Emãnuel Luiz Souza e Silva

Possui graduação em História com Concentração em Patrimônio Cultural pela Universidade Católica do Salvador- UCSAL (2006). Pós-graduado em História Social e Econômica do Brasil pela Faculdade São Bento da Bahia (2009). Mestre em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2010) e Doutor em História Moderna Pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2018). É pesquisador do Grupo de Pesquisa História da América Portuguesa; Membro associado da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros); Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) - IFMA, Campus Buriticupu. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Buriticupu. Atua principalmente nos seguintes temas: Brasil colônia; Inquisição; Degredo às galés; História e Cultura Afro-brasileira e Indígena; Ensino de História; História da Educação.

Informações coletadas do Lattes em 21/02/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História

2014 - 2018

Universidade Federal Fluminense
Título: Sem Remo e Sem Soldo: O degredo às galés del Rei a a Ação Inquisitorial no Império Português (sécs.XVI- XVIII)
, Ano de obtenção: 2018. Ronaldo Vainfas. Palavras-chave: Catolicismo; Degredo às Galés; Inquisição; Mundo Luso-brasileiro; sociedade colonial.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Mestrado em História

2008 - 2010

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Juntos à Forca: A Família Lopes e a Visitação do Santo Ofício à Bahia (1591-1593)
, Ano de Obtenção: 2010.Elizete da Silva.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: Bahia Colonial; Catolicismo; Etnia; Inquisição; Cristãos Novos.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História da Bahia Colonial.

Especialização em História Social e Econômica do Brasil

2007 - 2009

Faculdade São Bento da Bahia
Título: O padre Luís da Gram e a Inquisição no Brasil Colonial Quinhentista
Orientador: Fabricio Lyrio dos Santos

Graduação em História com Concentração em Patrimonio Cultural

2002 - 2006

Universidade Católica do Salvador
Título: Inquisição na Bahia Colonial - 1591-1593 : O meio social e a Visitação do Santo Oficio ( Os cristãos novos)
Orientador: Maria José de Souza Andrade

Formação complementar

2014 - 2014

África revisitada: conceitos, fontes e métodos. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2011 - 2011

Agente Ambiental. (Carga horária: 120h). , Universidade Aberta do Nordeste, UAN, Brasil.

2010 - 2010

Negócio, família e inquisição no nordeste colonial. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2008 - 2008

História do Brasil Holandês. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2008 - 2008

Escravos e libertos no Brasil. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2008 - 2008

Oficina de História Oral. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2008 - 2008

O TRIBUNAL DA INQUISIçãO NO MUNDO LUSO-BRASILEIRO:. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2008 - 2008

O sertão: aldeamentos e ocupação Colonial. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2008 - 2008

Festa: aspecto teorico metodológico. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2008 - 2008

Gestão Cultural. (Carga horária: 100h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2005 - 2005

Estudo da Documentação Feminina. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2005 - 2005

Reclusão e dominação: os recolhimentos femininos. (Carga horária: 6h). , Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.

2005 - 2005

Oficina de Historia de Angola. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História da Bahia Colonial.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Organização de eventos

SILVA, E. L. S. . I encontro de pedagogia do FPAG. 2013. (Outro).

Participação em eventos

Encontro Internacional de História Colonial:IMPÉRIOS COLONIAIS DA ERA MODERNA: RUPTURAS E PERMANÊNCIAS.CASTIGO E PENALIDADE NO IMPÉRIO PORTUGUÊS: REGISTRO DE CONDENADOS PARA AS GALÉS (SÉCULO XVIII).. 2021. (Encontro).

III SEMINÁRIO REGIONAL DE ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS - ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA DOS POVOS AFRO-INDÍGENAS.O Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas estaduais do Município de Sorriso -MT: aplicabilidade e eficácia das políticas públicas educacionais.. 2020. (Seminário).

VII Encontro Internacional de História Colonial.Os galerianos da Inquisição: um perfil dos forçados às galés no império português (sécs. XVI- XVIII). 2018. (Encontro).

Seminário 500 Anos da Reforma Protestante e seus desdobramentos no Brasil.Resquícios da França Antártica: a trajetória de dois processados pela Inquisição no Brasil colonial Quinhentista. 2017. (Seminário).

VI Encontro Internacional de história Colonial -mundo coloniais comparados poder, fronteiras e identidades.Ação Inquisitorial no Nordeste açucareiro: os degredados na visitação quinhentista ao Brasil às galés del Rei. 2016. (Encontro).

III ENCONTRO ESTADUAL DE ENSINO DE HISTÓRIA.As novas tecnologias e o ensino de História: O documentário "a Santa Visitação" e as possibilidades de discussão acerca do Brasil colônia.. 2015. (Encontro).

5 Encontro Internacional de História Colonial :Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina, Séculos XVI ao XIX.O degredo às galés e a ação inquisitorial nas capitanias de cima (séc.XVI). 2014. (Encontro).

V Encontro do GT -História das Religiões e Religiosdades: Devoções, Festas e Sociabilidades.Ação Inquisitorial no Nordeste açucareiro: os degredados para as galés del Rei (sec.XVI). 2014. (Encontro).

II Simpósio Internacional de estudos Inquisitoriais: religião e poder.o degredo às galés e os condenados do Brasil colônia: Seria pior a morte na fogueira?. 2013. (Simpósio).

Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais: História e Historiografia.A primeira Visitação do Santo Ofício às partes do Brasil e a trajetória de uma família cristã-nova na Bahia Quinhentista (Os Lopes). 2011. (Simpósio).

III Encontro Internacional de História Colonial: Cultura, Poderes e Sociabilidades no Mundo Atlântico (séc. XVI - XVIII)..Sem Remo e sem Soldo: o Degredo para as Galés del-Rei e a ação Inquisitorial no mundo Luso-brasileiro. 2010. (Encontro).

V Anpuh Bahia -História e Memória: Lugares, Fronteiras, Fazeres e Políticas..Algumas considerações sobre a ação inquisitorial em Portugal Quinhentista. 2010. (Encontro).

II Encontro Baiano de Estudos de Cultura.A Espera da Morte: Os testamentos e a sociedade colonial na Bahia dos séculos XVI e XVII.. 2009. (Encontro).

III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações.Entre o Denunciante e o Denunciado: as denúncias contra uma família cristã-nova no Bahia colonial quinhentista. 2009. (Simpósio).

II Semíniario de Pesquisa do Mestrado em História."Justos à forca" a Fanília Lopes e a Visitação do Santo Ofício à Bahia. (1591-1593). 2009. (Seminário).

I Mostra de Pesquisa da Especialização em História da Faculdade São Bento da Bahia.O Padre Luís da Gram e a Inquisição no Brasil Colonial Quinhentista. 2009. (Encontro).

IV Congresso Internacional de História. As Heresias de um criado francês no Brasil Colonial Quinhentista. 2009. (Congresso).

Semana de Iniciação Científica -SEMIC.O meio Ambiente na História do Brasil Colonial Quinhentista. 2009. (Seminário).

Semana de Mobilização Científica _ SEMOC.Os cristão-novos e a sociedade baiana do século XVI. 2009. (Outra).

Colóquio 400 anos do Padre Antônio Vieira (1608-2008): Permanência e Inovação. 2008. (Outra).

II ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA COLONIAL: ?A experiência colonial no Novo Mundo ? séculos XVI a XVII?.Ato de Confessar: Confissões de Uma Família Cristã-nova no Brasil Colonial do século XVI. 1591-1595.. 2008. (Encontro).

II Fórum de História das Ciências e da Saúde: Perspectivas Historiográficas..Medicina , Cristãos-novos e Inquisição no Brasil Colonial Quinhentista.. 2008. (Outra).

II Seminário Acadêmico da Faculdade São Bento da Bahia.Inversão da Ordem :Escravidão e Conflito na Bahia Colonial Setecentista.. 2008. (Seminário).

IV Encontro Estadual da Anpuh/Bahia.O processo de João de Bolés: Um episódio da ação inquisitorial nos primórdios do Brasil Colônia.. 2008. (Encontro).

Primeiro Seminário de Pesquisa do Mestrado em História da UEFS. 2008. (Seminário).

SEMIC - XII Semana de Iniciação Científicada UEFS: Pesquisa, Inovação, Desenvolvimento Regional.O Padre Luís da Gram e a Inquisição No Brasil Colonial Quinhentista.. 2008. (Outra).

SEMOC - XI Semana de Mobilização Científica: Agenda 21 compromisso com a vida.Entre o temor e a guerra: o genocídio gentio do governo Mem de Sá na Bahia Colonial. 1558-1572.. 2008. (Outra).

XIX Ciclo de Estudos Históricos: Percursos da História Colonial Brasileira.Quem é o Delator? Inquisição, Denúncia e Cristãos-novos na Bahia Colonial Quinhentista.. 2008. (Outra).

X Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões.O processo de João de Bolés: Um episódio da ação inquisitorial nos primórdios do Brasil Colônia.. 2008. (Simpósio).

Ciclo de Conferências sobre a Independência da Bahia. 2007. (Congresso).

Colóquio Internacional Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia: 300 anos.. 2007. (Congresso).

Curso: Conversando com sua História. 2007. (Outra).

2 Colóquio Regional de Historia Religiosa. 2006. (Seminário).

XXVI Encontro Nacional dos estudantes de História. 2006. (Encontro).

? I Congresso Internacional: Escravatura, Orfandade e Pobreza femininas no Império colonial Português (séculos XVI a XX).. 2005. (Congresso).

? XVII Encontro Regional dos Estudantes de Historia: ?Ensino de Historia e educação Patrimonial: Historia e Metodologia?.. 2005. (Encontro).

Fórum estadual ?Educação e Diversidade Étnico-Racial?. 2005. (Outra).

Historia-Gênero Regulamentação do profissional de Historia, Reforma Universitária e Paradigmas rivais da Historia.. 2005. (Simpósio).

? III Encontro do Curso de História com Concentração em Patrimônio Cultural-Educação, Patrimônio e Poder -. 2004. (Encontro).

? Semoc -VII Semana de Mobilização Científica (Reforma Universitária: Que Universidade o Brasil quer?). 2004. (Simpósio).

? XVI Encontro Regional dos Estudantes de História - Gritos de Liberdade: Sociedade, Cultura e Poder no Brasil Pós 64 ?. 2004. (Encontro).

? XXIV Encontro Nacional dos Estudantes de História - História, Exclusão e Dívida Social. 2004. (Encontro).

mini curso :Arquitetura na Salvador Colonial nos séculos XVIII e XIX. 2004. (Seminário).

? I Encontro Nacional na Defesa do Patrimônio Cultural ?. 2003. (Encontro).

? II Encontro do Curso de História com Concentração em Patrimônio Cultural- Educação Patrimonial -. 2003. (Encontro).

? II Simpósio de História - Os sujeitos da História. 2003. (Simpósio).

? Semoc - VI Semana de Mobilização Científica ( Fome de quê?) -. 2003. (Simpósio).

Minicurso: As Políticas da Habitação e a Urbanização Popular na Cidade do Salvador -. 2003. (Seminário).

V Semana de Mobilização Científica (O Futuro da Civilização Humana: tendências e projetos da sociedade no século XXI). 2002. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Osnivaldo Santos Batista

Tavares, Raimilson;SILVA, E. L. S.. A interferência Político-partidária na gestão escolar no Município de Campo Formoso- Ba: Embates o sistema Ensino -aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Presbiteriana Augusto Galvão.

Aluno: Dilma de Souza Umbuzeiro

Tavares, Raimilson;SILVA, E. L. S.. A Atuação do Pedagogo em espaços não escolares: uma análise de experiência com o grupo convivier no Cras Vera Costa em Campo Formoso- Ba. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Presbiteriana Augusto Galvão.

Aluno: MARIA GENOVEVA DE JESUS SILVA

SILVA, E. L. S.; GONCALVES, M. E. S.. POR OUTRAS EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS: CINEMA E IDENTIDADE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: JUSCILENE CRISTINA DE OLIVEIRA

Tavares, Raimilson;SILVA, E. L. S.. O PAU DE FITAS DE QUICÉ: UMA PRÁTICA CULTURAL DE SENHOR DO BONFIM-BA (1960-2010). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim.

Aluno: EPIFANIO RODRIGUES DOS SANTOS FILHO

SILVA, E. L. S.; Tavares, Raimilson; Cunha, Aloísio Santos. RÉ-CONTANDO A HISTÓRIA DAS LAVADEIRAS DE ROUPAS DA CIDADE DE PONTO NOVO (1970-2010). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim.

Aluno: DAYSE ALBERTO DA SILVA/JACIARA SILVA CARVALHO

SILVA, E. L. S.; Tavares, Raimilson. CONTANDO A HISTÓRIA DA FILARMÕNICA UNIÃO DO FERROVIÁRIOS BONFINENSES (1953-2012). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim.

Aluno: CARLS ROQUE DOS SANTOS SILVA

SILVA, E. L. S.; Tavares, Raimilson. A REVOLUÇÃO SEXUAL NA CIDADE DE SAÚDE (1960-2012). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim.

Aluno: Heleneide Ferreira da Silva França/Maria Neide Passos Maia

Marques, Joseane Bispo;SILVA, E. L. S.; Cunha, Aloísio Santos. Histórias e Memórias da Linha Férrea em Senhor do Bonfim (1945-1975). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim.

Aluno: Michele de Souza Roque/Márcia Regina Duarte

Tavares, Raimilson;SILVA, E. L. S.; Miranda, Carmélia Aparecida. São Pedro em Andorinha. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim.

Aluno: Andrea Bervery de Moraes Bento/ Denise Alberto da Silva Gama

Marques, Joseane Bispo;SILVA, E. L. S.; Miranda, Carmélia Aparecida. As Experiências Históricas da Comunidade de Lagoa do Coxo (Senhor do Bonfim). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim.

Aluno: Cácia Vandernândia J

Tavares, Raimilson;SILVA, E. L. S.; Cunha, Aloísio Santos. Pinto/Nájla Maria Queiroz de Carvalho.Representação da Mulher na Feira Livre da Cidade de Senhor do Bonfim-Ba (1970-2010). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim.

Aluno: Leabdro Cruz de Oliveira/Monica Ferreira de Almeida

Tavares, Raimilson;SILVA, E. L. S.; Cunha, Aloísio Santos. Trajetórias do Teatro em Andorinha (1986-2010). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim.

SILVA, E. L. S.. banca de seleção para professor Substituto de Sociologia. 2020. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

SILVA, E. L. S.. Banca de seleção para professor substituto. 2018. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

SILVA, E. L. S.. Banca de seleção para professor substituto. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Comissão julgadora das bancas

Suzana Maria de Sousa Santos Severs

SILVA, Elizete da (orientadora); SILVA, M. A. N.;SEVERS, S. M. S. S.. Juntos à forca": a família Lopes e a Visitação do Santo Ofício à Bahia (1591-1593). 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Suzana Maria de Sousa Santos Severs

SILVA, Elizete da (orientadora);SEVERS, S. M. S. S.; SILVA, M. A. N.. "Juntos à forca": a família Lopes e a Visitação do Santo Ofício à Bahia (1591-1593). 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Angelo Adriano Faria de Assis

VAINFAS, Ronaldo;ASSIS, Angelo. A. F.; CALAINHO, Daniela Buono; WANDERLEY, Marcelo da Rocha; FRANCO, Renato Júnio.. Sem remo e sem soldo: O Degredo para as Galés Del Rei e a ação inquisitorial no Império Português (sécs. XVI-XVII). 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Marcelo da Rocha Wanderley

WANDERLEY, M. R.; Ronaldo Vainfas; FRANCO, R.; ASSIS, A.; CALAINHO, D. B.. Sem remo e sem soldo. O Degredo às Galés Del Rei e a ação Inquisitorial no Império Português (sécs. XVI-XVIII). 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

Marcelo da Rocha Wanderley

VAINFAS, R.;WANDERLEY, M. R.; FRANCO, R.. Sem remo e sem soldo. O Degredo às Galés Del Rei e a ação Inquisitorial no Império Português (sécs. XVI-XVIII). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

Marco Antônio Nunes da Silva

SEVERS, Suzana Maria Santos; SILVA, Elizete da;SILVA, Marco Antônio Nunes da. "Juntos à forca": a família Lopes e a Visitação do Santo Ofício à Bahia (1591-1593). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Elizete da Silva

SEVERS, Suzana Maria Santos; SILVA, Marco Antônio Nunes da;SILVA, Elizete da. "Juntos à Forca: A Família Lopes e a Visitação do Santo Ofício à Bahia (1591-1593). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Daniela Buono Calainho

CALAINHO, Daniela Buono; VAINFAS, Ronaldo; ASSIS, Angelo; Franco, Renato Juniro; WANDERLEY, M. R.. Sem remo nem soldo: o degredo para as galés del Rei e a ação inqusitorial no Império português, séculos XVI a XVIII. 2018. Tese (Doutorado em DINÂMICA DOS OCEANOS E DA TERRA) - Universidade Federal Fluminense.

Renato Júnio Franco

VAINFAS, Ronaldo; WANDERLEY, Marcelo da Rocha; CALAINHO, Daniela; ASSIS, Ângelo A. Faria;FRANCO, RENATO. Sem remo e sem soldo: o degredo para as galés del rei e a ação inquisitorial no império português (sécs. XVI-XVIII). 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Renato Júnio Franco

VAINFAS, Ronaldo; WANDERLEY, Marcelo da Rocha;FRANCO, RENATO. Sem remo e sem soldo: o degredo para as galés del-rei e a ação inquisitorial no império português (sécs. XVI-XVIII). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Orientou

Adriano Amambahy Andrade

Entre o Real e o ideal: Museu Virtual Uma Porta Aberta ao Conhecimento; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em metodologia e didática no ensino de história) - FASB; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Arivaldo Moura da Silva

A lei 10; 639/2003 e a prática docente no município de Nordestina/Bahia; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em metodologia e didática no ensino de história) - FASB; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Ivan Nilson Reis Peixinho

O ensino das relações étnico- raciais no cotidiano escolar; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em metodologia e didática no ensino de história) - FASB; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

José Raimundo de J

Gonzaga; Racismo na escola; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em metodologia e didática no ensino de história) - FASB; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Maria de Fátima Oliveira Araújo

Centro Educacional Venâncio Ferreira da Silva; Metodologia do ensino de história aplicada ao 6 ano ( 2009-2012); 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em metodologia e didática no ensino de história) - FASB; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Eduardo José da Andrade

Novos olhares sobre a economia e sociedade no Brasil, colonial; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em metodologia e didática no ensino de história) - FASB; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Patrícia Andrade Amambahy

CULTURA POPULAR: REISADO Em Nordestina- Bahia; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em metodologia e didática no ensino de história) - FASB; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Rosinete Ferreira de Souza

O ENSINO DE HISTÓRIA NA PRÁTICA DO PROFESSOR DO CENTRO EDUCACIONAL ADELAIDE AMAMBAHY SANTOS, NAS SÉRIES FINAIS DO FUNDAMENTAL ( 2011-2013); 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em metodologia e didática no ensino de história) - FASB; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Luana Miranda dos Santos

A importância da Família no processo de desenvolvimento da educação Infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Presbiteriana Augusto Galvão; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Rubenito Santos Batista

Participação da Família no Processo de Alfabetização; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Presbiteriana Augusto Galvão; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Romilso Souza Slva

Avaliação da Aprendizagem dos anos iniciais no contexto do Colégio João Severo Cruz; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Presbiteriana Augusto Galvão; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Suelaine dos Santos Silva

A importância da Leitura e da Escrita para jovens e adultos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Presbiteriana Augusto Galvão; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Jackson Dourado; Nayara Barboza; Alex Sandro Neris de Souza;

João Dourado: a Inserção do protestantismo no sertão da Bahia no final do século XIX e início do século XX; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

CLÉSIO BARRETO DE OLIVEIRA; EDINALDO BARBOSA SANTOS

AS MULHERES NO ESPAÇO PÚBLICO DE CAFARNAUM DE 1970 a 1990; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

ELIONÁRIA ARAÚJO, GIOVAN BASTO, NEVOLANDA FELIX

PATERNALISMO E DOMINAÇÃO NO MUNICIPÍO DE UIBAÍ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Ana Regina Silva e Souza, Laurentina Alves Rocha

A Passagem da Coluna Prestes em Central: O real e o imaginário; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Sandra Regina Alves de Araújo

RECICLARTE: BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

ALBERTA DA SILVA

RELATO DE EXPÊRIENCIA DESCORBERTAS E DESFIOS DO ESTÁGIO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

CAMILA ALVES DE SOUZA

MEMÓRIAS: A HISTÓRIA DO GINÁSIO SAGRADO CORAÇÃO NO CONTEXTO TECNICISTA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

ANGELINA SANTANA DA SILVA

SINDICALISMO E EDUCAÇÃO: ATUAÇÃO DO SINTRAF NA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NAS COMUNIDADES DO CAMPO DE VARZINHA E BAIXÃO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Presbiteriana Augusto Galvão; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

ALBANESA BARROSO DOS SANTOS

DE DISCENTE A DOCENTE: CAMINHO DE MEMÓRIAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Odelita Rodrigues Ferreira

Dos pequenos Bordéis aos Grandes Lares: Os cabarés de Senhor do Bonfim (1945-1975); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Cleonice Pereira da Silva

O ensino de História no Colégio Estadual de Senhor do Bonfim-Ba (1960-1980); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Alexsandro Pereira Borges

As experiências das quebradeiras de coco babaçu em São Domingos ? MA (1970-2012); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Maria Tânia Ferreira de Matos / Desivânia Dantas

A Mulher Sertaneja de Andorinha-Ba (1970-1980); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Josefa Barbosa da Silva

A Violência Doméstica contra a mulher Bonfinense (2000-2010); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Eronilde Nascimento da Silva abreu

A Mulher Andorinhense e o casamento (1960-1980); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Alexandrina Maria carvalho da Silva

A Religião Afro descendente no Distrito de Igara-Ba (1990-2000); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Kátia Patrícia Wanderley

MISSÃO DO SAHY: RELIGIOSIDADE, MEMÓRIA E REMINISCÊNCIA INDÍGENA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Paulo Manoel Vieira

O legado presbiteriano em Senhor do Bonfim; (Século XX); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Gilson da Silva Bezerra

O padre Severo e o poder Político em Senhor do Bonfim e Itiúba; Século XIX; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Zoraima Socorro de Souza/ José Eugênio da Silva

Pedintes e Ociosos em Senhor do Bonfim; ( 1980-2000); ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Regivaldo Gomes de Araujo

O culto Afro-brasileiro e a intolerância religiosa no Município de Andorinha; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Doany Stella Palmeira Martins

O ensino da História e cultura afro-brasileira nas escolas estaduais do Município de Sorriso - MT: aplicabilidade e eficacia das políticas públicas educacionais; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Alimentos) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Emãnuel Luiz Souza e Silva;

Foi orientado por

Maria José de Souza Andrade

Inquisição na Bahia Colonial (1590-1595): o meio social e a visitação do Santo Ofício (Os Cristãos Novos); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Maria José de Souza Andrade;

Fabricio Lyrio Santos

O padre Luís da Gram e a inquisição no Brasil quinhentista; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História Social e Econòmica do Brasil) - Faculdade São Bento da Bahia; Orientador: Fabricio Lyrio Santos;

Elizete da Silva

Juntos à Forca: a família Lopes e a Visitação do Santo Oficio à Bahia; (1591-1593); 2008; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Elizete da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, E. L. S. . A primeira Visitação do Santo Ofício às partes do Brasil e a trajetória de uma família cristã-nova no Brasil colonial quinhentista (os Lopes). Revista Plurais , v. 5, p. 100-120, 2012.

  • SILVA, E. L. S. . Medicina, Cristãos-novos e Inquisição no Brasil Colonial Quinhentista. Gazeta Médica da Bahia , v. 80, p. 113-113, 2010.

  • SILVA, E. L. S. . SEM REMO E SEM SOLDO: o degredo para as galés del-Rei e a ação inquisitorial no Império português (sécs. XVI-XVIII). 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2021. 270p .

  • SILVA, E. L. S. ; GUIMARAES, M. A. (Org.) ; RAMOS, S. S. (Org.) . Fronteira Plural: tratado antirracista, representações e resistências em Mato Grosso. 1. ed. curitiba: CRV Editora, 2021. v. 1. 326p .

  • SILVA, E. L. S. . Juntos à Forca: a Família Lopes e a Visitação do Santo Ofício à Bahia (1591-1593). 1. ed. Rio de Janeiro: aped editora, 2013. 196p .

  • SILVA, E. L. S. . Luteranismo e ação inquisitorial no Brasil quinhentista. In: Silva, Marco Antônio Nunes da; Severs, Suzana Maria de Souza Santos.. (Org.). Estudos inquisitoriais: história e historiografia. 1ed.Cruz das Almas: UFRB, 2019, v. 1, p. 391-415.

  • SILVA, E. L. S. . A primeira Visitação do Santo Ofício às partes do Brasil e a trajetória de uma família cristã-nova na Bahia Quinhentista (Os Lopes). Plurais: Revista Multidisciplinar da UNEB, salvador, p. 66 - 84, 01 jan. 2014.

  • SILVA, E. L. S. . AÇÃO JESUÍTICA E CATOLICISMO NO BRASIL COLONIAL DO SÉCULO XVI. Historien (Petrolina), Petrolina, p. 204 - 220, 01 dez. 2011.

  • SILVA, E. L. S. . A ESPERA DA MORTE: OS TESTAMENTOS E A SOCIEDADE COLONIAL NA BAHIA DOS SÉCULOS XVI E XVII. Historien (Petrolina), Petrolina, p. 174 - 206, 01 maio 2011.

  • SILVA, E. L. S. . o Barco da Morte. Revista de História (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, 01 fev. 2011.

  • SILVA, E. L. S. . A Família Lopes e a Inquisição no Brasil Colonial Quinhentista. Revista Somanlu -Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, p. 153 - 171, 01 jun. 2008.

  • SILVA, E. L. S. . O Padre Luís da Gram e a Inquisição no Brasil Colonial Quinhentista. Revista de História (Salvador), Salvador, p. 3 - 31.

  • SILVA, E. L. S. . As novas tecnologias e o ensino de História: O documentário 'a Santa Visitação' e as possibilidades de discussão acerca do Brasil colônia.. In: III ENCONTRO ESTADUAL DE ENSINO DE HISTÓRIA, 2015, Feira de Santana. III ENCONTRO ESTADUAL DE ENSINO DE HISTÓRIA:A História na Escola, 2015.

  • SILVA, E. L. S. . Representação sobre o meio ambiente no Brasil Colonial do século XVI. In: XIII Semana de Mobilização Científica (SEMOC). Economia e Vida: Convergências e Divergências., 2010, Salvador. XIII Semana de Mobilização Científica (SEMOC). Economia e Vida: Convergências e Divergências., 2010.

  • SILVA, E. L. S. . Entre o Denunciante e o Denunciado: as denúncias contra uma família cristã-nova no Bahia colonial quinhentista. In: III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações, 2009, Campo Grande. III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações, 2009.

  • SILVA, E. L. S. . O Padre Luís da Gram e a Inquisição no Brasil Colonial Quinhentista. In: I Mostra de Pesquisa da Especialização em História da Faculdade São Bento da Bahia, 2009, Salvador. I Mostra de Pesquisa da Especialização em História da Faculdade São Bento da Bahia, 2009.

  • SILVA, E. L. S. . As Heresias de um criado francês no Brasil Colonial Quinhentista. In: IV Congresso Internacional de História, 2009, Maringá. IV Congresso Internacional de História, 2009.

  • SILVA, E. L. S. . Os cristãos-novos e a sociedade baiana do século XVI. In: XII Semana de Mobilização Científica ? SEMOC, 2009, Salvador. XII Semana de Mobilização Científica ? SEMOC, 2009.

  • SILVA, E. L. S. . O Processo de João da Bolés: Um episódio da ação Inquisitorial nos Primórdios do Brasil Colônia. In: IV Encontro Estadual da ANPUH/Bahia, 2008, Vitória da Conquista. IV Encontro Estadual da ANPUH/Bahia, 2008.

  • SILVA, E. L. S. . O Ato de Confessar: Confissões de uma família cristã-nova no Brasil Colonial do século XVI. (1591-1595). In: II ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA COLONIAL: ?A experiência colonial no Novo Mundo ? séculos XVI a XVII?, 2008, Natal. ANAIS DO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA COLONIAL., 2008.

  • SILVA, E. L. S. . Quem é o Delator? : Inquisição, denúncia e Cristãos-novos na Bahia Colonial Quinhentista. In: XIX Ciclo de Estudos Históricos: Percurssos da História Colonial Brasileira, 2008, Ilhéus. XIX Ciclo de Estudos Históricos: Percurssos da História Colonial Brasileira, 2008.

  • SILVA, E. L. S. . Entre o Temor e a Guerra: Genocídio Gentio do Governo Mem de Sá na Bahia Colonial. 1558-1572.. In: Semana de Mobilização Científica- SEMOC - Agenda 21: Compromisso com a vida, 2008, Salvador. Anais da Semana de Mobilização Científica- SEMOC - Agenda 21: Compromisso com a vida, 2008.

  • SILVA, E. L. S. . Inversão da Ordem: Escravidão e Conflito na bahia Colonial Setecentista. In: IV Encontro Nacional de História Cultural: Sociabilidades e Sensibilidades, 2008, Goiânia. IV Encontro Nacional de História Cultural: Sociabilidades e Sensibilidades, 2008.

  • SILVA, E. L. S. . Catolicismo e Etnia na Bahia Colonial Seiscentista.. In: XIX Encontro Regional do Estudantes de História, 2007, Salvador. Anais do XIX Encontro Regional do Estudantes de História, 2007.

  • SILVA, E. L. S. . O Meio Ambiente na História do Brasil Colonial Quinhentista. In: XIII Seminário de Iniciação Científica da UEFS, 2009, Feira de Santana. XIII Seminário de Iniciação Científica da UEFS, 2009.

  • SILVA, E. L. S. . O Padre Luis da gram e a Inquisição no Brasil Colonial Quinhentista. In: XII Semana de Iniciação Científica da UEFS: Pesquisa, Inovação, Desenvolvimento Regional, 2008, Ferira de Santana. Anais da XII Semana de Iniciação Científicada UEFS: Pesquisa, Inovação, Desenvolvimento Regional, 2008.

  • SILVA, E. L. S. . O degredo às galés e a ação inquisitorial nas capitanias de cima (séc.XVI). In: 5 Encontro Internacional de História Colonial, 2014, Maceió. Anais do 5 Encontro Internacional de História Colonial:Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina, Séculos XVI ao XIX, 2014.

  • SILVA, E. L. S. . o degredo às galés e os condenados do Brasil colônia: Seria pior a morte na fogueira?. In: II Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais: religião e poder, 2013, Salvador. II Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais: religião e poder, 2013.

  • SILVA, E. L. S. . A primeira Visitação do Santo Ofício às partes do Brasil e a trajetória de uma família cristã-nova na Bahia Quinhentista (Os Lopes). In: Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais: História e Historiografia, 2011, Salvador. Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais: História e Historiografia, 2011.

  • SILVA, E. L. S. . Resquícios da França Antártica: a trajetória de dois processados pela Inquisição no Brasil colonial quinhentista. In: Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais: História e Historiografia, 2011, Salvador. Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais: História e Historiografia, 2011.

  • SILVA, E. L. S. . Família e Inquisição: trajetórias, tradições e resistências. In: Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais: História e Historiografia, 2011, Salvador. Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais: História e Historiografia, 2011.

  • SILVA, E. L. S. . Algumas considerações sobre a ação inquisitorial em Portugal Quinhentista. In: V Anpuh- História e Memória: Lugares, Fronteiras, Fazeres e Políticas., 2010, Salvador. V Anpuh- História e Memória: Lugares, Fronteiras, Fazeres e Políticas., 2010.

  • SILVA, E. L. S. . Sem Remo e sem Soldo: o Degredo para as Galés del-Rei e a ação Inquisitorial no mundo Luso-brasileiro. In: III encontro Internacional de História Colonial: Cultura, Poderes e Sociabilidade no Mundo Atlântico ( Séc. XVI- XVIII), 2010, Recife. III encontro Internacional de História Colonial: Cultura, Poderes e Sociabilidade no Mundo Atlântico ( Séc. XVI- XVIII), 2010.

  • SILVA, E. L. S. . Entre o Denunciante e o Denunciado: as denúncias contra uma família cristã-nova no Bahia colonial quinhentista. In: III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações, 2009, Campo Grande. III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações, 2009.

  • SILVA, E. L. S. . As Heresias de um criado francês no Brasil Colonial Quinhentista. In: IV Congresso Internacional de História, 2009, Maringá. IV Congresso Internacional de História, 2009.

  • SILVA, E. L. S. . A Espera da Morte: Os testamentos e a sociedade colonial na Bahia dos séculos XVI e XVII.. In: II Encontro Baiano de Estudos de Cultura, 2009, Feira de Santana. II Encontro Baiano de Estudos de Cultura, 2009.

  • SILVA, E. L. S. . O PROCESSO DE JOÃO DA BOLÉS: UM EPISÓDIO DA AÇÃO INQUISITORIAL NOS PRIMÓRDIOS DO BRASIL COLÔNIA. In: X Simpósio anual da ABHR -Associação Brasileira de História das Religiões, 2008, Assis. X Simpósio anual da ABHR, 2008.

  • SILVA, E. L. S. . o processo de João da Bolés: um episódio da ação inquisitorial nos primórdios do Brasil Colônia. In: IV Encontro Estadual da ANPUH/Bahia, 2008, Vitória da Conquista. IV Encontro Estadual da ANPUH/Bahia, 2008.

  • SILVA, E. L. S. . O Ato de Confessar: Confissões de uma família cristã-nova no Brasil Colonial do século XVI. (1591-1595). In: II ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA COLONIAL: ?A experiência colonial no Novo Mundo ? séculos XVI a XVII?, 2008, Natal. Mneme (Caicó. Online). Caicó, 2008. v. 9.

  • SILVA, E. L. S. . Inversão da Ordem: Escravidão e Conflito na Bahia Colonial Setecentista. In: IV Encontro Nacional de História Cultural: Sociabilidades e Sensibilidades, 2008, Goiãnia. Anais do IV Encontro Nacional de História Cultural: Sociabilidades e Sensibilidades, 2008.

  • SILVA, E. L. S. . O Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas estaduais do Município de Sorriso -MT: aplicabilidade e eficácia das políticas públicas educacionais.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . CASTIGO E PENALIDADE NO IMPÉRIO PORTUGUÊS: REGISTRO DE CONDENADOS PARA AS GALÉS (SÉCULO XVIII).. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . O Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas estaduais do Município de Sorriso -MT: aplicabilidade e eficácia das políticas públicas educacionais.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . Galerianos da Inquisição: um perfil dos forçados às galés no império português ( sécs. XVI - XVIII ). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . Ação Inquisitorial no Nordeste açucareiro: os degredados na visitação quinhentista ao Brasil às galés del Rei. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . As novas tecnologias e o ensino de História: O documentário 'a Santa Visitação' e as possibilidades de discussão acerca do Brasil colônia.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . O degredo às galés e a ação inquisitorial nas capitanias de cima (séc.XVI). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . Ação Inquisitorial no Nordeste açucareiro: os degredados para as galés del Rei (sec.XVI). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . O degredo às galés e os condenados do Brasil colônia: Seria pior a morte na fogueira?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . A primeira Visitação do Santo Ofício às partes do Brasil e a trajetória de uma família cristã-nova na Bahia Quinhentista (Os Lopes). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . Resquícios da França Antártica: a trajetória de dois processados pela Inquisição no Brasil colonial quinhentista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . Algumas considerações sobre a ação inquisitorial em Portugal Quinhentista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . Sem Remo e sem Soldo: o Degredo para as Galés del-Rei e a ação Inquisitorial no mundo Luso-brasileiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . Entre o Denunciante e o Denunciado: as denúncias contra uma família cristã-nova no Bahia colonial quinhentista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . A Espera da Morte: Os testamentos e a sociedade colonial na Bahia dos séculos XVI e XVII.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . O Padre Luís da Gram e a Inquisição no Brasil Colonial Quinhentista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . As Heresias de um criado francês no Brasil Colonial Quinhentista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . Os cristãos-novos e a sociedade baiana do século XVI. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . O meio Ambiente na história do Brasil Colonial Quinhentista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, E. L. S. . "Justos à forca" a Fanília Lopes e a Visitação do Santo Ofício à Bahia. (1591-1593). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . O Processo de João da Bolés: Um episódio da ação Inquisitorial nos Primórdios do Brasil Colônia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . O Processo de João da Bolés: Um episódio da ação Inquisitorial nos Primórdios do Brasil Colônia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . O Ato de Confessar: Confissões de uma família cristã-nova no Brasil Colonial do século XVI. (1591-1595). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . Quem é o delator? :Inquisição, denúncia e Cristãos-novos na Bahia Colonial Quinhentista.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . Entre o Temor e a Guerra: Genocídio Gentio do Governo Mem de Sá na Bahia Colonial. 1558-1572.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . O Padre luis da Gram e a Inquisição no Brasil colonial Quinhentista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, E. L. S. . Inversão da Ordem: Escravidão e Conflito na Bahia Colonial Setecentista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . Medicina , Cristãos-novos e Inquisição no Brasil Colonial Quinhentista.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . Catolicismo e Etnia na Bahia Colonial Seiscentista. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. L. S. . Entre o Temor e a Guerra: o Genocidio Gentio no Governo Mem de Sá na Bahia Colonial- 1558 -1572. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, E. L. S. . Relatos de Experiência sobre a Temática Étnico-Racial em Espaços formais de Educação 2020 (Simpósio Temático).

  • SILVA, E. L. S. ; SEVERS, S. M. S. . Religiões e religiosidades no Atlântico Português 2014 (Simpósio Temático).

  • SILVA, E. L. S. ; PIERONI, G. . Inquisição: Castigos e penalidades 2013 (Simpósio Temático).

  • SILVA, E. L. S. . Família e Inquisição: trajetórias, tradições e resistências 2011 (Mesa Redonda).

  • SILVA, E. L. S. ; Silva, Elizete da. ; Trabuco, Zózimo . Práticas inquisitoriais de protestantes e católicos na Europa e Brasil 2011 (Mesa Redonda).

  • SILVA, E. L. S. . Carlo Ginzburg e o Método Indiciário 2009 (Oficina).

  • SILVA, E. L. S. . Sujeitos, práticas e Inquisição na Bahia Colonial Quinhentista 2008 (Mini Curso).

Outras produções

SILVA, E. L. S. . Revista Temas Americanistas. 2021.

SILVA, E. L. S. . Revista Escritas do Tempo. 2020.

SILVA, E. L. S. . Revista Em tempos de História. 2020.

SILVA, E. L. S. . Revista Cantareira. 2016.

SILVA, E. L. S. . Revista Temporalidades. 2016.

SILVA, E. L. S. ; Silva, Elizete da. . Resquícios da França Antártica: a trajetória de dois processados pela Inquisição no Brasil colonial Quinhentista. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, E. L. S. . III Mostra de Iniciação Científica e II Feira de Ciências e tecnologia. 2013. (Avaliador AdHoc).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2016

    O ensino da cultura afro e indígena na comunidade de Lages dos Negros - Bahia, Descrição: Este projeto tem como objetivo auxiliar na inserção da temática História e cultura afro brasileira e Indígena, nos termos das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, na Comunidade remanescente quilombola de Lages dos Negros, localizada no Município de Campo Formoso, Bahia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Emãnuel Luiz Souza e Silva - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal do Maranhão, Campus Buriticupu. , R. Dep. Gastao Vieira, 1000, Vila Mansueto, 65393000 - Buriticupu, MA - Brasil, Telefone: (098) 36646586, URL da Homepage:

Experiência profissional

2021 - Atual

Instituto Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/2022

    Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação, Pesquisa Educacional

  • 10/2022

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

  • 11/2021

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

2017 - 2021

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2017 - 11/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Sorriso.,Cargo ou função, Membro do colegiado do curso de especialização em Docência no Ensino Superior.

  • 03/2017 - 11/2021

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

2014 - 2016

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2010 - 2014

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsita, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor do Programa de Formação de Professores - Plataforma Freire. Universidade do Estado da Bahia -Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias- Campus XVI - Irecê.

2013 - 2013

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor do Programa de Formação de Professores - Plataforma Freire. Universidade do Estado da Bahia - Campus Conceição do Coité.

2012 - 2012

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor do Programa de Formação de Professores - Plataforma Freire. Universidade do Estado da Bahia. Município Pólo: Umburanas.

2011 - 2011

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor do Programa de Formação de Professores - Plataforma Freire. Universidade do Estado da Bahia - Município-Pólo Cristópolis.

2011 - 2011

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: professor

Outras informações:
Programa REDE UNEB 2000. Universidade do Estado da Bahia. Cidade Pólo: Itiúba.

Atividades

  • 03/2015 - 05/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos teóricos-metodológicos do ensino de história, História da Educação, História e cultura Afro-brasileira e Indígena

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação Brasileira, TEC I, Trabalho e Educação

  • 03/2014 - 08/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino de História, História da Educação, História e cultura Afro Brasileira e Indígena

  • 03/2013 - 12/2013

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, história da América

  • 10/2013 - 10/2013

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Temático

  • 07/2012 - 01/2013

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Bahia II

  • 01/2012 - 06/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Bahia I

  • 01/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de História I

  • 04/2011 - 10/2011

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da América

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Medieval

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de História II

  • 06/2010 - 03/2011

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 07/2010 - 10/2010

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

2015 - 2015

Universidade de Pernambuco

Vínculo: professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 09/2015 - 12/2015

    Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação, Organização da Educação Nacional

2012 - 2016

Faculdade Presbiteriana Augusto Galvão

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: coordenador, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenador do curso de graduação em pedagogia

2011 - 2016

Faculdade Presbiteriana Augusto Galvão

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 08/2012 - 05/2016

    Direção e administração, Faculdade Presbiteriana Augusto Galvão (FAPAG).,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Graduação em Pedagogia.

  • 01/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade Presbiteriana Augusto Galvão (FAPAG).,Linhas de pesquisa

  • 01/2011

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Espanhol Instrumental

  • 02/2014 - 06/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação Indígena

  • 07/2013 - 12/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Ensino de História

  • 02/2013 - 06/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Visita a Instituições Educacionais II

  • 04/2012 - 07/2012

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência Política

  • 01/2012 - 07/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Espanhol Instrumental

2011 - 2014

FACULDADE CENECISTA DE SENHOR DO BONFIM

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: coordenador, Carga horária: 10

Outras informações:
Coordenador do curso de graduação em história

2010 - 2014

FACULDADE CENECISTA DE SENHOR DO BONFIM

Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2011

    Direção e administração, Colegiado de História.,Cargo ou função, Coordenador do curso de Graduação em História.

  • 07/2013 - 12/2013

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna II, TCC I, TCC II

  • 02/2013 - 06/2013

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, história Moderna I, Metodologia do trabalho científico, Seminário de Pesquisa, TCC II

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Medieval II, TCC II, Seminário Interdisciplinar de Pesquisa

  • 01/2012 - 07/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Medieval I, TCC I

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da América II, TCC II

  • 01/2011 - 07/2011

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da América I, Historiografia Brasileira, TCC I

  • 07/2010 - 12/2010

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da América II, História Medieval II, Metodologia da Pesquisa Científica, Seminário Temático

  • 01/2010 - 12/2010

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 01/2010 - 06/2010

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da América I, História Medieval I

2012 - 2017

Instituto Educacional Nossa Senhora de Fátima

Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

  • 05/2012 - 03/2017

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Espanhol, História, Sociologia

  • 05/2012 - 12/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

2012 - 2012

FASB

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor

Atividades

  • 12/2012 - 06/2013

    Ensino, metodologia e didática no ensino de história, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

  • 10/2012 - 10/2012

    Ensino, metodologia e didática no ensino de história, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, teoria da história

2012 - 2012

Instituto de Educação Superior e Formação Acadêmica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 07/2012 - 07/2012

    Ensino, Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Didática do Ensino Superior

  • 07/2012 - 07/2012

    Ensino, Educação Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Didática do Ensino Superior

  • 07/2012 - 07/2012

    Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Didática do Ensino Superior

  • 05/2012 - 07/2012

    Ensino, História do Brasil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História do Brasil Contemporâneo, Didática do Ensino Superior

2012 - 2012

Colégio Presbiteriano Augusto Galvão

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

  • 04/2012 - 09/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História do Brasil, História Geral

2011 - 2011

Faculdade de Ciéncias Educacionais

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 01/2011 - 12/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política e Organização da Educação Brasileira

2010 - 2011

Rede de Ensino Luiz Flavio Gomes

Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 2

2008 - 2010

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia

Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsa para realização de pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Feira de Santana.

2007 - 2008

Fundação Pedro Calmon

Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: arquivista, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação : Arquivo

2007 - 2008

Centro Cultural Gloria Santiago

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol, Carga horária: 2

2005 - 2006

Museu de Arte Sacra - Salvador

Vínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: restaurador, Carga horária: 20

2013 - 2014

Centro Educacional Sagrado Coração

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 2

Outras informações:
professor de Espanhol