Vilma Moreira dos Santos

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Arquivologia - The University of Liverpool (1998), atuando principalmente na área de Arquivologia - Gestão de Documentos e Arquivos Permanentes. Aposentou-se na UFMG em 16/04/2003.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Arquivologia

1991 - 1998

University of Liverpool
Título: Brazilian universities and the management of archives: in search of a new approach
Orientador: Michael Cook
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: arquivos universitários.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia. Setores de atividade: Atividades administrativas e serviços complementares; Informação e comunicação.

Mestrado em Ciências da Informação

1981 - 1987

Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: Jeannette Marguerite Kremer
Palavras-chave: usos de informação; necessidades de informação.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia.

Graduação em Biblioteconomia

1969 - 1971

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Silvana Aparecida Silva Santos

ALMEIDA, M.B.A.;SANTOS, V. M.; PINHEIRO, M.M.K.; ALVARENGA, L.. Ontologias como domínio conceitual e planos de de classificação arquivística: em estudo de caso sobre instituições federais de ensino superior. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Isabella Cristine Nogueira

SANTOS, V. M.; DUFLOTH, S.C.; ROCHA, E.M.P.. Busca e obtenção de informação no ambiente de gestão de projetos governamentais de políticas sociais. 2005. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro.

Aluno: Ana Márcia Lutterbach Rodrigues

SANTOS, V. M.; CAMARGO, A.M.A.. Uma análise da teoria dos arquivos. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Cristina Vieira Freitas

SANTOS, V. M.; JARDIM, J.M.; NEVES, J.T.R.. Tudo passa e tudo fica no caminho que se faz: um estudo qualitativo de acervo e fundo de arquivo de instituição cultural, sol o paradigma que se insere a arquivologia no contexto de uma ciência da informação.. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcelo Leone Sant´Anna

SANTOS, V. M.. A digitalozação de documentos de arquivo: o caso das plantas de parcelamento do solo de Belo Horizonte.. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro.

Aluno: Emília Barroso Cruz

PAIM, I.;SANTOS, V. M.. Memória governamental e utilização de documentos eletrônicos pela administração pública no Brasil: o caso da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rosemary Tofani Motta

SANTOS, V. M.. Baptista Caetano de Almeida:um mecenas do projeto civilizatório em são João del Rei no início do Séc. XIX-a biblioteca, a imprensa e a sociedade literária.. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cláudia Resende Silva

SANTOS, V. M.. Senado da Câmara da Vila de São João del Rei: da administração colonial à pesquisa histórica.. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: André Henrique Guerra Cotta

SANTOS, V. M.. O tratamento da informação em acervos musicais brasileiros. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cristiane Batista Bezerra Tôrres

SANTOS, V. M.. Fatores intervenientes no processo de busca e obtenção da informação em uma biblioteca universitária por usuários da área de odontologia. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Monica do Amparo Silva

SANTOS, V. M.; CAMPELLO, B. S.; PAIM, I.. Avaliação do projeto de revitalização de bibliotecas das escolas da Rede Municipal de Educação sob a ótica de seus professores do ensino fundamental.. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Beatriz Junqueira Pedras

SANTOS, V. M.; HARGREAVES, L.G.F.; OLIVEIRA, M. de. Uma leitura do I Livro de Tombo do Convento do Carmo em Salvador: contribuição à construção histórica da ordem dos carmelitas na Bahia colonial.. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cândida Aleixo de Oliveira Costa

SANTOS, V. M.. Aplicação da abordagem sense-making no estudo do comportamento informacional de pesquisadores de um instituto de pesquisa tecnológica.. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Roberta dos Santos Costa

CARVALHO, D. V.;SANTOS, V. M.; Ferraz, A. F.. Produção científica dos enfermeiros de Minas Gerais publicadas em periódicos de enfermagem indexados no banco de dados de enfermagem: 1989/1998. 2000. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gilberto Antônio Reis

CABRAL, A.M.R.;SANTOS, V. M.; ANDRADE, M.E.A.. Diretrizes para o desenvolvimento de sistema de informação para conselhos municipais de saúde. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carlos Bizzoto

SANTOS, V. M.. Gestão de Documentos públicos municipais. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro.

Aluno: Nádina Aparecida Moreno

SANTOS, V. M.; ANDRADE, M.E.A.. A informação arquivística no processo de tomada de decisão em organizações universitárias. 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Aparecida Laurenti

LAURENTI, Maria Aparecida; ROSA, J. T.; Oliveira, V.M. Barros. As fábulas em atendimento psicoterapêutico: Um estudo de fatos clínicos de Mobbing. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde) - Universidade Metodista de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ana Márcia Lutterbach Rodrigues

Uma análise da teoria dos arquivos; 2004; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Vilma Moreira dos Santos;

Maria Cristina Vieira Freitas

Tudo passa e tudo fica no caminho que se faz: um estudo qualitativo de acervo e fundo de arquivo de instituição cultural, sob o paradigma que insere a arquivologia no contexto de uma ciência da informação; ; 2003; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Vilma Moreira dos Santos;

Marcelo Leone Sant´Anna

A digitalização de documentos de arquivo: o caso dasmplantas de parcelamento do solo de Belo Horizonte; 2002; Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro,; Orientador: Vilma Moreira dos Santos;

André Guerra Cotta

O tratamento arquivístico da informação em acervos de manuscritos musicais brasileiros; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Vilma Moreira dos Santos;

Beatriz Junqueira Pedras

Arquivo do Carmo no Brasil: uma pesquisa sobre os religiosos carmelitas na Bahia; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vilma Moreira dos Santos;

Carlos Bizzoto

Gestão de Documentos públicos municipais; 2000; Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro,; Orientador: Vilma Moreira dos Santos;

Maria Regina Persechini A

Cortes; Arquivo público e Informação: condições de acesso à informação arquivos públicos estaduais no Brasil; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Vilma Moreira dos Santos;

Nádina Aparecida Moreno

A informação arquivística no processo de tomada de decisão em organizações universitárias; 2006; Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vilma Moreira dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mônica Piccione Gomes Rios

O Teste Projetivo na Avaliação do Tratamento; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicossomática e Psicologia Clínica Hospitalar) - Centro Universitário de Santo André; Orientador: Monica Piccione Gomes Rios;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, V. M. . Coleção Memória e arquivo institucional: duplicidade de funções?. Pbh Escola Aberta, Belo Horizonte, v. 2, n.3, p. 19-22, 2000.

  • SANTOS, V. M. . Arquivos universitários e arquivos em universidades: alguns aspectos da administração de arquivos nas universidades brasileiras. Revista da Escola de Biblioteconomia da Ufmg , Belo Horizonte, v. 23, n.1, p. 78-84, 1994.

  • SANTOS, V. M. ; VIEIRA, A. S. ; PAIM, I. ; CAMPELLO, B. S. ; DIAS, E. W. ; QUEIRÓZ, S. . Lançando a semente do curso de GRI na UFMG. Revista da Escola de Biblioteconomia da Ufmg , Belo Horizonte, v. 19, n.2, p. 253-272, 1990.

  • SANTOS, V. M. . Necessidades de informação e usos de canais de informação nas diferentes etapas de projetos. Revista da Escola de Biblioteconomia da Ufmg , Belo Horizonte, v. 17, n.2, p. 214-235, 1988.

  • SANTOS, V. M. ; SANTOS, M. H. ; LOPES, M. F. V. ; TUGNY, R. P. ; SANTOS, S. A. S. . O tratamento de acervos privados na UFMG: o desenvolvimento de uma metodologia para o tratamento do acervo Curt Lange. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, 2000, Porto Alegre. Anais Informação para a Cidadania (CD-ROM), 2000. v. 1. p. 1-24.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, V. M. ; SANTOS, S.A.S. . Sistema de arquivos da UFMG: Projeto Piloto Faculdade de Farmácia da UFMG. 2004.

SANTOS, V. M. ; LIBBY, D. C. . Diagnóstico das práticas de tratamento documental do Tribunal Regional do Trabalho_ 3ª Região.. 1998.

SANTOS, V. M. ; COSTA, R. S. . Produção Científica dos enfermeiros de Minas Gerais publicadas em periódicos de Enfermagem indexadas no banco de dados de Enfermagem- 1989-1998. 2000 (Dissertação de mestrado) .

SANTOS, V. M. . Bibliotecas e arquivos: semelhanças e diferenças. 1999 (Palestra) .

SANTOS, V. M. . Memória técnica e arquivo institucional: duplicidade de funções. 1999 (participação em mesa-redonda) .

SANTOS, V. M. . Curso de aperfeiçoamento em arquivologia. 1999 (Coordenação de curso de aperfeiçoamento) .

SANTOS, V. M. ; FARIA, A. T. I. . A indexação temática em prontuários médicos: uma análise da literatura. 1999 (Dissertação de mestrado) .

SANTOS, V. M. ; MOREIRA, D. A. . Os Arquivos da UFMG: uma contribuição aos processos de classificação dos arquivos correntes e intermediários. 1999 (PIBIC) .

SANTOS, V. M. ; NEVES, M. E. M. . Em busca da organicidade: um estudo do fundo da Secretaria de Governo da Capitania de Minas Gerais. 1997 (Dissertação de mestrado) .

SANTOS, V. M. . A universidade brasileira e a administração de arquivos. 1996 (Participação em mesa-redonda) .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2003 - 2005

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 20

  • 1983 - 2003

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: aposentado, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Enquadramento funcional: professor adjunto II

    Atividades

    • 03/2000

      Direção e administração, Escola de Ciência da Informação, Departamento de Organização e Tratamento da Informação.,Cargo ou função, Chefia do Departamento de Organização e Tratamento da Informação.

    • Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Ciência da Informação, Departamento de Organização e Tratamento da Informação.,Linhas de pesquisa

    • Ensino, Ciências da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas arquivísticas, Arquivos institucionais, Gestão de documentos, Normalização bibliográfica

    • Extensão universitária , Escola de Ciência da Informação, Departamento de Organização e Tratamento da Informação.,Atividade de extensão realizada, Cursos de extensão e aperfeiçoamento em arquivologia.

    • Ensino,,Disciplinas ministradas, Disseminação da informação, Bibliografia especializada em C&T, Tópicos em arquivologia I (teoria das três idades), Tópicos em arquivologia II (gestão de documentos), Tópicos em arquivologia III (arquivos permanentes), Normalização Bibliográfica

    • Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Ciência da Informação, Departamento de Organização e Tratamento da Informação.,Linhas de pesquisa

    • Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Ciência da Informação, Departamento de Organização e Tratamento da Informação.,Linhas de pesquisa

  • 1982 - 1983

    JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Chefe da Biblioteca, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Enquadramento funcional: bibliotecária

    Atividades

    • Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Bibliotecária.

  • 1974 - 1982

    Companhia Brasileira de Projetos Industriais

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Enquadramento funcional: bibliotecária

    Atividades

    • Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Bibliotecária.

  • 1972 - 1973

    Colégio Pitágoras

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Chefe da Biblioteca, Carga horária: 40

    Atividades

    • Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Bibliotecária.