Marcelo Lampkowski

Possui experiência em governança de TI, análise de dados e desenvolvimento de sistemas, com um forte foco em TI Verde e inovação tecnológica. É pesquisador nas áreas de digitalização e sustentabilidade, liderando projetos financiados pela Comissão Europeia através dos programas Horizon 2020 e Horizon Europe. Os projetos envolvem cidades inteligentes, eficiência energética em edifícios e o uso de tecnologias para monitoramento de espaços verdes urbanos. Ampla experiência acadêmica, lecionando em cursos de graduação e pós-graduação sobre desenvolvimento e implantação de sistemas, gestão de banco de dados, gerenciamento de processos de negócios e gerenciamento de projetos (PMBOK/Scrum). Coordena projetos de cooperação internacional entre instituições brasileiras e europeias.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura)

2014 - 2017

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Dispositivo automatizado para a limpeza da superfície refletora de heliostato em sistemas de energia solar concentrada ? CSP
com , Ano de obtenção: 2017. Odivaldo José Seraphim. Coorientador: Anselmo José Spadotto.

Mestrado em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação

2007 - 2009

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Título: O impacto da adoção do Comércio Eletrônico nas empresas de Bauru, Ano de Obtenção: 2009
Marilia Macorin de Azevedo.

Especialização em Gestão Empresarial

2005 - 2007

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Título: Fatores que influenciam a adoção de serviços via Internet: uma pesquisa descritiva no setor de serviços de proteção ao crédito
Orientador: Newton Siqueira da SIlva

Graduação em Processamento de Dados

2000 - 2004

Faculdade de Tecnologia de São Paulo - Extensão Ourinhos
Título: Projeto de reestruturação do portal da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos na Internet
Orientador: Rogério Lazanha

Curso técnico/profissionalizante em Processamento de Dados

1997 - 1999

Colégio Técnico Industrial Prof. Isaac Portal Roldán - UNESP/Bauru

Formação complementar

2024 - 2024

GIS for Climate Action. (Carga horária: 18h). , Environmental Systems Research Institute, ESRI, Estados Unidos.

2021 - 2021

Principles for a Global Protocol for Community Scale GHG Inventory. (Carga horária: 12h). , ICLEI - Local Governments for Sustainability, ICLEI, Alemanha.

2020 - 2021

Zertifikat Deutschtest für Zuwanderer (B1). (Carga horária: 450h). , telc gGmbH, TELC GGMBH, Alemanha.

2020 - 2020

Angular JS. (Carga horária: 3h). , Udemy, UDEMY, Estados Unidos.

2019 - 2019

Curso de SEO Completo - Do básico ao avançado. (Carga horária: 5h). , Udemy, UDEMY, Estados Unidos.

2019 - 2019

Python para Data Science e Machine Learning. (Carga horária: 18h). , Udemy, UDEMY, Estados Unidos.

2018 - 2018

Capacitação para Mediadores Online de Projeto Integrador. (Carga horária: 10h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.

2018 - 2018

Java Essencial para Desenvolvimento Android. (Carga horária: 3h). , Udemy, UDEMY, Estados Unidos.

2018 - 2018

Recursos do Moodle. (Carga horária: 10h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação para Mediadores Online. (Carga horária: 10h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.

2017 - 2017

Recursos do Moodle. (Carga horária: 20h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.

2017 - 2017

Programa de Formação Docente para EAD. (Carga horária: 60h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.

2016 - 2017

Concentrated Solar Power Fundamentals for the General Public. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2016 - 2016

Projetos de Gestão de Processos de Negócio. (Carga horária: 10h). , Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação, IGTI, Brasil.

2015 - 2016

Governança em Tecnologia da Informação. (Carga horária: 10h). , Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação, IGTI, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Formação em Energia Heliotérmica. (Carga horária: 16h). , Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos - USP/Pirassununga, FZEA/USP, Brasil.

2015 - 2015

Modelagem e simulação de sistemas CSP com a ferramenta SAM. (Carga horária: 8h). , Biossistec, BIOSSISTEC, Brasil.

2015 - 2015

Licenciamento Ambiental no Estado de São Paulo. (Carga horária: 24h). , Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, FEPAF, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Introdução às páginas dinâmicas com PHP e MySQL. (Carga horária: 30h). , Instituto de Matemática e Estatística - Universidade de São Paulo, IME/USP, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Programação distribuída com Java. (Carga horária: 20h). , Instituto de Matemática e Estatística - Universidade de São Paulo, IME/USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Tecnologia da Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Gerenciamento de Projetos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Administração de Empresas.

Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Infraestrutura Sustentável.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Gestão de Banco de Dados.

Organização de eventos

LAMPKOWSKI, M. . Special Session on Advances in Sustainable Economics and Technology. 2023. (Congresso).

LAMPKOWSKI, M. . XIV Congresso Iteano de Iniciação Científica. 2017. (Congresso).

LAMPKOWSKI, M. . XIII Congresso Iteano de Iniciação Científica. 2016. (Congresso).

LAMPKOWSKI, M. . III Workshop de Computação ITE. 2016. .

LAMPKOWSKI, M. . VI Congresso Iteano de Iniciação Científica. 2009. (Congresso).

Participação em eventos

2. Workshop de Treinamento para a Maratona de Programação.2. Workshop de Treinamento para a Maratona de Programação. 2018. (Oficina).

AGRENER 2015 - 10º Congresso sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural. Análise estrutural de heliostatos composto por tiras de espelhos curvados e faceta de espelho única utilizando o Método dos Elementos Finitos (FEM). 2015. (Congresso).

i-NoPa Final Workshop: Perspectives of Concentrated Solar Power in Brazil.Modeling, simulation and optimization of heliostat fields using different software. 2015. (Encontro).

Inteligência Geográfica em Ação: O Poder da Geografia das Coisas. 2015. (Seminário).

Inteligência geográfico e Business Intelligence: convergência e novas soluções. 2015. (Seminário).

Sensoriamento Remoto para Desastres. 2015. (Seminário).

Dia da Indústria Alemã de Energia Solar Heliotérmica. 2014. (Encontro).

III Jornada Científica e Tecnológica (JORNACITEC).Adoção e implementação de inovações tecnológicas pelos portos brasileiros. 2014. (Encontro).

International Solar Energy Society - Sustainable technology integration towards 100% renewable energy: case studies. 2014. (Seminário).

XI Congresso Iteano de Iniciação Científica. Aplicação de ferramentas e recursos da Internet como forma de apoio à prestação de serviços no ramo de viagens e excursões: relato de experiência. 2014. (Congresso).

XXI SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção.Controle de qualidade no processo de adoção de inovação e tecnologias em empresas sucroenergéticas do centro-oeste do estado de São Paulo. 2014. (Simpósio).

VIII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza. Satisfação dos usuários de sistemas ERP: um estudo de caso na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ? ECT. 2013. (Congresso).

VIII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza. Considerações sobre a Tecnologia da Informação Verde (TI Verde): cenário, panorama jurídico e normativo. 2013. (Congresso).

VII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza.Gerenciamento Ambiental e Ecoefiência no Processo de Adoção de Inovação em Empresas Sucroenergéticas do Centro-Oeste do Estado de São Paulo. 2012. (Encontro).

VII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza.Business Intelligence Aplicado a Cooperativas de Crédito para Análises Contábeis. 2012. (Encontro).

XV SEMEAD - Seminários em Administração.Os jogos de empresas e sua influência na formação dos bacharéis em Administração. 2012. (Seminário).

1º Seminário de Comércio Eletrônico do Centro-Oeste Paulista. 2010. (Seminário).

VII Congresso Iteano de Iniciação Científica. O Impacto da Implantação de um Sistema de Informação para Controle de Dispensário de Medicamentos e Atendimentos na Unidade Básica de Saúde de Itatinga. 2010. (Congresso).

IV Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza.O impacto da adoção e incorporação do comércio eletrônico nas empresas de Bauru ? SP. 2009. (Encontro).

V ETIC - Encontro de Iniciação Científica.Internet: Um estudo sobre o comportamento de dependência psicológica em estudantes universitários. 2009. (Encontro).

V ETIC - Encontro de Iniciação Científica.Customer Relationship Management - CRM: Sua eficácia nos processos de tomada de decisões empresariais. 2009. (Encontro).

VI Congresso Iteano de Iniciação Científica. Gestão ambiental e vantagem competitiva: um estudo de caso na organização Lunelli Têxtil. 2009. (Congresso).

XI SEMEAD ? Seminários em Administração.Fatores que influenciam a adoção de serviços via Internet: uma pesquisa descritiva no setor de serviços de proteção ao crédito. 2008. (Seminário).

III Congresso Iteano de Iniciação Científica. Customer Relationship Management ? CRM: Considerações para as pequenas e médias empresas. 2006. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Lilian Gonçalves da Silva

BONACHELA, F. S.; MOURA, M. G.;LAMPKOWSKI, M.. Logística Internacional: a deficiência na infraestrutura brasileira. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e Negócios Internacionais) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Rafael Augusto Sotero

BONACHELA, F. S.; MOURA, M. G.;LAMPKOWSKI, M.. Drawback: Redução de custos para a exportação no mercado industrial. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e Negócios Internacionais) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Rafael Guilherme Schiavon dos Santos

BONACHELA, F. S.; MOURA, M. G.;LAMPKOWSKI, M.. Carga Tributária Brasileira. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e Negócios Internacionais) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Jéssica Argentino Cimó

BONACHELA, F. S.; MOURA, M. G.;LAMPKOWSKI, M.. Atuação de trade and project finance na logística de transporte internacional. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e Negócios Internacionais) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: YUKIE KAMEOKA ITO BATISTA

BONACHELA, F. S.; MOURA, M. G.;LAMPKOWSKI, M.. A influência do comércio exterior nas pequenas e médias empresas brasileiras. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e Negócios Internacionais) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Fernando Henrique Barbosa de Carvalho

BONACHELA, F. S.; MOURA, M. G.;LAMPKOWSKI, M.. O comércio internacional brasileiro e as exportações de produtos alimentícios. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e Negócios Internacionais) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Priscila dos Reis Mazeto

BONACHELA, F. S.; MOURA, M. G.;LAMPKOWSKI, M.. O dumping, o antidumping e seu impacto no comércio internacional brasileiro. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e Negócios Internacionais) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: MARIANA GUSMAN

LAMPKOWSKI, M.; CONTADOR JUNIOR, O.; CASTRO, S. A.. A Tecnologia da Informação e sua influência na tomada de decisões em ambientes organizacionais: um estudo de caso em uma empresa do setor imobiliário. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inteligência de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Fabriella Nunes

LAMPKOWSKI, M.. A guerra Fiscal dos Portos nos Processos de Importação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e Negócios Internacionais) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Tiago Nascibem Galazini

BONACHELA, F. S.; MOURA, M. G.;LAMPKOWSKI, M.. Pesquisa sobre a confiança e o medo dos brasileiros de diferentes faixas etárias em relação à ameaça da volta da inflação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e Negócios Internacionais) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Wagner de Oliveira Marques

BONACHELA, F. S.; MOURA, M. G.;LAMPKOWSKI, M.. A gestão não profissional nas entidades sindicais patronais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e Negócios Internacionais) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Raquel Martinez Biancardi

CARRIJO, J. R. S.; PISTORI, D. S. S.;LAMPKOWSKI, M.. Excelência em Gestão Empresarial: Empresa de Classe Mundial. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e Negócios Internacionais) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Lafaiete Aguiar Neves Junior

BONACHELA, F. S.; MOURA, M. G.;LAMPKOWSKI, M.. Crescimento da logística reversa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e Negócios Internacionais) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Simone Oliveira da Silva

BONACHELA, F. S.; MOURA, M. G.;LAMPKOWSKI, M.. Mapeamento de Processos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e Negócios Internacionais) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Anderson de Oliveira Silva

LAMPKOWSKI, M.; CONTADOR JUNIOR, O.; OLIVEIRA, W.. Estudo sobre os impactos de uma solução Business Intelligence em uma cooperativa de serviços médicos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inteligência de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Edson Fernando Pederro

CONTADOR JUNIOR, O.;LAMPKOWSKI, M.; OLIVEIRA, W.. A TI e o BI aplicada em empresas de pequeno porte: fábrica de EPIs de Bocaína. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inteligência de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Frederico Cezar Capoletti Curi

ALMEIDA, D. F. E.;LAMPKOWSKI, M.; ALMEIDA, V. S. F. E.. Aspectos operacionais da logística de fornecimento intercontinental. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e Negócios Internacionais) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: GUILHERME ANJOLIN PEREIRA DE SOUZA

ALMEIDA, D. F. E.;LAMPKOWSKI, M.; ALMEIDA, V. S. F. E.. A internacionalização da marca como vantagem competitiva. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e Negócios Internacionais) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Marcos Antônio de Aguiar Junior

BUSCARIOLLO, P. H.;LAMPKOWSKI, M.; OLIVEIRA, W.. Business Intelligence aplicado a cooperativas de crédito para análises contábeis. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inteligência de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Bruno Andrade da Silva

BUSCARIOLLO, P. H.;LAMPKOWSKI, M.; OLIVEIRA, W.. Conceitos de Web Analytics e apresentação de métricas para análise de utilização de sites. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inteligência de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Wellington Sampaio Brandão

PAVANELLI, C. A.; BUSCARIOLLO, P. H.;LAMPKOWSKI, M.. Sistema TAO - Talentos e Oportunidades. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inteligência de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: MURILO KELER BERNARDES

PIMENTEL, A. C. M.;LAMPKOWSKI, M.. Gestão estratégica alinhamento da Tecnologia da Informação com os objetivos organizacionais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Carlos Quadrado; Erikson Ribeiro; Leandro Bernardo e outros

LAMPKOWSKI, M.; AMOR, T. J. N.; SANGALETTI, A. P.. Evento Musical Beneficente em prol a Agência Educacional para Crianças e Adolescentes. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos PMI) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

Aluno: Anderson Ferreira; Ednei Dalberto; Henrique Oliveira; outros

LAMPKOWSKI, M.; AMOR, T. J. N.; SANGALETTI, A. P.. TI Verde - Práticas de sustentabilidade na tecnologia da informação. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos PMI) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

Aluno: Fabricio Rondon; Fernando Sousa Faria; Odilon Milani Junior

LAMPKOWSKI, M.; AMOR, T. J. N.; SANGALETTI, A. P.. Implantação de um Datacenter. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos PMI) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

Aluno: José C Albertin; Welington Jesus; Thiago Cerqueira; L

LAMPKOWSKI, M.; AMOR, T. J. N.; SANGALETTI, A. P.. Klein. Organização e automação de estacionamento - Barueri Shopping. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos PMI) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

Aluno: Luiz Adriano Massetto

LAMPKOWSKI, M.; LUCHINI, J. R.; CASTRO, S. A.. Protótipo de aplicativo para monitoramento e gestão de entregas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Beatriz de Biaze da Silva; Felipe Mori

LAMPKOWSKI, M.; RIBEIRO, G. C.; CASTRO, S. A.. Tecnologia e incentivo ao estudo: como a tecnologia pode ser uma aliada da educação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Murilo de Sousa; Diego Fernando Longo

LAMPKOWSKI, M.; LUCHINI, J. R.; CASTRO, S. A.. Gestão de Projetos: uma investigação sobre as metodologias, boas práticas e frameworks utilizados pelas empresas de desenvolvimento de software. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Diego Aparecido Elias

LAMPKOWSKI, M.; OLIVEIRA, W.; MONTENEGRO FILHO, E. B.. Sistema web para gestão agrícola: automação e monitoramento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas para Internet) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Leonardo Keber Segantin de Carvalho; Hudson Felipe Saraiva

LAMPKOWSKI, M.; OLIVEIRA, W.; RIBEIRO, G. C.. Sistema para gerenciamento de vendas de sorveteria. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas para Internet) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Thiago Salles Ferrazoli

LAMPKOWSKI, M.; RIBEIRO, G. C.; SORMANI JUNIOR, C.. Plataforma de planejamento de festas e localização de fornecedores de produtos para festas e eventos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas para Internet) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Israel Bruno de Oliveira; Taísa Teixeira

OLIVEIRA, W.;LAMPKOWSKI, M.; RIBEIRO, G. C.. Sistema de agendamento de salão de estética. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas para Internet) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Igor Roberto Soares; Maressa Brondi Ribeiro

LAMPKOWSKI, M.; RIBEIRO, P. B.; OLIVEIRA, V. H. B.. A importância dos requisitos não funcionais na experiência do usuáro com o sistema: foco na usabilidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Aylon Muramatsu; Fábio Augusto Bento

OLIVEIRA, V. H. B.; RIBEIRO, P. B.;LAMPKOWSKI, M.. Uso dos jogos digitais na integração social e aprendizado de crianças com deficiência intelectual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Caio Augusto Minetto Ferragut

COSTA, K. A. P.;LAMPKOWSKI, M.; OLIVEIRA, V. H. B.. Comparativo de desempenho utilizando software IPERF3 entre IPV4 e IPV6 em rede local. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Gabriela Soares de Oliveira

TEIXEIRA, V. S.; OLIVEIRA, W.;LAMPKOWSKI, M.. Plataforma de ensino para auxiliar crianças com deficit de atenção. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas para Internet) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Abel Jesus da Silva; Rodrigo Siqueira

LAMPKOWSKI, M.; CASTRO, S. A.; SORMANI JUNIOR, C.. Software Diga-me - Apresentação e aplicação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Renato Shinohara; Tiago Alvaredo

MARCHI, M. C.; CASTRO, S. A.;LAMPKOWSKI, M.. Elaboração de um protótipo para sistema de venda com enfoque em rastreamento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Giulia Savignato; Luciana Pestana

LAMPKOWSKI, M.; CASTRO, S. A.; RIBEIRO, G. C.. O Viajante - Aplicativo para custear transporte rodoviário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: José Ricardo Dangió Filho; Deivede Neves da Silva

MARCHI, M. C.; CASTRO, S. A.;LAMPKOWSKI, M.. Implantação de um sistemas de inventário online para gerenciamento de software. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Marcelo Fernandes; Nayuan de Vitto

LAMPKOWSKI, M.; RIBEIRO, G. C.; CASTRO, S. A.. Desenvolvimento de protótipo de aplicativo com foco na inclusão social de pessoas com necessidades especiais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Jorge Gabriel Buchiani; Thiago Ferraz

LAMPKOWSKI, M.; OLIVEIRA, W.; SORMANI JUNIOR, C.. Ponto de Atendimento para bares e restaurantes - PDV para produtos alimentícios. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas para Internet) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Vinicius William Polli

OLIVEIRA, W.;LAMPKOWSKI, M.; RIBEIRO, G. C.. Sistema de vendas e gerenciamento de lanches. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas para Internet) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Vinicius Trindade Diz; Adriel Estevam Lima

LAMPKOWSKI, M.; OLIVEIRA, W.; SORMANI JUNIOR, C.. Agenda Jahu - Portal de eventos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas para Internet) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Marcelo Fernando Guerreiro; André João da Silva

LAMPKOWSKI, M.; CASTRO, S. A.; SORMANI JUNIOR, C.. Taconfirmado.com.br - Sistema de gerenciamento de reservas para eventos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Adalton Kameyuki Naka

LAMPKOWSKI, M.; GONCALVES, G. I.; LOPES, A. M. Z.. Plano de negócios: estamparia de metais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Kerolyn Cortez

LAMPKOWSKI, M.; MUSSIO, S. C.; FERNANDES FILHO, E.. Plano de negócios: salão de festas Decorando Sonhos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Antonio Aparecido Rossi

LAMPKOWSKI, M.; VALIDORIO, V. C.; BERTOLUCI, E. A.. Empreendedorismo: questões de vida ou morte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Daniele Adelita de Toledo Silva

LAMPKOWSKI, M.; VALIDORIO, V. C.; BERTOLUCI, E. A.. Marketing e propaganda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Caio Afonso de Souza

OLIVEIRA, W.;LAMPKOWSKI, M.; RIBEIRO, G. C.. Aplicativo para gestão de pequenas empresas prestadoras de serviços. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Augusto Bertone Figueiredo

MORENO, P. S. R.; TERRABUIO JUNIOR, D. J.;LAMPKOWSKI, M.. Multimodalidade logística no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Vitor Donida

LAMPKOWSKI, M.; TERRABUIO JUNIOR, D. J.; ISMANHOTO, W.. Um estudo sobre as startups com modelo de negócio baseado em economia compartilhada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Rafael Rossini Saab

LIMA, N. F.; FURCHI, S. A. L.;LAMPKOWSKI, M.. Estudo de viabilidade econômica de sistema fotovoltaico para indústria. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Rafael Bonini Travagli

COSTA, K. A. P.; OLIVEIRA, K. R.;LAMPKOWSKI, M.. Sistema de detecção de intrusão SNORT: análise evolutiva em redes de computadores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Taynara Jacon Nakashima

LAMPKOWSKI, M.; OLIVEIRA, K. R.; MARTINS, H. P.. A importância dos testes de software no desenvolvimento de projetos de aplicações Web. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Horácio Dias Baptista Neto

OLIVEIRA, K. R.; MARTINS, H. P.;LAMPKOWSKI, M.. Ensaio sobre aplicação JIT usando Python e Pypy. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Fernando Stefanutto; Lucas dos Santos

TEIXEIRA, V. S.;LAMPKOWSKI, M.; SORMANI JUNIOR, C.. SAN - Sistema Automatizado de Notícias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas para Internet) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: Flavia Barbosa Ribeiro; Tiago Almeida

OLIVEIRA, W.;LAMPKOWSKI, M.; MARCHI, M. C.. Sistema para controle de vendas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas para Internet) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Aluno: OCTAVIO QUINTANILHA BERTOLUCCI

LAMPKOWSKI, M.; MARTINS, H. P.; OLIVEIRA, V. H. B.. Os benefícios da utilização de agentes de software crawlers. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Gabriel Gusmão Prata; André Felipe Azevedo

LAMPKOWSKI, M.; MARTINS, H. P.; OLIVEIRA, V. H. B.. Estudo de caso sobre a atuação das áreas de vendas e marketing em uma empresa de pequeno porte que comercializa sistemas de informação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: FLAVIO INACIO DOS SANTOS

MARTINS, H. P.;LAMPKOWSKI, M.; OLIVEIRA, V. H. B.. Business Intelligence como apoio às decisões do ramo de serviços financeiros. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Isabela Acosta; Mariana Magalhães; Nathalia Acosta

LAMPKOWSKI, M.; VILELA, L. C.; LORENZETTI, C. A.. Cultura organizacional: conectando-se à geração Y. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Gennari & Peartree.

Aluno: César Neto; Matheus Bertolucci; Murilo Alborghetti; outros

ALMEIDA JUNIOR, A. S.; FRANCISCO, S. L.;LAMPKOWSKI, M.. Otimização de estoque: estudo de caso do almoxarifado de embalagens de um frigorífico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Gennari & Peartree.

Aluno: André Ciaca; Lucas Brandt; Pirscila Basso Querino

ALMEIDA JUNIOR, A. S.; FRANCISCO, S. L.;LAMPKOWSKI, M.. Otimização de estoque: estudo de caso no comércio varejista. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Gennari & Peartree.

Aluno: Giovana Kinocita Rossi

LIMA, N. F.; FURCHI, S. A. L.;LAMPKOWSKI, M.. O impacto da operação Lava Jato nas demonstrações financeiras da Petrobras S.A.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Glauco Rodrigo Rossi

FURCHI, S. A. L.; LIMA, N. F.;LAMPKOWSKI, M.. TRs - Terras Raras: um elemento estratégico na economia do Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: MAYARA DE FREITAS COLEONE

LAMPKOWSKI, M.; FODRA, M.; SOUZA, F. J.. Em busca da satisfação e fidelização do cliente através do desenvolvimento e implantação do marketing on-line: um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Daniel Candeias

LAMPKOWSKI, M.; FODRA, M.; PEREIRA, R. X.. Comércio eletrônico e empreendedorismo na Internet. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Gabriel Pilastri Azevedo

LAMPKOWSKI, M.; FODRA, M.; PEREIRA, R. X.. Disponibilidade para abertura de um negócio de serviço a domicílio na área massoterapêutica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Tatiana Santos Brandão

LAMPKOWSKI, M.; SOUZA, F. J.; CARDOSO, D. C.. Estratégias organizacionais para o gerenciamento do relacionamento com o cliente: um estudo de multicasos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Bruno Gonçalves Moreira

PAVELOSKI, E. M.;LAMPKOWSKI, M.; SANTOS, P. S. A.. Gestão do marketing esportivo em clubes de futebol no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Arildo dos Reis Neto

FODRA, M.;LAMPKOWSKI, M.; SOARES, P. R.. Estudo de implantação de análise de tipos de financiamento para veículos pesados de uma empresa de transporte de carga. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Lys Marcela Ribeiro da Silva

FODRA, M.;LAMPKOWSKI, M.; SOARES, P. R.. Modalidades de financiamento disponíveis para aquisição de autos: crédito direto ao consumidor, leasing e consórcio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Josiana Belvel Fernandes Lastória

FODRA, M.;LAMPKOWSKI, M.; SOARES, P. R.. Avaliação de viabilidade econômica de uma empresa de produção de marketing. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Victor Costa Martins

LAMPKOWSKI, M.; ZAMBELO, E. A.; INOUE, E. S. Y.. Profissionalização de empresa familiar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Naraiane Leni Pereira

PISTORI, D. S. S.; SOUZA, F. J.;LAMPKOWSKI, M.. Uso de redes sociais para fins pessoais no ambiente de trabalho: uma pesquisa de opinião. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: José Eduardo Borante Galli

FODRA, M.;LAMPKOWSKI, M.; SANTOS, M. A.. Uma análise da crise financeira mundial de 2008 e suas repercussões. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Júlio César Roversi de Oliveira

FODRA, M.;LAMPKOWSKI, M.; INOUE, E. S. Y.. Cultivo do maracujá: rentabilidade e custos de produção. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Débora Camila Ambrósio

FODRA, M.;LAMPKOWSKI, M.; INOUE, E. S. Y.. Governança corporativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Fernando Aurélio Oliveira de Souza

ALMEIDA, V. S. F. E.; ALMEIDA, D. F. E.;LAMPKOWSKI, M.. A empresa familiar e a importância do planejamento familiar e sucessório. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: ALENCAR DAMASCENO E SOUZA

ALMEIDA, V. S. F. E.; ALMEIDA, D. F. E.;LAMPKOWSKI, M.. O trustee e o administrador da S/A.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Hudson Lages Moreira de Souza

FODRA, M.;LAMPKOWSKI, M.; SANTOS, M. A.. Análise do custo médio ponderado capital da empresa Petrobras S/A no período de 2008 a 2009. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: EVERTON L

MIOLA, R. F.; MACIEL SOBRINHO, J. G.;LAMPKOWSKI, M.. Pavanello; Fernando H. Cardoso; Débora Pultrini.A importância da gestão do conhecimento na organização de estoque: estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Gennari & Peartree.

Aluno: Tamires da Rosa Lima Sinoki

LAMPKOWSKI, M.; SOUZA, F. J.; INOUE, E. S. Y.. Inadimplência: um estudo de caso em uma empresa de comércio de instrumentos musicais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Victor Costa Martins

LAMPKOWSKI, M.; INOUE, E. S. Y.; LUCHES, D.. Empreendedorismo: uma visão sobre a importância do seu estudo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Daniele M

ALMEIDA, V. S. F. E.; ALMEIDA, D. F. E.;LAMPKOWSKI, M.. Souza Acialdi.Responsabilidade do administrador dentro da Sociedade Limitada. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: LUCIANA DE SOUZA VIEIRA

ALMEIDA, V. S. F. E.; ALMEIDA, D. F. E.;LAMPKOWSKI, M.. Gestão de contratos: validade jurídica de contrato de crédito bancário - requisitos formais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Fernanda Tayller Schuckar Domingos

LAMPKOWSKI, M.; FODRA, M.; SOUZA, F. J.. Estratégia do valor agregado: a importância da qualidade dos serviços como diferencial competitivo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Caio Henrique Pereira

LAMPKOWSKI, M.; FODRA, M.; NEVES, C. A. A.. Estudo sobre possíveis fatores causadores de turnover em uma grande empresa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Ana Silvia Ramos Vidrih

LAMPKOWSKI, M.. Estudo de caso do relacionamento com o cliente do ponto de vista de uma pequena empresa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: YURI PAINI

LAMPKOWSKI, M.; FODRA, M.; NEVES, C. A. A.. Reengenharia é possível em micro e pequenas empresas?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: VALDIR RODRIGUES DE LARA

LAMPKOWSKI, M.; FODRA, M.; NEVES, C. A. A.. O processo de sucessão em empresas familiares: um estudo de multicasos na cidade de Bauru-SP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Suzana da Silva Bertelli

LAMPKOWSKI, M.; FODRA, M.; INOUE, E. S. Y.. Planejamento estratégico: um estudo de caso na empresa Kazzo Confecções Ltda. / Macatuba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Lucas Reina

LAMPKOWSKI, M.; FODRA, M.; NEVES, C. A. A.. Profissionalização de empresas familiares: um estudo de caso na empresa Nutri Saúde. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Lilian da Silva Guimarães Sabbag

LAMPKOWSKI, M.; SOUZA, F. J.; PASSIANOTO, P. R.. Gestão da qualidade para micro e pequenas empresas: estudo de caso da empresa C. C. Passionoto Sondagens e Manutenções. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Juliano Corrêa Borges

LAMPKOWSKI, M.; FODRA, M.; INOUE, E. S. Y.. Os impactos de uma ferramenta CRM nas organizações. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Luiz Fernando Gasparotto

LAMPKOWSKI, M.; FODRA, M.; INOUE, E. S. Y.. A evolução histórica da relação entre empresas e a sociedade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Mariana Joanoni Stevanato

LAMPKOWSKI, M.; NEVES, C. A. A.; INOUE, E. S. Y.. A ferramenta PDCA aplicada na gestão de processos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Thayane Beti Casemiro Ximenes

ZAMBELO, E. A.;LAMPKOWSKI, M.; PEREIRA, M. A.. Marketing de Serviços: um estudo de caso em uma empresa de comércio e manutenção de equipamentos industriais na cidade de Lençóis Paulista. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: ERICA SANTOS RIBEIRO

LAMPKOWSKI, M.; PISTORI, D. S. S.; ZAMBELO, E. A.. A importância da motivação das equipes para o sistema organizacional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Michele Cristina dos Santos

LAMPKOWSKI, M.; FERNANDES, J. C.; MARTINS, H. P.. Business intelligence como ferramenta de apoio a tomada de decisão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Bianca Maria Custodio Orefice

LAMPKOWSKI, M.; FERNANDES, J. C.; ZAMBELO, E. A.. O valor das inicitivas das organizações no sentido de minimizar o estresse no trabalho. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Rodrigo Andries G

LAMPKOWSKI, M.; FODRA, M.; ALMEIDA, D. F. E.. Oliveira.Estratégias de prospecção de clientes para a empresa Contato Representações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Rafael de Feitas Zampese

GORDONO, F. S.;LAMPKOWSKI, M.. Marketing de relacionamento: sustentabilidade como forma de relacionamento com stakeholders. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: SHÁDYA SAADEH

LAMPKOWSKI, M.; SOARES, P. R.; NEVES, C. A. A.. O impacto da inexistência de um trabalho de marketing nas organizações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Denise Gelli Arantes

LAMPKOWSKI, M.; PAVELOSKI, E. M.; MARTA, T. N.. O impacto da tecnologia em instituições de ensino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Edison Bianzeno

LAMPKOWSKI, M.; SOARES, P. R.; FODRA, M.. Estudo de viabilididade da aplicação do endomarketing em micro empresa de prestação de serviço automotivo de linha pesada. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Helen Fernanda de Oliveira

PISTORI, D. S. S.;LAMPKOWSKI, M.; ZANELATO, L. S.. O sentido do trabalho sob a óptica do empregado e do gestor de uma empresa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Barbara Tiemy Tiba

FODRA, M.;LAMPKOWSKI, M.; SOARES, P. R.. Utilização do fluxo de caixa projetado como instrumento de gestão empresarial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Eloisa Julio

FODRA, M.;LAMPKOWSKI, M.; SOARES, P. R.. Análise de fontes de investimentos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Igor Llobet Roseta

ZAMBELO, E. A.; FODRA, M.;LAMPKOWSKI, M.. Qualidade na prestação de serviços: um estudo de caso de uma prestadora de serviços no mercado de lavanderia da cidade de Bauru. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Milena Fernanda Conti

BRUMATTI, V. P.;LAMPKOWSKI, M.; SANTOS, E. C.. A utilização de técnicas da redação publicitária no interior do Estado de São Paulo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Gabriel Capaldi Barbosa

CARRIJO, J. R. S.;LAMPKOWSKI, M.; SOUZA, F. J.. Marketing Digital: Como a Web interfere e qual a importância nas organizações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Paulo Ricardo Tavares

PISTORI, D. S. S.;LAMPKOWSKI, M.; FERNANDES, J. C.. Análise dos índices de engajamento na empresa Pinheiro Machado Ltda: um estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Henrique Kami Mura Inácio

SOARES, P. R.;LAMPKOWSKI, M.; FERNANDES, J. C.. Como um bom atendimento ao cliente pode beneficiar e servir de estratégia para a A.L.N. Comércio de Tintas Ltda. ME na atualidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Gabrielle Kian

FERNANDES, J. C.;LAMPKOWSKI, M.; SOARES, P. R.. As vantagens do merchandising para uma loja de vestuário do interior paulista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Edson Alves dos Santos

FODRA, M.; FERNANDES, J. C.;LAMPKOWSKI, M.. Orçamento pessoal: proposta de elaboração de software para controle financeiro pessoal e familiar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Allan Rodrigues Jordão

FERNANDES, J. C.;LAMPKOWSKI, M.; SOUZA, B. F.. Pesquisa de satisfação do cliente em uma empresa de pequeno porte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Felipe Luis Guerrise Vieira Sanches

LAMPKOWSKI, M.; ISMANHOTO, W.. Engenharia de produção e os sistemas MRP e JIT. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências econômicas) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Mauro Leite de Toledo Filho

LAMPKOWSKI, M.; BERTONHA JUNIOR, L.. E-Commerce no Brasil, o impacto e a influências no PIB. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências econômicas) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Renato Fumis Carriel

LAMPKOWSKI, M.; ISMANHOTO, W.. O princípio e a aplicação das incubadoras e parques tecnológicos: um caminho para o desenvolvimento econômico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências econômicas) - Instituição Toledo de Ensino.

Orientou

Anderson Ferreira Fernandes

Análise da ergonomia de soluções de Business Intelligence (BI) disponíveis no mercado; Início: 2016; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inteligência de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; (Orientador);

Rogério Monteiro dos Santos

Implantação de Business Intelligence (BI) em estabelecimento comercial na área de gastronomia; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inteligência de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; (Orientador);

Patricia Jaqueline de Oliveira

Gestão por Indicadores; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inteligência de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; (Orientador);

Éder de Túlio Gibim

E-commerce nos negócios; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inteligência de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; (Orientador);

Joaquim Victor Aparecido Felizi

As piores práticas em Business Intelligence; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inteligência de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; (Orientador);

Natália Garcia

Desenvolvimento de uma base multidimensional com o Microsoft Analysis Services; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inteligência de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; (Orientador);

Ricardo Covolan

O impacto de um sistema de informação na gestão financeira de micro e pequenas empresas: um estudo de caso no ramo de salões de beleza; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e Negócios Internacionais) - Centro Universitário Sagrado Coração; (Orientador);

André Luiz Santoro

Business Intelligence aplicado à análise de vendas de uma loja de materiais de construção; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inteligência de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; (Orientador);

Gabriel Zago

Registrador de pessoas baseado em biometria e Raspberry Pi; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; (Orientador);

Pablo Spinardi Calistro

Estágio Supervisionado - Eureka! Eventos; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituição Toledo de Ensino; (Orientador);

Leandro Willian Pires

Estágio Supervisionado - LW PIRES TREINAMENTOS-ME; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituição Toledo de Ensino; (Orientador);

MARIANA GUSMAN

A Tecnologia da Informação e sua influência na tomada de decisões em ambientes organizacionais: um estudo de caso em uma empresa do setor imobiliário; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inteligência de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Silvia Helena Ribeiro Sgavioli

Conhecimentos e habilidades do gestor de projetos: estudo comparativo entre as exigências dos mercados nacional e internacional; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e Negócios Internacionais) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Guilherme Rafael Gozzo; Gustavo Henrique da Silva

Estudo sobre o atendimento aos usuários de Tecnologia da Informação (TI) em uma corretora de Seguros; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Anderson de Oliveira Silva

Estudo sobre os impactos de uma solução de Business Intelligence em uma cooperativa de serviços médicos; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inteligência de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Adriana Erica Venturini; Fabio Henrique Galdino Delicio

Desenvolvimento de sistema piloto para padronização de documentos eletrônicos na Prefeitura Municipal de Bauru; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

José Henrique Silva

Integração de sistemas de informação: a importância das integrações e como realizá-las com interoperabilidade de forma a produzirem e consumirem informações reutilizáveis; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - Faculdade Gennari & Peartree; Orientador: Marcelo Lampkowski;

José Guilherme Picolli

Viabilidade da utilização de thin clients como forma de otimizar recursos computacionais: estudo qualitativo em uma empresa do ramo sucroenergético; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - Faculdade Gennari & Peartree; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Sender Rodrigues dos Santos

Bastidores da cloud computing (computadores na nuvem): como funciona, sua infra-estrutura e a segurança para manter os arquivos; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Eduardo Alécio Cassoni; Marcos Barbosa Paes

Aplicação da TI Verde e GED como forma de diminuição do impacto ambiental e financeiro; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Gabriella Alves Bueno; Maria Carolina Quartaroli

Fatores que dificultam a implantação de soluções de Business Intelligence; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Camila Borgato

Análise e implantação de workflow nos processos de uma empresa do ramo de certificação de orgânicos; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Marcos Andrade; Alexandre Higo

Gerenciamento dos resíduos de tecnologia da informação: proposta de modelo para descarte de microcomputadores em órgãos públicos federais; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Andiara Mari Parada

Desindustrialização: um estudo de caso na empresa Dublauto Indústria de Componentes para Calçados; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e Negócios Internacionais) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Raquel Garcia Albano

Utilização Do Ms Excel Em Business Intelligence; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inteligência de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Janaina Capra

A Importância Do Planejamento Estratégico Para Adoção De Soluções De Business Intelligence Em Micro E Pequenas Empresas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inteligência de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Fabricio Rondon; Fernando Sousa Faria; Odilon Milani Junior

Implantação de um Datacenter; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos PMI) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Anderson Ferreira; Ednei Dalberto; Henrique Oliveira; outros

TI Verde - Práticas de sustentabilidade na tecnologia da informação; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos PMI) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Carlos Quadrado; Erikson Ribeiro; Leandro Bernardo e outros

Evento Musical Beneficente em prol a Agência Educacional para Crianças e Adolescentes; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos PMI) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; Orientador: Marcelo Lampkowski;

José C

Albertin; Welington F; Jesus; Thiago S; ; Luis Klein; Automação de Estacionamento; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos PMI) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Luiz Adriano Massetto

Protótipo de aplicativo para monitoramento e gestão de entregas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Beatriz de Biaze da Silva; Felipe Mori

Tecnologia e incentivo ao estudo: como a tecnologia pode ser uma aliada da educação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Murilo de Sousa; Diego Fernando Longo

Gestão de Projetos: uma investigação sobre as metodologias, boas práticas e frameworks utilizados pelas empresas de desenvolvimento de software; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Diego Aparecido Elias

Sistema web para gestão agrícola: automação e monitoramento; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas para Internet) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Leonardo Keber Segantin de Carvalho; Hudson Felipe Saraiva

Sistema para gerenciamento de vendas de sorveteria; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas para Internet) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Thiago Salles Ferrazoli

Plataforma de planejamento de festas e localização de fornecedores de produtos para festas e eventos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas para Internet) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Bianca Damásio de Souza

Estágio supervisionado - Faculdade de Medicina de Botucatu FMB/Unesp; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Isabelle Sasso Gonçalves

Estágio supervisionado - Centro de Integração Empresa-Escola CIEE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Rafael de Moura Machado

Estágio supervisionado - Salão Sempre Elegante; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Leonardo Piovesan Denadai

Estágio supervisionado - Eucatex; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Débora Gouveia Mizuki

A telecomunicação e a sua contribuição no desenvolvimento do Brasil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Daniel Rissato Cruz

Lixo eletrônico: um estudo sobre a consciência do cidadão em relação aos seus impactos no meio ambiente e na saúde; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Igor Roberto Soares; Maressa Brondi Ribeiro

A importância dos requisitos não funcionais na experiência do usuário com o sistema: foco na usabilidade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Daniel Di Giovanni Gouvea

Estágio Supervisionado - WQS do Brasil Ltda; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Abel Jesus da Silva; Rodrigo Siqueira

Software Diga-me - Apresentação e aplicação; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Giulia Savignato; Luciana Pestana

O Viajante - Aplicativo para custear transporte rodoviário; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Marcelo Fernades; Nayuan de Vitto

Desenvolvimento de protótipo de aplicativo com foco na inclusão social de pessoas com necessidades especiais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Jorge Gabriel Buchiani; Thiago Ferraz

Ponto de Atendimento para bares e restaurantes - PDV para produtos alimentícios; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas para Internet) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Vinicius Trindade Diz; Adriel Estevam Lima

Agenda Jahu - Portal de eventos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas para Internet) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Marcelo Fernando Guerreiro; André João da Silva

Taconfirmado; com; br - Sistema de gerenciamento de reservas para eventos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Antonio Aparecido Rossi

Empreendedorismo: questões de vida ou morte; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Daniele Adelita de Toledo Silva

Marketing e propaganda; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Vitor Aparecido de Campos

As mudanças causadas pela implantação de um sistema ERP em um supermercado; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Adalton Kameyuki Naka

Plano de negócios: estamparia de metais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Kerolyn Cortez

Plano de negócios: salão de festas Decorando Sonhos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Jahu; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Taynara Jacon Nakashima

A importância dos testes de software no desenvolvimento de projetos de aplicações web; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Vitor Donida

Um estudo sobre as startups com modelo de negócio baseado em economia compartilhada; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Brenda Claudio dos Santos

Estágio Supervisionado - Laticínios Gege Ltda; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Wilson Floriano Pinto Neto

Estágio Supervisionado - FEPAF - Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

José Ricardo Melhado Machado

Estágio supervisionado - José Ricardo Machado & Filhos LTDA EPP; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Gabriel Felipe Jesus

Estágio supervisionado - CAIO Induscar indústria e comércio de carrocerias LTDA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Eduardo José Leite

Estágio supervisionado - Ponto Ideal; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

OCTAVIO QUINTANILHA BERTOLUCCI

Os benefícios da utilização de agentes de software crawlers; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Gabriel Gusmão Prata; André Felipe Azevedo

Estudo de caso sobre a atuação das áreas de vendas e marketing em uma empresa de pequeno porte que comercializa sistemas de informação; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Isabela Acosta; Mariana Magalhães; Nathalia Acosta

Cultura organizacional: conectando-se à geração Y; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Gennari & Peartree; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Pedro Eduardo R

Conchinelli; Estágio Supervisionado - Getmed Distribuidora Médico Hospitalar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Rafel Locci

Estágio Supervisionado - AB Brasil Comércio e Indústria de Alimentos Ltda; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Tatiana Santos Brandão

Estratégias organizacionais para o gerenciamento do relacionamento com o cliente: um estudo de multicasos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Mariana Gandra Magri

Marketing de relacionamento como estratégia de fidelização: estudo de caso em uma loja de calçados na cidade de Jaú-SP; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Ademir Martin Gonzales Junior

Pesquisa sobre o nível de satisfação dos clientes da AMG Corretora de Seguros Ltda; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

MAYARA DE FREITAS COLEONE

Em busca da satisfação e fidelização do cliente através do desenvolvimento e implantação do marketing on-line: um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Daniel Candeias

Comércio eletrônico e empreendedorismo na Internet; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Gabriel Pilastri Azevedo

Disponibilidade para abertura de um negócio de serviço a domicílio na área massoterapêutica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Rafaela da Costa e Silva R

Schubert; Estágio Supervisionado - Hospitallis Produtos Equipamentos Hospitalares; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Gabriel Hungaro Primolan

Estágio Supervisionado - Dela More Comércio e Confecções Bauru Ltda; - ME; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Tamires da Rosa Lima Sinoki

Inadimplência: um estudo de caso em uma empresa de comércio de instrumentos musicais; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Lucas Costa Martis

Profissionalização de empresa familiar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Victor Costa Martins

Empreendedorismo: uma visão sobre a importância do seu estudo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Luiz Fernando Gasparotto

Responsabilidade social e ética: empresas e sociedade e sua evolução histórica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

VALDIR RODRIGUES DE LARA

O processo de sucessão em empresas familiares: um estudo de multicasos na cidade de Bauru; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Caio Henrique Pereira

Estudo sobre possíveis fatores causadores de turnover em uma grande empresa; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Lucas Reina

Profissionalização de empresas familiares: um estudo de caso na empresa Nutrisaúde; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Fernanda Tayller Schuckar Domingos

Estratégia do valor agregado: a importância da qualidade dos serviços como diferencial competitivo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Ana Silvia Ramos Vidrih

Estudo de caso do relacionamento com o cliente do ponto de vista de uma pequena empresa; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Amanda Pereira Porangaba

Impactos na implementação do ERP: Caso Bel S/A - TOTVS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

YURI PAINI

Reengenharia é possível em micro e pequenas empresas?; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Suzana da Silva Bertelli

Planejamento estratégico: um estudo de caso na empresa Kazzo Confecções Ltda; / Macatuba; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Lilian da Silva Guimarães Sabbag

Gestão de qualidade para micro e pequenas empresas: estudo de caso da empresa C; C; Passianoto Sondagens e Manutenções; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Juliano Corrêa Borges

Os impactos de uma ferramenta CRM nas organizações; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Mariana Joanoni Stevanato

A ferramenta PDCA aplicada na gestão de processos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Victoria Tobias dos Santos

Estágio Supervisionado - Tem Tudo Bauru Utilidades Domésticas Ltda; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

ERICA SANTOS RIBEIRO

A importância da motivação das equipes para o sistema organizacional; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Michele Cristina dos Santos

Business intelligence como ferramenta de apoio a tomada de decisão; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Bianca Maria Custodio Orefice

O valor das inicitivas das organizações no sentido de minimizar o estresse no trabalho; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Camila Sforcin Pinheiro

Estágio Supervisionado - Unesp ? Faculdade de Medicina de Botucatu; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Malu Bailo Sartorelli

Estágio supervisionado - Supermercado Avenida Ltda; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Thamara de Mattos Leite

Estágio Supervisionado - Supermercado Garcia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Rodrigo Andries G

Oliveira; Estratégias de prospecção de clientes para a empresa Contato Representações; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Edison Bianzeno

Estudo de viabilididade da aplicação do endomarketing em micro empresa de prestação de serviço automotivo de linha pesada; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Denise Gelli Arantes

O impacto da tecnologia em instituições de ensino; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

SHÁDYA SAADEH

O impacto da inexistência de um trabalho de marketing nas organizações; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Bruna Fernandes da Costa

Estágio Supervisionado - Paulo Eduardo da Costa ME; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Débora Mello de Oliveira

Estágio Supervisionado - Mercearia Gonçalves; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Luiz Alberto Holtz

Estágio Supervisionado - Eva Gobbo de Assis; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Pietro Trevizani Navas

Estágio Supervisionado - Gomes e Figueiredo Gráfica e Editora Ltda ME; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Rejane Quntino de Salles

Estágio Supervisionado - Duratex S/A; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Silvia de Fátima Velardino

Estágio Supervisionado - Analu Confecções; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Cláudio Roberto Bachega

Estágio Supervisionado - Prefeitura Municipal de Botucatu; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Cristiane Rozeiro Coutinho

Estágio Supervisionado - Edislaine Cristina Messias ME; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comércio Exterior) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Herony Caroline Borges de Souza

Estágio Supervisionado - Estefano Antonio Franco Borro de Campos ME; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Jacqueline Noele Miranda

Estágio Supervisionado - Botulub Comércio de Lubrificantes Ltda; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Juliana Maria Mingotti Ribeiro

Estágio Supervisionado - João Batista Correa Ribeiro ME; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Márcia Fernanda da S

Barbosa; Estágio Supervisionado - Shock Magazine; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comércio Exterior) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Mauro Barreto

Estágio Supervisionado - Duraflora S/A; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Sérgio Ricardo Leite

Estágio Supervisionado - Prefeitura Municipal de Itatinga; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Thaiza de Mattos Leite

Estágio Supervisionado - Camila e Giovana Príncipe Ltda ME; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Camila Aparecida Golo

Estágio Supervisionado - Visual Comércio e Representação Ltda; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Cristiano Donizete Gonçalves

Estágio Supervisionado - Induscar Ind; E Com; Carrocerias Ltda; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Elisangela Fernanda da Silva

Estágio Supervisionado - Radioral S/C Ltda; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Érika de Souza Camalionte

Estágio Supervisionado - MADA Comércio e Distribuição de Papelaria; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Josiane Roberta de Lima

Estágio Supervisionado - Neoagri Nutrição Animal; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Leila Gomes Santos de Almeida

Estágio Supervisionado - FMB ? Dr; Sérgio F; Muller; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Luceime Olivia Nunes

Estágio Supervisionado - Hospital Estadual Bauru; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Mayara Breda Torres

Estágio Supervisionado - Fundição Marco Lopes; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Milena Albuquerque Tieghi

Estágio Supervisionado - Alonso e Cia Informática - ME; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Alexandre Salgado Rodrigues

Big Data: conceitos e características; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Sistemas de Informação) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Leticia Rossi; Mayara Bertoco França

Considerações sobre a eficácia das leis 12; 965/14 (Marco Civil Da Internet) e 12; 737/12 (Lei Carolina Dieckmann) em relação à proteção de informações pessoais dos usuários de Internet; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Marcelo Lampkowski;

Produções bibliográficas

  • CHEVANCE, GUILLAUME ; NIEUWENHUIJSEN, MARK ; BRAGA, KAUE ; CLIFTON, KELLY ; HOADLEY, SUZANNE ; KAACK, LYNN H ; KAISER, SILKE K ; LAMPKOWSKI, MARCELO ; LUPU, IULIANA ; RADICS, MIKLÓS ; VELÁZQUEZ-CORTÉS, DANIEL ; WILLIAMS, SARAH ; WOODCOCK, JAMES ; TONNE, CATHRYN . Data gaps in transport behavior are bottleneck for tracking progress towards healthy sustainable transport in European cities. Environmental Research Letters , v. 19, p. 051002, 2024.

  • LAMPKOWSKI, F. J. ; LAMPKOWSKI, M. ; FERNANDES, J. M. . A inovação na indústria nacional e a prática do comportamento estratégico das empresas. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 293-308, 2019.

  • LAMPKOWSKI, M. ; LOPES, P. I. F. . Marketing digital: um estudo de caso em uma organização de empreendimentos imobiliários. TEKHNE E LOGOS , v. 10, p. 1-13, 2019.

  • BAPTISTA NETO, H. D. ; LAMPKOWSKI, M. ; OLIVEIRA, K. R. . Ensaio sobre aplicação Just in Time (JIT): um estudo comparativo entre interpretadores Python e Pypy. REFAS - REVISTA FATEC ZONA SUL , v. 5, p. 1-10, 2019.

  • GOTTSCHE, J. ; LAMPKOWSKI, M. ; Bezerra, P. H. ; TERAMOTO, E. T. ; BOURA, C. T. . A method for calculating the slope error of mirrored surfaces consisted of facets curved in one axis used in concentrated solar power (CSP) tower systems. ENERGIA NA AGRICULTURA (UNESP. BOTUCATU. IMPRESSO) , v. 32, p. 65-71, 2017.

  • NAKASHIMA, T. J. ; LAMPKOWSKI, M. . A importância dos testes de software no desenvolvimento de projetos de aplicações Web. FATECNOLÓGICA (FATEC-JAHU) , v. 10, p. 29-39, 2017.

  • LAMPKOWSKI, M. ; SERAPHIM, O. J. ; SPADOTTO, A. J. . O processo de licenciamento ambiental de usinas heliotérmicas (CSP - Concentrated Solar Power): considerações sobre sua simplificação. ENERGIA NA AGRICULTURA (UNESP. BOTUCATU. IMPRESSO) , v. 32, p. 248-258, 2017.

  • LAMPKOWSKI, M. ; ACOSTA, I. R. ; MAGALHAES, M. ; ACOSTA, N. R. . Impacto da geração Y nos processos de gestão de pessoas e na cultura organizacional: um estudo de caso em empresa de Tecnologia da Informação. REFAS - Revista FATEC Zona Sul , v. 3, p. 1-25, 2016.

  • MISSAGIA, B. ; LAMPKOWSKI, M. ; BEZERRA, P. H. S. ; MONTENEGRO, R. ; SERAPHIM, O. J. . Environmental Licensing In Brazil: A Simplified Guideline For Concentrated Solar Power (CSP) Projects. Lawinter Review , v. 7, p. 629-662, 2016.

  • BERTOLUCCI, O. Q. ; LAMPKOWSKI, M. . Os benefícios da utilização de agentes de software crawlers. FATECNOLÓGICA (FATEC-JAHU) , v. 9, p. 195-201, 2016.

  • LAMPKOWSKI, J. C. R. ; LAMPKOWSKI, M. . Considerações sobre a bioeconomia e sua relação com os produtos bio-based. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade , v. 9, p. 54-62, 2016.

  • LAMPKOWSKI, F. J. ; BIAGGIONI, M. A. M. ; LAMPKOWSKI, M. . Gerenciamento ambiental e ecoeficiência no processo de adoção de inovação em empresas sucroenergéticas do centro-oeste do Estado de São Paulo. REVISTA DE TECNOLOGIA APLICADA , v. 4, p. 3-11, 2015.

  • LAMPKOWSKI, F. J. ; BIAGGIONI, M. A. M. ; LAMPKOWSKI, M. . A responsabilidade social no processo de adoção de inovação em empresas sucroenergéticas do centro-oeste do Estado de São Paulo. Estratégica (FAAP) , v. 12, p. 61-74, 2013.

  • LAMPKOWSKI, M. ; SILVA, M. L. P. . A comunicação ambiental em instituições de ensino: um estudo de caso. Boletim Técnico da Faculdade de Tecnologia de São Paulo , v. 26, p. 32-36, 2009.

  • Dimitropoulos, Nikos ; Sarmas, Elissaios ; LAMPKOWSKI, MARCELO ; Marinakis, Vangelis . A Quantitative Methodology to Support Local Governments in Climate Change Adaptation and Mitigation Actions. Lecture Notes in Networks and Systems. 741ed.: Springer Nature Switzerland, 2023, v. , p. 99-108.

  • Bezerra, Pedro Henrique ; Teramoto, Érico Tadao ; LAMPKOWSKI, MARCELO ; Seraphim, Odivaldo José ; Oliveira, Celso Eduardo Lins de ; Koike, Cristina Tiyaki ; Collaço, Alcir Monteiro . Structural analysis of mirror bent strips and connection elements for heliostat with drive rims. UNITING KNOWLEDGE INTEGRATED SCIENTIFIC RESEARCH FOR GLOBAL DEVELOPMENT. 56ed.: Seven Editora, 2023, v. , p. 1-.

  • LAMPKOWSKI, M. . Acabei a faculdade. E agora?. Diário de Botucatu, Botucatu, p. 9 - 9, 25 nov. 2017.

  • LAMPKOWSKI, M. . Educação, cultura e outros assuntos nada interessantes. Jornal da Cidade, Bauru, p. 2 - 2, 28 ago. 2012.

  • Dimitropoulos, Nikos ; MILIONI, ELIZA ; LAMPKOWSKI, MARCELO ; Sarmas, Elissaios ; KAPSALIS, PANAGIOTIS ; Marinakis, Vangelis ; DOUKAS, HARIS . A Web-Based Service Supporting Local Governments in SECAP Implementation activities. In: 2023 14th International Conference on Information, Intelligence, Systems & Applications (IISA), 2023, Volos. 2023 14th International Conference on Information, Intelligence, Systems & Applications (IISA), 2023. p. 1.

  • LAMPKOWSKI, M. ; PAN, Z. ; HERNANDEZ-MORAL, G. ; MARINAKIS, V. . Data analytics as a cornerstone for healthy and sustainable buildings and communities. In: 18th Healthy Buildings Europe Conference, 2023, Aachen, Germany. 18th Healthy Buildings Europe Conference, 2023.

  • BEZERRA, P. H. S. ; TERAMOTO, E. T. ; LAMPKOWSKI, M. ; SERAPHIM, O. J. ; OLIVEIRA, C. E. L. ; KOIKE, C. T. . Análise estrutural de tiras de espelho curvado e elementos de conexão para heliostato com movimentação em aros. In: VI Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2016, Belo Horizonte. Anais do VI Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2016.

  • LAMPKOWSKI, J. C. R. ; LAMPKOWSKI, M. . Considerações sobre a bioeconomia e sua relação com os produtos bio-based. In: XIII Congresso Iteano de Iniciação Científica, 2016, Bauru. XIII Congresso Iteano de Iniciação Científica. Bauru: Instituição Toledo de Ensino, 2016. v. 1.

  • SGAVIOLI, S. H. R. ; LAMPKOWSKI, M. . Conhecimentos e habilidades do gestor de projetos: Um estudo comparativo entre as exigências dos mercados nacional e internacional. In: V Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, 2016, São Paulo. Anais do V Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, 2016. v. 1.

  • LAMPKOWSKI, M. ; SERAPHIM, O. J. . Utilização do software Tonatiuh para simulação de usinas de energia solar concentrada (CSP) baseadas em tecnologia de torre central e sua aplicação no agronegócio. In: SBIAgro - X Congresso Brasileiro de Agroinformática, 2015, Ponta Grossa. Anais do X Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBI Agro 2015), 2015.

  • LAMPKOWSKI, J. C. R. ; LAMPKOWSKI, M. ; LEAO, A. L. . Wood Plastic Compounds (WPC) Products And Its Contribution To Bioeconomy: A Description Of The Current Scenario In Brazil. In: IV Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (IV SINGEP), 2015, São Paulo. Anais do IV Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, 2015.

  • BEZERRA, P. H. S. ; TERAMOTO, E. T. ; LAMPKOWSKI, M. ; OLIVEIRA, C. E. L. ; KOIKE, C. T. . Análise estrutural de heliostatos composto por tiras de espelhos curvados e faceta de espelho única utilizando o Método dos Elementos Finitos (FEM). In: AGRENER 2015 - 10º Congresso sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural, 2015, São Paulo. Anais do AGRENER GD 2015 ? 10º Congresso sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural, 2015.

  • PFAHL, A. ; BEZERRA, P. H. S. ; HOLLE, E. ; LIEDKE, P. ; TERAMOTO, E. T. ; HERTEL, J. ; LAMPKOWSKI, M. ; OLIVEIRA, C. E. L. . Heliostat Tailored to Brazil. In: ISES Solar World Congress 2015, 2015, Daegu, South Korea. Proceedings of the ISES Solar World Congress 2015, 2015.

  • LAMPKOWSKI, F. J. ; BIAGGIONI, M. A. M. ; LAMPKOWSKI, M. . Controle de qualidade no processo de adoção de inovação e tecnologias em empresas sucroenergéticas do centro-oeste do estado de São Paulo. In: XXI SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2014, Bauru. Anais do XXI SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2014.

  • SCHUBERT, R. C. E. S. R. ; LAMPKOWSKI, M. . Aplicação de ferramentas e recursos da Internet como forma de apoio à prestação de serviços no ramo de viagens e excursões: relato de experiência. In: XI Congresso Iteano de Iniciação Científica, 2014, Bauru. Anais do XI Congresso Iteano de Iniciação Científica, 2014.

  • LAMPKOWSKI, M. ; SPADOTTO, A. J. . Considerações sobre a Tecnologia da Informação Verde (TI Verde): cenário, panorama jurídico e normativo. In: VIII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza, 2013, São Paulo. VIII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza, 2013.

  • LAMPKOWSKI, M. ; SATO, K. S. . Satisfação dos usuários de sistemas ERP: um estudo de caso na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ? ECT. In: VIII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza, 2013, São Paulo. VIII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza, 2013.

  • LAMPKOWSKI, F. J. ; LAMPKOWSKI, M. ; BIAGGIONI, M. A. M. . Análise multivariada da atividade formação educacional e desenvolvimento de pessoas no processo de adoção de inovação em empresas sucroenergéticas do Centro-Oeste Do Estado de São Paulo. In: Convibra 2013 - X Congresso Online de Administração, 2013. Anais do Convibra 2013 - X Congresso Online de Administração, 2013.

  • LAMPKOWSKI, M. . Os Jogos de Empresas e Sua Influência Na Formação dos Bacharéis em Administração. In: XV SEMEAD - Seminários em Administração, 2012, São Paulo. Anais do XV SEMEAD - Seminários em Administração, 2012.

  • AGUIAR JUNIOR, M. A. ; LAMPKOWSKI, M. . Business Intelligence Aplicado a Cooperativas de Crédito para Análises Contábeis. In: VII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza, 2012, São Paulo. Anais do VII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza (ISSN: 2175-1897), 2012.

  • LAMPKOWSKI, F. J. ; BIAGGIONI, M. A. M. ; LAMPKOWSKI, M. . Gerenciamento Ambiental e Ecoefiência no Processo de Adoção de Inovação em Empresas Sucroenergéticas do Centro-Oeste do Estado de São Paulo (ISSN: 2175-1897). In: VII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza, 2012, São Paulo. Anais do VII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza (ISSN: 2175-1897), 2012.

  • ZANELLA, N. A. ; LAMPKOWSKI, M. . O Impacto da Implantação de um Sistema de Informação para Controle de Dispensário de Medicamentos e Atendimentos na Unidade Básica de Saúde de Itatinga. In: VII Congresso Iteano de Iniciação Científica, 2010, Botucatu. VII Congresso Iteano de Iniciação Científica, 2010.

  • SILVEIRA, T. F. ; LAMPKOWSKI, M. . Gestão ambiental e vantagem competitiva: um estudo de caso na organização Lunelli Têxtil. In: VI Congresso Iteano de Iniciação Científica, 2009, Bauru. VI Congresso Iteano de Iniciação Científica, 2009.

  • GONCALVES, C. D. ; LAMPKOWSKI, M. . A utilização de sistemas especialistas na área da saúde. In: VI Congresso Iteano de Iniciação Científica, 2009, Bauru. VI Congresso Iteano de Iniciação Científica, 2009.

  • CAMALIONTE, E. S. ; LAMPKOWSKI, M. . Customer Relationship Management - CRM: Sua eficácia nos processos de tomada de decisões empresariais. In: VI Congresso Iteano de Iniciação Científica, 2009, Bauru. VI Congresso Iteano de Iniciação Científica, 2009.

  • SEBASTIAO, G. C. O. ; LAMPKOWSKI, M. . Internet: um estudo sobre o comportamento de dependência psicológica em estudantes universitários. In: VI Congresso Iteano de Iniciação Científica, 2009, Bauru. VI Congresso Iteano de Iniciação Científica, 2009.

  • LAMPKOWSKI, M. ; AZEVEDO, M. M. . O impacto da adoção e incorporação do comércio eletrônico nas empresas de Bauru ? SP. In: IV Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza, 2009, São Paulo. Anais do IV Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza, 2009.

  • CAMALIONTE, E. S. ; LAMPKOWSKI, M. . Customer Relationship Management - CRM: Sua eficácia nos processos de tomada de decisões empresariais. In: V ETIC - Encontro de Iniciação Científica, 2009, Presidente Prudente. V ETIC - Encontro de Iniciação Científica - Unitoledo, 2009. v. 5.

  • SEBASTIAO, G. C. O. ; LAMPKOWSKI, M. . Internet: um estudo sobre o comportamento de dependência psicológica em estudantes universitários. In: V ETIC - Encontro de Iniciação Científica, 2009, Presidente Prudente. V ETIC - Encontro de Iniciação Científica - Unitoledo, 2009. v. 5.

  • LAMPKOWSKI, M. . Fatores que influenciam a adoção de serviços via Internet: uma pesquisa descritiva no setor de serviços de proteção ao crédito. In: XI SEMEAD ? Seminários em Administração, 2008, São Paulo. Anais do XI SEMEAD - Seminários em Administração, 2008.

  • LAMPKOWSKI, M. . Customer Relationship Management ? CRM: Considerações para as pequenas e médias empresas. In: III Congresso Iteano de Iniciação Científica, 2006, Bauru. III Congresso Iteano de Iniciação Científica, 2006.

  • LAMPKOWSKI, M. ; SILVA, J. H. . A importância das integrações e como realizá-las com interoperabilidade de forma a produzirem e consumirem informações reutilizáveis. In: III Jornada Científica e Tecnológica (JORNACITEC), 2014, Botucatu. III, 2014.

  • LAMPKOWSKI, M. ; PICOLLI, J. G. . Viabilidade da utilização de thin clients como forma de otimizar recursos computacionais: estudo de caso em uma usina de açúcar, álcool e bioenergia. In: III Jornada Científica e Tecnológica (JORNACITEC), 2014, Botucatu. III JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica, 2014.

  • OLIVEIRA JUNIOR, A. J. ; LAMPKOWSKI, M. . Wikimapia e ambiente colaborativo de informações geográficas: uma análise de usabilidade. In: III Jornada Científica e Tecnológica (JORNACITEC), 2014, Botucatu. III JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica, 2014.

  • LAMPKOWSKI, J. C. R. ; LAMPKOWSKI, M. ; LEAO, A. L. . Wood plastic compound (WPC) products and their contribution to bioeconomy: A description of the current scenario in Brazil. In: International Symposium on Bioplastics, Biocomposites and Biorefining, 2016, Guelph, Canada. International Symposium on Bioplastics, Biocomposites and Biorefining, 2016.

  • LAMPKOWSKI, J. C. R. ; LAMPKOWSKI, M. . Adoção e implementação de inovações tecnológicas pelos portos brasileiros. In: III Jornada Científica e Tecnológica (JORNACITEC), 2014, Botucatu. III JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica, 2014.

  • LAMPKOWSKI, M. . PMBOK e o papel do gerente de projetos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAMPKOWSKI, M. . Aplicação de Arduino em projetos de energia solar concentrada (Concentrated Solar Power). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAMPKOWSKI, M. . PMBOK e o papel do gerente de projetos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAMPKOWSKI, M. . Lixo eletrônico: a responsabilidade é de todos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAMPKOWSKI, M. . O uso da tecnologia em nosso dia a dia e os impactos ao meio ambiente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAMPKOWSKI, M. . Estudos de energia heliotérmica (CSP ? Concentrated Solar Power): Consórcio educacional para integração e sustentabilidade na agroindústria. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAMPKOWSKI, F. J. ; BIAGGIONI, M. A. M. ; LAMPKOWSKI, M. . Controle de qualidade no processo de adoção de inovação e tecnologias em empresas sucroenergéticas do centro-oeste do estado de São Paulo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAMPKOWSKI, J. C. R. ; LAMPKOWSKI, M. . Adoção e implementação de inovações tecnológicas pelos portos brasileiros. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAMPKOWSKI, M. ; SILVA, J. H. . A importância das integrações e como realizá-las com interoperabilidade de forma a produzirem e consumirem informações reutilizáveis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAMPKOWSKI, M. ; PICOLLI, J. G. . Viabilidade da utilização de thin clients como forma de otimizar recursos computacionais: estudo de caso em uma usina de açúcar, álcool e bioenergia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAMPKOWSKI, M. ; OLIVEIRA JUNIOR, A. J. . Wikimapia e ambiente colaborativo de informações geográficas: uma análise de usabilidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHUBERT, R. C. E. S. R. ; LAMPKOWSKI, M. . Aplicação de ferramentas e recursos da Internet como forma de apoio à prestação de serviços no ramo de viagens e excursões: relato de experiência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAMPKOWSKI, M. ; SPADOTTO, A. J. . Considerações sobre a Tecnologia da Informação Verde (TI Verde): cenário, panorama jurídico e normativo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAMPKOWSKI, M. ; SATO, K. S. . Satisfação dos usuários de sistemas ERP: um estudo de caso na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ? ECT. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAMPKOWSKI, M. . Os jogos de empresas e sua influência na formação dos bacharéis em. Administração. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LAMPKOWSKI, F. J. ; BIAGGIONI, M. A. M. ; LAMPKOWSKI, M. . Gerenciamento Ambiental e Ecoefiência no Processo de Adoção de Inovação em Empresas Sucroenergéticas do Centro-Oeste do Estado de São Paulo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AGUIAR JUNIOR, M. A. ; LAMPKOWSKI, M. . Business Intelligence Aplicado a Cooperativas de Crédito para Análises Contábeis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAMPKOWSKI, M. . Os eventos esportivos que ocorrerão no país nos próximos anos ? uma análise baseada no Gerenciamento de Projetos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZANELLA, N. A. ; LAMPKOWSKI, M. . O Impacto da Implantação de um Sistema de Informação para Controle de Dispensário de Medicamentos e Atendimentos na Unidade Básica de Saúde de Itatinga. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAMPKOWSKI, M. ; AZEVEDO, M. M. . O impacto da adoção e incorporação do comércio eletrônico nas empresas de Bauru ? SP. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAMPKOWSKI, M. . Fatores que influenciam a adoção de serviços via Internet: uma pesquisa descritiva no setor de serviços de proteção ao crédito. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LAMPKOWSKI, M. . O impacto da adoção do Comércio Eletrônico nas empresas de Bauru 2009 (Dissertação de Mestrado).

  • LAMPKOWSKI, M. . Fatores que influenciam a adoção de serviços via Internet: uma pesquisa descritiva no setor de serviços de proteção ao crédito 2006 (Monografia).

  • LAMPKOWSKI, M. . Projeto de reestruturação do portal da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos na Internet 2004 (Monografia).

Outras produções

LAMPKOWSKI, M. . Arduino. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAMPKOWSKI, M. . Microsoft Project. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAMPKOWSKI, M. . Consórcio Educacional para a Integração e Sustentabilidade na Agroindústria. 2014. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Urban ReLeaf - Citizen-powered data ecosystems for inclusive and green urban transitions, Descrição: O Urban ReLeaf co-criará ecossistemas de dados alimentados por cidadãos para apoiar a adaptação às mudanças climáticas, a infraestrutura verde e o planejamento de projetos urbanos. Esses observatórios de cidadãos concentram-se na ação coletiva, combinando tecnologias de observação da Terra com monitoramento ambiental baseado na comunidade para fornecer novos sistemas de dados/informações. No centro da abordagem orientada para a ação e a missão do Urban ReLeaf estão as autoridades públicas, as comunidades estabelecidas e os grupos de cidadãos em seis cidades pioneiras do Urban ReLeaf: Atenas, Dundee, Utrecht, Cascais, Mannheim e Riga. Cada cidade delineou oportunidades substanciais para a inovação centrada no cidadão, abrindo caminho para uma tomada de decisão aprimorada, participativa e orientada por dados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Lampkowski - Coordenador., Financiador(es): European Commission - Auxílio financeiro.

  • 2021 - Atual

    ePlanet - European Public Local Authorities? Network for driving the Energy Transition, Descrição: A mudança de sistemas de energia baseados em combustíveis fósseis para fontes de energia renováveis depende de uma coordenação bem-sucedida entre as autoridades locais e regionais. O projeto ePLANET, financiado pela UE, incentiva a digitalização de medidas e planos, possibilitando um ecossistema interoperável de dados e ferramentas de apoio à tomada de decisões sobre a transição energética, colocando-o em prática por meio de uma nova governança de agrupamento multinível no setor público. O projeto emprega as ferramentas mais inovadoras em inteligência artificial e big data para aproveitar e explorar os dados de energia disponíveis para impulsionar os planos de transição energética. O projeto desenvolverá primeiro uma prova de conceito em pilotos regionais (Girona, Creta e Zlín), com foco posterior na extensão dessas ferramentas e da metodologia para toda a Europa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Lampkowski - Coordenador., Financiador(es): European Commission - Auxílio financeiro.

  • 2020 - Atual

    MICAT - Multiple Impacts CAlculation Tool, Descrição: MICAT (Ferramenta de Cálculo de Impactos Múltiplos) é um projeto que visa desenvolver uma abordagem abrangente para estimar os Impactos Múltiplos da Eficiência Energética (MI-EE) por meio da cocriação de uma ferramenta on-line gratuita, fácil de usar e cientificamente sólida (MICATool). A MICATool possibilita análises holísticas do MI-EE em nível europeu, nacional e local para fortalecer suas estratégias climáticas e acelerar uma transição energética sustentável justa e acessível, abordando os desafios e as necessidades de grupos-alvo importantes: legisladores, especialistas e avaliadores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Lampkowski - Coordenador., Financiador(es): European Commission - Auxílio financeiro.

  • 2020 - Atual

    BuiltHub - Dynamic EU building stock knowledge hub, Descrição: Os esforços da Comissão Europeia para elaborar políticas eficazes para edifícios, seguindo a estratégia 2050 e o Acordo Verde Europeu, dependem do conhecimento detalhado das propriedades e do comportamento do conjunto de edifícios. No entanto, isso pode ser difícil de gerenciar, considerando a falta de dados abrangentes e confiáveis sobre o inventário de edifícios da UE. O projeto BUILTHUB, financiado pela UE, define um roteiro e uma visão para um fluxo de dados duradouro para caracterizar o estoque de edifícios da UE. O BUILTHUB desenvolve um método de coleta de dados organizado e inclusivo e um datahub de fácil acesso e uso na forma de uma plataforma estruturada baseada na web. A plataforma garante o fluxo de dados duradouro por meio de uma estratégia de engajamento baseada em benefícios, dirigida a provedores de dados e metadados e usuários simples. A estratégia é aplicada por meio do desenvolvimento de serviços de informações de valor adaptados aos usuários da plataforma.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Lampkowski - Coordenador., Financiador(es): European Commission - Auxílio financeiro.

  • 2020 - Atual

    MATRYCS - Modular Big Data Applications for Holistic Energy Services in Buildings, Descrição: Os serviços orientados por dados com o objetivo de aumentar a eficiência energética em edifícios dependem de avanços tecnológicos, como a Internet das Coisas (IoT), Big Data, inteligência artificial e computação distribuída. No entanto, existem barreiras que impedem a exploração dessas tecnologias, sendo um exemplo a falta de interoperabilidade entre fontes e ontologias heterogêneas de dados estáticos, de automação predial e dinâmicos de IoT. O projeto MATRYCS, financiado pela UE, oferece aplicativos de Big Data que fornecem serviços abrangentes de eficiência energética em edifícios e melhoram a operação do edifício e o projeto da infraestrutura. Uma arquitetura de referência aberta para edifícios inteligentes com eficiência energética é criada para alinhar a arquitetura e os vocabulários avançados, permitindo a soberania B2B. A metodologia preserva a troca de dados entre várias partes e proporciona total interoperabilidade dos capacitadores de Big Data com os padrões de edifícios inteligentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Lampkowski - Coordenador., Financiador(es): European Commission - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2015

    Estudos da Energia Heliotérmica (CSP): Consórcio Educacional para Integração e Sustentabilidade na Agroindústria, Descrição: O projeto ?Estudos da Energia Heliotérmica (CSP): Consórcio Educacional para Integração e Sustentabilidade na Agroindústria" fez parte do programa Novas Parcerias Integradas ? i-NoPa. Foi uma iniciativa de cooperação acadêmica entre instituições do Brasil e da Alemanha, sendo: Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES); Deutscher Akademischer Austausch Dienst (DAAD) e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). O projeto objetivou o desenvolvimento de estudos de âmbito nacional para o uso de centrais de energia solar de alta temperatura (CSP) com a integração e sustentabilidade na agroindústria, através da energização rural e a inclusão na estrutura da matriz energética brasileira. Considera-se que os resultados do projeto levaram a um significativo incremento da produção científica e tecnológica sobre a energia heliotérmica, bem como na formação de recursos humanos das instituições de pesquisa e universidades brasileiras, muito por conta da grande experiência nesta área das instituições alemãs parceiras, sem deixar de envolver os aspectos socioeconômicos da CSP e o potencial de inovação para CSP na indústria brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcelo Lampkowski - Integrante / Odivaldo José Seraphim - Coordenador / João Francisco Escobedo - Integrante / Celso Eduardo Lins de Oliveira - Integrante / Celso da Costa Carrer - Integrante / Bruna Missagia - Integrante / Joachim Göttsche - Integrante / Hans Joachim Krautz - Integrante / Cinthya Guerrero - Integrante / Reiner Buck - Integrante / Johannes Hertel - Integrante / Érico Tadao Teramoto - Integrante / Pedro Henrique Silva Bezerra - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

Projetos de desenvolvimento

  • 2016 - Atual

    Desenvolvimento de dispositivo automático para limpeza de superfícies refletoras de heliostatos em sistemas de energia solar concentrada (CSP ? Concentrated Solar Power), Descrição: A possibilidade de redução na oferta de combustíveis convencionais aliada ao crescimento da demanda por energia e a crescente preocupação com o meio ambiente impulsionam a pesquisa e desenvolvimento de fontes alternativas de energia menos poluentes, renováveis e que produzam menor impacto ambiental. Dentre estas alternativas, destaca-se a energia solar, fonte disponível e passível de ser explorada a partir de todas as suas potencialidades. Atualmente, uma das vias tecnológicas de aproveitamento da fonte solar para geração de energia é a heliotermia, também conhecida como energia solar concentrada ou Concentrated Solar Power (CSP), baseada na utilização de superfícies espelhadas que refletem e concentram a irradiação solar direta com o objetivo de convertê-la em energia térmica, a partir da qual se gera vapor d?água que irá acionar um ciclo termodinâmico reversível que converte calor em trabalho, conhecido como Rankine. O soiling consiste no depósito de diferentes tipos de sujeiras em uma superfície exposta em um dado ambiente. No caso de usinas CSP de torre central, o acúmulo gradativo de poeira, sujeira ou até mesmo de excremento de pássaros nas superfícies refletoras dos heliostatos causa uma redução significativa na quantidade de radiação solar que atinge o receptor posicionado no alto da torre e diminuição da eficiência de todo o sistema. Assim, faz-se necessário manter um alto fator de refletividade nas superfícies espelhadas dos heliostatos por meio de uma limpeza regular. Propõe-se, neste projeto, um mecanismo automatizado para efetuar a limpeza de superfícies refletoras de heliostatos. O desenvolvimento deste dispositivo, desde sua concepção, passando pelas fases de construção, instalação e funcionamento, respeita padrões de eficácia da limpeza, visa o baixo custo de produção, facilidade de instalação e minimização dos impactos ambientais pertinentes, como, por exemplo, baixo consumo de água na operação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Lampkowski - Coordenador / Anselmo José Spadotto - Integrante / Odivaldo José Seraphim - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Desenvolvimento de dispositivo automático para limpeza de superfícies refletoras de heliostatos em sistemas de energia solar concentrada (CSP ? Concentrated Solar Power), Descrição: A possibilidade de redução na oferta de combustíveis convencionais aliada ao crescimento da demanda por energia e a crescente preocupação com o meio ambiente impulsionam a pesquisa e desenvolvimento de fontes alternativas de energia menos poluentes, renováveis e que produzam menor impacto ambiental. Dentre estas alternativas, destaca-se a energia solar, fonte disponível e passível de ser explorada a partir de todas as suas potencialidades. Atualmente, uma das vias tecnológicas de aproveitamento da fonte solar para geração de energia é a heliotermia, também conhecida como energia solar concentrada ou Concentrated Solar Power (CSP), baseada na utilização de superfícies espelhadas que refletem e concentram a irradiação solar direta com o objetivo de convertê-la em energia térmica, a partir da qual se gera vapor d?água que irá acionar um ciclo termodinâmico reversível que converte calor em trabalho, conhecido como Rankine. O soiling consiste no depósito de diferentes tipos de sujeiras em uma superfície exposta em um dado ambiente. No caso de usinas CSP de torre central, o acúmulo gradativo de poeira, sujeira ou até mesmo de excremento de pássaros nas superfícies refletoras dos heliostatos causa uma redução significativa na quantidade de radiação solar que atinge o receptor posicionado no alto da torre e diminuição da eficiência de todo o sistema. Assim, faz-se necessário manter um alto fator de refletividade nas superfícies espelhadas dos heliostatos por meio de uma limpeza regular. Propõe-se, neste projeto, um mecanismo automatizado para efetuar a limpeza de superfícies refletoras de heliostatos. O desenvolvimento deste dispositivo, desde sua concepção, passando pelas fases de construção, instalação e funcionamento, respeita padrões de eficácia da limpeza, visa o baixo custo de produção, facilidade de instalação e minimização dos impactos ambientais pertinentes, como, por exemplo, baixo consumo de água na operação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Lampkowski - Coordenador / Anselmo José Spadotto - Integrante / Odivaldo José Seraphim - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Desenvolvimento de dispositivo automático para limpeza de superfícies refletoras de heliostatos em sistemas de energia solar concentrada (CSP ? Concentrated Solar Power), Descrição: A possibilidade de redução na oferta de combustíveis convencionais aliada ao crescimento da demanda por energia e a crescente preocupação com o meio ambiente impulsionam a pesquisa e desenvolvimento de fontes alternativas de energia menos poluentes, renováveis e que produzam menor impacto ambiental. Dentre estas alternativas, destaca-se a energia solar, fonte disponível e passível de ser explorada a partir de todas as suas potencialidades. Atualmente, uma das vias tecnológicas de aproveitamento da fonte solar para geração de energia é a heliotermia, também conhecida como energia solar concentrada ou Concentrated Solar Power (CSP), baseada na utilização de superfícies espelhadas que refletem e concentram a irradiação solar direta com o objetivo de convertê-la em energia térmica, a partir da qual se gera vapor d?água que irá acionar um ciclo termodinâmico reversível que converte calor em trabalho, conhecido como Rankine. O soiling consiste no depósito de diferentes tipos de sujeiras em uma superfície exposta em um dado ambiente. No caso de usinas CSP de torre central, o acúmulo gradativo de poeira, sujeira ou até mesmo de excremento de pássaros nas superfícies refletoras dos heliostatos causa uma redução significativa na quantidade de radiação solar que atinge o receptor posicionado no alto da torre e diminuição da eficiência de todo o sistema. Assim, faz-se necessário manter um alto fator de refletividade nas superfícies espelhadas dos heliostatos por meio de uma limpeza regular. Propõe-se, neste projeto, um mecanismo automatizado para efetuar a limpeza de superfícies refletoras de heliostatos. O desenvolvimento deste dispositivo, desde sua concepção, passando pelas fases de construção, instalação e funcionamento, respeita padrões de eficácia da limpeza, visa o baixo custo de produção, facilidade de instalação e minimização dos impactos ambientais pertinentes, como, por exemplo, baixo consumo de água na operação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Lampkowski - Coordenador / Anselmo José Spadotto - Integrante / Odivaldo José Seraphim - Integrante / William Duarte Bailo - Integrante / Ricardo Rabelo de Arruda Filho - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Desenvolvimento de dispositivo automático para limpeza de superfícies refletoras de heliostatos em sistemas de energia solar concentrada (CSP ? Concentrated Solar Power), Descrição: A possibilidade de redução na oferta de combustíveis convencionais aliada ao crescimento da demanda por energia e a crescente preocupação com o meio ambiente impulsionam a pesquisa e desenvolvimento de fontes alternativas de energia menos poluentes, renováveis e que produzam menor impacto ambiental. Dentre estas alternativas, destaca-se a energia solar, fonte disponível e passível de ser explorada a partir de todas as suas potencialidades. Atualmente, uma das vias tecnológicas de aproveitamento da fonte solar para geração de energia é a heliotermia, também conhecida como energia solar concentrada ou Concentrated Solar Power (CSP), baseada na utilização de superfícies espelhadas que refletem e concentram a irradiação solar direta com o objetivo de convertê-la em energia térmica, a partir da qual se gera vapor d?água que irá acionar um ciclo termodinâmico reversível que converte calor em trabalho, conhecido como Rankine. O soiling consiste no depósito de diferentes tipos de sujeiras em uma superfície exposta em um dado ambiente. No caso de usinas CSP de torre central, o acúmulo gradativo de poeira, sujeira ou até mesmo de excremento de pássaros nas superfícies refletoras dos heliostatos causa uma redução significativa na quantidade de radiação solar que atinge o receptor posicionado no alto da torre e diminuição da eficiência de todo o sistema. Assim, faz-se necessário manter um alto fator de refletividade nas superfícies espelhadas dos heliostatos por meio de uma limpeza regular. Propõe-se, neste projeto, um mecanismo automatizado para efetuar a limpeza de superfícies refletoras de heliostatos. O desenvolvimento deste dispositivo, desde sua concepção, passando pelas fases de construção, instalação e funcionamento, respeita padrões de eficácia da limpeza, visa o baixo custo de produção, facilidade de instalação e minimização dos impactos ambientais pertinentes, como, por exemplo, baixo consumo de água na operação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Lampkowski - Coordenador / Anselmo José Spadotto - Integrante / Odivaldo José Seraphim - Integrante / William Duarte Bailo - Integrante / Ricardo Rabelo de Arruda Filho - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Desenvolvimento de dispositivo automático para limpeza de superfícies refletoras de heliostatos em sistemas de energia solar concentrada (CSP ? Concentrated Solar Power), Descrição: A possibilidade de redução na oferta de combustíveis convencionais aliada ao crescimento da demanda por energia e a crescente preocupação com o meio ambiente impulsionam a pesquisa e desenvolvimento de fontes alternativas de energia menos poluentes, renováveis e que produzam menor impacto ambiental. Dentre estas alternativas, destaca-se a energia solar, fonte disponível e passível de ser explorada a partir de todas as suas potencialidades. Atualmente, uma das vias tecnológicas de aproveitamento da fonte solar para geração de energia é a heliotermia, também conhecida como energia solar concentrada ou Concentrated Solar Power (CSP), baseada na utilização de superfícies espelhadas que refletem e concentram a irradiação solar direta com o objetivo de convertê-la em energia térmica, a partir da qual se gera vapor d?água que irá acionar um ciclo termodinâmico reversível que converte calor em trabalho, conhecido como Rankine. O soiling consiste no depósito de diferentes tipos de sujeiras em uma superfície exposta em um dado ambiente. No caso de usinas CSP de torre central, o acúmulo gradativo de poeira, sujeira ou até mesmo de excremento de pássaros nas superfícies refletoras dos heliostatos causa uma redução significativa na quantidade de radiação solar que atinge o receptor posicionado no alto da torre e diminuição da eficiência de todo o sistema. Assim, faz-se necessário manter um alto fator de refletividade nas superfícies espelhadas dos heliostatos por meio de uma limpeza regular. Propõe-se, neste projeto, um mecanismo automatizado para efetuar a limpeza de superfícies refletoras de heliostatos. O desenvolvimento deste dispositivo, desde sua concepção, passando pelas fases de construção, instalação e funcionamento, respeita padrões de eficácia da limpeza, visa o baixo custo de produção, facilidade de instalação e minimização dos impactos ambientais pertinentes, como, por exemplo, baixo consumo de água na operação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Lampkowski - Coordenador / Anselmo José Spadotto - Integrante / Odivaldo José Seraphim - Integrante / William Duarte Bailo - Integrante / Ricardo Rabelo de Arruda Filho - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Desenvolvimento de dispositivo automático para limpeza de superfícies refletoras de heliostatos em sistemas de energia solar concentrada (CSP ? Concentrated Solar Power), Descrição: A possibilidade de redução na oferta de combustíveis convencionais aliada ao crescimento da demanda por energia e a crescente preocupação com o meio ambiente impulsionam a pesquisa e desenvolvimento de fontes alternativas de energia menos poluentes, renováveis e que produzam menor impacto ambiental. Dentre estas alternativas, destaca-se a energia solar, fonte disponível e passível de ser explorada a partir de todas as suas potencialidades. Atualmente, uma das vias tecnológicas de aproveitamento da fonte solar para geração de energia é a heliotermia, também conhecida como energia solar concentrada ou Concentrated Solar Power (CSP), baseada na utilização de superfícies espelhadas que refletem e concentram a irradiação solar direta com o objetivo de convertê-la em energia térmica, a partir da qual se gera vapor d?água que irá acionar um ciclo termodinâmico reversível que converte calor em trabalho, conhecido como Rankine. O soiling consiste no depósito de diferentes tipos de sujeiras em uma superfície exposta em um dado ambiente. No caso de usinas CSP de torre central, o acúmulo gradativo de poeira, sujeira ou até mesmo de excremento de pássaros nas superfícies refletoras dos heliostatos causa uma redução significativa na quantidade de radiação solar que atinge o receptor posicionado no alto da torre e diminuição da eficiência de todo o sistema. Assim, faz-se necessário manter um alto fator de refletividade nas superfícies espelhadas dos heliostatos por meio de uma limpeza regular. Propõe-se, neste projeto, um mecanismo automatizado para efetuar a limpeza de superfícies refletoras de heliostatos. O desenvolvimento deste dispositivo, desde sua concepção, passando pelas fases de construção, instalação e funcionamento, respeita padrões de eficácia da limpeza, visa o baixo custo de produção, facilidade de instalação e minimização dos impactos ambientais pertinentes, como, por exemplo, baixo consumo de água na operação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2016 - 2017

    Desenvolvimento de dispositivo automático para limpeza de superfícies refletoras de heliostatos em sistemas de energia solar concentrada (CSP ? Concentrated Solar Power), Descrição: A possibilidade de redução na oferta de combustíveis convencionais aliada ao crescimento da demanda por energia e a crescente preocupação com o meio ambiente impulsionam a pesquisa e desenvolvimento de fontes alternativas de energia menos poluentes, renováveis e que produzam menor impacto ambiental. Dentre estas alternativas, destaca-se a energia solar, fonte disponível e passível de ser explorada a partir de todas as suas potencialidades. Atualmente, uma das vias tecnológicas de aproveitamento da fonte solar para geração de energia é a heliotermia, também conhecida como energia solar concentrada ou Concentrated Solar Power (CSP), baseada na utilização de superfícies espelhadas que refletem e concentram a irradiação solar direta com o objetivo de convertê-la em energia térmica, a partir da qual se gera vapor d?água que irá acionar um ciclo termodinâmico reversível que converte calor em trabalho, conhecido como Rankine. O soiling consiste no depósito de diferentes tipos de sujeiras em uma superfície exposta em um dado ambiente. No caso de usinas CSP de torre central, o acúmulo gradativo de poeira, sujeira ou até mesmo de excremento de pássaros nas superfícies refletoras dos heliostatos causa uma redução significativa na quantidade de radiação solar que atinge o receptor posicionado no alto da torre e diminuição da eficiência de todo o sistema. Assim, faz-se necessário manter um alto fator de refletividade nas superfícies espelhadas dos heliostatos por meio de uma limpeza regular. Propõe-se, neste projeto, um mecanismo automatizado para efetuar a limpeza de superfícies refletoras de heliostatos. O desenvolvimento deste dispositivo, desde sua concepção, passando pelas fases de construção, instalação e funcionamento, respeita padrões de eficácia da limpeza, visa o baixo custo de produção, facilidade de instalação e minimização dos impactos ambientais pertinentes, como, por exemplo, baixo consumo de água na operação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Lampkowski - Coordenador / Anselmo José Spadotto - Integrante / Odivaldo José Seraphim - Integrante / William Duarte Bailo - Integrante / Ricardo Rabelo de Arruda Filho - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Desenvolvimento de dispositivo automático para limpeza de superfícies refletoras de heliostatos em sistemas de energia solar concentrada (CSP ? Concentrated Solar Power), Descrição: A possibilidade de redução na oferta de combustíveis convencionais aliada ao crescimento da demanda por energia e a crescente preocupação com o meio ambiente impulsionam a pesquisa e desenvolvimento de fontes alternativas de energia menos poluentes, renováveis e que produzam menor impacto ambiental. Dentre estas alternativas, destaca-se a energia solar, fonte disponível e passível de ser explorada a partir de todas as suas potencialidades. Atualmente, uma das vias tecnológicas de aproveitamento da fonte solar para geração de energia é a heliotermia, também conhecida como energia solar concentrada ou Concentrated Solar Power (CSP), baseada na utilização de superfícies espelhadas que refletem e concentram a irradiação solar direta com o objetivo de convertê-la em energia térmica, a partir da qual se gera vapor d?água que irá acionar um ciclo termodinâmico reversível que converte calor em trabalho, conhecido como Rankine. O soiling consiste no depósito de diferentes tipos de sujeiras em uma superfície exposta em um dado ambiente. No caso de usinas CSP de torre central, o acúmulo gradativo de poeira, sujeira ou até mesmo de excremento de pássaros nas superfícies refletoras dos heliostatos causa uma redução significativa na quantidade de radiação solar que atinge o receptor posicionado no alto da torre e diminuição da eficiência de todo o sistema. Assim, faz-se necessário manter um alto fator de refletividade nas superfícies espelhadas dos heliostatos por meio de uma limpeza regular. Propõe-se, neste projeto, um mecanismo automatizado para efetuar a limpeza de superfícies refletoras de heliostatos. O desenvolvimento deste dispositivo, desde sua concepção, passando pelas fases de construção, instalação e funcionamento, respeita padrões de eficácia da limpeza, visa o baixo custo de produção, facilidade de instalação e minimização dos impactos ambientais pertinentes, como, por exemplo, baixo consumo de água na operação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Lampkowski - Coordenador / Anselmo José Spadotto - Integrante / Odivaldo José Seraphim - Integrante / William Duarte Bailo - Integrante / Ricardo Rabelo de Arruda Filho - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Desenvolvimento de dispositivo automático para limpeza de superfícies refletoras de heliostatos em sistemas de energia solar concentrada (CSP ? Concentrated Solar Power), Descrição: A possibilidade de redução na oferta de combustíveis convencionais aliada ao crescimento da demanda por energia e a crescente preocupação com o meio ambiente impulsionam a pesquisa e desenvolvimento de fontes alternativas de energia menos poluentes, renováveis e que produzam menor impacto ambiental. Dentre estas alternativas, destaca-se a energia solar, fonte disponível e passível de ser explorada a partir de todas as suas potencialidades. Atualmente, uma das vias tecnológicas de aproveitamento da fonte solar para geração de energia é a heliotermia, também conhecida como energia solar concentrada ou Concentrated Solar Power (CSP), baseada na utilização de superfícies espelhadas que refletem e concentram a irradiação solar direta com o objetivo de convertê-la em energia térmica, a partir da qual se gera vapor d?água que irá acionar um ciclo termodinâmico reversível que converte calor em trabalho, conhecido como Rankine. O soiling consiste no depósito de diferentes tipos de sujeiras em uma superfície exposta em um dado ambiente. No caso de usinas CSP de torre central, o acúmulo gradativo de poeira, sujeira ou até mesmo de excremento de pássaros nas superfícies refletoras dos heliostatos causa uma redução significativa na quantidade de radiação solar que atinge o receptor posicionado no alto da torre e diminuição da eficiência de todo o sistema. Assim, faz-se necessário manter um alto fator de refletividade nas superfícies espelhadas dos heliostatos por meio de uma limpeza regular. Propõe-se, neste projeto, um mecanismo automatizado para efetuar a limpeza de superfícies refletoras de heliostatos. O desenvolvimento deste dispositivo, desde sua concepção, passando pelas fases de construção, instalação e funcionamento, respeita padrões de eficácia da limpeza, visa o baixo custo de produção, facilidade de instalação e minimização dos impactos ambientais pertinentes, como, por exemplo, baixo consumo de água na operação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Lampkowski - Coordenador / Anselmo José Spadotto - Integrante / Odivaldo José Seraphim - Integrante / William Duarte Bailo - Integrante / Ricardo Rabelo de Arruda Filho - Integrante.

Prêmios

2010

Diploma Sejamos Eternamente Moços - VII Congresso Iteano de Iniciação Científica, Instituição Toledo de Ensino.

2009

Diploma Sejamos Eternamente Moços - VI Congresso Iteano de Iniciação Científica, Instituição Toledo de Ensino.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

ICLEI European Secretariat GmbH

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Senior Expert, Green Digital Transformation, Carga horária: 40

2020 - 2020

Forest Stewardship Council

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Data Application Architect, Carga horária: 40

2019 - 2020

ICLEI - Local Governments for Sustainability

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Officer, Data Knowledge Management, Carga horária: 40

Atividades

  • 11/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, ICLEI - Local Governments for Sustainability.Linhas de pesquisa

2007 - 2018

Instituicao Toledo de Ensino

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

Outras informações:
Professor nos cursos de graduação em Administração, Ciências Econômicas e Sistemas de Informação.

Atividades

  • 02/2007

    Ensino, Comércio Exterior, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração de Sistemas de Informação, Informática

  • 02/2007

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Algoritmo e Estrutura de Dados, Banco de Dados I e II, Engenharia de Software I e III, Governança de Tecnologia da Informação, Modelagem de Processos de Negócio, Gestão de Pessoas e Marketing

  • 02/2007

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ambiente de Negócios Virtuais

  • 02/2007

    Ensino, Administração de Empresas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração de Sistemas de Informação, Ambiente de Negócios Virtuais, Gerência de Projetos e Empreendimentos, Informática, Jogos de Empresa

2016 - 2018

Faculdade de Tecnologia de Jahu

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 44

Outras informações:
Professor nos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação; Sistemas para Internet e Gestão Empresarial - EAD.

2015 - 2015

Faculdade de Tecnologia de Jahu

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor da disciplina "Princípios e Conceitos Aplicados à Inteligência de Negócios" no curso de especialização (lato sensu) em Inteligência de Negócios.

2012 - 2012

Faculdade de Tecnologia de Jahu

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor da disciplina "Princípios e Conceitos Aplicados à Inteligência de Negócios" no curso de especialização (lato sensu) em Inteligência de Negócios.

2011 - 2011

Faculdade de Tecnologia de Jahu

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor da disciplina "Princípios e Conceitos Aplicados à Inteligência de Negócios" no curso de especialização (lato sensu) em Inteligência de Negócios.

Atividades

  • 08/2016

    Ensino, Gestão da Tecnologia da Informação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão de Projetos

  • 08/2016

    Ensino, Sistemas para Internet, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de Prototipagem e Testes de Usabilidade, Tópicos especiais em sistemas para Internet II, Desenvolvimento para dispositivos móveis I e II

  • 08/2016

    Ensino, Gestão Empresarial, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão de Projetos Empresariais, Projeto de Trabalho de Conclusão, Projeto Interdisciplinar

  • 02/2015 - 03/2015

    Ensino, Especialização em Inteligência de Negócios, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Princípios e Conceitos Aplicados à Inteligência de Negócios

  • 02/2012 - 03/2012

    Ensino, Inteligência de Negócios, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Princípios e conceitos aplicados à Inteligência de Negócios

  • 03/2011 - 04/2011

    Ensino, Inteligência de Negócios, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Princípios e Conceitos Aplicados à Inteligência de Negócios

2014 - 2017

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Pesquisa e Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Desenvolvimento de pesquisas relacionadas à simulação computacional de usinas CSP (Concentrated Solar Power) baseadas em tecnologia de torre central, com foco na otimização de campos de heliostatos. Pesquisas sobre otimização das propriedades ópticas de heliostatos de por meio da utilização de softwares específicos.

2015 - 2015

Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador convidado

Outras informações:
Desenvolvimento de pesquisas voltadas à utilização do software HFLCAL para otimização de campos de heliostatos em projetos de usinas CSP de torre central.

2014 - 2014

Solar-Institut Julich

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Desenvolvimento de pesquisas sobre softwares existentes para modelagem e simulação de sistemas CSP do tipo receptor central com foco no dimensionamento e modelagem de heliostatos e campos de heliostatos. Desenvolvimento e análise de campos de heliostatos e otimização das propriedades ópticas de um heliostato de 8 m² por meio da utilização de softwares como SOLCAL e TONATIUH.

2014 - 2014

Brandenburgische Technische Universität Cottbus - Senftenberg

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Desenvolvimento de pesquisas sobre os processos de licenciamento ambiental alemão e brasileiro no que se refere à instalação e operação de usinas de energia elétrica, mais especificamente àquelas que utilizam fontes renováveis para geração de energia. Estudos voltados aos possíveis impactos ambientais de usinas de energia solar concentrada (CSP).

2012 - 2015

Faculdade Gennari & Peartree

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor no curso de graduação em Administração de Empresas e professor no curso de especialização "MBA em Gestão de Projetos".

Atividades

  • 02/2012 - 12/2015

    Ensino, Administração de Empresas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão de Projetos, Sistemas de Informação II, Sistemas de Informação III

  • 11/2013 - 11/2013

    Ensino, MBA em Gestão de Projetos, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Execução, controle e encerramento de projetos

  • 10/2012 - 10/2012

    Ensino, MBA em Gestão de Projetos, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Introdução ao Gerenciamento de Projetos

2011 - 2014

Centro Universitário Sagrado Coração

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor alocado no curso de graduação Administração, com participação nos cursos de Design, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Relações Internacionais, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design de Moda. Professor nos cursos de especialização (lato sensu) em Gestão de Tecnologia da Informação; Gestão Empresarial e Negócios Internacionais; e Segurança da Informação.

Atividades

  • 08/2016 - 08/2016

    Ensino, Segurança da Informação, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento Estratégico em Segurança da Informação

  • 06/2015 - 06/2015

    Ensino, Gestão Empresarial e Negócios Internacionais, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Trade Finance - Projeto Internacional

  • 02/2011 - 06/2014

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Avaliação de empresas e novos modelos organizacionais, Ética nas Organizações, Ética Profissional, Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Projetos II, Gestão Estratégica de Negócios, Laboratório de Gestão Empresarial, Modelos de Negociação, Planejamento Estratégico, Tópicos Complementares em Formação Profissional, Tópicos de Política de Negócios e Economia de Empresas

  • 02/2011 - 06/2014

    Ensino, Design, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Empreendedorismo

  • 02/2011 - 06/2014

    Ensino, Relações Internacionais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Empreendedorismo, Gestão Estratégica de Negócios

  • 02/2011 - 06/2014

    Ensino, Design de Moda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão Estratégica de Negócios

  • 02/2011 - 06/2014

    Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Empreendedorismo

  • 02/2011 - 06/2014

    Ensino, Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Empreendedorismo

  • 02/2011 - 06/2014

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Empreendedorismo

  • 08/2013 - 08/2013

    Ensino, Gestão de Tecnologia da Informação, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Supply Chain (SCM) / ERP / CRM

  • 06/2013 - 06/2013

    Ensino, Gestão Empresarial e Negócios Internacionais, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Trade Finance - Projeto Internacional

  • 06/2013 - 06/2013

    Ensino, Gestão de Tecnologia da Informação, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Inteligência Competitiva (Business Intelligence)

  • 12/2012 - 12/2012

    Ensino, Gestão de Tecnologia da Informação, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Inteligência Competitiva (Business Intelligence)

  • 11/2012 - 11/2012

    Ensino, Gestão de Tecnologia da Informação, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Estratégia Empresarial

  • 09/2012 - 10/2012

    Ensino, Gestão de Tecnologia da Informação, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Estratégia Empresarial

  • 06/2012 - 07/2012

    Ensino, Gestão Empresarial e Negócios Internacionais, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Trade Finance - Projeto Internacional

2010 - 2012

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso de especialização, Carga horária: 8

Outras informações:
Coordenador do curso de pós-graduação (especialização) em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI

2009 - 2009

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Módulo Gestão Empreendedora - Curso Técnico em Redes de Computadores

Atividades

  • 11/2009 - 12/2009

    Ensino, Técnico em Redes de Computadores, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Gestão Empreendedora de Negócios

2013 - 2014

Moya & Cezarino (Grupo M&C)

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultor - Mapeamento de Processos (BPM), Carga horária: 4

Outras informações:
Consultor na área de implantação de solução ERP, responsável por auxiliar nas atividades de mapeamento, análise e desenho de processos de negócio (BPM).

2009 - 2011

Instituto de Ensino e Pesquisa P3 Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Apoio técnico, Carga horária: 20

Outras informações:
Treinamentos na área de Tecnologia da Informação voltada à gestão empresarial. Desenvolvimento de ferramentas de apoio à divulgação de cursos, eventos, seminários e palestras. Colaboração na produção de material didático; pesquisas; contato com instituições parceiras.

2003 - 2005

Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista Programador / Webdesigner, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio: Analista Programador / Webdesigner

Atividades

  • 06/2003 - 12/2004

    Serviços técnicos especializados , Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos.Serviço realizado, Levantamento de requisitos; Atendimento / relacionamento com as empresas associadas e levantamento de suas necessidades; Desenvolvimento de aplicações Web utilizando as tecnologias ASP, PHP, HTML e Javascript; Manutenção de computadores e impressoras.

1999 - 2000

JK Sistemas Corporativos

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/1999 - 01/2000

    Serviços técnicos especializados , JK Sistemas Corporativos.Serviço realizado, Desenvolvimento de sistemas utilizando linguagem de programação Delphi e Banco de dados Oracle.

1998 - 1999

Instituicao Toledo de Ensino

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

  • 11/1998 - 05/1999

    Estágios , Instituição Toledo de Ensino.Estágio realizado, Manutenção de computadores e impressoras; Montagem de redes para computadores.