Hugo Pontes Ribeiro
Hugo Pontes possui Mestrado em Engenharia Civil (2006) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com ênfase em Modelagem Matemática na aplicação de Proteção Contra Incêndio. É Pós-Graduado em Engenharia de Segurança pela Universidade Federal Fluminense (UFF-LATEC) em 2005 e Pós-Graduado em Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-COPPE) em 2009. É Supervisor de Radioproteção na prática de Medidores Nucleares credenciado na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em 2009. Também possui Master Business Administration (MBA) em Gestão de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) em 2016.
Possui diversos trabalhos publicados acerca da engenharia civil e de segurança, patologia das estruturas em situação de incêndio, eficiência energética e sustentabilidade em revistas e congressos nacionais e internacionais em países como Brasil, Estados Unidos, Japão e Turquia. Forte experiência de mais de 15 anos atuando nas áreas da Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS) em grandes multinacionais do segmento de óleo e gás. Atuação em sondas offshore, plantas de manufatura, centro de tecnologia e centro de pesquisa. Desde 2011 atuando na gestão de QSMS, liderando times de alta performance, implementando a filosofia lean nas áreas operacionais, bem como práticas inovadoras da prototipagem rápida nas fases de engenharia. Aplica modelos estatísticos no controle da qualidade de processos fabris na indústria de óleo e gás.
Informações coletadas do Lattes em 14/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia Civil
2004 - 2006
Universidade Federal Fluminense
Título: Parametrização de Projetos Arquitetônicos de Edificações em Estrutura Metálica em Situação de Incêndio,Ano de Obtenção: 2006
Vicente Custódio Moreira de Souza.Coorientador: Francisco Carlos Rodrigues. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Temperatura; Deterioração; Edifícios; Danos; Incêndio; Arquitetura. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo. Setores de atividade: Construção Civil; Desenvolvimento de Novos Materiais.
Especialização em Pós-Graduação em Meio Ambiente
2008 - 2009
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Sistema de Gestão Ambiental em uma Estação de Tratamento de Efluentes
Orientador: Márcio S.S. Almeida
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
2004 - 2005
Universidade Federal Fluminense
Título: ?Proteção Passiva Contra Incêndio em Estruturas Metálicas?
Orientador: Sérgio Américo Mendes de Carvalho
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
1998 - 2003
Universidade Federal Fluminense
Título: Sustentabilidade e Diretrizes Urbanísticas: uma proposta para Rio das Ostras
Orientador: Vera Lúcia Ferreira Motta Rezende
Formação complementar
2014 - 2016
MBA em Gestão de Negócios. (Carga Horária: 360h). , Grupo IBMEC, IBMEC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Controle da Qualidade.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia de Segurança.
Grande área: Engenharias / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Meio Ambiente.
Participação em eventos
DAMSTRUC 2005: 4 Congresso Internacional sobre o Comportamento de Estruturas Danificada.. Avaliação de Danos Devido a Variação de Temperatura em uma Laje Pré-Moldada. 2005. (Congresso).
ISES 2005 Solar World Congress. Solar Energy Systems and Environmental Comfort Techniques for an Allotment in Rio das Ostras District ? RJ, Brazil. 2005. (Congresso).
7 Cidade Revelada: Encontro de Patrimônio Histórico, Arquitetura e Turismo. Causa de Deterioração de Pedras em Monumentos e Edifícios de Interesse Histórico. 2004. (Congresso).
Prêmios
2016
2016 Quality Award, TechnipFMC.
2003
Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, PROCEL / ELETROBRÁS / MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
TechnipFMC. , Rua Dom Marcos Barbosa, 2, Cidade Nova, 27930070 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 21398565, URL da Homepage:
Experiência profissional
2017 - Atual
TechnipFMCVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente da Qualidade do Produto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
- Responsável pela Qualidade do Produto de dois sites: do Hub Global de Manufatura de Árvore de Natal Molhada (ANM) e Manifold e do Centro de R&D (South America), com report funcional para o Diretor Regional de Manufatura e o Diretor Regional de R&D e report direto para o VP Global da Qualidade; - Responsável por liderar time de mais de 100 colaboradores (próprios e terceiros), atuando nas áreas de inspeção de processo, inspeção de dimensional, ensaio não-destrutivo (END), inspeção de soldagem, inspeção de revestimento, teste de aceitação de fábrica (FAT), teste integrado do sistema (SIT), melhoria de processos e qualidade R&D (prototipagem, design for quality, etc.); - Gerenciamento de budget, CAPEX e OPEX, do departamento da Qualidade (+US$ 10 milhões/ano); - Reestruturação da área da qualidade, com representativa redução de custo, aumento na performance do time e elevação da qualidade do serviço. Mudança do drive de Quality Control para Quality Assurance através de práticas lean; - Redução do Custo da Não-Qualidade (CNQ) e elevação do First Pass Yield (FPY) da fábrica com a implementação de práticas lean e do digital transformation, tanto no fluxo das peças como no fluxo da informação; - Implementação do Design For Quality (DFQ) nas fases de engenharia de ANMs e Manifolds, assegurando a melhoria dos requisitos da qualidade com forte impacto na redução dos custos de fabricação.
Atividades
-
01/2017
Direção e administração, TechnipFMC, .,Cargo ou função, Gerente da Qualidade do Produto.
2011 - 2016
FMC Technologies do BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente da Qualidade e SMS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
- Responsável pela Qualidade & SMS do Centro de R&D (South America) de Árvore de Natal Molhada (ANM) e Manifold, com report funcional para o Diretor Regional de R&D e report direto para o Diretor Regional de QSMS; - Responsável por liderar time de engenheiros e inspetores da qualidade, atuando na formulação dos requisitos da qualidade durante o desenvolvimento do produto, na melhoria de processos de R&D dos laboratórios e controle da qualidade dos processos de qualificação e teste integrado do sistema (SIT) de ANMs e Manifolds; - Responsável por liderar time de engenheiros e técnicos de SMS, atuando na identificação de riscos durante o desenvolvimento do produto, identificação de riscos pré-testes e controle destes riscos nos laboratórios, qualificação e SIT; - Gerenciamento de budget, CAPEX e OPEX, do departamento de QSMS (+US$ 1,5 milhão/ano); - Obtenção, em 2012, da certificação do site nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001; - Implementação da Prototipagem Rápida nas fases iniciais de engenharia impactando na redução dos erros de engenharia, bem como a implementação da Filosofia Lean nas fases de qualificação e SIT de ANMs e Manifolds, aumentando a qualidade e reduzindo os tempos de execução e custos operacionais; - Gerenciamento das atividades de qualificação e desenvolvimento de fornecedores de R&D, no que tange a Qualidade e o SMS; - Conquista do prêmio global da qualidade (FMC Quality Award) com a implementação da Inspeção de Processos; - Liderança global no gerenciamento de boas práticas de HSE nos diversos laboratórios da companhia (e.g. Brasil, Noruega, Escócia, US, França, Índia, etc.) para o projeto Subsea 2.0; - Implementação do Design For Safety (DFS) nas fases iniciais de engenharia de desenvolvimento do produto; - Implementação de metodologias inovadores da "gamificação" e START, mudando radicalmente o comportamento dos colaboradores das áreas administrativas e operacionais em relação as práticas de SMS;
2008 - 2011
FMC Technologies do BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Sênior de Segurança e Meio Ambient, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
- Supervisor do Serviço de Radioproteção da Planta de Manufatura; - Representante do CSTP (Comitê Global de Teste com Pressão) no Brasil; - Coordenação dos HAZIDs (Hazard Identification) das operações da Planta de Manufatura, destacando-se os riscos de: teste com alta pressão, movimentação de cargas pesadas, trabalho em altura, trabalho com fontes radioativas (Cs, Ba, Ir e Se), etc.; - Líder de SMS nos projetos, atuando na interface com todos os clientes da organização (e.g. Petrobras, Shell, Chevron, etc.); - Líder do Programa Comportamental IIF (Incident and Injury Free); - Responsável pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos da unidade; - Responsável pelos processos de licenciamento ambiental e demais processos legais relativos ao meio ambiente, fazendo interface com os organismos legais (e.g. IBAMA, INEA, SMAC, etc.); - Coordenação dos sistemas de SMS do site e implementação dos programas de higiene ocupacional;
2006 - 2008
FMC Technologies do BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Segurança, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
- Responsável pela execução dos treinamentos de SMS da unidade; - Responsável pela análise de incidentes e acidentes, assim como controlar não conformidades, ações corretivas e preventivas; - Responsável pela análise dos requisitos legais (e.g. NRs, legislações ambientais, etc.) e assegurar a implementação destes; - Realização de auditorias de 1ª e 2ª parte como Auditor Líder de SMS (ISO 14001 e OHSAS 18001);
Atividades
-
10/2011 - 12/2016
Direção e administração, FMC Technologies, .,Cargo ou função, Gerente da Qualidade e SMS.
-
05/2008 - 09/2011
Direção e administração, FMC Technologies, .,Cargo ou função, Engenheiro Sênior de Segurança e Meio Ambiente.
-
12/2006 - 04/2008
Direção e administração, FMC Technologies, .,Cargo ou função, Engenheiro de Segurança.
2005 - 2006
Transocean Brasil LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Segurança Trainee, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuou como Engenheiro na area de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) em unidades "offshore" de posicionamento dinâmico (DP) e plataforma semi-submersível. Coordenou e ministrou treinamentos de SMS para tripulação a bordo, tais como ISM Code, Trabalho com Equipamentos Pressurizados, Içamento Mecânico, Operação de Empilhadeiras, Programa Comportamental START, Manobra e Combate a Incêndio de Aviação e Manuseio de Materiais Perigosos e Cilindros de Gás. Realizou análise de acidentes e incidentes através da metodologia TASC DNV. Coordenou o plano de emergência local.
Atividades
-
10/2005 - 12/2006
Direção e administração, Transocean, .,Cargo ou função, Engenheiro de Segurança Trainee.
2008 - 2010
Universidade Católica de PetrópolisVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações:
Ministrou a disciplina: "Sistema de Gestão de Segurança e Saúde, OHSAS 18001 e Normas Regulamentadoras" no MBA em Gestão Estratégica da Responsabilidade Sócio-Ambiental.
2004 - 2005
Universidade Federal FluminenseVínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuou como bolsista da CAPES desenvolvendo como principais pesquisas: estudo de materiais, patologias, recuperação e reforço de estrutura de concreto; pesquisa acerca do patrimônio histórico e cultural submetido a incêndios; e pesquisa acerca da proteção contra incêndio em edificações de estrutura metálica e instalações industriais.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Hugo Pontes Ribeiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?