Solange Maria de Oliveira Schramm
Possui graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2016). É professora adjunta da Universidade Federal do Ceará - UFC, onde ensina disciplinas da área de Teoria e História da Arquitetura. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, memória, tradição, cidade, nação e patrimônio histórico.
Informações coletadas do Lattes em 06/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Sociologia
2009 - 2016
Universidade Federal do Ceará
Título: Arquitetura do Estado Nacional: O Estilo Art Déco e o Edifício da Estação Ferroviária Central do Brasil
Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes. Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
Doutorado interrompido em 2008 em Sociologia
2002 - interrompida
Universidade Federal do Ceará
Título: Arquitetura e Nação: a modernidade art déco na construção do Estado Nacional,
Orientador: Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes
Ano de interrupção: 2008Palavras-chave: Nação; Modernidade Cidade Tradição Arquitetura Cultura.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional.
Mestrado em Sociologia
1998 - 2002
Universidade Federal do Ceará
Título: Territorio Livre de Iracema: Só o Nome Ficou?",Ano de Obtenção: 2002
Linda Maria de Pontes Gondim.Palavras-chave: Memória Tradição Urbanização Espaço Cidade.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Desenvolvimento Urbano.
Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo
1978 - 1983
Universidade Federal do Ceará
Título: Escola de Arquitetura e Urbanismo
Orientador: José da Rocha Furtado Filho
Formação complementar
1991 - 1991
Treinamento p/ arquitetos em projeto do mobiliário. (Carga horária: 286h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana/Especialidade: Cultura Urbana Mudança e Tradição.
Participação em eventos
IV REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS DO NORTE E NORDESTE.A cafeicultura e a ocupação do maciço de Baturité.. 1995. (Encontro).
Participação em bancas
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira. S. Do Vale.Complexo Teatral Haroldo Serra. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira. Memorial Frei Tito. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira. Centro de Convenções/ Pátio de Manobras da REFFSA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira. Memorial do Cangaço. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira. Centro de Saúde da Mulher. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira. CENTRO CULTURAL ELOS DA VIDA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira. ACADEMIA DE DANÇA HUGO BIANCHI. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira. Centro Pós-Vida. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira. Centro Oceonográfico de Fortaleza. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira. Residência Universitária. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira. Museu. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira. Teatro de Fortaleza. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira. Conjunto Habitacional. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira. Aldeia Infantil Fortaleza ? Sede Fortaleza. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira. Museu Regional de Paleontologia do Cariri. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira. Excelsior Hotel. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira. Núcleo Audiovisual. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira. Condomínio Residencial para Idosos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira; CARDOSO, Paulo; JUCA NETO, Clovis. Centro de Cultura de Acaraú. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira; CASTELO, Roberto Martins; JUCÁ NETO, Clovis. Pinacoteca da Cidade. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira. Casa do Idoso. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira. Oceanário em Fortaleza. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira. primeira edição do Prêmio IAB-CE.. 2005. Instituto de Arquitetos do Brasil ? Departamento do Ceará.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira. Concurso Nacional Ópera Prima. 2003. Universidade de Fortaleza.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira; ALMEIDA, José Alberto de; FERNANDES, Ricardo. 20º Prêmio Nacional Paviflex / Etapa Regional. 2002. Universidade Federal do Ceará.
Orientou
Hotel de Serra; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Solange Maria de Oliveira Schramm;
Hotel de Serra; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Solange Maria de Oliveira Schramm;
Museu do Cordel; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Solange Maria de Oliveira Schramm;
Restaurante Popular de Fortaleza; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Solange Maria de Oliveira Schramm;
Produções bibliográficas
-
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira . Memórias de Iracema. Jornal O Povo, 15 jun. 2003.
-
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira . A Cafeicultura e a Ocupação do Maciço de Baturité.. In: IV Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste, 1995, João Pessoa. Anais da IV Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste, 1995.
Outras produções
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira . Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano dos municípios de Eusébio, Aquiraz e Itaitinga, todos na Região Metropolitana de Fortaleza. 2000.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira . Inventário do Centro Histórico de Icó-CE,. 1997.
SCHRAMM, Solange Maria de Oliveira . Inventário de Bens Culturais Imóveis da Região Metropolitana de Fortaleza. 1989.
Projetos de pesquisa
-
2008 - Atual
Construtores da nacionalidade Brasileira, Descrição: Estados e sociedades nacionais. Instituições, políticas públicas e movimentos sociais. Criação das simbologias nacionais. O sentido nacional na educação, música, literatura, cinema, artes plásticas, arquitetura e esporte. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Solange Maria de Oliveira Schramm - Coordenador / Manuel Domingos Neto - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Ceará, Centro de Tecnologia. , Avenida da Universidade 2890, Benfica, 60020181 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 33667490
Experiência profissional
2002 - 2008
Universidade de FortalezaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12
Atividades
-
03/2002
Ensino, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Urbana e da Arte
2009 - Atual
Universidade Federal do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas ministradas: História da Arte, da Arquitetura e do Urbanismo 1 História da Arte, da Arquitetura e do Urbanismo do Brasil 2 História da Arte, da Arquitetura e do Urbanismo 4
1997 - 1998
Universidade Federal do CearáVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 8
Outras informações:
Disciplinas ministradas: História da Arquitetura e Evolução Urbana I História da Arte, da Arquitetura e do Urbanismo I Organização dos Espaços Naturais e Construídos (colaboração com o professor titular da disciplina)
Atividades
-
03/1997 - 03/1998
Ensino, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte, da Arquitetura e do Urbanismo
1997 - 1998
Secretaria de Cultura do Estado do CearáVínculo: Cargo comissionado, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 40
Outras informações:
Diretora da Divisão de Inventário e Pesquisa do Departamento de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará
1997 - 1997
Centro de Treinamento e Desenvolvimento RegionalVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora da disciplina ?Patrimônio Histórico e Arquitetônico?, no Curso de Capacitação para o Ecoturismo.
Atividades
-
08/1997 - 12/1997
Treinamentos ministrados , Centro de Treinamento e Desenvolvimento Regional, Centro de Treinamento e Desenvolvimento Regional.,Treinamentos ministrados, Curso de Capacitação para Ecoturismo
1993 - 1994
Governo do Estado do CearáVínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Diretora Pesq.DeptºPatrimônio Cultural, Carga horária: 40
Atividades
-
12/1993 - 07/1994
Direção e administração, Secretaria de Cultura, Departamento de Patrimônio Cultural.,Cargo ou função, Diretora Divisão Inventário e Pesquisa.
1993 - 1993
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DFVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviço, Carga horária: 0
1986 - 1989
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DFVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviço, Carga horária: 0
Atividades
-
08/1993 - 12/1993
Serviços técnicos especializados , Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Instituto do Patrimônio Histórico e Arístico Nacional.,Serviço realizado, Inventário Centro Histórico de Icó.
-
08/1986 - 02/1989
Serviços técnicos especializados , Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Instituto do Patrimônio Histórico e Arístico Nacional.,Serviço realizado, Inventário Bens Imóveis Culturais Reg. Met. Fortaleza.
1985 - 2002
Escritório de ArquiteturaVínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 20
Atividades
-
01/1985 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , Escritório de Arquitetura Próprio, Escritório de Arquitetura Próprio.,Serviço realizado, Projetos de Arquitetura e Urbanismo.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Solange Maria de Oliveira Schramm e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?