Juliana Vilela Borges de Miranda Marinho
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2000), Pós-Graduação em Ergonomia, Reeducação Postural Global, Fisioterapia Neurofuncional e Docência do Ensino Superior e Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente. Foi professora do Centro Universitário de Volta Redonda nas disciplinas de Fisioterapia Preventiva, Fisioterapia do Trabalho, Fisioterapia Traumato-Ortopédica I e Mecanoterapia no Curso de Fisioterapia, de Ergonomia I e II no Curso de Desing, Supervisora de estágio nos setores de Pediatria, Ginásio, Atendimento ao Trabalhador no Centro Integrado de Fisioterapia do UniFOA. Atualmente leciona no UBM, Centro Universitário de Barra Mansa nas disciplinas de Fisioterapia na Saúde do Trabalhador, Posturologia, Fisioterapia da baixa complexidade na Saúde da criança e do adolescente, supervisora de estágio na clínica escola, Atenção Básica a Saúde (fisioterapia na escola e nas empresas). É professora e administradora do empresa Akali Fisioterapia e Pilates. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Saúde do Trabalhador, Ergonomia, Terapia Manual. Leciona cursos de Formacao do Método Pilates, terapia manual e avaliação postural.
Informações coletadas do Lattes em 10/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Ensino em Ciências da Saúde e Engenharia Ambiental
2007 - 2009
Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
Título: Proposta de adaptação de protocolo de avaliação postural, aplicado ao diagnóstico precoce da escoliose na idade escolar no Município de Volta Redonda- RJ, Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Cátia Lacerda Sodré
Palavras-chave: diagnstico precoce da escolioe; postura, prevençao, distúrbios posturais; protocolo.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Educação; Saúde humana e serviços sociais.
Especialização em Anatomia Palpatória e funcional aplicada à RPG
2022 - 2022
Instituto Philippe Souchard
Título: A importancia da anatomia palpatoria para o exame físico do fisioterapeuta
Orientador: Soraia Guerra
Especialização em Formação de Docentes para o Ensino Superior
2004 - 2005
Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
Título: A Importância da Ergonomia nas Atividades Discentes de uma Universidade
Orientador: Luís Guilherme Barbosa
Especialização em Ergonomia Contemporânea
2002 - 2004
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: AET em um laboratório de alta confiabilidade: o caso do LABDop/UFRJ
Orientador: Mário Vidal
Especialização em Aperfeiçoamento Profissional em Reed.Post.Global
2001 - 2002
Especialização em Fisioterapia Neurofuncional
2000 - 2002
Universidade Católica de Petrópolis
Título: Estimulação Precoce na Síndrome de Down
Orientador: Miriam Calheiros
Graduação em Fisioterapia
1996 - 2000
Universidade Estácio de Sá
Título: Estimulação Precoce no Portador de Síndrome de Down
Orientador: Miriam Calheiros
Formação complementar
2001 - 2011
Análise e Escolha da Cadeira de Rodas. (Carga horária: 32h). , Centro de Vida Independente, CVI, Brasil.
2005 - 2006
Curso Básico do Projeto Convergências. (Carga horária: 240h). , Centro de São Paulo, CSP, Brasil.
2003 - 2003
Método Joseph Pilates. (Carga horária: 40h). , Studio Teresa Camarão, STC, Brasil.
2001 - 2001
Curso Internacional de Hidroterapia nas Algias. (Carga horária: 14h). , Valéria Figueiredo Cursos de Fisioterpia, VF, Brasil.
2000 - 2000
Fund. Fisiot. Respirat. Pediátrica e Neonatal. (Carga horária: 20h). , Hospital Fernandes Figueira, HFF, Brasil.
2000 - 2000
Reequilíbrio Tóraco Abdominal. (Carga horária: 40h). , RTA, RTA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Saude.
Organização de eventos
Angela Santos ; MIRANDA, J. V. B. . Postura Corporal: um guia para todos. 2005. (Outro).
Participação em eventos
II Colóquio Técnico-Científico do UniFOA.Atlas digital de bilogia celular, a relevância da assistência pré-natal na formação médica, A importância da serra do pó ferro para manutenção das populações Propyirrhuna maracana. 2008. (Simpósio).
VI Congresso Internacional de RPG, atualização teórico prática e evolução das pesquisas no mundo. 2008. (Congresso).
Primeiro Simpósio Brasileiro de Ginástica Holística. 2004. (Simpósio).
Semana Cinetífica da Educação Física.Pilates. 2004. (Oficina).
SIPAT - Semana de Prevenção de Acidente de Trabalho - GUARDIAN.Fisioterapia Preventiva nas Empresas. 2004. (Encontro).
Colégio MVI.Fisioterapia Preventiva nas Escolas. 2003. (Encontro).
Congresso de Fisioterapia. Fisioterapia e Qualidade de Vida no UniFOA: O Saber servindo ao bem estar. 2003. (Congresso).
Ergonomia.Ergonomia. 2003. (Encontro).
SIPAT - Semana de Prevenção de Acidente de Trabalho - Volkswagen.Prevenção de Acidente de Trabalho. 2003. (Encontro).
VII Congresso Latino Americano de Ergonomia e XII Congresso Brasileiro de Ergonomia. Intervenção Fisioterapêutica Preventiva WV/Carese a partir da Avaliação Ergonômica da Atividade de Aplicação do PVC. 2001. (Congresso).
24º ENAF Mundial de Atividade Física. 1998. (Simpósio).
Participação em bancas
MIRANDA, J. V. B.. Adaptação de cadeiras de rodas no paciente encefalopata crônico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Volta Redonda.
Thiago Esteves; Mayra;MIRANDA, J. V. B.. Diagnóstico Precoce da Escoliose. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Volta Redonda.
MIRANDA, J. V. B.. Atuação da RPG nas hérnias discais lombares. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário de Volta Redonda.
Monalisa Lacerda;MIRANDA, J. V. B.. A Estimulação Precoce na Escoliose. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Volta Redonda.
MIRANDA, J. V. B.; LOPES, V.; LUCIENE, P.. A relação entre deficit cognitivo e incapacidade funcional em pacientes com doença neurológica em processo de reabilitação física. 2023. Centro Universitário de Barra Mansa.
MIRANDA, J. V. B.; LOPES, V.; LUCIENE, P.. Prevalência de lombalgia em funcionários de uma instituição de ensino superior. 2023. Centro Universitário de Barra Mansa.
MIRANDA, J. V. B.; LOPES, V.; LUCIENE, P.. Prevalência de lesões em jogadores de voleibol amador no interior de São Paulo. 2023. Centro Universitário de Barra Mansa.
MIRANDA, J. V. B.; LUCIENE, P.; LOPES, V.. Conhecimento de pessoas com deficiência sobre o direito de aquisição de automóveis com isenção de impostos. 2023. Centro Universitário de Barra Mansa.
MIRANDA, J. V. B.; LUCIENE, P.; LOPES, V.. Avaliação da rotina do pé diabético e sua importância na prevenção de complicações. 2023. Centro Universitário de Barra Mansa.
MIRANDA, J. V. B.; LOPES, V.; LUCIENE, P.. Análise da relação entre pressão plantar e flexibilidade em praticantes de corrida de rua. 2023. Centro Universitário de Barra Mansa.
Orientou
Beneficios do método Pilates na lombalgia crônica; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Centro Universitário de Barra Mansa; Orientador: Juliana Vilela Borges de Miranda Marinho;
O Método Pilates em Lombalgia Gestacional; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Centro Universitário de Barra Mansa; Orientador: Juliana Vilela Borges de Miranda Marinho;
Benefícios do Método Pilates na Lombalgia Crônica; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Centro Universitário de Barra Mansa; Orientador: Juliana Vilela Borges de Miranda Marinho;
A importância do diagnóstico precoce da escoliose: uma revisão bibliográfica; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Centro Universitário de Barra Mansa; Orientador: Juliana Vilela Borges de Miranda Marinho;
A Fisioterapia no Diagnóstico Precoce da Escoliose; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Volta Redonda; Orientador: Juliana Vilela Borges de Miranda Marinho;
Diagnóstico Precoce da Escoliose; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário de Volta Redonda; Orientador: Juliana Vilela Borges de Miranda Marinho;
Adaptação de cadeira de rodas para encefalopatas crônicos da infância; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário de Volta Redonda; Orientador: Juliana Vilela Borges de Miranda Marinho;
Trabalho de Conclusão de curso de graduação; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário de Volta Redonda; Orientador: Juliana Vilela Borges de Miranda Marinho;
A utilização da Reeducação Postural Global da Escoliose Idiopática; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário de Volta Redonda; Orientador: Juliana Vilela Borges de Miranda Marinho;
A estimulação precoce na Síndrome de Down; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Fisioterapia) - Centro Universitário de Volta Redonda; Orientador: Juliana Vilela Borges de Miranda Marinho;
Produções bibliográficas
-
MIRANDA, J. V. B. ; CATIA LACERDA SODRE ; MARCELO DA SILVA GENESTRA . Proposta de Adaptação de Protocolo de A valiação Postural Aplicada para o Drjiagnóstico Precoce da Escoliose na idade escolar no Município de Volta Redonda/RJ. Revista Práxis , v. 01, p. 55-58, 2009.
-
MIRANDA, J. V. B. . Fisioterapia e Qualidade de Vida no UniFOA: O Saber servindo ao bem estar. Revista Brasil, Rio de Janeiro, v. 2, p. 386-388, 2001.
-
MIRANDA, J. V. B. . Fisioterapia e Qualidade de Vida no UniFOA: O saber servindo ao bem-estar.. In: I Encontro Panamericano de Engenharia, 2000, Rio de Janeiro. Anais Multimídia do I Encontro Panamericano de Engenharia. Rio de Janeiro: Fisioterapia Brasil, 2000. v. 2. p. 386-389.
-
MIRANDA, J. V. B. . Intervenção Fisioterapêutica Preventiva WV/Carese a partir da Avaliação Ergonômica da Atividade de Aplicação do PVC. In: VII Congresso Latino Americano de Ergonomia e XII Congresso Brasileiro de Ergonomia em Recife, 2000, Recife. Anais Multimídia do VII Congresso Latino Americano de Ergonomia, 2000. v. 1.
Outras produções
MIRANDA, J. V. B. . Conhecendo o Método Pilates. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, J. V. B. . Formação do Método Pilates. 2023. .
MIRANDA, J. V. B. . Técnicas de terapia manual básico. 2023. .
MIRANDA, J. V. B. . Avaliação Postural. 2023. .
MIRANDA, J. V. B. ; MASIERO, P. . Método Pilates: Uma abordagem educativa do movimento através da Biomecânica da Coordenação Motora. 2015. .
MIRANDA, J. V. B. ; CATIA LACERDA SODRE ; MARCELO DA SILVA GENESTRA . Proposta de Adaptação de Protocolo de Avaliação Postural Aplicado ao Diagnóstico Precoce da Ecoliose na idade escolar no Município de Volta Redonda/RJ. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protocolo).
MIRANDA, J. V. B. . Ginástica Laboral. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MIRANDA, J. V. B. . Noções Básicas do Método Pilates. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MIRANDA, J. V. B. . Fisioterapia do Trabalho. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MIRANDA, J. V. B. . Pilates. 2004.
Projetos de pesquisa
-
2015 - Atual
Fisioterapia nas escolas, Descrição: Avaliação postural para diagnosticar precocemente a escoliose. Encaminhar a criança após avaliação para atendimento fisioterapêutico em grupo ou individual se necessário.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Juliana Vilela Borges de Miranda Marinho - Coordenador / Juliana Vilela Borges de Miranda - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário de Barra Mansa. , Rua Vereador Pinho de Carvalho, Centro, 27330550 - Barra Mansa, RJ - Brasil - Caixa-postal: 27323240, Telefone: (24) 33250247
Experiência profissional
2009 - 2009
Universidade Estácio de SáVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 10
2003 - Atual
Studio FisioFormaVínculo: Professora e Administradora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20
2001 - 2011
Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Atividades
-
08/2007
Ensino, Design, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ergonomia I
-
08/2006
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.Atividade de extensão realizada, Projeto de Atendimento Fisoterapeutico com Método Pilates e Anti-Ginástica.
-
08/2001
Ensino, Curso de Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia
-
08/2001 - 12/2006
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.Atividade de extensão realizada, Projeto Qualidade e Vida no UniFOA.
2000 - Atual
Consultório de Fisioterapia JulianaVínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
2015 - Atual
Núcleo Pós Aperfeiçoamento Profissional LTDA.Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Juliana Vilela Borges de Miranda Marinho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?