básica. O objetivo geral é o de identificar o papel destas redes na efetivação do acesso aos cuidados em saúde na relação da Atenção Básica com os demais níveis (especificamente, a referência ou encaminhamento a serviços de média e alta complexidade), caracterizando a posição e a atuação do enfermeiro. Trata-se de uma abordagem interdisciplinar, da área de conhecimento da Enfermagem articulada à da Ciência da Informação. O pressuposto é o de que os enfermeiros constituem-se em nós de redes complexas de interações sociais e profissionais de cuidado, com o estabelecimento de elos fortes, por meio de mediações diversas, que conferem certa sustentação à capacidade de resposta dos serviços públicos diante das demandas e necessidades em saúde da população, integrando os níveis de atenção. Propõe-se uma abordagem metodológica extensa, com análise estrutural de redes sociais, combinada a uma abordagem qualitativa de profundidade. Serão incluídos serviços da Atenção Básica, incluindo Unidades de Saúde da Família ou outras modalidades de municípios de pequeno, médio/grande porte e as Capitais de cada Estado, num total de seis Municípios e até doze unidades. Os sujeitos serão os profissionais que atuam nessas unidades. A equipe técnica inclui docentes e discentes de duas Faculdade de Enfermagem, a da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a da Universidade Estadual do Ceará, e uma pesquisadora da área da Ciência da Informação, vinculada ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, caracterizando uma proposta interdisciplinar de pesquisa. Os recursos obtidos em 2013 se destinaram a custear oficina de planejamento e treinamento para uso de software de análise estrutural de redes sociais, desenvolvimento de trabalho de campo, aquisição de material de consumo, software e equipamentos, e realização de reuniões presenciais de pesquisa. As contribuições esperadas incluem a integração disciplinar das áreas da Enfermagem e da Ciência da Informação, a produção de conhecimentos sobre a atuação dos enfermeiros na mediação de redes sociais no SUS, além da formação de recursos humanos em pesquisa e produção de publicações, relatórios e outras sistematizações acadêmicas.Esta pesquisa vincula-se ao Grupo de Pesquisa "Configurações no Trabalho, Saúde dos Trabalhadores e Enfermagem" do CNPq.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / Regina Maria Marteleto - Integrante / Magda Guimarães de Araújo Faria - Integrante / Acioli, Sonia - Integrante / Maria Rocineide Ferreira da Silva - Integrante / Célia Maria Sivalle Campos - Integrante / Deyvyd Manoel Condé Andrade - Integrante / Lucilane Maria Sales da Silva - Integrante / Aluisio Gomes da Silva Junior - Integrante / Ana Carolina Tavares Vieira - Integrante / Lyana Reis de Moura - Integrante / Ana Carolina Lopes Neves - Integrante / Tatiana Cabral da Silva Ramos - Integrante / Alex Simòes de Mello - Integrante / Alba Navalon-Mira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 18 / Número de orientações: 9

  • 2012 - 2019

    Agentes Comunitários de Saúde do Estado do Rio de Janeiro:análise comparativa entre municípios e regiões, Descrição: Propõe-se um estudo de caracterização e analise do processo e das condições de trabalho dos agentes comunitários de saúde no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um desdobramento do estudo intitulado ?Abordagem Interdisciplinar das Novas Relações e Processos de Trabalho em Saúde: o Caso dos Agentes Comunitários de Saúde?, no âmbito das propostas de investigação do Grupo de Pesquisa ?Configurações do Mundo do Trabalho, Saúde dos Trabalhadores e Enfermagem?, cujos resultados evidenciaram a necessidade de ampliação do escopo desta analise com a inclusão de outros municípios. No Estado do Rio de Janeiro atuam hoje mais de 13 mil ACS, distribuídos em 91 municípios. A cobertura populacional por ACS, no Estado, é de 40,12%, com percentual de cobertura de 100% informado em 43 municípios. Na equipe composta por médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas e ACS, estes representam 10% do total no Estado. É proposto um estudo quantitativo, com aplicação de um questionário com variáveis sócio-demográficas, sobre a situação profissional e o processo de trabalho, e sobre as condições de trabalho e saúde do trabalhador ACS. O desenho é descritivo, com amostra probabilística e estratificada. Também se propõem análises qualitativas complementares com fins de aprofundamento de alguns temas. Questiona-se se as políticas e as formas de gestão do trabalho e da educação do trabalhador ACS atendem aos pressupostos orientadores da proposta do Sistema Único de Saúde, com base no conceito ampliado de saúde como resultante das condições de vida e trabalho. A matriz teórica inclui as vertentes da teoria crítica, organizada em eixos de análise que incluem as dimensões: i) relação entre o trabalho do ACS e as políticas nacionais e internacionais de atenção primária, ii) educação profissional e demandas de qualificação, iii) condições de trabalho e saúde do trabalhador ACS; iv) determinações de gênero no trabalho dos ACS, e vi) relações entre o processo de trabalho e a mudança de modelo assistencial. O estudo agrega pesquisadores e discentes de três instituições: a UERJ/Faculdade de Enfermagem, como coordenadora; o Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ; e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da FIOCRUZ.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / Regina Helena Simões Barbosa - Integrante / Regina Maria Marteleto - Integrante / Gustavo Correa Matta - Integrante / Acioli, Sonia - Integrante / Carla Aparecida Galvão Grajaú - Integrante / Arlinda Moreno - Integrante / Vera Joana Bornstein - Integrante / ROBERTA RODRIGUES ALENCAR MOTA - Integrante / Deyvyd Manoel Condé Andrade - Integrante / Juliana Roza - Integrante / Fernanda Rodrigues Martins de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 30 / Número de orientações: 11

  • 2010 - Atual

    Processos e condições de trabalho em saúde e enfermagem e educação em saúde, Descrição: Propõe-se estudos disciplinares ou interdisciplinares de análise de condições, processos e organização do trabalho em saúde e educação e enfermagem hospitalar. Inclui análises sobre uso de tecnologias e inovações, gestão do trabalho e da educação, processos educativos mediados por tecnologias, uso de tecnologias de comunicação, informação e educação a distância, telessaude e tele-enfermagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / Juliana Faria Campos - Integrante / patricia rodrigues da rocha - Integrante / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante / Karolyne Marotto - Integrante / WALESKA GAMBARRA DA SILVEIRA - Integrante / Claudia Braz - Integrante / maryanne Carvalho Araújo - Integrante / Magda Guimarães de Araujo Faria - Integrante / Patrícia de Castro Barboza - Integrante / Thais Alves Cardoso - Integrante / Leila Justino da Silva - Integrante / Thereza Cristina Mó y Mó Loureuro Varella - Integrante / Alessandra de Sant'Anna Nunes - Integrante / Luciana Guimarães Assad - Integrante / Eugenio Fuentes - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 51 / Número de orientações: 15

  • 2008 - 2014

    Almanaque do Agente Comunitário de Saúde: produção, sistematização e difusão de conhecimentos numa perspectiva da informação, Descrição: Essa proposta tem caráter interdisciplinar e interinstitucional, reunindo pesquisadores e estudantes das áreas de ciência da informação, saúde e ciências sociais. O objetivo geral é analisar os processos de produção de conhecimentos nas redes sociais dos agentes comunitários de saúde (ACS), construídas em suas práticas de trabalho, na perspectiva da sistematização e difusão de saberes e informações em saúde. Um pressuposto geral da proposta assume que as narrativas feitas pelos ACS, com foco em seu trabalho, constituem um campo cultural privilegiado para a compreensão da dinâmica de produção de conhecimentos sobre saúde, que acontece nas redes sociais que se organizam a partir do trabalho cotidiano. Resultados preliminares de pesquisa conduzida pelos pesquisadores que assumem a presente proposta, evidenciam que as tensões que caracterizam o trabalho desses agentes, como mediadores entre o poder público e as comunidades onde atuam, apontam para a emergência de um conjunto de saberes imediatos, de base empírica, que esses profissionais passam a produzir a partir da experiência de trabalho e as formas de convívio e embates com as comunidades , os profissionais e representantes dos órgãos de saúde. A partir dos dados obtidos por meio de entrevistas, oficinas e círculos de debates com os agentes, gestores e especialistas de saúde responsáveis e/ou estudiosos do trabalho dos ACS, intenta-se produzir, de forma compartilhada com os pesquisadores e ACS, um experimento de informação - o Almanaque do Agente Comunitário de Saúde. A sistematização dos cabedais de saberes-conhecimentos-informações presentes nas práticas e representações dos ACS sobre o seu trabalho, sob a forma de um almanaque, fornecerá, espera-se, subsídios e elementos para a sua formação e atuação crítica, investindo-se ainda nas potencialidades e efeitos multiplicadores do Almanaque do ACS junto a outros espaços de atuação e vivência de outros agentes comunitários de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Integrante / Paulette Cavalcanti de Albuquerque - Integrante / Regina Maria Marteleto - Coordenador / Renata Pekelman - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2008 - 2012

    Cuidando de Pessoas com Doenças Emergentes e Reemergentes: Práticas Profissionais e Organização do Trabalho de Enfermagem., Descrição: Propõe-se uma análise multidimensional do trabalho de cuidar da equipe de enfermagem inserida na rede de atenção a pessoas vivendo com as doenças emergentes e reemergentes. O objetivo geral é descrever e analisar representações sociais, práticas e a organização do trabalho no cuidado de enfermagem às pessoas atingidas pelas doenças emergentes e reemergentes nos serviços de Atenção Básica e hospitalar do SUS do município do Rio de Janeiro. A proposta metodológica é qualitativa, contemplando uma triangulação de métodos tais como a análise da estrutura de representações sociais, a abordagem etnográfica, e a análise de conteúdo referenciada à psicodinâmica do trabalho, e a abordagem do modelo demanda-controle no trabalho de Karasek. O projeto prevê como produtos a formação de recursos humanos em pesquisa, e o fortalecimento da atividade institucional de pesquisa no Programa de Pós Graduação em Enfermagem por meio da aquisição de equipamento, softwares e adequação de área física.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / Sonia Acioli de Oliveira - Integrante / Norma Valéria de Souza Dantas - Integrante / Antonio Marcos Tosoli Gomes - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2013

    Abordagem Interdisciplinar das Novas relações e Processos de TRabalho em Saúde: o caso dos Agentes Comunitários de Saúde, Descrição: Este projeto de pesquisa propõe-se a construir uma análise interdisciplinar das relações entre trabalho e saúde tendo como foco o trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS) em suas variadas, complexas e múltiplas dimensões, materiais e simbólicas, objetivas e subjetivas, macro e micro-estruturais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / Eduardo Navarro Stotz - Integrante / Sonia Acioli de Oliveira - Integrante / Vera Joana Bornstein - Integrante / Regina Helena Simões Barbosa - Integrante / Regina Maria Marteleto - Integrante / Guolherme Nascimento - Integrante / Roberta Rodrigues de Alencar Mota - Integrante / Luiz Fernando Boiteux Santos - Integrante / Iane Lucia Ramos Coellho - Integrante / Andreia Augusto dos Santos - Integrante / Gustavo Correa Matta - Integrante / Luciana Valadão Alves Kebian - Integrante / Carla Aparecida Galvão Grajaú - Integrante / Arlinda Moreno - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 128 / Número de orientações: 11

  • 2007 - 2011

    A relação entre o uso e abuso de álcool e drogas e o mundo do trabalho., Descrição: Visa à identificação e análise da relação entre o consumo e abuso de álcool e drogas e o mundo do trabalho. Propõe-se estudos de natureza qualitativa e quantitativa, visando ao diagnóstico da situação do uso e abuso de álcool e drogas no ambiente laboral e à compreensão da percepção de trabalhadores em situação de dependencia ou não, sobre o consumo e uso abusivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / Marcio Silva Costa - Integrante / Hérica Silva de Matos - Integrante / Maria Magdalena Castillo Alonso - Integrante / Lucia Maria Beck - Integrante / patricia rodrigues da rocha - Integrante / Magda Guimarães de Araújo Faria - Integrante., Número de produções C, T & A: 60 / Número de orientações: 10

  • 2005 - 2007

    Processos e condições de trabalho em saúde e em enfermagem, e educação em saúde, Descrição: A consolidação do SUS a partir da Reforma Sanitária avançou bastante nos aspectos relacionados à descentralização da gestão, mas não se acompanhou de uma política de recursos humanos efetiva, o que só veio a acontecer recentemente. Do mesmo modo, a estruturação de ações programáticas em saúde priorizou alguns grupos populacionais específicos, considerados mais vulneráveis (mulher, criança), existindo hoje poucas experiências municipais em Saúde do Trabalhador adequadas à realidade do trabalhador do SUS. Verifica-se que o trabalhador do SUS pode possuir inserções contratuais diversas, e desempenhar funções também diversas, em ambientes nem sempre adequados quanto à segurança e à saúde. A pluralidade das ações de um sistema de cobertura universal como o SUS abrange desde as ações de atenção básica, por meio de estratégias como o Programa de Saúde da Família, dentro de comunidades e junto a outros setores da sociedade, passando pelas unidades mistas e de complexidade crescente, até os hospitais e serviços altamente especializados. Em todos estes ambientes de trabalho, riscos e condições inadequadas tendem a ser minimizados e pouco valorizados diante de outras demandas dos trabalhadores, como salário e garantias trabalhistas. É preciso conhecer e avaliar as condições de trabalho e saúde dos trabalhadores que cuidam da população usuária, incluindo a perspectiva do próprio trabalhador, como passo primordial para a conquista da saúde como direito. Neste sentido, pretende-se contribuir para o fortalecimento e a defesa do SUS e seu conjunto de ações como uma política pública na qual a garantia de qualidade de vida e trabalho digno para os trabalhadores de saúde sejam também uma prioridade. A inclusão do olhar e da perspectiva do trabalhador como elemento metodológico é um dos pressupostos da presente proposta. Para esta pesquisa, propõe-se um estudo exploratório quantitativo descritivo, particpativo, com a construção de espaços de debate e proposição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / Maria Yvone Chaves Mauro - Integrante / Carla Christina Mauro - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.Número de orientações: 5

  • 2004 - 2007

    Drogas, mulheres e violencia na America Latina, Descrição: O presente estudo insere-se no âmbito do convênio entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Enfermagem e a Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas - CICAD, da Organização dos Estados Americanos - OEA, que têm desenvolvido um programa de capacitação de enfermeiros e docentes para a pesquisa na área de redução de demanda de drogas. A parte inicial deste projeto de pesquisa integra parte do curso de pós-doutorado, oferecido pela Faculdade de Enfermagem da Universidade de Alberta, Canadá, que prevê o desenvolvimento de um projeto-piloto , e que já está sendo desenvolvido desde janeiro de 2004, nas comunidades do Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro. É componente de um estudo multicêntrico, envolvendo também o Peru (Lima) e México (Monterrey), com orientação da Profa Dra Catherine Caufield, University of Alberta. O problema do uso e abuso de drogas tem sido objeto de preocupação crescente no campo da saúde pública, e sua relação com o mundo do trabalho tem sido documentada em diversos estudos, notadamente no sentido de evidenciar este uso/abuso como fator de risco para o comportamento violento por parte do trabalhador. O outro lado da questão - a violência dirigida contra o trabalhador - e sua relação com o uso de drogas tem sido objeto de poucas pesquisas conhecidas, e, por ser a mulher trabalhadora das classes populares mais vulnerável, historicamente, às situações de violência e opressão, interessa-nos conhecer melhor a realidade do seu cotidiano como trabalhadora, e qual a sua relação com o consumo de drogas lícitas e ilícitas. Este é um estudo de caráter predominantemente quantitativo, com breve abordagem qualitativa. Visa a identificação de fatores de risco e de proteção para o uso de drogas no ambiente de trabalho, a identificação da força de associação entre estes fatores e os aspectos socieo-demográficos e a caracterizaçã das situações de violência no trabalho feminino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / Gabriela Cintra Rosa - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / Organizacao dos Estados Americanos - Outra., Número de produções C, T & A: 22 / Número de orientações: 3

  • 2004 - 2006

    Tabagismo em mulheres: aspectos pedagógicos, Descrição: O presente projeto trata de investigação quantitativa para conhecer os aspectos relacionados ao conhecimento de mulheres usuárias do SUS no Rio de Janeiro, tabagistas ou não, em relação ao consumo de cigarros, no que se refere aos riscos à saúde, ao hábito de fumar e aos fatores de risco para iniciar este hábito. Na primeira faze, foram realizadas 100 entrevistas em mulheres de 23 a 81 anos, com média de 47 anos. Os resultados evidenciaram o início do tabagismo durante a adolescência, e a não relação do abandono do hábito com os programas educativos veiculados pela mídia. A relação entre o tabagismo e a ocorrência de problemas de saúde também foi de conhecimento destas mulheres, mostrando que não há falta de informação sobre o tema, e que apenas a informação não é fator determinante na mudança de hábito. A segunda fase, iniciada em abril de 2005, tata de aprofundar os aspectos relacionados à educação em saúde relativa ao tabagismo entre mulheres, problematizando estes e outros dados adicionais, ampliando a amostra para 120 mulheres. Em 2004, foi apresentado um trabalho científico no 57 CBEn, e em 2005, está selecionado para o Congresso Brasileiro de Ciencias Sociais e Humanas em Saúde da ABRASCO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / Manoela Garcia Dias - Integrante / Hérica Silva de Matos - Integrante / Tatiane Souza Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2013 - Atual

    LABORATÓRIO DE HABILIDADES: ambientes de tecnologia e inovação para o cuidado de enfermagem, Descrição: Proposta de reestruturação do Laboratório de Habilidades para a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, integrando ambientes no Campus Edifício Paulo de Carvalho. O Laboratório de Habilidades em enfermagem é um cenário estratégico para o ensino, a prática e o desenvolvimento de tecnologias de cuidado em saúde e Enfermagem. Entende-se que a Faculdade de Enfermagem da UERJ necessita qualificar um Laboratório de Habilidades compatível com sua importância institucional no cenário das graduações e pós graduações de enfermagem no país. Esses espaços, na área da educação profissional em saúde, têm se desenvolvido em articulação com os avanços das tecnologias virtuais de aprendizagem, e ampliam as possibilidades pedagógicas dos laboratórios tradicionais. Às práticas clínicas integra-se o treinamento de habilidades pessoais e interpessoais de comunicação e trabalho em equipe, em cenário pedagógico adequado, controlado e seguro. O Laboratório de Habilidades é ainda um cenário favorável para a produção e sistematização de novos conhecimentos, capazes de se desdobrar em processos de inovação tecnológica para o desenvolvimento de cuidados de enfermagem. O desenvolvimento do projeto exige a adequação das aéreas físicas e a aquisição de um conjunto de equipamentos e insumos que inclui manequins totais e parciais, acessórios, material para filmagem e registro, equipamentos médicos e mobiliário, entre outros. O Laboratório de Habilidades presente se constituir em espaço multiusuário, integrando alunos de graduação, pós graduação stricto e lato sensu, profissionais de enfermagem e de outras categorias do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Policlínica Piquet Carneiro e outros serviços de saúde da UERJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Especialização: (32) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / DEnize Cristina de oliveira - Integrante / Lucia Helena Garcia Pena - Integrante / Octavio Muniz da Costa Vargens - Integrante / Jane Marcia Progianti - Integrante / Antonio Marcos Tosoli Gomes - Integrante / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    LABORATÓRIO DE HABILIDADES: ambientes de tecnologia e inovação para o cuidado de enfermagem, Descrição: Proposta de reestruturação do Laboratório de Habilidades para a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, integrando ambientes no Campus Edifício Paulo de Carvalho. O Laboratório de Habilidades em enfermagem é um cenário estratégico para o ensino, a prática e o desenvolvimento de tecnologias de cuidado em saúde e Enfermagem. Entende-se que a Faculdade de Enfermagem da UERJ necessita qualificar um Laboratório de Habilidades compatível com sua importância institucional no cenário das graduações e pós graduações de enfermagem no país. Esses espaços, na área da educação profissional em saúde, têm se desenvolvido em articulação com os avanços das tecnologias virtuais de aprendizagem, e ampliam as possibilidades pedagógicas dos laboratórios tradicionais. Às práticas clínicas integra-se o treinamento de habilidades pessoais e interpessoais de comunicação e trabalho em equipe, em cenário pedagógico adequado, controlado e seguro. O Laboratório de Habilidades é ainda um cenário favorável para a produção e sistematização de novos conhecimentos, capazes de se desdobrar em processos de inovação tecnológica para o desenvolvimento de cuidados de enfermagem. O desenvolvimento do projeto exige a adequação das aéreas físicas e a aquisição de um conjunto de equipamentos e insumos que inclui manequins totais e parciais, acessórios, material para filmagem e registro, equipamentos médicos e mobiliário, entre outros. O Laboratório de Habilidades presente se constituir em espaço multiusuário, integrando alunos de graduação, pós graduação stricto e lato sensu, profissionais de enfermagem e de outras categorias do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Policlínica Piquet Carneiro e outros serviços de saúde da UERJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Especialização: (32) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / DEnize Cristina de oliveira - Integrante / Lucia Helena Garcia Pena - Integrante / Octavio Muniz da Costa Vargens - Integrante / Jane Marcia Progianti - Integrante / Antonio Marcos Tosoli Gomes - Integrante / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    LABORATÓRIO DE HABILIDADES: ambientes de tecnologia e inovação para o cuidado de enfermagem, Descrição: Proposta de reestruturação do Laboratório de Habilidades para a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, integrando ambientes no Campus Edifício Paulo de Carvalho. O Laboratório de Habilidades em enfermagem é um cenário estratégico para o ensino, a prática e o desenvolvimento de tecnologias de cuidado em saúde e Enfermagem. Entende-se que a Faculdade de Enfermagem da UERJ necessita qualificar um Laboratório de Habilidades compatível com sua importância institucional no cenário das graduações e pós graduações de enfermagem no país. Esses espaços, na área da educação profissional em saúde, têm se desenvolvido em articulação com os avanços das tecnologias virtuais de aprendizagem, e ampliam as possibilidades pedagógicas dos laboratórios tradicionais. Às práticas clínicas integra-se o treinamento de habilidades pessoais e interpessoais de comunicação e trabalho em equipe, em cenário pedagógico adequado, controlado e seguro. O Laboratório de Habilidades é ainda um cenário favorável para a produção e sistematização de novos conhecimentos, capazes de se desdobrar em processos de inovação tecnológica para o desenvolvimento de cuidados de enfermagem. O desenvolvimento do projeto exige a adequação das aéreas físicas e a aquisição de um conjunto de equipamentos e insumos que inclui manequins totais e parciais, acessórios, material para filmagem e registro, equipamentos médicos e mobiliário, entre outros. O Laboratório de Habilidades presente se constituir em espaço multiusuário, integrando alunos de graduação, pós graduação stricto e lato sensu, profissionais de enfermagem e de outras categorias do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Policlínica Piquet Carneiro e outros serviços de saúde da UERJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Especialização: (32) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / DEnize Cristina de oliveira - Integrante / Lucia Helena Garcia Pena - Integrante / Octavio Muniz da Costa Vargens - Integrante / Jane Marcia Progianti - Integrante / Antonio Marcos Tosoli Gomes - Integrante / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    LABORATÓRIO DE HABILIDADES: ambientes de tecnologia e inovação para o cuidado de enfermagem, Descrição: Proposta de reestruturação do Laboratório de Habilidades para a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, integrando ambientes no Campus Edifício Paulo de Carvalho. O Laboratório de Habilidades em enfermagem é um cenário estratégico para o ensino, a prática e o desenvolvimento de tecnologias de cuidado em saúde e Enfermagem. Entende-se que a Faculdade de Enfermagem da UERJ necessita qualificar um Laboratório de Habilidades compatível com sua importância institucional no cenário das graduações e pós graduações de enfermagem no país. Esses espaços, na área da educação profissional em saúde, têm se desenvolvido em articulação com os avanços das tecnologias virtuais de aprendizagem, e ampliam as possibilidades pedagógicas dos laboratórios tradicionais. Às práticas clínicas integra-se o treinamento de habilidades pessoais e interpessoais de comunicação e trabalho em equipe, em cenário pedagógico adequado, controlado e seguro. O Laboratório de Habilidades é ainda um cenário favorável para a produção e sistematização de novos conhecimentos, capazes de se desdobrar em processos de inovação tecnológica para o desenvolvimento de cuidados de enfermagem. O desenvolvimento do projeto exige a adequação das aéreas físicas e a aquisição de um conjunto de equipamentos e insumos que inclui manequins totais e parciais, acessórios, material para filmagem e registro, equipamentos médicos e mobiliário, entre outros. O Laboratório de Habilidades presente se constituir em espaço multiusuário, integrando alunos de graduação, pós graduação stricto e lato sensu, profissionais de enfermagem e de outras categorias do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Policlínica Piquet Carneiro e outros serviços de saúde da UERJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Especialização: (32) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / DEnize Cristina de oliveira - Integrante / Lucia Helena Garcia Pena - Integrante / Octavio Muniz da Costa Vargens - Integrante / Jane Marcia Progianti - Integrante / Antonio Marcos Tosoli Gomes - Integrante / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    LABORATÓRIO DE HABILIDADES: ambientes de tecnologia e inovação para o cuidado de enfermagem, Descrição: Proposta de reestruturação do Laboratório de Habilidades para a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, integrando ambientes no Campus Edifício Paulo de Carvalho. O Laboratório de Habilidades em enfermagem é um cenário estratégico para o ensino, a prática e o desenvolvimento de tecnologias de cuidado em saúde e Enfermagem. Entende-se que a Faculdade de Enfermagem da UERJ necessita qualificar um Laboratório de Habilidades compatível com sua importância institucional no cenário das graduações e pós graduações de enfermagem no país. Esses espaços, na área da educação profissional em saúde, têm se desenvolvido em articulação com os avanços das tecnologias virtuais de aprendizagem, e ampliam as possibilidades pedagógicas dos laboratórios tradicionais. Às práticas clínicas integra-se o treinamento de habilidades pessoais e interpessoais de comunicação e trabalho em equipe, em cenário pedagógico adequado, controlado e seguro. O Laboratório de Habilidades é ainda um cenário favorável para a produção e sistematização de novos conhecimentos, capazes de se desdobrar em processos de inovação tecnológica para o desenvolvimento de cuidados de enfermagem. O desenvolvimento do projeto exige a adequação das aéreas físicas e a aquisição de um conjunto de equipamentos e insumos que inclui manequins totais e parciais, acessórios, material para filmagem e registro, equipamentos médicos e mobiliário, entre outros. O Laboratório de Habilidades presente se constituir em espaço multiusuário, integrando alunos de graduação, pós graduação stricto e lato sensu, profissionais de enfermagem e de outras categorias do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Policlínica Piquet Carneiro e outros serviços de saúde da UERJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Especialização: (32) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / DEnize Cristina de oliveira - Integrante / Lucia Helena Garcia Pena - Integrante / Octavio Muniz da Costa Vargens - Integrante / Jane Marcia Progianti - Integrante / Antonio Marcos Tosoli Gomes - Integrante / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    LABORATÓRIO DE HABILIDADES: ambientes de tecnologia e inovação para o cuidado de enfermagem, Descrição: Proposta de reestruturação do Laboratório de Habilidades para a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, integrando ambientes no Campus Edifício Paulo de Carvalho. O Laboratório de Habilidades em enfermagem é um cenário estratégico para o ensino, a prática e o desenvolvimento de tecnologias de cuidado em saúde e Enfermagem. Entende-se que a Faculdade de Enfermagem da UERJ necessita qualificar um Laboratório de Habilidades compatível com sua importância institucional no cenário das graduações e pós graduações de enfermagem no país. Esses espaços, na área da educação profissional em saúde, têm se desenvolvido em articulação com os avanços das tecnologias virtuais de aprendizagem, e ampliam as possibilidades pedagógicas dos laboratórios tradicionais. Às práticas clínicas integra-se o treinamento de habilidades pessoais e interpessoais de comunicação e trabalho em equipe, em cenário pedagógico adequado, controlado e seguro. O Laboratório de Habilidades é ainda um cenário favorável para a produção e sistematização de novos conhecimentos, capazes de se desdobrar em processos de inovação tecnológica para o desenvolvimento de cuidados de enfermagem. O desenvolvimento do projeto exige a adequação das aéreas físicas e a aquisição de um conjunto de equipamentos e insumos que inclui manequins totais e parciais, acessórios, material para filmagem e registro, equipamentos médicos e mobiliário, entre outros. O Laboratório de Habilidades presente se constituir em espaço multiusuário, integrando alunos de graduação, pós graduação stricto e lato sensu, profissionais de enfermagem e de outras categorias do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Policlínica Piquet Carneiro e outros serviços de saúde da UERJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Especialização: (32) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / DEnize Cristina de oliveira - Integrante / Lucia Helena Garcia Pena - Integrante / Octavio Muniz da Costa Vargens - Integrante / Jane Marcia Progianti - Integrante / Antonio Marcos Tosoli Gomes - Integrante / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    LABORATÓRIO DE HABILIDADES: ambientes de tecnologia e inovação para o cuidado de enfermagem, Descrição: Proposta de reestruturação do Laboratório de Habilidades para a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, integrando ambientes no Campus Edifício Paulo de Carvalho. O Laboratório de Habilidades em enfermagem é um cenário estratégico para o ensino, a prática e o desenvolvimento de tecnologias de cuidado em saúde e Enfermagem. Entende-se que a Faculdade de Enfermagem da UERJ necessita qualificar um Laboratório de Habilidades compatível com sua importância institucional no cenário das graduações e pós graduações de enfermagem no país. Esses espaços, na área da educação profissional em saúde, têm se desenvolvido em articulação com os avanços das tecnologias virtuais de aprendizagem, e ampliam as possibilidades pedagógicas dos laboratórios tradicionais. Às práticas clínicas integra-se o treinamento de habilidades pessoais e interpessoais de comunicação e trabalho em equipe, em cenário pedagógico adequado, controlado e seguro. O Laboratório de Habilidades é ainda um cenário favorável para a produção e sistematização de novos conhecimentos, capazes de se desdobrar em processos de inovação tecnológica para o desenvolvimento de cuidados de enfermagem. O desenvolvimento do projeto exige a adequação das aéreas físicas e a aquisição de um conjunto de equipamentos e insumos que inclui manequins totais e parciais, acessórios, material para filmagem e registro, equipamentos médicos e mobiliário, entre outros. O Laboratório de Habilidades presente se constituir em espaço multiusuário, integrando alunos de graduação, pós graduação stricto e lato sensu, profissionais de enfermagem e de outras categorias do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Policlínica Piquet Carneiro e outros serviços de saúde da UERJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Especialização: (32) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / DEnize Cristina de oliveira - Integrante / Lucia Helena Garcia Pena - Integrante / Octavio Muniz da Costa Vargens - Integrante / Jane Marcia Progianti - Integrante / Antonio Marcos Tosoli Gomes - Integrante / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    LABORATÓRIO DE HABILIDADES: ambientes de tecnologia e inovação para o cuidado de enfermagem, Descrição: Proposta de reestruturação do Laboratório de Habilidades para a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, integrando ambientes no Campus Edifício Paulo de Carvalho. O Laboratório de Habilidades em enfermagem é um cenário estratégico para o ensino, a prática e o desenvolvimento de tecnologias de cuidado em saúde e Enfermagem. Entende-se que a Faculdade de Enfermagem da UERJ necessita qualificar um Laboratório de Habilidades compatível com sua importância institucional no cenário das graduações e pós graduações de enfermagem no país. Esses espaços, na área da educação profissional em saúde, têm se desenvolvido em articulação com os avanços das tecnologias virtuais de aprendizagem, e ampliam as possibilidades pedagógicas dos laboratórios tradicionais. Às práticas clínicas integra-se o treinamento de habilidades pessoais e interpessoais de comunicação e trabalho em equipe, em cenário pedagógico adequado, controlado e seguro. O Laboratório de Habilidades é ainda um cenário favorável para a produção e sistematização de novos conhecimentos, capazes de se desdobrar em processos de inovação tecnológica para o desenvolvimento de cuidados de enfermagem. O desenvolvimento do projeto exige a adequação das aéreas físicas e a aquisição de um conjunto de equipamentos e insumos que inclui manequins totais e parciais, acessórios, material para filmagem e registro, equipamentos médicos e mobiliário, entre outros. O Laboratório de Habilidades presente se constituir em espaço multiusuário, integrando alunos de graduação, pós graduação stricto e lato sensu, profissionais de enfermagem e de outras categorias do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Policlínica Piquet Carneiro e outros serviços de saúde da UERJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Especialização: (32) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / DEnize Cristina de oliveira - Integrante / Lucia Helena Garcia Pena - Integrante / Octavio Muniz da Costa Vargens - Integrante / Jane Marcia Progianti - Integrante / Antonio Marcos Tosoli Gomes - Integrante / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    LABORATÓRIO DE HABILIDADES: ambientes de tecnologia e inovação para o cuidado de enfermagem, Descrição: Proposta de reestruturação do Laboratório de Habilidades para a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, integrando ambientes no Campus Edifício Paulo de Carvalho. O Laboratório de Habilidades em enfermagem é um cenário estratégico para o ensino, a prática e o desenvolvimento de tecnologias de cuidado em saúde e Enfermagem. Entende-se que a Faculdade de Enfermagem da UERJ necessita qualificar um Laboratório de Habilidades compatível com sua importância institucional no cenário das graduações e pós graduações de enfermagem no país. Esses espaços, na área da educação profissional em saúde, têm se desenvolvido em articulação com os avanços das tecnologias virtuais de aprendizagem, e ampliam as possibilidades pedagógicas dos laboratórios tradicionais. Às práticas clínicas integra-se o treinamento de habilidades pessoais e interpessoais de comunicação e trabalho em equipe, em cenário pedagógico adequado, controlado e seguro. O Laboratório de Habilidades é ainda um cenário favorável para a produção e sistematização de novos conhecimentos, capazes de se desdobrar em processos de inovação tecnológica para o desenvolvimento de cuidados de enfermagem. O desenvolvimento do projeto exige a adequação das aéreas físicas e a aquisição de um conjunto de equipamentos e insumos que inclui manequins totais e parciais, acessórios, material para filmagem e registro, equipamentos médicos e mobiliário, entre outros. O Laboratório de Habilidades presente se constituir em espaço multiusuário, integrando alunos de graduação, pós graduação stricto e lato sensu, profissionais de enfermagem e de outras categorias do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Policlínica Piquet Carneiro e outros serviços de saúde da UERJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Especialização: (32) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / DEnize Cristina de oliveira - Integrante / Lucia Helena Garcia Pena - Integrante / Octavio Muniz da Costa Vargens - Integrante / Jane Marcia Progianti - Integrante / Antonio Marcos Tosoli Gomes - Integrante / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    LABORATÓRIO DE HABILIDADES: ambientes de tecnologia e inovação para o cuidado de enfermagem, Descrição: Proposta de reestruturação do Laboratório de Habilidades para a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, integrando ambientes no Campus Edifício Paulo de Carvalho. O Laboratório de Habilidades em enfermagem é um cenário estratégico para o ensino, a prática e o desenvolvimento de tecnologias de cuidado em saúde e Enfermagem. Entende-se que a Faculdade de Enfermagem da UERJ necessita qualificar um Laboratório de Habilidades compatível com sua importância institucional no cenário das graduações e pós graduações de enfermagem no país. Esses espaços, na área da educação profissional em saúde, têm se desenvolvido em articulação com os avanços das tecnologias virtuais de aprendizagem, e ampliam as possibilidades pedagógicas dos laboratórios tradicionais. Às práticas clínicas integra-se o treinamento de habilidades pessoais e interpessoais de comunicação e trabalho em equipe, em cenário pedagógico adequado, controlado e seguro. O Laboratório de Habilidades é ainda um cenário favorável para a produção e sistematização de novos conhecimentos, capazes de se desdobrar em processos de inovação tecnológica para o desenvolvimento de cuidados de enfermagem. O desenvolvimento do projeto exige a adequação das aéreas físicas e a aquisição de um conjunto de equipamentos e insumos que inclui manequins totais e parciais, acessórios, material para filmagem e registro, equipamentos médicos e mobiliário, entre outros. O Laboratório de Habilidades presente se constituir em espaço multiusuário, integrando alunos de graduação, pós graduação stricto e lato sensu, profissionais de enfermagem e de outras categorias do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Policlínica Piquet Carneiro e outros serviços de saúde da UERJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Especialização: (32) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / DEnize Cristina de oliveira - Integrante / Lucia Helena Garcia Pena - Integrante / Octavio Muniz da Costa Vargens - Integrante / Jane Marcia Progianti - Integrante / Antonio Marcos Tosoli Gomes - Integrante / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    LABORATÓRIO DE HABILIDADES: ambientes de tecnologia e inovação para o cuidado de enfermagem, Descrição: Proposta de reestruturação do Laboratório de Habilidades para a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, integrando ambientes no Campus Edifício Paulo de Carvalho. O Laboratório de Habilidades em enfermagem é um cenário estratégico para o ensino, a prática e o desenvolvimento de tecnologias de cuidado em saúde e Enfermagem. Entende-se que a Faculdade de Enfermagem da UERJ necessita qualificar um Laboratório de Habilidades compatível com sua importância institucional no cenário das graduações e pós graduações de enfermagem no país. Esses espaços, na área da educação profissional em saúde, têm se desenvolvido em articulação com os avanços das tecnologias virtuais de aprendizagem, e ampliam as possibilidades pedagógicas dos laboratórios tradicionais. Às práticas clínicas integra-se o treinamento de habilidades pessoais e interpessoais de comunicação e trabalho em equipe, em cenário pedagógico adequado, controlado e seguro. O Laboratório de Habilidades é ainda um cenário favorável para a produção e sistematização de novos conhecimentos, capazes de se desdobrar em processos de inovação tecnológica para o desenvolvimento de cuidados de enfermagem. O desenvolvimento do projeto exige a adequação das aéreas físicas e a aquisição de um conjunto de equipamentos e insumos que inclui manequins totais e parciais, acessórios, material para filmagem e registro, equipamentos médicos e mobiliário, entre outros. O Laboratório de Habilidades presente se constituir em espaço multiusuário, integrando alunos de graduação, pós graduação stricto e lato sensu, profissionais de enfermagem e de outras categorias do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Policlínica Piquet Carneiro e outros serviços de saúde da UERJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Especialização: (32) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / DEnize Cristina de oliveira - Integrante / Lucia Helena Garcia Pena - Integrante / Octavio Muniz da Costa Vargens - Integrante / Jane Marcia Progianti - Integrante / Antonio Marcos Tosoli Gomes - Integrante / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    LABORATÓRIO DE HABILIDADES: ambientes de tecnologia e inovação para o cuidado de enfermagem, Descrição: Proposta de reestruturação do Laboratório de Habilidades para a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, integrando ambientes no Campus Edifício Paulo de Carvalho. O Laboratório de Habilidades em enfermagem é um cenário estratégico para o ensino, a prática e o desenvolvimento de tecnologias de cuidado em saúde e Enfermagem. Entende-se que a Faculdade de Enfermagem da UERJ necessita qualificar um Laboratório de Habilidades compatível com sua importância institucional no cenário das graduações e pós graduações de enfermagem no país. Esses espaços, na área da educação profissional em saúde, têm se desenvolvido em articulação com os avanços das tecnologias virtuais de aprendizagem, e ampliam as possibilidades pedagógicas dos laboratórios tradicionais. Às práticas clínicas integra-se o treinamento de habilidades pessoais e interpessoais de comunicação e trabalho em equipe, em cenário pedagógico adequado, controlado e seguro. O Laboratório de Habilidades é ainda um cenário favorável para a produção e sistematização de novos conhecimentos, capazes de se desdobrar em processos de inovação tecnológica para o desenvolvimento de cuidados de enfermagem. O desenvolvimento do projeto exige a adequação das aéreas físicas e a aquisição de um conjunto de equipamentos e insumos que inclui manequins totais e parciais, acessórios, material para filmagem e registro, equipamentos médicos e mobiliário, entre outros. O Laboratório de Habilidades presente se constituir em espaço multiusuário, integrando alunos de graduação, pós graduação stricto e lato sensu, profissionais de enfermagem e de outras categorias do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Policlínica Piquet Carneiro e outros serviços de saúde da UERJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Especialização: (32) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / DEnize Cristina de oliveira - Integrante / Lucia Helena Garcia Pena - Integrante / Octavio Muniz da Costa Vargens - Integrante / Jane Marcia Progianti - Integrante / Antonio Marcos Tosoli Gomes - Integrante / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    LABORATÓRIO DE HABILIDADES: ambientes de tecnologia e inovação para o cuidado de enfermagem, Descrição: Proposta de reestruturação do Laboratório de Habilidades para a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, integrando ambientes no Campus Edifício Paulo de Carvalho. O Laboratório de Habilidades em enfermagem é um cenário estratégico para o ensino, a prática e o desenvolvimento de tecnologias de cuidado em saúde e Enfermagem. Entende-se que a Faculdade de Enfermagem da UERJ necessita qualificar um Laboratório de Habilidades compatível com sua importância institucional no cenário das graduações e pós graduações de enfermagem no país. Esses espaços, na área da educação profissional em saúde, têm se desenvolvido em articulação com os avanços das tecnologias virtuais de aprendizagem, e ampliam as possibilidades pedagógicas dos laboratórios tradicionais. Às práticas clínicas integra-se o treinamento de habilidades pessoais e interpessoais de comunicação e trabalho em equipe, em cenário pedagógico adequado, controlado e seguro. O Laboratório de Habilidades é ainda um cenário favorável para a produção e sistematização de novos conhecimentos, capazes de se desdobrar em processos de inovação tecnológica para o desenvolvimento de cuidados de enfermagem. O desenvolvimento do projeto exige a adequação das aéreas físicas e a aquisição de um conjunto de equipamentos e insumos que inclui manequins totais e parciais, acessórios, material para filmagem e registro, equipamentos médicos e mobiliário, entre outros. O Laboratório de Habilidades presente se constituir em espaço multiusuário, integrando alunos de graduação, pós graduação stricto e lato sensu, profissionais de enfermagem e de outras categorias do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Policlínica Piquet Carneiro e outros serviços de saúde da UERJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Especialização: (32) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / DEnize Cristina de oliveira - Integrante / Lucia Helena Garcia Pena - Integrante / Octavio Muniz da Costa Vargens - Integrante / Jane Marcia Progianti - Integrante / Antonio Marcos Tosoli Gomes - Integrante / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    LABORATÓRIO DE HABILIDADES: ambientes de tecnologia e inovação para o cuidado de enfermagem, Descrição: Proposta de reestruturação do Laboratório de Habilidades para a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, integrando ambientes no Campus Edifício Paulo de Carvalho. O Laboratório de Habilidades em enfermagem é um cenário estratégico para o ensino, a prática e o desenvolvimento de tecnologias de cuidado em saúde e Enfermagem. Entende-se que a Faculdade de Enfermagem da UERJ necessita qualificar um Laboratório de Habilidades compatível com sua importância institucional no cenário das graduações e pós graduações de enfermagem no país. Esses espaços, na área da educação profissional em saúde, têm se desenvolvido em articulação com os avanços das tecnologias virtuais de aprendizagem, e ampliam as possibilidades pedagógicas dos laboratórios tradicionais. Às práticas clínicas integra-se o treinamento de habilidades pessoais e interpessoais de comunicação e trabalho em equipe, em cenário pedagógico adequado, controlado e seguro. O Laboratório de Habilidades é ainda um cenário favorável para a produção e sistematização de novos conhecimentos, capazes de se desdobrar em processos de inovação tecnológica para o desenvolvimento de cuidados de enfermagem. O desenvolvimento do projeto exige a adequação das aéreas físicas e a aquisição de um conjunto de equipamentos e insumos que inclui manequins totais e parciais, acessórios, material para filmagem e registro, equipamentos médicos e mobiliário, entre outros. O Laboratório de Habilidades presente se constituir em espaço multiusuário, integrando alunos de graduação, pós graduação stricto e lato sensu, profissionais de enfermagem e de outras categorias do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Policlínica Piquet Carneiro e outros serviços de saúde da UERJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Especialização: (32) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / DEnize Cristina de oliveira - Integrante / Lucia Helena Garcia Pena - Integrante / Octavio Muniz da Costa Vargens - Integrante / Jane Marcia Progianti - Integrante / Antonio Marcos Tosoli Gomes - Integrante / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    LABORATÓRIO DE HABILIDADES: ambientes de tecnologia e inovação para o cuidado de enfermagem, Descrição: Proposta de reestruturação do Laboratório de Habilidades para a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, integrando ambientes no Campus Edifício Paulo de Carvalho. O Laboratório de Habilidades em enfermagem é um cenário estratégico para o ensino, a prática e o desenvolvimento de tecnologias de cuidado em saúde e Enfermagem. Entende-se que a Faculdade de Enfermagem da UERJ necessita qualificar um Laboratório de Habilidades compatível com sua importância institucional no cenário das graduações e pós graduações de enfermagem no país. Esses espaços, na área da educação profissional em saúde, têm se desenvolvido em articulação com os avanços das tecnologias virtuais de aprendizagem, e ampliam as possibilidades pedagógicas dos laboratórios tradicionais. Às práticas clínicas integra-se o treinamento de habilidades pessoais e interpessoais de comunicação e trabalho em equipe, em cenário pedagógico adequado, controlado e seguro. O Laboratório de Habilidades é ainda um cenário favorável para a produção e sistematização de novos conhecimentos, capazes de se desdobrar em processos de inovação tecnológica para o desenvolvimento de cuidados de enfermagem. O desenvolvimento do projeto exige a adequação das aéreas físicas e a aquisição de um conjunto de equipamentos e insumos que inclui manequins totais e parciais, acessórios, material para filmagem e registro, equipamentos médicos e mobiliário, entre outros. O Laboratório de Habilidades presente se constituir em espaço multiusuário, integrando alunos de graduação, pós graduação stricto e lato sensu, profissionais de enfermagem e de outras categorias do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Policlínica Piquet Carneiro e outros serviços de saúde da UERJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Especialização: (32) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / DEnize Cristina de oliveira - Integrante / Lucia Helena Garcia Pena - Integrante / Octavio Muniz da Costa Vargens - Integrante / Jane Marcia Progianti - Integrante / Antonio Marcos Tosoli Gomes - Integrante / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    LABORATÓRIO DE HABILIDADES: ambientes de tecnologia e inovação para o cuidado de enfermagem, Descrição: Proposta de reestruturação do Laboratório de Habilidades para a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, integrando ambientes no Campus Edifício Paulo de Carvalho. O Laboratório de Habilidades em enfermagem é um cenário estratégico para o ensino, a prática e o desenvolvimento de tecnologias de cuidado em saúde e Enfermagem. Entende-se que a Faculdade de Enfermagem da UERJ necessita qualificar um Laboratório de Habilidades compatível com sua importância institucional no cenário das graduações e pós graduações de enfermagem no país. Esses espaços, na área da educação profissional em saúde, têm se desenvolvido em articulação com os avanços das tecnologias virtuais de aprendizagem, e ampliam as possibilidades pedagógicas dos laboratórios tradicionais. Às práticas clínicas integra-se o treinamento de habilidades pessoais e interpessoais de comunicação e trabalho em equipe, em cenário pedagógico adequado, controlado e seguro. O Laboratório de Habilidades é ainda um cenário favorável para a produção e sistematização de novos conhecimentos, capazes de se desdobrar em processos de inovação tecnológica para o desenvolvimento de cuidados de enfermagem. O desenvolvimento do projeto exige a adequação das aéreas físicas e a aquisição de um conjunto de equipamentos e insumos que inclui manequins totais e parciais, acessórios, material para filmagem e registro, equipamentos médicos e mobiliário, entre outros. O Laboratório de Habilidades presente se constituir em espaço multiusuário, integrando alunos de graduação, pós graduação stricto e lato sensu, profissionais de enfermagem e de outras categorias do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Policlínica Piquet Carneiro e outros serviços de saúde da UERJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Especialização: (32) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / DEnize Cristina de oliveira - Integrante / Lucia Helena Garcia Pena - Integrante / Octavio Muniz da Costa Vargens - Integrante / Jane Marcia Progianti - Integrante / Antonio Marcos Tosoli Gomes - Integrante / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    LABORATÓRIO DE HABILIDADES: ambientes de tecnologia e inovação para o cuidado de enfermagem, Descrição: Proposta de reestruturação do Laboratório de Habilidades para a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, integrando ambientes no Campus Edifício Paulo de Carvalho. O Laboratório de Habilidades em enfermagem é um cenário estratégico para o ensino, a prática e o desenvolvimento de tecnologias de cuidado em saúde e Enfermagem. Entende-se que a Faculdade de Enfermagem da UERJ necessita qualificar um Laboratório de Habilidades compatível com sua importância institucional no cenário das graduações e pós graduações de enfermagem no país. Esses espaços, na área da educação profissional em saúde, têm se desenvolvido em articulação com os avanços das tecnologias virtuais de aprendizagem, e ampliam as possibilidades pedagógicas dos laboratórios tradicionais. Às práticas clínicas integra-se o treinamento de habilidades pessoais e interpessoais de comunicação e trabalho em equipe, em cenário pedagógico adequado, controlado e seguro. O Laboratório de Habilidades é ainda um cenário favorável para a produção e sistematização de novos conhecimentos, capazes de se desdobrar em processos de inovação tecnológica para o desenvolvimento de cuidados de enfermagem. O desenvolvimento do projeto exige a adequação das aéreas físicas e a aquisição de um conjunto de equipamentos e insumos que inclui manequins totais e parciais, acessórios, material para filmagem e registro, equipamentos médicos e mobiliário, entre outros. O Laboratório de Habilidades presente se constituir em espaço multiusuário, integrando alunos de graduação, pós graduação stricto e lato sensu, profissionais de enfermagem e de outras categorias do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Policlínica Piquet Carneiro e outros serviços de saúde da UERJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Especialização: (32) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / DEnize Cristina de oliveira - Integrante / Lucia Helena Garcia Pena - Integrante / Octavio Muniz da Costa Vargens - Integrante / Jane Marcia Progianti - Integrante / Antonio Marcos Tosoli Gomes - Integrante / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Desenvolvimento de aplicativos e processos mediados pela internet para apoio à atuação de profissionais de saúde no SUS, Descrição: Propõe-se, no âmbito dos Programas de Mestrado Profissional de Telessaúde e Programa de Pós Graduação em Enfermagem, ambos da UERJ, o desenvolvimento de processo e produtos utilizando mediação a distância e/ou pela internet para apoio ao proceso de trabalho e educação permanente de profissionais de saúde e outros que atuam no SUS. São desenvolvidos estudos propondo e avaliando aplicativos móveis, sites educativos e processo avaliativos sobre educação a distância, telessaúde e teleenfermagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / Helena Oliveira Salomão - Integrante / Juliana Cezário F da S Lino - Integrante., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2

  • 2013 - Atual

    LABORATÓRIO DE HABILIDADES: ambientes de tecnologia e inovação para o cuidado de enfermagem, Descrição: Proposta de reestruturação do Laboratório de Habilidades para a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, integrando ambientes no Campus Edifício Paulo de Carvalho. O Laboratório de Habilidades em enfermagem é um cenário estratégico para o ensino, a prática e o desenvolvimento de tecnologias de cuidado em saúde e Enfermagem. Entende-se que a Faculdade de Enfermagem da UERJ necessita qualificar um Laboratório de Habilidades compatível com sua importância institucional no cenário das graduações e pós graduações de enfermagem no país. Esses espaços, na área da educação profissional em saúde, têm se desenvolvido em articulação com os avanços das tecnologias virtuais de aprendizagem, e ampliam as possibilidades pedagógicas dos laboratórios tradicionais. Às práticas clínicas integra-se o treinamento de habilidades pessoais e interpessoais de comunicação e trabalho em equipe, em cenário pedagógico adequado, controlado e seguro. O Laboratório de Habilidades é ainda um cenário favorável para a produção e sistematização de novos conhecimentos, capazes de se desdobrar em processos de inovação tecnológica para o desenvolvimento de cuidados de enfermagem. O desenvolvimento do projeto exige a adequação das aéreas físicas e a aquisição de um conjunto de equipamentos e insumos que inclui manequins totais e parciais, acessórios, material para filmagem e registro, equipamentos médicos e mobiliário, entre outros. O Laboratório de Habilidades presente se constituir em espaço multiusuário, integrando alunos de graduação, pós graduação stricto e lato sensu, profissionais de enfermagem e de outras categorias do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Policlínica Piquet Carneiro e outros serviços de saúde da UERJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Especialização: (32) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Helena Maria Scherlowski Leal David - Coordenador / DEnize Cristina de oliveira - Integrante / Lucia Helena Garcia Pena - Integrante / Octavio Muniz da Costa Vargens - Integrante / Jane Marcia Progianti - Integrante / Antonio Marcos Tosoli Gomes - Integrante / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante / Alessandra de Sant'Anna Nunes - Integrante / Filipe Kaezer - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Nalva Pereira Caldas, Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental.

2015

Moção Congratulatória, Câmara Municipal de Petrópolis.

2015

Prêmio Anna Nery da Saúde, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

2013

Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde, Ministério da Saúde.

2012

Prêmio Ivone Bulhões, Núcleo de Pesquisa Enfermagem e Saúde do Trabalhador - Escola Anna Nery.

2010

1 Classificado no prêmio Marcos Otávio Valadão e Edna Rodrigues Valadão, Associação Brasileira de Enfermagem.

2010

Homenagem devido as atividades da 71ª Semana Brasileira de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2009

Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS - menção honrosa na categoria Doutorado (co-orientadora da tese), Ministério da Saúde.

2009

Menção honrosa - Prêmio de Incentivo em Ciência e tecnologia para o SUS 2009, Ministério da Saúde.

2000

Mençao Honrosa, ABRASCO.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem. , Boulevard 28 de Setembro 157 - 7o andar, Vila Isabel, 20551-030 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 28688236, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2012 - 2015

    Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais

    Vínculo: Pesquisador Associado, Enquadramento Funcional: livre

    Outras informações:
    Integrante da Área de Saúde Pública e Direitos Humanos

  • 2008 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor colaborador, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Colaboradora na Disciplina Tópicos Avançados do Conhecimento - Educação Popular e Construção Partilhada do Conhecimento, coordenada pelo Professor Eduardo Navarro Stotz

  • 2003 - 2003

    Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Centro Sul Fluminense

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 10

    Atividades

    • 01/2003 - 05/2003

      Serviços técnicos especializados , Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Centro Sul Fluminense, .,Serviço realizado, Sistematização dos Relatórios de GEstão e Planos Municipais de SAúde dos municípios do Consórcio.

  • 2002 - 2003

    Ministério da Saúde

    Vínculo: consultor externo UNESCO, Enquadramento Funcional: assistente técnico, Carga horária: 30

    Atividades

    • 06/2002 - 05/2003

      Serviços técnicos especializados , PROFAE- Formação Pedagógica, .,Serviço realizado, Atividades de Representação Institucional junto aos núcleos Descentralizados.

    • 06/2002 - 04/2003

      Serviços técnicos especializados , PROFAE- Formação Pedagógica, .,Serviço realizado, Gestão Acadêmica do Curso de Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem.

    • 06/2002 - 04/2003

      Serviços técnicos especializados , PROFAE- Formação Pedagógica, .,Serviço realizado, Sistematização de indicadores de acompanhamento do Curso.

  • 2018 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Aprovada no Concurso de Progressão à Carreira Docente - Cargo Professor Titular, em maio de 2018, publicado no D.O.E.R.J em 23/10/2018.

  • 2015 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro do Conselho Consultivo da Sub reitoria de Pós Graduação e Pesquisa

  • 2011 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2001 - 2011

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Enquadramento como Professor Associado em 07/2011

  • 1998 - 2001

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Enquadramento como Adjunto em 06/2001 e Associado em 07/2011

    Atividades

    • 06/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Sub Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa.,Cargo ou função, Membro do Conselho Consultivo da Sub Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa.

    • 11/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Legislação e Normas do CONSUN UERJ.

    • 06/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior, .,Cargo ou função, Membro titular do Conselho Superior da UERJ.

    • 12/2011

      Extensão universitária , Faculdade de Enfermagem, .,Atividade de extensão realizada, Projeto Humaniza SUS UERJ.

    • 11/2010

      Extensão universitária , Faculdade de Enfermagem, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto Vidas Paralelas: ações compartilhadas em cultura e saúde do trabalhador.

    • 06/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro Biomédico, Faculdade de Enfermagem.,Linhas de pesquisa

    • 03/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Biomédico, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Acompanhamento e Avaliação Curricular.

    • 01/2004

      Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras em Psicodinâmica do Trabalho, Trabalho, gerencia e educação, Concepções teóricas do trabalho e da formação em saúde e enfermagem, Drogas no Contexto da vida e da enfermagem, Introdução à Epidemiologia e Bioestatística

    • 06/2003

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro Biomédico, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública.,Linhas de pesquisa

    • 11/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Biomédico, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública.,Cargo ou função, participação no GT IEPE - Iniciativa Educação Permanente em Enfermagem, rede colaborativa ABEn/OPAS.

    • 01/1999

      Ensino, Gestão Em Saúde da Família, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde do Adulto - Escpecialização em enfermagem em Saúde da Família, Controle das Doenças Transmissíveis - Especialização em enfermagem em Saúde da Família, Epidemiologia - Especialização em enfermagem em Saúde da Família, Financiamento do Setor Saúde - Curso de Especialização em Gestão em Saúde da Família, SAúde Coletiva - Curso de Especialização em Gestão em Saúde da Família, Desenvolvimento pedagógico - Curso de Especialização em Gestão em Saúde da Familia

    • 02/1998

      Ensino, Faculdade de Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas de Saúde, ÁREa assistencial, Sub-área III - Saúde do Adulto, adolescente, idoso e o mundo do trabalho, Área Assistencial, sub-área I - Saúde, Trabalho e Meio Ambiente, Internato de enfermagem

    • 03/2012 - 02/2016

      Direção e administração, Faculdade de Enfermagem, .,Cargo ou função, Diretora.

    • 10/2010 - 02/2012

      Direção e administração, Faculdade de Enfermagem, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 06/2009 - 06/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Enfermagem, .,Cargo ou função, Coordenação da Comissão de Seleção do Doutorado 2010.

    • 01/2009 - 06/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Enfermagem, .,Cargo ou função, Coordenação da Comissão de Seleção do Mestrado 2009-2010.

    • 01/2005 - 12/2007

      Extensão universitária , Centro Biomédico, Faculdade de Enfermagem.,Atividade de extensão realizada, Coordenação de Projeto - UERJ SEM CIGARRO.

    • 06/2005 - 07/2007

      Direção e administração, Centro Biomédico, Faculdade de Enfermagem.,Cargo ou função, Chefia de Departamento - Departamento de Enfermagem de Saúde Pública.

    • 11/2003 - 12/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Biomédico, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública.,Cargo ou função, Membro do Comitê ASsesor ao Programa Nacional DST/AIDS.

    • 01/2004 - 12/2005

      Direção e administração, Centro Biomédico, Revista Enfermagem Uerj.,Cargo ou função, Gerente Administrativo.

    • 08/2002 - 12/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Biomédico, Faculdade de Enfermagem.,Cargo ou função, Suplente - Conselho superior de Pesquisa, ensino e extensão.

    • 08/2005 - 08/2005

      Extensão universitária , Reitoria, Laboratório de Políticas Públicas.,Atividade de extensão realizada, Participaçãocomo docente no Curso de Extensão Drogas e AIDS: Políticas Públicas e alternativas democráticas.

    • 04/2004 - 05/2005

      Direção e administração, Centro Biomédico, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública.,Cargo ou função, Sub-chefia do DEpartamento.

    • 11/2004 - 12/2004

      Treinamentos ministrados , Centro Biomédico, Faculdade de Enfermagem.,Treinamentos ministrados, Capacitação Pedagógica

    • 10/2004 - 10/2004

      Ensino, Políticas de Drogas Laboratório de Políticas Públi, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Políticas norte Americanas de Drogas

    • 03/1999 - 03/2001

      Direção e administração, Centro Biomédico, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública.,Cargo ou função, Sub-chefe de departamento.

    • 06/1998 - 07/2000

      Extensão universitária , Centro Biomédico, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública.,Atividade de extensão realizada, Projetos de Extensão - Homepage da FENF/UERJ e Homepage do MORHAN.

    • 07/1998 - 06/2000

      Direção e administração, Centro Biomédico, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública.,Cargo ou função, Cordenador de Núcleo de Extensão.

    • 01/1999 - 02/1999

      Estágios , Centro Biomédico, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública.,Estágio realizado, Acompanhamento de alunos do Internato.

  • 1995 - 1999

    Faculdade de Madicina de Petrópolis

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8

    Atividades

    • 06/1995 - 12/1999

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia, Saúde Coletiva

  • 1991 - 1999

    Colégio Santa Catarina

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

    Atividades

    • 03/1991 - 12/1999

      Estágios , Colégio Santa Catarina, .,Estágio realizado, Acompanhamento de Agentes Comunitárias de Saúde nas comunidades.

    • 03/1991 - 12/1999

      Treinamentos ministrados , Colégio Santa Catarina, .,Treinamentos ministrados, Curso de Agentes Comunitários de Saúde

    • 03/1991 - 12/1999

      Outras atividades técnico-científicas , Colégio Santa Catarina, Colégio Santa Catarina.,Atividade realizada, Desenvolvimento de atividades de Educação Popular em Saúde.

  • 1986 - 2003

    SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE DO RIO DE JANEIRO

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Primeira lotação - Centro de Saúde Vasco Barcellos, Nova Iguaçu, RJ - Programa de Controle da Hanseníase - de 1986 a 1991 Segunda lotação - Setor de Epidemiologia, Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis, RJ - Chefe do Setor - de 1991 a 1993 Chefe da Divisão de Análise e Disseminação de Informações, Departamento de Planejamento e Políticas de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis - de 1994 a 1998 Cedida como Assessora Técnica do COSEMS-RJ - a partir de 1998 Terceira lotação - Superintendência de Saúde Coletiva, Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janejro - de 1999 a 2000 - Projeto VIGISUS-RJ Subsecretaria de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria de Estado de SAúde, RJ - Assessora Técnica do Gabinete - a partir de 2000 Cedida ao EAD Ensp/FIOCRUZ de 06/2002 a 05/2003 Licença Prêmio de 06 a 08/2003 Pedido de exoneração em 29 de setembro de 2003, aguardando publicação

    Atividades

    • 06/2002 - 03/2003

      Serviços técnicos especializados , Subsecretaria de Planejamento e Desenvolvimento, .,Serviço realizado, Desenvolvimento de produtos para o Plano Estadual de saúde.

    • 03/1998 - 06/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Subsecretaria de Planejamento e Desenvolvimento, .,Cargo ou função, Representante do COSEMS na Câmara Técnica da Comissão Intergestores Bipartite.

    • 06/1997 - 06/1999

      Ensino, Capacitação Técnica Em Hanseníase, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Capacitação Técnica em Hanseníase para enfermeiros da rede

    • 08/1998 - 03/1999

      Serviços técnicos especializados , Rnis Rede Nacional de Informação Em Saúde Ministério da Saúde, .,Serviço realizado, Assessoria em implantação de Projeto Homepages e Salas de Situação municipais - Nova Iguaçu (08/1998), Ceará (nov/1998) e Distrito FEderal (03/1999).

  • 2018 - Atual

    Universidad de Alicante

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista do Programa Professor Visitante no Exterior - PVEX Senior CAPES de novembro de 2018 a julho de 2019, na Universidade de Alicante, Espanha.