Diva Teixeira de Almeida

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1987), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2004). Atualmente é enfermeira assistencial - Secretaria de Saúde do Estado e professor titular da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, idosos, cuidados de enfermagem, centro cirúrgico, segurança do paciente e qualidade de vida.

Informações coletadas do Lattes em 16/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Enfermagem

2002 - 2004

Universidade Federal do Ceará
Título: A representação social dos enfermeiros do Hospital de Messejana que cuidam de idosos na clínica pneumológica. Fortaleza/CE
Glória da Conceição Mesquita Leitão. Palavras-chave: Enfermeiros; Idosos; Representação Social.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Mestrado em Enfermagem

1999 - 2001

Universidade Federal do Ceará
Título: O envelhecimento na ótica do idoso do Benfica. Fortaleza-CE,Ano de Obtenção: 2001
Glória da Conceição Mesquita Leitão.Palavras-chave: Idosos; Envelhecimento; Qualidade de Vida; Percepção.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.

Especialização em Enfermagem Clínico Cirúrgica

1988 - 1989

Universidade de Fortaleza

Graduação em Enfermagem

1982 - 1987

Universidade Estadual do Ceará

Curso técnico/profissionalizante

1981 - 1981

Colégio 7 de Setembro

Ensino Médio (2º grau)

1979 - 1981

Colégio 7 de Setembro

Ensino Fundamental (1º grau)

1970 - 1978

Ginásio Stella Maris

Formação complementar

2017 - 2017

Cuidando de quem cuida. (Carga horária: 4h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2016 - 2016

Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação. (Carga horária: 68h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2015 - 2015

Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação. (Carga horária: 68h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2012 - 2012

OPAS. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico Recuperação e Anes, SOBECC, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Metod. Ativas de Aprendizagem no Ensino Superior. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2006 - 2006

Planejando Com o Projeto Pedagógico. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2005 - 2005

Farmacologia Básica Aplicada à Enfermagem. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2003 - 2003

Capacitação Pedagógica. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Curso de Inglês Instrumental I. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Prevenção de Infecção do Sítio Cirúrgico. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira de Enfermagem Seção Ceará, ABEN/SEÇÃOCE, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Curso: Francês Instrumental I e II. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

1998 - 1998

Curso Pesquisa Básica em Enfermagem. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1997 - 1997

Curso: Teórico-Prático-Vivencial-Reprogramações Conscientes. (Carga horária: 20h). , Intercâmbio Facilitatório Integrativo do Indivíduo Total, IFIIT, Brasil.

1994 - 1994

Curso de Infecção - Recentes Avanços. , Associação Brasileira de Enfermagem Seção Bahia, ABEN/SEÇÃOBA, Brasil.

1993 - 1993

Curso de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar. , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

1992 - 1992

Curso Edlo de Atualização em Enfermagem de Centro Cirúrgico. , Associação Brasileira de Enfermagem Seção Ceará, ABEN/SEÇÃOCE, Brasil.

1992 - 1992

Curso de Enfermagem. , Centro Médico Cearense, CMC, Brasil.

1992 - 1992

Parâmetros Para Garantia da Qualidade da Assistência de Enfermagem. , Associação Brasileira de Enfermagem Seção Bahia, ABEN/SEÇÃOBA, Brasil.

1991 - 1991

Ortopedia Infantil. , Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, SBOT, Brasil.

1991 - 1991

Internacional Avançado de Traumatologia I. , Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, SBOT, Brasil.

1991 - 1991

Curso Internacional de Patologia da Coluna. , Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, SBOT, Brasil.

1991 - 1991

Curso Internacional de Patologia do Pé. , Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, SBOT, Brasil.

1991 - 1991

Workshop Imobilização e Bandagens. , Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, SBOT, Brasil.

1989 - 1989

Cursos de Técnicas de Avaliação. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

1989 - 1989

Curso Básico de Hematologia e Hemoterapia para Enfermeiros. (Carga horária: 20h). , Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, HEMOCE, Brasil.

1989 - 1989

Curso de Sexologia. , Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia, COCEGO, Brasil.

1988 - 1988

Curso de Aperfeiçoamento em Centro de Material e Esterilização. , Hospital Geral de Fortaleza, HGF, Brasil.

1987 - 1987

Extensão universitária em Curso de Metodologia da Pesquisa em Saúde Infantil. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

1987 - 1987

Curso de Metodologia da Pesquisa. (Carga horária: 40h). , Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, FCPC, Brasil.

1987 - 1987

Curso de Atualização em Enfermagem Médico-Cirúrgica. , Centro Médico Cearense, CMC, Brasil.

1987 - 1987

Estágio Como Bolsista de Enfermagem. , Hospital Geral de Fortaleza, HGF, Brasil.

1985 - 1985

III Curso de Integração Médico-Enfermagem-Nutrição. , Centro Médico Cearense, CMC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.

Organização de eventos

ALMEIDA, Diva Teixeira . Avaliadora de trabalhos de Apresentação Oral no XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. 2015. (Outro).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Avaliadora de Apresentação Oral do XX Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. 2014. (Outro).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Aviladora de sessão oral do XIV Encontro de Iniciação à Docência da UNIFOR. 2014. (Outro).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Coordenadora de Sessão do XIII Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. 2007. (Outro).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Cooredenador de Sessão do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa. 2006. (Outro).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Coordenador de sessão de temas livres no 54 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2002. (Congresso).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Colaborou no Evento Envelhecendo com Saúde. 1999. (Outro).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Secretária da Mesa Redonda dos Temas Livres: Os sons em uma UTI: o que pensam e verbalizam os pacientes; A relação do enfermeiro com familiares de clientes internados em Terapia Intensiva. 1996. (Congresso).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Secretária da Mesa Redonda dos Temas Livres: Conhecimentos dos enfermeiros sobre tamponamento cardíaco; Aplicando a metodologia da assistência de enfermagem como internamento para orientação pré-operatória; O que sabe um grupo de motoristas socorristas do Programa SOS Fortaleza sobre emergências cardiológica. 1996. (Congresso).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Secretária da Mesa Redonda dos Temas Livre: O significado do cateterismo cardíaco para o paciente; Sentimentos de mães que acompanham os períodos pré e pós-operatório de cirurgia cardíaca de seus filhos; Avaliando a necessidade de aprendizagem do cliente portador de marcapasso cardíaco artificial definitivo; Refletindo o estágio no centro de terapia intensiva sob a ótica do aluno especialista. 1996. (Congresso).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Secretária da Mesa Redonda dos Temas Livres: Relacionamento interpessoal na sala de operações; como fator de contribuição para o êxito cirúrgico.. 1996. (Congresso).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Presidente da Mesa Redonda: Ética, cidadania e compromisso social. 1994. (Outro).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Presidente da Mesa Redonda: Alimentação alternativa - medicina alternativa. 1994. (Outro).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Coordenadora da Mesa Redonda: Como estamos formando os atores da enfermagem. 1994. (Outro).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Organização do Seminário de Enfermagem do Hospital de Messejana durante a 55ª Semana de Enfermagem. 1994. (Outro).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Presidente da Mesa Redonda: Enfermagem familiar - base para saúde comunitária. 1994. (Outro).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Presidente da Mesa Redonda: Assistência a mulher e a criança - uma visão docente e assistencial. 1993. (Outro).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Secretária da Mesa Redonda sobre gerência da qualidade de assistência. 1993. (Outro).

Participação em eventos

15ª Jornada Norte Nordeste de Centro Cirúrgico e Central de Esterilização... 2018. (Outra).

Oficina: Desenvolvimento do Sistema de Avaliação de Aprendizagem do Curso de Enfermagem. 2018. (Oficina).

XVIII Encontro de Iniciação à Docência... 2018. (Encontro).

XVII Encontro de Iniciação à Docência... 2017. (Encontro).

14ª Jornada Norte Nordeste de Centro Cirúrgico e Central de Esterilização... 2016. (Outra).

VIII Encontro de Práticas Docentes... 2016. (Encontro).

XVI Encontro de Iniciação à Docência... 2016. (Encontro).

XXII Encontro de Iniciação à Pesquisa... 2016. (Encontro).

VII Encontro de Práticas Docentes... 2015. (Encontro).

XV Encontro de Iniciação à Docência... 2015. (Encontro).

XV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor... 2015. (Encontro).

XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR... 2015. (Encontro).

13ª Jornada Norte Nordeste de Centro Cirúrgico e Central de Esterilização... 2014. (Encontro).

V Congresso Norte-Nordeste de Infactologiae. .. 2014. (Congresso).

VII Mostra de Iniciação Científica de Enfermagem... 2014. (Seminário).

XIII Congresso Brasileiro de Transplante de Fígado, Pâncreas e Intestino. .. 2014. (Congresso).

XIV Encontro de Iniciação à Docência... 2014. (Encontro).

XIV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR... 2014. (Outra).

XIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. .. 2014. (Congresso).

XX Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR.,. 2014. (Encontro).

11 Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. .. 2013. (Congresso).

Concurso o Poder das Pequenas Ações... 2013. (Outra).

Seminário Universidade de Fortaleza na Direção do Futuro. 2013. (Seminário).

XIX Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR... 2013. (Outra).

12ª Jornada Norte-Nordeste do Centro Cirúrgico e Central de Esterilização... 2012. (Outra).

8 Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Hospitalar. 2012. (Simpósio).

XII Encontro de Iniciação à Docência da UNIFOR... 2012. (Oficina).

XVIII Encontro de Iniciação Científica... 2012. (Encontro).

XX Jornada Científica da Santa Casa... 2012. (Outra).

XI Encontro de Iniciação à Docência da UNIFOR... 2011. (Encontro).

62 Congresso Brasileiro de Enfermagem. .. 2010. (Congresso).

III Mostra de Iniciação Científica do Curso de Enfermagem... 2010. (Outra).

XI Jornada Norte/Nordeste de Centro Cirúrgico e Central de Esterilização. 2010. (Outra).

XVI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR... 2010. (Encontro).

61 Congresso Brasileiro de Enfermagem. .. 2009. (Congresso).

Palestra Epidemiologia e prevenção do câncer relacionado ao Tabaco. 2009. (Outra).

III Jornada de Enfermagem em Neonatologia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand - UFC.Assistência de enfermagem a pacientes em idade fértil no pós-operatório de ooforectomia unilateral por cisto dermóide. 2008. (Outra).

III Semana da Saúde da UNIFOR. 2008. (Encontro).

X Jornada Norte/Nordeste de Centro Cirúrgico e Central de Esterilização. 2008. (Outra).

X Jornada Norte/Nordeste de Centro Cirúrgico e Central de Esterilização. 2008. (Outra).

XVI Jornada Científica da Santa Casa. 2008. (Outra).

II Seminário de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar do Hospital universitário Walter Cantídio. 2007. (Seminário).

IX Jornada Norte/Nordeste de Centro Cirúrgico e Central de Esterilização. 2007. (Outra).

VI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa.Interferências do estado nutricional em pacientes portadores de insuficiência renal crônica em tratamento de hemodiálise. 2006. (Outra).

VII Semana de Enfermagem da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza. 2006. (Outra).

XII Encontro de Iniciação à Pesquisa.Cuidados de enfermagem a pacientes submetidos a prostatectomia. 2006. (Outra).

XVIII Semana de Enfermagem.Refletindo o passado, vivendo o presente e construindo de Fortaleza - UNIFOR. 2006. (Outra).

9 Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem. Ambiente de trabalho: educar para transformar. 2005. (Congresso).

IV Congreso Internacional Salud mental y Derechos Humanos. O Processo de embelhecimiento e a qualidade de vida do idoso. 2005. (Congresso).

XVII Semana de Enfermagem da UNIFOR.Refletindo o passado, vivendo o presente e construindo de Fortaleza - UNIFOR. 2005. (Outra).

56 Congresso Brasileiro de Enfermagem. O portador da doença de Alzheimar: participação familiar. 2004. (Congresso).

X Encontro de Iniciação à Pesquisa.O papel da enfermagem na qualidade de vida ao idoso com alterações no sisitema genito-urinário. 2004. (Encontro).

XII Jornada de Enfermagem da UNIFOR. 2004. (Outra).

55ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2003. (Outra).

55 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 11 Congreso Panamericano de Profisionales de Enfermeria. 2003. (Congresso).

IX Encontro de Iniciação à Pesquisa.Assistência de enfermagem ao idoso com alterações músculo-esqueléticas. 2003. (Encontro).

54 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Proposta de um marco conceitual em enfermagem. 2002. (Congresso).

VII Jornada Científica de Enfermagem. 2002. (Outra).

53 Congresso de Enfermagem. 53 Congresso de Enfermagem, promovida pela ABEn/PR, realizado em Curitiba, no período 9 a 14 de outubro, na qualidade de congressista. 2001. (Congresso).

VI Jornada Norte-Nordeste de Centro Cirúrgico e Centro de Esterilização.VI Jornada Norte-Nordeste de Centro Cirúrgico e Centro de Esterilização, na qualidade de membro efetivo, promovida pela ABEn/Seção CE, no período de 23 a 25 de abril. 2001. (Outra).

I Simpósio Internacional de Classificação da Prática de Enfermagem em Saúde Coletiva e V Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem.I Simpósio Internacional de Classificação da Prática de Enfermagem em Saúde Coletiva e V Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, promovido pela ABEn/Seção PB, realizado em João Pessoa, no período de 23 a 26 de maio. 2000. (Simpósio).

VI Forum Nacional de Gerontologia, 1 Encontro Nacional Inter-Religiosos da Pessoa e da 1ª Mostra de Artes da 3ª Idade.VI Forum Nacional de Gerontologia, 1 Encontro Nacional Inter-Religiosos da Pessoa e da 1ª Mostra de Artes da 3ª Idade, realizados em Fortaleza, nos dias 27 e 29/05, no Centro de Convenção de Convenções Edson Queiroz, promovidos pela Associação Cearense Pró-Idosos - ACEPI. 2000. (Outra).

X Jornada de Enfermagem da UNIFOR e V Intercâmbio em Saúde Comunitária do NAMI.X Jornada de Enfermagem da UNIFOR e V Intercâmbio em Saúde Comunitária do NAMI, na qualidade de membro efetivo, promovido pela Universidade de Fortaleza, no período de 8 a 11 de novembro. 2000. (Outra).

51 Congresso Brasileiro de Enfermagem (CEBEn) e do 10° Congresso Panamericano de Enfermería. Cuidar da pessoa idosa - sentimentos e atributos necessários na ótica do cuidador familiar. 1999. (Congresso).

Encontro Cearense Sobre Envelhecimento Saudável.Encontro Cearense Sobre Envelhecimento Saudável, promovido pelo Instituto Delmiro Gouveia Para o Desenvolvimento - IDE, realizado no Ponta Mar Hotel, em Fortaleza, nos dias 18 a 19 de setembro. 1999. (Encontro).

Seminário Projeto Pedagógico de Curso.Seminário Projeto Pedagógico de Curso, promovido pela Universidade de Fortaleza, com carga horária de 8 h, realizado em Fortaleza, no período de 04 a 05 de fevereiro. 1999. (Seminário).

50 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 50 Congresso Brasileiro de Enfermagem, promovido pela ABEn/Seção BA, realizado em Salvador, no período de 20 a 25/09/1998, na qualidade de congressista. 1998. (Congresso).

III Enfermaio.III Enfermaio, promovido pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, realizado no período de 12 a 14 de maio, na categoria de instrutora de Curso. 1998. (Outra).

IV Encontro de Pesquisadores (III Semana Universitária da UECE).IV Encontro de Pesquisadores (III Semana Universitária da UECE), promovido pela Pró- Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, na qualidade de participante, no período de 09 a 13 de novembro. 1998. (Encontro).

VI Colóquio Pan-Americano de Investigação em Enfermagem.VI Colóquio Pan-Americano de Investigação em Enfermagem, promovido pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, realizado em Ribeirão Preto, no período de 19 a 22 de maio, na qualidade de participante. 1998. (Outra).

Oficina: de criatividade, sensibilidade e expressividade.Oficina: de criatividade, sensibilidade e expressividade, promovida pela Universidade de Fortaleza, realizada de 30/06 a 04/07, num total de 40h.. 1997. (Oficina).

VII Jornada de Enfermagem da UNIFOR e II Intercâmbio em Saúde Comunitária do NAMI.VII Jornada de Enfermagem da UNIFOR e II Intercâmbio em Saúde Comunitária do NAMI, promovida pela Universidade de Fortaleza, realizada no período de 12 a 14 de novembro. 1997. (Outra).

II Congresso Cearense de Cardiologia. II Congresso Cearense de Cardiologia, promovido pela Sociedade Cearense de Cardiologia, realizado em Fortaleza, no Imperial Othoen Palace Hotel, no período de 14 a 16 de março. 1996. (Congresso).

III Jornada Norte-Nordeste de Centro Cirúrgico e Centro de Material.III Jornada Norte-Nordeste de Centro Cirúrgico e Centro de Material, na qualidade de membro efetivo, promovida pela ABEn/Seção CE, no período de 29 a 31 de outubro, com carga horária de 30 horas. 1996. (Outra).

I Jornada Multidisciplinar do Hospital de Messejana.I Jornada Multidisciplinar do Hospital de Messejana, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde do Ceará, realizada no Centro de Estudos Professor Manuel de Abreu, em Fortaleza, no período de 5 a 7 de novembro. 1995. (Outra).

V Jornada de Enfermagem da Universidade de Fortaleza.V Jornada de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, promovida pela Universidade de Fortaleza, realizada no período de 16 a 17 de novembro. 1995. (Outra).

XI Outubro Médico. XI Outubro Médico, na qualidade de congressista, promovido pelo Centro Médico Cearense, realizado no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza, no período de 24 a 28 de outubro. 1995. (Congresso).

10ª Convenção Interiorana de Enfermagem.10ª Convenção Interiorana de Enfermagem, promovida pela ABEn/Seção CE, na qualidade de enfermeira, realizada no período de 13 a 15 de maio. 1994. (Outra).

Décimo Primeiro Encontro de Enfermagem do Nordeste.Décimo Primeiro Encontro de Enfermagem do Nordeste - X Enf Nordeste, na qualidade de membro efetivo, promovido pela ABEn/Seção BA, realizado em Salvador, no período de 17 a 19 de agosto. 1994. (Encontro).

I Jornada Norte e Nordeste de Enfermagem de Atualização em Centro Cirúrgico - Centro de Material.I Jornada Norte e Nordeste de Enfermagem de Atualização em Centro Cirúrgico - Centro de Material, promovida pela ABEn/Seção CE, realizada no período de 30 de novembro a 2 de dezembro. 1994. (Outra).

IV Jornada de Enfermagem da Universidade de Fortaleza.IV Jornada de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, promovida pela Universidade de Fortaleza, realizada no período de 23 a 26 de novembro. 1994. (Outra).

Seminário - Rumos e Perspectivas da Enfermagem.Seminário - Rumos e Perspectivas da Enfermagem, promovido pela ABEn/Seção CE, realizado em Fortaleza, em 18 de maio. 1994. (Seminário).

III Jornada de enfermagem da Universidade de Fortaleza.III Jornada de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, promovida pela Universidade de Fortaleza, realizada no período de 8 a 12 de novembro. 1993. (Outra).

IV Jornada de Enfermagem Médico-Cirúrgica.IV Jornada de Enfermagem Médico-Cirúrgica, promovida pela Universidade Estadual do Ceará, realizada em Fortaleza, em 13 de maio. 1993. (Outra).

II Encontro de Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material da Bahia.II Encontro de Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material da Bahia, na qualidade de participante, promovido pela ABEn/Seção BA, realizado em Salvador no período de 04 a 06 de novembro. 1992. (Encontro).

VIIII Outubro Médico. VIIII Outubro Médico, na qualidade de participante, promovido pelo Centro Médico Cearense, realizado no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza, em 23 de outubro. 1992. (Congresso).

IX ORTRA Internacional 91IX ORTRA Internacional 91.IX ORTRA Internacional 91, promovida pela Sociedade dos Membros da Escola Ortopédica e Traumatológica Novo Mundo, realizado no Rio de Janeiro, no período de 11 a 13 de julho. 1991. (Outra).

III Jornada de Santa Casa.III Jornada de Santa Casa, promovida pela Irmandade Beneficente da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, na qualidade de membro efetivo, realizada em Fortaleza, no período de 3 a 7 de dezembro. 1990. (Outra).

I Jornada Médica do Hospital da Base Aérea de Fortaleza.I Jornada Médica do Hospital da Base Aérea de Fortaleza, promovida pelo Ministério do Exército, na qualidade de participante, realizada em Fortaleza, no período em 21 de setembro. 1990. (Outra).

II Jornada de Santa Casa.II Jornada de Santa Casa, promovida pela Irmandade Beneficente da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, na qualidade de membro efetivo, realizada em Fortaleza, no período de 6 a 9 de dezembro. 1989. (Outra).

II Jornada Norte/Nordeste de Controle de Infecção Hospitalar. II Jornada Norte/Nordeste de Controle de Infecção Hospitalar, promovida pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, realizada em Fortaleza, no período de 29 a 31 de maio. 1989. (Congresso).

I Seminário de Alergia e Imunologia.I Seminário de Alergia e Imunologia, promovido pelo INAMPS, realizado em Fortaleza, no período de 29 de junho a 01 de julho, na qualidade de congressista. 1989. (Seminário).

I Seminário de Atualização de Doenças do Tórax.I Seminário de Atualização de Doenças do Tórax, promovido pelo INAMPS, com carga horária de 24 horas, realizado em Fortaleza, no período de 21 a 23 de junho, na qualidade de membro efetivo. 1989. (Seminário).

XII Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. XII Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia, promovida pela Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia, realizada em Fortaleza, no período de 26 a 29 de abril, na qualidade de membro efetivo. 1989. (Congresso).

X Jornada Regional de Saúde do INAMPS-SUDS e XVIII Encontro Anual do HGF/INAMPS.X Jornada Regional de Saúde do INAMPS-SUDS e XVIII Encontro Anual do HGF/INAMPS, promovida pelo INAMPS, realizada no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento/Hospital Geral de Fortaleza, no período de 12 a 15 de setembro. 1989. (Outra).

I Jornada de Santa Casa.I Jornada de Santa Casa, promovida pela Irmandade Beneficente da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, na qualidade de membro efetivo, realizada em Fortaleza, em 17 de dezembro. 1988. (Outra).

VI Encontro de Enfermeiros do Nordeste.VI Encontro de Enfermeiros do Nordeste, na qualidade de membro efetivo, promovido pela ABEn/Seção CE, realizado em Fortaleza, no período de 13 a 15 de julho. 1988. (Encontro).

III Outubro Médico. III Outubro Médico, na qualidade de congressista, promovido pelo Centro Médico Cearense, realizado no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza, no período de 13 a 17 de outubro. 1987. (Congresso).

Seminário: Viva à Criança.Seminário: Viva à Criança, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, realizado em Fortaleza, no período de 02 a 03 de junho. 1987. (Seminário).

Seminário S.O.S. a Vida - Previna a AIDS.Seminário S.O.S. a Vida - Previna a AIDS, promovido pela ABEn/Seção CE, realizado em Fortaleza, no período de 31 de março a 02 de abril, na qualidade de enfermeira. 1987. (Seminário).

VIII Jornada Regional de Saúde do INAMPS e XVI Encontro Anual do HGF/INAMPS.VIII Jornada Regional de Saúde do INAMPS e XVI Encontro Anual do HGF/INAMPS, promovida pelo INAMPS, realizada no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento/Hospital Geral de Fortaleza, no período de 15 a 18 de setembro. 1987. (Outra).

XVI Encontro Anual do HGF.XVI Encontro Anual do HGF. 1987. (Encontro).

II Encontro de Enfermeiros do HGF. II Encontro de Enfermeiros do HGF. 1986. (Congresso).

II Jornada de Enfermagem em Infecção Hospitalar.II Jornada de Enfermagem em Infecção Hospitalar. 1986. (Outra).

VII Jornada Regional de Saúde do INAMPS e VII Jornada Médica do Hospital de Messejana.VII Jornada Regional de Saúde do INAMPS e VII Jornada Médica do Hospital de Messejana, promovidas pelo INAMPS, realizada em Fortaleza, em 8 de novembro, na qualidade de congressista. 1986. (Outra).

III Forum de Psicologia Aplicada à Saúde.III Forum de Psicologia Aplicada à Saúde, promovido pela Universidade Estadual do Ceará, na qualidade de discente, com duração de 40 horas, realizado em Fortaleza-CE, de 11 a 14 de novembro. 1984. (Outra).

V Jornada Regional de Saúde do INAMPS e VI Jornada Médica do Hospital de Messejana.V Jornada Regional de Saúde do INAMPS e VI Jornada Médica do Hospital de Messejana, promovidas pelo INAMPS, realizada em Fortaleza, no período e 21 a 24 de novembro, na qualidade de congressista. 1984. (Outra).

II Forum de Psicologia Aplicada à Saúde.II Forum de Psicologia Aplicada à Saúde, promovido pela Universidade Estadual do Ceará, na qualidade de discente, com duração de 40 horas, realizado em Fortaleza-CE, de 9 a 12 de novembro. 1983. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Ingrid Correia Nogueira

SANTOS, Zélia Maria de Sousa Araújo;ALMEIDA, Diva Teixeira; CARVALHO, Elisete Mendes; SILVA, Raimunda Magalhães. Participação do idoso hipertenso em oficinas para a adesão ao exercício físico - análaise das experiências com enfoque na educação em saúde. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Juliana Lima Fonteles

SANTOS, Zélia Maria de Sousa Araújo; CAETANO, J. A.; SAINTRAIM, M. V. L.;ALMEIDA, Diva Teixeira. Estilo de vida de idosos hipertensos: análise da repercussão de uma Tecnologia Educativa em Saúde. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Maria Eliana Peixoto Bessa

SILVA, Maria Josefina da; MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira;ALMEIDA, Diva Teixeira; FREITAS, Maria Célia de. Idoso institucionalizado e a compreensão do seu cotidiano. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Aline Rodrigues Feitoza

BARROSO, M. G. T.; ARAUJO, M. F. M.; VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza; ARAUJO, M. A. L.; VIEIRA, N. F. C.; PINHEIRO, P. N. C.;ALMEIDA, Diva Teixeira. A cultura do idoso e sua influência no risco perante o HIV/AIDS. 2008. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ingrid Correia Nogueira

SANTOS, Zélia Maria de Sousa Araújo;ALMEIDA, Diva Teixeira; SILVA, Raimunda Magalhães; SAINTRAIM, M. V. L.. Participação do idoso hipertenso em oficinas para a adesão ao exercício físico - análaise das experiências com enfoque na educação em saúde. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Fabio de Souza Lima

GUERRA, Débora Rodrigues; NOVAIS, P. M. R.;ALMEIDA, DIVA; ROSA, I. F.. Construção de um vídeo acerca dos processos de trabalho no centro de material e esterilização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Maria Augusta de Almeida Amaral

CATRIB, A. M. F.; FARIAS, G. M. N.;ALMEIDA, DIVA. A influência dos programas de qualidade de vida na produção da saúde do professor universitário. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Jéssica de Fátima Alves dos SANTOS

GUERRA, Débora Rodrigues;ALMEIDA, Diva Teixeira; SOUZA, Silézia Maria Franklin. O uso de uma cartilha para abordar questões promotoras de aprendizagem no curso de enfermagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Antonia Natalia Martins de Oliveira

STUDART, Rita Mônica Borges; FALCÃO, Patrice Vale;ALMEIDA, Diva Teixeira. Avaliação da segurança do paciente durante o transoperatório. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Kilvia Rodrigues Gomes Cavalcante

GUERRA, Débora Rodrigues; ABREU, Rita Neuma Dantas Cavalcante;ALMEIDA, Diva Teixeira; SOUZA, Fábia Maria. Uso de tecnologia leve-dura acerca do gerenciamento de resíduos no centro cirúrgico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Thaís de Castro Sales

LIMA, Maria de Fátima Cavalcante; FALCÃO, Patrice Vale;ALMEIDA, Diva Teixeira. Síndrome hipertensiva específica da gravidez: uma revisão integrativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Raiza Martins Viana

LIMA, Maria de Fátima Cavalcante; SILVA, Ângela Regina de Vasconcelos;ALMEIDA, Diva Teixeira. Acompanhante pai no parto: benefícios para a mãe e o bebê. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Kamilla Cândido de Souza

LIMA, Maria de Fátima Cavalcante; PAIVA, P. C.;ALMEIDA, Diva Teixeira. Sentimentos e dúvidas das gestantes x assistência de enfermagem: uma revisão integrativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Rayssa Cavalcante Fernandes

GUERRA, Débora Rodrigues;ALMEIDA, Diva Teixeira; LIMA, Maria de Fátima Cavalcante. O uso de uma tecnologia leve para a abordagem da segurança do paciente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Gleidson do Nascimento Parente

LIMA, Maria de Fátima Cavalcante; PAIVA, P. C.;ALMEIDA, Diva Teixeira. Doenças crônicas não transmissíveis que acometem ao trabalhador feirante. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Selma Soares Dantas

SOUZA, Fábia Maria; LIMA, Maria de Fátima Cavalcante;ALMEIDA, Diva Teixeira. Recepção do paciente de emergência no centro cirúrgico - Proposta de sistematização da assistência de enfermagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Diego Carneiro da Silva

LIMA, Maria de Fátima Cavalcante; ARAUJO, I. M.;ALMEIDA, Diva Teixeira. Agravos à saúde do trabalhador da coleta de lixo urbano: uma revisão integrativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Kelly Sousa da Silva Cavalcante

SILVA, Kelly Sousa da; FERREIRA, Renata Carneiro;ALMEIDA, Diva Teixeira. Registros no cartão do pré-natal: um indicador de qualidade da assistência no ciclo gravídico puerperal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Darlene Glória Alves Studart

BARBOSA, Islene Victor;ALMEIDA, DIVA; STUDART, Rita Mônica Borges. O processo de enfermagem aplicado aos pacientes submetidos ao transplante renal - revisão de literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: CAMILA MARIA BENEVIDES PINHEIRO DANTAS

LIMA, Maria de Fátima Cavalcante; SOUZA, Magalli Carmen Mémoria;ALMEIDA, Diva Teixeira. Cartões de pré-natal: uma fonte de grande valia para garantir a assistência de qualidade no ciclo gravídico puerperal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Isabelle Cristine da Nobrega Rodrigues

LIMA, Maria de Fátima Cavalcante; SILVA, Ângela Regina de Vasconcelos;ALMEIDA, Diva Teixeira. Os efeitos da analgesia na progressão de trabalho de parto: uma revisão integrativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Priscila Mayara Cavalcante Sousa

LIMA, Maria de Fátima Cavalcante;ALMEIDA, Diva Teixeira; FEITOSA, Aline Rodrigues. Importância de cartão de pré-natal uma revisão integrativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Carolina Sharlene Miranda Sampaio

LIMA, Maria de Fátima Cavalcante; FARIAS, Francisca Lucélia Ribeiro;ALMEIDA, Diva Teixeira; ROLIM, K. M. C.. Análise dos registros nos cartões de pré-natal pelas gestantes: uma garantia da qualidade da assistência no ciclo gravídico-puerperal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Sara Raquel Ferreira Monteiro

ABREU, R. N. D. C. A.;ALMEIDA, Diva Teixeira; ARAUJO, I. M.. Conhecimento dos enfermeiros acerca dos cuidados com as lesões de pele e a utilização de E Bradeu: uma revisão bibliográfica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Ananda Caroline Vasques Dantas Coelho

FARIAS, Francisca Lucélia Ribeiro;ALMEIDA, Diva Teixeira; ARAUJO, L. T. V.. A ergomia no trabalho de enfermagem em centro material e esterilização. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Maria da Conceição Borges de Oliveira

FARIAS, Francisca Lucélia Ribeiro;ALMEIDA, Diva Teixeira; MACEDO, Adriana Maria Bento. Os registros das informações no cartão de pré-natal: um determinante da qualidade da assistência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Hedla de Oliveira Araújo

MACEDO, Adriana Maria Bento;ALMEIDA, Diva Teixeira; FARIAS, Francisca Lucélia Ribeiro; SANFORD, Fátima de Maria Sales. Estatuto do idoso: percepção do indivíduo institucionalizado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Joselene Delmiro Magalhães

MACEDO, Adriana Maria Bento;ALMEIDA, Diva Teixeira; FEITOSA, Aline Rodrigues; SOUZA, Silézia Maria Franklin. Consulta do idoso na estratégia de saúde da família: avaliação da prática hospitalar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Amanda Emília Nunes Quezado Praxedes

FARIAS, Francisca Lucélia Ribeiro;ALMEIDA, Diva Teixeira; OLIVEIRA, Rejane Maria Carvalho de. Vulnerabilidade de crianças para o uso de drogas de uma comunidade periférica de Fortaleza através da técnica projetiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Maria de Lourdes Gomes de Assunção

LIMA, Maria de Fátima Cavalcante;ALMEIDA, Diva Teixeira; BEZERRA, Maria Gorette Andrade. O conhecimento das puerperas sobre os direitos a amamentação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Janile Uchôa Goes e Cimara Vasconcelos Araújo

SOUSA, F. M.; LIMA, Maria de Fátima Cavalcante;ALMEIDA, Diva Teixeira. Atuação do enfermeiro na prevenção de complicações no pós operatório. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Sônia Maria Dias

RODRIGUES, F. J.; BRAQUEHAIS, Adna Ribeiro;ALMEIDA, Diva Teixeira. Terceira idade e qualidade de vida: A vivência de idosos no Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Francisca Nadiely de L

SOUSA, F. M.; FALCÃO, Patrice Vale;ALMEIDA, Diva Teixeira. Silva Dias e Thaina Feitosa Oliveira.Cirurgia Bariátrica: A atuação do Enfermeiro na prevenção de complicações no pós operatório imediato. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Nayana Maria Gomes de Souza e Sandra Mara Araújo Honorato

ATAIDE, Márcia Barroso Camilo de; MACEDO, Adriana Maria Bento;ALMEIDA, Diva Teixeira. Envelhecendo com diabetes: aspectos culturais no cotidiano do cuidado a luz de Leininger. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Lia Pereira Rodrigues, Cátia Derlange Melo Lopes

BONFIM, Isabela Melo; STUDART, R. M. B.;ALMEIDA, Diva Teixeira. Orientações de enfermagem a pacientes em pré-transplante. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Aline Maria Carvalho Maia Mendonça e Veridianne Vasconcelos

ROLIM, K. M. C.; ALBUQUERQUE, C. M.;ALMEIDA, Diva Teixeira. Acurácia do termômetro digital no controle térmico do recém-nascido prematuro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Maria Márcia de S

AGUIAR, M. I. F.;ALMEIDA, Diva Teixeira; SOUSA FILHO, O. A.. Cavalcante e Tatiana Oliveira Mota Araújo.Perfil de doadores efetivos de órgãos e tecidos de estado do Ceará. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Andreza Sampaio Teles e Camila Karen C

LIMA, Maria de Fátima Cavalcante; GONDIM, M. F. B.;ALMEIDA, Diva Teixeira. dos Santos.Vivenciando o puerpério: relato de mulheres. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Ana Paula Lins da S

LIMA, Maria de Fátima Cavalcante;ALMEIDA, Diva Teixeira; GONDIM, M. F. B.. Matos e Camila Alcântara Mota.Toque efetivo durante o trabalho de parto: depoimento de mulheres. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Fabiana Maia de Almeida e Ana Isabel Pinheiro Coutinho

BARBOSA, I. V.;ALMEIDA, Diva Teixeira; AGUIAR, M. I. F.. Análise da ocorrência de traumatismo cranioencefálico em idosos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: FRANCISCA JAQUELINE DA SILVA SANTOS

FARIAS, Francisca Lucélia Ribeiro;ALMEIDA, Diva Teixeira; COSTA, FLP. Educação em saúde para cuidadores de portadores de Alzheimer. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Kátia karoline de F

SOUSA, F. M.;ALMEIDA, Diva Teixeira; LIMA, Maria de Fátima Cavalcante. Diógenes e Cinthia Queiroz Lima.Sistematização da assistência de enfermagem: uma alternativa para assistência de qualidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Leiliany Magno Cunha e Thais de Oliveira Pinho Guilherme

STUDART, R. M. B.;ALMEIDA, Diva Teixeira; CAVALCANTE, Thaissa Frota. A problemática do cuidado familiar de pessoas com acidente vascular encefálico na fase aguda da doença. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Marina Duarte Noal e Ana Amélia Pequeno

FALCÃO, Patrice Vale;ALMEIDA, Diva Teixeira; BANDEIRA, Maria Nagela C. Conhecimento dos enfermeiros sobre os testes utilizados nas centrais de materiais e esterilização. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Roselena Menezes da Costa e Virlânia de Araújo Monteiro

LIMA, Ana Claúdia Feitosa;ALMEIDA, Diva Teixeira; BARROS, Adriana Rocha de Araújo. Acidente de trabalho a exposição de material biológico em profissionais de enfermagem: 2004 - 2007. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Francisca Edna Silva de Lima e Gilvan Silva de Andrade

FARIAS, Francisca Lucélia Ribeiro; SOUZA, Adriano Rodrigues;ALMEIDA, Diva Teixeira. Diagnóstico de enfermagem mais frequentes entre pacientes com doenças de Alzheimer: uma proposta para o cuidador domiciliar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Luiz Eduardo Rodrigues Lins e Francisquinha Mota Vasconcelos

MOTA, Maria Lurdemiler Sabóia;ALMEIDA, Diva Teixeira; LIMA, Maria de Fátima Cavalcante. Erros de doses relacionados a procedimentos de enfermagem na infusão endovenosa de antimicrobianos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Didiane Maria dos Santos Melo

FALCÃO, Patrice Vale;ALMEIDA, Diva Teixeira; SANTOS, Francisca Lígia de Medeiros Martins dos. Usuários portadores do stend e o impacto no estilo de vida. 2007 - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Karla Samya Mendes Góes

ALMEIDA, Diva Teixeira; FALCÃO, Patrice Vale; SANTOS, Francisca Lígia de Medeiros Martins dos. Úlcera por pressão: um desafio na arte de cuidar para a enfermagem. 2007 - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Jayda Catonho Vieira

SOUZA, Silézia Maria Franklin;ALMEIDA, Diva Teixeira; AGUIAR, Luciene Barbosa Gomes. Representações sociais da auto imagem por idosos institucionalizados. 2007 - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Ana Zaiz Carvalho e Emanuelle Anastácio

LIMA, Ana Claúdia Feitosa;ALMEIDA, Diva Teixeira; ANDRADE, Luciene Miranda de. Discutindo HIV/AIDS em uma comunidade de idosos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Christiane Dayane V

FEITOSA, Aline Rodrigues;ALMEIDA, Diva Teixeira; BARROSO, L. M. M.. Feijão e Claudia Karoline Maia Costa.O conhecimento de idosos a cerca da prevenção e transmissão do HIV/AIDS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Ana Karine Lobo Bernardino e Lucy Farias Bastos

VICTOR, J. F.; FEITOSA, Aline Rodrigues;ALMEIDA, Diva Teixeira. Fatores de risco intrínsecos e extrínsecos relacionados a queda em idosos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Gracyelle Ribeiro Lacerda

ALMEIDA, Diva Teixeira. Percepção do paciente no pré-operatório de cirurgia cardíaca. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Juliana Luz Santos

FEITOSA, Aline Rodrigues; DIÓGENES, Maria Albertina Rocha;ALMEIDA, Diva Teixeira. Mudanças no estilo de vida de idosos após complicações decorrentes da hipertensão arterial sistêmica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Luciana Vieira Dias

FEITOSA, Aline Rodrigues; DIÓGENES, Maria Albertina Rocha;ALMEIDA, Diva Teixeira. Adesão a conduta terapêutica: dificuldades encontradas por idosos com diabetes mellitus tipo 2. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Rafaela Oliveira da Costa

SANTOS, Francisca Lígia de Medeiros Martins dos;ALMEIDA, Diva Teixeira; BONFIM, Isabela Melo. Assistência de enfermagem no tratamento medicamentoso do idoso hipertenso institucionalizado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Sandra Kátia de Pontes Alves

BANDEIRA, Maria Nagela C;ALMEIDA, Diva Teixeira; FALCÃO, Patrice Vale. Feridas ulcerativas em pacientes de trombose venosa profunda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Alane Alencar

SANFORD, Fátima de Maria Sales;ALMEIDA, Diva Teixeira; VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza. A percepção do idoso sobre finitude. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Grasiela Maria Alves Sampaio

ALMEIDA, Diva Teixeira; DIÓGENES, Maria Albertina Rocha; LANDIM, Fátima Luna Pinheiro. Interferências do estado nutricional em pacientes portadores de insuficiência renal em tratamento de hemodiálise. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Gilvanda Teonório de Alencar

ALMEIDA, Diva Teixeira; FARIAS, Lucélia Ribeiro de; SANFORD, Fátima de Maria Sales. Idosos que usam medicamentos antidepressivos em uma instituição asilar de Fortaleza. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Karla Katiene Linhares Espíndola

CAMPOS, Antônia Soares Do Carmo;ALMEIDA, Diva Teixeira; LIMA, Ana Claúdia Feitosa. Medidas de prevenção de infecção durante a realização de exames radiológicos na unidades de terapia intensiva. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Manuel Messias do Nascimento

TAVARES, Clódis Maria; ROCHA, Márcia Maria de Negreiros Pinto;ALMEIDA, Diva Teixeira. Hanseníase no idoso: o perfil dessa clientela atendida em um centro de referência. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Sarah Lucena Silva

ALMEIDA, Diva Teixeira; SOUSA, Míriam Carmem Pardo; FURTADO, Flávia Regina. Sentimento e percepção do idoso institucionalizado. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Lia Mesquita Sampaio

FARIAS, Francisca Lucélia Ribeiro;ALMEIDA, Diva Teixeira; SANFORD, Fátima de Maria Sales. Quem eu fui; quem eu sou: relatos de história oral de vida. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Samilly Girão de Oliveira

TAVARES, Clódis Maria; ROCHA, Márcia Maria de Negreiros Pinto;ALMEIDA, Diva Teixeira. O Olhar do planejamento familiar à mulher com hanseníase em idade fértl. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Jorgina Sales Jorge

PINHEIRO, Miriam Calíope Dantas;PORDEUS, Augediva Maria JucáALMEIDA, Diva Teixeira. Cuidado em saúde mental: um desafio à enfermagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Auristélia Alves Dias Souza Amorim

SANFORD, Fátima de Maria Sales; SOUZA, Silézia Maria Franklin;ALMEIDA, Diva Teixeira. A aplicação do princípio da integralidade na assistência de saúde à mulher gestante e puérpera em Araripina - Um município do sertão pernambucano. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Wanesca Nunes Feitosa

SOUZA, Silézia Maria Franklin;ALMEIDA, Diva Teixeira; SANFORD, Fátima de Maria Sales. O autocuidado do paciente renal crônico para manutenção da vida. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Miriam de Almeida Rodrigues

SANFORD, Fátima de Maria Sales;ALMEIDA, Diva Teixeira; OLINDA, Querubina Bringel. Sentimentos e expectativas do idoso frente as modificações fisiológicas e psicológicas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Eveline Castro Martins

ARAÚJO, Liduina Maria;ALMEIDA, Diva Teixeira; ANDRADE, Luciene Miranda de. Avaliação das medidas de prevenção de doenças transmissíveis em profissionais de saúde. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Antônio Iran Maia Filho

SANFORD, Fátima de Maria Sales;ALMEIDA, Diva Teixeira; ATAIDE, Márcia Barroso Camilo de. Relações interpessoais entre o idoso e familiares. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Rhakell Machado Veras

ARAÚJO, Liduina Maria;ALMEIDA, Diva Teixeira; ANDRADE, Luciene Miranda de. Humanização das ações de enfermagem em centro cirúrgico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Larissa Azevêdo Veras Barbosa

ARAÚJO, Liduina Maria;ALMEIDA, Diva Teixeira; TAVARES, Clódis Maria. Anseios e expectativas dos pacientes com obesidade mórbida na fila de espera para cirurgias bariátricas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Germana Neri Lopes

SANFORD, Fátima de Maria Sales;ALMEIDA, Diva Teixeira; TAVARES, Clódis Maria. Sexualidade dos idosos: abordagem da enfermagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Edglesy Carneiro Aguiar

ATAIDE, Márcia Barroso Camilo de; SANFORD, Fátima de Maria Sales;ALMEIDA, Diva Teixeira. Aspectos psicossociais que interferem no tratamento do idoso diabético. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Kylvia Lima de Sousa

SOUSA, Míriam Carmem Pardo; SANFORD, Fátima de Maria Sales;ALMEIDA, Diva Teixeira. Percepção do idoso sobre o envelhecimento. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Danielle Dias Fernandes

ALMEIDA, Diva Teixeira; SANTOS, Zélia Maria de Sousa Araújo; ALBUQUERQUE, Vera Lígia Montenegro. Cliente transplantado cardíaco - percepção sobre qualidade de vida. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Hermínia Lourdes Melo de Vasconcelos

VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza;ALMEIDA, Diva Teixeira; FARIAS, Francisca Lucélia Ribeiro. Fatores predisponentes para o AVC na percepção do familiar e acompanhante. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Januária Grangeiro de Moura Sampaio

ALMEIDA, Diva Teixeira; SOUSA, Míriam Carmem Pardo; FARIAS, Francisca Lucélia Ribeiro. Sentimentos dos cuidados familiares dos idosos portadores da doença de Alzheimer. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Alexandre Jarlles Pereira de Araújo

ALMEIDA, Diva Teixeira. O idoso institucionalizado vítima de queda: analisando a qualidade dos registros. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Grace Maria L M Barros

ALMEIDA, Diva Teixeira. A enfermagem na qualidade de vida dos pacientes portadores de ostomias intestinais. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Francisca Alice C Rodrigues

ALMEIDA, Diva Teixeira. A saúde do homem nas ondas do rádio. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Juliana Joca Freire

ALMEIDA, Diva Teixeira. Cliente renal crônico: como está sendo educado para o auto-cuidado. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Juliana Barros Castro

ALMEIDA, Diva Teixeira. Aspectos transculturais do homem frente a vasectomia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Danielle Santana Serpa

ALMEIDA, Diva Teixeira. Estudo das infecções hospitalares em hospital pediátrico de Fortaleza: detecção, prevalência e medidas preventivas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Alice Maria Tavares Cavalcante

ALMEIDA, Diva Teixeira. Infecção hospitalar em UTI neonatal com prematuros: atuação da enfermagem. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Monianne Maria Bessa Lima

ALMEIDA, Diva Teixeira. A relação da experiência humanística face a tecnologia em UTI: uma abordagem em enfermagem. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Kátia Isabel Lima Lemos

SILVA, Lúcia de Fátima daALMEIDA, Diva Teixeira; GUEDES, Maria Vilani Cavalcante. Diagnóstico situacional do gerenciamento de resíduos nos hospitais públicos estaduais de grande porte no Município de Fortaleza. 2006. Outra participação, Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: André Socorro Idalino Janebro

SILVA, Lúcia de Fátima daALMEIDA, Diva Teixeira; FREITAS, Maria Célia de. Análise padrão de qualidade das centrais e material e esterlização dos hospitais de referência públicos estaduais em Fortaleza, CE. 2006. Outra participação, Universidade Estadual do Ceará.

ALMEIDA, Diva Teixeira. Presidente da Banca Examinadora de Seleção de Docentes para Curso de Enfermagem. 2008. Universidade de Fortaleza.

ALMEIDA, Diva Teixeira. Presidente da Banca do processo Seletivo do Edital AEPD N. 07/2006. 2006.

ALMEIDA, Diva Teixeira. Participou da Comissão de Avaliação do Prêmio Grasiela Teixeira Barroso, no anos 1993 e 1994. 1994. Associação Brasileira de Enfermagem Seção Ceará.

ALMEIDA, Diva Teixeira. Comissão de Avaliação dos Trabalhos do IX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Fortaleza. 2009. Universidade de Fortaleza.

ALMEIDA, Diva Teixeira. Comissão de Avaliação dos Trabalhos do XV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade de Fortaleza. 2009. Universidade de Fortaleza.

ALMEIDA, Diva Teixeira. Membro da comissão de avaliação para seleção de professor da disciplina de Enfermagem em Clínica Médico-Cirúrgica. 1998. Universidade de Fortaleza.

Orientou

Giovanni de Albuquerque Aguiar e Rodrigo Alves Feitosa

Percepção do paciente cirúrgico no período pré operatório; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Maria Socorro G e Silva e Tatiane Coelho Cintra de Sousa

Qualidade de vida do idoso institucionalizado; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Isabelle Lopes Magalhães e Nágila Maria Alves de Carvalho

Percepção do graduado de enfermagem no primeiro contato com o Centro Cirúrgico; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Márcia Maria Sousa de Oliveira e Myrna Solos do Mar Diniz

Qualidade de vida do idoso portador de diabetes mellitus e hipertensão; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Adriana Pedrosa P

Nascimento e Maria das Graças dos Santos; A importância do cuidado prestado pelo enfermeiro ao paciente idoso; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Karla Samya Mendes Góes

Úlcera por pressão: um desafio na arte de cuidar para a enfermagem; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Graciela Maria Alves Sampaio

Interferências do estado nutricional em pacientes portadores de insuficiência renal em tratamento de hemodiálise; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Gracyelle Ribeiro Lacerda

Percepção do paciente no pré-operatório de cirurgia cardíaca; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Sarah Lucena Silva

Sentimento e percepção do idoso institucionalizado; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Wanesca Nunes Feitosa

O autocuidado do paciente renal crônico para manutenção da vida; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Kylvia Lima de Sousa

Percepção do idoso sobre o envelhecimento; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Januária Grangeiro de Moura Sampaio

Sentimentos dos cuidadores familiares dos idosos portadores da doença Alzheimer; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Monianne Maria Bessa Lima

A relação da experiência humanística face a tecnologia em UTI: uma abordagem em enfermagem; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Alice Maria Tavares Cavalcante

Infecção hospitalar em UTI neonatal com prematuros: atuação da enfermagem; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Corolane Pinto Machado

Biossegurança e Controle de Infecções; 2017; Orientação de outra natureza; (Programa de Monitoria de Centro de Ciências da Saúde) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

VITÓRIA GERMANO DE SOUSA OLIVEIRA

Biossegurança e Controle de Infecções; 2016; Orientação de outra natureza; (Programa de Monitoria de Centro de Ciências da Saúde) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Syvanezya Syanny de Sousa

Disciplina R032 - Biossegurança controle de infecções; 2015; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Ingrid Natacha Rodrigues da Silva

Disciplina S346 - Enfermagem Centro Cirúrgico e Centro de Material; 2014; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Tomas Edson Henrique Vasconcelos

Enfermagem Centro Cirúrgico e Centro de Material; 2013; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Wislla Kelly Menezes de Aquino

Disciplina S346 Enf Centr Cirurg; e C; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Erika Miller Alves Martins

Disciplina - Enfermagem Centro Cirúrgico e Centro de Material; 2011; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Irveny Evelyne Beserra de Araújo e Williane Morais de Jesus

Conhecendo os períodos de uma Dermolipectomia Abdominal: Enfoque no Enfermeiro; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Juliana F

Bezerra, Kadja N; V; Freire e Ana Carla L; S; Bezerra; A importância do papel do enfermeiro para o Centro Cirúrgico; 2010; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Juliana F

Bezerra,Paula J; P; Souza e Kadja N; V; Freire; As ações do enfermeiro com a identificação do câncer de mama nas Unidades Básicas de Saúde; 2010; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Amanda Emília Nunes Quezado Praxedes

A importância do monitor na disciplina de Enfermagem Centro Cirúrgico e Centro de Material: um relato de experiência; 2010; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Amanda Emília Nunes Quezado Praxedes

Enfermagem Centro Cirúrgico e Centro de Material; 2010; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Giovanni de Albuquerque Aguiar

Programa de Monitoria Voluntária do Centro de Ciências da Saúde - Disciplina S346 Enfermagem Centro Cirúrgico e Centro de Materiais; 2009; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Nágila Carvalho

Programa de Monitoria Voluntária: Ensino-aprendizagem na ótica do Monitor da disciplina Enfermagem Centro Cirúrgico e Centro de Materiais; 2008; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Amábili Couto Teixeira

Orientação do Programa de Monitoria Voluntária da Universidade de Fortaleza - PROMOV/UNIFOR; 2007; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Diva Teixeira de Almeida;

Produções bibliográficas

  • MELO, E. M. ; SANTOS, C. L. ; AFIO, A. C. E. ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; LIMA, Francisca Elizângela Teixeira ; Frota, N.M. . Distúrbios do equilíbrio acidobásico em pacientes internados em unidade de terapia intensiva. ReTEP. Revista de Tendências da Enfermagem Profissional (Impresso) , v. 6, p. 1152-1157, 2014.

  • MELO, E. M. ; SALES, I. C. F. ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; LIMA, F. E. T. ; VERAS, J. E. G. L. F. ; STUDART, R. M. B. . EVALUATION OF NURSING RECORDS IN THE WATER BALANCE OF PATIENTS IN INTENSIVE CARE UNIT. Revista de Enfermagem da UFPI , v. 3, p. 35-41, 2014.

  • MELO, ELISABETH ; TEIXEIRA, CARLOS ; OLIVEIRA, ROGÉRIA ; ALMEIDA, DIVA ; VERAS, JOELNA ; STUDART, RITA . Cuidados de enfermagem ao utente sob ventilação mecânica internado em unidade de terapia intensiva. Referência (Coimbra) , v. IV Série, p. 55-63, 2014.

  • MELO, E. M. ; FERNANDES, Ana Fátima Carvalho ; LIMA, Francisca Elizângela Teixeira ; SILVA, Raimunda Magalhães ; RODRIGUES, Dafne Paiva ; ALMEIDA, Diva Teixeira . The clinical trial on the effectiveness of nursing care in the post-operatory of mastectomy. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 6, p. 707-713, 2012.

  • Frota, N.M. ; ROLIM, Luciana Ramalho ; MELO, E. M. ; ALMEIDA, N. G. ; BARBOSA, I. V. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Sistematización de la asistencia de enfermería: enfoque en un paciente portador de úlcera venosa. Estudio de caso.. Enfermería Global , v. 28, p. 23-30, 2012.

  • ROLIM, K. M. C. ; SILVA, Wandra Camila Pena Forte ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; ALBUQUERQUE, Vera Lígia Montenegro . Ambiência neonatal no desenvolvimento neurocomportamental do recém-nascido de risco: Conhecimento da enfermeira.. ReTEP. Revista de Tendências da Enfermagem Profissional (Impresso) , v. 2, p. 115-118, 2009.

  • GOES, K. S. M. ; MABDA, M. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Úlcera por pressão: um desafio na prática profissional do enfermeiro de Unidade de Terapia Intensiva. Estima (Sociedade Brasileira de Estomaterapia) , v. 5, p. 29-35, 2007.

  • MELO, E. M. ; ARAÚJO, Thelma Leite ; OLIVEIRA, Taciana Cavalcante ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Mulher mastectomizada em tratamento quimioterápico: um estudo dos comportamentos na perspectiva do modelo adaptativo de Roy. Revista Brasileira de Cancerologia , Rio de Janeiro, v. 48, n.1, p. 21-28, 2002.

  • OLIVEIRA, Taciana Cavalcante ; ARAÚJO, Thelma Leite ; MELO, E. M. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Avaliação do processo adaptativo de um idoso portador de hipertensão arterial. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso) , Ribeirão Preto, v. 10, n.4, p. 530-536, 2002.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; LEITÃO, G. C. M. ; SILVA, Lúcia de Fátima da . Qualidade de vida e percepção do envelhecimento sob a ótica do idoso. RECCS. Revista do Centro de Ciências da Saúde, Universidade de Fortaleza , Fortaleza, v. 13, n.12, p. 27-33, 2000.

  • LEITÃO, G. C. M. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . O cuidador e sua qualidade de vida. Acta Paulista de Enfermagem , São Paulo, v. 1, n.1, p. 80-85, 2000.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; SOUSA, Míriam Carmem Pardo ; PORDEUS, Augediva Maria Jucá ; ARAÚJO, L. M. . O cuidado com o lixo produzido no cotidiano dos hospitais de referência da Secretaria do Estado do Ceará. RECCS. Revista do Centro de Ciências da Saúde, Universidade de Fortaleza , Fortaleza, v. 12, n.11, p. 137-143, 1999.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; SANTANA, M. T. B. M. ; CARVALHO, Francisca Ana Martins ; ROLIM, K. M. C. . Envelhecimento: Desafio de Consciência à Moral Social e Ética. In: Maria Irismar de Almeida; Francisca Lucélia Ribeiro de Farias; Maria Nágela Cavalcante Bandeira. (Org.). Interfaces do Cuidado e Interdisciplinariedade. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2008, v. 1, p. 124-133.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; LINARD, Andrea Gomes ; RODRIGUES, Dafne Paiva . A formação do enfermeiro para o cuidado: da fragmentação à complexidade. In: José de Anchieta Esmeraldo Barreto; Rui Verlaine Oliveira Moreira; Andrea Gomes Linard; Dafne Paiva Rodrigues; Diva Teixeira de Almeida. (Org.). Para além das colunas de Hércules. Sobral: Edições UVA, 2004, v. , p. -.

  • OLIVEIRA, Taciana Cavalcante ; MELO, E. M. ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; ARAÚJO, Thelma Leite . Envelhecimento e qualidade de vida, trabalhando com um grupo de idosos. In: Benedita Pessoa Forte; Maria Salete Bessa Jorge; Enedina Soares. (Org.). Complexidade e diversidade do conhecimento em saúde: estimulando uma cultura de intervenções profissionais. 1ed.Fortaleza: UFC, Pós-graduação/ Lato Sensu/DENF/FFOE/UFC- FCPC, 2002, v. 1, p. 41-50.

  • CASTRO, T. H. ; FALCÃO, Patrice Vale ; ALMEIDA, DIVA ; MORAIS, M. F. ; PONTES, N. P. . Gamificação no módulo de biossegurança e controle de infecções: experiência de monitores. In: XVIII Encontro de Iniciação à Docência, 2018, FORTALEZA. Sessão de Oral. FORTALEZA: UNIFOR, 2018.

  • SILVA, R. K. B. ; ROCHA, N. L. ; COSTA, R. S. ; GUERRA, Débora Rodrigues ; FALCÃO, Patrice Vale ; ALMEIDA, DIVA . Monitoria acadêmica em biossegurança: aprendendo para ensinar. In: XVIII Encontro de Iniciação à Docência, 2018, FORTALEZA. Modalidade Oral. FORTALEZA: UNIFOR, 2018.

  • CARMO, K. B. ; LIMA, Wesclei Pinheiro Mouzinho ; GOMES, P. V. F. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Monitoria acadêmica e a construção de portfólio no nódulo de biossegurança e controle de infecções. In: XVII Encontro de Iniciação à Docência, 2017, Fortaleza. Sessão Oral. Fortaleza: UNIFOR, 2017.

  • GONCALVES, H. K. S. ; FALCÃO, Patrice Vale ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; SOUSA, N. A. ; VENUTO, P. A. R. D. ; GUERRA, Débora Rodrigues . O ser monitor de biossegurança e controle de infecções: relato de experiência. In: XVII Encontro de Iniciação à Docência, 2017, Fortaleza. Modalidade Oral. Fortaleza: UNIFOR, 2017.

  • GUERRA, Débora Rodrigues ; BRAQUEHAIS, Adna Ribeiro ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; FREITAS, J. C. ; FALCÃO, Patrice Vale . Metodologias ativas no ensino sobre técnicas assépticas: influência da segurança cirúrgica. In: 14ª Jornada Norte Nordeste de Centro Cirúrgico e Central de Esterilização, 2016, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Ceará, 2016.

  • LEITE, G. M. ; SOLON, A. R. ; XIMENES, Celiane Parente ; GUERRA, Débora Rodrigues ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Comitê de processamento de produtos para a saúde: estratégia de segurança do paciente cirúrgico. In: 14ª Jornada Norte Nordeste de Centro Cirúrgico e Central de Esterilização, 2016, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Ceará, 2016.

  • GUERRA, Débora Rodrigues ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; FALCÃO, Patrice Vale . Laboratório de habilidades em biossegurança: espaço de ensino-aprendizagem de técnicas assépticas. In: VIII Encontro de Práticas Docentes, 2016, Fortaleza. Anais. Fortaleza: UNIFOR, 2016.

  • BEZERRA, T. L. ; SOUSA, L. M. O. ; SILVA, M. E. S. ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; GOMES, P. V. F. . Enfermagem no processo de limpeza desinfecção e preparo de materiais: revisão da literatura. In: XXII Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2016, Fortaleza. Anais. Fortaleza: LUIZ EDUARDO MOREIRA PASSOS, 2016.

  • EVANGELISTA, M. A. S. ; CHACON, S. P. M. ; GUERRA, Débora Rodrigues ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; GOMES, P. V. F. . Papel do monitor acadêmico na abordagem do uso de técnicas assépticas no curso de enfermagem. In: XVI Encontro de Iniciação à Docência, 2016, Fortaleza. Anais. Fortaleza: UNIFOR, 2016.

  • OLIVEIRA, V. G. S. ; PINTO, M. F. S. ; GUERRA, Débora Rodrigues ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Módulo de biossegurança e controle de infecções: experiência de ser monitora. In: XVI Encontro de Iniciação à Docência, 2016, Fortaleza. Anais. Fortaleza: UNIFOR, 2016.

  • CHACON, S. P. M. ; EVANGELISTA, M. A. S. ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; FALCÃO, Patrice Vale ; SANTOS, A. M. S. . Contribuições do aluno monitor na aprendizagem de instrumentais cirúrgicos. In: XVI Encontro de Iniciação à Docência, 2016, Fortaleza. Anais. Fortaleza: UNIFOR, 2016.

  • VIEIRA, R. S. ; BESERRA, S. M. R. ; NASCIMENTO, V. R. C. S. ; GUERRA, Débora Rodrigues ; ALMEIDA, Diva Teixeira . A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. In: XVI Encontro de Iniciação à Docência, 2016, Fortaleza. Anais. Fortaleza: UNIFOR, 2016.

  • VIEIRA, R. S. ; NASCIMENTO, V. R. C. S. ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; GOMES, P. V. F. ; GUERRA, Débora Rodrigues . Uso de jogos educativos na aprendizagem sobre centro de material de esterilização: relato de experiência. In: XVI Encontro de Iniciação à Docência, 2016, Fortaleza. Anais. Fortaleza: UNIFOR, 2016.

  • CONRADO, Ilana Estevam ; ALMEIDA, Raimary Dias ; FALCÃO, Patrice Vale ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; STUDART, Rita Mônica Borges . Avaliação dos pacientes submetidos a transplante renal no período que abrange o perioperatório. In: XV encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2015, Fortaleza. Anais do XV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa. Fortaleza: UNIFOR, 2015.

  • AMARAL, Francieuda Alves ; GOMES, Kilvia Rodrigues ; GUERRA, Débora Rodrigues ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; SOUZA, Fábia Maria . Uso de tecnologia leve-dura acerca do gerenciamento de resíduos no centro cirúrgico. In: XV encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2015, Fortaleza. Anais do XV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa. Fortaleza: UNIFOR, 2015.

  • NASCIMENTO, A. S. ; MAIA, Renata Mayra Reis ; ALMEIDA, Raymari Dias ; STUDART, R. M. B. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Avaliação pré-operatória dos pacientes renais que estão na fila para transplante. In: XV encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2015, Fortaleza. Anais do XV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa. Fortaleza: UNIFOR, 2015.

  • SOUSA, Sylvanezya Syanny ; ALMEIDA, Diva Teixeira . A vivência do monitor no módulo de biossegurança e controle de infecções. In: XV Encontro de Iniciação à Docência, 2015, Fortaleza. Anais do XV Encontro de Iniciação à Docência. Fortaleza: UNIFOR, 2015.

  • GUERRA, Débora Rodrigues ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; MUNIZ FILHA, Maria José ; LIMA, Maria de Fátima Cavalcante ; FALCÃO, Patrice Vale ; STUDART, R. M. B. . Uso de metodologias ativas no ensino sobre centro de material esterilizado: relato de experiência. In: XV encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2015, Fortaleza. Anais do XV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa. Fortaleza: UNIFOR, 2015.

  • SOUZA, Lorena Pontes ; LUNA, Camila Torres ; BARBOSA, Islene Victor ; STUDART, Rita Mônica Borges ; ALMEIDA, DIVA . Avaliação da condição de não doação de órgãos sólidos e tecidos. In: XV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2015, Fortaleza. Anais. Fortaleza: UNIFOR, 2015.

  • NASCIMENTO, A. S. ; MAIA, Renata Mayra Reis ; ALMEIDA, Raymari Dias ; STUDART, R. M. B. ; ALMEIDA, DIVA . Avaliação pré-operatória dos pacientes renais que estão na fila para transplante. In: XV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2015, Fortaleza. Anais. Fortaleza: UNIFOR, 2015.

  • GUERRA, Débora Rodrigues ; LIMA, Maria de Fátima Cavalcante ; FALCÃO, Patrice Vale ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; STUDART, Rita Mônica Borges . Uso de metodologias ativas no ensino sobre centro de material esterilizado: relato de experiência. In: VII Encontro de Práticas Docentes, 2015, Fortaleza. Sessão Oral. Fortaleza: UNIFOR, 2015.

  • SOUZA, Lorena Pontes ; LUNA, Camila Torres ; BARBOSA, Islene Victor ; STUDART, R. M. B. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Avaliação da condição de não doação de órgãos sólidos e tecidos. In: XV encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2015, Fortaleza. Anais do XV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa. Fortaleza: UNIFOR, 2015.

  • SOUSA, S. S. ; FREITAS, J. H. A. ; SOMBRA, R. S. ; MARQUES, A. M. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Centro de material e esterilização: preparo de esterilização. In: XX Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2014, Fortaleza. Anais do XX Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. Fortaleza: UNIFOR, 2014. p. 1-6.

  • SILVA, I. N. R. ; FREIRE, G. M. M. ; GUERRA, Débora Rodrigues ; FALCÃO, Patrice Vale ; NASCIMENTO, A. S. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Monitoria acadêmica na disciplina Enfermagem Centro Cirúrgico e Central de Material: um relato de experiência. In: XX Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2014, Fortaleza. Anais do XX Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. Fortaleza: UNIFOR, 2014.

  • SILVA, I. N. R. ; NASCIMENTO, A. S. ; FREIRE, G. M. M. ; GUERRA, Débora Rodrigues ; FALCÃO, Patrice Vale ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Monitoria acadêmica na disciplina enfermagem centro cirúrgico e central de material: um relato de experiência. In: XIV Encontro de Iniciação à Docência, 2014, Fortaleza. Anais do XIV Encontro de Iniciação à Docência. Fortaleza: UNIFOR, 2014.

  • SILVA, I. N. R. ; ORLANDO, A. P. O. ; ALVES, C. D. R. ; MARTINS, R. C. ; COUTO, C. S. ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; FALCÃO, Patrice Vale . Transplante simultâneo de pâncreas e rim em paciente com diabetes mellitus tipo I. In: XIII Congresso Brasileiro de Transplante de Fígado, Pâncreas e Intestino, 2014, Cuacaia. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Transplante de Fígado, Pâncreas e Intestino. Fortaleza: Instituto do Fígado do Ceará, 2014.

  • SILVA, I. N. R. ; ORLANDO, A. P. O. ; ALVES, C. D. R. ; MELO, V. S. ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; FALCÃO, Patrice Vale . Papel da equipe de enfermagem para manutenção do potencial doador de órgãos em morte encefálica. In: XIII Congresso Brasileiro de Transplante de Fígado, Pâncreas e Intestino, 2014, Caucaia. Anais do XIV Encontro de Iniciação à Docência. Fortaleza: Instituto do Fígado do Ceará, 2014.

  • SILVA, I. N. R. ; ORLANDO, A. P. O. ; ALVES, C. D. R. ; MELO, V. S. ; FALCÃO, Patrice Vale ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Aspectos éticos vivenciados por enfermeiros que envolvem os transplantes de órgãos. In: XIII Congresso Brasileiro de Transplante de Fígado, Pâncreas e Intestino, 2014, Caucaia. Anais do XIV Encontro de Iniciação à Docência. Fortaleza: Instituto do Fígado do Ceará, 2014.

  • CARDOSO, C. B. A. ; STUDART, R. M. B. ; BOTO, A. L. ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; RIBEIRO, R. M. N. . Assistência de enfermagem no acesso vascular temporário para hemodiálise. In: XIV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2014, Fortaleza. Anais do XIV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR. Fortaleza: UNIFOR, 2014. p. 1-6.

  • GUERRA, Débora Rodrigues ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; SOUZA, Fábia Maria ; LIMA, Maria de Fátima Cavalcante ; FALCÃO, Patrice Vale ; STUDART, Rita Mônica Borges . O processo de ensino-aprendizagem sobre centro de material esterilizado por meio de metodologias ativas: relato de experiência. In: 13ª Jornada Norte Nordeste de Centro Cirúrgico e Central de Esterilização, 2014, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: UNIFOR, 2014.

  • FREIRE, G. M. M. ; STUDART, Rita Mônica Borges ; MACHADO, A. A. ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; BARBOSA, Islene Victor . A visita pós-operatória como ferramenta para avaliar o atendimento cirúrgico. In: 13ª Jornada Norte Nordeste de Centro Cirúrgico e Central de Esterilização, 2014. Sessão de Pôster. Fortaleza: ABEn/Seção Ceará, 2014.

  • SILVA, I. N. R. ; FREIRE, G. M. M. ; MELO, Laís Lopes Martins Verônica Silva ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Biossegurança e a segurança do trabalhador em saúde. In: VII Mostra de Iniciação Científica de Enfermagem, 2014, Fortaleza. Painel Eletrônico. Fortaleza: FANOR, 2014.

  • DIAS, L. M. ; STUDART, R. M. B. ; FALCÃO, Patrice Vale ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; SOARES, C. R. S. . Perfil dos doadores renais de um centro transplantador. In: XIX Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2013. Anais do XIX Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. Fortaleza: UNIFOR, 2013.

  • SARAIVA, D. S. ; MENDES, A. C. D. F. A. ; STUDART, R. M. B. ; CESTARI, V. R. F. ; BARBOSA, I. V. ; ALMEIDA, DIVA . Produção científica realizada pela enfermagem sobre transplante renal. In: XIX Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2013, Fortaleza. Anais do XIX Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. Fortaleza: UNIFOR, 2013.

  • AQUINO, W. K. M. ; STUDART, R. M. B. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Transplante de órgãos: avaliação das produções de enfermagem. In: XVIII Encontro de Iniciação Científica, 2012, Fortaleza. Anais. Fortaleza: UNIFOR, 2012. p. 1-6.

  • AQUINO, W. K. M. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Relato de Experiência durante a monitoria na disciplina enfermagem centro cirúrgico e central de material. In: XII Encontro de Iniciação à Docência da UNIFOR, 2012, Fortaleza. Anais do XII Encontro de Iniciação à Docência da UNIFOR. Fortaleza: UNIFOR, 2012.

  • RAMOS, I. O. ; GONDIM, S. M. M. ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; MACHADO, A. A. ; STUDART, R. M. B. ; DIAS, L. M. . Promoção da segurança do paciente no centro cirúrgico: atuação da enfermagem. In: 12ª Jornada Norte-Nordeste do Centro Cirúrgico e Central de Esterilização, 2012, Fortaleza. Anais da 12ª Jornada Norte-Nordeste do Centro Cirúrgico e Central de Esterilização. Fortaleza: ABEn/Seção CE, 2012.

  • MARTINS, Érica Miller Alves ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Contribuições do monitor na disciplina Enfermagem Centro Cirúrgico e Centro de Material. In: XI Encontro de Iniciação à Docência da UNIFOR, 2011, Fortaleza. Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza: Unifor, 2011.

  • BEZERRA, J. F. ; SOUZA, P. J. P. ; FREIRE, K. N. V. ; BEZERRA, Ana Carla Lopes Silva ; ALMEIDA, Diva Teixeira . As ações do enfermeiro com a identificação do câncer de mama nas Unidades Básicas de Saúde. In: XVI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2010, Fortaleza. Encontros Científicos 2010. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2010.

  • BEZERRA, J. F. ; FREIRE, K. N. V. ; BEZERRA, Ana Carla Lopes Silva ; ALMEIDA, Diva Teixeira . A importância do papel do enfermeiro para o Centro Cirúrgico. In: XVI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2010, Fortaleza. Encontros Científicos 2010. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2010.

  • GUILHERME, Thaís de Oliveira Pinho ; BARBOSA, I. V. ; MAGNO CUNHA, L. ; CAVALCANTE, T. F. ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; STUDART, R. M. B. . A problemática do cuidador familiar da pessoa acometida por acidente vascular encefálico na fase aguda da doença. In: XVI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2010, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2010.

  • ARAUJO, I. E. B. ; JESUS, Williane Morais ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Conhecendo os períodos de uma dermolipectomia abdominal: enfoque no enfermeiro. In: XVI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2010, Fortaleza. Encontros Científicos. Fortaleza: UNIFOR, 2010.

  • QUEZADO, Amanda Emilia Nunes ; ALMEIDA, Diva Teixeira . A importância do monitor na disciplina de Enfermagem Centro Cirúrgico e Centro de Material: um relato de experiência. In: XVI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2010, Fortaleza. Encontros Científicos. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2010.

  • SILVA, Vanessa Soares ; BARBOSA FILHO, Euclides Sales ; CRISOSTOMO, Emanuelle Colares ; LOPES, Ana Cristina Martins Uchoa ; SAMPAIO, Sara de Lima ; GALENO, Maria Eunice Nogueira ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Análise dos cuidados de enfermagem no período perioperatório da cirurgia de acalásia megaesôfago: revisão de literatura. In: III Mostra de Iniciação Científica do Curso de Enfermagem, 2010, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: ABEn/Seção-CE, 2010.

  • BEZERRA, J. F. ; SOUZA, P. J. P. ; BEZERRA, Ana Carla Lopes Silva ; LEITE, Marcelle Lima ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Atuação de enfermagem nas unidades básicas de saúde para prevenção de infecções congênitas por citomegalovírus. In: 62 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2010, Florianópolis. Sessão de Pôster. ABEn/Seção SC: ABEn, 2010.

  • AGUIAR, G .A. ; LIRA, L. L. A. ; BEZERRA, J. F. ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; MACEDO, Adriana Maria Bento . Conduta adotada no manuseio dos resíduos de serviço de saúde, educação, ética e compromisso. In: 61 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2009, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: ABEn, 2009. v. 1.

  • SILVA, M. S. G. E. ; COELHO, Tatiana Sousa ; CHAVES, F. L. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Qualidade de vida da mulher idosa institucionalizada. In: 61 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2009, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: ABEn, 2009.

  • BEZERRA, J. F. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Florence Nightingale e o meio ambiente. In: 61 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2009, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: ABEn, 2009.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; MAGALHAES, S. R. ; VASCONCELOS, R. M. ; LEMOS, S. N. F. . Trans-operatório: cuidados de enfermagem ao paciente submetido à revascularização do miocárdio. In: 61 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2009, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: ABEn, 2009.

  • CARNEIRO, I. C. T. ; FERREIRA, Adrielle Buriti ; SOUSA, D. P. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Assistência de enfermagem ao paciente submetido a Herniorrafia Inguinal. In: XV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2009, Fortaleza. XV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade de Fortaleza. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2009. v. CD Roo.

  • ALMEIDA, D. S. T. F. ; BEZERRA, J. F. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Assistência de enfermagem e fisioterapia ao paciente portador de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). In: XV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2009, Fortaleza. XV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade de Fortaleza. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2009.

  • CARVALHO, N. M. A. ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; HOLANDA, M. A. ; MARANHAO, Yale Magalhães . Centro cirúrgico: uma reflexão para a Enfermagem. In: XV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2009, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2009.

  • MARANHAO, Yale Magalhães ; HOLANDA, M. A. ; CARVALHO, N. M. A. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Esplenectomia: cuidados de enfermagem nos períodos pré, trans, e pós-operatórios. In: XV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2009, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: UNIFOR, 2009.

  • OLIVEIRA, I. C. L. ; MARTINS, S. E. X. ; PAIVA, P. C. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Mamoplastia com fins estéticos: enfoque nos cuidados de enfermagem no período pós-operatório. In: XV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2009, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2009.

  • AGUIAR, G. A. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Relato de experiência de ser monitor da disciplina Enfermagem Centro Cirúrgico e Centro de Materiais. In: IX Encontro de Iniciação à Docência, 2009, Fortaleza. IX Encontro de Iniciação à Docência, 2009.

  • MONTEIRO, Marcelo Anderson Cavalcante ; SOUSA, Cícera Nagela da Costa ; MACHADO, Carolane Pinto ; SILVA, Geicilane de Sousa ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; FALCÃO, Patrice Vale . O papel do enfermeiro na central de material e esterilização. In: XVII Encontro de Iniciação à Docência, 2017, Fortaleza. Sessão Oral. Fortaleza: UNIFOR, 2017.

  • MACHADO, Carolane Pinto ; MENEZES, Bárbara Cavalcante ; GUERRA, Débora Rodrigues ; LIMA, Wesclei Pinheiro Mouzinho ; MONTEIRO, Marcelo Anderson Cavalcante ; ALMEIDA, Diva Teixeira . A vivência de monitores do módulo de biossegurança e controle de infecção no processo de ensino. In: XVII Encontro de Iniciação à Docência, 2017, Fortaleza. Sessão Oral. Fortaleza: UNIFOR, 2017.

  • CARVALHO, N. M. A. ; FALCÃO, Patrice Vale ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Ensino-aprendizagem na ótica do monitor da disciplina Enfermagem Centro Cirúrgico e Centro de Material. In: VIII Encontro de Iniciação à Docência, 2008, Fortaleza. Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza: Gráfica UNIFOR, 2008. v. 1.

  • TEIXEIRA, Amábili Couto ; ALMEIDA, Diva Teixeira . A experiência de ser monitor: Centro Cirúrgico e Centro de Material. In: VII Encontro de Iniciação à Docência, 2007, Fortaleza. VII Encontro de Iniciação à Docência, 2007. v. VII.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; LINARD, Andrea Gomes ; CARVALHO, Francisca Ana Martins ; SANTANA, M. T. B. M. ; VARELA, Zulene Maria Vasconcelos . Resgate do marco ecológico na enfermagem. In: VII Jornada Científica de Enfermagem, 2002, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2002.

  • GUERRA, Débora Rodrigues ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; BONFIM, Isabela Melo ; GOMES, P. V. F. ; STUDART, R. M. B. . Integrando saberes em centro de material e cuidados cirúrgicos: experiência docente. In: 15ª Jornada Norte Nordeste de Centro Cirúrgico e Central de Esterilização, 2018, Fortaleza. Comunicação Oral. Fortaleza: ABEn-CE, 2018.

  • MELO, E. M. ; SALES, I. C. F. ; BARBOSA, A. A. ; ALMEIDA, DIVA ; AGUIAR, L. B. G. ; SILVA, J. L. A. ; VERAS, J. E. G. L. F. ; STUDART, R. M. B. . Registros no balanço hídrico de pacientes internados em unidade de terapia intensiva cono ferramenta par ao cuidado. In: XIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, 2014, Goiânia. Revista Brasileira de Terapia Intensiva. Goiânia: Associação Brasileira de Terapia Intensiva, 2014. p. 126.

  • CARDOSO, Luíza Beatriz Souza ; MACHADO, A. A. ; FALCÃO, Patrice Vale ; STUDART, Rita Mônica Borges ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Diagnóstico de enfermagem no transplante renal: revisão de literatura. In: XX Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2014, Fortaleza. Anais. Fortaleza: UNIFOR, 2014.

  • GUERRA, Débora Rodrigues ; LEITE, G. M. ; MONTE, M. O. Q. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Enfermeira 24 horas exclusivas para a CME: relato de experiência. In: 11 Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, 2013, São Paulo. Anais do 11 Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. São Paulo: SOBECC, 2013.

  • FREIRE, R. R. ; SOUSA, J. S. ; KERLEN, W. S. M. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Maus tratos e negligência na velhice. In: XX Jornada Científica da Santa Casa, 2012, Fortaleza. Anais da XX Jornada Científica da Santa Casa. Fortaleza: Santa Casa, 2012.

  • PEREIRA, G. K. ; SILVEIRA, Bruna Kacielly de Sousa ; LIMA, Bruna Nunes Costa ; BASTOS, C. V. G. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Centro de Materiais de Esterilização: O papel do enfermeiro. In: 7ª Mostra de Enfermagem Talentos e Arte e 22ª Convenção Interiorana de Enfermagem, 2010, Guaramiranga. 7ª Mostra de Enfermagem Talentos e Arte e 22ª Convenção Interiorana de Enfermagem, 2010.

  • LIMA, M. M. R. ; SANTOS, Anna Simone Andrade ; VITOR, M. S. ; SOUSA, S. H. V. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Assistência de enfermagem no pré operatório do transplante hepático. In: 13o Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, 2010, Natal. 13o Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, 2010.

  • FERNANDES, Camila Eugênia Faustino ; CAVALCANTE, L.M.R. ; REBOUCAS, Tatyane Oliveira ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Ações de enfermagem no centro cirúrgico: os principais problemas observados em uma sala cirúrgica. In: XIII ENFERMAIO - Enfermagem Clínica: fundamentos para o cuidado individual e coletivo, 2009, Fortaleza. XIII ENFERMAIO - Enfermagem Clínica: fundamentos para o cuidado individual e coletivo, 2009. v. 1.

  • BEZERRA, J. F. ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; AGUIAR, G .A. . O cuidado com o paciente submetido à Colesistectomia por Videolaparcopia. In: XVII Jornada Científica da Santa Casa, 2009, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: Santa Casa, 2009. v. 1.

  • BEZERRA, J. F. ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; AGUIAR, G .A. . A assistência de enfermagem a uma gestante com Pré-Eclâmpcia. In: XVII Jornada Científica da Santa Casa, 2009, Fortaleza. XVII Jornada Científica da Santa Casa, 2009. v. 1.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; AGUIAR, G .A. ; BEZERRA, J. F. . Assistência de enfermagem ao paciente com Mielomeningocele e Hidrocefalia. In: XVII Jornada Científica da Santa Casa, 2009, Fortaleza. XVII Jornada Científica da Santa Casa, 2009. v. 1.

  • SILVA, Wandra Camila Pena Forte ; BEZERRA, J. F. ; CASTRO, Barbara Ingrid Lotife ; PAULINO, Danielle Rodrigues ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Leptospirose e a Enfermagem. In: 61 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2009, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: ABEn, 2009.

  • SILVA, Wandra Camila Pena Forte ; BEZERRA, J. F. ; PAULINO, Danielle Rodrigues ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; MONTEIRO, R. M. . O cuidado de enfermagem ao paciente com Leishmaniose Visceral (LV). In: 61 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2009, Fortaleza. 61 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Fortaleza: ABEn, 2009.

  • CARVALHO, N.M. ; REBOUCAS, T. O. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Cuidados de enfermagem no pós-operatório da paciente mastectomizada. In: XVI Jornada Científica da Santa Casa, 2008, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: Santa Casa, 2008. v. 01.

  • CARVALHO, N.M.A. ; CAVALCANTE, L. M. R. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Enfermeiro anestesista: uma revisão histórica sobre sua atuação. In: XVI Jornada Científica da Santa Casa, 2008, Fortaleza. XVI Jornada Científica da Santa Casa, 2008. v. 01.

  • MACHADO, Camila Alves ; CASTRO, M. M. ; SOUSA, L. M. ; CRUZ, Ana Kelly Lima ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Assistência de Enfermagem: pós-operatório de trauma cerebral. In: XIII Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2007, Fortaleza. XIII Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2007. v. XIII.

  • COELHO, C. F. ; JORGE, R. J. B. ; SAMPAIO, L.L. ; FERREIRA, Adriana Kelly Almeida ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Enfermeiro anestesista e atribuições do enfermeiro de Centro Cirúrgico no Brasil. In: XIII Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2007, Fortaleza. XIII Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2007. v. XIII.

  • SOARES, Ariane Pontes ; FÉRRER, Natália Monte B ; LIMA, Ana Ofélia Portela ; SILVEIRA, Edith Ana Ripardo ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Colecistectomia: assistência de enfermagem no pós-operatório. In: XII Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2006, Fortaleza. Resumos. Fortaleza: UNIFOR, 2006. v. Único.

  • NUNES, Danielle Diógenes ; FREITAS, Débora Lima ; XIMENES, Celiane Parente ; XIMENES, Lízia Michele Pinheiro ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Cuidados de enfermagem a pacientes submetidos a prostatectomia. In: XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2006, Fortaleza. Resumos. Fortaleza: UNIFOR, 2006.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; SAMPAIO, Grasiela Maria Alves . Interferências do estado nutricional em pacientes portadores de insuficiência renal crônica em tratamento de hemodiálise. In: VI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2006, Fortaleza. VI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa. Fortaleza: UNIFOR, 2006.

  • LOPES, Márcia Camila Alves ; MONTEIRO, Priscila de Vasconcelos ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Sexualidade do idoso. In: XVII Semana de Enfermagem da UNIFOR, 2005, Fortaleza. Anais em Cd Rom. Fortaleza: UNIFOR, 2005.

  • NASCIMENTO, Luziana Nara Alves ; MARIANO, Monalisa Abrante ; MARIANO, Romanna Gabrielle Abrante ; CAVALCANTE, Humberto Augusto da Cunha ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Assistência de enfermagem ao paciente com hiperplasia prostática acentuada. In: XI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2005, Fortaleza. Anais em Cd Rom. Fortaleza: UNIFOR, 2005.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira . O processo de envelhecimento e a qualidade de vida do idoso. In: IV Congreso Internacional Salud mental y Derechos Humanos, 2005, Buenos Aires. Resumo. Buenos Aires: Asociación Madres de Plaza de Mayo, 2005.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; SOUSA, Míriam Carmem Pardo . Ambiente de trabalho: educar para transformar. In: 9 Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem, 2005, Natal. Resumos. Natal: ABEn Seção RN, 2005.

  • SOUSA, Míriam Carmem Pardo ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; SOARES, Lídia Lenyertan . Sistematização da assistência de enfermagem: percepção e expectativas dos acadêmicos de Enfermagem. In: 9 Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem, 2005, Natal. Resumos. Natal: ABEn Seção RN, 2005.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; SOUSA, Kylvia Lima de . Reflexões sobre lutos do envelhecimento no cuidado de idosos institucionalizados. In: 56 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2004, Gramado. Anais. Gramado: Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn/Seção RS, 2004.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; SOUSA, Míriam Carmem Pardo . O portador da doença de Alzheimer: participação familiar. In: 56 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2004, Gramado. Anais. Gramado: Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn/Seção RS, 2004.

  • SILVA, Ivânia Costa ; ROCHA, Mariana Campos da ; VIEIRA, Keline Targino ; ALMEIDA, Diva Teixeira . O papel da enfermagem na qualidade de vida ao idoso com alterações no sistema genito-urinário. In: XIII Jornada de Enfermagem, 2004, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: UNIFOR, 2004.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; LIMA, N M Castro ; BENEVIDES, M Magalhães . Estudo de caso: colecistite e colelitíase. In: XI Jornada Científica da Santa Casa de Misericórdia, 2003, Fortaleza. Livro Programa. Fortaleza: Santa Casa de Misericórdia, 2003. p. 39.

  • AGUIAR, Ticiana Maria Paula Pessoa ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; STEREMBERG, Yara Arcoverde de Atahyde . Osteoporose, saúde da mulher e qualidade de vida. In: 55 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 11 Congreso Panamericano de Profisionales de Enfermeria, 2003, Rio de Janeiro. Sessão de Temas Livres. Rio de Janeiro: ABEn/Seção RJ, 2003.

  • SAMPAIO, L. M. ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; MOURA, J. G. ; FARIAS, Francisca Lucélia Ribeiro . Perfil do portador de Alzheimer e os sentimentos do cuidador familiar. In: 55 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 11 Congreso Panamericano de Profisionales de Enfermeria, 2003, Rio de Janeiro. Sessão de Temas Livres. Rio de Janeiro: ABEn/Seção RJ, 2003.

  • SANTANA, M. T. B. M. ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; CARVALHO, Francisca Ana Martins ; DAMASCENO, Marta Maria Coelho ; FRAGRA, Maria Nazaré de Oliveira . Tendências das pesquisas de enfermagem sobre o cuidado do idoso. In: 55ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2003, Recife. Anais. Recife: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2003.

  • AGUIAR, Ticiana Maria Paula Pessoa ; STEREMBERG, Yara Arcoverde de Atahyde ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Assistência de enfermagem ao idoso com alterações músculo-esqueléticas. In: IX Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2003, Fortaleza. Anais. Fortaleza: UNIFOR, 2003.

  • LIMA, N M Castro ; BENEVIDES, M Magalhães ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico de gastrectomia subtotal. In: Jornada Científica da Santa Casa, Saúde Atual Multidisciplinar, 2003, Fortaleza. Anais. Fortaleza: Santa Casa, 2003.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; FRANCO, E. S. ; SANTANA, M. T. B. M. ; VARELA, Zulene Maria Vasconcelos . Proposta de um marco conceitual em enfermagem. In: 54 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: ABEn/Seção CE, 2002.

  • LIMA, M. M. B. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . A relação da experiência humanística face a tecnologia em UTI: uma abordagem em enfermagem. In: 54 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: ABEn/Seção CE, 2002.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; LEITÃO, G. C. M. . O idoso no contexto familiar. In: 54 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: ABEn/Seção CE, 2002.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; LEITÃO, G. C. M. . Ser velho x ser idoso: existe diferença?. In: 53 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2001, Curitiba. Livro de Resumos. Curitiba: ABEn/Seção PR, 2001.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; LEITÃO, G. C. M. . 0 envelhecimento na ótica do idoso do Benfica - Fortaleza-Ceará. In: 53 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2001, Curitiba. Anais. Curitiba: ABEn/Seção PR, 2001.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; ARAÚJO, Thelma Leite ; OLIVEIRA, Taciana Cavalcante ; MELO, E. M. . Avaliando as necessidades humanas básicas de um idoso portador de diabetes mellitus. In: I Simpósio Internacional de Classificação em Saúde Coletiva/V Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2000, João Pessoa. Programa e Resumos. João Pessoa: ABEn/Seção PB, 2000. p. 59.

  • GOMES, Ana Lúcia Araújo ; SILVA, Ângela Regina de Vasconcelos ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; ATAIDE, Márcia Barroso Camilo de . A utilização dos diagnósticos de enfermagem sugeridos pela taxonomia da NANDA no cuidado ao cliente diabético insulino dependente. In: I Simpósio Internacional de Classificação em Saúde Coletiva/V Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2000, João Pessoa. Programa e Resumos. João Pessoa: ABEn/Seção PB, 2000. p. 58.

  • MELO, E. M. ; ARAÚJO, Thelma Leite ; OLIVEIRA, Taciana Cavalcante ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Tratamento quimioterápico da mulher mastectomizada: estudos dos comportamentos. In: I Simpósio Internacional de Classificação em Saúde Coletiva/V Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2000, João Pessoa. Programa e Resumos. João Pessoa: ABEn/Seção PB, 2000. p. 74.

  • OLIVEIRA, Taciana Cavalcante ; ARAÚJO, Thelma Leite ; MELO, E. M. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Modelo de adaptação de Roy: fundamentos para o cuidar de um idoso portador de hipertensão arterial. In: I Simpósio Internacional de Classificação em Saúde Coletiva/V Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2000, João Pessoa. Programa e Resumos. João Pessoa: ABEn/Seção PB, 2000. p. 73.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; BARROSO, M. G. T. ; OLIVEIRA, Taciana Cavalcante . Educação em serviço: uma prática de mudanças. In: 4 Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem, 2000, Fortaleza. Anais. Fortaleza: ABEn/Seção CE, 2000. p. 215.

  • OLIVEIRA, Taciana Cavalcante ; BARROSO, M. G. T. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Vivendo e aprendendo a ensinar: relato de experiência. In: 4 Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem, 2000, Fortaleza. Anais. Fortaleza: ABEn/Seção CE, 2000. p. 269.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; MELO, E. M. ; OLIVEIRA, Taciana Cavalcante ; ARAÚJO, Thelma Leite . Envelhecimento e qualidade de vida: trabalhando com idosos. In: 51 Congresso Brasileiro de Enfermagem/ 10 Congresso Panamericano de Enfermería, 1999, Florianópolis. Resumos dos Trabalhos de Tema Livre. Florianópolis: ABEn/Seção SC, 1999. p. 623.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; SILVA, Lúcia de Fátima da ; LEITÃO, G. C. M. . Cuidar da pessoa idosa - sentimentos e atributos necessários na ótica do cuidador familiar. In: 51 Congresso Brasileiro de Enfermagem/ 10 Congresso Panamericano de Enfermería, 1999, Florianópolis. Resumos dos Trabalhos de Tema Livre. Florianópolis: ABEn/Seção SC, 1999. p. 125.

  • DINIZ, R. C. M. ; BARROSO, M. G. T. ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; SOUSA, F. M. . Programa de atenção integral a saúde da mulher - analisar para reprogramar?. In: 51 Congresso Brasileiro de Enfermagem/ 10 Congresso Panamericano de Enfermería, 1999, Florianópolis. Resumos dos Trabalhos de Tema Livre. Florianópolis: ABEn/Seção SC, 1999. p. 555.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; SOUSA, F. M. . Assistência de enfermagem ao paciente de emergência cirúrgica no pré-operatório imediato.. In: 51 Congresso Brasileiro de Enfermagem/ 10 Congresso Panamericano de Enfermería, 1999, Florianópolis. Resumos dos Trabalhos de Tema Livre. Florianópolis: ABEn/Seção SC, 1999. p. 629.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; GUEDES, Maria Vilani Cavalcante ; SILVA, Lúcia de Fátima da ; RIBEIRO, E. C. M. . Assistência de enfermagem ao paciente com pleurostomia: estudo dos diagnósticos de enfermagem. In: 50 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1998, Salvador. Resumos. Salvador: ABEn/Seção BA, 1998. p. 79.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; GUEDES, Maria Vilani Cavalcante ; SILVA, Lúcia de Fátima da ; RIBEIRO, E. C. M. . Diagnósticos de enfermagem em pessoas pleurostomizadas - padrão de resposta humana trocar. In: II Encontro Cearense Sobre Diagnóstico de Enfermagem, 1998, Fortaleza. Anais. Fortaleza: ABEn/Seção CE, 1998. p. 54.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; SOUSA, Míriam Carmem Pardo ; PORDEUS, Augediva Maria Jucá ; ARAÚJO, L. M. . O cuidado com o lixo hospitalar no cotidiano dos hospitais de referência da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. In: III Semana Universitária da UECE, 1998, Fortaleza. Anais do IV Encontro de Pesquisadores. Fortaleza: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UECE, 1998. v. 2. p. 168.

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; LEITÃO, G. C. M. ; SILVA, Lúcia de Fátima da . A terceira idade e qualidade de vida do idoso. In: VI Colóquio Panamericano de Investigação em Enfermagem, 1998, Ribeirão Preto. Livro de Resumos. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, 1998. p. 384.

  • Frota, N.M. ; ROLIM, Luciana Ramalho ; MELO, E. M. ; ALMEIDA, N. G. ; BARBOSA, I. V. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Sistematizacion de la asistencia de enfermeria: enfoque en un paciente portador de úlcera venosa. Enfermería Global , 2013.

  • GUERRA, Débora Rodrigues ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; BONFIM, Isabela Melo ; GOMES, P. V. F. ; STUDART, Rita Mônica Borges . Integrando saberes em centro de material e cuidados cirúrgicos: experiência docente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTRO, T. H. ; FALCÃO, Patrice Vale ; ALMEIDA, DIVA ; MORAIS, M. F. ; PONTES, N. P. . Gamificação no módulo de biossegurança e controle de infecções: experiência de monitores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. K. B. ; ROCHA, N. L. ; COSTA, R. S. ; GUERRA, Débora Rodrigues ; FALCÃO, Patrice Vale ; ALMEIDA, DIVA . Monitoria acadêmica em biossegurança: aprendendo para ensinar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, Marcelo Anderson Cavalcante ; SOUSA, Cícera Nagela da Costa ; MACHADO, Carolane Pinto ; SILVA, Geicilane de Sousa ; ALMEIDA, Diva Teixeira . O papel do enfermeiro na central de material e esterilização. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, Carolane Pinto ; MENEZES, Bárbara Cavalcante ; GUERRA, Débora Rodrigues ; LIMA, Wesclei Pinheiro Mouzinho ; MONTEIRO, Marcelo Anderson Cavalcante ; ALMEIDA, Diva Teixeira . A vivência de monitores do módulo de biossegurança e controle de infecção no processo de ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARMO, K. B. ; LIMA, W. P. M. ; GOMES, P. V. F. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Monitoria acadêmica e a construção de portfólio no nódulo de biossegurança e controle de infecções. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONCALVES, H. K. S. ; FALCÃO, Patrice Vale ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; SOUSA, N. A. ; VENUTO, P. A. R. D. ; FREITAS, Débora Lima . O ser monitor de biossegurança e controle de infecções: relato de experiência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUERRA, Débora Rodrigues ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; FALCÃO, Patrice Vale . Laboratório de habilidades em biossegurança: espaço de ensino-aprendizagem de técnicas assépticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, Lorena Pontes ; LUNA, Camila Torres ; BARBOSA, Islene Victor ; STUDART, Rita Mônica Borges ; ALMEIDA, DIVA . Avaliação da condição de não doação de órgãos sólidos e tecidos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NASCIMENTO, A. S. ; MAIA, Renata Mayra Reis ; ALMEIDA, Raymari Dias ; STUDART, R. M. B. ; ALMEIDA, DIVA . Avaliação pré-operatória dos pacientes renais que estão na fila para transplante. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUERRA, Débora Rodrigues ; LIMA, Maria de Fátima Cavalcante ; FALCÃO, Patrice Vale ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; STUDART, Rita Mônica Borges . Uso de metodologias ativas no ensino sobre centro de material esterilizado: relato de experiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, Sylvanezya Syanny ; ALMEIDA, Diva Teixeira . A vivência do monitor no módulo de biossegurança e controle de infecções. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, C. B. A. ; STUDART, R. M. B. ; BOTO, A. L. ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; RIBEIRO, R. M. N. . Assistência de enfermagem no acesso vascular temporário para hemodiálise. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SAMPAIO, Grasiela Maria Alves ; STUDART, Rita Mônica Borges ; MACHADO, A. A. ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; BARBOSA, Islene Victor . A visita pós-operatória como ferramenta para avaliar o atendimento cirúrgico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUERRA, Débora Rodrigues ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; SOUZA, Fábia Maria ; LIMA, Maria de Fátima Cavalcante ; FALCÃO, Patrice Vale ; STUDART, Rita Mônica Borges . O processo de ensino-aprendizagem sobre centro de material esterilizado por meio de metodologias ativas: relato de experiência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, Luíza Beatriz Souza ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; MACHADO, A. A. ; FALCÃO, Patrice Vale ; STUDART, Rita Mônica Borges . Diagnóstico de enfermagem no transplante renal: revisão de literatura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOMBRA, R. S. ; MELO, E. M. ; SOUZA, Lorena Pontes ; AGUIAR, Luciene Barbosa Gomes ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; LIMA, Francisca Elizângela Teixeira ; STUDART, Rita Mônica Borges ; AGUIAR, Isabel Cristina Veras . Perfil dos pacientes com doenças infecciosas em cuidados intensivos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, Violeta Frota ; Melo, Elizabeth Mesquita ; FERREIRA, Andreza Moura Magalhães ; SILVEIRA, Felícia Maria Matias ; SOUZA, Lorena Pontes ; ABREU, Maria Alana Ferreira de ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; UCHOA, Gabriela Monteiro . Análise sobre as indicações do cateter venoso central em UTI: contribuição para a redução de infecção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, Diva Teixeira . Monitor de limpeza como promotor de grandes mudanças. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, Diva Teixeira . Enfermeira 24 horas na CME: pequenas ações, grandes mudanças contemplando boas práticas para prevenção de infecção hospitalar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUERRA, Débora Rodrigues ; LEITE, G. M. ; MONTE, M. O. Q. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Enfermeira 24 horas exclusivas para a CME: relato de experiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, I. O. ; GONDIM, S. M. M. ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; MACHADO, A. A. ; STUDART, R. M. B. ; DIAS, L. M. . Promoção da segurança do paciente no centro cirúrgico: atuação da enfermagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FREIRE, R. R. ; SOUSA, J. S. ; KERLEN, W. S. M. ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Maus tratos e negligência na velhice. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, I. N. R. ; SAMPAIO, Grasiela Maria Alves ; MELO, Laís Lopes Martins Verônica Silva ; FALCÃO, Patrice Vale ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Relato de Experiência durante a monitoria na disciplina enfermagem centro cirúrgico e central de material. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, J. F. ; SOUZA, P. J. P. ; BEZERRA, Ana Carla Lopes Silva ; RIBEIRO, Ana Luiza Rodrigues ; LEITE, Marcelle Lima ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Atuação de enfermagem nas unidades básicas de saúde para prevenção de infecções congênitas por citomegalovírus. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, Alessandra Férrer ; ALBUQUERQUE, Ana Maria Lima ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; CAMPOS, Antônia do Carmo Soares . Assistência de enfermagem a pacientes em idade fértil no pós-operatório de ooforectomia unilateral por cisto dermóide. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Ivânia Costa ; ROCHA, Mariana Campos da ; VIEIRA, Keline Targino ; ALMEIDA, Diva Teixeira . O papel da enfermagem na qualidade de vida ao idoso com alterações no sistema genito-urinário. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, Míriam Carmem Pardo ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; SOARES, Lídia Lenyertan . Sistematização da assistência de enfermagem: percepção e expectativas dos acadêmicos de Enfermagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; SOUSA, Míriam Carmem Pardo . Ambiente de trabalho: educar para transformar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LOPES, Márcia Camila Alves ; MONTEIRO, Priscila de Vasconcelos ; ALMEIDA, Diva Teixeira . Sexualidade do idoso. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMEIDA, Diva Teixeira . Assistência de enfermagem ao paciente com hiperplasia prostática acentuada. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMEIDA, Diva Teixeira . O Processo de embelhecimiento e a qualidade de vida do idoso. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; SOUSA, Kylvia Lima de . Reflexões sobre lutos do envelhecimento no cuidado de idosos institucionalizados. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; SOUSA, Míriam Carmem Pardo . O portador da doença de Alzheimar: participação familiar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Ivânia Costa ; ROCHA, Mariana Campos da ; VIEIRA, Keline Targino ; ALMEIDA, Diva Teixeira . O papel da enfermagem na qualidade de vida ao idoso com alterações no sisitema genito-urinário. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, M. T. B. M. ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; CARVALHO, Francisca Ana Martins ; DAMASCENO, Marta Maria Coelho ; FRAGRA, Maria Nazaré de Oliveira . Tendências das pesquisas de enfermagem sobre o cuidado do idoso. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AGUIAR, Ticiana Maria Paula Pessoa ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; STEREMBERG, Yara Arcoverde de Atahyde . Assistência de enfermagem ao idoso com alterações músculo-esqueléticas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, Diva Teixeira . Resgate do marco ecológico na enfermagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; FRANCO, E. S. ; SANTANA, M. T. B. M. ; VARELA, Zulene Maria Vasconcelos . Proposta de um marco conceitual em enfermagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; LEITÃO, G. C. M. . O idoso no contexto familiar. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, Diva Teixeira ; LEITÃO, G. C. M. . A relação da experiência humanística face a tecnologia em UTI: uma abordagem em enfermagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, Diva Teixeira . O envelhecimento na ótica do idoso do Benfica. Fortaleza - CE.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, Diva Teixeira . Ser velho x ser idoso. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, Diva Teixeira . A utilização dos diagnósticos de enfermagem sugeridos pela taxonomia NANDA no cuidado ao cliente diabético insulino dependente. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, Diva Teixeira . Cuidar da pessoa idosa sentimentos e atributos necessários na ótica do idoso familiar. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, Diva Teixeira . Envelhecimento e qualidade de vida: trabalhando com idosos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, Diva Teixeira . Atualização em esterilização. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, Diva Teixeira . A terceira idade e a qualidade de vida do idoso. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, Diva Teixeira . Avaliação do processo de esterilização com calor úmido sob pressão - contribuição à prática. 1987. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

ALMEIDA, Diva Teixeira . Avaliadora dos trabalhos submetidos para o XIV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. 2008.

ALMEIDA, Diva Teixeira ; LIMA, Maria de Fátima Cavalcante ; FALCÃO, Patrice Vale . Enfermagem Centro Cirúrgico e Centro de Material. 2007.

ALMEIDA, Diva Teixeira ; COSTA, FLP . Gerontologia. 2007.

GUERRA, Débora Rodrigues ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; SOUZA, Fábia Maria ; FALCAO, Lucília Maria Nunes ; FALCÃO, Patrice Vale ; LIMA, Maria de Fátima Cavalcante ; DINIZ, R. C. M. ; STUDART, Rita Mônica Borges ; ABREU, Rita Neuma Dantas Cavalcante . Biossegurança e Controle de Infecções. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CadernoR.032).

GUERRA, Débora Rodrigues ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; SOUSA, F. M. ; LIMA, Maria de Fátima Cavalcante ; FALCAO, L. M. N. ; GOMES, P. V. F. ; MAIA, Regina Cláudia Furtado ; DINIZ, R. C. M. ; STUDART, Rita Mônica Borges ; ABREU, Rita Neuma Dantas Cavalcante . Biossegurança e Controle de Infecções. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno R.032).

GUERRA, Débora Rodrigues ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; SOUSA, F. M. ; FALCAO, Lucilla Maria Nunes ; FALCÃO, Patrice Vale ; MAIA, Regina Cláudia Furtado ; DINIZ, R. C. M. ; STUDART, Rita Mônica Borges ; ABREU, R. N. D. C. A. . Elaboração do Caderno de Biossegurança e Controle de Infecções. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno R.032).

GUERRA, Débora Rodrigues ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; FALCAO, Lucilla Maria Nunes ; MUNIZ FILHA, Maria José ; FALCÃO, Patrice Vale ; DINIZ, R. C. M. ; STUDART, R. M. B. . Enfermagem Cuidados Clínicos. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno R.042).

GUERRA, Débora Rodrigues ; ALMEIDA, Diva Teixeira ; SOUZA, Fábia Maria ; FALCAO, Lucilla Maria Nunes ; MAIA, Regina Cláudia Furtado ; DINIZ, R. C. M. ; ABREU, Rita Neuma Dantas Cavalcante . Elaboração do Caderno de Biossegurança e Controle de Infecções. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno R.032).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Atualização em centro de material de esterilização. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Treinamento em serviço. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Visita Técnica na CME do Núcleo de Atenção Médica Integrada - NAMI. 2005. (Visita Técnica).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Curso de capacitação em Centro de Material e Esterilização para os Colaboradores do Núcleo de Atenção Médica Integrada - NAMI/UNIFOR. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Material e Esterilização. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Mini curso sobre esterilização. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Desinfecção e Esterilização de Ambientes e Materiais. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALMEIDA, Diva Teixeira . Campanha Nacional de multivacinação. 1984 (Participação em Campanhas) .

ALMEIDA, Diva Teixeira . Campanha Nacional de Vacinação Anti-Sarampo. 1981 (Participação em Campanhas) .

Prêmios

2016

1 Lugar, Prêmio Prof.ª Dr.ª Maria Vilani Cavalcante Guedes, com o Trabalho: Metodologias ativas no ensino sobre técnicas assépticas: influência da segurança cirúrgica, Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Ceará.

2015

Homenageada pelos Concludentes de Enfermagem (2015.1), Universidade de Fortaleza.

2011

Homenageada pelos Concludentes de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, Universidade de Fortaleza.

2008

Professora Homenageada pelos Concludentes de Enfermagem - 2008.1, Universidade de Fortaleza-UNIFOR.

2007

Professor Homenageado pela Turma Concludente do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade de Fortaleza.

2005

Troféu de Honra ao Mérito (pela contribuição para o desenvolvimento científico da enfermagem cearense, Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn/Seção-CE.

2005

Agradecimentos pela Participação para a Transformação Social do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIFOR, Universidade de Fortaleza - UNIFOR.

2005

Homenageada pelos Concludentes de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, Universidade de Fortaleza.

2004

Homenageada pelos Concludentes de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, Universidade de Fortaleza.

2003

Homenageada pelos Concludentes de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, Universidade de Fortaleza.

2002

2 Lugar na VII Jornada Científica de Enfermagem, com o Trabalho: Resgate do marco ecológico na enfermagem, Universidade Federal do Ceará.

2002

Homenageada pelos Concludentes de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, Universidade de Fortaleza.

2001

Homenageada pelos Concludentes de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, Universidade de Fortaleza.

1998

1 Lugar do Rouxinol (Trabalho Científico: Assistência de enfermagem ao paciente com pleurostomia - estudos dos diagnósticos de enfermagem), Hospital de Messejana.

1998

Homenageada pelos Concludentes de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, UNIFOR.

1997

Homenageada pelos Concludentes de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, UNIFOR.

1996

Homenageada pelos Concludentes de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, UNIFOR.

1995

Homenageada pelos Concludentes de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, UNIFOR.

1994

Homenageada pelos Concludentes de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, UNIFOR.

1993

Homenageada pelos Concludentes de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, UNIFOR.

1992

Homenageada pelos Concludentes de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, UNIFOR.

1991

Aprovação em Concurso Público Estadual - Cargo Enfermeiro, Secretária de Saúde do Estado do Ceará - SESA.

1989

1 Lugar no Concurso para o Departamento de Enfermagem, na Disciplina Enfermagem-Médico-Cirúrgica, Universidade de Fortaleza.

1989

Aprovação em Concurso Público - Cargo Professor, Universidade de Fortaleza - UNIFOR.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de Fortaleza, Diretoria do Centro de Ciências da Saúde, Coordenação de Enfermagem. , Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz, 60811-905 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 34773202, URL da Homepage:

Experiência profissional

1991 - Atual

Secretaria de Saúde do Estado

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2011

    Serviços técnicos especializados , Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Centro de Material e Esterilização.,Serviço realizado, Enfermeira Assistencial.

  • 02/1992 - 07/2011

    Serviços técnicos especializados , Hospital de Messejana, Unidade de Internação de Pneumologia.,Serviço realizado, Enfermeira Assistencial.

1989 - Atual

Universidade de Fortaleza

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 38

Atividades

  • 01/2014

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biossegurança e Controle de Infecções

  • 08/1996 - 12/2014

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem Centro Cirúrgico e Centro de Material

  • 07/2009 - 08/2011

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semiologia e Semiotécnica

  • 02/2003 - 08/2010

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gerontologia

  • 02/2004 - 06/2004

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Enfermagem

  • 03/1996 - 12/1998

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Enfermagem

  • 05/1989 - 07/1996

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem Médico- Cirúrgica

  • 05/1989 - 06/1989

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Enfermagem e Socorros Urgentes