Antonio Eduardo Santos

Possui graduação em Bacharelado em Instrumento - Piano pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), Licenciatura em História pela Universidade Católica de Santos (1982), mestrado em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). É coordenador do Curso de Licenciatura em Musica do Centro de Ciencias da Educação da Unversidade Catolica de Santos.Coordena o Grupo de Pesquisa Musica Nova e Educação Musical. É coordenador do sub projeto de musica do Pibid (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA e do CURSO DE LICENCIATURA EM MUSICA).Coordena a Semana Som e Ritmo junto ao Curso de Licenciatura em Musica e a série Musica: texto e contexto , em que traz palestrantes e promove debates sobre Educação Musical . É Professor de Piano e Disciplinas Teórico Musicais na Escola Tecnica de Musica e Dança de Cubatão, atuando na coordenação de disciplinas teóricas.É consultor na AVK Éditeur, na Anted Collection, dedicada à divulgação de obras para piano de música contemporanea brasileira.Escreveu o Antropofagismo na obra pianistica de Gilberto Mendes . Foi Curador da Mostra da Musica Contemporanea, em 2010 e 2011, da Secretaria de Cultura de Santos. Concluiu estágio pos-doc em Educação, sob a orientação da Profa. Dra. Maria de Fátima Barbosa Abdalla, do Programa Strictu Sensu , da Universidade Católica de Santios

Informações coletadas do Lattes em 27/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação e Semiótica

1998 - 2003

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Os Des-Caminhos do Festival Música Nova (FMN-um veículo de comunicação dos caminhos da música contemporânea)
Maria de Lourdes Sekeff Zampronha. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Gesto sonoro.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Artes

1992 - 1994

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O Antropofagismo na Obra Pianística de Gilberto Mendes,Ano de Obtenção: 1995
Maria de Lourdes Sekeff Zampronha.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Gesto sonoro; experimentação; trans-formação; formação.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Composição Musical.

Especialização em Santos: Cultura, História

1983 - 1984

Universidade Católica de Santos
Título: A Ordem Carmelita na Vila de Santos
Orientador: Wilma Therezinha Andrade

Graduação em Licenciatura em Pedagogia

2007 - 2008

Universidade Bandeirante de São Paulo

Graduação em Bacharelado em Instrumento - Piano

1987 - 1990

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduação em Licenciatura His´tória

1979 - 1982

Universidade Católica de Santos

Pós-doutorado

2018 - 2019

Pós-Doutorado. , Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

2004 - 2005

Pós-Doutorado. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Formação complementar

2016 -

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CRISE?. (Carga horária: 36h). , Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária. , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

1983 - 1984

Extensão universitária em Santos: Cultura, História.. (Carga horária: 180h). , Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.

Organização de eventos

SANTOS, A. E. ; ABDALLA, M. F. B. . Seminário Internacional de Representações Sociais em Musica. 2019. (Congresso).

SANTOS, Antonio Eduardo . III Jornada de Educação e Comunicação. 2016. (Congresso).

LOPES, M. R. B. ; SANTOS, Antonio Eduardo . Concerto Solo e Solistas. 2016. (Concerto).

SANTOS, Antonio Eduardo . II Jornada de Educação e Comunicação. 2015. (Congresso).

SANTOS, A. E. ; Matos, Alexandra Linda Herbst . Musica no Anfiteatro Ferreira Sampaio. 2013. (Concerto).

Matos, Alexandra Linda Herbst ; mariangela duarte ; SANTOS, A. E. . FESTA DA MUSICA. 2013. (Concerto).

SANTOS, A. E. ; Marli Nunes . MuC 2011 - Mostra da Música Contemporanea. 2011. (Festival).

SANTOS, A. E. ; MENDES, G. . Música Erudita Contemporanea: A Vanguarda Esquecida. 2010. (Concerto).

SANTOS, A. E. . A Nova Consonancia do Século XXI. 2010. (Concerto).

Participação em eventos

Campanha da Fraternidade 2019 - Fraternidade e Políticas Publicas.Vila Socó Meu Amor: habitação, cultura e políticas públicas.. 2019. (Outra).

Conferencia Internacional sobre Representaciones Sociales. Criação e Recriação na Educação Musical: Um Estudo sobre Representações Sociais. 2018. (Congresso).

IV SEMANA SOM E RITMO - UNISANTOS.O experimentalismo musical em Gilberto Mendes : ASHTMATOUR. 2018. (Encontro).

IX JORNADA PEDAGOGICA PARA MUSICOS DE BANDA.Mesa Temática : Educação e as Artes(Musica, Teatro e Dança). 2018. (Simpósio).

I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia. PARTICIPANTE. 2016. (Congresso).

III JORNADA DA EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO.MEMBRO DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO. 2016. (Encontro).

1º ENCONTRO PIBID DO ESTADO DE SÃO PAULO.IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E NA COMUNIDADE. 2015. (Encontro).

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM FILOSOFIA SUZUKY.PARTICIPANTE. 2015. (Seminário).

FESTIVAL DE MUSICA CONTEMPORANEA BRASILEIRA. UM SENTIDO DA TRANSFORMAÇÃO NA OBRA DE GILBERTO MENDES. 2015. (Congresso).

VI Simpósio de Musicologia da UFRJ.Música Nova e Gilberto Mendes: um sentido transformador. 2015. (Simpósio).

semonariode praticas de ensino de musica.master class :" musica contemporanea brasileira: uma interpretação". 2014. (Seminário).

semonariode praticas de ensino de musica.master class :" musica contemporanea brasileira: uma interpretação". 2014. (Seminário).

Colóquio Madrigal Ars Viva: 50 anos de Arte e Cultura de Santos para o mundo.Madrigal ?Ars Viva?: um balanço dos 50 anos de atividade. 2011. (Seminário).

I Encontro Internacional de Educadores em Música.Estudos para piano -novos sentidos-. 2011. (Encontro).

II Encontro de JovensPesquisadoresnoDepartamentodeMúsica deRibeirão PretoECA/RP-USP.Gilberto Mendes e o Sentido da Trans-Formação. 2010. (Encontro).

III FORUM DE COMPOSIÇÃO MUSICAL CONTEMPORANEA.Recital com obras de compositores brasileiros contemporaneos. 2010. (Encontro).

I Simpósio Internacional para a Pedagogia da História da Música.FESTIVAL MÚSICA NOVA: OS SONS DE UM LABORATÓRIO MUSICAL. 2010. (Simpósio).

X Festival Internacional de Musica Contemporanea (UChile). A música contemporanea no Brasil. 2010. (Congresso).

· VI Festival Internacional de Música Contemporânea.Cânon y Experiências Musicales em América Latina.Departamento de Música da Universidade do Chile. 2006. (Oficina).

· 2º Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto Linguagem Musical - Linguagens da Música.Os sons do festival música nova:Jorge Peixinho/Gilberto Mendes. 2005. (Encontro).

· II Congresso Internacional da ABES/VII Congresso Brasileiro de Semiótica. O Sentido da Trans-Formação na Obra de Gilberto Mendes. 2005. (Congresso).

1o. Encontro de Música e Midia.As Múltiplas Vozes da Cidade. 2005. (Encontro).

XII Semana Fafiana.Espaços do Profissional de História. 2005. (Simpósio).

EIGHTH INTERNATIONAL CONGRESS ON MUSICAL SIGNIFICATION (Icms8). Un Sens Semiologique pour Le Festival Música Nova.. 2004. (Congresso).

I simpósio internacional de ciências integradas.FESTIVAL MÚSICA NOVA: Caminhos de um veículo cultural. 2004. (Simpósio).

VI ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA.FESTIVAL MÚSICA NOVA: OS SONS DE UM LABORATÓRIO MUSICAL. 2004. (Encontro).

1º Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto Linguagem Musical - Linguagens da Música ..?O Teatro Musical na obra de Gilberto Mendes?.. 2003. (Encontro).

- III COLOQUIO Internacional de Musicologia - CASA DE LAS AMÉRICAS.Los camiños de la música nueva: un panorama de la música contemporánea en Brasil a traves del Festival de Música Nova. 2003. (Encontro).

? I ENCONTRO NACIONAL DA ABET.100 Anos do disco no Brasil: Músicos, Públicos, Pesquisadores e Registros Fonográficos. 2002. (Encontro).

II Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musica.O Sentido Pomo em Boudweijn Buckinx. 2002. (Seminário).

V ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA.OS Descaminhos do Festival Música Nova. 2002. (Encontro).

24th National Conference of the Musicological Society of Austrália. :"The Mirror and TheTrans-Formation Sense in Gilberto Mendes". 2001. (Congresso).

I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical.: ?Uma apreciação da Gênese composicional de Gilberto Mendes ?. 2000. (Seminário).

IV Encontro de Musicologia Histórica.?Um outro Olhar em torno do Gesto ?Sonoro?.. 2000. (Encontro).

IV Fórum CLM ? PUC/ SP.Os Caminhos de uma Odisséia Musical. 2000. (Seminário).

XII Encontro Nacional da ANPPOM.? Os Caminhos do Movimento Música Nova.?. 2000. (Encontro).

XVIII Semana de História."Santos: uma Vocação em Destaque. Patrimônio, Turismo e Cultura".. 1999. (Seminário).

11.º Encontro Anual da ANPPOM ? Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música..O Piano na Obra de Gilberto Mendes.. 1998. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Theo de Sá Guimarães Cancello

SANTOS, A. E.; MONFREDINI, I.; MACHADO NETO, D.. Rap: Insistencia, Resistencia, (Re) Existencia. Relatos de rappers da Baixada Santista. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos.

Aluno: ELIANE SELMA DO VALLE BLANCO

SANTOS, A. E.; Reis, Roseli; Silva , Cristiane. PERCEPÇÃO DA VOZ EM PROFESSORAS: NARRATIVAS DE VIDA ENTRE OS ESPAÇOS DO TRABALHO E DO CORO CENICO. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Fernando de Oliveira Magre

BERG, S. M. P. C.; GARCIA, D. H. L.;SANTOS, Antonio Eduardo. A Musica Teatro de Gilberto Mendes e seus processos composicionais. 2017. Dissertação (Mestrado em Escola de Comunicação e Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rafael FAjioli de Oliveira

SANTOS, Antonio Eduardo; SOUZA, R. C.; PEREIRA, F. S.. Análise da estrutura atonal da Primeira Sinfonia para duas orquestras de cordas de Claudio Santoro. 2017. Dissertação (Mestrado em Escola de Comunicação e Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Silas da Luz Palermo Filho

SALZANO, E. A. F.; GIORA, R. C. F. A.;SANTOS, Antonio Eduardo. Gilberto Mendes: Homem Novo, Musica Nova. Da percepção a (Re)Significação. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Wilson Roberto Avilla

SANTOS, Antonio Eduardo; ALMEIRA, J. M. P.; AMBROGI, I. H.. Musica do Espaço Exterior. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: ELINA PADILHA FERNANDES

PRADA, T.;SANTOS, Antonio Eduardo. A PE´TICA POLITICA E A MILITÂNCIA ARTÍSTICA DE JORGE ANTUNES. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: ANA LIA RODRIGUES DA SILVA

SANTOS, Antonio Eduardo; PRADA, T.. ARTE DO TEMPO NO ESPAÇO: SOM E INSTALAÇÕES. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Adriana Xavier de Almeida

SANTOS, Antonio Eduardo; COELHO, H.; JANK, H.. Modinhas no Brasil Imperial: Ornamentação sob a influencia dos castrati. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rafael Alexandre da Silva

CASTRO, M. C.; BERG, S. M. P. C.;SANTOS, Antonio Eduardo. A Obra Coral de Gilberto Mendes e a Poesia Concreta do Grupo Noigandres: Uma análise multimidiática. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Wilson Roberto Avilla

SANTOS, Antonio Eduardo; ALMEIDA, J. M. P.; GIMENEZ, C. G.. A História Recente da Descoberta das "Sonoridades do Espaço Exterior". 2014.

Aluno: ELINA PADILHA FERNANDES

SANTOS, A. E.; PRADA, T.. JORGE ANTUNES: SUA POÉTICA POLÍTICA E MILITÂNCIA ARTÍSTICA. 2014.

Aluno: Luiz Guilherme Pozzi

SANTOS, Antonio Eduardo; FIORINI, C. F.; MARIN, M. M.. Harry Crowl : marinas para piano - aspectos da construção da performance nas peças Guaratuba e Antonina , Cabo da Roca e Piran e Portoroz. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Adriana Xavier de Almeida

SANTOS, Antonio Eduardo; Jank, HelenaK, H.; PERSONE, Pedro Aurelio; FERNANDES, A. J.. A Influencia dos castrati na ornamentação de Modinhas dos séculos XVII e XIX. 2013.

Aluno: Rafael Alexandre da Silva

SANTOS, Antonio Eduardo; BERG, S. M. P. C.; RICCIARDI, R. R.; CASTRO, M. C.. A obra coral de Gilberto Mendes e a Poesia Concreta do grupo Noigandres: uma análise multimidiática. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Escola de Comunicação e Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Pixinguinha: o Choro e a Criança

SANTOS, A. E.; CERQUEIRA, R. C.. Pixinguinha: o choro e a criança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos.

Aluno: Talita Vidal Dos Santos

SANTOS, A. E.; CERQUEIRA, R. C.. O Ensino de arco em Santos: destaques e perspectivas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos.

SANTOS, Antonio Eduardo. banca examinadora do processo seletiva para docente. 2016. Universidade Católica de Santos.

SANTOS, A. E.. O Cinema e o Ensino da Ética no Jornalismo. 2004. Universidade Católica de Santos.

SANTOS, A. E.. XIII CONCURSO RITMO E SOM, na modalidade INTERPRETAÇÃO. 2001. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Comissão julgadora das bancas

Giácomo Bartoloni

BARTOLONI, Giacomo. Os (Des) Caminhos do Festival Música Nova. 2003. Tese (Doutorado em Música) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Olga de Sá

SA, O.. "Os (Des)Caminhos do Festival Música Nova (FMN-Um veículo de comunicação dos caminhos da música contemporânea)". 2003. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Helena Tânia Katz

ZAMPRONHA, Maria de Lourdes Sekeff;KATZ, H.; MENDES, Gilberto Ambrósio Garcia; BARTOLONI, Giacomo; SÁ, Olga de. Os (des)caminhos do Festival Música Nova (FMN - um veículo de comunicação dos caminhos da música contemporânea). 2003. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Orientou

Bianca Ribeiro

55 ANOS DO MANIFESTO MUSICA NOVA:AÇÃO E TRANSFORMAÇÃO NA ARTE E NA EDUCAÇÃO; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em licenciatura em musica) - Universidade Católica de Santos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Talita dos Santos Vidal

O ensino coletivo de cordas; Santos: destaques e perspectivas; Início: 2013; Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Católica de Santos; (Orientador);

Bruna Marinho de Almeida

Educação Musical ? Música Contemporânea; Início: 2013; Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Católica de Santos; (Orientador);

O ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS DE ARCO EM SANTOS

O ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS DE ARCO EM SANTOS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Santos: Cultura, História) - Universidade Católica de Santos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Eduardo Santos;

Daniel Silva de Moraes

Hip Hop Um Sentido De Engajamento Artistico; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em licenciatura em musica) - Universidade Católica de Santos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Eduardo Santos;

Rogério Vieira de Castro Santos

● Projeto: Em cada conto um canto: histórias e música no processo de aprendizagem; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em licenciatura em musica) - Universidade Católica de Santos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Eduardo Santos;

Nathan Furlan Valente

Choro: Uma porta aberta na Universidade; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Católica de Santos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Eduardo Santos;

Talita Henis Gomes Maia

Corpo e Música: Aprendizagem instrumental com aluno inclusivo; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Católica de Santos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Eduardo Santos;

Josias Pereira

Ensino da Flauta Doce nas Escolas Primárias; 2010; Iniciação Científica - FACULDADES MOZARTEUM DE SÃO PAULO; Orientador: Antonio Eduardo Santos;

Igor Thomas Pereira

A Iniciação Musical através da Flauta Doce; 2010; Iniciação Científica - FACULDADES MOZARTEUM DE SÃO PAULO; Orientador: Antonio Eduardo Santos;

Fabiana Fonseca Vieira

A Importancia da Musicalização na Educação Infantil e seus Processos de Desenvolviento; 2010; Iniciação Científica - FACULDADES MOZARTEUM DE SÃO PAULO; Orientador: Antonio Eduardo Santos;

Foi orientado por

Maria de Lourdes SEKEFF Zampronha

O Antropofagismo na obra Pianística de Gilberto Mendes; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Maria de Lourdes SEKEFF Zampronha;

Maria de Lourdes SEKEFF Zampronha

Os des-caminhos do Festival Música Nova; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Maria de Lourdes SEKEFF Zampronha;

Maria de Lourdes SEKEFF Zampronha

Gilberto Mendes ou o sentido da transformação; 1989; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Maria de Lourdes SEKEFF Zampronha;

Maria de Fátima Barbosa Abdalla

2019; Universidade Católica de Santos,; Maria de Fátima Barbosa Abdalla;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, A. E. ; SARABANDO, A. P. . PIBID MÚSICA - UNISANTOS- DE EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS, CONSTRUINDO UMA TEIA SONORA. LEOPOLDIANUM (UNISANTOS) , v. 117, p. 89-93, 2017.

  • SANTOS, Antonio Eduardo . Veios de uma Trans-modernidade. glosas , v. 13, p. 10-13, 2015.

  • SANTOS, Antonio Eduardo . Um outro gesto sonoro: O Teatro Musical de Gilberto Mendes. Glosas , v. 13, p. 14-17, 2015.

  • SANTOS, A. E. . O Piano na Obra de Gilberto Mendes. Brasiliana (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, p. 02-07, 2006.

  • SANTOS, A. E. ; SEKEFF, M. L. . Os des-caminhos do Festival Música Nova. Anais - V Encontro de Musicologia Histórica, Juiz de Fora, v. 5, p. 267-279, 2002.

  • SANTOS, A. E. . O Sentido da Trans-Formação na Obra de Gilberto Mendes.. Ângulo (Lorena) , Lorena, São Paulo, n.88, p. 05-10, 2001.

  • SANTOS, A. E. . Um outro olhar em torno do Gesto Sonoro. Anais - IV Encontro de Musicologia Histórica, Juiz de Fora, v. 4, n.1, p. 307-311, 2001.

  • SANTOS, A. E. . ?Os Caminhos de uma Odisséia Musical. Revista Multi :Revista de Pós-Graduandos em Ciências Humanas)? São Paulo., PUC/SP, v. 1, n.2, p. 15-19, 2000.

  • SANTOS, A. E. . O Piano na Obra de Gilberto Mendes. Leopoldianum (UNISANTOS) , Santos - SP, n.72, p. 221-227, 2000.

  • SANTOS, Antonio Eduardo ; MONFREDINI, I. (Org.) . A Universidade como espaço de formação de sujeitos. 1. ed. Santos: Editora Leopoldianum, 2016. v. 1. 120p .

  • SANTOS, A. E. . ?O antropofagismo na obra pianística de Giberto Mendes?.. São Paulo: Annablume, 1997. v. 01. 135p .

  • SANTOS, A. E. . Madrigal Ars Viva, um laboratório musical em Santos. In: Heloísa de Araújo Duarte Valente. (Org.). Madrigal Ars Viva 50 Anos: Ensaios e Memórias.. 1ed.: , 2011, v. 01, p. 47-52.

  • SANTOS, A. E. . O PORTO DE VISTA D'OUTROS TRÓPICOS. www.artefatocultural.com.br, www.artefatocultural.com.br, 06 jan. 2012.

  • SANTOS, A. E. . Numa certa transmodernidade... uma conseqüência. www.artefatocultural.com.br, ARTEFATO CULTURAL, 25 dez. 2011.

  • SANTOS, A. E. ; Barnich . Entrevista com Alain Van Kerckhoven, editor e fundador do selo ?New Consonant Music?. www.artefatocultural.com.br, 15 jun. 2010.

  • SANTOS, A. E. . Novos círculos que irão influenciar.... www.artefatocultural.com.br, 19 abr. 2010.

  • SANTOS, A. E. . Um som que ressuscitou em Berlim. www.artefatocultural.com.br, 22 mar. 2010.

  • SANTOS, A. E. . Século XX: Música Nova, Novo Tempo. www.artefatocultural.com.br, 09 mar. 2010.

  • SANTOS, A. E. . Um bicentenário vivo. www.artefatocultural.com.br, 01 mar. 2010.

  • SANTOS, A. E. . Veios de uma transmodernidade. Revista Artefato Cultural, www.artefatocultural.com.br, 03 jan. 2009.

  • SANTOS, A. E. ; CARAMEZ, R. . Antes do Alfabeto, a escrita musical. Jornal Digital Trppe da Terra, 23 dez. 2005.

  • SANTOS, A. E. . O Piano na Obra de Gilberto Mendes. Jornal Eletrônico Novo Milênio, 27 dez. 2004.

  • SANTOS, A. E. . Autour de Nouvelles Bossas.. Niewe Vlaamse Musik Revue, 01 abr. 2004.

  • SANTOS, A. E. ; CRIVELLARO, D. . Movimento Cultural: Desafios Musicais. Pesquisa- Ciência e Tecnologia no Brasil (Fapesp), 93, p. 91, 01 maio 2003.

  • SANTOS, A. E. . Borges em Tradução ? O escritor e seus arquétipos. Jornal Opção, Caderno Opção Cultural, 19 dez. 1999.

  • SANTOS, A. E. . Arte nas Empresas. Cat Inform ? Boletim Informativo de Saúde Ocupacional, Santos, 01 nov. 1999.

  • SANTOS, A. E. . Le piano dans l'oeuvre de Gilberto Mendes - un essai. THE NEW CONSONANT MUSIC RESOURCES.

  • SANTOS, A. E. . MEMÓRIAS ?BRUXELOISES? - Cronografias Belgas. Artefato Cultural.

  • SANTOS, A. E. . O Martelo Russo. Artefato Cultural, www.artefatocultural.com.br.

  • SANTOS, A. E. . Novos cânones - velhas discussões de uma vanguarda exaurida. artefato cultural, www.artefatocultural.com.br.

  • SANTOS, A. E. . Vanguarda musical russa reprimida. artefato cultural.

  • SANTOS, A. E. . A vanguarda esquecida. artefato cultural, www.artefatocultural.com.br.

  • SANTOS, A. E. . Festival Nova Consonância veio para ficar. artefato cultural.

  • SANTOS, A. E. . Celestial Almeida. artefato cultural, www.artefatocultural.com.br.

  • SANTOS, A. E. . Almeida Prado: um passeio sonoro nas areias do Monte Serrat. Artefato Cultural.

  • SANTOS, A. E. . Madrigal Ars Viva: Laboratório musical em Santos. www.artefatocultural.com.br.

  • SANTOS, A. E. . Nem tudo!!!. artefato cultural.

  • SANTOS, A. E. . O Velho mar azul e a utopia das vanguardas. http://www.artefatocultural.com.br.

  • SANTOS, A. E. . Um outro gesto ?sonoro?. artefato cultural.

  • SANTOS, A. E. . Uma tradição que rompe com ela mesma - MuC 2011. Artefato Culutral.

  • SANTOS, A. E. . Serie Bossa Nova :novas leituras... novas bossas. In: VI Congreso de la Rama de la Música Popular (IASPM-AL), 2005, Buenos Aires. Serie Bossa Nova :novas leituras... novas bossas, 2005.

  • SANTOS, A. E. . Festival Musica Nova: os sons de um laboratório musical. In: I I ENCONTRO DE MUSICOLOGIA, 2005, RIBEIRÃO PRETO. ENCONTROS DE MUSICOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO. ribeirão preto: funpec-editora, 2005. v. 01. p. 145-157.

  • SANTOS, A. E. . FESTIVAL MÚSICA NOVA e MADRIGAL ARS VIVA: os sons de um laboratório musical .. In: VI ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA, 2004, Juiz de Fora. VI ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA, 2004.

  • SANTOS, A. E. . Un Sens Semiologique pour Le Festival Música Nova. In: EIGHTH INTERNATIONAL CONGRESS ON MUSICAL SIGNIFICATION (Icms8), 2004, Paris. Un Sens Semiologique pour Le Festival Música Nova, 2004.

  • SANTOS, A. E. . Festival Música Nova: caminhos de um veículo cultural?. In: I Simpósio Internacional de Ciências Integradas, 2004, Guarujá. Festival Música Nova: caminhos de um veículo cultural?, 2004.

  • SANTOS, A. E. . ?O Teatro Musical na obra de Gilberto Mendes?.. In: · 1º Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto Linguagem Musical, 2003, Ribeirão Preto. · 1º Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto Linguagem Musical - Linguagens da Música, 2003.

  • SANTOS, A. E. . O teatro musical: um outro gesto musical na obra de Gilberto Mendes. In: I Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2003, Ribeirão Preto. Linguagem & Linguagens. Ribeirão Pretyo: FUNPEC- EDITORA, 2003. v. 01. p. 70-77.

  • SANTOS, A. E. . OS Descaminhos do Festival Música Nova. In: V ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA, 2002, Juiz de Fora. OS Descaminhos do Festival Música Nova, 2002.

  • SANTOS, A. E. . Os des-caminhos do Festival Música Nova. In: V Encontro de Musicologia Histórica, 2002, Jiz de Fora. Musicologia Histórica Brasileira (integração e sistematização. Juiz de Fora - MG: Centro Cultural Pró Musica, 2002. v. 01. p. 267-279.

  • SANTOS, A. E. . : Le Sens de la Trans-Formation chez Gilberto Mendes. In: 24TH NATIONAL CONFERENCE OF THE MUSICOLOGICAL SOCIETY OF AUSTRALIA, 2001, Melbourne. 24TH NATIONAL CONFERENCE OF THE MUSICOLOGICAL SOCIETY OF AUSTRALIA, 2001.

  • SANTOS, A. E. . ANOS 70 : A intertextualidade presente no Festival Música Nova.. In: X FAFIANA da UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS, 2001, Santos. X FAFIANA da UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS, 2001.

  • SANTOS, A. E. . Um outro Olhar em torno do Gesto ?Sonoro?. In: Encontro de Musicologia Histórica da Universidade Federal de Juiz de Fora(MG), 2000, Juiz de Fora(MG). IV ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA. Juiz de Fora (MG): Centro de Estudos Murilo Mendes, 2000. v. Único. p. 307-311.

  • SANTOS, A. E. . Os Caminhos de uma ?Odisséia Musical? ? ?Uma apreciação da Gênese composicional de Gilberto Mendes ?. In: · I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musica, 2000, Belo Horizonte. Os Caminhos de uma ?Odisséia Musical? ? ?Uma apreciação da Gênese composicional de Gilberto Mendes ?. Belo Horizonte: Edit. da UFMG, 2000.

  • SANTOS, A. E. ; SEKEFF, M. L. . O sentido da trans-formação na obra de Gilberto Mendes. In: II Congresso Internacional da ABES, 2005, São Paulo. ABES Brasil Identidade a Alteridade. São Paulo: PUC/SP, 2005. p. 35-36.

  • SANTOS, A. E. . OS SONS DO FESTIVAL MÚSICA NOVA:JORGE PEIXINHO/GILBERTO MENDES. In: II Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto - ECA/USP, 2005, Ribierão Preto. Anais do II Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2005.

  • SANTOS, A. E. . ?Los camiños de la música nueva: un panorama de la música contemporánea en Brasil a través del Festival de Música Nova?. In: · III COLOQUIO Internacional de Musicologia - CASA DE LAS AMÉRICAS, 2003, Havana. ·III COLOQUIO Internacional de Musicologia -, 2003.

  • SANTOS, A. E. . :"The Mirror and TheTrans-Formation Sense in Gilberto Mendes. In: :"The Mirror and TheTrans-Formation Sense in Gilberto Mendes, 2001, Melbourne. 24th National Conference of the Musicological Society of Austrália, 2001.

  • SANTOS, A. E. ; SEKEFF, M. L. . O Sentido da Trans-Formação na Obra de Gilberto Mendes.. Anais do II Congresso Internacional da ABES(Associação Brasileira de Estudos Semióticos), PUC- São Paulo, p. 35-36, 2005.

  • SANTOS, A. E. . Vila Socó Meu Amor: habitação, cultura e políticas públicas.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, A. E. . Um estudo sobre a genese composicional de Gilberto Mendes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Antonio Eduardo . UMA NOVA MUSICA PARA O SECULO XX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, A. E. . A RELAÇÃO ENTRE ARTE E FORMAÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, A. E. . RELATOS DE EXPERIENCIA PIBID. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, A. E. . Paisagem Sonora - Um Festival e a identidade com Santos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Antonio Eduardo . Master Class de Piano: Musica Contemporanea Brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, A. E. . III ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA DA CATOLICA DE SANTOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Barnich ; SANTOS, A. E. . Entrevista com Alain Van Kerckhoven, editor e fundador do selo ?New Consonant Music?, 2010. (Tradução/Artigo).

Outras produções

SANTOS, A. E. . ANPPOM. 2012.

SANTOS, A. E. . ANPPOM. 2011.

SANTOS, A. E. . ANPPOM. 2010.

lopes, Fernanda ; SANTOS, Antonio Eduardo . Programa Urbanidades epsodio. 114. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTOS, Antonio Eduardo . Programa Urbanidades. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SIMONIAN, J. ; SANTOS, Antonio Eduardo . Programa Urbanidades. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTOS, A. E. . RELATORIO FINAL POS DOC. 2018. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, A. E. . PIBID-UNISANTOS: SUB PROJETO EM MUSICA. 2017. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, A. E. ; PALERMO, S. . Recital de Piano: Um piano em Dose dupla. 2019. Apresentação de Obra (para compositores).

PALERMO, S. ; SANTOS, Antonio Eduardo . Danças litoraneas. 2016. Composição (estréia).

SANTOS, Antonio Eduardo ; LYSIGHT, M. . Enigma. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

SANTOS, Antonio Eduardo . Sopro Contemporaneo. 2016. Interpretação.

ANTUNES, J. ; SANTOS, Antonio Eduardo . Lançamento do CD- Meus Pianistas. 2016. Registro Fonográfico.

SANTOS, A. E. . AMOR ANTIGO. 2015. Registro Fonográfico.

SANTOS, A. E. . NOITE CULTURAL. 2015. Interpretação.

SANTOS, A. E. . 48º FESTIVAL MUSICA NOVA (GILBERTO MENDES). 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

ALMEIDA PRADO, ; SANTOS, Antonio Eduardo . Serie Musical RITORNELLE. 2013. Interpretação.

LYSIGHT, M. ; BERG, S. M. P. C. ; MENDES, G. ; MARTINS, R. ; ALMEIDA PRADO, ; SANTOS, Antonio Eduardo ; PALOPOLI, C. . III ENCONTRO INTERNACIONAL DE MUSICA. 2012. Interpretação.

SANTOS, A. E. . vanguarda esquecida. 2010. Interpretação.

SANTOS, A. E. . PORTO E OUTROS PORTOS. 2010. Registro Fonográfico.

SANTOS, A. E. . Bossa Nova Serie. 2003. Interpretação.

SANTOS, A. E. . Piano a 4 mãos - MEGA Duo. 2001. Interpretação.

SANTOS, A. E. . Recital a 4 mãos - MEGA Duo. 2001. Interpretação.

SANTOS, A. E. . MOVIMENTO RITMO E SOM (UNESP). 2001. Interpretação.

SANTOS, A. E. . IV Zuid-Amerikaans Kamermuziek Festival. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

SANTOS, A. E. . RECITAL DIDÁTICO sobre Música Contemporânea Brasileira. 2000. Interpretação.

SANTOS, A. E. . XXXVI FESTIVAL MÚSICA NOVA. 2000. Interpretação.

SANTOS, A. E. . IV FÓRUM CLM ? PUC/SP. 2000. Interpretação.

SANTOS, A. E. . Obras para piano da Nova Consonância editadas na Bélgica pela Editora Alain Kerckhoven Éditeurs.. 1999. Interpretação.

SANTOS, A. E. . O Porto e outros Trópicos. 2011 (Fonográfica).

SANTOS, A. E. . da areia também se ve o mar. 2007 (Fonográfica).

SANTOS, A. E. . Bossa Nova Serie, live. Festival Música Nova 2003. 2004 (Fonográfica).

SANTOS, A. E. . Vele Groetjes et Até Logo. 2002 (Fonográfica).

SANTOS, A. E. . Amor Humor e outros Portos. 1997 (Fonográfica).

SANTOS, A. E. . Antonio Eduardo Collection. 2006 (EDITORIAL) .

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    catedra gilberto mendes, Descrição: A criação da Cátedra Gilberto Mendes possui por objetivo a preservação da memória deste ilustre compositor, através da criação de um banco de dados e literatura sobre o compositor Estimulando a pesquisa acadêmica a partir de sua literatura busca-se a discussão em nível interdisciplinar com vieses na Educação e criação Musical. . Objetivos Específicos ● Com a criação da Cátedra Gilberto Mendes, propomos integrar ações com o Grupo de Pesquisa Musica Nova Educação Musical, formado por alunos e professores do Curso de Licenciatura em Música, da Unisantos, voltando-se para a pesquisa musicológica de nossa contemporaneidade musical e sua interface nos rumos da educação musical. ● Integrar as pesquisas dos Projetos de Iniciação Cientifica (IPECI) ressaltando uma atuação multidisciplinar, como elemento de vinculação a estratégias de educação musical. ● Ressaltar aqui a importância de Santos neste contexto, como o berço do Movimento Musica Nova, bem como a relevância de experiências inovadoras no campo da Educação Musical. ● Realização de reuniões periódicas com professores e alunos e participação em Encontros Científicos. ● Atuação em projetos propostos pelo curso de graduação, como o Projeto CESEM (Centro de Estudos de Sonologia e Educação Musical), em análise junto ao IPECI/UNISANTOS, a ser remetido à FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que se pretende referencia aos processos de criação musical, bem como nas interfaces da música nos novos processos de criação e expressão. - Musica, Cultura e Sociedade: Buscar abordagens históricas, culturais, filosóficas, sociais em música e educação musical. ● Ressaltar aqui a importância de Santos neste contexto, como o berço do Movimento Musica Nova, bem como a relevância de experiências inovadoras no campo da Educação Musical. ● Realização de reuniões periódicas com professores e alunos e participação em Encontros Científicos. ● Atuação em projetos propostos pelo curso de graduação, como o Projeto CESEM (Centro de Estudos de Sonologia e Educação Musical), em análise junto ao IPECI/UNISANTOS, a ser remetido à FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que se pretende referencia aos processos de criação musical, bem como nas interfaces da música nos novos processos de criação e expressão. - Musica, Cultura e Sociedade: Buscar abordagens históricas, culturais, filosóficas, sociais em música e educação musical ● Ressaltar aqui a importância de Santos neste contexto, como o berço do Movimento Musica Nova, bem como a relevância de experiências inovadoras no campo da Educação Musical. ● Realização de reuniões periódicas com professores e alunos e participação em Encontros Científicos. ●. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Antonio Eduardo Santos - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    centro de sonologia da unisantos, Descrição: Em um mundo cada vez mais informatizado e conectado, o domínio da tecnologia se impõe como um importante passo que viabiliza o compartilhamento da expressão individual e coletiva entre indivíduos de uma sociedade. As últimas décadas do Século XX e mais notadamente a primeira década deste Século, estão sendo marcadas por rápidas mudanças tecnológicas que atingem vários setores da sociedade. Para tanto, se faz necessário munir os agentes sociais não só da capacidade de abstração e conscientização de suas próprias narrativas, como também de conhecimentos técnicos que os capacitem a desenvolver formas de dar vazão à expressividade artística e cultural. Como sabemos o estado da tecnologia sempre influiu no desenvolvimento da música, e na era mais recente, a partir da metade do século XX, essa influência ultrapassou as fronteiras da música e produziu reflexos em outros aspectos da sociedade. O advento da música eletrônica, sobretudo após o fim da Segunda Guerra Mundial, propiciou dois fatos extremamente novos na produção musical: 1- A possibilidade do compositor determinar de modo muito mais exato a sonoridade de sua obra, uma vez que os métodos de gravação instantâneos, elimina a figura do intérprete e a sonoridade de individualizada de cada instrumento. 2- A possibilidade de criar e ouvir sons totalmente abstratos, gerados a partir de ideias e desconectados da matéria (Petraglia,2010. p.200) Como conceitua Pierre Levy, Cibercultura, através da Internet, juntamente com os formatos compactos de áudio digitalizado, tornaram-se elementos facilitadores para a criação musical possibilitando ao musico (amador ou profissional) produzir seu próprio trabalho em casa, e divulgá-lo para o mundo todo a um baixíssimo custo. O mundo moderno se modificou muito em pouco tempo, a partir dos anos 80, do século passado e o universo musical jamais será o mesmo por causa da facilidade que existe hoje com o advento de softwares, sintetizadores que acoplados às ferramentas e novas plataformas, proporcionam um veículo de comunicação instantâneo e uma produção artística condizente com o imediatismo destes novos tempos. Em qualquer organização, os processos de aglutinar informações são essenciais ao processo de tomada de decisão e, portanto, sua matéria-prima (conjunto de dados) tem que ser oportuna e confiável. O momento atual é definido como a ?era da informação?, em consequência do significativo desenvolvimento da tecnologia computacional. Cunhou-se, então, a denominação Tecnologia da Informação, para caracterizar tudo o que está associado a soluções sistematizadas, baseadas em recursos metodológicos, tecnologias de informática, de comunicação e de multimídia, incluindo a forma de processos envolvidos com a geração, o armazenamento, a veiculação, o processamento e a reprodução de dados e informações. Nosso Projeto Centro de Sonologia e Educação Musical (CESEM) objetiva, destarte, fornecer os conhecimentos técnicos necessários para que os alunos possam, a partir de suas vivências musicais e culturais, desenvolver seus próprios projetos, sejam eles de natureza criativa ou documental. Abarca a pesquisa reflexiva acerca dois processos interativos de produção, criação musical, de desenvolvimento tecnológico e a comunicação entre homens e máquinas. Sendo um local privilegiado, principalmente pela disponibilidade de recursos técnicos e tecnológicos, o CESEM representará, ademais, um espaço ideal para experimentações e aplicação prática dos conteúdos desenvolvido nas disciplinas de Música e Tecnologia, Percepção do curso de Licenciatura em Musica. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Antonio Eduardo Santos - Coordenador / silas palermo - Integrante.

  • 2018 - Atual

    55 ANOS DO MANIFESTO MUSICA NOVA: AÇÃO E TRANSFORMAÇÃO , NA ARTE E NA EDUCAÇÃO, Descrição: Tendo as propstas do Manifesto Musica Nova, a renovação da linguagem musical brasileira, com a inserção de novos elementos tecnologicos e ampliação do conceito de gesto musical. O resultado deste movimento resultou em novas propostas de formação de escutas e de musicalização. Este Grupo pretende estudar a projeção deste Movimento nas experiencias de Educação Musical que destacam o conceito de Escuta Ativa, dos Metodos Ativos em Educação Musical. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Eduardo Santos - Coordenador / maria de fatima barbosa abdalla - Integrante.

  • 2014 - Atual

    MUSICA NOVA E EDUCAÇÃO MUSICAL, Descrição: A partir da criação deste Grupo de Pesquisa procederemos ao levantamento bibliografico de partituras, material fonográfico e análise das obras representativas do Festival Musica Nova de Santos, um painel representativo da renovação da linguagem musical no Brasil e sua atuação na discussões e liderança para novas perspectivas da Pedagogia Musical, através da atuação de vanguarda de Hans Joachim Koellreuter,Willy Correa de Oliveira, Olivier Toni, Maria de Loudes Sekeff Zampronha, Marisa Fonterrada,Carlos Kater e Gilberto Mendes. Objetivo Propor um grupo de pesquisa permanente, formado por alunos do Curso de Licenciatura em Musica, voltado para a pesquisa musicológica de nossa contemporaneidade musical e sua interface nos rumos da educação musical no Brasil. Atuar notadamente, nos Projetos de Iniciação Cientifica ressaltando uma atuação multidisciplinar, na pesquisa (oficio do musicólogo),na composição, na interpretação e na criação, como elemento de vinculação a estratégias de educação musical. Ressaltar aqui a importância de Santos neste contexto, como o berço do Movimento Musica Nova, a relevância da Escola Lavignac, como pioneira na formação de músicos, a partir de experiencias inovadoras no campo da Educação Musical, através da implantação dos métodos Kodaly e Orff, até hoje único exemplo em nossa região. Atividades Propostas Reuniões períodicas com os professores e alunos convidados. Participação em Encontros Cientificos . Atuação nos programas já propostos pelo curso de graduação, como o Projeto Licença Musical. Linhas de Pesquisas: - Musica e Tecnologa :referencia aos processos de criação musical, performance e composição musical, bem como as interfaces da música nos processos de criação e expressão. - Musica, Cultura e Sociedade: Buscar abordagens históricas, culturais, filosóficas, sociais em música e educação musical .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Antonio Eduardo Santos - Coordenador / Gil Nuno Vaz - Integrante / silas palermo - Integrante / CIBELE PALOPOLI - Integrante.

Prêmios

1998

Prêmio APCA, Associação Paulista dos Críticos de Artes do Estado de São Paulo.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - Atual

Universidade Católica de Santos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor doutor, Carga horária: 6

Outras informações:
professor do Curso de Licenciatura em Música Coordenador do Curso de Musica 2013 - atual Coordenador do Sub Projeto em Musica - Pibid- 2013- atual

Atividades

  • 01/2014

    Direção e administração, Universidade Católica de Santos, .,Cargo ou função, COORDENADOR DE ÁREA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,..

  • 01/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Católica de Santos, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2013

    Extensão universitária , Universidade Católica de Santos, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador de Grupo de Pesquisa: Musica Nova e Educação Musical.

  • 02/2011

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor da disciplina Percepção Musical, Professor da Disciplina Teoria e Prática Instrumental, Professor de História da Musica

2009 - 2011

Faculdades Mozarteum de São Paulo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor doutor, Carga horária: 6

2009 - 2011

Faculdades Mozarteum de São Paulo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor do Curso de Bacharelado em Música: Matéiras : História da Música Brasileira Professor do Curso de Licenciatura em Música Matérias: Percepção Musical 1 e 2 Linguagem e Estrutura Musical 1 e 2

2003 - 2005

Universidade de Ribeirão Preto

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar

2004 - 2005

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: professor pesquisador

Atividades

  • 03/2004 - 02/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .,Linhas de pesquisa

1984 - 2014

Prefeitura Municipal de Guarujá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Historia III, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor de Historia da Rede Publica Municipal de Educação, da Prefeitura Municipal de Guarujá

Atividades

  • 03/1984 - 03/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Historia

2011 - Atual

Secretaria de Educação de Cubatão

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Técnico de Musica, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Musica na Escola Técnica de Musica e Dança "Ivanildo Rebouças da Silva" Criador de Corpo de Musica de Camara: Duo A bec. Formação: Fernanda Lopes - flauta doce Antonio Eduardo- piano

Atividades

  • 03/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ensino de Piano para o Ensino Técnico de Musica, Musica de Camara para o Ensino Técnico de Musica, Piano Complementar para o Ensino Técnico de Musica, Teoria e Percepção Musical para o Ensino Técnico de Musica