Walnice Maria da Costa de Almeida
Mestre em Psicologia Organizacional, UnB; Especialista em Gestão de Pessoas, UFGO; Especialista em Jogos Empresariais, SESI/ DF; Formação em Coach Ontológico, Newfield Network, Chile. Vasta experiência em: coaching profissional e de executivos; na área de educação, como professora de cursos de MBA na área de gestão de pessoas. Consultora com atuação em órgãos públicos, privados e organismos internacionais. Sócia da ConSERH Consultoria Ser Humano. Membro da Rede Teiar. Palestrante e autora com publicações pela editora Atlas- Captação e Seleção de Talentos (2004 e 2009) e Atração e Seleção e Pessoas (2005 e 2009) pela editora da FGV.
Informações coletadas do Lattes em 29/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)
1975 - 1979
Universidade de Brasília
Orientador: José LUiz Hesketh
Especialização em Planejamento e Administração de Recursos Humanso
1981 - 1981
Universidade Federal de Goiás
Orientador: Janaína Passos Amado
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Orientou
O PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO INTERNA DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA PÚBLICA: MODELO ATUAL E PERSPECTIVAS Artigo; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA de Recursos Humanos) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Walnice Maria da Costa de Almeida;
ENFOQUE MODERNO DA ENTREVISTA DE DESLIGAMENTO COMO FONTE DE PESQUISA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA de Recursos Humanos) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Walnice Maria da Costa de Almeida;
Processo de Tomada de Dexisão Voltada ao Fechamento de Negócios; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Serviços e Atendimento Cientes) - Fundação Getúkio Vargas - Brasília; Orientador: Walnice Maria da Costa de Almeida;
Gestão do Conhecimento como Processo Organizacional; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Serviços e Atendimento Cientes) - Fundação Getúkio Vargas - Brasília; Orientador: Walnice Maria da Costa de Almeida;
A importância da Comunicação Interna na Produtividade da Empresa; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Serviços e Atendimento Cientes) - Fundação Getúkio Vargas - Brasília; Orientador: Walnice Maria da Costa de Almeida;
A Gestão de Pessoas e a Cultura Organizacional no Outsourcing de TI; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Serviços e Atendimento Cientes) - Fundação Getúkio Vargas - Brasília; Orientador: Walnice Maria da Costa de Almeida;
Práticas Atuais de Seleção de Diretores do Segmento Bancário; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA de Gestão de Pessoas) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Walnice Maria da Costa de Almeida;
O comprometimento dos Servidores do Serviço de Atendimento Imediato ao Cidaão - Na Hora; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Serviços e Atendimento Cientes) - Fundação Getúkio Vargas - Brasília; Orientador: Walnice Maria da Costa de Almeida;
Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho: O caso de uma empresa da área de comunicação; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Pessoas) - Fundação Getúkio Vargas - Brasília; Orientador: Walnice Maria da Costa de Almeida;
Ascensão de Profissionais com Deficiência; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA de Recursos Humanos) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Walnice Maria da Costa de Almeida;
Padronização de Processos Seletivos em uma Instituição Particular de Ensino; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA de Recursos Humanos) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Walnice Maria da Costa de Almeida;
Produções bibliográficas
-
ALMEIDA, W. M. C. . Captação e Seleção de Talentos Com Foco em Competências. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. v. 1. 216p .
-
ALMEIDA, W. M. C. ; Faissal Reinaldo ; Furtado Márcia ; Passos , A. . Atração e Seleção de Pessoas- Editora da FGV. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. v. 1. 158p .
-
ALMEIDA, W. M. C. . Captação e Seleção de Talentos : Repensando a Teoria e a Prática- Editora Atlas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004. v. 1. 183p .
-
ALMEIDA, W. M. C. ; Tristão, G. . Nova Atribuição dos Centros de Desenvolvimento de Recursos Humanos. In: Encontro Anual da ANPAD, 1989. Anais do XIII Encontro Anual da ANPAD. Contagem- MG: MGSP Editores, 1989. v. vol 3. p. 1825-1836.
-
ALMEIDA, W. M. C. . Atração e Seleção de Pessoas na área de Esportes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, W. M. C. . Aumentando o Poder das Pessoas e das Equipes de Trabalho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, W. M. C. . Coaching de Carreira: Identificando e Desenvolvendo Competências Pessoais e Profissionais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, W. M. C. . Fazendo a Mudança Acontecer. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, W. M. C. . Fazendo a Mudança Acontecer. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, W. M. C. . Pacientes Alcoolistas e Farmacodependentes. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALMEIDA, W. M. C. . Avaliação de Desempenho no Contexto da Qualidade Total. 1992. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALMEIDA, W. M. C. . Avaliação de Desempenho no Contexto da Qualidade Tot. 1992. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALMEIDA, W. M. C. . Avaliação de Desempenho como Instrumento de Desenvolvimento Profissional. 1992. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALMEIDA, W. M. C. . Avaliação de Desempenho: Mito ou Realidade?. 1989. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, W. M. C. . Eficiência e Eficácia Organizacional.. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALMEIDA, W. M. C. . Caminhando e ..............................Nenhum Lugar?. 1984. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, W. M. C. . Relato de Experiência de Avaliação do Método de Estudo Mediante Unidades de Ensino Instrucional Planejada (. 1981. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALMEIDA, W. M. C. . Projeto de Recursos Humanos do Programa Aglomerados Urbanos. 1980. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, W. M. C. . Sistemática de Avaliação de Desempenho. 1979. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, W. M. C. . Sistema de Avaliação de Programas de Treinamento. 1972. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
ALMEIDA, W. M. C. . Elaboração do Plano de Ação da Associação Soroptimista do Distrito Federal. 2009.
ALMEIDA, W. M. C. . Elaboração de Indicadores de Gestão do Balanced Scorecard. 2005.
ALMEIDA, W. M. C. . Produtos na área de Gestão de Pessoas. 2004.
ALMEIDA, W. M. C. ; SANTOS, A. R. . Plano Estrutural e Funcional da FENAAB. 2004.
ALMEIDA, W. M. C. . Projeto de Fortalecimento da Academia Nacional de Polícia. 2001.
ALMEIDA, W. M. C. . Programa de Desenvolvimento de Equipes do SESC. 1997.
ALMEIDA, W. M. C. . Sistemática de Avaliação de Desempenho do CONFEA. 1995.
ALMEIDA, W. M. C. . Fórum Nacional de Administração Aduaneira. 1993.
ALMEIDA, W. M. C. . Levantamento de Necessidades de Treinamento e Desenvolvimento da Secretaria de Agricultura de Mato Grosso do Sul. 1993.
Prêmios
1980
Mérito do Buriti, Governo do Distrito Federal.
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - 2011
CoachVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Coach
Outras informações:
Programa de Formação Gerencial Ativa- Banco de Brasília- 96 horas em seminários presenciais e 44 horas de sessões de coaching individual.
2011 - Atual
Universidade Centro Universitário de BrasíliaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor MBA
Outras informações:
Professora no MBA de Gestão de Pessoas e Coaching- Disciplina Gestão por Competências e do Conhecimento. 30 h- 2 turmas ao ano.
1995 - 2007
Fundação Getúlio Vargas - BSB, GO, SP, MGVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Cursos Fechados
Outras informações:
Coordenadora de Cussos Fechados oferecidos pela FGV para órgãos públicos e privados (TJDF, SEF, BB, B2BR) Período: como pessoa física -1995 a 2007.
2004 - 2010
Universidade Católica de BrasíliaVínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor MBA Recrusos Humanos
Outras informações:
Ministrando a disciplina Recrutamento, Seleção e Integração, 30h, no curso de MBA em Recursos Humanos- Duas turmas por ano.
1984 - 2000
Associação Universitária do Distrito FederalVínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor MBA
Outras informações:
Instituto de Cooperação e Assistência Técnica - ICAT- AEUDF Curso de Especialização em Planejamento e Administração de Recursos Humanos Disciplinas: Desenvolvimento de Equipes( 30h); Recrutamento e Seleção(30 h); Gestão do Desempenho( 30 h), Avaliação de Programas e Projetos de RH.(30 h) Atividades de Integração(8 h) para recepção e integração dos participantes dos diversos Cursos de Especialização do ICAT.
1976 - 1976
Universidade de BrasíliaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino, Carga horária: 20
Outras informações:
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho Supervisão de Estágio em Psicologia Organizacional Disciplina - Psicologia Aplicada à Administração
Atividades
-
05/1995 - 12/1995
Ensino, Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Dinâmica de Grupo
1976 - 1994
Instituto de Desenvolvimento de Recursos Humanos - IDR- GDFVínculo: , Enquadramento Funcional: Direção e Assessoramento de Nível Superior-DA, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Função: Gerente da Gerência de Pesquisa e Desenvolvimento Organizacional. Período: 1988 a 1994. Secretaria Função: Chefe do Núcleo de Acompanhamento e Avaliação de Projetos. Período: 1978 a 1984. Função: Assistente do Núcleo de Prognose. Período: 1976 a 1977.
2003 - Atual
Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito FederalVínculo: , Enquadramento Funcional: Inativo
Outras informações:
atual Secretaria de Planejamento de Gestão do Distrito Federal - SEPLAG
1984 - 1988
Secretaria de Gestão Administrativa - GDFVínculo: , Enquadramento Funcional: Direção e Assessoramento Superior- DAS, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gerente da Gerência de Acompanhamento e Avaliação da Coordenação Normativa do Sistema de Recursos Humanos. Período: 1984 a 1988- Cedida ao IDR com a função da Secretaria.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Walnice Maria da Costa de Almeida e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?