Hellen Emilia Menezes de Souza

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Agrária do Pará (atual Universidade Federal Rural da Amazônia) (1991), Mestrado em Medicina Veterinária (Patologia Animal) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993) , Doutorado em Medicina Veterinária (Reprodução Animal) pela Universidade de São Paulo (1997) e Treinamento Pós-Doutorado pela Swedish University of Agricultural Sciences (1998). Especialização em Gestão em Vigilância Sanitária pelo Hospital Sírio Libanês/SUS (2014). Tem experiência técnica e científica na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisiopatologia e Biotecnologia da Reprodução Animal. Tem experiência técnica-administrativa na Coordenação de Curso, em Programas de Iniciação Científica na área da Saúde e em Comitê de Ética no Uso de Animai. Ministrou as disciplinas de Metodologia do Trabalho Científico, Redação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Obstetrícia Veterinária, Deontologia Veterinária, Fisiopatologia e Biotecnologia da Reprodução Animal. Ministra palestra e curso na área de boas práticas na produção de alimentos. Atua como Fiscal de Saúde Especialista na área de vigilância sanitária de alimentos/produtos na Secretaria Municipal de Saúde de Manaus. Apresenta experiência técnico-administrativa em vigilância de produtos. Membro fundador da Academia de Medicina Veterinária do Amazonas (AMEVAM) onde exerce o cargo de Diretora Científica.

Informações coletadas do Lattes em 03/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Reprodução Animal

1994 - 1997

Universidade de São Paulo
Título: Algumas cartacterísticas físico-químicas dos líqidos fetais em bubalinos
William Gomes Vale. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Búfalo, Líquídos Fetais, Maturidade Fetal.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Reprodução Animal / Especialidade: Fisiopatologia da Reprodução Animal. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Reprodução Animal / Especialidade: Inseminação Artificial Animal. Setores de atividade: Produção Animal, Inclusive Serviços Veterinários.

Mestrado em Medicina Veterinaria - Patologia Animal

1992 - 1993

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Idade Fetal, Caracteristicas Biométricas e Morfológicas do Útero Gestante de Bubalinos
, Ano de Obtenção: 1993.William Gomes Vale.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Idade Fetal, búfalo, útero gestante, biometria ute.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Produção Animal, Inclusive Serviços Veterinários.

Especialização em Gestão em Vigilância Sanitária

2013 - 2014

Hospital Sirio-Libanes
Título: a definir
Orientador: Raimundo Sidnei dos Santos Campos

Graduação em Medicina Veterinária

1986 - 1991

Universidade Federal Rural da Amazônia

Formação complementar

1998 - 1998

Course on Technical Management of Artifical Insemi. (Carga horária: 280h). , Swedish University of Agricultural Sciences, SLU, Suécia.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Metodologia da Pesquisa Científica.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Reprodução Animal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Patologia Animal/Especialidade: Patologia Clínica Animal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Medicina Veterinária Preventiva/Especialidade: Doenças Parasitárias de Animais.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Vigilância Sanitária.

Organização de eventos

SOUZA, H.E.M. . SEMINÁRIO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA: Responsabilidade Técnica em Estabelecimetnos Veterinários e Pet-Shop.. 2013. (Outro).

SILVA, V.C.C ; SOUZA, H.E.M. . I SEMANA DE INTEGRAÇÃO POR UMA SAUDE ÚNICA: HUMANA, ANIMAL E AMBIENTAL. 2013. (Outro).

SOUZA, H.E.M. ; QUEIROZ, M.S.M. ; BARBOSA, M.G.V . II CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS. 2010. (Congresso).

SOUZA, H.E.M. . I MOSTRA DO PROGRAMA ESTRATÉGICO DE APOIO À INTEGRAÇÃO DE ESTUDANTES DO INTERIOR AS CIÊNCIAS DA SAÚDE. 2010. (Outro).

SOUZA, H.E.M. . V MOSTRA DO PROGRAMA AMAZONAS DE INTEGRAÇÃO DA CIÊNCIA NO INTERIOR - PAICI. 2009. (Outro).

SOUZA, H.E.M. . IV MOSTRA DO PROGRAMA AMAZONAS DE INTEGRAÇÃO DA CIÊNCIA NO INTERIOR-PAICI. 2008. (Outro).

SOUZA, H.E.M. . III MOSTRA CIENTÍFICA DO PROGRAMA AMAZONAS DE INTEGRAÇÃO DA CIÊNCIA NO INTERIOR (SEMINÁRIO CIENTÍFICO). 2007. (Outro).

SOUZA, H.E.M. . EXPOSIÇÃO PÚBLICA DA III MOSTRA CIENTÍFICA DO PAICI. 2007. (Exposição).

SOUZA, H.E.M. . I SEMANA DE MEDICINA VETERINÁRIA DA ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS. 2002. (Outro).

SOUZA, H.E.M. . ATIVIDADES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA ESBAM. 2002. (Exposição).

Participação em eventos

ETAPA PREPARATÓRIA - VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS.EIXO III-Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS. 2019. (Outra).

VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS.Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Finaciamento do SUS. 2019. (Outra).

II ENCONTRO INTERMUNICIPAL DE PROFISSIONAIS DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA - INTERVISA e I. 2018. (Encontro).

1a CONFERÊNCIA REGIONAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE MANAUS E ENTORNO:Vigilância emSaude - Direitos, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade.O lugar da Vigilância em Saúde no SUS. 2017. (Outra).

7° SIMPÓSIO BRASILEIRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.ATESTO SANITÁRIO:MONITORAMENTO HIGIÊNICO SANITÁRIO DE ESTABELECIMENTOS EM MANAUS ANTES DAS OLIMPÍADAS DE 2016. 2016. (Simpósio).

7° SIMPÓSIO BRASILEIRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.DIAGNÓSTICO HIGIÊNICO SANITÁRIO DE FEIRAS MUNICIPAIS NA CIDADE DE MANAUS. 2016. (Simpósio).

6° CICLO DE PALESTRAS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA.Comemoração dos 12 anos do Curso de Medicina Veterinária da ESBAM. 2013. (Outra).

VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária - SIMBRAVISA.AVALIAÇÃO HIGIÊNICO SANITÁRIA DE SUPERMERCADOS EM MANAUS ANTES DA COPA DE 2014. 2013. (Simpósio).

4 CICLO DE PALESTRAS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA.Biotecnologias aplicadas na reprodução animal: situação atual no Estado do Amazonas. 2011. (Outra).

I CONFERÊNCIA SOBRE FONTES INFORMACIONAIS DE PESQUISA NA UEA: CAPACITAÇÃO NA BUSCA DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA.Por que e como produzir no ambiente acadêmico.. 2011. (Seminário).

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES. 2011. (Seminário).

XIX EMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO DA MEDICINA VETERINÁRIA. 2011. (Seminário).

60ª SEMANA AMAZONENSE DE ENFERMAGEM/ 7ª SEMANA DE ENFERMAGEM DA UEA/ 1ª MOSTRA CIENTÍFICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEA.Compromisso com a pesquisa: na formação acadêmica, na prática de enfermagem e na liderança de grupos. 2010. (Encontro).

59° Semana Amazonense de Enfermagem / 2° Seminário de Saúde Coletiva.Minicurso: Metodologia do trabalho científico. 2009. (Seminário).

61° Reunião Anual da SBPC. Avaliação da ação do extrato aquoso das sementes de urucum-Bixa orellana L. como evidenciador de placa dental bacteriana em hamster. 2009. (Congresso).

IV Feira Internacional da Amazônia/ Pesquisa Desenvolvimento e formação pós graduada na Amazonia: as iniciativas relevantes e em estruturação. 2008. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Jaderson Holanda Almeida Weiller

HATTORI, G. Y.; RIBEIRO, F. L. L.;SOUZA, H.E.M.. Uso do Cipionato de Estradio na indução da ovulação de búfalas em várzea na Amazônia. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciência Animal) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Vanessa Maria Machado Ale

MARINHO, H. A.;SOUZA, H.E.M.; MARTINS, M.. Elaboração de uma semiconserva e carne de jacaré-açu (Melanosuchus nigers). 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências de Alimentos) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Fabricio Maximiliano de Oliveira Barros

SOUZA, H.E.M.; MARINHO, H. A.; LISBOA, R. S.. Avaliação da presença de microrganismo patogênico em alimentos servidos em restaurantes e escolas do município de Manaquiri/AM. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências de Alimentos) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Karine Silveira Nascimento

CARDOSO, A. L. M. P.; FABER, M. A.;SOUZA, H.E.M.. Avaliação da Eficácia do uso da técnica de liofilização no processo de conservação do leite humano. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências de Alimentos) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Ricardo Lima

SOUZA, H.E.M.; PEREIRA, E.M.O.; ANDRADE, J.S.. Análise da relação da contagem de células somáticas com a composição do leite de búfalas (Bubalus bubalis) e o rendimento de queijo coalho produzido em Autazes-Amazonas. 2012 - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Júlia Mônica Marcelino Benevides

SOUZA, H.E.M.; TAVARES FILHO, T. E.. Qualidade de vida de mulheres pós-tratamento de câncer de mama neoadjuvante e adjuvante. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: JUAN MANUEL HERRERA MAST

SOUZA, H.E.M.. Bovinocultura na Amazônia: evolução e suas implicações como atividade econômica no Amazonas (O caso nos eixos rodoviários AM-070 e AM 010 e do município do Caréro da Várzea.. 2006. Dissertação (Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Janaína Paolucci Sales

SOUZA, H.E.M.; Freitas, E.R.M.; FRAXE, T. J. P.; Manoel Pereira Filho; Pereira, H.S.. Agricultura familiar de várzea: componentes do sistema de produção pecuária.. 2005. Dissertação (Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Alex de Santana Vidaurre

Alecrim, M. C.G.;SOUZA, H.E.M.; CORTEZ, C. C.; Botelho, J.B.. Microbiologia das tonsilas palatinas.. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Doenças Tropicais e Infecciosas) - Universidade do Estado do Amazoans.

Aluno: Utilização da água de côco (Cocus nucifera) como diluidor pa

SOUZA, H.E.M.. Utilização da água de côco (Cocus nucifera) como diluidor para a congelação de sêmen de bubalinos.. 2000. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA ANIMAL) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Simone Damasceno Santos

SOUZA, H.E.M.; Figueiredo, J.R.. Algumas características da maturação in vitro de ovócitos bubalinos. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Leônidas Olegário de Carvalho

SOUZA, H.E.M.. Ativação partenogenética com etanol em ovóciots de bovinos azebuados. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: CAMILA OLIVEIRA SILVEIRA

GUIMARAES, J. D.; COSTA, E. P.; PEREIRA, M. C. B.; TORRES, C. A. A.;SOUZA, H.E.M.. Formas de CRISP-3, HSP-1e HSP-2 como candidatas a marcadores de congelabilidade do sêmen de garanhões da raça Mangalarga Machador. 2017. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Sanny Maria de Andrade Porto

Gomes, A.L.S; DAIRIKI, J. K.; BENETTON, M. L. F. N.;SOUZA, H.E.M.. Efeito da formaliza no controle de monogenóides (Plathyhelmintes: MOnogenoidea) do pirarucu Arapaima gigas (Schinz, 1822) (Osteichthyes: Arapaimidae): toxicidade, histoplatologia e hematologia.. 2015. Tese (Doutorado em AQUICULTURA) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Suziane Barros Alves

SOUZA, H.E.M.; CRUZ, F. G. G.; PARRA, F. J.. . Efeito do fornecimento de metionina sobre oo desempenho de ovinos. 2012. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Yugo Moraes Pastrana

SOUZA, H.E.M.. Caracterização bioquímica do plasma seminal e metabolismo espermático como ferramenta na formulação de um diluidor para criopreservação do sêmen de tambaqui (Colossoma macropomum). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em AQUICULTURA) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Jose Lima Moraes

Oliveira, C.; RAMOS, C. A.;SOUZA, H.E.M.. Levamisol no controle do acantocéfalo Neoechinoehynchus buttnerae Golvan, 1956 (Acanthocefala: Neoechinorhynchidae) em tambaqui, Colossoma macropomum (Cuvier, 1818). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em AQUICULTURA) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Fabricio Maximiliano de Oliveira Barros

SOUZA, H.E.M.. Avaliação das condições higiênico sanitária de restaurantes e escolas do município de Manaquiri/AM e avaliação microbiológica de seus alimentos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências de Alimentos) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Eda Cristina da Silva Chagas

SOUZA, H.E.M.; BRUM, I.R.; Ferreira, L.C.L.. . Efeitos da malária no curso da grvidez de mulheres atendidas na Fundação de Medicina Tropical do Amazonas.. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Rodrigo de Souza Leitão

BRAGA, W.S.M.;SOUZA, H.E.M.; NEVES, R.G.. . Etiologia da Neutropenia em pacientes com leucemia linfóide aguda. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: MARIA ENEDINA DE CASTRO ALBUQUERQUE MONTEIRO

TAVARES, A.M.;SOUZA, H.E.M.; NEVES, R.G.. . Prevalência da infecção pelo vírus da hepatite b e hepatite delta no município de Maúes, Amazonas.. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Claudia Marques de Oliveira Soeiro

BRUM, I.R.; CARVALHO, R.A.C.;SOUZA, H.E.M.. Aspectos colposcópicos e prevalência de lesões intra-epiteliais em mulheres portadoras do HIV e AIDS, atendidas na Fundação de Medicina Tropical do Amazonas.. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Franklin Simões de Santana Filho

BRAGA, W.S.M.;SOUZA, H.E.M.; SALEM, J.I.. Estudo da eficácia da Cloroquina para o tratamento da malária causada pelo Plamodium vivax.. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: GILDO MAIA DE BARROS JÚNIOR

KIESSLIH, D.;SOUZA, H.E.M.; Ferreira, L.C.L.. Hepatite crônica B oculta: estudo clínico, imunohistoquímico e histopatológico em dontes com diagnóstico de hepatite crônica da demanda da FMTAM. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Silvia Leopoldina Santos de Souza

TALHARI, S.; BRAGA, W.S.M.;SOUZA, H.E.M.. XXXXX. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: ERIKA CRISTINA DA SILVA CHAGAS

SOUZA, H.E.M.. Helmintos intestinais na comunidade de Livramento.. 2003. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Pedro Mauricio de Souza

SOUZA, H.E.M.; ASTOLFI FILHO. Detecção do HPV na cérvice de mulheres HIV positivas atendidas na Fundação de Medicina Tropical do Amazonas.. 2003. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: ALEXANDRE DA COSTA COROA

SOUZA, H.E.M.; OHASHI, Otavio Mitio. Utilização de uma associação de hormônios esteróides com a desmama de 48 horas na indução de cio em vacas búfalas e nelore em anestro pós-parto.. 2000. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA ANIMAL) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: ALISON MIRANDA SANTOS

SOUZA, H.E.M.. Caracterização morfométrica da ra;ca Simental no Brasil.. 2000. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA ANIMAL) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Benjamim de Souza Nahúm

SOUZA, H.E.M.. Utilização da água de côco (Cocus nucifera) como diluidor para a congelação de sêmen de bubalinos. 1999. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA ANIMAL) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Pamela Alves do Nascimento

SOUZA, H.E.M.; ANDRADE, J. R. P.; OLIVEIRA, R. P. M.. Ocorrência de Ehrlichia canis em cães sintomáticos internados em uma Clínica Veterinária no município de Boa Vista, Estado de Roraima. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais) - Centro Nacional de Qualificação Profissional.

Aluno: Alana Attademo Curi

SOUZA, H.E.M.; ANDRADE, J. R. P.; OLIVEIRA, R. P. M.. Alterações hematológicas sugestivas da presença de anaplasma spp., babesia spp. E ehrlichia spp. Observadas em laudos de cães em laboratório veterinário da cidade de manaus, amazonas, no período de fevereiro de 2008 a setembro de 2014. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais) - Centro Nacional de Qualificação Profissional.

Aluno: LILIANY DA SILVA BINDÁ

SOUZA, H.E.M.; ANDRADE, J. R. P.; OLIVEIRA, R. P. M.. Suporte nutricional de cães e gatos em cuidados intensivos ? revisão de literatura. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais) - Centro Nacional de Qualificação Profissional.

Aluno: FRANK DA SILVA TORRES

SOUZA, H.E.M.. Análise de risco de ulcera por pressão de três hospitais públicos do Amazonas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estomoterapia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Aline Duarte Albuquerque; Débora de Araújo Souza

SOUZA, H.E.M.. Qualidade de vida relacionada a saúde de pacientes com feridass de diversas etmologias assistidas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estomaterapia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: José Nílson de Araújo Bezerra; Idania M

SOUZA, H.E.M.. Jaramillo Cabrera. Avaliação da dor em pacientes com feridas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estomaterapia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Geruza Diogo Freire lopes; Ricardo Sérgio Alves Pinto

SOUZA, H.E.M.. Depressão em pessoas com feridas assistidas em hospitais públicos do Amazonas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estomaterapia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Renata Jessica Aquino Cunha

SILVA FILHO, L. E.; SAMONEK, J. F. V.;SOUZA, H.E.M.. Perfil de sensibilidade antimicrobiana em bactérias isoladas de piometra canina: série de casos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Jady paz Batista

LEITE, J. M. B.; CUNHA, D. A. P.;SOUZA, H.E.M.. Uveiíte decorretne de causa infecciosa:relato de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Rousenir Lima Roberto

OLIVEIRA, J. K. Q.;SOUZA, H.E.M.; SILVA, V.C.C. Análise de controle da qualidade do tambaqui (Colossoma macropomum) em entrepostos com Serviço de Inspeção Estadual no município de Manaus, Amazonas.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Odette Gonçalves de Araújo

CHIESORIN NETO, L.; ACHILLES, G. R.;SOUZA, H.E.M.. Fibrossarcoma em maracanã-verdadeiro (Primolius maracanã): relato de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Fábio Santarém Aguiar

SOUZA, H.E.M.; LEITE, J. M. B.. Ocorrência das dermatofitoses em uma clínica veterinária em manaus/am no período de junho/2016 a junho/2017. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Flávia Rosalice Viana Mota

SOUZA, H.E.M.; DUARTE, J. C.. Determinação de ph de xampus de uso veterinário comercializados na cidade de Manaus ? Amazonas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Zala Aryssa Trevisan Maciel

SOUZA, H.E.M.; OLIVEIRA, M. A.. Avaliação dos Parâmetros Seminais de Touros Bubalinos (Bubalus Bubalis) nas Estações Lunares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Cirurgia minimamente invasiva por videolaparoscopia em Ovari

LEITE, J. M. B.;SOUZA, H.E.M.. Cirurgia minimamente invasiva por videolaparoscopia em Ovariosalpingohisterectomia: relato de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Leonardo Alberto Mota Buraslan

SOUZA, H.E.M.; CHACON, Z. M. R.. Aplicação De Métodos Alternativos e Conservação de Resíduos de Peixes Gerados na Feira da Panair, Manaus-Am. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Wyllace William Agostinho Moraes

ANDRADE, J.S.;SOUZA, H.E.M.. Avaliação Quantitativa dos Resíduos de Pescados Gerados nas Feiras Livres de Manaus/Am. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Leide Lajela de Oliveira Souza

ARAUJO, J. A. S.;SOUZA, H.E.M.. Agentes etiológicos envolvidos na mastite bovina na microrregião de Manaus. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: MARIA ESTHER LIFSITCH DE OLIVEIRA

LEITE, J. M. B.;SOUZA, H.E.M.; ACHILLES, G. R.; SAMONEK, J. F. V.. Melanoma de corpo ciliar e íris em felino: relato de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Henrique de Oliveira Borges

SILVA FILHO, L. E.;SOUZA, H.E.M.; ACHILLES, G. R.. Análise de alterações hematológicas em cães soro-reagentes para Ehrlichia canis em uma clinica veterinaria na cidade de Boa Vista Roraima. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Claudia Elisa Martins Medeiros

SILVA FILHO, L. E.;SOUZA, H.E.M.; OLIVEIRA, F. F.. Levantamento de dermatofitoses em equinos atletas de clube hípico na cidade de Manaus-AM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: ANA BEATRIZ QUEIROZ MARQUES

SILVA, V.C.C;SOUZA, H.E.M.; ACHILLES, G. R.. Avaliação do controle de temperaturas num entreposto de carnes na cidade de Manaus.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: RAPHAEL MEDEIROS E SILVA

ACHILLES, G. R.;SOUZA, H.E.M.; SILVA, V.C.C. Estudo retrospectivo da brucelose e análise dos fatores condicionantes e determinantes em alguns municípios do estado do Amazonas, de janeiro de 2013 a agosto de 2016.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Wisdenia Silva de Souza

SILVA, V.C.C;SOUZA, H.E.M.; ARAUJO, J. A. S.. Babesiose cerebral em bovinos no municíio de Mucajaí estadi de Roraima. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: MICAELA LEMOS COÊLHO

CUNHA, D. A. P.;SOUZA, H.E.M.; SAMONEK, J. F. V.. Tratamento de tumor venéreo trasmissivel em cadela com quimioterápico doxorrubicina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Renata Telles Maddy

IKENAGA, F. M.; PARRA, W. J. G.;SOUZA, H.E.M.. Inseminação artificial e transferência de embrião na raça Brasileiro de Hipismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MEDICINA VETERINARIA) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Thiago Farias Góes de Souza

CUNHA, D. A. P.;SOUZA, H.E.M.; SAMONEK, J. F. V.. Anestesia geral em peixe boi da Amazônia: relato de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Jeane Cristini de Oliveira Barbosa

SAMONEK, J. F. V.;SOUZA, H.E.M.; ACHILLES, G. R.. Identificação de animais infectados com babesiose bovina em propriedades do município de Manaus: relato de vivência acadêmica profissional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Jessica da Silva Padinha

CHIESORIN NETO, L.;SOUZA, H.E.M.; ACHILLES, G. R.. Sarcoma pouco diferenciado em calopsita (nymphicus hollandicus) ? relato de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Aline de Almeida Barros

ARAUJO, J. A. S.;SOUZA, H.E.M.; SILVA FILHO, L. E.. Uso de células do sangue periférico e da medula óssea para restabelecimento sanguíneo em cão: relato de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Raimundo Pinheiro Soares

PARRA, W. J. G.;SOUZA, H.E.M.; ARAUJO, J. A. S.. Inseminação artificial em cabras (capra hircus) das raças saanem, toggenburg e anglo-nubina em capril de Iranduba ? AM: relato de vivência acadêmica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Maria Suely Xavier da Silva

IKENAGA, F. M.; CUNHA, D. A. P.;SOUZA, H.E.M.. Histerocele inguinal em cadela prenhe:relato de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: LILIANE BEATRICE GAMA DO VALE

ALE, W. M. M.;SOUZA, H.E.M.; OLIVEIRA, F. F.. Implantação de queijaria artesanal flutuante na cidade de Altazes na comunidade de Novo Céu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: NAYARA DE AMORIM PEREIRA

SILVA FILHO, L. E.;SOUZA, H.E.M.; LEANDRO, E. M. C.. Linfoma multicêntrico em canino. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: CHRISTIAN CARRIGAS DA SILVA

ARAUJO, J. A. S.;SOUZA, H.E.M.; OLIVEIRA, F. F.. Taxa de prenhes em novilhas gir po com uso de iatf no município de Iranduba, Amazonas.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: JESSICA CORDEIRO DUARTE

SOUZA, H.E.M.; CUNHA, D. A. P.. Tratamento paliativo em gato fiv positivo na cidade de manaus. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: ÁDRIA DA COSTA MOREIRA

SOUZA, H.E.M.; GODOY, L. C.. Espécies parasitas de Potrhina lateoir capturados em lagos e varzea da amazônia central. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: NILDETE PEREIRA DOS SANTOS

SOUZA, H.E.M.; SAMONEK, J. F. V.. Leishmaniose visceral canina: relato de caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: JORDANA SAMPAIO DE ASSIS

SOUZA, H.E.M.; ALCANTARA, P. F. L.. Leishmaniose tegumentar em um felino doméstico naturalmente infectado no municipio de Manaus ? AM.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Manoel Monteiro Felipe

SOUZA, H.E.M.; SAMONEK, J. F. V.. Relato da aplicação do álcool benzílico 0,75% para a dessensibilização do nervo palmar em equino com síndrome do navicular. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Ingrid Mayara Sales Cavalcante

SOUZA, H.E.M.; SAMONEK, J. F. V.. Hipoplasia medular idiopática ? relato de caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Gabriela Guimarães Segatti

SOUZA, H.E.M.; ALCANTARA, P. F. L.. Tumor venéreo transmissível resistente em uma cadela ? relato de caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: ALDEENE LOPES DOS SANTOS

SOUZA, H.E.M.; ALCANTARA, P. F. L.. Intussuscepção intestinal em um cão de raça rottweiler - relato de caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: PAULO GUSTAVO MARELLO

CUNHA, D. A. P.;SOUZA, H.E.M.; CARNEIRO, J.L.M. Enterotomia para retirada de corpo estranho em uma gata -relato de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Maria do Perpetuo Socorro A

SOUZA, T. D. S.; CUNHA, D. A. P.;SOUZA, H.E.M.. de SOUZA.Orquiectomia pré-escrotal em cães (canis familiaris)na rotina do CCZ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: VALDETE MARQUES PALHETA

CUNHA, D. A. P.; ALMEIDA, L. C. M.;SOUZA, H.E.M.. Cálculo Urinário em Cadela Sem Raça Definida - RELATO DE CASO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Raquel Tome da Silva

PARRA, W. J. G.;SOUZA, H.E.M.; SILVA FILHO, L. E.. Perfil Epidemiológico dos Acidentes Ofídicos no Amazonas, no período de 2008 a 2012.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MEDICINA VETERINARIA) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: ADRIANA CARDOSO RÊGO

CUNHA, D. A. P.;SOUZA, H.E.M.; CARNEIRO, J.L.M. Redução de fratura de fêmur om pino intramedular de steinmann em um cão - relato de caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Ana Cristina Bernardon

LIMA, E.F.;SOUZA, H.E.M.; CARNEIRO, J.L.M. Relato: Lesões presuntivas de tuberculose bovina em matadouro-frigorífico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: João Calderon mesa

CHIESORIN NETO, L.;SOUZA, H.E.M.; PEREIRA JUNIOR, G.. Relato de Caso: osteossíntese umeral em garça real (Ardea cinerea). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Bárbara Monik Pereira da Silva

LIMA, E.F.;SOUZA, H.E.M.; CARNEIRO, J.L.M. Relato: tratamento feito na peles frescas de bovino após a esfola no abatedouro-frigorífico do Município de Manaus.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Michelle Cristina Sancheto

LIMA, E.F.; CARNEIRO, J.L.M;SOUZA, H.E.M.. Relato: a atuação do médico veterinário na plataforma de recebimento de produtos de origem animal em supermercados. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Rosângela Maria da silva Sampaio

BARROS, S.R.A.; MOTA, M. R. S.;SOUZA, H.E.M.. Relato de caso: demodicose em cão (Canis familiaris). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Maria Leonor França Dourado

SOUZA, H.E.M.. Percepções e perpectivas dos acadêmicos de enfermagem na Universidade do Estado do Amazonas em relação ao mercardo de trabalho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazoans.

Aluno: Layane Rocha da Silva

SOUZA, H.E.M.. Prevalência de Internação por traumatismo crânio encefálico em Unidade de Terapia Intensiva no HPS JLPM-Manaus-AM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Janderlene dos Santos Rocha

SOUZA, H.E.M.. O serviço de saúde e atenção da enfermagem brasileira no teatro de operações da segundaa guerra mundial:uma análise histórica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: REJANE SILVA JUNQUEIRA

SOUZA, H.E.M.; REIS, S.R.. Relato de caso: prolapso de glândula da terceira pálpebra (cherry eye) em cadela. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Nilton Lins.

Aluno: Elenice Ponciano Alves

REIS, S.R.;SOUZA, H.E.M.. Relato de caso: endotoxemia em equino (Equus cabalus.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Rosiane Mendes Valente

SOUZA, H.E.M.. Perfil social, econômico e cultural de acadêmicos da área de saude da universidde do estado do Amzonas oriundo dod diferentes municípios do Amazonas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazoans.

Aluno: GIGLIOLA CLARK PONTES E SILVA

SOUZA, H.E.M.. Uso do PBS moficado na criopreservação seminal de touros bubalinos.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: ALBERTO NASCIMENTO DE HOLANDA LIMA

SOUZA, H.E.M.. Uso de implante auricular para sincronização de cio visando o uso de inseminação artificial em tempo fixo em fêmeas zebús na Amazônia (Bos taurus indicus).. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Aluno: Ademir Oliveira da Silva Júnior

SOUZA, H.E.M.. Técnicas de superovulação em vacas nelore e suas limitações: revisão da literatura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins.

Orientou

Suziane Barros Alves

PERFIL DA PRODUÇÃO LEITEIRA DE BUBLINOS EM ALGUMAS PROPRIEDADES DO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA, AMAZONAS; 2007; Dissertação (Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, ; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

ADRIANA CARDOSO RÊGO

Anaplasmose canina na cidade de Manaus ? relato de caso; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais; ) - Centro Nacional de Qualificação Profissional/UNICSUL; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

EVELLYN FREIRE SANTOS

Uretrostomia perianal em felino: relato de caso; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais; ) - Centro Nacional de Qualificação Profissional/UNICSUL; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Jéssica Andrade Maia Barroso

Cardiopatia congênita em filhote de cão sem raça definida ? relato de caso; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais; ) - Centro Nacional de Qualificação Profissional/UNICSUL; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Rosangela Maria da Silva Sampaio,

?TRATAMENTO DE DEMODICOSE EM CÃO (CANIS FAMILIARES):RELATO DE CASO; ; ?; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais) - Instituto de Pos-graduação Qualittas; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

AKEL DE ARAÚJO CAVALCANTE

Reduçao de catarata em equino (Equus caballos) por facoemulsificaçao: Relato de Caso; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Diagnóstico e Cirurgia de Equino) - Faculdade Jaguariúna; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

AKEL ARAUJO CAVALCANTE

FACECTOMIA EXTRACAPSULAR EM Canis familiaris: RELATO DE CASO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Oftalmologia Veterinária) - Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do Brasil; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

EVERALDO ZENI

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO: RELATO DO USO DO PROTOCOLO COMERCIAL CRESTAR® ASSOCIADO AO VALERATO DE ESTRADIOL, PMSG E GnRH, NA FAZENDA SÃO FRANCISCO, NO MUNICÍPIO DE MANAQUIRI, AMAZONAS; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu sensu) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Ademir Oliveira da Silva Júnior

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO: RELATO DO USO DO PROTOCOLO COMERCIAL CRESTAR® ASSOCIADO AO VALERATO DE ESTRADIOL, PMSG E GnRH, NA FAZENDA SÃO FRANCISCO, NO MUNICÍPIO DE MANAQUIRI, AMAZONAS; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu sensu) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

ALBERTO NASCIMENTO DE HOLANDA LIMA

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO: RELATO DO USO DO PROTOCOLO COMERCIAL CRESTAR® ASSOCIADO AO VALERATO DE ESTRADIOL, PMSG E GnRH, NA FAZENDA SÃO FRANCISCO, NO MUNICÍPIO DE MANAQUIRI, AMAZONAS; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu sensu) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Suellen da Silva de Oliveira

Monitoramento microbiológico de ovos frescos em estabelcimentos comerciais, com serviço de inspeção estadual, na região metropolitana de Manaus, Amazoans; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Brian Carlos Macie Ferreira

Hidrocele bilateral em um bovino da Raça Brahman:relato de caso; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Naiara Silva Menezes Dantas

Presença de Aspergillus spp em ovos comerciais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

George Viana de Carvalho

Hiperadrenocorticismo em cão: relato de caso; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Alessandra Soares de Melo

Análise microbiológica como ferramenta de controle de qualidade sanitária da manteiga produzida em duas fábricas de laticínio na cidade de Manaus; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

FRANCISCA DA CRUZ MIRANDA

Métodos diagnósticos para abordagem de perda súbita da visão; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

HUGO DELEON COSTA ANDRADE

DIAGNÓSTICO GESTACIONAL COM AUXÍLIO DE ULTRASONOGRAFIA EM VACAS GIROLANDO EM MUNICIPIO DE IRANDUBA-AM: RELATO DE VIVÊNCIA ACADÊMICO PROFISSIONAL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

JHONATAN RODRIGUES ANDRADE

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM CABRA NO MUNICÍPIO DE IRANDUBA-AM: RELATO DE VIVÊNCIA ACADÊMICO PROFISSIONAL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

NATALY SILVA DE SÁ

CONDENAÇÕES DE VÍSCERAS DE SUÍNOS ABATIDOS EM UM ABATEDOURO FRIGORÍFICO SOB REGIME DO SERVIÇO DE INSPEÇÃO ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE RIO PRETO DA EVA- AMAZONAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Kissia Josina Santos de Aguiar

ISOLAMENTO E CULTIVO DE CÉLULAS TRONCO MESENQUIMAIS E APLICAÇÃO NA MEDICINA VETERINÁRIA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

NATALY ARAUJO SILVA RODRIGUES

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE COLIFORMES TOTAIS E A 45°C EM CARNE BOVINA COMERCIALIZADA EM UM SUPERMERCADO DA CIDADE DE MANAUS; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

André Luis Fregapani Leite

FINASTERIDA NO TRATAMENTO DE HIPERPLASIA PROSTÁTICA EM UM CANINO ? RELATO DE CASO; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

JOELMA SERRÃO DA SILVA

Mormo no Município de Manaus -AM: Procedimentos Epidemiológicos realizados pelo serviço Veterinário Oficial; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

ARTHÊMIO COELHO DOS REIS

Anemia Infeciosa Equina: levantamento de casos no estado do Amazonas entre 2009 e 2013; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

LORETA MAYRA CARVALHO VASCO

RUPTURA DIAFRAGMÁTICA EM FELINOS:RELATO DE CASO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

VERA LÚCIA BERNARDINO ARAÚJO

Produção de pinto de um dia: procedimento técnico no incubatório de uma propriedade particular no estado do Amazonas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

SAULO ALBUQUERQUE DE ARAÚJOI

Redução de luxação e fratura vertebral lombar L2 e L3 com fio de naylon em um gato - relato de caso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Leonardo Gomes Monteiro Barbosa

Hemorragia umbilical em potro - relato de caso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

LARISA LIMA DE MIRANDA E SILVA

Tratamento de doença crônica em uma gata - relato de caso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

BRUNO NEGREIROS DE OLIVEIRA

Fixação da curvatura caudal da flexura sigmóide do pênis, no preparo de rufião em bovino: relato de caso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

GUSTAVO CASTRO MATTOS

Prolapso uretral em um cão - relato de caso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

FABÍOLA VIEIRA SILVA

Relato de Caso: síndrome da dilatação gástrica em cão (Canis familiares); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

LARISSANBARBOSA BACELLAR DE SOUZA

Relato de Caso: prolapso da glândula da terceira palpebra em cão (Canis familiares); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

MARCELO PERES CASTRO PINTO

Neoplasia mamária - carcinoma ductal em cães; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

AURÉLIO VIEIRA DOS SANTOS NETTO

Relato de Caso: catarata em Canis familiares; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

RODOLFO ARAÚJO PEREIRA SOUZA

Relato de caso: fetos mumificados e macerados em uma cadela da raça yoksire; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

SAMANTA ELUÍSA SPULDARO BEN CARLOTO

Relato: transferência de embriões em bovinos da raça Senepol; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

SILAS ALENCAR MONTEIRO

Relato de Casso: neoplasia do intestino delgado-enterectomia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

ANA CARLA COIMBRA DE MENDONÇA

RELATO: SEXAGEM FETAL EM BOVINOS DE CORTE E LEITE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

SÉRGIO EDUARDO GOMES

RELATO: INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO: USO DE PROTOCOLO COMERCIAL, PARA REDUÇÃO DO NÚMERO DE TRATAMENTOS NECESSÁRIOS EM FÊMEAS BOVINAS (Bos indiicus); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Antônio Fernandes de Almeida Neto

ASPIRAÇÃO FOLICULAR EM VACAS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

ILSON FREITAS NUNES

Relato - Inseminação artificial em tempo fixo (IATF) em vacas da raça girolando ½ sangue, no município de manacapuru, Amazonas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

BÁRBARA DA COSTA SILVA

Relato - Inseminação artificial a partir da observação do cio, utilizando sêmen sexado: taxa prenhez; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Jaderson Holanda Almeida Weiller

INFLUÊNCIA DO PERÍODO SECO E PERÍODO CHUVOSO NAS CARACTERÍSTICAS SEMINAIS DE BÚFALOS DO RIO (Bubalus bubalis) NA CENTRAL DE BIOTECNOLOGIA DE REPRODUÇÃO ANIMAL; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Maria Clara de Oliveira Silva

Insuficiência cardíaca congestiva em pacientes geriátricos da espécie Canis familiaris; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Alessandra de Souza Lima

RELATO DE CASO: SUBLUXAÇÃO VERTEBRAL NA ESPÉCIE Canis familiaris; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

DAVI ANDERSON TAMBORINE DA SILVA

Relato de experiência: superovulação , colheita e criopreservação de embriões bovinos da raça girolando no Instituto Federal do Amazonas, Manaus-AM; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

LISÂNGELA DA COSTA VERÍSSIMO

RELATO DE CASO: NEURECTOMIA DIGITAL PALMAR NA ESPÉCIE Equus caballus; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Fernanda Mayumi Ikenaga

ASPERGILOSE EM Spheniscus magellanicus; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

CAMILA OLIVEIRA SILVEIRA

SEXAGEM FETAL NA ESPÉCIE Bos taurus indicus; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

CRISTIAN DOUGLAS DOSSA

HIPOPLASIA OVARIANA EM NOVILHAS Bos taurus indicus; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Rosiane Mendes Valente

Perfil social, econômico ee cultural de acadêmicos da área de saúde da Universidade Estadual do Amazonas, oriundo de diferente municípios do Amazonas; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Raimundo Lessandro de Aguiar Walfredo

Inseminação artificial em tempo fixo: revisão da taxa de prenhez em vacas sincronizadas com CIDR e CRESTAR; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Cláudio Araújo Almeida de Oliveira

Comparação da eficiência do protocollo IATF DIB® e IATF DIB®+gestran plus em vacas girolandas puras na fazenda rancho do carneiro na zona rural de Manaus-AM; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Alexandra Ceusina Tavares de Oliveira

RELATO DE CASO: DEMODICOSE EM Canis familiaris; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Nair Fernanda Neves Bezerra

Neoplasia hepática em Canis familiaris; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Shalako Rocha Chagas

Relato de Caso: Leishmaniose visceral em Canis familiaris; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

RAFAELA CECÍLIA MARIA SILVA DE LIMA

INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA: RELATO DE CASO; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Thiago Gonçalves

CRIOPRESERVAÇÃO DE SÊMEN BUBALINOS COM DILUIDOR TES MODIFICADO COM SUCO DE TOMATE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

ADEMIR DE OLIVEIRA DA SILVA JÚNIOR

Técnicas de superovulação em vacas nelore e suas limitações: revisão da literatura; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

ALBERTO NASCIMENTO DE HOLANDA LIMA

Uso de implante auricular para sincronização de cio, visando a inseminação artificial em tempo fixo em zebus (Bos taurus indicus no município de Manacapuru-AM; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

SAMANTHA XENA DA COSTA NUNES

Programa amazonas integração da ciência no interior (PAICI): Perfil das pesquisas realizadas no período de 2004 a 2009; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade do Estado do Amazonas, FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADDO DO AMAZONAS; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Adriana Duarte de Sousa

IMPACTO DA PESQUISA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS ENTRE OS ANOS DE 2001 A 2010; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas, FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADDO DO AMAZONAS; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Evellyn Souza de Brito

AVALIAÇÃO DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA EM TECIDO DE HAMSTER (MESOCRICETUS AURATUS): ESTUDO HISTOPATOLÓGICO; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade do Estado do Amazonas, FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADDO DO AMAZONAS; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Amélia Nunes Sicsú

EXTERNALIDADES NEGATIVAS ASSOCIADAS AO USO INDISCRIMINADO DE AGROTÓXICOS; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade do Estado do Amazoans, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Michele dos Santos e Souza

USO DE AGROTÓXICOS EM COMUNIDADES RURAIS; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazoans, FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADDO DO AMAZONAS; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Laura Araújo de Aquino

PRINCIPAIS MORBIDADES ENDÊMICAS DAS COMUNIDADES RURAIS NO AMAZONAS; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazoans, FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADDO DO AMAZONAS; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Larissa de Souza Minelvino

PERCEPÇÃO DE RISCO NO USO DE AGROTÓXICO EM COMUNIDADES RURAIS; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazoans, FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADDO DO AMAZONAS; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Janielson Araújo Cavalcante

ATUAÇÃO DOS AGENTES DE SAÚDE EM COMUNIDADES RURAIS; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazoans, FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADDO DO AMAZONAS; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

EVERTON EDUARDO DA CRUZ MONTIBELLER

USO DE PLANTAS MEDICINAIS EM COMUNIDADES RURAIS; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade do Estado do Amazoans, FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADDO DO AMAZONAS; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Diego Monteiro de Carvalho

FATORES CONDICIONANTES E DETERMINANTES DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS EM COMUNIDADES RURAIS; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazoans, FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADDO DO AMAZONAS; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Adélia de Oliveira Lopes

PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA SAÚDE, PRODUÇÃO DO TRABALHO E SOCIABILIDADE DE COMUNIDADES RURAIS; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazoans, FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADDO DO AMAZONAS; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Luiz Cláudio Moares de Andrade

MICROBICIDA DODECIL SULFATO DE SOJA PARA PREVENÇÃO DA INFECÇÃO VAGINAL PELOS VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ENSAIOS CLÍNICOS ALEATORIZADOS COM METANÁLISE; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade do Estado do Amazoans, FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADDO DO AMAZONAS; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Bianca Correa Rocha

MICROBICIDA C31G PARA PREVENÇÃO DA INFECÇÃO VAGINAL PELO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ENSAIOS CLÍNICOS ALEATORIZADOS COM METANÁLISE; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade do Estado do Amazoans, FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADDO DO AMAZONAS; Orientador: Hellen Emilia Menezes de Souza;

Produções bibliográficas

  • SILVA, W. C. ; Carlos Cleomir de Souza Pinheiro ; Jose Maria Gomes Rodrigues ; SOUZA, H.E.M. ; Joana DÁrc Ribeiro . Avaliação do efeito tóxico de extratos de Palicourea marcgravii St. Hil. (Rubiaceae) sobre aetalion sp. (Hemiptera:Aetalionidae)em laboratório. Revista Brasileira de Biociências , v. 7, p. 129-133, 2009.

  • SILVA, W. C. ; João Ricardo de Souza Martins ; SOUZA, H.E.M. ; Horacio Heinzen ; Maria Verônica Cesio ; Mauricio Mato ; Francine Albrecht ; João Lúcio de Azevedo ; Neiva Monteiro de Barros . Toxicity of Piper aduncum L. (Piperales: Piperaceae) from the Amazon forest for the cattle tick Rhipicephalus (Boophilus) microplus (Acari: Ixodidae).. Veterinary Parasitology , v. 1, p. . D-08-2626, 2009.

  • SILVA, W. C. ; SOUZA, H.E.M. ; HEINZEN,H. ; João Lúcio de Azevedo ; Neiva Monteiro de Barros . Acaricidal activity of Palicourea marcgravii, a species from the Amazon forest, on cattle tick Rhipicephalus (Boophilus) microplus (no prelo). Parasitology Research. Parasitology Research , v. 1, p. PR-2008-0695, 2008.

  • SILVA, W. C. ; RIBEIRO, J. D. ; SOUZA, H.E.M. ; CORREA, R. S. . Atividade inseticida de Piper aduncum L. (Piperaceae) sobre cigarrinha (Aetalion sp.), praga de importância econômica no Amazonas.. Acta Amazonica , Manaus, v. 37, p. 293-298, 2007.

  • SOUZA, H.E.M. ; VALE, W.G. ; Cardoso, E.C. ; BARNABÉ, V. H. . Alterações bioquímicas dos líquidos fetais de bubalinos com avanço da gestação. Revista Brasileira de Reprodução Animal , Belo Horizonte, v. 23, n.3, p. 178-179, 1999.

  • VALE, W.G. ; NAHUM, B. S. ; SILVA, A.O.A. ; SOUSA, José Silva de ; SOUZA, H.E.M. ; OHASHI, Otavio Mitio ; RIBEIRO, H.F.L. . Inseminação artificial em búfalos com sêmen congelado em diluente a base de água de côco (Cocos nucifera). Revista Brasileira de Reprodução Animal , Belo Horizonte, v. 23, n.3, p. 354-355, 1999.

  • VALE, W.G. ; RIBEIRO, H.F.L. ; SOUSA, José Silva de ; SILVA, A.O.A. ; SOUZA, H.E.M. . Pseudogestação na cadela: aspectos clínicos, fisiopatológicos e terapêuticos. Revista Brasileira de Medicina Veterinária, Rio de Janeiro, v. 20, n.2, p. 199-210, 1998.

  • SOUZA, H.E.M. ; SILVA, A.O.A. ; SOUSA, Jose Silva de ; VALE, W.G. ; GUIMARAES, D. A. A. ; RIBEIRO, Marcio Piani . Estudio Anátomico sobre las caracteristicas del líquido fetal amniótico y alantoideo de bubalinos.. Archivos de Reprocuccion Animal, Espanha, v. 2, p. 24-27, 1997.

  • LUZ, R. S. ; SOUZA, H.E.M. ; AMORIM, M. I. ; SOUSA, Jose Silva de ; VALE, W.G. . A reliable method of preparing buffalo chromossomes by using a rapid culture of chorionic villii cells. Buffalo Journal, Bangkok, v. 2, p. 171-177, 1995.

  • VALE, W.G. ; SILVA, A.O.A. ; SOUZA, H.E.M. ; RIBEIRO, H.F.L. ; SOUSA, Jose Silva de ; LAU, H. D. . Níveis de progesterona em leite integral e desnatado de fêmeas bubalinas gestantes. Revista Brasileira de Medicina Veterinária , Rio de Janeiro, v. 16, n.1, p. 12-15, 1994.

  • SILVA, A.O.A. ; VALE, W.G. ; SOUSA, Jose Silva de ; OHASHI, Otavio Mitio ; SOUZA, H.E.M. . Níveis séricos de triiodotironina (T3) e Tiroxina (T4) em novilhas bubalinas das raças murrah e jafarabadi. Revista Brasileira de Medicina Veterinária , v. 16, n.6, p. 266-270, 1994.

  • SOUZA, H.E.M. . Cria, Recria e Engorda. In: José Ribamar Felipe Marques. (Org.). Búfalos: o produtor pergunta, a Embrapa responde.. 1ed.Brasília: EMBRAPA, 2000, v. 1, p. 99-116.

  • SOUZA, H.E.M. . Eficiência Reprodutiva. In: José Ribamar Felipe Marques. (Org.). Búfalo: o produtor pergunta, a Embrapa responde. 1ed.Brasilia: EMBRAPA, 2000, v. 1, p. 71-97.

  • SOUZA, H.E.M. ; SILVA, A.O.A. ; SOUZA, Jose Silva de ; VALE, W.G. . Perfiles de progesterona durante el período postparto em búfalos de leche em pobres condiciones de manejo. In: Curso Internacional de Reproduccion Bufalina, 2002, Colombia. Memorias Curso Internacinal de Reproduccion Bufalina. Medellín: Associación colombiana de Bufalista/IICA, 2002. p. 73-77.

  • VALE, W.G. ; RIBEIRO, H.F.L. ; SOUZA, H.E.M. ; SOUSA, José Silva de ; SILVA, A.O.A. ; OHASHI, Otavio Mitio . Factores que afectan la eficiencia de la inseminación artificial em búfalos. In: Curso Internacional de Reproduccion Bufalina, 2002, Medellín. Memorias Curso Internacional de Reproduccion Bufalina. Medlellín: Associación Colombiana de Bufalista/IICA, 2002. p. 153-156.

  • VALE, W.G. ; SILVA, A.O.A. ; SOUSA, Jose Silva de ; RIBEIRO, H.F.L. ; SOUZA, H.E.M. ; NAHUM, B. S. ; OHASHI, Otavio Mitio . Reporte preliminar del uso del agua de coco (Cocos nucifera) como diluyente de semen de bufalo. In: Curso Internacional de Reproducción Bufalina, 2002, Medellín. Memorias del Curso Internacional de Reproducción Bufalina. Medellín: Associación Colombiana de Bufalista/IICA, 2002. p. 133-137.

  • VALE, W.G. ; OHASHI, Otavio Mitio ; SOUSA, Jose Silva de ; SILVA, A.O.A. ; SOUZA, H.E.M. ; RIBEIRO, H.F.L. . Factors afecting fertility in catlle and bufaloes in tropical enviroment.. In: SIPAR FOLLOW-UP SEMINAR ON ANIMALREPRODUCTION AND BIOTECHNOLOGY FOR LATI AMERICA, 1998, Belém. SIPAR FOLLOW-UP SEMINAR ON ANIMALREPRODUCTION AND BIOTECHNOLOGY FOR LATI AMERICA. belém: UFPa, 1998. v. 1. p. 110-129.

  • VALE, W.G. ; MARQUES, Ribamar Felipe ; OHASHI, Otavio Mitio ; SOUSA, José Silva de ; SILVA, A.O.A. ; SOUZA, H.E.M. ; RIBEIRO, H.F.L. . Buffalo reproduction and breeding in Brasil. In: SIPAR FOLLOW-UP SEMINAR ON ANIMALREPRODUCTION AND BIOTECHNOLOGY FOR LATI AMERICA, 1998, Belém. SIPAR FOLLOW-UP SEMINAR ON ANIMALREPRODUCTION AND BIOTECHNOLOGY FOR LATI AMERICA. Belém: UFPa, 1998. v. 1. p. 130-150.

  • SOUSA, Jose Silva de ; SILVA, A.O.A. ; RIBEIRO, H.F.L. ; OHASHI, Otavio Mitio ; SOUZA, H.E.M. ; VALE, W.G. ; Reis, A.N. . Seasonal characteristic of buffalo semen in Amazon region. In: SIPAR FOLLOW-UP SEMINAR ON ANIMALREPRODUCTION AND BIOTECHNOLOGY FOR LATI AMERICA, 1998. SIPAR FOLLOW-UP SEMINAR ON ANIMALREPRODUCTION AND BIOTECHNOLOGY FOR LATI AMERICA. Belém: UFPa. v. 2. p. 82-87.

  • SOUZA, H.E.M. ; ELIZABETE, Cardoso ; VALE, W.G. ; BARNABÉ, V. H. . Levels of urea and creatinine in the foetal fluids of buffaloes through the foetal development. In: SIPAR FOLLOW-UP SEMINAR ON ANIMALREPRODUCTION AND BIOTECHNOLOGY FOR LATI AMERICA, 1998, Belém. SIPAR FOLLOW-UP SEMINAR ON ANIMALREPRODUCTION AND BIOTECHNOLOGY FOR LATI AMERICA. belém: UFPa, 1998. v. 2. p. 39-44.

  • SOUZA, H.E.M. . Buffalo production in northern Amazon region. In: Course on Technical Management of Artificial Insemination Programmes, 1998, Upssala. Course on Technical Management of Artificial Insemination Programmes. uppsala: SIDA, 1998.

  • SOUZA, H.E.M. ; SILVA, A.O.A. ; SOUSA, Jose Silva de ; VALE, W.G. . Progesterone profiles through the postpartum period in milk buffaloes under poor management conditions. In: 5th World Buffalo Congress, 1997, Caserta. Prooceedings of 5th World Buffalo Congress, 1997. v. 1. p. 716-721.

  • VALE, W.G. ; SILVA, A.O.A. ; SOUSA, Jose Silva de ; RIBEIRO, H.F.L. ; SOUZA, H.E.M. ; NAHUM, B. S. ; OHASHI, Otavio Mitio . Preliminary report on the use of coconut water (Cocus nucifera) as a diluter of buffalo semen. In: 5th World Buffalo Congress, 1997, Caserta. Proceedings of 5th World Buffalo Congress. Cercola/Napoli: Internatonal Buffalo Federation,, 1997. p. 836-839.

  • VALE, W.G. ; SILVA, A.O.A. ; SOUSA, Jose Silva de ; J.M.M.LEITE ; SOUZA, H.E.M. ; RIBEIRO, H.F.L. ; OHASHI, Otavio Mitio . Factors affecting the reproductive performance in nelore cattle raised in the Humid Tropical Amazon region. In: Research Co-ordination Meeting. Joint FAO/IAEA Division of Nuclear Techniques, 1996, Piracicaba. Proceedings/Research Co-ordination Meeting. Joint FAO/IAEA Division of Nuclear Techniques. Vienna, Austria: FAO/IAEA, 1996. p. 157-162.

  • ANDRADE-PORTO, S. M. ; ARAUJO, C. S. O. ; SOUZA, H.E.M. ; SOUZA, M. ; NASCIMENTO, M. ; BRITO, E. . Teste in vitro com formalina para controle de monogenóideos ectoparasitos de tambaqui, Colossoma macropomum Cuvier, 1818(Characidae: serrasalminae). In: I Encontro de Aquicultura Nacional na Amazônia, 2012, Manaus. I Encontro de Aquicultura Nacional na Amazônia. Manaus, 2012.

  • ARAUJO., C. S. O. ; DIAS, M. ; GOMES, A. ; ANDRADE, S. M. S. ; BELEM-COSTA, A. ; BORGES, J. ; SOUZA, H.E.M. ; QUEIROZ, M. ; VIANA, G. . Metazoários e protozoários parasitas do pirarucu, Arapaima gigas Achinz, 1822 (Arapaimatidae), cultivado em uma piscicultura semi-intensiva na Amazônia Central, Brasil.. In: CONFERÊNCIA DO SUBPROGRAMA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SPC&T FASE II/PPG7,, 2009, Belém. CONFERÊNCIA DO SUBPROGRAMA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SPC&T FASE II/PPG7,. Brasília: CNPq, 2008.

  • VALE, W.G. ; RIBEIRO, H.F.L. ; SILVA, A.O.A. ; SOUSA, Jose Silva de ; SOUZA, H.E.M. ; OHASHI, Otavio Mitio . Buffalo a non-seasonal breeder in the Amazon valley, Brazil. In: 13th International Congress on Animal Reproduction, 1996, Sidney. Proceedings of the 13th International Congress on Animal Reproduction.. Sidney: ICAR-Sidney, 1996. v. 3. p. 19-21.

  • LIMA, R. C. C. ; BARROS, F. M. O. ; SOUZA, H.E.M. ; GIFFONI, A. G. ; FARES, L. P. C. ; COELHO, M. C. . Capacitação de manipuladores de Alimentos pré-evento como condicionante de mehoria higiênico-sanitárias das barracas de alimentação em evento de massa vistoriado pela VISA Manaus. In: 8° SIMPÓSIO BRASILEIRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, 2019, Belo Horizonte. Democracia e Saúde: caminhos e descaminhos da vigilância sanitária. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2019.

  • CHAVES, S. O. C. ; CUNHA, I. C. L. ; SOUZA, H.E.M. ; COELHO, M. C. L. ; CARNEIRO, J.L.M ; SANTOS, M. A. ; PONTES, C. P. S. ; COSTA, A. H. R. ; SILVA, S. B. . Aprovação da proposta de criação da agêcnia municipal de vigilância sanitária de Manaus na VII conferência municipal de saúde.. In: 8° SIMPÓSIO BRASILEIRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, 2019, Belo Horizonte. emocracia e Saúde: caminhos e descaminhos da vigilância sanitária. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2019.

  • CONTENTE, P. R. ; SOUZA, H.E.M. ; BELEM, G. K. . Utilização do google formulários como ferramenta de gestão em eventos de massa - sambódromo carnaval 2019 de Manaus. In: 8° SIMPÓSIO BRASILEIRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, 2019, Belo Horizonte. Democracia e Saúde: caminhos e descaminhos da vigilância sanitária. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2019.

  • MORENO, C. M. ; SOUZA, H.E.M. ; DON, L. C. ; GONCALVES, M. G. F. ; SIQUEIRA, K. E. . Padronização das atividades de credenciamento de unidades dispensadoras de talidomida no município de Manaus. In: 8° SIMPÓSIO BRASILEIRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, 2019, Belo Horizonte. Democracia e Saúde: caminhos e descaminhos da vigilância sanitária. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2019.

  • SOUZA, H.E.M. ; BARROS, F. M. O. ; DON, L. ; COSTA, F. J. B. ; NEGREIROS, N. M. ; CORREA, H. P. ; AMAZONAS, O. C. . ATESTO SANITÁRIO:MONITORAMENTO HIGIÊNICO SANITÁRIO DE ESTABELECIMENTOS EM MANAUS ANTES DAS OLIMPÍADAS DE 2016. In: 7 SIMPÓSIO BRASILEIRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, 2016, SALVADOR. ANAIS DO 7 SIMBRAVISA: O SUS E SEU SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2016. v. 1.

  • SOUZA, H.E.M. ; CARNEIRO, J.L.M ; RIBEIRO, B. . DIAGNÓSTICO HIGIÊNICO SANITÁRIO DE FEIRAS MUNICIPAIS NA CIDADE DE MANAUS. In: 7 SIMPÓSIO BRASILEIRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, 2016, SALVADOR. 7 SIMBRAVISA: O SUS E SEU SISTEMA DE VIGIL6ANCIA SANITÁRIA. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2016. v. 1.

  • CAVALCANTE, A. A. ; VERISSIMO, L. C. ; SOUZA, H.E.M. . Reduçao de catarata em equino (Equus caballos) por facoemulsificaçao: Relato de Caso. In: XIV Conferência Anual da ABRAVEQ, 2013, Campinas. XIV Conferência Anual da ABRAVEQ, 2013.

  • SILVA, W. C. ; João Ricardo de Souza Martins ; SOUZA, H.E.M. ; João Lúcio de Azevedo ; BARROS, N.M. . Avaliação da Toxicidade de Extratos de Piper aduncum L. (Piperaceae) contra Boophilus microplus.. In: II Simpósio Brasileiro de Acarologia, 2008, Poços de Caldas. II Simpósio Brasileiro de Acarologia, 2008.

  • SILVA, W. C. ; RIBEIRO, J. D. ; SOUZA, H.E.M. . Atividade Inseticida de Palicourea marcgravii St. Hil. (Rubiaceae) e Piper aduncum L. (Piperaceae) sobre Cigarrinha (Aetalion sp.), Praga de Importância Econômica no Amazonas. In: Saúde e Ambiente: Desafios Éticos para a Toxicologia, 2005, Recife. XIV Congresso Brasileiro de Toxicologia. Recife: Revista Brasileira de Toxicologia, 2005. v. 18. p. 201-201.

  • SOUZA, H.E.M. ; RIBEIRO, Marcio Piani ; SOUZA, Jose Silva de ; RIBEIRO, H.F.L. ; VALE, W.G. . Idade a puberdade em fêmas bubalinas submetidas a deficientes condições de manejo e alimentação. In: Congresso Nordestino de Reprodução Animal, 1998, Fortaleza. Congresso Nordestino de Reprodução Animal. Fortaleza: SNPA, 1998. v. 2. p. 155.

  • SOUZA, H.E.M. ; VALE, W.G. ; RIBEIRO, H.F.L. ; SOUSA, Jose Silva de ; SILVA, A.O.A. ; OHASHI, Otavio Mitio . Factors affecting the efficiency of artificial insemination in buffaloes. In: 5th World Buffalo Congress,, 1997, Caserta. Proceedings of 5th World Buffalo Congress,, 1997. v. 1. p. 812.

  • GARCIA, L. ; MARTINEZ, G. B. ; SOUZA, H.E.M. . Avaliacao das alteracoes funcionais de femeas bubalinas (Bubalus bubalis) submetidas e esforcos de tracao na puberdade, gestacao e pos-parto. In: Avaliacao das alteracoes funcionais de femeas bubalinas (Bubalus bubalis) submetidas e esforcos de tracao na puberdade, gestacao e pos-parto, 1996, Belém. 6° SEMINARIO DE INICIACAO CIENTIFICA CNPq/FCAP/EMBRAPA. Belém: FCAP, 1996.

  • SOUZA, H.E.M. . Boas Práticas de Manipulação para minimizar o risco sanitário na comercializaçãi de alimentos na rua. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, H.E.M. . Comissão de ética no uso de animais/CEUA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, H.E.M. . Práticas de Manipulação em serviço de alimentação: Alimento Seguro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, H.E.M. ; BARROS, F. M. O. ; DON, L. ; COSTA, F. J. B. ; NEGREIROS, N. M. ; CORREA, H. P. ; AMAZONAS, O. C. . ATESTO SANITÁRIO: MONITORAMENTO HIGIENICO SANITÁRIO DE ESTABELECIMENTO EM MANAUS ANTES DAS OLIMPÍADAS DE 2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, H.E.M. ; CARNEIRO, J.L.M ; RIBEIRO, B. . DIAGNÓSTICO HIGIÊNICO SANITÁRIO DE FEIRAS MUNICIPAIS NA CIDADE DE MANAUS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, H.E.M. . Estratégias para leitura critica de artigo científico e elaboração de resumos críticos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, H.E.M. . CEUA:pesquisa ensino pautados na ética com animais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, H.E.M. . Educação permanente do fiscal de saúde: fundamentos jurídicos e administrativos para atuação em vigilância sanitária. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, H.E.M. . O papel do Médico Veterinário na Vigilância Sanitária. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, H.E.M. ; BARROS, F. M. O. . Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, H.E.M. . Qualidade do Pescado - Boas Práticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, H.E.M. . Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, H.E.M. . Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, H.E.M. ; CARNEIRO, J.L.M ; GONCALVES, C. A. ; TOME, R. V. ; BARROS, F. M. O. . Avaliação higiênico Sanitária de Supermercados em Manaus antes da copa de 2014. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, H.E.M. . Estratégias para leitura crítica de artigos e elaboração de resumos científicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Ivete de Araújo Roland ; Talita Ariane Freita Viana ; Sâmia Andressa Moreira ; ALMEIDA, N.M.A. ; SOUZA, H.E.M. ; Maria Margarida de Souza Atayde . Avaliação da ação do extrato das sementes de urucum-Bixa orellana l. como evidenciadorde placa detal bacteriana em hamster.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Ivete de Araújo Roland ; Guilherme José Nascimento ; Maria Raika Guimarães ; ALMEIDA, N.M.A. ; SOUZA, H.E.M. ; Maria Margarida de Souza Atayde . Avaliação da atividade fitofarmacológica do urucum(Bixa orellana l.) sobre a atividade da enzima lecitina colesterol acil-tranferase através dos níveis de lipoprotína de lata densidade em hamster. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, H.E.M. ; MARTINS, R. ; ALBUQUERQUE, G. H. ; ALCANTARA, G. O. . Programa de Inclusão de Indígenas na Universidade do Estado do Amazonas: impasses, estratégias e desafios.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, W. C. ; RIBEIRO, J. D. ; SILVA, M.F. ; SOUZA, H.E.M. . Atividade Inseticida de Palicourea marcgravii St. Hill (Rubiaceae) e Piper aduncum L. (Piperaceae) sobre cigarrinha (Aetalion sp.), praga de importância econômica no Amazonas.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, H.E.M. . Zoonoses: saúde públicaXsaúde pública veterinária. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, H.E.M. . Harmonização do Ensino Veterinário na Amazônia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, H.E.M. ; MARQUES, J. R. F. . Progama de melhoramento genético de búfalos da EMBRAPA Amazônia Oriental. Belém: EMBRAPA, 1999 (Documentos).

  • SOUZA, H.E.M. ; GONCALVES, C. A. ; RODRIGUES FILHO, J. A. ; SIMAO NETO, M. ; CAMARAO, A. P. ; MARQUES, J. R. F. . Sistema de produção de leite em Terra Alta, Pará. Belém: EMBRAPA, 1998 (Documentos).

Outras produções

SOUZA, H.E.M. . ROTEIRO DE INSPEÇÃO - Comércio Varejista de mercadoria em geral, com predominancia de produtos alimentícios - HIPERMERCADO E SUPERMERCADO. 2015.

SOUZA, H.E.M. . ROTEIRO DE INSPEÇÃO - Comércio Varejista de mercadoria em geral, com predominancia de produtos alimentícios - PEIXARIA. 2015.

SOUZA, H.E.M. . ROTEIRO DE INSPEÇÃO - Comércio Varejista de mercadoria em geral, com predominancia de produtos alimentícios - AÇOUGUES. 2015.

SOUZA, H.E.M. . ROTEIRO DE INSPEÇÃO - Comércio Varejista de mercadoria em geral, com predominancia de produtos alimentícios - MINIMERCADOS, MERCEARIAS E ARMAZÉNS. 2015.

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    AVALIAÇÃO HIGIÊNICO SANITÁRIA DE SUPERMERCADOS EM MANAUS ANTES DA COPA DE 2014, Descrição: INTRODUÇÃO: Estima-se que meio milhão de turistas estrangeiros cheguem ao Brasil na copa 2014, circulando de norte a sul, o que tem mobilizado o setor público a programar políticas sanitárias e ações estratégicas em vários setores comerciais para diminuir o risco sanitário neste período. Em Manaus as reclamações e denúncias encaminhadas ao Departamento de Vigilância Sanitária do Município, quanto as más condições de oferta de alimentos nos supermercados, são frequentes e, até recentemente, não havia uma padronização das ações de fiscalização sanitária para este setor. OBJETIVO: Avaliar as condições higiênicas sanitárias de supermercados na cidade de Manaus antes da copa de 2014 de forma sistematizada. MATERIAL E MÉTODOS: dentro de um universo de 247 (n) estabelecimentos varejistas (n=202) e atacadista (n=45) registrados na DVISA, foram selecionados os 10 maiores supermercados da cidade, que serão acompanhados, bimestralmente, até junho de 2014. Utilizou-se um instrumen to sistematizado de controle de qualidade higiênico sanitária, divididos em 17 blocos com 145 itens que após análise permitem que o estabelecimento seja classificado em INSATISFATÓRIO (50% ou menos dos itens em adequação), SATISFATÓRIO COM RESTRIÇÃO (51% a 85% de adequação), e SATISFATÓRIO, (acima de 85% ) de adequação a legislação. RESULTADOS PARCIAIS: a análise da primeira inspeção demonstrou que os índices de conformidade entre os supermercados variaram de 58,9% a 82, 3%, sendo que os blocos que demostraram menor índice de adequação foram Área Externa (20%), Equipamentos e Utensílios (45%) e Documentação (48%) e os mais adequados foram Manipuladores (93%), Açougue (85%) e Peixaria (83%). CONSIDERAÇÕES: a padronização dos procedimentos de inspeção, pela aplicação do instrumento sistematizado, permite uma avaliação com menor possibilidade de variações induzidas pelos fiscais, permitindo ao final da pesquisa, uma proposta de categorização dos estabelecimentos. Nesta primeir a avaliação, os resultados encontrados demonstram que todos os estabelecimentos necessitam de adequações. Acredita-se que as ações programadas deverão impactar positivamente nos resultados, reduzindo o risco sanitário.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hellen Emilia Menezes de Souza - Coordenador / Jorge Luiz Maia Carneiro - Integrante / Carlos Alberto Viana de Andrade Júnior - Integrante / Rebecca Vieira Tomé - Integrante / Fabrício Maximiliano de Oliveira Barros - Integrante.

  • 2010 - 2011

    PROGRAMA ESTRATÉGICO DE APOIO À INTEGRAÇÃO DE ESTUDANTES DO INTERIOR AS CIÊNCIAS DA SAÚDE - IC-SAÚDE, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hellen Emilia Menezes de Souza - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Programa Amazonas de Integração da Ciência no Interior (PAICI): perfil das pesquisas realizadas no período de 2004 a 2009., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hellen Emilia Menezes de Souza - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2009

    Programa Amazonas de Integração da Ciência no Interior - PAICI, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hellen Emilia Menezes de Souza - Coordenador.

  • 2005 - 2007

    Desenvolvimento de Novas Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável da Bubalinocultura no Estado do Amazonas., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Hellen Emilia Menezes de Souza - Coordenador.

  • 1998 - 2000

    Implementação da técnica de transferência de embriões em bubalinos., Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hellen Emilia Menezes de Souza - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Nilton Lins. , Av. Nilton LIns, 3259, Parque das Laranjeirs, 69058030 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 36432000, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - 2018

Centro Universitario Nilton Lins

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora da CEUA, Carga horária: 20

2003 - 2018

Centro Universitario Nilton Lins

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15

2011 - 2013

Centro Universitario Nilton Lins

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora/Coordenadora de Curso, Carga horária: 40

Outras informações:
Credenciamento da Universidade Nilton Lins por transformação do Centro Universisátio Nilton Lins (CUNL) - Portaria CNE/MEC n° 575, publicada no D.O.U. de 16/5/2011, Seção 1, Pág.15.

2003 - 2005

Centro Universitario Nilton Lins

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2016

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

  • 02/2016

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA CIENTÍFICA

  • 03/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Coordenadora da Comissão de ÉticA no Uso de Animais (CEUA).

  • 01/2017 - 07/2017

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso, Metodologia Científica Aplicada à Medicina Veterinária

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso, Metodologia Científica Aplicada à Medicina Veterinária

  • 01/2016 - 07/2016

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso, Metodologia Científica

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA CIENTÍFICA

  • 02/2015 - 07/2015

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

  • 02/2015 - 07/2015

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA CIENTÍFICA

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA CIENTÍFICA

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA CIENTÍFICA

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTAGIO SUPERVISIONADO

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

  • 01/2013 - 07/2013

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO SUPERVISIONADO

  • 01/2013 - 07/2013

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO SUPERVISIONADO

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TRABALAHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

  • 02/2012 - 06/2012

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTAGIO SUPERVISIONADO

  • 02/2012 - 06/2012

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

  • 02/2011 - 12/2011

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO SUPERVISIONADO

  • 02/2011 - 12/2011

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, OBSTETRICIA VETERINÁRIA

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DEONTOLOGIA VETERINÁRIA

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DEONTOLOGIA VETERINÁRIA

  • 02/2010 - 12/2010

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FISIOPATOLOGIA E BIOTECNOLOGIA DA REPRODUÇÃO DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS

  • 02/2010 - 12/2010

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, OBSTETRICIA VETERINÁRIA

  • 06/2009 - 12/2009

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DEONTOLOGIA VETERINÁRIA

  • 06/2009 - 12/2009

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO CURRICULAR DE TREINAMENTO ESPECIAL

  • 06/2009 - 12/2009

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO SUPERVISIONADO

  • 06/2009 - 12/2009

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FISIOPATOLOGIA DA REPRODUÇÃO ANIMAL

  • 02/2009 - 06/2009

    Ensino, DESIGNER DE INTERIORES, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA CIENTÍFICA E REDAÇÃO DE TEXTOS TÉCNICOS

  • 02/2009 - 06/2009

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, OBSTETRICIA VETERINÁRIA

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO CURRICULAR DE TREINAMENTO ESPECIAL

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FISIOPATOLOGIA E BIOTCNOLOGIA DA REPRODUÇÃO ANIMAL

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA CIENTÍFICA

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

  • 02/2008 - 06/2008

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, OBSTETRICIA VETERINÁRIA

  • 09/2007 - 12/2007

    Ensino, Endodontia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA

  • 02/2007 - 12/2007

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO CURRICULAR DE TREINAMENTO ESPECIAL

  • 02/2007 - 06/2007

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, OBSTETRICIA VETERINÁRIA

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FISIOPATOLOGIA E BIOTCNOLOGIA DA REPRODUÇÃO ANIMAL

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, OBSTETRICIA VETERINÁRIA

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Arquitetura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

  • 08/2005 - 11/2005

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TÓPICOS ESPECIAIS EM MEDICINA VETERINÁRIA

  • 09/2003 - 07/2005

    Direção e administração, Coordenação de Ciências Exatas e da Terra.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária.

  • 02/2004 - 06/2004

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 02/2004 - 06/2004

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DOENÇAS PARASITÁRIAS DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS

2012 - Atual

Secretaria Municipal de Saúde de Manaus

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fiscal de Saúde - Médico Veterinário, Carga horária: 30

Outras informações:
Primeiro lugar no concurso público.

2006 - 2012

Universidade do Estado do Amazoans

Vínculo: Serviço Prestado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

2001 - 2006

Universidade do Estado do Amazoans

Vínculo: Serviço prestado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2015 - 09/2015

    Ensino, Especializaçã em Odontologia para pacientes com necessidades especiais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 02/2011 - 06/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Ciências da Saúde.,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO DE COORDENAÇÃODE PÓS-GRAUDAÇÃO DA ESA/UEA - PORTARIA 004/2011 -ESA/UEA.

  • 06/2005 - 06/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola Superior de Ciências da Saúde.,Linhas de pesquisa

  • 09/2001 - 06/2012

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico

  • 09/2001 - 06/2012

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico

  • 09/2001 - 06/2012

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico

  • 07/2009 - 12/2011

    Direção e administração, Escola Superior de Ciências da Saúde.,Cargo ou função, Coordenação do Programa Estratégico de Apoio à Integração de Estudantes do Interior ás Ciências da Saúde - IC SAUDE/FAPEAM.

  • 03/2010 - 06/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Ciências da Saúde.,Cargo ou função, PRESIDENTE DO COMITÊ CIENTÍFICO DO PROGRAMA ESTRATÉGICO DE APOIO À NTEGRAÇÃO DE ESTUDANTES DO INTERIOR ÀS CIÊNCIAS DA SAÚDE - PAICI/FAPEAM.

  • 07/2009 - 06/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Ciências da Saúde.,Cargo ou função, PRESIENTE DO COMITÊ CIENTÍFICO DO PROGRMA ESTRATÉGICO DE APOIO A ESTUDANTES DO INTERIOR AS CIÊNCIAS DA SAÚDE - IC SAUDE/FAPEAM.

  • 05/2008 - 01/2010

    Ensino, Especialização em Gerontologia e Saúde do Idoso, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

  • 03/2003 - 12/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Ciências da Saúde.,Cargo ou função, MEMBRO DO COMITÊ DE PESQUISA DO PROGRAMA AMAZONAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PAIC/FAPEAM.

  • 04/2009 - 10/2009

    Ensino, Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Redação Científica

  • 10/2006 - 06/2009

    Direção e administração, Escola Superior de Ciências da Saúde.,Cargo ou função, Coordenação do Programa Amazonas de Integração da Ciência no Interior - PAICI/FAPEAM.

  • 05/2005 - 06/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Ciências da Saúde.,Cargo ou função, Membro do Comitê Científico do Programa Amazonas de Integração da Ciência no Interior-PAICI.

  • 04/2006 - 06/2007

    Ensino, Doutorado em Doenças Tropicais e Infecciosas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 03/2002 - 06/2007

    Ensino, Mestrado Em Doenças Tropicais e Infecciosas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

2000 - 2003

Escola Superior Batista do Amazonas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2000 - 04/2003

    Direção e administração, Escola Superior Batista do Amazonas.,Cargo ou função, Coordenadora de Curso.

  • 02/2000 - 04/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Curso de Medicina Veterinária, Curso de Medicina Veterinária.,Atividade realizada, Responsável pela abertura e implantação do curso de Medicina Veterinária..

  • 02/2000 - 01/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Curso de Zootecnia, Curso de Zootecnia.,Atividade realizada, Colaboradora Técnico Científica da Implantação do Curso de Zootecnia.

1999 - 2000

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Consultor

Atividades

  • 08/1999 - 08/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação de Zootecnia e Veterinária.,Cargo ou função, Consultor ad hoc no processo de decisão de projetos.

1995 - 2000

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/1999 - 01/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Oriental, Produção Animal.,Cargo ou função, Membro do Comité Técnico interno.

  • 03/1995 - 01/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CPATU- Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Oriental.,Cargo ou função, Representante do CPATU no Conselho Técnico da Central de Biotecnologia da Reprodução Animal da UFPA.

  • 03/1995 - 01/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CPATU- Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Oriental.,Cargo ou função, Consultora ad hoc do Comitê de Publicação do CPATU.