Bartolimara Souza Daltro
Durante toda vida acadêmica trabalhei com questões sociais. Integrei a comissão que fundou a Associação dos Amigos do Parque São Bartolomeu, região periférica da cidade de Salvador, que tinha como meta a melhoria da qualidade de vida daquela comunidade e a melhoria das condições sociais e ambientais do Parque São Bartolomeu, nesta mesma época escrevi o projeto de Eco-Museu do Parque São Bartolomeu. Fui secretária, hoje militante, do Germen, Grupo de Defesa e Promoção Sócio- Ambiental promovendo ações de defesa do meio ambiente na Baía de Todos os Santos dentre outras regiões da cidade. Em 1992 produzi e integrei a caravana da viagem à ECO 92 ocorrida no Rio de Janeiro, sendo uma das criadoras da marca do Projeto Ver de Trem. O projeto tinha como um dos objetivos a viagem de trem de Salvador ao Rio de Janeiro, socializando a ideia, de que o trem é um meio de transporte econômico e não polui o meio ambiente. Fui convidada a escrever o projeto do Museu do Trem solicitado pelo Movimento Trem de Ferro, e escrevi o projeto Museu Virtual da Polícia Civil do Estado da Bahia. Durante algum tempo integrei a ANAI-BA Associação Nacional do Índio na Bahia. Coordenei o Projeto Recreio, promovido pela Secretaria de Ação Social da Prefeitura Municipal de Salvador, trabalhei com documentação de imagens do CEDECA, Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, fui professora do 2º grau, lecionando em escolas particulares e do Estado. Integrei a diretoria do Conselho Regional de Museologia COREM, no biênio 2012 2104 fui vice-presidente deste conselho, Integro o Núcleo de Cultura Popular, promovendo ações culturais, com simpósios, aulas de canto e apresentações de coral, leituras de Jorge Amado na fundação Casa de Jorge Amado, ministrei palestras sobre Folclore X Cultura Popular.
Em 2009 fiz concurso para professor substituto na Universidade Federal de Sergipe, UFS trabalhando na instituição por dois anos, onde fui orientadora de trabalhos de pesquisa , culminando com um projeto social na cidade de Maruim SE, e um vídeo documentário sobre a Cidade de Laranjeiras, coordenei o projeto de execução da exposição ?Filhos de Oba, herança que não cala? sobre o Terreiro de Candomblé Filhos de Obá também na cidade de Laranjeiras. Sou licenciada em Filosofia com especialização para o 2º grau e bacharela em Museologia. Produzi documentário em vídeo sobre a Casa Pia dos Órfão de São Joaquim, fui professora substituta no Centro Estadual de Educação Profissional em Arte e Design. Hoje ministro aulas de fotografia para a terceira idade na Sociedade Unificadora de Professores.
Informações coletadas do Lattes em 07/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Filoisofia para o Magistério do 2º grau
1986 - 1986
Universidade Federal da Bahia
Título: Filosofia para o 2º grau
Orientador: Delmar Ewaldo Shineider
Graduação em Museologia
1986 - 1992
Universidade Federal da Bahia
Título: Parque Histórico São Bartolomeu
Orientador: Osvaldo Gouveia
Graduação em Filosofia
1982 - 1986
Universidade Católica do Salvador
Título: Filosofia para o 2º grau
Orientador: Dinorah Berbert de Castro
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Participação em eventos
Curso de Mitologia Grega. 2011. (Outra).
I Seminário Integrador dos Alunos da Graduação em Museologia.Apresentação e comentários. 2011. (Seminário).
VII Congresso Internacional do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira. 2011. (Congresso).
Pôster.Exposição Herança que não cala: Terreiro Filhos de Obá. 2010. (Outra).
Acessibilidade em Museus. 2009. (Seminário).
Dia da Consciência Negra.Coodenadora do Mesa. 2009. (Seminário).
Encontro Bahiano de Museus. 2009. (Encontro).
Oficina de Expografia. 2009. (Oficina).
Oficina de Expografia. 2009. (Oficina).
VI Semana de Extensão. 2009. (Congresso).
Semana do Folclore.Palestra. 2008. (Encontro).
Semana do Folclore.Palestra. 2008. (Encontro).
Comunicação e Cidadania. 1997. (Seminário).
Comunicação e Cidadania. 1997. (Seminário).
Encontro Nordestino de Museus.Eco-museu Parque São Bartolomeu. 1989. (Encontro).
Orientou
Produção de vídeo-doccumentário; 2010; Orientação de outra natureza; (Museologia) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Bartolimara Souza Daltro;
Projetos de pesquisa
-
2001 - Atual
Museu do Trem, Descrição: Montsgem de um museu dentro da estação feroviária do bairro da Calçada, em Salvador, para salvaguardar a memória dos trens de passageiros a partir do depoimento de moradores do subúrbio usuários assíduos do trem em outras épocas. O projeto foi solicitado pelo Movimento trem de Ferro em parceria com o grupo Ecológico Germen.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bartolimara Souza Daltro - Coordenador.
-
1992 - 1996
O que é que a Baiixa tem, Descrição: Video documentário sobre a Baixa dos Sapateiros, 35 minutos que contam a história de um dos principais pontos comerciais da cidade de Salvador, foram quatro anos de pesquisa, para abordar questões históricas, arquitetônicas, tipos populares e vários outros aspectos abordados nos depoimentos de Jorge Amado e Pierre Verger.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bartolimara Souza Daltro - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Sergipe, Reitoria. , São Cristóvão, Rosa Else, 49100-000 - Aracaju, SE - Brasil, Telefone: (79) 21056600, URL da Homepage:
Experiência profissional
1987 - 1997
Associação Amigos do Parque São BartolomeuVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente da Coordenação, Carga horária: 20
1992 - 1996
Assossiaçõa dos Lojistas da Baixa dos Sapateiros e BarroquinhaVínculo: Outro (Autônomo), Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2008
Fundação Cultural PalmaresVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretaria, Carga horária: 20
1999 - 2001
Grupo Ambiental GermenVínculo: Outro (Autônomo), Enquadramento Funcional: Contrato, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - Atual
Instituto CompassoVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Coordenação, Carga horária: 40
2001 - Atual
Movimento Trem de FerroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Museóloga, Carga horária: 20
1999 - 1999
Organização do Auxilio FraternoVínculo: Colaboradr, Enquadramento Funcional: Secretaria, Carga horária: 20
2009 - Atual
Universidade Federal de SergipeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta UFS, Carga horária: 20
Outras informações:
A efetivação como professora depende do curso de Mestrado, do contrário não poderei fazer concurso para efetivar-me.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bartolimara Souza Daltro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?