Elda Vieira Tramm
Doutora em Didática da Matemática, especialidade Educação Matemática pela Universidade Utrecht. Holanda. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Graduada e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (1969). Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na Faculdade de Educação (FACED), Brasil, atuando com componentes curriculares da área da Didática da Matemática. Possui Certificado de Registo de Formadora pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua de Portugal: CCPFC/RFO 04471/97 nas áreas e domínios: A40 Informática, A43 Matemática / Métodos Quantitativos, B02 Avaliação, C05 Didácticas Específicas (Matemática) e C15 Tecnologias Educativas (Informática / Aplicação de Informática)(1997) e o Certificado de Aptidão Profissional n EDF 418877/2006 DL, para exercer a profissão de Formador (treinamento em serviço de professores) nas áreas técnicas (2006). Desenvolve projetos de formação de professores junto aos Centros de Formação de Professores em Portugal destacando desta parceria o Centro Nacional de Professores, Associação de Professores de Matemática (APM) de Portugal. Coordenou e implementou o Programa Integrado de Jovens e Adultos de Angola. pelo Ministério da Educação cuja metodologia tem alicerces na psicogênese da leitura e da escrita. Professora do Curso de Curso de Especialização em Educação Matemática UCSAL (Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação), 3, 5e 6 turma (2004-2011). Participou, como pesquisadora, da Pesquisa das Estruturas Aditivas (PEA) intitulada Um estudo sobre o domínio das estruturas aditivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental no Estado da Bahia. Presidente do Grupo EMFoco((Educação Matemática em Foco) grupo de estudos e pesquisas e 1 Núcleo da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Bahia que tem como objetivo maior, discutir a Educação Matemática num contexto da formação continuada de professores que ensinam matemática em qualquer nível e modalidade de ensino. Professora de Metodologia e Prática do PARFOR (2011 a 2013). Participou como professor orientador de TCC no PARFOR da Universidade Federal do Reconcavo da Bahia.Membro da diretoria da SBEM/Ba (Sociedade Brasileira de Educação Matemática), seção Bahia.Artigos publicados em livros, Atividades na investigação (Portugal), Liberando a Mente (PUC/S.Paulo), EMFoco (Bahia), sendo organizadora de uma deles. Artigo publicado Revista Escola Como ensinar o espaço a alunos do Ensino Básico (1 a 5 ano) através da construção da bola de futebol, onde se explora os conceitos de polígonos e poliedros e a fórmula de Euler. Este trabalho ganhou o prémio do Ano Mundial da Matemática 2000 (publicado no Jornal Expresso - Portugal).
Informações coletadas do Lattes em 18/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2012 - 2012
Extensão universitária em Intensive English Program. (Carga horária: 80h). , Pace University, PACE, Estados Unidos.
2011 - 2011
A Utilização de Blogs como um Recurso Pedagógico n. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Video Steaming. (Carga horária: 20h). , Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia, IMES, Brasil.
2006 - 2006
Formador de formadores. (Carga horária: 240h). , Instituto Emprego e Formacao Profissional, IEFP, Portugal.
1997 - 1997
Formador de formadores. (Carga horária: 360h). , Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua, CCPFC, Portugal.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Grande área:.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Didática da Matemática.
Organização de eventos
CRUZ, A. O. C. S. ; TRAMM, E. V. . XVI EBEM. 2015. (Outro).
LONGO, C. A. C. ; TINTI, D. S. ; TRAMM, E. V. . III SIMPÓSIO NACIONAL DE GRUPOS COLABORATIVOS E DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA. 2015. (Outro).
TRAMM, E. V. . Simposio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2008. (Congresso).
TRAMM, E. V. ; OLIVEIRA, A. M. C. . 3ª Olimpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2007. (Outro).
Participação em eventos
4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.avaliador. 2015. (Simpósio).
4º SIPEMAT. 2015. (Simpósio).
III SIMPÓSIO NACIONAL DE GRUPOS COLABORATIVOS E DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA.Ações e reações : buscando respostas e criando uma rede. 2015. (Simpósio).
III SIMPÓSIO NACIONAL DE GRUPOS COLABORATIVOS E DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA.organizador. 2015. (Simpósio).
III SIMPÓSIO NACIONAL DE GRUPOS COLABORATIVOS E DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA.Grupo de estudos e pesquisas EMFoco: Práticas e Resultados. 2015. (Simpósio).
II Workshop do projeto de pesquisa PAMAT.coordenadora do núcleo EMFoco. 2015. (Outra).
XVI EBEM.O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A SALA DE AULA: QUE PROFESSOR É ESTE?. 2015. (Encontro).
XVI EBEM.avaliador e comissao científica. 2015. (Encontro).
II Workshop de Educação Matemática da Bahia. 2014. (Outra).
PIBID - Matemática do IFBa - campus Salvador.Oficina da Bola de Futebol. 2014. (Oficina).
XVII Encontro Nacional A Matemática nos primeiros Anos 2014. 2014. (Encontro).
IV Seminário nacional de Histórias de/em Aulas de Matemática e In.É possível a prática da iniciação científica na Educação Básica?. 2013. (Seminário).
IV Seminário Nacional de Histórias de/em Aulas de Matemática e In.É possível a prática da iniciação científica na Educação Básica?. 2013. (Seminário).
IV Seminário Nacional de Histórias de/em Aulas de Matemática e In.Tecnologias no ensino da Matemática. 2013. (Seminário).
IV Seminário Nacional de Histórias de/em Aulas de Matemática e In.Reflexoes sobre a prática docente de professores que ensinam Matemática. 2013. (Seminário).
IV Seminário Nacional de Histórias de/em Aulas de Matemática e In.Construindo o logotipo do McDonald´s com o Geogebra. 2013. (Seminário).
IV Seminário Nacional de Histórias de/em Aulas de Matemática e In. 2013. (Seminário).
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Construindo o logotipo do McDonald´s com o Geogebra. 2013. (Encontro).
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Formação de professores de Matemática e Tecnologia. 2013. (Encontro).
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.O jogo dos montes como uma proposta para trabalharmos o algoritmo da divisão. 2013. (Encontro).
XI Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013. (Encontro).
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Formação para a prática da iniciação científica na Educação Básica. 2013. (Encontro).
XV Encontro Baiano em Educação Matemática - XV EBEM.A inserção do EMFoco na pesquisa. 2013. (Encontro).
XV Encontro Baiano em Educação Matemática - XV EBEM. 2013. (Encontro).
XV Encontro Baiano em Educação Matemática - XV EBEM.Comissão C ientífica do XV Encontro Baiano de Educação Matemática. 2013. (Encontro).
XV Encontro Baiano em Educação Matemática - XV EBEM.Novos olhares para a matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais. 2013. (Encontro).
XV Encontro Baiano em Educação Matemática - XV EBEM.É possível a prática da iniciação científica na Educação Básica?. 2013. (Encontro).
3º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.GeoGebra: o ciclista e seonide. 2012. (Simpósio).
I Encontro Baiano do PPGEM e PROFMAT. 2012. (Encontro).
IV Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática. 2012. (Outra).
5º Encontro da RPM - Revista do Professor de Matemática. 2011. (Encontro).
I Conferência Latino-Americana de GeoGebra. 2011. (Outra).
I Simpósio Baiano sobre Estágio Curricular nos cursos de licenciatura em Matemática. 2011. (Simpósio).
Um estudo sobre o domínio das estruturas aditivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental no Estado da Bahia. 2011. (Outra).
XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. 2011. (Outra).
I Fórum de Grupos de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática. 2010. (Outra).
III Seminário de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática.A bola de futebol: importante aliado o estudo dos poliedros. 2010. (Seminário).
III Seminário de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática. 2010. (Seminário).
II Workshop sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2010. (Outra).
V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. 2010. (Congresso).
Video conferencia: Descomplicando a Matemática.A bola de futebol: importante aliada na prática da investigação matemática. 2010. (Outra).
Video conferencia: Descomplicando a Matemática Aprendizagem significativa no ensino da matemátatica. 2010. (Outra).
X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).
II Workshop projeto estruturas aditivas. 2009. (Outra).
I Workshop sobre referenciais teóricos-metodológicicos nas estruturas aditivas. 2009. (Outra).
Seminário Matemática e Investigação em Sala de Aula - Tecendo Redes Cognitivas na Aprendizagem. 2009. (Seminário).
Simpósio Nordeste de Educação Matemática e História da Matemática. 2009. (Simpósio).
XIII Encontro Baiano Educação Matemática. 2009. (Encontro).
2º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2008. (Simpósio).
A narrativa na formação docente e a pesquisa em Educação Matemática: dez aos de experiências. 2008. (Outra).
Conferencia GPIMEM 15 anos. 2008. (Outra).
I Jornada de Educação Matemática do EMFoco. 2008. (Outra).
Seminário sobre o Dia Nacional da Matemática. 2008. (Seminário).
VIII Encontro Sergipano Educação Matemática. 2008. (Encontro).
Educação Matemática em EMFoco.Sócio Benemérito pelos serviços prestados a este grupo. 2007. (Outra).
Por que, para que e como formar educadores matemáticos. 2007. (Outra).
VI Encontro Estadual do Forum de Educação de Jovens e adultos da Bahia. 2007. (Encontro).
X Semana de Mobilização Científica.A Matemática e os Temas Transversais: Educação, Ambiente e Tecnologias. 2007. (Seminário).
Participação em bancas
TRAMM, E. V.; BALIEIRO FILHO, I. F.; MENEGHETTI, R. C. G.. Educação Matemática. 2009. Universidade Federal da Bahia.
TRAMM, E. V.. XIV Encontro Baiano de Educação Matemática. 2011. sociedade brasileira de educação Matemática.
TRAMM, E. V.. 3º Simposio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2012.
TRAMM, E. V.. XIV Encontro Baiano de Educação Matemática. 2011. sociedade brasileira de educação Matemática.
TRAMM, E. V.. I Jornada de Educação Matemática do EMFoco. 2008.
Produções bibliográficas
-
TRAMM, E. V. . Investigue como um Matemático: primeiro o específico, depois o geral. Cálculo - Matemática para Todos , v. 38, p. 54-59, 2014.
-
TRAMM, E. V. ; CUNHA, J. . A matemática por trás do logotipo do MCDonald?s. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo , v. 1, p. 49, 2012.
-
TRAMM, E. V. . Uma década de Educação Matemática EMFoco: Trajetórias em pesquisas, ensino e formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013. v. 01. 188p .
-
TRAMM, E. V. ; VIANA, D. ; FERREIRA, E. . Formação para a prática de iniciação científica na Educação Basica. In: Manoel Teixeira. (Org.). Educação Matemática: interseções. 'ed.Deutschlad/Niemcy: Novas Edições Acadêmicas, 2014, v. 1, p. 123-132.
-
TRAMM, E. V. ; FERREIRA, J. W. S. ; VIANA, D. ; FERREIRA, E. ; SANTOS, E. J. . A inserção do EMFoco na pesquisa. In: elda vieira tramm; josé walber de souza ferreira. (Org.). Uma década de Educação Matemática EMFoco: Trajetórias em pesquisas, ensino e formação de professores. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013, v. 01, p. 27-44.
-
TRAMM, E. V. . Novos Olhares para a Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. In: elda vieira tramm; josé walber de souza ferreira. (Org.). Uma década de Educação Matemática EMFoco: Trajetórias em pesquisas, ensino e formação de professores. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013, v. 1, p. 45-64.
-
TRAMM, E. V. ; VIANA, D. ; FERREIRA, E. . Formação para a prática de iniciação cietífica na Educação Basica. In: elda vieira tramm; josé walber de souza ferreira. (Org.). Uma década de Educação Matemática EMFoco: Trajetórias em pesquisas, ensino e formação de professores. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013, v. 1, p. 83-94.
-
TRAMM, E. V. ; JESUS, G. B. ; CRUZ, A. O. C. S. . Do Jogo dos Montes ao algoritmo da divisão. In: elda vieira tramm; josé walber de souza ferreira. (Org.). Uma década de Educação Matemática EMFoco: Trajetórias em pesquisas, ensino e formação de professores. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013, v. 1, p. 110-122.
-
TRAMM, E. V. ; CUNHA, J. . Construindo o logotipo do McDonald´s com o Geogebra. In: elda vieira tramm; josé walber de souza ferreira. (Org.). Uma década de Educação Matemática EMFoco: Trajetórias em pesquisas, ensino e formação de professores. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013, v. 1, p. 158-172.
-
TRAMM, E. V. . A informática na educação: um estudo da linguagem LOGO. In: José Armando Valente. (Org.). Liberando a mente computadores na educação especial. 1ed.Campinas: UNICAMP, 1991, v. 1, p. 228-228.
-
TRAMM, E. V. . A geometria da bola em debate. Correio - Educação, Bahia, p. 21 - 21, 11 jun. 2010.
-
TRAMM, E. V. ; VIANA, D. ; TOPAZIO, J. ; FERREIRA, E. . Formação para a pratica de iniciação científica a Educação Básica: construindo atividades de Matemática para a Feira de matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TRAMM, E. V. ; CUNHA, J. . O uso do computador (GeoGebra) e do logotipo do McDonald´s no estudo da função do 2º grau]. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TRAMM, E. V. ; CUNHA, J. . A Matemática e o logotipo do McDonald´s. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TRAMM, E. V. ; CUNHA, J. . O uso do computador (GeoGebra) e do logotipo do McDonald´s no estudo da função do 2º grau]. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TRAMM, E. V. . A bola de futebol: importante aliada na prática da investigação matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TRAMM, E. V. . A bola de futebol: importante aliada na prática da matemática avançada para alunos elementares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TRAMM, E. V. . A investigação matemática como um processo de descoberta de conceitos na geometria: o caso da bola de futebol. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRAMM, E. V. . A bola de futebol: um bom exercício de investigação matemática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TRAMM, E. V. . A bola de futebol: um bom exercício de investigação matemática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TRAMM, E. V. . As noções espaciais no Ensino Fundamental I. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
TRAMM, E. V. . A bola de futebol: importante aliado o estudo dos poliedros. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2014 - Atual
as estruturas multiplicativas e a Formação de Professor que ensina Matemática, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elda Vieira Tramm - Integrante / Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana - Integrante / Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / José Walber de Souza Ferreira - Integrante / gilson bispo de jesus - Integrante.
-
2014 - Atual
A alfabetização Matemática com o uso de material didático e a produção de textos matemáticos legítimos por alunos do 1º ano do EF no Estado da Bahia, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elda Vieira Tramm - Integrante / Ana Virginia de Almeida Luna - Coordenador.
-
2010 - 2011
UM ESTUDO SOBRE O DOMÍNIO DAS ESTRUTURAS ADITIVAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ESTADO DA BAHIA, Descrição: Trata-se de uma proposta de pesquisa interinstitucional envolvendo nove núcleos de pesquisa da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Bahia (SBEM-BA). A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) com o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC), que coordena a pesquisa e atua na região de Ilhéus-Itabuna; Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) com o Núcleo de Estudos em Educação Matemática de Feira de Santana (NEEMFS); Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) com o Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM) em Vitória da Conquista e o Grupo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática, Cultura e Contemporaneidade em Jequié; Universidade do Estado da Bahia UNEB com Grupo Representações Sociais, Imaginário e Educação Contemporânea, do Campus VII de Senhor de Bonfim, Núcleo de Pesquisa de Barreiras, Campus IX de Paulo Afonso, Campus VIII; o Grupo de de Estudos EMFoco, na cidade de Salvador e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia com o Núcleo de Amargosa. Esta parceria tem como fim a consolidação dos grupos de pesquisas, dos pesquisadores e de sua produção científica. E se desenvolve em dois estudos. O primeiro é uma pesquisa diagnóstica e tem como objetivo mapear os estágios de desenvolvimento do Campo Conceitual Aditivo de estudantes e seus respectivos professores, das séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas urbanas do Estado da Bahia, no qual foi realizado um mapeamento de 320 professores e 6698 estudantes. O segundo estudo é uma pesquisa colaborativa de formação de professores em serviço, cujo objetivo é investigar a prática dos professores no ensino das Estruturas Aditivas, propiciando a reflexão da ação, a fim de desenvolver estratégias de ensino que possibilitem a expansão e apropriação deste Campo Conceitual pelos estudantes... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Elda Vieira Tramm - Coordenador / Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana - Integrante / Diná da Silva Correia - Integrante / Sandra Maria Pinto Magina - Integrante / José Walber de Souza Ferreira - Integrante / Roberta D'Angela Menduni Bortoloti - Integrante / Liliane Xavier Neves - Integrante / Claudinei Camargo Sant'Ana - Integrante / Ana Virginia de Almeida Luna - Integrante / Glebson Sousa Vieira - Integrante / Saulo Chagas Vasconcelos - Integrante.
Prêmios
2012
Feira Baiana de Matemática, Instituto Anisio Teixeira.
2001
Ano Internacional da Matemática, Sociedade Brasileira de Matemática e Associação de Professores de Matemática de Portugal.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação. , Av. Vale do Canela s/n, Canela, 41155000 - Salvador, BA - Brasil, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - Atual
Universidade Federal do Recôncavo da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: nao se aplica
Outras informações:
Curso Parfor - Curso de Licenciatura em Matemática
2010 - 2010
Instituto Anísio TeixeiraVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: formador
Outras informações:
Docente do Programa Educação Matemática a Escola de Ensino Médio - EMEEM
2007 - 2008
Instituto Mantenedor de Ensino Superior da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: professor mestre, Carga horária: 40
Outras informações:
elaborou todo o material didático da disciplina PPPIV pesquisa e prática do ensino da matemática IV para o curso de licenciatura plena de Matemática a distância
2006 - 2007
Ministério da Educação de AngolaVínculo: Consultora e coordenadora, Enquadramento Funcional: nao se aplica
Outras informações:
Criação , implantação e implementação do Programa Integrado de Educação de Jovens e Adultos pelo Ministério da Educação de Angola com o apoio da Unesco
2003 - 2011
Universidade Católica do SalvadorVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: nao se aplica
1998 - 2006
Associação dos Professores de Matemática de PortugalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 30
1966 - 1996
Universidade Federal da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora de Metodologia e Prática de Ensino, de professora de Estágio
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Elda Vieira Tramm e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?