Fernanda Pereira Liguori
Bacharel em Turismo pelo UNIBERO (1999), especialista em Administração Hoteleira pelo SENAC (2004), mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da UNICAMP (2011), Licenciatura Plena em Educação Profissional pela FATEC (2016). Doutora em Geografia pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. (2021) . Desde 2011, é docente do Instituto Federal de São Paulo. Áreas de pesquisa: geografia urbana e turismo. Membro do Grupo GEPTUR - Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo, do IFSP - SP
Informações coletadas do Lattes em 09/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Geografia
2016 - 2020
Universidad de Santiago de Compostela - Campus Santiago
Título: Por trás da imagem: os megaeventos esportivos na produção capitalista do espaço contemporâneo - o caso dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e os conflitos sócio-espaciais pelo direito à moradia
Rubén Camilo Lois González. Palavras-chave: remoções; Rio de Janeiro; Olimpíadas.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Urbanismo. Setores de atividade: Atividades imobiliárias.
Mestrado em Geografia
2009 - 2011
Universidade Estadual de Campinas
Título: A produção do espaço pelo turismo no centro histórico de São Paulo, Ano de Obtenção: 2011
Profa. Dra. Arlete Moysés Rodrigues.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Administração Hoteleira
2002 - 2004
Faculdade Senac de Turismo e Hotelaria
Título: POUSADA CASARÃO DO CHÁ - PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE SPA HOLÍSTICO EM MOGI DAS CRUZES, SP
Aperfeiçoamento em Programa Especial de Formação Pedagógica para Professores da Educação Profi
2015 - 2016
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Título: Programa Especial de Formação Pedagógica para Professores da Educação Profissional. Ano de finalização: 2016
Orientador: Márcia Dias
Formação complementar
2019 - 2019
Extensão universitária em Tópicos Especiais em Ordenamento Urbano Regional: Cidade, Escola, Cotidiano. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Epistemologia do Pensamento Geográfico. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Projetos Urbanos e Reprodução da Metrópole no Contexto da Crise Capitalista. (Carga horária: 120h). , Faculdade de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas, FFLCH, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Vida Cotidiana, Espaço e Reprodução Social da Classe Trabalhadora. (Carga horária: 120h). , Faculdade de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas, FFLCH, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em A Requalificação dos Centros Urbanos na Globalização.. (Carga horária: 120h). , Faculdade de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas, FFLCH, Brasil.
2008 - 2008
Urbanização e Industrialização no Estado de SP. , Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH, Brasil.
2008 - 2008
Os Centros das grandes cidades: o lugar e o global. , Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH-USP, Brasil.
2007 - 2007
Requalificação urbana: funções sociais, econômicas. , Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas .- USP, FFLCH, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em A cidade e o Urbano na Obra de Henri Lefebvre. (Carga horária: 2006h). , FACULDADE DE FILOSOFIA LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS, FFLCH - USP, Brasil.
2006 - 2006
Turismo e Produção do Espaço. , FACULDADE DE FILOSOFIA LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS, FFLCH - USP, Brasil.
2006 - 2006
Questões de Método em Geografia. , Faculdade de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas, FFLCH, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Trade Hoteleiro. (Carga horária: 20h). , Faculdade Senac de Turismo e Hotelaria, SENAC, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Problemática do Patrimônio Natural / Cultural. (Carga horária: 60h). , Escola de Comunicação e Artes - Universdade de São Paulo, ECA - USP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Problemática do Patrimônio Natural / Cultural. (Carga horária: 60h). , Escola de Comunicação e Artes - Universdade de São Paulo, ECA - USP, Brasil.
Organização de eventos
LIGUORI, F. P. . I Congresso de Extensão e a Mostra de Arte e Cultura do IFSP (CEMAC). 2014. (Congresso).
LIGUORI, F. P. . 3º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP e o 4º Workshop de Negócios e Inovação. 2012. (Congresso).
PAES, M. T. D. ; PANIS, M. ; SOTRATTI, M. ; OLIVEIRA, M. ; SOMBINI, E. ; CIFELLI, G. ; LIGUORI, F. P. . III Seminário Geografia Turismo e Patrimônio Cultural. 2010. (Outro).
Participação em eventos
Forum Abratur.Roteiro Turístico: levantamento da produção científica nacional de 2020-2024. 2025. (Outra).
XVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA URBANA(SIMPURB.Roteiros de Memória Negra no Rio de Janeiro e em São Paulo. 2024. (Simpósio).
XXI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação - AP.Lugares de memória negra nos roteiros turísticos: o caso do Rio de Janeiro e de São Paulo. 2024. (Seminário).
VI Colóquio Ibero-Americano: Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto.NOVOS RUMOS DO PROCESSO DE GENTRIFICAÇÃO DA PAISAGEM NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO: O PLANO REVIVER CENTRO. 2023. (Outra).
XV ENANPEGE - Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia.Reviver Centro: novos rumos da questão habitacional no Centro do Rio de Janeiro. 2023. (Encontro).
XX Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação - AP.Plano Reviver Centro: novos rumos do processo de gentrificação no Centro do Rio de Janeiro. 2022. (Seminário).
EGAL - Encuentro de Geografias de America Latina. 2021. (Encontro).
XIV ENANPEGE - Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia.Um breve diagnóstico do BRT pós Olimpíadas Rio 2016. 2021. (Encontro).
XVIII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR. 2021. (Seminário).
Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. 2019. (Encontro).
FINGEO - Seminário Internacional Geografia, Finanças e Desenvolvimento Desigual. 2019. (Seminário).
III Colóquio Espaço e Economia. 2019. (Outra).
Congresso Mundial de Lazer. Jogos Infantis: Uma proposta para a Disciplina Técnicas de Recreação. 2018. (Congresso).
III SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE URBANIZAÇÃO DE FAVELAS (III URBFAVELAS). 2018. (Seminário).
XV Colóquio de Geografia Urbana.Favelas de Río de Janeiro y Reestructuración Urbanas para los megaventos deportivos. 2018. (Outra).
XV Colóquio Internacional de Geocritica.Remoções no Rio de Janeiro: conflitos de território e territorialidade para os megaeventos esportivos. 2018. (Outra).
INVTUR 2017 INTERNACIONAL CONFERENCE - CO-CREATING THE FUTURE OF TOURISM. 2017. (Outra).
Local Identity and Tourism Management on World Heritage Sites - Trends and Challenges. 2017. (Congresso).
V Encontro Mocidade Investigadora.Por trás da imagem: os megaeventos esportivos na produção capitalista do espaço contemporâneo - O caso do Rio de Janeiro. 2017. (Encontro).
Workshop ?Urban Policies and Creativity?. 2017. (Outra).
XXIX Simpósio Nacional de História.O turismo obscuro e patrimônio edificado. 2017. (Simpósio).
XXV CONGRESO DE LA ASOCIACION DE GEOGRAFOS ESPAÑOLES. 2017. (Congresso).
Colóquio Internacional Geocrítica. 2016. (Outra).
I Encontro de Cursos do Eixo da Hospitalidade do IFSP. 2016. (Encontro).
II Congresso de Extensão e a Mostra de Arte e Cultura do IFSP (CEMAC. Coisas da Vida (peça de teatro). 2016. (Congresso).
III Congresso de Extensão e a Mostra de Arte e Cultura do IFSP (CEMAC. 2016. (Congresso).
II Seminário Nacional Sobre Urbanização de Favelas(URBS FAVELAS). 2016. (Seminário).
I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP. Campanha de Cadastro de Medula Óssea. 2015. (Congresso).
I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP. Noites Gastronômicas. 2015. (Congresso).
III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.Noites Gastronômicas. 2015. (Outra).
Encontro Educacional 2014 - Fórum de Capacitação Educacional dos Cursos Tecnicos Integrados do IFSP. 2014. (Encontro).
Encuentro de Geografos de America Latina.A cultura e o turismo: os novos usos do patrimônio urbano edificado na revalorização de centros históricos. 2013. (Encontro).
XIII SIMPURB ? SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA URBANA. 2013. (Simpósio).
Encontro Nacional de Geógrafos.A concessão urbanística e suas contradições dentro do projeto de revalorização urbana no Bairro Santa Ifigênia, São Paulo, SP. 2012. (Encontro).
IX ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE.A REVALORIZAAÇAO URBANA DO PATRIMÔNIO URBANO EDIFICADO DO CENTRO HISTÓRICO DE SAO PAULO E OS NOVOS USOS URBANOS (CULTURA, ENTRETENIMENTO, LAZER E TURISMO). 2011. (Encontro).
Encontro Nacional de Geógrafos.Confinamento no patrimônio cultural e a fragmentação socioespacial no centro histórico de Sao Paulo. 2010. (Encontro).
12o. Encontro de Geógrafos da América Latina. 2009. (Encontro).
ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE.A PRODUÇÃO DO ESPAÇO PELO TURISMO - O CASO DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO PAULO.. 2009. (Encontro).
Forum Nacional do Patrimônio Cultural - IPHAN. 2009. (Outra).
Jornada Geográfica UNICSUL.Turismo e produção do espaço no Centro Histórico de São Paulo: Uma breve análise das políticas públicas de turismo. 2009. (Outra).
VI Seminário Nacional do Centro de Memória "Memória e Patrimônio".Confinamento no Patrimônio Cultural: Estratégia do espaço-mercadoria no Centro de São Paulo. 2009. (Seminário).
XI Simpósio Nacional de Geografia Urbana.O CENTROHISTÓRICO DA CIDADE DE SÃO PAULO. 2009. (Simpósio).
Participação em bancas
LIGUORI, F. P.; SOUZA, R. J.; MALERBA, R. C.. Comportamento do consumidor paulistano de terceira idade em relação ao turismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
NASCIMENTO, C. J.; MALERBA, R. C.;LIGUORI, F. P.. Turismo cervejeiro na Europa e os principais atrativos e destinos do segmento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
MALERBA, R. C.; KOGA, E. S;LIGUORI, F. P.. Marketing digital como ferramenta de divulgação de agência de turismo pedagógico por meio de portal multimídia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
OLIVEIRA, P. F. F.; MORAES, L. N.;LIGUORI, F. P.. Turismo alternativo: perfil do turista e suas preferências. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
DELPHINO, R. B.;LIGUORI, F. P.; NASCIMENTO, C. J.. PW Wedding: Assessoria de Organização de Casamentos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
LIGUORI, F. P.; MORAES, L. N.; MALERBA, R. C.. Narrativa gráfica como ferramenta indutora em promoção turística. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
PERUSSI, R. F.; SPOLON, A. P. G.;LIGUORI, F. P.. Latam Travel e Rio 2016: parceria estratégica para quem?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
PERUSSI, R. F.; MALERBA, R. C.;LIGUORI, F. P.. Perfil do turista de intercâmbio em Cape Town na Africa do Sul. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
LIGUORI, F. P.; OLIVEIRA, P. F. F.; NASCIMENTO, C. J.. Elaboração do aplicativo Cibus: roteiros gastronômicos temáticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
COSTA, B.V.; OLIVEIRA, P. F. F.;LIGUORI, F. P.. Sites que divulgam o turismo sexual no Brasil: descrição de conteúdo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
KOGA, E. S;LIGUORI, F. P.; NASCIMENTO, C. J.. Aplicativo para viajantes em São Paulo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
MALERBA, R. C.; DELPHINO, R. B.;LIGUORI, F. P.. CervejariaAqui: guia de cervejarias artesanais que recebem visitantes no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de São Paulo - Câmpus São Paulo.
MALERBA, R. C.; PERUSSI, R. F.;LIGUORI, F. P.. Turismo de intercâmbio: a escolha de destinos por estudantes universitários residentes no município de São Paulo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de São Paulo - Câmpus São Paulo.
PERUSSI, R. F.; SPOLON, A. P. G.;LIGUORI, F. P.. Embu das Artes: destino turístico hospitaleiro?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de São Paulo - Câmpus São Paulo.
COSTA, B.V.;LIGUORI, F. P.; Almeida, J.G de. Patrimônio Histórico edificado: após o tombamento, o que. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
FERNANDEZ, L. R. G.; OLIVEIRA, D. G.;LIGUORI, F. P.. A viagem de incentivo enquanto premiação e experiência para o público interno: caso Natura Cosméticos S/A. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
BAUER, R. C.;LIGUORI, F. P.; Almeida, J.G de. Estudo de viabilidade para implantação de uma revista científica de turismo no IFSP. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
MALERBA, R. C.;LIGUORI, F. P.; Almeida, J.G de. Processo de desenvolvimento do conteúdo do Website do Museu Memória do Bixiga. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
SOUZA, R. J.; MALERBA, R. C.;LIGUORI, F. P.. .Grau de satisfação dos executivos do Hotel Caesar Business Faria Lima. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
COSTA, B.V.;LIGUORI, F. P.; ALLIS, T.. Análise do Expresso Turístico Luz ? Mogi das Cruzes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
SOUZA, R. J.;LIGUORI, F. P.; SANTOS, G. E. O.. Hostelling International: O impacto do marketing na ocupação dos albergues na cidade de São Paulo.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
COSTA, B.V.;LIGUORI, F. P.; Almeida, J.G de. Clube da Cidade Thomaz Mazzoni. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
VILELA, N. C.;LIGUORI, F. P.; Almeida, J.G de. Museu de Arte Moderna: diagnóstico da visitação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
CASTRO, B.;LIGUORI, F. P.; SANTOS, G. E. O.. Roteiro cultural na região do Bairro da Luz, São Paulo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
CASTRO, B.;LIGUORI, F. P.; SOUZA, R. J.. Centro Educacional Unificado (CEU) como alternativa de lazer. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
KOGA, E. S; RAMALHO, D. D.;LIGUORI, F. P.. O uso da internet como estratégia mercadológica em agenciamento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
KOGA, E. S;LIGUORI, F. P.; Almeida, J.G de. Turismo e cinema: uma análise da imagem brasileira através da cinematografia nacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
KOGA, E. S;LIGUORI, F. P.; RAMALHO, D. D.. O comportamento do passageiro, os problemas no transporte aéreo e a importância dos direitos do consumidor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
CASTRO, B.;LIGUORI, F. P.; SANTOS, R. S.. Alternativas de visitação no bairro do Ipiranga - SP: elaboração de roteiros complementares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
CASTRO, B.;LIGUORI, F. P.; SANTOS, R. S.. Breve análise do segmento do turismo para a terceira idade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
Orientou
Comportamento do consumidor paulistano de terceira idade em relação ao turismo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de São Paulo - Câmpus São Paulo; Orientador: Fernanda Pereira Liguori;
Turismo cervejeiro na Europa e os principais atrativos e destinos do segmento; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Fernanda Pereira Liguori;
Turismo alternativo: perfil do turista e suas preferências; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de São Paulo - Câmpus São Paulo; Orientador: Fernanda Pereira Liguori;
Narrativa gráfica como ferramenta indutora em promoção turística; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de São Paulo - Câmpus São Paulo; Orientador: Fernanda Pereira Liguori;
Análise do perfil do visitante na Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una (RDSBU) - Estação Ecológica Juréia-Itatins - (EEJI); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Fernanda Pereira Liguori;
Projeto de criação do aplicativo Mercatur: Mercado Municipal de São Paulo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Fernanda Pereira Liguori;
Elaboração do aplicativo Cibus: roteiros gastronômicos temáticos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de São Paulo - Câmpus São Paulo; Orientador: Fernanda Pereira Liguori;
Folder informativo para o 13º Festival do Japao; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Fernanda Pereira Liguori;
Megaeventos esportivos - o legado da infra-estrutura esportiva dos jogos Rio Pan 2007; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Fernanda Pereira Liguori;
A importância dos parques urbanos para a região central da cidade de São Paulo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Fernanda Pereira Liguori;
O Parque Centenário da Imigraçao Japonesa como um espaço de lazer na cidade de Mogi das Cruzes - SP; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Fernanda Pereira Liguori;
Albergues da Juventude na cidade de São Paulo; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Fernanda Pereira Liguori;
Produções bibliográficas
-
LIGUORI, F. P. . Favelas de Río de Janeiro y Reestructuración Urbana para los megaeventos deportivos. In: ABELLAN, F.C. (Org.). Ciudades medias y areas metropolitanas. De la dispersión a la regeneración.. 1ed.Cuenca: Ediciones de La Universidad Castilla La Mancha, 2018, v. , p. 01-.
-
LIGUORI, F. P. . NOVOS RUMOS DO PROCESSO DE GENTRIFICAÇÃO DA PAISAGEM NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO: O PLANO REVIVER CENTRO. In: Colóquio Ibero-Americano: Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto, 2023, Belo Horizonte - MG. Anais do Colóquio Ibero-Americano: Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto. Belo Horizonte, 2023.
-
LIGUORI, F. P. . Reviver Centro: novos rumos da questão habitacional no Centro do Rio de Janeiro.. In: XV ENANPEGE - Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2023, Palmas - TO. Anais do XV ENANPEGE. Palmas - TO: Realize, 2023.
-
LIGUORI, F. P. . Plano Reviver Centro: novos rumos do processo de gentrificação no Centro do Rio de Janeiro.. In: XX Seminário Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo 2023, 2023, Niterói - RJ. Anais do XX Seminário Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo 2023. São Paulo, 2023.
-
LIGUORI, F. P. . Um breve diagnóstico do BRT pós Olimpíadas Rio 2016.. In: XIV ENANPEGE - Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2021, On-line. Anais XIV ENANPEGE - Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2021.
-
GONZALEZ, R. C. L. ; LIGUORI, F. P. . Remoções no Rio de Janeiro: conflitos de território e territorialidade para os megaeventos esportivos. In: XV Coloquio Internacional de Geocrítica, 2018, Barcelona. XV Coloquio Internacional de Geocríticaas ciencias sociales y la edificación de una sociedad post-capitalista., 2018.
-
LIGUORI, F. P. . O turismo obscuro e patrimônio edificado. In: Simpósio Nacional de História, 2017, Brasilia. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017.
-
LIGUORI, F. P. . IMAGEM, TURISMO E CULTURA NA REVALORIZAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO PAULO. In: I Seminário Nacional de Turismo e Cultura, 2016, Rio de Janeiro. I Seminário Nacional de Turismo e Cultura. Niterói: LEVE/UFF, 2016. v. Vol 1.
-
LIGUORI, F. P. . Jogos Infantis: Uma proposta para a Disciplina Técnicas de Recreação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIGUORI, F. P. ; GONZALEZ, R. C. L. . Remoções no Rio de Janeiro: conflitos de território e territorialidade para os megaeventos esportivos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIGUORI, F. P. ; GONZALEZ, R. C. L. . CONFLITOS SOCIOESPACIAIS NAS OLIMPÍADAS 2016 NO RIO DE JANEIRO: VILA AUTÓDROMO X PARQUE OLÍMPICO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIGUORI, F. P. . Favelas de Río de Janeiro y Reestructuración Urbanas para los megaventos deportivos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIGUORI, F. P. . Por trás da imagem: os megaeventos esportivos na produção capitalista do espaço contemporâneo - O caso do Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIGUORI, F. P. . O turismo obscuro e patrimônio edificado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LIGUORI, F. P. . IMAGEM, TURISMO E CULTURA NA REVALORIZAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO PAULO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIGUORI, F. P. . Campanha Cadastro de Medula Óssea no IFSP - Campus Avaré. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIGUORI, F. P. . Noites Gastronômicas no IFSP - Campus Avaré. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIGUORI, F. P. . A cultura e o turismo: os novos usos do patrimônio urbano edificado na revalorização de centros históricos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIGUORI, F. P. . A revalorização urbana do patrimônio urbano edificado no Centro Histórico de São Paulo e os novos usos urbanos (cultura, entretenimento, lazer e turismo). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIGUORI, F. P. . CONFINAMENTO NO PATRIMÔNIO CULTURAL E A FRAGMENTAÇAO DO ESPAÇO NO CENTRO DE SAO PAULO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIGUORI, F. P. . O CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE DE SÃO PAULO: UM PRODUTO TURÍSTICO.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LIGUORI, F. P. . Centro histórico de São Paulo: uma breve análise das políticas públicas de turismo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIGUORI, F. P. . Confinamento no Patrimônio Cultural: estratégia do espaço-mercadoria no Centro de São Paulo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIGUORI, F. P. . A PRODUÇÃO DO ESPAÇO PELO TURISMO - O CASO DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO PAULO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de desenvolvimento
-
2015 - 2015
Coisas da Vida, Descrição: O projeto tratou-se do planejamento, organização, coordenação e execução de uma peça teatral a ser apresentada na II Mostra de Arte e Cultura do Instituto Federal de São Paulo (Sertãozinho - SP). O projeto esteve vinculado à disciplina Produções Culturais e Artísticas do Curso Técnico Integrado em Eventos do IFSP - Câmpus Avaré. A peça intitulada "Coisas da Vida" reuniu cinco esquetes famosas do grupo teatral Cia dos Barbixas, dirigidas e encenadas pelos alunos do ensino médio. O trabalho envolveu planejamento, ensaios, preparação cênica e apresentação. O projeto foi desenvolvido durante o ano letivo de 2015.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (23) . , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
-
2015 - 2015
Campanha Cadastro de Medula Óssea, Descrição: O Projeto Cadastro de Medula Óssea foi um projeto de um evento prático que envolveu o planejamento, a organização, a coordenação e execução, desenvolvido pelos alunos na disciplina Gestão Operacional e Logística em Eventos 1, no curso Técnico em Eventos Concomitante do IFSP - Campus Avaré, realizado no primeiro semestre letivo de 2015.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (40) . , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
-
2013 - 2014
Colações de Grau do IFSP - Câmpus Avaré, Descrição: O projeto envolveu o planejamento, organização, coordenação e execução de colações de grau dos cursos superiores e técnicos do IFSP - Câmpus Avaré.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
-
2013 - 2014
Noites Gastronômicas, Descrição: O projeto Noites Gastronômicas foi um conjunto de trabalhos práticos desenvolvidos na disciplina Alimentos e Bebidas, no curso Técnico em Eventos, nas modalidade concomitante/subsequente e integrado, do IFSP - Câmpus Avaré, que resultou em onze noites gastronômicas temáticas, onde os alunos organizados em grupos, planejaram, organizaram, coordenaram e executaram os eventos. O projeto foi executado durante os semestres letivos dos anos de 2013 e 2014. Tratou-se de uma atividade prática de simulação de um jantar temático, onde cada grupo de de um buffet profissional, do planejamento à execução do evento, em todas as suas etapas.Ao longo de dois anos, foram desenvolvidas onze noites (holandesa, italiana, russa, havaiana, árabe, japonesa paulista, mineira, goiana, gaúcha, carioca) e três tardes (multicultural, tropical e halloween).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (99) . , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
-
2011 - 2014
Laboratório de Eventos, Descrição: O projeto foi desenvolvido com o intuito de estruturar o Laboratório de Eventos do IFSP - Câmpus Avaré que teve como objetivo dar suporte às atividades pedagógicas dos Cursos Técnico em Eventos na modalidade integrado e concomitante/subsequente, bem como aos eventos do câmpus. As atividades referiam-se a planejamento, organização e gerenciamento de estoque de acervo permanente e consumo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) . , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
-
2015 - 2015
Campanha Cadastro de Medula Óssea, Descrição: O Projeto Cadastro de Medula Óssea foi um projeto de um evento prático que envolveu o planejamento, a organização, a coordenação e execução, desenvolvido pelos alunos na disciplina Gestão Operacional e Logística em Eventos 1, no curso Técnico em Eventos Concomitante do IFSP - Campus Avaré, realizado no primeiro semestre letivo de 2015.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (40) . , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
-
2015 - 2015
Coisas da Vida, Descrição: O projeto tratou-se do planejamento, organização, coordenação e execução de uma peça teatral a ser apresentada na II Mostra de Arte e Cultura do Instituto Federal de São Paulo (Sertãozinho - SP). O projeto esteve vinculado à disciplina Produções Culturais e Artísticas do Curso Técnico Integrado em Eventos do IFSP - Câmpus Avaré. A peça intitulada "Coisas da Vida" reuniu cinco esquetes famosas do grupo teatral Cia dos Barbixas, dirigidas e encenadas pelos alunos do ensino médio. O trabalho envolveu planejamento, ensaios, preparação cênica e apresentação. O projeto foi desenvolvido durante o ano letivo de 2015.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (23) . , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
-
2013 - 2014
Colações de Grau do IFSP - Câmpus Avaré, Descrição: O projeto envolveu o planejamento, organização, coordenação e execução de colações de grau dos cursos superiores e técnicos do IFSP - Câmpus Avaré.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2013 - 2014
Noites Gastronômicas, Descrição: O projeto Noites Gastronômicas foi um conjunto de trabalhos práticos desenvolvidos na disciplina Alimentos e Bebidas, no curso Técnico em Eventos, nas modalidade concomitante/subsequente e integrado, do IFSP - Câmpus Avaré, que resultou em onze noites gastronômicas temáticas, onde os alunos organizados em grupos, planejaram, organizaram, coordenaram e executaram os eventos. O projeto foi executado durante os semestres letivos dos anos de 2013 e 2014. Tratou-se de uma atividade prática de simulação de um jantar temático, onde cada grupo de de um buffet profissional, do planejamento à execução do evento, em todas as suas etapas.Ao longo de dois anos, foram desenvolvidas onze noites (holandesa, italiana, russa, havaiana, árabe, japonesa paulista, mineira, goiana, gaúcha, carioca) e três tardes (multicultural, tropical e halloween).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (99) . , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
-
2011 - 2014
Laboratório de Eventos, Descrição: O projeto foi desenvolvido com o intuito de estruturar o Laboratório de Eventos do IFSP - Câmpus Avaré que teve como objetivo dar suporte às atividades pedagógicas dos Cursos Técnico em Eventos na modalidade integrado e concomitante/subsequente, bem como aos eventos do câmpus. As atividades referiam-se a planejamento, organização e gerenciamento de estoque de acervo permanente e consumo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) . , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
-
2015 - 2015
Campanha Cadastro de Medula Óssea, Descrição: O Projeto Cadastro de Medula Óssea foi um projeto de um evento prático que envolveu o planejamento, a organização, a coordenação e execução, desenvolvido pelos alunos na disciplina Gestão Operacional e Logística em Eventos 1, no curso Técnico em Eventos Concomitante do IFSP - Campus Avaré, realizado no primeiro semestre letivo de 2015.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (40) . , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
-
2015 - 2015
Coisas da Vida, Descrição: O projeto tratou-se do planejamento, organização, coordenação e execução de uma peça teatral a ser apresentada na II Mostra de Arte e Cultura do Instituto Federal de São Paulo (Sertãozinho - SP). O projeto esteve vinculado à disciplina Produções Culturais e Artísticas do Curso Técnico Integrado em Eventos do IFSP - Câmpus Avaré. A peça intitulada "Coisas da Vida" reuniu cinco esquetes famosas do grupo teatral Cia dos Barbixas, dirigidas e encenadas pelos alunos do ensino médio. O trabalho envolveu planejamento, ensaios, preparação cênica e apresentação. O projeto foi desenvolvido durante o ano letivo de 2015.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (23) . , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
-
2013 - 2014
Noites Gastronômicas, Descrição: O projeto Noites Gastronômicas foi um conjunto de trabalhos práticos desenvolvidos na disciplina Alimentos e Bebidas, no curso Técnico em Eventos, nas modalidade concomitante/subsequente e integrado, do IFSP - Câmpus Avaré, que resultou em onze noites gastronômicas temáticas, onde os alunos organizados em grupos, planejaram, organizaram, coordenaram e executaram os eventos. O projeto foi executado durante os semestres letivos dos anos de 2013 e 2014. Tratou-se de uma atividade prática de simulação de um jantar temático, onde cada grupo de de um buffet profissional, do planejamento à execução do evento, em todas as suas etapas.Ao longo de dois anos, foram desenvolvidas onze noites (holandesa, italiana, russa, havaiana, árabe, japonesa paulista, mineira, goiana, gaúcha, carioca) e três tardes (multicultural, tropical e halloween).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (99) . , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
-
2013 - 2014
Colações de Grau do IFSP - Câmpus Avaré, Descrição: O projeto envolveu o planejamento, organização, coordenação e execução de colações de grau dos cursos superiores e técnicos do IFSP - Câmpus Avaré.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
-
2011 - 2014
Laboratório de Eventos, Descrição: O projeto foi desenvolvido com o intuito de estruturar o Laboratório de Eventos do IFSP - Câmpus Avaré que teve como objetivo dar suporte às atividades pedagógicas dos Cursos Técnico em Eventos na modalidade integrado e concomitante/subsequente, bem como aos eventos do câmpus. As atividades referiam-se a planejamento, organização e gerenciamento de estoque de acervo permanente e consumo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) . , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
-
2015 - 2015
Coisas da Vida, Descrição: O projeto tratou-se do planejamento, organização, coordenação e execução de uma peça teatral a ser apresentada na II Mostra de Arte e Cultura do Instituto Federal de São Paulo (Sertãozinho - SP). O projeto esteve vinculado à disciplina Produções Culturais e Artísticas do Curso Técnico Integrado em Eventos do IFSP - Câmpus Avaré. A peça intitulada "Coisas da Vida" reuniu cinco esquetes famosas do grupo teatral Cia dos Barbixas, dirigidas e encenadas pelos alunos do ensino médio. O trabalho envolveu planejamento, ensaios, preparação cênica e apresentação. O projeto foi desenvolvido durante o ano letivo de 2015.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (23) . , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
-
2015 - 2015
Campanha Cadastro de Medula Óssea, Descrição: O Projeto Cadastro de Medula Óssea foi um projeto de um evento prático que envolveu o planejamento, a organização, a coordenação e execução, desenvolvido pelos alunos na disciplina Gestão Operacional e Logística em Eventos 1, no curso Técnico em Eventos Concomitante do IFSP - Campus Avaré, realizado no primeiro semestre letivo de 2015.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (40) . , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
-
2013 - 2014
Noites Gastronômicas, Descrição: O projeto Noites Gastronômicas foi um conjunto de trabalhos práticos desenvolvidos na disciplina Alimentos e Bebidas, no curso Técnico em Eventos, nas modalidade concomitante/subsequente e integrado, do IFSP - Câmpus Avaré, que resultou em onze noites gastronômicas temáticas, onde os alunos organizados em grupos, planejaram, organizaram, coordenaram e executaram os eventos. O projeto foi executado durante os semestres letivos dos anos de 2013 e 2014. Tratou-se de uma atividade prática de simulação de um jantar temático, onde cada grupo de de um buffet profissional, do planejamento à execução do evento, em todas as suas etapas.Ao longo de dois anos, foram desenvolvidas onze noites (holandesa, italiana, russa, havaiana, árabe, japonesa paulista, mineira, goiana, gaúcha, carioca) e três tardes (multicultural, tropical e halloween).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (99) . , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
-
2013 - 2014
Colações de Grau do IFSP - Câmpus Avaré, Descrição: O projeto envolveu o planejamento, organização, coordenação e execução de colações de grau dos cursos superiores e técnicos do IFSP - Câmpus Avaré.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
-
2011 - 2014
Laboratório de Eventos, Descrição: O projeto foi desenvolvido com o intuito de estruturar o Laboratório de Eventos do IFSP - Câmpus Avaré que teve como objetivo dar suporte às atividades pedagógicas dos Cursos Técnico em Eventos na modalidade integrado e concomitante/subsequente, bem como aos eventos do câmpus. As atividades referiam-se a planejamento, organização e gerenciamento de estoque de acervo permanente e consumo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) . , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
-
2015 - 2015
Coisas da Vida, Descrição: O projeto tratou-se do planejamento, organização, coordenação e execução de uma peça teatral a ser apresentada na II Mostra de Arte e Cultura do Instituto Federal de São Paulo (Sertãozinho - SP). O projeto esteve vinculado à disciplina Produções Culturais e Artísticas do Curso Técnico Integrado em Eventos do IFSP - Câmpus Avaré. A peça intitulada "Coisas da Vida" reuniu cinco esquetes famosas do grupo teatral Cia dos Barbixas, dirigidas e encenadas pelos alunos do ensino médio. O trabalho envolveu planejamento, ensaios, preparação cênica e apresentação. O projeto foi desenvolvido durante o ano letivo de 2015.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (23) . , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
-
2015 - 2015
Campanha Cadastro de Medula Óssea, Descrição: O Projeto Cadastro de Medula Óssea foi um projeto de um evento prático que envolveu o planejamento, a organização, a coordenação e execução, desenvolvido pelos alunos na disciplina Gestão Operacional e Logística em Eventos 1, no curso Técnico em Eventos Concomitante do IFSP - Campus Avaré, realizado no primeiro semestre letivo de 2015.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (40) . , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
-
2013 - 2014
Colações de Grau do IFSP - Câmpus Avaré, Descrição: O projeto envolveu o planejamento, organização, coordenação e execução de colações de grau dos cursos superiores e técnicos do IFSP - Câmpus Avaré.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
-
2013 - 2014
Noites Gastronômicas, Descrição: O projeto Noites Gastronômicas foi um conjunto de trabalhos práticos desenvolvidos na disciplina Alimentos e Bebidas, no curso Técnico em Eventos, nas modalidade concomitante/subsequente e integrado, do IFSP - Câmpus Avaré, que resultou em onze noites gastronômicas temáticas, onde os alunos organizados em grupos, planejaram, organizaram, coordenaram e executaram os eventos. O projeto foi executado durante os semestres letivos dos anos de 2013 e 2014. Tratou-se de uma atividade prática de simulação de um jantar temático, onde cada grupo de de um buffet profissional, do planejamento à execução do evento, em todas as suas etapas.Ao longo de dois anos, foram desenvolvidas onze noites (holandesa, italiana, russa, havaiana, árabe, japonesa paulista, mineira, goiana, gaúcha, carioca) e três tardes (multicultural, tropical e halloween).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (99) . , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
-
2011 - 2014
Laboratório de Eventos, Descrição: O projeto foi desenvolvido com o intuito de estruturar o Laboratório de Eventos do IFSP - Câmpus Avaré que teve como objetivo dar suporte às atividades pedagógicas dos Cursos Técnico em Eventos na modalidade integrado e concomitante/subsequente, bem como aos eventos do câmpus. As atividades referiam-se a planejamento, organização e gerenciamento de estoque de acervo permanente e consumo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) . , Integrantes: Fernanda Pereira Liguori - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - 2015
Instituto Federal de São Paulo - Campus AvaréVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
- Disciplinas Ministradas no Técnico em Eventos Concomitante/ Subsequente: Gestão Operacional e Logística I, Gestão Operacional e Logística 2, Alimentos e Bebidas em Eventos, Gestão Financeira em Eventos, Técnicas e Práticas em Lazer em Eventos, Introdução ao Turismo, Projeto Integrador em Eventos. - Disciplinas Ministradas no Técnico em Eventos Integrado: Gestão Operacional e Produção de Eventos I, Gestão Operacional e Produção de Eventos II, Alimentos e Bebidas em Eventos, Produções Culturais e Artísticas.
- Disciplina Ministrada no Tecnólogo em Agronegócios: Turismo Rural
2013 - 2014
Instituto Federal de São Paulo - Campus AvaréVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso Técnico em Eventos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2014
Instituto Federal de São Paulo - Campus AvaréVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável pelo Laboratório de Eventos.
2009 - 2010
Instituto Federal de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrou as disciplinas Marketing Turístico, Técnicas Publicitárias, Agenciamento de Viagens, Técnicas de Elaboraçao de Roteiro.
Orientação a Trabalhos de Conclusão de Cursos
Orientou e organizou viagens de estudos para o Rio de Janeiro, Cidades Históricas de Minas Gerais, Florianópolis, Paraty, Ilhabela, Uruguai (Montevidéu, Colônia do Sacramento, Punta del Leste)
2008 - 2008
ETEC Pres. Vargas - Mogi das CruzesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 12
2005 - 2006
Centro Universitário Sant?AnnaVínculo: PROFESSOR TURISMO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 8
Outras informações:
disciplinas lecionadas: Projetos Turísticos, Políticas Publicas em Turismo, Planejamento Turístico, Análise Estrutural do Turismo
2003 - 2008
Universidade PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas Ministradas
Tecnologia em Gestão de Turismo Receptivo: Gestão de Agências de Turismo,Gerência e Projeto de Turismo Receptivo,Cadeia Produtiva do Turismo,Princípios de Turismo,Administração Hoteleira, Produção e Operação de Produtos Turísticos,Segmentação do Mercado Turístico
Tecnologia de Gestão Hoteleira: Gestão Hoteleira I,Turismo e Hospitalidade,Departamento de Hospedagem: Distribuição e Serviços, Hospedagem: Recepção e Reserva, Gerência em Hotéis, Qualidade em Serviços Hoteleiros, Marketing Hoteleiro, Gestão de Eventos, Planejamento e Desenvolvimento de Projetos Hoteleiros,Cerimonial e Protocolo, Hospedagem: Governança e Lavanderia, Animação Hoteleira ·
Tecnologia em Gastronomia: Técnicas de Informática
Tecnologia emModa: Arte e Cultura
Outras Atividades: Participação em bancas de Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM).
2004 - 2004
Universidade PaulistaVínculo: Professor Auxiliar, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora das diciplinas de Gestão Geral em Hotelaria e de Ecoturismo
Atividades
-
05/2004
Ensino, Gestão em Hotelaria, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão Hoteleira I, Turismo e Hospitalidade, Departamento de Hospedagem: Distribuição e Serviços, Hospedagem: Recepção e Reserva, Gerência em Hotéis, Qualidade em Serviços Hoteleiros, Marketing Hoteleiro, Gestão de Eventos, Planejamento e Des. de Pro
-
05/2004
Ensino, Gestão em Turismo Receptivo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão de Agências de Turismo, Gerência e Projeto de Turismo Receptivo, Cadeia Produtiva do Turismo, Princípios de Turismo, Administração Hoteleira, Produção e Operação de Produtos Turísticos, Segmentação do Mercado Turístico
2003 - 2003
Universidade do Grande ABCVínculo: professora auxiliar, Enquadramento Funcional: Curso de Turismo, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora de Agenciamento de Viagens
2003 - 2003
Faculdade São LucasVínculo: Professor Auxiliar, Enquadramento Funcional: professor auxiliar, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora de Administração Hoteleira, Agenciamento de Viagens e de cursos de capacitação na área de Turismo/ Hotelaria
2015 - Atual
Instituto Federal de São Paulo - Campus São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Básico, Técnico e Tecnológic, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:- Técnicas de Recreação - Geografia do Turismo (antigas Geografia e Turismo e Dimensão Espacial do Turismo)- História da Ciência e Tecnologia- Sociologia do Lazer - Gestão de Empresas de Lazer - Hotelaria 1- Hotelaria 2
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernanda Pereira Liguori e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?