Germana Costa Paixão

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará/UECE. Mestre em Patologia e Doutora em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas a distância UECE/Universidade Aberta do Brasil (UAB). Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Fametro/UNIFAMETRO. Leciona as disciplinas de Microbiologia, Parasitologia e Exames Laboratoriais. É líder do grupo de pesquisas certificado pelo CNPq "Tecnologias educacionais e educação a distância" e participa do Grupo de pesquisas "One Health Microbiology Laboratory- OneHMic Lab) Desenvolve pesquisas nas áreas de taxonomia de dermatófitos, fungos anemófilos, produção de material em Microbiologia e educação a distância.

Informações coletadas do Lattes em 15/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Microbiologia Médica

2018 - 2021

Universidade Federal do Ceará
Título: Trichophyton tonsurans produtor de clamidoconídios: análise sobre a taxonomia, perfil proteico, filogenia e sensibilidade de biofilmes
, Ano de obtenção: 2021. José Júlio Costa Sidrim. Coorientador: Raimunda Sâmia Nogueira Brilhante. Palavras-chave: Trichophyton tonsurans; Clamidoconídio; biofilme; farnesol.Grande área: Ciências Biológicas

Mestrado em Patologia

1998 - 2000

Universidade Federal do Ceará
Título: Estudo fenotípico de cepas de Trichophyton tonsurans isoladas no Ceará: caracterização de uma nova variedade, Ano de Obtenção: 2000
Prof Dr. José Júlio Costa Sidrim.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Trichophyton tonsurans; Clamidoconídio; Epidemiologia; Nordeste.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Aperfeiçoamento em Metodologias, práticas pedagógicas e teccologias educacionais

2021 - 2022

Secretaria Municial de Educação de Sobral
Título: Metodologias, práticas pedagógicas e teccologias educacionais. Ano de finalização: 2022

Graduação em Medicina Veterinária

1992 - 1997

Universidade Estadual do Ceará
Título: Estudo Laboratorial dos Fungos Dermatofíticos
Orientador: Prof Dr. José Júlio Costa Sidrim

Formação complementar

2012 - 2012

Extensão universitária em Curso de Formação em EAD- PACC 2011. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2011 - 2011

Assistência de Enfermagem em exames laboratoriais. (Carga horária: 80h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2011 - 2011

Interpretação de Exames Laboratoriais. (Carga horária: 100h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Formação de Professores em EaD. (Carga horária: 80h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2009 - 2009

Quality Mangement Systems (QMS) Auditor/Lead Audit. (Carga horária: 40h). , TUV Rheiland Bildung und Consulting, TUV, Alemanha.

2006 - 2006

Extensão universitária em Exames Laboratoriais Aplicações Às Práticas de Enf. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2006 - 2006

Formação de Avaliadores. (Carga horária: 40h). , Conselho de Educação do Ceará, CEC*, Brasil.

2001 - 2001

Atualização Em Fungos Oportunistas. (Carga horária: 40h). , Universitat Rovira i Virgili, URV, Espanha.

1998 - 1998

Extensão universitária em Mycologie Médicale. (Carga horária: 360h). , Institut Pasteur, IP, França.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos/Especialidade: Micologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a distância.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Técnicas e métodos para Educação a distância.

Organização de eventos

PAIXÃO, G. C. . Coordenação do Curso de Formação em Educação a distância: fundamentos e ferramentas. 2013. (Outro).

Participação em eventos

X Congresso Brasileiro de Micologia. MODELO FÚNGICO NA PONTA DOS DEDOS: BORDADO TÁTIL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS. 2024. (Congresso).

X Congresso Nacional de Educação-CONEDU. Percurso metodológico learning by doing no ensino de métodos de análise de dados em Pesquisa educacional. 2024. (Congresso).

20º Congresso de ensino superior/ESUD e 9º Congresso internacional de educação superior a distância/CIESUD. Leiturabilidade de enunciados e feedbacks de atividades em uma graduação a distância. 2023. (Congresso).

CIET:EnPET/CIESUD:ESUD/2022. Luz, Câmera e Cinema com Ciênica. 2022. (Congresso).

VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (VIII Enebio). O que pensam os professores formadores diante da escrita científica de alunos de metodologia da pesquisa na modalidade a distância. 2020. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a distância (ESUD)e VI Congresso Internacional de educação superior a distância(CIESUD). (RE) planejar a docência na educação a distância no contexto da pandemia da COVID-19. 2020. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a distância (ESUD)e V Congresso Internacional de educação superior a distância(CIESUD). Infográficos e a comunicação visual no processo de ensino e aprendizagem em um curso de graduação na modalidade a distância. 2019. (Congresso).

I Simpósio da Região Nordeste em Microbiologia Médica.Mini Curso Maldi-Tof na Microbiologia. 2018. (Seminário).

XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e IV Congresso Internacional d de Educação superior a distância (CIESUD). Análise Ergonômica da função de tutoria em um curso de Graduação a distância. 2018. (Congresso).

I Seminário de Integração dos polos UAB do Ceará.O perfil dos estudantes da UAB. 2016. (Seminário).

I Encontro de Educação aberta e a distância do Ceará.O processo avaliativo em um curso de graduação em Ciências Biológicas EAD: relato de experiência. 2014. (Encontro).

XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Construção de Diretrizes para correção de atividades no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas distância da UECE. 2014. (Congresso).

XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação. Avaliação de mapas conceituais produzidos com o software CMAPTOOLS em um curso de graduação de Ciências Biológicas EAD. 2014. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a distância. 2012. (Congresso).

Seminário Gerenciamento de Resíduos, Legislação e Normas. 2011. (Seminário).

XVI Semana Universitária (Inter)nacionalização da Ciência e da Educação.Sessão oral de Ciências Biológicas. 2011. (Encontro).

IX Semana da Biologia- Que caminho seguir?.Grades Curriculares. 2010. (Encontro).

43º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial. 2009. (Congresso).

4º Fórum de Indicadores Laboratoriais. Experiência do Laboratório Emílio Ribas/Ce com indicadores laboratoriais de fase pré-analítica. 2009. (Congresso).

Seminário de Educação a distância do Ceará.Papel da UECE na educação a distância do Ceará. 2008. (Seminário).

Fórum de avaliação Institucional.Projeto de avaliação da UECE. 2006. (Outra).

VII Semana da Biologia- Do Primer à perereca... Unidade na diversidade.ENADE. 2006. (Encontro).

III Encontro nordestino de Biólogos. 2005. (Encontro).

II Congresso regional de Análises clínicas do Nordeste. 2003. (Congresso).

VII Semana Universitária da UECE.VII Semana Universitária da UECE. 2002. (Encontro).

Curso de atualização em Fungos Oportunistas..Curso de Micologia Médica. 2001. (Outra).

XXII Congresso Brasileiro de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais. XXII Congresso Brasileiro de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais. 2001. (Congresso).

II Simpósio Cearense de Ciência Animal.II Simpósio Cearense de Ciência Animal. 2000. (Simpósio).

Curso de formação de Auditores Internos da Qualidade..Curso de auditores da qualidade. 1999. (Outra).

I Simpósio Cearense de Ciência Animal.I Simpósio Cearense de Ciência Animal.. 1999. (Simpósio).

Cours de Micologie Médicale.Curso de Micologia Médica. 1998. (Outra).

XIV Outubro Médico.XIV Outubro Médico.. 1998. (Encontro).

I Simpósio Integrado de inflamação e Imuno-fisiologia epitelial : papel das citocinas.I Simpósio Integrado de inflamação e Imuno-fisiologia epitelial: papel das citocinas.. 1996. (Simpósio).

XVII Congresso Brasileiro de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais. XVII Congresso Brasileiro de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais. 1995. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Augusto Feynman Dias Nobre

BRILHANTE, R. S. N.PAIXÃO, G. C.ROCHA, M. F. G.. Efeito de inibidores de bomba de prótons sobre a sensibilidade e melanogênese de Sporothrix spp. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: FABIO RUAN LOUZEIRO LIMA

GERAGE, L. K. A. R.;BRILHANTE, R. S. N.PAIXÃO, G. C.; FONTENELLE, R. O. S.. Avaliação da ação da DNAse I em associação com a clorexidina em biofilmes de Streptococcus mutans formados sob exposição e diferentes açúcares. 2023. Dissertação (Mestrado em Microbiologia Médica) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: JULIANA MARIA MACIEL

PAIXÃO, G. C.BRILHANTE, R. S. N.ROCHA, M. F. G.. Atividade anti-biofilme de proteinase K e Dnase I sobre biofilmes duo-espécie de Candida albicans e Streptococcus mutans. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Lana Glerieide Silva Garcia Alves

VIEIRA, R. S.; BRITO, E. S.; SOUZA, F. F. P.;BRILHANTE, R. S. N.PAIXÃO, G. C.. Micropartículas de quitosana carregadas com óleos essenciais contra biofilmes mono-especies de Candida albicans e duo-especie de Candida albicans e Streptococcus mutans. 2023. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Daniel Vieira MArtins

PAIXÃO, G. C.ROCHA, M. F. G.; ROCHA, M. G.. Atividade antifúngica do geraniol sobre células planctônicas e biofilmes maduros de leveduras do complexo Candida parapsilosis. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Microbiologia Médica) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Raissa Geovana Pereira Lopes

BRILHANTE, R. S. N.; OLIVEIRA, J. S.;PAIXÃO, G. C.. Efeito in vitro da proteinase K em fungos dermatofíticos: uma análise das interações com terbinafina e griseofulvina frente aos biofilmes. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Médicas) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Rodrigo Almeida Saraiva

PAIXÃO, G. C.; Pantoja, L.D.M; Mourão, C.I. Cardápios alimentares com enfoque na ação de microrganismos e seus metabólitos como resultado de uma sequência didática no ensino de Microbiologia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Virgínia Mariano

Pantoja, L.D.M;PAIXÃO, G. C.; PONTE, M. L.. Guia didático de práticas laboratoriais democráticas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Maria Ester dos Santos Silva

PANTOJA, L. D. M.;PAIXÃO, G. C.; FORTE, C. M. S.. Microbiologia na ponta dos dedos: o uso do bordado tátil como recurso didático para alunos com deficiência visual. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Maria Izabel de Souza Silva

PAIXÃO, G. C.BRILHANTE, R. S. N.; LOPES, RAISSA GEOVANNA PEREIRA. Efeito das nanopartículas de baixo peso molecular, quitosana de baixo peso molecular/capim-limão e quitosana baixo peso molecular/gerânio contra planctônico e biofilmes das espécies do complexo Cryptococcus neoformans/Cryptococcus gattii. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: ALANNA MAYARA SOARES DE SOUSA

PAIXÃO, G. C.BRILHANTE, R. S. N.; COSTA, A. C.. Efeitos antifúngicos de lactoferrina e interação farmacológica com antifúngicos clássicos frente espécies de Sporothrix spp. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Igor Jesus Menezes de Oliveira

PAIXÃO, G. C.BRILHANTE, R. S. N.; FERNANDES, M. R.. Construção e validação de um jogo didático para o ensino-aprendizado de micologia no ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: VINICIUS CARVALHO PEREIRA

PAIXÃO, G. C.; Pantoja, L.D.M; RABELO, G. B.. Sequências didáticas baseadas na proposta dos 3 momentos pedagógicos aplicadas ao ensino de Microbiologia à luz da terceira idade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: NATANAEL ARAÚJO SILVA

PAIXÃO, G. C.; RIBEIRO, R. T. M.; ORLANDINI, P.. Avaliação dos conhecimentos sobre educação ambiental no ensino médio: um estudo de caso. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas a distância) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: João Batista Salmito Alves de Almeida

PAIXÃO, G. C.; BARROSO NETO, I. L.; MONTEIRO, C. C.. A percepção de docentes quanto ao potencial educacional de olimpíadas virtuais de Biologia em escolas públicas de ensino médio de Maracanaú, CE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas a distância) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Mayla Maria Benevides de Sousa

PAIXÃO, G. C.; BARROSO NETO, I. L.; TAVARES, D. S.. Metodologias ativas no ensino de Biologia: o uso de jogos e paródias como recursos didáticos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas a distância) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Raielly Furtado Teixeira

PAIXÃO, G. C.; PEREIRA, S. A. R.; FLORENCIO, C. M. G. D.. Perfil clínico e epidemiológico da Hanseníase no município de Pentecoste/CE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdade Maurício de Nassau.

Aluno: Getúlio José de Carvalho Júnior

PAIXÃO, G. C.; PORTELA, M. B.; SILVA, L. P.. A significância das atividades práticas para o ensino de Biologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Timna Varela Martins

PAIXÃO, G. C.; PONTE, E. L.; Mendes, R.M.S. A visão dos discentes da educação presencial e a distância do Curso de Ciências Biológicas-UECE sobre o estágio supervisionado do Ensino Médio I na perspectiva da formação do professor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Charles de Sousa Silva

PAIXÃO, G. C.; Pantoja, L.D.M; PASSAMAI, M. P. B.. Produção de história e m quadrinhos para o ensino de Ciências com ênfase nos conteúdos de Microbiologia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Lívia Maria Galdino Pereira

PAIXÂO, GERMANA COSTA; Pantoja, L.D.M; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes. A literatura de cordel como ferramenta pedagógica no ensino de Microbiologia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Edlâny Pinho Romão

PAIXÃO, G. C.; CASTRO, L. H. P.; Pantoja, L.D.M. Repositórios de objetos de aprendizagem voltados para oensino de Biologia no ensino médio: o que temos na Web?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Alana da Silva Marques

PAIXÃO, G. C.; Pantoja, L.D.M; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes. Experimentos práticos de Microbiologia com materiais alternativos: uma proposta de manual para o ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Roberta Silva Rizzo

PAIXÃO, G. C.; PANTOJA, Lydia Daianne Maia; Rodrigues, M.M. Doenças microbianas em um jogo didático para surdos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Kandarpa Silva Galas

PAIXÃO, G. C.; Vidal, E.M; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes. Utilização de blog como tecnologia educacional complementar ao ensino presencial da disciplina de Microbiologia em um curso de graduação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Klausen Oliveira Abreu

MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes;PAIXÃO, G. C.; Vanderley, C.S.B.S. Levantamento de material didático produzido nas disciplinas do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Talita Luciana Dias da Silva

MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes;PAIXÃO, G. C.; Chikowski, R.. Elaboração de cartilha "Aventuras no Parque Botânico do Ceará"- Uma abordagem para o ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Cecilia Leite Costa

PAIXÃO, G. C.; SOARES FILHO, A. A.. Avaliação e Monitoramento de Cianobactérias potencilamente tóxicas no açide Acarape do Meio, redenção, Ceará. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Lorena Maria Fidélis Ferreira

PAIXÃO, G. C.; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes; NASCIMENTO, M. M.. Influência dos projetos de pesquisa na apreensão de conceitos biológicos entre alunos do ensino médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Cláudia Suellen Ferro de Oliveira

PAIXÃO, G. C.; ACCIOLY, Paulo Marcelo de Lima; Bandeira, T.J.P.G. Detecção de cepas de enterobactérias produtoras de betalactamases de espectro estendido (ESBL) na rotina de um laboratório de Microbiologia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Manuela Soares Couto

PAIXÃO, G. C.; PINHEIRO, A. Q.; MARTINS, M. G.. Incidência de portadores assintomáticos de dermatófitos em animais de laboratório do Biotério Central da UECE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Sâmia Lima Carneiro

PAIXÃO, G. C.; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes; PORTO, V. B.. Atuação profissional de egressos do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Pâmela Nery do Lago

PAIXÃO, G. C.; Bandeira, T.J.P.G; CARVALHO, C. B. M.. Perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos de enterobactérias produtoras de betalactamases de espectro estendido. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Anna Patrícya Florentino de Souza Silva

PAIXÃO, G. C.; FROTA, C. C.; Grangeiro. M.B. Diagnóstico laboratorial das hepatites virais: revisando seus marcadores imunológicos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Viviane Marques Ferreira

PAIXÃO, G. C.; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes; TERAO, Daniel. Avaliação do crescimento e esporulação de Colletotrichum gloesporioides (Penz.) Penz & Sacc.em função do meio de cultivo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Valeska Portela Lima

PAIXÃO, G. C.; MOURA, Fernanda Edna Araújo; ACCIOLY, Paulo Marcelo de Lima. Infecções respiratórias agudas na infãncia causadas pelo vírus sincicial respiratório: uma revisão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Joyce Fonteles Ribeiro

PAIXÃO, G. C.; MOURA, Fernanda Edna Araújo; ACCIOLY, Paulo Marcelo de Lima. Diagnóstico laboratorial das infecções respiratórias agudas virais pela técnica da imunofluorescencia indireta: a experiência do Laboratório de Virologia da Universidade Federal do Ceará. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Raimunda Sâmia Nogueira Brilhante

PAIXÃO, G. C.BRILHANTE, R. S. N.SIDRIM, J. J. C.. A epidemiologia das dermatofitoses em Fortaleza-Ce. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Ceará.

PAIXÃO, G. C.; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes. Seleção pública para contratação de professor substituto, setor de estudos Biologia, lotação CCS. 2008. Universidade Estadual do Ceará.

PAIXÃO, G. C.; FERREIRA, Crisanto Medeiros de Lima; CORDEIRO, R. A.. Seleção pública para contratação de Professor substituto setor de estudo Microbiologia e Parasitologia. 2008. Universidade Estadual do Ceará.

PAIXÃO, G. C.; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes; FERREIRA, Crisanto Medeiros de Lima. Seleção pública para contratação de Professor Substituto, no setor de estudo de Biologia, para lotação na Faculdade de Educação de Crateús. 2006. Universidade Estadual do Ceará.

PAIXÃO, G. C.; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes; FERREIRA, Crisanto Medeiros de Lima. Seleção pública para contratação de Professor substituto, no setor de estudo de Biologia, para lotação no Centro de Educação, Ciências e Tecnologia. 2006. Universidade Estadual do Ceará.

PAIXÃO, G. C.; FERREIRA, Crisanto Medeiros de Lima; COELHO, Augusto Casemiro. Seleção pública para contratação de Professor Substituto, no setor de estudos de Diagnóstico de doenças microbianas e hematológicas. 2006. Universidade Estadual do Ceará.

PAIXÃO, G. C.; FERREIRA, Crisanto Medeiros de Lima; ROCHA, Maria Edite Bezerra da. Seleção pública para contratação de Professor substituto no setor de estudos de Biologia, para lotação na Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central. 2006. Universidade Estadual do Ceará.

PAIXÃO, G. C.; PORTO, V. B.; PASSAMAI, M. P. B.. Concurso público para contratação de Professor Substituto do setor de estudos de Biologia. 2005. Universidade Estadual do Ceará.

PAIXÃO, G. C.; FERREIRA, C. L.; PORTO, V. B.. Concurso público para contratação de Professor Substituto do setor de estudos de Biologia. 2004. Universidade Estadual do Ceará.

PAIXÃO, G. C.; PORTO, P. R. L.; MORAES, S. M. D.. Seleção pública para contratação de Professor Substituto de Metodologia de Análises Laboratoriais. 2003. Universidade Estadual do Ceará.

PAIXÃO, G. C.. Avaliação do Curso Técnico Em Secretaria Escolar- Fundação Demócrito Rocha/Universidade Aberta do Nordeste. 2016. Conselho de Educação do Ceará.

PAIXÃO, G. C.. Avaliação do Instituto Cearense de Educação-ICED para oferta de cursos técnicos EaD. 2016. Conselho de Educação do Ceará.

PAIXÃO, G. C.. Avaliação do Centro de Formação de Corretores de Imóveis para oferta de cursos EaD. 2015. Conselho de Educação do Ceará.

PAIXÃO, G. C.. Avaliação de curso Técnico em Transações Imobiliárias EaD- CETREDE. 2015. Conselho de Educação do Ceará.

PAIXÃO, G. C.. Avaliação do Curso Técnico de Secretariado EaD- CETREDE. 2015. Conselho de Educação do Ceará.

PAIXÃO, G. C.. Avaliação da MRHTEC para oferta de cursos EaD. 2014. Conselho de Educação do Ceará.

PAIXÃO, G. C.; FERREIRA, Crisanto Medeiros de Lima; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes; BARROS, Luis Marivando. Avaliação de Cursos de Licenciatura específica em Biologia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú. 2006. Conselho de Educação do Ceará.

PAIXÃO, G. C.; FERREIRA, Crisanto Medeiros de Lima; PORTO, P. R. L.. Seleção Pública para Contratação de Professor Substituto Microbiologia e Parasitologia. 2010. Universidade Estadual do Ceará.

Orientou

Raielly Furtado Teixeira

Infecções em pacientes diabéticos com lesões de pé: análise do comportamento microbiológico de biofilmes antes e após tratamento com curativo de biocelulose; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Federal do Ceará; (Coorientador);

Ana Paula Rios Morais

Catalogação e socialização de um repositório de mapas conceituais em uma Instituição de ensino superior; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);

Erica Paulo Umbelino

Padrões de acessibilidade da pessoa com deficiência em espaços educacionais de municípios cearenses; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Maria Clara Liberato Oliveira

Uso de uma rede social de compartilhamento de videos curtos para divulgação de modelos didáticos microbianos; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Pesquisa; (Orientador);

Alessandra Pinheiro Martins de Freitas

Projeto de Iniciação artística Microsentidos: conhecendo a diversidade microbiana pelos cinco sentidos humanos; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);

Josiel dos Santos Castro

Monitoria da disciplinade Microbiologia; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Ceará; Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);

Beatriz Garcia Ferreira de Melo

Projeto de Extensão Bioead; com; vc: divulgando ciência e promovendo cidadania; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);

Rodrigo Almeida Saraiva

Cardápios alimentares com enfoque na ação de microrganismos e seus metabólitos como resultado de uma sequência didática no ensino de Microbiologia; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Charles de Sousa Silva

Produção de história e m quadrinhos para o ensino de Ciências com ênfase nos conteúdos de Microbiologia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Edlâny Pinho Romão

Repositórios de objetos de aprendizagem voltados para o ensino de Biologia: o que temos na Web?; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Lívia Maria Galdino Pereira

A literatura de cordel como ferramenta pedagógica ao ensino de Microbiologia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Victor Conde Ferreira

Aula prática sobre biodegradação microbiana de xenobióticos: Uma proposta para o ensino médio; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Alana da Silva Marques

Experimentos práticos de Microbiologia com materiais alternativos: uma proposta para o Ensino Fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Fabíola Fernandes Heredia

Síndrome Mielodisplásica- patogênese da SMD variante hipocelular; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Roberta Rizzo Silva

Doenças Microbianas em um jogo didático para surdos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Kandarpa Silva Galas

Utilização de blog como tecnologia educacional complementar ao ensino presencial da dsiciplina de Microbiologia em um curso de graduação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Cecilia Leite Costa

AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DE CIANOBACTÉRIAS POTENCIALMENTE TÓXICAS NO AÇUDE ACARAPE DO MEIO, REDENÇÃO, CEARÁ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Manuela Soares Couto

Incidência de portadores assintomáticos de dermatófitos em animais de laboratório do Biotério Central da Universidade Estadualdo Ceará; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Lydia Dayanne Maia Pantoja

Microbiota fúngica doar em hospitais públicos do município de Fortaleza,Ceará; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Cláudia Suellen Ferro de Oliveira

Deteccção de cepas de enterobactérias produtoras de betalactamases de espectro estendido (ESBL)na rotina de um laboratório de Microbiologia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Sâmia Lima Carneiro

Atuação profissional de egressos do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da universidade Estadual do Ceará; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Pâmela Nery do Lago

Perfil de susceptibilidade a antimicrobianos de enterobactérias produtoras de beta lactamases de espectro expandido isoladas num Laboratório de Microbiologia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Anna Patrycia Florentino de Souza

Diagnóstico laboratorial das hepatites virais: revisando seus marcadores sorológicos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Josy Baldaheania Siebra Camilo Nascimento

Potencial farmacológico da microbiota bacteriana associada à Ascídia Eudistoma Vannamei: catracterização fenotípica e potencial farmacológico; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Joyce Fonteles Ribeiro

Diagnóstico Laboratorial das infecções respiratórias agudas virais pela técnica da imunofluorescencia indireta: a experiência do laboratório de Virologia da Universidade Federal do Ceará; 2006; 58 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Valeska Portela Lima

Infecções respiratórias agudas na infância causadas pelo vírus sincicial respiratório: uma revisão; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Rodrigo Almeida Saraiva

Micobioma do ar interno de um museu e análise micológica de sua coleção zoológica; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Germana Costa Paixão;

Lorena Davilla Carlos Clemente

Micobioma do ar interno de um museu e análise micológica da sua colação zoológica; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Germana Costa Paixão;

Samuel David Capistrano Malveira

Catalogação e socialização de um repositório de Histórias em quadrinhos de uma Instituição de ensino superior; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Livia Freire de Lima

Validação do uso de rubricas de avaliação no processo de ensino e aprendizagem de uma graduação a distância; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas a distância) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Germana Costa Paixão;

Alayde Bezerra Lima

Validação do uso de rubricas de avaliação no processo de ensino e aprendizagemde uma graduação a distância; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas a distância) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Germana Costa Paixão;

Maria Ester dos Santos Silva

Micobioma de relíquias vocacionais presentes em igrejas históricas do município de Fortaleza-Ceará; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Germana Costa Paixão;

Amanda Beatriz da Costa Moura

Inventariação de um repositório físico e virtual de modelos didáticos de uma instituição de ensino superior; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Anayara Fernandes Chagas

ESTILO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: ANTES DA PANDEMIA DE COVID-19 E DIANTE DO ?NOVO NORMAL?; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Germana Costa Paixão;

Samuel David Capistrano Malveira

ESTILO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: ANTES DA PANDEMIA DE COVID-19 E DIANTE DO ?NOVO NORMAL?; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Germana Costa Paixão;

Maria Ester dos Santos Silva

INVENTARIAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE UM REPOSITÓRIO DE MATERIAL DIDÁTICO DE UMA INSTITUIÇÃO SUPERIOR; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Debora Naiara Pereira Lopes

Catalogação e valoração de uma cordelteca em Microbiologia de uma instituição Superior de ensino; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Phelipe Sales Viana

Monitoramento físico-químico e microbiológico em escolas públicas do município de Fortaleza/CE; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Luis Cassimiro Neto

Tecnodocência no ensino público: percepção, ação e prospecção de gestores, docentes e discentes; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Wanderlânia de Souza Pimenta

Tecnodocência no ensino público: percepção, ação e prospecção de gestores, docentes e discentes; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Josiany Costa de Souza

Monitoramento da Micobiota do ar em ambientes públicos de referência do Município de Fortaleza, Ceará; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Ane Teles Reis

Monitoramento da Micobiota do ar em ambientes públicos de referência do Município de Fortaleza, Ceará; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Lais Sueanne Souza Teixeira

Análise e monitoramento da micobiota do ar e da contaminação fúngica de livros em Bibliotecas públicas da cidade de Fortaleza, Ceará; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Edlâny Pinho Romão

Análise e monitoramento da micobiota do ar e da contaminação fúngica em bibliotecas públicas da cidade de Fortaleza, Ceará; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Bruno Silva Carvalho

Análise e monitoramento da Micobiota do ar e da contaminação fúngica de livros em bibliotecas públicas das Cidade de Fortaleza, Ceará; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Victor Conde Ferreira

ANÁLISE E MONITORAMENTO DA MICOBIOTA DO AR E DA CONTAMINAÇÃO FÚNGICA DE LIVROS EM BIBLIOTECAS PÚBLICAS DA CIDADE DE FORTALEZA, CEARÁ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Renata dos Santos Chikowski

Implantação de uma micoteca para a estocagem e manutenção de cepas fúngicas isoaldas no laboratório de Microbiologia do curso de ciências Biológicas-UECE; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Germana Costa Paixão;

Manuela Soares Couto

Incidência de portadores assintomáticos de dermatófitos em animais de laboratório do Biotério Central da Universidade Estadual do Ceará; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Germana Costa Paixão;

Lydia Daianne Maia Pantoja

Estudo da microbiota fúngica do ar de áreas urbanizadas e preservadas do campus do Itaperi/UECE; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Rodrigo Almeida Saraiva

Monitoria de Microbiologia; 2022; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Davylla Bandeira Amorim

Projeto de extensão Biocine: cinema com ciência; 2022; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas a distância) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Virgínia Mariano

Monitoria de Microbiologia; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Helen de Sousa Brasil

Biocine: cinema com ciência; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas a distância) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Debora Naiara Pereira Lopes

Monitoria de Microbiologia; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

VINICIUS CARVALHO PEREIRA

Monitoria de Microbiologia; 2020; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Francisca Robervânia Soares Santos

Monitoria de Microbiologia; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Jecilane Aires Monteiro

Projeto de Extensão: Ecoart- trabalhando a arte e sustentabilidade com ações ecológicas; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Jonas Felipe da Silva Araújo

Monitoria de Microbiologia: O monitor de Microbiologia como agente facilitador do ensino; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Francisca Charlene da Silva

Monitoria de Biologia:Ações presenciais e a distância no ensino de Biologia celular- o monitor como elo de comunicação e de aprendizagem; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Francisco Ramon de Souza Silva

Monitoria de Biologia: A monitoria acadêmica no ensino híbrido- a Biologia celular como palco de vivências de iniciação a docência; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Thais da Silva Quieroz

Monitoria de Biologia: O ensino de Biologia celular mediado por ferramentas tecnopedagógicas- a participação do monitor acadêmico como ator no compartilhamento de conhecimentos científicos; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Francisco Cassiano Teixeira

Monitoria de Biologia:Ações presenciais e a distância no ensino de Biologia celular- o monitor como elo de comunicação e de aprendizagem; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Sebastião Evilásio Pereira

Monitoria de Biologia: A monitoria acadêmica no ensino híbrido- a Biologia celular como palco de vivências de iniciação a docência; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Itatiaia de Souza Sampaio

Monitoria de Microbiologia: O monitor de Microbiologia como agente facilitador do ensino; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

TAMIRES DA SILVA VALENTE

Monitoria de Biologia: O ensino de Biologia celular mediado por ferramentas tecnopedagógicas- a participação do monitor acadêmico como ator no compartilhamento de conhecimentos científicos; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Alyce Pimentel de Oliveira

Monitoria on line de Biologia celular: o monitor como facilitador no ensino de Biologia a distância; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas a distância) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Ana Yasmin Matias da Silva

Monitoria em Biologia EAD: iniciação a docência e interação on line; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas a distância) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Liliane Araújo Lima

Monitoria em Biologia EAD: iniciação a docência e interação on line; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas a distância) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

ARLINDO PEREIRA NOGUEIRA

Monitoria em Biologia EAD: iniciação a docência e interação on line; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas a distância) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Jamylle Ohana Silva Almeida

Monitoria da disciplina de Microbiologia; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Ana Léa de Oliveira Araújo

O mundo invisível dos microrganismos e a monitoria em Microbiologia; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Lia Guedes Bravo

Monitoria de Microbiologia e Parasitologia; 2012; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, FAMETRO; Orientador: Germana Costa Paixão;

Edlâny Pinho Romão

Monitoria de Microbiologia; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Roberta Silva Rizzo

Monitoria da Disciplina de Microbiologia; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Lívia Maria Galdino Pereira

Monitoria da disciplina de Microbiologia; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Kandarpa Silva Galas

Monitoria da dsiciplina de Microbiologia; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Michael Robert Martins Rocha

Uso de apostilas de aulas práticas para o aperfeiçoamento do ensino de Microbiologia- Atividades de Monitoria acadêmica; 2009; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Charles Ielpo Mourão

Monitoria acadêmica de Microbiologia; 2008; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Cecilia Leite Costa

Monitoria acadêmica da disciplina de Microbiologia; 2008; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Rafaelle Vanessa de Oliveira Leite

Monitoria acadêmica da disciplina de Microbiologia; 2008; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

CHISTIANE OLIVEIRA COURA

Monitoria da disciplina de Microbiologia; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Emanuele Silva de Oliveira

Monitoria da disciplina de Microbiologia; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Miriam Luzia Nogueira

Monitoria acadêmica da disciplina de Microbiologia; 2006; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Cláudia Suellen Ferro de Oliveira

Monitoria acadêmica da dsiciplina de Microbiologia; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Sâmia Lima Carneiro

Monitoria acadêmica da disciplina de Microbiologia; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Marcela saldanha Lima Ferreira

Monitoria da Disciplina de Microbiologia; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Germana Costa Paixão;

Produções bibliográficas

  • PAIXÃO, G. C. ; NASCIMENTO, R. V. ; ARAUJO, M. S. O. ; PANTOJA, L. D. M. . Fatores relacionados à motivação acadêmica em educação a distância em um curso de Ciências Biológicas. Revista Gestão Universitária na América Latina , v. 18, p. 109-127, 2025.

  • GOMES FILHO, ANTONIO ALCIDES ; LIMA, MARIA ISA MORAIS ; BRASIL, HELEN DE SOUSA ; PANTOJA, LYDIA DAYANNE MAIA ; CASTRO, LAURA HELENA PINTO DE ; PAIXÃO, GERMANA COSTA . O despertar do discente ao cinema com ciência, uma ação extensionista. REVISTA CIÊNCIA EM EXTENSÃO , v. 18, p. 136-148, 2025.

  • PAULA, F. W. S. ; MENEZES, J. B. F. ; PANTOJA, L. D. M. ; PAIXÃO, G. C. . Desafios e práticas docentes em um Curso de Ciências Biológicas a distância: reflexões dos professores formadores. REVISTA DISSOL - DISCURSO, SOCIEDADE E LINGUAGEM , v. 10, p. 206-226, 2025.

  • MOURÃO, CHARLES IELPO ; Paula, Francisco Wagner de Sousa ; PANTOJA, LYDIA DAYANNE MAIA ; PAIXÃO, GERMANA COSTA . Satisfação discente com o uso de ferramentas educativas em um curso de Ciências Biológicas na modalidade a distância. REVISTA BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM ABERTA E A DISTÂNCIA , v. 24, p. 124-136, 2024.

  • BRASIL, H. S. ; GOMES FILHO, A. A. ; CASTRO, L. H. P. ; PANTOJA, L. D. M. ; PAIXÃO, G. C. . Divulgação científica de um projeto extensionista pela métrica do Instagram Insights. Cidadania em ação: Revista de Extensão e Cultura , v. 8, p. 25-37, 2024.

  • PEREIRA, V. C. ; RABELO, G. B. ; SILVA, I. N. G. ; PAIXÃO, G. C. ; Pantoja, L.D.M . Ensino de Microbiologia ao idoso através de sequências didáticas sob a ótica metodológica dos 3 momentos pedagógicos. ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DO ENVELHECIMENTO - PORTO ALEGRE , v. 28, p. e113801, 2023.

  • MENEZES, J. B. F. ; Peixoto, F.H.C ; SILVA, M. M. F. ; PAIXÃO, G. C. . Sensibilizar para conscientizar: atividades de educação em saúde no contexto escolar. REVASF - REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO , v. 13, p. 1, 2023.

  • MENEZES, J. B. F. ; PAIXÃO, G. C. . Atividades avaliativas e influência na aprendizagem. CADERNOS DE PESQUISA , v. 30, p. 397-413, 2023.

  • SILVA, M. E. S. ; PAIXÃO, G. C. ; Pantoja, L.D.M . Inventariação física e digital de pinturas em tela sobre a vida microbiana. REVISTA ACB (FLORIANÓPOLIS) , v. 28, p. 1-11, 2023.

  • LIMA, M. I. M. ; GOMES FILHO, A. A. ; BRASIL, H. S. ; CASTRO, L. H. P. ; PANTOJA, L. D. M. ; PAIXÃO, G. C. . Chat como ferramenta colaborativa de aprendizagem de conteúdos biológicos durante exibição de filmes. INTERFACES - REVISTA DE EXTENSÃO DA UFMG , v. 11, p. 308-316, 2023.

  • LIMA, F. A. A. ; PEREIRA, L. M. G. ; PAULA, F. W. S. ; PANTOJA, L. D. M. ; PAIXÃO, G. C. . Vivências no Estágio Supervisionado do ensino fundamental anos finais em uma licenciatura na modalidade a distância. Ciclo Revista: Vivências em ensino e Formação , v. 7, p. 40-53, 2023.

  • SILVA, M. E. S. ; PAIXÃO, G. C. ; PAIXAO, G. C. . Inventariação física e digital de pinturas em tela sobre a vida microbiana.. REVISTA ACB (FLORIANÓPOLIS) , v. 28, p. 1-11, 2023.

  • BRILHANTE, RAIMUNDA SÂMIA NOGUEIRA ; LOPES, RAISSA GEOVANNA PEREIRA ; DE AGUIAR, LARA ; DE OLIVEIRA, JONATHAS SALES ; ARAÚJO, GÉSSICA DOS SANTOS ; PAIXÃO, GERMANA COSTA ; PEREIRA-NETO, WALDEMIRO DE AQUINO ; FREIRE, ROSEMAYRE SOUZA ; NUNES, JOÃO VICTOR SERRA ; DE LIMA, RENAN PEREIRA ; SANTOS, FLÁVIA ALMEIDA ; SIDRIM, JOSÉ JÚLIO COSTA ; ROCHA, MARCOS FÁBIO GADELHA . Inhibitory effect of proteinase K against dermatophyte biofilms: an alternative for increasing the antifungal effects of terbinafine and griseofulvin. BIOFOULING , v. 1, p. 1-12, 2022.

  • PAULA, F. W. S. ; Mourão, C.I ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Atividades avaliativas em um curso a distância: exigências, demanda do tempo de correção e adesão do aluno na perspectiva da tutoria. REVISTA EMREDE - REVISTA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA , v. 9, p. 1-15, 2022.

  • PEREIRA, LÍVIA MARIA GALDINO ; Araújo, Mayara Setúbal Oliveira ; NASCIMENTO, RENATA VIEIRA DO ; PEREIRA, VANESSA ALVES ; PANTOJA, LYDIA DAYANNE MAIA ; PAIXÃO, GERMANA COSTA . Impacto e Influência na Empregabilidade do Egresso de uma Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância. EAD EM FOCO , v. 12, p. e1760, 2022.

  • Peixoto, F.H.C ; RIBEIRO, R. T. M. ; SOARES, L. K. B. ; Mendes, R.M.S ; PAIXÃO, G. C. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . TCC sem drama: o aprendizado da escrita acadêmica em um curso de licenciatura a distância. HUMANIDADES & TECNOLOGIA EM REVISTA (FINOM) , v. 37, p. 1, 2022.

  • CHAGAS, ANAYARA FERNANDES ; MALVEIRA, SAMUEL DAVID CAPISTRANO ; Araújo, Mayara Setúbal Oliveira ; PANTOJA, LYDIA DAYANNE MAIA ; PAIXÃO, GERMANA COSTA . Estilo de Aprendizagem de Alunos de um Curso de Licenciatura na Modalidade a Distância Diante do 'Novo Normal'?. EAD EM FOCO , v. 12, p. e1866, 2022.

  • PEREIRA, I. M. ; PEREIRA, V. C. ; SAMPAIO, I. S. ; SANTOS, F. R. S. ; SOUZA, P. R. H. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Micromundo: uma visão educativa das inteligências múltiplas através de estratégias pedagógicas aplicadas a Microbiologia no ensino superior. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE , v. 15, p. 656-675, 2022.

  • BRILHANTE, R. S. N. ; PAIXÃO, G. C. ; PEREIRA, V. S. ; OLIVEIRA, J. S. ; LIMA-NETO, R. G. ; PEREIRA-NETO, W. A. ; CASTELO-BRANCO, D. S. C. M. ; CORDEIRO, R. A. ; SIDRIM, J. J. C. ; ROCHA, M. F. G. . Atypical chlamydoconidium-producing Trichophyton tonsurans strains from Ceará State, Northeast Brazil: investigation of taxonomy by phylogenetic analysis and biofilm susceptibility. MICROBIOLOGY (READING. ONLINE) , v. 1, p. 1, 2021.

  • PAULA, F. W. S. ; CASTRO, L. H. P. ; Pantoja, L.D.M ; Mendes, R.M.S ; PAIXÃO, G. C. . Ergonomic aspects in the attributions of tutors in a distance learning undergraduate course. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 36885-36897, 2021.

  • MENEZES, J. B. F. ; NUNES, F. E. F. ; PAIXÃO, G. C. . O programa institucional de bolsas de iniciação à docência na escola: a ótica dos estudantes da educação básica. e-Mosaicos , v. 10, p. 376-389, 2021.

  • SOARES, M. M. L. ; ARAUJO, M. S. O. ; VIEIRA, F. L. S. ; FERREIRA, M. Y. M. ; PAIXÃO, G. C. . Bullying na Escola brincadeira ou agressão?. Conexão ComCiência , v. 1, p. e5296, 2021.

  • FELIX, F. V. ; PAIXÃO, G. C. ; MENEZES, J. B. F. . Percepção docente sobre a horta agroecológica como recurso didático. Conexão ComCiência , v. 1, p. 1, 2021.

  • LIMA, J. F. ; NOGUEIRA, A. P. ; PAZ, D. A. C. ; SOUSA, L. M. ; PAIXÃO, G. C. . Reuso da água no espaço escolar: contribuições na formação do sujeito ecológico. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO , v. 76, p. 1, 2021.

  • SIEBRA, C. ; FREITAS, J. V. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Qualidade do ar em ambientes internos e externos de um cemitério do município de Fortaleza, Ceará. REVISTA ELETRÔNICA AMBIENTE: GESTÃO E DESENVOLVIMENTO , v. 1, p. 91-95, 2021.

  • SANTOS, A. J. M. ; SILVA, A. C. G. ; PAULA, F. W. S. ; PAIXÃO, G. C. . Relação entre o uso de tecnologias educacionais durante a formação acadêmica e a prática do estágio supervisionado no ensino remoto. Conexão ComCiência , v. 1, p. 153-157, 2021.

  • ANDRADE, C. B. ; CASTRO, L. H. P. ; CONDE, I. B. ; PAIXÃO, G. C. ; Pantoja, L.D.M . Riquezas da mata atlântica maraguapense através do cordel como instrumento de educação ambiental. Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino - GEOMAE (Online) , v. 12, p. 72-90, 2021.

  • MENEZES, J. B. F. ; PAIXÃO, G. C. . (Auto)percepção formativa de licenciandos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência: Balbúrdia docente. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 8, p. 209-219, 2021.

  • SOUSA, T. O. ; SOBREIRA JUNIOR, O. V. ; PAIXÃO, G. C. . Ensino de Biologia: construção de conhecimento por meio de aulas práticas. Revista Ensino de Ciências e Humanidades-Cidadania, diversidade e bem-estar , v. 5, p. 443-468, 2021.

  • SILVA, J. H. C. ; Mendes, R.M.S ; PAIXÃO, G. C. ; Chaves, B.E . Perfil florístico da arborização urbana nos municípios cearenses. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA , v. 14, p. 3982-4002, 2021.

  • FEITOSA, P. ; ARAUJO, M. S. O. ; ALMEIDA, P. ; PAIXÃO, G. C. . A utilização do Kahoot como ferramenta pedagógica no ensino de Biologia em tempos de pandemia. EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA , v. 7, p. 163-180, 2021.

  • MENEZES, J. B. F. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Fábulas como material didático no ensino de Parasitologia. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 14, p. 666-679, 2020.

  • CASTELO-BRANCO, DÉBORA DE SOUZA COLLARES MAIA ; AGUIAR, LARA DE ; ARAÚJO, GÉSSICA DOS SANTOS ; LOPES, RAISSA GEOVANNA PEREIRA ; SALES, JAMILE DE ALENCAR ; PEREIRA-NETO, WALDEMIRO AQUINO ; PINHEIRO, ADRIANA DE QUEIROZ ; PAIXÃO, GERMANA COSTA ; CORDEIRO, ROSSANA DE AGUIAR ; SIDRIM, JOSÉ JÚLIO COSTA ; BRILHANTE, RAIMUNDA SÂMIA NOGUEIRA ; ROCHA, MARCOS FÁBIO GADELHA . and biofilms of dermatophytes: a new panorama for the study of antifungal drugs. BIOFOULING , v. 1, p. 1-9, 2020.

  • ROCHA, R. N. ; PAIXÃO, G. C. ; MENEZES, J. B. F. . Projetos educativos realizados nas escolas do município de Jaguaruana Ceará. EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA , v. 6, p. 38-47, 2020.

  • ALVES, F. S. S. ; PAIXÃO, G. C. ; MENEZES, J. B. F. . Práticas de educação ambiental nas escolas públicas na zona rural de Russas-CE. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO , v. 72, p. 1-11, 2020.

  • SOUZA, F. Q. ; PAIXÃO, G. C. ; MENEZES, J. B. F. . Desafios e anseios do ser professor: uma perspectiva de professores em formação. Ensino em Foco , v. 3, p. 32-46, 2020.

  • CONDE, I. B. ; PEREIRA, L. M. G. ; BARROSO NETO, I. L. ; MENEZES, J. B. F. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Papel do diário de campo reflexivo na formação docente. INDAGATIO DIDACTICA , v. 12, p. 15, 2020.

  • LIMA, F. A. A. ; NASCIMENTO, R. V. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Aspectos ergonômicos e distanciamento social enfrentados por docentes de graduação a distância durante a pandemia. REVISTA DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR , v. 10, p. 1-19, 2020.

  • BRILHANTE, R. S. N. ; PAIXÃO, G. C. ; OLIVEIRA, J. S. ; PEREIRA, V. S. ; ROCHA, M. F. G. ; CASTELO-BRANCO, D. S. C. M. ; CORDEIRO, R. A. ; SIDRIM, J. J. C. . Chlamydoconidium-producing Trichophyton tonsurans: Atypical morphological features of strains causing tinea capitis in Ceará, Brazil. Asian Pacific Journal of Tropical Medicine , v. 12, p. 380, 2019.

  • BRILHANTE, RAIMUNDA SÂMIA NOGUEIRA ; AGUIAR, LARA DE ; SALES, JAMILLE ALENCAR ; ARAÚJO, GÉSSICA DOS SANTOS ; PEREIRA, VANDBERGUE SANTOS ; PEREIRA-NETO, WALDEMIRO DE AQUINO ; PINHEIRO, ADRIANA DE QUEIROZ ; PAIXÃO, GERMANA COSTA ; CORDEIRO, ROSSANA DE AGUIAR ; SIDRIM, JOSÉ JÚLIO COSTA ; BERSANO, PAULO RICARDO DE OLIVEIRA ; ROCHA, MARCOS FÁBIO GADELHA ; CASTELO-BRANCO, DÉBORA DE SOUZA COLLARES MAIA . biofilm-forming ability of dermatophytes using dog and cat hair: an ethically viable approach for an infection model. BIOFOULING , v. 8, p. 1-9, 2019.

  • SILVA, M. A. S. ; LIMA, F. A. A. ; PAULA, F. W. S. ; PAIXÃO, G. C. ; MENEZES, J. B. F. . Promoção da saúde na escola:a educação sexual para adolescentes. CAMINHOS: Revista on-line , v. 34, p. 47-57, 2019.

  • SOUZA, JOSIANY COSTA DE ; REIS, ANE TELES ; ARAUJO, JONAS FELIPE DA SILVA ; PIMENTEL, KARINE SILVA ; SOUZA, ITATIAIA SAMPAIO ; FILHO, MARCOS ADELINO ALMEIDA ; PANTOJA, LYDIA DAYANNE MAIA ; PAIXÃO, GERMANA COSTA . Diversidade fúngica no ar de centros comerciais em Fortaleza, Ceará. Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza , v. 3, p. 125-133, 2019.

  • Chaves, B.E ; Pantoja, L.D.M ; OLIVEIRA, R. D. ; MENDES, ROSELITA MARIA DE SOUZA ; PAIXÃO, G. C. . Análise de questões de Fisiologia vegetal realizadas em um ambiente virtual de Aprendizagem. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA , v. 11, p. 155, 2018.

  • SILVA, S. F. ; Mourão, C.I ; PAULA, F. W. S. ; PAIXÃO, G. C. ; MENEZES, J. B. F. . Estratégias e recursos de ensino utilizados no ensino de Biologia na cidade de Aratuba/CE. Revista Brasileira de Educação básica , v. 3, p. 1-6, 2018.

  • MENEZES, J. B. F. ; NOGUEIRA, A. P. ; PONTE, F. L. ; PAIXÃO, G. C. ; PEREIRA, L. M. G. . Conceitos, práticas de educação ambiental e formação cidadã na escola. Ambiente & Educação (FURG) , v. 23, p. 185-187, 2018.

  • PAIXÃO, G. C. ; LIMA, L. A. ; COLACO, N. J. O. ; LIMA, R. A. ; CASTRO, L. H. P. ; Pantoja, L.D.M . Musicalizando a Biologia: cantando e encantando através de paródias. REVISTA CIÊNCIA EM EXTENSÃO , v. 14, p. 147-158, 2018.

  • SILVA, C. D. R. ; CONDE, I. B. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. ; CASTRO, L. H. P. . Construção de Blogs como atividade avaliativa em um curso de graduação ead: experiências vividas e contribuições para formação de professores. Educação e Tecnologia , v. 22, p. 1-10, 2018.

  • REBOUCAS, P. K. S. ; COSTA, T. E. B. ; VALE FILHO, M. A. ; MENEZES, J. B. F. ; PAIXÃO, G. C. . Horta escolar contribuindo para a sensibilização ambiental. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO , v. 65, p. 1-10, 2018.

  • COSTA, A. J. ; CASTRO, L. H. P. ; CONDE, I. B. ; Mendes, R.M.S ; PAIXÃO, G. C. ; Pantoja, L.D.M . Teatro de fantoches como estratégia ao tema Leishmaniose visceral no ensino fundamental. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS) , v. 13, p. 131-139, 2018.

  • PAIXÃO, G. C. ; SOUZA, R. O. S. ; LIMA, F. A. A. ; PINHEIRO, J. P. S. ; Pantoja, L.D.M . Dinâmica das relações interacionais em fóruns de discussão em um curso de graduação a distância representada por sociogramas. EAD EM FOCO , v. 8, p. 1, 2018.

  • Xavier, F.M ; PAULA, F. W. S. ; LIMA, F. A. A. ; PAIXÃO, G. C. ; MENEZES, J. B. F. . Fazer docente: uma análise dos professores das escolas estaduais de Russas/CE. Revista Ágora , v. 3, p. 1-21, 2018.

  • SILVA, K. R. S. ; COSTA, T. E. B. ; VALE FILHO, M. A. ; PAIXÃO, G. C. ; MENEZES, J. B. F. . Agrotóxicos: benfeitorias e infortúnios na perspectiva de discentes do ensino médio. Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino - GEOMAE (Online) , v. 9, p. 66-75, 2018.

  • PAIXÃO, G. C. ; LIMA, L. A. ; COLACO, N. J. O. ; LIMA, R. A. ; CASIMIRO, T. C. ; CASTRO, L. H. P. ; Pantoja, L.D.M . Paródias no ensino de Microbiologia: a música como ferramenta pedagógica. RECIIS. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Edição em Português. Online) , v. 11, p. 1-12, 2017.

  • PIMENTEL, KARINE SILVA ; CONDE, IVO BATISTA ; MENDES, ROSELITA MARIA DE SOUZA ; FEITOSA, CLÉIA ROCHA DE SOUSA ; PAIXÃO, GERMANA COSTA ; PANTOJA, LYDIA DAYANNE MAIA . Produção e Avaliação de Vídeos em Libras para Educação em Saúde. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL , v. 1, p. 1-10, 2017.

  • PAIXÃO, G. C. ; Rizzo, R.S ; LIMA, A. C. A. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . Ocorrência Fúngica em acervos bibliográficos do município de Fortaleza, Ceará, Brazil. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação , v. 14, p. 180-191, 2016.

  • PAIXÃO, G. C. ; HENRIQUES, A. C. P. T. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; PAULA, F. W. S. ; ARRUDA FILHO, J. N. . Motivação e atitudes de professores da rede pública de municípios cearenses diante do ensino de surdos. Revista Educação Especial (Online) , v. 29, p. 53-68, 2016.

  • PAIXÃO, G. C. ; CASTRO, L. H. P. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; ARRUDA FILHO, J. N. . Interação e perfil de atuação discente em fóruns de discussão no ensino superior a distância: uma prática pedagógica articulada à luz da teoria humanista de Carls Rogers. Paidéi@ (Santos) , v. 8, p. 10, 2016.

  • ARAUJO, J. F. S. ; ARAUJO, A. L. O. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Incidência de Chrysonilia no ar da zona rural do município de Maranguape-Ceará. Ciência & Tecnologia: Fatec-JB (Online) , v. 8, p. 10, 2016.

  • PIMENTEL, K. S. ; SOUZA, J. C. ; ARAUJO, L. M. M. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Influência das atividades humanas na dispersão aérea de fungos demáceos em zona urbana. Ciência & Tecnologia: Fatec-JB (Online) , v. 8, p. 10, 2016.

  • PAIXÃO, G. C. ; CASTRO, L. H. P. ; Pantoja, L.D.M . Diretrizes de boas práticas de condução e avaliação do chat educacional. Revista Educaonline , v. 10, p. 89, 2016.

  • CASTRO, L. H. P. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; ARRUDA FILHO, J. N. ; Vidal, E.M ; PAIXÃO, G. C. . E-Books como instrumento de avaliação formativa em um curso de graduação a distância. Em rede Revista de Educação a Distância , v. 3, p. 282-294, 2016.

  • SILVA, C. A. ; MENEZES, J. B. F. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Conteúdo, Metodologia e processo avaliativo no ensino de Biologia: uma visão docente. Revista da SBEnBIO , v. 9, p. 1750-1758, 2016.

  • MAIA, F. M. R. ; CASTRO, L. H. P. ; MENEZES, J. B. F. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; PAIXÃO, G. C. . Utilização de recursos didáticos por professores de Biologia em Escola Pública do Município de Beberibe/Ceará. Revista da SBEnBIO , v. 9, p. 1786-1797, 2016.

  • PAIXÃO, G. C. ; HENRIQUES, A. C. P. T. ; Pantoja, L.D.M ; Vidal, E.M . Ingressantes em um curso de Ciências Biológicas a distância e a aprendizagem autorregulada. Infor. Inov. Form. Rev , v. 2, p. 328-354, 2016.

  • MENEZES, J. B. F. ; SOUZA, F. V. ; PONTE, E. L. ; PEREIRA, L. M. G. ; PAIXÃO, G. C. . A escolha da carreira docente: como pensam os discentes do 3º ano do ensino médio do município de Capistrano/Ceará?. Revista Profissão Docente (Online) , v. 16, p. 27-35, 2016.

  • PAIXÃO, G. C. ; HENRIQUES, A. C. P. T. ; BRANCO, F. F. C. ; Vidal, E.M ; ARRUDA FILHO, J. N. . Autonomia criativa em educação a distância: uso do flipsnack em um curso de graduação em Ciências Biológicas. EAD em Foco , v. 5, p. 03, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; HENRIQUES, A. C. P. T. ; BRANCO, F. F. C. ; Vidal, E.M . Para além da educação a distância: práticas formativas e relacionais em um curso de Ciências Biológicas. EAD em Foco , v. 5, p. 03, 2015.

  • Rizzo, R.S ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes ; PAIXÃO, GERMANA COSTA . O ensino de doenças microbianas para alunos com surdez: um diálogo possível com a utilização de material acessível. Revista Educação Especial (Online) , v. 27, p. 765-776, 2014.

  • PAIXÃO, G. C. ; CASTRO, L. H. P. ; CONDE, I. B. . Podcasts exploratórios e colaborativos: oralizando conhecimentos num curso de graduação a distância. Revista Tecnologias na Educação , v. 11, p. 11, 2014.

  • PAIXÃO, G. C. ; PEREIRA, L. M. G. ; ROMAO, E. P. ; Pantoja, L.D.M . O cordel no ensino de Microbiologia: a cultura popular como ferramenta pedagógica no ensino superior. RECIIS. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Edição em Português. Online) , v. 8, p. 512-524, 2014.

  • PAIXÃO, G. C. ; MENEZES, J. B. F. ; PAULA, F. W. S. . Biologia em Cordel: Quando a Literatura e Ciência se encontram em sala de aula. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 7, p. 2687-2698, 2014.

  • COSTA, CECÍLIA LEITE ; LIMA, RENATA FELIX DE ; PAIXÃO, GERMANA COSTA ; PANTOJA, LYDIA DAYANNE MAIA . Avaliação da qualidade das águas subterrâneas em poços do estado do Ceará, Brasil. Semina. Ciências Biológicas e da Saúde (Impresso) (Cessou em 2001) , v. 33, p. 171-180, 2013.

  • BRAVO, L. G. ; PAIXÃO, G. C. . A discussão de casos clínicos microbianos por meio da ferramenta prezi: aprendizagem baseada em problemas aliada ao uso de novas mídias audiovisuais. Revista Diálogos Acadêmicos , v. 02, p. 48-55, 2013.

  • PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; COUTO, Manuela Soares ; LEITAO JUNIOR, N. P. ; Sousa, B.L ; Mourão, C.I ; PAIXÃO, G. C. . Fungal biodiversity of air in hospitals in the city of Fortaleza, Ceará, Brazil. Revista Brasileira em Promoção da Saúde (UNIFOR. Impresso) , v. 25, p. 192-196, 2012.

  • PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; Rizzo, R.S ; Carvalho, B.S ; FERREIRA, V. C. ; GALAS, K. S. ; FONSECA, F. R. M. ; PAIXÃO, G. C. . Constituição da Micobiota Aérea de Bibliotecas Públicas no município de Fortaleza, Estado do Ceará, Brasil. Encontros Bibli , v. 17, p. 31-41, 2012.

  • BRAVO, L. G. ; PAIXÂO, GERMANA COSTA . Quadrinhos como ferramenta pedagógica lúdica de educaçã em saúde das ectoparasitoses. Revista Dialógos Acadêmios , v. 02, p. 158-164, 2012.

  • COUTO, Manuela Soares ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; Mourão, C.I ; PAIXÃO, G. C. . Fungal microbiota of the hair cost of laboratory animals. Revista Brasileira de Ciência Veterinária (Impresso) , v. 17, p. 52-54, 2010.

  • PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; COUTO, Manuela Soares ; PAIXÃO, G. C. . Diversidade de Bioaerossóis presentes em ambientes urbanizados e preservados de um campus universitário. O Biológico , v. 69, p. 41-47, 2007.

  • PAIXÃO, G. C. ; DIÓGENES, M. J. N. ; RAMOS, F. O. ; ROCHA, M. F. G. ; SALVINO, L. K. B. ; SIDRIM, J. J. C. . A patient with clinical lesion of black piedra and mycologial diagnosis of white piedra.. Clinical Microbiology Newsletter , EUA, v. 23, n.7, p. 55-58, 2001.

  • PAIXÃO, G. C. ; CAMPOS, G. M. M. ; ROCHA, M. F. G. ; SIDRIM, J. J. C. . Dermatophytes and saprophytic fungi isolated from cats and dogs in Fortaleza city, Brazil.. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 53, n.5, p. 568-573, 2001.

  • BRILHANTE, R. S. N. ; PAIXÃO, G. C. ; DIÓGENES, M. J. N. ; BANDEIRA, S. P. ; ROCHA, M. F. G. ; SIDRIM, J. J. C. . Epidemiologia e ecologia das dermatofitoses na cidade de Fortaleza: o Trichophyton tonsurans como importante patógeno emergente da tinea capitis.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , Belo Horizonte/ MG, v. 33, n.5, p. 417-425, 2000.

  • PAIXÃO, G. C. . Controle de qualidade no laboratório de Análises Clínicas.. Ciência Animal , Fortaleza, v. 10, n.supl 1, p. 91-93, 2000.

  • PAIXÃO, G. C. ; SIDRIM, J. J. C. ; MENEZES, R. H. O. ; ROCHA, M. F. G. ; BRILHANTE, R. S. N. ; OLIVEIRA, A. M. A. ; DIÓGENES, M. J. N. . Rhinocladiella aquaspersa: limite imprécise entre Chromoblastomycose et Phaeohyphomycose.. JOURNAL DE MYCOLOGIE MEDICALE , França, v. 9, p. 114-118, 1999.

  • SIDRIM, J. J. C. ; MOREIRA, J. L. B. ; PAIXÃO, G. C. ; LIMA, S. B. L. ; F FILHO, E. M. ; ROCHA, M. F. G. ; LIMA, A. A. M. . Multirresistência a antimicrobianos mediada por plasmídios R em cepas de Shigella flexneri isoladas no Nordeste do Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , Belo Horizonte, v. 9, p. 263-270, 1998.

  • SIDRIM, J. J. C. ; ROCHA, M. F. G. ; PAIXÃO, G. C. ; A, N. J. M. . Le Nord-est brésilien, Région d´endémie de coccidioidomicose?. JOURNAL DE MYCOLOGIE MEDICALE , França, v. 7, p. 37-39, 1997.

  • PAIXÃO, G. C. ; Pantoja, L.D.M ; Mourão, C.I ; OLIVEIRA, Cláudia Suellen Ferro de . Ensino de Microbiologia através de experimentos práticos. 1ª. ed. , 2013. 137p .

  • PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; PAIXÃO, G. C. ; Brito, E.H.S ; Mourão, C.I . Princípios de Parasitologia. 1ª. ed. Fortaleza: Imprima conosco, 2013. 155p .

  • PAIXÃO, G. C. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; Mourão, C.I ; OLIVEIRA, Cláudia Suellen Ferro de . Ensino de Microbiologia através de experimentos práticos 2ª edição revista. 2ª. ed. Fortaleza: Imprima conosco, 2013. v. 146.

  • PAIXÃO, G. C. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; Brito, E.H.S ; Mourão, C.I . Desvendando o mundo invisível da Microbiologia. , 2011. 184p .

  • PAIXÃO, G. C. ; LUCENA, E. M. P. ; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes ; BONILLA, O. H. . Práticas de Biologias: da origem da vida à Biotecnologia. 1ª. ed. Fortaleza: Secretaria de Educação do Estado do Ceará, 2009. v. 1. 146p .

  • PAIXÃO, G. C. ; ROCHA, M. F. G. ; SIDRIM, J. J. C. ; BRILHANTE, R. S. N. . Dermatophytes and dermatophytosis: A new look at an old mycosis. In: Andre Luis Souza dos Santos; Marta Helena Branquinha; Lucimar Ferreira Kneipp; Maryam Roudbary. (Org.). The Book of Fungal Pathogens. 1ed.New York: Nova Science Publishers, 2023, v. 1, p. 201-240.

  • BRILHANTE, R. S. N. ; ROCHA, M. F. G. ; SIDRIM, J. J. C. ; PAIXÃO, G. C. . Outstanding Questions in the Field the Curious Coccidiodomycosis. In: André Luis Souza dos Santos; Marta Helena Branquinha; Lucimar Ferreira Kneipp; Maryam Roudbary. (Org.). The Book of Fungal Pathogens. 1ed.New York: Nova Science Publishers, 2023, v. 1, p. 135-148.

  • SILVA, A. P. P. ; SILVA, F. M. ; PAULA, F. W. S. ; PAIXÃO, G. C. . Articulação entre o estágio supervisionado de Ciências Biológicas e o Programa Saúde na escola: relato de experiência. In: Glaucio Martins da Silva Bandeira; Cristiane Barcelos da Silva; Roger Goulart Mello. (Org.). Educação multidisciplinar: diálogos entra áreas do conhecimento e saberes docentes. 1ed.Rio de Janeiro: E-publicar, 2023, v. 1, p. 135-143.

  • CASTRO, L. H. P. ; BRASIL, H. S. ; GOMES FILHO, A. A. ; LIMA, M. I. M. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Biocine:Ciência e sétima arte. In: Divania Luiza Rodrigues; Wanessa Gorri de Oliveira. (Org.). Cinema e Educação: diálogos vividos na formação humana. 1ed.Parnaíba: Acadêmica editorial, 2022, v. , p. 111-124.

  • BRANCO, F. F. C. ; VIEIRA, M. M. A. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, GERMANA COSTA . Evasão nos cursos de graduação e especialização a distância ofertados pela UECE/UAB: índices quantitativos e análise reflexiva. In: Hermínio Borges Neto; Antônia Lis de Maria Martins Torres; Ana Cláudia Uchoa Araújo; Marília Maia Moreira. (Org.). EAD no estado do Ceará Histórias, memória e experiências formativas I. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 5, p. 87-106.

  • Sobreira Júnior, Otávio Vieira ; Paula, Francisco Wagner de Sousa ; PANTOJA, LYDIA DAYANNE MAIA ; PAIXÃO, GERMANA COSTA . Categorização e análise de atividades avaliativas de um curso de Ciências Biológicas a distância. Série Educar - Volume 40 - Prática Docente. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020, v. , p. 43-50.

  • PAULA, F. W. S. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . A infografia como recurso pedagógico em um curso de licenciatura na modalidade a distância. In: Dayana Lucia Rodrigues de Freitas; Luciano Luan Gomes Paiva; Caroline Rodrigues de Freitas Fernades. (Org.). Amplamente: Educação no século XXI. 1ed.Recife: Evem 3 publicações, 2020, v. 1, p. 72-86.

  • Ribeiro, Rayane de Tasso Moreira ; Lobo, Francisco Bruno Silva ; PANTOJA, LYDIA DAYANNE MAIA ; PAIXÃO, GERMANA COSTA . A FÍSICA E A MÚSICA: APRENDENDO CONCEITOS DE ACÚSTICA POR MEIO DE PODCAST. In: Gabriella Rossetti Ferreira. (Org.). Educação: Políticas, Estrutura e Organização. 1ed.Ponta grossa: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 273-281.

  • Sobreira Júnior, Otávio Vieira ; Paula, Francisco Wagner de Sousa ; PANTOJA, LYDIA DAYANNE MAIA ; PAIXÃO, GERMANA COSTA . ESTUDO SOBRE OS PRIMEIROS PLANOS DE AULA APRESENTADOS POR ALUNOS DE UMA GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA. In: Gabriella Rossetti Ferreira. (Org.). Educação: Políticas, Estrutura e Organização 7. 1ed.Ponta grossa: Atena Editora, 2019, v. 7, p. 108-117.

  • Lobo, Francisco Bruno Silva ; Ribeiro, Rayane de Tasso Moreira ; PANTOJA, LYDIA DAYANNE MAIA ; PAIXÃO, GERMANA COSTA . OFICINANDO SOBRE ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM: UM OLHAR PARA POSSIBILIDADES NO ENSINO DE BIOLOGIA. In: Gabriella Rossetti Ferreira. (Org.). Educação Políticas Estruturação e Organizações 10. 1ed.Ponta grossa: Atena Editora, 2019, v. 10, p. 41-52.

  • PAIXÃO, G. C. ; ROCHA, M. F. G. ; CASTELO-BRANCO, D. S. C. M. ; BRILHANTE, R. S. N. ; SIDRIM, J. J. C. . Dermatophytes. In: Rossana de Aguiar Cordeiro. (Org.). Dermatophytes. 1ed.Flórida: CRC Press, 2019, v. , p. 60-72.

  • Araripe, Fátima Aurilane de Aguiar Lima ; Araújo, Mayara Setúbal Oliveira ; Pantoja, Lydia Dayane Maia ; PAIXÃO, GERMANA COSTA . AULA DE CAMPO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INSTRUMENTALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA. In: Solange Aparecida de Souza Monteiro. (Org.). Redes de Aprendizagem na EaD. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. , p. 297-308.

  • CONDE, I. B. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; ARRUDA FILHO, J. N. ; PAIXÃO, G. C. . Dificuldades iniciais do ensino a distância na percepção dos alunos do curso de Ciências Biológicas em uma instituição pública de ensino superior no Ceará. In: Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra. (Org.). Práticas de inovação no ensino superior:a EaD nas Universidades Estaduais e Municipais. 1ªed.São Luis: EdUEMA, 2017, v. , p. 76-80.

  • ARRUDA FILHO, J. N. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Autoavaliação na educação a distância: como os alunos se percebem em seu processo avaliativo. In: Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra. (Org.). Práticas de inovação no Ensino Superior: a EaD nas Universidades Estaduais e Municipais. 1ªed.São Luis: EdUema, 2017, v. , p. 119-123.

  • PAIXÃO, G. C. ; ARRUDA FILHO, J. N. . O ensino de surdos: um olhar sobre o formação de professores e a estrutura e recursos de municípios cearenses. In: Miriam Adalgisa Bedim Godoy; Sandra Aparecida Machado Solon. (Org.). Políticas Públicas na Educação Brasileira. 1ed.Ponta Grossa-PR: Editora Atena, 2017, v. 1, p. 203-217.

  • PAIXÃO, G. C. ; LIMA, F. A. A. ; Pantoja, L.D.M ; ARRUDA FILHO, J. N. ; Vidal, E.M . Juri Simulado virtual: trabalhando conceitos de sustentabilidade em um curso de Ciências Biológicas as distância. In: Antônio Carlos Frasson; Eduardo Rodrigues Carneiro. (Org.). Coletânia Nacional sobre Educação a distância. 1ªed.Curitiba: Editora Atenas, 2016, v. , p. 101-110.

  • HENRIQUES, A. C. P. T. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Tutoria de pesquisa em um curso de educação a distância: experiências iniciais, desafios e perspectivas. In: Leite, E.A.M; Vasconcelos, F.H.L; Sales, G.L. (Org.). Pática docente e aprendizagem: redes formativas em EAD. 1ªed.Recife: Imprima, 2016, v. , p. 75-83.

  • PAIXÃO, G. C. ; CASTRO, L. H. P. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . Tecnomídias na EAD: a experiência da UECE. In: Antônio Heronaldo de Sousa; Carmen Maria Cipriani Pandini; Sabrina Bleicher; Ana Laura Tridapalli; Ilka Marcia Ribeiro de Souza Serra; Eliane de Fátima Rauski; Maria Aparecida Cirssi Knuppel; Vallter Gomes Campos.. (Org.). Práticas de EaD nas Universidades Estaduais e Municipais do Brasil: Cenários, experiências e reflexões. 1ªed.Florianópolis: Editora UDESC, 2015, v. , p. 343-352.

  • PAIXÃO, G. C. ; ROCHA, M. F. G. ; SIDRIM, J. J. C. . Coccidioidomicose e blastomicose. In: Rey, l., Sidrim, J.J.C., Rocha, M.F.G. (Org.). Parasitologia Geral. programa do Livro Universitário. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008, v. , p. 550-564.

  • PAIXÃO, G. C. ; ROCHA, M. F. G. ; SIDRIM, J. J. C. . Coccidioidomicose e Blastomicose. In: José Júlio Costa Sidrim; Marcos Fábio Gadelha Rocha. (Org.). Micologia Médica à luz de autores contemporâneos. 1ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004, v. , p. 237-250.

  • SIDRIM, J. J. C. ; PAIXÃO, G. C. ; BRILHANTE, R. S. N. ; ROCHA, M. F. G. . Principais fungos contaminantes em rotina de micologia médica. In: José Júlio Costa Sidrim; Marcos Fábio Gadelha Rocha. (Org.). Micologia Médica à luz de autores contemporrâneos. 1ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004, v. , p. 318-326.

  • BRILHANTE, R. S. N. ; ROCHA, M. F. G. ; PAIXÃO, G. C. . Corantes e soluções em Micologia. In: José Júlio Costa Sidrim; Marcos Fábio Gadelha Rocha. (Org.). Micologia Médica à luz de autores contemporâneos. 1ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004, v. , p. 327-334.

  • PAIXÃO, G. C. ; SIDRIM, J. J. C. ; BRILHANTE, R. S. N. . Elaboração de Meios de Cultura em Micologia. In: José Júlio Costa Sidrim; Marcos Fábio Gadelha Rocha. (Org.). Micologia médica à luz de autores contemporâneos. 1ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004, v. , p. 335-348.

  • PAIXÃO, G. C. ; CORDEIRO, R. A. ; SIDRIM, J. J. C. . Terminologia aplicada a Micologia. In: José Júlio Costa Sidrim; Marcos Fábio Gadelha Rocha. (Org.). Micologia Médica à luz de autores contemporâneos. 1ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004, v. , p. 362-373.

  • SIDRIM, J. J. C. ; PAIXÃO, G. C. . Dermatofitoses. In: José Júlio Costa Sidrim; José Luciano Bezerra Moreira. (Org.). Fundamentos clínicos e laboratoriais da Micologia Médica.. 1ªed.Rio de janeiro: Guanaba Koogan, 1999, v. , p. 107-131.

  • SIDRIM, J. J. C. ; PAIXÃO, G. C. ; ROCHA, M. F. G. . Fungos contaminantes mais frequentes em Micologia Médica.. In: José Júlio Costa Sidrim; José Luciano Bezerra Moreira. (Org.). Fundamentos Clínicos e laboratoriais da Micologia Médica.. 1ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999, v. , p. 229-237.

  • PAIXÃO, G. C. ; SIDRIM, J. J. C. . Glossário. In: José Júlio Costa Sidrim; José Luciano Bezerra Moreira. (Org.). Fundamentos clínicos e laboratoriais da Micologia Médica. 1ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999, v. , p. 238-241.

  • PAIXÃO, G. C. ; SIDRIM, J. J. C. . Corantes e soluções usadas em Micologia.. In: José Júlio Costa Sidrim; José Luciano Bezerra Moreira. (Org.). Fundamentos clínicos e laboratoriais da Micologia Médica.. 1ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999, v. , p. 242-246.

  • PAIXÃO, G. C. ; SIDRIM, J. J. C. . Meios de cultura usados em Micologia.. In: José Júlio Costa Sidrim; José Luciano Bezerra Moreira. (Org.). Fundamentos clínicos e laboratoriais da Micologia Médica.. 1ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999, v. , p. 247-254.

  • PAIXÃO, G. C. . A superpopulação e a exploração intensa de recursos naturais ameaçam a sustentabilidade do planeta?. O Povo, 06 nov. 2011.

  • PAIXÃO, G. C. . A responsabilidade ambiental em nossas mãos. JOrnal O Povo, Fortaleza, 25 jun. 2011.

  • PAIXÃO, G. C. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . Conferências do clima e metas brasileiras. Jornal O Povo, Fortaleza, p. 10 - 24, 13 jun. 2011.

  • PAIXÃO, G. C. ; Pantoja, L.D.M ; ARAUJO, M. S. O. ; LIMA, F. A. A. ; PEREIRA, L. M. G. ; CASTRO, L. H. P. . Luz, Câmera e Cinema com ciência. In: CIET:EnPET/CIESUD:ESUD, 2022, São Paulo. Educação híbrida: resiliência, equidade e sustentabilidade, 2022. v. 1.

  • PAIXÃO, G. C. ; Araripe, Fátima Aurilane de Aguiar Lima ; Araújo, Mayara Setúbal Oliveira ; PEREIRA, L. M. G. ; Pantoja, L.D.M . (Trans) formação pwlo estágio supervisionado antes e durante o período pandêmico em um curso de licenciatura a distância. In: CIET:EnPET/CIESUD:ESUD, 2022, São Paulo. Educação híbrida: resiliência, equidade e sustentabilidade. São Paulo, 2022. v. 1.

  • CASTRO, L. H. P. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Tutor reflexivo e inovador versus emoções e afetividades em tempos de pandemia. In: XVIII Congresso Brasileiro de ensino superior a distância e VII Congresso Internacional de Educação superior a distância -ESUD, 2021, Nastal. Educação, Tecnologia e resiliência social: o que aprendemos com a pandemia. Natal, 2021.

  • MONTEIRO, C. C. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Uso de recursos digitais em uma graduação a distância em meio a pandemia: expectativa X realidade. In: VI Congresso sobre tecnologias na Educação- CRTL+E, 2021, Pau dos ferros. Anais do VI Congresso sobre tecnologias na Educação- CRTL+E. Pau dos Ferros, 2021.

  • SIQUEIRA, R. S. ; VIEIRA, F. L. S. ; GUIMARAES, L. L. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Integralizando nome social de pessoa transgênero no ambiente virtual de aprendizagem. In: Congresso on line de educação biológica-CONEDBIO, 2021, on line. Anais do Congresso on line de educação biológica-CONEDBIO, 2021.

  • PAULA, F. W. S. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Pílulas metodológicas. Estratégia para desmistificar o trabalho acadêmico em uma graduação na modalidade a distância. In: XVIII Congresso Brasileiro de ensino superior a distância e VII Congresso Internacional de Educação superior a distância -ESUD, 2021, Natal. Educação, tecnologia e resiliência social: o que aprendemos com a pandemia. Natal, 2021.

  • RIBEIRO, R. T. M. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Biologando sobre saúde no contexto da pandemia da COVID-19 via plataforma de videoconferência. In: Congresso sobre Tecnologias na Educação-CTRL+E, 2020, Porto Alegre. Congresso sobre Tecnologias na Educação-CTRL+E, 2020. p. 11-20.

  • RIBEIRO, R. T. M. ; VIEIRA, F. L. S. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . (RE) Planejar a docência na educação a distância no contexto da pandemia da COVID-19. In: XVII Congresso Brasileiro de Ensino superior a distância (ESUD 2020) e VI Congresso Internacional de Educação superior a distância (CIESUD 2020), 2020, Goiás. DOCÊNCIA ONLINE: CENÁRIOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM REDE, 2020. p. 1-10.

  • CASTRO, L. H. P. ; NASCIMENTO, R. V. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Documentários como experiência pedagógica em uma graduação a distância. In: XVII Congresso Brasileiro de Educação a distância (ESUD 2020) e VI Congresso Internacional de Educação Superior a distância (CIESUD 2020), 2020, Goiás. DOCÊNCIA ONLINE: CENÁRIOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM REDE, 2020.

  • PAIXÃO, G. C. ; LIMA, F. A. A. ; MENEZES, J. B. F. . O que pensam os professores formadores diante da escrita científica de alunos de metodologia da pesquisa na modalidade a distância. In: VIII Encontro Nacional de Ensino da Biologia (VIII ENEBIO), 2020, On line. Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia, 2020.

  • PAIXÃO, G. C. ; MENEZES, J. B. F. ; LIMA, F. A. A. . Recursos e estratégias didático-pedagógicas no ensino de Histologia e Embriologia na educação básica: uma visão de professores em formação. In: VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (VIII ENEBIO), 2020, on line. Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia, 2020.

  • PAULA, F. W. S. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Infográficos e a comunicação visual no processo de ensino e aprendizagem em um curso de graduação na modalidade a distância. In: ESUD- XVI Congresso Brasileiro de ensino superior a distância e V Congresso Internacional de educação superior a distância, 2019, Teresina. responsabilidades e desafios para a consolidação do EAD, 2020.

  • SOUSA, K. C. ; CAVALCANTE FILHO, J. E. F. ; PAIXÃO, G. C. . Dificuldades enfrentadas por professores sem formação específica ao ensinar ciências em escolas do ensino fundamental no município de Maranguape-Ceará. In: CONEDU-IV Congresso Nacional de Educação, 2019, Fortaleza. Avaliação: processos e políticas. Fortaleza: Realize, 2019.

  • CAVALCANTE FILHO, J. E. F. ; SOUSA, K. C. ; PAIXÃO, GERMANA COSTA . Reflexões sobre o estágio supervisionado no ensino fundamental a partir da prática docente. In: CONEDU-VI Congresso Nacional de Educação, 2019, Fortaleza. Avaliação: processose políticas, 2019.

  • SOBREIRA JUNIOR, O. V. ; PAULA, F. W. S. ; PAIXÃO, G. C. . Um estudo sobre ética e plágio em uma graduação a distância em Ciências Biológicas. In: CONEDU-VI Congresso Nacional de Educação, 2019, Fortaleza. Avaliação: processos e políticas. Fortaleza: Realize, 2019.

  • RIBEIRO, R. T. M. ; Mendes, R.M.S ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . A botânica tão perto e tão longe: o planejamento em um curso de Ciências Biológicas EaD. In: 38º Encontro Regional de Botânica MG, BA e ES- ERBOT, 2018, Porto Seguro. 38º Encontro Regional de Botânica MG, BA e ES- ERBOT: diversidade vegetal da mata atlântica- tecendo redes de conhecmento, 2018. p. 350-354.

  • PAULA, F. W. S. ; CASTRO, L. H. P. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Análise ergonômica da função de tutoria em um curso de graduação a distância. In: XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e IV Congresso Internacional de Educação Superior a distância (CIESUD), 2018, Natal. Anais do XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e IV Congresso Internacional de Educação Superior a distância (CIESUD): Educação em rede: construindo uma ecologia para a cultura digital. Natal: SEDIS-UFRN, 2018. v. 12º.

  • ARAUJO, M. S. O. ; PEREIRA, L. M. G. ; CASTRO, L. H. P. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Tipos de feedbacks de tutores em fóruns de discussão em uma graduação a distância: análise de série histórica (2009 a 2016). In: XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), 2018, Natal. Anais do XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD): construindo uma ecologia para a cultura digital. Natal: SEDIS-UFRN, 2018. v. 12ª.

  • NASCIMENTO, R. V. ; MENEZES, J. B. F. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Relação orientando e orientador na construção de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em uma graduação a distância_ a visão dos discentes. In: XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), 2018, Natal. Anais do XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD): educação em rede: uma ecologia para a cultura digital. Natal: SEDIS-UFRN, 2018. v. 12ª.

  • RIBEIRO, R. T. M. ; LOBO, F. B. S. ; PAIXÃO, G. C. . A física e a música: aprendendo conceitos de acústica por meio de podcast. In: V Congresso Nacional de Educação, 2018, Olinda. Anais do V Congresso Nacional de Educação, 2018.

  • SOBREIRA JUNIOR, O. V. ; PAULA, F. W. S. ; PAIXÃO, G. C. . Análise das atividades avaliativas em um curso de licenciatura na modalidade a distância: produto, comunicação e interação. In: Anais V Congresso Nacional de Educação, 2018, Olinda. Anais do V Congresso Nacional de Educação, 2018.

  • SOBREIRA JUNIOR, O. V. ; PAULA, F. W. S. ; PAIXÃO, G. C. . Estudo sobre os primeiros planos de aula apresentados por alunos de uma graduação a distância. In: V Congresso Nacional de Educação, 2018, Olinda. Anais do V Congresso Nacional de Educação, 2018.

  • LOBO, F. B. S. ; RIBEIRO, R. T. M. ; PAIXÃO, G. C. . Oficinando sobre estratégias de ensinagem: um olhar para possibilidades no ensino de Biologia. In: V Congresso Nacional de Educação, 2018, Olinda. Anais do V Congresso Nacional de Educação, 2018.

  • PORFIRIO, C. ; SOBREIRA JUNIOR, O. V. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Atividades assíncronas em um curso de graduação a distância: aceitação, participação e desempenho dos discentes. In: III Congresso Brasileiro sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E), 2018, Fortaleza. Anais do III Congresso Brasileiro sobre Tecnologias na Educação: cultura maker na escola. fazendo uma nova educação com tecnologias digitais, 2018.

  • RIBEIRO, R. T. M. ; SOARES, L. K. B. ; LOBO, F. B. S. ; PEREIRA, V. A. ; Mendes, R.M.S ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Percepção inicial dos discentes de um curso de Ciências Biológicas a distância: possibilidades e dificuldades. In: III Congresso Brasileiro sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E), 2018, Fortaleza. Anais do III Congresso Brasileiro sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E). Cultura maker: fazendo uma nova educação com tecnologias digitais, 2018.

  • SANTOS, A. R. L. ; SANTOS, M. P. H. ; SOUSA, T. O. ; SOBREIRA JUNIOR, O. V. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Produção de podcast em um curso de graduação a distância: aceitação, possibilidades e sugestões de aprimoramentos. In: III Congresso Brasileiro sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E), 2018, Fortaleza. Anais do III Congresso Brasileiro sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E). Cultura maker na escola: fazendo uma nova educação com tecnologias digitais, 2018.

  • PAIXÃO, G. C. ; ARRUDA FILHO, J. N. . Autoavaliação na educação a distância: como os alunos se percebem em seu processo avaliativo. In: I Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior- SIIES, 2017, São Luis. Anais do I Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior- SIIES, 2017.

  • PAIXÃO, G. C. ; CONDE, I. B. ; ARRUDA FILHO, J. N. . Dificuldades iniciais do ensino a distância na percepção dos alunos do Curso de Ciências Biológicas em uma Instituição pública de Ensino Superior. In: I Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior- SIIES, 2017, São Luis. Anais do I Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior- SIIES, 2017.

  • LIMA, F. A. A. ; ARAUJO, M. S. O. ; Pantoja, L.D.M ; ARRUDA FILHO, J. N. ; PAIXÃO, G. C. . Aulas de campo como estratégia de ensino em um curso de Ciências Biológicas ead: contribuições para a formação de professores críticos e reflexivos. In: III Congresso Internacional de Educação Superior a distância e XIV Congresso Brasileiro de ensino superior a distância- ESUD, 2017, Rio Grande. Anais do III Congresso Internacional de Educação Superior a distância e XIV Congresso Brasileiro de ensino superior a distância- ESUD, 2017.

  • CASTRO, L. H. P. ; Pantoja, L.D.M ; ARRUDA FILHO, J. N. ; PAIXÃO, G. C. . Estágio Supervisionado na graduação a distância: uma retrospectiva de vivências e concepções. In: III Congresso Internacional de Educação Superior a distância e XIV Congresso Brasileiro de ensino superior a distância- ESUD, 2017, Rio Grande. Anais do III Congresso Internacional de Educação Superior a distância e XIV Congresso Brasileiro de ensino superior a distância- ESUD, 2017.

  • PEREIRA, L. M. G. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; ARRUDA FILHO, J. N. ; PAIXÃO, G. C. . Professor formador e sua percepção do processo de docência on line. In: III Congresso Internacional de Educação Superior a distância e XIV Congresso Brasileiro de ensino superior a distância- ESUD, 2017, Rio Grande. Anais III Congresso Internacional de Educação Superior a distância e XIV Congresso Brasileiro de ensino superior a distância- ESUD, 2017.

  • LIMA, L. A. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Gestão didático pedagógica: o gerenciamento de aulas práticas em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância. In: VII Encontro Regional de Ensino de Biologia-EREBIO, 2017, Crato. VII Encontro Regional de Ensino de Biologia-EREBIO: ensino de Biologia- Políticas de formação e Formação política, 2017. p. 165-171.

  • MENEZES, J. B. F. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Stop Motion como ferramenta didática no ensino de Biologia: uma visão de professores em formação. In: VII Encontro Regional de Ensino de Biologia-EREBIO, 2017, Crato. VII Encontro Regional de Ensino de Biologia-EREBIO: ensino de Biologia- Políticas de formação e Formação política, 2017. p. 210-216.

  • FERNANDES, T. B. G. ; LIMA, L. A. ; PAIXÃO, G. C. ; Pantoja, L.D.M ; CASTRO, L. H. P. . Técnicas de ensino e o fazer pedagógico na sala de aula: o que pensam os professores de Biologia de uma escola pública de Beberibe. In: VII Encontro Regional de Ensino de Biologia-EREBIO, 2017, Crato. VII Encontro Regional de Ensino de Biologia-EREBIO: ensino de Biologia- Políticas de formação e Formação política, 2017. p. 159-164.

  • MENEZES, J. B. F. ; LIMA, L. A. ; PAIXÃO, G. C. . Curso de extensão como atividade complementar em uma licenciatura a distância: planejamento, execução e resultados. In: Mundo Unifor, 2017, Fortaleza. Anais do Mundo Unifor, 2017.

  • SOBREIRA JUNIOR, O. V. ; PAIXÃO, G. C. . Dinâmica da participação de alunos em fóruns de discussão em uma graduação a distância a partir da escolha de temas geradores. In: Mundo Unifor, 2017, Fortaleza. Anais do Mundo Unifor, 2017.

  • PAIXÃO, G. C. ; CASTRO, L. H. P. ; ARRUDA FILHO, J. N. ; Vidal, E.M ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . E-books como instrumento de avaliação formativa em um curso de graduação a distância. In: XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e II Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2016, São João Del Rey. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e II Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2016.

  • PAIXÃO, G. C. ; MENEZES, J. B. F. ; Pantoja, L.D.M ; SILVA, C. A. . Conteúdo, Metodologia e processo avaliativo no ensino de Biologia: uma visão docente. In: VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia- VI ENEBIO, 2016, Maringá. Anais do VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia- VI ENEBIO, 2016.

  • PAIXÃO, G. C. ; MENEZES, J. B. F. ; Pantoja, L.D.M ; CASTRO, L. H. P. ; MAIA, F. M. R. . Utilização de recursos didáticos por professores de Biologia em Escola pública do município de Beberibe-Ceará. In: VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia-VI ENEBIO, 2016, Maringá. Anais do VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia-VI ENEBIO, 2016.

  • PAIXÃO, G. C. ; ARRUDA FILHO, J. N. . O ensino de surdos: um olhar sobre a formação dos professores e a estrutura e recursos de municípios cearenses. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2015, Olinda. Séries Cadernos ANPAE, 2015. v. 21.

  • PAIXÃO, G. C. ; PANTOJA, LYDIA DAYANNE MAIA ; ARRUDA FILHO, J. N. . Experiência de Mídia-Educação: a prática e os desafios do Youtube em um curso de graduação a distância. In: 6º Seminário Nacional do EDaPECI: Educação Digital na Contemporaneidade, 2015, Macéio. Anais do 6º Seminário Nacional do EDaPECI: Educação Digital na Contemporaneidade, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; MENEZES, J. B. F. ; ARRUDA FILHO, J. N. . Escolha de ferramentas multimídias para atividades a distância a partir de características pedagógicas e tecnológicas. In: 6º Seminário Nacional do EDaPECI: Educação Digital na Contemporaneidade, 2015, Macéio. Anais do 6º Seminário Nacional do EDaPECI: Educação Digital na Contemporaneidade, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; Pantoja, L.D.M ; HENRIQUES, A. C. P. T. ; ARRUDA FILHO, J. N. ; Vidal, E.M . O gênero digital Chat e a escrita acadêmica para o ensino superior a distância. In: IV CHIP- Colóquio Nacional de Hipertexto, 2015, Fortaleza. IV CHIP: Tecnologia digitais aplicadas ao ensino e aprendizagem- desafios da atualidade, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; MENEZES, J. B. F. ; Pantoja, L.D.M ; Mendes, R.M.S ; HENRIQUES, A. C. P. T. . Capacitação e formação continuada para atuação em educação a distância: análise dos tutores de um curso de graduação. In: IV CHIP- Colóquio Nacional de Hipertexto, 2015, Fortaleza. IV CHIP: Tecnologias digitais aplicadas ao ensino e aprendizagem- desafios da atualidade, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; HENRIQUES, A. C. P. T. ; MENEZES, J. B. F. ; Pantoja, L.D.M ; ARRUDA FILHO, J. N. ; Vidal, E.M . Ferramentas tecnopedagógicas na educação a distância e as teorias de aprendizagem: uma interface necessária. In: IV CHIP: Colóquio Nacional de Hipertexto, 2015, Fortaleza. IV CHIP: Tecnologias digitais aplicadas ao ensino e aprendizagem- desafios da atualidade, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; LIMA, F. A. A. ; PINHEIRO, J. P. S. ; PAULA, F. W. S. ; MENEZES, J. B. F. ; ARRUDA FILHO, J. N. . Juri Simulado on line como atividade de interação dialógica em cursos de graduação a distância: uma proposta de diretrizes de correção. In: XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a distância- ESUD e I Congresso Internacional de Ensino Superior a distância, 2015, Salvador. Anais do XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a distância- ESUD e I Congresso Internacional de Ensino Superior a distância. Salvador, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; MENEZES, J. B. F. ; LIMA, L. A. ; COLACO, N. J. O. ; LIMA, R. A. ; CASIMIRO, T. C. ; Pantoja, L.D.M ; ARRUDA FILHO, J. N. . Musicalizando a Biologia: a produção de bioparódias como recurso tecnopedagógico. In: XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância- ESUD, 2015, Salvador. Anais do XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância- ESUD, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; CASTRO, L. H. P. ; MARTINS, M. M. M. C. ; CONDE, I. B. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; ARRUDA FILHO, J. N. ; Vidal, E.M . Orientação de trabalho de conclusão de curso (TCC) on line: diálogo possível. In: XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a distância- ESUD e I Congresso Internacional de Ensino Superior a distância, 2015, Salvador. Anais do XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a distância- ESUD e I Congresso Internacional de Ensino Superior a distância, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; MENEZES, J. B. F. ; Mourão, C.I ; Vidal, E.M ; ARRUDA FILHO, J. N. . Utilização de redes sociais numa perspectiva interacionista das ações administrativas e acadêmicas de um curso de graduação a distância. In: XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a distância- ESUD e I Congresso Internacional de Ensino Superior a distância, 2015, Salvador. Anais do XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a distância- ESUD e I Congresso Internacional de Ensino Superior a distância, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; HENRIQUES, A. C. P. T. ; Pantoja, L.D.M ; ARRUDA FILHO, J. N. . Content validation of virtual learning objects: proposal for a methodological approach. In: 21º CIAED- Congresso Internacional ABED de Educação a distância, 2015, Bento Gonçalves. Anasi do 21º CIAED- Congresso Internacional ABED de Educação a distância, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; CASTRO, L. H. P. ; ARRUDA FILHO, J. N. ; Vidal, E.M . The production of comic books through freeware for teaching purposes: expressing biological concepts in playful form. In: 21º CIAED- Congresso Internacional ABED de Educação a distância, 2015, Bento Gonçalves. Anais do 21º CIAED- Congresso Internacional ABED de Educação a distância, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; LIMA, F. A. A. ; Pantoja, L.D.M ; Vidal, E.M ; ARRUDA FILHO, J. N. . Virtual mock trials: teaching sustainability concepts in a distance-learning biology course. In: 21º CIAED- Congresso Internacional ABED de Educação a distância, 2015, Bento Gonçalves. Anais do 21º CIAED- Congresso Internacional ABED de Educação a distância, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; LIMA, L. A. ; CASTRO, L. H. P. ; Pantoja, L.D.M . Habilidades e competências de uma aluna monitora atuante em um curso de graduação a distância. In: XV Encontro de Iniciação a docência- Mundo Unifor, 2015, Fortaleza. Anais dos Encontros científicos 2015- Mundo Unifor, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; LIMA, L. A. ; CASTRO, L. H. P. . O Lúdico na educação a distância: cantando a Microbiologia por meio de paródias. In: XXI Encontro de Iniciação a Pesquisa- Mundo Unifor, 2015, Fortaleza. Anais dos Encontros científicos 2015- Mundo Unifor, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; ARAUJO, J. F. S. ; SOUZA, J. C. ; Pantoja, L.D.M . Análise da micobiota aérea de um campus universitário. In: XXI Encontro de Iniciação a Pesquisa- Mundo Unifor, 2015, FORTALEZA. Anais dos Encontros científicos 2015- Mundo Unifor, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; PIMENTEL, K. S. ; REIS, A. T. ; ALMEIDA, J. O. S. ; Pantoja, L.D.M . Prevalência do Aspergillus niger na microbiota do ar em zonas urbanas e rurais da cidade de Maranguape, Ceará. In: XXI Encontro de Iniciação a Pesquisa- Mundo Unifor, 2015, FORTALEZA. Anais dos Encontros científicos 2015- Mundo Unifor, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; HENRIQUES, A. C. P. T. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; CONDE, I. B. . Uso do Padlet como ferramenta de produção colaborativa do conhecimento no ensino superior: um relato de experiência. In: VIII Encontro de Práticas docentes- Mundo Unifor, 2015, FORTALEZA. Anais dos Encontros científicos 2015- Mundo Unifor, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; LIMA, F. A. A. ; SAMPAIO, V. S. ; SOUZA, R. O. S. ; PINHEIRO, J. P. S. . Produção e avaliação de histórias em quadrinhos como instrumento motivador e facilitador do processo de ensino-aprendizagem em um curso de graduação a distância. In: VII Encontro de Práticas Docentes- Mundo Unifor, 2015, FORTALEZA. Anais dos Encontros científicos 2015- Mundo Unifor, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; COELHO, M. M. F. ; ARRUDA FILHO, J. N. . Formação de professores orientadores de trabalho de conclusão de curso em especialização a distância: relato de experiência. In: VII Encontro de Práticas docentes- Mundo Unifor, 2015, FORTALEZA. Anais dos Encontros científicos 2015- Mundo Unifor, 2015.

  • PIMENTEL, K. S. ; OLIVEIRA, L. F. ; Pereira, R.F ; ARRUDA FILHO, J. N. ; PAIXÃO, G. C. . A inclusão de pessoas com deficiência visual na EaD segundo a ótica do aluno e da equipe multidisciplinar. In: XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2014, Florianópolis. Pesquisa em EaD: reflexões sobre teoria e prática. Florianópolis: NUTE-UFCS, 2014. p. 708-717.

  • Mourão, C.I ; MENEZES, J. B. F. ; Vidal, E.M ; ARRUDA FILHO, J. N. ; PAIXÃO, G. C. . Evasão escolar: acompanhamento e estratégias pedagógicas, gerenciais e comportamentais de minimização de suas taxas. In: XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2014, Florianópolis. Pesquisa em EaD: reflexões sobre teoria e prática. Florianópolis: NUTE-UFCS, 2014. p. 883-895.

  • CASTRO, L. H. P. ; CONDE, I. B. ; PONTE, E. L. ; Vidal, E.M ; PAIXÃO, G. C. . Construção de Diretrizes para correção de atividades no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas distância da UECE. In: XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2014, Florianópolis. Pesquisa em EaD: reflexões sobre teoria e prática. Florianópolis: NUTE-UFCS, 2014. p. 1891-1904.

  • PINHEIRO, C. B. ; PAULA, F. W. S. ; PONTE, F. L. ; Vidal, E.M ; PAIXÃO, G. C. . Produção de tutoriais de jogos didáticos em vídeo como atividades avaliativas em um curso de Ciências Biológicas EaD. In: XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2014, Florianópolis. Pesquisa em EaD: reflexões sobre teoria e prática. Florianópolis: NUTE-UFCS, 2014. p. 2790-2800.

  • PAIXÃO, G. C. ; HENRIQUES, A. C. P. T. ; ARRUDA FILHO, J. N. ; BRANCO, F. F. C. ; Vidal, E.M ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . Autonomia criativa em educação a distância- uso do flipsnack em um curso de Ciências Biológicas. In: XVI Encuentro Iberoamericano de Educacion Superior a Distância, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XVI Encuentro Iberoamericano de Educacion Superior a Distância, 2014.

  • PAIXÃO, G. C. ; HENRIQUES, A. C. P. T. ; BRANCO, F. F. C. ; Vidal, E.M . Para além da EAD- Práticas formativas e relacionais num curso de graduação em Ciências Biológicas. In: XVI Encuentro Iberoamericano de Educacion Superior a Distância, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XVI Encuentro Iberoamericano de Educacion Superior a Distância, 2014.

  • PAIXÃO, G. C. ; FREITAS, A. A. F. ; SOUZA, L. L. F. . Satisfação e Lealdade em Cursos na Modalidade a Distância: uma análise a partir de modelos de segmentação. In: XVI Encuentro Iberoamericano de Educacion Superior a Distância, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XVI Encuentro Iberoamericano de Educacion Superior a Distância, 2014.

  • PAIXÃO, G. C. ; ARRUDA FILHO, J. N. ; HENRIQUES, A. C. P. T. ; CASTRO, L. H. P. ; PAULA, F. W. S. . Avaliação de mapas conceituais produzidos com o software CMAPTOOLS em um curso de graduação de Ciências Biológicas EAD. In: XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação, 2014, Fortaleza. Nuevas Ideas em Informática Educativa. Chile, 2014. v. 10. p. 218-225.

  • PAIXÃO, G. C. ; HENRIQUES, A. C. P. T. ; PAULA, F. W. S. ; ARRUDA FILHO, J. N. ; CASTRO, T. S. . Atiitude de docentes da rede básica diante da educação de surdos e da Libras: questões para reflexão. In: Congresso Internacional de Educação e Inclusão- CINTEDI, 2014, Campina Grande. Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão- CINTEDI, 2014. v. 1.

  • CASTRO, L. H. P. ; CONDE, I. B. ; Pantoja, L.D.M ; Vidal, E.M ; PAIXÃO, G. C. . Blogs e Wikis no ensino a distância: ferramentas pedagógicas no incentivo às práticas de leitura e produção textual. In: X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2013, Bélem. Anais do X Congresso Brasileiro de Ensino Superior à distância. Ead rompendo fronteiras, 2013.

  • Pereira, R.F ; SIMOES, R. C. ; BARROSO NETO, I. L. ; SILVA, H. C. ; Vidal, E.M ; PAIXÃO, G. C. . O perfil socioeconômico dos alunos de um curso de Ciências Biológicas a distância: quem são os novos alunos?. In: X Congresso Brasileiro de Ensino Superior à Distância, 2013, Belém. Anais do X Congresso Brasileiro de Ensino Superior à distância. Ead rompendo fronteiras, 2013.

  • Pantoja, L.D.M ; CASTRO, L. H. P. ; CONDE, I. B. ; Vidal, E.M ; PAIXÃO, G. C. . Produção de cordéis no ensino a distância: uma ferramenta lúdica e popular a serviço da EaD. In: X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2013, Belém. Anais do X Congresso Brasileiro de Ensino Superior à distância. Ead rompendo fronteiras, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; SILVA, A. P. F. S. ; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes ; BRANCO, F. F. C. ; Vidal, E.M . Uso de estratégias tecnológicas em atividades curriculares complementares: um relato de experiência em EAD. In: IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a distância, 2012, Recife. Anais do IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a distância, 2012.

  • PAIXÃO, G. C. ; CASTRO, L. H. P. ; CONDE, I. B. ; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes ; BRANCO, F. F. C. ; Vidal, E.M . Avaliação on line em EAD: a experiência do Curso de Ciências Biológicas- UAB-UECE. In: IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a distância, 2012, Recife. Anais do IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a distância, 2012.

  • SAMPAIO, I. S. ; SOUZA, J. C. ; PEREIRA, I. M. ; PAIXÃO, G. C. ; Pantoja, L.D.M . Influência da radiação solar sobre a micobiota do ar em uma estação de pre-condicionamento de esgoto no município de Fortaleza-CE. In: XXIV Encontro de iniciação à pesquisa-Mundo Unifor, 2018, Fortaleza. Anais de XXIV Encontro de iniciação à pesquisa-Mundo Unifor, 2018.

  • SANTOS, F. R. S. ; SOUZA, J. C. ; ALMEIDA FILHO, M. A. ; SAMPAIO, I. S. ; PAIXÃO, G. C. ; Pantoja, L.D.M . Micobiota do ar de um hospital oncológico do município de Fortaleza-Ce: presença de fungos potencialmente oportunistas. In: I Simpósio da Região nordeste em Microbiologia médica, 2018, Fortaleza. Anais da I Simpósio da Região nordeste em Microbiologia médica, 2018.

  • SANTOS, F. R. S. ; SAMPAIO, I. S. ; PEREIRA, I. M. ; VIANA, P. S. ; PAIXÃO, G. C. ; Pantoja, L.D.M . Análise microbiológica da água de bebedouros de uma instituição de ensino superior do município de Fortaleza/Ceará. In: XIV Semana da Biologia: Percepções etnobiológicas- integrando conhecimentos, 2018, Fortaleza. Anais da XIV Semana da Biologia: Percepções etnobiológicas- integrando conhecimentos, 2018.

  • CASSIMIRO NETO, L. ; LIMA, L. A. ; PAIXÃO, G. C. . Conversando sobre sustentabilidade: ações de extensão dos discentes do Curso de Ciências Biológicas. In: III Seminário de Integração dos Polos da Universidade Aberta do Brasil no Ceará, 2018, Fortaleza. Anais do III Seminário de Integração dos Polos da Universidade Aberta do Brasil no Ceará, 2018.

  • MENDES, D. S. ; NASCIMENTO, R. V. ; PAIXÃO, G. C. . Projeto Ciências: Difundindo aulas de laboratório nas escolas de Maranguape/CE. In: III Seminário de Integração dos Polos da Universidade Aberta do Brasil no Ceará, 2018, Fortaleza. Anais do III Seminário de Integração dos Polos da Universidade Aberta do Brasil no Ceará, 2018.

  • LIMA, L. P. ; GARCIA, A. L. ; LIMA, L. A. ; PAIXÃO, G. C. . Percepção de docentes de escolas públicas municipais frente a utilização do laboratório de Biologia do CVT/Polo UAB-Ce como espaço de aulas práticas. In: III Seminário de Integração dos Polos da Universidade Aberta do Brasil no Ceará, 2018, Fortaleza. Anais do III Seminário de Integração dos Polos da Universidade Aberta do Brasil no Ceará, 2018.

  • CASSIMIRO NETO, L. ; GARCIA, A. L. ; LIMA, L. A. ; PAIXÃO, G. C. . I Semana da Biologia: uma análise a partir da ótica de licenciandos do polo UAB de Beberibe/CE. In: III Seminário de Integração dos Polos da Universidade Aberta do Brasil no Ceará, 2018, Fortaleza. Anais do III Seminário de Integração dos Polos da Universidade Aberta do Brasil no Ceará, 2018.

  • LOIOLA, B. A. ; GARCIA, A. L. ; CASSIMIRO NETO, L. ; LIMA, L. A. ; PAIXÃO, G. C. . Partilhas de vivências de aulas práticas entre alunos dos ensunos superior e fundamental: a academia se aproximando da educação básica. In: III Seminário de Integração dos Polos da Universidade Aberta do Brasil no Ceará, 2018, Fortaleza. Anais do III Seminário de Integração dos Polos da Universidade Aberta do Brasil no Ceará, 2018.

  • PEREIRA, A. C. ; CASSIMIRO NETO, L. ; PAIXÃO, G. C. . Wiki como atividade no Curso de Ciências Biológicas Modalidade EAD: um relato de experiência de graduandos em Ciências Biológicas. In: III Seminário de Integração dos Polos da Universidade Aberta do Brasil no Ceará, 2018, Fortaleza. Anais da III Seminário de Integração dos Polos da Universidade Aberta do Brasil no Ceará, 2018.

  • VIEIRA, A. C. G. ; PAIXÃO, G. C. . Aulas práticas de laboratório em um curso de Ciências Biológicas a distância: desafios e possibilidades. In: III Seminário de Integração dos Polos da Universidade Aberta do Brasil no Ceará, 2018, Fortaleza. Anais do III Seminário de Integração dos Polos da Universidade Aberta do Brasil no Ceará, 2018.

  • PAIXÃO, G. C. ; PINHEIRO, J. P. S. ; QUEIROZ, T. S. ; PAULA, F. W. S. . A produção e utilização de edublogs como ferramenta de ensino aprendizagem em um curso a distância. In: I Simpósio de Educação a distância da UECE- SEDUECE, 2015, Beberibe. Anais do I Simpósio de Educação a distância da UECE- SEDUECE, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; LIMA, L. A. ; CASTRO, L. H. P. . Das práticas universitárias à realidade de uma escola pública municipal: aplicação de uma aula prática como estratégia facilitadora de ensino aprendizagem. In: I Simpósio de Educação a distância da UECE- SEDUECE, 2015, Beberibe. Anais do I Simpósio de Educação a distância da UECE- SEDUECE, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; COLACO, N. J. O. ; CASTRO, L. H. P. . Desafios vivenciados pelo aluno de graduação em Ciências Biológicas EaD, durante o estágio supervisionado no ensino Médio. In: I Simpósio de Educação a distância da UECE- SEDUECE, 2015, Beberibe. Anais do I Simpósio de Educação a distância da UECE- SEDUECE, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; LIMA, R. A. ; CASTRO, L. H. P. . O projeto Musicalizando a Biologia como estratégia de ensino e extensão. In: I Simpósio de Educação a distância da UECE- SEDUECE, 2015, Beberibe. Anais do I Simpósio de Educação a distância da UECE- SEDUECE, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; QUEIROZ, T. S. ; PINHEIRO, J. P. S. . Video- aulas como ferramenta pedagógica na modalidade a distância. In: I Simpósio de Educação a distância da UECE- SEDUECE, 2015, Beberibe. Anais do I Simpósio de Educação a distância da UECE- SEDUECE, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; ARAUJO, A. L. O. ; PIMENTEL, K. S. ; ANDRADE, C. B. ; Pantoja, L.D.M . Diversidade do gênero Aspergillus em Bibliotecas de um campus unniversitário. In: I Simpósio Cearense de Microbiologia, 2015, Sobral. Anais do I Simpósio Cearense de Microbiologia. Sobral, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; LIMA, R. A. ; CASTRO, L. H. P. . A construção de Muros verdes como forma de integração e de conscientização ambiental entre alunos de um curso de Ciências Biológicas EaD. In: I Encontro da Universidade Aberta do Brasil no Ceará- IUABCE, 2015, Sobral. Anais do I Encontro da Universidade Aberta do Brasil no Ceará- IUABCE, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; LIMA, F. A. A. ; SAMPAIO, V. S. . Atividades complementares na educação a distância: impacto na formação do discente. In: I Encontro da Universidade Aberta do Brasil no Ceará- IUABCE, 2015, Sobral. Anais do I Encontro da Universidade Aberta do Brasil no Ceará- IUABCE, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; COLACO, N. J. O. ; CASTRO, L. H. P. . Blog como meio dinâmico de divulgação do projeto de extensão-Musicalizando a Biologia. In: I Encontro da Universidade Aberta do Brasil no Ceará- IUABCE, 2015, Sobral. Anais do I Encontro da Universidade Aberta do Brasil no Ceará- IUABCE, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; QUEIROZ, T. S. ; PINHEIRO, J. P. S. . Grupo de estudo do mecanismo facilitador no processo ensino-aprendizagem na modalidade a distância: relato de experiência. In: I Encontro da Universidade Aberta do Brasil no Ceará- IUABCE, 2015, Sobral. Anais do I Encontro da Universidade Aberta do Brasil no Ceará- IUABCE, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; PIMENTEL, K. S. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . Importância das bolsas de estudo e permanência estudantil para a vivência acadêmica: mecanismo de inserção do aluno-bolsista em um curso de graduação. In: I Encontro da Universidade Aberta do Brasil no Ceará- IUABCE, 2015, Sobral. Anais do I Encontro da Universidade Aberta do Brasil no Ceará- IUABCE, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; MENEZES, J. B. F. ; Mourão, C.I . Manual de elaboração de banco de questões segundo a teoria de resposta ao item: padronizando a elaboração de provas presenciais on line. In: I Encontro da Universidade Aberta do Brasil no Ceará- I UABCE, 2015, Sobral. Anais do I Encontro da Universidade Aberta do Brasil no Ceará- I UABCE, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; LIMA, L. A. ; CASTRO, L. H. P. . Paródia educativa como estratégia extensionista de educação em saúde sobre a dengue. In: I Encontro da Universidade Aberta do Brasil no Ceará- I UABCE, 2015, Sobral. Anais do I Encontro da Universidade Aberta do Brasil no Ceará- I UABCE, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; CASIMIRO, T. C. ; CASTRO, L. H. P. . Projeto Musicalizando a Biologia: a construção de paródias como estratégia de ensino-aprendizagem em EaD. In: I Encontro da Universidade Aberta do Brasil no Ceará- I UABCE, 2015, Sobral. Anais do I Encontro da Universidade Aberta do Brasil no Ceará- I UABCE, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; SILVA, A. M. ; SOUZA, R. O. S. . Projeto de extensão Ecoart: vivências de um curso de graduação EaD em escolas municipais de Beberibe-Ce. In: I Encontro da Universidade Aberta do Brasil no Ceará- I UABCE, 2015, Sobral. Anais do I Encontro da Universidade Aberta do Brasil no Ceará- I UABCE, 2015.

  • PAIXÃO, G. C. ; PINHEIRO, C. B. ; PIMENTEL, K. S. ; OLIVEIRA, L. F. . Musicalizando a Biologia: paródias no ensino de Botânica em EAD. In: I Encontro de Educação aberta e a distância do Ceará, 2014, Sobral. Prática docente e aprendizagem: redes formativas em EaD, 2014.

  • PAIXÃO, G. C. ; MENEZES, J. B. F. ; ARRUDA FILHO, J. N. . O processo avaliativo em um curso de graduação em Ciências Biológicas EAD: relato de experiência. In: I Encontro de Educação aberta e a distância do Ceará, 2014, Sobral. Prática docente e aprendizagem: redes formativas em EaD, 2014.

  • PAIXÃO, G. C. ; PAULA, F. W. S. ; ARRUDA FILHO, J. N. . Entendendo conceitos de Estrutura e funcionamento do ensino por meio de mapas conceituais em EAD. In: I Encontro de Educação aberta e a distância do Ceará, 2014, Sobral. Prática docente e aprendizagem: redes formativas em EaD, 2014.

  • HENRIQUES, A. C. P. T. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; PAIXÃO, G. C. . Tutoria de pesquisa em um curso de educação a distância. In: I Encontro de Educação aberta e a distância do Ceará, 2014, Sobral. Prática docente e aprendizagem: redes formativas em EaD, 2014.

  • PEREIRA, L. M. G. ; ROMAO, E. P. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Córdeis microbiológicos: a cultura popular no ensino lúdico e contextualizado. In: 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013, Natal. Anais do 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013.

  • BRAVO, L. G. ; PAIXÃO, G. C. . Elaboração de casos clínicos microbianos com a ferramenta Prezi: proposta do uso de nova tecnologia digital em informação e comunicação na facilitação da aprendizagem baseada em problemas.. In: 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013, Natal. Anais do 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013.

  • BRAVO, L. G. ; PAIXÃO, G. C. . Interpretação de texto como estratégisa metodológica complementar ao ensino de Microbiologia. In: 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013, Natal. Anais do 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013.

  • ROMAO, E. P. ; PEREIRA, L. M. G. ; PAIXÃO, G. C. . Análise quantitativa dos objetos de aprendizagem voltados para a Microbiologia no Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem- BIOE. In: 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013, Natal. Anais do 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013.

  • BRAVO, L. G. ; PAIXÃO, G. C. . Construções de cordéis sobre AIDS: conversar educação em saúde.. In: I Congresso Internacional de atenção à saúde: evidências na APS, 2013, Teresina. Anais do I Congresso Internacional de atenção à saúde: evidências na APS, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; SILVA, I. M. ; Martins, M.M.M.C ; CONDE, I. B. ; Pantoja, L.D.M . O Estágio supervisionado na percepção de futuros professores de Biologia. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; CASTRO, L. H. P. ; Mendes, R.M.S ; CONDE, I. B. ; Vidal, E.M . A dinâmica de construção dos planejamentos didáticos das disciplinas de um curso de graduação modalidade EAD. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; SILVA, F. L. ; PAULA, F. W. S. . Ações de controle e incidência de leishmaniose no município de Pacoti/CE entre os anos de 2008 e 2012. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; SOUZA, F. V. ; LOPES, A. O. L. ; VIANA, A. J. F. ; PAULA, F. W. S. . Ações preventivas que os alunos de Biologia e Futuros professores podem realizar junto a comunidade no município de Aracoiaba/CE. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; BARROSO NETO, I. L. ; Mendes, R.M.S ; Vidal, E.M . Blogs como portfólios digitais num curso de graduação na modalidade EAD. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; LIMA, L. A. ; PONTE, E. L. ; CASTRO, L. H. P. ; CONRADO, M. O. . Como ser um bom professor de Ciências: percepções de alunos de um curso de graduação EAD por meio da produção de paródias. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, GERMANA COSTA ; BRASIL, P. F. ; PEREIRA, L. C. ; CASTRO, L. H. P. . Desafio na formação profissional: o incentivo à pesquisa no curso de licenciatura em Ciências Biológicas- UECE/UAB. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; ROCHA, F. M. S. ; BARROSO NETO, I. L. . Desafios no estudo de cálculo enfrentados pelos alunos de um curso de graduação a distância: relato de caso. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; PAZ, W. V. ; PAULA, F. W. S. . As estruturas celulares contadas e cantadas em um cordel. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; CONRADO, M. O. ; SILVANO, E. ; TAVARES, M. V. ; Mendes, R.M.S . Importância da tutoria presencial como apoio motivacional para os alunos de cursos a distância. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; OLIVEIRA, L. F. ; PIMENTEL, K. S. ; Pereira, R.F . Inclusão de deficientes visuais no ensino à distância: estudo de caso de uma aluna com deficiência visual, polo Mauriti UECE/UAB. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; CASTRO, L. H. P. ; CONDE, I. B. ; Mendes, R.M.S . Interações realizadas em um AVA por meio da interface assíncrona do fórum de discussãoi. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; PAULA, F. W. S. ; SILVA, A. A. K. ; SOUZA, F. Q. . Literatura de cordel como recurso didático para o ensino sobre a degradação do meio ambiente. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; COSTA, J. M. ; MARTINS, M. M. M. C. ; Pantoja, L.D.M ; CONDE, I. B. . Metodologias de ensino e os desafios a serem superados em aulas de Biologia. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; ROCHA, F. M. S. ; LIMA, L. A. . Modelos biológicos como técnica de ensino na educação a distância: relato de caso. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; SILVA, G. M. ; RODRIGUES, A. T. ; CASTRO, L. H. P. . O Beneficiamento de algas cultivadas dentro do projeto 'Mulheres de corpo e alga': relato de caso no município de Icapuí/CE. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; MOREIRA, J. J. M. ; RIBEIRO, X. R. ; CASTRO, L. H. P. . Cultivo sustentável de algas por meio de boas práticas e consciência ecológica. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; SILVA, F. A. B. ; VIANA, F. R. ; Martins, M.M.M.C ; CONDE, I. B. ; Pantoja, L.D.M . O professor de Biologia diante da inclusão de alunos com deficiência: desafios, limites e possibilidades. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; PEREIRA, D. D. ; Martins, M.M.M.C ; CONDE, I. B. ; Pantoja, L.D.M ; VIANA, F. R. . O ensino de Ciências na educação básica: desafios à prática profissional de professores iniciantes. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; LIMA, N. S. ; BARROSO NETO, I. L. ; SILVANO, M. E. C. . O estudante de ead e o mercado de trabalho. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; PIMENTEL, K. S. ; OLIVEIRA, L. F. ; Pereira, R.F . Inclusão de deficientes visuais no ensino a distância: percepções da equipe multidisciplinar de um curso de graduação a distância. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; SILVA, E. B. ; CASTRO, L. H. P. . Podcasts: possibilidades de uso dos arquivos de som no ensino a distância. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; NOGUEIRA, A. P. ; PAULA, F. W. S. . Realidade sobre educação a distância: desmistificando conceitos. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; AQUINO, V. F. . Substituição de copas em cajueiro. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; PAULA, F. W. S. ; Mendes, R.M.S . O uso de redes sociais no ensino a distância: o facebook como ponto de encontro para estudos temáticos. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; Mourão, C.I ; Chaves, B.E ; Mendes, R.M.S ; Vidal, E.M . Uso e percepção das diferentes ferramentas síncronas e assíncronas propostas como atividades a distância em um curso de graduação ead. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; RIBEIRO, A. L. ; LIMA, L. A. ; CASTRO, L. H. P. . Utilização de mapas conceituais no processo de aprendizagem significativa: a experiência do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; ROCHA, B. L. ; GAMA, T. B. ; CASTRO, L. H. P. ; ARRUDA FILHO, J. N. . Aspectos de estrutura e funcionamento das escolas sob a ótica dos alunos da Bioead: a produção de documentários expandido os horizontes do ensino. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • PAIXÃO, G. C. ; Chaves, B.E ; Mourão, C.I ; Mendes, R.M.S . Análise de uma ferramenta síncrona no processo de aprendizagem a distância: como os discentes avaliam os chats. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais da XVIII Semana Universitária da UECE, 2013.

  • BRAVO, L. G. ; PAIXÃO, G. C. . Atuação da Enfermagem nos serviços de controle de infecção hospitalar: uma revisão narrativa. In: 12ª Jornada Norte Nordeste de Centro Cirúrgico e Central de Esterilização, 2012, Fortaleza. Anas da 12ª Jornada Norte Nordeste de Centro Cirúrgica e Central de Esterilização, 2012.

  • PAIXÃO, G. C. ; Pereira, R.F ; SILVA, H. C. ; BARROSO NETO, I. L. ; SIMOES, R. C. ; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes . Perfil sócioconômico e educacional dos alunos ingressantes no curso de Ciências Biológicas ä distância UECE/UAB. In: XVII Semana Universitária da UECE, 2012, Fortaleza. Anais da XVII Semana Universitária da UECE, 2012.

  • PAIXÃO, G. C. ; CASTRO, L. H. P. ; CONDE, I. B. ; SILVA, A. P. F. S. ; Pantoja, L.D.M ; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes . Fóruns de interação e mediação no ensino ä distância: considerações sobre os fatores que influenciam a participação de alunos. In: XVII Semana Universitária da UECE, 2012, Fortaleza. Anais XVII Semana Universitária da UECE, 2012.

  • PAIXÃO, G. C. ; CONDE, I. B. ; CASTRO, L. H. P. ; SILVA, A. P. F. S. ; Pantoja, L.D.M ; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes . O aluno vicário e o processo de aprendizagem em um curso de graduação ä distância. In: XVII Semana universitária da UECE, 2012, Fortaleza. Anais da XVII Semana universitária da UECE, 2012.

  • PAIXÃO, G. C. ; ROMAO, E. P. ; PEREIRA, L. M. G. ; TEIXEIRA, L. S. S. ; Pantoja, L.D.M . Microbiota fúngica de quatro bibliotecas públicas de referência do município de Fortaleza-Ce. In: XVII Semana Universitária da UECE, 2012, Fortaleza. Anais da XVII Semana Universitária da UECE, 2012.

  • PAIXÃO, G. C. ; ROCHA, B. L. ; SILVA, C. A. ; RIBEIRO, X. R. ; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes ; CASTRO, L. H. P. . Percepções de alunos ingressantes em um curso de graduáção ä distância: recortes sobre a modalidade de estudos online. In: XVII Semana Universitária da UECE, 2012, Fortaleza. Anais da XVII Semana Universitária da UECE, 2012.

  • PAIXÃO, G. C. ; PITOMBEIRA, R. S. S. ; ALMEIDA, R. R. ; CASTRO, L. H. P. ; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes . O uso de oficinas de educação ambiental como metodologia de ensino aplicada em uma escola municipal de Fortaleza. In: XVII Semana Universitária da UECE, 2012, Fortaleza. Anais da XVII Semana Universitária da UECE, 2012.

  • PAIXÃO, G. C. ; MOREIRA, J. J. M. . Cursos de graduação ä distância: desafios e possibilidades- percepção de alunos do curso de licenciatura em Cïências Biológicas-UAB/UECE. In: XVII Semana Universitária da UECE, 2012, Fortaleza. Anais da XVII Semana Universitária da UECE, 2012.

  • PAIXÃO, G. C. ; PEIXOTO, V. T. ; ANGELIM, F. R. L. ; MARCULINO, L. M. G. . Principais fatores que influenciam a desnutrição infantil. In: XVII Semana Universitária da UECE, 2012, Fortaleza. Anias da XVII Semana Universitária da UECE, 2012.

  • PAIXÃO, G. C. ; PEIXOTO, V. T. ; ANGELIM, F. R. L. . Intercorrência mamária: a importância da atuação do enfermeiro. In: XVII Semana Universitária da UECE, 2012, Fortaleza. Anais da XVII Semana Universitária da UECE, 2012.

  • PAIXÃO, G. C. ; ROMAO, E. P. ; PEREIRA, L. M. G. . Prática do experimento de Price na higienização das mãos como proposta para trabalhar a educação em saúde nas escolas. In: IV Seminário Internacional de Promoção da Saúde, 2012, Fortaleza. Anais do IV Seminário Internacional de Promoção da Saúde, 2012.

  • PAIXÃO, G. C. ; BRAVO, L. G. . Ensino Lúdico das ectoparasitoses- A história em quadrinhos promovendo educação em saúde. In: IV Seminário Internacional de Promoção da Saúde, 2012, Fortaleza. Anais do IV Seminário Internacional de Promoção da Saúde, 2012.

  • PAIXÃO, G. C. ; CONDE, I. B. ; SILVA, A. P. F. S. ; Pantoja, L.D.M ; CASTRO, L. H. P. ; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes . O Chat como ferramenta de aprendizagem colaborativa em um curso de educação a distância. In: XVII Semana Universitária da UECE, 2012, Fortaleza. Anais da XVII Semana Universitária da UECE, 2012.

  • PAIXÃO, G. C. ; ROMAO, E. P. ; PEREIRA, L. M. G. ; Pantoja, L.D.M . Cordel no ensino de Microbiologia: aproximando a cultura popular da ciência de Louis Pasteur. In: XVII Semana Universitária da UECE, 2012, Fortaleza. Anais da XVII Semana Universitária da UECE, 2012.

  • PAIXÃO, G. C. ; BRAVO, L. G. ; COELHO, L. P. . Estratégias pedagógicas lúdicas no ensino de Enfermagem: contribuições para aproximar a comunidade da academia. In: XVII Semana Universitária da UECE, 2012, Fortaleza. Anais da XVII Semana Universitária da UECE, 2012.

  • PAIXÃO, G. C. ; BRAVO, L. G. . Estudo de casos clínicos microbianos por meio do programa Prezi: relato de experiência. In: XVII Semana Universitária da UECE, 2012, Fortaleza. Anais da XVII Semana Universitária da UECE, 2012.

  • PAIXÃO, G. C. ; BRAVO, L. G. ; COELHO, L. P. . Gibis educativos como facilitadores de ações de educação em saúde. In: XVII Semana Universitária da UECE, 2012, Fortaleza. Anais da XVII Semana Universitária da UECE, 2012.

  • PAIXÃO, G. C. ; PEREIRA, L. M. G. ; ROMAO, E. P. ; Pantoja, L.D.M . O melô do dengue: a literatura de cordel no ensino de Microbiologia. In: XVII Semana Universitária da UECE, 2012, Fortaleza. Anais da XVII Semana Universitária da UECE, 2012.

  • PAIXÃO, G. C. ; PEREIRA, L. M. G. ; TEIXIERA, L. S. ; Rizzo, R.S ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . Aspergillus sp: um fungo anemófilo preponderante no ar de bibliotecas públicas do município de Fortaleza, Ceará, Brasil. In: 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011, Foz do Iguaçu. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011.

  • PAIXÃO, G. C. ; Rizzo, R.S ; GALAS, K. S. ; TEIXIERA, L. S. ; PEREIRA, L. M. G. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . Biodeteriorização fúngica de acervos de bibliotecas e a correlação com a datação das obras literárias. In: 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011, Foz do Iguaçu. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011.

  • PAIXÃO, G. C. ; Rizzo, R.S ; TEIXIERA, L. S. ; PEREIRA, L. M. G. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . Fungos anemófilos podem comprometer integridade de documentos históricos do arquivo público de Fortaleza, CE: um alerta micológico. In: 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia.

  • PAIXÃO, G. C. ; Rizzo, R.S ; GALAS, K. S. ; TEIXIERA, L. S. ; PEREIRA, L. M. G. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . Hialohifomicetos são os principais contaminantes fúngicos dos acervos literários em bibliotecas públicas em Fortaleza, CE. In: 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011, Foz do Iguaçu. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011.

  • PAIXÃO, G. C. ; PEREIRA, L. M. G. ; TEIXIERA, L. S. ; Rizzo, R.S ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . Síndrome dos edifícios doentes em bibliotecas públicas: fonte humana uma vilã?. In: 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011, Foz do Iguaçu. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011.

  • PAIXÃO, G. C. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; Silva, A.P. F de S. ; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes . Análise das notas de auto avaliação aplicadas pelos discentes de um curso de graduação a distância em suas avaliações formativas. In: XVI Semana Universitária (Inter)nacionalização da Ciência e da Educação, 2011, Fortaleza. Anais da XVI Semana Universitária (Inter)nacionalização da Ciência e da Educação, 2011.

  • PAIXÃO, G. C. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; Silva, A.P. F de S. ; CONDE, I. B. ; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes . Análise do processo de avaliação formativa aplicada em um curso de graduação a distância. In: XVI Semana Universitária (inter)nacionalização da Ciência e da Educação, 2011, Fortaleza. Anais da XVI Semana Universitária (Inter)nacionalização da Ciência e da Educação, 2011.

  • PAIXÃO, G. C. ; PEREIRA, L. M. G. ; Rizzo, R.S ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . A literatura de cordel como instrumento didático pedagógico para o ensino de Microbiologia. In: XVI Semana Universitária (Inter)nacionalização da Ciência e da Educação, 2011. Anais da XVI Semana Universitária (Inter)nacionalização da Ciência e da Educação.

  • PAIXÃO, G. C. ; Silva, A.P. F de S. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes . Fóruns de mediação como instrumento de otimização da participação discente em estudos on line. In: XVI Semana Universitária (Inter)nacionalização da Ciência e da Educação, 2011. Anais da XVI Semana Universitária (Inter)nacionalização da Ciência e da Educação.

  • PAIXÃO, G. C. ; CASTRO, L. H. P. ; CONDE, I. B. ; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes . Práticas como componente curricular- PCC desenvolvidas em curso de graduação a distância: a experiência do curso de Ciências Biológicas EAD da UECE-UAB. In: XVI Semana Universitária (Inter)nacionalização da Ciência e da Educação, 2011. Anais da XVI Semana Universitária (Inter)nacionalização da Ciência e da Educação.

  • PAIXÃO, G. C. ; TEIXIERA, L. S. ; ROMAO, E. P. ; Rizzo, R.S ; PEREIRA, L. M. G. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . Perfil aeromicológico de setores de uma biblioteca universitária pública no município de Fortaleza-CE. In: XVI Semana Universitária (Inter)nacionalização da Ciência e da Educação, 2011, Fortaleza. Anais da XVI Semana Universitária (Inter)nacionalização da Ciência e da Educação, 2011.

  • PAIXÃO, G. C. ; Rizzo, R.S ; PEREIRA, L. M. G. ; ROMAO, E. P. ; TEIXIERA, L. S. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . Repercussões da micobiota aérea no acervo literário de uma biblioteca púlbica em Fortaleza. In: Encontro de Iniciação Científica da UNIFOR, 2011, Fortaleza. Anais do Encontro de Iniciação Científica da UNIFOR, 2011.

  • Rizzo, R.S ; GALAS, K. S. ; PAIXÃO, G. C. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . Influência da climatização sobre a microbiota fúngica de livros de bibliotecas públicas no município de Fortaleza, Ce. In: 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2010, Natal. Anais da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2010.

  • GALAS, K. S. ; Rizzo, R.S ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; PAIXÃO, G. C. . Aspergillus fumigatus: contaminação fúngica em bibliotecas. In: 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso, 2010, Natal. Anais da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso, 2010.

  • Rizzo, R.S ; GALAS, K. S. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; PAIXÃO, G. C. . Contaminação fúngica de obras em Braille de uma biblioteca pública no município de Fortaleza, Ce. In: VI Congresso Brasileiro de Micologia, 2010, Brasília. Anais do VI Congresso Brasileiro de Micologia, 2010.

  • Rizzo, R.S ; GALAS, K. S. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; PAIXÃO, G. C. . Avaliação comparativa da população fúngica aérea em dois períodos chuvosos de uma biblioteca pública no município de Fortaleza, Ce. In: VI Congresso Brasileiro de Micologia, 2010, Brasília. Anais do VI Congresso Brasileiro de Micologia, 2010.

  • Carvalho, B.S ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; PAIXÃO, G. C. . Influência da variação sazonal sobre a micobiota de acervos literários de duas bibliotecas públicas com climatizações diferentes da cidade de Fortaleza, Ce. In: VI Congresso Brasileiro de Micologia, 2010, Brasília. Anais do VI Congresso Brasileiro de Micologia, 2010.

  • FONSECA, F. R. M. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; PAIXÃO, G. C. . Levantamento aeromicológico pré e pós instalação de purificadores de ar em setor de obras raras de biblioteca pública no município de Fortaleza, Ce. In: VI Congresso Brasileiro de Micologia, 2010, Brasília. Anais do VI Congresso Brasileiro de Micologia, 2010.

  • GALAS, K. S. ; Rizzo, R.S ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; PAIXÃO, G. C. . Repercussão da variação do fluxo de pessoas na composição da população fúngica aérea em uma biblioteca pública no município de Fortaleza, Ce. In: VI Congresso Brasileiro de Micologia, 2010, Brasília. Anais do VI Congresso Brasileiro de Micologia, 2010.

  • GALAS, K. S. ; Rizzo, R.S ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; PAIXÃO, G. C. . Influência do modelo e manutenção do sistema de condicionamento de ar de ambientes interiores sobre a qualidade aerobiológica de bibliotecas públicas do estado do Ceará, Brasil. In: VI Congresso Brasileiro de Micologia, 2010, Brasília. Anais do VI Congresso Brasileiro de Micologia, 2010.

  • ROCHA, M. R. M. ; LIMA, M. B. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; PAIXÃO, G. C. . ANÁLISE QUALITATIVA DA EFICÁCIA DE DESINFETANTES SOBRE A MICROBIOTA ORAL: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA DOS ALUNOS DA DISCIPLINA MICROBIOLOGIA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UECE. In: XIV Semana Universitária, 2009, Fortaleza. Anais da XIV Semana Universitária da UECE, 2009.

  • FERREIRA, V. C. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; PAIXÃO, G. C. . CONTAMINAÇÃO FÚNGICA DE OBRAS LITERÁRIAS RARAS DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DE REFERÊNCIA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, CEARÁ. In: XIV Semana Universitária da UECE, 2009, Fortaleza. Anais da XIV Semana Universitária da UECE, 2009.

  • LEITAO JUNIOR, N. P. ; ROCHA, M. R. M. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; DONATO, S. T. ; BANDEIRA, S. P. ; PAIXÃO, G. C. . DIAGNÓSTICO DE INFECÇÃO HOSPITALAR RELACIONADA A CATETER CENTRAL EM HOSPITAL TERCIÁRIO DE FORTALEZA ? CE: UMA ANÁLISE CRÍTICA. In: XIV Semana Universitária da UECE, 2009, Fortaleza. Anais da XIV Semana Universitária da UECE, 2009.

  • ROCHA, M. R. M. ; LIMA, M. B. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; PAIXÃO, G. C. . ELABORAÇÃO DE APOSTILA DE PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A MELHORIA DO ENSINO NA DISCIPLINA MICROBIOLOGIA. In: XIV Semana Universitária da UECE, 2009, Fortaleza. Anais da XIV Semana Universitária da UECE, 2009.

  • LEITAO JUNIOR, N. P. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; ROCHA, M. R. M. ; DONATO, S. T. ; BANDEIRA, S. P. ; PAIXÃO, G. C. . INCIDÊNCIA DE NÃO-FERMENTADORES MULTIRESISTENTES EM INFECÇÕES ASSOCIADAS A CATETER CENTRAL EM HOSPITAL TERCIÁRIO DE FORTALEZA-CE. In: XIV Semana Universitária da UECE, 2009, Fortaleza. Anais da XIV Semana Universitária da UECE, 2009.

  • FERREIRA, V. C. ; Carvalho, B.S ; Rizzo, R.S ; Mourão, C.I ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; PAIXÃO, G. C. . CONTAMINAÇÃO FÚNGICA DE OBRAS RARAS DE UMA BIBLIOTECA PÚBLICA, MUNICÍPIO DE FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL. In: 25º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009, Porto de Galinhas. Anais do 25º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009.

  • LEITAO JUNIOR, N. P. ; Perdigão Neto, L.V ; DONATO, S. T. ; PAIXÃO, G. C. ; BANDEIRA, S. P. . ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE PONTAS DE CATETER CENTRAL EM HOSPITAL TERCIÁRIO DE FORTALEZA-CE. In: 25º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009, Porto de Galinhas. Anais do 25º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009.

  • Carvalho, B.S ; FERREIRA, V. C. ; Rizzo, R.S ; Mourão, C.I ; PAIXÃO, G. C. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . ANÁLISE AEROMICOLÓGICA DE UM ARQUIVO PÚBLICO DE REFERÊNCIA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL. In: 25º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009, Porto de Galinhas. Anais do 25º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009.

  • Silva, A.P. F de S. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; PAIXÃO, G. C. ; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes . Análise preliminar do índice de desistência de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas à distância/UAB-UECE ? Beberibe/ Itapipoca, Ceará, Brasil.. In: Semana Universitária da UECE, 2009, Fortaleza. Anais da Semana Universitária da UECE, 2009.

  • COUTO, Manuela Soares ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; LEITAO JUNIOR, N. P. ; PAIXÃO, G. C. . Correlação entre a microbiota fúngica do ar e os fungos residentes na pelagem de animais experimentais do biotério de um campus universitário. In: XI Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental, 2008, Fortaleza. Anais do XI Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental, 2008.

  • Chikowski, R. ; Chaves, B.E ; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes ; PAIXÃO, G. C. . Diversidade de Aphyllophorales no Parque Botânico do Ceará. In: 59º Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal. Anais do 59º Congresso Nacional de Botânica, 2008.

  • PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; PAIXÃO, A. ; LEITAO JUNIOR, N. P. ; PAIXÃO, G. C. . A distribuição de fungos anemófilos em Hospital de referência no atendimento oncológico no município de Fortaleza, Ceará. In: II Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária, 2007, Fortaleza. Anais do II Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária, 2007. p. 47-47.

  • COUTO, Manuela Soares ; PAIXÃO, A. ; PAIXÃO, G. C. . Dermatofitoses em animais experimentais: o papel dos portadores assintomáticos. In: II Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária, 2007, Fortaleza. Anais do II Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária, 2007.

  • PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; LEITAO JUNIOR, N. P. ; COUTO, Manuela Soares ; PAIXÃO, G. C. . Qualidade fúngica do ar hospitalar no Município de Fortaleza-Ceará. In: 24º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2007, Brasília. Anais do 24º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2007.

  • PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; COUTO, Manuela Soares ; PAIXÃO, G. C. . O papel dos animais de laboratório como reservatórios potenciais de fungos saprófitas. In: 24º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2007, Brasília. anais do 24º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2007.

  • Chikowski, R. ; OLIVEIRA, R. ; Chaves, B.E ; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes ; PAIXÃO, G. C. . Levantamento preliminar do filo Basidiomycota em um fragmento de tabuleiro litorâneo no estado do Ceará, Brasil. In: 5º Congresso Brasileiro de Micologia, 2007, Recife. Anais do 5º Congresso Brasileiro de Micologia, 2007.

  • Chikowski, R. ; PAIXÃO, G. C. . Implantação de uma micoteca para estocagem e manutenção de cepas fúngicas isoladas no Laboratório de Microbiologia do Curso de Ciências Biológicas-UECE. In: XII Semana universitária da UECE, 2007, Fortaleza. Anais da XII Semana universitária da UECE, 2007.

  • COUTO, Manuela Soares ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; PAIXÃO, G. C. . Trichophyton mentagrophytes como agente etiológico de dermatofitose assintomática em cobais de laboratório (Cavia porcellus). In: 5º Congresso Brasileiro de Micologia, 2007, Recife. Anais do 5º Congresso Brasileiro de Micologia, 2007.

  • PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; COUTO, Manuela Soares ; LEITAO JUNIOR, N. P. ; PAIXÃO, G. C. . Análise da qualidade do ar de áreas externas de hospitais públicos no município de Fortaleza-Ce. In: 5º Congresso Brasileiro de Micologia, 2007, Recife. Anais do 5º Congresso Brasileiro de Micologia, 2007.

  • PAIXÃO, G. C. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . Estudo da microbiota fúngica do ar em ambientes hospitalares. In: XI Semana Universitária, 2006, Fortaleza, 2006.

  • PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; PAIXÃO, G. C. ; LEITAO JUNIOR, N. P. . Qualidade fúngica do ar hospitalar em unidades de terapiaintensiva de hospitais públicos situados em três secretarias regionaisdo municípiode Fortaleza, Ceará. In: XXI Outubro Médico, 2006, Fortaleza. Anais do XXI Outubro Médico, 2006.

  • COUTO, Manuela Soares ; PAIXÃO, G. C. . Incidência de portadores assintomáticos de dermatófitos em ratos e camundongos do Biotério Central da UECE: uma contribuição para o conhecimento do status sanitário dessa população. In: XI Semana Universitária, 2006, Fortaleza. Anais da XI Semana Universitária da UECE, 2007.

  • PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; COUTO, Manuela Soares ; PAIXÃO, G. C. . Estudo da microbiota fúngica do ar durante a estação seca de áreas urbanizadas e preservadas do Campus do Itaperi. In: 57ª reunião anual da Sociedade brasileira do Progresso para a Ciência, 2005, Fortaleza, 2005.

  • PAIXÃO, G. C. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; PINHEIRO, Rafael Pascoalino . A participação do gênero Aspergillus na microbiota do ar no Campus do Itaperi/UECE. In: X Encontro de iniciação Científica da Universidade Estadual do Ceará, 2005, Fortaleza, 2005.

  • PAIXÃO, G. C. ; COUTO, Manuela Soares ; PINHEIRO, Rafael Pascoalino ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; OLIVEIRA, Cláudia Suellen Ferro de . Papel dos animais de laboratório como portadores assintomáticos de dermatófitos. In: XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, Santos, 2005.

  • PAIXÃO, G. C. ; PINHEIRO, Rafael Pascoalino ; COUTO, Manuela Soares ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; OLIVEIRA, Cláudia Suellen Ferro de . Microbiota fúngica da pelagem de animais de laboratório. In: XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, Santos, 2005.

  • PAIXÃO, G. C. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; COUTO, Manuela Soares ; PINHEIRO, Rafael Pascoalino ; OLIVEIRA, Cláudia Suellen Ferro de . Microbiota fúngica do ar de áreas urbanizadas e preservadas do Campus do itaperi/UECE-Fortaleza-Ce. In: XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, Santos, 2005.

  • PAIXÃO, A. ; PAIXÃO, G. C. ; PICANÇO, Y. V. . Tinea nigra:casos diagnosticados no setor de Micologia do laboratório Emilio Ribas/Ce nos anos de 2003 e 2004. In: XIX Outubro Médico, 2004, Fortaleza. Medicina e Qualidade de Vida: Da arte de assistir a ciência de tratar, 2004.

  • COUTO, Manuela Soares ; PAIXÃO, G. C. ; PAIXÃO, A. ; PICANÇO, Y. V. . Contribuição ao estudo laboratorial da Tinea pedis: principais agentes etiológicos isolados na cidade de Fortaleza. In: XIX Outubro Médico, 2004, Fortaleza. Medicina e Qualidade de Vida: da arte de assitir a ciência de tratar, 2004.

  • PAIXÃO, G. C. ; PANTOJA, L. . Estudo da Microbiota fúngica de ambientes urbanizados e Preservados do Campus do Itaperi. In: IX Encontro de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Ceará, 2004, Fortaleza. IX Encontro de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Ceará, 2004.

  • PAIXÃO, G. C. ; PAIXÃO, A. ; VILAR, Janaína Leitão . Principais espécies fúngicas isoladas de quadros de fungemia no Laboratório Emílio Ribas/Ce. In: II Congresso regional de Análises Clínicas do Nordeste, 2003, Fortaleza. II Congresso regional de Análises Clínicas do Nordeste, 2003. p. 18-18.

  • PAIXÃO, G. C. ; PAIXÃO, A. ; VILAR, Janaína Leitão . O Antifungigrama como exame de rotina. In: II Congresso regional de Análises Clínicas do Nordeste, 2003, Fortaleza. II Congresso Regional de Análises Clínicas, 2003. p. 18-18.

  • PAIXÃO, G. C. ; CARNEIRO, S. L. . Envolvimento de fungos filamentosos não dermatofíticos nas onicomicoses. In: VIII Semana Universitária da UECE, 2003, Fortaleza, 2003.

  • PAIXÃO, G. C. ; PAIXÃO, A. C. ; SIDRIM, J. J. C. . Trichophyton rautschekii: um novo agente de dermatofitose no Ceará. In: VIII Semana Universitária da UECE, 2003, Fortaleza, 2003.

  • PAIXÃO, G. C. ; VILAR, Janaína Leitão ; PAIXÃO, A. C. . Papel das Candidas não albicans como promotoras de onicomicoses. In: VIII Semana Universitária da UECE, 2003, Fortaleza, 2003.

  • PAIXÃO, G. C. ; CRUZ, Adrianne Paixão ; VILAR, Janaína Leitão . Desempenho do exame direto no diagnóstico laboratorial das onicomicoses causadas por leveduras: este método pode ser usado como única ferramen ta diagnóstica?. In: VIII Semana Universitária da UECE, 2003, Fortaleza, 2003.

  • PAIXÃO, A. ; PAIXÃO, G. C. ; VILAR, Janaína Leitão ; SIDRIM, J. J. C. . Fungemias: identificação das principais espécies fúngicas envolvidas.. In: XVII Outubro Médico, 2002, Fortaleza/Ce. Anais do XVII Outubro Médico, 2002. p. 161-161.

  • VILAR, Janaína Leitão ; PAIXÃO, G. C. ; PAIXÃO, A. ; SIDRIM, J. J. C. . Prevalência dos dermatófitos como fungos causadores de micoses superficiais.. In: XVII Outubro Médico, 2002, FOrtaleza/Ce. Anasi do XVII Outubro Médico, 2002. p. 162-162.

  • PAIXÃO, A. ; PAIXÃO, G. C. ; GIRÃO, M. D. ; ROCHA, M. F. G. . Estudo clínico-laboratorial e epidemiológico das otites caninas causadas por Malassezia pachydermatis.. In: VII Semana Universitária da UECE, 2002, Fortaleza/Ce. Anais da VII Semana Universitária da UECE, 2002.

  • PAIXÃO, A. ; VILAR, Janaína Leitão ; PAIXÃO, G. C. ; SIDRIM, J. J. C. . Estudo laboratorial das onicomicoses em Fortaleza. Ceará: principais agentes fúngicos envolvidos. In: VII Semana Universitária da UECE, 2002, Fortaleza/Ce. Anais da VI Semana Universitária da UECE, 2002.

  • VILAR, Janaína Leitão ; PAIXÃO, A. ; PAIXÃO, G. C. ; SIDRIM, J. J. C. . Prevalência de Trichophyton tonsurans em Tinea capitis na cidade de Fortaleza, Ceará. In: VII Semana Universitária da UECE, 2002, Fortaleza/Ce. Anais da VII Semana Universitária da UECE, 2002.

  • PEREIRA, E. M. A. ; BRILHANTE, R. S. N. ; PAIXÃO, G. C. ; SIDRIM, J. J. C. . Estudo clínico e laboratorial das vulvovaginites fúngicas.. In: III Congresso Brasileiro de Micologia, 2001, Águas de Lindóia. Anais do III Congresso Brasileiro de Micologia, 2001. p. 96-96.

  • BRILHANTE, R. S. N. ; MEIRELES, T. E. F. ; PAIXÃO, G. C. ; ROCHA, M. F. G. . Refratariedade terapêutica em dermatofitose causada por Trichophyton rubrum.. In: III Congresso Brasileiro de Micologia, 2001, Águas de Lindóia. Anais do III Congresso Brasileiro de Micologia, 2001. p. 96-96.

  • PAIXÃO, G. C. ; MEDRANO, D. J. A. ; MEIRELES, T. E. F. . Incidência e etiologia das onicomicoses em Fortaleza/Ce. In: III Congresso Brasileiro de Micologia, 2001, Águas de Lindóia. Anais do III Congresso Brasileiro de Micologia, 2001. p. 97-97.

  • PAIXÃO, G. C. ; BRILHANTE, R. S. N. ; SIDRIM, J. J. C. . Estudo fenotípico de cepas de Trichophyton tonsurans isoladas no Ceará: surgimento de uma nova variedade.. In: III Congresso Brasileiro de Micologia, 2001, Águas de Lindóia. Anais do III Congresso Brasileiro de Micologia, 2001. p. 97-97.

  • BRILHANTE, R. S. N. ; PAIXÃO, G. C. ; SIDRIM, J. J. C. ; ROCHA, M. F. G. . Papel do Microsporum canis nas dermatofitoses de cães e gatos na cidade de Fortaleza2001. In: XXII Congresso Brasileiro de Clínico Veterinários de Pequenos Animais, 2001, Fortaleza. Ciência Animal, 2001. v. 11. p. 177-177.

  • BRILHANTE, R. S. N. ; PAIXÃO, G. C. ; SIDRIM, J. J. C. ; ROCHA, M. F. G. . Isolamento de Microsporum gypseum em cão: relato de caso.. In: XXII Congresso Brasileiro de Clínico Veterinários de Pequenos Animais, 2001, Fortaleza. Ciência Animal, 2001. v. 11. p. 186-186.

  • FERREIRA, M. S. L. ; MEDRANO, D. J. A. ; SIDRIM, J. J. C. ; ROCHA, M. F. G. ; PAIXÃO, G. C. . Avaliação do CHROMagar Candida no diagnóstico presuntivo rápido de leveduras envolvidas em fungemias.. In: VI Semana Universitária da UECE, 2001, Fortaleza. Anais da VI Semana Universitária da UECE, 2001.

  • FERREIRA, M. S. L. ; MEDRANO, D. J. A. ; SIDRIM, J. J. C. ; ROCHA, M. F. G. ; PAIXÃO, G. C. . Importância da manutenção de uma micoteca e estudos preliminares de três técnicas de estocagem para leveduras.. In: VI Semana Universitária da UECE, 2001, Fortaleza. Anais da VI Semana Universitária da UECE, 2001.

  • ALVES, N. D. ; PAIXÃO, G. C. ; ROCHA, M. F. G. ; SIDRIM, J. J. C. . Dermatomycosis: dermatophytes and saprophytics fungi in cats and dogs. In: XXI Congresso Brasileiro de Clínico Veterinários de Pequenos Animais, 2000, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Ciência veterinária, 2000. v. 7. p. 112-112.

  • OLIVEIRA, Í. ; PINTO, J. O. ; BRASIL, M. ; PAIXÃO, G. C. ; SIDRIM, J. J. C. . Dermatomicoses em paciente HIV positivos. In: VI Encontro de Iniciação a Pesquisa da UNIFOR, 2000, Fortaleza. Anais do VI Encontro de Iniciação a Pesquisa da UNIFOR, 2000. p. 291-291.

  • RAMOS, F. O. ; DIÓGENES, M. M. L. ; DIÓGENES, M. J. N. ; PAIXÃO, G. C. ; SIDRIM, J. J. C. . Onicólise por Prototheca zopfii e Candida albicans.. In: 54° Congresso Brasileiro de Dermatologia., 1999, Belo Horizonte. Anais do 54º Congresso Brasileiro de Dermatologia, 1999. p. 221-221.

  • OLIVEIRA, A. M. A. ; PAIXÃO, G. C. ; DIÓGENES, M. J. N. ; SIDRIM, J. J. C. . Paciente com lesão clínica de Piedra negra e diagnóstico de Piedra branca. In: 54° Congresso Brasileiro de Dermatologia., 1999, Belo Horizonte. Anais do 54° Congresso Brasileiro de Dermatologia, 1999. p. 221-221.

  • PAIXÃO, G. C. ; BRILHANTE, R. S. N. ; SIDRIM, J. J. C. . Contraste na incidência de dermatófitos zoofílicos em populações humanas de nível sócio-econômico diferenciado.. In: I Simpósio Cearense de Ciência Animal, 1999, Fortaleza. Anais do I Simpósio Cearense de Ciência Animal, 1999. p. 75-75.

  • OLIVEIRA, L. M. P. ; ARAGÃO, C. J. ; PAIXÃO, G. C. ; COELHO, T. L. P. A. ; MEIRELES, T. E. F. . Cromomicose: um caso recidivante.. In: 54° Congresso Brasileiro de Dermatologia., 1999, Belo Horizonte. Anais do 54° Congresso Brasileiro de Dermatologia, 1999. p. 246-246.

  • BRILHANTE, R. S. N. ; SIDRIM, J. J. C. ; PAIXÃO, G. C. . Um enfoque epidemiológico laboratorial das dermatofitoses.. In: XVII Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, 1998, Fortaleza. Anais do XVII Encontro Universitário de iniciação Científica., 1998.

  • BRILHANTE, R. S. N. ; SIDRIM, J. J. C. ; PAIXÃO, G. C. . Trichophyton tonsurans: apenas uma variedade ou uma nova espécie?. In: XVII Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, 1998, Fortaleza. Anais do XVII Encontro Universitário de Iniciação Científica, 1998.

  • BANDEIRA, S. P. ; MOREIRA, J. L. B. ; SIDRIM, J. J. C. ; PAIXÃO, G. C. . Avaliação da acurácia da identificação primária dos dermatófitos do gênero Trichophyton. In: XVII Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, 1998, Fortaleza. Anais do XVII do Encontro Universitário de iniciação Científica, 1998.

  • SALVINO, L. K. B. ; PAIXÃO, G. C. ; BRILHANTE, R. S. N. ; SIDRIM, J. J. C. ; PEREIRA, E. M. A. . Caracterização de leveduras envolvidas na candidiase vulvovaginal.. In: XIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 1998, Caxambu. Anais da XII Reunião Anual da Federeção de Sociedades de Biologia Experimental, 1998. p. 322-322.

  • PAIXÃO, G. C. ; DIÓGENES, M. J. N. ; OLIVEIRA, R. H. M. ; OLIVEIRA, A. M. A. ; SIDRIM, J. J. C. . Feohifomicose por Rhinocladiella aquaspersa. In: II Congresso Brasileiro de Micologia, 1998, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso Brasileiro de Micologia, 1998. p. 51-51.

  • BESERRA NETO, J. E. ; PAIXÃO, G. C. ; SIDRIM, J. J. C. . Incidência e quimiotipagem do Cryptococcus neoformans em Fortaleza. In: XV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, 1996, Fortaleza. Anais do XV Encontro de iniciação à Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, 1996. p. 197-197.

  • ROCHA, M. F. G. ; SOARES, A. M. ; PAIXÃO, G. C. ; RIBEIRO, R. ; FLORES, C. A. ; LIMA, A. A. M. . Efeito secretório do sobrenadante de macrófagos estimulados com a toxina A do Clostridium difficile em íleo isolado de coelho. In: XI Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental, 1996, Caxambu/ MG. Anais da XI Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental, 1996.

  • PAIXÃO, G. C. ; CAMPOS, G. M. M. . Caracterização da microbiota fúngica de cães e gatos portadores de lesões dermatológicas. In: IV Encontro de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Ceará, 1995, Fortaleza. Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Ceará, 1995. p. 43-43.

  • PAIXÃO, G. C. ; CAMPOS, G. M. M. . Estudo das dermatopatias parasitárias em cães e gatos atendidos na clínica veterinária da FAVET. In: III Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 1994, Fortaleza. Anais do III Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 1994. p. 192-192.

  • PAIXÃO, G. C. ; CAMPOS, G. M. M. . Estudo da incidência das dermatofitoses em cães e gatos atendidos na clínica veterinária de pequenos animais da FAVET. In: III Encontro de Iniciação Científica da universidade Estadual do Ceará, 1994, Fortaleza. Anais do III Encontro de Iniciação Científica da universidade Estadual do Ceará, 1994. p. 24-24.

  • SILVA, M. E. S. ; MARIANO, V. ; PAIXÃO, G. C. ; Pantoja, L.D.M . Modelo Fúngico na ponta dos dedos: bordado tátil como ferramenta didática para alunos deficientes visuais. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARIANO, V. ; SILVA, M. E. S. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Relíquias devocionais de igrejas históricas no município de Fortaleza-Ceará como substrato para o crescimento de fungos do gênero Fusarium. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SARAIVA, R. A. ; MOTA, L. J. ; XAVIER, S. R. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Descrição de cardápios com alimentos associados a microorganismos e seus metabólitos como ferramenta didática ao ensino de Microbiologia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARIANO, V. ; SILVA, M. E. S. ; MACIEL, A. L. M. ; PANTOJA, L. D. M. ; PAIXÃO, G. C. . Diversidade fúngica em relíquias devocionais de uma igreja centenária do município de Fortaleza, Ceará, Brasil. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACIEL, A. L. M. ; MOURA, A. B. C. ; CASTRO, J. S. ; PAIXÃO, G. C. ; PANTOJA, L. D. M. . O impacto de diferentes formatos de postagens em rede social na divulgação científica de grandes pesquisadores da Microbiologia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, M. E. S. ; MARIANO, V. ; SARAIVA, R. A. ; PAIXÃO, G. C. ; PANTOJA, L. D. M. . Relação entre o quantitativo fúngico e o número de ocupantes em um sistema metroviário do município de Fortaleza, Ceará, Brasil. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, L. J. ; Pantoja, L.D.M ; PAIXÃO, G. C. . Catalogação e valoração de uma cordelteca de conteúdo biológico elaborada por licenciandos na modalidade a distância. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAIXÃO, G. C. ; Mourão, C.I ; PAULA, F. W. S. ; PEREIRA, L. M. G. . Evadir ou não evadir: fatores que influenciam na decisão de abandonar o ensino superior. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAIXÃO, G. C. ; PANTOJA, L. D. M. ; CASTRO, L. H. P. . Leiturabilidade de enunciados e feedbacks de atividades em uma graduação a distância. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAIXÃO, G. C. ; Pantoja, L.D.M ; ARAUJO, M. S. O. ; LIMA, F. A. A. ; PEREIRA, L. M. G. ; CASTRO, L. H. P. . Luz, Câmera e Cinema com ciência. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAIXÃO, G. C. ; Araripe, Fátima Aurilane de Aguiar Lima ; ARAUJO, M. S. O. ; PEREIRA, L. M. G. ; Pantoja, L.D.M . (Trans) formação pelo estágio supervisionado antes e durante o período pandêmico em um curso de licenciatura a distância. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAIXÃO, G. C. ; IELPO, A. F. P. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . A ferramenta fórum de discussão em disciplinas didáticas versus disciplinas específicas do curso de Ciências Biológicas UAB-UECE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PAIXÃO, G. C. ; ANDRADE, F. L. G. ; OLIVEIRA, L. F. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . A importância do acompanhamento e trabalho do tutor presencial para a educação a distância. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PAIXÃO, G. C. ; PINHEIRO, J. P. S. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . A importância dos fóruns de discussão na disciplina de Fisiologia animal comparada de um curso de graduação a distância. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PAIXÃO, G. C. ; QUEIROZ, T. S. ; PINHEIRO, J. P. S. . A percepção discente sobre o podcast como ferramenta auxiliar no processo de ensino aprendizagem na modalidade a distância. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PAIXÃO, G. C. ; PIMENTEL, K. S. ; ANDRADE, C. B. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . Delineamento da micobiota aérea de distritos situados na zona rural do município de Maranguape,CE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PAIXÃO, G. C. ; PAULA, F. W. S. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . Dificuldades percebidas na escrita científica do pre-projeto de alunos de um curso de Ciências Biológicas a distância. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PAIXÃO, G. C. ; LIMA, F. A. A. ; PINHEIRO, J. P. S. ; PAULA, F. W. S. ; MENEZES, J. B. F. ; ARRUDA FILHO, J. N. . Juri simulado on line como atividade de interação dialógica em cursos de graduação a distância: uma proposta de diretrizes de correção. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAIXÃO, G. C. ; MENEZES, J. B. F. ; LIMA, L. A. ; COLACO, N. J. O. ; LIMA, R. A. ; CASIMIRO, T. C. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; ARRUDA FILHO, J. N. . Musicalizando a Biologia: a produção de bioparódias como recurso tecnopedagógico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAIXÃO, G. C. ; CASTRO, L. H. P. ; Martins, M.M.M.C ; CONDE, I. B. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; MENEZES, J. B. F. ; ARRUDA FILHO, J. N. ; Vidal, E.M . Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) on line: um diálogo possível. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAIXÃO, G. C. ; MENEZES, J. B. F. ; Mourão, C.I ; Vidal, E.M ; ARRUDA FILHO, J. N. . Utilização de redes sociais numa perpectiva interacionaista das ações administrativas e acadêmicas de um curso de graduação a distância. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAIXÃO, G. C. ; HENRIQUES, A. C. P. T. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; ARRUDA FILHO, J. N. . Content validation of virtual learning objects: proposal for a methodological approach. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAIXÃO, G. C. ; CASTRO, L. H. P. ; ARRUDA FILHO, J. N. ; Vidal, E.M . The production of comic books through freeware for teaching purposes: expressing biological concepts in playful form. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAIXÃO, G. C. ; LIMA, F. A. A. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; ARRUDA FILHO, J. N. ; Vidal, E.M . Virtual mock trials: teaching sustentainability concepts in a distance-learning biology course. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAIXÃO, G. C. . O ensino de surdos: um olhar sobre a formação dos professores e a estrutura e recursos de municípios cearenses. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PAIXÃO, G. C. ; CASTRO, L. H. P. ; CONDE, I. B. ; PONTE, E. L. ; Vidal, E.M . Construção de Diretrizes para correção de atividades no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas distância da UECE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAIXÃO, G. C. ; PINHEIRO, C. B. ; PAULA, F. W. S. ; PONTE, F. L. ; Vidal, E.M . Produção de tutoriais de jogos didáticos em vídeo como atividades avaliativas em um curso de Ciências Biológicas EaD. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAIXÃO, G. C. ; MENEZES, J. B. F. ; ARRUDA FILHO, J. N. . O processo avaliativo em um curso de graduação em Ciências Biológicas EAD: relato de experiência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PAIXÃO, G. C. ; PINHEIRO, C. B. ; OLIVEIRA, L. F. ; PIMENTEL, K. S. . Musicalizando a Biologia: paródias no ensino de Botânica em EAD. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PAIXÃO, G. C. ; HENRIQUES, A. C. P. T. ; PAULA, F. W. S. ; ARRUDA FILHO, J. N. ; CASTRO, T. S. . Atitudes de docentes da rede básica diante da educação de surdos e da Libras: questões para reflexão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTRO, L. H. P. ; CONDE, I. B. ; Pantoja, L.D.M ; Vidal, E.M ; PAIXÃO, G. C. . Blogs e Wikis no ensino a distância: ferramentas pedagógicas no incentivo äs práticas de leitura e produção textual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAIXÃO, G. C. ; CASTRO, L. ; CONDE, I. B. ; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes ; BRANCO, F. F. C. ; Vidal, E.M . Avaliação on line em EAD: a experiência do Curso de Ciências Biológicas UAB/UECE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Rizzo, R.S ; GALAS, K. S. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia ; PAIXÃO, G. C. . Avaliação comparativa da população fúngica aérea em dois períodos chuvosos de uma biblioteca pública no município de Fortaleza, Ce. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAIXÃO, G. C. ; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes . Agentes ambientais: um curso para quem ama a natureza. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2011 (Coordenação de Curso de extensão Universitária).

Outras produções

PAIXÃO, G. C. . Parecer AASA 1- Uso de série de TV como abordagem investigativa para o ensino sobre fungos. 2023.

PAIXÃO, G. C. . Parecer AASA 1-Uma investigação biológica sobre fungos. 2023.

PAIXÃO, G. C. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . Diagnóstico Laboratorial dos fungos de interesse médico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PAIXÃO, G. C. ; PANTOJA, Lydia Daianne Maia . Práticas de Microbiologia. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de aulas práticas).

PAIXÃO, G. C. . Práticas de Microbiologia para o Curso de Enfermagem. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de aulas práticas).

PAIXÃO, G. C. . Exames laboratoriais aplicados à Enfermagem. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PAIXÃO, G. C. ; OLIVEIRA, Cláudia Suellen Ferro de . Aulas práticas de Microbiologia para o Curso de Ciências Biológicas. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas de aulas práticas).

PAIXÃO, G. C. . Monitoria da Disciplina de Farmacologia Veterinária. 1995 (Monitoria acadêmica) .

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Padrões de acessibilidade da pessoa com deficiência em espaços educacionais de municípios cearenses, Descrição: Acessibilidade é definida como a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia em edificações, espaços, mobiliários e equipamentos urbanos. No ambiente escolar mapear as barreiras de acesso da Pessoa com Deficiência é de suma importância. O projeto busca avaliar os padrões de acessibilidade da Pessoa com Deficiência em espaços educacionais de municípios cearenses. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva quantitativa a se realizar inicialmente em polos de apoio a cursos de graduação na modalidade a distância e escolas públicas, situados nos municípios cearenses com atuação do Curso de Ciências Biológicas a distância da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil, a saber: Beberibe, Caucaia, Fortaleza, Maranguape e Jaguaribe. Será utilizada para coleta de dados trenas manuais e instrumento do tipo check-list denominado de registro de Acessibilidade Física aos espaços educacionais elaborado de acordo com a NBR9050.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Germana Costa Paixão - Coordenador / Lydia Dayanne Maia Pantoja - Integrante / Juliana Freitas Marques - Integrante / Erica Paulo Umbelino - Integrante.

  • 2024 - Atual

    Catalogação e socialização de uma repositório de mapas conceituais em uma Instituição de ensino superior, Descrição: Há aproximadamente 15 anos o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância tem estimulado alunos a produzirem mapas conceituais, inovando a abordagem e possibilitando trabalhar o conteúdo de forma visual e criativa. Dentro desse contexto, o presente projeto objetiva inventariar um repositório de Mapas Conceituais elaboradas por discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância BioEaD UECE/UAB, culminando com a produção de um acervo virtual e um catálogo digital. Para tanto, espera-se resgatar e organizar os Mapas Conceituais sob a forma de um repositório, pretendendo contribuir com a preservação, catalogação e socialização desse patrimônio da instituição. O repositório vem somar esforços para ampliar as atividades educacionais voltadas ao curso, cabendo a esse projeto também verificar o acervo e fazer manutenção periódica do mesmo, conferindo a usabilidade do material a alunos e professores, bem como, culminando com a institucionalização do Repositório de Material Didático Profa. Eloisa Maia Vidal. Ao final, espera-se disponibilizar um legado para o ensino de Biologia lúdico e significativo aliando criatividade e baixo custo, constituindo uma alternativa pedagógica viável e importante para professores da educação básica e ensino superior. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Germana Costa Paixão - Coordenador / Lydia Dayanne Maia Pantoja - Integrante / Ana Paula Rios de Morais - Integrante.

  • 2024 - Atual

    Uso de uma rede social de compartilhamento de videos curtos para divulgação de modelos didáticos microbianos, Descrição: Visando contribuir na melhoria do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos complexos e abstratos, como o conteúdo microbiano, além de proporcionar uma experiência de aprendizagem diferenciada, lúdica e divertida aos usuários de uma rede de compartilhamento de vídeos curtos, surge a presente pesquisa que visa produzir vídeos de modelos didáticos que explorem os cinco sentidos (visão, tato, paladar, olfato e audição) e permitam conhecer as partes internas e externas dos microrganismos (bactérias, fungos e vírus) sendo publicizados através do TikTok. Trata-se de uma pesquisa descritiva, experimental, as ações serão planejadas e divididas entre os membros para a criação, organização e aplicação do Circuito dos MicroSentidos a se realizar durante disciplina de Microbiologia do Curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências da Saúde - CCB/CCS, durante a disciplina será estimulado os discentes elaborarem seus próprios modelos. As produções para o Tik Tok serão semanais, a cada postagem será estimulado aos participantes manifestarem o seu posicionamento, através dos dados fornecidos pelo próprio TikTok, o mesmo permitirá o monitoramento das postagens e a mensuração dos resultados, sendo possível avaliar dados de seguidores, engajamento, impressões, visualizações e outras informações em publicações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Germana Costa Paixão - Coordenador / Lydia Dayanne Maia Pantoja - Integrante / Maria Clara Liberato Oliveira - Integrante.

  • 2023 - 2024

    Micobioma do ar interno de um museu e análise micológica de sua coleção zoológica, Descrição: Um museu se caracteriza como um espaço que apresenta importantes coleções, as peças podem ser mantidas em espaços internos com presença de fungos com potencial biodeteriogênico. Bem como, os museus são ambientes com considerável fluxo de pessoas como pesquisadores, alunos, funcionários e visitantes que podem estar expostos diariamente e durante horas a uma má qualidade do ar capaz de lhes causar danos à saúde, especialmente problemas respiratórios. Logo, o planejamento e aplicação de estratégias eficazes de prevenção e restauração das peças e melhoria da qualidade do ar são importantes e necessárias. Dentro desse contexto, objetiva-se monitorar o micobioma do ar interno de um museu e realizar a análise micológica de sua coleção zoológica. Será realizado um monitoramento (setembro/2023 a março/2024) da qualidade do ar em ambientes internos climatizados artificialmente e naturais e 48 peças da coleção zoológica. Para o monitoramento do ar será utilizado o método da sedimentação passiva em placa de Petri contendo meio de cultura ágar Batata Dextrose (Kasvi). As placas ficarão expostas das 09h às 15h em um dia aleatório mensal, sendo colocadas a uma altura próxima da área de respiração humana. Após o período de exposição, as placas serão levadas ao Laboratório de Microbiologia-LAMIC/UECE, incubadas a 25-28 C por 7 dias. Frente a coleção zoológica as amostras serão colhidas através de swabs estéreis, que serão friccionados por aproximadamente 30 segundos na peça zoológica e colocados sob agitação em solução salina estéril a 0,85. Em seguida, será procedida a identificação das amostras com base na análise conjunta de características macro e micromorfológicas e perfil bioquímico. Por fim, a presente pesquisa visa fornecer informações importantes aos curadores do museu, restauradores e, acima de tudo, permitindo que esses espaços e suas coleções sejam preservados, valorizando e gerando o reconhecimento público do patrimônio museológico, tarefa de todo o coletivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Germana Costa Paixão - Coordenador / Lydia Dayanne Maia Pantoja - Integrante / Rodrigo Almeida Saraiva - Integrante / Lorena Davilla Carlos Clemente - Integrante.

  • 2023 - 2024

    Catalogação e socialização de um repositório de histórias em quadrinhos de uma Instituição de ensino Superior, Descrição: Histórias em Quadrinhos HQs são recursos pedagógicos que instigam e desafiam os alunos a consultar e selecionar informações para produzir suas próprias histórias. Um repositório de HQs envolvendo o conteúdo de Biologia, tem como objetivo promover ações práticas voltadas à elaboração de um acervo capaz de produzir e comunicar o conhecimento biológico para um público amplo, além da comunidade científica. Proporcionando a interação dialógica entre a academia e a educação básica e, ainda, possibilita o uso das mais variadas mídias e materiais na comunicação do conhecimento. Há aproximadamente 10 anos o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância tem estimulado alunos a produzirem HQs, inovando a abordagem e possibilitando trabalhar o conteúdo de forma contextualizada e criativa. Dentro desse contexto, o presente projeto objetiva inventariar um repositório de HQs elaboradas por discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância BioEaD UECE/UAB, culminando com a produção de um acervo virtual e um catálogo digital. Para tanto, espera-se resgatar e organizar as HQs sob a forma de um repositório, pretendendo contribuir com a preservação, catalogação e socialização desse patrimônio da instituição. O repositório vem somar esforços para ampliar as atividades educacionais voltadas ao curso, cabendo a esse projeto também verificar o acervo e fazer manutenção periódica do mesmo, conferindo a usabilidade do material a alunos e professores, bem como, culminando com a institucionalização do Repositório de Material Didático Profa. Eloisa Maia Vidal. Ao final, espera-se disponibilizar um legado para o ensino de Biologia lúdico e significativo aliando criatividade e baixo custo, constituindo uma alternativa pedagógica viável e importante para professores da educação básica e ensino superior.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Germana Costa Paixão - Coordenador / Lydia Dayanne Maia Pantoja - Integrante / Samuel David Capistrano Malveira - Integrante.

  • 2022 - 2023

    Validação do uso de rubricas de avaliação no processo de ensino e aprendizagem de uma graduação a distância, Descrição: O estudo do uso de rubricas no processo de avaliação da aprendizagem ganha notório destaque, devido ao seu potencial em avaliar a qualidade do que é necessário aprender e saber fazer. Dentro desse contexto, o presente projeto objetiva validar o uso de rubricas no processo avaliativo da aprendizagem de uma graduação a distância. Trata-se de uma pesquisa exploratória, do tipo experimental e bibliográfica que tem abordagem quantitativa e qualitativa. Diante das rubricas criadas e aplicadas pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância - UECE/UAB, serão analisadas notas das atividades e feedback emitidos e registrados no Moodle pelos tutores a cada atividade/aluno, durante dois semestres letivos. Dentre os critérios a serem considerados na presente pesquisa para análise das rubricas estão facilidade, objetividade, granularidade, gradativa, transparência, herança, associativa, reutilização, padronização e clarificação. A validação das rubricas será estabelecida com a triangulação de dados obtidos, sendo necessário a criação de um guia avaliativo e uma escala de valores junto aos critérios estabelecidos, assegurando que a escala ofereça a distinção desejada entre os níveis de desempenho e a pontuação. Também será possível analisar o nível de leiturabilidade dos feedbacks emitidos com e sem rubrica para as diferentes atividades/alunos. Ao final espera-se além de comparar as correções das atividades com e sem rubrica, ser possível classificar as rubricas quanto a sua objetividade, transparência e rapidez do processo, levando esse diagnóstico ao próprio aluno, tutores, professores formadores e gestores, visando melhorias e adequação à prática pedagógica na busca pela aprendizagem significativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Germana Costa Paixão - Coordenador / Lydia Dayanne Maia Pantoja - Integrante / Livia Freire de Lima - Integrante / Alayde Bezerra Lima - Integrante.

  • 2021 - 2022

    Estilo de aprendizagem de alunos em um curso de licenciatura na modalidade a distância: antes da pandemia de COVID-19 e diante do novo normal, Descrição: A aprendizagem é um processo contínuo e pertinente, onde o indivíduo pode ter seu comportamento alterado em decorrência de uma ação vivenciada e/ou meio no qual está inserido. A andragogia, que se trata da ciência de orientar adultos a aprender, mostra não existir restrição etária para essa ação. Portanto, existem vários modos e técnicas de se aprender, bem como diversas formas de estilos de aprendizagem a que o discente pode ser associado ou submetido, sendo possível estabelecer um perfil de aprendizagem. Dentro desse contexto, a presente pesquisa propõe analisar o estilo de aprendizagem de alunos de uma licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância antes da pandemia de COVID-19 e diante do novo normal. Trata-se de uma pesquisa explicativa do tipo experimental que tem uma abordagem quali-quantitativa. Para tanto, serão analisados os questionários já aplicados a 91 alunos durante o ano de 2018 e serão aplicados novos questionários ao atual grupo de alunos regulamente matriculados no curso, uma média de 350 alunos. Os questionários serão aplicados de forma eletrônica, com perguntas de múltipla escolha adaptado a partir da metodologia de Aprendizagem de Kolb (Learning Styles Inventory LSI), que classifica o estudante em quatro tipos de estilo: acomodador, convergente, divergente e assimilador. Com a pesquisa, espera-se identificar e comparar o estilo de aprendizagem dos alunos antes da pandemia de COVID-19 e diante do novo normal, levando esse diagnóstico ao próprio aluno, tutores, professores formadores e gestores, visando melhorias no rendimento discente e entender se o contexto pandêmico influenciou em seu estilo de aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Germana Costa Paixão - Coordenador / Lydia Dayanne Maia Pantoja - Integrante / Mayara Setubal Oliveira Araújo - Integrante / Anayara Fernandes Chagas - Integrante / Samuel David Capistrano Malveira - Integrante.

  • 2020 - 2022

    Inventariação e institucionalização de um repositório de material didático, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Germana Costa Paixão - Coordenador / Lydia Dayanne Maia Pantoja - Integrante / Maria Ester dos Santos Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Ceará - Bolsa.

  • 2019 - 2020

    Catalogação e valoração de uma cordelteca em Microbiologia de uma instituição Superior de ensino, Descrição: A Literatura de Cordel é uma manifestação cultural característica da região Nordeste do Brasil que fortalece a socialização de conhecimentos diversos por meio da escrita popular. Há 10 anos a disciplina de Microbiologia do Curso de Ciências Biológicas-CCS/UECE usa a Literatura de Cordel no ensino de Microbiologia, inovando a forma de abordar termos científicos considerados ?complicados? para a maioria dos estudantes e se insere como suporte didático, possibilitando trabalhar temáticas educacionais de forma contextualizada e lúdica. Assim, o presente projeto tem como objetivo catalogar e valorar os cordéis com temáticas microbiológicas elaborados por discentes desde 2010 até 2020, culminando com a produção de um e-book. Para tanto, espera-se resgatar e organizar o acervo impresso e digital de cordéis da disciplina de Microbiologia, sob a forma de uma cordelteca, atualmente contando com mais de 70 títulos, pretendendo contribuir com a preservação, catalogação e socialização desse patrimônio da Universidade Estadual do Ceará. Ao final, espera-se disponibilizar um legado para o ensino de Microbiologia lúdico e significativo aliando criatividade, baixo custo e tradição popular, constituindo uma alternativa pedagógica viável e importante para professores da educação básica e ensino superior. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Germana Costa Paixão - Coordenador / Lydia Dayanne Maia Pantoja - Integrante / Debora Naiara Pereira Lopes - Integrante.

  • 2018 - 2021

    Trichophyton tonsurans produtores de clamidoconídios: análise sobre a taxonomia, perfil protéico, filogenia e sensibilidade de biofilmes, Descrição: No Ceará, o Trichophyton tonsurans há pouco mais de uma década, é descrito como a espécie dermatofítica mais isolada em tinea capitis e expressa uma , ainda inexplicada, apresentação morfológica atípica com a produção constante e abundante de clamidoconídios em cadeia associada ao desenvolvimento de colônias glabrosas, com pouco micélio aéreo e intenso pigmento amarelo ferrugem. O interesse no estudo mais detalhado das características taxonômicas para a identificação do T. tonsurans, seu perfil de sensibilidade frente as drogas antifúngicas e fatores de virulência que amplifiquem sua patogenia é consequência natural do aumento de seus isolamentos nos serviços de micologia médica em diversas partes do mundo. Logo, é de especial relevância compreender se as mudanças fenotípicas encontradas em cepas isoladas no Ceará são resultantes de alterações no material genético desse fungo, podendo resultar em eventuais confusões diagnósticas e repercutindo negativamente na compreensão da história natural das dermatofitoses em nossa região e, consequentemente, em mecanismos de prevenção e controle dessas micoses.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Germana Costa Paixão - Integrante / José Júlio Costa Sidrim - Coordenador / Marcos Fábio Gadelha Rocha - Integrante / Raimunda Sâmia Nogueira Brilhante - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Tecnodocência no ensino público: percepção, ação e prospecção de gestores, docentes e discentes., Descrição: Considerando um contexto educacional que clama por mudanças que potencializem o processo ensino-aprendizagem-avaliação, visando atender as atuais demandas provenientes da quebra de um paradigma educacional voltado para a figura do docente e do fazer pedagógico estático para um modelo que priorize o alunado e as potencialidades advindas das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, justifica-se a análise da tecnodocência no ensino público, com ênfase na percepção dos diversos atores que nela se inserem (gestores, docentes e discentes), assim como na identificação do uso destas ferramentas e seu potencial de alcance na melhoria do fazer pedagógico. A fim de analisarmos essa temática complexa, escolheu-se como desenho de estudo a pesquisa-ação com a triangulação de métodos para coleta e análise dos dados. Os sujeitos do estudo serão constituídos por gestores municipais e escolares, docentes e discentes da rede pública de ensino do município de Quixeramobim/CE, onde funciona polo de apoio presencial do curso de Ciências Biológicas EaD da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Germana Costa Paixão - Coordenador / Lydia Dayanne Maia Pantoja - Integrante / Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques - Integrante / LAURA HELENA PINTO CASTRO - Integrante / Wanderlania de Souza Pimenta - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Monitoramento da Micobiota do ar em ambientes públicos de referência do Município de Fortaleza, Ceará, Descrição: Nos últimos anos, evidências científicas indicam que o ar doméstico e de ambientes laborais podem ser mais seriamente poluídos do que o ar exterior na maioria das cidades industrializadas em todo o mundo. Similarmente ao que já vem se observando em âmbito internacional, a expectativa é de que no Brasil ocorra um aumento no controle da qualidade do ar de ambientes internos, bem como a adoção de medidas mais rigorosas específicas para fontes de diferentes naturezas e a inclusão de um programa de medida e controle desses contaminantes. Dentro desse contexto, o presente projeto visa comparar a micobiota aérea do campus do Itaperi após um período de uma década, 2005/2015 e monitorar as espécies fúngicas mais frequentes no ar de centros comerciais públicos com climatização natural e/ou artificial de referência do município de Fortaleza (Ceará). Trata-se de uma pesquisa experimental quantitativa e qualitativa do tipo exploratória, caracterizando-se como pesquisa-ação e estando sob a abordagem do método hipotético-dedutivo. Ao final do presente estudo, é pretendido adquirir conhecimentos sobre as espécies fúngicas mais incidentes no campus do Itaperi e nos centros comerciais, bem como tentar fazer uma correlação entre os diferentes ambientes fechados e abertos estudados e a concentração e distribuição da microbiota fúngica, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento da aerobiologia nacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Germana Costa Paixão - Coordenador / Lydia Dayanne Maia Pantoja - Integrante / Karine Silva Pimentel - Integrante / Josiany Costa de Souza - Integrante / Ane Teles Reis - Integrante / Ana Beatriz da Silva Lemos - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2014 - 2015

    Biologia em Cordel: quando a literatura e a ciência se encontram em sala de aula, Descrição: A Literatura de Cordel é uma manifestação cultural característica da região Nordeste do Brasil que fortalece a socialização do conhecimento científico através da escrita popular. Nesse contexto, é interessante que alunos e professores aprendam a confeccionar cordéis temáticos e aplique-os como nova ferramenta de transmissão do conhecimento, contribuindo para o processo de ensino aprendizagem mais agradável, lúdico e efetivo. Durante muito tempo, o ensino de Ciências foi orientado por paradigmas tradicionais que focavam apenas em conceitos e definições, sem permitir o posicionamento crítico do aluno. O desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de ensino contribui para despertar nos alunos maior interesse em estudar assuntos que antes eram restritos aos pesquisadores. O uso da literatura de cordel no ensino inova a forma de abordar termos científicos considerados ?complicados? para a maioria dos estudantes e se insere como suporte didático possibilitando trabalhar temáticas educacionais de forma contextualizada e lúdica. O presente projeto objetiva produzir cordéis com temáticas biológicas, aplicá-los em escolas de ensino fundamental e médio e compilar os cordéis produzidos num livro a ser editado, deixando um legado para o ensino de Ciências e Biologia lúdico e significativo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Germana Costa Paixão - Coordenador / Livia Maria Galdino Pereira - Integrante / Ivo Batista Conde - Integrante / Lydia Dayanne Maia Pantoja - Integrante / Francisco Wagner de Sousa Paula - Integrante / Wilzilene Vieira Paz - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Análise e monitoramento da micobiota do ar e da contaminação fúngica de livros em bibliotecas públicas da cidade de Fortaleza-Ceará, Descrição: O estudo e monitoramento da qualidade do ar de diferentes ambientes vêm aumentando substancialmente nas últimas décadas em nível mundial em decorrência de uma maior consciência ecológica e preocupação com a saúde pública. No entanto, no Brasil, os estudos aerobiólogicos ainda permanecem escasso e pontuais. Dentre os ambientes específicos mais propícios à elevada presença de bioaerossois destacam-se as bibliotecas, devido principalmente à grande quantidade de substratos favoráveis à ação de biodegradadores/biopoluentes sobre os acervos escritos e digitais. Nesse contexto, os fungos podem agir como importantes biopoluentes de bibliotecas, as quais apresentam grandes volumes de substratos adequados à sua nutrição, sob a forma de papéis, tecidos, cola, pó e ar refrigerado. A presente pesquisa visar identificar e monitorar as espécies fúngicas mais freqüentes no ar ambiente e em livros de bibliotecas públicas na cidade de Fortaleza (Ceará), buscando correlacioná-las com a degradação de obras literárias e ocorrência de micoses respiratórias. Inicialmente foram selecionadas 4 bibliotecas públicas de referência para participarem do projeto: Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, Biblioteca Central da UECE (Campus Itaperi), Arquivo Público Estadual do Ceará e Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira. Por um período de 36 meses (de janeiro de 2009 a dezembro de 2011), serão analisados 5 setores específicos de cada biblioteca, de modo a perfazer ao final um universo de 720 amostras, das quais 360 provenientes do ar e os outros 360 dos livros e/ou revistas científicas. A identificação micológica será realizada mediante cultivo em meios de cultura, que serão semeados e incubados a 26 ? 28ºC por até 7 dias, sendo identificados por análise macro e micromorfológica e perfil bioquímico. Espera-se obter dados que nos possibilite fornecer aos gestores dessas bibliotecas, elementos para aprofundar seus conhecimentos na área de preservação e conservação, bem como indicar e. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Germana Costa Paixão - Coordenador / Lydia Daianne Maia Pantoja - Integrante.

  • 2003 - 2008

    Implantação de uma micoteca para estocagem e manutenção de cepas fúngicas isoladas no Laboratório de Microbiologia do Curso de Ciências Biológicas/UECE, Descrição: A biodiversidade compõe uma das bases materiais mais importantes para a manutenção da vida na terra. Dentro desse contexto, o Brasil destaca-se por ser detentor de um das maiores biodiversidade do planeta. Existem muitas formas de armazenar organismos vivos, dentre elas, o estoque de microrganismos, principalmente bactérias e fungos. Assim, o estudo sistematizado e a formação de coleções fúngicas (micotecas) vêm ganhando cada vez mais espaço nos Lab. de Microbiologia e grande parte desse interesse deve-se às diversas características biológicas peculiares desses seres vivos, que representam um dos grupos microbianos com maior número de espécies na natureza. A preservação de cepas fúngicas é uma atividade muito importante, principalmente para proporcionar estudos comparativos e taxonômicos de diferentes isolados e por ser ferramenta extremamente eficaz no treinamento de estudantes e profissionais da Micologia. Atualmente, o Brasil possui 46 coleções de culturas registradas no Centro Mundial de dados para microrganismos. A grande maioria está sob a égide das Universidades públicas e Institutos de pesquisa, sendo que no Estado do Ceará, encontramos apenas a micoteca do Centro Especializado em Micologia Médica (CEMM), ligada a Universidade Federal do Ceará. Deste modo, esse projeto pretende estruturar uma micoteca a partir de cepas fúngicas, de origem humana, animal, vegetal e ambiental isoladas e identificadas no Lab de Microbiologia do Curso de Ciências Biológicas da UECE. A pesquisa será composta de duas fases. A primeira destinada ao estoque inicial de cepas fúngicas e a formação de um banco de dados e a segunda fase que contemplará a análise da viabilidade das cepas estocadas e a avaliação dos métodos empregados para o estoque. Aliada a importância inexorável da implantação de uma micoteca que contemple nossas espécies fúngicas locais, pretende-se aprimorar a formação de estudantes de graduação, capacitando-os no estudo sistematizado dos fungos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Germana Costa Paixão - Coordenador / Rafael Pascoalino Pinheiro - Integrante.

  • 2003 - 2006

    Incidência de portadores assintomáticos de dermatófitos em animais de laboratório do Biotério Central da UECE, Descrição: O crescente interesse no refinamento da criação de animais experimentais torna evidente a necessidade de contar com padrões biológicos conhecidos, principalmente quanto ao controle do status sanitário desses animais. Diversas doenças podem acometê-los, dentre elas as dermatofitoses; as quais são micoses superficiais causadas por fungos especializados denominados dermatófitos. A presente pesquisa avaliou a incidência de portadores assintomáticos de dermatófitos nos animais de laboratório do biotério centrl da UECE. Para tanto foram analisadas escamas de pele e pêlos de 355 animais (150 ratos, 150 vcamundongos, 40 cobais e 15 hamsters) que entraram no biotério no período de abril/2005 a outubro/2006. As amostras foram coletadas mediante escovação do dorso desses animais e semeadas em ágar Sabouraud 2% de dextrose e ágar mycosel, sendo a identificação final baseada na análise das características macro e microscópicas das colônias fúngicas. Nossos resultados revelaram a presença de dermatófitos em 3,81% das amostras. O Trichophyton mentagrophytes var,. mentagrophytes foi a única espécie encontrada, tendo sido isolada exclusivamente de cobaias. Conclui-se que a incidência de animais portadores de dermatófitos entre os animais experimentais do biotério da UECE parece ser baixa, no entanto a positividade desses fungos entre a população de cobais mostrou-se bastante significativa (22,5%). Assim, a facilidade de transmissão dos dermatófitos faz com que análises micológicas sejam incorporadas ao programa higiênico-sanitário com o intuito de melhorar a qualidade desses "reagentes biológicos".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Germana Costa Paixão - Coordenador / Manuela Soares Couto - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2003 - 2006

    Estudo da microbiota fúngica do ar de ambientes hospitalares na cidade de Fortaleza/Ce, Descrição: A distribuição qualitativa e quantitativa dos bioaerossóis está diretamente relacionada com o tipo de ambiente estudado. Considerando-se o ambiente hospitalar, este se classifica em áreas críticas, semicríticas e críticas, baseando-se no potencial de risco para a ocorrência de infecção. o conhecimento dos fungos anemófilos de ambientes hospitalares é importante para o diagnóstico epidemiológico e tratamento específico de manifestações alérgicas e micoses decorrentes da exposição a esses seres potencialmente patogênicos. A presente pesquisa objetivou verificar a microbiota fúngica de diferentes ambientes hospitalares, correlacionando o espectro fúngico encontrado com as possíveis diferenças sazonais. Para isso foram realizadas a identificação e contagem das colônias dos fungos presentes no ar do Hospital do câncer do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), Hospital infantil Albert Sabin (HIAS) e Hospital Geral de Fortaleza (HGF), escolhidos por serem referênvcia no atendimento e tratamento de pacientes com imunosupressão de naturezas diversas. As amostras de ar foram coletadas através do método da sedimentação passiva em placas de Petri contendo ágar Sabouraud, com exposição de 12 horas. Foram analisadas 180 amostras de ar das quais se isolou 10.608 colônias pertencentes a 16 gêneros, sendo os mais frequentes Aspergillus sp, Penicillium sp, Candida sp, Curvularia sp e Trichoderma sp. Não se observaram relações significativas entre o nº de colônias e os ambientes analisados, com exceção do pátio externo do ICC e do HIAS e a recepção do HGF, ambientes considerados não homogêneos. Especula-se que a diferença na concentração fúngica do ar deve estar mais relacionada com os desequilíbrios de atividades humanas, tais como obras de construções e superpopulação do que com as condições climáticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Germana Costa Paixão - Coordenador / Lydia Daianne Maia Pantoja - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Ceará - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2003 - 2005

    Estudo da microbiota fúngica do ar de áreas urbanizadas e preservadas do Campus do Itaperi/UECE, Descrição: Aerobiologia é a ciência que estuda os organismos biológicos presentes no ar (bioaerosóis), dos quais os fungos anemófilos fazem parte. Esses fungos encontram-se dispersos no ar na forma de propágulos (esporos, conídios, artroconídios, etc.), que, em contato com animais ou plantas, podem vir a causar doenças, como alergias, afecções respiratórias e micoses. Além disso, os fungos têm participação importante nas relações ecológicas no ambiente. Esse trabalho pretende isolar, quantificar e identificar os fungos anemófilos presentes no ar de ambientes urbanizados e preservados do Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará. As amostras de ar serão coletadas em placas de Petri através do método de sedimentação gravitacional em meio de cultura e os procedimentos laboratoriais serão realizados no Laboratório de Microbiologia do Curso de Ciências Biológicas da UECE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Germana Costa Paixão - Coordenador / Lydia Daianne Maia Pantoja - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Ceará - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

Prêmios

2018

Melhor trabalho do tema A modalidade de educação a distância como inovação pedagógica, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará.

2018

Melhor trabalho do tema: A colaboração da UAB na formação do docente da educação básica do Ceará, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará.

2018

Melhor trabalho do tema: A educação superior na redução das desigualdades regionais, expansão da UAB e sua importância na melhoria da qualidade de vida do cearense, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará.

2018

3º lugar categoria poster no I Simpósio da região Nordeste em Microbiologia Médica, Universidade Federal do Ceará.

2018

2º lugar (Formato Oral) na XIV Semana da Biologia: Percepções etnobiológicas: integrando conhecimentos, Universidade Estadual do Ceará.

2015

Melhor trabalho oral do I Simpósio cearense de Microbiologia: Diversidade do gênero fúngico Aspergillus em bibliotecas de um campus universitário, Universidade Vale do Acaráu- UVA.

2013

Melhor Trabalho Oral de Monitoria na área de Ciências Naturais- Cordel: a cultura popular como ferramenta pedagógica no ensin de Microbiologia, Universidade Estadual do Ceará.

2006

Melhor trabalho escrito de Iniciação científica na área de Ciências Biológicas apresentado na XI Semana Universitária, Universidade Estadual do Ceará.

2004

Melhor trabalho de Pediatria apresentado no XIX Outubro médico, Associação Médica Cearense.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Coordenação de Ciências Biológicas. , Avenida Dr. Silas Munguba 1700, Itaperi, 60000000 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 31019801, URL da Homepage:

Experiência profissional

2003 - Atual

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40

2000 - 2002

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Ciências Biológicas EAD.Linhas de pesquisa

  • 08/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Ciências Biológicas EAD.Linhas de pesquisa

  • 05/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Executiva do Vestibular-UECE.Cargo ou função, Membro da Comissão Executiva do Vestibular- CEV-UECE . Portaria nº 968/2014.

  • 10/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Coordenadora de Concurso Docente- UECE.Cargo ou função, Presidente da Comissão Coordenadora de Concurso Docente da UECE. Portaria nº 1543/2012. Renovada Portaria nº 2222/2014.

  • 04/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CAPES.Cargo ou função, Consultora para acompanhamento e avaliação do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Portaria nº 077, de 14/04/2010-CAPES.

  • 01/2009

    Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde.Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas a distância UECE-UAB Portaria 040/2009 (04/04/2009), renovada pela Portaria nº 713/2013, (20/fev/20013), renovada pela Portaria 277/2017 (21/02/2017) DOE 18/04/2013.

  • 08/2000

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Microbiologia Geral, Bioagentes patogênicos e imunologia, Métodos de Laboratório em Análises Cínicas, Administração de Laboratórios de Análises Clínicas, Mecanismos de Agressão e defesa

  • 04/2016 - 01/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Estadual do Ceará.Cargo ou função, Presidente da Comissão Coordenadora do Concurso de Provas e Títulos destinado ao provimento de cargos efetivos com atuação na área técnico administrativo. Publicado no DOE nº 063 de 05 de abril de 2016. página 10.

  • 01/2015 - 01/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Estadual do Ceará.Cargo ou função, Membro da Comissão Central de Análise dos Planos de Carência Docentes da FUNECE/UECE. Portaria nº 104-2016 FUNECE, 27-01-2016.

  • 08/2014 - 01/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Estadual do Ceará.Cargo ou função, Membro da Comissão de Normatização da Educação a distância na UECE. Portaria FUNECE nº 1792/2014.

  • 03/2005 - 01/2016

    Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Coordenação de Ciências Biológicas.Cargo ou função, Coordenadora do laboratório de Microbiologia do Curso de Ciências Biológicas Portaria nº 37-2014 CCS.

  • 05/2015 - 07/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Estadual do Ceará.Cargo ou função, Presidente da Comissão eleitoral de Coordenadores de Curso de Graduação 2015-2017. Portaria nº 1238/2015, de 18-05-2015.

  • 09/2011 - 12/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde.Cargo ou função, Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Ciências Biológicas EaD- CCS Portaria CCS nº 01-A/2014.

  • 11/2004 - 04/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, Coordenação de Ciências Biológicas.Cargo ou função, Conselheira do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

  • 10/2004 - 04/2009

    Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Coordenação de Ciências Biológicas.Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas.

  • 12/2003 - 02/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, Coordenação de Ciências Biológicas.Cargo ou função, Conselheira do Conselho Universitário (CONSU).

  • 08/2007 - 08/2008

    Direção e administração, Pró-Reitoria de Graduação.Cargo ou função, Coordenadora do Programa de Monitoria Acadêmica e do Programa de Educação Tutorial-PET (Portaria nº 1176/2007 Reitoria).

  • 07/2006 - 08/2008

    Ensino, Especialização Em Enfermagem Cardiovascular, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Exames laboratoriais aplicados à Enfermagem cardiovascular

  • 02/2004 - 08/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Ceará.Cargo ou função, Conselheira do Comitê de ética.

  • 04/2005 - 01/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação.Cargo ou função, Representante docente da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

  • 01/2005 - 01/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Ceará.Cargo ou função, Conselheira do Comitê de ética no uso de animais em pesquisa.

  • 03/2004 - 01/2006

    Direção e administração, Instituto Superior de Ciências Biomédicas, Biotério.Cargo ou função, Coordenadora do Biotério Central.

  • 10/2003 - 10/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, Coordenação de Ciências Biológicas.Cargo ou função, Membro de comissão de restruturação de Análises clínicas para o Curso de Ciências Biológicas.

2006 - Atual

Centro Universitário Fametro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 15

Atividades

  • 08/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Ética/CEP UNIFAMETRO.Cargo ou função, Presidente do CEP UNIFAMETRO.

  • 07/2008

    Ensino, Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Exames laboratoriais no âmbito da UTI

  • 10/2006

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Processos Biopatogênicos e Doenças genéticas, Informática aplicada a Saúde, Exames laboratoriais

2018 - 2021

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Aluna de Doutorado, Enquadramento Funcional: Aluna de Doutorado

1996 - 2017

Laboratório Emílio Ribas Ce

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 8

Outras informações:
Exerceu a Coordenação do Setor de Micologia entre 1996 e 2003. Foi Coordenadora da Qualidade de 2004 a 2017.

Atividades

  • 02/1996 - 04/2003

    Serviços técnicos especializados , Laboratório Emílio Ribas Ce.Serviço realizado, Micologista.

  • 01/2002 - 02/2003

    Direção e administração, Laboratório Emílio Ribas Ce.Cargo ou função, Coordenadora da Qualidade.

1999 - 2003

Hospital Universitário Walter Cantídio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Micologista, Carga horária: 20

Atividades

  • 11/1999 - 05/2003

    Pesquisa e desenvolvimento, Cemm, Centro Especializado Em Micologia Médica.Linhas de pesquisa

  • 11/1999 - 05/2003

    Serviços técnicos especializados , Cemm, Centro Especializado Em Micologia Médica.Serviço realizado, Micologista.

  • 11/1999 - 05/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Cemm, Cemm.Atividade realizada, Reunões técnicas-científicas..

1997 - 1997

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio no Laboratório animal, no setor de Análises Microbiológicas de produtos de origem Animal, sob orientação da med. Vet. Suzete Maria Campos Lima.

Atividades

  • 01/1997 - 03/1997

    Estágios , Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária, Unidade de Laboratório Animal.Estágio realizado, Análises microbiológicas de produtos de origem animal.