Talissa Giesel

Possui graduação em MEDICINA VETERINARIA pela UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO (2000), Trabalho publicado em Homeopatia veterinária como bolsista do PIBIC/CNPq, durante a graduação; Especialista em Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade de Alimentos - Universidade Castelo Branco (2008); Mestrado em Ciência Animal, com ênfase em Nutrição Animal, UPIS e Universidade de Brasília (2012). Especialista em Gestão de Vigilância Sanitária (Fiocruz, 2017) Experiência em clínica médica veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: clinica médica veterinária, saúde coletiva, controle de zoonoses e animais sinantrópicos, nutrição animal, controle de qualidade de alimentos e vigilância sanitária.

Informações coletadas do Lattes em 08/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciência Animal

2010 - 2012

União Pioneira de Integração Social
Título: AVALIAÇÃO BROMATOLÓGICA E ENSAIOS DE DIGESTIBILIDADE IN VITRO DE ALIMENTOS PARA BOVINOS E BUBALINOS, Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Helio Blume
Palavras-chave: Nutrição.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Especialização em Gestão em Vigilância sanitária

2017 - 2017

Hospital Sirio-Libanes
Título: PROPOSTA DE MELHORIA DO SISTEMA HARPYA®
Orientador: André Luiz Dutra Fenner e Denis Ribeiro

Especialização em VIGILÂNCIA SANITÁRIA E CONTROLE DE QUALIDADE DE AL

2007 - 2009

Universidade Castelo Branco
Título: Avaliação de padronização de leite UHT no Distrito Federal
Orientador: Adriana dos Santos

Graduação em Medicina Veterinária

1995 - 2000

Universidade José do Rosário Vellano

Formação complementar

2023 - 2023

CUIDADO EM CASOS DE MORDEDURA DE ANIMAIS E INTOXICAÇÃO POR ANIMAIS PEÇONHE,. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2022 - 2022

Formação em Auriculoterapia para Atenção Básica. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2021 - 2021

Acidentes Tóxicos com Animais Peçonhentos. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2021 - 2021

MINI CURSO DE SEPSE. (Carga horária: 3h). , MANOLE EDUCAÇÃO, MANOLE, Brasil.

2014 - 2021

Francês. (Carga horária: 270h). , Unb Idiomas, UNBIDIOMAS, Brasil.

2020 - 2020

HORTAS EM PEQUENOS ESPAÇOS. (Carga horária: 12h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2007 - 2007

CURSO DE SISTEMAS DE QUALIDADE EM ALIMENTOS. (Carga horária: 40h). , CONSELHO DE MEDICINA VETERINARIA DO DF, CRMV-DF, Brasil.

2005 - 2005

CURSO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA NA ÁREA DE ALIMENTOS. (Carga horária: 50h). , ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO DF, AVISA, Brasil.

2002 - 2002

VIGILÂNCIA. PREVENÇÃO E CONTROLE DA RAIVA E ENCEFALOPATIAS ENPONGIFORMES TR. (Carga horária: 40h). , Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF, EMATER/DF, Brasil.

2002 - 2002

Capacitação em Biossegurança Laboratorial. (Carga horária: 20h). , Laboratório Central de Saúde Pública do DF, LACEN-DF, Brasil.

2002 - 2002

Jornada de Leishmaniose Visceral. (Carga horária: 8h). , Diretoria de Vigilância Epidemiológica/ SVS/SES - DF, DVE/SVS/SES - DF, Brasil.

1999 - 1999

HOMEOPATIA VETERINARIA. (Carga horária: 20h). , UNIVERSIDADE DE ALFENAS, UNIFENAS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Vigilância Sanitária.

Participação em eventos

39º CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA CLÍNICA E MEDICINA LABORATORIAL. INCIDENCIA DE ERLICHIA CANIS EM HEMOGRAMAS REALIZADOS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2005 NO DF. 2005. (Congresso).

XI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNB. EXAME DO LÍQUIDO CEFALORRAQUIDIANO EM RUMINANTES. 2005. (Congresso).

JORNADA DE LEISHMNIOSE VISCERAL. 2002. (Outra).

DESENVOLVIMENTO E ÚLTIMOS AVANÇOS EM NUTRIÇÃO DE CÃES E GATOS. 2001. (Outra).

IMUNIZAÇÃO EM FILHOTES. 2000. (Outra).

SEMINARIO INTERNACIONAL AVANÇADO DE CLINICA E EMERGENCIAS DE DOENÇAS RENAIS EM CÃES E GATOS. 2000. (Seminário).

5ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DE ALFENAS.PERFIL MICROBIOLÓGICO DE MAMITES CLÍNICAS EM BOVINOS NO MUNICIPIO DE ALFENAS, MG.. 1999. (Outra).

5ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DE ALFENAS.AÇÃO DO SOLANUM MALACOXYLON 5CH NO TRATAMENTO DE CALCIFICAÇÕES PATOLÓGICAS EM TECIDOS DE CÃES. 1999. (Outra).

III ENCONTRO DE PESQUISADORES EM MASTITES.PERFIL MICROBIOLÓGICO DE MAMITES CLÍNICAS EM BOVINOS NO MUNICIPIO DE ALFENAS, MG.. 1999. (Encontro).

Seminário Brasileiro sobre Homeopatia na Agropecuária Orgânica.AÇÃO DO SOLANUM MALACOXYLON 5CH NO TRATAMENTO DE CALCIFICAÇÕES PATOLÓGICAS EM TECIDOS DE CÃES. 1999. (Seminário).

I CICLO DE PALESTRA DAMEV. 1996. (Outra).

XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINARIA. 1996. (Congresso).

II SEMANA DE ZOONOSES. 1995. (Outra).

SEMINARIO INTERNACIONAL AVANÇADO DE EMERGENCIAS EPP PRIMEIROS SOCORROS NA CLINICA DE PEQUENOS ANIMAIS. 1995. (Seminário).

XII SEMEV.SEMANA DE MEDICINA VETERINÁRIA. 1995. (Outra).

Produções bibliográficas

  • GIESEL, T. ; SOARES, T. M. P. ; COUTO, R.L. . Ação do Solanum malacoxylon 5CH no tratamento de calcificações patológicas em tecidos de cães.. Agrossilvicultura (Viçosa) , v. 1999, p. 1999, 1999.

  • GIESEL, T. ; VAZ, J. A. ; GALASSO, J. H. . ? ?Incidência de ERLICHIA CANIS em hemogramas realizados no primeiro semestre de 2005 no Distrito Federal?. In: 37º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica, 2005. 37º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica, 2005. v. 2005.

  • TOLEDO, T. ; Fonseca, Y.M. ; GIESEL, T. ; SOARES, T. M. P. . ?Perfil microbiológico de mamites clínicas em bovinos no município de Alfenas, M.G.?. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GIESEL, T. ; COUTO, R.L. ; SOARES, T. M. P. . ?Ação do Solanum malacoxylon 5 CH no tratamento de calcificação patológica em tecidos de cães?-. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

GIESEL, T. . Toxiinfecção Alimentar por Salmonella spp Levantamento de casos, surtos e principais alimentos envolvidos. 2001. (Saude Coletiva).

Projetos de pesquisa

  • 1998 - 1999

    AÇÃO DO SOLANUM MALACOXYLON 5CH NO TRATAMENTO DE CALCIFICAÇÕES PATOLÓGICAS EM TECIDOS DE CÃES, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Talissa Giesel - Integrante / Taís Maria Pinheiro Soares - Coordenador / Renata Lopes Couto - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

1998 - 1999

Projeto de Iniciação Científica CNPq

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - Atual

SECRETARIA DE SAUDE DO DISTRITO FEDERAL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ANALISTA EM GESTÃO E ASSIST. EM SAUDE PUBLICA, Carga horária: 40

2008 - 2012

União Pioneira de Integração Social

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Outras informações:
Elaborar e ministrar aulas para os alunos da Graduação em Medicina Veterinária, na disciplina de Nutrição Animal, acompanhamento acadêmico.

2010 - 2011

MED VET CONSULTÓRIO VETERINÁRIO

Vínculo: PROFISSIONAL LIBERAL, Enquadramento Funcional: Médica veterinária, Carga horária: 44

Outras informações:
Clínica de pequenos animais; Interpretação de exames laboratoriais de rotina em clínica de pequenos animais; Terapêutica e acompanhamento de pacientes. Acompanhamento de internações e tratamentos.

2007 - 2008

Laboratório Sabin de Análises Clínicas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Relacionamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2008

Laboratório Sabin de Análises Clínicas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médica Veterinária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2008

Laboratório Sabin de Análises Clínicas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: MÉDICA VETERINÁRIA, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2005 - 12/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, Divisão Veterinária.,Linhas de pesquisa

2007 - 2008

SABINBIOTEC TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora em Saúde Alimentar, Carga horária: 20

Outras informações:
Planejamento, monitoração e execução de manuais de boas práticas de fabricação para empresas de alimentação, distribuição e fabricação de alimentos; Execução de check-lists de verificação de boas práticas de fabricação; Monitoramento das planilhas de verificação de boas práticas; Treinamento de funcionários de empresas do setor alimentício em boas práticas de fabricação, manipulação higiênica dos alimentos, doenças veiculadas por alimentos e contaminantes alimentares; Visitas e captação de clientes.

2007 - 2008

MICROBIOTEC SAVE

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora em Saúde Alimentar, Carga horária: 20

Outras informações:
Planejamento, monitoração e execução de manuais de boas práticas de fabricação para empresas de alimentação, distribuição e fabricação de alimentos; Execução de check-lists de verificação de boas práticas de fabricação; Monitoramento das planilhas de verificação de boas práticas; Treinamento de funcionários de empresas do setor alimentício em boas práticas de fabricação, manipulação higiênica dos alimentos, doenças veiculadas por alimentos e contaminantes alimentares; Visitas e captação de clientes.

2001 - 2003

Fundação Hospitalar do Distrito Federal

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Chefe do Núcleo de Animais Sinantrópicos, Carga horária: 40

Outras informações:
Planejamento, supervisão e Controle operativo dos setores do NAS. Coordenação e execução de Planos e Programas do GDF Elaboração e comunicação de Informes Técnicos do NAS Organização e capacitação dos servidores da instituição. Planejamento e execução de palestras de educação ambiental para a comunidade.

2003 - 2004

ALMEIDA & SCAFF REPRESENTANTE PET FOOD

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: REPRESENTANTE TÉCNICA, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Planejamento, monitoração e execução de vendas. Suporte técnico para vendedores e lojistas.

1998 - 1999

Universidade de Alfenas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estudante, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2000

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Medicina Veterinária.,Linhas de pesquisa